Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 03 de Maio de 2007 - Nº 1760 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
UNITAU realiza jogos interclasses da Educação Física
Associação Módulo de Educação e Cultura abre processo seletivo para funcionário no CIASE

Caraguatatuba
Atletas de Jiu Jitsu da SECER são campeões do Paulista
Ciclistas de Caraguá sobem ao pódio em Varginha
Campo do CIASE ganha nome de José Soares Lemos no sesquicentenário de Caraguá
Equipe da SECER traz 15 medalhas da 4ª etapa do Paulista de Karatê
Prefeitura inaugura o Conservatório Musical José de Barros Pinto em clima de festa no último sábado
Shows do aniversário de Caraguá reúnem mais de 40 mil pessoas durante o feriado
Atletas de Caraguá participaram de diversas atividades esportivas no fim-de-semana
Dia da Multiação beneficia moradores do Estrela D'Alva e Jardim Califórnia neste sábado 5

Ilhabela
Prefeito agenda data para o pagamento do Pró-Labore da Polícia Militar de Ilhabela


São Sebastião
Semam realiza educação ambiental no Campeonato de Optimist
Golfinhos saúdam velejadores de Optimist pelo Canal de São Sebastião
Juan anuncia melhorias para o Pontal da Cruz
Dama de São Sebastião vence fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
São Sebastião recebe atletas para campeonato de judô
Prefeitura quer incentivar comércio da popa, sementes e mudas do palmito juçara
São Sebastião confirma 19 casos de dengue
Conseg da Costa Sul realiza reunião nesta quinta-feira na Vila Sahy
Diretor da Funai ministra palestra no projeto “Redesconrindo e escrevendo a história do seu bairro”
Time de São Sebastião empata, sem gols, na Copa Zito
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano realiza curso para membros da Cipa
Prefeito propõe parceria com a Sabesp para instalação de duchas nas praias de São Sebastião
Prefeito de São Sebastião participa de aula inaugural do curso de elétrica de automóveis


Ubatuba
Pescadores participam de discussão sobre implantação de plataforma de gás
Fundart homenageia a artista Amélia Olaio e realiza diversas apresentações musicais
Comitê Organizador abre inscrições para voluntários nos Jogos Regionais em Ubatuba
Escolas de Ubatuba promovem atividades para a comunidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU realiza jogos interclasses da Educação Física

Litoral Norte - A UNITAU (Universidade de Taubaté) realiza, em parceria com o Diretório Acadêmico do Departamento (D.A.) de Educação Física, os Jogos Interclasses, de 2 a 5 de maio. O evento, voltado aos alunos do Departamento de Educação Física, tem por objetivo promover a integração entre os alunos, por meio de competições de vôlei, futebol de campo, atletismo, natação, entre outras modalidades esportivas.
O presidente do Diretório Acadêmico do Departamento de Educação Física, Ednaldo Rocha, ressalta a importância do evento para os alunos que encerraram, na semana passada, as atividades do primeiro bimestre. “Mais que promover a integração, o evento proporciona um momento de descontração merecido. É uma forma de revigorar as forças”, explica.
Além dos jogos interclasses, o D.A. promoverá outras atividades das quais os alunos poderão participar, como roda de capoeira, aula com o grupo Vivência Fitness e curso de Eutonia, em que os alunos aprenderão a trabalhar a flexibilidade para aumentar o tônus muscular.
(Fonte: UNITAU)

Associação Módulo de Educação e Cultura abre processo seletivo para funcionário no CIASE

Litoral Norte - A Associação Módulo de Educação e Cultura - AMEC abre nessa quinta-feira as inscrições para processo seletivo de preenchimento de cargo vago no Centro Integrado de Ações Sócio educativas (CIASE), do bairro Travessão, em Caraguatatuba. A vaga disponível é para Porteiro.
As inscrições vão até 17 de maio e devem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 19h na Central de Atendimento do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO. É necessário levar documentos de identidade e currículo.
No caso de inscrição por procuração, será exigida a entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade do candidato, e a apresentação do documento de identidade do procurador. A procuração ficará retida. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.
A AMEC, em parceria com a prefeitura de Caraguatatuba, administra o CIASE. Lá são desenvolvidas atividades culturais, esportivas e educacionais para toda população de Caraguá. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletas de Jiu Jitsu da SECER são campeões do Paulista
Na estréia dos alunos de Jiu Jitsu da SECER no Campeonato Paulista, os atletas conquistaram oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze

Caraguatatuba - Os alunos da escolinha de Jiu Jitsu da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação participaram da final do Campeonato Paulista de Jiu Jitsu, realizado em São Paulo, no dia 28 de abril, sábado, e trouxeram para casa, seis medalhas de 1º lugar, uma de segundo e uma de terceiro. O evento contou com atletas de todo estado de São Paulo em três dias de competição.
Os alunos Celso Aparecido, Juliana Aparecida, Igor Magni, Ademir de Souza, Thiago Ferreira e Luana Aparecida, conquistaram o título de Campeão Paulista; Jordana Ricardo foi vice-campeã e Flavio Ribeiro ficou em 3º lugar.
"O destaque dessa competição foi a aluna Juliana Aparecida que venceu a final. Ela competiu com a atleta mais graduada da modalidade, finalizando a luta em poucos minutos", observou André Medeiros, professor da equipe de Caraguá.
Medeiros acrescentou que os alunos têm se empenhado bastante nos treinos, com o objetivo de participar da competição, "Esta é a primeira vez que os alunos de Jiu Jitsu da SECER participaram da final do Estadual. A equipe está de parabéns, pela conquista de oito títulos. Essas vitórias foram muito importantes para eles. Estou muito satisfeito pelo resultado da minha equipe e pelo bom trabalho que estamos conseguindo realizar" disse.
O professor agradeceu aos alunos, à equipe União Paulista de Jiu Jitsu e ao Centro Univesitário - Unimódulo e Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá sobem ao pódio em Varginha

Caraguatatuba - No dia do trabalho, 1º de maio, a equipe de Ciclismo de Caraguá viajou para a cidade de Varginha, Minas Gerais, onde participou da 20ª Copa Pormoson de Ciclismo, que teve a participação de cerca de 250 competidores de todo o Brasil, entre eles 4 caraguatatubenses, que garantiram boas colocações. A etapa foi válida para o ranking brasileiro da modalidade.
Na categoria 30 a 34 anos, João Carlos foi o destaque, vencendo o sprint disputado com os melhores atletas de Minas Gerais e Região; na 35 a 39 anos, José Joaquim foi o 6º . Na Paraolímpicos, Odair dos Santos fez sua estréia e ficou com o 3º lugar, seu colega de categoria, Eliseu Pereira, mesmo tendo um pneu furado, ficou com a 5ª colocação.
De acordo com os atletas de Caraguá, o circuito tinha 1.600 metros, a chegada contava com uma subida difícil, onde na primeira volta, vários atletas desistiram da disputa. "O local de competição tinha uma descida muito perigosa, com uma curva onde aconteceram algumas quedas, mas sem gravidade. A prova foi tão difícil, que em todas as categorias nem metade dos competidores conseguiram chegar à final da disputa", disse o atleta de Caraguá Sérgio Minato.
No domingo, 29, aconteceu a segunda etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, em Caçapava, e estiveram presentes cerca de 350 atletas e a equipe de Caraguá marcou presença com 22 competidores.
Na categoria Sub-30, João Carlos conquistou o 1° lugar; José Joaquim, no início da prova andou num grupo destacado do pelotão por várias voltas, mas foi alcançado e cansado não foi bem na chegada. Na categoria Estreantes, Gilson Francisco também sagrou-se campeão. Na paraolímpicos Danilo de Oliveira foi o campeão, seguido por Eliseu Pereira e Odair dos Santos, 2º e 3º lugares respectivamente. Na categoria Infantil, Rafael Alves conquistou o 2° lugar; na categoria Infanto-Juvenil, Tiago Alves ficou em 5° lugar. Na categoria Feminino Elite, Edinéia Batista foi a 7ª, seguida por Gigliola Borges e Cleonice Faustino. Na categoria Sub 23, Alexandre Lima ficou em 6° lugar, mesmo tendo um pneu furado pouco antes do final da prova. Na Elite, Jefferson Bonifácio terminou em 11° e na categoria Júnior, Heron Domiciano ficou em 6°.
No dia 23, a equipe de Ciclismo de Caraguá esteve participando da Copa do Brasil Fit de Duathlon (corrida/ciclismo/corrida), na cidade de Santa Cruz da Conceição com o competidor caraguatatubense paraolímpico Eliseu Pereira. A largada aconteceu com todos os atletas juntos para a primeira parte da corrida de 5km. Em seguida eles partiram para os 20 km de bicicleta e finalizaram com mais 2,5 Km (2.500 mts) de corrida. Eliseu fez um bom tempo de 1h18min apesar do calor que fazia no dia da prova.
A equipe de Caraguá tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e recreação, loja J-Bike, Geomater, Café Eletrônico, Forma Atlética Academia e Rádio Caraguá FM. (Fonte: PMC)

Campo do CIASE ganha nome de José Soares Lemos no sesquicentenário de Caraguá
O sr. José Soares Lemos foi homenageado em vida pela Administração Municipal. O campo do CIASE(conhecido como Fortaleza), ganhou seu nome neste fim-de-semana

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba durante as comemorações dos 150 anos da cidade, compareceu ao CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas Gov. Adhemar de Barros, no Travessão, para a inauguração da cobertura da churrasqueira e nominação do campo do Forteleza, que a partir do dia 28 de abril (sábado), ganhou passou a se chamar José Soares Lemos.
Estiveram presentes o prefeito José Pereira de Aguilar, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o presidente da Câmara, Wilson Gobetti, o Secretário de Esportes, Wenceslau de Souza Neto(Lelau), a diretora do CIASE, Profª Tânia Mara de Oliveira, o homenageado, José Soares Lemos, além de familiares, integrantes da comunidade, Secretários Municipais, vereadores e demais autoridades locais.
A homenagem, conforme publicação no informativo oficial, se deu em razão do incentivo dado pelo sr. José Soares ao futebol de campo. O homenageado foi um dos responsáveis pela criação do time Fortaleza, e sua força de vontade fez com que o time prosperasse até tornar-se referência na região Sul. Assim, o campo do Fortaleza ganhou um cercamento no CIASE, o qual levou uma justa homenagem, com o nome de José Soares Lemos, que pôde receber em vida este presente, como forma de agradecimento pelo seu empenho, no que se refere ao esporte no bairro Travessão e imediações.
O Secretário de Esportes Wenceslau de Souza Neto aproveitou a ocasião para se pronunciar. "Esta é uma homenagem muito justa, a alguém aqui do bairro, que lutou pelo esporte como cidadão", disse.
O prefeito José Pereira de Aguilar encerrou os discursos falando da satisfação de poder realizar homenagens como esta com a presença da pessoa. "É lógico que temos que homenagear àqueles que já se forram e contribuíram por nossa cidade, mas poder homenagear em vida, é um presente para quem recebe a homenagem, e mais ainda para nossa Administração, que está podendo participar deste momento tão especial", fionalizou.
Após os dicursos, o sr. José Soares Lemos, acompanhado do prefeito e demais autoridades fez o descerramento da placa, que dá seu nome ao campo do time Fortaleza. (Fonte: PMC)

Equipe da SECER traz 15 medalhas da 4ª etapa do Paulista de Karatê
Os atletas da equipe da SECER, que participaram da 4ª etapa do Paulista de Karatê, trouxeram no último domingo, dia 29, 15 medalhas garantindo a participação na final do Campeonato, que será dia 12 de maio em Ribeirão Preto

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, coordenada pelo técnico Edson Mendes do Amaral, participou neste último domingo, dia 29 de abril, da 4ª do Campeonato Paulista, trazendo para casa 15 medalhas, conquistadas pelos atletas caiçaras nas modalidades Kata e Shiai/Kumitê. O evento aconteceu no ginásio da Universidade Santa Cecília, no Boqueirão, em Santos(SP).
Segundo explicou o técnico da equipe da SECER, o evento contou com a participação de 71 municípios e 658 atletas. "Estivemos em Santos com 17 atletas e garantimos 15 medalhas para Caraguá. A maior satisfação ao final do evento foi constatar o bom nível de nossa equipe, já que todos conseguiram classificação para a etapa final, que acontece no dia 12 de maio, em Ribeirão Preto", comemorou Edson Mendes do Amaral.
Das 15 medalhas conquistadas pelos atletas caraguatatubenses 6 foram de bronze, 5 de prata e 4 medalhas de ouro.
Confira a classificação:

1º lugar - Kata:
Beatriz Dávila Medeiros

1º lugar - Shiai - Kumitê:
Edson Mendes do Amaral
Renan Freire Louredo

2º lugar - Kata:
Débora Cristina Torres
Fernando Alves Soares
Ruth Queiroz dos Reis
Juan Freire Louredo

2º lugar - Shiai - Kumitê:
Gustavo Nunes Siedler

3º lugar - Shiai - Kumitê:
Angelo Augusto Santos Oliveira(atleta Unimódulo)
Tiago Gomes Carvalho
Beatriz Dávila Medeiros
Caíque de Melo
Gabriel Dávila

3º lugar - Kata:
Gustavo Nunes Siedler
(Fonte: PMC)

Prefeitura inaugura o Conservatório Musical José de Barros Pinto em clima de festa no último sábado

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba presentearam a Banda Carlos Gomes com sua sede própria no sábado, 28 de abril, dentro da programação dos 150 anos de Caraguatatuba.
Estiveram presentes o prefeito José Pereira de Aguilar, a 1ª dama, sra. Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, secretários municipais, vereadores, conselheiros da Fundacc, familiares dos homenageados, músicos e público em geral.
O Conservatório Musical José de Barros Pinto, passa a ser a sede da Banda Carlos Gomes, um local na área central da cidade para seus ensaios e a escola de música, visando formar novos músicos para a corporação musical. A nova sede fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 612, no centro de Caraguatatuba.
Na cerimônia de inauguração, a Prefeitura e a Fundacc homenagearam dois músicos: o maestro Pedrinho, um dos fundadores da Banda Municipal e José de Barros Pinto, conhecido por Zé Pinto da Tuba - que dá nome ao local - ambos falecidos. Receberam as homenagens pelos músicos, a sra. Wanda Bello Barboza de Souza, esposa do maestro Pedro Alves de Souza, o Pedrinho, e Francisco Pinto, filho do músico José de Barros Pinto.
D. Wanda emocionada conta que foi muito gratificante vivenciar esse momento - "Foi como se a gente revivesse toda a história da banda, desde a sua criação na década de 50" - comenta.
Após o descerramento das placas a Banda Carlos Gomes apresentou-se ao público encantando a todos.
Numa homenagem póstuma, o conservatório leva o nome de José de Barros Pinto, mineiro de Gonçalves, que nasceu em 13 de agosto de 1923 e faleceu em 23 de novembro de 2002.
Viveu em Caraguatatuba por 46 anos. Casando-se com Sra. Irma Marques Pinto, de família tradicional caiçara, desta união, nasceram cinco filhos. Foi motorista de táxi e também proprietário e gerente de hotel em Caraguatatuba.
Sua paixão pela música fez com que, junto com o maestro Pedrinho, seu amigo de infância, mais o Luiz Pretinho, formasse a Banda Municipal, onde ficou conhecido como Zé da Tuba ou Zé Pinto da Tuba. (Fonte: PMC)

Shows do aniversário de Caraguá reúnem mais de 40 mil pessoas durante o feriado
Danni Carlos, Demônios da Garoa, Molejo e a dupla Chitãozinho e Xororó foram as atrações desses quatro dias, de sexta a segunda-feira (28 a 30 de abril), durante o feriado prolongoado, que fechou com "chave-de-ouro" o aniversário de 150 anos de Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, em comemoração aos 150 anos da cidade, fechou os eventos do sesquicentenário com "chave-de-ouro", com quatro dias seguidos de shows, que animaram o público na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, de 28 a 30 de abril.
Durante o feriado prolongado, moradores e turistas puderam curtir músicas de todos os estilos e para todas as idades, em shows gratuitos que reuniram mais de 40 mil pessoas de sexta a segunda-feira, de artistas como Danni Carlos (dia 27), Demônios da Garoa (dia 28), Chitãozinho e Xororó (dia 29) e o grupo Molejo(dia 30).
O show de maior público, de acordo com as estatísticas da SETUR - Secretaria de Turismo e Fomento, foi o da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que atraiu mais de 25 mil fãs à Avenida da Praia, no Centro de Caraguá.
O Grupo Molejo também ficou em alta na preferência do público, pela variedade de estilos musicais tocados durante mais de duas horas de show. Esta é uma das atrações que pode estar em Caraguá na Alta Temporada de 2008, conforme afirmação do prefeito José Pereira de Aguilar, pela aprovação do público que lotou a Praça de Eventos.
Os shows deste final de semana completaram as atrações preparadas pela Administração Municipal, para comemorar os 150 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Segundo Aguilar, "é importante inaugurar obras, melhorar a qualidade de vida da população, mas cabe também ao Executivo, proporcionar entretenimento, trazendo para a população de baixa renda shows que grande parte dos moradores não teria condições de assistir com toda a família", finalizou. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participaram de diversas atividades esportivas no fim-de-semana

Caraguatatuba - Neste final de semana diversos atletas de Caraguatatuba estiveram participando de diferentes modalidades esportivas. As disputam foram válidas pelos Jogos Abertos da Juventude, Liga do Vale de Tênis de Mesa, Torneio de Truco, Copa Vanguarda, Beach Soccer e Futsal.
Todas as atividades esportivas contaram com o apoio da prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, que além de coordenar as equipes de base, apóia os clubes e associações espotivas. As disputas aconteceram em Caraguá e também em outros municípios do estado.
Jogos Abertos da Juventude: as equipes de Caraguá participaram nas modalidades de Atletismo, Basquete, Tênis de Mesa, Natação, Xadrez, masculino e feminino e Futsal feminino; Handebol e Tênis masculino.
No Tênis de Mesa, a dupla Tais Kashiura e Bruna Todeschini ficou com a 4ª colocação; no Xadrez masculino, os caraguatatubenses ficaram com o 2º lugar e no feminino em 4º. No Futsal feminino o time de Caraguá foi vice-campeão. Nas outras modalidades os atletas de Caraguá não conquistaram posição.
Liga do Vale de Tênis de Mesa:no domingo, 29 de abril, atletas de Caraguá estiveram no SESI - Seviço Social da Indústria, em Jacareí, para participar da 3ª etapa do Campeonato Liga do Vale de Tênis. Na categoria Super Veterano Mitsuo Kashiura ficou com o 3º lugar; na Pré-Mirim, Douglas Felipe Machado Reis também ficou com a 3ª colocação e na Infantil, Josiel Alves Silva foi o 6º colocado.
9ª Copa Vanguarda de Futsal: após vencer a cidade de São Sebastião por 2 a zero no jogo de estréia da Copa Vanguarda, a equipe Adil Car, que representa Caraguatatuba na competição, perdeu para Paraibuna com placar de 1 a 5. Mesmo com a derrota, a equipe de Caraguá continua na disputa e é a única cidade do Litoral Norte a participar da copa, já que São Sebastião perdeu os dois jogos de classificação e Ubatuba e Ilhabela não se inscreveram para a disputa.
Torneio de Truco: Truqueiros da região norte do município estiveram reunidos no bar Leandro's, no Massaguaçu, para participarem da 3ª etapa do Campeonato Municipal de Truco. Sagrou-se campeã a dupla Rildo e Valdir; o 2º lugar ficou com Caroço e Professor e a dupla Gabriel e Edles foi a 3º colocada. As duplas participarão da final com as duplas classificadas das regiões norte e centro.
Beach Soccer: As competições do Torneio de Beach Soccer do Pegorelli iniciaram com um show de gols. No primeiro dia de dusputa 12 equipes entraram em campo. O time Estrela Azul goleou o Manchester de 10 a 2; o Boys venceu o Soccer Boys de 6 a 5; o Perequistão foi goleado pelo Praia das Palmeiras de 1 a 10; o Cruz de Malta venceu de 7 a 5 o Mercado Sõa Pedro; o Unidos do Pegorelli venceu o Esporte Crystal de 4 a 3 e o Vale Verde venceu o Barcelona de 8 a 4. As competições continaum no dia 6 de maio, domingo, no campo de areia do Pegorelli, com entrada gratuita.
Futsal: As equipes do Campeonato Municipal de Futsal Sub-18 e Sub-21 disputaram mais duas rodadas. No domingo, 29 de abril, no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, na categoria Sub-18, o Juventus empatou com o Scorpion's de 6 a 6; na Sub-21, o Boca Júnior venceu o Fortaleza de 4 a 3 e o Juventus venceu o Comando Vicente de 8 a 3. No CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, na categoria Sub-18, a equipe Projeto Integração empatou com o Bayer de Munich de 4 a 4; na Sub-21, o Beach Soccer perdeu para o Bayer de Munich de zero a 5 e o Beira Mar perdeu de goleada para o NIC de goleada, 4 a 10. (Fonte: PMC)

Dia da Multiação beneficia moradores do Estrela D'Alva e Jardim Califórnia neste sábado 5
É a primeira vez que os moradores dos bairros Estrela D'Alva e Jardim Califórnia são beneficiados com o mutirão. O Dia da Multiação, que neste ano está em sua segunda edição, acontecerá neste sábado 5, na EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva

Caraguatatuba - O Dia da Multiação acontecerá pela segunda vez neste ano, no próximo sábado 5, comtemplando as comunidades dos bairros Estrela D'Alva e Jardium Califórnia. É a primeira vez que o mutirão social beneficia os moradores desta região.
Participam do Dia da Multiação vários voluntários da iniciativa pública e privada, que durante todo o sábado prestam atendimentos gratuitos aos munícipes. O primeiro bairro a receber o evento em 2007 foi o Casa Branca, e nesta segunda edição, o mutirão será realizado na EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, responsável pela realização do Dia da Multiação, são muitos os parceiros que colaboram voluntariamente, participando do evento em prol da população mais carente. Segundo Cilce Fabrette, coordenadora do projeto, criado em 2005, a cada ano novos voluntários ajudam o Dia da Multiação a crescer. "Repetindo o sucesso do Multiação no Casa Branca, contaremos novamente com a participação do Juizado, orientando os munícipes sobre como representar contra empresas, sem gastar com advogados particulares. Muitas pessoas não sabem que temos um Juizado deste em Caraguá, nem mesmo sobre a possibilidade de ter um serviço como este gratuitamente", explicou Cilce. Para as crianças, além das atividades recreativas, haverá aulas de circo, e recreações variadas, que serão realizadas por monitores da FUNDACC, Esporte e Educação.
Outros voluntários que também participam do Dia da Multiação são as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Urbanismo, Comunicação, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gabinete, Divisão de Informática, Ditran, Procon, Banco do Brasil, Serviços de Foto 3x4, OAB, PAT/SINE, Cartório de Registro Civil, SABESP, Defesa Civil, Conselho Tutelar, GAC - Grupo de Apoio Civil, Polícia Militar, Associação Comercial, Associação Matinata e outros.
Vale lembrar que além do grupo de voluntários, junto ao Dia da Multiação acontece o projeto Governo Itinerante, também na EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva, com a participação do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, que juntamente com os secretários municipais, atende o munícipe individulamente, ouvindo sugestões, reclamações, solicitações, e tirando dúvidas no sentido de traçar um perfil do bairro e as principais necessidades dos moradores.
O Dia da Multiação será no sábado, 5 de maio, das 8h às 16h. A EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva fica na Av. Alcides Alves Pereira, 140, no Jardim Califórnia. Participe! (Fonte: PMC)

Prefeitura inaugura o Conservatório Musical José de Barros Pinto em clima de festa no último sábado

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba presentearam a Banda Carlos Gomes com sua sede própria no sábado, 28 de abril, dentro da programação dos 150 anos de Caraguatatuba.
Estiveram presentes o prefeito José Pereira de Aguilar, a 1ª dama, sra. Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, secretários municipais, vereadores, conselheiros da Fundacc, familiares dos homenageados, músicos e público em geral.
O Conservatório Musical José de Barros Pinto, passa a ser a sede da Banda Carlos Gomes, um local na área central da cidade para seus ensaios e a escola de música, visando formar novos músicos para a corporação musical. A nova sede fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 612, no centro de Caraguatatuba.
Na cerimônia de inauguração, a Prefeitura e a Fundacc homenagearam dois músicos: o maestro Pedrinho, um dos fundadores da Banda Municipal e José de Barros Pinto, conhecido por Zé Pinto da Tuba - que dá nome ao local - ambos falecidos. Receberam as homenagens pelos músicos, a sra. Wanda Bello Barboza de Souza, esposa do maestro Pedro Alves de Souza, o Pedrinho, e Francisco Pinto, filho do músico José de Barros Pinto.
D. Wanda emocionada conta que foi muito gratificante vivenciar esse momento - "Foi como se a gente revivesse toda a história da banda, desde a sua criação na década de 50" - comenta.
Após o descerramento das placas a Banda Carlos Gomes apresentou-se ao público encantando a todos.
Numa homenagem póstuma, o conservatório leva o nome de José de Barros Pinto, mineiro de Gonçalves, que nasceu em 13 de agosto de 1923 e faleceu em 23 de novembro de 2002.
Viveu em Caraguatatuba por 46 anos. Casando-se com Sra. Irma Marques Pinto, de família tradicional caiçara, desta união, nasceram cinco filhos. Foi motorista de táxi e também proprietário e gerente de hotel em Caraguatatuba.
Sua paixão pela música fez com que, junto com o maestro Pedrinho, seu amigo de infância, mais o Luiz Pretinho, formasse a Banda Municipal, onde ficou conhecido como Zé da Tuba ou Zé Pinto da Tuba. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito agenda data para o pagamento do Pró-Labore da Polícia Militar de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira esteve na base do Batalhão da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira, 26 onde agendou reunião em seu gabinete, com o tenente Cândido e todo o efetivo da Polícia Militar, para a próxima segunda-feira, 07, onde irá efetivar o primeiro pagamento do pró-labore para este destacamento, em cumprimento a assinatura do convênio firmando com a Secretaria Estadual de Segurança, em janeiro deste ano, junto ao secretário estadual de Segurança Pública, dr. Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão.
O convênio prevê o pagamento de R$ 400,00 mensais para cada um dos 33 policiais militares que atuam em Ilhabela, gerando um gasto anual de R$158 mil reais para os cofres públicos municipais. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Semam realiza educação ambiental no Campeonato de Optimist

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está com uma exposição no espaço reservado para Campeonato Brasil Centro & Seletiva para o Mundial da Classe Optimist. Estão expostos trabalhos com materiais recicláveis a fim de trabalhar o meio ambiente de forma educacional com competidores e visitantes do evento. Em um estande montado no Porto Grande Hotel, a equipe de estagiários e biólogos divulga os trabalhos realizados pelo grupo junto à comunidade local.
De acordo com a chefe de Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Moraes, a intenção é mostrar a realidade e o desperdício dos produtos domésticos, comerciais, industriais e naturais. “O nosso principal objetivo é focar a questão dos resíduos sólidos e do consumo sustentável da água, propiciando então, uma melhor utilização desses recursos”.
A Semam realiza seus trabalhos em escolas do município, através de palestras e oficinas realizadas periodicamente durante todo o ano, além de fazer acompanhamento com a comunidade e em todos os setores da sociedade.
A Secretaria do Meio Ambiente fica no Campeonato de Optimist até o seu encerramento na sexta-feira (4/5), das 9 às 17 horas. (Fonte: PMSS)

Golfinhos saúdam velejadores de Optimist pelo Canal de São Sebastião

São Sebastião - Nesta terça-feira (1º/5) aconteceu o segundo dia de regatas do Campeonato Brasil Centro & Seletiva de Optimist. Além de reunir os novos talentos da vela brasileira, o Campeonato contou com a participação especial de cerca de 20 golfinhos, que abrilhantaram ainda mais o evento, chamando a atenção dos velejadores e dando um espetáculo à parte em pleno canal de São Sebastião.
A oceonógrafa Shirley Pacheco do Instituto Terra e Mar, diz que esse fato é comum em todo o Litoral Norte, pois seis espécies habitam essa região. Segundo ela, o Boto Cinza é o mais comum. “Esses golfinhos moram na nesse litoral”.
As regatas que classificaram os competidores da categoria para o Mundial da Itália, Campeonato Europeu, na Grécia, e Americano, no México, estão previstas para até esta quinta-feira (3/05). Caso não ocorram ventos suficientes para a realização de pelo menos três regatas por dias, elas prosseguem até sexta-feira (4/5).
Nos dois dias de competição (30/4 e 1º/5) o carioca Caio Swan, 14 anos, do Iate Clube Brasileiro, do Rio de Janeiro, liderou as provas e segue na liderança da competição com 10 pontos. Das seis regatas já realizadas ele conseguiu duas vitórias, um segundo lugar e chegou duas vezes na terceira colocação. Como a regra permite descartar o pior resultado de uma regata, o jovem aboliu a nona posição que ficou na quinta regata.
Confiante, o iatista afirmar estar empenhado em chegar ao final da competição em primeiro lugar. Durante toda a tarde dessa quarta-feira prosseguem as competições no Canal de São Sebastião. Disputam as vagas 132 velejadores. (Fonte: PMSS)

Juan anuncia melhorias para o Pontal da Cruz

São Sebastião - Tomou posse na última terça-feira (1°/05), a nova diretoria da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), em uma cerimônia realizada em sua sede, localizada na Rua São Nicolau, 625. O evento contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
A nova diretoria foi eleita neste mês em uma eleição que teve a participação de 220 moradores. O ex-presidente da Sampoc, Fabrício Caires de Araújo, realizou a transmissão de cargo para o novo presidente, Sebastião Passareli. Araújo agradeceu ao apoio da Prefeitura por meio das Secretarias das Subprefeituras (Sesub) e Esportes (Seesp) que sempre caminharam juntamente à sua gestão.
“Também devemos agradecer ao prefeito Dr. Juan Garcia pela criação em sua gestão pública, da assessoria de Relações Comunitárias, que está sempre ao lado das Sociedades Amigos de Bairro de São Sebastião”, destacou Araújo.
Já Passarelli ressaltou aos moradores presentes que o bairro apresenta poucos problemas, mas que não são difíceis de serem resolvidos. “Temos campeões brasileiros de bocha e malha e isso será um incentivo para ações como formar uma equipe de voleibol adaptado e futuramente criar um núcleo da Terceira Idade”, destacou o presidente eleito que entregou dois abaixo-assinados ao prefeito de São Sebastião.
Uma das cartas de reivindicações da comunidade pede melhorias nas condições viárias do bairro e a outra solicita o acesso de ônibus circulares ao Pontal da Cruz. O prefeito Juan Garcia, ao discursar para os presentes, disse que os abaixo-assinados serão analisados e em breve será dada uma resposta à diretoria.
Garcia destacou os investimentos da Prefeitura para o Pontal da Cruz. “Já estamos com Ordem de Serviço para a obra na área de lazer do bairro que contará com uma piscina semi-olímpica, campo de areia e pista de skate. Queremos até o final do ano, concluir pelo menos um terço da obra”, salientou o prefeito.
Além disso, uma área de aproximadamente sete mil metros quadrados foi desapropriada pela Prefeitura e agora pertence ao bairro do Pontal da Cruz. “Conseguimos desapropriar também uma casa próxima à praia do Pontal onde vai funcionar a Escola de Vela de São Sebastião, ou seja, saindo de uma casa alugada na Praia Deserta e indo para um prédio próprio”, disse.
Ainda segundo o prefeito, os investimentos para a área da saúde também chegarão ao Pontal da Cruz em breve. “Queremos transferir o atendimento do PSF do bairro para dentro da Área de Lazer, concentrando vários serviços em um local”. Logo após a assinatura do livro pelos membros da diretoria, foi servido um coquetel para os presentes. (Fonte: PMSS)

Dama de São Sebastião vence fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

São Sebastião - Cinco jogadores de damas (misto) de São Sebastião, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), venceram no último final de semana a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, realizados em Taubaté.
Os competidores Gilberto Pereira Rodrigues, Jonathan Oliveira Paulino, Letícia Correia, Milena Silva de Jesus e Alessandro Mendes Francisco ganharam das cidades de Ubatuba (12 a 4), Lorena (13 a 3) e São José dos Campos (9 a 7), conseguindo a classificação para a final, que acontecerá em Jundiaí, em data a ser definida.
“A disputa contra a equipe de São José dos Campos seria muito difícil porque os jogadores são contratados. Nós levamos vantagem sobre eles em função da soma de pontos. Não esperava esse resultado”, comenta o técnico Orlando Batista Costa.
Para a etapa final, que deve ter, no mínimo, a participação de 14 cidades, o treinador acredita que São Sebastião conseguirá um bom resultado. “Vamos brigar pelo título”. No ano passado, a cidade ficou em terceiro lugar.
Modalidades - Em outras modalidades, também com o apoio da Seesp, os atletas de São Sebastião não conseguiram passar à fase seguinte. É o caso do futsal masculino, que foi eliminado da competição por ter perdido os jogos contra os times de Cachoeira Paulista e Taubaté por um placar de 5 a 3 e 2 a 1, respectivamente.
No xadrez masculino e feminino, a equipe ficou na sétima colocação na classificação geral. As partidas foram disputadas contra jogadores de Jacareí, Lorena e São José dos Campos. “Vamos treinar bastante para melhorar alguns detalhes que precisam ser acertados. Mas, no geral, a classificação foi boa, valeu como experiência”, diz o técnico Paulo Sérgio da Silva.
O tênis de campo (quadra), representado por dois atletas pouco experientes, também perdeu a competição. “Como experiência foi muito legal e interessante para os participantes. Agora vamos nos preparar para os Jogos Regionais”, declara o responsável Décio.
E, por fim, o tênis de mesa ou o ping-pong também deixou o Torneio em questão. “Os competidores eram muito jovens em relação às outras cidades, que tinham muitos jogadores contratados. Assim fica difícil”, avalia o treinador José Ricardo Estevaletto, que agradeceu o Fundo Social de Solidariedade pela colaboração dada aos atletas.
Além dos Jogos da Juventude, os competidores participaram no último domingo (29/04) da primeira etapa da Liga do Vale, realizado em Jacareí. Segundo o treinador, a atleta Mayara Cardim dos Santos ficou em 5º lugar na categoria infantil feminina. A segunda etapa ocorre em 20 de maio de 2007. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe atletas para campeonato de judô

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza no próximo domingo (6/5) a 2ª Etapa do Circuito Shihan e V Copa Cidade de São Sebastião de Judô.
O evento acontecerá no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, no Topovaradouro, região central da cidade, a partir das 9h, e a expectativa é de que compareçam cerca de 500 atletas de diversas cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Esse torneio será válido pela 2ª etapa do Circuito Shihan, de um total de seis etapas. A primeira delas aconteceu em São José dos Campos, em março.
A competição de domingo contará com aproximadamente 100 atletas de São Sebastião, entre iniciantes da escolinha de judô e membros da equipe de competição sebastianense. O professor de judô e técnico da equipe de São Sebastião, Uátila Ferreira dos Santos, espera uma boa classificação na contagem geral de pontos. “Nossos atletas não precisarão se deslocar, pois a competição vai acontecer aqui. Eles jogarão em casa e estarão descansados, com boas chances de conseguir ótimos resultados”, diz ele.
A próxima e 3ª etapa do circuito acontecerá em junho, na cidade de Cruzeiro.
Juntamente com o Shihan, vai ser realizada a V Copa Cidade de São Sebastião de Judô, um torneio criado há cinco anos para que todos os atletas de São Sebastião possam competir. “Quando viajamos, temos que levar um número limitado de atletas e muitos que gostariam de competir ficam de fora. Nessa competição, além de judocas de outras cidades, todos os nossos atletas vão ter a oportunidade de participar”, diz Santos.
Ainda pelo judô, aconteceu no sábado (28/4) as competições dos Jogos Abertos da Juventude”, em Taubaté, onde três atletas de São Sebastião do Juvenil (até 17 anos), conseguiram ótimas classificações. Wilber Cozendey foi campeão na categoria pesado, Diogo Figueiredo foi o 2º colocado na categoria leve e Luciana Galvão conseguiu o 3º lugar na categoria absoluto. (Fonte: PMSS)

Prefeitura quer incentivar comércio da popa, sementes e mudas do palmito juçara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), pretende incentivar a comercialização da popa, sementes e mudas do palmito juçara. O objetivo é minimizar a questão do corte da espécie, cujo nome científico é EUTERPE Eduli, que está ameaçada de extinção na Mata Atlântica.
A idéia de comercializar o produto foi devido à participação da Semam em curso realizado pelo Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, na cidade de Ubatuba, onde o tema foi debatido.
De acordo com a secretaria, o palmito é uma espécie chave na floresta para a sobrevivência de animais como o porco-do-mato, anta, tatu, esquilo, tucano, sabiá, macuco, periquito, entre outros. O desaparecimento da planta prejudica a fauna, principalmente na fase de escassez de alimento na mata, que acontece nas estações do outono e inverno, quando o palmito está no período de frutificação.
Para a Semam, o fator preocupante é a preservação da espécie porque ela não rebrota depois de cortada, ou seja, morre. E quando plantada leva mais de 10 anos para ficar no ponto de corte ou para coleta de fruto. O corte ilegal coloca em risco o palmito juçara, além da fauna e da flora.
Em função dessa situação, a administração municipal pretende se aliar a órgãos como a Casa da Agricultura e ao Parque Estadual da Serra do Mar visando o envolvimento da comunidade na questão relacionada ao manejo do palmito, especialmente da popa, sementes e mudas.
(Fonte: PMSS)

São Sebastião confirma 19 casos de dengue

São Sebastião - A cidade de São Sebastião está atualmente com 19 casos confirmados de dengue. Destes, apenas um é importado (da região da Bahia), os outros 18 foram contraídos no próprio Município.
Os bairros com maior índice de casos confirmados, são respectivamente Boiçucanga, Morro do Abrigo e Centro.
São Sebastião teve este ano 128 casos notificados, sendo que 95 ainda aguardam resultado e outros 33 já deram negativo.
Mesmo com um número considerado baixo de casos confirmados em relação às outras cidades da região, a Secretaria de Saúde promete intensificar as ações nos bairros com maior índice de infestação. Se houver necessidade, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, haverá nebulização nesses locais. (Fonte: PMSS)

Conseg da Costa Sul realiza reunião nesta quinta-feira na Vila Sahy

São Sebastião - O Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul de São Sebastião realiza nesta quinta-feira (3/05), às 19h, na Vila Sahy (antiga Vila Baiana), a reunião mensal para debater assuntos ligados à segurança e a administração pública do município.
A reunião, que é aberta a todos que queiram participar, terá a presença de representantes da Prefeitura, autoridades policiais, membros da sociedade civil organizada e moradores, além de integrantes do Conseg.
O encontro ocorre toda primeira quinta-feira de cada mês, em dois blocos, nos bairros que pertencem ao 2º Distrito Policial de Boiçucanga, ou seja, entre Toque Toque Grande e Boracéia.
Na última audiência, a presidente do Conseg, Éder Ávlia, e o delegado Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga ressaltaram a importância da comunidade em se organizar visando uma melhor possibilidade na resolução dos problemas da Segurança e outros temas que afligem os munícipes.
O delegado fez questão de frisar ainda a participação de alguns bairros mais seguros e organizados em apoiarem aqueles que têm problemas, exemplificando as ações de Barra do Sahy e Baleia em conjunto com a Vila Sahy.
Ele também anunciou algumas estratégias que estão sendo aplicadas no trabalho de abordagem e inteligência no cruzamento das informações entre as Polícias Civil e Militar, além de solicitar a continuidade da colaboração e cooperação da comunidade em prestar informações “e especial atenção aos elementos que estão sendo liberados pela Justiça, postos em liberdade”.
Tanto a Polícia Civil como a Militar apresentaram seus indicadores e concluíram que o município está vivendo momentos de melhor segurança, por terem a situação totalmente mapeada e sob controle. Segundo as autoridades policiais, existem alguns casos isolados de furto em veículos nos bairros de Maresias e de Cambury.
O tenente Daniel Lemes Garcia, comandante do 3º Pelotão da PM, em Boiçucanga, também comentou sobre as frágeis leis de segurança e apresentou informações importantes para que a comunidade entenda as responsabilidades da Polícia e Justiça. Segundo ele, a polícia atua mediante aos registros de ocorrências que devem ser feitos sempre na delegacia da Polícia Civil e a Justiça age e penaliza em cima de acusações formais e comprovadas. (Fonte: PMSS)

Diretor da Funai ministra palestra no projeto “Redesconrindo e escrevendo a história do seu bairro”

São Sebastião - Teve continuidade na manhã desta quarta-feira (2/05), o Projeto “Redescobrindo e Escrevendo a História do seu bairro”, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) com o apoio da Transpetro/Petrobras.
O diretor da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio José Alvim do Nascimento, esteve presente para falar sobre a Aldeia Ribeirão Silveira, localizada em Boracéia, na qual os participantes realizarão uma visita no próximo mês. “Os índios de Boracéia tiveram uma melhoria nas condições de saúde e também recebem ajuda da Prefeitura de São Sebastião”, destacou Nascimento.
Cerca de 15 pessoas participam do projeto piloto que tem por objetivo valorizar as raízes e a cultura dos bairros, promovendo o acesso ao artesanato e ao folclore. De acordo com a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Sectur, Fernanda Palumbo, os participantes realizarão entrevistas com moradores antigos e uma pesquisa intensa na Topolândia para futuramente criar uma página dentro do site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), com as informações completas do bairro.
“Queremos levantar informações sobre como a Topolândia se tornou um dos bairros mais populosos de São Sebastião e promover pesquisas para saber como e por que as famílias vieram morar na cidade”, disse Fernanda.
Para o morador do Itatinga, Erasto Fernandes de Oliveira, 19 anos, o projeto é muito interessante. “Nunca tinha pensado em pesquisar a história do meu bairro, já que na escola não aprendi nada sobre São Sebastião. Acho muito interessante esta iniciativa e estou gostando muito”, disse Oliveira.
A intenção é que este projeto se estenda a outros bairros do município, além da Topolândia. Os trabalhos acontecem no Telecentro, no Centro Comunitário da Topolândia, durante duas quartas-feiras no mês. Informações pelo telefone (12) 3892-2620 no ramal do Departamento de Patrimônio Histórico. (Fonte: PMSS)

Time de São Sebastião empata, sem gols, na Copa Zito

São Sebastião - Em um jogo sem gols, o Pau-Brasil, time de Cambury, bairro da Costa Sul de São Sebastião, empatou no último domingo (29/4) com o time de Silveiras, pela Copa Zito, um dos campeonatos mais tradicionais de futebol amador da região do Vale do Paraíba.
A disputa, que aconteceu em Silveiras, terminou em empate de 0 a 0, mas foi considerada uma boa partida pelo técnico do Pau-Brasil, Luiz Neto. “A arbitragem foi justa e eficiente e, apesar de truncado, foi um bom jogo”, diz Neto.
Organizada pela Prefeitura de Roseira, a 13ª Copa Zito conta este ano com a participação de times de 24 cidades do Vale do Paraíba.
O próximo jogo do Pau-Brasil acontecerá no sábado (12/5), às 14h, contra Redenção da Serra, no estádio municipal Otoniel Santos, no Topovaradouro, região central de São Sebastião.
No ano passado, o time de Canas venceu a competição. (Fonte: PMSS)

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano realiza curso para membros da Cipa

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), iniciou nesta quarta-feira (2/5), um curso dirigido a 34 servidores municipais visando à integração dos mesmos na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Do total envolvido, 17 funcionários foram eleitos pela categoria entre os dias 9 e 13 de abril passado e a outra metade foi nomeada pelo prefeito Dr. Juan Garcia, uma vez que o órgão deve ser paritário. A eleição dos membros contou com 1.390 votantes dos 2.450 em condições de votar.
Segundo o chefe da Divisão de Segurança do Trabalho, Sebastião Silveira Passarelli, a condição para assumir o cargo é passar por um treinamento de 20h ministrado por profissionais especializados na área. O curso está sendo desenvolvido na Secretaria da Saúde (Sesau) durante 8 às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço, por técnicos da própria administração municipal.
O programa do curso tem os seguintes temas: Responsabilidade dos membros da Cipa; Estudo das Normas Regulamentadoras; Noções sobre Acidentes de Trabalho; Doenças Transmissíveis; Metodologia de Investigação de Acidentes; Dinâmicas; Importância e Relacionamentos da Cipa; e Equipamentos de Proteção Individual.
“Cada vez mais estamos avançando na questão da segurança do trabalho. Essa gestão está dando oportunidade para o aprimoramento e a especialização do servidor, ampliando os seus conhecimentos conceituais”, destaca Passarelli. (Fonte: PMSS)

Prefeito propõe parceria com a Sabesp para instalação de duchas nas praias de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na manhã desta quarta-feira (2/5), em seu gabinete, a visita do superintendente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no Litoral Norte, Benedito Felipe Oliveira Costa, acompanhado do gerente da agência no município, José de Oliveira Paulo. Ele propôs uma parceria com a empresa para a instalação de duchas nas praias da cidade.
Dr. Juan Garcia ressaltou o sucesso de algumas duchas instaladas pela Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, por meio de parceria com a iniciativa privada, ainda na temporada de verão. Segundo a Aciss, outras duchas não foram instaladas por causa do aumento do custo ocasionado por uma alteração no projeto, que levou as estruturas da calçada para a areia da praia.
Com a parceria Prefeitura e Sabesp, a idéia é aumentar o número de duchas e aproveitar estruturas já instaladas, como as 11 existentes na praia de Maresias e outras quatro em Boiçucanga. Pela proposta, a Prefeitura custearia a instalação da estrutura, oferecendo o espaço para divulgação, enquanto que a Sabesp forneceria a água gratuitamente. Também foi discutida a possibilidade da empresa ‘adotar’ os dois pontos de ônibus em frente à sua agência, no bairro do Porto Grande.
Na reunião, o prefeito Dr. Juan Garcia e os representantes da Sabesp ainda trataram de assuntos relacionados à expansão do abastecimento de água em alguns bairros e instalação de redes de esgoto. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião participa de aula inaugural do curso de elétrica de automóveis

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos secretários Ana Margarida Freire (Trabalho e Desenvolvimento Humano) e Thirso Junior (Governo), participou nesta quarta-feira (2/5) da aula inaugural do curso de “Eletricidade Veicular”, ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ele visitou a unidade móvel instalada na Rua da Praia, no Centro.
Juan salientou a importância dos cursos profissionalizantes no atual cenário do mercado de trabalho. “Quanto surge uma oportunidade como esta, todos devem aproveitar o máximo. O curso de eletricidade de autos, por exemplo, tem desdobramentos para a área náutica”, ressaltou o prefeito.
Ele também destacou as parcerias firmadas para a vinda de novos cursos, entre elas, do próprio Senai. “É a primeira vez que uma unidade móvel como esta vem a São Sebastião”, citou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire. Trata-se de uma carreta que conta com toda a estrutura para as aulas teórica e prática.
No total, duas turmas com 12 alunos cada participarão das aulas, num total de 80 horas. “O curso é um avanço para São Sebastião em termos de capacitação da mão-de-obra dos profissionais que residem no município. O diploma do Senai é aceito no Brasil inteiro”, concluiu Ana Margarida.
O objetivo do curso de “Eletricidade Veicular” é atingir profissionais que queiram atuar ou já atuam no ramo de automóveis e promover na teoria e na prática o ensinamento dos componentes básicos de um sistema elétrico e eletrônico automotivo com a utilização de instrumentos eletrônicos de monitoramento. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Pescadores participam de discussão sobre implantação de plataforma de gás

Ubatuba - Ubatuba esteve presente na discussão da Petrobrás sobre a implantação de uma plataforma de gás natural na região do Litoral Norte, que aconteceu em São Sebastião, na última semana. O município foi representado por pescadores da Colônia Z-10 e pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). Na ocasião, os pescadores levaram suas reivindicações à empresa, no sentido de fomentar a pesca, investir na pesquisa científica e incentivar a organização do setor.
O objetivo da reunião foi esclarecer detalhes do Projeto Mexilhão, que tem previsão para ser implantado em 2008, uma vez que as tubulações ficarão situadas justamente na rota que os pescadores fazem para capturar camarões e retirar outros pescados.
A secretária da Smapa, Valéria Gelli afirma que os pescadores estão preocupados com o impacto ambiental que esse projeto irá causar. "Nós sabemos que a implantação da plataforma de gás natural é muito importante para o país, mas os pescadores da região merecem ser respeitados em suas atividades. Nada mais justo do que a empresa ajudar a fomentar o setor pesqueiro na região em parceria com as prefeituras e outras entidades." (Fonte: PMU)

Fundart homenageia a artista Amélia Olaio e realiza diversas apresentações musicais
Para prestar essa homenagem à artista ubatubense que tanto contribuiu para a cultura de nossa cidade com sua sensibilidade e talento, nada melhor que uma exposição de aquarela

Ubatuba - A programação cultural de maio em Ubatuba, promovida pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) traz muita música de boa qualidade em diversos locais e para todos os tipos de gostos. Neste mês, acontece também uma merecida homenagem à artista ubatubense, Amélia Olaio, que muito contribuiu para a cultura de nossa cidade com sua sensibilidade e talento. Para prestar essa homenagem, nada melhor que uma exposição de aquarela, que acontecerá durante os dias 11, 12 e 13, no Sobradão do Porto, das 16 às 22h.
Além das apresentações, os interessados podem prestigiar os artistas de Ubatuba, visitando a exposição permanente de quadros, que acontece aos sábados, domingos e feriados, a partir das 15h, na Praça das Artes. Quem gosta de artesanatos tem a oportunidade de visitar e adquirir peças exclusivas na Casa do Artesão, que funciona na própria sede da Fundart, todos os dias, a partir das 8h. A Fundart fica na Rua Félix Guisard, 06, Centro. Para mais informações, ligue: 3833-7000. Confira a programação completa do mês de maio e participe!!

05 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz - 20:45h
Sexteto Caiçara (da Lira “Padre Anchieta”)
Trompetes: Rodrigo Nunes, Bruno Vilela.
Trompa: Renato Ramalho. Trombone: Marlon Germano.
Tuba: Julio César. Bateria: Fábio Bandeiras.

05 - SÁBADO
VII FESTA DO TRABALHADOR
Ipiranguinha 21:00h
Grupo Tupinambrás (da Lira “Padre Anchieta”)
Violão: Paulo C. C. Pimentel. Flauta: Aurora N. Medina.
Sax: Vanderlei Magno. Bateria: Wanderlei Alves.

11, 12 e 13 - SEXTA, SÁBADO E DOMINGO
EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM À ARTISTA
PLÁSTICA “AMÉLIA OLAIO” (aquarela)
Sobradão do Porto - abertura: 20:00h
Funcionamento: das 16:00 às 22:00h

12 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 20:45h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)
Flauta: Nadia Cristina Mendes. Clarineta: Francine Germano
Trompete: Leandro Sclearuc.
Trombone: Robson Bittencourt, Edilson Welington.
Eufônio: Evandro Elton Silva. Percussão: Nereu Rodrigues,
Mauro C. Bastos.


19 - SÁBADO
SARAU CAIÇARA
FUNDART 20h
Programação:
Apresentação: Luiz Gustavo Ballio
(Grupo Setorial de Folclore)
Recital de Poesia: Antigamente, Caiçara no Sertão
(Luiz G. Ballio).
Quadros:
Você é o artista / Confraria dos Contadores de Causos
Apresentação Musical:
Grupo Solsticio Maior (da Lira “Padre Anchieta”)
Piano: Leda Cardoso. Flauta: Késia A. Santos.
Trompa: Isaac Alves. Percussão: Valdeci dos Santos.

19 - SÁBADO
MÚSICA NA CATEDRAL
Igreja Exaltação à Santa Cruz - 20:45h
Quarteto Saia Justa (da Lira “Padre Anchieta”)
Clarinetes: Talita Moura, Poliani Gonzaga, Flaviane Oliveira,
Evandro Silva.

26 - SÁBADO
SERESTAS E SERESTEIROS
Sobradão do Porto - 20:00h
Padre Pedro Lopes, Grupo Canoá e convidados.

26 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça Exaltação à Santa Cruz 21:00h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”

27 - DOMINGO
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Sobradão do Porto - 20:00h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
(Fonte: PMU)

Comitê Organizador abre inscrições para voluntários nos Jogos Regionais em Ubatuba

Ubatuba - O Comitê Organizador dos 51º Jogos Regionais, que acontecerão entre os dias 3 e 14 de julho, está recebendo inscrições para o “Banco de Voluntários” para atuar no evento.Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos e ter disponibilidade de horários entre os dias 20 de junho e 16 de julho.
Os escolhidos para formarem o voluntariado dos Jogos serão divididos de acordo com sua área profissional e trabalharão prestando auxílio nas áreas esportiva, médica, transporte, alimentação, infra-estrutura, alojamentos, guias, imprensa, entre outras. As atividades devem ser de aproximadamente seis horas diárias e terão preferência os candidatos que residam em Ubatuba.
Os interessados devem preencher a ficha cadastral na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica na Rua Minas Gerais, 46, atrás do Ginásio de Esportes Tubão Em breve os inscritos serão contatados para participarem de uma palestra que abordará os temas: Por que ser um voluntário? Quem é o voluntário? Políticas e procedimento dos voluntários. O que vão fazer e em que áreas os voluntários atuarão. (Fonte: PMU)

Escolas de Ubatuba promovem atividades para a comunidade

Ubatuba - A Escola Municipal Maria das Dores Carpinetti promove nesta sexta-feira, dia 4, um bazar da pechincha. A comunidade do bairro poderá encontrar, a preços bem atraentes, roupas e utilidades domésticas. A E.M. Maria das Dores Carpinetti fica na Rua Principal S/Nº, no Rio Escuro. O bazar tem início às 9 horas.
Prêmios no Centro e no Itaguá - A EMEI Idalina Graça, no centro, promove neste sábado, 5, um festival de prêmios e o convite pode ser adquirido na secretaria da escola, ao custo de R$ 5,00 e dá direito à participação em cinco sorteios. A EMEI Idalina Graça está localizada na avenida Rio Grande do Sul, 190, no centro e a festa começa às 18 horas.
Outra escola que movimenta a comunidade neste sábado é a EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira, no Itaguá, que também promove um festival de prêmios. O convite, com direito a sorteios também custa R$ 5,00. A EMEI Besie fica na Rua Rodrigues de Abreu 414, no Itaguá e a festa terá início às 19 horas. (Fonte: PMU)
 

 


 


SEMANA DE 04/05 A 10/05/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Homem Aranha 3"
Às 14:00 hs -16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)


"A Familia do Futuro"
Ás 15:30 hs -17:30 hs .

"Motoqueiros Selvagens"
Ás 19:30 hs - 21-30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Irresponsabilidade
Às vezes temos que usar todas as letras para definir algumas atitudes que julgamos inadequadas.

Ao meu ver já se trata de irresponsabilidade e descaso do executivo municipal com a população da cidade, o fato de que após a louvável iniciativa de se trazer para cá um evento esportivo de renome, tenhamos que conviver e lembrar à Prefeitura Municipal de Ubatuba sua obrigação com a saúde e meio ambiente de nossa cidade.

Hoje, quarta-feira , dia 2 de Abril (12 dias após o evento), os copos descartáveis lamentávelmente abandonados pela gestão municipal após a prova de triatlo continuam exatamente no mesmo lugar que antes: no chão da Rua Anita entre a Praia Vermelha do Centro e o Itaguá.

Fora o aspecto real de abandono dos loteamentos em questão que convivem com a ausência e omissão do executivo à décadas, agora os moradores tem que se envergonhar do lixo deixado pela PMU nas ruas, que ainda cobra taxa de manutenção.

O problema é muito mais grave que só o visual, pois conforme todos sabemos, cada copinho destes é um criadouro do Aedes egypti, praga que o executivo alardeia em todos os meios de comunicação da cidade que está absolutamente dedicado a dizimar.

Nem os próprios funcionários da PMU são respeitados , pois a foto em questão foi tirada exatamente defronte à casa da Secretária de Agricultura Valéria Cress Gelli que deve tomar uidado para não ser atingida pela dengue...

Há mais de uma semana, moradores escreveram e se falou na rádio sobre o assunto, sem que a PMU se mexesse.

O prejuízo à saúde da população e á economia local é crescente e exatamente igual à inoperância da Prefeitura de nossa cidade.

Este último pífio feriado é um exemplo nítido disto.

Irei a contragosto, catar os copos eu mesmo, da mesma forma que com meus vizinhos, às vezes tentamos arrumar as ruas...

Hugo Gallo Neto

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer na Praia do Pulso ©Luciano Cancelier

Entardecer na Praia do Pulso
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor