Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 27 de Abril de 2007 - Nº 1757 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Atleta Bolsa Esporte quer bicampeonato municipal de futebol

Caraguatatuba
2º Vôo Livre reúne mais de cem pilotos em Caraguá
Caraguá é representada na 3ª conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
Caraguá tem semana de intensas atividades esportivas

Ilhabela
Vereador pede esclarecimento sobre obras na quadra da Armação
Vereador quer municipalização dos serviços de água e esgoto
Prefeito agenda data para o pagamento do Pró-Labore da Polícia Militar de Ilhabela.
Ampliação da base do Comando da Polícia Militar
Vereador Márcio questiona se prefeitura tem ações contra crescimento desordenado


São Sebastião
Pães artesanais do “Mãos na Massa” são sucesso de vendas na Seduc
Prefeitura de São Sebastião finaliza estudo para implantação de nova tecnologia de transmissão de dados
Saúde e Educação unidas na prevenção de DST/Aids nas escolas
Comissão das Zeis esclarece dúvidas de moradores dos núcleos congelados sobre processo de regularização
Prefeitura e AETU discutem aumento de repasse
Membros do Comtur de São Sebastião indicam lista tríplice para nova presidência
Banco do Povo oferece crédito para a abertura de empresa de informais
Convention do Litoral Norte recebe diplomação no final de semana
EM Verena Dória participa de Concurso Nacional de Cartazes
Prefeitura realiza ações de conscientização sobre a hipertensão arterial


Ubatuba
Peregrinação da Bandeira do Divino percorre bairros de Ubatuba
Ubatuba representa Conselho de Secretários de Saúde em reunião do Comitê Estadual de Dengue
Justiça defere liminar para demolição de imóvel na Avenida Iperoig
Prefeitura de Ubatuba entrega materiais para escolinha de surfe

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atleta Bolsa Esporte quer bicampeonato municipal de futebol

Litoral Norte - O atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO e técnico de time de futebol Nelson José da Silva está defendendo e título de campeão do municipal da modalidade. No último sábado seu time empatou em 3x3 com o Unidos da Ponte Seca.
Esse foi o jogo de estréia do campeonato e aconteceu no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, em Caraguatatuba. A partida também fez parte das celebrações do aniversário de 150 anos da cidade.
Nelson espera conseguir o bicampeonato. "É só fazer com garra e determinação que as coisas são possíveis", disse. O campeonato vai até meados de junho. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

2º Vôo Livre reúne mais de cem pilotos em Caraguá

Caraguatatuba - O 2º Encontro da ACVL de Vôo Livre realizado pela Associação Caraguatatuba de Vôo Livre, coloriu o céu da cidade e reuniu pilotos de toda a parte do país, entre Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, inclusive um piloto do Canadá prestigiando o evento. Os pilotos caraguatatubenses se destacaram no evento.
O campeonato foi mais um dos atrativos da programação do aniversário da cidade e aconteceu nos dias 21 e 22, na pista de pouso oficial de vôo livre na Praia do Centro e rampa de decolagem do Morro de Santo Antônio.
A organização foi da Associação, por meio do presidente Samuel de Oliveira, Escola de Vôo Drenados do Ar, por Silvio Ramos e Romero de Freitas e o apoio foi da Prefeitura-Secretaria de Esportes e Recreação. Também com patrocínio do Bar do Hélio, Litoral Norte Lacticínios, Academia Espaço Fitness, Petreka Jóias, Sabesp, Speed Up Energéticos, Sol Paragliders e Revista Air.
De acordo com os organizadores, o campeonato foi realizado com sucesso, foram mais de 89 pilotos inscritos e ao final mais de cem participantes. Foram quatro categorias Asa-Delta, Parapente, Iniciante Elite e Feminino. "A prova para categoria Iniciante e Feminino foi de precisão de pouso na qual os pilotos teriam que pousar em um alvo pontuado colocado na área de pouso e para categoria Asa-Delta e Parapente Elite foi de permanência e precisão de pouso, na qual os pilotos teriam que voar um tempo determinado pela organização da prova e pousar no alvo", explicou o coordenador.
"As provas foram realizadas no sábado e no Domingo, o dia foi livre para os pilotos voarem sem a pressão do campeonato e curtir o visual da cidade", completou.
Estiveram presentes e também voaram de Parapente (vôo Duplo c/ Instrutor) o Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobeti, o Secretário de Esportes, Wenceslau de Souza Neto, o Secretário de Urbanismo, Leandro Borella Barbosa, o Diretor de Esporte, Renato Leite, o Chefe do Gabinete José Pereira de Aguilar Junior, a 1ª Dama Rosangela Leite Carrijo de Aguilar e até o Prefeito José Pereira de Aguilar, que voou de parapente com o instrutor Romero de Freitas, da Escola de vôo Drenados do Ar e transmitiu ao vivo a emoção de voar e ver a cidade lá de cima.
"Tivemos a presença de três pilotos de acrobacia em parapente convidados pela organização que fizeram manobras radicais para o público presente Shynaider, Chapolim e Maripa, todos de Pirapora SP", disse o organizador.
No sábado houve um show gratuito na área de pouso com a banda Versão Acústica, de São Paulo, que animou o público presente e no domingo teve um curso básico de 1º socorros com o Dr. Matheus da Silva Oliveira e a enfermeira Maristela Stoianov.
A Associação Caraguatatuba de vôo livre foi fundada em setembro de 2006 e realizou o 1º Encontro em janeiro de 2007 com a presença de 56 pilotos. E, ambos foram doadas dez cestas básicas para o Fundo Social de Caraguatatuba.

Asa-Delta:
1º Marcos Ravelli (Caraguá) 651 pontos.
2º Samuel de Oliveira (Caraguá) 503 pontos.
3º José de Souza (Caraguá) 258 pontos.

Parapente Iniciante:
1º Rodrigo de Oliveira / Murça (Lorena).
2º Esmael Eliseu / Miel (Caraguá).
3º Giordano de Almeida (Canadá).

Parapente Feminino:
1º Maristela Stoianov (Caraguá).
2º Tatiana Freire (Bahia).
3º Márcia Reis (São José dos Campos).

Parapente Elite:
1º Rafael Danty Albino / Rafa (Pirapora) 943 pontos.
2º Gustavo Costa / Harry (Pirapora) 864 pontos.
3º Pedro Vasconcelos / Lisinho (Andradas) 745 pontos.
(Fonte: PMC)

Caraguá é representada na 3ª conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
A comunidade de norte a sul do município irá participar de plenárias para a definição da proposta, que será levada para a Conferência Nacional no mês de julho, em Fortaleza, Ceará

Caraguatatuba - O Coordenador do Conselho Gestor do Cresans - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Conselheiro do CONSEA - Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Marcos Gonçalves Jacinto, esteve representando Caraguatatua e região na 3ª Conferência Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
O evento aconteceu no dia 19 de abril, em Águas de Lindóia. Na ocasião foram debatidas propostas de política nacional de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.
De acordo com Jacinto, esta conferência foi preparatória para a 3ª Conferência Nacional que acontecerá entre os dias 20 e 23 de julho em Fortaleza, Ceará.
"Também esteve presente, representando o poder público, o assessor parlamentar do Deputado Estadual Carlinhos de Almeida, Paulo Afonso. Na ocasião fomos eleitos os delegados representantes do Litoral Norte e Vale do Paraíba", disse Jacinto.
Ele acrescentou que serão realizadas plenárias com a população, no intuito de colher propostas para levar à Conferênica Nacional. "Iremos nos reunir com a comunidade das regiões norte, sul e centro para elaborarmos uma porposta conforme instruções do documento básico do estado, que está sendo redigido e será usado como base nos trabalhos desenvolvidos", enfatizou
Jacinto finalizou dizendo que a proposta base dessas conferências é o combate à fome, miséria e a desnutrição. As datas das plenárias com a população ainda não foram definidas. (Fonte: PMC)

Caraguá tem semana de intensas atividades esportivas

Caraguatatuba - Após um final de semana repleto de atividades em comemoração ao sesquicentenário de Caraguá, a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação preparou uma semana com muitas disputas e participações, em eventos fora do município, em cumprimento ao calendário esportivo municipal. Nesta quarta-feira, 25, as competições foram nas modalidades de futsal, natação e atletismo.
A 8ª Copa Tiradentes de Fustal troféu "Sd. Teodoro Bastos Leite" (in memorian); "Sd. Rodrigo Tudi Santana" e Sgt. Odair Restani Valentin teve mais rodadas. O time Rodoviário perdeu para o Ambiental B de zero a 5 e a 3ª CIA perdeu para a 1ª CIA de 4 a 5. Os atletas também participaram da disputa de atletismo. Na prova de 800 metros conquistou o 1º lugar Matheus (Bombeiro Salvamar) em 2º Marcelo (Bombeiro GI) e o 3º lugar ficou com o Capitão Marcondes (2ª CIA). Na natação, categoria 50 metros, Rafael (Bombeiro GI) foi o 1º, Caetano (Bombeiro Salvamar) ficou em 2º e Huzian (Polícia Ambiental) em 3º. Na categoria 4x25, os atletas Horie, Clodoaldo, Ciaca e Caetano (Bombeiro Salvamar) ficaram com o 1º lugar;o 2º foi conquistado pelos competidores Rafael, Tenente Klain, Sargento Meirelles e Orlando (Bombeiro GI); o 3º lugar ficou com os atletas Amadeu, Cidão, Paulo e Huzian (Polícia Ambiental) e em 4º lugar ficaram Márcio, Cap. Marcondes, Nascimento e Tem. Guilhereme (2ª CIA). As competições aconteceram no CEMUG - Centro Esportivo Ubaldo Gonaçalves.
O 7º Torneio de Futsal Integração (Copa SESC) teve mais duas disputas. O time Shibata venceu a equipe da Imobiliária e Contador de 5 a 4, em seguida o Silva Indaiá enfrentou o C.B.D e perdeu de 6 a 7. A próxima rodada será no dia 27, sexta-feira. O CEMUG receberá os times Madeireira Getuba X Jardim América e Serralheria Nova Aurora X JR. Embalagens.
Atletas de Caraguá viajaram para a cidade de Aparecida e Pindaminhangana onde participaram das competições da 9ª Copa do Estado de São Paulo de Futsal Sub-21. A competição da categoria masculino aconteceu no ginásio esportivo Umuarama, em Aparecida e o time caiçara perdeu para os donos da casa de 3 a 7. No feminino, a disputa aconteceu no Ginásio João do Pulo, em Pidamonhangaba e perdeu de zero a 5.
Os moradores do Morro do Algodão também puderam prestigiar as competições das oitavas-de- final do Torneio de Futsal "Nerly do Amaral". A equipe Cruzero enfrentou a Renovação Indaiá e venceu de goleada, 7 a 3. E o Boca Júnior perdeu para o Barranco Alto de 4 a 5. Os vencedores da partida disputarão as quartas-de-final nesta sexta-feira, 26. As disputas finais acontecerão na segunda-feira, 30 de abril. Todos os jogos terão entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador pede esclarecimento sobre obras na quadra da Armação

Ilhabela - O vereador ilhéu Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) apresentou requerimento ao executivo na última sessão de Câmara solicitando informações sobre as obras de reforma da quadra poliesportiva do bairro da Armação, região norte de Ilhabela.
O parlamentar afirmou que recebeu cobranças dos moradores que o questionaram quanto ao valor destinado à reforma. “Faz parte das minhas atribuições fiscalizar o atendimento às necessidades da população”, declarou o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer municipalização dos serviços de água e esgoto

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira (PTB), mais conhecido como Zeca do São Pedro, apresentou uma indicação ao executivo sugerindo a municipalização dos serviços de água e esgoto em Ilhabela.
Em sua justificativa Zeca afirma que a Sabesp, empresa responsável por esses serviços, revelou-se incapaz de reverter as deficiências encontradas no sistema de saneamento e de atendimento ao público.
Apesar de Ilhabela ter recursos naturais em abundância, apenas uma pequena parcela da população tem água encanada. “O acesso aos serviços de água e esgoto é direito social de caráter universal e deve ser disponibilizado a todos, e, por isso mesmo, a universalização deve ser meta prioritária de todo governante” declarou Zeca.
Segundo o parlamentar, a municipalização pode proporcionar melhorias e ampliação nos serviços de abastecimento de água e esgoto, evitando alguns problemas enfrentados pelos munícipes em época de temporada. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito agenda data para o pagamento do Pró-Labore da Polícia Militar de Ilhabela

Ilhabela - O Prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira esteve na base do Batalhão da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira, 26 onde agendou reunião em seu gabinete, com o Tenente Cândido e todo o efetivo da Polícia Militar, para a próxima segunda-feira, 07, onde irá efetivar o primeiro pagamento do pró-labore para este destacamento, em cumprimento a assinatura do convênio firmado com a Secretária Estadual de Segurança, em janeiro deste ano, junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Dr. Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão.
O convênio prevê o pagamento de R$ 400,00 mensais para cada um dos 33 policiais militares que atuam em Ilhabela, gerando um gasto de R$ 158 mil reias para os cofres públicos municipais. (Fonte: PMI)

Ampliação da base do Comando da Polícia Militar

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, em visita a base do Comando da Polícia Militar – Barra Velha, juntamente com o cabo Ataur, vistoriou as obras de ampliação da base, onde empresários da cidade doaram o material e a Prefeitura em parceria com a P.M., a mão de obra.
Esta obra se faz necessária para maior comodidade ao destacamento, no sentido de poderem contar com duas salas de apoio, para descanso nos horários de folga .
O prefeito gostou do que viu, “a obra está sendo feita com muito capricho, eles merecem”, destacou o prefeito. (Fonte: PMI)

Vereador Márcio questiona se prefeitura tem ações contra crescimento desordenado

Ilhabela - O vereador ilhabelense Márcio Garcia (PR) apresentou um requerimento questionando se o Executivo tem realizado ações e providências para conter o crescimento desordenado da população no município.
Apresentado na sessão ordinária do último dia 26 de março, o requerimento ainda informa em sua justificativa que os últimos anos apresentam um vertiginoso aumento da população da cidade, juntamente com os problemas sociais que essa situação cria, tais como desemprego, falta de segurança entre outros.
“Estes problemas tendem a se agravar cada vez mais se não forem tomadas medidas para conter esse crescimento”, declara o vereador.
Em resposta, a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, informou ao vereador que existem medidas para conter o crescimento como ações de fiscalização diária realizadas pela Fiscalização Municipal e o cumprimento da Lei 421/2006 que é o Plano Diretor de Desenvolvimento Sócio Ambiental do Município de Ilhabela que prevê ações e programas no sentido do controle desordenado no município. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Pães artesanais do “Mãos na Massa” são sucesso de vendas na Seduc

São Sebastião - A venda de pães artesanais, do projeto de geração de renda “Mãos na Massa”, do Fundo Social de Solidariedade, foi realizada novamente na Secretaria de Educação (Seduc) nesta quarta-feira (25/4). No começo do mês as alunas do projeto estiveram na Seduc com seus pães e a receptividade foi muito boa. A experiência foi repetida após o sucesso da primeira edição.
“Trouxemos diversos pães de 16 receitas diferentes e vendemos tudo”, comemora Rosângela Telles Aguiar, 35 anos, aluna do curso de panificação do projeto “Mãos na Massa”.
O grupo está preparando novidades para apresentar na próxima semana, como pães com recheios diferentes e deliciosos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião finaliza estudo para implantação de nova tecnologia de transmissão de dados

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião desenvolveu um estudo para a implantação de uma nova tecnologia que possibilitará a interligação de dados com a Costa Sul do município e informatização da Subprefeitura. O projeto prevê a instalação de câmeras de segurança, como as já existentes na região central.
O sistema utilizado no Centro opera através de fibras óticas, mas por causa da geografia peculiar do município, principalmente na região da Costa Sul, onde o relevo compromete a transmissão, será utilizada uma nova tecnologia de microondas de rádio – o sistema Wimax, próprio para cobrir grandes distâncias.
O projeto é de grandes proporções e envolve diversos procedimentos, levantamentos, novos equipamentos e a participação de várias equipes de diversas secretarias como Governo (Segov), Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Obras Públicas (Seop).
A idéia é a implantação de uma torre de transmissão no prédio da Prefeitura, apontada para uma torre na Ponta da Sela, localizada no sul da Ilhabela.
Essa torre, por sua vez, retransmitirá para outra torre, que também será levantada na ilha Montão de Trigo, distante cerca de 12 quilômetros da Costa Sul de São Sebastião e 40 quilômetros da Ponta da Sela.
Do Montão de Trigo, as transmissões chegarão aos bairros da Costa Sul, possibilitando, em uma primeira fase, o monitoramento das câmeras de segurança que serão instaladas nesses bairros, e a descentralização dos serviços da prefeitura, que já estará então interligada à Subprefeitura através do novo sistema.
Em uma segunda fase está prevista a interligação de dados com as escolas da Costa Sul e também com os postos de saúde desses bairros afastados do Centro.
Na última terça-feira (24/4), uma equipe do Departamento de Informática da Prefeitura, da Segov, juntamente com funcionários da Secretaria do Meio Ambiente estiveram na ilha Montão de Trigo para completar a última etapa para a finalização do estudo do projeto.
A ilha não possui energia elétrica e as equipes foram fazer um levantamento para a montagem de painéis solares e energia eólica (vento) para alimentar os equipamentos.
Segundo o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura, Márcio Jorge, o projeto é delicado e inédito. “A tecnologia já existe, mas a idéia de cobrir uma distância tão grande, são cerca de 40 quilômetros entre a Ponta da Sela e o Montão de Trigo, e sobre o mar, é inovadora. Construir uma torre em uma pequena ilha de 50 habitantes, sem impacto ambiental, é com certeza um projeto desafiador”, afirma.
O levantamento está pronto e o edital deve ser concluído em maio para depois ser aberta a licitação para implantação do projeto. A informatização da Costa Sul do município é uma das prioridades do prefeito Dr. Juan Garcia, que quer o sistema em funcionamento até o final deste ano.
Também está prevista a instalação de 10 câmeras na Costa Norte de São Sebastião, uma na entrada de cada bairro, desde a Praia Deserta, passando pelo Pontal da Cruz, Reserve Du Moulin, Arrastão, Portal da Olaria, duas no bairro de São Francisco - uma perto do Convento e outra nas imediações da quadra esportiva - Morro do Abrigo, Enseada e Divisa.
De acordo com Márcio Jorge, esse processo será mais rápido porque o edital já está pronto e o sistema para ligação implantado. Na região central, até o bairro, a transmissão será por fibra ótica e na Costa Norte as informações serão transmitidas via ondas de rádio. (Fonte: PMSS)

Saúde e Educação unidas na prevenção de DST/Aids nas escolas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira (25/4), o primeiro encontro do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”. O trabalho foi coordenado pelo Centro Municipal de Infectologia (Cemin).
O objetivo principal do projeto é trabalhar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids nas escolas da rede municipal.
Estão programados dez encontros envolvendo escolas de todo o município, de costa a costa. São elas: EM Professora Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una, EM de Juquehy, EM Plínio de Oliveira Gonçalves, também de Juquehy, EM de Cambury, EM Professora Guiomar Aparecida de Souza, de Boiçucanga, EM Professora Edileusa Brasil Soares, de Maresias, EM Professora Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, EM Henrique Botelho, no Centro, EM Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, EM Professor Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, e EM Maria José da Penha Frugoli, do bairro Enseada.
Participarão desta fase inicial do projeto dois alunos de 7ª série, um coordenador e um professor de cada unidade escolar, além de uma equipe da Seduc e uma equipe do Cemin.
Os alunos, professores, coordenadores e profissionais da saúde trabalharão para a construção do conhecimento sobre saúde e sobre o exercício positivo da sexualidade. “Os alunos atuarão como multiplicadores, passando as informações adquiridas nos trabalhos do projeto e orientando seus companheiros nas escolas quanto à prevenção dessas doenças”, diz a coordenadora e psicóloga do Cemin, Leda Nicolau Correa.
Sabrina de Lima, 12 anos, aluna da 7ª série da EM Professora Luiza Helena de Barros, do bairro de Barequeçaba, acha importante a discussão do tema na escola. “O assunto tem que ser mostrado, coisa que os pais muitas vezes não fazem”, diz.
Os grupos se reunirão para promover o diálogo e o compartilhamento de experiências, discutir as transformações físicas, emocionais e sociais dos adolescentes, ampliar a participação dos alunos, da escola e dos profissionais de saúde nas questões relativas à sexualidade e saúde dos adolescentes, entre outros assuntos.
A meta do grupo durante os encontros é atingir todos os alunos de 5ª a 8ª séries das unidades escolares, reduzir a incidência de DST’s e Aids na população adolescente, reduzir índices de gravidez não planejada na adolescência e aumentar o papel democrático da escola.
Para tanto, o grupo será abastecido com materiais diversos educativos e explicativos e estimulará os jovens a promover nas escolas dinâmicas de grupo relacionadas ao tema, assim como análise de textos e vídeo, dramatização e outras criações.
Os assuntos que serão abordados durante os encontros do grupo são sexualidade, transformações biopsicossociais do adolescente, relações de gênero e papéis, oficina de sexo seguro, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, prevenção DST/Aids, violência, auto-estima e planos de vida. (Fonte: PMSS)

Comissão das Zeis esclarece dúvidas de moradores dos núcleos congelados sobre processo de regularização

São Sebastião - A Comissão das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) esteve reunida na última quarta-feira (25/04), com os moradores dos núcleos congelados situados no bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, para esclarecer dúvidas sobre o processo de regularização das áreas.
A reunião aconteceu na Escola Municipal de Juquehy e contou a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente e das Subprefeituras, Teo Balieiro e José Carlos Moreno, respectivamente, além da equipe técnica e funcionários das Regionais da Costa Sul.
Alguns moradores questionaram se as demolições vão continuar; se a partir do momento em que a regularização for concluída o domínio da propriedade será reconhecido no cartório de imóveis; e como saber se determinadas casas estão em áreas de risco, entre outros.
Segundo Balieiro, o congelamento continua, ou seja, nenhum imóvel pode ser construído ou ampliado, mas nada impede a solução de problemas emergenciais em relação as moradias, o que deve ser requisitado toda quarta-feira, das 9h30 às 12h, à equipe responsável pelos núcleos congelados na Subprefeitura de Boiçucanga, ou diretamente na Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h. Quer dizer, as novas construções serão demolidas.
Quanto ao domínio da área, explica Teo, a Prefeitura vai trabalhar sobre a construção que está em cima do terreno e não sobre o direito da posse. “A administração não vai exigir nenhum contrato de compra e venda”.
Com relação as áreas de risco, caso o levantamento planialtimétrico ainda não esteja concluído, uma equipe da fiscalização vai ao local para verificar a situação do imóvel.
Zeis - De acordo com o secretário de Meio Ambiente, para que o prefeito Dr. Juan Garcia possa decretar a implantação da Zeis é necessário ter alguns dados como o levantamento sócio-econômico e o planialtimétrico das áreas. “Em alguns locais isso está praticamente concluído”, diz.
Após esse trabalho, é preciso realizar o Plano de Urbanização em conjunto com a comunidade envolvida, ou seja, definir as prioridades do local. Concluídos todos esses passos, o próximo é a oficialização da área para então oficializar as ruas e realizar um planejamento para levar água, luz, esgoto, pavimentação, drenagem, coleta de lixo, dentre outros. “Tudo isso não será realizado em curto prazo porque alguns serviços dependem de outras empresas, mas a Prefeitura estará atuando em conjunto. É necessária a regularização para que a Prefeitura e o Estado possam realizar as obras de infraestrutura”, enfatiza.
Ele informou que em alguns locais a regularização não poderá ser realizada. É o caso dos imóveis que estão em área de risco ou dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. “A regularização não depende só da vontade do prefeito, pois o processo deve atender leis federais e estaduais. Existem situações diferenciadas, por isso a importância do levantamento planialtimétrico. A Prefeitura vai fazer o que puder para regularizar, desde que seja possível”, frisa o secretário argumentando ainda que todas as ações são fiscalizadas pelo Ministério Público e grupos de oposição ao governo.
Logo depois do núcleo passar a ser reconhecido oficialmente, cada imóvel será lançado no Cadastro Imobiliário Municipal para que o proprietário comece a pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para isso, as pessoas deverão apresentar à Prefeitura uma planta de sua casa. O proprietário do imóvel que tenha até 70 metros quadrados, cuja renda familiar seja de até cinco salários mínimos (R$ 1.750), poderá ser beneficiado com a lei da planta popular. Isso servirá apenas para aqueles que tenham um único imóvel. O mesmo auxílio poderá ser utilizado por aquele que deseja construir após a regularização da área, desde que atenda a exigência da lei. O trabalho será realizado, gratuitamente, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos.
Durante o encontro, o morador Marcos Rogério Alves de Souza, 36 anos, foi escolhido representante (intermediador) das Vilas Esquimó, Pernambuco, Progresso, Carioca e Pantanal, onde vivem aproximadamente 5 mil pessoas, para participar de reuniões junto à Comissão das Zeis sobre o processo de regularização dos núcleos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e AETU discutem aumento de repasse

São Sebastião - Representantes da diretoria da Associação dos Estudantes Técnicos Universitários (AETU) se reuniram na manhã desta quarta-feira (26/4), para rediscutir o repasse anual de verba para a entidade para custeio dos ônibus que fazem o transporte de alunos sebastianenses que estudam em outros municípios. Hoje o repasse é de R$ 800 mil e os representantes protocolaram um pedido para que a verba seja de R$ 1 milhão. O pagamento é feito em dez parcelas.
Atualmente são quatro veículos que seguem diariamente para universidades de Mogi das Cruzes, um ônibus e um microônibus para São José dos Campos e uma van para Taubaté. Também seguem veículos para o Guarujá e Caraguatatuba. São cerca de 500 estudantes associados a serem beneficiados.
Conforme o decreto do convênio entre a municipalidade e a AETU, a entidade é obrigada a prestar contas do da aplicação do recurso para continuar a receber o dinheiro. Cabe aos alunos ratear o valor restante cobrado pela empresa de ônibus, União do Litoral, que faz o transporte para as cidades universitárias e que hoje gira em torno de R$ 130 mil por mês.
Alunos que estudam em Caraguatatuba ou em universidades públicas como Universidade de São Paulo (USP) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) recebem reembolso da entidade. (Fonte: PMSS)

Membros do Comtur de São Sebastião indicam lista tríplice para nova presidência

São Sebastião - Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (25/4), na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) escolheram lista tríplice com os nomes dos candidatos a ocuparem o cargo de presidente do órgão. Também foi discutida uma forma para arrecadar recursos para o Fundo que vai possibilitar maior investimento no setor turístico do município.
A partir da escolha da nova diretoria, o Comtur vai desenvolver um trabalho de maior atuação com o objetivo de mostrar e divulgar os pontos turísticos e gerenciar os investimentos nesse setor. Para isso, se candidataram à cadeira da presidência Nelson Correa Roncaratti, o Neno, representante do setor de agências de viagens e turismo e de transporte turístico, Gustavo Oscar Medlam, do setor de entretenimento, e Eduardo Cimino, que representa os hotéis e pousadas da Costa Norte e é o atual presidente do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB).
Para Nemo, assumir o Comtur é uma oportunidade para desenvolver o turismo na região da melhor forma possível. Ele ressalta que há sete anos trabalha no setor e quer somar para a efetivação do conselho. “Tenho muitas idéias e vontade para fortalecer o Comtur.”
Outro candidato, Gustavo Madlum, disse que seu intuito é colaborar com o órgão e tornar consciente que a vocação do município é mesmo para o turismo. “Se é nossa vocação temos que unir esforços para que ela seja bem trabalhada”, afirma.
Para Eduardo Cimino, o Comtur tem de ter um assento no Litoral Norte Convention Bureau. “Vamos trabalhar para que o órgão e a entidade agreguem e fortaleçam a região com destino turístico.”
A lista tríplice será protocolada nos próximos dias, pelo presidente Flávio Pereira, para apreciação e escolha do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que tem 30 dias para escolher o nome do presidente que vai assumir o Comtur pelo período de um ano.
Ainda durante a reunião, os membros do conselho apresentaram sugestões com o objetivo de arrecadar recursos para serem aplicados no setor. O recolhimento de taxa de veículos de turismos que entram na cidade, de eventos e mesmo de operadoras de turismo foram algumas das alternativas apresentadas.
Essas sugestões serão apreciadas nas próximas reuniões bem como a ausência de alguns representantes que não compareceram nos dois últimos encontros. O presidente Flávio Pereira alerta que, de acordo com a Lei 1836/2007 que criou o Comtur, esses representantes podem ser excluídos. “Se isso acontecer, muitos setores perderão direito a voto nas deliberações do Comtur.”
A próxima reunião está prevista para as 18 horas do dia 30 maio, na Costa Sul, no Atena Praia Hotel, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Banco do Povo oferece crédito para a abertura de empresa de informais

São Sebastião - O Banco do Povo de São Sebastião, preocupado com o número de pessoas que ainda trabalham na informalidade, oferece uma linha de financiamento para a abertura de empresa. A novidade chegou ao município há dois meses pelo menos 15 pessoas já mostraram interesse no serviço.
De acordo com a diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Elizete Nossabein, responsável pelo Banco do Povo, esse financiamento permite que o interessado tenha recurso para pagar um contador para abrir a empresa. Segundo ela, a maior dificuldade para sair da informalidade é o recolhimento das diversas taxas cobradas. “Com o crédito, um contador recebe do Banco para fazer essa movimentação”, explica.
Mas ela ressalta que o benefício é concedido há trabalhadores que estão há pelos menos seis meses na atividade e comprovem moradia de dois anos no município, entre outras regras que devem avaliadas pelos agentes de crédito. A principal dela é não ter restrições de crédito junto ao Serasa.
A proposta do Banco do Povo, ainda de acordo com Elizete, é trazer o trabalhador informal para a formalidade. “Uma empresa vai gerar muito mais emprego e esse é o nosso objetivo”, disse.
A agente de crédito Helena Maria de Jesus Correa explica que a maior vantagem do Banco do Povo é a taxa de juro, fixada em 1% ao mês. Muito abaixo do índice cobrado por outras instituições financeiras. Essa taxa também será a mesma para o financiamento para a abertura de empresa. “O candidato deve apresentar pelo menos dois orçamentos de contadores e se não houver qualquer outra restrição pode conseguir o dinheiro.”
Para pessoas físicas ou jurídicas o financiamento varia de R$ 200 a R$ 5 mil; para cooperativas e associações legalizadas, de R$ 200 a R$ 25 mil, e para início de atividades de pessoa física ou jurídica até R$ 600.
O Banco do Povo Paulista fica na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro de São Sebastião. Telefone (12) 3892.5815. (Fonte: PMSS)

Convention do Litoral Norte recebe diplomação no final de semana

São Sebastião - O Litoral Norte de São Paulo Convention &Visitors Bureau (LNSPC&VB) será diplomado neste final de semana (28/4 a 1º/5), em Campinas, pela Federação de Conventions de São Paulo. Será a oficialização da entidade instituída este mês e que tem por finalidade fortalecer o setor turístico na região. O evento acontece no The Royal Palm Plaza Hotel Resort.
O presidente da entidade, Eduardo Cimino, disse que após esse ato o Convention vai ganhar o CNPJ e sua atuação perante outros órgãos passará a ser oficial. Mas mesmo antes da diplomação, ele ressalta que o LNSPC&VB já se firma como uma entidade reconhecida e que já desperta interesses. “Já fomos procurados por grandes empresas interessadas em investir na região”, adianta Cimino.
Ele voltou a ressaltar a importância da participação do empresariado do setor para o desenvolvimento do Litoral Norte. “Não podemos mais ficar dependentes de ações do Poder Público. Temos que somar esforços e buscar resultados”, disse.
Com relação à diplomação, o presidente da entidade ressaltou que o encontro será proveitoso uma vez que representantes dos 17 Conventions do Estado estarão reunidos. “Será uma troca de experiência e conhecimento.”
Além da diplomação dos Conventions do Litoral Norte e de Campinas, haverá ainda convênio entre a Federação e a PUC-SP para elaboração do Dimensionamento Econômico dos Eventos do Estado de São Paulo, apresentações de Salões Regionais de Turismo, apreciação e solicitação de ingresso de novos CVBs e os preparativos para o seminário “Destino do Turismo do Estado de São Paulo”, que ocorre no dia 18 de maio, em Ribeirão Preto. (Fonte: PMSS)

EM Verena Dória participa de Concurso Nacional de Cartazes

São Sebastião - A E.M. Profª. Verena de Oliveira Dória, localizada no bairro da Topolândia, enviou para Brasília, quatro cartazes para o 8° Concurso Nacional de Cartazes promovido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), que neste ano tem o tema “O esporte e o lazer na prevenção do uso de drogas”.
De acordo com a vice-diretora da escola, Fátima Frederico, a votação dos cartazes ocorreu juntamente com os próprios alunos. Houve a participação de 550 alunos de 1ª a 4ª séries. Todas as crianças fizeram o projeto dos desenhos em folhas de sulfite. Logo após esta fase, aconteceu uma votação envolvendo toda a unidade escolar onde foram escolhidos os cartazes vencedores, que já foram premiados simbolicamente pela equipe de diretores, coordenadores e professores. “É a primeira vez que a escola se envolve tanto para participar deste concurso, agora vamos aguardar os resultados”, disse Fátima.
De acordo com o Senad, o primeiro lugar de cada série será premiada com R$ 3 mil, passagens aéreas e diárias para comparecimento do aluno, de um acompanhante (pai ou mãe ou responsável) e do professor orientador do trabalho na cerimônia de premiação em Brasília. Já o segundo lugar, receberá R$ 2 mil e o terceiro lugar, um prêmio de R$ 1 mil incluindo as passagens aéreas e diárias para a cerimônia de premiação. Informações pelos telefones (12) 3892-2806/3892-0268 (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza ações de conscientização sobre a hipertensão arterial

São Sebastião - Nesta quinta-feira (26/04) foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para lembrar a data, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nos postos do Programa de Saúde da Família (PSFs) do município, diversas ações de conscientização sobre os riscos da hipertensão.
Mais de 30 participantes do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) realizaram pela manhã, no Centro Comunitário da Topolândia, algumas atividades esportivas adaptadas com a professora Tatiana Zazamith, da Secretaria de Esportes (Seesp). As equipes dos PSFs do Topovaradouro e Olaria aferiram a pressão arterial após 15 minutos de alongamento.
Também foi servido um café da manhã com muitas frutas e bebidas com teor de açúcar reduzido, prevenindo a saúde dos hipertensos e diabéticos do programa. O médico do PSF do Topovaradouro, Vladinei Ferreira de Lima promoveu um bate-papo com os idosos sobre a hipertensão e vacina contra a gripe.
Segundo a assistente social Eliane Silvestre, uma das coordenadoras do projeto, no "Valorizando a Pessoa Idosa" participam pessoas com idades entre 60 a 86 anos, geralmente de baixa renda. O objetivo é proporcionar mais um apoio na melhor idade com o cultivo de amizades em um espaço de lazer.
Para a participante Dilza Ferreira Machado, 59 anos, as atividades foram muito boas para que todos se conscientizem sobre os riscos da hipertensão. “Sou hipertensa e diabética e participo do programa há um ano e meio e aqui encontro muito apoio para combater as minhas limitações”, disse Dilza.
Em outros PSFs foram realizados dtrabalho de conscientização sobre os riscos da hipertensão e os cuidados que devem ser tomados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi


Peregrinação da Bandeira do Divino percorre bairros de Ubatuba
A bandeira tem feito sua peregrinação há 141 anos pelos bairros do município, levando tradição, fé e cultura aos lares da população ubatubense

Ubatuba - Está acontecendo em Ubatuba uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do povo caiçara. Trata-se da 141ª edição da Peregrinação do Divino, que leva música, fé e tradição a diversos bairros do município. A peregrinação teve início neste sábado, 21, no sertão da “Fazenda da Caixa” e percorrerá mais 27 bairros, até o final do mês de agosto, quando é realizada a Festa do Divino, nas imediações da Igreja Matriz.
O assessor cultural da Fundart, Nei Martins, que é também um estudioso dos costumes e tradições caiçaras, explica que a Folia do Divino sofreu diversas alterações ao longo dos anos, devido ao crescimento da cidade, à modernidade e à multiplicação das religiões. "O mundo dos caiçaras de 40 anos atrás era bastante diferente. As famílias quase não tinham dinheiro, mas havia muita fartura de comida. Então, por onde a bandeira passava, era a maior festança. Hoje, existem outras distrações, outras religiões, outros interesses. No entanto, Ubatuba preserva esta manifestação da cultura popular, que é uma das mais antigas do município."
Incentivo às manifestações culturais - Esta manifestação do folclore religioso vem sendo preservada em Ubatuba graças ao incentivo da prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Entre as atribuições da Fundart está a responsabilidade de resgatar as tradições e manter atuantes os grupos que detém a cultura, passada de geração para geração. Atualmente, estima-se que apenas 5% dos municípios paulistas mantêm esta tradição.
Entre as canções apresentadas pelo grupo da Folia do Divino, encontram-se preciosidades compostas há mais de 150 anos, interpretadas pelas vozes, violas e caixas-surdo dos grupos.
A comemoração em homenagem ao Divino Espírito Santo veio das nossas origens portuguesas no final do século XIX, seu símbolo é a pomba branca e as sete fitas coloridas representam os sete dons divinos do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus.
Confira a programação e acompanhe a peregrinação, quando estiver acontecendo em seu bairro. Para mais informações, ligue para a Fundart e fale com Nei Martins. Fone: (12) 3833-7000. (Fonte: PMU)

Ubatuba representa Conselho de Secretários de Saúde em reunião do Comitê Estadual de Dengue
O superintendente de Proteção à Saúde da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira, é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)

Ubatuba - O superintendente de Proteção à Saúde da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira, esteve presente à Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Dengue, realizada em São Paulo, no último dia 24. Durante o encontro, foram feitas atualizações dos dados e números da dengue, além da prestação de contas do Dia D, em todo o estado de São Paulo. Estiveram presentes todas as diretorias das regionais da Sucen.
Na ocasião, o Superintendente de Controle de Endemias do Estado, Afonso Viviani, falou sobre a infestação no Estado e afirmou que 80% das cidades apresentam uma situação preocupante. Ele disse ainda que as ações precisam ter continuidade durante todo o ano, para evitar que epidemias se repitam em 2008. Outra informação importante foi a confirmação de que o sorotipo que está circulando no Estado atualmente é realmente o tipo três. Até o presente momento, não foram registradas ocorrências dos sorotipos 1 e 2.
O Comitê - O Comitê Estadual de Dengue é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade civil e os governos municipal, estadual e federal, como membros de empresas de abastecimento de água e energia, metrôs, rodovias, comércio, defesas civis, governos e responsáveis pelo controle da dengue do todo o estado. O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira é representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Ele é responsável por repassar as informações do Comitê para os secretários de saúde de todo o estado de São Paulo, por meio do Cosems. É esse elo que permite aos municípios encontrar soluções conjuntas e promover ações para ajudar a combater a dengue no Estado.
Na opinião de Neilton, o fato de ser representante do Cosems no Comitê traz grandes benefícios para o município. "Nós estamos sempre envolvidos com as discussões relativas à dengue em nível estadual e federal, fazemos contatos com as diversas esferas dos governos e ficamos sabendo da realidade no Brasil e no Estado. Além disso, sempre surgem novas idéias e trocas de experiências no sentido de combater a dengue no município." (Fonte: PMU)

Justiça defere liminar para demolição de imóvel na Avenida Iperoig

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba obteve êxito em uma ação movida contra o proprietário de um imóvel, localizado na Avenida Iperoig, que está abandonado há anos e representa perigo para os transeuntes. A juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba deferiu liminar para que o imóvel seja demolido.
O proprietário do referido imóvel deve receber uma intimação nos próximos dias para proceder à demolição, sob pena de pagamento de multa. Além de estar com sua estrutura comprometida, o imóvel destoa dos comércios localizados na avenida.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “esta é mais uma medida que visa a reestruturação da Avenida Iperoig, que após a conclusão das obras de reurbanização deve ter a fachada dos comércios padronizada, harmonizando as construções”. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba entrega materiais para escolinha de surfe

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, entregou na última quarta-feira, 25, duas pranchas de surfe e flutuadores, tipo espaguete, para a escolinha de surfe Suelen Naraísa. “Esse material vai ajudar muito o nosso trabalho com a garotada. Agradeço a força que a prefeitura tem dado ao esporte, principalmente ao surfe”, disse Suelen ao receber os equipamentos.
O Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., entende que levar atividades esportivas aos bairros ajudará na revelação de novos talentos. “A idéia da administração é que a descentralização irá ajudar o esporte a ganhar cada vez mais força na cidade. Essa doação é apenas uma pequena ajuda a essa entidade que trabalha com a nossa juventude”, declarou o secretário.
A escola foi criada em 2005 e funciona na praia de Itamambuca oferecendo aulas de surfe a aproximadamente 50 crianças e adolescentes, de Itamambuca, Perequê-Açu, Centro e do projeto Arco-Íris. (Fonte: PMU)


PROGRAMAÇÃO CULTURAL: ABRIL 2007

27 - SEXTA - FEIRA
RECITAL PEDAGÓGICO
Salão Social do Horto - 16:00h
Quarteto Saia Justa (da Lira “Padre Anchieta”)
Clarinetes: Talita Moura, Poliani Gonzaga, Flaviane Oliveira,
Francine Germano.

28 - SÁBADO
SERESTAS E SERESTEIROS
Sobradão do Porto - 20:00h

29 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 21:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)
Flauta: Nadia Cristina Mendes. Trompete: Leandro Sclearuc.
Trombone: Robson Bittencourt, Edilson Welington.
Eufônio: Evandro Elton Silva. Percussão: Nereu Rodrigues,
Mauro C. Bastos.

PRESTIGIE O ARTISTA DE UBATUBA

SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS,
A PARTIR DAS 15h
Adquira e indique obras da Praça das Artes Plásticas.
Praça das Artes Plásticas - Av. Iperoig - Centro.
Grupo Setorial de Artes Plásticas da FUNDART

TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 8:00 h
Prestigie nossa loja no prédio da FUNDART, R. Félix Guisard, 06
Exposição de trabalhos artesanais, na Praça Anchieta, 38.

PARTICIPE DAS REUNIÕES DOS GRUPOS SETORIAIS DA FUNDART

27 - SEXTA - FEIRA – FUNDART - 18:00h
Grupo Setorial de Artes Plásticas
LIRA “PADRE ANCHIETA”
Apresentações, oficinas musicais.
Tel.: (12) 9176 9059 - dahoramusica@yahoo.com.br
 




SEMANA DE 27/04 A 03/05/2007

CINE PORTO
3833-2066 (12)

"Dogão, Amigo Pra Chachorro"
Ás 15:50 hs - 17:30 hs .

 

"Letra e Música"
Ás 19:10 hs -21:00 hs.


CINE PASSEIO
3832-2843 (12)

 

"Caixa 2"

Ás 15:50 hs -19:40 hs.



"300"
Ás 17:30 hs - 21:20 hs

 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dia 21 de abril

Que será dos descendentes
Do finado Tiradentes?
Sobreviveram à Maria Louca?
Vivem de fartura ou de coisa pouca?
Ainda lutam por liberdades?
Riem desbragamente
Ou sorriem entredentes?
Cursaram faculdade de odontologia
Ou enveredaram na política?
Quem boas notícias souber
Favor divulgar
Pra reacender a esperança
Aos inconfidentes daqui.

 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Passáros na Praia de Itaguá ©Edson Del Rio Vieira

Passáros na Praia de Itaguá
©Edson Del Rio Vieira
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor