Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 06 de Abril de 2007 - Nº 1743 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Litoral Norte terá calor, chuva e duas praias impróprias na Páscoa
Jiu Jitsu á atração no curso de Educação Física
UNIMÓDULO lança Semana de Educação e Cultura e traz atualização e informação para público de Caraguá
UNITAU participa de evento do Programa Saúde da Família
UNITAU implanta leito de raízes na zona rural de Taubaté

Caraguatatuba
Caraguá concederá descontos no pagamento de impostos atrasados

Ilhabela
Ilhabela inicia programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde
Dersa prevê movimento intenso na balsa sentido Ilhabela
Projeto Navegar de Ilhabela forma sua 8a turma


São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião autoriza mais R$ 3,5 milhões em obras na Costa Sul
Procon orienta empresários sobre relação com consumidores
Moradores do Chico Soldado recebem esclarecimentos sobre ZEIS
Defesa Civil faz cadastro de moradores para Plano Apell
Projeto Viração promove confraternização de Páscoa na Topolândia


Ubatuba
Polícia Militar Prende Traficante em Ubatuba
Juvenil ubatubense termina em 5º seu primeiro torneio federado de futmesa
Diretora clínica da Santa Casa de Ubatuba é afastada do cargo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte terá calor, chuva e duas praias impróprias na Páscoa

Litoral Norte - O feriado da Páscoa deverá atrair turistas para as diversas praias do Litoral Norte. De acordo com o Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, classificação realizada pela Cetesb, o Litoral Norte está com apenas duas praias consideradas impróprias para o banho de mar.
São as praias da Cocanha e Tabatinga, em Caraguatatuba, resultado do monitoramento semanal da Cetesb. Todas as praias de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela estão consideradas próprias para o banho, indicadas pela bandeira verde da empresa.
A coleta de amostras de água do mar é feita aos domingos, em 155 pontos, ao longo de 136 praias, das 293 existentes no Estado de São Paulo. Essas amostras são enviadas aos laboratórios da Cetesb, onde são realizadas as análises microbiológicas que determinam a densidade de bactérias fecais presentes na água. As praias consideradas impróprias são sinalizadas com bandeira vermelha. Mais informações podem ser obtidas no site: www.cetesb.sp.gov.br/agua/praias.
Chuva - O céu ficará nublado com possibilidade de pancadas de chuvas durante todo o feriado da Páscoa. Esta é a previsão para todo o Litoral Norte nos quatros dias do feriadão, de acordo com informações do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão vinculado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)l. Porém, o calor permanecerá forte até domingo.
“A temperatura máxima para o Litoral Norte deverá ficar na marca dos 30 graus”, disse a meteorologista do CPTEC, Alana Pontes. No dia 6, sexta-feira, a temperatura cai apenas 3º e ficará em torno de 27º. Entre sexta e domingo, o sol aparece com muitas nuvens durante o dia e as chuvas podem ocorrer durante os períodos da tarde e noite.
A aparição das chuvas no Litoral Norte é causada por uma frente fria que chegou ao Estado de São Paulo nesta quarta-feira. O choque do ar quente causa aumento de nuvens e fortes pancadas de chuva a partir de hoje no centro-sul paulista. (Fonte: Imprensa Livre)

Jiu Jitsu á atração no curso de Educação Física

Litoral Norte - Estudantes do 5º semestre de Educação Física do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO assistiram a apresentação da cultura e dos movimentos do Jiu-Jitsu com o atleta e professor Trajano Medrado. A aula aconteceu na disciplina Metodologia das Lutas, do professor Sérgio Burihan, que dá a chance aos alunos de participarem e conhecerem um pouco de cada modalidade de lutas e dos próprios alunos apresentarem suas específicas.
Trajano é faixa preta 1º Dan e faz parte da equipe Mestre Wilson/Proj.TRAME. Participaram da aula os alunos da Equipe Mestre Resende/Acd.Prev de Caraguatatuba, com o instrutor Juliano.
Trajano Medrado que é aluno de Educação Física, integrante do Bolsa Esporte e coordenador do Projeto TRAME no UNIMODULO, com sua vasta experiência em competições na modalidade de jiu-jitsu, teve muitas informações para passar aos alunos.
Ele falou sobre a história, as regras, métodos de treinamento e competição e comentou que foi muito gratificante participar desta aula. "É muito importante mostrar a verdadeira intenção de se praticar este esporte, mudando a visão que as pessoas têm desta modalidade. Hoje o Jiu-Jitsu já faz parte da grade curricular de diversas Universidades do Brasil, o UNIMODULO está no caminho certo", comentou Trajano.
Trajano conta que muitos alunos, inclusive professores, comentam que após esta aula mudaram suas concepções sobre o Jiu-Jitsu. "E como é gratificante ver uma pessoa que pratica e demonstra sua paixão pelo seu esporte", disse Trajano. "O Jiu-Jitsu é uma arte milenar que dá a possibilidade do mais fraco dominar o mais forte sem machucá-lo e seu projeto tem o objetivo de fornecer uma ótima atividade física e capacidades condicionais psicológicas".
Mestre Wilson é mestre 8º Dan e tem mais de 60 anos dedicado a arte suave. Sua equipe conta com filiais em diversos territórios do Brasil e também no exterior, como Japão, Portugal e Estados Unidos. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO lança Semana de Educação e Cultura e traz atualização e informação para público de Caraguá

Litoral Norte - Oscar Zabala faz palestra de abertura no Teatro Mário Covas; temas como desenvolvimento pessoal, tendências administrativas, política ambiental e empreendedorismo fazem parte do cronograma.
Profissionais de diversas áreas e segmentos de Caraguá dedicarão um pouco de seu tempo para transmitir conhecimentos ao público na Semana de Educação e Cultura UNIMÓDULO. O evento acontece entre 16 e 19 de abril.
Estudantes, professores e coordenadores de todos os cursos do Centro Universitário montaram uma programação repleta de atividades culturais e educacionais, com cursos, oficinas, palestras e exposições. Todas abertas ao público e a maioria com entrada franca.
Autoridades municipais foram convidadas a participar, como o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, que ministrará palestra junto com o arquiteto e ambientalista Paulo André Ribeiro, sobre impactos, política e educação ambiental nos dias de hoje, Agenda 21 e outros. Essa palestra acontece dia 16, às 9h; dia 17, às 19h; dias 18 e 19, às 7h.
A programação da Semana de Educação e Cultura UNIMÓDULO, do dia 16, será aberta com charrete sobre arquitetura e acessibilidade nas escolas, com os professores Maria Claudia Pires, Tatiane Roselli Ribeiro e Leonardo dos Santos, das 7h30 às 9h30; e oficina de projetos com o professor Luiz Antonio Brito, das 10 às 12h.
O tema Alimentação Para o Novo Milênio será abordado pelo professor Luiz Fabiano Ferreira, das 9h às 11h e das 21h às 22h30.
Outra opção para a segunda-feira é a palestra com o Consultor Douglas Peternella "Como utilizar filmes de cinema para treinamento de equipe e desenvolvimento de pessoas", às 8h.
A Oficina do Toque, com a psicóloga Laucidea Sampaio e os diversos cursos da Dtcom também são atrativos. No período da noite, Oscar Zabala é o convidado especial, com a palestra "100% atitude, garra, talento e inovação", às 19 horas, no Teatro Mario Covas.
Responsabilidade Social - A palestra de Sérgio Tovani Junior "Educação-a arte de criar pensamentos através da neurolinguística", das 20 às 22h30, é outra boa opção. O ingresso é 1Kg de alimento não-perecível.
Sabrina Lippi Moreira, trará ao público revelações sobre a Catástrofe de 67, com a palestra "Memórias dos Sobreviventes", com seus aspectos políticos e sociais, nos dias dia 16 e 17, às 21h.
Estes e outros temas serão trabalhados na Semana de Educação e Cultura até o dia 19 de abril. É importante fazer a inscrição, pois as vagas são limitadas. Para obter mais informações, basta acessar o site www.modulo.br  (Fonte: Módulo)

UNITAU participa de evento do Programa Saúde da Família

Litoral Norte - A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, participou hoje do Encontro sobre Diagnóstico de Saúde Comparativo das Áreas do Programa Saúde da Família (PSF), evento promovido pela Prefeitura, no Anfiteatro do Departamento de Medicina da UNITAU.
Em pauta, o balanço do PSF na cidade de Taubaté, numa comparação entre os oito bairros onde o programa atua em parceria com o Departamento de Medicina da UNITAU. Foram divulgados os dados referentes ao atendimento do programa, que leva a diversas áreas de Taubaté o atendimento de agentes de saúde, médicos e estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Universidade.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento, o Prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, o Diretor Municipal de Saúde da Prefeitura, Pedro Henrique da Silveira, o vice-reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde e estudantes da área de saúde da UNITAU.
Durante a abertura dos trabalhos, a reitora da UNITAU destacou a importância do fortalecimento da parceira entre Universidade e Prefeitura. “Como Reitora, é extremamente importante e gratificante participar de mais uma parceria que possibilita uma melhor qualidade de vida para população”, ressaltou.
O Prefeito também reconheceu o sucesso dessa parceira em outras atividades que envolvem a prestação de serviços na área de saúde. “A UNITAU está fazendo um ótimo trabalho às quartas-feiras, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, nesse projeto que oferece à população atendimento de saúde, lazer e cultura”, afirmou o chefe do Executivo, destacando o evento ‘UNITAU na Praça’, aberto na semana passada, com ações gratuitas para a população.
A Universidade de Taubaté mantém, ainda, parceria com o Programa Saúde da Família de cidades vizinhas, como Pindamonhangaba, com a participação de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, de Medicina e de Fisioterapia, desde 2002. (Fonte: UNITAU)

UNITAU implanta leito de raízes na zona rural de Taubaté
Projeto financiado pela Fundação Kodak garantirá tratamento alternativo de esgoto para comunidades de baixa renda

Litoral Norte - O tratamento de esgoto doméstico produzido por comunidades de dois bairros rurais de Taubaté – Caeiras e Sete Voltas – vai se tornar realidade graças a um projeto desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU). Até o próximo ano, serão implantadas, nesses locais, duas estações de tratamento por meio de leito de raízes, capazes de reduzir em até 90% os teores de coliformes fecais da água.
Financiado pela Fundação Kodak, que destinou uma verba de mais de R$ 39 mil para sua execução, o projeto começou a ser realizado em 2004, na fazenda piloto da Universidade de Taubaté. Coordenada pelo prof. Dr. Paulo Fortes Neto, a pesquisa foi elaborada com base em um trabalho similar adotado em Guaraqueçaba (PR), para o tratamento do efluente doméstico de comunidades caiçaras.
Para a adequação do leito de raízes à realidade dos núcleos rurais do interior do Estado de São Paulo, os pesquisadores ainda tiveram que complementar o trabalho desenvolvido no Paraná. Isso porque a experiência anterior não contemplava as etapas finais do tratamento de esgoto, que são responsáveis pela redução da incidência de organismos contaminados.
“Verificamos que no projeto do Paraná não havia a fase anaeróbica [em que a decomposição da matéria orgânica ocorre sem presença de oxigênio] e nem o polimento final do efluente. Nesse sentido, o nosso projeto vem acrescentar as outras etapas. Depois de realizadas essas complementações, o projeto foi enviado para a Fundação Kodak, em 2004, quando foi premiado e recebeu recursos para ser realizado”, disse Fortes Neto.
O coordenador explicou que a etapa de polimento final do efluente tem por objetivo estudar a viabilidade da utilização do solo como depurador de coliformes fecais, uma vez que, mesmo depois de passar pelo leito de raízes, a carga dessa matéria ainda é alta. A proposta, dessa vez, é utilizá-la como adubo para plantações com árvores ou outras plantas que nasçam numa altura relativamente acima do solo.
Aos esforços da UNITAU, que reúne professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, somam-se ainda às parcerias da Secretaria de Educação de Taubaté e da Extrativa Dolomia, sediada no bairro das Caeiras; ambas promovem ações de educação ambiental. O trabalho também faz parte de um projeto maior apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e deve ser concluído em 2010. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá concederá descontos no pagamento de impostos atrasados

Caraguatatuba - Quem está em dívida com a prefeitura de Caraguatatuba tem até o dia 13 de abril para saldar os débitos com 100% de desconto nas multas e nos juros que seriam cobrados por causa do atraso no pagamento.
Entre os tributos que terão esse benefício estão o IPTU, o ISS (Imposto Sobre Serviço) e o PCM (Programa de Contribuição de Melhorias).
Depois do dia 13, o desconto passará a ser de 90%, e em maio cairá para 80%. (Fonte: VNews)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela inicia programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Saúde, está comemorando o Dia Mundial da Saúde com várias atividades na rede básica do município, reforçando e divulgando os serviços oferecidos à população, através de ações planejadas e em data específica.
A Secretaria Municipal de Saúde projetou uma programação, que se estenderá até o final deste mês de abril. O objetivo é atrair o maior número de pessoas para o conhecimento dos diversos serviços que a rede básica de saúde dispõe, além do trabalho do Hospital Municipal Governador Mário Covas Junior, fortalecendo as atividades desenvolvidas, com ações preventivas e educativas.
De acordo com o diretor de Saúde, Márcio Tenório, as atividades têm como meta, conscientizar a população em relação ao atendimento de saúde oferecido em Ilhabela. “Hoje apenas 15% dos pacientes atendidos no hospital municipal se enquadram, nos casos de urgência e emergência”, afirmou Tenório.
Na quarta-feira, 4, a programação teve início com palestras na Unidade Básica de Saúde do bairro da Água Branca, com o tema “Saúde do Idoso”, com a nutricionista Geovana, e sobre “Saúde da Criança – Modificação do Corpo a partir da menarca”, na Escola Municipal Profª. Mércia, no bairro do Saco da Capela, com a enfermeira Lara Passos.
Também foi realizada na quarta-feira, das 14h às 17h, na região central do bairro do Perequê, uma exposição das atividades desenvolvidas pelas equipes do Programa de Saúde da Família nas UBSs e Comunidades Tradicionais; Hospital Municipal; CAPS (Centro de Apoio Psicosocial); Saúde Bucal; Centro de Especialidades; Vigilância em Saúde (VE e VISA). A mostra foi realizada com a apresentação de banners, faixas, fotos, cartazes, e contou com a distribuição de folhetos explicativos aos munícipes. O evento contou com as presenças do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; do secretário municipal da Saúde, Dr. Arquimedes Hypolito; do diretor de Saúde, Márcio Tenório; da coordenadora do PSF, enfermeira Marly Fornaziero e do vereador Dr. Guilherme Henrique Maia Vieira.
Segundo Arquimedes, “as pessoas precisam aprender a se beneficiar com o serviço de medicina preventiva oferecido pelo Programa de Saúde da Família, ‘desafogando’ o pronto socorro do hospital com consultas ambulatoriais”.
O representante do legislativo, Dr. Guilherme, afirmou que este programa de educação continuada é tão bom para os profissionais quanto para a população. “Os profissionais técnicos vêm desenvolvendo muito bem seu papel junto ao serviço de saúde em Ilhabela”.
Para o prefeito Manoel Marcos, a cidade tem muito a comemorar. “No caso da Dengue, ao contrário de muitas cidades da região que lutam contra a epidemia da doença, Ilhabela tem apenas um caso confirmado e 48 suspeitos; a construção do hospital municipal e a excelente qualidade no atendimento do PSF, que atende 100% de seu público alvo. Disponibilizamos a maior fatia do orçamento justamente para a Saúde, e a equipe corresponde trabalhando muito e atendendo cada vez melhor a população”. (Fonte: PMI)

Dersa prevê movimento intenso na balsa sentido Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela A Dersa, empresa que administra a balsa que faz a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, prevê movimento intenso neste feriado.
Os horários de maior movimento são entre 17h e 23h de hoje (5) e na volta, no domingo, a partir do meio-dia. De acordo com a Dersa, 20 mil veículos devem ser transportados neste período.
Cinco balsas vão fazer a travessia durante a Páscoa. (Fonte: VNews)

Projeto Navegar de Ilhabela forma sua 8a turma

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer realizou nesta quarta-feira, 04, a formatura da 8a. turma do Projeto Navegar. O evento aconteceu na sede da Secretaria, onde 80 alunos estiveram recebendo os certificados.
O Projeto Navegar foi idealizado pelo velejador e ex-secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. Em Ilhabela, o projeto foi implantado em 2002, e já formou 1.000 crianças com idades entre 8 e 14 anos, todas da rede pública de ensino. Para este ano, 140 alunos foram inscritos para o curso, que tem duração de 10 meses, com aulas práticas e teóricas, onde as crianças aprendem as noções básicas de navegação para veleiro amador .
Parte destes alunos tomou gosto pelo esporte e hoje representa a cidade em campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, como é o caso do velejador Ronyon Silva, que conquistou em 2005 o título de Campeão Brasileiro de Optimist, tornando-se um orgulho para o município.
Participaram do evento o secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus; a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi; o diretor de Esportes, Luis Carlos Nascimento; o coordenador do projeto Nilton César de Jesus; o chefe do setor de Compras da Prefeitura, Nilton Salomão Costa; funcionários da Secretaria e familiares dos formandos.
Para o secretário José Roberto, este projeto é de suma importância para a administração do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira. Segundo ele, em 2006, a Prefeitura de Ilhabela assumiu as despesas que envolvem o projeto, em virtude da Governo Federal não ter repassado a verba para o município.
“O Projeto Navegar proporciona atividade esportiva, dando às crianças a oportunidade de estarem fora das ruas, desenvolvendo o lado social, cultural e educacional de cada uma”, ressalta o secretário.
Serviço - A sede do Projeto Navegar fica na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, à Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá, telefone 3896 6737 / 3896 1765. Os interessados em participar deverão comparecer com o responsável legal, munidos dos documentos (foto e comprovante de endereço), falar com Rita. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Polícia Militar Prende Traficante em Ubatuba

Ubatuba - Policiais Militares da 3ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na noite do dia 04/04/07, receberam denúncia anônima de que uma pessoa de camisa cinza e bermuda preta estaria realizando tráfico de entorpecente na Rua Teixeira, 105 no bairro Mato Dentro em Ubatuba, os Policiais Militares fizeram patrulhamento pelo bairro, e depararam com o infrator da lei C. H. O. S., de 18 anos que ao avistar a viatura dispensou um cano de ferro contendo 11 pedras de crack pesando 0,005g, e tentou evadir-se se escondendo em sua residência, os Policiais Militares lograram êxito em localizar o infrator no forro da casa, após revista pessoal encontraram no bolso da bermuda a quantia de R$89,00(oitenta e nove) reais em dinheiro, feita busca domiciliar, encontraram atrás do vaso sanitário uma porção de maconha pesando 0,005g. Dada voz de prisão ao infrator da lei pelo crime de Tráfico de entorpecente, conduzido para o Distrito Policial onde foi recolhido à Cadeia Pública.
(Fonte: 20bpmip5@polmil.sp.gov.br)


Juvenil ubatubense termina em 5º seu primeiro torneio federado de futmesa

Ubatuba - Um grupo de 5 botonistas da AUFM participou do Aberto paulista de Santos, neste final-de-semana. Integraram a equipe Edson Sírio, Vicente Muratore e os juvenis Paulinho Garcia, Éric Mourão e Pedro Nícolas. A participação no evento contou com o apoio da Secretaria de Esportes e da Esquina das Modas Sports.
O experiente Edson Sírio, melhor botonista de Ubatuba em 2006, ex-campeão de Abertos e Taças no Estado de São Paulo, era a maior esperança de bons resultados da AUFM no Aberto, pois Vicente e os juvenis participavam pela primeira vez de um torneio federado. Surpreendentemente, no entanto, foi Paulinho Garcia, de 14 anos, quem obteve a melhor colocação da AUFM no evento, terminando em quinto na categoria Infanto-Juvenil.
Paulinho, melhor juvenil de Ubatuba em 2006, também o único juvenil a ter títulos na categoria adulto na AUFM, entrou para a história da Associação em matéria de torneios federados: é o primeiro botonista caiçara a ser premiado em eventos da Federação Paulista, onde o pódio premia os 5 primeiros de cada evento.
Paulinho passou bem por seu grupo na 1a Fase do Aberto, e só foi eliminado no mata-mata final. Pela boa campanha da fase inicial, terminou na quinta posição e recebeu um belo troféu da Federação.
Edson Sírio foi o outro único integrante da equipe que passou de Fase no Aberto, na categoria Masters, mas não conseguiu reeditar suas boas atuações de anos anteriores, e acabou não chegando à Fase Final.
Já Vicente Muratore, Éric Mourão e Pedro Nícolas foram bem, disputaram bons jogos e conseguiram vitórias importantes, mas não foi o suficiente para passarem de Fase.
Diante das circunstâncias, no entanto, já que os juvenis e Vicente estreavam nas competições da FPFM, os resultados foram acima do esperado, e a excelente colocação de Paulinho, então, superou qualquer expectativa. (Fonte: AUFM)

Diretora clínica da Santa Casa de Ubatuba é afastada do cargo

Ubatuba - A diretora clínica da Santa Casa de Ubatuba, Jardelina Gomes de Abreu foi afastada judicialmente do cargo, na última terça-feira.
Segundo o diretor geral da Santa Casa, Álvaro Spinola, havia 6 meses que a direção tentava negociar com a diretora, melhorias no atendimento e remuneração dos médicos, o que não aconteceu.
O vice-diretor clínico, Carlos Augusto Fragnan, assume o cargo deixado por Jardelina que não foi encontrada para comentar o afastamento. (Fonte: VNews)

 

 

SEMANA DE 06/04 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
Às 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs - 21:30 hs.


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo"
Ás 15:40 hs - 17:30 hs.

"Norbit"
Ás 19:30 hs .

"Motoqueiro Fantasma"
Ás 21:30 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"OCULTAÇÃO"
No artigo "LEMBRANÇAS", sobre a Santa Casa do Senhor dos Passos de Ubatuba, foi registrado que, a partir de 1995, ocorreram denúncias de desvios. Nos anos 1997-2000 algumas de bastante gravidade. Todas sistematicamente abafadas, ocultadas, não resolvidas.
Os efeitos dessa ocultação foram desmoralizando o único hospital de Ubatuba, fazendo à população perder a confiança em seus administradores e, como conseqüência, deixar de colaborar e temendo necessitar de seus serviços. As dívidas foram se acumulando. Os políticos locais passaram a afirmar, em todos os ambiente, que, a Santa Casa, era um problema. Quando questionados sobre os criadores e alimentadores do problema nunca existiram respostas. O problema Santa Casa passou a ser uma espécie de "segredo de estado". O povo não poderia saber.
Nesse processo de "ocultação" da problemática da Santa Casa, nos primeiros dias de novembro de 2005, o Sr. Eduardo de Souza César, Prefeito Municipal, através de decreto, fez intervenção municipal, assumiu a responsabilidade pela sua administração, pelo passivo do hospital e pelo seu futuro. Campanha publicitária divulgava as maravilhas praticadas pelos gestores da Nova Santa Casa. O hospital de Ubatuba, nessa propaganda oficial e mentirosa, era um modelo regional. Comissões Interventoras foram constituídas por decreto, administradores nomeados, obras de ampliação executadas, médicos contratados pela CLT, alguns deles demitidos sem respeitar o aviso prévio e outros dispositivos legais e criado o caos atualmente existente.
O povo costuma saber das coisas e, a partir da intervenção, intensificaram-se as denúncias de desvios, de boca em boca. Desvios relacionados com as obras em execução, o pessoal novo inexperiente e vinculado a determinada igreja contratado, os recursos e outros procedimentos. Alguns chegaram até correr documentados, de mão em mão e publicados em parábolas jornalísticas, arpoandos ou charges. Nada que desse causa, aos agentes da ocultação, a processos judiciais ou retaliações.
Sendo o tempo senhor da verdade e do destino, por obra e graça do tímido e, ao mesmo tempo, significativo relatório, da Comissão da Câmara Municipal, alguns daqueles desvios, que corriam de boca em boca, apareceram relacionados e impressos para todos conhecermos.
Só agora acreditamos nos absurdos praticados pelos INTERVENTORES da endividada, precária, pobre, pedinte de alimentos e material de limpeza nas Igrejas, mal administrada e problemática SANTA CASA. É chocante ler:
-"Contrato de gravação de vídeo relacionado a ciclovia". Que tem a ver o hospital - Santa Casa- com ciclovia?. È concebível que pedinte de alimentos financie vídeo?
-"Empréstimos financeiros para laboratório". Foi criado pelos interventores o BANCO SANTA CASA?.
-"Aluguel de espaço para lavanderia". A Santa Casa não possui lavanderia?
-"Aluguel de bangalôs, na Figueira, para posto do PSF por R$ 3.953,85. Quem será o dono dos bangalôs?. Quem o representa em Ubatuba?.
-"O não depósito do FGTS, INSS, etc.... no valor de R$ 2.826. 863,17.
Os itens acima expostos não "demonstram um despreparo do Gestor" como afirmam os Srs. Vereadores. Outros qualificativos seriam mais apropriados para esses desmandos absurdos. A corrupção e os desvios de conduta estão mais do que provados. A comissão interventora continuará aperfeiçoando essa maravilha administrativa?.
O RELATÓRIO apresenta uma pequena amostra do caos em que se encontra a Santa Casa e a Secretaria de Saúde, em Ubatuba. Sendo a voz do povo a voz da verdade, os Senhores Vereadores ficaram, apenas, na periferia do problema. Devem, a toda a sociedade cidadã, o aprofundamento em uma questão que está comprometendo o presente do Município de Ubatuba e projeta sérios problemas para o futuro. A política da ocultação e de avestruz não é tolerável. Os responsáveis deveriam ser punidos e afastados da Santa Casa. Serão?.
Os Senhores Vereadores provam, no seu RELATÓRIO, que os princípios constitucionais exigidos da administração pública estão sendo desrespeitados em Ubatuba. Não está se atentando para: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA. (CF Art. 37).
As "OCULTAÇÕES DA SANTA CASA" são apenas a ponta do iceberg das "OCULTAÇÕES DE UBATUBA".

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba 05-04-07

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Blue Ubatuba ©Edson Del Rio

Blue Ubatuba
©Edson Del Rio
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor