Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 04 de Abril de 2007 - Nº 1741 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Abutre's Moto Clube arrecada mais de 600 quilos de alimentos para a Associação de Combate ao câncer
Pesquisadores da UNITAU estudam microalgas nocivas no litoral de São Paulo
UNIMÓDULO tem dois atletas no pódio do Águas Abertas de Ubatuba
ONG Supereco promove discussões sobre papel da mídia na conservação da biodiversidade e lança concurso de matérias jornalísticas ambientais no UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Surfistas Caraguatatubenses se Profissionalizam.
Caraguá ganha posto do SEBRAE durante as comemorações de aniversário
Grupo teatral de Caraguá encerra apresentações de "A Cartomante" em São Sebastião
Gincana Cidade de Caraguatatuba tem inscrições abertas até 10 de abril
Caraguá ganha almoxarifado no aniversário da cidade
Caraguá inicia maratona de festividades com inauguração do campo de Beach Soccer e play ground

Ilhabela
Manoel Marcos prioriza a Educação das crianças de Ilhabela


São Sebastião
Empresário de São Sebastião é escolhido presidente do Convention Bureau do litoral
Secretaria de Esportes realiza quarta rodada do Campeonato de Futebol dos Veteranos
Ditraf orienta sobre mudanças no trânsito na região central de São Sebastião
Secretaria de Esportes de São Sebastião realiza caminhada na Rua da Praia
Prefeitos vão ao Palácio dos Bandeirantes cobrar aterro regional e saneamento básico para o LN
Prefeito recebe nova diretoria da Associação de Surf de São Sebastião
Vila Tropicanga, em Boiçucanga, recebe comissão das ZEIS nesta quarta-feira
Equipe de vôlei de São Sebastião perde para o Taubaté pela Livovali
Times de futebol de São Sebastião jogam pela 13ª Copa Zito
Prefeitura autoriza construção da rede de esgoto na Vila Sahy
Secretaria de Educação lança Serviço de Atendimento ao Cidadão
Semana Santa é comemorada com festividades religiosas
Fundo Social entrega DVD sorteado para usuários do estacionamento no Carnaval
Nova UBS da Topolândia entra em fase de acabamento para ser entregue em maio
Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno realiza Corrida de Canoas
Prefeitura de São Sebastião realiza curso de primeiros socorros para Monitores de Ecoturismo
Futsal masculino de São Sebastião se classifica para fase regional pelos Abertos da Juventude
Prefeitura de São Sebastião desenvolve projeto para alunos conhecerem melhor o seu bairro
Desempregados de Caraguá aprovam Ciclo de Orientações ministrado pelo PAT


Ubatuba
Prefeitura contrata operários braçais para atuar na limpeza pública
Campanha na tv alerta para importância do envolvimento de todos no combate à dengue
Médicos e enfermeiros de Ubatuba recebem capacitação sobre dengue
Prefeitura realiza devolução de praça nesta quarta-feira
Megaoperação de combate à dengue mobiliza população de Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região central
Ipema realiza Oficina de Produção de Polpa e Sementes dos Frutos da Palmeira Juçara
Prefeitura realiza demolição de casa construída em área congelada
Equipe de Ubatuba sai na frente no Municipal de Águas Abertas
Prefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região central
Beach soccer feminino de Ubatuba conquista bronze em Caraguá
ADUBA promove show de prêmios em maio
Santa Casa investe em capacitação de funcionários para humanizar atendimento
Mercado de peixe de Ubatuba tem opções para Semana Santa
Divulgado cronograma dos Jogos Regionais em Ubatuba
Balcão de empregos ultrapassa 300 vagas preenchidas em 2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Abutre's Moto Clube arrecada mais de 600 quilos de alimentos para a Associação de Combate ao câncer

Litoral Norte - O Abutre's Moto Clube realizou no último final de semana, 31 de março e 1º de abril, uma ação beneficente em prol da ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba). Cerca de 30 motoqueiros percorreram três bairros da cidade com a finalidade de arrecadar alimentos e roupas. As facções do Vale do Paraíba e São Paulo passaram pelo Estrela, Sumaré e Ipiranga, conseguindo um total de 612 quilos de alimentos e aproximadamente mil peças de roupas.
Para Kamikaze, diretor regional do Abutre's MC, os resultados foram positivos e poderão ajudar muito as pessoas que são atendidas pelo ACCC. "Agradecemos a todas as pessoas que participaram e contribuíram com esta ação, pois a cooperação da comunidade desses bairros foi fundamental para os bons resultados alcançados", destacou. Ele adianta que mais iniciativas serão realizadas para auxiliar outras entidades em Caraguatatuba.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e Ditran (Divisão de Trânsito). Esta semana, todos os alimentos e roupas arrecadados serão destinados a presidente da Associação de Combate ao Câncer, Carmelinda Silva Carlota, que fará posteriormente a entrega aos pacientes atendidos pela entidade, conforme a necessidade de cada um.
No dia 4 de abril, o Abutre's Moto Clube realizará outra ação social no município. Os integrantes irão à sede da APAE de Caraguatatuba para entregar 100 ovos de páscoa para os alunos da instituição. Os ovos de páscoa foram doados também pelos associados. A entrega acontecerá a partir das 10h.
Abutre's Moto Clube - O Abutre's MC é um moto-clube sem fins lucrativos, que reúne amantes do motociclismo com a finalidade de desfrutar o lazer, entretenimento e promover ações filantrópicas através de uma motocicleta. A Sede Mundial do grupo está localizada na Vila Ré, Zona Leste de São Paulo.
Com o passar dos anos, com um grande crescimento natural que ocorreu com o grupo, os associados foram divididos em varias facções por todos os estados do Brasil e também no exterior, como por exemplo, USA, Espanha, Portugal e Japão.
Como é uma meta do Abutre's MC, realizar ações sociais e filantrópicas, a facção do Litoral Norte representada pelo Diretor Regional Kamikaze , se compromete em organizar a cada três meses, a arrecadação de alimentos, agasalhos, roupas e brinquedos de acordo com as necessidades das entidades atendidas.
Para mais informações sobre as ações sociais do Abrutre's MC, o telefone de contato é (12) 8156-0194 - Kamikaze, (12) 3883-5048 - Chileno, ou (12) 9731-0289 - Guedes.
(Fonte: ricardohiar@gmail.com)

Pesquisadores da UNITAU estudam microalgas nocivas no litoral de São Paulo
Instituição é hospedeira do projeto que está em fase de análises

Litoral Norte - Microalgas nocivas à cadeia alimentar e que podem causar doenças ao ser humano tem sido estudadas na Universidade de Taubaté. Coordenado pela profa. Dra. Maria Célia Villac, do Departamento de Biologia, o projeto “Floração de microalgas potencialmente nocivas do litoral do Estado de São Paulo” tem por objetivo fazer um levantamento da composição dessas espécies em todo a costa paulista.
Desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o Instituto de Pesca e o Instituto Butantan, a pesquisa é realizada com fomento do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado Biota-Fapesp, que destinou a ela uma verba de R$ 180 mil.
A professora Maria Célia explicou que a justificativa para tal investigação consiste na capacidade que as microalgas têm de se proliferar, chegando até a formar manchas na água do mar. Além disso, a grande concentração de algas que consomem oxigênio prejudica outros organismos, fora que algumas espécies também são nocivas para a cadeia alimentar.
“As microalgas estão na base da cadeia alimentar. O mexilhão, por exemplo, se alimenta desses organismos; alguns deles [algas] produzem toxinas que podem causar problemas se ingeridos pelo ser humano”, esclareceu.
Mesmo com o impacto que a possibilidade de contaminação pode causar, Maria Célia alertou que os problemas com as microalgas só ocorrem quando as condições ambientais são propícias para que elas se multipliquem, o que geralmente acontece nos meses de calor. “Verão é a época em que a água do mar fica mais quente e há mais pessoas no Litoral produzindo esgoto doméstico, que tem nutriente para as algas. Por isso, a para se analisar essa espécie, é preciso levar em conta as condições climáticas, oceanográficas e socioeconômicas do local estudado”.
PASSO A PASSO – De agosto de 2004 a julho de 2006, equipes de técnicos da Cetesb se dedicaram à coleta de microalgas em 20 pontos dos 150 existentes no Litoral do Estado de São Paulo. Treinados e orientados pela profa. Maria Célia Villac, eles realizaram o trabalho mensalmente em todas as praias selecionadas, desde Picinguaba, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, até Cananéia, próxima ao Paraná.
Nessa etapa, a Cetesb investiu com infra-estrutura e recursos humanos, destinando funcionários que partiam de Taubaté e de Santos para coletarem as algas microscópicas. Num segundo momento, quem se achegou ao trabalho foi a bióloga Jeanete Naves, do Instituto Butantan, que realiza seu doutorado no Instituto de Biociências da USP, desenvolvendo estudos sobre toxinas. “O trabalho dela inclui toxinas aquáticas e marinhas. Diante disso, ela nos auxiliou com proposta de monitoramento para manicultores”.
Aliás, a maricultura é uma das grandes beneficiadas com essa pesquisa. Na fase atual, o Instituto de Pesca complementou o esforço dos pesquisadores para orientar o crescimento ordenado dessa atividade no Litoral, principalmente na praia da Cocanha, em Caraguatatuba.
ANÁLISES – Ao todo, foram coletadas 200 espécies diferentes; dessas, cerca de 20 são potencialmente nocivas. A profa. Maria Célia Villac também deixou claro que esse tipo de análise não se destina a encontrar “soluções” para o fenômeno da proliferação das microalgas, uma vez que elas constituem fenômenos naturais que não podem ser modificados pelo homem.
“Geralmente, quando a água do mar aparece manchada, a população se assusta e aciona a Cetesb. Com o resultado das análises, poderemos identificar com mais rapidez se uma praia é atingida ou não por algas nocivas, o que já é um grande ganho”, explicou.
Estão envolvidos no projeto, dois biólogos e dois alunos da graduação, estagiários de Iniciação Científica. A coordenadora adiantou que o material coletado para a pesquisa será utilizado para a criação de um banco de cultivo que, futuramente, servirá como objeto para novas análises. (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO tem dois atletas no pódio do Águas Abertas de Ubatuba

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO teve dois bons representantes no Circuito Ubatuba de Águas Abertas. O evento foi realizado dia 1º de abril, em Ubatuba, na Praia da Almada. Aproximadamente participaram 500 atletas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região.
O triatleta do programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO, Ronaldo Teodoro da Silva, estudante de Educação Física, ficou em terceiro lugar na categoria 25 a 30 anos. O atleta foi campeão do Circuito no ano de 2005. Já o nadador Odgger Olsen, também do UNIMÓDULO, ficou em primeiro lugar.
De acordo com Silva, a prova foi difícil devido ao pouco tempo de treinamento durante a semana. "Bem, apesar de tudo, fui bem na minha categoria, agora quero me preparar melhor para as próximas etapas, a expectativa é ser novamente campeão do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba, como em 2005", afirmou. (Fonte: Módulo)

ONG Supereco promove discussões sobre papel da mídia na conservação da biodiversidade e lança concurso de matérias jornalísticas ambientais no UNIMÓDULO

Litoral Norte - O Instituto Supereco reuniu na última sexta-feira, 30, no auditório do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, profissionais da imprensa, estudantes, professores e representantes da comunidade para uma Mesa de Diálogo, sob o tema "Mídia & Conservação da Biodiversidade".
No evento foi lançado concurso de matérias jornalísticas ambientais para estudantes universitários de Letras e Jornalismo. O concurso faz parte do programa de educação ambiental para o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar - Planejando a Nossa Paisagem. O Instituto Supereco conta com vários parceiros, um deles é o UNIMÓDULO.
A coordenadora do programa e mediadora do evento, Andrée Vieira, abriu as discussões argumentando que o conhecimento da população local e dos turistas sobre a necessidade de proteger os recursos naturais e as unidades de conservação da região é muito grande. "O Litoral Norte é uma das áreas que possuem os maiores remanescentes contínuos da Mata Atlântica, temos três unidades de conservação importantes: as do parque Estadual da Serra do Mar em Caraguá e Ilhabela e a Ilha Anchieta, em Ubatuba".
O pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis Leite Junior, compôs a mesa e disse: "A parceria com o Supereco é a materialização da nossa visão", disse. "Ela nos vincula ainda mais à nossa missão, que é modificar vidas". Para ele, o meio ambiente é mais do que educação. "Nunca se falou tanto dos problemas ambientais e hoje sabemos que é uma questão de sobrevivência".
Também compuseram a mesa de discussão as jornalistas Raquel Salgado, do Jornal Imprensa Livre, Patrícia Palumbo, da Rádio Eldorado, e Ana Lígia, da Fundação SOS Mata Atlântica, todas com vasta experiência na área ambiental.
Cada participante deu a sua opinião sobre a importância da mídia na preservação da biodiversidade. Raquel Salgado fez uma retrospectiva da atuação da imprensa nas causas ambientais, lembrando que o Litoral Norte já teve maior representação e atenção dos grandes veículos de comunicação impressa, mas que atualmente o espaço dedicado às questões ambientais é pequeno. "Acredito que hoje as pessoas estão mais sensibilizadas para as causas do meio ambiente, mas acho que não existe uma campanha milagrosa", disse. "As grandes questões precisam da participação de cada um de nós, até mesmo no sentido de conquistar um espaço na mídia, sugerindo, pedindo, criando discussões, fóruns de debate, enfim fazendo uma pressão", comentou.
A jornalista Patrícia Palumbo disse que o profissional de comunicação tem o poder de falar, de escrever, de comunicar, por isso é importante ter esse comprometimento, assim como saber seduzir o leitor. "O meio ambiente hoje é pauta por conta dessa catástrofe do aquecimento global, por isso precisamos estar atentos, a internet oferece muitas informações, além dos livros e revistas especializadas".
Para a jornalista Ana Lígia, da Fundação SOS Mata Atlântica, o papel dos jornalistas e comunicadores é traduzir e inserir informações sobre meio ambiente no cotidiano das pessoas. "Todo veículo de informação é importante, ele chega até o público que precisa entender, colaborar. É preciso comunicar para mobilizar", frisou.
Após as apresentações das jornalistas, a coordenadora geral do programa e mediadora do evento, Andrée lançou o concurso de matérias jornalísticas ambientais para estudantes universitários de Letras e Jornalismo. Durante a apresentação os estudantes de outros cursos indagaram sobre também poderem participar. Andrée permitiu que os alunos do curso de Produção de Multimídia também possam concorrer.
O Concurso: Com foco no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, é uma iniciativa do Instituto Supereco, apoiado por uma rede de parceiros, em especial pelo Jornal Imprensa Livre e pelo UNIMÓDULO, e Fundo de Parcerias para Ecosistemas Críticos. O prazo máximo para participar é até 11 de maio, até às 15 horas.
O objetivo é estimular o interesse dos estudantes universitários sobre Corredor de Biodiversidade e fomentar a pesquisa, a reflexão e a produção de textos sobre a temática ambiental no Litoral Norte.
O estudante poderá participar do concurso com apenas um texto, que deve ser de sua autoria, e tratar do Corredor de Biodeiversidade da Serra do Mar - Mata Atlântica, abordando a própria implantação do Corredor, fauna e flora, populações tradicionais, economia, floresta, unidades de conservação, pesquisa científica, proteção da biodeiversidade, projetos socioambientais, turismo, impactos socioambinetais, entre outros do Litoral.
O concurso possui duas categorias para impresso: texto opinativo e texto informativo (reportagem). O texto deve ter no máximo 3mil caracteres, estar escrito em fonte arial, 12, entrelinhas 1,5, espaçamento 0 pt.
O estudante deve adicionar uma capa ou folha de rosto no seu trabalho, contendo os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, município, telefone para contato, e-mail, nome da faculdade, curso, ano ou semestre que está cursando. A capa e o texto devem ser entregues em três cópias impressas e uma gravada em cd ou disquete. O material poderá ser entregue no escritório da Supereco no Litoral Norte, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, na unidade Centro dp UNIMÓDUOLO.
O resultado do concurso será divulgado no jornal Imprensa Livre e no site do UNIMÓDULO nos dias 1 e 2 de junho. A premiação será, para o 1º lugar, publicação do texto no jornal Imprensa Livre, Kit de Educação Ambiental e certificado. Para o 2º colocado será a publicação no jornal e um kit e certificado, e 3º e 4º kit de educação ambiental. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Surfistas Caraguatatubenses se Profissionalizam.

Caraguatatuba - Os caraguatatubenses Luciano Brulher,18 anos e Marcus Cardoso, 21 anos, acabam de se profissinalizarem no surf e vão para Florianópolis para participarem da primeira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino que é a melhor opção para se alcançar a divisão de elite do esporte. São apenas três etapas para classificar dez surfistas para o novo grupo do SuperSurf, que a partir de 2008 será composto por 44 competidores. O primeiro desafio começa quinta-feira, onde nossos atletas terão que encarar a trials para entrarem no evento principal que vai até domingo na Praia da Joaquina e será disputado com lotação máxima de inscritos, pois desde a semana retrasada o limite de 140 participantes está esgotado, com cerca de 30 surfistas ficando de fora da etapa de Florianópolis (SC).
As próximas estão marcadas para junho na Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), com a grande final em outubro nas poderosas esquerdas da Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). No ano passado, o carioca Leonardo Neves não deu chances à ninguém e faturou o título brasileiro da Divisão de Acesso vencendo as três etapas da Seletiva Petrobras de 2006. Depois de Alexandre Moliterno eles são as maiores promessas do surf caraguatatubense. Brulher e Cardoso sairam de uma nova geração criada dentro da escolinha de surf de Caraguá (Projeto Antes no Mar do que na rua) desenvolvido pela associação de surf local.
Cardoso está radicado em Florianópolis e treina forte nas ondas da joaquina e da pria Mole, já Brulher vem se dedicando muito aos treinos nas ondas do litoral norte Paulista, ambos buscam um lugar ao sol na elite do surfe brasileiro. Eles são os únicos surfistas representando o município no surf profissional e precisam de bons patrocinadores para levam a bandeira da cidade aos quastro cantos do planeta. A associção de surf de Caraguá busca apoio junto as marcas de surfwaer e o comércio local para que o sonho desses atletas se torne realidade. Sabemos que o esporte é muito difícil mas não impossível, pois surf pra isso esses atletas já demonstraram que tem, ambos já foram campeões amadores, agora querem ganhar dinheiro com o esporte. (Fonte: ascsurf@hotmail.com)

Caraguá ganha posto do SEBRAE durante as comemorações de aniversário
O mês de comemoração do sesquicentenário(150 anos) de Caraguatatuba promete muitos presentes para a população. Nesta Terça-feira, 3 de abril, a cidade ganhou um posto de atendimento do SEBRAE, numa parceria com a Prefeitura, Unimódulo e Associação Comercial

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com SEBRAE-SP, Unimódulo e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba deu início às comemorações dos 150 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba dando presentes à população.
Nesta terça-feira, 3 de abril, foi inaugurado na cidade o 108º PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor, sediado junto ao prédio da SECAD - Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Durante a cerimônia de inauguração deste serviço de auxílio às micro e pequenas empresas, estiveram presentes o prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, do Diretor Superintendente do SEBRAE-SP, Ricardo Tortorella, do Gerente Regional do SEBRAE-SP em SJC, Mauro Medeiros, do presidente da Associação Módulo de Educação e Cultura, Léo Reis Leite Júnior, do presidente da ACEC - Paulo Roberto Gatto Bijos, do vereador Aureliano Gonçalves Pereira, do Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, e demais secretários municipais, além de representantes da iniciativa pública e privada.
Antes do pronunciamento do prefeito Aguilar, foi lida uma mensagem do presidente do SEBRAE-SP, Fábio de Salles Meirelles, que não pôde estar presente, mas em poucas palavras falou da importância deste posto do SEBRAE na cidade. "Hoje Caraguá passa a integrar uma rede de pequenos negócios. Com isso, estamos fortalecendo as micro e pequenas empresas e nem poderíamos fazer diferente, porque é a partir dos pequenos empreendedores que nossa indústria está crescendo e tornando o país mais forte e justo, com melhores oportunidades para todos", disse Meirelles em sua mensagem a todos presentes.
Em seguida, o Secretário de Administração Pedro Ivo de Sousa Tau, fez o uso da palavra, falando da importância do SEBRAE junto à Prefeitura e parceiros como a Associação Comercial e Unimódulo. "Nossa intenção, ao abraçar o escritório do SEBRAE junto à administração é beneficiar não somente a Administração mas todas as Secretarias, com projetos de apoio ao empreendedorismo, visando valorizar o ser humano e respeitar o próximo", destacou Pedro Ivo.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar encerrou os discursos enfatizando que o objetivo do Executivo é valorizar todas as pastas municipais, para que o cidadão seja consequentemente valorizado. "Geograficamente, Caraguatatuba é a cidade ideal para atender o turista, e precisamos tanto valorizar as pequenas empresas quanto melhorar nosso atendimento àqueles que escolhem o Litoral para passear. Essa parceria com o SEBRAE vai fortalecer o segmento turístico, oferecendo diferentes oportunidades tanto para quem quer investir no município, quanto para quem quer uma boa opção de lazer", finalizou.
Após os proncunciamentos foi realizado o descerramento da placa inaugural e uma visita às instalações do escritório do SEBRAE, inaugurado durante as comemorações dos 150 anos de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Grupo teatral de Caraguá encerra apresentações de "A Cartomante" em São Sebastião
O Grupo de Teatro do Projeto Letras de Luz, do Pólo Caraguatatuba, finalizou nesta semana a primeira etapa do programa de incentivo à leitura, realizado por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil, Fundação Victor Civita, FUNDACC e Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - O projeto de incentivo à leitura da Energias do Brasil e Fundação Victor Civita "Letras de Luz", que em Caraguatatuba tem parceria com a FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal, encerrou neste final de semana, a primeira etapa do programa, com a apresentação do conto "A Cartomante", de Machado de Assis - o qual foi encenado na íntegra, por 15 atores selecionados pela Fundação no início de fevereiro deste ano.
Após uma oficina de teatro com duração de 4 dias, os atores aprenderam a adaptar contos para teatro sem perder a principal característica deste gênero, que é a narrativa. Com o final do curso foi formado o Grupo Teatral Letras de Luz, que tem como meta montar cinco contos de autores brasileiros - os quais serão escolhidos pela Energias do Brasil e Fundação Victor Civita, para a apresentação ao público infanto-juvenil, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura.
O conto "A Cartomante", foi apresentado em uma residência antiga, que pertencia a um médico especialista em malária, que residiu em Caraguatatuba na década de 40(Dr. Morato Proença). Por ter um aspecto sombrio e misterioso, pelas árvores que encobrem toda a fachada da casa, o local chamou a atenção do público, que só podia entrar nas sessões em grupos de até 20 pessoas.
Antes da primeira apresentação do grupo, no dia 24 de março, foi realizada uma cerimônia para autoridades e representantes da Energias do Brasil. Estiveram presentes o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, o presidente interino da FUNDACC, César Vieira Bisetto, entre outros. Na ocasião, Bisetto fez um breve pronunciamento. "Sei que minha passagem pela FUNDACC foi rápida, mas ao apoiar e incentivar um projeto como este sinto que pude fazer algo muito importante, num período tão curto frente à Fundação. Espero que este projeto marque minha passagem pela Cultura, que a cada dia tem se fortalecido mais, tanto no teatro, quanto na dança e outras áreas de expressão artística" disse o presidente interino.
O prefeito Aguilar disse que a apresentação do conto foi uma prova do sucesso desta parceria entre a Energias do Brasil, Victor Civita e Prefeitura de Caraguá. "Tudo que acrescenta conhecimento é dever do município abraçar. Isso fortalece e aproxima a Educação da área de Cultura, e é assim que podemos vislumbrar um futuro com melhores perspectivas para nossos alunos da rede municipal, que precisam aprender não apenas a ler, mas a gostar da leitura, fazendo dela um hábito, e não uma obrigação", explicou o prefeito de Caraguá.
Após a primeira apresentação para as autoridades, o grupo teatral de Caraguá fez mais três apresentações ao público no dia 24, outras quatro no Domingo 25, e cinco apresentações extras na Segunda-feira, para as escolas.
Em razão do projeto contemplar também o publico de São Sebastião, os atores de Caraguá fizeram novas apresentações na última Sexta-feira, dia 31 de março, para o público de São Sebastião, em um espaço adaptado na SECTUR - Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de São Sebastião.
Finalizada esta primeira etapa, os atores do Grupo Letras de Luz do Pólo Caraguatatuba já receberam um novo conto, que será adaptado para teatro, e tem previsão de apresentação para o mês de maio. O novo conto é de Alcântara Machado, e terá novamente a participação dos 15 atores do Letras de Luz, além do apoio de estudantes do curso técnico de Artes Cênicas do CEPROLIN. O Letras de Luz é formado por Adbaílson Cuba, Alejo Liñares, Angelo Pereira, Cássia Bueno, Daniel Santos, Danilo Barbosa, Jaqueline de Souza, Jefferson Izidoro, Karen Prado, Lala Machado, Rafael Andrade, Rita Gonçalves, Rodrigo Vieira, Rosana Castro e Talita Olivieri. (Fonte: PMC)

Gincana Cidade de Caraguatatuba tem inscrições abertas até 10 de abril
As inscrições para a Gincana Cidade de Caraguatatuba estão abertas até o dia 10 de abril. As provas acontecerão no dia 14(Sábado), e cada equipe poderá ter entre 10 e 15 integrantes. Para inscrever-se, o grupo deverá levar 1kg de alimento não-perecível, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura(ao lado do PROCON)

Caraguatatuba - Já estão abertas as inscrições para a "Gincana Cidade de Caraguatatuba", que será realizada em comemoração ao 150 anos de emancipação político-administrativa. As provas acontecerão no Sábado, 14 de abril, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de abril, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, que fica na rua Luiz Passos Junior, nº 55, conjunto 5, ao lado do PROCON - em frente ao paço municipal.
Vale lembrar que a taxa de inscrição é simbólica. Basta levar 1kg de alimento não-perecível por participante de cada equipe, sendo que, o número mínimo de componentes por grupo é de 10 pessoas, e o máximo é de 15, ou seja, no caso de 15 integrantes, deverão ser doados 15kg de alimentos. A inscrição deverá ser feita pelo Capitão da equipe.
Todos os moradores de Caraguá podem participar da gincana em comemoração ao sesquicentenário, e de acordo com a comissão organizadora do evento, a composição das equipes é livre, e elas podem representar empresas, escolas, associações, clubes e inclusive o poder público. Não será permitida a participação de pessoas envolvidas na organização do evento, da comissão julgadora e seus familiares.
Conforme as regras da gincana, a inscrição deverá ser feita pelo capitão de cada equipe, e o mesmo deverá nomear um assistente técnico - a responsabilidade de ambos, ao representar a equipe, é de entregar as tarefas, e falar em nome de todo o seu grupo, sendo necessária sua identificação por meio de crachá(o crachá será fornecido pela comissão organizadora).
Além do nome completo de todos os integrantes, bem como do capitão e assistente, cada equipe deverá ter um nome de identificação e um "grito de guerra". Após o encerramento das inscrições, no dia 10 de abril, cada equipe terá um número seqüencial e uma cor para sua identificação, ambos definidos pela comissão técnica e entregues aos capitães das equipes em uma reunião que acontecerá até o dia 12 de abril.
TAREFAS - As tarefas da gincana Cidade de Caraguatatuba serão divididas em quatro grupos: beneficentes, culturais, ecológicas e criativas. As provas serão classificadas em abertas e fechadas. Haverá pontuação diferenciada para cada tipo de prova e as tarefas abertas serão entregues pela Comissão Organizadora aos capitães ou assistentes das equipes no dia 14 de abril, às 9h, na Praça de Eventos. As tarefas fechadas serão entregues apenas no momento da prova. O término da gincana está previsto para as 18h, também no dia 14.
DESFILE - Ao se apresentarem na Praça de Eventos, as equipes deverão participar do desfile de abertura da gincana, que será realizado às 9h30. As provas terão início logo após o final do desfile. Vale lembrar que esta tarefa, embora preceda a competição é de caráter obrigatório. Além dos componentes das equipes, deverá haver um veículo alegórico, o qual também deverá participar da abertura da gincana com a identificação "Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos" - além do nome e da cor da equipe.
PREMIAÇÃO - Serão premiadas as três primeiras equipes com melhores pontuações, com troféus de 1º, 2º e 3º lugar, e de acordo com o regulamento da gincana, a melhor torcida das equipes participantes também será premiada, com avaliação de quesitos como criatividade, animação, espírito desportivo e alegoria.
INSCRIÇÕES ABERTAS - Não há idade mínima para a participação dos integrantes, sendo necessário apenas respeitar o limite máximo de 15 componentes por grupo. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. O regulamento será entregue às equipes no ato da inscrição. Ainda dá tempo de participar. Comemore os 150 anos de Caraguá com muito lazer e descontração, reunindo sua família e amigos para a Gincana Cidade de Caraguatatuba 150 anos - informações (12) 3897-8131 / 0800-7700678. Participe! (Fonte: PMC)

Caraguá ganha almoxarifado no aniversário da cidade

Caraguatatuba - Mais uma obra foi inaugurada na segunda-feira, dia 2, com o início das festividades dos 150 anos de Caraguá. O prefeito José Pereira de Aguilar entregou o Almoxarifado Central "Iovanilda Barbieri".
Estiveram presentes à cerimônia de entrega, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; o ex-prefeito do município, José Borabeby; o tenente André Paes, representando a Polícia Militar; secretários municipais; diretores; autoridades; a família da homenageada e funcionários.
Na ocasião, a filha da homenageada, Fátima Aparecida Conceição Fernandes, falou da importância em lembrar do nome da sua mãe para nomear o almoxarifado. "Nós ganhamos esse terreno da igreja e foi dentro desse espaço que a minha mãe disse sua última frase. Ela afirmou que aqui estava a melhor fase da vida dela, por isso eu digo que vocês serão muito felizes aqui", desejou Fátima.
Para o secretário de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau, o novo espaço descentraliza o almoxarifado da Secretaria já que toda a mercadoria adquirida pela prefeitura passará pelo local antes de ser distribuída para as secretarias. "O trabalho será feito em conjunto com o setor de patrimônio. Por aqui também passará o material permanente, que já sairá com etiqueta de patrimônio para as secretarias de origem, com isso teremos um controle rigoroso de tudo", afirmou.
O prefeito Aguilar disse que todo governante tem que zelar pelo patrimônio público. "Com este novo espaço estamos cuidando dos bens públicos, é uma obra que faz parte do meu plano de governo e estou cumprindo. Este não é um prédio próprio, mas aqui estaremos controlando tudo", disse.
Aguilar acrescentou que irá exigir da Secretaria de Administração, por meio do setor de almoxarifado, rigor e transparência no controle. "Somente a merenda escolar não virá para cá, porém alguém daqui irá até a Secretaria de Educação para fazer o controle", explicou o prefeito.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural pelo prefeito e familiares da homenageada. (Fonte: PMC)

Caraguá inicia maratona de festividades com inauguração do campo de Beach Soccer e play ground

Caraguatatuba - Caraguá iniciou o mês de abril com uma maratona de festividades em comemoração aos 150 anos de Emancipação Político-Administrativa do município. Nesta segunda-feira, dia 2, os moradores do Jaraguazinho receberam de presente a praça recreativa "Auro Yoshito Kashiura" com campo de Beach Soccer e play ground.
Participaram da inauguração o prefeito José Pereira de Aguilar; secretários municipais; o presidente do CaraguáPrev, Francisco Conceição; o presidente interventor da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, César Vieira Biseto; os vereadores Aureliano Gonçalves Pereira (AG Pereira) e Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho) a família de Auro Yoshito Kashiura (em memória), o homenageado, funcionários da prefeitura e a população do bairro.
Para o irmão do homenageado, Idésio Kashiura, foi uma honra para a família ter o nome de uma pessoa que sempre se dedicou ao esporte, praticando algumas modalidades na cidade na praça recreativa. "Meu irmão faleceu há 12 anos e isso não havia acontecido. A minha família se sente honrada com a homenagem."
Para o Vereador AG Pereira, autor da indicação, o trabalho social que o prefeito Aguilar vem fazendo na cidade não havia sido feito anteriormente. "O prefeito tem investido muito no social, as quadras esportivas são um exemplo disso, estão levando dezenas de crianças à prática esportiva", ressaltou.
Para o secretário de Esportes e Recreação, Lelau, o esporte é também é saúde e educação. "Quando se tem um evento esportivo com chuva ou sol a criança levanta cedo e vai para a competição, está sempre participando e isso faz bem para o corpo e para a mente", ressaltou.
Lelau acrescentou que no local terá sempre atividades esportivas para os moradores, as esposas e mães poderão participar dos eventos, pois o play ground atenderá as crianças menores, que ainda não estão em idades de praticar uma atividade esportiva", disse.
"Gosto de ver crianças brincando e quando praticam esporte ao mesmo tempo, fico muito mais feliz", foi assim que o prefeito Aguilar iniciou o seu primeiro discurso das festividades do aniversário de Caraguá. Para ele, a obra é pequena no tamanho, porém de um grande valor social. "Quem pratica esportes chega à velhice com muita saúde. Quero que todas as crianças da EMEF Jorge Passos (escola do bairro) venham para cá praticar esportes", disse o prefeito.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural pelas autoridades presentes e familiares do homenageado. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos prioriza a Educação das crianças de Ilhabela

Ilhabela - Na última segunda-feira, 02, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acompanhado do secretário municipal de Educação, professor Antônio Cornélio de Morais Filho, deram início a tradicional entrega de ovos de páscoa nas unidades educacionais do município.
Os primeiros a receber os ovos foram os alunos da APAE de Ilhabela. Em 2001, quando Manoel Marcos deu início ao seu governo, os beneficiados pelo serviço eram menos de 30. Hoje, além de possuírem um local digno, mais de 70 jovens, crianças e adultos são atendidos pela APAE de Ilhabela.
Segundo o professor Cornélio, “os números mostram quanto o atual governo foi importante no desenvolvimento de nossa cidade. O número de alunos e professores da rede municipal de ensino mais que dobrou em sete anos”.
Este ano, serão distribuídos cerca de 3.100 ovos de chocolate à todos os alunos da rede municipal de ensino e aos das entidades subvencionadas.
Para o prefeito Manoel Marcos, o melhor investimento que pode ser feito é no ser humano, por este motivo sua administração prioriza a Educação e a Saúde no nosso município. “Quando assumi o meu primeiro mandato em 2001, as instalações educacionais de Ilhabela eram precárias e não tinham condições de atender nossas crianças. Trabalhei muito, construí escolas, implantei creches que atendem as crianças em todos os bairros e o resultado é este, a excelência da Educação das crianças de Ilhabela”, afirmou o prefeito Manoel Marcos. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Empresário de São Sebastião é escolhido presidente do Convention Bureau do litoral

São Sebastião - O empresário Eduardo Cimino foi indicado nesta segunda-feira (2/4) como o primeiro presidente executivo do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB) que vai representar São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O mandato será válido por um ano, quando então, ocorrerá a eleição que terá validade de três anos. Cimino é representante da Pousada do Fort, de São Sebastião, onde vai funcionar a sede da nova entidade.
Juntamente com eles, compõem a diretoria Mirian Stela Dantas Patitucci (vice-presidente administrativo), João Ribeiro (vice-presidente financeiro), Paulo Roberto Gatto Bijos (vice-presidente de assuntos jurídicos), Ieve dos Mares Rios Filho (vice-presidente de assuntos institucionais), José Francisco Góes (vice-presidente de marketing e eventos), Heloísa Lacerda Franco (vice-presidente social) e Álvaro Bajon, (vice-presidente de novos negócios). Participaram do processo eleitoral 38 empresários que também representaram outras empresas, totalizando 57 adesões à nova entidade.
A partir de agora a prioridade da diretoria do LNSPC&VB é consolidar a nova entidade e firmar o Litoral Norte como destino turístico, não apenas na temporada de verão, período que a região já se vende por si só, mas buscar novas alternativas na chamada baixa temporada.
Isso significa criar novos roteiros e buscar nicho que fomentem, por exemplo, o turismo de negócio e de incentivos com empresas que levam seus funcionários para desenvolver atividades de dinâmica, por exemplo.
Conforme Eduardo Cimino, a entidade quer ainda trabalhar com o calendário de turismo nas quatro cidades. “Vamos trabalhar em parceria com as Secretarias de Turismo no sentido de fomentar o setor na região”, disse o presidente.
Outra proposta é a qualificação do setor por meio de parcerias com faculdades e instituições como o Sebrae, por meio do programa Empreender já desenvolvido com as Associações Comerciais e Industriais (ACI) da região .
A consultora do Empreender na ACISS, Liliane Santaella, ressaltou a importância da nova entidade. “É preciso pensar em movimento no litoral durante todo o ano.”
Esse também é o pensamento do secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, que reforçou a participação do município no Convention. “Será mais fácil comercializar o produto Litoral Norte do que de forma individualizada.”
As quatro prefeituras do Litoral Norte estão presentes no LNSPC&VB por meio das Secretarias de Turismo que fazem parte do Conselho Diretor. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Esportes realiza quarta rodada do Campeonato de Futebol dos Veteranos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou no último domingo (1º/4), a quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol dos Veteranos. Os jogos aconteceram na Costa Sul, Centro e Costa Norte.
No campo de Barra do Una, o time de Barra do Sahy perdeu para o Vila Baiana, também da Barra do Sahy, por um placar de 2 a 0. Já o Gaivota, de Boracéia, fez dois gols em cima da equipe do Boa Esperança, de Boiçucanga.
Em Juquehy, o time do Pau Brasil, de Cambury, perdeu para o Cambury, de 4 a 2, e a equipe Cachoeira, de Maresias, empatou em 1 a 1 com o União de Cambury.
No campo do clube Sete de Setembro, o Caiçara, do Centro, venceu o Figueirense, do bairro São Francisco, por 5 a 1 e o Tradição, também do bairro São Francisco, empatou em 1 a 1 com o Só Alegria, da Topolândia.
Já no Estádio Otoniel Santos o time do Braziliense, da Topolândia, empatou em 2 a 2 com o Sete de Setembro, do bairro São Francisco, e o Madeireira Rezende, da Topolândia, perdeu de 6 a 1 para o Guarani, da Enseada.
A Secretaria de Esportes vai decidir se a quinta rodada acontece no próximo domingo (8/4), uma vez que é domingo de Páscoa, ou adia para o dia 15 de abril. (Fonte: PMSS)

Ditraf orienta sobre mudanças no trânsito na região central de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), iniciou nesta segunda-feira a panfletagem na Vila Amélia para informar aos moradores, comerciantes e motoristas sobre as alterações na mão de direção nas duas principais ruas do bairro.
A partir de segunda-feira (9/4), a rua Armando Sales Oliveira passa a ter mão única para quem segue sentido Centro/Bairro em toda a sua extensão. Já a rua Mansueto Pieroti fica liberada apenas para quem desce do bairro em direção ao centro.
Nesta semana também serão colocadas placas com a nova sinalização e faixas de orientação.
Segundo o diretor do Ditraf, Márcio Nonato, durante 15 dias após as alterações haverá uma tolerância em relação aos motoristas desatentos, que serão instruídos a respeito das modificações. “Após esse período aqueles que andarem na contramão serão multados”, alerta. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Esportes de São Sebastião realiza caminhada na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), implantou na Rua da Praia, região central da cidade, o ‘Clube da Caminhada’, que é realizado todas as terças e quintas-feiras em dois períodos, da 7 às 9h e das 18 às 20h.
O objetivo da atividade, segundo o professor de educação física, Carlos Ribeiro, o Palumbinho, é estimular a saúde das pessoas através do exercício mais natural do ser humano: a caminhada.
Segundo ele, a prática já vem sendo realizada pela Seesp nos bairros da Topolândia, Pontal da Cruz e Enseada, na Costa Norte. “Com a revitalização da área na Rua da Praia lançamos a idéia para ser desenvolvida no Centro da cidade, utilizando uma pista de mil metros, que já está demarcada, entre o parque infantil, a pista de skate e as quadras esportivas. O ponto de partida fica em frente ao playground”, comenta Palumbinho. Entretanto, o percurso da caminhada acaba sendo maior.
O exercício, que é voltado tanto para o jovem quanto para o idoso, é acompanhado por três profissionais da área de educação física. Além de Palumbinho, os professores Ricardo Rosa e Luiz Carlos Cavinatti integram o clube. O primeiro atua na parte da manhã e o segundo no período noturno.
Para participar da caminhada os interessados devem se dirigir à Seesp, munidos de uma foto 3x4 e um atestado médico comprovando que está apto para a prática. No local, uma ficha contendo os dados pessoais deverá ser preenchida e um termo de responsabilidade assinado pelo interessado.
O tempo da caminhada é de, no máximo, uma hora, sendo meia hora antes e meia hora depois para fazer alongamento.
Palumbinho explica ainda que a atividade é dividida em dois grupos: o que tem melhores condições físicas e, portanto, anda mais rápido, e o que se locomove mais lentamente. “É importante que as pessoas obedeçam ao ritmo da sua caminhada porque não é nenhuma disputa”, destaca.
Com relação à Costa Sul, de acordo com o professor, os interessados em montar grupos de caminhada devem procurar a Divisão de Esportes, que fica em Boiçucanga, e solicitar a abertura de horários para o desenvolvimento da prática.
Informações adicionais pelo telefone (12) 3892.2062. (Fonte: PMSS)

Prefeitos vão ao Palácio dos Bandeirantes cobrar aterro regional e saneamento básico para o LN

São Sebastião - Preocupados com a questão do lixo produzido no Litoral Norte, os prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, Ilhabela, Manoel Marcos, e de Ubatuba, Eduardo César, se reuniram na tarde desta segunda-feira (2/4) , para discutir estratégias de cobrança junto ao Governo do Estado quanto à instalação de um aterro regional.
A forma truculenta do Estado e a falta de apoio provocaram a união dos prefeitos, liderados pelo chefe do Executivo de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, depois da notícia de interdição do aterro sanitário de Ubatuba.
Eles vão solicitar ainda este mês uma reunião com o governador José Serra e o secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto.
Desde 2005 tramita na Secretaria Estadual de Meio Ambiente a construção de um empreendimento desse porte, mas que esbarra na burocracia das licenças ambientais.
Enquanto isso, São Sebastião e Ilhabela exportam o lixo produzido nas cidades para o município de Tremembé, no Vale do Paraíba, gastando média mensais que chegam a R$ 1 milhão. Caraguatatuba e Ubatuba só despejam os resíduos em seus aterros municipais, pois conquistaram o direito na Justiça, através de liminares, já que o Estado determinou a interdição das áreas.
“Estamos a dois anos esperando o Estado definir e licenciar uma área para o transbordo do lixo do Litoral Norte. Será que a solução para o problema e mandar interditar todos os aterros da região?”, questiona o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o produto dessa discussão é sensibilizar o Estado para o problema. “Os prefeitos estão de mãos atadas. Todas as obras que primam pela preservação, como aterro regional e saneamento básico, estão paradas nas estatais do governo estadual”, avalia. “Se o Estado prega que quer o bem do Litoral Norte, não deve adotar posturas punitivas contra as Prefeituras e sim dar soluções. O que adianta adotar tolerância zero sem dar estrutura”.
Já Manoel Marcos, de Ilhabela, acredita que o Estado vem se furtando nas questões ambientais, o que atravanca a governabilidade dos chefes de Executivo municipais. “Onde está a contrapartida do Estado? Exigem um Plano Diretor rigoroso, fiscalização das ocupações irregulares e a preservação do meio ambiente, mas obras de infra-estrutura não oferecem”.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, foi convidado para a reunião, mas não pôde comparecer por conta das comemorações do aniversário da cidade. (Fonte: PMSS)

Prefeito recebe nova diretoria da Associação de Surf de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na manhã desta terça-feira (3/4), no gabinete, a nova diretoria da ASSS - Associação de Surf de São Sebastião, que tomou posse no mês de fevereiro. Segundo o presidente da entidade, Gione dos Santos, hoje a associação conta com representantes das principais praias com vocação para o esporte. “Além de apresentar a nova diretoria, este encontro com o prefeito teve o objetivo de sugerir algumas alterações na lei do surf, assim como mostrar os projetos dos circuitos municipal e locais”, frisou Santos.
Dr. Juan Garcia destacou que a Prefeitura conta com uma Divisão de Esportes Náuticos na estrutura da Secretaria de Esportes e, assim como a vela, o surf é prioridade. Ele elogiou a união da classe para tornar o surf mais organizado na cidade.
De acordo com o prefeito, uma nova reunião deverá ser agendada com a associação e representantes da Secretaria de Esportes. Em 2005, a Prefeitura inaugurou a Praça Internacional do Surf em Maresias, além de apoiar os campeonatos realizados no município. (Fonte: PMSS)

Vila Tropicanga, em Boiçucanga, recebe comissão das ZEIS nesta quarta-feira

São Sebastião - Os membros da Comissão da Prefeitura de São Sebastião, responsável pela implantação das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) nos núcleos congelados, vão realizar nesta quarta-feira (4/4), às 10h, uma visita técnica, juntamente com o novo promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo Regional do Litoral Norte, Fábio Rodrigues Franco Lima, na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, na Costa Sul.
A Polícia Ambiental e o Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN) também irão acompanhar a equipe.
O objetivo da vistoria, segundo a chefe de Divisão de Habitação, da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Cláudia Lima Pereira de Castro, é, além de apresentar a vila ao novo promotor, verificar a atual situação do local e tentar um acordo com o Ministério Público para regularizar a área.
A Vila Tropicanga, de acordo com Cláudia, não pode ser regularizada porque está embargada judicialmente. “Depois de realizada a visita e entrar num consenso com o Ministério Público, vamos marcar uma reunião com a comunidade para levar explicações sobre o procedimento de regularização”, afirma.
Atualmente, segundo levantamentos do município, por intermédio do Programa de Congelamentos de Núcleos, há na Vila Tropicanga 258 casas, 241 famílias e 695 pessoas. Em São Sebastião há 42 núcleos congelados. (Fonte: PMSS)

Equipe de vôlei de São Sebastião perde para o Taubaté pela Livovali

São Sebastião - A equipe de vôlei masculina infantil de São Sebastião perdeu, no último sábado (31/3), o primeiro jogo pela Liga do Vale do Paraíba (Livovali) para o time de Taubaté por um placar de 3 sets a 0 (25 a 23, 25 a 22 e 25 a 22).
A próxima partida acontece no dia 15 de abril, às 11h, em Pindamonhangaba, contra a equipe da casa. Oito times estão inscritos na competição.
No dia da primeira disputa, dois sebastianenses foram homenageados em um coquetel que premiou os melhores destaques esportivos de 2006. O atleta Neilor Farias, 14 anos, foi escolhido o melhor jogador em todas as categorias (ataque, bloqueio e passe). Já o jogador André Talarico ficou com o título de melhor levantador.
Malha - A malha adulta de São Sebastião também participou de um amistoso, no último sábado, contra a Associação dos Servidores Municipais de São José dos Campos (Assem). No entanto, o time da cidade perdeu as duas disputas: 212 a 148 e 142 a 84.
No dia 7 de abril, a partir das 8h, no Clube da Malha, localizado no bairro Porto Grande, vai acontecer o campeonato (de duplas) da Páscoa. Segundo o organizador José Francisco só os alunos das escolinhas de malha dos bairros da Enseada, Pontal da Cruz e Porto Grande, aproximadamente 40, poderão participar do evento, que também terá representantes do Assem.
Ele informa ainda que a Liga de Malha Sebastianense está sendo registrada para que possa participar, neste ano, do campeonato entre Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.
(Fonte: PMSS)

Times de futebol de São Sebastião jogam pela 13ª Copa Zito

São Sebastião - Duas equipes de futebol de São Sebastião, o Pau Brasil, de Cambury, e o Grêmio de Barequeçaba, jogaram no último domingo (1º/4) pela 13ª Copa Zito, no Estádio Municipal Otoniel Santos, em São Sebastião.
O time do Pau Brasil empatou em 1 a 1 com o Silveira. Já o Grêmio de Barequeçaba perdeu para o Estrela do Morro, de Ilhabela, por um placar de 3 a 2.
São Sebastião, que tem o apoio da Secretaria de Esportes (Seesp), também conta com a equipe do Juventude, da Topolândia, que joga no próximo dia 15 de abril, às 15h, contra o Estrela do Morro, em Ilhabela.
O Pau Brasil e o Grêmio de Barequeçaba voltam a disputar pela Copa Zito no dia 22 de março de 2007, às 15 h. O primeiro joga contra o time de Redenção da Serra, na cidade de Redenção da Serra, região do Vale do Paraíba, e o segundo enfrenta o Juventude, em São Sebastião.
O torneio é realizado pela Prefeitura de Roseira e envolve clubes do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A competição está com 28 participantes.
No ano passado o time campeão da copa foi da cidade de Canas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura autoriza construção da rede de esgoto na Vila Sahy
Após oficialização das ruas, núcleo congelado que será transformado em ZEIS recebe obra de saneamento básico. Ordem de serviço para início da obra foi assinada nesta terça-feira (3/4)

São Sebastião - Após a oficialização de ruas no mês passado, a Vila Sahy (antiga Vila Baiana / Mosquito), localizada no bairro Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, receberá agora o saneamento básico. O núcleo congelado que será transformado em ZEIS - Zona de Especial Interesse Social ganhará rede e estação de tratamento de esgoto (ETE), numa parceria entre Prefeitura de São Sebastião e Sociedade Amigos de Barra do Sahy.
A ordem de serviço da Prefeitura para a empresa Agrícola Comercial e Construtora Monte Azul foi assinada nesta terça-feira (3/4). Segundo o diretor de Obras Públicas, César Roberto Gomes, da Secretaria de Obras e Planejamento, o trabalho deve durar quatro meses. Ao todo são mil metros lineares para contemplar todo a Vila Sahy com rede de esgoto.
O investimento da Prefeitura de São Sebastião será de R$ 700 mil, enquanto que a Sociedade Amigos de Barra de Sahy entrará com R$ 270 mil para construção da ETE. A obra já havia sido anunciada aos moradores da Vila Sahy durante reunião com a comissão técnica da Prefeitura realizada no dia 22 de março.
Além de oficializar ruas, o prefeito Dr. Juan Garcia já fez pedidos de iluminação pública e rede de água às empresas Bandeirante Energia e Sabesp, respectivamente. Com a oficialização das ruas decretada pelo prefeito, o próximo passo é registrar os imóveis no Cadastro Imobiliário. Cerca de 1.745 pessoas vivem nas 590 residências da Vila Sahy. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação lança Serviço de Atendimento ao Cidadão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou nesta terça-feira (3/4), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que será um meio dos usuários de serviços da Educação do município manifestarem suas críticas, reclamações e questionamentos pelo número 0800-7701130.
A Seduc também atenderá via e-mail pelo endereço seduc@saosebastiao.sp.gov.br. O objetivo, segundo a secretária da pasta, Marilene Ramachotti Leite, é facilitar a vida dos usuários. “Queremos com este número que antes dos pais ou alunos irem questionar alguma coisa aos meios de comunicação, que primeiro nos procure para resolvermos o problema”, explicou Marilene.
O atendimento da Seduc pelo 0800 será de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sempre será realizado um levantamento dos casos e encaminhado a cada órgão ligado à Seduc. As respostas serão passadas aos usuários via e-mail ou telefone. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Semana Santa é comemorada com festividades religiosas

São Sebastião - A Páscoa vem chegando e com a data as prateleiras dos supermercados se enchem de cores com os ovos de chocolate. Mas o que é uma doçura para as crianças significa algo a mais para muitos adultos. A Páscoa, por se tratar de um feriado prolongado, marca o início de reflexões em nome da fé de várias pessoas de diversas crenças.
Os cristãos comemoram a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Para os judeus, o Pessach (que significa a passagem) marca a fuga do povo hebreu do Egito, comandada por Moisés, pelo Mar Vermelho.
No cristianismo, a Semana Santa relembra os últimos momentos de Jesus na Terra, sua prisão após a última Ceia (quinta-feira santa), sua morte (sexta-feira da Paixão) e sua ressurreição (domingo) que se tornou a Páscoa cristã.
Durante a quaresma, que inicia a partir da quarta-feira de Cinzas, há muitos cristãos que fazem o sacrifício de se privar de algo que goste muito de fazer ou de comer durante 40 dias para se redimir dos pecados. A Sexta-feira Santa é o dia em que nenhum cristão come carne.
Em São Sebastião não será diferente. Diversas manifestações católicas marcam a Semana Santa como, por exemplo, procissões e encenações da paixão de Cristo, na Região Central com a realização da Paróquia e o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Programação - Na quinta-feira (5/4), haverá a missa da ceia do Senhor com lava-pés, na Igreja Matriz de São Sebastião e na Capela da Topolândia. Logo depois acontece a transladação e adoração ao santíssimo até à meia-noite.
Já na sexta-feira (6/4), às 15h, será realizada a celebração da Paixão e Morte de Jesus e adoração da Cruz seguida pela tradicional procissão de “Cristo Morto”. Às 18h, haverá a encenação ao vivo da morte e paixão de Cristo. Ambas manifestações acontecem na Paróquia de São Sebastião.
No sábado santo (7/4) a Capela da Topolândia e a Igreja de São Sebastião promovem a Vigília Pascal, a partir das 20h. No domingo (8/4), logo pela manhã, às 6h, haverá a procissão do ressuscitado, seguida pela Santa Missa e confraternização. Às 19h30, a Igreja Matriz promove mais uma missa festiva. Informações pelo telefone (12) 3892-1110.
Alguns símbolos da Páscoa - O Ovo: A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.
O Coelho: Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
A Cruz da Ressurreição: Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.
O Cordeiro: Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho: Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio: É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". (Fonte: PMSS)

Fundo Social entrega DVD sorteado para usuários do estacionamento no Carnaval

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião entregou nesta terça-feira (3/4), o DVD sorteado no Carnaval entre os usuários do estacionamento montado na Rua da Praia em fevereiro último.
O ganhador foi o morador de São Paulo, Augusto Dias Ferrite, que foi representado por sua mãe, moradora do bairro Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, Lea Dias Ferrite, que recebeu o DVD das mãos de Rosa Mota, presidente do Fundo Social.
Lea conta que o filho ficou muito contente em ganhar o DVD e elogiou a iniciativa de usar o dinheiro arrecadado para assistência social.
“No ano passado sorteamos uma bicicleta, mas neste ano, incluímos também um DVD como prêmio”, disse a presidente do Fundo, Rosa Mota.
O estacionamento abrigou uma média de 300 veículos por noite durante o Carnaval e arrecadou R$ 3,9 mil que foram destinados à compra de materiais para atendimentos especiais de famílias carentes. (Fonte: PMSS)

Nova UBS da Topolândia entra em fase de acabamento para ser entregue em maio

São Sebastião - A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída pela Prefeitura de São Sebastião no bairro da Topolândia entrou em fase de acabamento para ser entregue no mês de maio. De acordo com o Departamento de Obras Públicas, da Secretaria de Obras e Planejamento, a empreiteira trabalha atualmente na colocação de pisos e azulejos, além de serviços de elétrica e hidráulica.
Grande parte do prédio já foi rebocado e está pronto para pintura. Esta unidade concentrará vários serviços em um só lugar, como Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Centro de Reabilitação, Programa de Saúde da Família, odontologia, entre outros. Com isso, o posto deve se tornar uma referência regional em saúde.
A UBS fica numa área de 1.650 m², na esquina da rua Antônio Pereira da Silva e avenida Itatinga, em frente ao Centro Comunitário da Topolândia. Conforme explicou o prefeito Dr. Juan Garcia, os serviços concentrados resultarão em melhor atendimento à comunidade. O investimento na obra iniciada em março de 2006 é de aproximadamente R$ 1,9 milhão.
Cerca de 12 mil pessoas devem ser beneficiadas com o novo posto de saúde. Hoje, 70 funcionários de empreiteira trabalham na obra. (Fonte: PMSS)

Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno realiza Corrida de Canoas

São Sebastião - A Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno (Sapeque), na Costa Sul de São Sebastião, realiza no próximo sábado (7/4), às 10h, o 16° Torneio Aleluia de Canoagem. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e visa manter a tradição caiçara.
De acordo com o presidente da Sapeque, Amilton Pacheco da Silva, a competição é dividida em cinco categorias: regata de um remo, típica de um remo, típica de dois remos, típica de três remos e típica de quatro remos. “A média de participante por categoria é de oito a 10 canoas”, diz Pacheco.
O primeiro, segundo e terceiro colocados, de cada categoria, receberão troféus. Além disso, o primeiro lugar de todas categorias vai receber uma cesta básica e R$ 50 por participante.
Além da canoagem, o evento terá corrida de caiaque, vôlei de praia, prova de pedestre e dança. O público será animado pela banda Novo Astral, de Boiçucanga, e ainda poderá saborear, gratuitamente, o tradicional peixe assado, além de cachorro quente e bebidas.
Um sorteio de brindes como, por exemplo, camisetas e sandálias havaianas, também será realizado durante a prova. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião realiza curso de primeiros socorros para Monitores de Ecoturismo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (Seduc), Cultura e Turismo (Sectur) e Meio Ambiente (Semam), está realizando um curso de primeiros socorros, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para aproximadamente 25 Monitores de Ecoturismo. As aulas estão sendo ministradas no hotel Villa’l Mare, localizado no bairro de Maresias, na Costa Sul.
O 3° Sargento do 17° Grupamento dos Bombeiros, Ricardo Ruiz Garcia, que é responsável pela aplicação do curso junto com mais dois soldados da corporação, explicou que a carga horária das aulas é uma exigência para que o profissional possa atuar dentro da legalidade. “Para o Corpo de Bombeiros a iniciativa é muito importante porque o monitor terá condições de realizar os primeiros atendimentos a pessoa que tiver algum problema nas trilhas”, enfatiza.
Segundo ele, a turma está bem interessada, sendo que alguns já tiveram orientações de como proceder em situações nas trilhas de ecoturismo.
O monitor Odailson Avelino Pereira, 19 anos, morador no Sítio Velho, entre os bairros de Juquehy e Barra do Una, declarou que o curso está sendo ótimo. “Estou me especializando na área para melhor atender ao público. Além disso, a iniciativa serve para a minha própria sobrevivência”, disse Pereira, que trabalha como monitor no Tuim Parque, em Barra do Una.
“O curso é maravilhoso. Já participei de curso de primeiros socorros, mas só na teoria. Com a prática temos noção de oferecer atendimento com consciência e técnica”, complementou a monitora Mércia Aparecida Fraga, de 45 anos, que mora em Boiçucanga e atua como massagista.
As aulas começaram na última segunda-feira (2/4) e terminam nesta quarta-feira (4/4).
(Fonte: PMSS)


Futsal masculino de São Sebastião se classifica para fase regional pelos Abertos da Juventude

São Sebastião - A equipe masculina de futsal de São Sebastião se classificou na última segunda-feira (2/4) para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. O time, que tem apoio da Secretaria de Esportes (Seesp), venceu Caraguatatuba por um placar de 3 a 1. A partida foi realizada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Guimarães, em Caraguatatuba.
Já o basquete masculino, São Sebastião está fora da competição por ter perdido de 66 a 36 para o Caraguatatuba. O basquete feminino também não se classificou. O jogo ocorreu na última sexta-feira (30/3) contra Caraguatatuba, que ganhou de 51 a 42.
O time de futebol masculino de São Sebastião também perdeu de 1 a 0 para a equipe de Caraguatatuba e está praticamente eliminado do torneio, que é organizado pela Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer.
A cidade competiu ainda no basquete masculino sub-21, pelo Campeonato Municipal de Paraibuna. O jogo foi realizado no último sábado (31/3) contra a equipe de São José dos Campos, o XXTA, que venceu de 74 a 53. A próxima acontece no dia 20 de abril, às 21h, contra o All Star, de Paraibuna, em Paraibuna. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião desenvolve projeto para alunos conhecerem melhor o seu bairro

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, por meio do Departamento de Patrimônio, em parceria informal com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), a Petrobras e a Transpetro, está desenvolvendo o Projeto “Redescobrindo e Escrevendo a História do Seu Bairro”.O projeto terá início nesta quarta-feira (4/4), das 10h às 12h, com palestras que serão ministradas no Telecentro do Centro Comunitário da Topolândia.
Com 12 participantes já inscritos o projeto é dirigido aos moradores do bairro e freqüentadores do Telecentro, criado e equipado com computadores pela Petrobras e Transpetro para incentivar a inclusão digital.
O projeto tem por objetivo despertar nos alunos a curiosidade sobre origens, costumes e dogmas religiosos com visões de mundo diversos.
Os alunos receberão apoio para iniciar um levantamento histórico do bairro, respeitando e valorizando sua história e também desenvolverão textos sobre a origem e constituição das localidades e seus personagens.
Os trabalhos destacarão a trajetória histórica de São Sebastião, que resultou numa população heterogênea, com diferentes origens, cuja cultura tradicional está em transformação.
Outros objetivos do projeto são conhecer e respeitar a diversidade etnocultural brasileira, repudiar toda e qualquer discriminação, reconhecer e valorizar as qualidades da própria cultura, fazer um levantamento fotográfico do bairro e da documentação existente, promover entrevistas com moradores mais antigos, e, desse modo, “Redescobrir e Escrever a História do seu Bairro”.
O programa de trabalho será constituído pela divulgação e estudo de material existente no Arquivo Municipal e recolhido pelos alunos, pela divulgação de manifestações artísticas com convidados especiais, visitas monitoradas e estudos de caracterização, e boletins periódicos de novas informações e trabalhos.
As pessoas que quiserem participar podem se inscrever no Telecentro, no Centro Comunitário da Topolândia, das 9h às 17h. As palestras acontecerão em duas quartas-feiras do mês, com início neste dia 4 e término previsto, com apresentação dos trabalhos e entrega dos certificados, no dia 28 de novembro. (Fonte: PMSS)

Desempregados de Caraguá aprovam Ciclo de Orientações ministrado pelo PAT

São Sebastião - Os dois dias de palestras do Ciclo de Orientações ministradas pelo Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) de São Sebastião na unidade de Caraguatatuba foram aprovados pelos desempregados. Cerca de 40 pessoas ouviram as dicas dos consultores sebastianenses.
A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Matsumine, 34 anos, acompanhou ontem as palestras sobre a importância de um planejamento financeiro durante a crise do desemprego, além de elaboração do currículo, habilidades e capacidade e também técnicas para procura de emprego e sobre os testes comumente aplicados pelos empregadores.
Para ela, o módulo que trata sobre planejamento financeiro foi importante porque viu sua renda cair quase sete vezes. “Eu já fazia planilha de custo, mas hoje percebi que ainda assim não era do modo correto.”
Esse módulo foi aplicado pelo contador, professor e chefe do Planejamento Econômico da Prefeitura de São Sebastião, Juraci Marques de Oliveira. De modo objetivo, ele explicou aos participantes que sem uma planilha descritiva dos itens recebidos e gastos, é mais difícil controlar o orçamento.
O Ciclo de Orientações é desenvolvido desde o ano passado pelo PAT de São Sebastião e a experiência positiva aumenta o interesse de outros municípios, segundo explicou a diretora Elizete Nossabein. Em maio, ele será apresentado na Baixada Santista.
Para o coordenador do Ciclo em Caraguá, Jaime Galdino Coelho Júnior, toda experiência bem sucedida deve ser compartilhada. Após as palestras dessa semana, ele adianta que vai implantar o trabalho na unidade vizinha, buscando temas que possam ajudar o trabalhador na busca pelo emprego. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeitura contrata operários braçais para atuar na limpeza pública
Além de tornar a cidade mais limpa e agradável para os moradores e o recebimento de turistas, a limpeza ajuda a combater o mosquito da dengue

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, deu posse, nesta segunda-feira, 2, a 30 operários braçais, contratados para trabalhar em todo o município, realizando limpeza pública. Os funcionários passaram por processo seletivo para trabalhar na Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), sob regime da CLT, em prazo indeterminado.
A jornada de trabalho será de 44 horas semanais, com remuneração de um salário mínimo mensal e uma cesta básica. As funções a serem desenvolvidas pelos contratados são referentes a serviços gerais de manutenção das vias e logradouros públicos, assim como limpeza de praias, valas, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias, manutenção de parques e jardins, entre outros serviços afins.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a contratação destes funcionários vai refletir positivamente, inclusive, no combate à dengue: “com mais estes homens trabalhando efetivamente na limpeza das vias públicas, temos outro reforço no combate ao mosquito causador da dengue, já que o acúmulo de lixo é um dos fatores que facilitam a formação de criadouros”.
(Fonte: PMU)

Campanha na tv alerta para importância do envolvimento de todos no combate à dengue

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba produziu um vídeo que está sendo veiculado na TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo), a fim de mostrar a importância de todos estarem conscientes quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue. O comercial, que vai ao ar nos intervalos dos programas Bom Dia Brasil, Mais Você, Vanguarda TV 1ª edição, Jornal da Globo e Vanguarda TV 2ª edição, mostra a mega-operação realizada pela prefeitura no último dia 31, alertando para o fato de que o controle e a prevenção da dengue depende de todos nós.
As imagens chamam a atenção para os mutirões e nebulizações que retiraram criadouros de casas e terrenos, com atuação de mais de mil pessoas, incluindo funcionários da prefeitura, militares e voluntários, que foram às ruas intensificar o combate ao mosquito. As ações continuarão até que a situação se normalize. (Fonte: PMU)

Médicos e enfermeiros de Ubatuba recebem capacitação sobre dengue

Ubatuba - Cerca de 70 pessoas, entre médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Ubatuba passaram por uma capacitação específica sobre a dengue nesta segunda-feira, 2. Uma palestra foi ministrada pela médica infectologista, Ruth Moreira, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE). O objetivo da palestra foi ampliar os conhecimentos dos profissionais da saúde relativos à dengue, proporcionando subsídios para melhor atender aos pacientes acometidos pela doença.
Durante a palestra, foram abordados assuntos diversos que envolvem o tema, como a classificação da doença, aspectos importantes sobre o tratamento, o acompanhamento, a evolução dos casos, os diversos graus de gravidade e os riscos, dengue hemorrágica e outras questões. Por ter uma experiência de mais de 20 anos, Ruth Moreira pôde citar exemplos, ensinar técnicas e tirar dúvidas dos profissionais de saúde do município.
Na opinião de Neilton Nogueira, superintendente de Proteção à Saúde, a palestra foi bastante proveitosa. "A conversa coletiva com a doutora Ruth facilitou o entendimento dos médicos e enfermeiros, além de quebrar alguns tabus e proporcionar uma visão mais clara do Manual de Dengue do Ministério da Saúde." (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza devolução de praça nesta quarta-feira
A festa tem início às 18h e vai contar com apresentação de banda ao vivo e dois jogos amistosos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba programou para esta quarta-feira, 4, uma festa para marcar a devolução da Praça Cícero Gomes à população ubatubense. O evento acontece a partir das 18h e vai contar com a apresentação da banda Pracaniz e com dois jogos amistosos entre os times mirim e infantil de futebol de salão de Ubatuba e Caraguatatuba.
A praça, que foi totalmente reurbanizada, é uma área pública que funcionou durante muito tempo como estacionamento de caminhões de lixo, depósito de sucatas e caçambas da Emdurb. Por estar localizado em uma área tão nobre, a prefeitura decidiu valorizar o espaço, e, no lugar dos caminhões de lixo e caçambas, foram colocados árvores, flores e bancos.
A praça conta também com uma quadra poliesportiva, com iluminação noturna, playground, cancha de malha (que será utilizada durante os Jogos Regionais e depois ficará para usufruto de toda a população) e ciclofaixa, que interliga a entrada da cidade com a Rua Conceição, proporcionando muito mais segurança aos ciclistas.
O prefeito Eduardo Cesar, considera a devolução da praça um marco na história de Ubatuba: “estamos, com esta devolução, mais uma vez priorizando o cidadão. Esta é uma realização importante porque nossa administração está cumprindo sua função, fazendo com que aquela área pública possa ser utilizada por quem é de direito. Fizemos com que a praça possa ser um local de lazer para toda a família”.
O nome da praça é uma homenagem ao advogado, jornalista e radialista Cícero Gomes, que dedicou a sua vida e o seu trabalho à população de Ubatuba. A praça que leva seu nome tem o propósito de servir à comunidade e contribuir com a qualidade de vida no município.
(Fonte: PMU)

Megaoperação de combate à dengue mobiliza população de Ubatuba
Além dos servidores municipais que atuaram voluntariamente na ação, Ubatuba recebeu um reforço de 500 policiais do Vale do Paraíba

Ubatuba - Aproveitando o Dia D Estadual de Combate à Dengue, a Prefeitura de Ubatuba realizou, no último sábado, 31, uma grande ação, envolvendo cerca de mil pessoas, entre voluntários, policiais militares do Vale do Paraíba e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do evento foi promover maior conscientização da população para a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito. As ações abrangeram principalmente a região central e o bairro do Itaguá, regiões mais atingidas pela doença.
Um contingente de 500 homens do Comando de Policiamento do Interior -1 (CPI-1) foi às ruas para reforçar a ação da Prefeitura, distribuindo panfletos, vistoriando casas e dando instruções aos munícipes. O prefeito Eduardo Cesar participou ativamente do Dia D, sobrevoando a cidade com o Coronel Sergio Teixeira Alves, comandante do CPI-1, em busca de criadouros, como caixas d'agua abertas e piscinas em imóveis fechados.
A equipe da Vigilância Sanitária atuou especificamente em pontos considerados críticos, como borracharias, floriculturas, oficinas e usinas de reciclagem. Quatro caminhões da Secretaria de Obras estão disponíveis para recolher os materiais que forem retirados dos imóveis, sendo dois no Centro e dois no Itaguá. Seis homens da Superintendência de Controle de Endemias do Estado, junto com mais oito agentes de Controle de Endemias estão aplicando a nebulização no bairro do Itaguá.
Dever de todos - Para o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o Dia D e as ações em Ubatuba tiveram a intenção de mostrar à população a importância de cuidar do espaço em que vive. "Nossa intenção é mostrar ao munícipe que ele tem o dever de vistoriar e limpar as calhas, retirar os pratinhos de plantas, virar as garrafas de boca para baixo, enfim, eliminar qualquer tipo de criadouro. Nosso papel é esse, de conscientização e de esclarecimento. O dever de cada um de nós é cuidar do próprio espaço." (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região central

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado do vereador Claudinho Gulli, esteve visitando os serviços de limpeza da vala que estão sendo realizados próximo ao aeroporto Gastão Madeira. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos para evitar enchentes em caso de chuva forte na região central, já que as águas das ruas Hans Staden, Gastão Madeira e Cunhambebe vertem em direção a esta vala, que tem aproximadamente 800 metros de extensão, passando ao lado e por baixo do aeroporto, desembocando no Rio Tavares.
“Este serviço de prevenção vem ocorrendo em alguns pontos da cidade, mas precisamos da colaboração de todos para que as enchentes não aconteçam. A prefeitura faz a parte de prevenção e os moradores devem colaborar, não jogando lixo nas ruas nem nas margens dos rios”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Para o vereador Claudinho, a saúde pública é beneficiada com o serviço. “Essa medida também auxilia a evitar águas empoçadas e proliferação de insetos”, disse o vereador. (Fonte: PMU)

Ipema realiza Oficina de Produção de Polpa e Sementes dos Frutos da Palmeira Juçara
A utilização do fruto da Juçara representa uma alternativa de geração de renda e uso sustentável da Mata Atlântica

Ubatuba - O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) está promovendo uma série de oficinas que tem por objetivo divulgar o aproveitamento dos frutos da palmeira juçara (o palmiteiro) para a produção de polpa, similar ao açaí da Amazônia, e de sementes para plantio, visando a recuperação desta espécie que se encontra ameaçada de extinção devido ao corte predatório para produção de palmito. A primeira oficina acontecerá no próximo dia 12, das 13h30 às 17h30, na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), no Bairro do Horto. As inscrições são gratuitas.
Essa iniciativa faz parte do projeto "Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica". O público-alvo das oficinas são os agricultores, extrativistas, palmiteiros e comunidades tradicionais do município de Ubatuba. Durante as capacitações, serão abordados métodos de coleta dos frutos, manejo, cultivo, e a produção de polpa e de sementes em uma planta piloto para processamento dos frutos. Também será feita a degustação do produto, além da apresentação de vídeos técnicos.
Aos interessados em participar - As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, situada na Rua Dona Maria Alves, Centro, em frente à Prefeitura, ou pelo telefone: 3833-3550 ou 3833-2528, falar com Mair. A mesma oficina será ministrada também nos dias 2 e 23 de maio e 13 de junho, todos no mesmo horário. Serão oferecidas 40 vagas para cada oficina. A confirmação das vagas será feita até cinco dias antes de cada oficina na sede da SMAPA ou por telefone. Para saber mais sobre o Ipema, visite: www.ipemabrasil.org.br, ou envie um e-mail para: redeipema@yahoo.com.br. O telefone do Ipema é: 3848 2682, falar com Camila ou Luciano.
Apoiadores do projeto - O projeto de Educação Agroflorestal é financiado pelo Programa PDA - Mata Atlântica/ Ministério do Meio Ambiente e está sendo realizado pelo Ipema, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba (PESM-Npic), Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Fazenda, Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Corcovado e Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – APTA (Horto/IAC).
(Fonte: PMU)

Prefeitura realiza demolição de casa construída em área congelada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através de sua Comissão Municipal de Congelamento, realizou nesta terça-feira, 3, a demolição de uma casa no Parque Guarani. A casa foi construída em uma área pública, congelada pela prefeitura desde 2005.
A proprietária do imóvel recebeu a intimação para demolir sua casa no dia 22 de março, com prazo até a última quarta-feira, 28, para cumprir a ordem. O prazo foi prorrogado até esta terça-feira, para que a proprietária tivesse mais tempo disponível e pudesse reaproveitar o material.
“Queremos deixar bem claro que não realizamos demolições porque gostamos e sim, porque se não fizermos desta forma, todo o processo de congelamento perde credibilidade, comprometendo o andamento das regularizações urbanas e fundiárias, que vêm contando com o apoio do Ministério Público, Sabesp, Cetesb, Cartório de Registro de Imóveis e DEPRN”, esclarece Claudinei Salgado, presidente da Comissão de Congelamento.
O prefeito Eduardo Cesar lembra que o congelamento é a ferramenta utilizada no processo de regularização das áreas: “pedimos que as pessoas aguardem a regularização para construir em áreas congeladas”.
A ação de demolição no Parque Guarani contou com o apoio da Guarda Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Equipe de Ubatuba sai na frente no Municipal de Águas Abertas

Ubatuba - Começaram as emoções do “11º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. A primeira etapa foi disputada na Praia da Almada no domingo, 1º de abril e contou com a participação de cerca de 250 atletas. Na prova principal (3000 metros), a academia Winner fez dobradinha com vitória de Leandro Silvério, no masculino e Larissa Silvério, no feminino.
Na disputa por equipes, a equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba foi a campeã, somando 345 pontos; a Winner ficou em segundo, com 195 e a Victor/E.C. Taubaté em terceiro, com 95 pontos.
A etapa da Almada foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com o apoio da Associação de Mães dos Atletas da Natação, Sociedade Amigos do Bairro da Almada, Supermercado Rosado, Sucos Nut, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Policia Militar Ambiental. A próxima etapa acontece no dia 12 de agosto, na Maranduba.
Confira os melhores atletas da prova principal:
Masculino
1º Leandro Silvério – Winner; 2º Anderson Dutra – Noctiluca; 3º Rômulo Ayron Cabral dos Santos (PMU); 4º Anderson Camargo – Jacareí; 5º Bruno Santos – Pindamonhangaba
Feminino
1º Larissa Silvério – Winner; 2º Stefany Ingrid Carneiro Luz - PMU ; 3º Ariane Elina Santiago – Ass. Esportiva São José; 4º Flávia Fernandes - PMU; 5º Ana Beatriz Guimarães – SECER Caraguatatuba. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região central

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado do vereador Claudinho Gulli, esteve visitando os serviços de limpeza da vala que estão sendo realizados próximo ao aeroporto Gastão Madeira. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos para evitar enchentes em caso de chuva forte na região central, já que as águas das ruas Hans Staden, Gastão Madeira e Cunhambebe vertem em direção a esta vala, que tem aproximadamente 800 metros de extensão, passando ao lado e por baixo do aeroporto, desembocando no Rio Tavares.
“Este serviço de prevenção vem ocorrendo em alguns pontos da cidade, mas precisamos da colaboração de todos para que as enchentes não aconteçam. A prefeitura faz a parte de prevenção e os moradores devem colaborar, não jogando lixo nas ruas nem nas margens dos rios”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Para o vereador Claudinho, a saúde pública é beneficiada com o serviço. “Essa medida também auxilia a evitar águas empoçadas e proliferação de insetos”, disse o vereador. (Fonte: PMU)

Beach soccer feminino de Ubatuba conquista bronze em Caraguá
Meire marcou os cinco gols da vitória e terminou a competição como artilheira

Ubatuba - A equipe de beach soccer feminino de Ubatuba conquistou o terceiro lugar no Campeonato Municipal de Caraguatatuba, encerrado neste domingo, 1º de abril. A partida que definiu a medalha de bronze foi contra a equipe de Lorena. Ubatuba enfrentou um adversário forte, que chegou a estar à frente do placar, abrindo 3 a 1, mas a jogadora Meire foi o destaque do time, marcando cinco gols e levando Ubatuba à vitória.
Para completar a tarde, Meire recebeu o trofeú de artilheira da competição (pelo terceiro ano consecutivo), com 12 gols marcados. A equipe ganha um descanso de uma semana, depois vem a convocação para os Jogos Regionais. Das 12 jogadoras que devem ser convocadas, seis já têm vaga garantida. “As seis jogadoras que atuaram contra Lorena estão confirmadas na convocação”, disse Damião Celestino, coordenador da equipe.
Novos nomes podem surgir na lista, segundo o coordenador. “Para os Regionais temos que ter uma equipe que leve todas as competições a sério. Estivemos observando algumas jogadoras e talvez tenhamos novidades na convocação”, finalizou Damião. Ubatuba atuou com Maria Helena, Juliana, Tati, Meire, Emilia e Angélica
Inscrições para torneio masculino - Estão abertas as inscrições para o “Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Masculino”, que acontece dias 5 e 6 de maio na praia Vermelha do Norte. O torneio servirá para a escolha de 20 pré-selecionados para a equipe que representará Ubatuba nos Jogos Regionais. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818, com Damião. (Fonte: PMU)

ADUBA promove show de prêmios em maio

Ubatuba - A Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba (ADUBA) promove no dia 13 de maio, na praça BIP, o “Nestlé Show de Prêmios ADUBA”. O evento visa a arrecadação de fundos para a manutenção dos serviços prestados pela associação.
“Para esta edição do Show de Prêmios recebemos o apoio da Nestlé, que se tornou uma grande parceira, possibilitando que a arrecadação obtida com a venda dos convites ficasse toda para a ADUBA”, disse André Luiz dos Santos, diretor de eventos da associação. “A prefeitura também é outra parceira, pois atende, por meio de diversas secretarias, as necessidades para que o evento possa transcorrer com tranqüilidade e segurança para o público”, finalizou André.
Os convites poderão ser adquiridos na sede da ADUBA, à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 322, no Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-4466. (Fonte: PMU)

Santa Casa investe em capacitação de funcionários para humanizar atendimento

Ubatuba - Ao todo, serão realizados cerca de 30 encontros, abordando assuntos diversos, sobre humanização e a melhoria do trato com o paciente, além de questões administrativas, com o objetivo de gerar maior eficiência e otimização dos serviços
Os funcionários da Santa Casa de Ubatuba estão passando por uma série de capacitações que visam a humanização no atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes. A série de capacitações teve início nos dias 2 e 3, atingindo os diversos gerentes da Santa Casa. Nestes dias, o tema abordado foi "O futuro da Santa Casa e a importância da integração das equipes".
Segundo o administrador da Santa Casa, Álvaro Spinola, o objetivo dessa capacitação específica, voltada especialmente para as chefias, foi abordar a humanização no trato com o funcionário. "É preciso criar um ambiente de trabalho harmônico, com cortesia entre os colegas, para que esse acolhimento seja passado adiante. Por isso, estamos trabalhando primeiramente com os gerentes."
Seriedade e profissionalismo - Ao todo, serão realizados cerca de 30 encontros, abordando assuntos diversos, seguindo duas linhas distintas. Uma delas tem ênfase na humanização, sistematização da linha de cuidado e na melhoria do trato com o paciente. A outra envolve questões administrativas, com o objetivo de promover uma interação produtiva, gerando maior eficiência e otimização dos serviços e, até mesmo, economia de materiais por meio da diminuição de desperdícios.
Álvaro explica que a idéia é fazer uma gestão participativa e compartilhada em cada setor do hospital para promover serviços cada vez com mais seriedade e profissionalismo. "A gestão de saúde é mais complexa do que qualquer outro serviço, uma vez que lida com vidas. Nesse sentido, é preciso ter uma equipe capacitada, motivada e ciente das responsabilidades de cada um. Por essa razão, existe a necessidade de treinamento, capacitação e educação continuada". (Fonte: PMU)

Mercado de peixe de Ubatuba tem opções para Semana Santa

Ubatuba - O Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba é a opção perfeita para quem pretende ter pescados nas refeições da Semana Santa. Localizado na Ilha dos Pescadores, no Rio Grande de Ubatuba, o mercado oferece, além dos peixes frescos, crustáceos e frutos do mar.
Segundo Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba, os peixes que estão com preços mais acessíveis são a espada e a corvina. “São os peixes da época com preço entre R$ 5 (espada) a R$ 6 (corvina) o quilo”, disse Manoel. Os consumidores encontrarão ainda anchova, pescada e camarão sete-barbas a bom preço.
O camarão rosa encontra-se no período de defeso, por isso apenas alguns comerciantes têm o produto congelado na faixa de R$ 45. O funcionamento do mercado acontece diariamente, das 7h às 18h, inclusive na sexta-feira, dia 6. Aos domingos, o atendimento vai das 7h às 14h.
 (Fonte: PMU)

Divulgado cronograma dos Jogos Regionais em Ubatuba
As atividades começam no dia 20 de junho, com o Congresso Técnico, quando serão conhecidos os grupos e as primeiras rodadas das competições

Ubatuba - O Comitê Organizador divulgou a programação oficial de competições e congressos dos 51º Jogos Regionais, que acontecerão em Ubatuba. As atividades começam no dia 20 de junho, com o Congresso Técnico, quando serão conhecidos os grupos e as primeiras rodadas das competições.
A entrega das relações nominais acontecem no dia 2 de julho, no período da tarde e no dia 3 de julho, pela manhã. Ainda no dia 3, a partir das 19h acontece a cerimônia de abertura, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. No dia 4 começam as competições com partidas de basquete, futsal, malha e as disputas da natação, taekwondo e xadrez.
As modalidades extras começam no dia 5 de julho, com o kung-fu e o skate. O encerramento dos jogos acontecerá no dia 14, com as finais da bocha, futebol, ginástica artística, handebol, vôlei, jiu-jitsu e beach soccer.
Reforma no Tubão - O Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão, passará por uma reforma para receber as competições de basquete, ginástica rítmica, vôlei e jiu-jitsu. As obras deverão durar aproximadamente 60 dias.
As aulas das escolinhas municipais de vôlei e basquete estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 9, e devem retomar as atividades no dia 10 de junho. As quadras das escolas Idalina Graça, no Ipiranguinha, José Simeão, no Taquaral e Maria Josefina, na Estufa 2, também passam por reparos para abrigar as competições.
Skate confirmado - O Comitê Organizador confirmou ainda a inclusão do skate como modalidade extra para os 51º Jogos Regionais. A modalidade estréia no dia 5 de julho. Na mesma data acontece a estréia do kung-fu. Agora são sete modalidades extras nos jogos de Ubatuba: beach soccer, futevôlei, futmesa, kung-fu, jiu-jitsu, skate e surfe.
Confira as datas de estréia das modalidades oficiais:
Atletismo – 11/7; Basquete – 4/7; Biribol – 12/7, Bocha – 8/7; Capoeira – 11/7; Ciclismo – 11/7; Damas – 9/7; Futebol – 8/7; Futsal – 4/7; Ginástica Artística 13/7; Ginástica Rítmica 5/7; Handebol – 8/7; Judô – 6/7; Karatê – 12/7; Malha - 4/7; Natação – 4/7; Taekwondo – 4/7; Tênis – 9/7; Tênis de Mesa – 9/7; Vôlei - 7/7; Vôlei de Praia – 4/7; Xadrez – 4/7.
Modalidades extras
Beach Soccer – 9/7; Futevôlei – 7/7; Futmesa – 7/7; Kung-fu – 5/7; Jiu-jitsu – 14/7; Skate – 5/7; Surfe - 7/7. (Fonte: PMU)

Balcão de empregos ultrapassa 300 vagas preenchidas em 2007

Ubatuba - O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba atingiu a marca de 300 postos preenchidos no primeiro trimestre de 2007. Em março foram 469 atendimentos, sendo que destes, 330 foram encaminhados para entrevista. Das 93 vagas disponíveis, todas foram preenchidas. Em 2007, o Balcão de Empregos já integrou 301 pessoas no mercado de trabalho em Ubatuba.
Documentação - O setor de documentação providenciou o preenchimento de 52 planilhas de RG (1ª e 2ª vias) e 64 pedidos de certidões. (Fonte: PMU)
 

 

 

 

SEMANA DE 30/03 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
ás 14:20 - 16:40 - 19:00 - 21:20hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Norbit"
ás 15:30 - 19:30hs

"Motoqueiro Fantasma"
ás 17:20 - 21:20hs

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A ALAVANCAGEM DA INTELIGÊNCIA
Há alguns meses a Revista VEJA publicou artigo de cunho educacional que impressiona pela lição que encerra. Trata-se de uma avaliação estatística relativa ao desempenho comparativo entre os alunos regulares do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, e os da sua Escola da Comunidade, nos exames vestibulares de acesso ao nível superior de ensino.
O Colégio Visconde de Porto Seguro, com 128 anos de existência, é um dos mais conceituados de São Paulo e do país, com cerca de 10.500 alunos em suas várias unidades. A instituição tem raízes germânicas e oferece um currículo suplementar enriquecido pelo estudo de diversas atividades culturais e ensino de línguas.
O colégio oferece 805 bolsas a alunos carentes que constituem o contingente da Escola da Comunidade. Estes alunos desfrutam dos mesmos currículos, corpo docente, atividades culturais, laboratórios, aulas de reforço e tudo o mais que o colégio oferece aos seus alunos pagantes.
Os alunos pagantes são, em grande maioria, de famílias de nível sócio-econômico médio a alto, enquanto os bolsistas são de famílias de nível inferior.
No artigo constata-se que enquanto os alunos regulares mostram altíssimo aproveitamento nos exames vestibulares, os bolsistas apresentam aproveitamento medíocre, algo em torno de 70 e 15 por cento, respectivamente.
O articulista, especialista em educação, concluía que a despeito de toda a ênfase que a sociedade coloca e transfere à escola na formação educacional do jovem, em seu entender e em razão da avaliação feita no citado colégio, a escola responderia, apenas, com um peso de 30 por cento, enquanto o ambiente sócio-cultural no qual o jovem se desenvolve desde sua meninice responderia com 70 por cento.
A despeito de estatisticamente a amostragem ser muito diminuta, a excepcional qualidade, no caso, do ensino e das oportunidades oferecidas, consubstanciaria a conclusão feita.
Esta lição impressiona, especialmente por demonstrar que não basta um ensino curricular, mesmo de altíssimo nível, se a criança/jovem não usufrui de um ambiente sócio-cultural favorável que possa dar apoio ao seu desempenho escolar formal.
Em síntese, seria a formação cultural que o ambiente propicia que alavanca ria o aprendizado formal.
No contexto desse ambiente cultural podemos incluir a disciplina do jovem no estudo, a motivação suscitada pelos pais, o ambiente cultural do lar, as informações assimiladas de bom contexto científico e cultural, a competição entre pares no desempenho escolar, as atividades culturais de conteúdo enriquecedor, um ambiente não conspurcado por radicalismos e ideologias retrógradas e isento de maniqueísmo, entre outros fatores.
Qual desafio esta constatação coloca diante da sociedade? Obviamente, não há como descurar da melhoria incessante da qualidade do ensino escolar formal. Urge, todavia, que se agregue cultura geral à formação da criança e do jovem, ou pelo próprio ambiente familiar, ou pela sociedade, na ausência daquele. Caberia, portanto, a entidades culturais, fomentar a disseminação da boa cultura entre os jovens, paralelamente às suas atividades escolares regulares: ONGs, fundações culturais, clubes sociais e esportivos, bibliotecas, museus, escolas de artes, de línguas, de música, clubes de literatura, etc. É utilizar toda essa estrutura cultural existente e enfocar a criança e o jovem como principal alvo a ser lapidado
Eis aí, pois, o desafio dessa alavancagem necessária para o completo desabrochar da inteligência e da aptidão mental dos jovens que se tornará poderoso instrumento a se opor a essa subcultura e contracultura que por tantos meios entranhou-se em nossa sociedade.
Tanto quanto educar é preciso aculturar nossa juventude, dar-lhe uma formação liberal, no sentido clássico do termo, pois, como enfatizamos em outro artigo, é uma formação liberal que prepara o homem para o mais completo desempenho de suas funções sociais e podemos aduzir, para um mais amplo desenvolvimento de sua inteligência.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Economista e MBA
efcardosojr@uol.com.br

Conselhos de um arquiteto aos políticos
O arquiteto Ruy Othake, meu amigo e contemporâneo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é hoje um nome internacional e muito respeitado profissionalmente em razão de suas magníficas obras. Conhecedor profundo do seu ofício sabe que intervenções urbanas devem ser feitas e conduzidas por arquitetos e urbanistas, se quisermos que seus resultados melhorem as condições do local que está exigindo transformações e melhorias. A Favela de Heliópolis em São Paulo era um exemplo do caos. Contratado pela Prefeitura coordenou em parceria com os moradores um processo extraordinário de embelezamento e reciclagem dos espaços tornando aquela favela uma referência para estudos de comportamento humano, de valorização da auto estima de uma população e um exemplo administrativo para quem quiser aprender alguma coisa sobre o verdadeiro sentido de urbanização.
Para ser objetivo transcrevo aqui trechos de sua palestra "Lições de Cidadania para o Centro de São Paulo", pronunciada em 21 de março no auditório da Associação Viva o Centro, da capital paulista, extraídos da publicação mensal daquela entidade, que valem como um conselho a quem tem mandatos a cumprir para administrar os municípios.
"...o arquiteto acredita que a realização de um trabalho coletivo em que todos os envolvidos sejam considerados parceiros é de fundamental importância para a consolidação de processos de transformação. Nesse sentido, diz Ruy Othake, a participação da comunidade é um ponto que merece destaque. Mesmo tendo um histórico de pouca participação social, a população brasileira, quando de fato adere a dinâmicas democratizantes, alcança resultados mais efetivos, gerando legitimidade e satisfação coletiva. Para ele, a comunidade tem que ser responsável pela gestão de todo esse processo de reformas e benfeitorias. Eu aprendi que os moradores não podem simplesmente assistir aos trabalhos, eles precisam interagir, opinar, para sentirem-se, assim como são, os verdadeiros donos."
Sábias palavras do arquiteto Ruy ...

Renato Nunes
Arquiteto

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vista da Ilhabela   ©Luciano Cancelier

Vista da Ilhabela
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor