Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 20 de Março de 2007 - Nº 1729 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Currículo atraente é tema de palestra no UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Equipe "Filhos do Vento" de Caraguá se destaca em São Sebastião
Atletas de Caraguá estão na final do Paulista de Jiu Jitsu
Dia do Consumidor foi comemorado com atendimento do PROCON na praça do coreto
Grupo Teatral Letras de Luz apresenta o conto "A CARTOMANTE" no próximo fim-de-semana em Caraguá
Prefeito Aguilar é homenageado com título de cidadão sebastianense

Ilhabela
Vereador Zeca fiscaliza acessos públicos às praias do Sul
Vereadores aprovam 3 Projetos em Sessão Extraordinária
Secretário Luiz Lobo se reúne com vereadores no Paço
Prefeitura de Ilhabela realiza recadastramento dos funcionários
Fiscalização municipal ‘fecha o cerco’ na comercialização de produtos irregulares em Ilhabela
Vereador Dr. Guilherme pretende discutir o cardápio das escolas
Vereador ilhabelense realiza visita ao Capi
Obra de escola no Bexiga é vistoriada por vereador
Audiência Pública sobre Projeto de Lei que limitará ingresso de veículos na cidade durante feriados prolongados


São Sebastião
Prova Natatória reúne 59 atletas no canal de São Sebastião
Alunas do projeto “Atividade” recebem tratamento de massagem
Comunidade do Jaraguá realiza Festa da Pizza
PAT de Caraguatatuba quer “Ciclo de Orientações” de São Sebastião
2ª Feira do Migrante agita a Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião
Ações judiciais são discutidas em reunião da Abramt em São Sebastião
Equipe sebastianense de vela disputa a 9ª Regata de Monotipos de Paraibuna
Veteranos participam da segunda rodada do Torneio Municipal de Futebol
Turistas aproveitam passeios do programa “Sectur mostra nosso município”
Prova pedestre de São Sebastião reúne 150 competidores
5º Dança Verão consagra grupos do Litoral Norte
Zé Ramalho e Araketu levam mais de 15 mil pessoas para a Rua da Praia de São Sebastião


Ubatuba
Ubatuba confirma presença nos Jogos Regionais do Idoso
Sala Verde participa de ações ambientais para comemorar Semana da Água
Prefeitura testa composto orgânico feito a partir de resíduos de peixe
Cidadãos com dengue devem procurar Unidades de Saúde da Família
Regata da Amizade quer bater recorde de embarcações em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Currículo atraente é tema de palestra no UNIMÓDULO
Como se comportar em uma entrevista de emprego é o próximo tema a ser abordado

Litoral Norte - A professora especialista e psicóloga do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, Laucidéa Sampaio, ministrou nesse sábado a segunda palestra do ciclo UNIMÓDULO Carreiras. Lau abordou técnicas corretas para elaboração de um currículo atraente para o mercado de trabalho.
No dia 31, ela ensinará ainda como se comportar em entrevistas de emprego, com dicas de postura, comportamento, velocidade da voz, entre outros fatores que fazem a diferença em uma entrevista de trabalho.
As palestras fazem parte de um programa voltado a universitários e jovens estudantes do litoral. A primeira delas, realizada dia 10, foi ministrada pelo pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão, Leo Reis Leite Jr., sobre como manter-se empregável e como desenvolver características para aumentar a competitividade no mercado de trabalho.
O UNIMÓDULO Carreiras visa oferecer meios para o jovem profissional atingir ou manter a empregabilidade. Além disso, trará aos alunos do Centro Universitário Módulo oportunidades de trabalho; propiciará ao empregador a divulgação de oportunidades de emprego e desenvolverá consultoria nos serviços de gestão de pessoas para as empresas da região, a princípio em recrutamento e seleção.
As inscrições para as palestras do UNIMÓDULO Carreiras devem ser feitas com até um dia de antecedência, por telefone (3897-2010); por e-mail (carreiras@modulo.br); ou pessoalmente no setor de Gestão de Pessoas, no Campus Centro. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Equipe "Filhos do Vento" de Caraguá se destaca em São Sebastião

Caraguatatuba - A equipe de atletismo "Filhos do Vento" da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, conquistou ficou bem colocada na 1ª prova pedestre de 8 km, em comemoração aos 371 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, que aconteceu no domingo, 18, com a participação de cerca de 150 participantes de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Dez atletas da equipe, orientados pelo professor Adão Dias Durval, estiveram na competição. Na categoria 16/19 anos, Damiana Coimbra conquistou o 1º lugar, Rosivani Alves de Jesus e Leandro de Oliveira Lopes ficaram em 2º; na 20/24 anos, Marcela Balbino da Silva ficou em 2º lugar; na 20/24 anos, Marcela Balbino da Silva e Érika em 3º; na 25/29 anos Daniel Luiz do Prado e Roselaine de Souza Silva sagraram-se campeões; na 30/34 anos, Antônio Carlos de Jesus Souza ficou com a 2ª colocação.
Juntamente com o treinador Durval, os atletas realizaram fortes treinos visando esta competição. Segundo a atleta Roselaine, apesar do alto nível técnico dos atletas que participavam, ela pôde correr com tranqüilidade, conseguindo superar suas adversárias.
Com o objetivo de melhorar seu preparo físico, a atleta passará os próximos dois meses em Campos do Jordão, treinando para a Prova Pedestre A Tribuna FM, que acontecerá em Santos, no dia 20 de Maio. De acordo com a maratonista, essa prova é importante no calendário nacional pois atrai esportistas de renome nacional: "Treinar em Campos será muito importante na busca do aumento de minha resistência, pois sendo uma cidade com grande altitude, posso aprimorar minha técnica e meu fôlego" .
Os atletas de Caraguatatuba contam com o apoio da Loja Loula, Madeireiras Getuba e Rezende, Farmavale (Porto Novo), Fran Games e Care Clínica Veterinária. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá estão na final do Paulista de Jiu Jitsu

Caraguatatuba - Atletas da escolinha de Jiu Jitsu da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, participaram no domingo, 18, da 2ª eliminatória do Campeonato Estadual da modalidade, realizado em Taubaté e conquistaram vagas na fase final, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril em São Paulo.
Sob orientação do atleta e professor André Medeiros, também classificado para a final, ficando com o 1º lugar na categoria Faixa Roxa Pluma, classificaram-se também Flávio Ribeiro, Israel Brandão, Thiago Ferreira, Ademir de Souza, Luana Aparecida, Walter Fernando, Igor Magni em 1º lugar. Já os competidores René Oliveira e Jordana Ricardo ficaram com a 2ª Colocação, e todos garantiram a classificação para o Campeonato Paulista.
"Fico feliz de ter conseguido a classificação. Desde 1.999 que não fico de fora da final. Dedico essa vitória a todos os meus alunos do CIEFI do Massaguaçu, minha noiva, enfim todos que me incentivam e que fazem parte do meu treinamento", disse Medeiros.
Além da prefeitura, os atletas caraguatatubenses contam com o apoio do UNIMÓDULO, Ideal Esquadrias e Ilha Vidros. (Fonte: PMC)

Dia do Consumidor foi comemorado com atendimento do PROCON na praça do coreto
No Dia Mundial do Consumidor, o PROCON foi à praça ouvir as reclamações de moradores sobre empresas e serviços diversos. Anualmente, este órgão de defesa do consumidor comemora a data proporcionando um amplo atendimento, que vai muito além de sua sede administrativa em frente à prefeitura

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o PROCON - Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor, de Caraguatatuba, alterou sua rotina de atendimento, levando todos os seus funcionários para trabalhar em jornada integral (das 9h às 17h) na Praça Cândido Motta (do coreto).
Este trabalho foi realizado na última quinta-feira, 15 de março, data em que se comemora o Dia do Consumidor.
De acordo com o PROCON, a infra-estrutura para a realização deste atendimento foi grande, e nos casos de consumidores com processos em andamento, foi possível obter informações até mesmo sobre a situação das reclamações.
Um total de 58 consultas foram registradas durante todo o dia, e o público presente pôde participar de duas palestras sobre assuntos ligados ao consumidor, tanto no período da manhã quanto à tarde.
A primeira palestra foi ministrada pela Procuradora-Assistente, Dra. Bárbara Cristina Chaves, que falou sobre a criação do PROCON Municipal de Caraguatatuba, suas funções como órgão, os trâmites das reclamações após a formalização do pedido, entre outros.
A Segunda palestra foi feita pela Dra Mestre em Direito do Consumidor, do Unimódulo, sobre o tema "Os direitos básicos do consumidor".
No período da manhã, participaram do evento os alunos das escolas E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, E.E. Comendador Mário Trombini, E.E. Alcides de Castro Galvão, E.E. Antonio de Freitas Avelar, além de alunos dos cursos de Adminsitração e Direito do Unimódulo.
Na parte da tarde foi a vez dos alunos da E.E. Comendador Mário Trombini e os consumidores assistirem ao ciclo de palestras.
O Dia Internacional do Consumidor teve o apoio da Prefeitura de Caraguá, Gabinete, Secretaria de Assuntos Jurídicos, FUNDACC, Ditran, setor de Informática e escolas participantes.
(Fonte: PMC)

Grupo Teatral Letras de Luz apresenta o conto "A CARTOMANTE" no próximo fim-de-semana em Caraguá
O Grupo Teatral Letras de Luz, do Pólo de Caraguatatuba, apresenta neste sábado 24 e domingo 25, em Caraguá, o conto "A Cartomante", de Machado de Assis - resultado de um trabalho de incentivo à leitura realizado pela Energias do Brasil, Fundação Victor Civitta e prefeituras municipais

Caraguatatuba - A Energias do Brasil, Fundação Victor Civitta, FUNDACC(Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e Prefeitura de Caraguá apresentam no próximo final de semana a encenação do conto "A Cartomante", de Machado de Assis.
Este é o resultado de um projeto de incentivo à leitura, que foi iniciado em 51 cidades de 4 estados brasileiros. Caraguatatuba foi escolhida como Pólo de toda a região do Litoral Norte, e recebeu a primeira capacitação teatral no início de fevereiro, da qual participaram 15 atores de diferentes grupos da cidade. Ao final deste trabalho, o grupo foi formado especialmente para adaptar contos da literatura nacional para a linguagem teatral, a fim de despertar no público o interesse pela leitura.
Os atores de Caraguá, têm o apoio da Energias do Brasil, Fundação Victor Civitta, FUNDACC, Prefeitura Municipal, e comerciantes da cidade. Para assistir à apresentação basta levar um livro à FUNDACC e trocar pelo ingresso no guichê de informações da Fundação Cultural. As sessões acontecerão neste sábado, 24 de março, às 20h, 21h, 22h e 23h. No domingo, o público tem cinco opções de horário para assistir A Cartomante: 19h, 20h, 21h, 22h e 23h. A apresentação tem censura 14 anos, duração média de 40 minutos e será realizada numa antiga casa da rua 9 de julho, nº 423 - na rua lateral da praça Cândido Motta - sentido Frei Pacífico Wagner(rua da Câmara Municipal).
IMPORTANTE - o público máximo para cada apresentação é de 15 pessoas. Para assistir à encenação, que acontecerá de forma itinerante, pelos cômodos da casa, é necessário comparecer ao local de tênis. Não será permitido ao público assistir A CARTOMANTE usando sandálias, chinelos, sapatos de salto, etc. Prestigie! Mais informações pelo telefone (12) 3883-7555.
Mais sobre o projeto Letras de Luz - formação do grupo/montagem - Formado por 15 atores de Caraguatatuba, de diferentes grupos do município, o grupo teatral do projeto Letras de Luz - um programa de incentivo à leitura realizado por meio de uma parceria entre as empresas Energias do Brasil e Fundação Victor Civitta, nasceu a partir de uma oficina ministrada no início de fevereiro. Foram quatro dias intensos de trabalho, sob a coordenação das monitoras e atrizes Cátia Pires e Dedé Pacheco, e supervisão geral do diretor teatral Naum Alves de Souza.
O objetivo deste trabalho com atores foi mostrar que é possível montar literatura para teatro sem deixar que o conto perca sua característica essencial: a narrativa. O grupo Letras de Luz de Caraguá, que nesta primeira montagem é dirigido por Adbaílson Cuba, acredita que existem várias formas de contar uma única história, e para que ela seja tão verdadeira quanto àquela que Machado de Assis publicou em 1969, em Cartas Avulsas, seria importante fazê-lo na íntegra, despertando assim o gosto pela leitura, naqueles que assistirem à encenação.
Com apoio da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, parceiros, voluntários, iniciativa pública e privada e Prefeitura Municipal, o projeto Letras de Luz traz à cena Machado de Assis, contado por 15 atores que também descobriram um novo universo cheio de possibilidades, proporcionadas pela literatura brasileira, que hoje, sai dos livros para se materializar diante do público, como se tivessem lendo um grande livro, linha por linha, parágrafo por parágrafo, todos juntos, à medida que Machado de Assis ia colocando a história no papel.
ELENCO - Adbaílson Cuba, Alejo Liñares, Angelo Pereira, Cássia Bueno Pereira, Danilo Barbosa, Jaqueline de Souza, Karen Moreira Prado, Lala Machado, Rafael Andrade, Rita Brugnerotti Gonçalves, Rodrigo Vieira, Rosana Castro, Talita Olivieri
SINOPSE - A Cartomante é um conto de Machado de Assis, que narra a história de um triângulo amoroso, onde tudo acontece com base no destino e nos inexplicáveis mistérios do mundo.
Camilo, Vilela e Rita... três nomes - um único destino, traçado entre a crença e a falta de fé de cada um dos personagens, pelas cartas e pela figura da cartomante.
Amor, sedução, traição, pressentimento... Cartas anônimas decidem a trajetória deste conto como se fossem as próprias cartas de baralho da cartomante italiana.
Trata-se de um romance sem culpados, onde traidores e justiceiros tornam-se vilões e vítimas, cabendo ao próprio público decidir qual é o melhor final, e de quem é a culpa quando duas pessoas se apaixonam. As conseqüências da estonteante história de amor entre Camilo e Rita, representam apenas uma das cartas que a cartomante lança sobre o destino, fazendo com que a decisão sobre a sina de cada um dos personagens, aconteça a partir da sentença traçada pelo próprio destino! (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar é homenageado com título de cidadão sebastianense
O prefeito Aguilar foi o terceiro e último homenageado da noite a receber o título de cidadão sebastianense. Sob as luzes de um gerador, o público aplaudiu a homenagem a Aguilar. A cerimônia foi finalizada prematuramente, faltando entregar mais cinco títulos a munícipes de São Sebastião, em razão da falta de energia no Teatro Municipal

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na última sexta-feira, 16 de março, o título de Cidadão Sebastianense. A a cerimônia foi realizada no Teatro Municipal de São Sebastião, onde o prefeito de Caraguá e mais 8 homenageados receberiam a placa de homenagem das mãos dos autores das proposituras. O objetivo da entrega dos títulos no dia 16 foi comemorar o aniversário de 371 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião.
Aguilar teve seu título de cidadão sebastianense indicado pelo vereador Marcos Leopoldino dos Santos, e aprovado pelos demais legisladores de São Sebastião.
Na noite de entrega do título, em cerimônia que contou com mais de 200 pessoas de Caraguatatuba, o prefeito foi chamado ao palco do Teatro Municipal, onde recebeu a placa das mãos do vereador Marcos Leopoldino. Antes de seu pronunciamento, houve uma queda de energia, que durou mais de 30 minutos. Mesmo com a falta de luz, a cerimônia teve prosseguimento, e Aguilar fez o uso da palavra, falando do quanto este título tinha importância em sua vida. "Foi aqui em São Sebastião que comecei minha vida, ao chegar de Minas. Hoje eu sou prefeito de Caraguá, e tenho atuado na política há muito tempo. Este reconhecimento de São Sebastião, bem como esta homenagem mostra que quando fazemos política com seriedade, servimos como um bom exemplo, e nossos esforços são reconhecidos. Eu só tenho a agradecer", disse o prefeito José Pereira de Aguilar.
O autor da homenagem, o vereador Marcos Leopoldino, também fez o uso da palavra. "Aguilar foi escolhido para receber o título pelo bom político que é. Por ser justo, trabalhador e por fazer muito pelo povo. No entanto existiu sim, um motivo especial que fez com que eu o indicasse. Quando todos nós discutíamos a vinda do CDP para a região, todas as cidades tinham ressalvas para não implantar o Centro de Detenção Provisória, mas o prefeito Aguilar pensou no bem de toda a região e topou esse desafio, que vai gerar segurança para todo o Litoral Norte. Foi uma decisão difícil, mas ele enfrentou a problemática, e por isso merece todas as nossas homenagens", completou Leopoldino, que recebeu das mãos de Aguilar o Brasão de Armas de Caraguatatuba como forma de agradecimento.
Após a entrega do título ao prefeito de Caraguá, a cerimônia foi encerrada faltando homenagear mais cinco pessoas presentes, em razão da falta de energia. De acordo com a equipe de manutenção do Teatro Municipal, não havia energia para manter o gerador ligado por mais tempo.
Um pouco mais sobre José Pereira de Aguilar - Aguilar, mineiro de Itinga, casado e pai de dois filhos, em 1968 escolheu São Sebastião para viver, por ter que ir estudar no município, onde concluiu o 2º grau e por ter sido admitido no Hotel Club Praia das Cigarras como ajudante de cozinha, iniciando no município sua vida profissional. No hotel passou por todos os setores de administração e chegou a gerenciar o local por 9 anos.
No período em que trabalhou no hotel, teve oportunidade de conhecer muitas personalidades políticas e tornou-se amigo de líderes do primeiro escalão como André Franco Montouro, Dr. José Yunes, Dr. Ulisses Guimarães, Dr. Fernando Cardoso e o senador Orestes Quércia.
Em 1993 Aguilar ingressou na SUDELPA - Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista; em 1988 foi eleito vereador de Caraguá, sendo o mais votado de toda a história do município. A partir daí teve uma vida política de muito sucesso e em 2004 foi eleito prefeito do município. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador Zeca fiscaliza acessos públicos às praias do Sul

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro (PTB), é o vice-presidente da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ilhabela.
Durante a semana passada, o parlamentar verificou trechos de acesso em diversas praias nos bairros do sul do município. “Durante estas inspeções pude constatar que muitos destes acessos foram fechados ilegalmente”, afirma o vereador.
O artigo 111 da Lei nº 98/80 assegura que em todo projeto de loteamento de terreno situado nas proximidades de faixa de marinha deve ser assegurado acesso livre do público às praias e costeiras, por meio de passagens para pedestres com largura mínima de quatro metros. Os acessos deverão sempre ligar as praias e costeiras com a via pública mais próxima e com localidade em trecho seguro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam 3 Projetos em Sessão Extraordinária

Ilhabela - A sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Ilhabela na última sexta-feira, dia 16 de março, contou com a presença de todos os vereadores que aprovaram três dos quatro projetos apresentados em plenário.
O Projeto de Lei nº 05/2007, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado em primeira votação. A matéria cria cargos de Chefe de Setor de Transportes e Chefe de Manutenção e dá outras providências. Conforme o Regimento Interno da Câmara, quando se trata da criação de cargos, a propositura deverá passar por duas votações.
Também de autoria da Mesa Diretora, o Projeto de Lei n° 13/2007 foi aprovado. O projeto “Altera o anexo III, da Lei 155 de 16 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a estrutura administrativa e funcional da Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela”. Sem aumento do salário, este projeto amplia de 30 para 40 horas a carga horária semanal de diversos cargos em comissão, como o de assessor de imprensa, diretor de Recursos Humanos, diretor legislativo, procurador jurídico, assessor técnico, assessor parlamentar especial, assessor de gabinete e chefe de gabinete.
O Projeto de Lei n° 32/2007 foi retirado a pedido de seu próprio autor, o vereador José Roberto de Campos (PMN). O projeto modificaria o artigo 7º da Lei nº 482/1993 – lei que autoriza o Poder Executivo a conceder bolsa de estudos.
Aprovados por unanimidade entre os vereadores presentes, os Pareceres de nº 24 e 25/2007 das comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento foram favoráveis ao Projeto de Resolução nº 01/2007 – de autoria do vereador José Jorge Pereira, o Zeca (PTB). Portanto a partir do próximo dia 26 de março, a Câmara contará apenas com 3 sessões ordinárias por mês, realizadas nas primeiras, segundas e quartas segundas-feiras do mês, sempre às 18 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Secretário Luiz Lobo se reúne com vereadores no Paço

Ilhabela - Na manhã de ontem, 16, o secretário municipal de Administração, Luiz Lobo, esteve recebendo em seu gabinete os vereadores Guilherme Maia Vieira, Márcio Garcia, Jadiel Vieira (Keko), José Jorge Pereira e José Roberto de Campos. O encontro se deu para tratar de uma denúncia feita por funcionários municipais locados no CIRETRAN.
Segundo as funcionárias, o tratamento por parte do responsável pelo departamento citado para com os mesmos é um ‘absurdo’. “Parece que voltamos à época da escravidão”, afirmou uma das servidoras.
“Não é a primeira nem a segunda vez que, funcionários e munícipes nos procuram para se queixar da falta de decência no trato, tanto com os servidores quanto com os contribuintes que ali buscam o serviço do departamento. É preciso moralizar esta situação”, pronunciou o vereador Márcio Garcia.
Na reunião, o secretário Luiz Lobo, ressaltou aos vereadores que os funcionários são da Prefeitura e foram, gentilmente, cedidos ao CIRETRAM, pois a instituição é estadual e cabe à Secretaria Estadual de Segurança Pública designar servidores estaduais para o setor. O secretário informou que as servidoras que lá atuam serão transferidas para outros departamentos e outros funcionários serão deslocados para o órgão.
Lobo ainda afirmou que este tipo de situação não será admitida pela administração pública. “Uma das coisas que o prefeito Manoel Marcos sempre prezou foi o bem-estar dos funcionários da prefeitura, e se são muito bem tratados aqui, não vai ser no CIRETRAN que vão receber este tipo de tratamento”.
Bolsa de Estudos - Outro ponto fundamental da reunião foi a discussão em relação às bolsas de estudo, sendo que diversos alunos procuraram os vereadores para reclamar sobre a perda do direito ao auxilio estudantil da prefeitura.
Segundo o vereador Keko, a lei que regulamenta a distribuição de bolsas de estudo diz que alunos bolsistas só perdem o direito a bolsa em caso de não pagamento do curso, ou se for reprovado.
O vereador Guilherme Maia Vieira salientou a importância de revisar alguns casos, “pois deixar de ajudar um aluno que esta cursando sexto período e investir em outro que acaba de iniciar o curso implica no mau uso do dinheiro público, pois o auxílio universitário tem que ser usado para formar cidadão de Ilhabela, e não para fazer politicagem”.
“Vamos nos reunir novamente e analisar todos os casos, pois só assim poderemos avaliar o que está acontecendo com o conselho que determina quem recebe ou não as bolsas de estudo”, afirmou o vereador Zeca do São Pedro.
A municipalização da Escola Estadual Waldemar Belizário, do bairro do Itaquanduba, foi outro assunto discutido na reunião. Na ocasião, Luiz Lobo se comprometeu em marcar uma reunião com o secretário municipal de Educação, professor Antônio Cornélio de Morais Filho, com a finalidade de esclarecer as dúvidas dos vereadores em relação à municipalização da referida escola e em relação às bolsas de estudo. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela realiza recadastramento dos funcionários

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Administração, estará fazendo o recadastramento de todos os funcionários municipais, em cumprimento ao decreto no. 1.268/07, homologado pelo prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, em 07 de fevereiro de 2007.
Para tanto, a Divisão de Recursos Humanos irá entrar em contato com cada Secretaria para agendamento dos funcionários, que no ato deverão estar munidos de xerox simplificada dos seguintes documentos: RG; CPF; PIS/PASEP; Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição; CTPS (Carteira de Trabalho); Certidão de nascimento dos filhos; Certidão de casamento ou Declaração Pública de União Estável; Certidão de Reservista; Declaração de bens, Comprovante de endereço e 02 (duas) fotos 3 x 4.
Vale salientar que, no ato do recadastramento, o funcionário deverá apresentar a documentação completa, e no caso do não recadastramento por parte dos funcionários ativos, pensionistas ou aposentados, sem a devida justificativa, haverá suspensão dos vencimentos até a efetiva regularização. (Fonte: PMI)

Fiscalização municipal ‘fecha o cerco’ na comercialização de produtos irregulares em Ilhabela

Ilhabela - A Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, informações sobre a comercialização de produtos irregulares e com procedência duvidosa no município.
Uma das informações era que uma caminhonete, modelo F250, placa de Caraguatatuba, estaria transportando a mercadoria. Diante disso, os fiscais da prefeitura acompanharam o veículo durante, aproximadamente, 16km na tentativa de flagrar a venda do produto.
No momento em que o veículo parou no estacionamento de um comércio da cidade, os fiscais abordaram a ambulante, e constataram a existência de 10kg de queijo minas e mussarela, transportados em uma caixa no banco dianteiro do automóvel.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, assim que os fiscais perceberam a ação da ambulante comunicaram à Vigilância Sanitária Municipal onde, numa ação conjunta, apreenderam e inutilizaram a mercadoria, que se tratava de produto perecível e sem procedência.
A proprietária da mercadoria foi autuada, por ser reincidente na questão da venda irregular de produtos no município.
De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, o destino da mercadoria obedeceu à legislação Sanitária vigente, ou seja, foi inutilizada com a aplicação de água sanitária e encaminhada para o vazadouro municipal.
A Prefeitura de Ilhabela salienta a importância de não adquirir e não consumir este tipo de produto. “Sem os selos de inspeção dos órgãos competentes é impossível avaliar quais as reais condições de preparo e conservação destas mercadorias”, alerta Alves.
Colabore com a saúde de seu município, disque denuncia 156. (Fonte: PMI)

Vereador Dr. Guilherme pretende discutir o cardápio das escolas

Ilhabela - O vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) convidou representantes de escolas municipais e diversas merendeiras para uma reunião amanhã na Câmara Municipal de Ilhabela.
A reunião é aberta a toda a população e tem por objetivo discutir a alimentação oferecida aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Segundo o parlamentar, que também é médico, uma alimentação balanceada é fundamental principalmente na faixa etária em que estes alunos se encontram: “Uma boa refeição composta por alimentos saudáveis evitaria problemas futuros como pressão arterial, diabetes e outras doenças. A obesidade infantil, por exemplo, hoje já é uma grande preocupação e está diretamente ligada a uma falta de atenção à educação alimentar”, explica o vereador.
Dr. Guilherme pretende propor mudanças como retirar do cardápio o sal comum – à base de cloreto de sódio – e substituí-lo por sal à base de cloreto de potássio, bem como substituir o açúcar branco refinado pelo mascavo e o arroz branco pelo arroz integral que é considerado muito mais saudável.
O vereador explica que também deverá ser revista a comercialização de produtos comestíveis nas cantinas das escolas pois muitos alimentos são adquiridos pelos alunos que normalmente exageram nos refrigerantes, salgadinhos e frituras.
“Nada melhor do que a escola para dar as primeiras noções sobre educação alimentar. Estas mudanças podem até pesar um pouco no orçamento, porém é um importante investimento em saúde pública em longo prazo”, comenta o Dr. Guilherme.
A reunião acontece amanhã (20/03), às 14 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador ilhabelense realiza visita ao Capi

Ilhabela - O Capi (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela) recebeu visita do vereador José Roberto de Campos, Beto (PMN), no último dia 9 de março.
O projeto é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação, coordenada pelo secretário Professor Antônio Cornélio de Morais Filho.
“É um projeto que visa contextualizar as necessidades da criança, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais. Percebi que é um trabalho muito sério e uma das ações de vanguarda do município. Toda a equipe do Capi está contribuindo na educação de cidadãos mais preparados. Fiquei bastante satisfeito em conhecer melhor este trabalho”, explica.
O vereador acrescente ainda que, no ano de 2000, Ilhabela tinha cerca de 390 crianças analfabetas e hoje o índice é irrelevante. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Obra de escola no Bexiga é vistoriada por vereador

Ilhabela - O vereador ilhabelense José Roberto de Campos, o Beto (PMN), visitou a construção da escola do bairro do Bexiga no último dia 9 de março, a fim de fiscalizar a obra. “Essa construção atende a uma reivindicação da população do sul da ilha, que era compromisso para esse segundo mandato”, explicou o parlamentar.
De acordo com o vereador, o secretário de Obras João Marques da Costa Neto informou que até o mês de agosto a escola será inaugurada. “Foi uma visita de fiscalização, verifiquei o material que está conforme o memorial descritivo”, disse o vereador Beto.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Audiência Pública sobre Projeto de Lei que limitará ingresso de veículos na cidade durante feriados prolongados

Ilhabela - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela do dia 22 de fevereiro, o Poder Executivo Municipal apresentou o Projeto de Lei nº 17/2007 que dispõe sobre o ingresso e a circulação de veículos no município.
O projeto atualmente está em tramitação com as Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Defesa do Meio Ambiente; Finanças e Orçamento e Educação, Esportes, Cultura, Turismo, Saúde, Ação Social e Cidadania.
O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Joadir Capucho (PPS), convocou uma audiência pública para a discussão do projeto com todos os segmentos da sociedade.
A audiência pública acontecerá às 19 horas do próximo dia 21 de março, quarta-feira, na Câmara Municipal de Ilhabela que fica à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 40 – Vila.
O presidente Joadir determinou que o projeto fosse publicado na homepage oficial da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br) para que todos os cidadãos tenham acesso ao Projeto de Lei. O internauta também poderá manifestar sua opinião por meio do link “fale conosco” ou pelo e-mail camara@camarailhabela.com.br.
O projeto apresentado pelo Executivo institui regras para disciplinar o ingresso e a circulação de veículos em seu território, visando melhorar o fluxo do trânsito em períodos compreendidos entre a alta temporada, novembro a março; além dos seguintes feriados prolongados: Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Revolução Constitucionalista de 1932, Proclamação da Independência e Dia da Padroeira do Brasil. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prova Natatória reúne 59 atletas no canal de São Sebastião

São Sebastião - A Prova Natatória de Águas Abertas de São Sebastião, realizada no sábado (17/03), em comemoração aos 371 anos de emancipação político-administrativa, reuniu 59 atletas na praia do Arrastão, na região central da cidade. Os nadadores competiram em 17 categorias que foram de 500 metros a 1.500 metros.
A prova foi organizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). A secretária da pasta, Raquel Buzi, disse que é o primeiro passo para acontecerem outras competições que visam a divulgação do esporte e o incentivo aos atletas.
A prova reuniu nadadores de todo o Litoral Norte e até mesmo de Brasília, como Davis Barbosa, 31 anos, segundo lugar na categoria Máster B. Em primeiro ficou o sebastianense Tiago Mosmann Couto, que achou que a prova foi fácil.
Na categoria geral masculina, a vitória foi de Ricardo Miranda, 15 anos, de Ubatuba, que chegou à frente dos competidores de todas as categorias que concorreram nos 1.500 metros. A vantagem dele para o segundo colocado foi de quase cinco minutos. “Estou me preparando para os Jogos Regionais e treino diariamente visando a competição”, disse o campeão.
Um dos momentos mais emocionantes da prova foi registrado na categoria Petiz Feminina onde Olga Djordjvic, 10 anos, deu o máximo de si para concluir os 500 metros da prova. Chorando após chegar no funil, ela contou que chegou a pensar que não conseguiria alcançar a praia. “Foi muito difícil, não agüentava mais meus braços. O pessoal do barco perguntou se eu queria desistir, mas resolvi ir até o final, disse a garota que completou a prova com 23 minutos e 30 segundos.”
As outras duas competidoras, Maria Isadora Lorette Gomes e Ana Paula Naves de Souza, ambas com 11 anos, desistiram da prova. “Eu fiquei cansada e parei”, disse Maria que recebeu medalha de participação junto com Ana.
Mostrando que para nadar não importa a idade, o casal Derodite Grobel, primeira na categoria Máster F Feminina, e Mário Grobel, quarto lugar na Máster F Masculina, competem em todas provas que podem pelo prazer da atividade física. “Acho que é importante participar e se superar”, disse Derodite.
Antes dos atletas caírem na água, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, falou da importância do esporte e da participação de todos nas atividades esportivas. “A Prefeitura tem interesse em incentivar cada vez mais os atletas sebastianenses e essas competições servem para o treino de cada um.” (Fonte: PMSS)

Alunas do projeto “Atividade” recebem tratamento de massagem

São Sebastião - Com o intuito de dar continuidade aos trabalhos voluntários para alunos do projeto “Atividade”, o Centro de Estética “Esthetques”, localizado na região central de São Sebastião, realizou na manhã desta segunda-feira (19/03) um tratamento de massagens. A iniciativa é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a esteticista Maria Auxiliadora.
A massagem foi realizada pela natuterapeuta Carla Beghuni, que é voluntária do projeto e realizou massagens utilizando técnicas de acupuntura, florais, entre outros.
De acordo com Carla esse tipo de iniciativa é muito prazerosa, pois proporciona àqueles que não tem acesso ao tratamento desfrutarem de momento único.
O trabalho realizado é voluntário e visa atender as alunas de baixa renda que freqüentam o projeto regularmente para “sessões de beleza” a cada 15 dias. (Fonte: PMSS)

Comunidade do Jaraguá realiza Festa da Pizza

São Sebastião - A comunidade do Jaraguá do Alto realizou na noite do último sábado (17/03), na Escola Municipal Profª Maria Alice Rangel, a tradicional Festa da Pizza, que teve por objetivo proporcionar lazer às famílias e recolher fundos para a capela do bairro, que é ligada à Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro de São Francisco. O evento contou com sorteio de prendas, além de churrasco, pastéis, refrigerantes e pizzas. (Fonte: PMSS)

PAT de Caraguatatuba quer “Ciclo de Orientações” de São Sebastião

São Sebastião - A diretoria do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba, procurou recentemente o PAT de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) para obter detalhes do programa “Ciclo de Orientações”, desenvolvido todas às segundas e quartas-feiras nos PAT’s da região central e Boiçucanga, respectivamente.
As palestras são realizadas sempre pelos funcionários do PAT. O "Ciclo de Orientações" tem por objetivo oferecer aos cidadãos sebastianenses informações a respeito do mercado de trabalho e sobre as formas de se procurar um emprego.
A importância do programa é ressaltada pela diretora do PAT sebastianense, Elizete Nossabein. “É muito importante que a pessoa, além de fazer o cadastramento no PAT, participe das reuniões do programa e fique por dentro do mercado de trabalho. O Ciclo de Orientações é tão importante que o desenvolvemos na região central e em Boiçucanga”, disse.
De acordo com a diretora do PAT de Caraguatatuba, Elmar Soares Farias Ferreira, tudo o que dá certo nos municípios vizinhos merece ser implantado. “Conheci o programa por meio da diretoria do PAT de São Sebastião e acredito que dará certo em Caraguatatuba. Nessa semana faremos uma visita ao PAT sebastianense para ter o contato direto com o programa”, declarou. “Queremos iniciar o programa em Caraguatatuba, até o final de março, se possível”, finalizou.
Os interessados em participar do Ciclo de Orientações, em São Sebastião, podem se inscrever por telefone ou no Posto de Atendimento nos dias das palestras. O PAT fica localizado na rua João Cupertino dos Santos, 245, ao lado da Prefeitura. O PAT de Boiçucanga fica localizado na Avenida Walkir Vergani, n° 79. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606. (Fonte: PMSS)

2ª Feira do Migrante agita a Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - Entre os dias 16 e 18 de março de 2007, centenas de moradores da Vila Sahy (antiga Vila Baiana), em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, participaram da 2ª Feira do Migrante, em comemoração aos 371 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Apesar da chuva que caiu na região, a comunidade aproveitou e se divertiu ao som das bandas trazidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O evento teve o apoio da Amovila (Associação dos Moradores da Vila Sahy), e contou com 12 barracas onde o público encontrava pratos típicos da região nordestina como, por exemplo, o sarapatel e o acarajé. A coordenadora de festas da Amovila, Vera Lúcia, informou que os vendedores das tendas foram escolhidos pela Amovila.
Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o objetivo da feira é aproveitar a semana da cultura caiçara e homenagear outras manifestações presentes no município.
Na sexta-feira (16/03), os moradores e visitantes da festa curtiram o grupo ‘Geração do Forró’, de São Sebastião. No sábado (17/03), a animação ficou por conta da banda ‘Peixe Elétrico’, do Guarujá, cujo estilo musical é o forró (baião e xote) e o reagge.
“O evento está sendo bom porque é a única diversão no local. Infelizmente a chuva atrapalhou um pouco, mas mesmo assim a festa está sendo boa”, disse a doméstica Betânia Souza. “Estou achando legal o movimento aqui porque nunca temos nada”, complementou a caseira Rita Maria do Nascimento. “Sem a Prefeitura não temos nada. Achei a iniciativa boa”, completou o jardineiro Emerson Tiago.
Já no domingo (18/03), foi a vez da banda ‘Novo Astral’, do bairro de Boiçucanga, em São Sebastião, que aproveitou a ocasião para divulgar o trabalho através de CD. O grupo, que toca axé e forró (vaneirão e arrocha), se apresentou pela segunda vez na Vila Sahy e foi bem recebido pela comunidade.
“O que a Prefeitura está fazendo é legal porque a população da Vila Sahy não tem nenhuma opção de diversão. Por isso, é preciso ter eventos”, declarou Sérgio, vocalista da banda Novo Astral.
“A idéia em levar música para lugares mais afastados é boa porque muitas pessoas não têm condições financeiras de ir ao centro da cidade. Isso tem que virar tradição para que tenha sempre”, acrescentou Ricardo, vocalista da banda Peixe Elétrico.
“É uma ótima iniciativa da Prefeitura promover festa na Costa Sul para provar que os moradores da região também merecem”, completou Kaká, guitarrista do grupo Geração do Forró.
De acordo com a base da Polícia Militar, situada em Boiçucanga, não houve registros de ocorrências durante a festa, que em breve também será realizada pela Prefeitura na Costa Norte do município. (Fonte: PMSS)

Ações judiciais são discutidas em reunião da Abramt em São Sebastião

São Sebastião - Representantes de 15 municípios do Brasil filiados à Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) se reuniram na última sexta-feira (16/03), para discutir as ações judiciais que tramitam nos Tribunais Regionais Federais.
Desde 2003, os 19 municípios que formam a associação travam uma luta para evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, ocasionadas por liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 19 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 19 municípios associados à Abramt.
A perda desde 2002 chega a R$ 300 milhões e a atual diretoria da Abramt, através de um Conselho de Procuradores, tem monitorado freqüentemente todas as 85 ações que tramitam nos Tribunais Regionais Federais do Brasil. (Fonte: PMSS)

Equipe sebastianense de vela disputa a 9ª Regata de Monotipos de Paraibuna

São Sebastião - Os meninos da equipe sebastianense de vela participam nos dias 24 e 25 de março da 9ª Regata de Monotipos Cidade de Paraibuna. A equipe, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes (Seesp), compete pela classe holder e tenta uma boa classificação, já que a competição valerá também como a primeira etapa do “Circuito de Vela Monotipos do Litoral Norte e Vale do Paraíba 2007.”
Comandada pelo treinador Fernando Freitas, a equipe é composta pelos velejadores Pedro Paulo Grangueiro, Bruno Silva, Marcus Vinicius, Erik Sensi e Johny Atallah. De acordo com Freitas, o evento tornou-se tradicional entre os velejadores do litoral por proporcionar uma velejada em local de água doce, com regimes diferenciados de vento em relação ao mar.
Participarão do evento velejadores de todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba, além dos convidados de Praia Grande, Santos, São Paulo e São Vicente. Entre as classes envolvidas estão a Optimist, Holder, Laser e Dingue.
A competição é realizada pela Marina e Escola de Náutica Paraibuna com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), Prefeitura de Paraibuna, Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e autorização da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Veteranos participam da segunda rodada do Torneio Municipal de Futebol

São Sebastião - No domingo (18/03), os veteranos participaram da segunda rodada do Torneio Municipal de Futebol, realizado pela Secretaria de Esportes (Seesp), nos campos de Juquehy e Barra do Una, ambos na Costa Sul de São Sebastião, e no estádio Otoniel Santos, no Topovaradouro.
No campo de Barra do Una, o primeiro jogo foi entre os times de Juquehy e Barra do Sahy, que perdeu por 2 a 0. Já na segunda partida o Vila Baiana, da Barra do Sahy, perdeu para o Boa Esperança, de Boiçucanga, por 4 a 2.
Em Juquehy, a equipe de Barra do Una venceu o União de Cambury por 2 a 1, e o Pau Brasil, de Cambury, ganhou do Cachoeira, de Maresias, por 1 a 0.
No estádio, a partida foi vencida pelo Guarani, da Enseada, em cima do Braziliense, da Topolândia, por um resultado de 5 a 3. (Fonte: PMSS)

Turistas aproveitam passeios do programa “Sectur mostra nosso município”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião reuniu no último final de semana, em diversos pontos da cidade, amantes dos esportes de aventura, do conhecimento e da história, nos roteiros do programa “Sectur mostra nosso município”, promovido gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O projeto está em sua segunda edição e o objetivo é exibir para os moradores e turistas os melhores pontos da cidade, além da oportunidade de conhecer mais sobre a história do município. A atividade fez parte das comemorações dos 371 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
Um dos grandes destinos procurados foi o passeio de escuna, com saída do píer do “Gringo Passeios Náuticos”, localizado no bairro de São Francisco, e chegada no museu marítimo da Fundação Mar (Fundamar), localizado na Praia Grande, que está em obras para ser transformada na “Praia da Aventura”.
Durante o trajeto, os monitores do Centro de Informações Turísticas (CIT) contaram um pouco sobre a história de São Sebastião. A cada praia, uma lenda, um mito ou um mistério era desvendado. Ao chegar na Fundamar, os monitores da Fundação passaram explicações sobre os setores de biologia e naufrágio do local.
A moradora do Morro do Abrigo, Jovina Gonçalves Ferreira da Costa, 57 anos, disse que não sabia que existia o museu da Fundamar e prometeu voltar com a família. “A iniciativa da Prefeitura em promover esses passeios é ótima, porque os próprios moradores não conhecem o que a cidade dispõe”, disse Jovina.
Outros destinos - Outro destino agendado foi o Sítio Arqueológico, no bairro de São Francisco, uma antiga fazenda de contrabando de escravos, datada dos séculos 18 e 19, com vista para o canal de São Sebastião e a Mata Atlântica. Em parceria com o Instituto Terra e Mar e a Cooperartess (Cooperativa de Artesanato de São Sebastião), foram realizadas oficinas de papel e de barro com o objetivo de proporcionar o conhecimento do lixo, meio ambiente e técnicas de acordelamento utilizada na fabricação de panelas de barro.
A aventura invadiu São Sebastião com a visita ao viveiro municipal e um rapel na cachoeira da Reserva Du Moulin. O objetivo foi conhecer as espécies da Mata Atlântica, tendo a oportunidade de identificá-la em seu próprio meio, numa caminhada até uma cachoeira, onde os aventureiros encararam uma descida de cerca de 30m.
Uma das aventureiras foi a aposentada Cecy Cursino Siqueira, 73 anos, que pela primeira vez desceu na cachoeira. Para ela, a aventura estava marcada porque não tinha vaga quando foi fazer a inscrição, mas houve uma desistência. “Foi uma maravilha. Depois que a gente desde que pensa como tive coragem, mas foi muito seguro e quero fazer rapel outras vezes.”
Devido à chuva que caiu no final da tarde, quatro pessoas não conseguiram descer na cachoeira, mas de acordo com a Sectur, elas dever fazer no passeio no próximo sábado (24/03).
O programa “Sectur mostra nosso município” teve o apoio da Gringo Passeios Náuticos, Cooperartess, Náutica Santana, Fundamar, Pé na Mata e Instituto Terra e Mar. (Fonte: PMSS)

Prova pedestre de São Sebastião reúne 150 competidores

São Sebastião - Foi realizada na manhã do último domingo (18/03), em São Sebastião, a 1ª prova pedestre de 8km em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. De acordo com a Secretaria de Esportes (Seesp), cerca de 150 pessoas participaram do evento que teve parceria com a empresa TH5 Eventos.
A chuva deu uma trégua durante toda a prova, desde a largada, iniciada às 9h em ponto na Praça de Eventos da Rua da Praia. Os competidores percorreram o trajeto até o bairro Reserve do Moulin, onde realizaram o contorno até voltar ao ponto de partida. A inscrição deu direito ao atleta à camiseta, medalha de participação e lanche de frutas.
Foram premiados com troféus os três primeiros do Geral Masculino e Feminino e os três primeiros colocados nas categorias por idades (de 5 em 5 anos).
Com o tempo de 24 minutos e 27 segundos, o atleta sebastianense Gilmar da Silva, conquistou o primeiro lugar na categoria Geral Masculina. “O trajeto foi um pouco difícil, porque aumentou o calor. Mas é uma festa bonita, com vários companheiros de outras cidades também competindo. Amo São Sebastião e espero que a população atente mais ao esporte”, destacou o atleta.
As mulheres também marcaram presença. Com 29 minutos e 37 segundos, a atleta de Caraguatatuba, Roselaine de Souza Silva, ficou na primeira colocação na Geral Feminina. “Agradeço à minha família pelo apoio, veio todo mundo torcer por mim”, disse.
Em segundo lugar, também na Geral Feminina, ficou a sebastianense Tânia Aparecida Barbosa, primeira colocada na categoria 35-39 anos, com o tempo de 32 minutos e 56 segundos. “A prova estava com um bom nível técnico. Para 2007 ainda vou participar de mais corridas e representar São Sebastião nas provas de atletismo”, disse Tânia.
A secretária de Esportes de São Sebastião, Raquel Buzi, fez uma avaliação positiva do evento. “Tivemos um bom número de inscrições logo na primeira edição da corrida. A idéia é valorizarmos a prata da casa e promover saúde e esporte”, afirmou Raquel.
A corrida pedestre de 8km de São Sebastião teve o patrocínio da Loja Sportmar, Fass-Fort, Ecobus e Sabesp, além do apoio da Divisão de Tráfego (Ditraf), Polícia Militar e Secretaria da Saúde (Sesau). Mais informações no site www.th5eventos.com.br.
Resultados
Geral Masculina
1° - Gilmar da Silva (Prefeitura de São Sebastião)
2° - Antonio Carlos de Jesus (Esq das Modas Sport/Huka Team/Unimódulo)
3° - Rafael Gomes da Silva Teixeira (EC Tavares)

Geral Feminina
1° - Roselaine de Sousa Silva (Caraguá-Made)
2° - Tânia Aparecida Barbosa (Prefeitura de São Sebastião)
3° - Ana Clise de Oliveira (Acruba)
(Fonte: PMSS)

5º Dança Verão consagra grupos do Litoral Norte

São Sebastião - O palco do Teatro Municipal de São Sebastião ficou colorido de atrações no último domingo (18/03) com a apresentação de aproximadamente 200 bailarinos, divididos em suas Companhias, dentro do “5º Dança Verão”, uma seletiva para o 19º Projeto Dança São Paulo (Prodansp), festival de âmbito interestadual, de caráter competitivo, que já é tradição no Estado e será realizado em Americana, no fim de junho.
A produção do Dança Verão em São Sebastião foi da RV Promoções Culturais e Empreendimentos, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O evento tem por objetivo selecionar as melhores apresentações locais e da região, premiando-as, e proporcionando aos grupos e CIAs a chance de participar de outros festivais em âmbito estadual e nacional.
São Sebastião foi bem representada com o grupo de Street Dance “Descendentes de Rua”, que conquistou vários títulos, como o 2° lugar na categoria “Solo infanto-juvenil” com a coreografia “bonequinha sonhadora”, de Luana dos Santos. O “Solo juvenil” consagrou em 1° lugar o “Cyber Dance”, do aluno Volnei Junior. “O som do silêncio”, do grupo sebastianense também ficou em 1° lugar. Já na categoria “Conjunto sênior”, os “Descendentes de rua” empataram em 1° lugar com a “Academia Biodance”, de Ubatuba.
Todos os diretores de dança foram contemplados com certificados de participação e as três primeiras colocações de cada categoria foram classificadas para o Prodansp. Os resultados completos poderão ser conferidos a partir desta terça-feira (20/03) no site da RV Promoções (www.rvpromocoes.com.br).
A moradora de Ubatuba, Carla Tavares, 36 anos, disse que o evento é muito bom para valorizar os grupos de dança e dar uma oportunidade para se apresentarem fora da região. “Vim torcer pela minha cidade, mas é muito difícil escolher qual é o melhor, já que todos pra mim são excelentes”, disse Carla. (Fonte: PMSS)

Zé Ramalho e Araketu levam mais de 15 mil pessoas para a Rua da Praia de São Sebastião

São Sebastião - Mais de 15 mil pessoas acompanharam no final de semana os shows comemorativos aos 371 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião. O cantor paraibano Zé Ramalho e a banda de axé baiana Araketu agitaram a Praça de Eventos da Rua da Praia, mesmo com a forte chuva que caiu nos dois dias.
Na sexta-feira Zé Ramalho levou seus sucessos para cerca de cinco mil pessoas. Elas cantaram hits como “Admirável Gado Novo”, “Frevo Mulher”, “Mistérios da Meia-Noite”, “Chão de Giz”, “Vila do Sossego”, “Avôhai”, “Eternas Ondas”, “Batendo na Porta do Céu” e “Sinônimo”.
Bom para Willian Ribeiro Silva, 24 anos, de São José dos Campos, que se diz apaixonado pelas músicas do cantor. Ele cantarolou todos os sucessos, e disse que sempre que pode vai aos shows de Zé Ramalho.
No sábado, o agito ficou por conta do cantor Tatau e sua banda que colocou a platéia para dançar e cantar. Foram mais de 10 mil pessoas que curtiram as duas horas de show e embalo dos músicos.
“É impossível ficar parada com essas músicas disse Patrícia Madeira Viana, moradora na Costa Sul de São Sebastião. Ela e as amigas contam que saíram debaixo de chuva para assistir aos shows. “A gente estava com medo de não ter show, mas ainda bem que não só teve como nos divertimos muito.” (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Ubatuba confirma presença nos Jogos Regionais do Idoso
Competição acontece em maio, em Pindamonhangaba

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo confirmou a realização do 2º JORI (Jogos Regionais do Idoso) entre os dias 23 e 27 de maio, em Pindamonhangaba.
Ubatuba mais uma vez estará representada na maior parte das 11 modalidades da competição (atletismo, bocha, buraco, dama, dominó, dança de salão, coreografia, malha, natação, truco e vôleibol adaptado).
Em algumas modalidades os representantes de Ubatuba já estão definidos. Isto em função da classificação no Torneio da Melhor Idade, disputado no segundo semestre de 2006. “Por isso mesmo eles já treinavam, apenas aguardando a definição da data”, conta Valéria Carvalho, coordenadora de competição da equipe da Melhor Idade de Ubatuba.
Denise Cesar, presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, pretende prestigiar a equipe em Pinda. “Se possível, desejo acompanhar mais uma vez nossa equipe nas disputas do JORI. É fantástico o entusiasmo e a dedicação dos nossos atletas da Melhor Idade. Desejo boa sorte a todos nesta fase de treinamentos”, declarou a primeira dama de Ubatuba.
O JORI é uma competição classificatória para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em Praia Grande, de 21 a 25 de novembro. (Fonte: PMU)

Sala Verde participa de ações ambientais para comemorar Semana da Água

Ubatuba - A equipe da Sala Verde de Ubatuba está organizando, em conjunto com escolas e entidades, duas ações ambientais durante as comemorações da Semana da Água, em Ubatuba. No próximo dia 23, pela manhã, alunos da Escola Municipal Honor Figueira, membros da Associação dos Protetores de Itamambuca (API) e moradores do bairro, acompanhados por monitores ambientais, farão o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, na área do Rio Itamambuca, nas proximidades do manguezal. A concentração do mutirão acontece à partir das 8h30 na sede da API.
Ainda no dia 23, à partir das 14 horas a equipe da Sala Verde acompanhará os alunos da EMEI Maria Alice Leite da Silva, do bairro do Perequê-Açu em uma ação de replantio de espécies nativas, nas proximidades do Rio Grande, em áreas que sofreram com aterros para loteamentos.
Organizada em parceria com a secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, a ação é um complemento do trabalho desenvolvido pela equipe da Sala Verde (parceria PMU/ Ministério do Meio Ambiente). “O mutirão vem ao encontro do que temos defendido em nossos cursos, sobre os cuidados e as responsabilidades ambientais de todos”, diz Vânia Carozzo, educadora ambiental e uma das coordenadoras de Sala Verde. (Fonte: PMU)

Prefeitura testa composto orgânico feito a partir de resíduos de peixe
Essa iniciativa é duplamente ecológica, uma vez que aproveita resíduos antes jogados no mar e os transforma em um fertilizante natural, com muitas propriedades nutritivas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Vigilância Sanitária e pescadores da Praia do Itaguá, iniciou nesta segunda-feira, 19, um projeto que visa aproveitar os resíduos dos peixes. As partes não utilizadas no consumo, como barrigada, escamas e cabeças, misturadas à serragem serão transformadas em um rico composto orgânico a ser utilizado pelos agricultores do município.
Essa iniciativa, segundo a secretaria da Smapa, Valéria Gelli, é duplamente ecológica. "Primeiramente, esses resíduos que antes eram jogados no mar, serão reaproveitados, evitando o mau cheiro. Depois, para os agricultores, esse é um fertilizante natural e barato, com muitas propriedades nutritivas, como o fósforo, o nitrogênio e diversos micro-nutrientes."
O projeto-piloto, que será testado durante um ano, foi desenvolvido por técnicos da própria Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os pescadores que aceitaram contribuir com o projeto são o Paco e o Santana, da Praia do Itaguá. Nesta fase de teste do projeto, uma média de 50 kg de composto poderá ser produzida ao dia. (Fonte: PMU)

Cidadãos com dengue devem procurar Unidades de Saúde da Família

Ubatuba - Com o objetivo de desafogar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os munícipes a procurarem atendimento em seus próprios bairros, nas Unidades de Saúde da Família em vez de se deslocarem para o Centro. Outra opção são os pronto-atendimentos, situados no Centro e no Ipiranguinha. Ambos realizam consultas das 7h30 às 19h30, todos os dias, inclusive nos fins-de-semana. Essa atitude contribuirá para que as pessoas, de um modo geral, sejam atendidas com maior rapidez.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, em torno de 38 a 39º por, no máximo sete dias, dores no corpo, dor de cabeça e na região ocular, podendo ser acompanhadas de manchas avermelhadas no corpo e coceira. No caso de suspeita, evitar ingerir medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico (AAS), dando preferência para dipirona ou paracetamol. Outra dica importante é ingerir bastante líquido, evitando a desidratação. Não há tratamento específico para a dengue, apenas sintomático, ou seja, assim como numa gripe, os medicamentos indicados servirão apenas para aliviar os sintomas. (Fonte: PMU)

Regata da Amizade quer bater recorde de embarcações em Ubatuba

Ubatuba - A Associação dos Usuários da Marina do Saco da Ribeira (AUMAR) promove nos próximos dias 6 e 7 de abril a 15ª Regata da Amizade. O evento, aberto aos veleiros de oceano IMS, ORC Club, Bra RGS e Cruzeiro (Bico de Proa), tem apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, e terá, no sábado, à partir das 13 horas, a regata de percurso; no domingo, às 12h acontece a regata Barla-Sota (demarcada por bóias). A festa de premiação, com Canoa de Cerveja, churrasco e mexilhão, começa às 18h30, no Ubatuba Iate Clube.
Os organizadores esperam alcançar a marca de 60 veleiros na raia, e bater o recorde de participantes em regatas disputadas em Ubatuba, nesta edição de quinze anos do evento. A média dos últimos anos tem sido de 40 embarcações reunindo velejadores do Litoral Norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.
Em 2006, o barco Phetixe IX comandado por Júlio Antônio Cechelto foi o vencedor na categoria Veleiros de Competição; já a embarcação Azougue, comandada por Carlos Matos, foi a vencedora na categoria Cruzeiro geral.
Além dos troféus, a organização sorteará durante a festa de premiação uma vela Genoa (Velas BK) e duas Manicacas (PHTX Manicacas), ovos de Páscoa, entre outros brindes.
As inscrições estão abertas na secretaria da AUMAR ou no site oficial do evento www.indicemkt.com.br. O valor é de R$ 30,00 por tripulante até o dia 28/3. A partir do dia 29/3, o preço passa para R$ 40,00. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e fazer depósito bancário.
A 15ª Regata da Amizade, promovida pela AUMAR, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)
 

 

SEMANA DE 16/03 A 22/03/2007

CINE PORTO

Fone:3833-2066 ( 012 )

"Dreamgirls - Em Busca do Sonho"
Ás 16:00 hs - 18:30 hs - 21:00 hs


CINE PASSEIO

Fone :3832-2843 ( 012 )

"A Conquista da Honra"
Às 16:00 hs - 18:30 hs - 21:00 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Mare nostrum

A casa de meu avô
navegava
em um mar de bananeiras
e sua chaminé
soltava rolos de fumaça
e cheiro de pirão de peixe.

Mare nostrum

A casa de meu avô
era um navio escondido
no oceano do bananal
e só era percebido
pela bandeira de São João
no mastro principal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Um minuto do seu dia
A cada minuto do nosso dia 32 metros quadrados da Floresta Amazonica são destruidos. Isto num ano em que a destrição foi a menor dos ultimos 10 anos.
Não custa nada voce perder um tempinho e acessar o link abaixo para deixar a sua assinatura em prol da vida.
Precisamos juntar um milhão de assinaturas, quando assinei o meu numero foi o 68 865º. Estamos perdendo de longe para uma noite de paredão do Big Brother.
E ai?
O que é mais importante?

http://www.amazoniaparasempre.com.br

Carlos Rizzo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vista da estrada para Almada ©Lilian (Walli Imóveis)

Vista da estrada para Almada
©Lilian (Walli Imóveis)

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor