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Quinta-Feira, 05 de Abril de 2007 - Nº 1742 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU desenvolve pesquisa de ponta em laboratório de vibrações

Caraguatatuba
Fundo Social e ASCAFF distribuem 1 mil ovos de Páscoa em Caraguá
Dezenas de pessoas participam de lançamento do Concurso "Caraguá: Educação Digital"
Gincana Cidade de Caraguatatuba tem inscrições abertas até 10 de abril
UBS do Porto Novo ganha sala de cirurgias Keiiti Nakamura
Prefeito de Caraguá estuda parceria com o Estado para a área da saúde
Aula inaugural marca o início dos cursos do CEFET em Caraguá

Ilhabela
Vereador Beto pede que Ammo seja declarada de utilidade pública
Vereador Zeca apresenta duas emendas ao PL que limita veículos na cidade
Beto de Campos apresenta 8 emendas ao PL da Zona Azul


São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião autoriza mais R$ 3,5 milhões em obras na Costa Sul
Procon orienta empresários sobre relação com consumidores
Moradores do Chico Soldado recebem esclarecimentos sobre ZEIS
Defesa Civil faz cadastro de moradores para Plano Apell
Projeto Viração promove confraternização de Páscoa na Topolândia


Ubatuba
Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho
Prefeito se reúne com comunidade da Vila Santana
Prefeitura terá ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 5
Justiça afasta diretora clínica da Santa Casa
Rua da Maranduba recebe pavimentação asfáltica
Ubatuba terá diversas apresentações da Paixão de Cristo
Ubatuba participa de fórum sobre trânsito em São José dos Campos
Ubatuba recebe medalha de ouro em salão de artes plásticas
Prefeitura realiza melhorias na Estrada Boa Vista, no Prumirim
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante feriado
Saúde, um direito de todos

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Notícias da Região Topo

UNITAU desenvolve pesquisa de ponta em laboratório de vibrações
Voltado para a área da Engenharia, local receberá instrumentos importados para a realização de estudos sobre satélites e robôs

Litoral Norte - Um dos poucos espaços no Brasil destinados a pesquisas sobre vibrações não lineares, na área da Engenharia Mecânica e Aeroespacial, foi criado no segundo semestre do ano passado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté. Trata-se do Laboratório de Vibrações Lineares e Não-Lineares, que contará com equipamentos importados dos Estados Unidos, financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Com cerca de R$ 47 mil destinados pela agência de fomento, sensores e outros equipamentos de ponta serão adquiridos e somados à infra-estrutura já existente para que seja formada uma base de conhecimento em sistemas não-lineares na UNITAU; ou seja, a meta é realizar estudos de nível internacional no espaço implantado no Departamento de Engenharia Mecânica e publicar os resultados em congressos, conferências e revistas científicas, a fim de que o laboratório se torne uma referência na área. O local também ficará à disposição dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
O coordenador do laboratório, prof. Dr. André Fenili, professor visitante na UNITAU e pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), explica que as pesquisas sobre vibrações não-lineares são pouco exploradas no País, basicamente por conta do tempo necessário para que um resultado satisfatório seja alcançado. “Devido a exigências de publicação, os pesquisadores em geral preferem se enveredar por campos que possibilitem a conclusão mais rápida de seus estudos, deixando certas áreas de lado”.
EM EXECUÇÃO – Apesar de ainda não contar com os novos aparelhos importados com recursos do CNPq, cuja aquisição ainda está em trâmite, o Laboratório de Vibrações Lineares e Não-Lineares já é utilizado pelos pesquisados envolvidos – além do coordenador, trabalham também nesse espaço o prof. Dr. Alvaro Manoel de Souza Soares e o prof. Dr. João Bosco Gonçalves. Atualmente, dois estudos estão em andamento.
O primeiro, desenvolvido em parceria com o Inpe, destina-se a estudar maneiras de amenizar vibrações na antena de um satélite advindas do painel solar que precisa girar, acionado por um motor de passo, com o objetivo de acompanhar o sol. “Um satélite artificial é basicamente alimentado pela energia solar, mas o painel que capta essa energia, ao se movimentar, pode provocar vibrações em outras partes do satélite, como a antena, e comprometer, por exemplo, o apontamento necessário para aquisição de imagens”, explicou Fenili.
A outra pesquisa tem como foco estruturas flexíveis e manipuladores robóticos e seu objetivo é estudar as maneiras de construir e controlar robôs mais leves. Robôs industriais, por exemplo, podem ficar mais rápidos, mais fáceis de serem transportados para outros lugares dentro da própria empresa e até realizar um número maior de tarefas em um mesmo espaço de tempo quando comparado com os imensos e pesados robôs industriais atuais. Ainda nessa linha, um outro trabalho a ser realizado e que envolve um pesquisador do Centro Aeroespacial Alemão (DLR, sigla em alemão), diz respeito a sistemas com restrições ao movimento.
“Os manipuladores robóticos industriais ou mesmo espaciais estão inseridos em um ambiente de trabalho, algumas vezes até dinâmico, e precisa interagir com objetos ao seu redor ou evitá-los. O estudo da modelagem e controle dessa interação busca evitar que esses manipuladores se choquem com obstáculos ou exerçam demasiada força sobre eles, vindo a danificar-se”, contou o coordenador do laboratório. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Fundo Social e ASCAFF distribuem 1 mil ovos de Páscoa em Caraguá
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com a ASCAFF, fará a distribuição de ovos de chocolate nos bairros carentes e entidades assistenciais do município

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a ASCAFF - Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba, distribui até o próximo sábado, 10 de abril, 1 mil ovos de Páscoa.
A ação social tem como objetivo levar alegria para as crianças e idosos assistidas por entidades do município, e também àquelas que residem nos bairros mais carentes.
Segundo o presidente da ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes, a entrega dos chocolates acontecerá em duas etapas. "Nós, membros da ASCAFF, acompanhados do Secretário da Administração, da presidente do Fundo Social e voluntários, faremos a distribuição com o apoio das sociedades amigos de bairros", disse.
Nesta quinta-feira, os ovos de Páscoa serão distribuídos às 13h no Morro do Chocolate, às 15h no bairro Getuba e às 17h no Pegorelli.
No sábado, dia 10, a distribuição de chocolates será feita no bairro Canta Galo, e entidades como o Pró + Vida, Vila Vicentina, entre outras. (Fonte: PMC)

Dezenas de pessoas participam de lançamento do Concurso "Caraguá: Educação Digital"
Foi lançada esta semana a edição de 2007 do Concurso "Caraguá: Educação Digital". A proposta é incentivar a participação dos estudantes do ensino fundamental neste concurso, por meio da criação de aulas multimídias, elaboradas com o software Visual Class.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, lançou esta semana a edição 2007 do "Caraguá: Educação Digital". Trata-se de um concurso de criação de aulas multimídias, que tem como objetivo incentivar aos professores na implantação de projetos pedagógicos voltados aos alunos com a utilização de tecnologia educacional, desenvolvendo a pesquisa, planejamento e a comunicação.
Todos os alunos dos 3º e 4º anos do Sistema Municipal de Ensino de Caraguatatuba poderão participar do concurso, que é dividido em três etapas. O projeto deverá abranger qualquer um dos temas transversais sugeridos pelo Ministério da Educação nas Leis de Diretrizes e Bases, como meio ambiente, saúde, orientação sexual, diversidade cultural, entre outros, conforme interesse dos alunos.
Um dos pontos importante da proposta é que após desenvolverem o projeto, os alunos deverão apresentar o conteúdo no computador, com a utilização do software Visual Class. Para isso eles contam com o apoio de um professor e um monitor de informática.
A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Centro Universitário Módulo - Unimódulo, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, da secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, do diretor de informática Luiz Henrique Restani, além de supervisores de ensino e professores.
Para Aguilar essa iniciativa é bastante positiva e importante para a educação do município, pois incentiva o uso da informática em sala de aula. Ele conta que a Prefeitura não está medindo esforços para que todos os alunos do Sistema Municipal de Ensino tenham acesso à informática, com laboratórios reformados e com equipamentos de última geração.
Silmara disse que o empenho dos professores é essencial para os bons resultados que o concurso pode alcançar e ressaltou que mais importante do que participar, é o professor desenvolver essa proposta de criação multimídia em sala de aula.
A supervisora de ensino de informática educativa, Márcia, conta que no ano passado apenas os alunos dos 4º anos puderam participar do concurso, que desta vez foi estendido também para os 3º anos. "Possibilitando a participação dos 3º anos, ampliamos a quantidade de participantes, que no ano passado contou com 11 projetos", destaca.
Poderão se inscrever grupos compostos por um professor, três alunos e um monitor de informática. Cada professor poderá inscrever mais de um grupo por escola. As fichas deverão ser realizadas por meio do preenchimento de uma ficha que pode ser encontrada nas próprias unidades escolares. Essa ficha deverá ser protocolada no Setor de Informática Educativa, da Secretaria da Educação. O prazo de inscrição vai até o dia 4 de maio.
Assim como nas edições passadas, o vencedor do "Caraguá: Educação Digital" conquistará o direito de participar do Concurso Internacional de Criação Multimídia Visual Class. O município foi escolhido pelo segundo ano consecutivo para sediar o encontro, que ocorrerá no segundo semestre, no Teatro Mário Covas. Em 2006, os alunos da EMEF Osvaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, conquistaram a primeira colocação na edição internacional. (Fonte: PMC)

Gincana Cidade de Caraguatatuba tem inscrições abertas até 10 de abril
As inscrições para a Gincana Cidade de Caraguatatuba estão abertas até o dia 10 de abril. As provas acontecerão no dia 14(Sábado), e cada equipe poderá ter entre 10 e 15 integrantes. Para inscrever-se, o grupo deverá levar 1kg de alimento não-perecível, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura(ao lado do PROCON)

Caraguatatuba - Já estão abertas as inscrições para a "Gincana Cidade de Caraguatatuba", que será realizada em comemoração ao 150 anos de emancipação político-administrativa. As provas acontecerão no Sábado, 14 de abril, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de abril, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, que fica na rua Luiz Passos Junior, nº 55, conjunto 5, ao lado do PROCON - em frente ao paço municipal.
Vale lembrar que a taxa de inscrição é simbólica. Basta levar 1kg de alimento não-perecível por participante de cada equipe, sendo que, o número mínimo de componentes por grupo é de 10 pessoas, e o máximo é de 15, ou seja, no caso de 15 integrantes, deverão ser doados 15kg de alimentos. A inscrição deverá ser feita pelo Capitão da equipe.
Todos os moradores de Caraguá podem participar da gincana em comemoração ao sesquicentenário, e de acordo com a comissão organizadora do evento, a composição das equipes é livre, e elas podem representar empresas, escolas, associações, clubes e inclusive o poder público. Não será permitida a participação de pessoas envolvidas na organização do evento, da comissão julgadora e seus familiares.
Conforme as regras da gincana, a inscrição deverá ser feita pelo capitão de cada equipe, e o mesmo deverá nomear um assistente técnico - a responsabilidade de ambos, ao representar a equipe, é de entregar as tarefas, e falar em nome de todo o seu grupo, sendo necessária sua identificação por meio de crachá(o crachá será fornecido pela comissão organizadora).
Além do nome completo de todos os integrantes, bem como do capitão e assistente, cada equipe deverá ter um nome de identificação e um "grito de guerra". Após o encerramento das inscrições, no dia 10 de abril, cada equipe terá um número seqüencial e uma cor para sua identificação, ambos definidos pela comissão técnica e entregues aos capitães das equipes em uma reunião que acontecerá até o dia 12 de abril.
TAREFAS - As tarefas da gincana Cidade de Caraguatatuba serão divididas em quatro grupos: beneficentes, culturais, ecológicas e criativas. As provas serão classificadas em abertas e fechadas. Haverá pontuação diferenciada para cada tipo de prova e as tarefas abertas serão entregues pela Comissão Organizadora aos capitães ou assistentes das equipes no dia 14 de abril, às 9h, na Praça de Eventos. As tarefas fechadas serão entregues apenas no momento da prova. O término da gincana está previsto para as 18h, também no dia 14.
DESFILE - Ao se apresentarem na Praça de Eventos, as equipes deverão participar do desfile de abertura da gincana, que será realizado às 9h30. As provas terão início logo após o final do desfile. Vale lembrar que esta tarefa, embora preceda a competição é de caráter obrigatório. Além dos componentes das equipes, deverá haver um veículo alegórico, o qual também deverá participar da abertura da gincana com a identificação "Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos" - além do nome e da cor da equipe.
PREMIAÇÃO - Serão premiadas as três primeiras equipes com melhores pontuações, com troféus de 1º, 2º e 3º lugar, e de acordo com o regulamento da gincana, a melhor torcida das equipes participantes também será premiada, com avaliação de quesitos como criatividade, animação, espírito desportivo e alegoria.
INSCRIÇÕES ABERTAS - Não há idade mínima para a participação dos integrantes, sendo necessário apenas respeitar o limite máximo de 15 componentes por grupo. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. O regulamento será entregue às equipes no ato da inscrição. Ainda dá tempo de participar. Comemore os 150 anos de Caraguá com muito lazer e descontração, reunindo sua família e amigos para a Gincana Cidade de Caraguatatuba 150 anos - informações (12) 3897-8131 / 0800-7700678. Participe!
REGULAMENTO GERAL
Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos
Promoção Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

A Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos, realizar-se-á dia 14 de abril de 2007, na Praça de Eventos de Caraguatatuba como parte das festividades do aniversária da cidade.

1. DA INSCRIÇÃO

1.1 -As inscrições das equipes poderão ser feitas do dia 15/03 à 10/04/07 até às 17:00 horas, no horário comercial, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, cito a Rua Luiz Passos Jr. nº 55 - Centro, pelo representante de cada equipe denominado Capitão.
1.2- A taxa de inscrição por equipe será de 1 quilo de alimentos não perecíveis por participante;
1.3 Em caso de absoluta necessidade, só poderá ser apresentada substituição de algum integrante, com justificativa por escrito do capitão da equipe, avaliada pela Comissão Organizadora, no prazo máximo até o dia 12/04/07 às 17 horas;
1.4- A gincana está aberta para participação de todos os munícipes de Caraguatatuba;
1.5- Cada equipe deverá ter um integrante responsável que será denominado capitão.
1.6- As equipes deverão ser compostas de, no mínimo 10 e no máximo, 15 participantes.
1.7- A composição das equipes é livre, podendo representar, empresas, escolas, associações, clubes, poder público, etc. Não poderão participar apenas as pessoas envolvidas na organização do evento, da comissão julgadora e parentes consangüíneos até o segundo grau;
1.8- A inscrição da equipe deve ser feita pelo capitão;
1.9- O capitão de cada equipe poderá nomear um assistente técnico;
1.10- Ao Capitão e assistente cabe a responsabilidade de representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome da equipe, estando devidamente identificado com crachá fornecido pela Comissão Organizadora;
1.11- A inscrição da equipe será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição, na qual deverá constar: o nome da equipe, do capitão e do assistente, a relação dos componentes com os nomes completos. Cada equipe deverá ter um nome que constará na ficha de inscrição e um grito de guerra que a identifique.
1.12-A Comissão Organizadora definirá o número seqüencial e a cor que identificará as respectivas equipes, a serem sorteadas na primeira reunião com os capitães das equipes e seus assistentes.
1.13- Não serão aceitas inscrições posteriores a 10 de abril de 2007.

2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES

2.1 Cada equipe deverá criar um nome e a identificação. Na identificação da equipe deverão ser apresentados: o nome, a cor e a temática da gincana (Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos). Todos os integrantes das equipes deverão obrigatoriamente portar crachá com a identificação pessoal e o nome da equipe a que pertence, na cor e número definidos para sua equipe.
2.2 Considerando o que consta nos itens 2.1, outras demonstrações de identificação serão de liberdade criativa de cada equipe, desde que seja condizente com o tema proposto.
2.3 Será creditado um bônus de 50 pontos para a equipe que apresentar a identificação mais criativa e original. A equipe será avaliada pela Comissão Julgadora.

3. DAS TAREFAS

3.1 As tarefas serão classificadas em ABERTAS e FECHADAS, nos seguintes grupos: Beneficentes, Culturais, Ecológicas e Recreativas.
3.2 Cada tarefa terá regulamento específico no qual constará também a pontuação.
3.3 As tarefas ABERTAS serão entregues pela Comissão Organizadora ao capitão e/ou seu assistente em envelope lacrado, no dia 14/04/07, às 9:00h, na Praça de Eventos, quando haverá reunião da Comissão Organizadora com os capitães das equipes. O não-comparecimento implicará na eliminação da equipe. O término da gincana ocorrerá impreterivelmente às 18:00h.
3.4 As tarefas FECHADAS serão divulgadas e realizadas na Praça de Eventos.
3.5- As tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir determinada tarefa.
3.6- As tarefas serão distribuídas ao mesmo tempo, para todos os capitães das equipes.
3.7- As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pela Comissão Organizadora, não marcarão pontos naquela tarefa.
3.8- Haverá uma Comissão Julgadora para avaliação do cumprimento das tarefas, formado por cinco integrantes, tendo total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.
OBS: Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, será procedido a um sorteio de desempate.
3.9 - Os produtos (gêneros alimentícios, recicláveis etc...) arrecadados em função da inscrição ou das tarefas, serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.

4. DO DESFILE
4.1 O desfile da Gincana será realizado no dia 14 de abril de 2007, às 9:30h como tarefa aberta e seu término dará inicio a competição.
4.2 Essa tarefa é obrigatória para todas as equipes.
4.3 No desfile, as equipes deverão identificar pelo menos um veículo alegórico destacando: o tema da Gincana (Gincana Cidade de Caraguatatuba - 150 anos), o nome, o número e a cor da equipe.
4.4 A pontuação será dada em função da organização, criatividade, identificação e animação/grito de guerra. Cada um destes itens terá uma pontuação máxima de 20 pontos. Os demais veículos receberão 2 pontos cada, até no máximo 20 pontos. Pontuação máxima - 100 pontos.
4.5 O ponto de concentração para o início do desfile será em frente a SABESP e percorrerá a Av. da Praia até a praça de eventos onde será dado pelo Presidente da Comissão Organizadora o início das provas,
4.6 O desfile terá seu início autorizado por um membro da Comissão Organizadora.
.

5. DAS COMISSÕES
5.1COMISSÃO ORGANIZADORA:
Presidente:
Vice-Presidente:
1)
2)
3)...

5.2 COORDENADOR DE TAREFA
É o responsável direto pela organização e execução da tarefa. Cada tarefa terá um coordenador especifico, identificado no momento de entrega da mesma.

5.3 COMISSÃO JULGADORA
Será composta por 5 pessoas da comunidade, neutras em relação as instituições envolvidas, convidadas pela Comissão Organizadora, que serão responsáveis pelo julgamento de todas as tarefas. Seus nomes serão divulgados somente no dia do evento.

6. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Todas as situações previstas ou não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão Julgadora. Esta é soberana e só ouvirá os capitães e/ou assistentes das equipes.

7. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.
7.1 Além das penalizações por pontos, está previsto:
- EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;
- DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;
- DESCLASSIFICAÇÃO SUMÁRIA DA EQUIPE.
7.2 O julgamento será feito pela Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos capitães e/ou assistentes das equipes.
7.3 Os veículos participantes que cometerem infrações de trânsito durante toda competição, levarão a equipe a desclassificação sumária.
7.4 Caberá ao DITRAN através de seus agentes de trânsito esta fiscalização.

8. DO RESULTADO
8.1 A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa.
8.2 Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes.

9. DA PREMIAÇÃO
9.1 As equipes serão premiadas de acordo com sua pontuação.
A premiação será a seguinte:
1º Lugar:
2º Lugar:
3º Lugar:
9.2 Será premiada a melhor torcida das equipes participantes, avaliando a criatividade, a animação, o espírito desportivo e a alegoria, respectivamente.
Prêmio:

10. CONSIDERAÇÕES GERAIS
10.1 Os custos decorrentes para realização das tarefas, serão de responsabilidade de cada equipe.
10.1 A Comissão Organizadora poderá firmar com o comércio, parcerias para a divulgação e premiação das equipes.
COMISSÃO ORGANIZADORA
(Fonte: PMC)

UBS do Porto Novo ganha sala de cirurgias Keiiti Nakamura
Em uma merecida "homenagem em vida", Dr. Keiiti Nakamura deu seu nome à sala de cirurgias eletivas, inaugurada nesta terça-feira, 3, na UBS do Porto Novo, durante as comemorações do aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba presenteou a população da região Sul, com a sala de cirurgias eletivas, inaugurada nesta terça-feira, dia 3 de abril, durante as festividades dos 150 anos da cidade.
Estiveram presentes à inauguração o prefeito José Pereira de Aguilar, o Secretário de Saúde, Dr. Olegário Alves dos Santos, o presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti, e outros vereadores municipais, a enfermeira coordenadora da UBS do Porto Novo(onde foi inaugurada a sala de cirurgias) Elisângela da Silva Santos, funcionários da unidade, Secretários Municipais, o ex-prefeito José Bourabeby e o médico homenageado em vida, Dr. Keiiti Nakamura, acompanhado de sua esposa Inês Nakamura, além de comunidade em geral.
Dr. Keiiti Nakamura tem 70 anos e se formou no Rio de Janeiro como médico generalista em 1961, vindo a residir em Caraguatatuba 3 anos depois, em 1964, onde trabalhou na Santa Casa e no Centro Médico São Camilo. Além de milhares de partos realizados no município, Keiiti foi de fundamental importância no episódio da Catástrofe de 1967, no apoio às vítimas da tromba d'água. O médico tem 46 anos de profissão e continua exercendo a medicina, no São Camilo.
Dr. Keiiti recebeu das mãos do prefeito uma réplica da placa inaugural e aproveitou a ocasião para agradecer a homenagem. "São pequenas obras como esta que consideramos grandes, pela sua importância", disse o médico homenageado.
Para o prefeito Aguilar, a Saúde é uma grande prioridade da Administração Municipal, e por isso não medirá esforços para cuidar melhor da população. "Sei que ainda temos muito a fazer, mas acredito que esta sala contribuirá para a humanização do atendimento. Antes, somente a Santa Casa fazia as cirurgias eletivas e isso obrigava o morador a esperar meses para fazer uma operação. Agora estamos dando chance aos moradores de terem um atendimento mais agilizado, e ainda, "desafogando" a Santa Casa, que também poderá atender melhor a população", finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá estuda parceria com o Estado para a área da saúde

Caraguatatuba - Representantes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Caraguatatuba para proporem ao prefeito José Pereira de Aguilar, uma parceria para os serviços no Centro de Especialidades do município, que está na fase final da construção.
Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Aguilar, os Secretários de Saúde Olegário Alves dos Santos, da Fazenda, José Edivaldo Del Vale; o Chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior; Aparecida Teruko T. Yamata, representando o gabinete do secretário de Saúde do Estado; Iramaia Luvizotto, da Coordenadoria de Regiões da Saúde; a diretora Regional de Saúde, Sandra Maria C. Tutirashi e auditores da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde a proposta é criar uma parceria entre a Divisão Regional de Saúde, com a criação de uma unidade de referência do Estado no município e facilitar o tratamento de especialidades na cidade. "Com a proposta, o Estado oferecerá ao município equipamentos e profissionais e também retaguarda hospitalar, atendendo às necessidades de especialidades da cidade no local que servirá de referência do Estado na área da Saúde", disse.
Durante o encontro, os profissionais visitaram a construção do prédio, onde funcionará o Centro de Especialidades. Outras reuniões devem ser marcadas para novas discussões sobre a possibilidade da parceria entre município e estado. (Fonte: PMC)

Aula inaugural marca o início dos cursos do CEFET em Caraguá
CEFET e Prefeitura de Caraguá realizam aula inaugural durante as comemorações do sesquicentenário de Caraguá, com a presença de autoridades municipais e estaduais

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba tem mais um motivo para comemorar os 150 anos de emancipação político-administrativa. Nesta terça-feira, 3 de abril, o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, que desde o início de 2007 passa a administrar o antigo CEPROLIN, realizou a aula inaugural dos cursos técnicos de Programação e Desenvolvimento de Sistemas.
Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o Diretor Geral do CEFET de São Paulo, prof. Dr. Garabed Kenchian, o gerente regional sudeste da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, Ilton Luiz, o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do CEFET, Prof. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, o Bispo Diocesano de Caraguatatuba, Dom Altieri, o deputado estadual Simão Pedro, o diretor da Unidade-sede do CEFET-SP, prof. Chester Contatori, o diretor da Unidade de Guarulhos e articulador da implantação das unidades do CEFET, Prof. Gersoney Tonini Pinto, a Diretora da Unidade Descentralizada do CEFET em Caraguatatuba, Profª Evânia Sabará Leite Teixeira, o palestrante da aula inaugural, Prof. João Virgílio Merighi, Secretários Municipais, alunos do CEFET de Caraguatatuba, funcionários e professores do CEPROLIN (que conclui neste semestre as últimas turmas) e a população em geral.
O objetivo a aula inaugural, conforme a direção do CEFET, foi marcar o início das atividades do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, na cidade de Caraguatatuba, e a realização deste evento no mês em que comemora-se 150 anos de emancipação político-administrativa do município é uma forma de parabenizar Caraguatatuba pela vinda do CEFET, que é um ganho não apenas para os estudantes da cidade, mas de toda a região.
Após o pronunciamento das autoridades foi descerrada a placa inaugural da unidade descentralizada do CEFET de Caraguatatuba, e os alunos assistiram à palestra do professor Dr. João Virgílio Merighi. (Fonte: PMC)

Aula inaugural marca o início dos cursos do CEFET em Caraguá
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Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba tem mais um motivo para comemorar os 150 anos de emancipação político-administrativa. Nesta terça-feira, 3 de abril, o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, que desde o início de 2007 passa a administrar o antigo CEPROLIN, realizou a aula inaugural dos cursos técnicos de Programação e Desenvolvimento de Sistemas.
Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o Diretor Geral do CEFET de São Paulo, prof. Dr. Garabed Kenchian, o gerente regional sudeste da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, Ilton Luiz, o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do CEFET, Prof. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, o Bispo Diocesano de Caraguatatuba, Dom Altieri, o deputado estadual Simão Pedro, o diretor da Unidade-sede do CEFET-SP, prof. Chester Contatori, o diretor da Unidade de Guarulhos e articulador da implantação das unidades do CEFET, Prof. Gersoney Tonini Pinto, a Diretora da Unidade Descentralizada do CEFET em Caraguatatuba, Profª Evânia Sabará Leite Teixeira, o palestrante da aula inaugural, Prof. João Virgílio Merighi, Secretários Municipais, alunos do CEFET de Caraguatatuba, funcionários e professores do CEPROLIN (que conclui neste semestre as últimas turmas) e a população em geral.
O objetivo a aula inaugural, conforme a direção do CEFET, foi marcar o início das atividades do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, na cidade de Caraguatatuba, e a realização deste evento no mês em que comemora-se 150 anos de emancipação político-administrativa do município é uma forma de parabenizar Caraguatatuba pela vinda do CEFET, que é um ganho não apenas para os estudantes da cidade, mas de toda a região.
Após o pronunciamento das autoridades foi descerrada a placa inaugural da unidade descentralizada do CEFET de Caraguatatuba, e os alunos assistiram à palestra do professor Dr. João Virgílio Merighi. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador Beto pede que Ammo seja declarada de utilidade pública

Ilhabela - Dentre os Projetos de Lei apresentados na última sessão ordinária da Câmara Ilhabelense, o Projeto de Lei nº 45/2007, do vereador José Roberto de Campos (PMN), “Declara de utilidade pública a Associação de Amigos e Moradores da Barra Velha”. O projeto foi enviado às Comissões Permanentes pelo presidente da Casa Joadir Capucho (PPS).
Para Beto, a AMMO (Associação de Amigos e Moradores da Barra Velha) desenvolve importante papel na busca pelo desenvolvimento em nosso município. Reunidos em defesa do bairro, seus associados desenvolvem um trabalho que visa suprir as carências sociais de toda a população ilhabelense.
“Tendo em vista que os relevantes serviços sociais oferecidos pela agremiação são prestados gratuita e desinteressadamente à coletividade, a associação faz juz ao qualificativo “utilidade pública” e aos benefícios dele decorrentes, os quais contribuirão para a implementação do trabalho desenvolvido pelos membros da AMMO”, justifica o vereador.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Zeca apresenta duas emendas ao PL que limita veículos na cidade

Ilhabela - Duas emendas – a de nº 19 e a n° 20 – foram apresentadas e aceitas pelos vereadores na última sessão. As emendas fazem modificações e acréscimos no Projeto de Lei 17/2007 que dispõe sobre o ingresso e a circulação de veículos no município. A matéria do Executivo recebeu até a última sessão seis emendas dos parlamentares ilhéus.
De acordo com o Artigo 7º do PL, o Executivo Municipal baixará, através de Decreto, os regulamentos necessários à execução da presente Lei. Em sua primeira Emenda (modificativa) apresentada, o vereador Zeca (PTB) pretende que o Executivo estabeleça por decreto todas as condições para ingresso de pessoas no Município, dispondo sobre: fornecimento de transporte público adequado (terrestre e marítimo), a partir da balsa, às pessoas excedentes e/ou que não se enquadrarem dentre aqueles cujo ingresso está assegurado; o fornecimento de autorizações específicas; convênio com o Dersa e com o Ciretran.
O vereador Zeca ainda estabelece na emenda que o transporte marítimo poderá ser explorado diretamente pela Prefeitura Municipal ou através de concessão. Segundo o parlamentar esta emenda asseguraria que a regulamentação pelo Executivo dispusesse sobre as matérias elencadas no artigo modificado, que são de extrema importância para garantir que a finalidade da Lei seja alcançada.
Outra emenda apresentada pelo vereador, a Emenda nº 20, modifica um artigo que dispõe sobre a prioridade do ingresso de veículos e ainda coloca mais cinco incisos que liberam a entrada de veículos de proprietários de casas ou terrenos em Ilhabela; veículos de parentes, convidados ou hóspedes de moradores, proprietários ou possuidores de casas ou terrenos em Ilhabela; veículos de prestadores de serviços ou trabalhadores em Ilhabela que residam em outro Município e veículos de locatários ou comodatários de casas ou terrenos em Ilhabela.
“A emenda atende a solicitação de munícipes que entendem que todos aqueles que possuem casas ou terrenos em Ilhabela, assim como aqueles que aqui trabalham, mas, residem em outros Municípios, também devem ter prioridade no ingresso”, explica o Vereador Zeca do São Pedro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Beto de Campos apresenta 8 emendas ao PL da Zona Azul

Ilhabela - Apresentada pelo Poder Executivo, na sessão do último dia 19 de março, Projeto de Lei nº 30/2007, de autoria do Executivo, “Autoriza o município da Estância Balneária de Ilhabela a instituir nas vias e logradouros públicos, áreas especiais para estacionamento por tempo limitado e dá outras providências”.
O sistema de estacionamento rotativo pago de veículos será chamado de “Zona Azul” e, de acordo com o Projeto de Lei, o município ficará autorizado a instituir, nas vias e logradouros públicos municipais, áreas especiais para o estacionamento de veículos ciclomotores, automotores de passageiros e de carga, por tempo limitado e mediante pagamento de tarifa para sua ocupação, fixada pelo Executivo Municipal através de Decreto.
Para este Projeto de Lei, o vereador de Ilhabela, Beto de Campos (PMN), apresentou 8 emendas – 5 modificativas, duas supressivas e uma aditiva. Todas as emendas foram aceitas pelos vereadores.
O Projeto de Lei nº 30/2007 apresentado à Câmara pelo Prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira ainda encontra-se em trâmite na Casa de Leis. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

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São Sebastião Superchic

Prefeitura de São Sebastião autoriza mais R$ 3,5 milhões em obras na Costa Sul
Escola e creche em Maresias; reforma do CAE e pista de skate em Barra do Una; e ainda a construção de vestiários, alambrados e iluminação do campo de Boracéia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião autorizou esta semana mais R$ 3,5 milhões em obras para a Costa Sul. Investimentos em infra-estrutura nas áreas do esporte e educação. As ordens de serviço para três grandes obras foram assinadas na última terça-feira (3/4) na Secretaria de Obras e Planejamento. Barra do Una receberá a reforma e ampliação do Centro de Apoio Educacional.
Além da recuperação e cobertura da quadra poliesportiva, o local ganhará banheiros e pista de skate. O investimento será de R$ 1.024.688,96 e o trabalho será feito pela empresa Logic Engenharia e Construções Ltda. A previsão para entrega da obra é de quatro meses.
Já em Boracéia, a Prefeitura liberou a reforma geral do Centro Poliesportivo. Trata-se da construção de alambrado, vestiários e iluminação do campo de futebol. A obra será feita pela Logic Engenharia e tem previsão de dois meses para a entrega. Serão investidos R$ 432 mil no complexo.
Outra obra que teve a ordem de serviço assinada esta semana foi a construção da Creche e Escola Municipal de Educação Infantil Peixinho Dourado, em Maresias. A unidade terá dois pavimentos, sendo que no térreo ficará a creche com cinco salas e no superior a escola de Educação Infantil, com mais dez salas. De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, o prédio estará totalmente adaptado à Lei de Acessibilidade.
Ao todo são 1.728 m² de área construída. O investimento da Secretaria de Educação será de R$ 1.917.383,24. A obra será executada pela Teto Construções, Comércio e Empreendimentos Ltda e tem previsão de 180 dias para conclusão.
No mês passado, durante as comemorações do aniversário da cidade, a Costa Sul recebeu uma série de melhorias, como salas de informática nas escola de Barra do Una e uma creche no bairro de Maresias, que funciona por meio de um convênio com a Associação Primeiras Letras.
Desde 2005, a Costa Sul de São Sebastião vem recebendo uma série de melhorias do poder público. Segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, a idéia é tirar o atraso de muitos anos sem investimento nesta região da cidade. Entre as várias conquistas da comunidade da Costa Sul estão: pavimentações de ruas em bairros como Juquehy, Maresias, Boiçucanga; Praça Internacional do Surf em Maresias; iluminação da orla de Boiçucanga; Centro Cultural, nova ponte e calçamento do acesso principal em Cambury; reforma de escolas; além de projetos sociais como Luz Para Todos e a regularização fundiária por meio da criação das Zonas de Especial Interesse Social. Ainda este ano devem ser iniciadas obras de pavimentação nas principais vias de acesso aos bairros.
Em março, a Prefeitura ainda retomou a obra de Revitalização da Rua da Praia, com investimento de R$ 6,9 milhões, e entregou uma série de melhorias à população sebastianense, como canalização de córregos, muros de arrimo e calçamento de ruas da região central e Costa Norte. (Fonte: PMSS)

Procon orienta empresários sobre relação com consumidores

São Sebastião - O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor), órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Sebastião, realizou na noite de terça-feira (3/4) uma palestra de orientação aos empresários sobre as relações de consumo, na sede da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião). Vários itens do Código de Defesa do Consumidor foram abordados, desta vez com foco nos fornecedores.
Ministrada pelo coordenador do Procon, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, a reunião teve a presença de aproximadamente 20 pessoas, entre elas, comerciantes de diversos setores, como: distribuidor de gás, alimentos, hotelaria, informática, roupas, produtos naturais, e outros.
Abendroth citou o exemplo das distribuidoras de gás, que devem possuir balanças para pesagem do botijão caso o consumidor solicite tal aferição, mas que nem sempre contam com o equipamento. “Quando o consumidor não tem razão em sua queixa nós somos os primeiros a informá-lo”, frisou o coordenador.
Ainda segundo Christian Abendroth, felizmente não tem muitos registros de reclamações de consumidores em relação ao comércio da cidade. “Conforme estabelece o código, transparência e harmonia são essenciais nas relações de consumo”, destacou.
Também sob a ótica do fornecedor, o coordenador do Procon falou sobre os cuidados que devem ser tomados ao se prestar um serviço, o que a lei exige do fornecedor, como proceder em determinadas situações para não incorrer em erro, e também sobre garantia e assistência técnica. (Fonte: PMSS)

Moradores do Chico Soldado recebem esclarecimentos sobre ZEIS

São Sebastião - A comissão criada para promover a implantação das Zonas de Especial Interesse Social se reuniu na noite da última terça-feira (3/4) com os moradores do núcleo congelado do Loteamento Chico Soldado, localizado no bairro do Canto do Mar.
Cerca de 150 pessoas compareceram à Escola Municipal do Canto do Mar, para tirar dúvidas sobre a regularização fundiária do local.
Na reunião, a comissão relatou o pedido de oficialização de ruas na área, bem como o pedido de ligações de água, esgoto e iluminação pública, além do plano de urbanização do local.
Essas ações já fazem parte do processo de regularização fundiária, projeto aprovado mês passado na Câmara de São Sebastião.
Segundo a comissão, a regularização da área se dará em aproximadamente três meses, depois do levantamento topográfico de toda a área.
A moradora Maria do Socorro Jesus, disse estar feliz, pois pela primeira vez em dez anos terá endereço fixo. “Esperamos por isso há muito tempo. Estamos muito felizes com o projeto”.
Ainda na reunião, a comissão fez a eleição da representante da comunidade, que vai acompanhar todo o processo de regularização fundiária. Trata-se da moradora Maria Antônia Gomes Leite.
A próxima reunião da Comissão para implantação das Zonas de Especial Interesse Social está agendada para o dia 10 de abril, na Vila Tropicanga, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil faz cadastro de moradores para Plano Apell

São Sebastião - Uma equipe da Defesa Civil de São Sebastião iniciou na última terça-feira (3/4) um trabalho de cadastramento na área de entorno do Tebar (Terminal Almirante Barroso), da Transpetro/Petrobrás, com o objetivo de otimizar o Plano Apell – Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais. O plano é acionado em caso de acidente de graves proporções nos tanques de armazenagem de produtos inflamáveis e tóxicos do terminal, para impedir o pânico na população e conduzir a retirada calma e segura dos moradores.
A área de risco está dividida em 5 setores: Vila Amélia 1, Vila Amélia 2, Porto Grande, Vila Galvão e Topolândia. Os trabalhos de cadastramento foram iniciados pela Vila Galvão, que fica no setor 4, uma área de aproximadamente oito quarteirões, onde vários estabelecimentos comerciais e residências receberam a visita da equipe da Defesa Civil, sob a coordenação do encarregado de Plano de Contingência, Ewton Pertusi.
Os entrevistados responderam a um questionário com perguntas sobre o número de moradores ou trabalhadores no imóvel, horário de permanência no local, a existência de deficiente físico com dificuldade de locomoção, a presença de idosos, entre outras. Segundo o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, é importante que as pessoas colaborem e não omitam nenhuma informação, pois esse trabalho visa a segurança da própria comunidade. Em uma das residências visitadas, a moradora Geny Barbosa de Souza respondeu ao questionário e elogiou a iniciativa. “É um trabalho muito importante pois é para o nosso próprio bem”, lembra ela. A estimativa é de que em quatro meses todas as áreas de risco sejam visitadas e o cadastro completado.
(Fonte: PMSS)

Projeto Viração promove confraternização de Páscoa na Topolândia

São Sebastião - A equipe do Projeto Viração, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promoveu uma confraternização de Páscoa no Centro Comunitário da Topolândia, região central de São Sebastião. Com isso, os alunos que mudaram seu comportamento na família, na escola e no projeto foram premiados com uma grande festa.
O Projeto Viração – Educação para a Vida Cidadã – é uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião, desenvolvido pela Setradh, que investe em programas de educação no sentido de orientar as crianças para uma melhora em seu comportamento em relação à agressividade, higiene e preservação do patrimônio público, entre outros valores.
A festa aconteceu na manhã da quarta-feira (5/4), no Centro Comunitário e contou com a presença de 122 crianças no período da manhã e mais 170 à tarde. Foram servidos para a criançada: cachorro-quente, bolo e suco. Após o lanche foram distribuídos ovos de chocolate.
A professora responsável pelo projeto,Viviane Targat, considera que o “Viração” deu certo. “As crianças realmente modificaram seu comportamento. Este prédio, por exemplo, totalmente reformado e pintado pela Prefeitura há três anos, está em ótimo estado de conservação, preservado pelas crianças em seu uso diário”, conta Viviane.
Ela destaca o papel da secretária da Setradh, Ana Margarida Freire, e do prefeito Dr. Juan Garcia, que deram total apoio ao projeto e também são responsáveis pelo seu sucesso.
 (Fonte: PMSS)

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Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho
Serão cinco dias de palestras sobre assuntos relacionados a cuidados no ambiente de trabalho

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Santa Casa, realizam entre os dias 9 e 13 de abril, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho. A semana vai contar com palestras de diversos profissionais, que durante os cinco dias de evento explanarão sobre assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, como doenças, acidentes e cuidados que devem ser tomados durante o horário de expediente.
O objetivo da Sipat é treinar os funcionários de ambas instituições e conscientizá-los sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. A cerimônia de abertura da II Sipat da Prefeitura de Ubatuba e IX Sipat da Santa Casa acontece no Salão da Igreja São Francisco, a partir das 8h, com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta.. Nos demais dias, as atividades têm início às 9h.
Confira a programação da Sipat, que conta com apoio da Pousada Naan, Supermercado Paulista, Supermercado Rosado, Sapataria Fernandes, Grafica São Lourenço, Waldir Cabeleiro e Dentista Dra Rejane:

Segunda-feira - 9 de Abril
8h - Recepção e Cadastro com a presença da “Banda Lira Padre Anchieta”
8h30 - Cerimônia de Abertura com o Exmo. Prefeito Sr. Eduardo César e autoridades
9h30 às 10:30h - Palestra SENAC
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Palestra SENAC
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - Palestra SENAC
15h30 às 16h Coffee Break
16h às 17h - PMU DST-AIDS – palestra Dr. Tom Blasques - Coordenador do Programa DST-AIDS - Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Terça-feira - 10 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 – Polícia Rodoviária Federal - Segurança no Trânsito
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h –Saúde Mental PMU - palestra Luiz Henrique Apacio - Psicólogo e Roberta Roncali - Psicóloga - Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 – palestra Dr. Jair Antonio de Souza Superintendente de Apoio Administrativo PMU e Consultor Jurídico do IPMU- Assédio Sexual
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - SAPO-UBA - palestra Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele e de Mama

Quarta-feira - 11 de Abril
09h - Recepção e Cadastro
09h30 às 10h30 - Ambulatório de Especialidades PMU – palestra Dr. Fernando S. Bergel (Infectologista) - Acidentes com Materiais Perfuro-Cortantes e Dra. Marina Midori Edamatu (Dermatologista espacialista em hanseníase).
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - Bombeiro 1o.Sgto. PM Nestor Gama Pinto - Noções de Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros
12h às 14h -Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h às 15h – palestra Doutor Waldyr D. Mendes Jr - (Neurocirurgião) - Traumatismos na Coluna e Como Cuidar Bem da sua Coluna
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - Luiz (SABESP) - Distribuição e Tratamento de água e de esgoto

Quinta-feira - 12 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Polícia Militar Sd. PM Renato de Paula Vella - Prevenção e Uso de Drogas e APAF - Marco Antonio A. Goulart
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Dr. Duani M. Silveira - Fisioterapeuta - L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Dr. Carlos A. Fragnan - Médico Clínico Gera - Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17:00h – palestra ELEKTRO

Sexta-feira - 13 de Abril
9h - Recepção e Cadastro
9h30 às 10h30 - palestra Delegacia da Mulher -Dra. Ângela A. Cabral - Violência Doméstica contra a mulher
10h30 às 11h - Coffee Break
11h às 12h - palestra UNIR PMU - Eliana M.S. Manimem Fonoaudióloga Voz Profissional
12h às 14h - Almoço
14h - Recepção e Cadastro
14h30 às 15h30 - palestra Guarda Municipal - Segurança no Trânsito (voltado para bicicletas) e uso de cerol.
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 17h - palestra ACUPUNTURA Sra. Maria Luiza
17h - palestra Encerramento da SIPAT com a Presença da “BANDA LIRA PADRE ANCHIETA”. (Fonte: PMU)

Prefeito se reúne com comunidade da Vila Santana

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido no último sábado, 31, com a comunidade da Vila Santana, na região sul do município. Durante a reunião, o prefeito conversou com a comunidade local sobre a possibilidade de aplicação de concreto na rua do Arrastão.
Também foi discutido o fechamento de uma parceria entre a comunidade e a prefeitura para a colocação de guias e sarjetas e para implantação de sistema de encanamento. Os moradores presentes na reunião puderam também esclarecer dúvidas sobre congelamento e implantação de energia elétrica no bairro.
Para o prefeito Eduardo Cesar, estas reuniões são oportunidades importantes para o contato direto entre a administração pública e a comunidade. “Temos nos empenhado em estar perto da população, ouvindo seus anseios e sugestões. As comunidades afastadas possuem muitas necessidades e um governo participativo como o nosso deve procurar conhecer as reais demandas para atendê-las com a atenção que merecem”. (Fonte: PMU)

Prefeitura terá ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 5

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba não terá expediente na próxima quinta-feira, dia 5 de abril. Em razão da Sexta-feira da Paixão, no dia 6, foi decretado ponto facultativo no dia 5. Os serviços essenciais, como a coleta de lixo, funcionarão normalmente. (Fonte: PMU)

Justiça afasta diretora clínica da Santa Casa

Ubatuba - O Poder Judiciário concedeu antecipação de tutela à Prefeitura de Ubatuba e a Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, afastando do cargo a diretora clínica do hospital, a médica Jardelina Gomes de Abreu.
A Prefeitura e a Santa Casa propuseram ação contra a diretora clínica alegando que ela não vinha desempenhando bem suas tarefas culminando com a perda de confiança necessária para sua manutenção no cargo.
Na inspeção do pedido liminar, o Judiciário considerou que a documentação apresentada pelos autores da ação justificava a perda de confiança como motivo para o afastamento da diretora clínica. Jardelina recebeu ontem, 3, a ordem judicial e tem até hoje, 4, para desocupar a sala que utilizava para as atividades.
A Juíza da 1ª Vara de Ubatuba determinou a cientificação do vice-diretor clínico, Carlos Augusto Fragnan, para que assumisse imediatamente a função de diretor clínico. Fragnan foi cientificado ainda na data de ontem, 3. Se o mesmo assim não puder fazer, por impedimento ou ausência, deverá promover junto ao corpo clínico do hospital novo processo eleitoral para indicação de lista tríplice destinada à escolha de outro profissional para o cargo. (Fonte: PMU)

Rua da Maranduba recebe pavimentação asfáltica

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e da Administração Regional Sul está executando serviço de pavimentação asfáltica na região da Maranduba.
A obra acontece na Rua Sargento Geraldo Berti, em um trecho de aproximadamente 300 metros entre a Av. Marginal e a ponte sobre o Rio do Boi. O material utilizado no trecho é o Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ). O CBUQ é uma das coberturas asfálticas mais utilizadas em obras de urbanização por reunir as vantagens de alta resistência à água, impermeabilidade e durabilidade. Esse serviço deve estar concluído em aproximadamente 15 dias.
A Prefeitura também concluiu o trabalho nas cabeceiras da ponte e está iniciando a colocação de guias e sarjetas na continuação da Rua Sargento Geraldo Berti, sentido Sertão da Quina, que será asfaltada posteriormente. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá diversas apresentações da Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo, em Ubatuba, é uma encenação que extrapola os limites religiosos, unindo diversos segmentos para representar a história, com uma riqueza de detalhes impressionante

Ubatuba - A representação da passagem de Jesus Cristo pela terra será marcada por diversas apresentações em Ubatuba. A partir desta quarta-feira, grupos de diferentes bairros iniciam suas encenações. Os moradores da região oeste serão os primeiros a prestigiar a encenação da Paixão de Cristo, neste dia 4, a partir das 20h, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que fica no Bairro Ipiranguinha. Na quinta-feira, 5, é a vez do bairro Sertão da Quina, a partir das 20h. Na sexta-feira, 6, além da já famosa encenação do Centro, acontecem apresentações nas Ruínas da Lagoinha, às 20h e na Maranduba, também às 20h.
A Paixão de Cristo no Centro da cidade é um espetáculo teatral de grande porte, representado há quase 20 anos em Ubatuba. O espetáculo, que acontecerá na próxima sexta-feira, 6 de abril, a partir das 21h, faz uma homenagem à cultura caiçara, adaptando o contexto da história ao cenário da Ilha dos Pescadores. Na ocasião, serão arrecadados alimentos não-perecíveis, que serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade.
A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o Bairro Perequê-Açu ao Centro. Depois, os atores passam por dois palcos que serão montados dentro da Ilha. A morte de Cristo acontecerá de forma tradicional, no alto do Morro da Prainha. Neste ano, foram feitos mais investimentos em efeitos de luz e a grande novidade é a transmissão simultânea por meio de telões, facilitando a visualização por parte do público.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e do comércio local. Para o prefeito Eduardo Cesar, apoiar o espetáculo significa incentivar a cultura da cidade. "A Paixão de Cristo é uma encenação que extrapola os limites religiosos e une os mais diversos segmentos para representar a história, com uma riqueza de detalhes que é impressionante. A nossa própria geografia privilegia e enriquece a peça, por proporcionar um cenário natural. Sem dúvida, é um evento que vale a pena ver de perto."
As inscrições para a figuração da Paixão de Cristo permanecerão abertas até o dia da apresentação. Quem quiser participar desse belo espetáculo deve comparecer à Rua Dr. Esteves da Silva 268, em frente à Ordem dos Advogados do Brasil. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de fórum sobre trânsito em São José dos Campos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito e da Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, participou da 36ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito, que aconteceu nos dias 29 e 30 de março, no Novotel. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Transportes, em conjunto com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Entre os diversos temas debatidos durante o encontro, que contou com a participação de cerca de 200 cidades, estava a questão da mobilidade urbana e Ubatuba teve a oportunidade de aprender sobre como devem ser desenvolvidos os trabalhos da comissão que vai fazer as adaptações que o Plano Diretor exige. A questão do transporte coletivo, redução de tarifas e acessibilidade nos ônibus urbanos, além da atuação dos agentes de trânsito foram outros dos principais temas abordados.
Representante em Brasília - O coordenador municipal de Trânsito de Ubatuba, Marlon Lopes, foi um dos três eleitos para representar o Estado de São Paulo em um encontro que acontecerá em Brasília, junto ao Denatran, para discutir a função da Guarda Municipal como agente de trânsito. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe medalha de ouro em salão de artes plásticas

Ubatuba - O Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) está representando Ubatuba no 59º Salão de Artes Plásticas “Antonio Rodini”, que acontece em Araras até o próximo dia 8. O grande vencedor do Prêmio “Medalha de Ouro” foi o pintor Ademar Costa Simões com a obra “Ilha Anchieta”. O artista Celso de Siqueira Cardoso também participa da mostra.
O coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Bruno Pizzutto, informou que Ubatuba está participando também do 23º Salão de Abril de Belas Artes de Franca, entre os dias 3 e 14 de abril. Mais uma vez, Ubatuba recebeu o “Prêmio Aquisição”, do mesmo artista, Ademar Costa Simões, com a obra “Ilha Anchieta” (quadro em medida diferente do que venceu em Araras).
Também participaram da mostra os artistas plásticos de Ubatuba, Adriano Oliveira dos Santos, Cléo Pires, Fábio Rocha Júnior, François Henri Louis Guerin, Marilú de Godoy Schmidt e Wladimir Ferreira da Silva.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto parabenizou o Grupo Setorial de Artes Plásticas e artistas participantes, e cumprimentou o pintor Costa Simões pelos dois importantes prêmios conquistados. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza melhorias na Estrada Boa Vista, no Prumirim

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, realizou obras de melhorias na Estrada Boa Vista, que leva à Aldeia Guarani Boa Vista, no bairro do Prumirim. Foram 150 metros de pavimentação, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores e mais 2,5 km de patrolamento, até a escola da aldeia. Além da aldeia, onde residem cerca de 150 índios guarani, as melhorias beneficiam cerca de 100 moradores de uma comunidade de pescadores localizada no bairro.
O prefeito Eduardo Cesar esteve acompanhando as obras: “a intenção desta administração é fazer com que as vias de acesso aos bairros afastados, principalmente na região norte, onde muitas estradas são precárias, estejam em condições de tráfego”.
O presidente da Sociedade Amigos e Moradores da Itamambuca, conhecido como Birico, que nasceu e foi criado no Prumirim, também acompanhou as obras na Estrada Boa Vista e agradeceu ao prefeito. “Há muito tempo estávamos precisando desta melhoria. Agradeço, em nome de toda a comunidade local, ao prefeito Eduardo Cesar e ao administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, pela atenção que têm nos dado”, disse Birico. (Fonte: PMU)

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante feriado
O objetivo principal é ter acesso a casas que geralmente ficam fechadas, além de sensibilizar turistas e veranistas para a importância de tomar as medidas necessárias antes de ir embora da cidade

Ubatuba - Durante este feriado de Páscoa, de 6 a 8, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde intensificará as ações de combate à dengue. Cerca de 30 agentes da Superintendência de Controle de Endemias se unirão aos agentes de Controle de Vetores para realizar arrastões e nebulizações em diversos bairros da cidade. O objetivo principal é ter acesso a casas que geralmente ficam fechadas, além de sensibilizar turistas e veranistas para a importância de tomar as medidas necessárias antes de ir embora da cidade.
Para realizar esse trabalho, 48 pessoas, entre agentes da Superintendência de Controle de Endemias e do Controle de Vetores estarão nas ruas e em algumas praias. Serão montadas tendas educativas na Praia do Perequê-Açu e Praia Grande. A nebulização, aplicação de veneno que combate o Aedes Aegypti em sua forma adulta, será aplicada nos bairros Estufa II, Perequê-Açu e Itaguá. Paralelamente, a busca por possíveis criadouros continuará acontecendo.
A expectativa da Secretaria de Turismo para o feriado que se aproxima é que a cidade receba 180 mil turistas. Segundo Neilton Nogueira, superintendente de Proteção à Saúde de Ubatuba, a intenção dessa ação especial é atingir um público que só se encontra em ocasiões como esta, de feriado. "O trabalho em imóveis fechados é fundamental para a eficiência do combate à dengue que temos realizado durante esse tempo. Nós precisamos que os veranistas se aliem a nós nesta luta, porque um simples vaso sanitário que fica aberto quando o visitante vai embora, certamente, servirá de criadouro para o mosquito."
Números da megaoperação - Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Carolina Panutti, no último sábado, 31, durante a megaoperação realizada na cidade, foram visitados 4.139 imóveis no Centro e no Bairro do Itaguá. No centro, dos 2.304 imóveis visitados, 36,25% estavam fechados e 24 proprietários recusaram a vistoria. Já no Itaguá, o número de imóveis fechados foi maior: 46% de imóveis fechados. Além disso, 25 moradores do bairro não permitiram a entrada dos agentes. (Fonte: PMU)

Saúde, um direito de todos

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve em audiência neste último dia 04 com a Diretora Regional de Saúde do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Srª Sandra Maria Carneiro Tutihashi, no gabinete do Deputado Estadual Antonio Carlos em Caraguatatuba. O vereador entregou cópia do relatório da Comissão de Saúde e solicitou ajuda do Governo do Estado à população de Ubatuba. A audiência foi agendada pelo deputado Antonio Carlos, por solicitação do Vereador, que se encontra bastante preocupado com o caos ao qual se encontra á saúde de Ubatuba. "Sentimos uma forte angustia de nossa população, um sentimento de abandono por parte do Poder Público, saúde é um direito constitucional, a população merece e deve ser respeitada". Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

 

 

SEMANA DE 06/04 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
Às 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs - 21:30 hs.


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo"
Ás 15:40 hs - 17:30 hs.

"Norbit"
Ás 19:30 hs .

"Motoqueiro Fantasma"
Ás 21:30 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
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Café, a nova arma contra o mosquito da dengue.
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.
O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.
O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.
Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.
A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida os jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus,garrafas, latas,caixas d'água etc.).
"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.
Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.

Que tal colaborarmos, repassando a msg e aplicando a borra de café ???

Luciana Rocha Antunes
Bióloga - especialista em Gestão Ambiental

Os Consumidores e os Assaltos a Bancos
Temos visto recentemente o incremento dos assaltos a bancos. Qualquer pessoa que ingresse na agência para qualquer tipo de providência, ainda que não seja correntista do banco, é consumidora. Como vimos em caso recente, de adolescente atingida por bala perdida em decorrência de assalto a banco, até mesmo quem não está no interior da agência, mas sofreu as conseqüências de um assalto, é consumidor.

Os bancos prestam serviços de utilidade pública, não só aos seus correntistas mas também a toda a população em geral, que necessita pagar contas, fazer depósitos, etc.. Esses serviços, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, devem ser adequados, eficientes e seguros.

Pouco importa que o banco afirme que a ineficiência da segurança pública é um problema do Estado, uma vez que responde ele de forma objetiva, o que significa que sua responsabilidade decorre tão-somente da prova do dano e da relação entre esse dano e a atividade bancária.

Se o causador direto do dano é o Estado, caberá ao banco, após ressarcir o consumidor, promover ação contra aquele. Em hipótese alguma o banco se exime do pagamento de indenização, contudo.

Problema freqüente também diz respeito ao assalto a consumidores que fizeram saques vultosos no interior da agência. Ainda que esses saques não sejam recomendáveis, por vezes acabam sendo necessários.

Cabe ao banco, dentro dessa exigência de segurança, tomar todas as cautelas a fim de que pessoas que estejam no interior da agência, não passem informações para os bandidos do lado de fora. Nesse diapasão, o que parece mais razoável é proporcionar privacidade aos clientes quando realizam saques de vulto.

Alguns bancos exclusivos propalam nos seus contratos essa privacidade, e que disponibilizarão salas para atendimento individualizado, o que, na prática, acaba não acontecendo.

Existem inúmeros julgados afirmando a responsabilidade do banco pelos assaltos verificados no estacionamento das agências bancárias. Ainda que o estacionamento seja terceirizado, a sua existência traz para o cliente sensação de segurança e comodidade, que beneficiam o banco aumentando sua clientela.

Se isso acontece, nada mais justo que, quando os assaltos acontecem nesses estacionamentos, os bancos arquem com os prejuízos, até porque basta aumentar a segurança nesses locais.

Entendemos que os bancos não respondem pelos assaltos verificados do lado de fora das agências, a não ser naqueles casos em que a atitude do banco contribuiu para o dano. O banco que entrega grande soma em dinheiro ostensivamente para o cliente, acaba dando margem a esse tipo de dano e, por via de conseqüência, sujeitando-se à responsabilidade.

Uma coisa é certa, a questão dos saques vultosos não é problema exclusivo do consumidor, devendo os bancos tomar todas as cautelas, a fim de que os correntistas não sejam assaltados, promovendo a discrição na entrega do dinheiro que, a nosso ver, em hipótese alguma, deve ocorrer nos caixas.

No que diz respeito à segurança das agências bancárias, devem os bancos instalar portas giratórias eficientes, que protejam e não constranjam os consumidores.

Se a criminalidade voltou-se para os bancos, estes devem cercar-se de maiores cuidados, a fim de proteger os consumidores. Proteger os consumidores é mais barato do que pagar indenizações.

Arthur Rollo
Advogado especialista em Direito do Consumidor

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