Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 30 de Abril de 2007 - Nº 1758 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Litoral Virtual inova como produtora de vídeo
Unitau realiza 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa
Deputado Antonio Carlos cria Frente de Apoio ao Empreendedorismo Social

Caraguatatuba
Projeto Trilha do Mexilhão é premiado e recebe verba para ser viabilizado
Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação
Atletas Bolsa Esporte disputam Circuito Santista de Bodyboarding
Adolescente é preso por tráfico de entorpecente
Polícia Militar prende condenado foragido em Caraguatatuba
Traficante preso em Caraguatatuba
Ladrão é preso por roubo e tráfico em Caraguá

Ilhabela
Grupo teme prejuízo à pesca após instalação de gasoduto
Prefeito diz que pode impedir a construção
Lei já proibiu pesca na Baía de Castelhanos
Ilhabela é a 2ª. cidade colocada no ranking do Ministério da Educação
Prefeito Manoel Marcos investe em tecnologia
Vereadores apuram irregularidades em obras em faixa de marinha
Timbada pede informações sobre esgoto a céu aberto no Itaguaçu
Keko pretende acabar com transtorno na fila da balsa


São Sebastião
São Sebastião propõe criação da Semana Municipal da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis
São Sebastião perde de Caraguá e está fora da 9ª Copa Vanguarda de Futsal
Palestra do PAT alerta sobre importância da escolaridade para conseguir emprego
Defesa Civil monitora áreas de risco após temporais
Projeto ‘Informática na Escola’ é apresentado à Costa Sul de São Sebastião
Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira
Secretaria do Meio Ambiente discute resíduos portuários em reunião na Anvisa
Marearte é cancelada devido às chuvas
Plantão Social da Costa Norte ficará sem atendimento na próxima semana
São Sebastião ganha Hino Oficial da cidade
Confira abaixo a letra do Hino Municipal de São Sebastião
Prefeitura faz homenagem a funcionários recém-aposentados
Em Brasília, Juan reivindica verba do Ministério das Cidades para saneamento e regularização de núcleos
Ação integrada fiscaliza áreas passíveis de invasão
Unidade Móvel do Senai chega a São Sebastião para o curso de “Eletricidade Veicular”


Ubatuba
Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig
Prefeitura terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 30
Prefeitura de Ubatuba normatiza acesso a sites
Ubatuba implanta conceitos de mobilidade urbana na Avenida Iperoig
Show de Arte Popular Brasileira na Praça da Matriz
Fundart abre inscrições para cursos em toda a cidade
Prefeitura e FUNDART na Secretaria da Cultura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Virtual inova como produtora de vídeo

Litoral Norte - Atuando desde 1995 como produtora de sites e fotografias, o Litoral Virtual Produções Multimídia entra definitivamente no ramo de produções de vídeo para TV e cinema. Produzindo comerciais para TV veiculados na TV Vanguarda, SBT e TV´s a cabo desde o ano passado, agora lança o programa "Terra Caiçara" que será veículado na TV Litoral, transmitido pela operadoras de TV à Cabo NET em Caraguatatuba e Kaybee em Ubatuba.
Segundo Emilio Campi, produtor e diretor do programa, a idéia foi concebida há mais de 2 anos e estava esperando o momento certo para seu lançamento. "Com a parceria com as TV´s locais, pudemos formar uma equipe coesa que viabilizou o projeto que conta com a apresentação de Ezequiel dos Santos, caiçara e entusiasta na divulgação da cultura local, e imagens de Luiz Tolosa, cinegrafista que faz seu serviço com dedicação e paixão. Juntos descobrimos coisas que nem imaginavamos que pudessem existir. A cultura caiçara é rica e cheia de lendas, histórias e conhecimentos que se não forem registrados, morrerão com as poucas pessoas que ainda sabem esses segredos", revela Campi.
A finalidade do programa é registrar depoimentos de caiçaras nativos, suas raízes e o cotidiano desse povo que, segundo o produtor, foi sendo dizimado aos poucos devido a exploração imóbiliária e as restrições impostas em nome da preservação ambiental.
Até o momento foram gravados e finalizados 3 episódios, apresentando locais e pessoas dos bairros do Sertão da Quina, Picinguaba e Ubatumirim, todos em Ubatuba. Esse programas poderão ser vistos em Caraguatatuba através da NET - canal 4, e em Ubatuba pela Kaybee - canal 4. Os programas também poderão ser assistidos na Internet, através do site www.litoralvirtual.com.br/terra  (Fonte: Litoral Virtual)

Unitau realiza 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa

Região - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza o 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa, no dia 3 de maio, a partir das 8h30, no Auditório do Departamento de Engenharia Civil. O evento, promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), tem por objetivo divulgar, aprofundar e ampliar o debate acerca das relações entre ética e pesquisa, no sentido de favorecer a reflexão quanto às exigências éticas e científicas que se interpõem na produção do conhecimento.
A coordenadora do evento, profa. Dra. Débora Pallos, membro do CEP, ressalta a importância do Seminário não só para os projetos de pesquisa da UNITAU, mas também para outras universidades da região, já que todos esses precisam considerar os procedimentos éticos. “As universidades que não possuem um comitê de ética em pesquisa acabam buscando auxílio nas instituições mais próximas”. O CEP atende, principalmente, as demandas existentes no Vale do Paraíba. “Por meio desse seminário, portanto, conseguiremos difundir dentro da comunidade acadêmica e de pesquisa questões relevantes a esse respeito”, acrescenta.
O objetivo do CEP é o de, futuramente, direcionar seu trabalho a questões mais específicas, nas mais variadas áreas de produção do conhecimento, com a possível implantação de sub-comitês dentro dos departamentos da Universidade.
O 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté estará aberto aos chefes de departamentos, diretores de institutos, pesquisadores científicos, professores e estudantes interessados em pesquisa que envolva seres humanos.
O Auditório do Departamento de Engenharia Civil fica na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, Portão 2. (Fonte: UNITAU)

Deputado Antonio Carlos cria Frente de Apoio ao Empreendedorismo Social
Questões da comunidade são o norte de seu mandato

Litoral Norte - O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Vaz de Lima (PSDB) publicou no Diário Oficial de 26 de abril ato n.º 53/2007, com a nomeação de 11 deputados que irão compor a Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo Social.
A Frente é uma iniciativa do deputado Antonio Carlos (PSDB), que quer fazer dos assuntos sociais o norte de seu mandato. Além dele, foram nomeados os parlamentares Bruno Covas, Samuel Moreira, Roberto Massafera, João Caramez, Mauro Bragato, Paulo Alexandre Barbosa, Fernando Capez, Barros Munhoz, Marcos Zerbini e Roberto Emgler.
Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo que mais atua em empreendedorismo social. As ações nessa área não possuem nenhum viés economicista. Pelo contrário, eles são fincados nas questões da sociedade e das relações sociais.
Com a frente, Antonio Carlos pretende ampliar ainda mais esse campo em todo o estado de São Paulo. Entre os objetivos, estão: disseminar, prover e promover o acesso ao conhecimento sobre o empreendedorismo; otimizar políticas públicas que visem o aprimoramento das relações com os empreendedores sociais e propor legislação adequada que promova o desenvolvimento do empreendedorismo social.
Além disso, será trabalho da Frente realizar debates, seminários, encontros e outras atividades com a finalidade de fomentar, incentivar e identificar ações meritórias no campo do empreendedorismo social.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Projeto Trilha do Mexilhão é premiado e recebe verba para ser viabilizado

Caraguatatuba - O Projeto Trilha do Mexilhão, de autoria de Karla Passos de Morais e Fernando Hanaoka, que visa transformar o cultivo dos mexilhões em produto turístico foi um dos 15 projetos escolhidos pela Empresa Bandeirantes, do grupo Energias do Brasil para ser executado, financiamento no valor aproximado de R$ 40 mil reais. A Bandeirante Energias do Brasil vem investindo muito em responsabilidade social. Os projetos terão o investimento de um ano podendo inclusive receber novos financiamentos.
A cerimônia de premiação do projeto Trilha do Mexilhão aconteceu no dia 18 de abril, quarta-feira, no Museu Brasileiro de Esculturas em São Paulo. Estiveram presentes na premiação a Sra Beth Vargas da ONG Universidade Solidária - Unisol, A professora do Unimódulo e autora do projeto Srta Karla Passos de Morais, o coordenador do Curso de Turismo do Unimódulo professor Fernando Hanaoka e o Secretario Municipal de Turismo de Caraguatatuba Ricardo de Lima Ribeiro.
Para quem não conhece o projeto, ele visa capacitar os maricultores, os donos e funcionários de quiosques e as famílias destes, para que através do turismo eles possam complementar sua renda, já que o marisco não esta no tamanho ideal para a venda o ano inteiro e a atividade turística no município é sazonal.
Depois da capacitação será formatado o roteiro que oferecerá aos turistas o passeio pela fazenda de maricultura acompanhado de monitores e de maricultores que explicarão ao visitante todo processo de produção do marisco. Durante a visita, oferecerão o marisco in natura com receitas tradicionais para que sejam preparadas em casa, e também poderão adquirir artesanato feito com a concha do mexilhão. Os quiosques e restaurantes da Cocanha servirão pratos e petiscos deste molusco.
O Unisol acrescentou a idéia original uma parte de conscientização às crianças de escolas públicas sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional de energia que será muito importante para a preservação do cultivo do marisco e para o gasto controlado de energia elétrica.
A trajetória do projeto - Segundo a professora Karla Passos de Morais a idéia surgiu em 2005 quando ela começou a ter contato com os maricultores da praia da Cocanha e percebeu o potencial de aproveitar o marisco como produto turístico. Neste mesmo ano escreveu o projeto e enviou-o através do Unimódulo para um concurso nacional promovido pela Universidade Solidária em parceria com o Banco Real. O concurso premiaria os 10 melhores projetos de geração de renda do país com verba para executá-los - na época o projeto ficou em 11° lugar. Ela não desistiu de batalhar
Em 2006 levou o projeto para o Congresso Brasileiro de Turismo em Fortaleza e juntamente com o professor Fernando Hanaoka, apresentou-o a centenas de alunos e professores no intuito de buscar parcerias para realizá-lo. No mesmo ano foi procurada pela Universidade Solidária entidade que em 2005 quase ofereceu a verba para tirar a idéia do papel. A entidade propôs uma parceira para enviar conjuntamente com o Unimódulo o projeto para um outro concurso o da Bandeirante Energias, este em que foi premiado.
"Estou muito feliz em saber minha idéia se transformará em realidade e que as parcerias do Unimódulo, Unisol, Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba ajudará a formatar este produto turístico, possibilitando melhorar a vida de maricultores e seus familiares, quiosqueiros, restaurantes da cocanha e também a comunidade do bairro em geral. Agora é colocar a mão da massa e através dos diversos cursos do Unimódulo, o envolvimento de vários alunos e professores juntamente com os profissionais da Unisol e com os maricultores e quiosqueiros da Cocanha e hora de fazer o projeto acontecer" - finaliza Karla . Para ela o que importa é a experiência de executá-lo, de ter um projeto destes no seu currículo e de ter idealizado este produto. (Fonte: PMC)

Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba lança oficialmente o 1º Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação no próximo dia 18 de maio de 2007 no Auditório da Fundação Cultural de Caraguatatuba, durante o Painel de Comunicação: Identidade e Missão, por ocasião da 1ª Semana Diocesana da Comunicação e 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Este ano, o Papa Bento XVI escolheu o tema "As crianças e os meios de comunicação social: um desafio para a educação" para que fosse refletido pela Igreja e pela sociedade.
O objetivo desta iniciativa é o de suscitar no profissional de imprensa um comprometimento com a sociedade, produzindo meterias e fotografias que, a partir de um tema central faça emergir ações de promoção humana. O tema central deve estar voltado para o contexto SOCIAL.
Podem participar e concorrer aos Prêmios, todos os profissionais de comunicação residentes no âmbito geográfico da Diocese de Caraguatatuba (São Sebastião - Ilhabela - Ubatuba - Caraguatatuba) e que tenham suas matérias publicadas em qualquer um dos veículos de comunicação impressa do Litoral Norte Paulista.
Aos profissionais não vinculados a um jornal será oferecido espaço e oportunidade de publicação através do Jornal De Praia em Praia.
Cada profissional poderá concorrer com até três matérias, publicadas ao longo dos seis meses do concurso - junho a novembro de 2007.
Quanto à publicação das matérias a Diocese de Caraguatatuba através da Assessoria de Imprensa e Pastoral da Comunicação estará divulgando o evento para todos os jornais da região, a eles solicitando parceria para o bom êxito deste evento, contribuindo com o objetivo ao qual se destina.
Não haverá, por conta das publicações, nenhum vínculo financeiro entre as partes - Diocese de Caraguatatuba - Jornal - Profissional, ficando a critério do veículo de o eventual pagamento pela matéria publicada, já que a solicitação de publicação deve partir do concorrente ao prêmio.
As matérias publicadas pelos jornais deverão ser encaminhadas pelo autor à Cúria Diocesana de Caraguatatuba, em envelope contendo a ficha de inscrição da matéria e uma via original da publicação. Não será permitida a inscrição de matéria antiga ou republicação.
Todas as matérias inscritas serão encaminhadas a uma Comissão Julgadora a ser formada pela equipe de organização.
Cada matéria será avaliada individualmente por cada um dos membros do júri e receberá uma nota de 5 a 10. A soma dos pontos selecionará as 10 melhores classificadas que passarão pela Comissão para a escolha conjunta das 3 melhores - 1º. 2º e 3º lugar.
Serão avaliados, além do contexto ético, a apresentação e o cumprimento do objetivo principal que é suscitar os valores humanos.
Os vencedores receberão prêmios a serem definidos no valor de R$500,00 - R$250,00 - R$150,00 respectivamente pelos 1º, 2º e 3º lugares, além de troféus. Receberão certificados de participação os selecionados na última etapa. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 24 de janeiro de 2008, Dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas..
A organização do 1º Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação é de inteira responsabilidade da Diocese de Caraguatatuba através da Pastoral da Comunicação e Assessoria de Imprensa a quem compete divulgar e dar todas as orientações aos participantes.
Considerações não constantes nesta apresentação serão avaliadas pela organização.
O Prêmio Dom Bosco de Comunicação premiara as fotografias publicadas através das matérias concorrentes, de forma independente. Para esta categoria será acrescido um profissional da área para avaliação das especificações técnicas dos recursos utilizados.
A premiação acompanha os critérios e formas do Prêmio Francisco de Sales de Comunicação. DIOCESE

Atletas Bolsa Esporte disputam Circuito Santista de Bodyboarding
Prova soma 500 pontos no Circuito Paulista da modalidade

Caraguatatuba - O programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO terá dois representantes no Circuito Santista de Bodyboarding. Hallan Meirelles e Manuel Batista vão atrás dos 500 pontos que a prova pode somar para o Circuito Paulista da modalidade. A prova acontece nesse domingo, a partir das 7h30, no Posto 2 de Santos - SP. A etapa do Circuito Santista de Bodyboarding 2007 é uma promoção da Time Marketing Esportivo e tem a Supervisão da Federação de Bodyboarding do Estado de São Paulo. (Fonte: Módulo)

Adolescente é preso por tráfico de entorpecente

Caraguatatuba - No dia 24 de abril, às 15h00min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, após receber informação de que quatro adolescentes infratores da lei estariam realizando tráfico de entorpecente e que um deles estaria em poder de uma arma de fogo, os Policiais Militares se deslocaram até o local e lograram êxito em localizar os adolescentes em frente à residência no bairro Jardim Califórnia, na rua Sebastião Nepomuceno nº 1146, feita vistoria foram encontrados 25 trouxas de maconha, 02 pedras de crack, um cartucho de Fuzil Cal. 7,62, um cartucho de revólver Cal. 357, um cartucho de pistola Cal. 22, R$ 30,00 (trinta reais) em dinheiro, um DVD Philipis, uma TV 20 polegadas e um aparelho de som todos de procedência duvidosa. Os quatros adolescentes infratores da lei foram conduzidos ao Distrito Policial onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de Tráfico de Entorpecente/Ato Infracional e apreensão dos entorpecentes, do dinheiro e dos demais objetos, os adolescentes foram liberados para seus genitores. (Fonte: 20BPM)

Polícia Militar prende condenado foragido em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 24 de abril às 14h15min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, receberam uma denúncia anônima de que um foragido da justiça que estaria dirigindo um veículo Fiat Uno de cor vermelha, os Policiais Militares se fizeram diligência Rodovia dos Tamoios, no bairro Rio do Ouro, lograram êxito me localizar o infrator da lei W. B., de 22 anos, após pesquisar seu antecedente criminal foi constatado procurado da justiça pelo crime de Roubo. Conduzido ao Distrito Policial o infrator da lei ficou recolhido à Cadeia Pública local. (Fonte: 20BPM)

Traficante preso em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 26 de abril às 00h05min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, durante patrulhamento pelo bairro Tinga na rua João Pinto Filho, receberam informações de que o infrator da lei C. W. S., de 27 anos teria participado de um Roubo em data anterior, a vítima N. A. A., informou o endereço do infrator aos Policiais Militares que se deslocaram até o local onde lograram êxito em localiza-lo, foi encontrado os pertences da vítima, bem como 04 papelotes de cocaína. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Ladrão é preso por roubo e tráfico em Caraguá

Caraguatatuba - No dia 25 de abril às 20h45min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, após receber informações de que um infrator da lei E. R. M., de 20 anos, teria acabado de praticar roubo a trausente, quando em patrulhamento pelo bairro Jardim Gaivotas na Rua Das Andorinhas, os Policiais Militares lograram êxito me localizar o infrator da lei transitando em uma bicicleta, e após avistar a viatura empreendeu fuga a pé, sendo detido em uma residência onde tentou se esconder, feita revista pessoal foi localizado na bermuda 22 pedras de crack e 06 trouxas de maconha. Dada voz de prisão ao infrator que foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente/RouboTrausente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM).

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Grupo teme prejuízo à pesca após instalação de gasoduto
Pescadores de Ilhabela questionam impacto à fauna marinha e redução de peixes

Ilhabela - Pescadores de Ilhabela temem que a instalação do gasoduto submarino, que levará o gás natural extraído da jazida do Campo de Mexilhões até a Unidade de Tratamento Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, provoque um impacto irreversível à fauna marinha.
De acordo com o projeto apresentado pela Petrobras, o gasoduto vai passar entre as ilhas Sumítica e Vitória. A obra, que está prevista para começar no início de 2008, será feita pela empresa norueguesa Acergy, que assinou contrato com a Petrobras no valor de US$ 400 milhões.
O vereador e presidente da Colônia de Pesca de Ilhabela, Roberto Lourdes do Nascimento, afirma que o local por onde vai passar o gasoduto abriga o maior pesqueiro de camarão sete barbas do Litoral Norte.
Segundo ele, o tema precisa ser mais aprofundado e discutido, pois possivelmente as áreas onde hoje é permitida a pesca serão afetadas.
"Nós achamos que a obra vai prejudicar o pescador artesanal devido à diminuição de peixes e que, por causa do gasoduto, vão formar bancos de areia no fundo do mar e os barcos nunca mais vão poder passar pelo local. Os técnicos precisam estimar um prazo para que a fauna marinha seja recomposta", disse.
O presidente da Colônia de Pesca afirma que uma maneira de diminuir o impacto na atividade pesqueira é iniciar a obra do gasoduto no período do defeso do camarão, que dura 90 dias, e pagar uma indenização aos pescadores.
"Nós já estamos impedidos de pescar na Baía de Castelhanos por causa da Lei do Gerenciamento Costeiro e agora os pescadores serão prejudicados mais uma vez", afirma.
PETROBRÁS - A bióloga marinha, Viviane Severiano, da empresa Habtec Engenharia Ambiental, que apresentou o Estudo de Impacto Ambiental para os pescadores de Ilhabela, negou que a obra vá contribuir para o desaparecimento dos peixes.
Ela afirma que devido à própria defesa natural os peixes migrariam da área da plataforma para os arredores.
Antes de optar por construir o gasoduto submarino, entre as Ilhas Sumítica e Vitória, a Petrobras afirma que foram estudadas outras opções, mas os estudos geológicos e geofísicos demonstraram que esse trajeto é o que reúne as melhores condições ambientais e de segurança operacional.
De acordo com a Petrobras, é remota a possibilidade de ocorrer o desaparecimento de peixes ou camarões devido à instalação do gasoduto.
A empresa explica que a área de influência direta afetada pelo duto é bem restrita e limita-se a uma dimensão média que varia de 2 metros (no local onde o duto será assentado sobre o fundo) a 4 metros de largura (no trecho onde o duto será enterrado).
Com relação à formação de bancos de areia, a Petrobras salienta que o método de enterramento do duto submarino utiliza equipamentos mecânicos que revolvem os sedimentos, removendo-os debaixo do duto e depositando-os em seguida sobre o duto.
LICENÇA - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já recebeu o EIA-RIMA, documento necessário para a liberação e aprovação do empreendimento.
No entanto, o órgão ainda analisa o documento e não deu um parecer final sobre o estudo, devendo marcar audiências públicas em Ilhabela, em junho. (Fonte: Daniela Carvalho/ValeParaibano)

Prefeito diz que pode impedir a construção

Ilhabela - Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), os técnicos apresentaram apenas os problemas ambientais que podem ocorrer com a construção do gasoduto, mas não apresentaram solução. "Vamos lutar por uma compensação para os pescadores. Se a obra vier a trazer prejuízo, vou usar todos os mecanismos para impedir que seja concluída." De acordo com a Petrobras, os estudos ambientais e a experiência neste tipo de atividade indicam que a instalação e a operação dos sistemas de escoamento não deverão causar danos a outras atividades econômicas e sociais. (Fonte: ValeParaibano)

Lei já proibiu pesca na Baía de Castelhanos

Ilhabela - Devido à Lei Estadual do Gerenciamento Costeiro, os pescadores estão proibidos de pescar na Baía dos Castelhanos. A norma transformou o local em área de restrição e a pesca de arrasto, praticada pelos pescadores de comunidades tradicionais de Ilhabela, passou a ser proibida no local. O vereador Roberto Lourdes do Nascimento apresentou uma moção de apelo ao governador José Serra (PSDB) para que seja feita uma diferenciação entre a pesca de arrasto artesanal da praticada pelos profissionais que abastecem as indústrias. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado informou que a norma foi criada a partir de reuniões com os pescadores. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela é a 2ª. cidade colocada no ranking do Ministério da Educação

Ilhabela - O Ministério da Educação divulgou o mapa sobre a qualidade do ensino público municipal e apontou Ilhabela como a 2ª. cidade com melhor rendimento da região, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Foram avaliadas 35 das 39 escolas da região, e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dividiu as provas em duas fases para os alunos de 4ª. e 8ª. séries do ensino fundamental, os alunos de Ilhabela participaram da avaliação da 4ª. série conseguindo uma média de 5,0, só perdendo para a cidade de S. José dos Campos que alcançou a média de 5,2.
Segundo o secretário municipal de Educação, professor Antonio Cornélio de Morais Filho, este é um resultado advindo de um trabalho da equipe da Secretaria de Educação diante de uma proposta pedagógica. “Quando assumi a Secretaria em 2001, voltamos as diretrizes educacionais para a Educação continuada e a formação constante dos professores, temos que ressaltar também que nossa rede de ensino é constantemente avaliada fazendo com que tenhamos parâmetros para estarmos direcionando a Educação no Município para uma melhor qualidade, destacando a autonomia que o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira nos concede e o seu empenho nos assuntos ligados a Educação”.
Para o prefeito Manoel Marcos este resultado foi recebido com muita alegria refletindo a realidade educacional de Ilhabela. “Conseguimos alcançar a meta planejada para os nossos alunos, parabenizo o secretário Cornélio assim como todos os responsáveis pela Educação de nossas crianças, o nosso nível educacional está equiparados com os melhores do Brasil”, comemorou o prefeito. (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos investe em tecnologia

Ilhabela - Já com o novo sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular), implantado pela Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela, aconteceu nesta quinta-feira, 26 uma blitz na entrada da cidade, denominada “Ação em conjunto”, com a presença do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira e do chefe de Gabinete, José Donizette.
Para utilização do sistema GPRS, a Fiscalização instalou no veículo que serve de apoio para as ações dos agentes, uma perua Kombi, um computador com impressora e uma máquina de xerox, transformando assim o veículo em uma base móvel para agilização das ações realizadas fora do Paço Municipal.
Nesta ação conjunta com a Polícia Militar, também acompanharam a operação os agentes municipais da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue); do Trânsito e do Assessor Jurídico municipal, André Vieira, onde foi verificada a documentação dos veículos; das mercadorias em veículos de transporte; situação da mercadoria com acompanhamento de respectiva nota fiscal e de remessa e a procedência das empresas que comercializam alimentos em Ilhabela.
Foram fiscalizados 102 veículos e aproximadamente 300 motos. Todos os veículos foram vistoriados, quanto a sua documentação, assim como a documentação dos produtos transportados.
Segundo o diretor municipal de Transito, Laudelino Carlos Souza Dias,foi apreendida somente 01 moto por estar com a documentação irregular.
Os agentes da Secretaria de Saúde: VISA (Vigilância Sanitária), aplicaram 05 autos de infração; 02 autos de imposição de penalidade de multa (R$5 mil e R$ 7 mil reais); 01 penalidade de Apreensão e Inutilização (24 potes de margarina) e 01 termo de orientação.O chefe da VISA, Oriedson de F. Oliveira esclarece que todas essas penalidades aconteceram devido a irregularidades no transporte dos produtos alimentícios, salientando que os comerciantes de Ilhabela têm que estarem atentos na ocasião do recebimento da mercadoria, no sentido de verificarem sua integridade. Já os agentes do PIACD, distribuíram panfletos de orientação e fizeram vistoria nos veículos com indícios de criadouros do mosquito da dengue, principalmente nos lonados e nos de transporte de plantas ornamentais.
A Divisão de Fiscalização aplicou 03 multas no valor de R$434,12 (quatrocentos e trinta e quatro reais e doze centavos) cada uma, por estarem com mercadoria sem nota fiscal e fizeram apreensão de mercadoria que seria comercializada em caráter de ambulante, contendo 41 artigos entre jogos de cama, mesa e banho e utensílios para cozinha.
O diretor de Fiscalização Ronaldo Alves de Souza confirmou a eficiência do sistema GPRS nesta operação e, como novidade implantou também o sistema de consulta ao protocolo da Prefeitura Municipal, onde consegue verificar se as empresas vistoriadas nas operações, já foram autuadas anteriormente. “Toda essa tecnologia implantada pelo prefeito Manoel Marcos, agiliza qualquer tipo de consulta aos órgãos públicos, qualificando sobremaneira os serviços prestados pela Prefeitura de Ilhabela”, esclareceu Ronaldo.
O Sargento Jesus, responsável pela Polícia Militar nesta operação, afirmou ser de grande importância para o município este tipo de ação, servindo não somente para punir como principalmente para orientar a população, o comerciante local e o que vem de outras cidades para comercializarem sua mercadoria e aos turistas que visitam Ilhabela. (Fonte: PMI)

Vereadores apuram irregularidades em obras em faixa de marinha

Ilhabela - Os vereadores Jadiel Vieira, Keko (PV), e José Jorge Pereira, Zeca (PTB), visitaram duas obras no sul da Ilha para verificar possíveis irregularidades.
Na tarde de do último dia 26, os pares que integram a Comissão de Obras receberam denúncias de moradores sobre possíveis irregularidades em duas obras de construção localizadas no Bairro do Ilhote e no Taubaté. Para averiguar as informações, os vereadores se dirigiram aos locais.
Na construção da residência, no Ilhote, havia uma placa informando que a obra teria sido aprovada pela Câmara e pela Prefeitura. Segundo Keko, a informação da placa não procede.
Os parlamentares constataram que as duas construções estavam embargadas, porém os serviços não haviam parado. “As obras estão em faixa de marinha e sua aprovação não passou pela Câmara”, declarou Zeca.
Keko acionou o setor de fiscalização do Executivo para que tomassem conhecimento da irregularidade. “O problema é que estão sendo construídas outras coisas que não constavam no projeto apresentado à prefeitura, inclusive um muro. As duas construções não respeitam os limites da faixa de marinha”, explicou. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Timbada pede informações sobre esgoto a céu aberto no Itaguaçu

Ilhabela - Na última sessão de Câmara, o vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PR), o Timbada, solicitou ao Executivo informações sobre o esgoto correndo a céu aberto na Travessa Via Panorâmica, no Bairro do Itaguaçu.
A solicitação se deu por requerimento em cuja justificativa o vereador afirma que os cuidados com o saneamento básico do município são essenciais para a qualidade de vida da população.
Possível irregularidade na Praia da Armação - O vereador Timbada solicitou também, por meio de outro requerimento, informações sobre as dimensões da área de acesso à Praia da Armação. No requerimento, o parlamentar pede que seja verificada uma possível irregularidade quanto ao avanço da área ocupada pela empresa BL3. “Está visível que a praia está ficando menor, se continuar assim, futuramente será impossível transitar no local”, explica o parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Keko pretende acabar com transtorno na fila da balsa

Ilhabela - O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhabela, o vereador Jadiel Vieira (Keko-PV), enviou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a possibilidade da fila da balsa ser transferida para a Rua Florentino Garcia Vieira Neto.
De acordo com sua justificativa, em conseqüência da extensão da fila da balsa em finais de semana e feriados prolongados o fluxo de veículos na Avenida Princesa Isabel fica extremamente difícil, pois é uma via estreita. “A mudança da fila possibilitará melhores condições para o trânsito de veículos”, ressaltou o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião propõe criação da Semana Municipal da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encaminhou na última semana a Câmara Municipal um projeto de lei que cria a Semana Municipal da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis, a ser realizada entre os dias 16 e 22 de outubro.
O projeto foi criado com o objetivo de informar a comunidade, hospitais, escolas, creches, igrejas, instituições e demais entidades sobre a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, visando prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.
A Semana Municipal da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis será feita através de palestras, workshops e uma ampla divulgação publicitária de conscientização, além da distribuição de folders, folhetos e cartilhas.
Em sua justificativa, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, diz que o projeto segue uma determinação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição de 2003, inserindo a cidade na luta pela garantia da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem como propósitos garantir a qualidade dos alimentos colocados para consumo no país, promover práticas alimentares saudáveis, prevenir e controlar os distúrbios nutricionais, e estimular as ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.
Outros projetos - Ainda na última semana, a Prefeitura encaminhou outros dois projetos de lei, um que altera a denominação da Avenida Luiza Debli Derani para Avenida dos Caiçaras, na praia da Baleia, Costa Sul de São Sebastião, e o outro que vincula o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), antes pertencente ao Governo (Segov). A justificativa para a mudança se deve ao fato de a Setradh possuir em sua composição toda estrutura mais adequada à proteção integral da criança e do adolescente. (Fonte: PMSS)

São Sebastião perde de Caraguá e está fora da 9ª Copa Vanguarda de Futsal
Nem mesmo o ginásio lotado e o apoio da torcida fizeram com que o time em quadra mostrasse um bom futebol. Equipe foi eliminada do torneio com duas derrotas

São Sebastião - Com duas derrotas consecutivas, a equipe de São Sebastião está fora da 9ª Copa Vanguarda de Futsal. Na noite de quinta-feira (26/4), no ginásio do Tebar Praia Clube, o time sebastianense perdeu por 2 a 0 de Caraguatatuba.
Nem mesmo o ginásio lotado e o apoio da torcida fizeram com que a equipe da cidade mostrasse um bom futebol. Os constantes erros de passe e a pouca objetividade dos sebastianenses fizeram com que a equipe de Caraguá crescesse no jogo e, numa falha na saída de bola, abrisse o placar. O segundo gol veio logo no início da segunda etapa.
Antes do fim do jogo o time comandado pelo técnico Rogério Botelho ainda tentou surpreender com um goleiro linha, mas já não havia tempo. Em 2006, a equipe chegou às semifinais da competição, terminando em 4º lugar.
No primeiro jogo deste ano, derrota por 5 a 2 para Paraibuna fora de casa. A equipe de São Sebastião foi composta por: Balaio, Franguinha, Fofão, Carlota, Douglas, Nenê, Pimenta, Baianinho, Jairo, Rato, Aloísio, Buiu, Willian, Pombo e Hércules.
Fraldinhas - A preliminar da partida entre São Sebastião e Caraguá foi disputada pelos pequeninos da categoria “Fraldinha/Mamadeira”, na qual a equipe da Secretaria de Esportes venceu o Tebar Praia Clube por 2 a 0. (Fonte: PMSS)

Palestra do PAT alerta sobre importância da escolaridade para conseguir emprego

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizou nesta quinta-feira (26/4), no salão do Tebar Praia Clube, uma palestra educativa sobre a importância da escolaridade para o ingresso no mercado de trabalho.
O tema foi apresentado pela diretora do PAT, Elizete Nossabein, para uma platéia formada por desempregados que fazem parte do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD).
Segundo a assistente social Maria Eliana de Lima, o objetivo da palestra é conscientizar as pessoas para a importância da escolaridade para se conseguir um bom emprego e enfatizar a necessidade de participar de cursos de qualificação. “Algumas pessoas que atendemos não têm nem o 4º ano completo. Se eles voltarem a estudar, fica mais fácil arrumar trabalho”, diz ela.
Maria Eliana explica também que para integrar o PEAD é necessário atender alguns critérios, como tempo que reside na cidade, número de filhos, renda, entre outros.
Essa mesma palestra já foi ministrada pela diretora do PAT nos bairros Morro do Abrigo, Jaraguá e Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil monitora áreas de risco após temporais

São Sebastião - Em função das constantes chuvas que atingem a região, a Defesa Civil de São Sebastião entrou em alerta e está monitorando as áreas de risco do Município.
O incidente de maior gravidade ocorreu na noite da última quinta-feira (26/4), na Vila Tropicanga, na Costa Sul de São Sebastião, onde uma árvore caiu sobre um barraco. Não houve vítimas, mas os moradores foram encaminhados para a casa de parentes.
Três pluviômetros estão instalados em São Sebastião medindo a quantidade de chuva: um em São Francisco (registro de sete milímetros), um no Centro (registro de 53 milímetros) e um em Boiçucanga (registro de 93 milímetros). Para chegar ao estado de alerta, há necessidade de acúmulo de 120 milímetros no período ou em três dias seguidos.
Segundo o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Paulo Galeano, ao todo são 82 áreas de risco. As áreas de maior preocupação se encontram em Juquehy (núcleos congelados), Vila Tropicanga, em Boiçucanga e Morro do Abrigo, Costa Norte da cidade.
A previsão do tempo, de acordo com a Defesa Civil do Estado, é de chuva em todo o feriado prolongado, com temperaturas variando entre 20º e 24º.
Confira a previsão:

Sábado (28/04)
Tempo: Nublado com chuvas
Quantidade de chuvas: 12 mm
Velocidade de Ventos: 25 Km/h
Temperatura Máxima: 23º
Temperatura Mínima: 21º

Domingo (29/04)
Tempo: Chuvas
Quantidade de chuvas: 5 mm
Velocidade de Ventos: 11 km/h
Temperatura Máxima: 24º
Temperatura Mínima: 21º

Segunda-feira (30/04)
Tempo: Pancadas
Quantidade de chuvas: 2 mm
Velocidade de Ventos: 7 km/h
Temperatura Máxima: 24º
Temperatura Mínima: 20º

Terça-feira (01/05)
Tempo: Chuvas Rápidas
Quantidade de chuvas: 4 mm
Velocidade de Ventos: 5 km/h
Temperatura Máxima: 24º
Temperatura Mínima: 20º
(Fonte: PMSS)

Projeto ‘Informática na Escola’ é apresentado à Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), apresentou na última sexta-feira, às 9h30, na Escola Municipal de Juquehy, o projeto ‘Informática na Escola’ – uma parceria com a Associação Primeiras Letras – à Costa Sul do município.
A cerimônia contou com a presença do subprefeito Edvaldo Amarante Reimberg, da secretária da Educação, Marilene Ramachoti Leite, do representante da entidade, professor Leandro José Giovanni Boaretto, além de professores, alunos e funcionários da administração municipal.
O prefeito Dr. Juan Garcia não pôde comparecer a solenidade de apresentação devido a outros compromissos. “No meu tempo, quem não sabia ler e escrever era analfabeto. Hoje é quem não tem acesso à informática. Estamos investindo para que os estudantes possam ter essa oportunidade”, disse o prefeito no lançamento oficial do projeto que aconteceu na Costa Norte, no último dia 17, na Escola Municipal ‘Walfrido Maciel Monteiro’, no Morro do Abrigo. “É importante o programa de informática nas escolas. A Prefeitura está preocupada com o futuro das crianças”, acrescenta Reimberg.
“Esse é o terceiro ano que o projeto acontece nas escolas. A Secretaria acredita que será um sucesso e até melhor do que tem sido porque confiamos no trabalho dos monitores e na coordenação do projeto. Esperamos que os alunos possam aproveitar o treinamento e receber as informações necessárias”, declara a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
Ela aproveitou para anunciar que o prefeito Dr. Juan Garcia firmou convênio com o Instituto Crescer visando à capacitação, a partir de maio, de 30 professores para o ensino de informática, com certificado da Microsoft. Cada professor será tutor de 10 alunos. “Ainda neste ano estaremos formando 300 alunos monitores”, garante a secretária. Segundo ela, São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte que vai receber o curso em questão.
Os alunos da EM de Juquehy apóiam a iniciativa. “É legal porque a gente mexe com computador e a aula fica mais interessante”, diz Daniel Bezerra Alvez, de 9 anos, da 3a série. “O programa é bom porque eles vão ensinar muita coisa que nós vamos precisar no dia a dia”, comenta Natália Santos Rocha, de 9 anos, também da 3a série.
Projeto - O projeto atenderá cerca de 6,5mil estudantes, entre crianças e adolescentes de 1a a 8a séries, da rede municipal de ensino. O objetivo do programa é a utilização da informática como instrumento de trabalho para socialização e motivação dos alunos. Ao todo, 20 monitores estarão envolvidos com as aulas nas salas de informática. Neste primeiro momento, 11 escolas serão contempladas.
De acordo com o representante da Associação Primeiras Letras, o curso será ministrado em ambiente linux, uma vez que já existe nos laboratórios da rede municipal de ensino. “Os monitores são habilitados para esse sistema. Os alunos vão aprender a mexer com planilha, editor de texto e trabalhos didáticos pedagógicos para fixação do conteúdo que eles estudam em salas de aula”, conta. Segundo ele, matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História serão trabalhadas pela informática. “É uma maneira lúdica de ensinar as disciplinas”, acredita o professor Leandro.
Todo o ensinamento será uniformizado, ou seja, o que o monitor está aplicando na Costa Norte também estará sendo transmitido aos alunos da Costa Sul. Isso porque, conforme disse, os monitores terão um treinamento todas as sextas-feiras no laboratório da Faculdade São Sebastião (Fass), que é parceira da Associação Primeiras Letras, sobre as atividades que serão ministradas na semana seguinte.
Para a vice-diretora da EM Juquehy, Luiza Ribeiro de Melo, o projeto é maravilhoso. “É uma complementação ao trabalho que já vem sendo realizado pelos nossos professores, é bom porque só vem a acrescentar”, enfatiza.
Em Juquehy, há aproximadamente 1.150 alunos de 1a a 8a séries que serão beneficiados com o programa. (Fonte: PMSS)

Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião decretou ponto facultativo, no próximo dia 30 de abril, em todas as repartições públicas municipais, conforme estabelece o decreto 3779/2007. Os serviços essenciais como pronto-socorros, coleta de lixo, limpeza urbana e creches funcionam normalmente. O expediente na Prefeitura volta ao normal no dia 2 de maio.
Durante o feriado em que se comemora o Dia do Trabalho, o município terá alguns eventos esportivos como o Campeonato Brasil Centro & Seletiva para o Mundial da Classe Optimist, na Praça da Vela, do dia 28 de abril a 4 de maio; e o Okdok Paulista de Surf, que acontece na praia de Maresias, na Costa Sul, nos dias 28 e 29 de abril, a partir das 9h. No domingo, também acontece, das 17h às 22h, a Festa do Sorvete no Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia, na Vila Amélia, com apresentação de teatro, patinação e técnicas circenses.
A Divisão de Tráfego (Ditraf) aproveita para informar que os cones da ciclofaixa situada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, em frente a Petrobras serão retirados para comportar o fluxo devido ao feriado, disse o diretor Márcio Nonato. (Fonte: PMSS)

Secretaria do Meio Ambiente discute resíduos portuários em reunião na Anvisa

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Seman), participou na última quinta-feira (26/4) de uma reunião promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A reunião aconteceu na sede da agência, na região central da cidade, e nela estiveram presentes técnicos da Seman, representantes da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), do Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), membros da Secretaria da Saúde (Sesau) e da Secretaria Estadual de Saúde.
No encontro foram discutidos procedimentos padronizados para adequar a operação de retirada de resíduos gerados em embarcações que atracam no porto, em função da atuação do Ministério Público e da Cetesb na fiscalização dessa atividade.
Após os trabalhos, ficou estabelecida a necessidade dos órgãos públicos trabalharem em conjunto com a Dersa para realizar adequações que permitam que as operações de retirada dos resíduos sejam realizadas de acordo com as leis vigentes.
Ao término da reunião, os representantes da Seman apresentaram o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião, que inclui um planejamento específico para a questão dos resíduos portuários. (Fonte: PMSS)

Marearte é cancelada devido às chuvas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Assessoria de Imprensa informa que a Feira “Marearte” que seria realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, entre os dias 28 de abril e 1° de maio na Rua da Praia, foi cancelada devido ao mau tempo que iniciou na manhã desta sexta-feira (27/04) e promete se estender neste fim de semana. Uma nova data será agendada pelo Fundo Social. (Fonte: PMSS)

Plantão Social da Costa Norte ficará sem atendimento na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), informa que na próxima semana, o Plantão Social da Costa Norte, localizado na Rua Camões Couto, número 48, no bairro da Enseada, ao lado do Projeto Garoçá, ficará sem atendimento das assistentes sociais devido a ações de vândalos que invadiram o prédio e furtaram utensílios domésticos e de higiene.
Para entrar no local, os vândalos quebraram uma parede, entraram na sala da assistente social, arrombaram armários e gavetas destruindo inúmeros documentos. Com isso, na próxima semana, o local passará por reforma para que o atendimento seja retomado. A Setradh registrou o Boletim de Ocorrência na manhã desta quinta-feira (26/04) e a Secretaria de Segurança Urbana (Segur) foi acionada.
De acordo com a Setradh, o foco do atendimento da Prefeitura é voltado às famílias, que são incluídas em programas de transferência de renda e participam de reuniões semanais, onde são trabalhados diversos temas relacionados ao seu cotidiano. Além disso, o atendimento é voltado à regularização de documentos, concessão de passagens para visita a familiares do sistema penitenciário e internos em medida educativa.
De acordo com a assistente social da Costa Norte, Ellen Cristina Tavares, a comunidade da região é muito boa de realizar os trabalhos, mas com essa fatalidade, a Secretaria terá que ficar uma semana sem atender. “O trabalho com as famílias está de acordo com as Políticas de Assistência Social e se caso exista alguma emergência, o interessado pode entrar em contato com a Setradh”, disse Ellen.
Para informações, a Setradh fica localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, sem número. O telefone é (12) 3892-2844 e o e-mail é setradh@saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha Hino Oficial da cidade

São Sebastião - Desde a noite da última quinta-feira (26/04), São Sebastião passa a fazer parte do rol de municípios que têm o seu Hino Oficial. Composto pelo poeta José Geraldo Lemos da Silva, 59 anos, a partir de agora, ele representará a cidade para a eternidade.
Durante o lançamento, que contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosa Mota, parentes do compositor, secretários, vereadores e convidados, a Banda e o Coral Municipal apresentaram a letra e a música que a partir de agora será tocada em todos os eventos do município bem como nas escolas.
Emocionado, em seu discurso o autor do Hino relembrou a maratona pela qual passou desde que foi informado da abertura do concurso para a escolha. “Enfrentei desafios semelhantes, mas no final, todos nós, munícipes, somos vitoriosos.”
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, ressaltou que este Hino vai entrar para a história de São Sebastião. “Daqui a 100 anos todos se lembrarão do hino, nossos bisnetos estarão cantando.”
Buzi disse ainda que a escolha do Hino foi com base em determinação do prefeito Dr. Juan Garcia após descobrirem que a cidade tinha várias músicas em sua homenagem, mas nada era oficial.
“Confesso que sempre tive “inveja” quando participava de cerimônia em cidades que tinham seu hino. Sempre questionava se São Sebastião não tinha um”. Com essas palavras o prefeito Dr. Juan Garcia justificou o pedido para o concurso e o orgulho de ouvir pela primeira vez aquele que a partir de agora já é parte da história da cidade.
De acordo com ele, a Lei Orgânica do Município, aprovada em 1989 estabelecia os três símbolos da cidade – Bandeira, Brasão e Hino – e apenas os dois primeiros eram existentes.”Agora o município respeita sua Lei Orgânica. É um orgulho para se carregar infinitamente.”
Durante a cerimônia, o compositor José Geraldo recebeu uma placa comemorativa e o diretor de Cultura Gleivison Gaspar homenageou a residente do Fundo Social, Rosa Mota, o maestro Almir Clemente, músico Márcio Câmara e o autor José Geraldo com buquês de rosas.

Confira abaixo a letra do Hino Municipal de São Sebastião

Desde os tempos das Capitanias
Primórdios desta imensa nação
Sob a história que é tão longínqua
Desbravaram e povoaram este chão
Azulado por um lago natural
E pela verde selva em comunhão
Com areias mornas de um jardim tropical
Tudo isso é nosso São Sebastião

REFRÃO
Por Deus, somos privilegiados
Sempre visitados por quem sempre quer voltar.
São Sebastião, Éden de felicidade!
Até com a posteridade que o presente quer legar


Sem menosprezo aos heróis do passado,
Um povo entusiasmado que fez deste lugar
Paragem obrigatória de barqueiros e tropeiros,
Mercadores e mensageiros da terra e do mar
Sem mencionar tantos feitos de outrora
E os de agora não se pode negar
É que por aqui o ouro metal passou,
O ouro verde parou para o ouro negro chegar

Por Deus, somos privilegiados
Sempre visitados por quem sempre quer voltar.
São Sebastião, Éden de felicidade!
Até com a posteridade que o presente quer legar.

Composição: José Geraldo Lemos da Silva (Fonte: PMSS)

Prefeitura faz homenagem a funcionários recém-aposentados

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião homenageou nesta quinta-feira (26/4), na Garagem Municipal, dois funcionários públicos que acabam de se aposentar. Benedito Augusto, 60 anos, mecânico, e José da Silva, 65 anos, motorista, ambos com mais de 35 anos de muito trabalho.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Administração, Alberto Carlini, e do diretor da Garagem, Luiz Ernesto dos Santos, fez a entrega do símbolo turístico da cidade aos dois servidores. O troféu de madeira foi confeccionado pelo artesão Venino Moreira, também servidor público municipal.
José da Silva entrou na Prefeitura em 1972. Por mais de 20 anos exerceu a função de motorista da coleta de lixo e, atualmente, dirigia o veículo de transporte dos alunos da APAE. “Foi um trabalho que me rendeu muita experiência de vida. Anos de muita luta e dedicação. Agora vou descansar”, disse Silva, que é casado e tem dois filhos.
Já Benedito Augusto fez 36 anos de trabalho na Prefeitura. Casado e pai de seis filhos, ele disse que pretende deixar o serviço público, mas não parar de trabalhar. “Vou largar a mecânica e tentar conseguir um serviço de motorista. Não quero parar”.
Dr. Juan elogiou os anos de dedicação dos servidores. “São exemplos na Prefeitura de São Sebastião, gostam do que fazem. Vamos sentir falta, mas desejo a todos uma feliz aposentadoria”, declarou o prefeito.
Ele salientou que vários funcionários já se aposentaram nesta administração. “Com isso, fizemos várias reclassificações, concessões de licenças prêmios que ficaram paradas há anos e outras correções. Passa prefeito, secretário, diretor, mas o funcionário fica. Hoje, temos 75% dos cargos ocupados por funcionários públicos municipais, em algumas secretarias 100%”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Em Brasília, Juan reivindica verba do Ministério das Cidades para saneamento e regularização de núcleos
Prefeito de São Sebastião também fez pedidos nas áreas do meio ambiente, turismo e portuária. Ele esteve com os deputados federais Aline Corrêa (PP), Ciro Gomes (PSB) e Arnaldo Jardim (PPS)

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Governo, Thirso Junior, esteve em Brasília na última terça-feira (24/4) para uma série de reuniões em ministérios e com deputados federais. Conforme informou, a viagem trouxe boas perspectivas de liberações de verba e investimentos no município.
A primeira parada foi no Ministério das Cidades, do ministro Márcio Fortes, onde junto com a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP) e a assessoria do deputado Paulo Maluf (PP-SP), o prefeito Dr. Juan Garcia reivindicou verbas para saneamento básico, infra-estrutura e regularização dos núcleos congelados por meio das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social). Em seguida, ele esteve reunido com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), a quem apresentou as reivindicações na área portuária e das relações com o Ministério do Planejamento, onde tramitam algumas solicitações do município.
Dr. Juan Garcia também se reuniu com o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP). No encontro, o prefeito pediu auxílio quanto à questão do aterro regional de lixo e moradias populares.
Já no Ministério do Turismo, da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o prefeito de São Sebastião foi informado sobre uma liberação de recursos nos próximos dias para investimento no setor. “Estou bastante satisfeito com esta viagem a Brasília, pois abrimos novos canais de contato, em especial no Ministério das Cidades, com auxílio da deputada Aline Corrêa (PP-SP) e deputado Paulo Maluf (PP-SP)”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Ação integrada fiscaliza áreas passíveis de invasão

São Sebastião - Uma ação integrada da Prefeitura de São Sebastião, Polícia Ambiental e Instituto Florestal, foi realizada na última quarta-feira (25/4) em dois bairros do município de São Sebastião. A operação teve início às 9h, quando um grupo composto de um guarda-parque, dois membros da Polícia Ambiental, dois fiscais ambientais da Prefeitura e dois trabalhadores braçais fizeram um reconhecimento de áreas invadidas no Morro do Outeiro e no bairro Pontal da Cruz, região central da cidade. Foi constatada a demolição voluntária de uma construção irregular no Morro do Outeiro, cujo dono já havia sido notificado anteriormente pela Polícia Ambiental e abandonou a área.
No bairro do Pontal da Cruz foram demolidos pelos membros da ação integrada dois ranchos de pau-a-pique, a 300 metros de altitude, próximos ao Morro da Pedra do Galo. Uma das construções era utilizada como moradia de final de semana e a outra como rancho de caça. Ninguém foi encontrado no local e as demolições foram efetuadas com sucesso.
A cada mês acontecem de três a quatro ações integradas em diferentes regiões do município: na Costa Sul, na Costa Norte, e duas são deixadas com as localidades em aberto. (Fonte: PMSS)

Unidade Móvel do Senai chega a São Sebastião para o curso de “Eletricidade Veicular”

São Sebastião - Chegou na manhã da última quinta-feira (26/04), na Rua da Praia, em São Sebastião, a unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que será sede do curso de “Eletricidade Veicular”, ministrado em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e apoio da Petrobras. Cerca de 85 inscrições foram contabilizadas pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), de acordo com dados fornecidos pela Setradh.
As aulas serão na Unidade Móvel em dois horários com cada sala tendo 12 alunos cada uma. Para a seleção destas pessoas foram utilizados critérios sócio-econômicos de acordo com as políticas de assistência social.
O curso terá duração total de 80 horas e inicia na próxima quarta-feira (2/05), das 13h às 17h (primeira turma) e das 18h às 22h (2ª turma). As 24 pessoas selecionadas serão comunicadas até sexta-feira (27/04) para comparecerem no local.
"O curso é um avanço para São Sebastião em termos de capacitação da mão-de-obra dos profissionais que residem no município. Representa também mais uma ação desta administração que está pautada em promover o melhor para nossos cidadãos", destacou a secretária da Setradh, Ana Margarida Freire.
O objetivo do curso de Eletricidade Veicular é atingir profissionais que queiram atuar ou já atuam no ramo de automóveis e promover na teoria e na prática o ensinamento dos componentes básicos de um sistema elétrico e eletrônico veicular com a utilização de instrumentos de monitoramento. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig

Ubatuba - Em cumprimento a uma determinação da GRPU (Gerência Regional do Patrimônio da União), foi realizada, nesta sexta-feira, 27, a desocupação da área do Parque Trombini, situado em área de Marinha, na Avenida Iperoig. A ocupação foi revogada e o proprietário do parque, não atendendo à ordem, impetrou mandado de segurança na Justiça Federal. O proprietário obteve liminar, porém esta foi cassada por sentença.
De acordo com a GRPU, a utilização da área pelo parque é incompatível com o uso do espaço público, conforme o projeto de urbanização da orla da Avenida Iperoig, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, com financiamento do Governo do Estado.
Concluiu-se, portanto, que não há fundamento legal ou ordem judicial que assegure a permanência do Parque Trombini no local. Ainda neste sentido, a prefeitura não outorgou o alvará de funcionamento nos anos de 2006 e 2007, ficando sem fundamento o funcionamento do estabelecimento. A ordem de desocupação foi cumprida com respaldo da Prefeitura de Ubatuba, com o acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal.
Vontade popular - A retirada do Parque Trombini reflete a vontade popular de ver aquela área sendo utilizada para fins que atendam a todos e não somente a interesses particulares. Para o prefeito Eduardo Cesar, “o parque está saindo para que seja cumprido um projeto de R$ 2 milhões que é a reurbanização da Avenida Iperoig. Por isso a maioria da população aprova o fechamento do Trombini”. (Fonte: PMU)

Prefeitura terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 30

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba não terá expediente na próxima segunda-feira, dia 30 de abril. Em razão do feriado do Dia do Trabalho, no dia 1 de maio, foi decretado ponto facultativo no dia 30. Os serviços essenciais, como a coleta de lixo, funcionarão normalmente. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba normatiza acesso a sites
Medida foi necessária para aumentar a velocidade na consulta de serviços ao site da Prefeitura

Ubatuba - A Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Prefeitura de Ubatuba normatizou o acesso a sites nos computadores usados pelos funcionários. A medida foi adotada, já que o acesso a páginas particulares poderia comprometer a agilidade nos acessos a serviços oferecidos no site da prefeitura. Com este procedimento, é impossível acessar sites, como, por exemplo, os de relacionamento, de mensagens instantâneas e de e-mail, entre outros.
Hoje o site da Prefeitura, o www.ubatuba.sp.gov.br, oferece diversos serviços para os contribuintes, como pesquisas de processos, de débitos imobiliários, mobiliários, emissão de guias de ITBI, ISSQN, certidões, segunda via de IPTU, informações turísticas, notícias e o canal direto com a prefeitura por meio do Fala Cidadão.
O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra Palhares, anuncia que esta medida irá disciplinar o uso da internet na Prefeitura. “O acesso aos sites particulares poderia tumultuar os serviços que a prefeitura disponibiliza em sua página. Já pudemos constatar que os serviços que hoje oferecemos, como a emissão de segunda via de IPTU, têm aumentado a nossa arrecadação. Não se trata de censura, como algumas pessoas insinuaram e sim do uso correto do bem público”, avaliou o responsável.
O assessor explica também que em entidades federais e estaduais o acesso também é limitado. “Hoje os usuários da prefeitura só têm acesso a sites cujos endereços eletrônicos terminam em .org, .gov e .br. Só abrimos exceções para sites que prestam serviços para a prefeitura mediante convênio”, finalizou Alessandro. (Fonte: PMU)

Ubatuba implanta conceitos de mobilidade urbana na Avenida Iperoig
A reurbanização da Avenida Iperoig está sendo realizada com novos conceitos de mobilidade urbana e acessibilidade

Ubatuba - De acordo com o engenheiro e coordenador do projeto de reurbanização da Avenida Iperoig, Luiz Carlos Ferraz, Ubatuba é o primeiro município do Estado de São Paulo que, mesmo sem ter ainda uma lei específica para tal, já está aplicando conceitos de mobilidade urbana em via pública, . “Ubatuba foi pioneira por ainda não possuir uma legislação específica para a aplicação de certas normas de acessibilidade e mesmo assim já ter colocado em prática na Avenida Iperoig conceitos inovadores de mobilidade urbana”, afirma Luiz Carlos Ferraz.
Novo conceito de passeio público - O engenheiro explica que a divisão da calçada em três partes - uma para colocação do mobiliário urbano, outra para fluxo de pessoas e uma terceira para o acesso aos imóveis ou colocação de mesas de bares, toldos, vegetação, etc – é uma das características implantadas na Avenida Iperoig que atendem a norma técnica NBR 9050, que dispõe sobre Acessibilidade a Meios, Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos.
Ferraz conta que o projeto de reurbanização da Avenida Iperoig foi baseado no programa “Passeio Livre”, implantado com sucesso na cidade de São Paulo desde 2005. O programa da prefeitura de São Paulo visa um novo conceito de passeio público, padronizando as calçadas, organizando a localização do mobiliário urbano, melhorando a drenagem e garantindo a livre circulação de pedestres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Pavimento intertravado - Um dos aspectos que foram levados em conta foi a escolha do material a ser utilizado, tanto na calçada, como no passeio, do outro lado da avenida. A prefeitura optou pelo pavimento intertravado (blocos de concreto pré-fabricados assentados sobre colchão de areia), material prático, econômico, ecologicamente correto e que valoriza a beleza do local.
O pavimento intertravado é um dos três materiais recomendados no programa “Passeio Livre” como ideal para uma melhor mobilidade urbana. “O paver melhora a circulação de cadeirantes, pois não causa trepidação por proporcionar uma superfície plana e contínua. O uso de pedras naturais, material existente na calçada da avenida antes da reforma, não atende às normas de acessibilidade”, explicou o engenheiro.
Comissão Municipal de Mobilidade - A Prefeitura de Ubatuba criou neste ano uma comissão para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mobilidade, no qual serão projetadas as vias estruturais e conectoras desejáveis para a excelência da mobilidade e acessibilidade urbana em Ubatuba.
A comissão, composta por seis membros, segue diretrizes tais como: integrar a política de mobilidade urbana com a de uso do solo e de desenvolvimento urbano; priorizar projetos de transporte coletivo e de meios de transporte não motorizados - diminuindo os custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos das pessoas na cidade - além de incentivar o desenvolvimento e o uso de energias renováveis e não poluentes. O Plano Municipal de Mobilidade deve ser concluído até dezembro e será parte integrante da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. (Fonte: PMU)

Show de Arte Popular Brasileira na Praça da Matriz

Ubatuba - Nesta segunda-feira dia 30, a partir das oito da noite (20:00h) a FUNDART e a Prefeitura de Ubatuba apresentarão, na praça da Matriz, a “COMPANHIA MAMBEMBRNCANTES”, de Brasília, em espetáculo de arte popular brasileira. O grupo se apresenta em todo o Brasil, e já foi visto em mais de dez paises.
São músicos e atores que se utilizam de instrumentos tipicamente brasileiros como, viola caipira, rabeca, cavaquinho, zabumba e outros. As músicas são todas inspiradas nas festas populares de todo o Brasil, e o grupo desenvolve trabalho constante de pesquisa. O espetáculo que apresentam tem muitas cores e muita alegoria. Não percam a oportunidade de ver a arte popular brasileira autêntica. (Fonte: Fundart)

Fundart abre inscrições para cursos em toda a cidade
Neste ano foram abertos oito novos cursos nas áreas de artesanato, literatura, teatro, dança, desenho e música. Ao todo, são 36 cursos, espalhados por toda a cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), está abrindo inscrições para os cursos de 2007. Ao todo serão disponibilizadas cerca de 1.200 vagas, para 36 cursos, sendo que 21 deles serão ministrados na sede da Fundart e 15 estarão espalhados por toda a cidade. Os interessados têm até o dia 20 de maio para fazer suas inscrições. Neste ano foram abertos oito novos cursos, nas áreas de artesanato, literatura, teatro, dança, desenho e música.
Nos bairros, os cursos são sempre gratuitos e na Fundart, os preços variam de R$ 10 a R$ 50. Para os cursos sediados no Casarão, as inscrições devem ser feitas na própria Fundart. Já nos bairros, as referências, em sua maioria, são as escolas municipais, onde os cursos serão ministrados. Para fazer o cadastramento, é necessário ter em mãos um comprovante de residência e RG.
Alguns locais e cursos serão implantados em fase experimental, portanto, estão sujeitos a alterações, de acordo com as necessidades e solicitações das comunidades. Para mais informações, ligue para: 3832-7000.
Região Central e Oeste - Na região central e oeste, acontecerão cursos nos bairros: Marafunda, Silop, Sumaré, Ipiranguinha e Estufa II. Para o bairro Marafunda (E.M. Pref. Silvino Teixeira Leite), estão disponíveis os cursos: Entalhe, Papietagem, Tecelagem, Crochê e Dança de Salão. No Bairro Silop (Associação dos Aposentados), os cursos são: Alongamento, Arte é Viver (sensibilização para a arte e pintura), e Dança de Salão. Já no bairro Sumaré (E.M. Padre José de Anchieta), acontece o curso de Tecelagem. No Ipiranguinha (Gaiato, Escolas Municipais e Estaduais), cursos de Fotografia, Coral Infanto-juvenil, Varal Literário e Ritmologia de Rua Itaguá (Abrigo da Fundacc e Emei Bessie Ferreira de Oliveira), Estufa II (E.E. Aurelina Ferreira e E.M. Josefina Giglio Silva).
Região Norte - Na região Norte, acontecerão cursos nos bairros: Itamambuca, Taquaral, Perequê-Açu e Picinguaba. Na Itamambuca (Centro Esportivo, Recreativo e Educacional (Cere), haverá curso de Arte em Papel, Desenho e Circo. No Taquaral e Perequê-Açu (local a definir), curso de Arte em Papel e Desenho Artístico. Na Picinguaba (E.M. Prof. Iberê Ananias Pimentel), curso de Mosaico.
Região Sul - Na região Sul, os cursos acontecem nos bairros: Corcovado, Maranduba, Perequê-Açu, Araribá, Rio Escuro e Saco da Ribeira. No Corcovado (local a definir) e Maranduba (local a definir) acontece o curso Operação Resgate (dança de rua), no Perequê-Mirim (E.M. Mª da Cruz de Oliveira), cursos de Crochê, Ponto Cruz, Entalhe, Espalharte (arte circence), Operação Resgate e Varal Literário. No Araribá (E. M. Sebastiana Luiza de Oliveira Prado), Espalharte, no Rio Escuro (Emei da Fortaleza ou Corcovado), Ponto Cruz e no Saco da Ribeira (E. E. Prof Semíramis Prado de Oliveira), Curso de Entalhe.
No Casarão - No Casarão da Fundart, os cursos disponíveis são: Cerâmica, Capoeira, Crochê, Canto, Teatro Avançado e TV, Dança de Salão, Dança do Ventre, Leitura Musical, Musicalizar é Preciso (violão, percussão e flauta), Oficina de Teatro para iniciantes, Oficina de Rabecas e Machetos, Oficina de Pintura Artística, Pintura em Acrílico, Desenho Artístico, Pintura sobre Papel (aquarela e pastel seco), Desenho Artístico e Pintura em Acrílico, Flamenco Iniciante, Recriasom (violão), Sapateado Americano (adolescente e adulto) e Tecelagem. (Fonte: PMU)

Prefeitura e FUNDART na Secretaria da Cultura

Ubatuba - O Prefeito Eduardo César e o presidente da FUNDART, Pedro Paulo, estiveram no último dia 24, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, solicitando apoio e patrocínio daquela secretaria para o projeto Ecocine que deverá acontecer em Ubatuba em novembro deste ano.
Acompanharam o prefeito e o presidente da FUNDART, Teresa Aguiar, Danielle Berlotini e Ariane Porto, da Ong São Sebastião tem Alma, promotora do importante evento em sua 11ª edição.
O encontro com o Secretário Adjunto, Ronaldo Bianchi, foi muito positivo, conseguindo-se apoio e patrocínio, além da inclusão do governo do Estado e da Secretaria da Cultura, oficialmente na assinatura do 11º Ecocine. Além disso, a Secretaria Estadual de Cultura vai deponibilizar instrumentos musicais para a FUNDART, bem como apoiar a restauração do Sobradão do Porto.
O que é o Ecocine - O Ecocine é um evento que durante uma semana exibe filmes ecológicos e discute questões ligadas ao meio ambiente em todo o mundo. O ciclo de palestras é organizado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e este ano estará em foco o continente africano com ênfase no aquecimento do planeta. Personalidades do mundo científico far-se-ão presentes, bem como personalidades artísticas ligadas às preocupações ambientais.
Ainda em fase de viabilização da organização, estaremos oportunamente tratando melhor do assunto que envolverá outras secretarias da Prefeitura Municipal. (Fonte: Fundart)


SEMANA DE 27/04 A 03/05/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
"Dogão, Amigo Pra Chachorro" - Ás 15:50 hs - 17:30 hs  -

"Letra e Música" - Ás 19:10 hs -21:00 hs.

CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)
"Caixa 2" - Ás 15:50 hs -19:40 hs.

"300" - Ás 17:30 hs - 21:20 hs
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Dois pesos e duas medidas - Estarrecida li esta notícia no O Guaruçá:

"Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig"
Em cumprimento a uma determinação da GRPU (Gerência Regional do Patrimônio da União), foi realizada, nesta sexta-feira, 27, a desocupação da área do Parque Trombini, situado em área de Marinha, na Avenida Iperoig. A ocupação foi revogada e o proprietário do parque, não atendendo à ordem, impetrou mandado de segurança na Justiça Federal. O proprietário obteve liminar, porém esta foi cassada por sentença.
De acordo com a GRPU, a utilização da área pelo parque é incompatível com o uso do espaço público, conforme o projeto de urbanização da orla da Avenida Iperoig, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, com financiamento do Governo do Estado.
Concluiu-se, portanto, que não há fundamento legal ou ordem judicial que assegure a permanência do Parque Trombini no local. Ainda neste sentido, a prefeitura não outorgou o alvará de funcionamento nos anos de 2006 e 2007, ficando sem fundamento o funcionamento do estabelecimento. A ordem de desocupação foi cumprida com respaldo da Prefeitura de Ubatuba, com o acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal.
Vontade popular
A retirada do Parque Trombini reflete a vontade popular de ver aquela área sendo utilizada para fins que atendam a todos e não somente a interesses particulares. Para o prefeito Eduardo César, "o parque está saindo para que seja cumprido um projeto de R$ 2 milhões que é a reurbanização da Avenida Iperoig. Por isso a maioria da população aprova o fechamento do Trombini


Bela explicação. Não é a vontade popular que está sendo atendida no caso acima, pois ninguém foi consultado nesta briga, e o que ouço e leio é o contrário. O parque Trombini deixará saudades!
Bonito, isto né sr. Prefeito! Com o o sr explica o parque na praia da Maranduba.
Também temos um ótimo projeto social e urbanístico. Pesos iguais, medidas diferentes. Por que não usou com o Parque Radical Rooter Jet o mesmo procedimento? O GRPU também posiciou-se na mesma direção mas... a Prefeitura não atendeu.
Aqui não existe vontade popular? Chegaram ao extremo de atear fogo ao parque Sr. Prefeito!
E até dois vereadores foram parar na justiça, por entenderem a vontade popular, no caso. Outros dois, por motivo não sabido ou covardia se safaram .
Não é de seu interesse o bem público aqui Sr. Prefeito, ou só o interesse particular é mais importante aqui. Por quê LHES concedeu alvará de toda a área, contrapondo-se ao GRPU, em área litigiosa, ilegalmente, propiciando direito á POSSE. O que o Sr. está ganhando neste caso para passar por cima do GRPU.
A Maranduba não vai esquecer isto, apesar do Resturante 1 Real, de pega trouxa, mas espero que o tempo de trouxa já tenha passado. Com a palavra a vereadora que apesar de dizer que está do nosso lado nesta causa, não se posiciona, ou vai preencher ficha para usar o restaurante, pois também é um trabalhador como os outros, com seu alvará especial de ambulante nesta praia.

Maria C. Cancellier
Associação dos Moradores da Maranduba-AMMA


Parque Trombini - Sr. Prefeito Eduardo Cesar, se a retirada do Parque Trombini expressa ou não a vontade do povo de Ubatuba, eu não sei, mas uma coisa eu tenho certeza absoluta: a luta pela retirada do Parque radical da Maranduba é sim vontade dos moradores da Maranduba, pois ali naquele espaço poderia fazer area de lazer, Praça de Eventos, as festividades promovidas ABAMVITUR, não precisaria mais ser tão proximas a Rodovia pondo em risco de atropelamentos as pessoas que ali vão participar, sem contar a poluição visual que aquilo causa aos turistas. Sabe o que eu acho gozado, s quioques que recolhem seus impostos não podem ter banheiros, os ambulantes não podem deixar seus carrinhos na praia, não pode cobrar estacionamentos de veiculos, mas o Parque pode tudo. Eu gostaria muito de saber se tudo que esta ali tem Alvara de Funcionamento, recolhe impostos, se da tanto lucro assim para o Municipio, ai eu peço desculpas por este desabafo, caso contrario acho que é chegada a hora de dar este presente para os moradores da Maranduba, pelo menos de uma satisfação que o sr. esta junto com as Associações, a Vereadora Luciana Machado e mais alguns vereadores e os Moradores da Maranduba nesta luta de retirar o parque radical.

Mauricio Romão
Morador da Maranduba


Silogismo - Sem nada para fazer pensei em um silogismo (logo continuo existindo). Acredito ser legal se não fosse tragico.
Ubatuba sem Dengue.
Fiquei sabendo que só existe a Dengue Tipo 3.
Se 100% da população de Ubatuba já tiver sido contemplada pela dengue (falta pouco),
A população de Ubatuba não pega o mesmo tipo duas vezes, logo...
Ubatuba fica sem dengue.

Ciro
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer na Barra da Maranduba ©Luciano Cancelier

Amanhecer na Barra da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor