Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 03 de Abril de 2007 - Nº 1740 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU identifica novas espécies de crustáceos no Litoral Norte de SP

Caraguatatuba
Teatro Mario Covas tem programação cultural para crianças no aniversário de Caraguá
Teatro Mario Covas apresenta Inventa-Desinventa com sua fórmula mágica para crianças
A Câmara e os números de Março
Câmara discute Veto ao Orçamento 2007
Crianças do Pegorelli recebem o Recreação nos Bairros
Comissão de Quiosques visita Promotora do Meio Ambiente
Atleta de Caraguá é campeão em Jacareí

Ilhabela
Recadastramento dos funcionários públicos municipais
Estudantes de Ilhabela participam do Agita Mundo


São Sebastião
Campanha de doação de sangue da Igreja Matriz atinge meta de hemonúcleo em São Sebastião
Poetiza visita E.M Henrique Botelho e faz vivência com alunos do EJA
São Sebastião e Ilhabela promovem Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte
Saúde inicia atendimento a famílias que residem em área onde existe óleo da Petrobras
Após palestra, 165 novos estagiários começam a trabalhar na Prefeitura de São Sebastião


Ubatuba
-

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU identifica novas espécies de crustáceos no Litoral Norte de SP
Nove diferentes caranguejos e dois camarões são encontrados na região de Ilhabela por pesquisadores da instituição; resultado provoca questionamentos

Litoral Norte - Mais de dez novas espécies de crustáceos foram identificadas no Litoral Norte de São Paulo por pesquisadores da Universidade de Taubaté. Resultado de um ano e meio de coletas mensais na Ilha da Vitória, vinculada ao município de Ilhabela, o diagnóstico apontou a existência de nove caranguejos e dois camarões ainda desconhecidos nas águas paulistas.
A pesquisa, coordenada pelo prof. Dr. Valter José Cobo, faz parte de um grande projeto desenvolvido pelo NEBECC (Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, que repassa à UNITAU parte dos recursos oferecidos pelo Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado Biota-Fapesp.
Por se tratar de um ambiente que se destaca pela diversidade de praias, cujas diferenças podem ser notadas até mesmo pela população, a região estudada pelos pesquisadores da Universidade de Taubaté se mostrou propícia para a observação das variações entre os organismos. Por isso mesmo, num primeiro momento, o esforço se concentrou em mensurar as espécies concentradas na costa continental do Litoral Norte. Na segunda fase, desenvolvida atualmente, esse tipo de trabalho é feito nas ilhas. Os pesquisadores acreditam que esses locais são diferentes do ambiente continental e o levantamento em ambos os espaços contribui para futuras comparações.
“Cada ambiente diferente tem possibilidade de abrigar organismos distintos. E é isso que queremos medir. Pesquisamos a diferença para poder compará-los”, explicou Cobo.
RESULTADOS - Parte dos resultados obtidos até agora foram publicados na Revista Brasileira de Zoologia, importante periódico da área. O prof. Cobo atribui a incidência identificada de caranguejos nunca encontrados no Estado de São Paulo a diversos fatores: o primeiro deles, seria o resultado de um registro tardio, ou seja, os organismos já deveriam estar na região há algum tempo, mas não haviam sido notados. Depois, as espécies que habitam regiões geograficamente acima do litoral paulista, como a de Cabo Frio, no norte do Rio de Janeiro, podem ter migrado em um período em que a temperatura da água estivesse menor e a tolerância dos crustáceos, maior do que o normal.
“Entretanto, ainda não temos condições de dizer se elas já se estabeleceram. Somente o estudo contínuo desse tipo de situação é que vai nos permitir entender se isso já ocorreu ou se é apenas uma passagem ocasional”, destacou o professor.
Além disso, uma observação importante é que a região de Ilhabela está em frente ao porto de São Sebastião, e algumas espécies podem ter ultrapassado a barreira entre Estados dentro dos tanques dos navios cargueiros. Já as duas espécies de camarão identificadas – camarão palhaço e camarão pintado –, levantam uma quarta hipótese: “Elas podem ter sido despejadas no mar como resultado de aquarismo. Muitas vezes, uma pessoa tem um aquário, compra os crustáceos – principalmente o palhaço, que é visivelmente bonito –, mas desiste e joga na água”, destacou o coordenador da pesquisa.
COLETA - A coleta de materiais para análise é realizada uma vez ao mês, sempre por dois pesquisadores que fazem dois mergulhos de uma hora cada. Esse procedimento é feito desde junho de 2005 e a previsão é que se estenda até julho deste ano.
A quantidade de espécies coletadas por mês varia de 10 a 40. Dessa amostragem, é elaborada uma lista, utilizada como referencial para os pesquisadores: eles partem da hipótese de que o número de crustáceos encontrados na costa seja diferente do identificado na ilha.
“Algumas espécies são mais abundantes no continente e algumas mais abundantes na ilha. As investigações são feitas com base na coleta do ano todo, porque entendemos que a variação do clima é bastante importante. E como queremos resultados quantitativos, um dos elementos que estudamos é a abundancia, isto é, a quantidade de cada espécie. Isso, nós sabemos, sofre uma influência grande do clima e a principal referência que temos sobre as mudanças climáticas é o ciclo anual”, apontou Valter Cobo.
Nessa pesquisa, o fomento do Biota-Fapesp é destinado ao método de captura, que depende de barco e equipamentos específicos. Fazem parte da equipe cinco alunos da UNITAU, dos cursos de Graduação em Biologia, Especialização em Biologia Marinha e Mestrado em Ciências Ambientais. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Teatro Mario Covas tem programação cultural para crianças no aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - Na programação cultural do sesquicentenário de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal e a Fundacc promovem durante o mês de abril uma série de espetáculos para crianças no Teatro Mario Covas. Os espetáculos acontecem aos domingos às 18 horas e a entrada é brinquedo usado em bom estado.
Neste primeiro domingo de abril, quem abriu a programação foi O Circo Mágico da Cia Fractal de Teatro. A programação segue com os espetáculos
Dia 8 - Inventa e Desinventa.; Dia 15 - Príncipe Toti e a Espada Mágica e Dia 22 Submarino Amarelo. (Fonte: Fundacc)

Teatro Mario Covas apresenta Inventa-Desinventa com sua fórmula mágica para crianças
Crianças e adultos vão mergulhar no mundo infantil onde os monstros são transformados em amigos. Inventa-Desinventa é uma viagem que resgata nosso tesouro mais precioso, nossa possibilidade de inventar e desinventar, nossa capacidade de criar. No Teatro Mario Covas, no dia 8, domingo. Imperdível.

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 8 de abril, domingo, às18 horas, o espetáculo infantil Inventa Desinventa, de Claudia Vasconcelos, direção de Juca Rodrigues, fazendo parte da programação dos 150 Anos de Emancipação Político -Administrativa de Caraguatatuba. A entrada é um brinquedo em bom estado.
No elenco, Rodrigo Ramos, Juca Rodrigues e Vanessa Bruno.
De volta ao palco do Teatro Mario Covas, o espetáculo Inventa-Desinventa - que já esteve em Caraguatatuba na programação dos 148 anos de Caraguatatuba - traz no elenco Rodrigo Ramos, ator iniciado nas Oficinas Culturais da Fundacc, que em São Paulo nos últimos sete anos, trabalhou ao lado de Thiago Lacerda, Maria Fernanda Cândido em "O Evangelho", de Saramago, realizou trabalhos com Celso Frateschi e Roberto Lage no Teatro Agora; e projetos com José Possi Neto e Antunes Filho.
Inventa-Desinventa é uma fórmula mágica que ensina as crianças a não sentir medo. É possível que a criança supere o medo? É possível que dê conta de suas inseguranças a partir de seus próprios recursos? Inventa-Desinventa é uma história que responde a estas questões com um grande SIM. A criança pode vencer o medo, e apelando unicamente para seu imaginário.
Conta a viagem de uma criança por seu mundo interior, povoado - como o mundo de todas as crianças - por seres fantásticos e arquetípicos. Nesta viagem encontra a fórmula mágica, que deve entoar nos momentos de perigo a fim de superá-los. A fórmula é 'inventa-desinventa - desinventar é inventar uma coisa no lugar de outra - portanto, é uma viagem que resgata nosso tesouro mais precioso, nossa possibilidade de inventar e desinventar, nossa capacidade de criar.
Sinopse Inventa-Desinventa - Teodoro, sua irmãzinha Iara e o amigo Raimundo estão em casa numa noite de chuva e trovões. Por mais que Raimundo e Iara tentem tranqüilizá-lo, Teodoro sente medo. Medo do escuro, medo da chuva, um medo indefinido que não sabe explicar. É dentro do sonho que resolve seu medo. Teodoro faz uma viagem pelo mundo dos sonhos, tendo como guia o sempre apressado Não-monstro (homenzinho muito esquisito) e uma Fada malandrinha. Teodoro passa por muitas provas, enfrenta o monstro da meia-noite e o monstro cosquento; trava contato com uma saci perereca; conhece o intrigante casal chorão, dois camponeses que roubam a própria plantação; vence um fantasma; e assiste encantado ao desenrolar da história de um cientista que só sabe inventar coisas horrorozinhas.
Teodoro, em meio a tantas aventuras, descobre que é ele mesmo que inventa seus medos, que inventa monstros e fantasmas, e que só ele pode desinventá-los. Seguindo a fórmula "inventa-desinventa, desinventar é inventar outra coisa no lugar", Teodoro inventa no lugar de seus medos muitas surpresas para si mesmo e para os espectadores. Regressando de seu sonho, já não sente medo da chuva nem de nada, e comemora com Iara e Raimundo sua alegria.
Inventa-Desinventa estreou dia 12 de junho 2004 no Centro Cultural São Paulo, sala Paulo Emílio Salles Gomes. Lá cumpriu temporada de um mês. O espetáculo esteve também em cartaz no Teatro Cacilda Becker, Teatro Humbolt, Sesc Santo Amaro e circulou por cidades do interior de São Paulo. (Fonte: Fundacc)

A Câmara e os números de Março
Release mensal da Produção do Legislativo em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga mensalmente os números da produção Legislativa do mês anterior. Em março a média manteve-se idêntica ao mesmo mês dos anos anteriores.
Foram protocolizados em março 127 documentos, sendo 1 Documento Diverso, 2 Projetos de Emenda à Lei Orgânica Municipal, 12 Projetos de Lei, 50 Requerimentos, 9 Moções, 49 Indicações e 4 Projetos de Decreto Legislativo, com uma média de 5,77 documentos/dia, protocolizados.
Quanto as presenças, ou seja, o número de pessoas que comparecem ao Legislativo para assistir as Sessões Ordinárias, Solenes ou Extraordinárias, o número total chegou a casa das 80, com uma média de 16 pessoas/sessão, para um mês com 4 Sessões Ordinárias e 1 Sessão Extraordinária.
Já os atendimentos em março, que retratam quantos contribuintes estiveram na Câmara pedindo audiência aos Vereadores, chegou a casa dos 2.073, o que perfaz uma média de 207,3 pessoas/Vereador ou 94,22 pessoas/dia, para um mês com 22 dias úteis.
Os números da Câmara de Caraguatatuba em março mantêm-se na média, isto comparando-se aos mesmos números em março de anos anteriores. O número de presenças continua em baixa, visto que a Câmara tem suas Sessões transmitidas via rádio, pela Internet e TV a Cabo.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Veto ao Orçamento 2007
Discussão é necessária para não emperrar os trabalhos do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 3 de Abril, a partir das 19h30 em seu plenário, várias proposituras contidas na Ordem do Dia da sua 9ª Sessão Ordinária semanal. Dentre os assuntos está o Veto Parcial ao Orçamento 2007, aprovado em dezembro passado pelos Parlamentares.
O Veto Parcial proposto pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), diz respeito a emenda e modificações feitas pelos Parlamentares na votação da proposta no final do ano passado. Este Veto necessita de votação, pois a não discussão das contra-razões apresentadas pelo Chefe do Executivo pode emperrar as operações de crédito, compra e pagamentos da Prefeitura.
O mesmo órgão Executivo apresenta projeto declarando o Grupo de Auxílio Civil Albatroz de Caraguatatuba - GAC Albatroz, como de Utilidade Pública.
O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PR) coloca em discussão projeto que proíbe a cobrança de taxa para instalação do cavalete na cidade.
O Vereador Aurimar Mansano também tem projeto que proíbe cobrança de taxa, mas a da remoção de poste em residência particular pela empresa concessionária.
Ainda na pauta projeto em votação em primeiro turno do Vereador Germino de Souza (PPS), que dá nova redação ao artigo 174 da Lei Orgânica Municipal (LOM), sobre Usina de Compostagem e Reciclagem de Lixo.
As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo site da própria emissora na Internet.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Crianças do Pegorelli recebem o Recreação nos Bairros

Caraguatatuba - Uma equipe da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá esteve no bairro Pegorelli, região sul do município, no sábado, dia 31, onde foi realizado, pela segunda vez, o projeto "Recreação nos bairros". O evento atraiu cerca de 120 pessoas do bairro.
As crianças se divertiram com atividades recreativas e esportivas como gincanas, futebol e voleibol. Os participantes foram presenteados com bexigas esculturais.
O projeto, idealizado pela SECER em 2005, tem como objetivo levar para os bairros da cidade brincadeiras e diversão para as crianças, além de levar lazer para a comunidade, incentivar a prática esportiva para as crianças, evitando que as mesmas fiquem na rua, no final de semana, sem nenhuma atividade física.
No ano passado, o bairro também foi contemplado com o projeto que atraiu diversas crianças e emocionou a moradora Elenice Veiga, que na ocasião agradeceu ao prefeito José Pereira de Aguilar por desenvolver ações que beneficiam a população carente do município. (Fonte: PMC)

Comissão de Quiosques visita Promotora do Meio Ambiente
Promotoria falou em cooperação e frisou a obrigação do Executivo

Caraguatatuba - A CAR dos Quiosques (Comissão de Assuntos Relevantes), da Câmara Municipal de Caraguatatuba visitou na tarde desta quinta-feira - 29 de março a Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente, através da Promotora Elaine Taborda D'Avila. No encontro foi ressaltado o dever do Executivo em resolver a questão dos quiosques na cidade.
A Promotora de Justiça Regional do Meio Ambiente no Litoral Norte, Elaine Taborda D'Avila, recebeu os Vereadores membros da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) dos Quiosques, da Câmara Municipal de Caraguatatuba na tarde desta quinta-feira - 29 de março. O assunto, que não poderia ser outro, tratou da situação dos Quiosques da região norte, que estão irregulares perante a Vigilância Sanitária.
Há cerca de 15 dias a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Caraguatatuba, interditou 32 Quiosques na região norte da cidade, nas praias de Massaguaçu, Mococa e Tabatinga. A interdição obedeceu os fatores da falta de água, esgoto e saneamento básico e o conseqüente manuseio de alimentos.
O problema se arrasta desde 2004 e os Quiosqueiros foram até a sede do Legislativo pedir apoio e conseguiram do Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB) uma CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para tratar do assunto, que tem o Vereador como Presidente, o colega Parlamentar Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) como Relator e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) como membro.
Com base na necessidade deste apoio, os Vereadores agendaram com a Promotora do Meio Ambiente o encontro, sacramentando o desejo de solucionar o impasse e mostrando a força do Legislativo quanto às questões sociais, onde o interesse dos Vereadores é quanto à melhoria na qualidade de vida de seus contribuintes.
Na reunião os membros da CAR reiteraram o objetivo de solucionar a questão e foram elogiados pela Promotora do Meio Ambiente pela iniciativa. Ao mesmo tempo Elaine Taborda relatou a situação e o que manda a lei quanto ao caso e o que ela vem fazendo a respeito.
Elaine Taborda argumentou sobre os problemas na praia da Mococa, na Cocanha e na Tabatinga que podem emperrar a solução do problema, bem como as obras feitas nos Quiosques para se manterem em operação e os problemas da falta de água e esgoto naquelas praias.
Ao final a Promotora ressaltou que o dever de resolver o impasse cabe ao Executivo e que a Câmara pode apenas acompanhar o que está sendo feito, ao contrário da Promotoria, que irá tomar as providências caso a lei não seja cumprida.
Para o Vereador Presidente da CAR, o encontro foi produtivo. "Ouvimos do Ministério Público que há disponibilidade em ajudar a resolver a questão e com isso estamos formando uma tríade de união sobre o caso, onde se incluem também o Executivo e os Quiosqueiros. Vamos continuar neste esforço concentrado para resolver a questão e não causar um caos social na região norte da cidade", disse Celso Pereira. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Atleta de Caraguá é campeão em Jacareí

Caraguatatuba - O atleta Caraguatatubense B.A. Oliveira (atleta Bolsa-Esporte Unimódulo) sagrou-se Campeão do 1º Torneio de Supino, na categoria até 80 quilos masculino, com marca de 160 quilos. O evento foi realizado no domingo, 1º de abril, no SESI (Serviço Social da Indústria), em Jacareí, no Vale do Paraíba.
A competição contou com a presença de 26 competidores das cidades de Jacareí, São José dos Campos, Santa Branca e Caraguatatuba.
O evento foi organizado pelo Professor Alessandro Gabriel, de Jacareí, e o atleta de Caraguá contou com o apoio da Superforma, Atelier do Ourives, Secretaria de Esportes e Recreação e teve como orientador técnico Honório Muniz.
Confira os vencedores de todas as categorias:

Categoria até 70 kg masculino
1º - Anderson de Paula, marca 140 kg, São José Campos
2º - Sílvio Xavier, marca 108 kg, Santa Branca
3º - Ederson Ferreira, marca 106 kg, Jacareí

Categoria até 80 kg masculino
1º - B.A Oliveira, marca 160 kg Caraguatatuba
2º - Marcelo Teixeira, marca 116 kg, Jacareí
3º - Robson S. Ferreira, marca 104 kg Jacareí

Categoria até 90 kg masculino
1º - Marco A. Machado, marca 170 kg, São José Campos
2º - Edson Ap. Dos Santos, marca 150 kg, São José Campos
3º - Charles R. Benedito, marca 130 kg, Jacareí

Categoria acima de 90 kg
1º - Marcos A. Simão, marca 210 kg, São José Campos
2º - Adriano da Silva, marca 180 kg, São José Campos
3º - Ronaldo dos Reis, marca 130 kg, Jacareí

Categoria Feminino livre
1º - Michelle Brito, marca 56 kg, São José Campos
2º - Delizier Viana, marca 54 kg, Jacareí
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Recadastramento dos funcionários públicos municipais

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Administração, continua realizando o recadastramento dos servidores públicos municipais, que acontece até o dia 24 de abril.
Nesta segunda-feira, 02, teve início o cadastramento dos servidores da Secretaria de Educação, que se estenderá até o dia 09 de abril. Para estes funcionários, o serviço está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, à Av. São João, n. 277, Perequê.
Ainda neste mês de abril, serão recadastrados os funcionários das Secretarias de Cultura (10 de abril); Obras, Divisão de Trânsito e Transportes (11,12 e 13 de abril); Saúde – Administração e Postos (de 16 a 20 de abril); Meio Ambiente (23 de abril) e Esportes (24 de abril).
Para efetivar o cadastro, os servidores deverão comparecer com as xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; PIS/PASEP; Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição; CTPS (Carteira de Trabalho); Certidão de Nascimento dos filhos; Certidão de Casamento ou Declaração Pública de União Estável; Certidão de Reservista; Declaração de bens (última declaração do Imposto de Renda); Comprovante de endereço e uma foto 3x4.
Vale lembrar que em caso de não recadastramento, sem a devida justificativa dos funcionários ativos, pensionistas ou aposentados, haverá suspensão dos vencimentos, até a efetiva regularização.
Já foram feitos os cadastros dos funcionários do Gabinete, Secretarias de Assuntos Jurídicos; Finanças/Receita; Turismo; Até segunda-feira, 26, já foram feitos os registros dos funcionários do Gabinete, Secretarias de Assuntos Jurídicos, Finanças/Receita e Turismo; Administração, incluindo as Divisões de Recursos Humanos, Fiscalização e Compras; PABX, CPD e Protocolo e Secretaria de Assistência Social. (Fonte: PMI)

Estudantes de Ilhabela participam do Agita Mundo

Ilhabela - Estudantes das escolas municipais de Ilhabela participaram no sábado, 31, de atividades físicas e recreação, como parte do Programa Agita Mundo, que tem como tema a educação física e o esporte.
O evento mobilizou crianças, jovens e adultos. Na sexta-feira, 30, mais de 200 alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) estiveram participando de uma palestra e gincana, na Escola Antonio Verzegnassi, no bairro da Água Branca.
O Agita Mundo é uma das etapas do Agita Galera, que faz parte do Programa Agita São Paulo, lançado oficialmente pela Secretaria de Estado da Saúde em dezembro de 1996, reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O Agita é coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), parceiro da Secretaria na criação do projeto. O objetivo do programa é aumentar o nível de conhecimento sobre os benefícios da atividade física para saúde e o nível de atividade física da população do Estado de São Paulo, tornando as pessoas mais ativas em casa, no trabalho e no tempo livre.
Para o secretário municipal de Educação de Ilhabela, professor Antonio Cornélio de Morais Filho, “a prática de exercícios físicos constantes traz benefícios para a saúde de crianças, jovens e adultos, melhorando seu desempenho escolar”.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a reunião destes estudantes para o evento tem como proposta discutir com alunos, professores, pais e dirigentes escolares a atividade física como forma de promoção da saúde e da qualidade de vida. Outra meta é mostrar relação entre atividade física regular e a saúde, além de encontrar estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo.
“A educação de nossas crianças sempre foi prioridade em minha administração, tanto que o numero de professores e alunos da rede municipal de ensino mais que dobrou nos últimos sete anos. Atividades como o “Agita”, são essenciais para a saúde e educação destas crianças”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Campanha de doação de sangue da Igreja Matriz atinge meta de hemonúcleo em São Sebastião
Idealizada por dois jovens da paróquia, ação teve apoio da Prefeitura e Transpetro. Foram feitas 150 coletas nesta segunda-feira, no salão paroquial

São Sebastião - A campanha de doação de sangue organizada pela Paróquia de São Sebastião atingiu a meta do Hemonúcleo de Taubaté nesta segunda-feira (2/4), na Igreja Matriz. Ao todo foram feitas 150 coletas.
Cerca de 200 pessoas estiveram no salão paroquial desde o início da manhã até o fim da tarde desta segunda. O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, fez a abertura oficial, acompanhado do pároco Jaime Matheus, gerente do Terminal Almirante Barroso – Transpetro/Petrobras (Tebar), Giovanni Cavalcanti, e provedor da Irmandade Coração de Jesus, Décio Galvão.
A retirada das senhas começou às 7h30 e, por volta das 9h, mais de 100 pessoas já estavam cadastradas para a doação. Todo o trabalho de coleta foi coordenado pela equipe do Hemonúcleo de Taubaté. O órgão é responsável pelo abastecimento dos hospitais do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O prefeito Dr. Juan Garcia elogiou a iniciativa da Igreja e falou sobre a importância da doação. “Como médico posso afirmar as dificuldades enfrentadas com a falta de sangue. Se não doar, alguém perde a vida”, enfatizou o prefeito.
Dr. Juan falou da carência de sangue nos hemonúcleos. “Existe uma série de tabus sobre a doação de sangue, mas não há empecilho, com exceção das exigências normais para uma coleta. São Sebastião está fazendo a sua parte”.
O padre Jaime Matheus destacou que a campanha foi uma iniciativa de dois jovens da paróquia, Murilo Nascimento e César Rodrigo da Silva. “Vimos sobre a falta de sangue nos hemonúcleos no noticiário e nos mobilizamos para esta campanha, que tem o objetivo de ajudar o próximo”, disse Murilo.
Para a dona de casa Márcia Maria da Conceição Cordeiro, 34 anos, todos devem doar sangue. “Esta é a minha primeira vez, sempre tive vontade e hoje esta grande oportunidade aqui na paróquia. A idéia é simplesmente ajudar aqueles que estão no hospital e precisam do sangue. Valeu muito a pena”, concluiu. As coletas foram encerradas às 17h. (Fonte: PMSS)

Poetiza visita E.M Henrique Botelho e faz vivência com alunos do EJA

São Sebastião - A poetiza Valdyce Ribeiro fez uma visita na Escola Municipal Henrique Botelho no último final de semana. A autora de livros consagrados da literatura infanto-juvenil promoveu uma série de vivências com os alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores da Unidade Escolar e uma visita às crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
As preocupações atuais que Valdyce retrata em seus textos são voltadas à corrupção e falta de ética no país, segundo a própria autora. "Incluo as difíceis condições que as pessoas têm para sobreviver com dignidade. Para escrever poemas, não traço temas específicos, nos meus escritos, há uma diversidade de assuntos sobre a vida: do amor ao político, fruto de minha observação cotidiana. A observação é uma grande matéria-prima para eu construir meus versos", diz a autora. (Fonte: PMSS)

São Sebastião e Ilhabela promovem Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte

São Sebastião - As Prefeituras de São Sebastião e Ilhabela promoveram no último sábado (31 de março), o 1º Simpósio de Hepatites Virais do Litoral Norte. O encontro ocorreu no Hotel Itapemar, em Ilhabela.
A abertura oficial do evento contou com a presença do secretário de Saúde de São Sebastião, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, o secretário de Saúde de Ilhabela, Arquimedes Hypólito, o diretor de Saúde de Ilhabela, Márcio Tenório, além do coordenador do Centro Municipal de Infectologia de São Sebastião e Ilhabela, Carlos Mello de Capitani.
As cerca de 200 pessoas que participaram do encontro assistiram palestras sobre diversos temas, como “Epidemiologia das Hepatites Virais”, “Biologia molecular no diagnóstico das hepatites”, “Doença hepática gordurosa não alcoólica”, “Tratamento de hepatite crônica”, “Resultado do transplante hepático”, entre outros assuntos. Os temas foram abordados por renomados profissionais da área, como técnicos da Universidade de São Paulo.
O secretário da Saúde de São Sebastião, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, destacou a parceria das duas cidades na realização do evento, bem como a importância do tema.
“Essa preocupação de São Sebastião e Ilhabela com o tema é de grande valia. Temos muitas dúvidas sobre a hepatite e a realização de um evento de tal porte serve para os profissionais aprimorarem seus conhecimentos”, explica Carvalho.
Além das Prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, o evento teve o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Brasileira de Infectologia, Associação Paulista para Estudo do Fígado, a Associação para Assistência e Pesquisa em Transplante e a Infectovale. (Fonte: PMSS)

Saúde inicia atendimento a famílias que residem em área onde existe óleo da Petrobras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (2/04) o atendimento a moradores do bairro Itatinga, na região central, que residem na área semi crítica onde foram encontrados resíduos de óleo. No período da manhã foram atendidos dois adultos e uma criança.
Para cada pessoa é preciso preencher um questionário de 10 páginas para saber o histórico de saúde de cada um e outra folha sobre histórico do domicílio. Os moradores também fizeram exames clínicos – auditivo, oftalmológico, ritmo cardíaco, pressão, além de peso, entre outros. Após essa consulta, eles foram encaminhados para fazer os exames laboratoriais para verificação hepática, hematológica e urina.
O amarrador Ari Henrique Leite da Silva, 26 anos, e sua família foram os primeiros a serem examinados. Por duas horas eles conversaram com o clínico geral José Mauro Dias de Campos. Ele, sua esposa Gisele Esteves Octaviano da Silva, e 22 anos, e o filho Pablo Henrique Esteves da Silva, 4 anos, disseram não sentir nada com relação à saúde. A única coisa que incomoda o casal ainda é o cheiro de óleo perto de sua casa.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Família, José Antônio Andrade, a Petrobras cadastrou 260 pessoas para serem atendidas nesse período. Cada uma deve ficar, em média, duas horas com o médico. Na primeira fase, foram examinadas 90 pessoas residentes na área mais crítica. Resultados preliminares não encontraram nenhuma alteração nos exames.
(Fonte: PMSS)

Após palestra, 165 novos estagiários começam a trabalhar na Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Os 165 novos estagiários da Prefeitura de São Sebastião foram recepcionados, na manhã desta segunda-feira (2/4), no Teatro Municipal, pelo prefeito Juan Garcia e a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti Leite. Eles assistiram a um vídeo institucional e à palestra da assistente técnica do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de São José dos Campos, Vanderléa Ronconi, sobre o estágio em serviço público.
A cerimônia ainda contou com a presença de secretário municipais e do coordenador do CIEE no Litoral Norte, Marcelo Muniz Paixão. “A Prefeitura é considerada uma das 50 melhores do país para se estagiar, segundo o CIEE”, destacou a secretária de Educação, Marilene Ramachotti.
O prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou a importância de aproveitar as potencialidades dos estagiários em suas áreas. Ele frisou ainda que o município de São Sebastião paga a maior bolsa-auxílio da região.
Dos 165 convocados, 151 são do ensino superior e 14 de nível técnico. Os valores da bolsa auxílio são os seguintes: R$ 554,40 (universitário) e R$ 415,80 (técnico). O dinheiro é depositado na conta de cada estagiário no Banco do Brasil. Os estagiários já começaram a trabalhar na tarde desta segunda-feira.
O programa de estágio da Prefeitura de São Sebastião pretende estimular o desenvolvimento profissional de jovens universitários e técnicos, proporcionando-lhes a aquisição de novos conhecimentos através de experiências práticas. Cada secretaria procura envolver seus estagiários em treinamentos técnicos e práticos, numa contínua aprendizagem e visão sistêmica da organização pública.
No ano passado, São Sebastião participou da 1ª edição da pesquisa “As melhores empresas para estagiar”, realizada pelo CIEE, Ibope Solution e Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP), na qual 25 atributos foram avaliados e a média geral da cidade foi de 8,83.
Anualmente, a Prefeitura realiza entre fevereiro e março o processo seletivo para o programa de estágio. Os contratados ficam até o fim do ano, podendo ter o contrato renovado por três meses. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Ubatuba -
 

 

 

 

SEMANA DE 30/03 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
ás 14:20 - 16:40 - 19:00 - 21:20hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Norbit"
ás 15:30 - 19:30hs

"Motoqueiro Fantasma"
ás 17:20 - 21:20hs

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Parceria

Meu avô e Deus
faziam meiação
Deus dava a terra
meu avô adubação
e lançava a semente
Deus fazia a irrigação
meu avô colhia os frutos
ofertava devoção
acolhia os necessitados
Deus dava muita benção.
Tão produtiva era a parceria
que até o feijão
que meu avô plantava
dividia com a saúva

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O que temos a dizer?
Ontem no Fantástico da Globo, pude assistir o fantástico caos dos aeroportos. De todas as tomadas e depoimentos tomados um, me chamou muito a atenção. Uma senhora, falando em espanhol disse " qui tiene us ted?" "ORDEM E PROGRECIO?" terminou "MIERDA!". Com poucas e, nossas, palavras do nosso lábaro ela definiu não só o caos aéreo mas o caos em que estão nos metendo. A crise de autoridade não é na decisão sobre os controladores é, sobre o governo. Impunidade, corrupção, mensalinhos, mensalões, descompromisso dentre tantos outros com o civismo. Dela se originam outros "governos" bandidos e, marginais muito mais organizados. Dentro e fora dos presídios. Em cada esquina, em cada canto, até nos intestinos do governo chapa branca. Nós, reféns de seus atos, muitos "encantados" pelas suas bolsas e, insanos discursos, pagamos as contas com pesados impostos, ouvimos mentiras repetidas, até se tornarem verdades. Já não temos ordem, muito menos progresso. A senhora do fantástico traduziu seu sentimento, (e vejam que foi apenas pelo atraso de seu vôo) : " MIERDA" ! O que nós brasileiros temos a dizer?

Ronaldo Dias

Aviões e mosquitos
Quando sairá o resultado tecnico & prático oficial da operação anti dengue deste final de semana? Quantas foram as baixas dos mosquitos zebrados? O Fumacê funcionou? Houve cooperação da população? A operação foi eficiente? As más linguas (as de sempre) dizem que tudo não passou de farta distribuição de folhetos e, muita pele nova, para mosquitos picarem. Será que teremos também sintomas (além dos da dengue) de crise de autoridade? Temos um motim de operadores dos pulverizadores?Os mosquitos ainda estão amotinados em suas bases secretas de operação? Como os aviões os mosquitos também tem asas, bicos e, voam. Se alguem sugerir, em regime de urgência, um lei para a proibição dos mosquitos picarem os munícipes, chamem o brigadeiro que o piloto sumiu!

Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilha Solteira  ©Edson Del Rio

Ilha Solteira
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor