Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 02 de Maio de 2007 - Nº 1759 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Litoral Virtual inova como produtora de vídeo
Unitau realiza 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa
Deputado Antonio Carlos cria Frente de Apoio ao Empreendedorismo Social

Caraguatatuba
Projeto Trilha do Mexilhão é premiado e recebe verba para ser viabilizado
Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação
Atletas Bolsa Esporte disputam Circuito Santista de Bodyboarding
Adolescente é preso por tráfico de entorpecente
Polícia Militar prende condenado foragido em Caraguatatuba
Traficante preso em Caraguatatuba
Ladrão é preso por roubo e tráfico em Caraguá

Ilhabela
Grupo teme prejuízo à pesca após instalação de gasoduto
Prefeito diz que pode impedir a construção
Lei já proibiu pesca na Baía de Castelhanos
Ilhabela é a 2ª. cidade colocada no ranking do Ministério da Educação
Prefeito Manoel Marcos investe em tecnologia
Vereadores apuram irregularidades em obras em faixa de marinha
Timbada pede informações sobre esgoto a céu aberto no Itaguaçu
Keko pretende acabar com transtorno na fila da balsa


São Sebastião
Sebastianenses obtêm 4° lugar geral no Okdok Paulista de Surf
Iniciada disputa pelas vagas para Mundial de Optimist
Alunos das escolas municipais participam da Seletiva de Optimist
Festa do Sorvete agita final de semana na Vila Amélia
São Sebastião perde na Livovali
Lula assinará protocolo de intenções para construção de alcoolduto
Festa de Santa Cruz atrai cerca de 300 pessoas no primeiro fim de semana
Secretaria de Educação faz homenagem aos trabalhadores
Prefeitura apóia encontro do Amor Exigente
Festa de gala marca os 30 anos da escola Josepha de Sant’Anna Neves


Ubatuba
Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig
Prefeitura terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 30
Prefeitura de Ubatuba normatiza acesso a sites
Ubatuba implanta conceitos de mobilidade urbana na Avenida Iperoig
Show de Arte Popular Brasileira na Praça da Matriz
Fundart abre inscrições para cursos em toda a cidade
Prefeitura e FUNDART na Secretaria da Cultura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Virtual inova como produtora de vídeo

Litoral Norte - Atuando desde 1995 como produtora de sites e fotografias, o Litoral Virtual Produções Multimídia entra definitivamente no ramo de produções de vídeo para TV e cinema. Produzindo comerciais para TV veiculados na TV Vanguarda, SBT e TV´s a cabo desde o ano passado, agora lança o programa "Terra Caiçara" que será veículado na TV Litoral, transmitido pela operadoras de TV à Cabo NET em Caraguatatuba e Kaybee em Ubatuba.
Segundo Emilio Campi, produtor e diretor do programa, a idéia foi concebida há mais de 2 anos e estava esperando o momento certo para seu lançamento. "Com a parceria com as TV´s locais, pudemos formar uma equipe coesa que viabilizou o projeto que conta com a apresentação de Ezequiel dos Santos, caiçara e entusiasta na divulgação da cultura local, e imagens de Luiz Tolosa, cinegrafista que faz seu serviço com dedicação e paixão. Juntos descobrimos coisas que nem imaginavamos que pudessem existir. A cultura caiçara é rica e cheia de lendas, histórias e conhecimentos que se não forem registrados, morrerão com as poucas pessoas que ainda sabem esses segredos", revela Campi.
A finalidade do programa é registrar depoimentos de caiçaras nativos, suas raízes e o cotidiano desse povo que, segundo o produtor, foi sendo dizimado aos poucos devido a exploração imóbiliária e as restrições impostas em nome da preservação ambiental.
Até o momento foram gravados e finalizados 3 episódios, apresentando locais e pessoas dos bairros do Sertão da Quina, Picinguaba e Ubatumirim, todos em Ubatuba. Esse programas poderão ser vistos em Caraguatatuba através da NET - canal 4, e em Ubatuba pela Kaybee - canal 4. Os programas também poderão ser assistidos na Internet, através do site www.litoralvirtual.com.br/terra  (Fonte: Litoral Virtual)

Unitau realiza 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa

Região - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza o 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa, no dia 3 de maio, a partir das 8h30, no Auditório do Departamento de Engenharia Civil. O evento, promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), tem por objetivo divulgar, aprofundar e ampliar o debate acerca das relações entre ética e pesquisa, no sentido de favorecer a reflexão quanto às exigências éticas e científicas que se interpõem na produção do conhecimento.
A coordenadora do evento, profa. Dra. Débora Pallos, membro do CEP, ressalta a importância do Seminário não só para os projetos de pesquisa da UNITAU, mas também para outras universidades da região, já que todos esses precisam considerar os procedimentos éticos. “As universidades que não possuem um comitê de ética em pesquisa acabam buscando auxílio nas instituições mais próximas”. O CEP atende, principalmente, as demandas existentes no Vale do Paraíba. “Por meio desse seminário, portanto, conseguiremos difundir dentro da comunidade acadêmica e de pesquisa questões relevantes a esse respeito”, acrescenta.
O objetivo do CEP é o de, futuramente, direcionar seu trabalho a questões mais específicas, nas mais variadas áreas de produção do conhecimento, com a possível implantação de sub-comitês dentro dos departamentos da Universidade.
O 1º Seminário sobre Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté estará aberto aos chefes de departamentos, diretores de institutos, pesquisadores científicos, professores e estudantes interessados em pesquisa que envolva seres humanos.
O Auditório do Departamento de Engenharia Civil fica na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, Portão 2. (Fonte: UNITAU)

Deputado Antonio Carlos cria Frente de Apoio ao Empreendedorismo Social
Questões da comunidade são o norte de seu mandato

Litoral Norte - O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Vaz de Lima (PSDB) publicou no Diário Oficial de 26 de abril ato n.º 53/2007, com a nomeação de 11 deputados que irão compor a Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo Social.
A Frente é uma iniciativa do deputado Antonio Carlos (PSDB), que quer fazer dos assuntos sociais o norte de seu mandato. Além dele, foram nomeados os parlamentares Bruno Covas, Samuel Moreira, Roberto Massafera, João Caramez, Mauro Bragato, Paulo Alexandre Barbosa, Fernando Capez, Barros Munhoz, Marcos Zerbini e Roberto Emgler.
Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo que mais atua em empreendedorismo social. As ações nessa área não possuem nenhum viés economicista. Pelo contrário, eles são fincados nas questões da sociedade e das relações sociais.
Com a frente, Antonio Carlos pretende ampliar ainda mais esse campo em todo o estado de São Paulo. Entre os objetivos, estão: disseminar, prover e promover o acesso ao conhecimento sobre o empreendedorismo; otimizar políticas públicas que visem o aprimoramento das relações com os empreendedores sociais e propor legislação adequada que promova o desenvolvimento do empreendedorismo social.
Além disso, será trabalho da Frente realizar debates, seminários, encontros e outras atividades com a finalidade de fomentar, incentivar e identificar ações meritórias no campo do empreendedorismo social.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Projeto Trilha do Mexilhão é premiado e recebe verba para ser viabilizado

Caraguatatuba - O Projeto Trilha do Mexilhão, de autoria de Karla Passos de Morais e Fernando Hanaoka, que visa transformar o cultivo dos mexilhões em produto turístico foi um dos 15 projetos escolhidos pela Empresa Bandeirantes, do grupo Energias do Brasil para ser executado, financiamento no valor aproximado de R$ 40 mil reais. A Bandeirante Energias do Brasil vem investindo muito em responsabilidade social. Os projetos terão o investimento de um ano podendo inclusive receber novos financiamentos.
A cerimônia de premiação do projeto Trilha do Mexilhão aconteceu no dia 18 de abril, quarta-feira, no Museu Brasileiro de Esculturas em São Paulo. Estiveram presentes na premiação a Sra Beth Vargas da ONG Universidade Solidária - Unisol, A professora do Unimódulo e autora do projeto Srta Karla Passos de Morais, o coordenador do Curso de Turismo do Unimódulo professor Fernando Hanaoka e o Secretario Municipal de Turismo de Caraguatatuba Ricardo de Lima Ribeiro.
Para quem não conhece o projeto, ele visa capacitar os maricultores, os donos e funcionários de quiosques e as famílias destes, para que através do turismo eles possam complementar sua renda, já que o marisco não esta no tamanho ideal para a venda o ano inteiro e a atividade turística no município é sazonal.
Depois da capacitação será formatado o roteiro que oferecerá aos turistas o passeio pela fazenda de maricultura acompanhado de monitores e de maricultores que explicarão ao visitante todo processo de produção do marisco. Durante a visita, oferecerão o marisco in natura com receitas tradicionais para que sejam preparadas em casa, e também poderão adquirir artesanato feito com a concha do mexilhão. Os quiosques e restaurantes da Cocanha servirão pratos e petiscos deste molusco.
O Unisol acrescentou a idéia original uma parte de conscientização às crianças de escolas públicas sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional de energia que será muito importante para a preservação do cultivo do marisco e para o gasto controlado de energia elétrica.
A trajetória do projeto - Segundo a professora Karla Passos de Morais a idéia surgiu em 2005 quando ela começou a ter contato com os maricultores da praia da Cocanha e percebeu o potencial de aproveitar o marisco como produto turístico. Neste mesmo ano escreveu o projeto e enviou-o através do Unimódulo para um concurso nacional promovido pela Universidade Solidária em parceria com o Banco Real. O concurso premiaria os 10 melhores projetos de geração de renda do país com verba para executá-los - na época o projeto ficou em 11° lugar. Ela não desistiu de batalhar
Em 2006 levou o projeto para o Congresso Brasileiro de Turismo em Fortaleza e juntamente com o professor Fernando Hanaoka, apresentou-o a centenas de alunos e professores no intuito de buscar parcerias para realizá-lo. No mesmo ano foi procurada pela Universidade Solidária entidade que em 2005 quase ofereceu a verba para tirar a idéia do papel. A entidade propôs uma parceira para enviar conjuntamente com o Unimódulo o projeto para um outro concurso o da Bandeirante Energias, este em que foi premiado.
"Estou muito feliz em saber minha idéia se transformará em realidade e que as parcerias do Unimódulo, Unisol, Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba ajudará a formatar este produto turístico, possibilitando melhorar a vida de maricultores e seus familiares, quiosqueiros, restaurantes da cocanha e também a comunidade do bairro em geral. Agora é colocar a mão da massa e através dos diversos cursos do Unimódulo, o envolvimento de vários alunos e professores juntamente com os profissionais da Unisol e com os maricultores e quiosqueiros da Cocanha e hora de fazer o projeto acontecer" - finaliza Karla . Para ela o que importa é a experiência de executá-lo, de ter um projeto destes no seu currículo e de ter idealizado este produto. (Fonte: PMC)

Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba lança oficialmente o 1º Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação no próximo dia 18 de maio de 2007 no Auditório da Fundação Cultural de Caraguatatuba, durante o Painel de Comunicação: Identidade e Missão, por ocasião da 1ª Semana Diocesana da Comunicação e 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Este ano, o Papa Bento XVI escolheu o tema "As crianças e os meios de comunicação social: um desafio para a educação" para que fosse refletido pela Igreja e pela sociedade.
O objetivo desta iniciativa é o de suscitar no profissional de imprensa um comprometimento com a sociedade, produzindo meterias e fotografias que, a partir de um tema central faça emergir ações de promoção humana. O tema central deve estar voltado para o contexto SOCIAL.
Podem participar e concorrer aos Prêmios, todos os profissionais de comunicação residentes no âmbito geográfico da Diocese de Caraguatatuba (São Sebastião - Ilhabela - Ubatuba - Caraguatatuba) e que tenham suas matérias publicadas em qualquer um dos veículos de comunicação impressa do Litoral Norte Paulista.
Aos profissionais não vinculados a um jornal será oferecido espaço e oportunidade de publicação através do Jornal De Praia em Praia.
Cada profissional poderá concorrer com até três matérias, publicadas ao longo dos seis meses do concurso - junho a novembro de 2007.
Quanto à publicação das matérias a Diocese de Caraguatatuba através da Assessoria de Imprensa e Pastoral da Comunicação estará divulgando o evento para todos os jornais da região, a eles solicitando parceria para o bom êxito deste evento, contribuindo com o objetivo ao qual se destina.
Não haverá, por conta das publicações, nenhum vínculo financeiro entre as partes - Diocese de Caraguatatuba - Jornal - Profissional, ficando a critério do veículo de o eventual pagamento pela matéria publicada, já que a solicitação de publicação deve partir do concorrente ao prêmio.
As matérias publicadas pelos jornais deverão ser encaminhadas pelo autor à Cúria Diocesana de Caraguatatuba, em envelope contendo a ficha de inscrição da matéria e uma via original da publicação. Não será permitida a inscrição de matéria antiga ou republicação.
Todas as matérias inscritas serão encaminhadas a uma Comissão Julgadora a ser formada pela equipe de organização.
Cada matéria será avaliada individualmente por cada um dos membros do júri e receberá uma nota de 5 a 10. A soma dos pontos selecionará as 10 melhores classificadas que passarão pela Comissão para a escolha conjunta das 3 melhores - 1º. 2º e 3º lugar.
Serão avaliados, além do contexto ético, a apresentação e o cumprimento do objetivo principal que é suscitar os valores humanos.
Os vencedores receberão prêmios a serem definidos no valor de R$500,00 - R$250,00 - R$150,00 respectivamente pelos 1º, 2º e 3º lugares, além de troféus. Receberão certificados de participação os selecionados na última etapa. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 24 de janeiro de 2008, Dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas..
A organização do 1º Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação é de inteira responsabilidade da Diocese de Caraguatatuba através da Pastoral da Comunicação e Assessoria de Imprensa a quem compete divulgar e dar todas as orientações aos participantes.
Considerações não constantes nesta apresentação serão avaliadas pela organização.
O Prêmio Dom Bosco de Comunicação premiara as fotografias publicadas através das matérias concorrentes, de forma independente. Para esta categoria será acrescido um profissional da área para avaliação das especificações técnicas dos recursos utilizados.
A premiação acompanha os critérios e formas do Prêmio Francisco de Sales de Comunicação. DIOCESE

Atletas Bolsa Esporte disputam Circuito Santista de Bodyboarding
Prova soma 500 pontos no Circuito Paulista da modalidade

Caraguatatuba - O programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO terá dois representantes no Circuito Santista de Bodyboarding. Hallan Meirelles e Manuel Batista vão atrás dos 500 pontos que a prova pode somar para o Circuito Paulista da modalidade. A prova acontece nesse domingo, a partir das 7h30, no Posto 2 de Santos - SP. A etapa do Circuito Santista de Bodyboarding 2007 é uma promoção da Time Marketing Esportivo e tem a Supervisão da Federação de Bodyboarding do Estado de São Paulo. (Fonte: Módulo)

Adolescente é preso por tráfico de entorpecente

Caraguatatuba - No dia 24 de abril, às 15h00min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, após receber informação de que quatro adolescentes infratores da lei estariam realizando tráfico de entorpecente e que um deles estaria em poder de uma arma de fogo, os Policiais Militares se deslocaram até o local e lograram êxito em localizar os adolescentes em frente à residência no bairro Jardim Califórnia, na rua Sebastião Nepomuceno nº 1146, feita vistoria foram encontrados 25 trouxas de maconha, 02 pedras de crack, um cartucho de Fuzil Cal. 7,62, um cartucho de revólver Cal. 357, um cartucho de pistola Cal. 22, R$ 30,00 (trinta reais) em dinheiro, um DVD Philipis, uma TV 20 polegadas e um aparelho de som todos de procedência duvidosa. Os quatros adolescentes infratores da lei foram conduzidos ao Distrito Policial onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de Tráfico de Entorpecente/Ato Infracional e apreensão dos entorpecentes, do dinheiro e dos demais objetos, os adolescentes foram liberados para seus genitores. (Fonte: 20BPM)

Polícia Militar prende condenado foragido em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 24 de abril às 14h15min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, receberam uma denúncia anônima de que um foragido da justiça que estaria dirigindo um veículo Fiat Uno de cor vermelha, os Policiais Militares se fizeram diligência Rodovia dos Tamoios, no bairro Rio do Ouro, lograram êxito me localizar o infrator da lei W. B., de 22 anos, após pesquisar seu antecedente criminal foi constatado procurado da justiça pelo crime de Roubo. Conduzido ao Distrito Policial o infrator da lei ficou recolhido à Cadeia Pública local. (Fonte: 20BPM)

Traficante preso em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 26 de abril às 00h05min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, durante patrulhamento pelo bairro Tinga na rua João Pinto Filho, receberam informações de que o infrator da lei C. W. S., de 27 anos teria participado de um Roubo em data anterior, a vítima N. A. A., informou o endereço do infrator aos Policiais Militares que se deslocaram até o local onde lograram êxito em localiza-lo, foi encontrado os pertences da vítima, bem como 04 papelotes de cocaína. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Ladrão é preso por roubo e tráfico em Caraguá

Caraguatatuba - No dia 25 de abril às 20h45min, os Policiais Militares do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, após receber informações de que um infrator da lei E. R. M., de 20 anos, teria acabado de praticar roubo a trausente, quando em patrulhamento pelo bairro Jardim Gaivotas na Rua Das Andorinhas, os Policiais Militares lograram êxito me localizar o infrator da lei transitando em uma bicicleta, e após avistar a viatura empreendeu fuga a pé, sendo detido em uma residência onde tentou se esconder, feita revista pessoal foi localizado na bermuda 22 pedras de crack e 06 trouxas de maconha. Dada voz de prisão ao infrator que foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente/RouboTrausente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM).

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Grupo teme prejuízo à pesca após instalação de gasoduto
Pescadores de Ilhabela questionam impacto à fauna marinha e redução de peixes

Ilhabela - Pescadores de Ilhabela temem que a instalação do gasoduto submarino, que levará o gás natural extraído da jazida do Campo de Mexilhões até a Unidade de Tratamento Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, provoque um impacto irreversível à fauna marinha.
De acordo com o projeto apresentado pela Petrobras, o gasoduto vai passar entre as ilhas Sumítica e Vitória. A obra, que está prevista para começar no início de 2008, será feita pela empresa norueguesa Acergy, que assinou contrato com a Petrobras no valor de US$ 400 milhões.
O vereador e presidente da Colônia de Pesca de Ilhabela, Roberto Lourdes do Nascimento, afirma que o local por onde vai passar o gasoduto abriga o maior pesqueiro de camarão sete barbas do Litoral Norte.
Segundo ele, o tema precisa ser mais aprofundado e discutido, pois possivelmente as áreas onde hoje é permitida a pesca serão afetadas.
"Nós achamos que a obra vai prejudicar o pescador artesanal devido à diminuição de peixes e que, por causa do gasoduto, vão formar bancos de areia no fundo do mar e os barcos nunca mais vão poder passar pelo local. Os técnicos precisam estimar um prazo para que a fauna marinha seja recomposta", disse.
O presidente da Colônia de Pesca afirma que uma maneira de diminuir o impacto na atividade pesqueira é iniciar a obra do gasoduto no período do defeso do camarão, que dura 90 dias, e pagar uma indenização aos pescadores.
"Nós já estamos impedidos de pescar na Baía de Castelhanos por causa da Lei do Gerenciamento Costeiro e agora os pescadores serão prejudicados mais uma vez", afirma.
PETROBRÁS - A bióloga marinha, Viviane Severiano, da empresa Habtec Engenharia Ambiental, que apresentou o Estudo de Impacto Ambiental para os pescadores de Ilhabela, negou que a obra vá contribuir para o desaparecimento dos peixes.
Ela afirma que devido à própria defesa natural os peixes migrariam da área da plataforma para os arredores.
Antes de optar por construir o gasoduto submarino, entre as Ilhas Sumítica e Vitória, a Petrobras afirma que foram estudadas outras opções, mas os estudos geológicos e geofísicos demonstraram que esse trajeto é o que reúne as melhores condições ambientais e de segurança operacional.
De acordo com a Petrobras, é remota a possibilidade de ocorrer o desaparecimento de peixes ou camarões devido à instalação do gasoduto.
A empresa explica que a área de influência direta afetada pelo duto é bem restrita e limita-se a uma dimensão média que varia de 2 metros (no local onde o duto será assentado sobre o fundo) a 4 metros de largura (no trecho onde o duto será enterrado).
Com relação à formação de bancos de areia, a Petrobras salienta que o método de enterramento do duto submarino utiliza equipamentos mecânicos que revolvem os sedimentos, removendo-os debaixo do duto e depositando-os em seguida sobre o duto.
LICENÇA - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já recebeu o EIA-RIMA, documento necessário para a liberação e aprovação do empreendimento.
No entanto, o órgão ainda analisa o documento e não deu um parecer final sobre o estudo, devendo marcar audiências públicas em Ilhabela, em junho. (Fonte: Daniela Carvalho/ValeParaibano)

Prefeito diz que pode impedir a construção

Ilhabela - Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), os técnicos apresentaram apenas os problemas ambientais que podem ocorrer com a construção do gasoduto, mas não apresentaram solução. "Vamos lutar por uma compensação para os pescadores. Se a obra vier a trazer prejuízo, vou usar todos os mecanismos para impedir que seja concluída." De acordo com a Petrobras, os estudos ambientais e a experiência neste tipo de atividade indicam que a instalação e a operação dos sistemas de escoamento não deverão causar danos a outras atividades econômicas e sociais. (Fonte: ValeParaibano)

Lei já proibiu pesca na Baía de Castelhanos

Ilhabela - Devido à Lei Estadual do Gerenciamento Costeiro, os pescadores estão proibidos de pescar na Baía dos Castelhanos. A norma transformou o local em área de restrição e a pesca de arrasto, praticada pelos pescadores de comunidades tradicionais de Ilhabela, passou a ser proibida no local. O vereador Roberto Lourdes do Nascimento apresentou uma moção de apelo ao governador José Serra (PSDB) para que seja feita uma diferenciação entre a pesca de arrasto artesanal da praticada pelos profissionais que abastecem as indústrias. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado informou que a norma foi criada a partir de reuniões com os pescadores. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela é a 2ª. cidade colocada no ranking do Ministério da Educação

Ilhabela - O Ministério da Educação divulgou o mapa sobre a qualidade do ensino público municipal e apontou Ilhabela como a 2ª. cidade com melhor rendimento da região, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Foram avaliadas 35 das 39 escolas da região, e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dividiu as provas em duas fases para os alunos de 4ª. e 8ª. séries do ensino fundamental, os alunos de Ilhabela participaram da avaliação da 4ª. série conseguindo uma média de 5,0, só perdendo para a cidade de S. José dos Campos que alcançou a média de 5,2.
Segundo o secretário municipal de Educação, professor Antonio Cornélio de Morais Filho, este é um resultado advindo de um trabalho da equipe da Secretaria de Educação diante de uma proposta pedagógica. “Quando assumi a Secretaria em 2001, voltamos as diretrizes educacionais para a Educação continuada e a formação constante dos professores, temos que ressaltar também que nossa rede de ensino é constantemente avaliada fazendo com que tenhamos parâmetros para estarmos direcionando a Educação no Município para uma melhor qualidade, destacando a autonomia que o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira nos concede e o seu empenho nos assuntos ligados a Educação”.
Para o prefeito Manoel Marcos este resultado foi recebido com muita alegria refletindo a realidade educacional de Ilhabela. “Conseguimos alcançar a meta planejada para os nossos alunos, parabenizo o secretário Cornélio assim como todos os responsáveis pela Educação de nossas crianças, o nosso nível educacional está equiparados com os melhores do Brasil”, comemorou o prefeito. (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos investe em tecnologia

Ilhabela - Já com o novo sistema GPRS (conexão de internet através de aparelho de telefonia celular), implantado pela Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela, aconteceu nesta quinta-feira, 26 uma blitz na entrada da cidade, denominada “Ação em conjunto”, com a presença do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira e do chefe de Gabinete, José Donizette.
Para utilização do sistema GPRS, a Fiscalização instalou no veículo que serve de apoio para as ações dos agentes, uma perua Kombi, um computador com impressora e uma máquina de xerox, transformando assim o veículo em uma base móvel para agilização das ações realizadas fora do Paço Municipal.
Nesta ação conjunta com a Polícia Militar, também acompanharam a operação os agentes municipais da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue); do Trânsito e do Assessor Jurídico municipal, André Vieira, onde foi verificada a documentação dos veículos; das mercadorias em veículos de transporte; situação da mercadoria com acompanhamento de respectiva nota fiscal e de remessa e a procedência das empresas que comercializam alimentos em Ilhabela.
Foram fiscalizados 102 veículos e aproximadamente 300 motos. Todos os veículos foram vistoriados, quanto a sua documentação, assim como a documentação dos produtos transportados.
Segundo o diretor municipal de Transito, Laudelino Carlos Souza Dias,foi apreendida somente 01 moto por estar com a documentação irregular.
Os agentes da Secretaria de Saúde: VISA (Vigilância Sanitária), aplicaram 05 autos de infração; 02 autos de imposição de penalidade de multa (R$5 mil e R$ 7 mil reais); 01 penalidade de Apreensão e Inutilização (24 potes de margarina) e 01 termo de orientação.O chefe da VISA, Oriedson de F. Oliveira esclarece que todas essas penalidades aconteceram devido a irregularidades no transporte dos produtos alimentícios, salientando que os comerciantes de Ilhabela têm que estarem atentos na ocasião do recebimento da mercadoria, no sentido de verificarem sua integridade. Já os agentes do PIACD, distribuíram panfletos de orientação e fizeram vistoria nos veículos com indícios de criadouros do mosquito da dengue, principalmente nos lonados e nos de transporte de plantas ornamentais.
A Divisão de Fiscalização aplicou 03 multas no valor de R$434,12 (quatrocentos e trinta e quatro reais e doze centavos) cada uma, por estarem com mercadoria sem nota fiscal e fizeram apreensão de mercadoria que seria comercializada em caráter de ambulante, contendo 41 artigos entre jogos de cama, mesa e banho e utensílios para cozinha.
O diretor de Fiscalização Ronaldo Alves de Souza confirmou a eficiência do sistema GPRS nesta operação e, como novidade implantou também o sistema de consulta ao protocolo da Prefeitura Municipal, onde consegue verificar se as empresas vistoriadas nas operações, já foram autuadas anteriormente. “Toda essa tecnologia implantada pelo prefeito Manoel Marcos, agiliza qualquer tipo de consulta aos órgãos públicos, qualificando sobremaneira os serviços prestados pela Prefeitura de Ilhabela”, esclareceu Ronaldo.
O Sargento Jesus, responsável pela Polícia Militar nesta operação, afirmou ser de grande importância para o município este tipo de ação, servindo não somente para punir como principalmente para orientar a população, o comerciante local e o que vem de outras cidades para comercializarem sua mercadoria e aos turistas que visitam Ilhabela. (Fonte: PMI)

Vereadores apuram irregularidades em obras em faixa de marinha

Ilhabela - Os vereadores Jadiel Vieira, Keko (PV), e José Jorge Pereira, Zeca (PTB), visitaram duas obras no sul da Ilha para verificar possíveis irregularidades.
Na tarde de do último dia 26, os pares que integram a Comissão de Obras receberam denúncias de moradores sobre possíveis irregularidades em duas obras de construção localizadas no Bairro do Ilhote e no Taubaté. Para averiguar as informações, os vereadores se dirigiram aos locais.
Na construção da residência, no Ilhote, havia uma placa informando que a obra teria sido aprovada pela Câmara e pela Prefeitura. Segundo Keko, a informação da placa não procede.
Os parlamentares constataram que as duas construções estavam embargadas, porém os serviços não haviam parado. “As obras estão em faixa de marinha e sua aprovação não passou pela Câmara”, declarou Zeca.
Keko acionou o setor de fiscalização do Executivo para que tomassem conhecimento da irregularidade. “O problema é que estão sendo construídas outras coisas que não constavam no projeto apresentado à prefeitura, inclusive um muro. As duas construções não respeitam os limites da faixa de marinha”, explicou. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Timbada pede informações sobre esgoto a céu aberto no Itaguaçu

Ilhabela - Na última sessão de Câmara, o vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PR), o Timbada, solicitou ao Executivo informações sobre o esgoto correndo a céu aberto na Travessa Via Panorâmica, no Bairro do Itaguaçu.
A solicitação se deu por requerimento em cuja justificativa o vereador afirma que os cuidados com o saneamento básico do município são essenciais para a qualidade de vida da população.
Possível irregularidade na Praia da Armação - O vereador Timbada solicitou também, por meio de outro requerimento, informações sobre as dimensões da área de acesso à Praia da Armação. No requerimento, o parlamentar pede que seja verificada uma possível irregularidade quanto ao avanço da área ocupada pela empresa BL3. “Está visível que a praia está ficando menor, se continuar assim, futuramente será impossível transitar no local”, explica o parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Keko pretende acabar com transtorno na fila da balsa

Ilhabela - O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhabela, o vereador Jadiel Vieira (Keko-PV), enviou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a possibilidade da fila da balsa ser transferida para a Rua Florentino Garcia Vieira Neto.
De acordo com sua justificativa, em conseqüência da extensão da fila da balsa em finais de semana e feriados prolongados o fluxo de veículos na Avenida Princesa Isabel fica extremamente difícil, pois é uma via estreita. “A mudança da fila possibilitará melhores condições para o trânsito de veículos”, ressaltou o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Sebastianenses obtêm 4° lugar geral no Okdok Paulista de Surf
Praia de Maresias ressalta sua competência em promover grandes campeonatos com ótimas ondas

São Sebastião - A badalada praia de Maresias ficou lotada de surfistas no último final de semana (28 e 29/04) em razão da etapa de abertura do Okdok Paulista de Surf, que aconteceu em frente ao bar “Os Alemão”, próximo ao canto esquerdo da praia. O evento foi organizado pela Federação Paulista de Surf e contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
A competição obteve lotação máxima de inscrições. Ao todo, 144 atletas competiram nas quatro categorias: open, feminina, master e longboard (pranchão). A etapa foi marcada por ondas grandes, de mais de 2 metros na série, exigindo muito dos competidores.
Em cada etapa do circuito a premiação total será em torno de R$ 8 mil, sendo R$ 4.750 em dinheiro, que serão depositados em cadernetas de poupança dos quatros primeiros colocados de cada categoria. Cada colocação, e dependendo da categoria, terá um valor. Os vencedores também serão premiados com pranchas Ripwave, no evento há quatro anos.
Os atletas da casa não deixaram de participar, como Adriano Camargo, Patrícia Oliveira, a “Ticinha” e também Julieta Fialho, da escolinha de Surf da Prefeitura, que funciona em Maresias. “É primeira vez que participo do Okdok e no ano passado corri em outros campeonatos. Treino em Maresias sempre duas vezes por semana”, destacou Julieta, atleta que mora em Cambury, tem 17 anos e divide seu tempo com os estudos.
O Circuito terá a 2ª etapa nos dias 28 e 29 de julho, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá. A disputa final será nos dias 13 e 14 de outubro, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.
O Okdok Paulista de Surf tem o patrocínio de Supatech e Brisbane - tecidos com qualidade Santa Inês - e Sticle Malhas. co-patrocínio de Eberle, Kyw, Jungle Beach e Aerosurf. A primeira etapa contou com a colaboração da Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião além do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A organização ficou por conta da Federação Paulista de Surf.

Resultados da Etapa
CATEGORIA OPEN

1 Magno Pacheco - Guarujá
2 Robert Lima - Guarujá
3 Dárcio Dias - Guarujá
4 Adriano Camargo – São Sebastião

CATEGORIA LONGBOARD

1 Ricardo Toledo - Ubatuba
2 Rodney Costa - Guarujá
3 Daniks Fischer – São Vicente
4 Mike Finesse - Ubatuba

CATEGORIA MASTER

1 Paulo Matos - Guarujá
2 Alexandre Miranda - Ubatuba
3 Petrônio Lucas - Mongaguá
4 Flávio Oliveira – São Paulo

CATEGORIA FEMININA

1 Natali Paola - Ubatuba
2 Juliana Meneghel - Guarujá
3 Camila Cássia - Ubatuba
4 Fernanda Infante – Mongaguá

CIDADES

1 Guarujá – 4.700 pontos
2 Ubatuba – 3.713 pontos
3 São Vicente – 2.733 pontos
4 São Sebastião – 2.430 pontos
5 São Paulo – 2.034 pontos
(Fonte: PMSS)

Iniciada disputa pelas vagas para Mundial de Optimist

São Sebastião - As primeiras regatas do Campeonato Brasil Centro e Seletiva para o Mundial da Classe Optimist tiveram início na manhã desta segunda-feira (30/4). A competição acontece no Canal de São Sebastião e reúne cerca de 140 velejadores de nove Estados brasileiro. Cada um concorre a uma das 20 vagas para mundiais da Itália, Grécia e México.
A cerimônia de abertura do campeonato aconteceu no domingo (29/4), na Praça da Vela, no Porto Grande, em São Sebastião, e além dos competidores e alunos das escolas municipais reuniu ainda o prefeito Dr Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, a secretária de Esportes Raquel Buzi, o secretário nacional da Associação Brasileira da Classe Optimist Aldévio Leão, o presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo, Oduardo Lantieri e o árbitro Ricardo Navarro, ente outros.
A iatista Cláudia Mazzaferro, atual campeã brasileira da categoria, foi escolhida para fazer o juramento do atleta, enquanto Ricardo Navarro fez o dos juízes.
Ainda durante a abertura, a secretária Raquel Buzi ressaltou a importância da implantação da Escola Ventos e Velas no município com o objetivo de desenvolver a consciência náutica, através de um rico calendário de eventos, oferta de cursos profissionalizantes e aulas de velas para projetos sociais.
“Mais do que formar grandes velejadores, queremos que o esporte seja educativo e forme cidadãos. Devem aprender que, assim como a vela, a vida tem uma série de regras que devem ser seguidas.”
O prefeito Dr. Juan Garcia homenageou o velejador Mário de Souza Oliveira, que dá nome à escola de vela e elevou o nome de São Sebastião nesse cenário, e voltou a frisar a intenção do município em estar mais voltado para as atividades no mar. “É um pecado na aproveitar essa beleza e vocação natural da cidade para a vela, o surfe e, em breve, para eventos motonáuticos.”
Estão em São Sebastião velejadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito do Santo, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. A cidade foi escolhida para receber a competição em função das excelentes condições do canal.
Conforme do diretor de Esportes Náuticos da Prefeitura, Rafael Mendes, serão realizada pelo menos três regatas por dia. Se as condições do tempo permitir e as competições podem terminar ainda na quinta-feira (3/5), mas se não houver vento, elas serão estendidas até sexta-feira. (Fonte: PMSS)

Alunos das escolas municipais participam da Seletiva de Optimist

São Sebastião - Os alunos das escolas da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram neste domingo (29/04), do Campeonato Brasil Centro & Seletiva de Optimist. A iniciativa da Prefeitura, por meio de Secretaria de Educação (Seduc), contou com cerca de 40 crianças de cinco escolas da cidade.
Em um passeio de escuna pelo canal, os alunos e professores das E.M’s Profª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, Maria José da Penha Frúgoli, Walfrido Maciel Monteiro, Luiza Helena de Barros e Henrique Botelho, acompanharam os treinos dos competidores e conheceram um pouco mais de detalhes sobre o optimist, a classe que é iniciação à vela.
A aluna da E.M. Profº Maria José da Penha Frúgoli, Bárbara dos Santos Lourenço, de 14 anos adorou o passeio e principalmente o campeonato. Ela diz que desde que soube da Seletiva passou a estar mais atuante nas aulas. “O campeonato além de ser muito legal, estimula o aprendizado sobre o esporte”, relata a aluna.
Essas atividades já vinham acontecendo há mais de um mês, através de palestras e didáticas em sala de aula. Para a professora Itamara de Souza Santana, da E.M. Maria Francisca Tavolaro, o evento teve uma repercussão muito boa entre os alunos.
“Com essa Seletiva, os alunos se interessaram e tiveram uma participação muito positiva em sala de aula”, destaca Itamara.
Durante mais de duas horas de passeio, as crianças ficaram atentas a cada detalhe do treino, interagindo constantemente com os monitores e exercitando os conhecimentos adquiridos pelas palestras realizadas nas escolas.
A coordenadora pedagógica da Seduc, Georgianne Camilo de Oliveira, enfatiza a importância cultural e histórica para a cidade. “Esse campeonato é um retorno à história de São Sebastião, que por muitos anos, sediou outros campeonatos de vela. O que estamos tendo hoje é um resgate cultural de São Sebastião”.
Também presente no passeio, a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, avalia a ação da Prefeitura de São Sebastião como de grande importância para os alunos do município, pois o evento favorece o desenvolvimento social e estudantil das crianças. “A educação não se processa somente na escola, mas sim em todos os ambientes”, ressalta.
O Campeonato Brasil Centro & Seletiva de Optimist acontece até a próxima sexta-feira, (04/05) na Praça da Vela em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Festa do Sorvete agita final de semana na Vila Amélia

São Sebastião - A 1ª Festa do Sorvete realizada no último domingo (29/4), no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, foi considerada um sucesso pelos organizadores. Foram vendidos 130 kits antecipadamente e o movimento foi acima do esperado.
Cada kit comercializado a R$ 10 dava direito a duas bolas de sorvete e quatro picolés a serem retirados no local e uma outra bola a ser consumida na Sorveteria Rocha 2, na rua da Praia de São Sebastião.
De acordo com a organizadora Ciça Nogueira, antes de ser um evento para arrecadar fundos, a festa serviu para a integração da comunidade e dos participantes das atividades desenvolvidas na unidade educacional.
“Queremos criar um sentimento de amizade, de união, como ocorre com as famílias”, explicou Ciça, citando como exemplo a Família Rocha, que colaborou com o evento e trabalha unidade.
Ainda de acordo com ela, o recurso arrecadado será aplicado em atividades no CAE para benefício da comunidade.
Para quem foi à festa, além da excelente qualidade do sorvete vendido, a colaboração para com o CAE foi importante. “Meu filho joga basquete aqui e acho que todos devemos participar das atividades como forma de incentivo”, disse a inspetora de alunos Luciolga Gonçalves Nonato, 30 anos.
Freqüentadora da yoga, a escrituraria Nilde Furtado, 55 anos, também foi à festa para ajudar e reencontrar amigos.
A pequena Ana Beatriz, 4 anos, foi com a mãe e se divertiu com as atividades paralelas e tomando sorvete, afirmando que o seu preferido é o de morango, mas aceitando todos que eram oferecidos.
Além da venda de sorvetes, houve ainda houve apresentação de patinação artística e jogos. Voluntários da Igreja Adventistas do Sétimo Dia também colaboraram com a festa. (Fonte: PMSS)

São Sebastião perde na Livovali

São Sebastião - A equipe de vôlei de São Sebastião bem que tentou, porém não conseguiu superar o time de Mogi das Cruzes, pela Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). Em uma partida complicada, a equipe caiçara não impôs seu bom desempenho dos jogos anteriores e cometeu muitos erros.
Com um bom aproveitamento nos bloqueios, São Sebastião venceu o primeiro set por 25 a 21, em quase trinta minutos do 1º set.
No segundo, a equipe ainda se encontrava bem postada, no entanto não aproveitava as chances que a equipe de Mogi oferecia, resultando assim, na vitória do time visitante por 25 a 20, em vinte e seis minutos.
O set seguinte foi o mais tranqüilo. São Sebastião, melhor organizado em quadra, tirou proveito dos saques e bloqueios, além dos erros do time de Mogi das Cruzes. Em pouco mais de dezenove minutos, São Sebastião venceu o 3º set por 25 a 10.
No penúltimo período, a seqüência de altos e baixos prosseguiu com a equipe da casa. Com uma enorme quantidade de falhas nos passes, os caiçaras ofereceram aos visitantes a vitória do set por 25 a 15, empatando a partida em dois sets a dois, levando o jogo para o tie-break.
No último e decisivo set, as equipes permaneciam igualadas até o oitavo ponto, quando o quesito concentração prevaleceu e a equipe de Mogi acabou vencendo o set por 15 a 08 e a partida por três sets a dois.
Para o treinador sebastianense Milson Pereira da Silva Junior, o time de voleibol da cidade precisa de mais treinamento, já que os garotos só se preparam para o campeonato duas vezes por semana. “Falta volume de treino para os meninos aperfeiçoarem suas capacidades, pois são novos e tem um longo caminho pela frente”, explica.
Junior ainda destaca que a derrota não é o problema, e que se pode tirar proveito disso para as metas serem conquistadas. “Eu quero que o time tenha um objetivo, para que tenha evolução tanto profissional quanto pessoal”, destaca o técnico.
O meio de rede e capitão do time, Neilor Faria de Moraes, de 14 anos, também concorda com seu treinador. O jogador acredita que o jogo perdido pode servir de lição para todos os seus companheiros. “Cada um se esforçou o máximo para vencer, resta apenas aprender com os erros”, finaliza.
Agora, a equipe dos garotos Neilor, Eifas, Igor, Éderson, Carlos, Leonardo, André, Alexandre e Guilherme terá de encarar mais um desafio neste sábado (05/05), em Jacareí, contra o time da casa. (Fonte: PMSS)

Lula assinará protocolo de intenções para construção de alcoolduto
Empreendimento terá como rota de exportação São Sebastião

São Sebastião - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina ainda nesta semana o protocolo de intenções para a construção do alcoolduto de 1.150 quilômetros que ligará Senador Canedo (GO) a Paulínia (SP) e por meio de tubulação até Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião.
A obra vai consumir parte dos R$ 4,1 bilhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o escoamento de álcool e deve garantir, por meio da interligação com o Tebar, a exportação de 3,5 bilhões de litros de álcool por ano, a partir de 2011, de acordo com estimativas da Petrobras.
“A partir da sua instalação, que deve ocorrer antes de 2010, 90% da produção de álcool deverá ser exportada para o Japão, via Tebar”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Esse foi um compromisso firmado entre São Sebastião e Petrobras há dois anos atrás”.
Segundo levantamentos da Prefeitura de São Sebastião, o Orçamento do Município deverá duplicar, por conta dos impostos gerados com a instalação do duto. Atualmente, o Orçamento de São Sebastião beira a casa dos R$ 230 milhões. Além disso, estima-se gerar pelo menos mil novas vagas de emprego na região.
No segundo semestre o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve visitando uma refinaria de produção de álcool na região de Campinas. A comitiva teve a presença de empresários do setor e do então presidente da Petrobras, Sérgio Machado.
Parceria - De acordo com o diretor de abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, o projeto será desenvolvido em parceria com o grupo japonês Mitsui e a construtora Camargo Corrêa.
A parceria com o grupo japonês Mitsui prevê a construção de 40 usinas e cinco navios para transporte do álcool.
Além da Venezuela, única importadora a fechar com a estatal no ano passado, a Nigéria também está negociando a compra do combustível brasileiro, assim como o mercado japonês. (Fonte: PMSS)

Festa de Santa Cruz atrai cerca de 300 pessoas no primeiro fim de semana
Sucesso de público é marcado pela fé e tradição no bairro

São Sebastião - A Capela de Santa Cruz, localizada no bairro do Pontal da Cruz, recebeu no último final de semana (27, 28 e 29/04), um público estimado de aproximadamente 300 pessoas em apenas três dias da tradicional Festa de Santa Cruz, uma tradição comemorada no bairro que conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Entre as atrações, diversos shows musicais, comidas típicas como churrasco, pastel, pizza, bebidas, brincadeiras para as crianças e o tradicional sorteio de prendas, dentro do Salão Paroquial da Capela, que pretende premiar no próximo domingo (6/05), às 23h, uma moto Honda 0Km no dia 6 de maio.
De acordo com a coordenadora de comunidade da Capela Santa Cruz, Ana Lúcia Furtado, a animação está garantida além também da parte religiosa que sempre atrai centenas de fiéis pelas ruas do Pontal da Cruz. Neste ano, a tradicional procissão agendada para o dia 6 de maio (domingo) sairá às 17h da Pedra da Cruz até a Capela do bairro, localizada na Rua São Nicolau e promete inovações. “A procissão será muito bonita e com certeza será marcada pela emoção. Todos de São Sebastião estão convidados”, disse Ana Lúcia. Antes da procissão, está agendado um Tríduo nos dias 3 e 4 de maio às 19h30 e no dia 5, às 17h.
Segundo o morador Jefferson Vicente de Paula, o que mais o atrai na festa é o sorteio de prendas. “Aqui a animação com a família é garantida. Além de nos divertirmos ainda concorremos a prêmios”, disse.
A programação divulgada pela Sectur para o próximo fim de semana inclui o cantor Dennis levará o melhor do sertanejo para a sexta-feira (4/5). Já no sábado (5/5), o MPB Regional fica na voz da cantora Lú Brasil e no domingo (6/5) a festa se encerra com o cantor Alê. Todos os shows iniciam a partir das 21h. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação faz homenagem aos trabalhadores

São Sebastião - A Secretaria Municipal da Educação de São Sebastião promoveu na última sexta-feira (27/4), uma homenagem a todos os trabalhadores e, em especial ao Sr. José da Silva, motorista da prefeitura, atualmente funcionário do quadro de transporte das crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que está se aposentando.
A confraternização aconteceu no pátio interno da Secretaria e contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, além de funcionários da prefeitura, parentes e amigos do Sr. José.
Ao dirigir-se aos presentes, o prefeito falou sobre o prestígio de que goza o motorista José na cidade de São Sebastião e do grande respeito que inspira em todos na comunidade. “Seu José é uma figura marcante na cidade, não era só o condutor do veículo, mas um exemplo de dedicação, um servidor que exercia sua função com muito carinho e era muito querido pelas crianças”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade reiterou as palavras do prefeito e acrescentou: “A homenagem não poderia ser mais justa”.
Emocionado, o Sr. José agradeceu a presença de todos, dizendo-se feliz por ter chegado até aqui. “Na vida é preciso ter esperança, não se pode perder a fé, é bom saber que todos gostam de mim”, diz ele.
A secretária Marilene Ramachoti, surpreendeu a todos com a festa. “Queríamos pegar todos de surpresa, preparamos a homenagem para o Sr. José e, através dele, queremos homenagear também todos os servidores da Secretaria e trabalhadores de nossa cidade. Homenageamos o Sr. José não só pelo serviço prestado à Prefeitura, mas pela pessoa que ele é, que tem um compromisso com a educação, principalmente com as crianças com necessidades especiais”, completa ela.
Os presentes foram apresentados então ao recém oficializado hino municipal
de São Sebastião, uma composição harmoniosa que, segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, a partir de agora deverá ser repassado às escolas da rede.
Após a entoação do hino, os presentes participaram de uma confraternização onde foram servidos doces e salgados num clima de alegria e descontração. (Fonte: PMSS)

Prefeitura apóia encontro do Amor Exigente

São Sebastião - Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, aconteceu no último sábado (28/4) na sede do Sindipetro, região central da cidade, o 1º Encontro do Amor Exigente especialmente dirigido à prevenção.
O Amor Exigente é uma ONG dedicada a atender parentes e amigos de dependentes químicos, que promove reuniões semanais com o objetivo de alcançar uma qualidade de vida melhor para aqueles que lá buscam ajuda.
No encontro deste último sábado, o trabalho foi de prevenção, ou seja, discutiu-se maneiras sobre como evitar que os filhos se encaminhem para as drogas, como educá-los para a vida e sobre a necessidade de se impor limites e como exercer a autoridade sem gerar conflitos.
A coordenadora e fundadora do grupo de prevenção do Amor Exigente, de São Paulo, Elizabeth Bello de Barros Sgarbi, disse que o curso ajuda a melhorar o relacionamento não só com os filhos, mas também com os cônjuges, chefes, vizinhos, enfim, é um curso que oferece qualidade de vida. “É um trabalho muito bonito, ninguém está livre de que seus filhos se envolvam com drogas, mas se soubermos lidar com a situação, conseguiremos resgatá-los mais precocemente”, diz ela.
Diversos voluntários falaram para uma platéia de cerca de 50 pessoas reunidas no auditório do Sindipetro, entre eles Luiz Fernando Cauduro, Rodrigo Vilela, e Yolanda Vidigal.
Uma das participantes, a professora Eliane do Vale Araújo, 29 anos, acha que seria muito interessante se esse curso fosse ministrado nas escolas da rede pública. “É um curso que orienta os pais sobre como educar seus filhos, e tenho certeza de que seria muito bem recebido nas escolas”, diz ela. (Fonte: PMSS)

Festa de gala marca os 30 anos da escola Josepha de Sant’Anna Neves

São Sebastião - A noite da última sexta-feira (27/4) foi de festa para alunos, pais, professores e convidados que participaram da festa em comemoração aos 30 anos da Escola Estadual Profª Josepha de Sant’Anna Neves. Homenagens foram realizadas a pessoas que de alguma forma contribuíram para com a história da unidade escolar instalada no bairro Topolândia, na região central de São Sebastião. Festa de gala, apresentações municipais e teatros também fizeram parte da programação festiva
Com um trabalho de reconstrução da identidade escolar, a diretora Marilda Massucatto Braga, conseguiu o envolvimento dos 1.150 alunos dos ensinos fundamental, médio, regular, supletivo e educação à distância. A escola também é a única do Litoral Norte que funciona em tempo integral.
Durante as homenagens feitas à família da patronesse, os netos Maria de Lourdes Neves Pacini, 58 anos, e Edgar José Neves Santana, 58 anos, se emocionaram a relembrar da história da professora e avó Josepha. “Ela foi uma guerreira, preocupada com a educação, viajava a cavalo para estudar em São Paulo. Era nossa professora particular e temos orgulho do que ela foi e do que representa para a cidade”, disse Maria, que seguiu os caminhos da avó e hoje é professora aposentada.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da escola Josepha para a comunidade sebastianense. “Quero deixar os meus agradecimentos para a comunidade da Topolândia, sempre parceira da administração. Neste contexto, está a escola que tem uma qualidade de ensino excepcional para a população”.
Ainda dentro do programa de reconstrução da identidade escolar, a diretora Marilda lembra que no dia 12 de julho será realizada a Mostra dos Trabalhos Científicos desenvolvida pelos alunos. Até o final do ano, ainda de acordo com ela, será lançado um livro que conta a história da escola Josepha de Sant’Anna Neves. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig

Ubatuba - Em cumprimento a uma determinação da GRPU (Gerência Regional do Patrimônio da União), foi realizada, nesta sexta-feira, 27, a desocupação da área do Parque Trombini, situado em área de Marinha, na Avenida Iperoig. A ocupação foi revogada e o proprietário do parque, não atendendo à ordem, impetrou mandado de segurança na Justiça Federal. O proprietário obteve liminar, porém esta foi cassada por sentença.
De acordo com a GRPU, a utilização da área pelo parque é incompatível com o uso do espaço público, conforme o projeto de urbanização da orla da Avenida Iperoig, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, com financiamento do Governo do Estado.
Concluiu-se, portanto, que não há fundamento legal ou ordem judicial que assegure a permanência do Parque Trombini no local. Ainda neste sentido, a prefeitura não outorgou o alvará de funcionamento nos anos de 2006 e 2007, ficando sem fundamento o funcionamento do estabelecimento. A ordem de desocupação foi cumprida com respaldo da Prefeitura de Ubatuba, com o acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal.
Vontade popular - A retirada do Parque Trombini reflete a vontade popular de ver aquela área sendo utilizada para fins que atendam a todos e não somente a interesses particulares. Para o prefeito Eduardo Cesar, “o parque está saindo para que seja cumprido um projeto de R$ 2 milhões que é a reurbanização da Avenida Iperoig. Por isso a maioria da população aprova o fechamento do Trombini”. (Fonte: PMU)

Prefeitura terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 30

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba não terá expediente na próxima segunda-feira, dia 30 de abril. Em razão do feriado do Dia do Trabalho, no dia 1 de maio, foi decretado ponto facultativo no dia 30. Os serviços essenciais, como a coleta de lixo, funcionarão normalmente. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba normatiza acesso a sites
Medida foi necessária para aumentar a velocidade na consulta de serviços ao site da Prefeitura

Ubatuba - A Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Prefeitura de Ubatuba normatizou o acesso a sites nos computadores usados pelos funcionários. A medida foi adotada, já que o acesso a páginas particulares poderia comprometer a agilidade nos acessos a serviços oferecidos no site da prefeitura. Com este procedimento, é impossível acessar sites, como, por exemplo, os de relacionamento, de mensagens instantâneas e de e-mail, entre outros.
Hoje o site da Prefeitura, o www.ubatuba.sp.gov.br, oferece diversos serviços para os contribuintes, como pesquisas de processos, de débitos imobiliários, mobiliários, emissão de guias de ITBI, ISSQN, certidões, segunda via de IPTU, informações turísticas, notícias e o canal direto com a prefeitura por meio do Fala Cidadão.
O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra Palhares, anuncia que esta medida irá disciplinar o uso da internet na Prefeitura. “O acesso aos sites particulares poderia tumultuar os serviços que a prefeitura disponibiliza em sua página. Já pudemos constatar que os serviços que hoje oferecemos, como a emissão de segunda via de IPTU, têm aumentado a nossa arrecadação. Não se trata de censura, como algumas pessoas insinuaram e sim do uso correto do bem público”, avaliou o responsável.
O assessor explica também que em entidades federais e estaduais o acesso também é limitado. “Hoje os usuários da prefeitura só têm acesso a sites cujos endereços eletrônicos terminam em .org, .gov e .br. Só abrimos exceções para sites que prestam serviços para a prefeitura mediante convênio”, finalizou Alessandro. (Fonte: PMU)

Ubatuba implanta conceitos de mobilidade urbana na Avenida Iperoig
A reurbanização da Avenida Iperoig está sendo realizada com novos conceitos de mobilidade urbana e acessibilidade

Ubatuba - De acordo com o engenheiro e coordenador do projeto de reurbanização da Avenida Iperoig, Luiz Carlos Ferraz, Ubatuba é o primeiro município do Estado de São Paulo que, mesmo sem ter ainda uma lei específica para tal, já está aplicando conceitos de mobilidade urbana em via pública, . “Ubatuba foi pioneira por ainda não possuir uma legislação específica para a aplicação de certas normas de acessibilidade e mesmo assim já ter colocado em prática na Avenida Iperoig conceitos inovadores de mobilidade urbana”, afirma Luiz Carlos Ferraz.
Novo conceito de passeio público - O engenheiro explica que a divisão da calçada em três partes - uma para colocação do mobiliário urbano, outra para fluxo de pessoas e uma terceira para o acesso aos imóveis ou colocação de mesas de bares, toldos, vegetação, etc – é uma das características implantadas na Avenida Iperoig que atendem a norma técnica NBR 9050, que dispõe sobre Acessibilidade a Meios, Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos.
Ferraz conta que o projeto de reurbanização da Avenida Iperoig foi baseado no programa “Passeio Livre”, implantado com sucesso na cidade de São Paulo desde 2005. O programa da prefeitura de São Paulo visa um novo conceito de passeio público, padronizando as calçadas, organizando a localização do mobiliário urbano, melhorando a drenagem e garantindo a livre circulação de pedestres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Pavimento intertravado - Um dos aspectos que foram levados em conta foi a escolha do material a ser utilizado, tanto na calçada, como no passeio, do outro lado da avenida. A prefeitura optou pelo pavimento intertravado (blocos de concreto pré-fabricados assentados sobre colchão de areia), material prático, econômico, ecologicamente correto e que valoriza a beleza do local.
O pavimento intertravado é um dos três materiais recomendados no programa “Passeio Livre” como ideal para uma melhor mobilidade urbana. “O paver melhora a circulação de cadeirantes, pois não causa trepidação por proporcionar uma superfície plana e contínua. O uso de pedras naturais, material existente na calçada da avenida antes da reforma, não atende às normas de acessibilidade”, explicou o engenheiro.
Comissão Municipal de Mobilidade - A Prefeitura de Ubatuba criou neste ano uma comissão para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mobilidade, no qual serão projetadas as vias estruturais e conectoras desejáveis para a excelência da mobilidade e acessibilidade urbana em Ubatuba.
A comissão, composta por seis membros, segue diretrizes tais como: integrar a política de mobilidade urbana com a de uso do solo e de desenvolvimento urbano; priorizar projetos de transporte coletivo e de meios de transporte não motorizados - diminuindo os custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos das pessoas na cidade - além de incentivar o desenvolvimento e o uso de energias renováveis e não poluentes. O Plano Municipal de Mobilidade deve ser concluído até dezembro e será parte integrante da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. (Fonte: PMU)

Show de Arte Popular Brasileira na Praça da Matriz

Ubatuba - Nesta segunda-feira dia 30, a partir das oito da noite (20:00h) a FUNDART e a Prefeitura de Ubatuba apresentarão, na praça da Matriz, a “COMPANHIA MAMBEMBRNCANTES”, de Brasília, em espetáculo de arte popular brasileira. O grupo se apresenta em todo o Brasil, e já foi visto em mais de dez paises.
São músicos e atores que se utilizam de instrumentos tipicamente brasileiros como, viola caipira, rabeca, cavaquinho, zabumba e outros. As músicas são todas inspiradas nas festas populares de todo o Brasil, e o grupo desenvolve trabalho constante de pesquisa. O espetáculo que apresentam tem muitas cores e muita alegoria. Não percam a oportunidade de ver a arte popular brasileira autêntica. (Fonte: Fundart)

Fundart abre inscrições para cursos em toda a cidade
Neste ano foram abertos oito novos cursos nas áreas de artesanato, literatura, teatro, dança, desenho e música. Ao todo, são 36 cursos, espalhados por toda a cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), está abrindo inscrições para os cursos de 2007. Ao todo serão disponibilizadas cerca de 1.200 vagas, para 36 cursos, sendo que 21 deles serão ministrados na sede da Fundart e 15 estarão espalhados por toda a cidade. Os interessados têm até o dia 20 de maio para fazer suas inscrições. Neste ano foram abertos oito novos cursos, nas áreas de artesanato, literatura, teatro, dança, desenho e música.
Nos bairros, os cursos são sempre gratuitos e na Fundart, os preços variam de R$ 10 a R$ 50. Para os cursos sediados no Casarão, as inscrições devem ser feitas na própria Fundart. Já nos bairros, as referências, em sua maioria, são as escolas municipais, onde os cursos serão ministrados. Para fazer o cadastramento, é necessário ter em mãos um comprovante de residência e RG.
Alguns locais e cursos serão implantados em fase experimental, portanto, estão sujeitos a alterações, de acordo com as necessidades e solicitações das comunidades. Para mais informações, ligue para: 3832-7000.
Região Central e Oeste - Na região central e oeste, acontecerão cursos nos bairros: Marafunda, Silop, Sumaré, Ipiranguinha e Estufa II. Para o bairro Marafunda (E.M. Pref. Silvino Teixeira Leite), estão disponíveis os cursos: Entalhe, Papietagem, Tecelagem, Crochê e Dança de Salão. No Bairro Silop (Associação dos Aposentados), os cursos são: Alongamento, Arte é Viver (sensibilização para a arte e pintura), e Dança de Salão. Já no bairro Sumaré (E.M. Padre José de Anchieta), acontece o curso de Tecelagem. No Ipiranguinha (Gaiato, Escolas Municipais e Estaduais), cursos de Fotografia, Coral Infanto-juvenil, Varal Literário e Ritmologia de Rua Itaguá (Abrigo da Fundacc e Emei Bessie Ferreira de Oliveira), Estufa II (E.E. Aurelina Ferreira e E.M. Josefina Giglio Silva).
Região Norte - Na região Norte, acontecerão cursos nos bairros: Itamambuca, Taquaral, Perequê-Açu e Picinguaba. Na Itamambuca (Centro Esportivo, Recreativo e Educacional (Cere), haverá curso de Arte em Papel, Desenho e Circo. No Taquaral e Perequê-Açu (local a definir), curso de Arte em Papel e Desenho Artístico. Na Picinguaba (E.M. Prof. Iberê Ananias Pimentel), curso de Mosaico.
Região Sul - Na região Sul, os cursos acontecem nos bairros: Corcovado, Maranduba, Perequê-Açu, Araribá, Rio Escuro e Saco da Ribeira. No Corcovado (local a definir) e Maranduba (local a definir) acontece o curso Operação Resgate (dança de rua), no Perequê-Mirim (E.M. Mª da Cruz de Oliveira), cursos de Crochê, Ponto Cruz, Entalhe, Espalharte (arte circence), Operação Resgate e Varal Literário. No Araribá (E. M. Sebastiana Luiza de Oliveira Prado), Espalharte, no Rio Escuro (Emei da Fortaleza ou Corcovado), Ponto Cruz e no Saco da Ribeira (E. E. Prof Semíramis Prado de Oliveira), Curso de Entalhe.
No Casarão - No Casarão da Fundart, os cursos disponíveis são: Cerâmica, Capoeira, Crochê, Canto, Teatro Avançado e TV, Dança de Salão, Dança do Ventre, Leitura Musical, Musicalizar é Preciso (violão, percussão e flauta), Oficina de Teatro para iniciantes, Oficina de Rabecas e Machetos, Oficina de Pintura Artística, Pintura em Acrílico, Desenho Artístico, Pintura sobre Papel (aquarela e pastel seco), Desenho Artístico e Pintura em Acrílico, Flamenco Iniciante, Recriasom (violão), Sapateado Americano (adolescente e adulto) e Tecelagem. (Fonte: PMU)

Prefeitura e FUNDART na Secretaria da Cultura

Ubatuba - O Prefeito Eduardo César e o presidente da FUNDART, Pedro Paulo, estiveram no último dia 24, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, solicitando apoio e patrocínio daquela secretaria para o projeto Ecocine que deverá acontecer em Ubatuba em novembro deste ano.
Acompanharam o prefeito e o presidente da FUNDART, Teresa Aguiar, Danielle Berlotini e Ariane Porto, da Ong São Sebastião tem Alma, promotora do importante evento em sua 11ª edição.
O encontro com o Secretário Adjunto, Ronaldo Bianchi, foi muito positivo, conseguindo-se apoio e patrocínio, além da inclusão do governo do Estado e da Secretaria da Cultura, oficialmente na assinatura do 11º Ecocine. Além disso, a Secretaria Estadual de Cultura vai deponibilizar instrumentos musicais para a FUNDART, bem como apoiar a restauração do Sobradão do Porto.
O que é o Ecocine - O Ecocine é um evento que durante uma semana exibe filmes ecológicos e discute questões ligadas ao meio ambiente em todo o mundo. O ciclo de palestras é organizado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e este ano estará em foco o continente africano com ênfase no aquecimento do planeta. Personalidades do mundo científico far-se-ão presentes, bem como personalidades artísticas ligadas às preocupações ambientais.
Ainda em fase de viabilização da organização, estaremos oportunamente tratando melhor do assunto que envolverá outras secretarias da Prefeitura Municipal. (Fonte: Fundart)


SEMANA DE 27/04 A 03/05/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
"Dogão, Amigo Pra Chachorro" - Ás 15:50 hs - 17:30 hs  -

"Letra e Música" - Ás 19:10 hs -21:00 hs.

CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)
"Caixa 2" - Ás 15:50 hs -19:40 hs.

"300" - Ás 17:30 hs - 21:20 hs
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Hora do Espanto III
To de volta!! Tentaram me calar, mas não conseguiram.
Acreditem voces que a empresa contratada pela prefeitura para a tercerização da merenda, rouba os seus funcionários na maior cara de pau, um tal de sindicato cobra em média de 2,3% de mensalidade sindical,é cobrado aninda 1,00 real pela cesta basica que é um direito do trabalhador e ainda cobra 2,00 reais de vale refeição quando tudo que é consumido dentro da escola é feito apontamento e pago pela prefeitura.porque então cobrar vale refeição?.Com um sálario de fome daqui a pouco os funcionários vão ter que pagar para trabalhar.Outro descaso é as APMs das Escolas estarem pagando um advogado para que os funcionários demitidos no final do ano possam receber o fundo de garantia,porque pelo que dizem o Ministerio do Trabalho não quis liberar porque faltava pagar a multa de 40%. O caso é se juntar o dinheiro pago ao advogado que pelo jeito não é pouco se cada APM paga em torno de 180,00 reais não seria mais facil pagar os funcioários? Assim eu penso os funcionários são gente humilde e o advogado? não sei ! . será mais um .......
E o caso das areas de congelamento dizem que é em prol do meio ambiente.....derrubam as casas dos mais necessitados e deixam chalés e condominos jogarem o esgoto no rio Maranduba, antes um rio lindo cheio de peixes e agora um rio fedido cheio de b.....; onde está a tal fiscalização temporada e dias de sol quente o cheiro fétito de esgoto é insuportavel, falta de denuncias não é tenho certeza. Até mais.........

Angela Correa
Maranduba

Vários Pesos Sem Medidas
"Nenhuma medida sensata, isonômica e coerente".
Não tenho opinado sobre o Parque Trombini. Nunca me manifestei a favor ou contra. Nos últimos vinte e quatro anos ocupando o mesmo espaço, a circunstância que, segundo José Ortega e Gasset, faz parte de nosso EU, me permitiu observar que: o Sr. Proprietário teve ganhos vultosos, fez muitos amigos, milhares de apoiadores elogiaram suas atividades, manteve alguns empregados permanentes e dezenas de temporários, divertiu, com segurança, centenas de milhares de crianças, jovens e adultos, prestou alguns favores para a comunidade (creche, auxílio à Santa Casa, programas especiais para crianças carentes no Parque, atendimento às escolas, etc.) e foi, extremamente, generoso nas propinas, gorjetas e benesses às extorsões políticas. Alguns que praticaram essas ações o corresponderam com o bálsamo do arquivamento da Ação Popular de cobrança dos impostos atrasados e de outros processos afins. Outros, quando a fonte secou, o "propinaram" com o veneno da ingratidão misturado com sorrisos rojões e gritos de vitória.
Em todo esse affaire, caso, acontecimento ou imbróglio quem será o vitorioso?. O tempo dirá. Certamente não será o município de Ubatuba e seus munícipes.
Alguns afirmam que o Parque Trombini deixará saudades. Outros estão tristes. Terceiros reclamam dos modos. Há os que estão vendo uma repetição do arranque da amendoeira centenária. Precipitação e circo.
Neste momento só podemos afirmar que a frase pronunciada pelo Sr. Eduardo de Souza César, na Rádio Costa Azul, aos 15 de fevereiro de 2006: "Estamos dando 72 horas para o parque (Trombini) encerrar as atividades dele", demorou a ser efetivada. As 72 horas custaram a passar.
Sei que é utópico pedir coerência, racionalidade, respeito à lei que juraram cumprir, isonomia de tratamento aos casos semelhantes, dos atuais ocupantes dos poderes municipais. Como recordar não prejudica ninguém, a título de lembrança, citaremos dois parágrafos do Ofício da Gerência Regional do Patrimônio da União, ao Sr. Prefeito Municipal de Ubatuba, aos 28 de junho de 2006, proibindo a cobertura da FEIRA HIPPIE. Após as razões técnicas para proibir a cobertura assim manifesta:

"Por se tratar de cobertura para abrigar a FEIRA HIPPIE, ou seja, com finalidade comercial, não existe possibilidade de fazer cessão gratuita da faixa de marinha a esta prefeitura para implantação deste equipamento".

O Patrimônio da União não pode ceder à Prefeitura "faixa da marinha" para atividades comerciais. Conseqüentemente a Prefeitura não possui autoridade para autorizar a Feira Hippie, no local em que se encontra; quiosques em diversas praias; marinas e postos de gasolina, no Saco da Ribeira; o Parque Radical Roater Jet, na Maranduba; invasões, no Ubatumirim e outros absurdos que estão acontecendo, no município, sob o olhar complacente e omisso da administração do "nunca antes". Voltando ao ofício:

"Acresce-se a esta questão o Projeto Orla que prevê a gestão compartilhada entre diferentes órgãos federativos e a sociedade civil, conforme Plano de Gestão executado por essa prefeitura, na resolução dos conflitos territoriais de orla marítima. Trata-se de um fórum permanente de discussão das ações executadas na orla marítima com o objetivo de articular as intervenções a serem implementadas de acordo com as diretrizes do Plano de Gestão. Portanto, todas as ações a serem propostas por esta prefeitura na orla marítima, principalmente na faixa de marinha, deverão estar em conformidade com os preceitos do Projeto Orla".

Não cabe dúvida que havendo seguido as orientações acima não teriam sido cometidos os descalabros que vitimaram a praia do Perequê-Açu, a quebradeira da Av. Iperoig, o desperdício de materiais, os erros já praticados e outros em andamento e, a avaliação do burgomestre, seria mais positiva que a que corre de boca em boca. Como já concluímos em artigo anterior: "Mas o presente que atropela e esmaga o passado só terá, no futuro, sua própria mediocridade a exibir. Se tiver futuro".(Rui Castro).

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 30 de abril de 2007

Inimputabilidade Penal
Parece uma palavra feia mas não é. Para Aurélio, inimputável é o irresponsável, aquele que não responde pelos seus atos. É o que estamos vendo os parlamentares discutir no momento. A redução da idade penal do brasileiro. Embora a coisa pareça simples, não é. O cidadão aos 16 anos já pode votar, mas não responde perante a lei da mesma forma que outro de 18 anos. Ele tem o privilégio de ser considerado inimputável penal por ser tratar de pessoa em formação intelectiva.

Existem correntes de várias vertentes, sendo certo que o governo (PT) lidera aquela em que defende a tese de que não se deve mexer na legislação. A maioridade somente deve ser atingida aos 18 anos. Os juristas desta linha de pensamento defendem maior empenho na escolaridade e melhor distribuição de renda, vetores que levariam o menor a não entrar prematuramente no crime. Dentre esses juristas está o ex-ministro e criminalista Tomaz Bastos. Alegam ainda já termos uma lei avançada para tratar da matéria, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente -, perfeitamente adequada, se posta em prática, para ressocializar menor infrator. Há de se perguntar. Por que ele, governo, não implementa este clássico estatuto?

Ousamos discordar desses defensores. O menor de dezoito anos, pelo menos nos grandes centros urbanos, atinge prematuramente a capacidade de discernir, respondendo prontamente aos estímulos exteriores, independentemente de ter ou não freqüentado escola ou ter vindo de uma sociedade menos ou mais cruel. A criança hoje, estimulada pelos meios de comunicação, atingem discernimento muito antes das do início do século anterior. Esta máxima é uma realidade inconteste.

Por outro lado, o Poder Judiciário hoje pode perfeitamente ser aparelhado com mecanismos modernos para estabelecer, com precisão, o desenvolvimento intelectual de cada um. Não seria o caso de colocarmos nas mãos dos juízes o poder de decisão da inimputabilidade do menor de dezoito anos? Independentemente do livre arbítrio do magistrado, ele têm como auxiliares da justiça, psicólogos, assistentes sociais, o ministério público e o advogado, portando, uma gama de profissionais para poder avaliar todas as situações do menor infrator, com muito pouca margem de erro.

É tudo uma questão de procurar soluções para problemas sociais hoje emblemáticos e aparentemente sem solução. O crime está aí, o menor está aí e as estatísticas mentirosas também fazem presença.

Herbert Marques
30 abr. 07
hlmarques@terra.com.br

O Buraco da Avestruz
Sem conhecimento e planejamento nada acontece e se acontecer não sobrevive, por outro lado conhecimento sem inteligência é catastrófico.
A comunidade jamais alcança um nível de prosperidade satisfatório apoiada em um plano de governo. A prosperidade somente será conseguida se o plano for feito para o município, sua vocação e população.
Planos de governos priorizam a continuidade o empreguismo e protecionismo, não se preocupam com o desenvolvimento do município e a busca de melhor qualidade de vida para sua população.
O governo tem que obrigatoriamente ser o grande articulador de todos os agentes da sociedade, estimular investimentos e fornecer suporte à iniciativa privada, garantindo um ambiente propício às atividades sociais, culturais e econômicas.
Quando moradores fazem mutirão para se livrarem do lixo que invade suas ruas, donas de casa clamam por uma melhoria na área da Saúde, quando uma senhora demonstra publicamente toda sua indignação contra o poder legislativo executivo e judiciário e a sujeira da cidade já é conhecida em outros países, quando há um pedido de CPI para a Santa Casa, e uma epidemia de dengue, e a cada dia alarga-se o descontentamento, é momento de parar e pensar.
Mas existe quem não consiga ou queira pensar e faz como a avestruz que enfia a cabeça no buraco quando se depara com situação incomoda ou perigosa, deixando seu resto exposto. Permite que outros pensem e façam por ele, esquecendo-se que sem o amplo apoio da sociedade e das forças econômicas que a sustentam, e o sustenta, não chegara a lugar nenhum.
 

Ezio Pastore Jr.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer na Barra da Maranduba ©Luciano Cancelier

Amanhecer na Barra da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor