Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 02 de Abril de 2007 - Nº 1739 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO inova mais uma vez

Caraguatatuba
Caraguá inicia identificação de animais com microchip
Pegorelli receberá Recreação nos Bairros pela 2ª vez

Ilhabela
Prefeito Manoel Marcos visita comunidade tradicional do Bonete
Ilhabela promove ação contra a Dengue no ‘Dia D’ Estadual


São Sebastião
Ditraf vai mudar mão de direção em ruas da Vila Amélia, em São Sebastião
Saúde inicia mutirão com famílias do Itatinga na segunda-feira
Prefeitura quer entregar a nova Rua da Praia no dia 7 de setembro
Alunos de escola municipal terão aulas de tênis na Rua da Praia de São Sebastião
Aciss promove palestra do Procon com empresários de São Sebastião
São Sebastião ganha seis novos ônibus ecológicos para transporte coletivo


Ubatuba
Prefeito se reúne com setor agrícola de Ubatuba
Prefeitura realiza devolução da Praça Cícero Gomes na próxima quarta-feira
"Regata de Velas Volta Ilha Anchieta" comemora 30 anos do Parque Estadual
Prefeitura de Ubatuba inicia Projeto de Desenvolvimento Responsável da Maricultura
Velejadores de Ubatuba se destacam em regata de monotipos
Ubatuba: casos de dengue quase dobram em uma semana
Prefeitura inaugura Ponte Roberto Ribeiro da Silva, no Ipiranguinha
Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte elege diretoria
Inscrições para torneio de futevôlei começam dia 2 abril
Equipe da Sala Verde ministra curso no Sertão do Perequê Mirim
Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO inova mais uma vez

Litoral Norte - Alunos do Centro Universitário Modulo vêm participando, durante o decorrer de seus cursos, de aulas diferenciadas.

 As Aulas Especiais foram criadas por professores que, procurando sempre oferecer uma formação mais completa e ampla para os estudantes, desenvolveram atividades práticas com o objetivo dos alunos aprimorarem suas habilidades e competências na pratica, preparando-os para que sejam diferenciados no mercado de trabalho.

 Toda estrutura do UNIMÓDULO, e até espaços externos, estão sendo utilizados para as aulas. Quadras, laboratórios de informática, auditórios, entre outros, estão a disposição para que o aproveitamento seja o melhor possível.

 Com as Aulas Especiais, alunos, professores e colaboradores do UNIMÓDULO criam também, vínculo maior, aumentando a integração.

 Clique e confira alguns exemplos de aulas especiais no UNIMÓDULO:

Futebol com as mãos: Educação Física do UNIMÓDULO ensina esporte de novas maneiras

Alunos à venda: Design de Interiores produz vitrines vivas que vendem os próprios alunos

Alunos do UNIMÓDULO viram artistas e encenam obras de Edgar Allan Poe

Curso de História do UNIMÓDULO visita quilombo em Ubatuba

Estudantes de Pedagogia pesquisam sobre estrutura e organização das ONG's

(Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá inicia identificação de animais com microchip

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses iniciará na segunda-feira, dia 2 de abril, o registro de identificação de animais por microchip.
Nesta primeira fase de identificação, o CCZ trabalhará com 500 aparelhos e irá priorizar os eqüinos, bovinos, cães e gatos recolhidos e resgatados pelos proprietários, os leiloados e adotados; animais castrados no programa de controle populacional do município, programa que será implantado nos próximos meses.
O método de identificação eletrônica, que é aplicado no animal por meio de injeção via subcutânea, é eficaz e seguro, relacionando o proprietário ao cadastro de seu animal. Além do microchip, o CCZ fornecerá uma plaqueta de identificação externa, que será fixada na coleira do animal.
O registro consiste em anotação dos dados dos proprietários e seus animais, que servirão para o desenvolvimento de programas de prevenção, evitando riscos à saúde do ser humano, como, por exemplo, doenças de zoonoses e acidentes, além do bem estar da população animal e da saúde pública.
O registro permitirá que o CCZ tenha informações e possa conhecer e dimensionar as populações de cães e gatos; subsidiar o planejamento de políticas de saúde pública; conhecer os proprietários e seus animais; avaliar o controle do proprietário sobre o animal; responsabilizar os proprietários pela manutenção de seus animais; reduzir o percentual de cães e gatos perdidos e abandonados submetidos à eutanásia e identificação de animais de grande porte (eqüinos e bovinos).
De acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Guilherme José Garrido, após essa primeira fase, mais microchips serão adquiridos pela Secretaria de Saúde para atender a demanda espontânea. "O animal chipado que for encontrado na rua será identificado e devolvido ao seu dono no mesmo dia, com isso o município terá menos gastos com alimentação, medicamentos e manutenção geral e também o bem estar do animal", disse.
Garrido informou, que se o animal chipado for encontrado na rua será apurada, junto ao proprietário, a causa da fulga e a princípio o dono será notificado e orientado sobre sua responsabilidade. "Em caso de reincidência, o proprietário poderá ser multado. Abandonar animal na rua é crime previsto na Lei Municipal 1.298/06 e poderá resultar em multa de 50 a 1000 VRM (Valor de Referência do Município). Mas independente de qualquer situação, qualquer acidente que o animal provocar na rua como mordedura ou acidente com automóvel é de responsabilidade do proprietário", finalizou o veterinário.
Valor da VRM 1,7555. (Fonte: PMC)

Pegorelli receberá Recreação nos Bairros pela 2ª vez

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Pegorelli, em Caraguatatuba, receberão neste sábado, dia 31, o projeto "Recreação nos Bairros" idealizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. Com início em 2005, o projeto tem como objetivo levar para os bairros da cidade brincadeiras e diversão para as crianças.
O evento terá início às 8h, no campo das Casas Populares, como gincanas, bexigas esculturais e competições de futebol e futvôlei e vai até às 12h. Uma equipe da SECER estará no local para animar a criançada.
No ano passado, o bairro também recebeu o projeto e atraiu cerca de 300 crianças e emocionou a moradora Elenice da Veiga, que agradeceu ao prefeito José Pereira de Aguilar, por desenvolver um projeto que atenda as crianças de famílias de baixa renda.
Este é o primeiro bairro que recebe o projeto, que visa atender diversas comunidades até o final do ano.
O evento, além de levar diversão e lazer para a comunidade, incentiva a prática esportiva nas crianças, evitando que as mesmas fiquem na rua, no final de semana, sem nenhuma atividade física. pmc

Prefeitura de Caraguá prorroga benefícios fiscais
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, prorrogou o prazo de desconto de 100% em multas e juros para pagamento de débitos.

Atendendo a uma solicitação dos contribuintes, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, prorrogou para até 13 de abril a isenção de multas e juros para os pagamentos de débitos.
A medida permite que os contribuintes regularizem sua situação tributária, liquidando seus débitos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2006, inclusive os anos que já se encontram em Execução Judicial.
"A prorrogação para 13 de abril foi um pedido dos moradores de outras cidades que possuem casa de veraneio na cidade e querem aproveitar a véspera do feriado de páscoa para quitar seus débitos na prefeitura", comenta Aguilar.
A Prefeitura estará com plantão especial na quinta-feira dia 06 para atender a população.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito Manoel Marcos visita comunidade tradicional do Bonete

Ilhabela - Na quinta-feira, 29, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, esteve visitando a comunidade tradicional do Bonete.
Manoel Marcos foi acompanhado de funcionários da prefeitura, engenheiros especialistas em geração alternativa de energia e em linhas de transmissão e do coordenador do comitê gestor do projeto ‘Luz para Todos’, engenheiro Fernando Selles Ribeiro.
A visita teve a finalidade de fazer uma avaliação preliminar do sistema hidrelétrico existente, cuja capacidade de produção é comprometida pela falta d'água durante estiagens prolongadas.
A comunidade expôs suas carências, que vão desde as dificuldades da escola em conservar a merenda escolar, impossibilidade do dentista atuar por insuficiência do compressor ou até de conservar o pescado, por falta de energia para manter o frigorífico.
Os técnicos estudarão as formas mais viáveis de atender a essas demandas. Estão sendo consideradas as seguintes possibilidades: a implantação de um sistema fotovoltaico (energia solar), um sistema eólico (ventos), a eventual repotencialização da unidade hidrelétrica ou mesmo a implantação de uma rede de transmissão tradicional que passaria pelo caminho que, em alguns pontos, corta o Parque Estadual.
“Estes estudos tem uma fundamental importância para a melhora das condições de vida destas pessoas. Os moradores do Bonete, assim como os de todas as Comunidades Tradicionais de Ilhabela, são muito bem assistidos por minha administração. Graças a este trabalho, Ilhabela hoje tem comunidades tradicionais ao invés das antigas comunidades isoladas”, afirmou o prefeito Manoel Marcos. (Fonte: PMI)

Ilhabela promove ação contra a Dengue no ‘Dia D’ Estadual

Ilhabela - Tendo em vista a situação epidemiológica atual e visando um esforço conjunto dos municípios do Estado de SP, a Secretaria Estadual de Saúde estabeleceu o “Dia D” Estadual de Combate à Dengue, que acontece no sábado, 31.
Para tanto, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Saúde, estará realizando ações que visam alertar e conscientizar a população para a importância de eliminar os criadouros e proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O combate será feito pela equipe do PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue), em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e apoio da Divisão Municipal de Trânsito. A ação consiste na distribuição de panfletos educativos com orientações aos munícipes e turistas sobre os cuidados a serem tomados em suas residências e comércios. A distribuição destes folhetos estará concentrada no terminal marítimo na Barra Velha, estabelecimentos comerciais, residências e outros pontos da cidade.
Ilhabela não tem nenhum caso confirmado este mês de março. A Prefeitura, através da equipe do PIACD, tem intensificado as ações no combate da doença, com várias atividades de controle como fiscalização das denúncias de possíveis criadouros; aplicação de inseticida e nebulização nas áreas com maiores incidências de focos; arrastão educativo nos bairros com coleta de recipientes; monitoramento de armadilhas para detectar a presença do mosquito; vistoria permanente nas escolas, residências e comércios para eliminação dos prováveis criadouros, entre outras atividades que são exercidas durante o ano todo.
Para o supervisor de equipe do PIACD, Mário Otávio de Carvalho, a participação dos moradores é fundamental para o controle da doença, e todos precisam assumir a sua parcela de responsabilidade.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população para que evite em suas residências possíveis criadouros, como caixa d´água sem tampa; piscina sem tratamento adequado; pratinho de vasos de plantas e vasos de plantas; cercas de bambu; pneus; garrafas vazias e, atenção especial, às bromélias ou outras plantas que acumulem água. “Faça você mesmo uma busca na sua residência depois das chuvas para eliminar possíveis criadouros”, alerta o supervisor.
Maiores informações ou denúncias ligue para: (12) 3896. 5822. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ditraf vai mudar mão de direção em ruas da Vila Amélia, em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), vai alterar a mão de direção das principais ruas do bairro Vila Amélia, na região central. A mudança ocorre a partir do dia 9 de abril nas ruas Mansueto Pierotti e Armando Sales Oliveira.
Já na segunda-feira (2/4), agentes de trânsito vão distribuir panfletos aos moradores nas vias informando a respeito das alterações. De acordo com o diretor da Ditraf, Márcio Nonato,o objetivo é informá-los para que se acostumem com as alterações que ocorrerão na semana seguinte. Também serão colocadas placas com a nova sinalização e faixas de orientação.
Ainda de acordo com Nonato, durante 15 dias após a alteração, os agentes também orientarão os motoristas para que ficam atentos. Após esse período serão multados aqueles que andarem na contramão.
As ruas Mansueto Pierotti e Armando Sales Oliveira são mão dupla após a rua Domingos Tavolaro, usada para fazer o retorno para quem sai da avenida Guarda Mor Lobo Viana para quem vem pela rua Nossa Senhora da Paz e pela própria Armando Sales.
Com a mudança, a Armando Sales passa a ter mão única para quem segue sentido centro/bairro até o final da via e a rua Mansueto Pierotti fica liberada apenas para quem desce do bairro em direção ao centro.
De acordo com Márcio Nonato essa era uma antiga reivindicação da comunidade da Vila Amélia. Ele também ressalta que o atual volume de veículo não comporta mais o fluxo nos dois sentidos das vias. Com uma única mãe, também deve melhorar o estacionamento no bairro. (Fonte: PMSS)

Saúde inicia mutirão com famílias do Itatinga na segunda-feira

São Sebastião - As primeiras famílias a serem examinadas durante um mutirão médico realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, começam a ser atendidas a partir de segunda-feira (2/4). Para esse dia foram agendados seis moradores, três de cada família, dos 260 que devem passar por exames laboratoriais e físicos e também anamnese (entrevista para relembrar todos os fatos que se relacionam com doença ou uma pessoa doente). Um exame acontece a partir das 9h e outros às 14h.
Essas pessoas moram ou moravam no bairro Itatinga, na região central de São Sebastião, nas imediações da área onde a Petrobras encontrou restos de óleo no subsolo. Dez médicos foram capacitados pela empresa para fazer os exames que devem durar, em média, duas horas por pessoa. As famílias das casas onde havia produto já foram examinadas, indenizadas e tiveram os imóveis derrubados para melhor avaliação da área.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Família (PSF) no município, José Antônio Andrade, todas as pessoas que devem fazer os exames já foram cadastras pela Petrobras e serão comunicadas por agentes comunitários para o dia e horário da consulta. “É importante ressaltar que apenas essas pessoas serão atendidas.”
Os exames serão realizados na Unidade Básica de Saúde da Topolândia, a mais próxima do bairro Itatinga. (Fonte: PMSS)

Prefeitura quer entregar a nova Rua da Praia no dia 7 de setembro
Atualmente, funcionários de empreiteira trabalham na colocação de novo sistema de drenagem da avenida e preparação para novo pavimento

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião quer entregar no dia 7 de setembro, durante as comemorações do Dia da Independência, a nova Rua da Praia. O principal cartão postal da cidade continua em processo de valorização - iniciado com a entrega da 1ª fase da Urbanização do Aterro, no final do ano passado.
Hoje, funcionários da empreiteira contratada pela Prefeitura trabalham na instalação dos tubos e das caixas de escoamento de água do novo sistema de drenagem. Máquinas retro-escavadeiras já retiraram todo o asfalto da avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia). No último dia 16 de março, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, anunciou a retomada da obra.
Conforme informou o secretário municipal de Obras e Planejamento, Thales Carlini, em reunião com comerciantes nesta quarta-feira (28/3), a revitalização estará dividida em duas fases. Nesta primeira etapa, entre abril e maio, serão realizados os serviços na avenida, enquanto na segunda fase, em junho e julho, será a vez do calçadão ao lado do comércio. Uma mostra de como ficará a avenida após a revitalização pode ser vista pelo que já foi feito no trecho entre a Administração do Porto/Dersa e a Receita Federal. Hoje, a obra vai do Restaurante Tip-Top até a Pizzaria Palhoça. O investimento chega a R$ 6,9 milhões.
Entre as mudanças estão: mão dupla na avenida, cabos de energia subterrâneos e sistema de iluminação ornamental, novo calçadão com jardins, bancos, novas luminárias e troca de pavimento.
Paralelamente, o comércio também deverá se adequar às mudanças. Bares e restaurantes, por exemplo, terão de seguir um padrão de mesas e cadeiras para a área externa do estabelecimento e calçadão. Também serão adequadas as fachadas, incluindo toldos e letreiros. A previsão é inaugurar a Revitalização da Rua da Praia no dia 7 de setembro.
No final do ano passado, a Prefeitura de São Sebastião entregou a 1ª fase da Urbanização do Aterro, quando o local ganhou quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de beach soccer, estacionamento, parque infantil, pista de skate oficial, ciclovia, calçadão, praça de eventos, sanitários, vestiários, revitalização do córrego do Outeiro e um grande jardim. O investimento chegou a R$ 4 milhões.
Tais obras significam a realização de um sonho da comunidade sebastianense. A Rua da Praia revivendo os seus tempos de glória com a urbanização do aterro e revitalização da avenida. (Fonte: PMSS)

Alunos de escola municipal terão aulas de tênis na Rua da Praia de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promoveu nesta sexta-feira (30/3), com os alunos da Escola Municipal José Machado Rosa, uma seletiva para as aulas de tênis que estão sendo realizadas semanalmente na quadra da Rua da Praia.
Esta seletiva, que vai escolher 30 crianças da unidade escolar, com idades entre 7 e 10 anos, alunos de 1ª a 4ª séries, vem complementar o grupo de 64 crianças que participam do projeto denominado “Criança + Esporte = Diversão”.
A idéia principal do projeto é fazer com que as crianças aprendam esse esporte de forma mais natural, através de brincadeiras baseadas nas técnicas do tênis.
“Toda técnica aplicada é baseada no novo método de ensino da “Head Team Elite”, programa que busca unificar um método de ensino que evita lesões e busca alta performance”, ressalta o instrutor de tênis Décio Salu.
As aulas são ministradas por Décio, assessorado pela monitora da Salu Tênis Érika de Souza, e pelo monitor da Secretaria de Esportes Marcelo Aparecido de Souza, e acontecem de segunda a quinta-feira das 9 às 11h no período da manhã, e das 14h às 16h no período da tarde. Todo o material esportivo como raquete e bolinhas é fornecido para o instrutor pela Head.
A seletiva aconteceu na quadra de esportes da escola Machado Rosa e as crianças mostraram-se muito entusiasmadas. O professor de Educação Física da escola, Carlos Henrique de Freitas, conta que participaram da seleção 120 alunos de manhã e mais 120 à tarde. A alegria era geral e todas as crianças interessadas em participar das aulas na Rua da Praia se empenharam em mostrar intimidade com a raquete.
“Para selecionar os 30 alunos vou levar em conta vários fatores, entre eles habilidade, interesse, boletim escolar e freqüência às aulas”, conta Salu.
A aluna da 2ª série Priscila Isidoro da Silva, 8 anos, declarou-se uma apaixonada pelo tênis. “Acho um esporte glorioso e o jeito como o professor ensina é muito legal.” (Fonte: PMSS)

Aciss promove palestra do Procon com empresários de São Sebastião

São Sebastião - Por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), o Procon realizará uma palestra para os empresários da cidade na próxima terça-feira (3/4), às 19h30, no Teatro Municipal.
Segundo o técnico em atendimento ao consumidor do Procon, Marcos Roberto de Souza, pela primeira vez a palestra será dirigida aos fornecedores, e não aos consumidores, e já foram distribuídos 300 convites ao empresariado local.
A palestra terá a participação do coordenador do Procon, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, que abordará temas sob a ótica do fornecedor e falará sobre assuntos como os cuidados que devem ser tomados ao se prestar um serviço, o que a lei exige do fornecedor, como proceder em determinadas situações para não incorrer em erro, e também sobre garantia e assistência técnica.
São Sebastião abriga muitos empresários do ramo hoteleiro e uma parte da palestra será dirigida para este setor, onde se discutirá sobre locações para temporada, reservas, atendimento,entre outros. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha seis novos ônibus ecológicos para transporte coletivo

São Sebastião - São Sebastião ganhou nesta sexta-feira (30/3) seis novos ônibus ecológicos. Os veículos da Ecobus - concessionária de transporte coletivo na cidade - foram apresentados por diretores da empresa ao prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado do presidente licenciado da Câmara, Marcos Leopoldino, na Rua da Praia.
Os ônibus ecológicos são caracterizados pelo motor diesel eletrônico, o que reduz a emissão de poluentes. No ano passado, a Ecobus adquiriu dez veículos deste modelo.
Hoje, a frota do transporte coletivo está em 82 ônibus. Segundo o gerente da Ecobus, Jair Souza Inácio, 20 novos ônibus foram encomendados para este ano. “Seis deles estão sendo apresentados. Isso faz parte da renovação da frota da empresa”, salientou o gerente.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, destaca que desde a mudança de administração da empresa houve o compromisso em investimento na renovação da frota do transporte coletivo. “O tempo de uso máximo dos ônibus de São Sebastião será de cinco anos”, comentou.
Dr. Juan informou que ainda neste semestre serão construídos dois terminais de integração, um no Centro e outro na Costa Norte. Isto possibilitará a inclusão de tarifas diferenciadas no interior de alguns bairros.
Ele ressaltou o compromisso de levar transporte público ao maior número de usuários possível. “Por isso nos empenhamos em calçar os ramais de acesso aos bairros. Fizemos Juquehy, agora Boiçucanga, vamos para Maresias, Barra do Una e Costa Norte este ano”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeito se reúne com setor agrícola de Ubatuba
Na ocasião, o prefeito escutou as reivindicações dos produtores em relação à lei do uso do solo, questões fundiárias, escoamento de produção, implantação de barracas do produtor e de uma nova feira livre na região

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com cerca de 40 produtores rurais da Região Sul, na última segunda-feira, 26. O encontro aconteceu na casa do presidente da Sociedade Amigos do Bairro Araribá (Sabara), Maurício Reimberg. O objetivo do encontro foi conversar com os produtores sobre suas necessidades no setor produtivo e esclarecer dúvidas sobre outros aspectos da municipalidade. A equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) também esteve presente, bem como o administrador da Regional Sul, Moralino Valim Coelho.
Na ocasião, o prefeito escutou as reivindicações dos produtores em relação à lei do uso do solo, questões fundiárias, escoamento de produção, implantação de barracas do produtor e de uma nova feira livre na região sul. O prefeito afirmou que para alcançar tais objetivos, é preciso união e organização do setor. "A organização do setor produtivo é importante para o desenvolvimento das atividades na região. No caso da implantação dessas barracas, por exemplo, deve haver um comprometimento dos agricultores. Nós temos o interesse de apoiar os diversos setores produtivos, desde o momento da produção até o escoamento final. Se todos se unirem, fica mais fácil de atingir os objetivos almejados."
A secretária da Smapa, Valéria Gelli, falou sobre os avanços no setor da agricultura durante os últimos dois anos. "Em tão pouco tempo, além dos trabalhos de rotina, como as assistências técnicas prestadas aos produtores, nós conseguimos diversas conquistas na área da agricultura. Promovemos diversos dias de campo, adquirimos um novo trator, com todos os seus implementos, conquistamos um espaço para escoamento de produção, que é o Mercado do Produtor Rural. Estamos muito felizes com o envolvimento dos agricultores com as questões de seu interesse e com o contato próximo que está acontecendo entre produtores e prefeitura." (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza devolução da Praça Cícero Gomes na próxima quarta-feira
O local, que antes funcionava como estacionamento de caminhões de lixo, agora é uma praça bonita e útil para toda a comunidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba organizou uma programação especial para o evento que vai marcar a devolução da Praça Cícero Gomes à população ubatubense. A festa acontece na próxima quarta-feira, 4, a partir das 18h, e vai contar com apresentação de banda e dois jogos amistosos: os times mirim e infantil de futebol de salão de Ubatuba e Caraguatatuba se enfrentarão na quadra poliesportiva que a prefeitura construiu na praça.
A área de lazer que será entregue à comunidade abrigava as antigas instalações do setor de pavimentação e serviços públicos. Durante mais de 20 anos, esta área serviu de estacionamento para caminhões de lixo, depósito de sucatas e caçambas da Emdurb. Por estar localizado em uma área tão nobre, a prefeitura decidiu valorizar o espaço, e, no lugar dos caminhões de lixo e suas pesadas caçambas, foram colocados árvores, flores e bancos.
Hoje, quem passa pela Avenida Thomaz Galhardo reconhece um lugar bonito e ajardinado, que representa um convite ao lazer e à descontração. A Praça Cícero Gomes conta com quadra poliesportiva com iluminação noturna, playground, cancha de malha e a ciclofaixa, que interliga a entrada da cidade com a Rua Conceição, proporcionando muito mais segurança aos ciclistas.
“O local em que hoje se encontra a praça é uma área pública, por isso estamos devolvendo-a à comunidade, a quem ela realmente pertence. Procuramos criar um ambiente que possa ser utilizado por todos, com segurança e lazer, mais uma opção saudável para toda a família”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
O nome da praça é uma homenagem ao advogado, jornalista e radialista Cícero Gomes, que dedicou a sua vida e o seu trabalho à população de Ubatuba. A praça que leva seu nome tem o propósito de servir à comunidade e contribuir com a qualidade de vida no município.
(Fonte: PMU)

"Regata de Velas Volta Ilha Anchieta" comemora 30 anos do Parque Estadual
A competição faz parte da 15ª Regata da Amizade e vai reunir velejadores em clima de festa e descontração

Ubatuba - Uma das mais tradicionais competições de vela oceânica do Litoral Norte de São Paulo vai fazer parte das atividades programadas para a festa em comemoração aos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta. A Regata da Amizade, que neste ano realiza sua 15ª edição, terá como percurso na sexta-feira, 6 de abril, uma volta pela Ilha, caracterizando a "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta".
A regata tem como objetivo, além do incentivo à prática do esporte, propiciar uma grande confraternização entre os amantes da vela oceânica, com a participação de velejadores profissionais e "cruzeiristas" (velejadores amadores). A característica mais marcante da Regata da Amizade é a possibilidade de velejar e competir ao lado dos familiares e amigos, de forma totalmente descontraída e festiva.
A "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta" será uma regata de percurso com a participação das classes IMS, ORC Club, RGS e Cruzeiro. Para todas as classes, a Regata terá largada às 13h00, no Saco da Ribeira, em frente à Praia do Flamengo. Os barcos das classes IMS e ORC Club largam em direção à Ilha Anchieta para em seguida deixá-la por bombordo com destino à Ilha das Palmas, Ilha das Cabras, e depois à linha de chegada, em frente à Praia do Sapateiro, no Parque Estadual Ilha Anchieta. Já os barcos das classes RGS e Cruzeiro realizam o percurso, sem passar pela Ilha das Cabras, indo diretamente à linha de chegada após passar pela Ilha das Palmas.
Descontração - Após cruzar a linha de chegada, os participantes poderão usufruir de uma canoa com cervejas e refrigerantes, em clima de festa. "A Regata da Amizade, como o nome já diz, tem o objetivo de que todos velejem descontraidamente, sem aquele clima pesado de competição. Os participantes também podem trazer suas famílias e amigos para curtir o evento", explica Alexandre Martinho, diretor-executivo da AUMAR, organizadora do evento. A 15ª Regata da Amizade ter ainda a regata do tipo barla-sota, no sábado, 7. Esta segunda regata não faz parte do evento comemorativo da Ilha Anchieta e terá a festa de premiaço no Ubatuba Iate Clube.
Inscrições - Os interessados em participar das regatas devem se inscrever até às 12h do dia 6 de abril, na secretaria da AUMAR, na Marina do Píer do Saco da Ribeira, em Ubatuba. No ato da inscrição o velejador assinará o Termo de Responsabilidade, receberá a camiseta do evento e as instruções de Regata, contendo todas as informações técnicas e percursos. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 40,00 por tripulante. Inscrições antecipadas poderão ser realizadas pelo site www.indicemkt.com.br/regata. Mais informações pelo telefone (12) 3842-0304, ou pelo e-mail: aumar.assoc@itelefonica.com.br.
Extensa programação - A "Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta" faz parte de uma extensa programação das festividades em comemoração aos 30 anos de criação do Parque Estadual, em três dias de atividades esportivas e culturais. Além da regata haverá uma corrida de aventura e uma competição de caiaques. Música, artesanato, apresentações teatrais e da cultura caiçara também serão atrações da festa em homenagem ao Parque Estadual da Ilha Anchieta.
(Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba inicia Projeto de Desenvolvimento Responsável da Maricultura
O projeto proporcionará um incremento de cerca de três toneladas e meia de mexilhões por produtor. Para a produção municipal, isso representa um aumento de cerca de 100 toneladas, além do potencial para fazer de Ubatuba o principal pólo produtor do Litoral Norte

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), deu início, nesta semana, ao Projeto de Desenvolvimento Responsável Ordenado e Sustentado da Maricultura no município. O projeto consiste na implantação de conjuntos coletores de sementes de mexilhões nas fazendas marítimas já estabelecidas em todo o município, além da construção de uma balsa demonstrativa e um workshop ao final do projeto. No último 21, os maricultores envolvidos com o projeto se reuniram na Praça Bip, para acertar os detalhes finais da implantação dos coletores.
Ao todo, serão instalados 36 conjuntos, compostos por três coletores de captação de sementes de mexilhão. Alexandre Novais, chefe de fomento à maricultura da Smapa, afirma que esse projeto terá a capacidade de proporcionar um incremento de cerca de três toneladas e meia por produtor. Para a produção municipal, isso poderá representar um aumento de, aproximadamente, 100 toneladas, dependendo das condições oceanográficas e climáticas. Se o projeto atingir essas expectativas, poderá fazer de Ubatuba o principal pólo produtor do Estado de São Paulo.
A grande vantagem ambiental do projeto é o fato de obter esse resultado, sem a necessidade de tirar as sementes de mexilhão dos bancos naturais, além da possibilidade de continuar produzindo durante o defeso, ou seja, o ano todo.
A instalação dos coletores terá início em abril e deverá ser montada pelos próprios produtores. O projeto tem uma duração de 18 meses, entre instalação, fixação das sementes, monitoramento e desenvolvimento dos mexilhões. Ao final desse período, o workshop terá a função de demonstrar os resultados de todo o trabalho.
A balsa demonstrativa será instalada da Praia da Barra Seca e terá a função de ensinar o método de cultivo aos produtores e interessados, além de servir de base de educação ambiental para crianças em idade escolar do município.
Incentivo à produção ecologicamente correta - A Prefeitura de Ubatuba desenvolveu esse projeto a partir das reivindicações dos produtores ubatubenses, como uma forma alternativa de continuar produzindo o marisco, sem causar impactos ambientais.
Na opinião da secretária, Valéria Gelli, o projeto consiste em resgatar a maricultura no município, uma vez que incentiva a captação artificial de sementes de mexilhão. "A subsistência dessa atividade estava ameaçada pelas portarias do Ibama, que restringiram consideravelmente a coleta de sementes nos costões rochosos. Com esse novo método, os maricultores não precisam mais recorrer às fontes naturais, além de poder produzir durante todo o ano, independente do período de defeso."
Um investimento de R$ 187.012,50 foi feito, entre verbas do governo federal e da prefeitura. O projeto foi aprovado e contou com a parceria da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) do Governo Federal, Instituto de Pesca, Ministério da Agricultura e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp).
Os maricultores interessados no projeto e em maiores informações entrar em contato com o Chefe de Fomento à Maricultura Alexandre Novais no telefone 12 38333500 da SMAPA. (Fonte: PMU)

Velejadores de Ubatuba se destacam em regata de monotipos

Ubatuba - Velejadores de Ubatuba subiram ao pódio na “9ª Regata de Monotipos Cidade de Paraibuna” disputada no último final de semana. A prova também contou pontos para o 7º Circuito de Vela Monotipos do Litoral Norte e Vale do Paraíba e reuniu velejadores do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande São Paulo para concorrer em diversas categorias.
No sábado, com muito sol na represa de Paraibuna, foram disputadas duas regatas em percurso triangular e no domingo, apenas uma devido aos fracos ventos. Ubatuba chegou ao topo do pódio nas categorias Laser com Milton Passos Franol, vencendo a prova e Afonso Blac, chegando em terceiro. Magnus Frederic ficou com a quinta posição. Na categoria Holder Iniciante, Alan Botelho foi o campeão e Augusto Martim ficou em quinto.
A equipe de velejadores contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
(Fonte: PMU)

Ubatuba: casos de dengue quase dobram em uma semana

Ubatuba - A Superintendência de Controle de Endemias, a Sucen, vai intensificar o combate à dengue em Ubatuba. O número de pessoas infectadas na cidade quase dobrou em uma semana: agora já são 700 casos confirmados.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Ubatuba tem hoje 2350 casos suspeitos, dos quais 700 foram confirmados. O número de infectados quase dobrou em uma semana, quando havia menos de 400 casos confirmados. A vigilância investiga também duas suspeitas de dengue hemorrrágica.
A Superintendência de Controle de Endemias, enviou na última segunda-feira, uma equipe com 20 agentes da região, para reforçar os trabalhos de combate aos criadouros, que até então contava apenas com 25 funcionários.
Além disso, segundo a diretora da Sucen, Celeste Azevedo, o combate à dengue ganhou mais oito bombas de nebulização e novos veículos. No sábado, dia "D" de combate à dengue, cerca de 400 voluntários vão participar das ações de combate ao mosquito, na região central da cidade. (Fonte: Divulgação)

Prefeitura inaugura Ponte Roberto Ribeiro da Silva, no Ipiranguinha
A cerimônia de inauguração contou com representantes do Governo do Estado, presidentes de associações de bairro, vereadores e muitos moradores da região

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, inaugurou nesta sexta-feira, 30, uma ponte que foi construída através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. A Ponte Roberto Ribeiro da Silva, no bairro do Ipiranguinha, alivia o trânsito em uma das principais vias de acesso ao bairro: a Rua da Cascata.
Além disso, a ponte facilita o deslocamento entre a Rua da Cascata e o Vale do Sol, trajeto realizado por um grande número de moradores, todos os dias. Agora, o trajeto será realizado pela ponte, evitando a grande volta que tinha que ser feita pela Rodovia Oswaldo Cruz, colocando em risco a segurança dos transeuntes.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Ponte Roberto Ribeiro da Silva é mais uma obra desta administração para o Ipiranguinha, bairro tão populoso e importante para o desenvolvimento de Ubatuba. “A região oeste é muito importante para o nosso município. No Ipiranguinha, criamos vagas em creches, estamos construindo uma escola padrão, investimos na reforma da quadra da E.E Idalina Graça, construímos o palco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, reformamos o Posto de Saúde, enfim, nossa administração está sempre atenta com o bairro”, disse o prefeito, que agradeceu a presença dos representantes do Estado e o carinho que o governador José Serra tem por Ubatuba.
O prefeito esclareceu que a mão de direção na ponte será definida posteriormente, de acordo com a necessidade da comunidade.
Autoridades - A cerimônia contou com a presença de representantes do Governo do Estado: a Capitã PM Mônica Puliti Dias Ferreria Bondezan e o Major PM Jefferson de Almeida, ambos da Defesa Civil. “O Governo do Estado sente-se honrado em saber que os recursos estaduais, junto aos municipais, geraram uma obra importante como esta. Nossa meta é trabalhar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e tenho certeza que esta ponte vai promover isto”, disse o Major, que anunciou a vinda de novos recursos estaduais para o município.
Aprovação - Presidentes de associações de bairro marcaram presença na cerimônia de inauguração da ponte. Ana Paula Cavaglieri, da Associação de Moradores do Vale do Sol, parabenizou o prefeito por mais esta obra na cidade. “Estávamos precisando muito desta ponte, que ficou tão bonita e vai melhorar muito o trânsito nesta região”.
Quincas Cruz Neto, da Associação de Moradores do Jardim Carolina, elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar: “sempre ouvimos falar de Ubatuba marcado pelo antes e depois de Ciccillo Matarazzo, mas tenho certeza que passaremos a ouvir falar de Ubatuba antes e depois da administração do prefeito Eduardo Cesar, pelas grandes realizações, que estão transformando profunda e positivamente nossa cidade. Esta ponte é mais um marco desta administração”.
Da Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (SABI), Adilson Lopes falou sobre a importância da ponte: “esta é uma obra muito significativa e que estamos esperando desde 2002. Temos problemas com o trânsito e a ponte vai trazer segurança e qualidade de vida aos moradores”.
O Poder Legislativo também marcou presença: os vereadores Osmar de Souza e Claudinho Gulli prestigiaram a cerimônia e parabenizaram o prefeito Eduardo Cesar pela realização. “Mais uma vez estamos inaugurando uma obra. Isto mostra que as pessoas criticam e o prefeito trabalha. As coisas boas estão acontecendo, o pior cego é aquele que não quer enxergar”, disse o vereador Claudinho, que lembrou outras realizações desta administração no bairro.
Homenagem - O nome da nova ponte é uma homenagem ao senhor Roberto Ribeiro da Silva, um dos primeiros comerciantes do Ipiranguinha, que serviu à comunidade durante toda a sua vida e foi muito querido por todos.
A filha do “Robertão”, como era conhecido o comerciante, Nestina Ribeiro, agradeceu ao prefeito pela homenagem. “Em nome de toda a família agradeço o prefeito. Estamos muito honrados e felizes porque meu pai foi um exemplo e grande colaborador do bairro”.
(Fonte: PMU)

Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte elege diretoria
Duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, para apresentar os objetivos do Convention Bureau e seu plano de ações. O Conselho Municipal de Turismo deu parecer favorável à adesão de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Comercial convida o empresariado ubatubense para participar da eleição para a Diretoria do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 2, no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, que fica na Av. Guarda Mor Lobo Vianna, 1440.
Durante esta semana, duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, no sentido de apresentar os objetivos do Convention Bureau do Litoral Norte e seu plano de ações aos empresários e ao Conselho Municipal de Turismo, que deu parecer favorável à adesão de Ubatuba ao grupo.
Fomento da atividade turística - O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o Convention Bureau é formado por áreas afins que se unem em prol do fomento da atividade turística, criando calendários de eventos e pacotes turísticos e divulgando a destinação que se deseja fomentar. Ele afirma que o caminho mais curto para o contato com a Embratur é por meio da Federação.
Azevedo ressalta ainda que o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."
Plano de ação - O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CD's multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.
Aos interessados em participar - Os interessados em se filiar ao Convention Bureau do Litoral Norte devem entrar em contato com a Associação Comercial de Ubatuba. Para participar da votação, o empresário deverá preencher uma ficha de adesão e contribuir com o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Essa ficha autoriza a votação na primeira eleição do Conselho Diretor e Fiscal do LNSPC&VB. Posteriormente deverá ser preenchido o Termo de Filiação com os demais dados da empresa. (Fonte: PMU)

Inscrições para torneio de futevôlei começam dia 2 abril

Ubatuba - Estarão abertas, a partir da próxima segunda-feira, as inscrições para a segunda etapa do “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei”. A etapa acontecerá no sábado, dia 14 de abril, no Quiosque do Wilson, na Praia Vermelha do Centro e classificará a segunda dupla de Ubatuba para a disputa dos Jogos Regionais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer ou pelo telefone 9119-9650, com Pipoka. Na primeira etapa, disputada por 14 duplas na praia do Perequê-Açu, no início de março, a dupla Caio e Georges foi a primeira a se classificar para os Regionais, com a segunda colocação. A dupla vencedora da primeira etapa foi Carioca/Xandão, de Caraguatatuba. O 1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e Liga Ubatubense de Futebol. (Fonte: PMU)

Equipe da Sala Verde ministra curso no Sertão do Perequê Mirim

Ubatuba - A comunidade do Sertão do Perequê-Mirim receberá na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, um curso de educação ambiental promovido pela equipe da Sala Verde de Ubatuba.
Durante o curso serão abordados temas como responsabilidade social do indivíduo, apresentação de propostas ambientais, recuperação de mata ciliar, entre outras ações. As inscrições para o curso poderão ser feitas na secretaria da Escola Municipal Maria da Cruz Oliveira ou pelo telefone 9761-4811. O curso será ministrado na escola, a partir das 18h30. (Fonte: PMU)

Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho
Serão cinco dias de palestras sobre assuntos relacionados a cuidados no ambiente de trabalho

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Santa Casa, realizam entre os dias 9 e 13 de abril, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho. A semana vai contar com palestras de diversos profissionais, que durante os cinco dias de evento explanarão sobre assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, como doenças, acidentes e cuidados que devem ser tomados durante o horário de expediente.
O objetivo da Sipat é treinar os funcionários de ambas instituições e conscientizá-los sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. A cerimônia de abertura da II Sipat da Prefeitura de Ubatuba e IX Sipat da Santa Casa acontece no Salão da Igreja São Francisco, a partir das 8h, com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta.. Nos demais dias, as atividades têm início às 9h.
Confira a programação da Sipat, que conta com apoio da Pousada Naan, Supermercado Paulista, Supermercado Rosado, Sapataria Fernandes, Grafica São Lourenço, Waldir Cabeleiro e Dentista Dra Rejane:
Segunda-feira - 9 de Abril
8h - Recepção e Cadastro com a presença da “Banda Lira Padre Anchieta”
8h30 - Cerimônia de Abertura com o Exmo. Prefeito Sr. Eduardo César e autoridades
9h30 às 10:30h - Palestra SENAC
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Palestra SENAC
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - Palestra SENAC
15h30 às 16h Coffee Break
16h às 17h - PMU DST-AIDS – palestra Dr. Tom Blasques - Coordenador do Programa DST-AIDS - Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Terça-feira - 10 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 – Polícia Rodoviária Federal - Segurança no Trânsito
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h –Saúde Mental PMU - palestra Luiz Henrique Apacio - Psicólogo e Roberta Roncali - Psicóloga - Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 – palestra Dr. Jair Antonio de Souza Superintendente de Apoio Administrativo PMU e Consultor Jurídico do IPMU- Assédio Sexual
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - SAPO-UBA - palestra Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele e de Mama

Quarta-feira - 11 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 - Ambulatório de Especialidades PMU – palestra Dr. Fernando S. Bergel (Infectologista) - Acidentes com Materiais Perfuro-Cortantes e Dra. Marina Midori Edamatu (Dermatologista espacialista em hanseníase).
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Bombeiro 1o.Sgto. PM Nestor Gama Pinto - Noções de Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros
12h às 14h -Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h às 15h – palestra Doutor Waldyr D. Mendes Jr - (Neurocirurgião) - Traumatismos na Coluna e Como Cuidar Bem da sua Coluna
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - Luiz (SABESP) - Distribuição e Tratamento de água e de esgoto

Quinta-feira - 12 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Polícia Militar Sd. PM Renato de Paula Vella - Prevenção e Uso de Drogas e APAF - Marco Antonio A. Goulart
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Dr. Duani M. Silveira - Fisioterapeuta - L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Dr. Carlos A. Fragnan - Médico Clínico Gera - Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17:00h – palestra ELEKTRO

Sexta-feira - 13 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Delegacia da Mulher -Dra. Ângela A. Cabral - Violência Doméstica contra a mulher
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Eliana M.S. Manimem Fonoaudióloga Voz Profissional
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Guarda Municipal - Segurança no Trânsito (voltado para bicicletas) e uso de cerol.
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - palestra ACUPUNTURA Sra. Maria Luiza
17h - palestra Encerramento da SIPAT com a Presença da “BANDA LIRA PADRE ANCHIETA”. (Fonte: PMU)





O quê: Evento Comemorativo do Aniversário de 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta
Quando: dias 6, 7 e 8 de abril de 2007
Onde: Parque Estadual da Ilha Anchieta
Como chegar: escunas conduzirão os visitantes durante os três dias do evento. As saídas acontecem das praias do Itaguá, Enseada e do Píer do Saco da Ribeira. Mais informações, reservas e agendamentos com as empresas que realizam o trajeto:

Trip Tour – 3832-6741

Ubatur – 3832-1650

Mykonos – 3842-0329

Kaua’i – 3842-4288

Rumo Leste – 3842-4148

Atividades:

Dia 6/04 - sexta-feira
10h – 1ª Corrida de Aventura na Ilha Anchieta
13h – Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta

Dia 7/04 – sábado
9h30 – 1ª Circunavegação com Caiaque Oceânico na Ilha Anchieta
10h – Apresentação da Banda Lira Padre Anchieta
10h30 – Cerimônia Oficial dos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta
14h30 – Apresentação do Grupo Folclórico Regional de Fandango
16h – Apresentação de Peça Teatral

Dias 6, 7 e 8 de abril – sexta, sábado e domingo
Caminhadas ecológicas temáticas:
Trilha da Praia do Sul – “Biodiversidade”
Trilha da Represa – “Água e Floresta”
Trilha do Saco Grande – “Ecossistema Costeiro”

Roteiro Histórico-Cultural
Caminhada pelas ruínas do Presídio com antigos moradores da Ilha Anchieta que contarão a história da rebelião de 1952

Trilha Subaquática
Mergulho livre e autônomo

Dicas:

- leve um lanche, pois na Ilha não há restaurante ou quiosque

- vista roupas leves e confortáveis

- carregue protetor solar e repelente de insetos

- Jogue seu lixo sempre nas lixeiras espalhadas pela Ilha

- Se possível, reserve com antecedência sua vaga na escuna escolhida. Assim você saberá o horário que deve ir para o local de partida e terá sua ida garantida com mais tranqüilidade

- A Ilha Anchieta é um Parque Estadual, portanto um local com total proteção ambiental. Por isso, lá você vai encontrar diversas espécies de fauna e flora. Respeite a natureza e não esqueça sua máquina fotográfica para registrar os ótimos momentos que você vai passar na Ilha Anchieta. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
 

 

 

 

SEMANA DE 30/03 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
ás 14:20 - 16:40 - 19:00 - 21:20hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Norbit"
ás 15:30 - 19:30hs

"Motoqueiro Fantasma"
ás 17:20 - 21:20hs

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Parceria

Meu avô e Deus
faziam meiação
Deus dava a terra
meu avô adubação
e lançava a semente
Deus fazia a irrigação
meu avô colhia os frutos
ofertava devoção
acolhia os necessitados
Deus dava muita benção.
Tão produtiva era a parceria
que até o feijão
que meu avô plantava
dividia com a saúva

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A saúde pede socorro
Atos irresponsáveis na área da Saúde colocam em risco á vida da população. Investimentos equivocados fazem com que os parcos recursos sejam jogados na lata do lixo. Os fortes indícios de incompetência na Gestão da Santa Casa comprometem as ações emergenciais de socorro. Famílias sofrem por conta das infinitas falhas deste governo, que se especializou em promover desculpas esfarrapadas, cujo objetivo é esconder sua gritante incompetência gerencial. . A saúde de Ubatuba esta na UTI, mas só temos UT. Se alguém duvidar destas palavras, é só ler o Relatório da Comissão Especial de Saúde.
Atenciosamente

Charles Medeiros
Presidente da Comissão

Matéria relatório Saúde de Ubatuba

O Presidente da Comissão Especial de Saúde e PSF, Vereador Charles Medeiros, e os demais membros da Comissão, Vereador Gerson Biguá e Osmar de Souza, protocolaram junto ao Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortez, durante a última Sessão da Câmara, 28, o relatório final da Comissão de Saúde apontando propostas (19), onde foi apontado indícios de má gestão junto a Santa Casa, bem como a sugestão de melhorias a saúde para o município.
"Relatório Final.

Frente ao reclame da população do Município de Ubatuba, e diante do caos que se instalou na saúde, a Comissão de Estudos apresenta o Relatório dos trabalhos.
Após 02 meses de intensa dedicação, o objetivo dos trabalhos foi alcançado.
A Comissão analisou dezenas de documentos, empreendeu diversas visitas, e, o mais importante, ouviu os cidadãos usuários do Sistema de saúde municipal.
Esclarecemos que o abaixo relatado não tem caráter acusatório, mas pro positivo. No mais, serão apontando as deficiências do Sistema e as propostas de melhorias, bem como a sugestão de atitudes por parte do Executivo.
No decorrer dos trabalhos, visando melhorar as condições físicas, logísticas, estruturais e administrativas dos dispositivos de saúde do município, o Presidente desta Comissão realizou visita a Brasília, onde foi solicitado apoio á vários Deputados, ao Senador Suplicy, ao Ministério da Saúde e à Presidência da República solicitando recursos para investimento no Sistema de Saúde em Ubatuba.

Parecer sobre a Administração da Santa Casa

Com a Requisição Administrativa da Santa Casa, que tem força superior á intervenção, o Executivo Municipal assumiu a responsabilidade total sobre seu funcionamento não podendo fugir as suas responsabilidades.
Vislumbram-se fortes indícios de má gestão da Coisa Pública, documentos juntados á Comissão, comprovam o desperdício de recursos por parte do Gestor, temos exemplos gritantes de atos de irresponsabilidade no uso do dinheiro público:

Vejamos os exemplos:

01) Contrato para a gravação de vídeo relacionado ciclovia por uma empresa de Campinas de R$7.000.00.

02) Empréstimos financeiros para laboratório de R$ 46.000.00.

03) Aluguel de espaço para lavanderia, onde houve gasto de aproximadamente R$ 34.340,14. Houve o distrato do aluguel.

04) Descontrole contábil da Junta Administrativa, na aplicação dos recursos para pagamentos dos salários de dezembro e 2ª parcela do 13º as equipes do PSF. (R$ 528.217,280). Pagos em 19 de janeiro com recursos do IPTU de 2007.

05) O não depósito de FGTS, INSS, IRRF e PIS, dos funcionários da Santa Casa, PSF e convênios no valor de R$ 2.826.863,17.

* Os itens acima expostos demonstram um despreparo do Gestor em aplicar os parcos recursos da saúde, seja por falta de provisionamento, ou mesmo planejamento das ações.

Propostas de ações na Área da Saúde

01) Efetivação junto á Câmara Municipal de Comissão Permanente de Saúde e acompanhamento das ações PSF. (Possibilitaria maior participação do Legislativo nas ações de saúde do Município).

02) Urgência na implantação da UTI em nossa Santa Casa. (Aproveitamento imediato do espaço físico montado para tal fim).

03) Urgência na construção do Centro de Hemodiálise. (Valorização do Ser humano, diante das longas e sofridas viagens para tratamento).

04) Reestruturação dos Postos de Saúde nos bairros. (Como medida de valorização do atendimento no local e a diminuição da demanda junto á Santa Casa).

05) Melhorias em equipamentos e melhor programação na compra de medicamentos. (Evitar á constante falta de medicamentos aos pacientes).

06) Efetivação de Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue. (Ações preventivas durante o decorrer de todo o ano).

07) Equipar as Unidades de Saúde do Ipiranguinha, Unidade Mista de Saúde da Maranduba e Posto de Saúde do Poruba. (Viabilizá-los como Mini-Hospitais, de forma a oferecer um atendimento mais digno à população da região).

08) Maior atenção aos procedimentos administrativos em relação aos convênios e ou parceria frente à captação de recursos para o município, na área da saúde. (Exemplo: Bloqueio de R$ 200.000,00 por falta de regularização documental do Poder Público Municipal a Emenda Parlamentar realizada pelo Deputado Federal Valdemar Costa Neto. Documentos em anexo).

09) Maior mobilização junto ao Governo Estadual e Federal para a captação e aquisição de recursos voltados à área da saúde. (Definir os parceiros junto aos Governos e prover constantes ações de captação de recursos).

10) Fortalecimento efetivo e responsável da coleta de exames nos postos de saúde. (Descentralizar o serviço e oferecer maior comodidade e respeito aos pacientes).

11) Apoio jurídico da Câmara Municipal aos Agentes de Saúde demitidos. (Fortes indícios de demissões seletivas).

12) Apoio jurídico da Câmara Municipal aos Agentes Comunitárias que realizaram o processo seletivo 2006. (Conforme disposto na Emenda 51 e na Lei Federal 11.350/06).

13) Convocação do atual e do ex-Secretário de Saúde. (prestar esclarecimentos das ações equivocadas ocorridas junto á Santa Casa e o PSF).

14) Encaminhar cópia dos trabalhos ao Ministério Público. (Dar ciência ao MP dos trabalhos efetuados pela Comissão).

15) Convocação do responsável pela Vigilância Epidemiológica. (Com a finalidade de prestar esclarecimentos quanto às falhas nas ações preventivas de combate a Dengue).

16) Revisão dos valores de aluguéis. (Exemplo o PS da Figueira R$ 3.953,85).

17) Aquisição de veículos para o Setor da saúde. (Garantia de atendimento digno á comunidade).

18) Campanhas de Prevenção á saúde da mulher. (Garantia de efetivo atendimento á saúde da mulher).

19) Aquisição de aparelho de tomografia ou parceria dentro do Município. (Possibilitar agilidade na prestação do exame).

Conclusão:

A Comissão conclui que ocorreram várias falhas na administração dos recursos e bens materiais e humanos do setor de saúde pública no município.
Constata-se que não houve um planejamento de ações visando o saneamento da saúde no município, pelo contrário, desde o decreto requisitório da Santa Casa não se vê a efetivação de uma política pública capaz de atingir essa missão.
Vários procedimentos, de eficácia duvidosa, foram tomados pelo gestor municipal que não agradaram a opinião pública e refletiram na piora do atendimento. Foram realizados gastos desnecessários e sem justificativas que culminaram em falhas logísticas e de atendimento, aumentando ainda mais o déficit orçamentário da Santa Casa, causando sofrimento aos usuários da saúde.
Algumas atitudes ou ações surtem desconforto e constrangimento imediato à população, como foi no caso da retirada do atendimento 24 horas da Unidade Mista da Maranduba, o que impossibilitou o atendimento pleno das Comunidades da Região.
O descontentamento junto à população é notório e visível. O cidadão está sofrendo com a ingerência administrativa vigente na área de saúde, perdeu a esperança e confiança nos métodos e procedimentos adotados pelas Autoridades frente à elaboração dos atendimentos a implantação da Política Pública de Saúde, a qual atinge ainda os profissionais de saúde envolvidos.
A continuidade destas falhas, ou outras que porventura venham a ocorrer, de forma intencional ou não, de nada colaborará no saneamento da saúde em nosso município.
Tais ações, apenas aumentarão o descontentamento e desconfiança da população, bem como a certeza de que uma Política Pública ideal de saúde para Ubatuba, não acontecerá. Infelizmente esta Comissão deparou-se com imensa frustração da população em referência ao descaso com a saúde pública.
Em resumo, a situação atual da saúde do Município se deve a uma confluência dos seguintes fatores:
1) Ausência de planejamento antes da efetivação da requisição administrativa;
2) Incapacidade técnico-financeira-administrativa com relação à gestão na Santa Casa, ocasionando um aumento da dívida global da instituição;
3) Ausência de uma política de saúde eficiente no Município capaz melhor distribuir a demanda por saúde pelos postos dos bairros e diminuir a sobrecarga do sistema no centro da cidade;
4) Falta de controle e liderança inter-pessoal na gestão de pessoas nos quadros funcionais da saúde do Município. As últimas demissões no PSF e o clima de guerra em nada melhoram a qualidade do atendimento da população;

Acreditamos que a efetivação das 19 propostas de ações na área da saúde, em muito ajudarão na melhoria do Sistema. A má gestão dos recursos, o fragrante desrespeito as leis, a não garantia constitucional dos depósitos dos direitos trabalhistas, bem como a impossibilidade de se concluir os trabalhos por falta de transparência do gestor em encaminhar resposta de diversos ofícios protocolados, faz com que esta comissão deixe em aberto ao Douto Plenário a possibilidade da constituição de CPI para a consecução dos trabalhos e a efetivação realmente de um programa de saúde pública em prol dos munícipes e dos visitantes de Ubatuba.

Vereador Charles Medeiros
Presidente
Vereador Gerson de Oliveira
Relator
Vereador Osmar de Souza
Membro

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ciliares ©Rai MacedoCiliares

Ciliares
©Rai MacedoCiliares

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor