Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 12 de Abril de 2007 - Nº 1747 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Shakespeare é encenado por alunos do UNIMÓDULO
Estudantes UNIMÓDULO representam o litoral em encontro brasileiro de Ictiologia
UNITAU abre vagas para cursos de extensão

Caraguatatuba
Policia Militar de Caraguatatuba Prende Condenado Foragido
Dise executa dois flagrantes em menos de 24 horas

Ilhabela
Divisão de Trânsito aposta nas crianças para educar os Ciclistas


São Sebastião
Prefeitura entrega ampliação de creche e arquibancada de campo na Enseada
Saúde de São Sebastião vai aumentar quantidade de análise de água em UBSs
Moradores resgatam história de bairros em São Sebastião
Entidade quer mudança no Plano Diretor
Mau hábito de surfistas colabora com furto de carros na Costa Sul
Barco a deriva é resgatado pelos bombeiros
Projeto “Mãos nas Massa” faz sucesso na Seduc
Prefeitura de São Sebastião inicia implantação da rede de esgoto na Vila Sahy, na Costa Sul
Conselho Municipal do Programa Bolsa Família abre inscrições para novos membros


Ubatuba
Policia Militar de Ubatuba Prende Infrator da Lei Pelo Crime de Furto
População faz manifestação contra dengue em frente prefeitura
Adolescente acusado de roubo é preso tentando fugir
Prefeitura dá nova cara aos pontos de ônibus em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Shakespeare é encenado por alunos do UNIMÓDULO

Litoral Norte - Os alunos do 3º semestre de Letras do Centro Universitário Módulo encenaram fragmentos de obras de Willian Shakespeare nesta segunda-feira, 09. Eles foram orientados pela professora Alciene Ribeiro. A atividade fez parte da disciplina de Literatura Anglo-Americana.
Para a apresentação, os estudantes tiveram uma aula contextualizadora e discutiram previamente várias obras do escritor Inglês. Depois disso tiveram duas semanas para elaborarem uma pequena encenação de fragmentos de obras como "Sonho de uma noite de verão", "A megera domada", "Hamlet", "Othelo" e "Romeu e Julieta".
De acordo com a professora, esse foi um momento importante de construção de conhecimento, uma vez que toda a questão cenográfica, sonoplástica, de recursos tecnológicos e de figurino fica por conta dos alunos. "Entre comédias, romances e tragédias de reis e pobres mortais, os alunos expressaram seus conhecimentos a respeito da obra, do autor e de atuação, que também é uma das competências do professor dos dias de hoje", disse. (Fonte: Módulo)

Estudantes UNIMÓDULO representam o litoral em encontro brasileiro de Ictiologia

Litoral Norte - O professor Dr. Marcus Rodrigues da Costa e sua equipe de estagiários do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, representaram o Litoral Norte no 17º Encontro Brasileiro de Ictiologia, realizado em Itajaí (SC).
O grupo apresentou seis trabalhos relacionados à Bioecologia de peixes marinhos, sendo quatro deles referentes ao projeto PISCES, que foi desenvolvido pelo grupo entre os anos de 2005 e 2006.
Os alunos Luigi Liberati, José dos Santos Neto e Regis Fernando Artônio apresentaram painéis com trabalhos sobre peixes da baía de Caraguatatuba e Ubatuba.
Os trabalhos apresentados são referentes à produção de peixes marinhos em tanques - rede, através da parceria realizada entre o UNIMÓDULO e o Instituto de Pesca / Base de Ubatuba.
De acordo com o professor Rodrigues, do total de trabalhos apresentados dois já estão em fase de acabamento para publicação em periódicos nacionais.
Ictologia - palavra usada para designar o estudo dos peixes.
Saiba mais: (12) 9156-0622 (Fonte: Módulo)

UNITAU abre vagas para cursos de extensão
Nas três áreas do conhecimento, cursos buscam o treinamento e a qualificação profissional para o mercado de trabalho

Litoral Norte - A Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para os cerca de 30 cursos de extensão oferecidos para a comunidade. Os cursos, nas áreas de Biociências, de Exatas e de Humanas, buscam o treinamento, a qualificação profissional e a atualização para o mercado de trabalho.
As aulas estão previstas para começar no dia 21 de abril e a carga horária varia de 8h até 179horas/aula. Dentre os cursos oferecidos, com turmas de 20 a 40 alunos, estão os relacionados às áreas de Direito, de Comunicação, de Técnicas de ensino da Matemática, da Leitura e da Produção de Texto, de Música na Escola, de Línguas (inglês, espanhol, francês) e de Residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia.
Para os alunos dos cursos de Licenciatura da UNITAU, as aulas de extensão servem como atividades extracurriculares. Os servidores da Instituição terão descontos de 10% nas mensalidades para participarem dos cursos.
As inscrições devem ser feitas na PREX e se encerram assim que as vagas forem preenchidas, mas há a possibilidade de abertura de novas turmas. A PREX fica na avenida Nove de Julho, 199, centro. A lista completa dos cursos também pode ser encontrada no site www.unitau.br ou pelo telefone (12) 3625-4227.
Confira os cursos de extensão 2007 em suas respectivas áreas:

Biociências
· Capacitação em Apicultura para Extensionista;
· Capacitação Modular Profissionalizante em Apicultura;
· Modular Profissionalizante em Apicultura à distância;
· Controle Higiênico-sanitário dos Alimentos: Treinamentos de Manipuladores;
· Danças de Salão;
· Residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia.
Exatas
· Computação Gráfica Tridimensional Aplicada às Engenharias e à Arquitetura;
· Expressão da Linguagem Visual: desenho e pintura.

Humanas
· Conversação em Espanhol para níveis Intermediário e Avançado;
· Democracia da Censura: Desafio Contemporâneo da Liberdade de Expressão;
· Direito do Meio Ambiente, Conflitos Ambientais e Sustentabilidade;
· Direito Internacional Público;
· Educação Inclusiva com Ênfase nas Dificuldades de Aprendizagem;
· Educomunicação: Diálogo e Práticas Possíveis;
· Ensinando Leitura no Ensino Fundamental;
· Ensinando Matemática com Atividades Lúdicas e Contextualizadas;
· Ensinando Produção de Textos no Ensino Fundamental;
· Espanhol Básico para Conversação com Turistas;
· Espanhol I;
· Formação de Lideranças na Gestão Escolar;
· Formação Executiva para Gestores Rotarianos;
· Francês Básico para Conversação com Turista e Entretenimento;
· Inglês Básico para Conversação com Turista;
· Introdução à Educação Sexual;
· Ler Para Aprender: Construindo o Conhecimento pela Leitura numa Abordagem Sociointeracionista;
· Música na Escola;
· Qualificação e Requalificação Profissional: Camareira, Garçom, Recepcionista, Atendente de Lanchonete/Copeiro, Ajudante de Cozinha/Chapeiro;
· Redação Empresarial;
· Redescobrindo a Gramática;
· Técnica Processual: Aspectos Jurídicos e Lingüísticos do Processo.
(Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Policia Militar de Caraguatatuba Prende Condenado Foragido

Caraguatatuba - No dia 10 às 19h, Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior efetuava patrulhamento pela rua Um, S/Nº no bairro Jardim Casa Branca e Caraguatatuba, quando depararam com um infrator da lei W. G. V., de 37 anos que ao avistar a viatura se comportou de maneira suspeita. Feita abordagem nada foi encontrado mas após pesquisar seu antecedente criminal foi constatado procurado da Justiça pelo crime de Homicídio e Receptação. O infrator foi conduzido ao Distrito Policial onde foi elaborado o boletim de ocorrência de Captura de Condenado, ficando recolhido a Cadeia Pública.
 (Fonte: Policia Militar do 20º Batalhão)

Dise executa dois flagrantes em menos de 24 horas

Caraguatatuba - Na manhã de ontem, os investigadores da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecente) seguiram em cumprimento a um mandado de busca e apreensão rumo ao bairro Cantagalo, em Caraguatatuba. Havia uma denúncia de uma pessoa procurada no local.
Na casa do suspeito, a polícia encontrou uma pedra de crack e uma porção de maconha contendo 5 gramas da droga. Porém, do lado de fora, escondido no quintal da residência, os investigadores encontraram dentro de uma sacola plástica um tablete grande com 198 gramas de maconha, além de mais 15 porções pesando cerca de 80 gramas cada. Objetos como celular e um relógio também foram apreendidos. A vítima confessou que era procurado pela justiça. Ele havia cometido um roubo no ano de 2005 em Caraguatatuba.
R.S.S, 25 anos, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecente e agora ele amplia a sua lista de crimes.
Nesse caso, deverá acumular as duas penas. Pela condenação de roubo, a pena é de cinco anos e quatro meses. Desse total, segundo consta em depoimento ao delegado responsável pelo flagrante, Jairo Pontes, ele teria cumprido sete meses na cadeia e ficou em liberdade desde aquele ano. Com o mandado cumprido, R.S.S., poderá pegar entre 5 e 15 anos a mais.
Primeiro flagrante - Na noite desta segunda-feira, os investigadores da Dise prenderam mais uma pessoa suspeita por crime de tráfico. Por volta das 19h, a polícia chegou até um ponto comercial de banho e tosa de animais, em Caraguatatuba. Quando chegaram no local, abordaram o proprietário, que estava com uma porção de maconha contendo 10 gramas. F.F.P., 21 anos, confessou aos investigadores que era usuário e aquela quantidade servia para consumo próprio.
A equipe permaneceu no local como clientes da loja, quando A.D.F., 27 anos, chegou no local cobrando uma dívida do suposto usuário. Sem perceber que estava sendo observado pelos policiais, ele chegou a atender o celular, instrumento usado para fazer as vendas da droga.
A polícia revistou o rapaz e localizou diversas ligações que comprovavam, que o celular era utilizado para as transações de encomendas da droga.
Os investigadores foram então até a casa de A.D.F., na rua Fioravante Pasqualim, no bairro Martim de Sá, onde encontraram um tijolo grande de maconha contendo 420 gramas da droga e, outro, com 85 gramas, além de nove trouxinhas prontas para a venda. Também foram apreendidos celulares e material para embalar a droga. Os dois foram levados para a delegacia e A.D.F. foi preso pelo crime de tráfico de entorpecente. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Divisão de Trânsito aposta nas crianças para educar os Ciclistas

Ilhabela - Ciclistas ilhabelenses estão na mira dos agentes da Divisão de Trânsito da cidade. O problema com os condutores de bicicleta que insistem em trafegar na contramão foi novamente alvo de crítica na Tribuna por parte do vereador Márcio Garcia(PR) na sessão de segunda-feira, 09.
O diretor de Transito, Laudelino Dias, informou à reportagem que desde o início da Administração do Prefeito Manoel Marcos, há um trabalho preventivo aplicado nas escolas municipais, que dá noções do trânsito no geral e aborda também esse problema.
As aulas são ministradas pelo diretor mais um agente de trânsito e segundo Dias, os resultados têm sido positivos. “É mais fácil a criança chamar a atenção dos familiares para o problema do que nós, os adultos. A receptividade é melhor”. Paralelo a isso, os agentes de trânsito abordam os ciclistas que são pegos trafegando na contramão e orientam, mas a receptividade nem sempre é das melhores.
O maior problema acontece na região central do bairro do Perequê, perto do supermercado do Frade, onde a via é de mão única e os motoristas olham sempre para o sentido dos carros, quase sempre sendo surpreendidos por ciclistas no sentido contrário. O horário de maior fluxo de bicicletas na contramão geralmente é no final da tarde, a partir das 17:30h.
O curioso é que há uma placa solicitando que os condutores de bicicleta sigam o sentido dos carros, pois a bicicleta também é considerada veículo, porém, os ciclistas não têm esta consciência. “Bicicleta, um veículo? (risos) é um quebra-galho”, sorri um ciclista.
“Não vejo problema em andar no sentido contrário dos carros, pois assim é melhor pra gente, pois podemos ver os carros e eles podem nos ver também”, justifica uma outra condutora.
Faixas contínuas - Desde o início do mês, os agentes de Trânsito estão realizando a manutenção e pintura das faixas contínuas nas curvas perigosas e em cima de pontes, em toda a extensão da SP 131, que liga o norte e o sul do arquipélago. “A cidade está bem sinalizada, mas normalmente os motoristas não respeitam a sinalização, aonde acontecem os acidentes”, ressalta Laudelino.
O diretor de Trânsito também chama a atenção para o aumento no índice de acidentes com motocicletas transitando em alta velocidade. Segundo ele, antigamente o problema era a falta do capacete. Hoje, os condutores de motocicleta usam o assessório, mas andam abusando da velocidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura entrega ampliação de creche e arquibancada de campo na Enseada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entrega nesta quinta-feira (12/4), na Enseada, duas novas obras que beneficiam a população da Costa Norte. São elas: ampliação da creche “Maria Leonarda da Costa” e a arquibancada do campo de futebol.
Às 17h, o prefeito Dr. Juan Garcia estará na creche, que ganhou duas salas, banheiro e uma sala para banho. Até 2006, o local atendia cerca de 90 crianças, mas de acordo com a secretária da Educação, Marilene Ramachotti, para este ano a demanda deve aumentar em torno de 25%.
Ainda conforme a secretária, em todo o município, a Seduc aumentou o número de atendimentos em creches, passando de 3.504 em 2006 para 3.704 em 2007, ou seja, 200 novas vagas. No mês passado, o bairro de Maresias, na Costa Sul, ganhou sua primeira creche.
Já às 18h, o prefeito faz a entrega oficial da arquibancada do campo de futebol, na praia da Enseada. Na ocasião serão realizados dois amistosos: Escolinha da Secretaria de Esportes (Jaraguá) x Clube Atlético Guarani, na categoria sub-15, e Toda Quinta x Cigarras, pela categoria adulto.
O local passa a oferecer mais conforto para quem assiste aos jogos. A obra da Prefeitura de São Sebastião foi feita por funcionários da Secretaria das Subprefeituras. Trata-se de uma arquibancada de três lances, com escadas intermediárias e 60 metros de comprimento. A capacidade é para 400 pessoas. “Esta é mais uma estrutura pensando no lazer da comunidade”, salienta o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, que destacou o trabalho dos funcionários públicos municipais na obra. Além da arquibancada, a Prefeitura também construiu uma calçada de 133 metros, trazendo com isso maior conforto no acesso.
No ano passado, o campo também recebeu o nome de “Veríssimo Cipriano Ferreira – Seu Benício”, numa homenagem a um antigo morador do bairro. O sistema de iluminação, que incluiu também a praia, teve investimento de R$ 135 mil. Ao todo foram instalados 15 postes na orla da praia e quatro postes com refletores no campo. A iluminação proporcionou mais segurança aos turistas e moradores que freqüentam a praia e praticam esportes no campo durante a noite. (Fonte: PMSS)

Saúde de São Sebastião vai aumentar quantidade de análise de água em UBSs

São Sebastião - Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Sebastião terão a água analisada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/04) pela Secretaria da Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Sanitária, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comuss). O município conseguiu um aumento na quantidade de cota para análise da água que chega às torneiras da população.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, as unidades já eram analisadas, mas como a cota era menor, não era possível fazer a análise mensal em maior quantidade. “Agora será possível coletar na área aonde a água chega às torneiras.”
A questão foi levantada após representantes dos usuários questionar a troca dos galões de água das unidades de saúde por bebedouros.
Conforme Márcia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que o fornecimento em bebedouros tenha água potável e isso já ocorre. Também estabelece que a limpeza seja feita com água, sabão e álcool 70%, o que já ocorre.
Como foi citada a falta de pressão para a água em alguns locais, a presidente do Comuss, Ana Cristina Rocha Soares, disse que vai solicitar uma verificação nesses pontos para melhorias futuras.
Ainda durante a reunião do Comuss foi passado aos conselheiros o processo para eleições dos gestores de saúde, e também a reunião que acontece na próxima segunda-feira (16/04), às 14h, no Teatro Municipal, que vai discutir processo para eleições dos conselheiros em bairros onde não apareceram representantes.
A Comuss também ficou de agendar uma nova reunião com o prefeito Dr. Juan Garcia para avaliar o andamento do processo de municipalização do Hospital de Clínicas de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Moradores resgatam história de bairros em São Sebastião
Grupo procura na internet e cartórios documentos antigos sobre Topolândia, Olaria e Itatinga

São Sebastião - Moradores do Topolândia, Itatinga e Olaria, na costa sul de São Sebastião, começaram a resgatar a história de seus bairros por meio do projeto 'Redescobrindo e Escrevendo a História do Seu Bairro'.
O projeto, que começou no último dia 4, é desenvolvido pelo Departamento de Patrimônio da cidade em parceria com a Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), Petrobras e Transpetro.
Segundo a diretora de Patrimônio Histórico de São Sebastião, Fernanda Palumbo, o bairro Topolândia foi criado no século 19 pelos funcionários da construção civil da Petrobras.
Ela disse que há pouca documentação sobre os três bairros, os primeiros incluídos no projeto-piloto. "Pretendemos desenvolver o projeto em todos os bairros", afirmou.
Com 12 participantes já inscritos, o projeto é dirigido aos moradores dos bairros e frequentadores do Telecentro, um programa de inclusão digital criado pela Petrobras e Transpetro que conta com 21 computadores.
Segundo Fernanda, o projeto tem por objetivo despertar nos moradores a curiosidade sobre origens, costumes e dogmas religiosos com visões de mundo diversos.
"O importante é despertar o interesse deles à pesquisa, com visitas à casa dos moradores mais antigos, Internet, cartório, entre outras formas de redescobrimento", disse.
Fernanda afirmou que os alunos vão receber apoio para iniciar um levantamento histórico dos bairros e vão desenvolver textos sobre a origem e constituição das localidades e seus personagens.
"É essencial sabermos quais as influências culturais e quais as tradições dos bairros. Uma grande parte da população é migrante. Vai ser um desafio para todos nós", disse Fernanda.
CULTURA - Segundo ela, outro objetivo do projeto é conhecer a diversidade etnocultural brasileira, reconhecer e valorizar as qualidades da própria cultura, fazer um levantamento fotográfico dos bairros e da documentação existente.
Ela disse que o projeto vai ser orientado por historiadores da prefeitura e profissionais da área com apoio da estrutura do Telecentro, que funciona no Centro Comunitário do Topolândia.
"Já realizamos uma primeira palestra. O prazo para apresentação dos trabalhos e entrega dos certificados está marcado para novembro desse ano", disse Fernanda.
REAÇÃO - Erasto Fernandes Oliveira, 19 anos, é voluntário do Telecentro e um dos participantes do projeto de resgate à cultura e tradição da cidade. Ele mora no bairro Itatinga há nove anos.
"O projeto é muito interessante. A nossa história está perdida, não há quem conte mais ela. Vai ser um avanço relembrar a nossa própria história", disse Oliveira.
Os interessados em participar do projeto podem se inscrever no Telecentro, que fica aberto das 9h às 17h. (Fonte: ValeParaibano)

Entidade quer mudança no Plano Diretor

São Sebastião - A Federação Pró-Costa Atlântica, instituição que engloba todas as sociedades amigos de bairro da costa sul, sugeriu à Prefeitura que, no projeto do Plano Diretor, fique determinado que os condomínios são obrigados a deixar uma abertura a cada cem metros para a passagem à praia.
"Quando os loteamentos da cidade foram aprovados não havia nenhuma diretriz para que não fosse impedido o acesso às praias. O poder público, na época, aprovou o projeto sem levar esse problema em consideração", diz o presidente da Federação, Sérgio Pereira.
De acordo com Pereira, além do acesso à praia, outra questão que deve ser verificada na aprovação do loteamento é se o local suporta um aumento do número de veículos.
"Nós temos apenas uma rodovia e alguns condomínios, como os que existem no bairro de Maresias, sequer possuem ruas em condições de tráfego, em alguns casos são apenas vielas", diz. (Fonte: ValeParaibano)

Mau hábito de surfistas colabora com furto de carros na Costa Sul

São Sebastião - Um mau hábito de surfistas que vem curtir as ondas das praias da Costa Sul de São Sebastião tem colaborado com furtos de carros na região. É que, como turistas de um dia, eles vêem com o carro e sem ter com quem deixar a chave do veículo para entrar na água, costumam esconder embaixo da roda ou enterram nas proximidades. Segundo o delegado Múcio Alvarenga, do 2º Distrito Policial, esta prática já está conhecida dos ladrões.
Somente no último final de semana, explicou o delegado, foram três casos semelhantes, nas praias de Cambury e Juquehy. Os ladrões levaram o carro sem arrombar e abandonaram alguns metros adiante sem aparelho de som e outros objetos que possam estar no interior deles. “Os ladrões até que são ‘bonzinhos’, pois deixam as chaves no contato”, disse o delegado se referindo ao fato da dificuldade que as vítimas iriam encontrar caso precisassem fazer cópia da chave.
O delegado faz um alerta para evitar este tipo de crime. Que os surfistas ou freqüentadores das praias levem as chaves, deixando em local seguro, ou deixem os carros em estacionamentos, mas não facilitem as ações dos ladrões que já conhecem os hábitos deles.
No final de semana foram furtados um Palio weekend, um Peugeot e um Gol. A polícia encontrou os três carros em seguida, abandonados e sem seus acessórios.
Embora tenha tido somente os três registros no final de semana, o delegado acredita que haja mais casos, nos quais as vítimas não registraram devido ao encontro do carro nas proximidades. (Fonte: Imprensa Livre)

Barco a deriva é resgatado pelos bombeiros

São Sebastião - Um barco usado para o transporte de passageiros de turismo, executando a travessia de São Sebastião para a Ilha do Bonete ficou à deriva na madrugada do último domingo. O bote de nome Luna, com aproximadamente 6,5 metros, estava próximo ao Farol do Boi, atrás de Ilhabela, próximo ao destino final, na Ilha do Bonete.
O bote estava retornando da ilha com quatro passageiros e um tripulante, quando ocorreu a pane do motor da embarcação. Não havia equipamento de comunicação no bote, porém, uma embarcação particular passou pelo local e o tripulante transferiu os turistas e ficou sozinho no bote.
Os bombeiros não foram avisados de imediato e o marinheiro ficou à deriva durante toda a noite.
Dois sargentos e dois cabos, que atuam no barco Cian Ciulli, embarcação de grande porte, que fica no píer do rebocador, foram ao resgate do marinheiro. O bote já estava há 3,5 milhas, cerca de sete quilômetros mar adentro. O marinheiro de uma agência de Ilhabela estava muito abalado quando os bombeiros chegaram. O resgate começou às 10h do domingo, porém, o marinheiro já estava há 17 horas a deriva.
O bote foi entregue à Marinha para a verificação dos equipamentos e autuação da embarcação. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto “Mãos nas Massa” faz sucesso na Seduc

São Sebastião - Os participantes do curso de panificação do projeto de geração de renda “Mãos na Massa”, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, levou seus pães artesanais para serem vendidos na Secretaria de Educação (Seduc), nesta quarta-feira (11/4).
Normalmente os pães são vendidos às quartas-feiras no Paço Municipal, mas atendendo a uma solicitação do pessoal da Seduc, a venda foi realizada no local com absoluto sucesso.
Segundo Elis Regina, coordenadora do curso de panificação e responsável pelo projeto “Mãos na Massa”, as vendas superaram as expectativas. “A idéia agora é promover a venda dos pães em outras secretarias. A Secretaria de Saúde (Sesau), por exemplo, já telefonou solicitando nossa presença”, conta ela.
Elis acrescenta também que na nesta sexta-feira (13/4) os pães serão vendidos na Praça do Coreto, em frente à Igreja Matriz, das 9h às 17h, e trará novidades como os pães recheados com frango e requeijão culinário.
Isabela Cristine Pacola, funcionária da Seduc, já conhecia o trabalho do projeto e elogiou a iniciativa. “Às vezes, a pessoa tem o dom, só precisa despertar para ele”, diz ela. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião inicia implantação da rede de esgoto na Vila Sahy, na Costa Sul
Após oficialização das ruas, núcleo congelado que será transformado em ZEIS recebe obra de saneamento básico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), iniciou nesta semana a implantação da rede de esgoto nas ruas da Vila Sahy (antigas Vila Baiana e Mosquito), localizada no bairro Barra do Sahy, na Costa Sul.
O serviço está sendo executado pela empresa Agrícola Comercial e Construtora Monte Azul e foi iniciado pela rua Ricardo Queiroz, antida rua Um, devendo ser concluído, segundo o engenheiro responsável pela obra, Emílio Iarussi, dentro de seis meses.
De acordo com o diretor de Obras Públicas, César Roberto Gomes, são mil metros lineares para contemplar toda a Vila Sahy com a rede de esgoto. A obra, orçada em aproximadamente R$ 900 mil, foi viabilizada por meio de um termo de parceria firmado entre a administração municipal e a Sociedade Amigos da Barra do Sahy para, além da implantação do sistema de esgoto, construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A Prefeitura arcará com R$ 660 mil e a entidade com o restante do montante. O anúncio já havia sido feito durante reunião com a comissão técnica da Prefeitura realizada no dia 22 de março passado.
Para o comerciante e morador da Vila Sahy, Geraldo Araújo Silva, o saneamento básico será muito para bom para, entre outros, evitar a incidência de doenças. “Qualquer chuva vivia entupindo o sistema de tratamento que existe aqui. Agora, com esse serviço oficial o negócio vai melhorar”, declara Silva.
“Esta obra será ótima para nós porque necessitamos de uma vila que não seja clandestina, que ofereça todos os serviços básicos à comunidade”, completou o auxiliar de serviços gerais e morador no local, Gerson Pedreira Rocha Santos.
Além de oficializar as ruas e começar a implantar a rede de esgoto, o prefeito Dr. Juan Garcia já fez os pedidos de iluminação pública e rede de água às empresas Bandeirante Energia e Sabesp, respectivamente. Com a oficialização das ruas decretadas pelo prefeito, o próximo passo é registrar os imóveis no Cadastro Imobiliário.
Na Vila Sahy vivem cerca de 1.745 pessoas nas 590 residências. (Fonte: PMSS)

Conselho Municipal do Programa Bolsa Família abre inscrições para novos membros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e o Conselho Municipal do Controle e Participação Social do Programa Bolsa Família informa que a partir do dia 23 de abril estarão abertas inscrições para as eleições de beneficiários do programa para compor o Conselho.
As inscrições devem ser realizadas na Rua Sebastião Silvestre Neves, 221, na região Central de São Sebastião ou pelo telefone (12) 3891-2010 que também podem ser obtidas mais informações.
O programa foi criado para combater a fome e a miséria e tem o intuito de promover a emancipação das famílias mais pobres do país, onde, através do programa, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas. O Bolsa Família transfere uma renda destinada às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 100 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro e o acesso aos direitos sociais básicos como saúde, alimentação, educação e assistência social.
Dentre os inúmeros benefícios, o Bolsa Família atende duas finalidades básicas: combater a miséria e a exclusão social e promover a emancipação das famílias mais pobres.
A Secretaria da Saúde (Sesau) também participa do acompanhamento do programa Bolsa Família com o perfil 'Saúde', onde são avaliadas crianças com idade até 7 anos e mulheres de 10 a 50 anos, participantes do programa. A Secretaria da Educação (Seduc) faz o acompanhamento da freqüência escolar das crianças dessas famílias. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Policia Militar de Ubatuba Prende Infrator da Lei Pelo Crime de Furto

Ubatuba - No dia 10 às 22h, Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior receberam denúncia anônima de que o infrator da lei J. P. S., de 23 anos estaria com uma motocicleta sem placa e que seria produto de furto, feito patrulhamento pela rua Da Pedreira, próximo ao nº 90 no bairro Pereque Mirim, o infrator foi localizado, feita abordagem e pesquisa do veículo pelo chassi, foi constatado que era produto de furto que teria ocorrido no dia 07/03, o veículo se tratava de uma motocicleta BIZ da marca Honda placa de Ubatuba. O infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante pelo crime de Furto, ficando recolhido a Cadeia Pública local. (Fonte: Policia Militar do 20º Batalhão)

População faz manifestação contra dengue em frente prefeitura

Ubatuba - “Queremos solução! A dengue está matando a população!” Com estas palavras de ordem, cerca de 30 pessoas fizeram um protesto em frente a Prefeitura de Ubatuba.
O protesto começou às 16h, com um grupo de manifestantes carregando faixas e pedindo soluções para o problema da dengue na cidade. Alguns moradores pararam para assistir a manifestação que pedia que a prefeitura comprasse repelentes para população e passasse o fumacê pelos bairros.
“Gostei muito da manifestação. Eu acho até que demorou muito, esperaram uma pessoa morrer para fazer. Ninguém da minha família pegou dengue. Eu estou aqui em solidariedade”, diz Marilza de Oliveira, moradora do bairro de Itamambuca que assistia a manifestação.
O grupo, que chegou às 14h, fechou a rua em frente à prefeitura, depois foi até a entrada do gabinete do prefeito. As três organizadoras do protesto, Ceres Piovesan, Ângela Varela e Meire Aparecida Navarro, entraram para falar com o superintendente de saúde de Ubatuba, Neilton Lima. Os outros manifestantes voltaram para a rua. A Guarda Municipal liberou uma das pistas para a passagem de carros deixando os protestantes ocuparem apenas uma das pistas.
“Esse protesto começou porque tem muita gente com dengue na cidade. A situação fica cada vez pior. Eu faço trabalho voluntário em vários lugares aqui de Ubatuba e você o problema da população mais carente. Eu não peguei dengue, mas passo repelente de manhã, de tarde. Aí resolvemos fazer uma manifestação pacífica pedindo repelente para a população e o carro de fumaça”, diz Ceres.
O superintendente diz que vê a manifestação de maneira positiva e como uma oportunidade de fazer alguns esclarecimentos. Ele afirma que Ubatuba tem três fatores que favorecem a epidemia: a infestação do mosquito, o fato de as pessoas serem mais suscetíveis porque nunca houve um surto de dengue e as condições climáticas da região.
“Nós temos ações que combatem o vetor quando ainda é larva, que é o controle mecânico, quando reduzimos os números de criadouros e também quando ele já é adulto, fazendo a nebulização. No caso da nebulização, temos que ter critérios para usar. O fumacê pode causar impacto o meio ambiente. Temos que ter cuidado e por isso o processo é lento”, diz Neilton.
Após a reunião, as três manifestantes e o superintendente entraram em um acordo de reforçar as ações educativas com a população por meio de peças de teatro e palestras, além de um exaustivo trabalho de informação.
“A população também tem culpa, mas as autoridades têm que nos ajudar. Eles têm que nos dar as ferramentas. Temos que trabalhar juntos”, diz Ângela. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente acusado de roubo é preso tentando fugir

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na última segunda-feira um adolescente por volta das 17h que teria efetuado um roubo no início do fim de semana. Os policiais receberam a informação que R.R.R., de 17 anos estava saindo do município rumo ao Vale do Paraíba em um veículo Celta, cor prata.
Segundo a PM, a viatura foi até a base da Polícia Rodoviária e conseguiu interceptar o veículo. Ao revistá-lo, os policiais encontraram o menor coberto no banco traseiro.
Ele foi encaminhado ao Distrito Policial e recolhido à cadeia pública. De acordo com a polícia, R.R.R. já possuía passagens por furto e roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura dá nova cara aos pontos de ônibus em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou serviços de pintura em 66 pontos de ônibus, desde a Tabatinga até a Estufa II. Os pontos de ônibus agora estão com novo e moderno visual, que proporciona aos munícipes um local limpo e com boa aparência para esperar pelo transporte.
Alguns pontos de ônibus dos bairros Ipiranguinha, Morro das Moças e Pé da Serra ainda receberão a nova pintura. A equipe Secretaria de Obras responsável pelos serviços de manutenção lembra que a durabilidade das pinturas depende, também, dos cuidados da população e pede aos munícipes que não realizem pichações, não colem cartazes e não escrevam nos pontos de ônibus. (Fonte: PMU)
 

 

 

 

SEMANA DE 13/04 A 19/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"Arthur e os Minimoys"
Ás 15:30 hs - 17:20 hs.

"300"
Às 19:10 hs - 21:20 hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Letra e Música"
Às 15:30 hs - 19:30 hs.

"O Atirador"
Às 17:20 hs - 21:20 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

RESPOSTA ''CARTA ABERTA Á POPULAÇÃO''
Quando o sr. resolveu implantar na Maranduba o seu Parque Radical Hooter Get, idealizado para o Pereque Mirim, sabia que estava se tornando testa de ferro, para dar sua contribuição de posse, por ganância, a quem não precisa dela. Se tinha outra idéia por que então não nos trouxe, já que esta sempre foi também a nossa? Entretanto, avançou por sobre o sonho dos moradores que lutavam há dezenas de anos, pelo espaço que lhes era seu, de direito centenário, por uso e viver de seu povo caiçara. Enveredou ao ninho maldito existente na prefeitura e junto a vereadores que dão sustentação para condições de "posse" ao suposto dono, que jamais pode provar direitos documentais. Hoje nos acusa. Quem desrespeitou direitos foi o sr. pois “conhecedor de Ubatuba desde criança como diz em sua carta, devia saber muito bem onde estava se metendo, até mesmo por ser um engenheiro como o sr. assina. Não pode desconhecer política, onde o sr. igualmente tem “costa quente”, pois juntou-se a eles em quebra galhos, onde deram cobertura á velha manobra já há muito iniciada. A cúpula maldita viu na sua bondade, a pessoa certa, passando como um trator por cima até da lei. Agora o sr. posa de bom moço.
Fala na Constituição, de direitos: ela lhe dá o direito de mentir?
O sr. nos oferece hoje o que sempre quisemos para nosso lugar, dentro do que sabemos como: Centro de Entretenimento e lazer e cultura caiçara. O sr. não tem raízes para isto. Nós é que temos este saber. Agora, vem oferecer o que o não conhece? Turismo de verdade teríamos feito com nossa cultura. Não precisamos de mais turismo de massa. Já estamos saturados, não nos acrescenta nada, somente a empresários como o senhor.
O seu restaurante de 1 real com certeza atrairá bastante turista morador de ruas, pois já os temos de sobra, imagine depois. Construa para eles dormitórios já que seu lado cristão é tão aguçado. O sr. pensa que somos trouxas?Ou agora os políticos lhe cobram os favores prestados, ou será outra jogada política. Sempre há alguém querendo ser prefeito ou vice. No momento certo os nomes deles virão á tona. Estejam certos srs. Vereadores que seus nomes estarão sendo passados nos palanques políticos onde pudermos estar e além deles. Cada eleitor desta região saberá quem são estes tão bons vereadores e o que vocês ajudaram a fazer contra nós.
O sr. nos chama entre outros imprompérios, de vadios, mas não é do seu que pagamos nossas contas e pagamos. --Não devemos nada a ninguém!---

Paga impostos ? Será que é só o sr. que o faz neste país? Terá por isto mais direito do que os outros.

De repente o sr. poderia ter feito melhor se pusesse ali uma casa de recuperação para drogados, esta seria a filosofia do Mestre maior. Tenho certeza que o seu lado cristão poderia até ser visto pelos seguidores ou não, do Cristo.
Pois acredite, se o sr. perdoa, nós nunca lhe perdoaremos. Em cima de onde o sr. montou sua parafernália, um dia nossos cultura caiçara teve seus varais de rede, suas canoas, seus ranchos de pesca, caiçaras em sua labuta. O sr. não sabe, mas ali se chama “Alto da Praia”. Era o ponto manso de saída das canoas, dos homens com suas tralhas, nas madrugadas dos pescadores do Sertão da Quina, Maranduba e Sapé. Tínhamos naquele ponto, redes de pesca, de tainha, rede de arrasto, petrechos todos e pessoas na praia, sentados no jundú, à espera do momento certo. Os espias de cardume, o som do buso do espia, chamando quando estávamos em casa e o cardume se aproximava do ponto do cerco. O sr. sabe o que é isto?
Nossos caiçaras empurrando suas canoas nos rolos, apressados, dos ranchos á beira de praia, onde aprendemos quando crianças e ensinamos nossos filhos a reconhecer um cardume de tainha desde longe até o ponto de cerco.

Nosso sonho de um museu e onde nossa história pudesse ainda ser vivida acabou. A Prefeitura municipal de Ubatuba e alguns maus políticos, nos tiraram este direito. Na ganância do dinheiro fácil, mataram nossa história de sonhadores da praia e isto jamais será esquecido por nós.

Maria Cruz
caiçara descendentes de Amorim e Oliveira, ancestrais centenários desta praia.

Caminhos Tortuosos Podem Levar a Educação à Falência
Estava tranqüilo, na minha residência, e desligado dos problemas da Educação Municipal e de outros que assolam o município. O telefone tocou várias vezes. Os interlocutores perguntavam se podia fazer alguma coisa para não ocorrer o registrado no texto abaixo:

"O projeto de lei n° 20/07, do executivo, que trata da aquisição do antigo cinema para transforma-lo em centro do professorado municipal, foi aprovado com votos contrários de (Jairo dos) Santos e Edílson Félix". (A Semana 30-03-07 pg.04).

Parabéns para os dois vereadores que respeitaram a lei e a Educação Municipal, em seus votos.
Ao ser estimulado lembrei-me ter visto publicado o Projeto de Lei n° 20, já como Lei n° 2.921, de 29 de março de 2007, que assim legisla:

"Artigo 1° Esta lei altera o Anexo II de Secretaria Municipal de Educação, constante da Lei 2.749, de 22 de dezembro de 2005. que trata do Plano Plurianual do município para o quadriênio 2006/2009."
"Artigo 2° Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas os dispositivos em contrário". Paço Anchieta etc. (A Cidade 31-03-07 pg. 10).
O anexo não consta da publicação. Qual será a causa dessa omissão imperdoável? Os princípios constitucionais de: LEGALIDADE E PUBLICIDADE, não estão sendo agredidos?.
Poderiam ser feitas centenas de perguntas para entender quais os motivos para desviar os recursos da EDUCAÇÃO MUNICIPAL, através de métodos escusos, chicanas jurídicas e disfarces, com prejuízo do objeto primordial da EDUCAÇÃO que, são as crianças e os jovens. Todas as perguntas conduziriam à afirmativa que fizeram meus interlocutores telefônicos ao encerrar a conversa: JÁ CONSEGUIRAM ACABAR COM A SAÚDE. AGORA PRETENDEM LEVAR A EDUCAÇÃO À FALÊNCIA".

Como já explicamos no artigo: "ASSALTO À EDUCAÇÃO", publicado por O´Guaruçá e Ubatuba Víbora, aos 04-01-07, desapropriar o prédio do antigo cinema para transforma-lo em "centro do professorado municipal" afronta a Lei n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - e contraria toda a filosofia nacional e internacional relativa à EDUCAÇÃO. Até o Sr. Presidente da República advertiu: "Com educação e saúde não se brinca". Os administradores municipais não estão só brincando. Há indícios e, até provas, de estarem ludibriando, logrando, maltratando ambas e zombando dos que defendem a racionalidade, a transparência e a honestidade no trato da coisa pública. Aqueles que visam os interesses maiores do município contra ambições políticas, superfaturamento de obras e desvios de todo tipo.
O prédio do antigo cinema foi construído faz mais de cinqüenta anos. Faz quatro que está desativado. Aparentemente abandonado e sem seus donos saberem o que fazer com ele. A quem interessa sua desapropriação? Deve ser aos supostos donos que tem em mãos um elefante decrépito. Para a EDUCAÇÃO MUNICIPAL, transferido gratuitamente, seria um presente de grego.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 10 de abril de 2007

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barra da Maranduba ©Luciano Cancelier

Barra da Maranduba
©Luciano Cancelier
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor