Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 - Nº 1748 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Programa de bolsas do UNIMÓDULO contempla 32 novos atletas do Litoral Norte

Caraguatatuba
Grupo Já apresenta peça infantil "A Volta do Yellow Submarine" com entrada franca
Espetáculo teatral "Paisagem e silêncio" é atração do Teatro Mário Covas no dia 22
Caraguá comemora 150 anos com show gratuito de Fábio Jr. neste sábado 14
Estudantes assistem peça "Homem voa? Voa!" em Caraguá
Câmara mantém Veto do Prefeito ao Orçamento
Caraguá será representada por representará país e município nos Estados Unidos
Água Viva Coral realiza campanha de voz em Caraguá
Secretário de Esportes de Caraguá se reúne com representantes de modalidades esportivas
ACCC de Caraguá realiza missa em ação de graças ao 3º ano de existência
Prefeitura de Caraguá economiza mais de R$ 110 mil em compra com pregão eletrônico
Saúde de Caraguá atualiza profissionais para campanha de Saúde Bucal

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela treina estagiários
Continua o recadastramento dos funcionários públicos municipais de Ilhabela
Zeca pede que Cemitério do São Pedro seja reaberto


São Sebastião
Vivação Cidadania recomeça neste domingo no Canto do Mar
USP apresenta Gruta Digital em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião faz revisão geral em ponte sobre o rio da Barra do Sahy
São Sebastião recebe na sexta Reunião de Agenda 21
Policia Militar Máquina de Caça-Níquel Durante Operação de Fiscalização em São Sebastião
Auxiliares de enfermagem do Pronto Socorro passam por curso de reciclagem na Sesau
Polícia Militar faz pedágio solidário para ajudar PMs feridos em confrontos no Litoral Norte
Prefeitura de São Sebastião inicia campanha sobre instalação de lixeiras em Boiçucanga
Seduc e Unesp realizam curso de capacitação para professores de matemática
Seduc realiza 2° encontro do Gruhbas neste fim de semana
Sebastianenses participam da 3a Etapa do Campeonato Paulista de Pesca Submarina
Equipe de São Sebastião enfrenta Paraibuna pela 9a Copa Vanguarda de Futsal
Judocas sebastianenses participam de Campeonato Regional em Jacareí


Ubatuba
Recreando em seu bairro anima comunidade do Rio Escuro
Praia da Sununga reuniu feras do Skimboard
Prefeitura executa serviços na região oeste de Ubatuba
Infra-estrutura
Rua Dom João III agora é mão dupla em toda sua extensão
Circuito de futevôlei é transferido para primeira semana de maio
Prefeitura de Ubatuba e UNITAU acertam parceria para Jogos Regionais
Prefeitura de Ubatuba participa de fórum sobre trânsito e mobilidade urbana em Vitória

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Programa de bolsas do UNIMÓDULO contempla 32 novos atletas do Litoral Norte
Pelo quinto ano o programa apóia atletas oferecendo descontos e divulgação de resultados na mídia. Alguns deles já foram campeões paulistas e até brasileiros em suas modalidades

Litoral Norte - O programa Bolsa Esporte do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO beneficiou este ano 41 atletas do Litoral Norte, sendo que 32 são novos integrantes. Pelo quinto ano o programa apóia atletas oferecendo descontos e divulgação de resultados na mídia.
As 23 modalidades praticadas pelos atletas do programa bolsa esporte em 2007 são: Atletismo, Karatê, Ciclismo, Kung Fu, Surf, Biathlon, Canoagem, Ginástica Olímpica, Supino, Body Board, Down Hill, Triathlon, Judô, Futebol de Botão, Capoeira, Bicicross, Natação, Dama, Ballet, Jazz, Vôlei de Praia, Tae Kwon Do e Futevôlei. Entre as novas estão Kung Fu, Tae Kwon Do, Body Board e Ginástica Olímpica.
Alguns destes atletas já foram campeões paulistas e até brasileiros em suas modalidades. Entre eles podemos destacar o atleta Milton Graner, que pratica Kung Fu, e Rafael Rozendo, Jiu-Jitsu. Outro atleta de alto nível técnico é Joel Hecher, do Jiu-Jitsu, que já foi campeão brasileiro. A atleta Camila de Oliveira, também de Kung Fu, é a atual campeã paulista e vice-campeã brasileira do esporte.
Todos esses atletas são estudantes dos cursos de Educação Física, Direito, Pedagogia, Gestão Comercial, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Administração; além de Matheus Prazeres que é atleta do colégio.
Há atletas com mérito e anos de programa que recebem até 80% de bolsa. Para participar da seleção, o interessado, que deve estar freqüentando as aulas, entrega um currículo no início do ano letivo ao Departamento de Marketing da instituição. O currículo, documentado com foto, anúncios de jornal, entre outros, é analisado. Se verificada a boa atuação do atleta, ele passa a ser contemplado com descontos que variam entre 10 e 80%.
Legenda da foto: A atual campeã paulista e vice-campeã brasileira de Kung Fu Camila Oliveira é uma das novas atletas contempladas pelo Bolsa Esporte. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Grupo Já apresenta peça infantil "A Volta do Yellow Submarine" com entrada franca
Para assistir à peça infantil basta levar um brinquedo novo ou usado(em bom estado), e trocar na bilheteria do Teatro Mário Covas por um ingresso. A peça acontece no dia 22 de abril (domingo)

Caraguatatuba - Durante as comemorações dos 150 anos de Caraguá, a FUNDACC e a Prefeitura Municipal oferecerá presentes também para as crianças, que poderão conferir gratuitamente à peça teatral "A Volta do Yellow Submarine", do Grupo Já, da Cooperativa Paulista de Teatro, com direção de Alexandre Roit.
Para assistir ao espetáculo, basta trocar um brinquedo novo ou em bom estado, por um ingresso, na bilheteria do Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. A peça será apresentada no dia 22 de abril, domingo, às 18h.
OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS - No dia 22 de abril, às 15h30, antes da apresentação do espetáculo infantil Yellow Submarine, o Grupo Já oferecerá uma oficina de teatro gratuita para crianças. As vagas são limitadas e as informações poderão ser obtidas na bilheteria do Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
"A Volta do Submarino Amarelo" foi escrita à partir do filme de animação dos Beatles : " Yellow Submarine". Uma cidade que fica entre oito e oitenta mil léguas submarinas está sendo atacada novamente pelos Terríveis Azuis. O Capitão de "Peperland" ou Pimentolândia, volta à superfície no ano de 2068 para buscar, mais uma vez, a ajuda dos Beatles. Os Beatles não existem mais. O encontro com a garota Nina será determinante para o desfecho desta história. Leve um brinquedo e prestigie! (Fonte: PMC)

Espetáculo teatral "Paisagem e silêncio" é atração do Teatro Mário Covas no dia 22
O Grupo Já da Cooperativa Paulista de Teatro, de São Paulo, vem a Caraguatatuba com duas peças no dia 22 de abril: uma infantil no período da tarde e outra adulta, às 21h. "Paisagem e Silêncio", de Harold Pinter, foi vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2005

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e a FUNDACC apresentam no dia 22 de abril no Teatro Mário Covas, a peça teatral "Paisagem e Silêncio", sob a direção de Denise Weinberg e Alexandre Tenório, com o Grupo Já, da Cooperativa Paulista de Teatro, de São Paulo.
O espetáculo, escrito por Harold Pinter, foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2005, e faz parte do repertório desta companhia de teatro, que vem à cidade no domingo 22, também com uma peça infantil, que será apresentada às 18h, e uma oficina teatral para crianças, que acontecerá às 15h30. As apresentações fazem parte das comemorações do aniversário de 150 anos de Caraguatatuba.
"Paisagem e Silêncio" é uma peça que reune três textos curtos do autor inglês, Harold Pinter; "Silêncio", "Noite" e "Paisagem". A peça "conta" a trajetória de diferentes relacionamentos nos quais a memória, ocupa um lugar fundamental e de certa forma possibilita a continuidade e a existência de cada um deles.
O espetáculo será encenado às 21h, e às 22h, o público poderá participar de um debate com os atores a respeito da montagem. O valor do ingresso é R$ 10,00 e haverá desconto de 50%(meia-entrada) para estudantes, professores e funcionários públicos. Culture-se. Vá ao teatro! (Fonte: PMC)

Caraguá comemora 150 anos com show gratuito de Fábio Jr. neste sábado 14
O cantor Fábio Jr. é a grande atração deste sábado, dia 14 de abril, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Sua turnê 2007 poderá ser conferida pelo público a partir das 22h com entrada franca

Caraguatatuba - Durante as comemorações do sesquicentenário de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal quer presentear a população, comemorando esses 150 anos de emancipação político-administrativa "em grande estilo".
Além das inaugurações e eventos que estão agitando todo o mês de abril, haverá shows gratuitos durante esses 30 dias de festa, sempre aos finais de semana.
Neste sábado, dia 14 de abril, o cantor Fábio Jr. se apresentará na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, a partir das 22h, com entrada franca. Sua turnê 2007 promete agradar moradores e visitantes, que poderão conferir de perto o novo álbum "Minhas canções".
Consagrado por sua musicalidade esplendida, que lhe rendeu ao longo de sua carreira grandes sucessos, além do dom de interpretar, o versátil cantor Fábio Jr. está se apresentando por todo o Brasil com sua nova turnê "Minhas Canções".
Com uma iluminação de Ivan Moura e Rogério Fernandes da ShowDesign, o projeto de luz foi especialmente projetado para criar um espetáculo único, a direção deste show é de Rodrigo Carelli e o cenário uma criação de Zé Carratu, com figurino também novo, Fábio Jr. promete muito com este show.
No repertório Fábio Jr. canta músicas que fazem parte do seu último lançamento "Minhas Canções", músicas que ficaram conhecidas na voz de outros artistas como: Epitáfio (Titãs), Sangrando (Gonzaquinha), Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (Ivete Sangalo), A Cúmplice (Juca Chaves), Quem De Nós Dois (Ana Carolina), Por Você (Barão Vermelho), e os sucessos já conhecidos na voz do próprio Fábio: Seu Melhor Amigo (1981), Senta Aqui (1984), Quando Gira o Mundo (1985), Sem Limites Pra Sonhar (1987), Felicidade (1988), Caça e Caçador (1988) e Alma Gêmea (1994), compõe o repertório deste show, além da música Pai, que é a mais importante da carreira de Fábio Jr.
Aproveite para comemorar os 150 anos de Caraguá. Venha para esta festa preparada pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba especialmente para você e sua família - dia 14 de abril, às 22h, você munícipe, é o convidado especial para o aniversário da cidade! (Fonte: PMC)

Estudantes assistem peça "Homem voa? Voa!" em Caraguá
Mais de 800 estudantes do Sistema Municipal de Ensino assistiram gratuitamente a apresentação da peça "Homem voa? Voa!", que conta de uma maneira divertida um pouco sobre a vida do espetáculo. Foram realizadas duas sessões para o público local.

Caraguatatuba - O espetáculo infantil Homem Voa? Voa!, da Cia. Abaréteatro foi a atração desta quarta-feira, dia 11 de abril, no Teatro Mário Covas. Em duas sessões, mais de 800 estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Caraguatauba puderam dar boas gargalhadas com o trabalho da trupe, que fez de uma maneira divertida e com linguagem bem propícia para o público infantil, o resgate da história de Santos Dumont, o inventor do primeiro avião.
A Secretaria da Educação promoveu o transporte até o Teatro para todos os estudantes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Geraldo de Lima, do bairro Perequê Mirim, nos períodos da manhã e tarde. Para a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, é importante promover situações assim para as crianças, pois além dos momentos de entretenimento, elas aprendem e têm contato com diversas formas de manifestação cultural.
Algumas crianças do 1º ano fizeram a primeira visita ao teatro. Esse foi o caso da aluna Débora Souza Rodrigues, de seis anos. Ela conta que foi pela primeira vez no teatro e achou muito divertido. "Gostei muito dos anjos, foi bastante engraçado", completou.
Para contar essa parte da história, tão importante para a humanidade, a peça conta com três personagens: Alberto Santos Dumont e seus dois anjos da guarda. Os anjos seguem por duas linhas, um pela razão e outro pela emoção. Ambos apóiam de alguma maneira o idealismo de Santos Dumont até conquistar seu objetivo de voar.
A peça não tem um cenário fixo, mas conta com vários artifícios que complementam a apresentação e prendem a atenção do público, como a sonoplastia, iluminação e utilização de objetos com muitas cores, como balões. Há vários momentos em que os personagens interagem com a platéia. Esse é o caso da repetição do próprio nome da peça. No inicio do espetáculo, os atores perguntam à platéia "Homem voa?", o que é respondido ao final pelas crianças, ao aprenderem sobre a experiência bem sucedida de Santos Dumont: "Voa!".
A peça deixa uma mensagem ao público sobre a importância de cada um buscar os objetivos e falam sobre a paz. O espetáculo tem apoio do Instituto Santos Dumont, que oferece a todos os participantes da platéia, um gibi com mais informações sobre o pai da aviação. (Fonte: PMC)

Câmara mantém Veto do Prefeito ao Orçamento
Foram aprovados também Projetos em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba manteve apenas o Veto Parcial do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), quanto as emendas feitas no Orçamento 2007, durante a 10ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida nesta terça-feira - 10 de abril. Foram aprovados também outros dois projetos em Regime de Urgência.
O Veto Parcial sobre o Orçamento 2007 se baseou nas emendas e alterações propostas pelos Vereadores para a estimativa de receita e despesa do município e a manutenção de seu veto não prejudicará as operações financeiras da Prefeitura Municipal.
Além do Orçamento foram apresentados, discutidos, votados e aprovados, 2 Projetos de Lei em Regime de Urgência. De autoria do Executivo, denomina de Erzuíla de Araújo Souza - "Dona Zú" o Centro Comunitário do Jardim Santa Rosa e de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), acrescenta artigo na lei 1280/06, criando valores de multa para o não cumprimento do projeto sobre a meia-entrada para funcionários públicos da administração direta, indireta e autarquias.
Os projetos restantes que não foram apreciados o serão na próxima Sessão Ordinária semanal, marcada para 17 de abril.
Durante o Expediente foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes apenas um Projeto de Lei, bem como foram discutidos, votados e aprovados 10 Requerimentos e uma Moção.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá será representada por representará país e município nos Estados Unidos
Após participar de um processo seletivo, em que estiveram presentes mais 70 candidatos, o Secretário da Administração foi escolhido para representar a região, junto a mais quatro pessoas, em um programa de intercâmbio do Rotary Club. Seu destino é Nova York, local onde poderá divulgar as belezas naturais e infra-estrutura de Caraguatatuba, e do próprio Brasil

Caraguatatuba - O Secretário Municipal de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, viaja nesta sexta-feira 13, para os Estados Unidos, mais precisamente para a cidade de Verona, Estado de Nova York, onde ele e mais três representantes de outras cidades brasileiras, que fazem parte do Distrito Rotário 4.600(ao qual Caraguá e os representantes das cidades escolhidas fazem parte) trocarão informações e conhecimentos de um país com outro.
Nesta quarta-feira, 11 de abril, Pedro Ivo reuniu todos os funcionários de sua pasta para apresentar o Secretário da Administração Interino, Alexandre Santana de Melo, que atualmente trabalha na SECAD como Diretor da Divisão de Material e Patrimônio, e permanecerá como Secretário Interino de 13 de abril a 21 de maio - período em que Tau estará representando Caraguatatuba nos Estados Unidos.
Em uma conversa informal com integrantes do Rotary Club de Caraguatatuba, o prefeito José Pereira de Aguilar, no ano passado, sugeriu o nome de Pedro Ivo para a disputa dessa vaga, e recebeu com muita alegria a confirmação de seu secretário como um dos integrantes do grupo. "Pedro vai poder conhecer várias cidades dos Estado Unidos e como funcionam suas prefeituras e poderá trazer muitas novidades que ajudarão em nossa administração", afirma Aguilar.
Tau participou de uma seletiva de 70 pessoas, e foi escolhido junto com mais três integrantes para realizarem esta viagem. Além de Pedro, o grupo do Distrito Rotário 4.600 é composto por uma arquiteta de São José dos Campos, uma psicóloga de Volta Redonda e uma cirurgiã vascular. A viagem é promovida pelo Rotary e os custos são bancados pela Fundação Rotária. No caso do secretário caraguatatubense, quem esta custeando sua viagem é o Rotary Club de Caraguatatuba.
"Este programa do Rotary Internacional tem como objetivo fazer um intercâmbio entre diversos países para fomentar a a troca de conhecimentos e tecnologias para o engrandecimento de nossas áreas profissionais. Outro objetivo do Rotary, além da troca de conhecimentos e informações, é o de também promover uma missão de paz e integração entre os povos, aperfeiçoar a capacidade de comunicação uns com os outros, promover a tolerância e a colaboração entre profissionais de diferentes culturas e apresentarmos nosso país para os demais participantes, assim como os municípios que estão sendo representados por nós", explica o secretário.
Os representantes do Distrito 4.600, como os demais representantes brasileiros e de outros lugares do mundo, exibirão (nos EUA) mais de 10 apresentações sobre seu país e seus respectivos municípios, inclusive uma destas apresentações será uma conferência para mais de quatro mil pessoas.
"Lá visitaremos várias prefeituras, fóruns, hospitais, parlamentos e conheceremos o senador estadual de Nova York, Breslin. Muitas informações, tecnologias e conhecimentos serão trocados por todos. Através desta oportunidade, além do meu enriquecimento profissional, levarei o nome de Caraguatatuba para o mundo ter conhecimento e com isso trarei muitas novidades para cá também", completa Tau. A viagem do grupo durará 35 dias, sendo de 13 de abril a 21 de maio.
O Intercâmbio - O IGE - Intercâmbio de Grupo de Estudos é um programa do Rotary Internacional que tem como objetivo fomentar a paz mundial. Para participar deste programa do Rotary Club Internacional, é preciso não ser rotariano e estar trabalhando em tempo integral, com pelo menos dois anos de experiência em sua área de especialização, como também ter o mínimo de conhecimento do idioma do país a ser visitado. O grupo de quatro a seis pessoas que participará da viagem, será liderado por um rotariano.
Participaram deste intercâmbio apenas três pessoas de nossa cidade o reitor do Unimodulo, Alexandre Gonçalves Nogueira (USA), o Tenente da Policia Rodoviária, Antero Alves Baraldo (Canadá) e a jornalista Bruna Vieira (Colômbia).
Como participar - A inscrição inicial deve ser feita por meio de um Rotary Club, sendo que os formulários enviados diretamente à Fundação Rotária não serão considerados. Os candidatos são selecionados por uma comissão formada por líderes rotarianos. (Fonte: PMC)

Água Viva Coral realiza campanha de voz em Caraguá

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Internacional da Voz, 16 de abril, o Água Viva Coral, profissionais da Saúde e a Associação dos Amigos do Água Viva Coral realizam no dia 15 de abril, domingo, às 9h30, a 9ª Campanha Nacional da Voz "Afine sua Saúde, Cuide de sua Voz".
O evento acontecerá no teatro da FUNDACC e é direcionado às pessoas que dependem da voz em sua atividade profissional e a todos os interessados em saber como cuidar da voz.
O evento tem como objetivo orientar e prevenir doenças que atingem o aparelho vocal. De acordo com a maestrina, Eliana Bañeza, a campanha teve início no país em 1999, por iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e vem sendo realizado anualmente. "Este é o primeiro ano em que realizamos o evento na cidade e é totalmente gratuito", disse.
Confira a programação:
9h30 - Inscrições
10h - Palestra com o Dr. Charly Torregrossa (otorrinolaringologia)
14h - Oficina de Voz: Eliana Bañeza (música)
Terapia Vocal: Drª Renata Belintani Blum (fonoaudiologia)
Plantão de dúvidas: Dr. Charly Torregrossa
16h - Palestra com o Dr. Rômulo Antônio de Moraes (Buco-Maxilo)
17h - Roda viva - diálogo com profissionais da voz
17h30 - Encerramento com Água Viva Coral
(Fonte: PMC)

Secretário de Esportes de Caraguá se reúne com representantes de modalidades esportivas

Caraguatatuba - O secretário de Esportes e Recreação de Caraguá, Wenceslau de Souza Neto (Lelau) se reuniu com cerca de 40 pessoas representantes de modalidades esportivas da cidade para tratar de assunstos diversos, entre ele a comunicação interna entre a secretaria e as entidades.
No encontro, que aconteceu no último dia 4 de abril, Lelau apresentou aos presentes a nova direção da SECER, que conta, atualmente com o diretor de Esportes, Renato Leite Carrijo de Aguilar, diretor de Recreação, Oswaldo de Melo (Chininha), e o diretor de Núcleos, o professor Agostinho Moreira Chaves.
Para o secretário, o assunto mais importante discutido na reunião foi a comunicação interna entre ambas as partes. "Pedi aos representantes dos clubes e associações que comuniquem à secretaria sobre todos os eventos e campeonatos que eles participarem, com isso pretendemos dar mais atenção à divulgação desses eventos".
De acordo com o secretário, a secretaria disponibilizou um funcionário para receber todas essas informações e encaminhá-las para a Assesssoria de Comunicação Social. "Duas rádios da cidade nos procuraram e estão abrindo as portas para o esporte amador. Eles querem transmitir ao vivo algumas das nossas competições, achei um proposta muito boa e aproveitei para informar a todos esse fato, que é de grande importância para todos nós", finalizou o secretário. (Fonte: PMC)

ACCC de Caraguá realiza missa em ação de graças ao 3º ano de existência

Caraguatatuba - A ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba realizará no dia 15 de abril, domingo, na Igreja Matriz (Santo Antônio), uma missa em ação de graças ao 3º ano de existência no município
A entidade convida todos os munícipes para a celebração, que terá como objetivo agradecer a Deus pelos trabalhos realizados.
A missa será no dia 15 de abril, às 18h, na Paróquia Santo Antônio no centro da cidade. Toda a população está convidada. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá economiza mais de R$ 110 mil em compra com pregão eletrônico

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais um pregão eletrônico, para a compra de fraldas descartáveis geriátrica e infantil e economizou mais de R$ 110 mil reais para os cofres públicos.
Foram adquiridas mais de nove mil pacotes de fraldas e a previsão da Prefeitura era que fosse gasto cerca de R$ 151 mil. Com o pregão, as fraldas serão fornecidas por apenas R$ 40.607 reais. Três empresas entraram na concorrência e a empresa Paulo César de Freitas ME, de Bariri, interior de São Paulo, foi a vencedora.
De acordo com o secretário de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau, a prefeitura já realizou cerca de 10 pregões e foram economizados mais de R$ 500 mil reais em compras de materiais como cartuchos, móveis escolares ônibus, tonner entre outros. "O pregão além de ser mais transparente. Empresa de qulquer lugar do país pode participar. A prefeitura pela primeira vez fornece o edital gratuito, o fornecedor retira no site oficial", disse o secretário. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá atualiza profissionais para campanha de Saúde Bucal

Caraguatatuba - Profissionais da área da Saúde de Caraguá participaram na quarta-feira, dia 11, de um curso de atualização sobre "Lesões reversíveis e condições cancerizáveis da cavidade bucal".
O objetivo do curso foi capacitar profissionais da Rede Municipal para a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, que acontecerá entre os dias 23 de abril e 4 de maio nas Unidades Básicas de Saúde de Caraguá.
Idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Divisão de Saúde Bucal, o curso foi ministrado pela Profª. Dra. Janete Dias de Almeida da UNESP-Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, da área de Semiologia.
Participaram da capacitação 86 pessoas, entre cirurgiões dentistas, auxiliares de consultório dentário, médicos e enfermeiros das unidades de Saúde. O curso contou com a participação de profissionais de São Sebastião e Ilhabela, que foram convidados pela Secretaria de Saúde.
A Diretora da Divisão de Saúde Bucal, Dra Maria Aparecida, informou que o câncer bucal é uma doença que pode ser prevenida de forma simples. "O tratamento é possível desde que haja atenção e acesso aos serviços de saúde a todos, o diagnóstico precoce, assegurando medidas preventivas e haja um prognóstico favorável na abordagem da doença. Isso depende de um complexo trabalho inter e multidisciplinar", enfatizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela treina estagiários

Ilhabela - Na última terça-feira, 10, a prefeitura de Ilhabela através da secretaria municipal de Administração em parceria com o CIEE, (Centro de Integração Empresa Escola), realizou um workshop com aproximadamente 80 estagiários recém contratados pela prefeitura.
A assistente técnica de estágios do CIEE, Vanderleia Romconi e o psicólogo da secretaria municipal de Saúde, Wladymir Lins, ministraram palestras e atividades de interação com os jovens.
Para a maioria dos jovens, o estagio é o primeiro emprego e por essa razão foram discutidos assuntos como: tipo de roupa, acessórios a serem usados e principalmente como se comportar dentro de um órgão público.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o primeiro emprego é muito importante. “É neste momento da vida do jovem que seu futuro é traçado, é muito importante que oportunidades sejam dadas”.
Os estagiários foram escolhidos através de processo seletivo realizado pelo CIEE e pela Prefeitura de Ilhabela. Através de entrevistas, foram selecionados estudantes e no último dia 2, começaram a atuar em diversos setores da Prefeitura.
Manoel Marcos ainda salientou que desde seu primeiro ano de mandato, são oferecidas as vagas de estágio e, as mesmas vêm aumentando ano a ano com o intuito de atender um número cada vez maior de pessoas. “Devido a experiência adquirida na prefeitura ao término do estágio, a grande maioria é absorvida pelo mercado de trabalho, e este é a um fator predominante no aumento de vagas”. (Fonte: PMI)

Continua o recadastramento dos funcionários públicos municipais de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Administração, continua realizando o recadastramento dos servidores públicos municipais, que acontece até o dia 27 de abril.
Nesta terça-feira, 10, teve início o Recadastramento dos servidores da garagem municipal, que se estenderá até o dia 11 de abril, no próprio local, visando facilitar o acesso dos mesmos. Dia 12 de abril, será realizado o recadastramento dos demais funcionários da secretaria de Obras, no Paço municipal.
Ainda neste mês de abril, serão recadastrados os funcionários das Secretarias de Saúde – Administração e Postos (de 16 a 20 de abril); Meio Ambiente (23 de abril) e Esportes (24 de abril); aposentados e pensionistas (25 e 26 de abril); e secretaria de Cultura (27 de abril).
No sábado, haverá plantão no Paço Municipal para atender aos professores da rede municipal que trabalham com carga horário dobrada, a partir das 9h com encerramento previsto para as 13h.
Para efetivar o recadastramento, os servidores deverão comparecer com cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; PIS/PASEP; Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição; CTPS (Carteira de Trabalho); Certidão de Nascimento dos filhos; Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável; Certidão de Reservista; Declaração de bens (última declaração do Imposto de Renda); Comprovante de endereço e uma foto 3x4.
Vale lembrar que em caso de não recadastramento, sem a devida justificativa dos funcionários ativos, pensionistas ou aposentados, serão suspensos os vencimentos, até a efetiva regularização.
Já foram recadastrados os funcionários do Gabinete, Secretarias de Administração (Divisão de Administração, Divisão de Recursos Humanos, Divisão de Fiscalização, Divisão de Compras, PABX, CPD e Protocolo), Assuntos Jurídicos; Finanças/Receita; Assistência Social; Turismo; e Educação. (Fonte: PMI)

Zeca pede que Cemitério do São Pedro seja reaberto

Ilhabela - Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela, no dia 9 de abril, o vereador José Jorge Pereira (PTB), pediu informações ao Executivo, por meio de um requerimento, sobre a possibilidade da reabertura do Cemitério do bairro São Pedro.
Zeca do São Pedro, como é conhecido o vereador, afirma que segundo uma denúncia o fechamento do cemitério ocorreu por conta de um acordo entre a Administração da ex-prefeita Nilce Signorini e o proprietário do imóvel que, na ocasião, comprometeu-se a doar uma outra área na cidade para esse fim.
“No entanto, como até agora nada foi feito, a população reivindica a reabertura do cemitério do Bairro do São Pedro”, afirma parlamentar. O vereador também solicita a construção de gavetas fúnebres e ossário no local. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vivação Cidadania recomeça neste domingo no Canto do Mar

São Sebastião - O projeto Vivação Cidadania terá sua quarta edição neste domingo (15/4), durante todo o dia, na Escola Municipal Canto do Mar. Serviços gratuitos para toda a família, em especial à população mais carente, serão oferecidos por diversos órgãos, além de todas as secretarias municipais.
Entre os serviços disponibilizados estarão RG para maiores de 14 anos, Ouvidoria Municipal, Orientação Jurídica e Tributária e Emissão de Documentos. Haverá também Pronto Atendimento do Procon, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Sabesp, Laboratório de Informática, Polícia Militar, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, entre outros.
Estão previstos também jogos, brincadeiras, recreação e clínicas esportivas, além de dicas de saúde, educação e meio ambiente.
Ana Margarida Freire, secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, disse que o mutirão dá oportunidade, através de ações concretas, para o exercício da cidadania por pessoas de alguma forma excluídas do processo.
A presidente do Fundo Social, Rosa Mota, exalta o projeto. “Essa é a 4ª edição do Vivação Cidadania, sendo o segundo a ser realizado na Costa Norte. Com a união de esforços de diversos órgãos federais, estaduais e da Prefeitura de São Sebastião, buscamos levar a toda população a oportunidade de acesso aos serviços essenciais. Resumindo, o projeto Vivação busca fortalecer a cidadania”, finaliza ela.
Serviço
Projeto Vivação Cidadania
Dia – 15/04
Horário - 9 às 17h
Local – Escola Municipal do Canto do Mar
Endereço - Rua do Parque, 30
Informações: (12) 3892.4991 e 3892.2844
(Fonte: PMSS)

USP apresenta Gruta Digital em São Sebastião

São Sebastião - As salas da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) estão recebendo a exposição de um sistema móvel de multi-projeções estereoscópicas, denominado de “Gruta Digital”. O evento é promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP).
As exibições interativas são realizadas com equipamentos ludo-científicos: equilíbrio dinâmico, torniquete hidráulico, força centrífuga e cadeira de pregos, além de exibições virtuais interativas de raios, tornados, energia; e DVC institucional.
O objetivo da Gruta Digital é ser um espaço de realidade virtual no qual alunos e professores possam interagir com o sistema. A projeção é estereoscópica, ou seja, duas imagens são projetadas, simulando o princípio da visão tridimensional. Com o uso de óculos especiais, fornecidos durante a visita e o som estéreo, o resultado é uma sensação de imersão.
O sistema todo constitui parte do conjunto de itinerância do Parque de Ciência e Tecnologia da USP, com a finalidade de atingir escolas da periferia e de outras cidades do estado.
Os temas que já estão disponibilizados para uso no sistema permitem viajar num ambiente virtual em um vôo sobre o Rio de Janeiro, viajar no universo entre os planetas e as estrelas, e mergulhar em uma molécula. O sistema permite ainda mudar o rumo da apresentação com a interação do público.
De acordo com a professora de Geofísica da USP, Marta Nantovani, a exposição está com um retorno muito bom do público, que, na semana passada visitou duas vezes, em média. “As crianças vinham com suas escolas, contavam para os pais e no dia seguinte estavam todos juntos com as famílias”, disse Marta.
A Gruta Digital é um projeto que tem o apoio da Fundação Vitae, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Poli-USP, Cebimar, Ministério da Cultura, Fapesp e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur.
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP é um órgão de difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, que visa à preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente. O Parque CienTec fica no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no bairro da Água Funda, zona sul de São Paulo.
Serviço
Gruta Digital
De quinta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h
Entrada Franca
Informações: (12) 3892-2620
(Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião faz revisão geral em ponte sobre o rio da Barra do Sahy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesub), através da Subprefeitura de Boiçucanga, está realizando uma revisão geral na estrutura da ponte sobre o rio que fica entre os bairros da Barra do Sahy e Baleia, na Costa Sul.
Segundo o secretário da Sesub, José Carlos Moreno, o serviço que foi iniciado nesta quarta-feira (11/04) deve terminar na quinta-feira (12/04). “Em função de uma viga de sustentação ter trincado resolvemos fazer o reparo em toda a parte estrutural da ponte”, explica.
Enquanto isso, o trânsito de veículos está impedido no local.
Pavimentação - Já nos bairros de Cambury e Juquehy, também na Costa Sul de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), iniciou a colocação de bloquetes na Estrada do Cambury e na rua Francelina de Moraes, respectivamente.
Em Cambury, segundo o engenheiro responsável pela obra, Emílio Iarussi, o serviço deve ser concluído em aproximadamente 45 dias, desde que o tempo colabore. O trecho a ser beneficiado tem 500 metros lineares de extensão, compreendendo a rodovia Dr. Manoel Hypólito do Rego até a ponte sobre o rio Cambury.
Já em Juquehy, a rua da Igreja possui 200 metros de extensão e receberá mil metros quadrados de calçamento.
As duas obras estão sendo executadas pela empresa Soebe Construção e Pavimentação Ltda. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe na sexta Reunião de Agenda 21

São Sebastião - A 3ª Reunião do Fórum da Agenda 21 de 2007 acontece nesta sexta-feira (13/4), das 9h às 13h, na Escola Municipal Henrique Botelho, no bairro Porto Grande. Os trabalhos serão conduzidos por Alexander Turra, coordenador geral da Agenda 21 do Litoral Norte e será discutido o tema “Redução das Desigualdades Sociais”.
A Agenda 21 do Litoral Norte tem como objetivo integrar e mobilizar para alcançar o desenvolvimento sustentável na região.
Após a abertura da oficina, terá início a discussão plenária sobre a relação entre os temas prioritários/setoriais levantados no projeto da Agenda 21, e o tema estratégico “Redução das Desigualdades Sociais”.
Entre os temas prioritários/setoriais estão o turismo, educação e educação ambiental, geração de renda e saúde. Os participantes trabalharão em grupo com a presença de especialistas nos diferentes temas prioritários/setoriais sobre a forma com que cada um deles se relaciona com o tema estratégico.
A reunião se encerrará com a apresentação das conclusões dos grupos e a discussão plenária final.
Quem quiser participar das reuniões da Agenda 21 deverá se inscrever no grupo agenda21litoralnorte@grupos.com.br. As próximas reuniões da Agenda 21 no Litoral Norte deverão acontecer nos dias 11 de maio em Ilhabela, 15 de junho em Ubatuba, 13 de julho em Caraguatatuba, 10 de agosto novamente em São Sebastião, 14 de setembro outra vez em Ilhabela, 19 de outubro em Ubatuba, 9 de novembro em Caraguatatuba, e 14 de dezembro em São Sebastião. O horário será sempre das 9h às 13h e os locais ainda serão definidos.
Qualquer informação pode ser obtida no site agenda21litoralnorte@gmail.com(Fonte: PMSS)

Policia Militar Máquina de Caça-Níquel Durante Operação de Fiscalização em São Sebastião

São Sebastião - Na madrugada do dia 12/04/07 , os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizava Operação de Fiscalização no bairro da Reserva do Moulin, quando abordaram um veículo Chevrolet placa de São Sebastião, localizando em seu interior 06 placas de memórias de caça-níquel, um molho de chaves contendo 150 para abrir máquinas de caça-níquel, R$4.805,00 (quatro mil e oitocentos e cinco reais) em diversas notas, 09 folhas de cheque de vários bancos no total de R$2.366,00 (dois mil e trezentos e sessenta e seis reais) e uma máquina de caça-níquel. Diante dos fatos o condutor e os produtos encontrados foram apresentados ao Distrito Policial. (Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I )

Auxiliares de enfermagem do Pronto Socorro passam por curso de reciclagem na Sesau

São Sebastião - A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião organizou um curso de reciclagem para auxiliares de enfermagem que trabalham no Pronto Socorro Central. O curso teve início no dia 7 de março e o encerramento aconteceu nesta quinta-feira (12/4), totalizando 20 horas/aula.
Os temas abordados no treinamento foram a importância da vigilância epidemiológica no Pronto Socorro, as doenças cardiorespiratórias, o atendimento à pacientes politraumatizados, traumatismo cranioencefálico, acolhimento dos pacientes e seus familiares, e direitos do paciente.
Segundo a coordenadora do curso, Rosalina Baldini Rodrigues, o objetivo do treinamento foi aumentar o conhecimento dos auxiliares de enfermagem sobre todos os agravos de saúde em casos do Pronto Socorro. “Queremos melhorar a qualidade no atendimento”, diz ela.
Participaram do curso de reciclagem 20 auxiliares de enfermagem que já trabalham na rede pública, no Pronto Socorro Central de São Sebastião. As aulas foram ministradas pela enfermeira do PS Maria Ângela Laurito Moraes, que encerrou os trabalhos aborando o tema estresse laboral, considerado muito importante para a categoria, classificada em 6º lugar entre as profissões mais estressantes pela Organização Mundial da Saúde.
A técnica de enfermagem Maria Aparecida Custódio Chincoa, que atua na Central de Atendimento de Emergências (Cacem), no setor de ambulâncias, elogiou a iniciativa da Secretaria da Saúde. “Aproveitei bastante o curso pois relembrei o que estudei no passado e aprendi muitas coisas novas.” (Fonte: PMSS)

Polícia Militar faz pedágio solidário para ajudar PMs feridos em confrontos no Litoral Norte

São Sebastião - Cerca de 15 crianças realizam neste sábado (14/4), em São Sebastião, um pedágio solidário para ajudar dois policiais militares feridos gravemente em confrontos com assaltantes e ataques de integrantes de uma facção criminosa. O objetivo do pedágio é arrecadar materiais básicos para os PMs que estão impossibilitados até de caminhar.
O sargento Valentim e o soldado Trude precisam de fraldas geriátricas tamanho (G), soro fisiológico, luvas descartáveis, polvilho anti-séptico, pomada para assaduras e lenço umedecido.
Valentim foi ferido em fevereiro deste ano durante um assalto na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Houve troca de tiros com os assaltantes e o policial foi atingido e hoje está tetraplégico. O soldado Trude foi uma das vítimas do ataque de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), ocorrido em março de 2006 em São Sebastião. Ele ainda não se recuperou dos ferimentos.
A campanha é organizada pelo 20º Batalhão da Policia Militar do Interior e conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião. No sábado, das 8 às 12h, no estacionamento do Supermercado Garça, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, será colocada uma Unidade da Base Comunitária Móvel para recebimento das doações.
As crianças que participarão da campanha estarão vestidas com uniforme da Polícia militar Mirim e percorrerão as ruas centrais da cidade distribuindo panfletos para a população. Quem puder colaborar no dia do pedágio pode se dirigir com as doações à Base Comunitária no supermercado. Nos outros dias os produtos podem ser entregues na sede do Batalhão da Polícia Militar, à praça Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, no Centro de São Sebastião, ou na 1º Companhia da Polícia Militar, na rua Antonio Pereira da Silva, 594, na Topolândia.
Mais informações pelos telefones do Batalhão (12) 3892.1575, ou da Companhia – 3892.3116. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião inicia campanha sobre instalação de lixeiras em Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Obras e Planejamento (Seop) e Administração (Secad), iniciou nesta semana uma campanha em Boiçucanga, na Costa Sul, para orientar os moradores e comerciantes quanto à instalação adequada de lixeiras.
A ação começou pela Estrada do Cascalho e algumas vielas, onde cerca de 30 proprietários de imóveis foram abordados por uma equipe da administração municipal.
Segundo a chefe de Divisão da Fiscalização Ambiental e de Obras, Eloísa Conceição Souza, há outros pontos no bairro de Boiçucanga que também receberão orientação sobre o procedimento.
A iniciativa foi adotada em função de várias denúncias em relação à disposição e coleta do lixo domiciliar. "Estamos orientando os moradores e comerciantes sobre a legislação que estabelece a cada proprietário o dever de ter um espaço reservado para o acondicionamento dos resíduos produzidos no imóvel. O espaço tem que possuir local reservado para lixo e a sucata", explica Eloísa.
De acordo com ela, a lixeira deve ser construída nos limites da propriedade, ou seja, não pode ser instalada na calçada. O tamanho, explica a chefe, varia de acordo com o volume. Para o comércio, segundo Eloísa, a exigência é de que sejam utilizados contêineres nas cores marrom (lixo) e azul (sucata) para facilitar a identificação da coleta. O lixo, conforme declara, são restos de comida, varrição, pontas de cigarros, madeira, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros. Já as sucatas são plásticos em geral, vidros, metais, alumínio, papel, dentre outros produtos.
O serviço, que começou no Centro Histórico da cidade no mês passado, terá andamento durante os próximos dias, devendo ser estendido para outras praias da região. "Em uma segunda etapa, os imóveis que não se adequarem à legislação serão notificados com prazo para atender a norma, sob pena de multa no valor de R$ 110, sendo o dobro na reincidência", avisa Eloísa.
"O instrumento da notificação e aplicação da multa será utilizado como último recurso. A princípio queremos orientar o cidadão", acrescenta a chefe de Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Tavares Theotonio.
Perguntada sobre o manejo de poda e entulhos, Letícia declarou que a administração municipal já fez requerimento da licença de instalação de uma área para recepção desses resíduos, que seria o Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. "Em breve a situação será resolvida porque hoje não existe local licenciado para depositar os resíduos", argumenta. "Uma das principais intenções da campanha é fazer com que tanto o comerciante como o morador separe o lixo da sucata", conclui. (Fonte: PMSS)

Seduc e Unesp realizam curso de capacitação para professores de matemática

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizam neste sábado (14/04), das 8h às 12h e das 14h às 18h, o 2° Encontro do Curso de Capacitação para Extensão dos Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática.
O curso tem duração de 30 horas e será realizado em quatro sábados para 34 professores inscritos que ministram aulas de matemática de 5ª a 8ª séries da rede municipal. De acordo com o professor de matemática da Seduc, Franklim Roberto Vieira Diniz, o curso é mais uma realização da Seduc que pensa no compromisso de valorizar o professor.
O curso deste sábado será proferido pela professora doutora da Unesp, Mara Sueli Simão Moraes que falará sobre as resoluções de problemas como eixo metodológico do ensino matemático; a resolução de problemas e temas transversais; Grandezas, medidas, aspectos históricos, números fracionais e decimais e o projeto na área de grandezas e medidas envolvendo temas transversais. Informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Seduc realiza 2° encontro do Gruhbas neste fim de semana

São Sebastião - Com o compromisso de valorizar os professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na manhã deste sábado (14/04), a partir das 8h, na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no Porto Grande, o 2° encontro do Grupo de Estudo da Baixada Santista (Gruhbas).
Os encontros são voltados aos professores que ministram aulas de 1ª à 8ª séries do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade. Neste sábado, os professores discutirão o tema: “O certo e o errado na escola. Xiiii! O aluno errou. E agora?”. No último encontro, realizado no fim do mês passado, foi falado sobre “A intertextualidade no processo de formação do leitor”, proferida pelo professor Jonas Alves da Silva Júnior.
Nos próximos encontros estão previstos temas como "Explorando o jornal" (28/04), "Refrescando a cuca: do ábaco à calculadora" (5/05), "As vozes que falam no silêncio dos pincéis" (12/05), "A hora e a vez da Geografia no currículo e na sociedade" (19/05), "Semelhanças e Diferenças: uma questão Ética ou Matemática" (2/06), "Pluralidade Cultural" (16/06), "Civilização Planetária: os desafios da modernidade em uma Educação Integradora" (30/06) e "Liberdade e coerência: o novo desafio para se avaliar os conteúdos" (10/07).
O Gruhbas organiza e desenvolve seminários, palestras, cursos e oficinas voltados para professores e equipes técnicas das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nesses encontros, promove a discussão - fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC - de propostas pedagógicas e de questões teórico-metodológicas das diferentes áreas do currículo escolar.
As metodologias e estratégias estão voltadas para a leitura, produção de textos, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais, em duplas e em grupo, exercícios práticos e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, relato de experiências, análise das produções dos alunos e reflexão sobre o resultado de atividades vivenciadas nas oficinas e aplicadas em sala de aula. O Gruhbas realiza capacitação em mais de 150 municípios de sete Estados brasileiros, contabilizando mais de 30 mil horas de capacitação. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses participam da 3a Etapa do Campeonato Paulista de Pesca Submarina

São Sebastião - O município de São Sebastião será representado por quatro mergulhadores, no sábado (14/04), às 8h, na 3a Etapa do Campeonato Paulista de Pesca Submarina, que acontece na Ilha de Búzios, em Ilhabela.
A competição, que é organizada pela Federação Paulista de Desportos Subaquáticos (FPDS), deve contar com aproximadamente 50 competidores. De acordo com Sandro Alvim Santana de Oliveira, na última etapa foram 54 mergulhadores. “Para essa deve ser a mesma média, mas o número de inscritos só conseguiremos saber na hora”, declara Alvim.
O circuito foi dividido em cinco etapas, sendo que na anterior o vice-campeão da categoria júnior foi o Sandro e a sétima colocação ficou com Leonardo Alexandre. No Campeonato Paulista de 2006, Sandro conseguiu o quarto lugar e Leonardo a terceira colocação, na modalidade dupla. “Minha expectativa para essa etapa é trazer o título para São Sebastião e tentar ser o campeão do circuito paulista”, diz Alvim.
Além de Sandro e Leonardo, vão participar do torneio o vencedor do Campeonato Paulista em 2006, na categoria sênior, Terence Anderson, e Luís Reinaldo, campeão (dupla) na categoria sênior da mesma competição. Todos têm apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Para conseguir se classificar, de acordo com Sandro, o mergulhador deve obter a maior quantidade de peixes, cujo peso mínimo, por espécie, é de meio quilo. “Existem espécies que são proibidas de capturar pelo fato de estarem em extinção”, alerta.
Ele relata ainda que outros seres, dependendo da época da competição, estão no defeso e, portanto, a captura também fica proibida.
A próxima etapa acontece em Ubatuba, na Ilha das Couves, no dia 12 de maio. (Fonte: PMSS)

Equipe de São Sebastião enfrenta Paraibuna pela 9a Copa Vanguarda de Futsal

São Sebastião - A equipe masculina de futsal de São Sebastião estréia neste sábado (14/04), às 10h30, em São José dos Campos, jogando contra o time de Paraibuna pela 9a Copa Vanguarda de Futsal.
Segundo o técnico Rogério Botelho, 32 equipes devem participar da competição. “É um torneio de alto nível porque há cidades que contratam jogadores profissionais”, observa. Já em São Sebastião todos os atletas são moradores na cidade, os quais são escolhidos através de seletivas e/ou convidados a participar.
O time, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), vai sendo montado conforme disponibilidade e condições do atleta. Ele ressalta que sempre há alguns limitadores que impedem a participação do jogador como, por exemplo, o trabalho. “O único atleta de São Sebastião que participou de todas as edições do campeonato é o Douglas Paiva”, destaca.
Para o técnico, o jogo contra a equipe do Paraibuna deve ser difícil. “O time é bem armado, joga fechado, e essa é uma das características que acaba dificultando, além de ser um jogo de estréia e jogar fora de casa”.
Desde que o torneio foi criado, o time de São Sebastião obteve o quarto lugar por duas vezes. No ano passado, o vencedor foi o São José dos Campos.
A próxima partida da equipe ocorre em São Sebastião, no ginásio do Tebar, em 26 de abril, às 20h15, contra o Caraguatatuba.(Fonte: PMSS)

Judocas sebastianenses participam de Campeonato Regional em Jacareí

São Sebastião - Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), 14 judocas participam neste sábado (14/04), a partir das 8h, em Jacareí, do Campeonato Regional de Judô, que envolve as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo.
A competição, de acordo com o técnico Uátila Ferreira dos Santos, deverá reunir cerca de 350 atletas. A equipe de São Sebastião conta com 10 atletas masculinos e quatro femininos.
O torneio é uma das eliminatórias do Campeonato Paulista, quando se classificam os quatro primeiros colocados para a fase seguinte: o Estadual do Interior, que acontece na próxima semana, em Santo André.
“Nessa primeira fase acredito que todos os atletas têm condições de passar porque estão em bom nível, com bastante treinamento”, declara o técnico.
Karatê - A cidade de São Sebastião também será representada na 3a Etapa do Campeonato Paulista de Karatê, que acontece em Catanduva, às 8h, na mesma data em que os judocas vão competir.
Segundo o técnico da equipe, Edasil Farias Santos, são 13 atletas que irão competir pelo município, sendo três femininos e 10 masculinos. Os karatecas competem pela Associação Edasil Santos (AES), que também tem o apoio da Seesp.
“Este é o primeiro torneio oficial que a AES participa e São Sebastião tem chances de obter boas colocações. Quero ver se trazemos, pelo menos, uns cinco ouros”, diz Santos.
A próxima etapa acontece em Santos , no dia 29 de abril. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Recreando em seu bairro anima comunidade do Rio Escuro
Esporte e lazer movimentam manhã de domingo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promove neste domingo, 15, mais uma edição do “Recreando em seu Bairro". Desta vez a animação chega ao bairro do Rio Escuro, que recebe a partir das 9 horas os monitores da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer.
O “Recreando em seu bairro” é um evento destinado a todas as idades, no qual os moradores podem aproveitar a manhã de domingo com atividades lúdicas, esportivas e culturais. Para a garotada são realizadas gincanas, jogos de mesa, colagens, desenhos, modelagem de bexigas e pintura facial. Vôlei, queimada e jogos de tabuleiro também fazem parte da programação.
Parceria - A coordenadora do projeto Recreando em seu Bairro, Kátia Castilho, diz que a parceria feita com a Assessoria de Assuntos Comunitários da prefeitura tem possibilitado a participação de mais pessoas nas atividades. “Como nem todos os bairros da cidade receberão o projeto, a equipe da Assessoria de Assuntos Comunitários entra em contato com as Associações de Moradores dos bairros próximos, mobilizando o maior número de pessoas para que haja maior participação no evento”, disse Kátia.
Para a atividade no Rio Escuro já foram convidados moradores da Praia Dura, Brava da Fortaleza e Domingas Dias. O Recreando em seu Bairro acontece no Campo do Lázaro, no bairro do Rio Escuro, a partir das 9h. (Fonte: PMU)

Praia da Sununga reuniu feras do Skimboard

Skimboard Festival Brasil - Sununga  ©Juliano GregoriUbatuba - Apesar da pouca colaboração das ondas, o Skimboard Festival Brasil movimentou a praia da Sununga, entre os dias 5 e 8 de abril, com disputas de Simboard e Sonrisal.
Conseguindo aproveitar as ondas, que não passaram de cerca de meio metro na sexta e no sábado, mas proporcionaram razoáveis condições de manobra aos atletas que participaram da competição, Marcelo Abreu (Skim open), Rafael Prado (Skim mirim) e Igor (sonrisal), venceram o torneio, promovido pela Associação Ubatuba de Sonrisal e Skimboard (AUSKIM).
O atleta Marcelo Abreu mostrou grande poder de recuperação, saindo da repescagem para derrotar na final o campeão de 2006, o também fluminense João Grilo. Outro destaque do torneio foi o ubatubense Leandro Azevedo, atleta que conseguiu a maior média do torneio, mas acabou em segundo na mirim.
Confira os três melhores da cada categoria:
Skimboard Open - 1º - Marcelo Abreu; 2º - João Grillo; 3º - Jackinha
Skimboard Mirim- 1º - Rafael Prado; 2º - Leandro Azevedo; 3º Guilherme
Sonrisal - 1º - Igor; 2º - Tinguinha; 3º - Ricardo Azevedo
A primeira etapa do Skimboard Festival Brasil teve o apoio da Prefeitura de Ubatuba e o patrocínio de Wilson Alexandre Skimboard, Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário, Quiosque do meio, Nação Skim, Mané Motores, Hotel Cassino Sol e Vida, Alhoa Bord Shop, Super Session, Marabordo e Vivenda Flamboyant. (Fonte: PMU)

Prefeitura executa serviços na região oeste de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando melhorias em bairros da região oeste do município. No Ipiranguinha, bairro que teve recentemente inaugurada a Ponte Ribeiro da Silva, ligando a Rua da Cascata ao Vale do Sol, a prefeitura está pavimentando a Rua Raoni, a pedido de moradores, em reunião com o prefeito Eduardo Cesar.
Os serviços estão em fase final: são cerca de 840 metros de asfalto frio, implantado com recursos próprios da prefeitura. Ainda no Ipiranguinha, a Rua Minas Gerais, paralela à Raoni, recebe serviços de tapa-buraco, que em seguida vão para a Rua da Cascata, principal via de acesso ao bairro. O bairro Marafunda também deve receber os serviços de tapa-buracos da prefeitura nas próximas semanas. (Fonte: PMU)

Infra-estrutura

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros solicitou ao DNIT- Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes que elaborasse ações que visem melhorias e modificações ao trevo do Indaiá. Segundo o Órgão Responsável, a solicitação foi atendida, onde foi providenciado a readequação do trevo para rotatória provisoriamente aos períodos de férias e temporada, o que foi satisfatório, pois ocorreu apenas um acidente com vítima.
O vereador foi informado ainda que a Prefeitura de Ubatuba e o DNIT firmaram convênio para executar a reformulação definitiva do trevo, onde o Executivo Municipal apresentou o projeto, que já se encontra aprovado, e o DNIT financiará a execução da obra, que já se encontra em fase final de abertura de carta convite.
Autor do Requerimento nº 28/07, o vereador destaca a importância da viabilidade da obra, onde oferecerá maior segurança a usuários e a população da localidade.
 (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Rua Dom João III agora é mão dupla em toda sua extensão

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria de Trânsito, informa que a Rua Dom João III passou a funcionar em mão dupla de tráfego em toda a sua extensão. Até então, após a Rua Salvador Corrêa, a Dom João III era contramão para quem desejasse ir para a Avenida Iperoig, e o motorista tinha que realizar a conversão após o cemitério. Agora, o motorista pode seguir em frente, ao invés de ter que ir até a Avenida Thomaz Galhardo. A mudança, além de oferecer facilidade ao motorista, beneficia os comerciantes do local.
(Fonte: PMU)

Circuito de futevôlei é transferido para primeira semana de maio
Etapa classificará segunda dupla de Ubatuba para os Jogos Regionais

Ubatuba - A organização do “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” informou nesta quinta-feira, 12, que a segunda etapa do torneio foi transferida para o dia 5 de maio. O organizador, Almir Ramos, o Pipoka, informa que com isso as duplas terão mais tempo para se entrosar. “A primeira etapa foi em março, portanto, decidimos dar um tempo maior para os atletas de Ubatuba se prepararem para lutar pela última vaga do futevôlei nos Regionais”, disse Pipoka, lembrando que a etapa é uma seletiva para os Jogos Regionais.
As inscrições continuam abertas e custam R$ 25, 00 por dupla, podendo ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer ou pelo telefone 9119-9650, com Pipoka. Na primeira etapa, disputada na praia do Perequê-Açu, no início de março, a dupla Caio e Georges foi a primeira a se classificar para os Regionais, com a segunda colocação. A liderança do ranking está com a dupla Carioca e Xandão, de Caraguatatuba, vencedora da primeira etapa. O “1º Circuito Esquina das Modas Sports de Futevôlei” tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e Liga Ubatubense de Futebol.
(Fonte: PMU)


Prefeitura de Ubatuba e UNITAU acertam parceria para Jogos Regionais
Universidade disponibilizará fisioterapeutas e avaliações físicas para os atletas das cidades que disputarão os Jogos

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar e o secretário municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., estiveram reunidos na última terça-feira, 10, com a Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Maria Lucila Junqueira Barbosa, para acertar detalhes sobre os 51º Jogos Regionais, que acontecem no próximo mês de julho, em Ubatuba.
Ficou acertada a cessão do espaço do Campus da UNITAU em Ubatuba para uso do Comitê Dirigente, durante o período dos Jogos. A universidade também disponibilizará fisioterapeutas para atendimento aos atletas nos locais de competições e estagiários de Educação Física, que realizarão avaliações em atletas de todas as delegações.
O prefeito ressaltou a importância da parceria para o esporte: “a Unitau sempre foi uma grande parceira da Prefeitura de Ubatuba e, mais uma vez abre suas portas, por entender a grandeza deste evento, não só para a cidade, mas para a região”, declarou Eduardo Cesar.
Também participaram da reunião o sócio-diretor da Publicarte, empresa que cuida do marketing dos jogos, Manoel Carlos de Carvalho Jr e o vice-reitor da universidade e coordenadores da UNITAU, Dr. José Rui Camargo. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba participa de fórum sobre trânsito e mobilidade urbana em Vitória

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba vai participar da 62ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, evento organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos, a ser realizado no Centro de Convenções de Vitória, na capital capixaba, nos dias 12 e 13 de abril.
Entre os principais assuntos a serem tratados estão: mobilidade urbana e meio ambiente, políticas sustentáveis para o transporte urbano, segurança no transporte e a atuação das guardas municipais como agentes de trânsito.
Na opinião do coordenador municipal de Trânsito de Ubatuba, Marlon Lopes, que foi eleito como um dos três representantes do Estado de São Paulo para participar de um encontro que acontecerá em Brasília, junto ao Denatran, a importância da participação de Ubatuba nestas reuniões está no fato de estar mais próximo das informações, das novidades e atualidades da área. “A oportunidade de participar de encontros com autoridades federais e estaduais nos traz a chance de receber as informações diretamente das instituições que lidam com os assuntos relacionados a trânsito e mobilidade urbana em todo o país”, disse Marlon. (Fonte: PMU)

 

 

 

SEMANA DE 13/04 A 19/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"Arthur e os Minimoys"
Ás 15:30 hs - 17:20 hs.

"300"
Às 19:10 hs - 21:20 hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Letra e Música"
Às 15:30 hs - 19:30 hs.

"O Atirador"
Às 17:20 hs - 21:20 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Amazona - quadro de Antonio Cícero

Menina em noite de lua
ímpeto e cabelos ao vento
as estrelas são vagalumes
piscando no firmamento

Em corcel retalho de cores
em sintonia na galopada
a vencer espaço e tempo
fazendo curta a estrada

Ao compasso de seu coração
bate idêntico o galope
as patas do veloz alazão

Galopas, menina ousada,
Foges acaso da solidão
ou daquele que a tem vigiada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Dengue
O Litoral Virtual informou nesta quinta-feira, dia 12, que o superintendente de saúde de Ubatuba, Neilton Lima, aproveitou a manifestação contra a dengue, realizada em frente à prefeitura, para fazer alguns esclarecimentos à população. Ele afirmou que Ubatuba tem três fatores que favorecem a epidemia: a infestação do mosquito, o fato de as pessoas serem mais suscetíveis porque nunca houve um surto de dengue e as condições climáticas da região. E o lixo, sr. Neilton? A cidade está uma sujeira, basta ver o exemplo do calçadão, e não há esforço algum por parte do poder público para melhorar a situação. A recente interdição do aterro controlado, em plena epidemia de dengue, deixou a cidade imunda, porque o lixo ficou dias sem ser recolhido e os cães fizeram a festa, destruindo os sacos de lixo e espalhando toda a sorte de recipientes pelas ruas e terrenos baldios. A morte do aterro nunca foi novidade, mas por que a prefeitura nunca fez nada a respeito? Não há um programa efetivo de coleta seletiva na cidade, a não ser algumas iniciativas isoladas por parte da população; não há uma única lixeira sequer nas ruas mais movimentadas, tampouco um bom trabalho de educação ambiental, para que as pessoas carreguem o seu lixo consigo, já que não têm cestos à sua disposição; e o resultado de tanto descaso está aí: lixo e mais lixo, nas ruas, calçadas e terrenos, com potes e mais potes de plástico e vidro ao ar livre, prontos para receber a água da chuva e, logicamente, as larvas do maldito mosquito transmissor da dengue.

Regina Teixeira
Itamambuca

AJA - Associação Amigos do Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha
JARDIM ALICE E ALTO DA PRAIA VERMELHA-RETRATO DO ABANDONO
BAIRRO SOFRE COM TOTAL DESCASO POR PARTE DOS ORGÃOS PÚBLICOS

É interessante, senão deprimente constatar, que as leis que são válidas para os pobres cidadãos comuns , proprietários de imóveis em Ubatuba ou até para as empresas privadas, que pagam seus impostos e serviços públicos, não são válidas quando o inadimplente é o governo federal, estadual ou municipal.
Pense bem. Se você deixa de pagar uma conta de água ou imposto, é ameaçado com cortes de fornecimento, multas, juros e até leilão de bens.
Se uma empresa privada que presta um serviço ou vende uma mercadoria comete dano ao consumidor ou deixa de pagar um imposto, a mesma é duramente penalizada e seus proprietários podem até parar na cadeia.
Mas e se o vilão é o governo? O que acontece? Normalmente nada.
Este é o caso dos loteamentos Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha.
Ambos os loteamentos, projetados e implantados na década de 70, com excelente infra-estrutura de água, luz, guias, sarjetas e galerias de águas pluviais, assistem à quase 3 décadas o descaso e até cinismo de sucessivas administrações públicas municipais..
Localizados em área nobre da cidade, entre as praias do Itaguá e Vermelha do Centro ou Vermelinha, a área está há 30 anos abandonada pela prefeitura.
Há alguns anos, os proprietários e moradores se organizaram em torno de uma Associação e tentam buscar apoio junto aos órgãos públicos, mas sem sucesso. Em relação às ruas (que são públicas) eventualmente (a última vez há mais de 12 meses )passam uma máquina mas dizem que não dispõem de recursos para colocar material. O mato cresce nas ruas, a erosão decorrente das chuvas e falta de manutenção cria crateras e grotas imensas e algumas vezes, especialmente nos dias de fortes chuvas, até o direito constitucional de ir e vir das mais de 30 famílias que ali residem é ameaçado. Com todo este descaso, a erosão levou parte da infra-estrutura instalada e doada ao município como guias e sarjetas e os imóveis perdem valor, sem falar na manutenção dos automóveis que é muito maior, pelo desgaste excessivo de suspensão e pneus.
Mas o problema não para aí. Sabendo do pouco caso das administrações em relação aos loteamentos, os moradores decidiram solicitar à PMU o cadastro dos demais moradores para verificarem junto aos outros proprietários de terrenos se haveria a possibilidade dos mesmos contribuírem com um reparo (pago pelos moradores ) das ruas. Pasmem: A PMU tem criado obstáculos à cessão dos documentos e o pior, cobra taxa de manutenção e limpeza das ruas que nunca é feita.
O último absurdo que deflagrou estas linhas foi a retirada pela PMU do material que com muito custo os moradores separaram para tentar (com recursos e material próprio) melhorarem a condição pavorosa das ruas.
Pasmem!!! A PMU foi até o local com enorme presteza e rapidez e retirou tudo (mais de 10 caminhões de terra) do local para levar para outro bairro (ou sabe-se lá onde...) sem colocar nada em troca.
Dá para acreditar?? Além de não fazerem nada, ainda retiraram o material sem autorização do proprietário (que pagou do bolso para a retirada da terra e a cedeu para a Associação) que então ameaçou fazer um BO e que só então foi procurado com uma promessa de reposição e conserto das ruas. De promessas e boas intenções é que o inferno se enche... de políticos!!!

Hugo Gallo Neto
Secretário da Associação Amigos do Jardim Alice e Alto da Praia Vermelha

Isso que eu chamo de falar a verdade
Maria Cruz,meus parabens eu chamo a sua materia públicada no Litoral Virtual do dia 12 de abril proximo passado,de ter coragem de falar a verdade,em RESPOSTA A CARTA ABERTA A POPULAÇÃO, publicada no dia 10 DE ABRIL,eu hoje vivo em Ubatuba,no bairro da Maranduba,venho para este lugar a quase 40 anos,sou casado com uma filha do pescador CHICO ROMÃO,que morreu aos 94 anos de idade, pescou até os 89 anos de idade,nascido na Maranduba,a mesma profissão teve seu filho Tião Romão ,bem como seus demais filhos e netos,hoje no alto da PRAIA DA MARANDUBA,da uma enorme tristesa de não mais ver as canoas de pesca,não se pode mais cercar tainha,acabou com o Jundu,com a cultura caiçara, e outras coisas mais que seria o direito do povo caiçara,de repente vem um empresario de fora sei la de onde,se instala no lugar destroi a beleza natural ,para um caiçara conseguir uma licença para poder trabalhar na praia e o maior sacrificio junto a Prefeitura e demais orgãos,tem que pagar mais impostos do que ganha,isso quando consegue,sera que os fiscais da prefeitura realmente fiscaliza toda aquela parnafernalha ali existente,sera que aqueles quiosques,estacionamento na praia,bar etc., tem alvara de funcionamento,sera que este empresario esta realmente pensando no POVO CAIÇARA OU EM SEU BOLSO,tenho minhas duvidas.

Mauricio Romão
Morador da Maranduba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Skimboard Festival Brasil - Sununga  ©Juliano Gregori

Skimboard Festival Brasil - Sununga
©Juliano Gregori
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor