Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007 - Nº 1752 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Etapa do Paulista de Bicicross acontece em Caraguá nesse final de semana
Aprender a empreender: curso do Sebrae de Caraguá em parceria com AMEC e Associação Comercial

Caraguatatuba
Caraguá realiza de campanha de Sáude Bucal
Dia de Monteiro Lobato é comemorado em biblioteca do Travessão
Prefeitura de Caraguá entrega nova escola do Perequê Mirim amanhã

Ilhabela
Ilhabela moderniza equipamentos e amplia a fiscalização
Audiência Pública
Funcionários da Câmara assistem palestra sobre o lixo de Ilhabela
Ilhabela moderniza equipamentos e amplia a fiscalização


São Sebastião
Hotéis já registram 90% das reservas para Seletiva do Mundial Optmist
Recenseadores iniciam coleta de dados em São Sebastião
Policia Militar Realiza Flagrante de Porte Ilegal de Arma de Fogo em São Sebastião
São Sebastião será pólo do projeto “Leitura e Escrita: Desafio de todos”
Posto de Atendimento ao Trabalhador ajuda empresas a contratar profissionais
Professores realizam curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal
CAE da Vila Amélia promove concurso para escolher o “Sapo” da entidade
CAE da Vila Amélia realiza 1º Festival do Sorvete
Escola de Vela de São Sebastião recebe visita de alunos da Apae
Chegam primeiras embarcações para Seletiva do Mundial de Optimist
Saúde divulga prevenção ao Câncer de Boca durante Campanha de Vacinação do Idosos


Ubatuba
Descaso da Prefeitura faz moradores do Sesmaria entrarem em ação
Prefeitura abre inscrições para Curso de Hortas Suspensas
Melhor Idade de Ubatuba intensifica treinamentos para Jogos do Idoso
Prefeitura de Ubatuba busca parceiros para o programa “Adote o Verde”
Programa busca parcerias para a conservação de praças e jardins públicos
Comitiva de Ubatuba foi a Ilhabela conhecer projeto de receptivo de cruzeiros
Agenda 21 de Ubatuba realiza Fórum Municipal

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Etapa do Paulista de Bicicross acontece em Caraguá nesse final de semana
Atleta Bolsa Esporte disputa em uma das categorias

Litoral Norte - Na semana de aniversario de Caraguatatuba o melhor do Bicicross Olímpico estará reunido na pista Ton Ferreira, no bairro Indaiá. No local será realizada a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. Organizado pela Caraguá BMX Clube, Associação Paulista de Bicicross e Federação Paulista de Ciclismo, que também tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, o evento acontece dias 21 e 22 de abril.
A expectativa é de que 400 pilotos (entre 5 a 60 anos) vindos dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e de São Paulo compareçam ao evento para disputar 37 categorias, nas modalidades aro 20 e aro 24 (cruiser). O público estimado é de três mil pessoas.
A maior disputa deve acontecer na categoria Elite Men, pois como falta apenas uma semana para a definição dos pilotos que irão representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro 2007, definição esta que acontece no próximo dia 28 de abril,na cidade de Rio do Sul-SC, Caraguatatuba terá a oportunidade de ver todos os pilotos e pilotas que disputam as 2 vagas no masculino e 2 no Feminino.
No masculino, o atual nº 1 do Brasil, o biker Deivlin "Turbo" Baltazar (Campeão do Bicicross da América 2007 e 1º no), da cidade de Americana, que apesar de não estar na liderança no Paulista, vem como grande favorito para vencer a etapa, porém a disputar não vai ser fácil, pois o Jacareiense Mauro Aquino (nº 2 do Brasil), vencedor da etapa de Caragua do ano passado e profundo conhecedor dos atalhos da pista de Caragua, só pensar em vencer novamente, atualmente Mauro corre pelo clube de Cosmópolis. Ainda não podemos deixar de lado os bikers Thiego Machado (Sorocaba), Daniel Jorge (Paulinia), Hudson Peixoto (Pirapora-MG) e Felipe Brick (Santa Catarina), que também disputam a vaga.
No feminino, a prova terá a presença das pilotas Luciana Hirama (Paulinia), Juliana Petruschky (Santa Catarina) e Ana Sgobin (Americana), atuais nº 1, 2 e 3 do Brasil respectivamente.
Da equipe do Caragua BMX Clube, a grande esperança de vitória ficam por conta de Marcos Santos "Chokito" / Mônaco / Cash Bingo / HS / Circuit / Yescom (Elite Máster), que venceu recentemente o Panamericano na Argentina, Evandro Castilho (Cruiser 15 a 16 anos e Boys experts 16 anos), Tiago Fernandes (Boys 15 a 16 anos novatos), Paulo "Mineiro" Carvalho (Cruiser 17 a 24 anos), Ruy "Tubarão" Noronha (Cruiser 30 a 34 anos), Matheus Prazeres / UNIMÓDULO / TVpedivela e Fabio Almeida, ambos da boys 9 anos experts.
A entrada é grátis, com estacionamento livre, pois a pista se localiza na beira da Praia do Indaiá é considerada a Pista mais bonita do litoral Brasileiro, haverá também barracas de alimentação, peças de bicicletas e também as barracas das equipes e de familiares, para este evento será montada uma arquibancada para 1 mil pessoas, e para quem é apreciador de muita adrenalina, vale apenas assistir a partir de sábado (21), aonde já rola os treinos oficiais, a prova será disputado no Domingo (22) a partir das 10:00h.
Para este ano a Secretaria de Esportes e Recreação em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas da prefeitura reformaram a pista para atender as exigências da APBX (Associação Paulista de Bicicross).
Mais informações: www.caragua_bmx.ubbihp.com.br
Caraguá BMX Clube - Marcus Prazeres
(Fonte: Módulo)

Aprender a empreender: curso do Sebrae de Caraguá em parceria com AMEC e Associação Comercia

Litoral Norte - Começa nessa segunda-feira na Associação Comercial de Caraguá o curso Aprender a Empreender. Os Interessados devem se inscrever no Posto de Atendimento ao Empreendedor da cidade, das 8h30 às 16h30. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
No curso o aluno aprenderá um pouco mais sobre o que é ser empreendedor, noções de marketing, concorrência, mercado, entre outros assuntos. O público-alvo é formado por donos de negócios formal e informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, profissionais liberais, membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
Para participar é preciso ter 18 anos ou mais e possuir, no mínimo, nível fundamental.
O curso acontece de 23 a 27 de abril, das 18h30 às 22h30 e dia 28 de abril, das 8h30 as 12h30. A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba fica na rua Engenheiro João Fonseca, 484 Centro.
Os trabalhos desenvolvidos pelo PAE acontecem em parceria com a Associação Comercial e a Associação Módulo de Educação e Cultura. A inauguração do Posto abriu as festividades de aniversário de Caraguá, comemorado nesta sexta-feira, 21 de abril.
Serviço: Posto de Atendimento ao Empreendedor - Rua Siqueira Campos, 44 Centro. (Prédio da secretaria de Administração de Caraguatatuba).
Mais informações: (12) 3897-8198. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá realiza de campanha de Sáude Bucal
A campanha tem como foco principal os idosos que estão participando da campanha de vacinação contra a gripe, porém está a todos os munícipes

Caraguatatuba - Dentistas da rede municipal de saúde de Caraguatatuba estarão de 23 de abril a 4 de maio, das 7h às 10h em todas as UBSs(Unidades Básicas de Saúde) para a campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.
Os munícipes devem comparecer na unidade mais próxima de sua cada para a avaliação, em caso de suspeita da doença, o paciente será encaminhado para uma retriagem com o especialista, caso confirmada a doença, a pessoa será levada a tratamento. "A única unidade de saúde que não iremos atender na campanha será a do Getuba, pois o local não tem consultório dentário, mas os moradores poderão ir até a unidade mais próxima para fazer a avaliação", disse a Diretora da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, dra. Maria Aparecida.
No dia 28 de abril, sábado, as unidades dos bairros Porto Novo, Centro e Massaguaçu estarão com atendimento especial, os pacientes poderão comparecer das 8h às 17h para a avaliação. "Essa campanha tem como foco principal os idosos que estão participando da campanha de vacinação contra a gripe, porém abrimos para todos os munícipes", disse dra Maria Aparecida.
Essa campanha é promovida pela Fundação Oncocentro de São Paulo-FOSP. Há dois anos a FOSP vem trabalhando nesta campanha em parceria com os Municípios do Estado de São Paulo e, neste ano, conta novamente com a participação dos Municípios para intensificar as ações preventivas do câncer bucal.
Mais informações pelo telefone (12)3897-1720 na Divisão de Saúde Bucal. (Fonte: PMC)

Dia de Monteiro Lobato é comemorado em biblioteca do Travessão
Com o objetivo de incentivar a leitura e difundir a obra literária de Monteiro Lobato, a biblioteca Cecília Meireles promoveu uma atividade no dia em que o autor completaria 125 anos. Dezenas de crianças foram levadas ao mundo do faz de conta, por meio dos personagens de Lobato.

Caraguatatuba - O dia de Monteiro Lobato não passou em branco pela Biblioteca Cecília Meireles, no bairro Travessão. A data em que o maior escritor da literatura infantil completaria 125 anos, diversas crianças do bairro puderam entrar no mundo do faz de conta de conhecer um pouco mais sobre a obra e os principais personagens do autor.
Tudo foi organizado pela direção da biblioteca, que preparou a recepção das crianças e transformou a unidade, num verdadeiro sítio do Pica-pau amarelo. Para levar as crianças a esta viagem, nada melhor do que Monteiro Lobato e uma fada para explicar a história.
E foi exatamente isso que aconteceu. Um grupo de atores participaram da comemoração e encenaram não apenas os personagens de Monteiro Lobato, mas também o próprio autor. Ele chegou à biblioteca de carroça para mostrar aos pequenos leitores a sua trajetória e dos personagens que criou.
Lobato convidou as crianças para fazerem uma viagem para dentro do livro e para executar essa tarefa, pediu a ajuda de uma fada. Ela por sua vez ensinou para as crianças a palavra mágica pirlimpimpim e com a ajuda de um pó mágico, os levou para o Sítio.
Todos os personagens da história estavam no local, como o saci, cuca, rabicó. As crianças também puderam assistir a uma peça cujo o tema foi o aquecimento global. Nesta história, Pedrinho e Narizinho perguntam à Dona Benda o que significado do aquecimento global e acabam descobrindo a importância de preservarem o meio ambiente.
Ao lado de Emília e Visconde, as crianças percorreram o sítio a procura de algo que esteja poluindo o meio ambiente e para isso pede ajuda ao saci. A recepção dos visitantes teve direito até aos bolinhos de Tia Anastácia. Eles também puderam manusear obras de Monteiro Lobato, que foram expostas no local. No término da visita, cada criança fez um desenho sobre o autor.
Segundo o diretor da biblioteca, Luiz Henrique Lúcio Goulart, esse projeto nasceu com o desejo de incentivar o gosto pela leitura e mostrar a toda a comunidade e escolas convidadas, o espaço que pode ser explorado por todos e as inúmeras atividades que podem ser realizadas no local. "Foi muito gratificante ver as crianças encantadas com tudo o que aconteceu dentro do sítio, assim como a interação feita por alguns. Eles brincaram com o Saci, tocaram na Cuca e ainda puderam verificar tudo o que foi mostrado pelo teatro, nos próprios livros de Lobato", finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá entrega nova escola do Perequê Mirim amanhã
Entre as inaugurações que serão realizadas em Caraguatatuba, homenageando o aniversário de 150 anos da cidade, está uma nova unidade escolar. Trata-se do CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, que será entregue amanhã, dia 20, à comunidade do Perequê Mirim.

Caraguatatuba - A Educação foi uma prioridade da Prefeitura de Caraguatatuba em 2006, que além de trabalhar com o aperfeiçoamento pedagógico, não deixou de lado a ampliação da estrutura física para o atendimento dos alunos. Exemplo disso é a nova unidade escolar do bairro Perequê Mirim, que será inaugurada amanhã, dia 20 de abril, em comemoração ao aniversário de 150 anos do município.
Com uma estrutura física inovadora, já que é a primeira escola municipal com dois andares, o CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, atende todas as exigências de acessibilidade e trará conforto aos futuros usuários.
Essa construção veio de encontro com as necessidades dos moradores do Perequê, pois vai receber inicialmente uma demanda reprimida de 500 alunos, ou seja, estudantes que já estão regularmente matriculados e estudando provisoriamente em outras unidades da região. Com a entrega do novo prédio público, eles terão melhores condições físicas para estudar, o que proporcionará ganhos no processo de aprendizagem.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, essa entrega é bastante importante, pois vai suprir a demanda de alunos do Ensino Fundamental no bairro Perequê Mirim. "A educação é um segmento que deve ser priorizado e é isso que fazemos ao entregar uma nova escola. Acredito que será algo muito útil para esta comunidade e trará excelentes condições de ensino para os professores e principalmente alunos", destacou.
A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini diz que a nova escola permitirá que centenas de alunos freqüentem as aulas com mais conforto. "Estamos entregando uma escola com uma boa estrutura e o que há de melhor para os alunos. Com isso eles terão um ganho na qualidade material e física, que resultará consequentemente num melhor aprendizado", completou.
A escola possui 14 salas de aulas, com espaços amplos e arejados, equipadas com mobiliários modernos, que atenderão plenamente as necessidades pedagógicas do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também terá biblioteca, sala de especialista e laboratório de informática. As práticas esportivas serão realizadas numa quadra poliesportiva coberta.
Ainda há na unidade banheiro para deficientes, vestiário para funcionários, cantina e refeitório. As crianças também contarão com um pátio coberto e uma área aberta, com área pavimentada e jardins.
A mais nova unidade escolar de Caraguatatuba está localizada na Rua Benedito Fortunato, s/nº. Toda a comunidade está convidada para participar da inauguração, que será realizada a partir das 18h. O telefone da escola para mais informações é (12) 3887-3014.
Outras unidades em construção - Além da escola que será inaugurada este mês, outras três unidades escolares tiveram obras iniciadas pela Secretaria de Obras do município. Uma delas na Praia das Palmeiras, na Rua Aldo Marcucci. A escola será composta por 10 salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca, uma quadra poliesportiva coberta, um refeitório coberto, cozinha, sanitários, estacionamento e salas para administração.
Outro bairro beneficiado com uma nova escola, em breve, será o Indaiá, na Avenida Rio Grande do Norte. A obra já foi iniciada e compreende 10 salas de aula, uma sala de informática, cozinha, vestiários para funcionários, sanitários, refeitório coberto, estacionamento e salas para administração.
Assim como o Indaiá, o Sumaré também será contemplado com uma nova escola, com obra já iniciada pela Prefeitura. A futura escola terá 10 salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca, cozinha, vestiários para funcionários, sanitários, refeitório coberto, uma quadra poliesportiva coberta, estacionamento e salas para administração. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela moderniza equipamentos e amplia a fiscalização

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio dos Departamentos de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Divisão de Trânsito, PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue), juntamente com a Polícia Militar, realizaram nesta quinta-feira, 19, uma blitz na entrada da cidade.
O objetivo da operação, que envolveu cerca de 22 agentes, foi de verificar as condições de conservação, procedências, situação do transporte e acondicionamento dos alimentos; documentação; notas fiscais; notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e, eventualmente, autuar e impedir a sua permanência.
A novidade foi o teste de um novo sistema de verificação da documentação das empresas que transportam produtos para o município. A Divisão de Fiscalização contou com um computador portátil com o sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular). Com este sistema on-line, foi possível checar o banco de dados da Receita Federal e do DENATRAN, consultando a situação cadastral das empresas e dos veículos. A Fiscalização Municipal apreendeu 60 unidades de colchonetes para animais, que seriam comercializados de maneira informal por ambulantes.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Sousa, “o prefeito Manoel Marcos nos deu total respaldo para a implantação do novo sistema, que nos ajudará a evitar que empresas inativas comercializem seus produtos, muitas vezes com procedência duvidosa em nosso município”.
O secretário de Administração, Luiz Lobo, afirmou que o sistema implantado será mantido e que o número de operações será aumentado, “para diminuirmos, cada vez mais, a sonegação de impostos e evitarmos que ‘empresas frias’ atuem em Ilhabela”.
Agentes de Trânsito acompanharam a blitz checando a documentação de veículos, com a finalidade de tirar de circulação os veículos irregulares que transitam pela cidade. Foram vistoriados, aproximadamente, 90 veículos e 70 motocicletas. Todos os veículos e motocicletas foram fiscalizados pelos agentes e nenhuma irregularidade foi encontrada.
“O saldo das blitzs é muito positivo, pois vemos que a cada operação diminui o número de autos lavrados. O que se apresenta é uma melhor condição no transporte e acondicionamento dos produtos e mercadorias trazidas para o município”, afirmou o vereador Márcio Garcia, que acompanhou a operação.
A Vigilância Sanitária aplicou seis autos de infração, referentes ao transporte das mercadorias; também foram apreendidos aproximadamente 25kg de margarina, que não possuíam condições de ser comercializados devido ao acondicionamento inadequado nos veículos que estavam sendo transportados. Por ser reincidente na questão, a empresa foi multada em R$ 3.500,00. Para o chefe de seção da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, “a maioria das infrações são pela inadequação do veículo e falta de refrigeração”. Oriedson ainda ressaltou os resultados positivos destas operações, pois a cada blitz o número de autos diminuem.
A equipe do PIACD, que esteve presente na operação, realizou a verificação de veículos que transportavam possíveis criadouros do mosquito da dengue, como pneus, plantas, garrafas e vasos. Também fizeram a distribuição de material informativo, na intenção de conscientizar veranistas em relação ao controle da doença.
“Desde meu primeiro ano de mandato, conseguimos uma grande diminuição na comercialização irregular de mercadorias. Estas ações ajudam a fortalecer o comércio local, além de colaborar, e muito, na saúde dos turistas e moradores de Ilhabela”, afirmou o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: PMI)

Audiência Pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a Audiência Pública que será realizada no dia 20/04/2007, sexta-feira, às 19 horas, na sede do Legislativo Municipal, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila, para a discussão sobre as bolsas de estudos concedidas pela Prefeitura Municipal de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Funcionários da Câmara assistem palestra sobre o lixo de Ilhabela

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela recebeu hoje a visita de três funcionários da secretaria do Meio Ambiente que apresentaram uma palestra sobre o lixo do município.
Durante a apresentação os funcionários Magda Santos, Diego Ambrósio e Ariela Ferreira abordaram temas como o destino do lixo produzido pelo município, o trabalho desenvolvido por 25 pessoas no Centro de Triagem e a recuperação do local onde até 2004 funcionava um lixão. Os funcionários da Câmara também receberam orientações sobre como separar o lixo orgânico do reciclável. “Ainda existe certa resistência da população em estar separando o lixo”, disse Magda.
O ideal é que as pessoas coloquem para fora o lixo produzido em casa no período da manhã, horário em que o caminhão de lixo passa, evitando que animais revirem as sacolas. Os palestrantes ainda enfatizaram que o lixo de casa é de responsabilidade de cada um.
A secretaria do Meio Ambiente pretende estender estas palestras por todos os bairros de Ilhabela. “Terminamos as orientações no Green Park e estamos fazendo no Reino”, explicou Diego. As visitas estão sendo feitas de acordo com indicações dos coletores de lixo que apontam os lugares que mais necessitam de orientação.
A equipe finalizou a apresentação com um pensamento indígena com o objetivo de conscientizar: “Somente quando a última árvore for derrubada, o último rio poluído ou o último peixe morrer é que o homem irá perceber que o dinheiro não se pode comer”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela moderniza equipamentos e amplia a fiscalização

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio dos Departamentos de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Divisão de Trânsito, PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue), juntamente com a Polícia Militar, realizaram nesta quinta-feira, 19, uma blitz na entrada da cidade.
O objetivo da operação, que envolveu cerca de 22 agentes, foi de verificar as condições de conservação, procedências, situação do transporte e acondicionamento dos alimentos; documentação; notas fiscais; notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e, eventualmente, autuar e impedir a sua permanência.
A novidade foi o teste de um novo sistema de verificação da documentação das empresas que transportam produtos para o município. A Divisão de Fiscalização contou com um computador portátil com o sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular). Com este sistema on-line, foi possível checar o banco de dados da Receita Federal e do DENATRAN, consultando a situação cadastral das empresas e dos veículos. A Fiscalização Municipal apreendeu 60 unidades de colchonetes para animais, que seriam comercializados de maneira informal por ambulantes.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Sousa, “o novo sistema nos ajudará a evitar que empresas inativas comercializem seus produtos, muitas vezes com procedência duvidosa em nosso município”.
O secretário de Administração, Luiz Lobo, afirmou que o sistema implantado será mantido e que o número de operações será aumentado, para diminuirmos, cada vez mais, a sonegação de impostos e evitarmos que “empresas frias” atuem em Ilhabela.
Agentes de Trânsito acompanharam a blitz checando a documentação de veículos, com a finalidade de tirar de circulação os veículos irregulares que transitam pela cidade. Foram vistoriados, aproximadamente, 90 veículos e 70 motocicletas. Todos os veículos e motocicletas foram fiscalizados pelos agentes e nenhuma irregularidade foi encontrada.
“O saldo das blitzs é muito positivo, pois vemos que a cada operação diminui o número de autos lavrados. O que se apresenta é uma melhor condição no transporte e acondicionamento dos produtos e mercadorias trazidas para o município”, afirmou o vereador Márcio Garcia, que acompanhou a operação.
A Vigilância Sanitária aplicou seis autos de infração, referentes ao transporte das mercadorias; também foram apreendidos aproximadamente 25kg de margarina, que não possuíam condições de ser comercializados devido ao acondicionamento inadequado nos veículos que estavam sendo transportados. Por ser reincidente na questão, a empresa foi multada em R$ 3.500,00. Para o chefe de seção da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, “a maioria das infrações são pela inadequação do veículo e falta de refrigeração”. Oriedson ainda ressaltou os resultados positivos destas operações, pois a cada blitz o número de autos diminuem.
A equipe do PIACD, que esteve presente na operação, realizou a verificação de veículos que transportavam possíveis criadouros do mosquito da dengue, como pneus, plantas, garrafas e vasos. Também fizeram a distribuição de material informativo, na intenção de conscientizar veranistas em relação ao controle da doença.
Desde que estas operações foram iniciadas, por volta de cinco anos, houve uma grande diminuição de mercadorias comercializadas irregularmente no município.
“Este tipo de ação em conjunto é de suma importância à segurança pública de Ilhabela e vem mostrar, mais uma vez, a eficiência da PM de Ilhabela no que diz respeito a aplicação das leis no município”, afirma o PM Soldado Raul Macário.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Hotéis já registram 90% das reservas para Seletiva do Mundial Optmist

São Sebastião - Os comerciantes de São Sebastião terão motivo de sobra para comemorar mais um grande evento promovido pela Prefeitura da cidade.
Pelo menos 500 pessoas devem circular pelo Centro de São Sebastião entre os dias 28 de abril e 4 de maio, quando acontece o Campeonato Brasil Centro e Seletiva para o Mundial da Classe Optmist, evento do calendário da Vela da Secretaria de Esportes e da Federação de Vela de São Sebastião.
Só nos hotéis da região central, pelo menos 90% das vagas já foram ocupadas por velejadores, técnicos, árbitros e organizadores do evento. Os dados foram confirmados pela Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss).
Segundo a entidade, a competição vai gerar uma grande movimentação no comércio da cidade, já que serão visitantes de vários Estados do Brasil.
Pelo menos 120 velejadores disputarão à competição. Os cinco primeiros colocados vão para o Mundial de Optimist, que será disputado na Itália.
Do 6º ao 9º lugar, vagas para o Campeonato Europeu, na Grécia, enquanto que do 10º ao 24º colocado, a classificação é para o Campeonato Norte Americano, no México.
Os atletas virão dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e Ceará.
A cerimônia oficial de abertura ocorre no domingo, 28 de abril, às 12h, na Praça da Vela, bairro do Porto Grande. Na ocasião, haverá desfile das delegações, apresentação da Banda Municipal e juramentos do árbitro e atleta.
O Campeonato Brasil Centro e Seletiva do Mundial Optmist têm a realização da Prefeitura de São Sebastião, organização da Associação Brasileira da Classe Optmist, além do patrocínio do Governo Federal e da Transpetro. (Fonte: PMSS)

Recenseadores iniciam coleta de dados em São Sebastião

São Sebastião - Se você for abordado em sua residência por homens ou mulheres com coletes, crachás e um pequeno computador de mão, não se assustem. São os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que iniciaram nesta última semana a coleta das informações para os censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada - o censo agropecuário e a contagem da população nos municípios com até 170 mil habitantes.
Segundo informações do IBGE, cerca de 50 recenseadores estarão percorrendo os cerca de 120 Km de extensão de São Sebastião, visitando casa por casa, rua por rua. Pelo último censo do órgão, a cidade beirava os 75 mil habitantes.
As entrevistas serão realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. A informatização possibilitará um recorde na divulgação dos resultados: no caso da contagem, por exemplo, os dados serão disponibilizados já no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta.
Em relação ao censo agropecuário, os dados serão mais fáceis de serem levantados, já que o Município possui poucas áreas que caracterizam estabelecimentos nos segmentos de agricultura, silvicultura, pecuária, aqüicultura, apicultura, sericicultura ou extração vegetal, apenas algumas próximas a Estrada da Limeira. (Fonte: PMSS)

Policia Militar Realiza Flagrante de Porte Ilegal de Arma de Fogo em São Sebastião

São Sebastião - No dia 18 de abril, às 12h07min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, durante patrulhamento pelo bairro Barra do Sahy, na Rua Pontal, depararam com o infrator da lei G. A. T. J., de 20 anos, em atitude suspeita, ao efetuar revista pessoal os Policiais Militares lograram êxito em localizar um revólver Cal. 32, com numeração raspada, municiada com 05 cartuchos enrolado em uma camiseta que o infrator da lei estava carregando na mão direita. Conduzido ao Distrito Policial, o infrator foi autuado em flagrante delito pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo, ficando recolhido na Cadeia Pública local. (Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I )

São Sebastião será pólo do projeto “Leitura e Escrita: Desafio de todos”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Wolksvagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) promoverá em São Sebastião o projeto “Leitura e escrita: desafio de todos”.
O programa será desenvolvido no município e contará com a participação de professores da cidade e outros que virão de Peruíbe e Caraguatatuba. O projeto tem como objetivo capacitar docentes de várias disciplinas das séries finais, bem como gestores educacionais, para reflexão de um currículo que leve em conta o desenvolvimento das habilidades da leitura e produção de diferentes textos, em todas as áreas do conhecimento.
De acordo com informações da Seduc, o Projeto “Leitura e Escrita: Desafio de todos” fundamenta-se no princípio de que educar para a sociedade atual exige mais que transmissão de conhecimentos (por mais relevantes e atualizados que sejam).
A escola precisa fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele possa ler, compreender, selecionar e organizar as informações complexas do mundo moderno de maneira autônoma e crítica, e essa tarefa não pode ficar restrita às aulas de Língua Portuguesa nem aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto ressalta a responsabilidade de professores, gestores e a própria comunidade.
O primeiro encontro de formação acontecerá na próxima quinta-feira (26/4), na EM Henrique Botelho, das 8h às 17h e terá a participação de aproximadamente 90 professores no total. Informações pelo telefone (12) 3892-4717.
Parceiros - A Fundação Volkswagen, idealizada e fundada em 1979 pela matriz alemã e responsável por canalizar as ações sociais da companhia, tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, reafirmando os valores e o seu compromisso com o desenvolvimento social do Brasil, potencializando a gestão escolar, formação de professores e a aprendizagem de alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental.
Já o Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. Com identidade consolidada na defesa e promoção da formação continuada de educadores, na inovação metodológica e na valorização dos espaços de aprendizagem, será o responsável pela formação dos professores no Projeto juntamente com as Secretarias da Educação dos municípios. (Fonte: PMSS)

Posto de Atendimento ao Trabalhador ajuda empresas a contratar profissionais

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião oferece gratuitamente um serviço que coloca profissionais qualificados em contato com as empresas que necessitam contratar funcionários.
Por meio da Central de Captação de Vagas do PAT, órgão da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, são selecionados profissionais com perfis que atendem perfeitamente os critérios estabelecidos pela empresa. Essa seleção criteriosa e o encaminhamento desses profissionais poupam à empresa tempo e dinheiro, fazendo-se desnecessária a contratação de empresas de recrutamento que cobram pelo serviço.
Várias empresas do município já utilizam o serviço da Central de Captação de Vagas e tanto profissionais como as empresas envolvidas nesse processo mostram-se muito satisfeitos.
As empresas interessadas devem encaminhar as solicitações de candidatos por fax ou telefone para os números (12) 3892-4606 ou 3892-1600 e também pelo e-mail pat@saosebastiao.sp.gov.br  (Fonte: PMSS)

Professores realizam curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) através do Grupo de Educação Fiscal do Litoral Norte (GEF) iniciou na semana passada, com cerca de 60 professores de São Sebastião, o curso de “Disseminadores de Educação Fiscal” que é desenvolvido na modalidade de Educação à Distância (EAD).
De acordo com a Seduc, o objetivo do curso é dar continuidade à formação e ampliação da rede nacional de educadores que irão atuar nas escolas e com a sociedade na divulgação do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). O curso terminará no dia 11 de junho deste ano, com carga horária total de 80 horas sem a elaboração de projeto pedagógico ou 120 horas para aqueles que optarem realizar um projeto.
Aproximadamente 200 educadores do Litoral Norte participam desse curso. A Educação Fiscal é um programa nacional, entendido como prática educacional com o objetivo de desenvolver valores e atitudes, habilidades e competências para o exercício de direitos e deveres na relação entre o Estado e cidadão; a partir do entendimento do funcionamento da Administração Pública, da função sócio-econômica dos tributos, da aplicação dos recursos públicos e de estratégias para o exercício do controle social. (Fonte: PMSS)

CAE da Vila Amélia promove concurso para escolher o “Sapo” da entidade

São Sebastião - O Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia promove, em parceria com as escolas do bairro, um concurso de desenho para escolher o seu primeiro logotipo. O tema escolhido é o sapo. A iniciativa é resgatar o antigo nome do bairro, que antes era conhecido como Vila Sapo.
Com o concurso, o CAE pretende devolver a integração entre a história atual e a passada, além de destacar o processo de desenvolvimento pelo qual o bairro passou.
Podem participar do concurso apenas alunos inscritos nas atividades regulares do CAE e alunos das escolas participantes, que serão divididos em três categorias: de 4 a 8 anos, de 9 a 13 e de 14 a 17 anos.
As crianças serão selecionadas pelas escolas que deverão fazer uma pré-seleção dos desenhos, mandando para o CAE três trabalhos por categoria. Cada alunos pode participar com apenas um desenho que deve ser acompanhado por uma ficha de inscrição com os dados do participante.
Os trabalhos serão avaliados de acordo com a originalidade e criatividade, além de harmonia e definição clara do tema no contexto do desenho.
Os desenhos devem ser entregues até o dia 11 de maio, na sede do Centro de Apoio Educacional, que fica na rua Jaime Scaramelli, 87, na Vila Amélia.
O resultado será divulgado no dia 18 de maio e a premiação será feita de acordo com a faixa etária de cada participante.
Mais informações pelo telefone (12) 9102.0408, com Cecília Nogueira. (Fonte: PMSS)

CAE da Vila Amélia realiza 1º Festival do Sorvete

São Sebastião - O Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, localizado na região central de São Sebastião, realiza no domingo (29/4) o 1º Festival do Sorvete. O evento tem por objetivo arrecadar recursos para o desenvolvimento do projeto “Ação entre Amigos”.
O evento visa ainda fortalecer as relações entre as pessoas, desenvolvendo assim um sentimento de grupo e enfatizando a máxima de que só a “união faz a força”.
Durante a festa, o CAE contará com o apoio da Família Rocha, tradicional no ramo de sorvetes, e trará para a comunidade local diversas atividades culturais como apresentações de patinação, teatro e técnicas circenses.
Para os interessados, um kit de sorvete será vendido por R$ 10 na sede do Centro de Apoio Educacional.
Mais informações pelo telefone (12) 9102.0408, com a organizadora Cecília Nogueira.
O CAE da Vila Amélia fica na rua Jaime Scaramelli, 87. A festa acontece das 17 às 22h.
(Fonte: PMSS)

Escola de Vela de São Sebastião recebe visita de alunos da Apae

São Sebastião - Cerca de 120 alunos da Escola de Educação Especial Mundo Feliz, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fizeram um passeio diferente nos dias 18 e 19 de abril e foram conhecer a Escola de Vela de São Sebastião.
A visita encerrou toda uma semana de trabalhos dentro da sala de aula onde os alunos estudaram temas relativos ao mar e à vela. O tema foi escolhido devido à proximidade do Campeonato Brasil Centro & Seletiva, da classe Optimist, que será realizado entre os dias 28 de abril a 4 de maio, em São Sebastião.
Os alunos fizeram o passeio acompanhados do professor de Educação Física da escola Mundo Feliz, Jaime Gomes Martins, que explicou que a visita foi uma continuação do trabalho realizado em classe com os alunos. “Eles estudaram sobre o vento e a vela e agora tiveram oportunidade de conhecer tudo isso de perto”, conta Jaime.
Os visitantes foram recebidos pelo instrutor do projeto Ventos e Velas , Fernando Freitas, que falou aos alunos sobre o trabalho que é feito na escola, sobre os tipos de embarcações utilizados nas aulas, explicando sobre o mar, o vento e a importância do uso de equipamentos de segurança na navegação.
O meio ambiente também foi assunto da conversa e Fernando enfatizou que não se deve jogar lixo na praia e nem no mar. “Além de noções sobre o meio ambiente, é importante que eles saibam que se deve ter respeito pelo mar”, diz Fernando.
Quem quiser saber mais sobre o projeto “Ventos e Velas” é só acessar o site www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladevela(Fonte: PMSS)

Chegam primeiras embarcações para Seletiva do Mundial de Optimist

São Sebastião - Faltando uma semana para o início do Campeonato Brasil Centro & Seletiva do Mundial da Classe Optimist, a primeira flotilha, com 27 embarcações, chegou nesta quinta-feira (19/4), em São Sebastião. O evento será realizado entre os dias 28 de abril e 4 de maio no Canal de São Sebastião.
Segundo a Federação de Vela de São Sebastião, pelo menos 120 velejadores disputarão à competição que faz parte do calendário da Vela da Secretaria de Esportes e da própria Federação.
A flotilha “Zé Carioca” pertence ao Iate Clube Rio de Janeiro, cujos representantes e competidores devem chegar nos próximos dias.
Além do Rio, os atletas virão de outros Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e Ceará. As inscrições e medições começam no dia 28 (confirma programação).
A cerimônia oficial de abertura ocorre no dia 29 de abril, às 12h, na Praça da Vela, no bairro do Porto Grande. Na ocasião, haverá desfile das delegações, apresentação da Banda Municipal e juramentos do árbitro e atleta.
O Campeonato Brasil Centro e Seletiva do Mundial Optimist têm a realização da Prefeitura de São Sebastião, organização da Associação Brasileira da Classe Optimist, além do patrocínio do Governo Federal e da Transpetro.

PROGRAMAÇÃO

28/4: das 9h às 19h
* inscrições (Porto Grande Hotel);
* medições (Praça da Vela).

29/4: das 9h às 22h
* inscrições (Porto Grande Hotel);
* medições (Praça da Vela);
12h cerimônia de abertura;
14h raia montada para treinos de reconhecimento;
22h ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES
(17 às 18h checagem dos ESTREANTES na Subsede da FEVESP);
19h reunião de comandantes, no Porto Grande Hotel.

30/4 a 3/5:
11h Regatas do dia
4/5:
das 10h às 15h30 regatas em atraso e 18h (entrega de prêmios);
* solenidade de encerramento (Praça da Vela)
OBS.: Se não houver regatas em atraso a entrega de prêmios será às 12h.

EVENTOS PARALELOS:
“Exposição 30 anos da Classe Optimist” no Porto Grande Hotel;
De 29/4 a 4/5: massagem, hidroginástica, futebol e alongamento no Porto Grande Hotel, para velejadores e seus acompanhantes.

EXPOSIÇÕES
* CIENTEC USP;
* Meio Ambiente, Educação Ambiental e Naufrágios.

ROTEIROS: Programa Taxista Amigo do Turista
Artesanato, Trilha, Esporte de Aventura, Passeio Náutico, Centro Histórico e Beach Tour.

TERCEIRA EDIÇÃO DA MAREARTE 2007
De 28/4 a 6/5
das 18 às 23h, na Rua da Praia.
Total de 20 tendas entre artesãos e entidades.

Informações: (12) 3892-6257 - Seesp
www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladevela/seletiva
www.abco.com.br

Local: Subsede da Fevesp
(anexo ao PORTO GRANDE HOTEL)
(Fonte: PMSS)

Saúde divulga prevenção ao Câncer de Boca durante Campanha de Vacinação do Idosos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá entre os dias 23 de abril e 4 de maio uma Campanha de Prevenção ao Câncer da Boca. O trabalho será coordenado pela Divisão de Odontologia durante a Campanha de Vacinação do Idoso.
Cirurgiões-dentistas da rede municipal realizarão exames clínicos da cavidade bucal das pessoas que receberem a vacina. No ano passado, o município ficou em primeiro lugar dentre as 12 cidades da Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte em número de pacientes examinados. Foram registrados dois casos de Câncer da Boca em São Sebastião.
Na campanha serão distribuídos folhetos com orientação de auto-exame da boca. É importante salientar que este serviço é oferecido permanentemente a todos os munícipes nas unidades de saúde onde há atendimento odontológico, sendo intensificado nesta oportunidade. O câncer de boca é um dos mais fáceis de ser curado e quanto antes for detectado melhor será o tratamento e a cura. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Descaso da Prefeitura faz moradores do Sesmaria entrarem em ação

Ubatuba - Cansados de esperar o atendimento aos inúmeros apelos feitos à Prefeitura, através de ofícios protocolados, para que o bairro do Sesmaria tivesse um mínimo de cuidado, os moradores arregaçaram as mangas e fizeram, eles mesmos, o trabalho que cabe ao Executivo realizar. No domingo, dia 08 de abril, foi realizado mais um mutirão, por iniciativa do presidente da Associação dos Moradores, Amado Conceição dos Santos. Alcir, Sebastião, Fernando, Leandro, Walter, Ricardo, Dorvalino, Sidnei, Pisadinha, Waldir, Ari, Edson, Geraldo, Carlos Alberto, Dunga, Nando e o próprio Amado, munidos de foice, enxada e uma grande vontade de ver o bairro livre da sujeira, do lixo, dos bichos e do mau cheiro, se reuniram, pela segunda vez, em menos de 30 dias. Desta vez, o trabalho foi realizado na Avenida Fluminense, onde o mato estava tão alto, que a falta de visibilidade chegou a ocasionar vários acidentes. Além disso, o lixo e os sacos de ossos e de restos de peixe eram uma atração para urubus, cachorros, ratos e insetos, colocando em risco a saúde das famílias, com centenas de crianças, que vivem no local.
O presidente da Associação dos Moradores espera agora, que a Prefeitura se lembre do Sesmaria, porque, segundo ele, bairro está completamente abandonado pelos órgãos públicos. (Fonte: adpc.ubatuba@bol.com.br)

Prefeitura abre inscrições para Curso de Hortas Suspensas
Esta técnica é ideal para quem tem pouco espaço em casa, mas gosta de cultivar plantas. O curso traz técnicas de adubação, irrigação, compostagem, sementes, produção de mudas e como colocá-las em prática

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizará, no próximo dia 3, quinta-feira, mais uma edição do Curso de Hortas Suspensas, aberto a toda a comunidade. O evento acontecerá na Praça Bip, das 9 às 12h, trazendo informações teóricas e práticas para plantar diversos tipos de hortaliças, reciclando recipientes plásticos e outros materiais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3833-3500.
Esta técnica é ideal para as pessoas que têm pouco espaço em casa, mas gostam de cultivar plantas. O curso de hortas suspensas traz como conteúdo técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. O principal objetivo do evento, segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Lemes, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
Dentro de recipientes como a garrafa pet, pneus velhos e canos de PVC, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante. (Fonte: PMU)

Melhor Idade de Ubatuba intensifica treinamentos para Jogos do Idoso
Ubatuba vai participar de todas as modalidades

Ubatuba - A Melhor Idade de Ubatuba está se preparando para a disputa do XI JORI (Jogos Regionais do Idoso) que serão realizados de 23 a 27 de maio no município de Pindamonhangaba. O evento reúne atletas com mais de 60 anos da região do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Baixada Santista (aproximadamente 100 cidades), em competições de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.
Ubatuba vai marcar presença em todas as modalidades, com os atletas qualificados nos Jogos da Melhor Idade, realizados no final de 2006. Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade de Ubatuba, diz que o empenho dos atletas nos treinamentos está elevando o astral de todos na equipe. “Temos trabalhado praticamente todos os dias com o pessoal da natação, atletismo, vôlei e coreografia, que neste e ano apresentará o ritmo“salsa”. Em todas as modalidades o pessoal está treinando com muita garra e alegria”, disse a coordenadora
Valéria agradece o apoio dado pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e conta com a presença da primeira-dama na abertura da competição. “A primeira-dama Denise Cesar, está dando todo o apoio para a equipe e deve comparecer à Cerimônia de Abertura, que acontece no dia 24, na A. A. Ferroviária, em Pinda”.
O Congresso Técnico do JORI acontece no dia 14 de maio e nesta data Ubatuba conhecerá seus adversários.
JORI - Os Jogos Regionais do Idoso são um conjunto competições esportivas para atletas que tenham no mínimo 60 anos completos no ano dos jogos. A competição tem como principais objetivos promover a integração do idoso na sociedade por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, além de valorizar e estimular a prática da atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar das pessoas idosas. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba busca parceiros para o programa “Adote o Verde”
Programa busca parcerias para a conservação de praças e jardins públicos

Ubatuba - A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba já vem desenvolvendo um projeto de paisagismo em 17 pontos estratégicos do município, dentro do corredor turístico, que vai do bairro do Itaguá ao Perequê-Açu. Dentro do projeto está a conservação de praças, jardins públicos, canteiros e o plantio de árvores nas calçadas das ruas.
Instituído por lei, o programa “Adote o Verde” busca conscientizar e mobilizar a comunidade no sentido de respeitar e proteger a natureza, além de despertar o espírito da cooperação na conservação de nossas praças e jardins. A responsável pelo setor de jardinagem da Secretaria de Obras, Leila Famadas, explica que a prefeitura está procurando parcerias para esse programa. “Hoje já temos parceiros na praça Cícero Gomes e na EMEI Idalina Graça, onde uma mãe adotou uma árvore que terá o nome de seu filho. Quando a pessoa ou comércio faz a adoção, assume então a responsabilidade pela conservação e manutenção do local”, esclarece Leila.
Hoje a prefeitura já tem como parceiros as empresas Naturalli Garden Center, Cacau Show, Kaju Comercial e a Escola Criar-te. “Agradecemos a todos que vêm nos ajudando e destacamos que o custo para a adoção é pequeno e quem ganha com isso é a cidade, que é valorizada em seus canteiros e jardins”, afirma Leila.
Quem se interessar pelo projeto basta ligar para a Secretaria de Obras da Prefeitura, nos telefones (12) 3833-7116 ou 3833-7227 e falar com Leila Famadas. (Fonte: PMU)

Comitiva de Ubatuba foi a Ilhabela conhecer projeto de receptivo de cruzeiros
Prefeito, secretários e representantes do trade turístico foram conhecer a estrutura de Ilhabela para recepção de cruzeiros marítimos

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na última segunda-feira, 16, em Ilhabela, para conhecer detalhes da infra-estrutura que a cidade implantou para recepcionar cruzeiros marítimos. O prefeito viajou acompanhado de secretários municipais, da vereadora Luciana Machado e de representantes do trade turístico de Ubatuba.
Durante a reunião, que também contou com a participação do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos e do presidente da Câmara local, Joadir Carvalho, o secretário de Turismo daquela cidade, Ricardo Fazzini, fez uma explanação sobre todo o processo de receptivo de navios de cruzeiros no município, desde o seu início, em 2001, até a última temporada.
Segundo Fazzini, hoje Ilhabela recebe cerca de 62 navios por temporada, num total de 113 mil passageiros, com um aquecimento na economia local de R$ 18.500 milhões. “Isto sem contar a divulgação que o município ganha, já que a venda dos pacotes de cruzeiros estão em todas as agências de viagem brasileiras. Outra vantagem é que a maioria dos turistas retorna ao destino visitado, em outras oportunidades para conhecê-lo melhor, mesmo que não seja a bordo de um navio de cruzeiro”, explica.
Primeiro navio - Fazzini também adiantou ao prefeito Eduardo Cesar e à comitiva de Ubatuba que a cidade poderá receber seu primeiro navio de passageiros ainda nesta temporada (2007/2008). Isto porque, segundo ele, a proposta de integrar Ubatuba neste segmento vem sendo trabalhada há alguns meses, dentro da política de regionalização do turismo. “O pontapé inicial foi a participação de Ubatuba, a convite da Prefeitura de Ilhabela, na Seatrade Cruise Shipping Convention, em Miami, feira especializada do setor, realizada no mês passado”, lembra o secretário de turismo de Ilhabela.
O prefeito Eduardo Cesar voltou da Seatrade com as visitas de diretores de duas companhias já agendadas para Ubatuba. O diretor de operações da Seadream Yacht Club, Claudius Docekal, e o vice-presidente de relações governamentais da Royal Caribbean, Michael Ronan, vão fazer uma visita de reconhecimento em Ubatuba para estudar a viabilidade de incluir a cidade em futuros roteiros.
União de esforços - “Quisemos acompanhar quem já entende do assunto”, disse Cesar, se referindo ao prefeito de Ilhabela e seu secretário de Turismo. “Fomos aprender como funciona a feira porque, além de termos a necessidade de incrementar o turismo na cidade, hoje em dia no Brasil há uma busca por novos portos de atracação de navios de cruzeiros. Acredito que devemos aproveitar esta fase para inserir Ubatuba neste mercado, que tende a crescer nos próximos anos. Quanto antes aprendermos e colocarmos em prática as novidades, mais cedo obteremos sucesso”, explica o prefeito.
Além disso, segundo Fazzini, a empresa Island Cruises, que na próxima temporada irá operar novamente com os badaladíssimos “Island Star” e “Island Escape” acenou com a possibilidade de promover uma escala em Ubatuba ainda nesta temporada. “Faltam apenas alguns detalhes técnicos”, explicou Fazzini. “Vamos trabalhar muito para transformarmos esta possibilidade em realidade”, disse o prefeito Eduardo Cesar, contente com o retorno rápido do trabalho desenvolvido por ele e por seu secretário de Turismo frente à Seatrade. “Vamos unir esforços para realizarmos esse sonho. Estamos virando páginas, pois inicialmente algumas pessoas viram com pessimismo a nossa idéia”, disse Eduardo Cesar.
Opinião dos empresários - Para Patrícia Carvalho Martin Brauer, presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig e da Rua Salvador Corrêa, a atitude do prefeito Eduardo Cesar em participar da feira e iniciar o processo da vinda dos cruzeiros para Ubatuba é extremamente positiva para a cidade. "Graças a Deus alguém acordou para o que realmente vai impulsionar a nossa economia: o turismo. Temos que ter um turismo com qualidade. A iniciativa da prefeitura recebe de mim nota 10. Espero que todos se envolvam nesse projeto para que assim ele tenha êxito."
Para o diretor da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Luiz Côrrea Filho, que fez parte da comitiva que foi à Ilhabela, a atitude do prefeito Eduardo Cesar é muito positiva. Porém, ele acredita que é preciso iniciar o processo cuidadosamente: “temos que começar devagar, assim como Ilhabela começou. Temos que oferecer cada vez mais condições ao turista, evoluindo na infra-estrutura”.
"Acredito no potencial que nós temos. Lançamos um desafio e só vamos vencê-lo com empenho, transparência das ações e organização de toda a sociedade. A cidade também tem que apresentar condições de infra-estrutura para receber esse novo segmento de turista. A semente foi lançada e com certeza dará bons frutos. Parabenizo o prefeito Eduardo César e o secretário de Turismo Luiz Felipe pela iniciativa”, disse Ieve dos Mares Rios Filho, sócio-proprietário do Hotel Piccolo Tonno, na praia das Toninhas, que também fez parte da comitiva. (Fonte: PMU)

Agenda 21 de Ubatuba realiza Fórum Municipal

Ubatuba - A Agenda 21 de Ubatuba realizará, nesta sexta-feira, dia 20, um Fórum Municipal. O evento acontecerá na Casa dos Conselhos, situada na Rua Paraná n°. 257, das 17h30 às 19h. Na ocasião, serão discutidos assuntos diversos, como a realização de oficinas de multiplicação para o 2º setor (empresariado), institucionalização do Fórum da Agenda 21 de Ubatuba e os resultados do Fórum Regional de Abril que teve como tema “Redução das desigualdades Sociais”, e foi realizado em São Sebastião, no último dia 13.
Durante os dias 19 e 20 acontecerá um curso intitulado “Práticas pedagógicas para mobilização popular da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo”, voltado para pessoas interessadas nesa atividade. Para mais informações, ligue para: (12) 3832-4093. (Fonte: PMU)

 





SEMANA DE 20/04 A 28/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"Letra e Música"
Às 15:40 hs -19:10 hs.

"Caixa 2"

Às 17:30 hs - 21:00 hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Ponte Para Terabítia"

Ás 15:30 hs -17:10 hs.

"300"
Às 19:00 hs - 21:10 hs.

 

 

 

SEMANA DE 13/04 A 19/04/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"Arthur e os Minimoys"
Ás 15:30 hs - 17:20 hs.

"300"
Às 19:10 hs - 21:20 hs


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

"Letra e Música"
Às 15:30 hs - 19:30 hs.

"O Atirador"
Às 17:20 hs - 21:20 hs.

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Canoa de voga

Os de pé
fiquem sentados
Os de fé
a Deus voltados
que o vento sul
está atravessado
no boqueirão
do Mar Virado.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convocação para Reunião Sobre CPI da Santa Casa
Prezado senhores venho por meio desta enviar o documento de Convocação dos vereadores a ser realizada di 20/04 as 13:00hs,para ser publicado.documento em anexo.

Na certeza de contar com vossa prestimosa atenção externo minhas considerações de estima e apreço.

atenciosamente

Leco
Assessor vereador Charles Medeiros

Convocação
No uso de minhas atribuições legais e prerrogativas regimentais CONVOCO os Senhores Vereadores para reunirem-se na Sala de Reunião desta Casa, no dia 20 (6ª feira) do corrente mês, pelas 13:00 horas, a fim de tratar sobre a questão do abaixo assinado da população, solicitando a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), referente à Saúde Pública do Município, questão essa levantada pela voz do Nobre Vereador Charles Medeiros, durante o uso da Tribuna no expediente da 10ª Sessão Ordinária, consignada na Ata de ontem, dia 17 de abril de 2.007.
Sendo assim, solicito de Vv. Ss. que seja tomado ciência, datando e assinando a listagem, conforme relação abaixo.

Ricardo Cortes – PP
Presidente da CMU

Falta de Manutenção das Ruas em Ubatuba Gera Poluição no Amebiente Marinho
Maior atenção deveria ser dada pelos gestores e órgãos públicos aos efeitos funestos da falta de manutenção das vias públicas nas áreas costeiras. Além dos incômodos rotineiros já sabidos de desvalorização dos imóveis, desgaste excessivo e conseqüente manutenção da suspensão dos veículos, lama dentre outros, temos que alertar nossas autoridades para os efeitos do aumento de turbidez gerada pelo excesso de lama levada até o mar.
Em loteamentos como por exemplo o Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha que há anos estão abandonados pelo poder público, o efeito do descaso das autoridades faz-se sentir na fauna marinha da ( já sacrificada pelo lançamento de esgotos) baía do Itaguá.
A questão é simples: Como as ruas não tem nenhuma manutenção, a erosão carreia (carrega) para o mar em dias de chuva, uma enorme quantidade de lama. A lama, entra em suspensão ma água do mar e causa inúmeros distúrbios tais como impedir a penetração de luz (importante para sobrevivência das algas e do fitoplancton-bases da cadeia alimentar marinha), entupimento das brânquias(órgão que permite a absorção de oxigênio) de peixes e invertebrados, bem como o soterramento dos invertebrados que vivem junto ao fundo. Além dos efeitos acima, são carreados também junto com a lama, nutrientes que em excesso causam o fenômeno conhecido como eutrofização que pode levar por exemplo à proliferação excessiva de algas ( e outros organismos) e até a formação das chamadas marés vermelhas
Outro prejuízo é o estético, pois as águas normalmente azuis esverdeadas ganham cor marrom que contrasta negativamente com as paisagens deslumbrantes da região.
Desta forma, coloca-se aqui de público esta questão para que seja chamada a atenção dos gestores e demais órgãos que cuidam da questão ambiental em nossa cidade para evitarem a continuidade deste crime ambiental passível de representação junto ao MP.

"Mar de Lama" resultante da total falta de manutenção das ruas no Jardim Alice em Ubatuba.

Hugo Gallo Neto
Secretário - A.J.A
Vice -Presidente
Ass Bras Oceanografia/SP

A Hora do Espanto I
Quando veio a nova administração, pensei tudo será novo e espero que para melhor. Só que o tempo foi passando e nada de mundanças boas. Contratações e contratações.......
Politicagem pura e cruel para alguns, porque para cair nas graças tinha que ser parente, parente do parente ou cabo eleitoral.
Nas escolas da região sul, em Nativa, Creche e em Virginia todos os contratados são cupinchas da vereadora Luciana Machado, alguns competentes sim, mas outros...
Na EM Carpinetti e EMEI do Rio Escuro estão os cupinchas e parentes do vereador Romerson de Oliveira e também nas escolas do Pereque Mirim são todos seus cabos eleitorais como dizem.
Na Regional Sul temos aposentados que já ganham muito bem e estão lá com um bom salário, de lá para cá gastando combustível dizendo que estão fiscalizando obras. Obras mal feitas e sem fiscalização nenhuma. Nas contratações feitas pela senhora "Joice"´as APMS das escolas só de encargos mensais ultrapassa quatro mil reais gastos com funcionários fora os salários e cadê a fiscalização? Tem funcionários demitidos em dezembro que até agora não conseguiram receber porque o ministério do trabalho diz que as contas não estão certas. Se estão espantados aguarde os próximos capítulos...

Angelita Aparecida Corrêa
Maranduba - Ubatuba - SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Circuito Ilhabela de Vela de Oceano ©Silas Azocar

Circuito Ilhabela de Vela de Oceano
©Silas Azocar
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor