Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 11 de Abril de 2007 - Nº 1746 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU inicia aulas do Doutorado em Odontologia
Atleta Bolsa Esporte busca vaga no Paulista de Judô
Alunos do UNIMÓDULO aprendem direito penal ensinando
UNITAU realiza seminários de cinema
'UNITAU na Praça' homenageia o caipira mais famoso do Brasil
ONG entrará na justiça contra nepotismo no Litoral Norte
Com decoração de cobra Naja, Clodovil conclui reforma de gabinete
Alunos de graduação lideram o ranking de acessos do Centro Bibliográfico da UNITAU
É tempo de pinhão: VI Festival Gastronômico do Pinhão de Cunha

Caraguatatuba
Polícia Militar Prende Infratos da Lei que Realizava Furto em Caraguatatuba

Ilhabela
Ilhabela vence maioria das categorias do 16º Torneio de Canoagem realizado em Toque Toque Pequeno
Ilhabela será única cidade do Litoral Norte na marcha para Brasília
Comerciante acusa vereador de Abuso de Autoridade e Constrangimento em Ilhabela
Balsa para 100 veículos começa a operar devido ao grande movimento


São Sebastião
Em fase estrutural, "Praia da Aventura" ficará pronta em agosto
Prefeitura de São Sebastião notifica loteamentos que impedem acesso à praia
Prefeitura divulga agenda de reuniões comunitárias 2007
Juquehy recebe etapa de Biathlon do 1º Circuito Esportivo de São Sebastião
Circo Navegador comemora 10 anos e traz novo espetáculo em São Sebastião
Eleição da CIPA segue até sexta-feira
São Sebastião notifica loteamentos que possuem muros impedindo o acesso às praias
Vereador quer isenção de IPTU para portadoras de doenças graves
Conseg debate segurança na Costa Sul de São Sebastião
Piloto sebastianense vence terceira etapa do Campeonato Paulista Light de Kart


Ubatuba
Polícia Militar Prende Adolecente Infrator que Realizava Roubo em Ubatuba
Infra-estrutura
Mudança em linha de ônibus gera reclamação de moradores
Término da alta temporada aumenta desemprego em Ubatuba
Agenda 21 realiza Fórum sobre Redução das Desigualdades Sociais
Secretário estadual do Meio Ambiente prestigia aniversário do Parque Estadual da Ilha Anchieta
Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo ganha pista de atletismo para Jogos Regionais
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba tem novo presidente
Escola de Ubatuba promove 3ª Festa da Banana
Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para nova turma de curso de Geração de Renda

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU inicia aulas do Doutorado em Odontologia
Primeira turma do programa participará de palestra no dia 11

Litoral Norte - A primeira turma do Doutorado em Odontologia da Universidade de Taubaté participará amanhã (11), à tarde, da aula inaugural do programa. Ministrada pelo prof. Dr. Pedro Luiz Rosalen, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a palestra abordará o tema "Impacto da Ética na pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil".
Dos 20 candidatos que concorreram a vagas para o programa, oito foram selecionados, de acordo com as especificações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que recomendou o programa da UNITAU no segundo semestre do ano passado.
A coordenadora do curso, profa. Dra. Ana Cristina Claro Neves, comemora o início das aulas dizendo que o Doutorado foi um dos poucos do País enviados à Capes em 2005 e que conseguiram o credenciamento. De um total de 14 programas da área, apenas dois - entre eles, o da UNITAU - foram recomendados.
Os alunos terão um prazo de até três anos para defenderem suas respectivas teses e concluírem o curso.
Infra-estrutura - O curso de Doutorado em Odontologia contará com toda a infra-estrutura de modernos laboratórios e sofisticados equipamentos do Departamento de Odontologia e do Instituto Básico de Biociências (IBB) da UNITAU. Entre eles, estão os de Bioquímica, de Fisiologia, de Microscopia e de Biologia Molecular - um dos laboratórios de ponta que permitem modernos estudos de DNA.
Os 20 professores que irão lecionar no programa são doutores com ampla experiência na área de docência e de pesquisa, tanto da própria Universidade de Taubaté, como de outras instituições. Além disso, o corpo docente também contará com a participação do prof. Dr. Jeffrey Coil, do Canadá. (Fonte: UNITAU)

Atleta Bolsa Esporte busca vaga no Paulista de Judô

Litoral Norte - O atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO Wilber Cozendey disputa nesse final de semana o campeonato regional de Judô. A prova será dia 14 em Jacareí e serve de classificatória para o Campeonato Paulista do esporte.
Wilber está confiante. "Sempre atingimos bons resultados", disse. "Acredito que dessa vez não será diferente". O atleta compete na categoria Júnior Pesado e, em 06 de maio disputa nova prova em São Sebastião. (Fonte: Módulo)

Alunos do UNIMÓDULO aprendem direito penal ensinando

Litoral Norte - O professor de Direito Penal do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, Sérgio de Oliveira, encontrou uma maneira diferente de ensinar aos futuros advogados sobre culpa ou dolo eventual. Para isso utilizou o caso "desabamento das obras da Estação Pinheiros do Metrô", acidente que matou 7 pessoas em janeiro deste ano.
Para ensinar, o professor usou os próprios alunos, que tinham de defender uma tese sobre culpa ou dolo eventual, mas não foi tão fácil assim. O aluno tinha de defender diante de toda a sala, a tese contrária a que acreditavam. "Eles se saíram melhor do que quando defenderam a tese que acreditam de verdade, e este era o objetivo", disse o professor Sérgio Oliveira.
De acordo com ele, a aula foi na verdade um exercício da futura profissão. "Este é o papel do advogado, falar por alguém, mesmo que não concorde ou não acredite", disse. "O advogado tem de se convencer primeiro, esta será a função deles na prática quando saírem daqui".
O professor foi além. "Todo advogado pensa que nunca vai precisar de um advogado, mas isso é um engano, ele nunca deve advogar em causa própria, aquele que está de fora sempre terá mais competência para defender a sua tese", frisou. (Fonte: Módulo)

UNITAU realiza seminários de cinema

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, a partir deste mês, sessões de cinema gratuitas e abertas à população. O "Seminário de Cinema" é realizado todas as quartas-feiras, das 15h às 17h30, no Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social.
As atividades são coordenadas pelo Prof. Dr. Moacir José dos Santos e têm como objetivos dar noções técnicas e de produção cinematográfica, identificar elementos principais dos filmes, além de promover debates sobre temas que afetam, de alguma forma, a vida das pessoas. Os temas escolhidos são sempre atuais ou de forte impacto social.
A próxima exibição será realizada no dia 11 de abril, quarta-feira, com o filme "Os Infiltrados", do diretor Martin Scorsese. O filme conta a história de um jovem policial que se infiltra na máfia irlandesa ao mesmo tempo em que um mafioso se infiltra na polícia. Ambos têm dificuldade em manter a vida dupla, pois as organizações nas quais foram infiltrados descobrem que existe um traidor, o que faz com que cada um deles tente descobrir a identidade do espião para garantir a própria sobrevivência.
Uma outra atividade do Departamento envolve cinema e jornalismo, e tem o nome de "Seminário de Jornalismo no Cinema". O seminário é voltado para os alunos de Comunicação da UNITAU. A coordenação é da Profa. Ms. Eliane Freire de Oliveira.
"Seminário de Jornalismo no Cinema" aborda temas relacionados à profissão do jornalista e é realizado uma vez a cada bimestre. A última exibição ocorreu no dia 28 de março, com o documentário "Vlado - 30 Anos Depois", que conta a história do jornalista Vladimir Herzog, morto no DOI-CODI (órgão de repressão do regime militar), em outubro de 1975.
Os próximos filmes exibidos pelo "Seminário de Jornalismo no Cinema" serão O Resgate de Harrison, Capote e A montanha dos sete abutres. O Departamento de Comunicação Social fica na Rua do Colégio, 334 - Bom Conselho. Mais informações pelo telefone (12) 3625-4289. (Fonte: UNITAU)

'UNITAU na Praça' homenageia o caipira mais famoso do Brasil

Litoral Norte - A programação da próxima quarta-feira, 11 de abril, do 'UNITAU na Praça' - projeto promovido pela Universidade de Taubaté por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias - trará com grande destaque uma homenagem ao cineasta Amacio Mazzaropi.
Com ações gratuitas de saúde, lazer e cultura, o projeto da UNITAU levará para o Parque Dr. Barbosa de Oliveira atividades especiais para relembrar a importância do artista que divulgou o personagem "Jeca Tatu" nas telas de todo o Brasil. Se estivesse vivo, Mazzaropi teria completado 95 anos de idade no último dia 9 de abril.
O ponto alto das homenagens a "Mazza" será a apresentação "Causos de Mazzaropi", com uma performance do professor Carlos Roberto Rodrigues, que contou com o apoio da professora Ms. Rachel Duarte Abdala na pesquisa e elaboração dos textos que serão proferidos durante a atividade. Numa apresentação de uma hora e meia - das 14h às 15h30 -, o professor Rodrigues vai relembrar passagens importantes da vida de Mazzaropi, sempre com muito bom humor e mensagens de reflexão sobre a figura do caipira.
Outro destaque do 'UNITAU na Praça' em memória do caipira cineasta será a exposição com os cartazes dos principais filmes de Amacio Mazzaropi, que chegou a produzir 27 filmes campeões de bilheteria - 24 deles rodados pela sua própria produtora, a PAM Filmes, local onde funciona atualmente o Museu Mazzaropi e o Hotel Fazenda Mazzaropi. Os cartazes fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa História (CDPH) da UNITAU.
OUTRAS ATIVIDADES - Dentro da programação de cultura, a UNITAU ainda levará para a praça atividades como Contação de Histórias (Depto. de Letras), das 9 às 11h; Aula de Desenho (Escola Municipal de Artes "Fêgo Camargo"); Mostra "Hora do Café da Agronomia" (Depto. de Ciências Agrárias), das 10h às 14h, com um histórico ilustrativo do café; Oficina de Tear (Profa. Gorete), das 14h às 16h; e a apresentação musical do tecladista Ditinho Dias, às 16h.
As atividades de saúde envolvem a Prevenção da Saúde Bucal (Unidade Móvel do Depto. de Odontologia), com triagem gratuita, das 9h às 17h; Aferição de Pressão Arterial (Depto. de Enfermagem); Orientações Nutricionais com o tema "Café e Chocolate: use, mas não abuse" (Curso de Nutrição), das 9h às 17h; Avaliação Física com medição de Índice de Massa Corporal (IMC) e flexibilidade de coluna, das 9h às 11h e das 14h às 16h, além de caminhada (9h, 10h, 11h e 15h), alongamento (10h, 11h, e 15h), ginástica laboral (9h e 14h) e recreação (das 9 às 17h), atividades promovidas pelo Depto. de Educação Física.
Uma atividade que tem tido grande procura e que vai continuar nesta quarta-feira é o Apoio na Busca pelo Emprego, promovida pela Clínica de Psicologia da UNITAU, com orientações sobre recolocação no mercado de trabalho.
SERVIÇO - As atividades do UNITAU na Praça são realizadas todas as quartas-feiras, com ações distribuídas sempre das 9h às 17h, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, em frente do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté, bem próximo da Rodoviária Velha de Taubaté. Os interessados em promover oficinas e/ou apresentarem qualquer número artístico devem se inscrever na Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, pelo telefone (12) 3625-4227. (Fonte: UNITAU)

ONG entrará na justiça contra nepotismo no Litoral Norte

Litoral Norte - A ONG Olho Vivo vai pedir ao Ministério Público que investigue os casos de contratação de parentes nas prefeituras e câmaras municipais do Litoral Norte.
A organização pretende que a Justiça determine a exoneração de parentes de até 3º grau, sob pena de cassação de mandato e perda do direito político.
A proposta deve começar a ser analisada pelo Ministério Público nesta quarta-feira (11).
(Fonte: VNews)


Com decoração de cobra Naja, Clodovil conclui reforma de gabinete

Litoral Norte - Desde que chegou à Brasília, a cerca de quatro meses, o estilista, ex-apresentador de televisão e agora deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP) vem causando "frisson" entre parlamentares.
Eleito com quase 500 mil votos no estado de São Paulo, Clodovil concluiu, no início desta semana, um de seus primeiros trabalhos na capital federal: a reforma de seu gabinete.
Menos de um mês depois de estrear na Câmara - vestido com um modelo "retrô", como definiu, que incluia um terno creme, sapato marrom e branco e bengala -, Clodovil entrou com pedido de reforma, com recursos próprios, de seu gabinete.
Nesta segunda-feira (9), o deputado abriu as portas de seu escritório no parlamento para os fotógrafos e mostrou detalhes da decoração, como a escultura da cobra Naja, que sustenta a mesa de vidro onde ele deve despachar.
A peça, trazida por ele próprio, foi batizada pelo deputado, em entrevista à TV Cultura logo após sua eleição, de 'Marta'. Porém ele negou que o nome seria uma provocação à ex-prefeita de São Paulo e atual ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT ).
Além da cobra Naja, a decoração do gabinete exibe ainda um quadro de Clodovil com seus cães bem acima do sofá branco com brasões da República. Os móveis também foram trocados e as paredes exibem, além de quadros, peças exóticas, como uma máscara. (Fonte: VNews)

Alunos de graduação lideram o ranking de acessos do Centro Bibliográfico da UNITAU

Litoral Norte - Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Bibliográfica (CPB) da Universidade de Taubaté (UNITAU) destaca que a maior parte dos usuários do Centro são alunos de graduação. Entretanto, o número de usuários externos é bem considerável em comparação com outros usuários da Universidade.
O CPB da UNITAU tem como objetivo dar apoio técnico-científico nas atividades de pesquisa de toda a comunidade científica, acadêmica e administrativa da Instituição. O Centro, que atende a pesquisadores de Taubaté de toda a região do Vale do Paraíba, proporciona, também, o apoio informacional necessário para a produção dos trabalhos científicos, por meio dos serviços oferecidos.
O levantamento de usuários em 2006, divulgado esta semana, mostra que 63% são alunos de graduação. Já os alunos da pós-graduação representam 17% dos usuários, enquanto que os professores apenas 11%, aproximando-se dos usuários externos, que representam 6% do total. Por último, estão os funcionários da Universidade, com 2%, e os alunos do Colégio UNITAU, com 1%.
Para a responsável pelo CPB, a bibliotecária Maria Teresa Buono Vieira Osório, a vantagem do centro é a de encontrar materiais que não se encontram em bibliotecas tradicionais, pois muitas revistas não são assinadas e são importantes para complementar os trabalhos científicos que, porventura, os usuários estejam desenvolvendo.
As pesquisas mais acessadas são da área Biociências, porém o Centro de Pesquisa possui disponíveis trabalhos científicos de todas as áreas. Uma das ferramentas de pesquisa do CPB é o Portal Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que disponibiliza mais de 11 mil títulos de periódicos científicos e milhões de resumos e referências de todas as áreas do conhecimento.
Treinamento - O CPB oferece treinamento gratuito para o uso de Bases de Dados, que capacita à recuperação de informação, utilizando bases de dados on-line, nacionais e internacionais, destinadas a demonstrar os recursos da pesquisa. Para o treinamento, é necessária a formação de um grupo de dez a 20 alunos, acompanhados de um professor, com horário marcado no Centro. Após o treinamento, os alunos recebem um certificado.
O CPB fica localizado no Departamento de Odontologia, na Rua dos Operários, n. 9 – Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, inclusive no período de férias. Mais informações pelo telefone (12) 3631-8070 ou pelo e-mail cpb@unitau.br. (Fonte: UNITAU)

É tempo de pinhão: VI Festival Gastronômico do Pinhão de Cunha

Litoral Norte - Entre 20 de abril e 6 de maio, os restaurantes e pousadas estarão oferecendo os mais variados pratos, doces e salgados, que levam o pinhão como ingrediente.
O Restaurante Quebra Cangalha estará oferecendo o:
"Abadejo ao molho de pinhão com bananas assadas" (adaptação de uma receita de família de Claude Troisgros).
Durante o festival haverá também uma exposição de fotos sobre a colheita do pinhão da fotógrafa Julia Raposo.
Nos finais de semana de 27/29 de abril e 4/6 de maio os visitantes hospedados nas pousadas associadas à Cunhatur poderão participar gratuitamente de Oficinas Culinárias de Pinhão que, neste ano, serão conduzidas pelo chef Daniel Cohen, professor de gastronomia com cursos na Cordon Bleu, em Lyon, na França. Ao final das oficinas os participantes farão uma degustação dos pratos ali produzidos. As vagas são limitadas e se destinarão aos primeiros 30 candidatos que se inscreverem para cada final de semana.
Os comensais dos restaurantes e pousadas receberão de presente um pequeno livro contendo as receitas dos pratos produzidos para este VI Festival.
Para maiores informações:
Cunhatur: contato@cunhatur.com.br - tel.(12) 3111.2634
Restaurante Quebra Cangalha: www.quebracangalha.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Polícia Militar Prende Infratos da Lei que Realizava Furto em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 09 às 17h, Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior receberam denúncia de furto no bairro Indaiá na Av. Guaporé, 119, chegando no local os Policiais Militares depararam com o infrator da lei R. A. O., de 23 anos que teria sido detido pela vítima H. D. N., após ter realizado em sua residência o furto de uma bicicleta. Partes foram conduzidas ao Distrito Policial onde o infrator da lei foi autuado em flagrante delito pelo crime de Furto, ficando recolhido a Cadeia Pública do local. (Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela vence maioria das categorias do 16º Torneio de Canoagem realizado em Toque Toque Pequeno
Competidores de Toque Toque Pequeno venceram na canoa típica de quatro remos

Ilhabela - Os competidores de Ilhabela venceram a maioria das categorias do 16º Torneio de Aleluia de Canoagem, realizado no último sábado (7/4) em Toque Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião.
O evento foi organizado pela Sociedade Amigos de Toque Toque Pequeno (Sapeque) e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo os organizadores, a canoagem teve a participação de aproximadamente 50 inscritos de Ilhabela e das praias de Toque Toque Grande, Boiçucanga e Toque Toque Pequeno, em São Sebastião. Já o público que compareceu ao evento chegou a quase 2 mil pessoas.
A competição foi dividida em cinco categorias, sendo que na típica de um remo venceu Renato Santos; na típica de dois remos ganharam Ari e Renato; na típica de três remos venceram Manoel, Dito e João. Todos da cidade de Ilhabela. Já na categoria canoa típica de quatro remos os vencedores foram Amarilio, Márcio, Alex e Luiz, de Toque Toque Pequeno.
As mulheres também participaram de algumas categorias. Na canoa típica de dois remos as primeiras colocadas foram Bruna e Darvina, moradoras em Boiçucanga. E no caiaque de um remo a vencedora foi Verônica, de Toque Toque Pequeno.
O primeiro, segundo e terceiro colocados de cada categoria foram premiados com troféus. A Sapeque premiou ainda o primeiro lugar de todas categorias com a entrega de uma cesta básica e R$ 50 por participante.
“O evento superou mais uma vez a expectativa em relação ao número de atletas e público. Os participantes têm bom nível e resistência. Infelizmente, os competidores de Ilhabela venceram em quase todas as provas, mas o importante é competir e manter a tradição caiçara. Não podemos deixar que isso morra”, avaliou o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva.
“A festa foi ótima porque, além de manter a tradição caiçara, animou os moradores e turistas, inclusive aqueles vindos de outras praias”, declarou o presidente da Sapeque, Amilton Pacheco.
Ele, no entanto, lamentou a ausência de participantes de outras localidades como, por exemplo, Paúba, na Costa Sul, e o Bairro de São Francisco, localizado na região central da cidade.
Além da canoagem, os organizadores realizaram outras atividades esportivas como a corrida de pedestre infantil e prova de dança. Uma rede de vôlei também foi colocada à disposição do público.
Para a moradora Gláucia Cristina Marques Silva, o evento foi muito bom porque movimentou o bairro com a vinda de pessoas de outras praias. “Gostei das atividades que tiveram sem ser só a corrida de canoas.”
O público foi animado pela banda Novo Astral, de Boiçucanga, e ainda pôde saborear, gratuitamente, do tradicional peixe assado, além de cachorro quente e bebidas.
Um sorteio de brindes também ocorreu após a prova de canoagem. (Fonte: PMI)

Ilhabela será única cidade do Litoral Norte na marcha para Brasília

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manuel Marcos, será o único chefe do executivo do Litoral Norte a participar da marcha para a capital federal que acontece anualmente.
O movimento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Hoje devem chegar à Brasília, mais de dois mil prefeitos para discutir aumento na arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) entre outras questões.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Caraguatatuba, Aguilar não iria para Brasília devido às comemorações do aniversário da cidade.
Os prefeitos de Ubatuba, Eduardo César, e de São Sebastião, Juan Garcia, segundo as assessorias de imprensa, também não participariam devido a outros compromissos e reuniões agendadas.
O encontro deve acontecer ao longo desta semana e agitar o Governo Federal. Manuel Marcos embarca na manhã de hoje junto com a comitiva composta pelos secretários de administração, turismo, educação e chefe de gabinete. O presidente da Câmara, Joadir Capucho, também deve acompanhar.
O prefeito de Ilhabela, disse que vai apresentar aos deputados federais de São Paulo, uma pauta de “pendências” e reivindicações. Entre elas, estão segundo Marcos, a liberação de recursos para o projeto Navegar, que promove aulas de vela para crianças da rede pública de ensino. “Nós estamos bancando praticamente sozinhos a dois anos este projeto. É obrigação deles (Governo Federal), já que nós construímos a estrutura”, declarou o prefeito.
Por ano este projeto, segundo Marcos, custa R$ 120 mil. A prefeitura arcaria com as despesas de salários dos monitores, alimentação e compra de materiais. “Para não acabar o Navegar, nós estamos bancando”, disse o prefeito.
Manuel Marcos disse ainda que pretende conseguir um crédito de R$ 780 mil para a ampliação do píer da Vila, local em que desembarcam turistas que chegam à cidade por meio de navio nacionais e internacionais. A marcha pretende uma reunião com o presidente Lula.
(Fonte: Imprensa Livre)


Comerciante acusa vereador de Abuso de Autoridade e Constrangimento em Ilhabela

Ilhabela - O comerciante Denis Leite Simões registrou boletim de ocorrência contra o vereador ilhéu José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB), alegando abuso de autoridade e constrangimento, na sexta-feira, dia 6.
Segundo afirmou o morador, que trabalha com locação de caiaques na Praia Grande, região sul da Ilha, o parlamentar teria chegado em sua barraca e solicitando a licença com autorização para trabalhar no local.
Ao mostrar o documento, Zeca teria dito que não era válido e se Denis não fechasse a barraca, iria chamar a fiscalização. Diante da recusa do comerciante, a fiscalização foi até o local e após atestar a validade do documento, deixou a praia e Denis continuou a trabalhar.
O vereador José Jorge disse que foi até a praia após receber denúncia de outras pessoas que trabalham com locação de caiaques na Praia Grande, afirmando que Denis Simões não teria licença para trabalhar no local. Zeca afirma que não agiu de forma arbitrária com o rapaz, dizendo também que segundo informações obtidas na secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, o processo de Denis ainda se encontra sem deferimento, portanto, na sua visão, a licença que ele possui não seria válida. “Resta saber agora quem emitiu essa licença, se não consta nada sobre isso no processo dele no Jurídico”.
O vereador disse também que sugeriu ao rapaz que montasse sua barraca um pouco mais distante do outro locador para evitar mais problemas.
O comerciante afirma que conseguiu a licença desde o dia 30 do mês passado sob o número 5494/07 e que passou por todos os trâmites burocráticos para obtê-la.
“Tenho a licença, o carnê de IPTU, paguei todas as taxas, estou sendo vítima de uma injustiça”, afirma. Segundo Denis, a denúncia do vereador se baseia no decreto 1730/98, que fala das limitações para o uso de banana boats e jet skis nas praias, mas no caso dos caiaques, o decreto não especifica limites. “Tanto é que no processo tem o parecer jurídico assinado pela Dra. Keller Cristina Ferreira afirmando que não há nada na Lei que impeça a emissão do documento”.
A secretaria de Assuntos Jurídicos informou à reportagem que não há deferimento no processo em questão e que não sabe informar quem emitiu a licença, mas que o caso já está sob averiguação para descobrir quem emitiu o documento. (Fonte: Imprensa Livre)

Balsa para 100 veículos começa a operar devido ao grande movimento

Ilhabela - A nova balsa, com capacidade para 100 veículos, começou a operou neste final de semana em razão do grande fluxo de veículos em Ilhabela.
A embarcação, que chegou na véspera do feriado na região, estava prevista para ser usada somente na próxima semana, após passar por testes e treinamento com funcionários, mas a demanda de carros, com uma fila de espera de quase duas horas, antecipou seu uso.
Caso não colocasse a balsa na travessia, a expectativa era que a demora atingisse três horas de espera. Exatamente 105 carros embarcaram na balsa, reduzindo bastante a fila. As outras embarcações cabem de 40 a 60 carros.
E não é somente a capacidade que é melhor, o tempo de viagem também é curto. A travessia da nova balsa durou sete minutos. As embarcações antigas não conseguem fazer o percurso, que é de aproximadamente 2,5 quilômetros, em menos de 20 minutos. Quatro funcionários foram usados na operação.
Segundo a assessoria de imprensa da Dersa, responsável pela travessia, a balsa operou apenas por algumas horas para desafogar a fila, mas ela ficará afastada. A embarcação necessita de reajuste e adequação, devendo ser colocada em uso constante na próxima semana.
A travessia São Sebastião/Ilhabela passa a ser a única dentre as três (as outras são Guarujá/Santos e Ilha Comprida/Iguape), contemplada com balsa deste porte.
Custo - A balsa FB25, que veio de Santa Catarina, foi adquirida por meio de pregão no início do ano passado. Seu custo foi de R$ 9 milhões e 100 mil. A embarcação funciona com quatro motores a diesel, tem 76 metros de comprimento e atinge uma velocidade máxima de 12 nós.
As primeiras pessoas a utilizarem a travessia gostaram muito. Segundo um turista, a embarcação é segura, além de rápida na travessia. Há espaço grande também para pedestres. Apenas o embarque foi um pouco demorado em razão da rampa da balsa não estar no mesmo nível da plataforma, o que deve ser futuramente adequado.
Mesmo com a demora para o embarque, uma moradora de Ilhabela, gostou já que a rapidez na viagem compensa. Um outro usuário disse que se tivesse outra balsa desta, acabava com o problema de fila para travessia. “Já demoramos no percurso da viagem. Ter ainda que aguardar em fila é desgastante”, desabafou um turista. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Em fase estrutural, "Praia da Aventura" ficará pronta em agosto
Praia Grande terá um Centro de Esportes Radicais, com pista de skate, bicicross, arvorismo e a maior tirolesa sobre o mar, entre outras atrações

São Sebastião - O Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central de São Sebastião, será transformado em um parque temático. Trata-se da obra do Centro de Esportes Radicais, que se encontra em andamento. Atualmente, funcionários da empreiteira contratada pela Prefeitura trabalham na terraplanagem e fundação, no início da fase estrutural. A obra deve ser concluída até o mês de agosto.
A chamada "Praia da Aventura" prevê um parque com uma série de atrações. São elas: pistas de skate e bicicross para competições; área de arvorismo com nove metros de altura; mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar); arvorismo mirim; parede de escalada; quadras de futebol, vôlei e tênis; playground; sala de enfermaria; refeitório; sala de treinamento; sala para Corpo de Bombeiros; quiosques para famílias; píer para atracação de barcos de passeio; quatro quiosques para restaurantes e praça de alimentação. Também prevê reforma dos sanitários, revitalização do museu do mar e adequação de todo o Balneário dos Trabalhadores à Lei de Acessibilidade, o que inclui calçadas e um deck até próximo ao mar. O investimento é de R$ 3 milhões.
Do outro lado da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), também na Praia Grande, encontra-se em andamento a construção do primeiro Centro de Convenções do Litoral Norte. O complexo de eventos terá um auditório com 418 lugares, além de bares, restaurante, hall de exposições, quatro salas de reuniões e estacionamento. As salas terão divisórias removíveis, para o caso de grandes exposições. A área chega a 1,2 mil metros².
A 2ª fase da obra prevê instalação elétrica, hidráulica, colocação de pisos, sistema de iluminação, revestimento acústico, cabine de tradução, cabine de som, sala vip, mobiliário e paisagismo.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Buzi, destaca a importância das obras para o desenvolvimento do turismo no município. "O Centro de Convenções será um ótimo lugar para grandes congressos executivos e de multinacionais, assim como feiras em geral. Também teremos na Praia Grande um lugar específico para incentivar o esporte de aventura. São medidas que ajudam a combater a sazonalidade do turismo", disse o secretário.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressalta que a obra é um compromisso de sua administração. "É uma satisfação enorme, porque este projeto já fazia parte do meu plano de governo em 1992 e hoje tenho a oportunidade de fazer. Além disso, teremos uma Praia da Aventura totalmente estruturada, estimulando o segmento do ecoturismo e esportes radicais", concluiu o prefeito. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião notifica loteamentos que impedem acesso à praia
Quem não cumprir determinação para retirada de muros será multado e município vai promover a demolição

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai notificar loteamentos que impedem o acesso da população às praias. Um levantamento está sendo feito para identificar pontos onde muros foram levantados de forma a tornar essas áreas uma espécie de condomínio fechado.
Um dos loteamentos já notificados pela Semam está localizado na praia da Baleia, na Costa Sul do município. São cerca de um quilômetro de muro que impede o acesso de outros banhistas e moradores à orla.
De acordo com o secretário da Semam, Téo Balieiro, a notificação determina a derrubada imediata do muro. No entanto, haverá uma tolerância de 30 dias e caso isso não ocorra, os responsáveis podem ser autuados em valores que variam entre R$ 500 e R$ 5 mil e a demolição vai ser feita pelo município.
"A praia é patrimônio natural de bem uso do povo", ressaltou Balieiro ao explicar a ação da Prefeitura. Ainda de acordo com ele, os loteamentos recebem autorização para a implantação, mas não fechamento. Muitos foram construídos há anos e não houve fiscalização para impedir o cercamento.
Ainda conforme o secretário do Meio Ambiente, sua pasta vem recebendo diversas reclamações de moradores e usuários e também indicações da Câmara Municipal cobrando uma solução para o problema. (Fonte: PMSS)

Prefeitura divulga agenda de reuniões comunitárias 2007

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião retomará, no mês de maio, a série de reuniões comunitárias na cidade. Entre 2005 e 2006, o prefeito Dr. Juan Garcia e os secretários municipais participaram de 42 encontros nos bairros. “Desde que assumimos a Prefeitura mostramos um novo jeito de governar, isto é, dando voz à comunidade. A população participa das decisões do município por meio das reuniões comunitárias”, salienta o prefeito.
Os encontros são organizados pela Secretaria de Governo. Nestas reuniões, o prefeito e os secretários municipais também apresentam os principais projetos. “Colocamos em prática nosso plano de governo, assim como abrimos espaço para ouvir os anseios atuais da comunidade”, destacou Dr. Juan.
E a série de reuniões comunitárias 2007 será aberta no dia 3 de maio na Topolândia, incluindo Olaria e Itatinga. No dia 14 de junho será a vez de Boiçucanga, na Costa Sul. As reuniões são realizadas em escolas municipais e intercalam bairros das regiões norte e sul do município. Confira a programação completa:
3/5 Topo/Olaria/Itatinga
14/6 Boiçucanga
12/7 Canto do Mar
9/8 Cambury
13/9 Enseada
11/10 Maresias
8/11 Jaraguá
6/12 Juquehy
(Fonte: PMSS)

Juquehy recebe etapa de Biathlon do 1º Circuito Esportivo de São Sebastião

São Sebastião - A praia de Juquehy, na Costa Sul, recebe no próximo domingo (15/4), às 9h, a primeira etapa de biathlon do 1o Circuito Esportivo de São Sebastião. A modalidade esportiva também será realizada nas praias de Boracéia, no dia 26 de agosto, e Boiçucanga, em 16 de setembro de 2007.
O evento é uma iniciativa da YPS Promoções e Eventos, que atua há 18 anos no ramo publicitário e realiza provas esportivas pelo Brasil, e tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e da Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A finalidade da competição, segundo os organizadores, é incentivar o esporte, o turismo e o lazer, trazendo grandes nomes da área esportiva para a cidade.
O biathlon consiste em natação e corrida com trajeto distinto conforme as categorias, que são num total de 12 (adulto masculino e feminino; kids A – até 12 anos; Kids B – 13 e 14 anos; militar; revezamentos masculino, feminino e misto; cadeirantes; amputados - com e sem prótese; portadores de Síndrome de Down).
Para a categoria infantil a distância do percurso é de 200metros de natação mais 1km de corrida. Já para o adulto, militar, revezamento e especiais serão 500 metros de natação e mais 3km de corrida.
Todos os atletas que completarem a prova receberão medalha de participação. A premiação será a entrega de troféu do primeiro ao quinto colocado de cada categoria.
O valor da inscrição é de R$ 50, sendo o dobro na categoria revezamento. Os moradores do município de São Sebastião interessados em participar do evento são isentos da taxa. Para isso, os atletas devem procurar a Seesp.
O prazo da inscrição termina no dia 12 de abril de 2007 e podem ser feitas nos seguintes locais: em Juquehy, na sala de musculação situada à rua Gerôncio Bento Pereira, 227; e em Santos, na loja Kyputasom, localizada à rua da Constituição, 409; ou pelo site www.ativo.com
A retirada do kit deve ser feita pelo competidor no dia e local do evento, que fica na entrada da praia próxima ao Shopping de Juquehy, até às 8h. Todos os competidores terão direito, ainda, a participar de um sorteio de brindes que acontece logo depois da prova esportiva em questão.
No dia 1 de abril passado, os organizadores do 1o Circuito Esportivo de São Sebastião realizaram a primeira etapa de pedestrianismo, cujo percurso foi de 10km, na praia da Boracéia. A segunda etapa acontece no dia 5 de agosto de 2007, em Juquehy. Informações adicionais pelo telefone (12) 3892.2062. (Fonte: PMSS)

Circo Navegador comemora 10 anos e traz novo espetáculo em São Sebastião

São Sebastião - O Circo Navegador comemora este ano 10 anos de muita arte e cultura com um espetáculo que vivencia o melhor das apresentações. As apresentações acontecem no Abrigo dos Anjos, localizado no Bairro de São Francisco, região central de São Sebastião, e faz parte do Plano de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura.
De acordo com a produtora Marcela Sobral, o espetáculo também traz números novos, já que a lona circense está fixa por um mês aproximadamente, possibilitando a realização de números aéreos, acrobacias, pirofagias, palhaços e novos artistas. “Temos um espetáculo de aproximadamente 90 minutos que diverte e encanta crianças e adultos”, destacou a produtora.
Além das apresentações, Marcela destaca que estão acontecendo oficinas circenses. Para a inscrição é necessário que o interessado agende pelo telefone (12) 3862-0460. As oficinas acontecem às terças, quintas e sábados. As aulas são destinadas para crianças acima de 7 anos.
O circo tem recursos do Prêmio do PAC e apoio da Prefeitura de São Sebastião, Sabesp, Transpetro, Pousada Veleiro, Restaurante Sem Compromisso, Gráfica Vieira, Lavanderia Mediterrânea, Cooperpescas, Litoral Tintas, Restaurante MAX, Mega Papelaria, Hidrel Materiais de Construções, Casa Esperança, Porto Grande Hotel, Rádio Beira Mar, Abrigo dos Anjos, DYM Malabares, CIA Genérico, Fragatas Turismo, Mundo Encantado Brinquedos, Odara Paisagismo, Ofícios Copiadora, Eletrolukas Materiais Elétricos, R2 Comunicações, Padaria Nova São Francisco, Tamandaré Club e Supermercado Colina.
O Circo Navegador está em sua temporada na cidade desde o dia 7 de abril e se estende até 1o de Maio, na Rua Martins do Val, 389, no Bairro São Francisco, em São Sebastião. O telefone para informações é o (12) 3862-0450 ou e-mail 10anos@circonavegador.com.br.

Serviço
Circo Navegador
7 de abril a 1o de maio
Sábados, domingos e feriados às 20h30
Ingressos na bilheteria: R$ 12 (adulto) e R$ 6 (estudantes e crianças até 12 anos)
Ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 10 (adultos) e R$ 5 (estudantes e crianças até 12 anos)
Informações: (12) 3862-0450
(Fonte: PMSS)

Eleição da CIPA segue até sexta-feira

São Sebastião - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) está realizando nas repartições públicas da Prefeitura de São Sebastião as eleições para a escolha de membros para a nova diretoria. Todos os servidores podem votar até sexta-feira (13/04), às 16h. A partir das 17h do mesmo dia será iniciada a contagem de votos para a divulgação dos 10 membros que farão parte da Comissão titular.
As urnas estão em sete postos fixos: Paço Municipal, Subprefeitura Costa Norte (Enseada), Subprefeitura Costa Sul (Boiçucanga), Regional Juquehy, Regional Maresias e Regional Centro. Outras três urnas itinerantes percorrerão as repartições públicas municipais nas Costas Norte, Sul e Região Central.
Hoje, a CIPA é presidida por Eduardo Ruiz, que tem como vice, o servidor Célio Silveira. A comissão é formada por 10 eleitos e 10 indicados pelo empregador, no caso a Prefeitura. Para esta eleição estão inscritos 17 funcionários para as dez vagas de titulares.
Silveira avalia que o trabalho desenvolvido em um ano foi produtivo. "Tivemos grandes avanços na segurança do trabalhador. Houve redução de acidentes, principalmente, na área do transporte, graças aos cursos desenvolvidos em parceria com a Divisão de Segurança do Trabalho", frisou o vice-presidente. "Foram cursos de prevenção de incêndios, primeiros-socorros, direção defensiva, NR-10 (Norma Regulamentadora) voltado à manutenção elétrica, entre outros", completou o presidente Eduardo Ruiz. Conforme destacou, o próximo passo é receber os equipamentos de proteção individual (EPIs), já em processo de compra pela Prefeitura de São Sebastião.
Paralelamente à eleição, os servidores poderão participar da Sipat 2007 no Tebar Praia Clube, em que nesta quarta-feira (11/4), às 9h, o encerramento terá as palestras "Hábitos Deletérios: o uso de substâncias químicas", com Dr. Ivan dos Santos Oliveira, e "Riscos a Saúde dos Profissionais da Saúde", com Dr. Antonio Alves dos Santos Filho, às 10h30. Informações pelo telefone (12) 3891-2084. (Fonte: PMSS)

São Sebastião notifica loteamentos que possuem muros impedindo o acesso às praias

São Sebastião - A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião vai notificar os loteamentos que impedem o acesso da população às praias da cidade.
A prefeitura está fazendo um levantamento para identificar quais os locais onde foram construídos muros que transformam a região numa espécie de condomínio fechado. Entre os muros identificados pela prefeitura, alguns possuem até um quilômetro de extensão.
Os proprietários que receberem a notificação terão que derrubar os muros em até 30 dias, e poderão ser multados em valores que variam de R$ 500 a R$ 5 mil. (Fonte: VNews)

Vereador quer isenção de IPTU para portadoras de doenças graves

São Sebastião - O vereador Carlos Augusto Senatore “Guto” (PSDB) encaminhou através de indicação, a minuta de um projeto de lei, sugerindo ao Poder Executivo que seja concedido isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas de limpeza pública e conservação de vias e logradouros públicos aos imóveis que pertencerem à pessoas portadoras de doenças graves, incapacitadas e doentes em estágio terminal irreversível, desde que o imóvel seja destinado apenas para uso residencial.
De acordo com a minuta do projeto, entende-se como doenças incapacitantes: câncer, aids, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível, cardiopatia grave, doença de Parkinson, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados de doenças de Paget (osteíte, fibrose cística, síndromes de trombofolia e de charcot-marie-tooth, acidente vascular cerebral com comprometimento motor ou neurológico, doença de Alzheimer, portadores de esclerose lateral amiótrica e esclerodermia e outras em estágio terminal.
A condição do paciente deverá ser comprovada mediante laudo pericial emitido por serviço médico oficial do município, que fixará prazo de validade do laudo. A secretaria municipal responsável realizará também um levantamento das condições sócio-econômica do paciente.
O autor da indicação justifica que a legislação brasileira possui normas de benefícios e isenções fiscais para portadores de deficiência e de doenças graves. Guto argumenta ainda que o munícipe que padece, tem familiar ou dependente acometido de uma dessas moléstias, mesmo que amparados pelo sistema público de saúde, o paciente tem despesas diretas e indiretas com tratamento que justifica tal isenção. A indicação foi encaminhada ao prefeito juntamente com a minuta do projeto. (Fonte: Imprensa Livre)

Conseg debate segurança na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), correspondente a área do 2o DP de Boiçucanga, que abrange os bairros entre Toque Toque Grande e Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, realizou na última semana, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, a reunião mensal para tratar de assuntos ligados à segurança e aos problemas relacionados à comunidade.
Aproximadamente 60 pessoas entre representantes da Prefeitura, autoridades policiais, segmentos da sociedade civil organizada e comunidade participaram do encontro, que foi desenvolvido em dois blocos.
No primeiro, segundo a presidente do Conseg, Éder Ávila Castanha Monteiro, as polícias Civil e Militar repassaram os dados estatísticos das ações policiais como, por exemplo, o número de prisões efetuadas; e debateram, dentre outros, temas como o serviço realizado para desfazer as quadrilhas. “Foram mais ou menos 90 prisões de janeiro para cá”, disse a presidente.
De acordo com ela, tanto a polícia Civil como a Militar, agradeceram a colaboração da comunidade em repassar informações referentes a delitos. Para as autoridades policiais, conforme declara Éder, só dessa maneira a polícia consegue ter bom resultado.
“Hoje estamos obtendo bons resultados não pelo número de policiais, mas pela qualidade do serviço que é prestada”, observa Éder, afirmando ainda que o prefeito Dr. Juan Garcia tem ajudado muito na questão da segurança. “Pela primeira vez estamos tendo um entrosamento com o prefeito em relação à segurança. Estamos satisfeitos”, completa.
A representante da entidade disse ainda que a Coordenadoria dos Conseg’s, em São Paulo, enviou inclusive um ofício agradecendo o apoio dado pelo prefeito ao Conseg em questão.
Já no segundo bloco da reunião, os presentes debateram temas relacionados à coleta de lixo, centro de zoonose e terrenos baldios, os quais têm preocupado moradores em relação a dengue e a insegurança. Tais assuntos serão tratados junto a administração municipal.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela presidente do Conseg; vice-presidente Alcyr Toledo Viana; o Comandante do 3o Pelotão da 2a Cia do 20o BPM/I, 2o Tenente Daniel Lemes Garcia; o Delegado do 2o DP de São Sebastião, Dr. Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga; representante da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, João Nunes; e representante do Instituto Florestal (IF), Edson Lobato, o ‘Fredê’.
O próximo encontro acontece na Vila Sahy (antiga Vila Baiana), em Barra do Sahy, no dia 3 de maio de 2007, às 19h. (Fonte: PMSS)

Piloto sebastianense vence terceira etapa do Campeonato Paulista Light de Kart

São Sebastião - O piloto sebastianense, João Abreu, venceu no último sábado (7/4), na categoria Júnior, a 3a Etapa do Campeonato Paulista Light de Kart, que foi realizado no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo.
Participaram do evento aproximadamente 115 competidores, quantidade que, segundo os organizadores, bateu o recorde histórico do número de pilotos da competição.
“Essa vitória foi muito importante. Eu não vinha tendo bons resultados neste ano e resolvi participar do Paulista Light por ser um campeonato com motores sorteados, pois queria saber como me sairia, acho que consegui me recuperar. Agora vou continuar treinando bastante para estar super preparado nas próximas corridas”, declara Abreu.
O piloto recebeu a bandeirada com mais de dois segundos de diferença para o segundo colocado, obtendo a melhor volta da corrida com um tempo de 41.308 segundos.
Ele, que corre pela equipe Marquinhos Competições, começou a sua preparação para a disputa na última quarta-feira (4/04), em Interlagos (SP), onde treinou com o piloto campeão mundial de kart, André Nicastro. Na quinta e sexta-feira, já no kartodrómo de Aldeia da Serra e com o traçado da pista definido, Abreu e sua equipe iniciaram os treinos e acertos do chassi.
A próxima etapa do Paulista Light de Kart está prevista para o dia 5 de maio de 2007, também no kartódromo de Aldeia da Serra.
A prova teve cobertura do canal Sportv, cujas imagens devem ir ao ar nas próximas semanas.
João Abreu é patrocinado pela Socokaiser, PPK, Transcopa, Objetivo, Tambayba e Ideal. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Polícia Militar Prende Adolecente Infrator que Realizava Roubo em Ubatuba

Ubatuba - No dia 09 às 17h, Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior receberam denúncia anônima de que o adolescente infrator da lei R. R. R., de 17 anos havia participado de um roubo que ocorreu na data do dia 06/04/07 e que estaria se evadindo para o vale do Paraíba em um veículo celta de cor prata. Guarnição juntamente com o Comando de Grupo Patrulha se deslocaram até a base da Polícia Rodoviária, onde lograram êxito em abordar o veículo celta e ao efetuarem revista no interior do veículo localizaram deitado no banco de trás coberto o adolescente infrator da lei. Diante dos fatos o adolescente infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial onde ficou recolhido a Cadeia Pública local. O adolescente infrator já tinha passagem pelos art. 155 (Furto) e 157 (roubo).
(Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I)

Infra-estrutura

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros solicitou ao DNIT- Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes que elaborasse ações que visem melhorias e modificações ao trevo do Indaiá. Segundo o Órgão Responsável, a solicitação foi atendida, onde foi providenciado a readequação do trevo para rotatória provisoriamente aos períodos de férias e temporada, o que foi satisfatório, pois ocorreu apenas um acidente com vítima.
O vereador foi informado ainda que a Prefeitura de Ubatuba e o DNIT firmaram convênio para executar a reformulação definitiva do trevo, onde o Executivo Municipal apresentou o projeto, que já se encontra aprovado, e o DNIT financiará a execução da obra, que já se encontra em fase final de abertura de carta convite.
Autor do Requerimento nº 28/07, o vereador destaca a importância da viabilidade da obra, onde oferecerá maior segurança a usuários e a população da localidade.
 (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Mudança em linha de ônibus gera reclamação de moradores

Ubatuba - Desde a última sexta-feira, a linha que vai até a divisa de Ubatuba com Paraty sofreu alterações. Antes, os ônibus seguiam diretamente até Camburi. Agora, os passageiros seguem em um ônibus comum até a Vila de Picinguaba, onde descem e embarcam em um micro-ônibus que segue até Camburi. No primeiro dia da mudança, houve muita reclamação entre os passageiros:
“É uma falta de respeitao com a população. Se eles acham que vai melhorar, só vai piorar. O rapaz da empresa, o motorista, disse que está saindo muito barato essa viagem, está dando prejuízo para a empresa. Mas não é nossa culpa”, diz Luciana Santos, moradora de Ubatuba que estava no ônibus na sexta.
De acordo com informações da empresa, devido à distância de 47 km até a divisa, com o preço de passagem atual de R$ 2,20, a linha acaba se tornando deficitária. Por meio de estudos realizados pela empresa, a solução encontrada foi manter os ônibus até a Vila de Picinguaba e colocar um micro-ônibus para terminar o trajeto até Camburi. De acordo com Cláudio Nunes, chefe de tráfego da Empresa de Transportes Ubatuba, a mudança ainda está em fase de testes:
“Estamos testando um novo sistema de transportes, a princípio na região norte, onde tentaremos criar um corredor de ônibus. Desde o dia 06 de abril, se deu início (à mudança), que está em caráter experimental”.
Moradores reclamam que não foram avisados da mudança:
“É um absurdo. Não teve comunicado e a viagem vai ficar mais demorada. Os administradores da cidade deveriam olhar melhor para isso. Tanto Paraty quanto Ubatuba têm um intercâmbio de trabalho. Eles deveriam ver a mão-de-obra que circula nesses ônibus”, afirma Luciana.
Cláudio informou que a empresa vai avaliar se este é melhor sistema e afirmou que a mudança foi feita durante o feriado justamente por ser um dia de menor movimento. Segundo ele, os ônibus circularam com avisos sobre a alteração desde o dia 04 de abril e diz que a empresa pede desculpas pelos possíveis transtornos causados à população.
Novos horários - os ônibus vão para a Vila de Picinguaba.
As pessoas que quiserem ir até a Camburia, onde fica a divisa, precisam embarcar em um micro-ônibus na entrada da Vila de Picinguaba. Os novos horários são: 4h40 - 6h - 7h - 9h - 12h30 - 15h - 16h - 17h - 17h40.
Uma outra opção para quem quiser ir até a divisa é utilizar até a linha que vai até Camburi. Alguns horários alternativos nesta linha: 5h40 – 11h30 – 15h30.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Terminal Rodoviário da empresa, que fica no Centro da cidade, rua Hans Staden, nº 488 ou pelo telefone: 3833-4002. (Fonte: Imprensa Livre)

Término da alta temporada aumenta desemprego em Ubatuba

Ubatuba - O IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 9,9% este ano. Em Ubatuba, a partir de uma consulta ao balcão de empregos da prefeitura, é possível perceber que a baixa qualificação profissional é um dos obstáculos para se conseguir um emprego. Depois da alta temporada, a média de ofertas de vagas caiu, segundo Soraia Góis, uma das funcionárias do balcão:
“Agora, na baixa temporada, o número de vagas oferecidas cai. Mas sempre surgem alguns empregos temporários principalmente próximo aos feriados. Já na alta temporada, a procura pelo balcão de empregos triplica”, afirma Soraia.
De acordo com a funcionária, Ipiranguinha é um dos bairros de onde mais vêm pessoas à procura de emprego. Um exemplo é Silmar Francisco Rosa, de 26 anos, que mora no bairro e veio, pela terceira vez este ano, se cadastrar para conseguir uma vaga:
“Tem dois meses que estou procurando emprego. Quando vou aos lugares, dizem que já tem gente e não estão precisando de mais ninguém. Até agora, não consegui emprego”.
Os empregadores são exigentes. Mesmo pedindo uma vaga específica, preferem pessoas que possam trabalhar em diversas funções. Segundo Soraia, o balcão não oferece muitas vagas na construção civil:
“Não tem muita vaga na área de obras e o mesmo acontece com as vagas de zelador e de vigia que são terceirizadas.
A gente só recebe vaga quando tem alguma firma que está contratando e nos procura. Mas o maior empregador continua sendo a prefeitura, o setor público”.
Outro problema enfrentado por quem procura emprego na cidade é a distância entre os bairros. A maior parte dos empregadores não quer pagar pelo transporte do empregado, devido ao custo.
Quando a vaga é em um bairro mais afastado, é difícil conseguir que alguém de outro lugar trabalhe, mesmo que esteja disponível. Soraia diz que, nestes casos, é melhor tentar contratar uma pessoa da própria região. As mulheres que têm filhos pequenos também enfrentam dificuldades para conseguir uma ocupação ou mesmo manter o emprego, como é o caso de Paula de Jesus Silva de 26 anos:
“Está difícil achar emprego. Sou de Ipiranguinha e estou procurando na cidade toda, mas está difícil. Eu estava empregada há quatro anos em um restaurante e fui dispensada depois que tive meu bebê, em junho do ano passado. Faz mais ou menos uma semana que eu estou procurando. Já fui em vários lugares, padaria, comércio. Mas sempre dizem que já está completo. Meu filho já vai fazer um ano e eu estou conseguindo me manter com a ajuda do meu marido que está trabalhando,” diz Paula.
De acordo com Soraia, muitas pessoas que procuram emprego na cidade são de outras regiões:
“Muita gente que procura emprego aqui é de fora. Alguns já estão morando aqui há algum tempo, mas hoje já recebi gente que está há uma semana na cidade. Tem muita gente de Minas Gerais e outros que vêm de outras cidades do Vale para tentar a vida aqui”, afirma Soraia.
Apenas no mês de março deste ano, 469 pessoas procuraram o balcão de empregos de Ubatuba.
A oferta era de 93 vagas e todas foram preenchidas. Desde o início do ano, foram cerca de 301 pessoas empregadas pelo órgão. De acordo com Soraia, há uma pessoa que faz uma ronda pela cidade à procura de vagas que possam ser oferecidas no balcão.
SERVIÇO - O balcão de empregos funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 11h da manhã. Para se cadastrar, basta levar a identidade, o CPF e a carteira de trabalho. Telefone: 3832-6038. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda 21 realiza Fórum sobre Redução das Desigualdades Sociais
A entrada é gratuita e todos os cidadãos que tiverem interesse em se integrar e se mobilizar para alcançar o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte serão bem-vindos

Ubatuba - A Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo realizará, no próximo dia 13, o terceiro fórum sobre temas estratégicos de 2007. Desta vez, o assunto a ser abordado é a "Redução das Desigualdades Sociais". Na ocasião, especialistas nas áreas de turismo, educação, geração de renda e saúde estarão presentes para formar grupos distintos e discutir alternativas para combater a desigualdade social. O evento acontecerá em São Sebastião, na Escola Municipal Henrique Botelho, das 9 às 13h.
O resultado das discussões servirá de conteúdo para uma publicação e se transformará em um plano de desenvolvimento sustentável que, posteriormente, poderá ser colocado em prática por meio de uma união entre os governos, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Na opinião da secretária regional da Agenda 21 do Litoral Norte, Maria Angélica Gonçalves, a participação da população é importante porque representa a consolidação da cidadania e o fortalecimento da vontade do povo. "Quem participa da Agenda 21 tem mais condições de exercer a cidadania em sua plenitude, uma vez que passa a ter mais consciência de seus direitos e deveres. Além disso, os fóruns proporcionam a oportunidade de pensar em conjunto, expressar as necessidades da população e resgatar a democracia."
Sobre a Agenda 21 - A Agenda 21 é um programa para ser colocado em prática pelos países, regiões e municípios durante o século 21. Ela expressa o desejo de 179 países, que assinaram o tratado em 1992, durante a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro. Esse tratado prevê uma mudança no modelo de desenvolvimento e na forma como nosso planeta, nosso país, nossa região, nosso município e nosso bairro vêm sendo ocupados.
A intenção é firmar um compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e instituições de um mesmo local para garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, a qualidade de vida e o respeito à natureza.
Mudanças de hábitos - Maria Angélica afirma que os conceitos da Agenda 21 podem ser colocados em prática no dia-a-dia. "É preciso agir localmente e pensar globalmente. Isso significa que as ações rotineiras, no ambiente em que vivemos, podem influenciar na manutenção de todo o planeta. Nós estamos propondo uma mudança de hábitos para conservar a vida na Terra. São atitudes simples, como separar o lixo reciclável, escovar os dentes com a torneira fechada, evitar os desperdícios, enfim, poupar os recursos naturais e buscar a união entre as pessoas."
Quem pode participar? Entidades, associações de bairro, instituições públicas e privadas, engenheiros, trabalhadores do comércio e serviços, advogados, pescadores, agricultores, funcionários públicos e outras categorias profissionais, comunidades de caiçaras, índios, remanescentes de quilombos, ambientalistas, enfim todos os cidadãos interessados em melhorar a região.
Aos interessados: Para participar da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo, mande um e-mail para: agenda21litoralnorte@grupos.com.br. Para obter mais informações, ligue: (12) 3832-4093 (Ubatuba), 3896-5888 (Ilhabela), 3883-7669 (Caraguatatuba) e 3892-1568 (São Sebastião) (Fonte: PMU)

Secretário estadual do Meio Ambiente prestigia aniversário do Parque Estadual da Ilha Anchieta
O Parque Estadual da Ilha Anchieta completou 30 anos no último final de semana. A festa contou com uma programação variada, com competições esportivas e apresentações culturais

Ubatuba - O secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, compareceu às comemorações dos 30 anos de criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), no último sábado, 7. O secretário prestigiou a festa que a diretoria do Parque organizou, acompanhado pelo diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto.
Em seu discurso, Francisco Graziano garantiu que sua gestão à frente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente será de ações mais efetivas: “Chega de tanto discurso ambientalista. Precisamos de gestão ambiental e solução dos problemas. Faremos o que for preciso para que a população tenha direito de usufruir deste patrimônio”.
O diretor-executivo da Fundação Florestal também fez uso da palavra, ressaltando o fato de que um parque estadual não necessita de isolamento para garantir sua preservação. “O parque estadual não deve ser uma unidade isolada e a Ilha Anchieta está um passo à frente neste aspecto, já que possui visitação dinâmica, com proteção da biodiversidade, reconstituição histórica e integração ecológica e marítima”, disse José Amaral Wagner Neto.
Filhos da Ilha - A diretora do PEIA, Viviane Buchianeri, agradeceu a presença das autoridades e homenageou os “Filhos da Ilha”: “gostaria de agradecer as figuras ilustres que resgataram a história da Ilha Anchieta e aos voluntários, que , com muito amor, vêm dividindo suas experiências, transmitindo conhecimento e emocionando o público visitante deste Parque”, disse a diretora, se referindo às trilhas histórico-culturais, das quais alguns “filhos da Ilha” fazem parte, contando histórias vivenciadas por eles na época da rebelião de 1952.
Atrações - As comemorações dos 30 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta contaram com uma programação diversificada. Corrida de aventura, regata de velas e circunavegação de caiaque oceânico compuseram as atividades esportivas; na área cultural, foi realizada uma apresentação teatral, com encenação do Levante de 1952, com o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da FUNDART , além da apresentação do grupo folclórico de fandango.
Roteiros ecológicos, com trilhas de interpretação ambiental, trilhas histórico-culturais e trilhas subaquáticas também fizeram parte das comemorações, com saídas em vários horários durante os dias de festa (6, 7 e 8 de abril).
A Prefeitura de Ubatuba foi representada por vários secretários e assessores e Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, em nome do prefeito Eduardo Cesar, entregou uma lembrança ao secretário Graziano. (Fonte: PMU)

Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo ganha pista de atletismo para Jogos Regionais

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba deu início às obras de construção da pista de atletismo que será utilizada nos 51º Jogos Regionais, à partir de 3 de julho. Para evitar atraso no cronograma das obras, que ficou prejudicado com a demora, pelo Estado, na liberação da área do campo do Horto, o Comitê Organizador dos Jogos Regionais optou pela construção da pista no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.
“É uma forma de garantirmos uma pista de qualidade, que poderá ser construída a tempo para a competição”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr.
A única diferença em relação à pista que seria construída no Horto será o número de raias: seis, ao invés das oito previstas.
O secretário diz que essa mudança não influencia o resultado das competições, nem atrapalha as competições do futebol. “As pistas de Caraguá e Lorena, onde foram disputadas as três ultimas edições dos Jogos também têm seis raias e serviram muito bem aos atletas. Quanto às datas, remanejaremos algumas partidas do futebol para outros campos”, disse Bittencurt.
As obras para a pista tiveram início na última quinta-feira, 5, com a derrubada dos alambrados e túnel dos vestiários. O próximo passo é a derrubada do muro da entrada, que deverá se aproximar mais da Rua Goiás, ampliando a área do estádio. Paralelamente acontecem os trabalhos de drenagem.
Definição de área - Na próxima quinta-feira, 12, a obra será visitada por Manoel Pires, da Federação Paulista de Atletismo, que dará orientações à equipe, para deixar a pista em perfeitas condições para a realização das provas. “Nesta data teremos a definição dos locais das áreas de saltos e arremessos”, finalizou o secretário. (Fonte: PMU)

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba tem novo presidente

Ubatuba - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem novo presidente desde o último dia 4 de abril. O professor de judô e voluntário do juízo, Luiz Carlos Castilho Jr., agora ocupa o posto deixado por Sônia Bonfim.
Castilho assume com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o CMDCA, o Conselho Tutelar e outros órgãos. “Nossa primeira medida foi o convite feito às conselheiras para participarem das reuniões semanais do CMDCA, propondo uma nova aliança”, disse o presidente.
Mostrando disposição para unir os setores que lidam com as crianças e adolescentes de Ubatuba, o CMDCA promoverá, entre os dias 25 e 27 de abril, um curso de capacitação, visando o treinamento e integração entre as autoridades locais: juíza de Direito, Promotor de Justiça, Delegado, secretários municipais, representantes da Fundac, assistentes sociais, psicóloga do Judiciário e representantes de entidades não governamentais.
“É um bom momento para as conselheiras tutelares e os voluntários do juízo (comissários) conhecerem os programas e entidades ligados à questão da criança e do adolescente, melhorando assim o atendimento e a imagem perante a população”, disse Castilho.
(Fonte: PMU)

Escola de Ubatuba promove 3ª Festa da Banana
Arrecadação será destinada à ampliação da biblioteca

Ubatuba - A Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva realiza pelo terceiro ano consecutivo, neste sábado, 14, a “Festa da Banana”. O evento, que já vem se tornando tradição no bairro da Estufa II, acontece a partir das 19 horas, com barracas de guloseimas, nas quais a banana é a estrela principal. Os presentes poderão acompanhar também apresentação de alunos e exposição de artesanato local.
Segundo Telma Raizer, diretora da escola, o objetivo da festa deste ano é ampliar a biblioteca com o valor arrecadado. “No ano passado, conseguimos, com a festa, comprar uma máquina copiadora. Agora foi decidido em reunião que a meta é a biblioteca, e contamos com apoio, não só dos moradores do bairro, mas de todos que puderem comparecer”, diz a diretora.
Banana era abundante no bairro - Ao realizar a festa, a escola lembra um pouco da história do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara, atual bairro da Estufa, bairro que recebeu este nome por abrigar uma estufa para secagem de café. Com a chegada da chegada da rodovia BR-101, nos anos 70, o bairro foi dividido em Estufa I e Estufa II. A Escola Municipal Maria Josefina fica na Avenida Vasco da Gama, 430, Estufa II. Informações podem ser obtidas através do telefone 3833-6261.
(Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para nova turma de curso de Geração de Renda
Serão disponibilizadas vagas para curso de culinária. A prioridade é para pessoas que verdadeiramente precisem de uma renda complementar para auxiliar no orçamento doméstico

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social informa que estão abertas as inscrições para uma nova turma do curso de culinária, do programa de Geração de Renda. A turma terá aulas às terças-feiras, na sede da Secretaria e para se inscrever basta comparecer à rua Paraná, 375.
Atualmente cerca de 500 alunos participam dos cursos de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária. A prioridade nas vagas é para pessoas que verdadeiramente precisem de uma renda complementar para auxiliar no orçamento doméstico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-6038.
Lucro na Páscoa - Algumas alunas do curso de culinária, promovido pela Prefeitura de Ubatuba puderam levantar uma renda extra nessa Páscoa. Foi o caso de Márcia Guimarães de Oliveira, que colocou em prática tudo que aprendeu durante a aula de "Confecção de Ovos de Chocolate" e vendeu toda a produção. “Foi meio em cima da hora, mas mesmo assim vendi 14 ovos”, disse a aluna.
Já Marlene de Jesus Gomes aproveitou o calor e investiu nos “geladinhos”. “Consegui lucrar mais de R$100,00 vendendo geladinho que aprendi a fazer aqui no curso, durante a aula de sorvetes”, disse Marlene.
Outra que aproveitou o feriado para complementar o orçamento foi Cleide Ribeiro Nunes. “Investi na produção de salgados, como coxinhas e risoles e o sucesso foi grande”, conta Cleide, enquanto participa da aula de salgados assados. (Fonte: PMU)

 

 

SEMANA DE 06/04 A 12/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"300"
Às 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs - 21:30 hs.


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo"
Ás 15:40 hs - 17:30 hs.

"Norbit"
Ás 19:30 hs .

"Motoqueiro Fantasma"
Ás 21:30 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“Porcaria de Ubatuba”
“Foto de passageiros do coletivo 4020 adentrando no coletivo de numero 3060” foto Lucia

Hoje dia, 10 de abril de 2007, mais uma vez nos deparamos com a pouca vergonha que está assolando a nossa cidade, o coletivo da empresa “ CIDADE DE UBATUBA” de numero 4020 mais uma vez foi obrigado a parar no posto rodoviário federal da rodovia BR 101
Norte da cidade; O que obrigou a parada de tal coletivo foi mais uma vez a super lotação que transportava cerca de 140 passageiros, caso esse que vem se repetindo diariamente na região, os coletivos são multados, só não se sabe ao certo se as multas chegam realmente na empresa.
No ultimo dia, 09 de Abril de 2007 o mesmo já foi obrigado a parar no posto policial, só que um detalhe interessante é que tal coletivo não é parado pelos guardadas de plantão e sim pelos próprios passageiros, que em protesto a falta de respeito com os seres humanos e com a falta de interesse do governo local para resolver o problema já foram lavrados boletim de ocorrência contra o acontecido, quando se procura um responsável da tal empresa não se encontra nem um nos locais parece mesmo que a população esta largada sem a atenção necessária é como se não tivéssemos a mínima importância e que só somos gente em épocas de eleições.

Por: Leonildo Rolim
Ubatuba, SP

Apelo
Venho fazer um apelo a todos os vereadores de Ubatuba:
Votem a favor da CPI da Saúde, para que de uma vez por todas possa ser esclarecido o que aconteceu ou está acontecendo.Chega de tantos desmandos
e cada um dizendo o que quer a respeito . Nós, os cidadãos usuários, temos o direito de saber por quer não há dinheiro para que se cumpra o básico dos exames e cirurgias necessárias, pelo SUS.
Gostaria de saber por quê os vereadores que dizem estar a serviço do povo, não votam a favor da CPI, já que é a única maneira de acabar com esta novela. Que há a esconder?
Outra coisa: Se o dinheiro que vem não é suficiente, criem-se projetos para receber verba que venha atender as necessidades mais urgentes do município.
Atenciosamente.

Maria do Carmo S. Comende
Rio da Prata

CARTA À POPULAÇÃO
Decidi escrever esta carta porque preciso dizer a todos o que está se passando. Quando resolvi me instalar em Ubatuba com o meu empreendimento, tinha em mente um projeto, não apenas empresarial, mas também de alcance social, ecológico, eco-econômico e educacional. Porém, nunca pude avançar na sua implantação, pois, desde logo começaram a me difamar, vilipendiar, perseguir. Venho sendo vítima de incompreensões as mais diversas, os meus direitos vem sendo violados reiteradamente. Tenho dedicado tanto tempo da minha vida na defesa desses direitos que a própria Constituição Federal me garante, que não me sobra mais tempo para nada além de me dedicar dias e noites ao trabalho para fazer frente às obrigações.
No entanto, apesar de todas as dificuldades, decidi-me por buscar realizar o meu sonho, pois aprendi que jamais devemos abrir mão dos nossos sonhos. Assim sendo, apresento, a seguir, o projeto que tinha em mente e que agora tenciono colocar em prática.
CENTRO DE ENTRETENIMENTO TURÍSTICO, CULTURA E LAZER "CAIÇARA" - É um espaço situado no bairro de Maranduba, que pretende ser de atração turística, funcionando como atrativo para àqueles que visitam a região, uma vez que o lugar carece de condições físicas para atender às necessidades do visitante, neste sentido o "Centro de Entretenimento" supre a região de infra-estrutura que o Poder Público, em razão de outras prioridades não pode suprir. Associado à beleza natural da região, o que se pretende é ofertar alternativas de divertimento saudável, ocupando, assim, um lugar que poderia vir a ser ocupado pelo tráfico. O "Centro de Entretenimento" sempre pretendeu respeitar as características ambientais da região, jamais interferindo no eco-sistema. Sempre pretendeu ser um elemento de difusão e de fortalecimento da cultura caiçara, chamando para si, inclusive esse nome para sua própria denominação. As manifestações culturais típicas terão um lugar garantido nos festejos próprios de cada época, razão pela qual se criou o
CALENDÁRIO ANUAL DE FESTEJOS - Que além dos festivais típicos locais, incorporará as datas tradicionais de nossa cultura, tais como O DIA DAS MÃES, O DIA DOS NAMORADOS, O DIA DOS PAIS, O DIA DA CRIANÇA.
Nestas datas serão distribuídas, através de competições entre os participantes, "CESTAS BÁSICAS", como forma de incentivo aos ganhadores.
(Exemplo: no Dia da Mães, as mães competem e os pais e filhos torcem)
Enfim, é um empreendimento comercial, mas que também valoriza a família, o ambiente familiar, as relações familiares em todas as suas variações.
Mas, o projeto não fica só nisso, pois, tendo plena consciência de que a região é carente de uma série de recursos, e um empreendimento desta magnitude há de ter responsabilidade social, razão pela qual está previsto para ser implantado o
RESTAURANTE SOLIDÁRIO - Que oferecerá à população que trabalha na praia de Maranduba, refeições ao custo simbólico de apenas R$ 1,00. Isto mesmo, apenas R$ 1,00. É o"PRATO CHEIO". Para efeito de controle social e melhor organização serão emitidas carteiras de identificação que poderão servir de indicativos sociais para futuras pesquisas dos serviços de assistência social do município e de entidades assistencialistas em geral, ficando à disposição das mesmas todos os dados coletados e arquivados.
Mas, o projeto não fica só nisso, pois, consciente da falta de qualificação dos jovens da região para o mercado de trabalho, implantará na própria área do empreendimento a
COZINHA EMPREENDEDORA - Que ensinará a confecção de pães, doces, salgados e confeitaria em geral, para que esses jovens ganhem uma perspectiva de vida, e, com isso consigam um emprego, sintam-se valorizados, desenvolvam sua auto-estima. E novamente, uma iniciativa que visa retirar o adolescente do caminho do tráfico e do consumo de drogas.
Mas, não fica só nisso, pois preocupado com a questão do desmatamento e as conseqüências disso no meio ambiente, anualmente, no
DIA DA ÁRVORE - Buscará junto às escolas da região voluntários para o plantio de no mínimo UM MIL MUDAS, de espécies características da mata atlântica, conscientizando, assim, os alunos da importância do respeito à natureza e ao meio ambiente saudável, limpo e de ar puro.
Mas, não fica só nisso. O "Centro de Entretenimento", destinará, anualmente, um dia de sua receita para uma entidade assistencial da cidade, estabelecendo no seu calendário o
DIA DA DOAÇÃO - Fazendo ampla divulgação do evento para que o montante seja significativo e possa se reverter em benefício daqueles que de fato necessitam de auxílio.
Assim, vou lutar para tornar este sonho realidade. Conheço e freqüento Ubatuba desde criança. Sempre nutri pela cidade um sentimento de amor e respeito, tanto é que vim me estabelecer nela com a intenção de aqui permanecer pelo resto de minha vida. Quero trabalhar, sim, como já venho trabalhando, duramente, diariamente. Pago impostos, Pago mão de obra da região. Pago tarifas. E ainda assim quero colaborar. Quero e vou dar a minha contribuição, porque acho que há muito que fazer, e ao invés de cruzar os braços e fazer demagogia, prefiro agir. Fazer a minha parte, porque penso que se todos fizessem a sua parte e não ficassem apenas tomando conta da vida alheia, o nosso país estaria em melhores condições.
Não sou político. Nunca entendi muito bem de política. Sou engenheiro civil por formação e empresário por opção. Sempre aprendi que o trabalho dignifica o homem, por isso sempre trabalhei e muito. Fui educado nos princípios da solidariedade cristã, e é isso que estou pretendendo ser: um bom cristão. Mas, a inveja, o olho grande, a falta do que fazer, querem me crucificar porque ousei fazer. Como bom cristão só posso lhes perdoar, porque, assim como aqueles que crucificaram Jesus Cristo, esses, também não sabem o que estão fazendo.
" Paz na terra aos homens de boa vontade".

Afonso Gaspare
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilhabela  ©Luciano Cancelier

Ilhabela
©Luciano Cancelier
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor