Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 09 de Maio de 2007 - Nº 1764 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
UNITAU abre inscrições para curso de Danças de Salão
Maratona de campeonatos começa para equipe de Kung Fu de Caraguatatuba
‘UNITAU na Praça’ comemora Dia das Mães e Dia da Abolição da Escravatura
UNITAU promove integração das equipes que atuarão na visita do Papa Bento 16 a Aparecida

Caraguatatuba
Copa Tiradentes encerra com homenagens
Ciclistas de Caraguá mantém bons resultados em competição e lideram etapa do Valeparaibano
4º Caraguá Tuning Show reúne milhares de pessoas na Praça de Eventos
Bota-fora contra a Dengue recolhe 12 toneladas de entulho no Jd Califórnia
Sebrae traz unidade móvel da PRUMO para avaliar as marcenarias de Caraguá

Ilhabela
Prefeito Manoel Marcos efetua pagamento do Pró-Labore para Polícia Militar de Ilhabela
Manoel Marcos anuncia melhorias para a população
Aprovado PL do Executivo que apresenta mudanças no Código Tributário
Órgãos públicos deverão ser obrigados a separar o lixo reciclável
Aprovado PL que cria Programa de Educação Alimentar


São Sebastião
Vândalos atacam Casa Espírita em São Sebastião
Prefeitura oferece incentivo fiscal para recuperação de imóveis do Centro Histórico e São Francisco
CIP realiza curso de capacitação de ambulantes
Operação caça-esgoto será realizada no bairro Pontal da Cruz
Procon fiscalizará comércios sebastianenses nesta semana
Moradores de Barra do Sahy parabenizam obra de saneamento
Equipes de São Sebastião se preparam para os Jogos Regionais
Prefeitura de São Sebastião retira ciclofaixa e elabora projeto para ciclovia


Ubatuba
FUNDART Informa: Biblioteca Municipal Estará Abrindo aos Sábados
Prefeitura entrega revitalização da Praça 13 de Maio
Campeonato de futebol infantil começa neste sábado em Ubatuba
Centenas de nadadores disputam a Travessia Cidade de Ubatuba neste domingo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU abre inscrições para curso de Danças de Salão

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com as inscrições abertas para o curso de Danças de Salão. O curso abrangerá não só a arte de dançar, mas, também, aspectos gerais, como postura, posição de dança e cuidados com o parceiro. Poderão se matricular pessoas de ambos os sexos, a partir de 8 anos de idade.
O curso integra o programa Provida, da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) da UNITAU. Previsto para ter início no mês de junho, o curso terá aulas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Colégio Idesa, e terá carga horária total de 24 horas/aula.
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria da PREX, na Avenida 9 de Julho, nº 199, de segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (12) 3625-4227 ou pelo site www.unitau.br/prex.
(Fonte: UNITAU)

Maratona de campeonatos começa para equipe de Kung Fu de Caraguatatuba
Associação Long Teh de Wushu tem dois atletas Bolsa Esporte

Litoral Norte - A equipe caraguatatubense de Kung Fu se prepara para disputar maratona de campeonatos a partir desse mês. Os 21 atletas de competição da Associação Long Teh, entre eles dois integrantes do programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO, enfrentam o primeiro desafio dias 26 e 27. Em São José dos Campos, eles participarão do Campeonato Regional de Kung Fu - seletiva para o Paulista de 2007.
A expectativa é grande. "Temos conquistado bons resultados nas competições, apesar do pouco tempo que estamos aqui em Caraguá", disse a atleta Valdirene Bibiano dos Santos. Val, como é conhecida, tem motivo a mais para se preparar. Em agosto ela disputa do Sul-americano da modalidade. "Venci o Brasileiro no ano passado e garanti a minha vaga", lembrou. "Agora tento conquistar uma para o Panamericano".
O atleta Bolsa Esporte Milton Graner também disputa o Regional. "Vou competir em rotinas", explicou. "Dessa maneira as chances de visibilidade para a Seleção Brasileira aumentam e eu tenho condições de lutar ainda por uma vaga nas Olimpíadas". Já Camila Oliveira, também atleta Bolsa Esporte, compete em lutas. Filha do campeão brasileiro Hemerson Oliveira, ela é a atual campeã Paulista e vice-campeã Brasileira no esporte e foi uma das homenageadas pela prefeitura de Caraguá no final do ano passado com o troféu Mérito Esportivo.
Associação Long Teh de Kung Fu - Há mais de 20 anos no Brasil difundindo a arte do Kung Fu Shaolin do Sul, a Long Teh está há cerca de cinco em Caraguá. Também possui filiais em Ubatuba e São José dos Campos. Seus atletas são de elite e recebem os ensinamentos do Mestre Tsao, vindo da China. As aulas são ministradas de segunda a sábado e transmitem aos alunos muito mais que uma luta ou determinados movimentos, mas um estilo de vida baseado no respeito ao próximo. (Fonte: Módulo)

‘UNITAU na Praça’ comemora Dia das Mães e Dia da Abolição da Escravatura
A programação inclui, ainda, apresentações artísticas e culturais e atividades físicas e da área da saúde

Litoral Norte - O programa ‘UNITAU na Praça’, promovido pela Universidade de Taubaté, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), comemora, nesta quarta-feira, 9 de maio, o Dia das Mães e o Dia da Abolição da Escravatura.
Em homenagem ao Dia das Mães, a UNITAU leva para o Parque Dr. Barbosa de Oliveira uma palestra com o tema “Aleitamento materno: caminho natural para saúde”, das 9h às 11h30, ministrada pela profa. Dra. Stella Zöllner, do Departamento de Medicina. A palestrante distribuirá cartilhas sobre a importância do aleitamento materno e dará orientações para as mães.
A Congada de São Benedito se apresentará às 15h, em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura. São Benedito é um dos santos mais populares do Brasil entre a população de origem africana, pois é associado aos sofrimentos do negro brasileiro. A congada surgiu em Portugal por volta de 1500, como uma brincadeira que elegeria o rei africano.
Na área de prestação de serviços, haverá orientação jurídica, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com o ex-aluno da UNITAU e hoje advogado, Ângelo Antonio Cabral, supervisionada pelo professor Ms. José Nery de Gouvêa, Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas.
As apresentações artísticas contarão com a exposição “Geografia social na obra do fotógrafo Sebastião Salgado”, das 9h às 17h; exposição de painéis “História geológica do Vale do Paraíba”, das 9h às 17h; maquete de geomorfologia do Vale do Paraíba, das 9h às 17h; linha do tempo da história regional, destacando Taubaté, das 9h às 17h; Almanaque Urupês – conheça a história de Taubaté, das 9h às 17h; documentário “História de Taubaté”, que será exibido das 9h às 17h; homenagem à professora Maria Morgado de Abreu (educadora e pesquisadora das áreas de História e de Geografia), às 11h; Orientação sobre coleta seletiva de lixo, das 9h às 17h; Serviço de Atendimento ao Vestibulando – SAV - Copesa, das 9h às 17h; Contação de História, das 10h30 às 11h; dança circular, com a professora Ana Maria Leite Oliveira, às 10h45; oficina de xadrez, com o professor Ralfus Marcel de Carvalho, das 9h às 12h e das 14h às 16h; oficina de tear com a professora Gorete Paolichi, das 14h às 16h; Brinquedoteca, das 13 às 17h e Grupo Seresteiros da Amizade, às 16h.
Na área da saúde, haverá prevenção de saúde bucal – na Unidade Móvel de Odontologia, das 9h às 11h; aferição de pressão arterial e orientações sobre pressão arterial, das 9h às 12h e das 14h às 17h; orientações nutricionais, das 9h às 17h e Núcleo da Família, atendimento psicológico gratuito da Clínica de Psicologia da Universidade, das 9h às 17h.
As atividades físicas contarão com avaliação física, das 9h às 11h e das 14h às 16h; caminhada às 9h, 10h, 11h e 15h; alongamento, às 10h, 11h e 15h; ginástica laboral, ás 13h45; recreação, das 9h às 17h e uma aula aberta de Tai chi chuan (apresentação de Kung-Fu – Associação de Kung-Fu Shaollin do Sul – mestre Bene), das 9h às 9h30. (Fonte: UNITAU)

UNITAU promove integração das equipes que atuarão na visita do Papa Bento 16 a Aparecida
A partir desta quinta-feira, professores e alunos da Instituição começam a montagem da infra-estrutura para recepção do Pontífice

Litoral Norte - Uma equipe de 127 pessoas, dentre estudantes e professores da Universidade de Taubaté (UNITAU), participa, nesta quarta-feira, de uma atividade de integração para discutir as últimas estratégias operacionais de recepção do representante mundial da Igreja Católica, Papa Bento 16, que chega dia 11 de maio em Aparecida.
Divididos em dois grupos, ligados aos Departamentos de Enfermagem e de Comunicação Social, os alunos e docentes da UNITAU se reúnem, a partir das 17h30, no Auditório da Engenharia Civil da Instituição, onde serão recepcionados pela Reitora, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, e pelo Padre Frederico Ribeiro (Pe. Fred), que concederá a benção para o grupo.
Em parceria com o Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel do Exército de Caçapava, a Universidade de Taubaté montará, já a partir desta quinta-feira, dia 10, uma grande infra-estrutura para a recepção de um público previsto de 500 mil pessoas durante a visita do Pontífice a Aparecida, nos dias 11, 12 e 13 de maio.
Para apoiar o Exército nas ações de saúde, a UNITAU terá um grupo de 97 pessoas, entre professores e alunos do Departamento de Enfermagem, trabalhando em quatro postos de atendimento permanentes – dois dentro do Santuário Nacional e dois fora dos muros da Basílica. Serão 75 alunos divididos em equipes, que atuarão em escalas de 12 horas, sob a coordenação de 22 professores do curso de Enfermagem, com experiência em atendimento de urgência e emergência. O Exército complementará o grupo da UNITAU com um médico e um auxiliar de Enfermagem por equipe, além de uma ambulância com motorista para cada posto de atendimento.
O atendimento primário de saúde, voltado para o grande número de fiéis, ficará a cargo das equipes da UNITAU, que terão infra-estrutura para realizar intervenções em casos de insolação, de tontura, de desidratação e de desmaios, provocados por hipotensão ou hipertensão (pressão arterial baixa ou alta) e, ainda, hipoglicemia e hiperglicemia (queda ou aumento repentino na taxa de glicose do sangue).
No caso da identificação de pacientes com maior gravidade, a equipe da Universidade poderá encaminhá-los para o ambulatório da Basílica – que conta com oito leitos – ou para o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), montado no pátio do Santuário Nacional – com 20 leitos comuns e dois de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Internações também poderão ser feitas na Santa Casa de Aparecida e casos que necessitem de intervenção cirúrgica e procedimentos mais complexos serão encaminhados para o Hospital Universitário de Taubaté e para o Hospital Regional, ambos em Taubaté.
Já os alunos e professores do Departamento de Comunicação Social apoiarão o Exército nas atividades de prestação de informações à imprensa nacional e internacional e aos fiéis. Uma equipe de 30 pessoas, dos cursos de Jornalismo, de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda, com fluência em idiomas, como o inglês e o espanhol, atuará em cooperação com profissionais do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX). (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Copa Tiradentes encerra com homenagens

Caraguatatuba - A 8ª edição da Copa Tiradentes chegou na final nesta segunda-feira, dia 7, com homenagens especiais. O evento reuniu as polícias Civil, Militar, Ambiental, Rodoviária e Corpo de Bombeiros de todo o Litoral Norte. A final da competição contou com a participação do Prefeito José Pereira de Aguilar, o secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto (Lelau) e autoridades esportivas.
As homenagens foram para os soldados Teodoro Bastos Leite(in memorian), Rodrigo Tudi Santana e Odair Restani Valentin, que emprestaram seus nomes para o evento. Os policiais foram homenageados como uma forma de agradecimento pelo companherismo no dia-a-dia e o soldado Leite foi homernageado como guerreiro. Ele foi morto há cerca de uma ano enquanto prestava serviço à população do município.
Neste ano o evento atraiu 9 equipes e ainda teve competições de atletismo, natação, truco, além do futsal. Na classificação geral o Bombeiro Salvamar conquistou o 1º lugar; Bombeiro GI o 2ºe a Ambiental o 3º. A 2ª CIA de Caraguá ficou na 4ª posição; a 3ª CIA de Ubatuba a 5ª e a 1ª CIA de São Sebastião a 6ª. O 5ª Pelotão de Ilhabela ficou com o 7ª lugar; o E.M. Batalhão ficou em 8º e o Rodiviário em 9º.
Além de premiar o 1º, 2º e 3º lugar, também receberam premiação o goleiro menos vazado. Lopes da 1ª CIA recebeu o troféu, ele tomou 16 gols. A artilharia da competição ficou com Neto da Salvamar que marcou 16 gols para seu time. O time vencedor da Competição de Futsal foi a 3ª CIA de Ubatuba, o vice foi o a 1ª CIA de São Sebastião e em 3º ficou Bombeiro Salvamar.
O evento foi realizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, com apoio das polícias do Litoral Norte. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá mantém bons resultados em competição e lideram etapa do Valeparaibano

Caraguatatuba - Bikers da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá têm se destacado cada vez mais nas competições de 2007. Os atletas mantém os bons resultados conquistados e continuam entre os que lideram o ranking geral do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo.
Neste domingo, 06, a equipe, com a participação de 20 atletas, esteve em Jacareí, onde participou da 3ª etapa do Campeonato ValeParaibano trazendo para Caraguá sete medalhas. Na categoria Infantil, Rafael Alves conquistou o 1° lugar; na Paraolímpicos, Eliseu Pereira foi o campeão e Odair dos Santos o vice. Na categoria Sub-30, João Carlos ficou em 2° lugar, José Joaquim em 9° e Marcos Patrício com o 13°; na Infanto-Juvenil, Tiago Alves ficou em 4° lugar. Na Feminino Elite, Sumaia Ali ficou em 6° e Cleonice Faustino em 8°. Na Sub -23, Alexandre Lima ficou com o 5° lugar; na Elite, Jefferson Bonifácio terminou em 10°; na Júnior, Heron Domiciano ficou em 5º; na Máster B, Francisco Alves ficou em 7° lugar e na categoria Estreantes Gilson Francisco ficou em 10° e Paulo José ficou com a 12ª posição.
De acordo com equipe caraguatatubense, a competição foi uma seletiva para os Jogos Pan-Americanos. "A cidade de Jacareí voltou a disputar após 8 anos ausente da competição graças à ajuda da equipe local que incentivou a realização da etapa. O novo circuito tinha 2.000 metros com subidas curtas e 4 curvas de alta velocidade onde estiveram cerca de 400 atletas. Alguns competidores do Vale do Paraíba foram selecionados para os Jogos Pan Americanos", disse Sérgio Minato.
A equipe Caraguá Ciclismo é Aqui conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Loja J.Bike, Geomater Farmácia de Manipulação, Café Eletrônico, Forma Atlética Academia, Bit Company e Beach Energy.
No próximo final de semana acontece a 3ª etapa do campeonato Municipal na Avenida da Praia. Toda a população está convidada a prestigiar o evento. (Fonte: PMC)

4º Caraguá Tuning Show reúne milhares de pessoas na Praça de Eventos
O Caraguá Tuning show foi sucesso de público em Caraguá neste fim-de-semana. Os amantes de carros transformados e som automotivo fizeram da praça de eventos uma parada obrigatória para o público de todas as idades

Caraguatatuba - O Caraguá Tuning Show, que aconteceu pela 4ª vez na cidade, reuniu milhares de pessoas na Praça de Eventos, no sábado 4 e domingo 5, além dos amantes de carros transformados e sons automotivos. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SETUR - Secretaria de Turismo e Fomento.
Segundo o organizador do Caraguá Tuning Show, Wagner Aruda, o diferencial desta edição do Tuning, é que ao invés de um, foram dois dias de programação diversificada, que atraiu pessoas de todas as idades, entre amantes de Tuning e curiosos.
O campeonato foi disputado e premiado em várias categorias e os participantes puderam concorrer em duas modalidades, entre elas a Tuning, que avaliou a estética dos veículos nas categorias Passeio Pequeno, Passeio Médio e Passeio Grande, Antigos, Importados e Pick Ups; e a modalidade Som Automotivo, nas categorias SPL(Sound Pressure Level), que verificou a qualidade do som produzido dentro do veículo; e Trio Elétrico, que mediu a pressão sonora produzida para fora do veículo.
De acordo com Arruda, este tipo de competição combina criatividade, local, técnica, inovação, retorno e qualidade. "O evento teve uma avaliação bastante positiva por parte dos participantes. Tivemos muitas pessoas que vieram de longe trazendo carros de até R$ 100 mil, apenas pelo prazer de participar e aprovaram o Caraguá Tuning Show prometendo voltar no próximo ano com mais novidades", finalizou Arruda. (Fonte: PMC)

Bota-fora contra a Dengue recolhe 12 toneladas de entulho no Jd Califórnia
No combate ao mosquito da Dengue, a SESEP iniciou neste fim-de-semana o bota-fora, reunindo mais de 90 funcionários num mutirão realizado no Jardim Califórnia, onde foram recolhidas 12,5 toneladas de entulhos

Caraguatatuba - A SESEP - Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou neste fim-de-semana um mutirão contra a Dengue. A ação foi realizada nos dias 5 e 6 de maio no Jardim Califórnia e Estrela D'Alva, e ainda neste mês contemplará mais três bairros da cidade.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Antônio Carlos Roberti Costa, a população participou efetivamente do bota-fora. "Os moradores deram bastante apoio, colocando os entulhos na calçada. A avaliação foi bastante positiva, já que recolhemos 12,5 toneladas de entulhos, como garrafas PET, latas, pneus, bacia, panelas e outros materiais. Mas é preciso que as pessoas tomem consciência de que é necessário descartar tudo que não estiver em uso no quintal de casa. É o acúmulo de materiais que proporciona ao vetor da Dengue os criadouros, gerando essa problemática. Temos que combater juntos o Aedes Aegypt", explicou.
Para Roberti Costa, é necessária a colaboração dos moradores, que para agilizar o trabalho da SESEP, podem colocar na calçada o entulho a ser retirado pela prefeitura, na quinta-feira. O mutirão passará pelo bairro na sexta-feira e no sábado. No próximo final de semana é a vez do Casa Branca receber o bota-fora. No dia 11, o mutirão acontecerá das 7h30 às 16h30, e no dia 12, das 7h às 13h.
O terceiro mutirão realizado pela Prefeitura este ano acontecerá no bairro Olaria, nos dias 18 (sexta), das 7h30 às 16h30; e 19(sábado), das 7 às 13 horas.
Segundo o Secretário Roberti Costa, a Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou 95 trabalhadores, 7 basculantes, 2 retroescavadeiras, 1 pá carregadeira, 1 bob-cat - escavadeira lixo pequena, 2 bob-bod - tira mato de guias, 1 varredeira mecânica, 1 hidro-jet - jateamento para desassoreamento de boca-de-lobo. Além disso, serão realizadas podas de árvores.
(Fonte: PMC)

Sebrae traz unidade móvel da PRUMO para avaliar as marcenarias de Caraguá
Para avaliar o trabalho das pequenas e micro empresas na área de marcenaria, o SEBRAE traz a Caraguá o projeto Prumo, que por meio de uma unidade móvel trará soluções tecnológicas para melhorar a qualidade no processo de produção

Caraguatatuba - A unidade do SEBRAE/SP de Caraguatatuba, que atua em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de maio, uma ação que beneficiará os pequenos e micro empresários do ramo de marcenaria.
Durante dois dias, os proprietários deste segmento receberão a visita de uma unidade móvel do Projeto Prumo, que é realizado pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do SEBRAE, FAPESP, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros.
De acordo com a agência do SEBRAE em Caraguá, o Prumo vem para a cidade analisar, no ramo da marcenaria, diversos fatores do processo de produção como pressão e temperatura dos equipamentos e ambientes, qualidade e dimensões de produtos e matérias-primas, PH de rpodutos químicos, teor de umidade das madeiras, e outros itens. Com essa verificação, é possível para o comerciante deste ramo melhorar a qualidade de seu produto, para atender às expectativas dos clientes.
Para a agência do SEBRAE, trazer o projeto Prumo para a cidade foi uma grande conquista porque os comerciantes serão beneficiados com esse tipo de avaliação. O Prumo tem outras unidades móveis que atuam em segmentos como transformação da borracha, confecções, cerâmica, couros e calçados e transformação de plástico, que futuramente poderão ser trazidos a Caraguatatuba, assim como este que a cidade recebe primeiramente, que atua no segmento de marcenaria. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito Manoel Marcos efetua pagamento do Pró-Labore para Polícia Militar de Ilhabela

Ilhabela - Na manhã desta segunda-feira, 07, o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu no Paço Municipal o efetivo da Polícia Militar de Ilhabela, juntamente com o sub-comandante da PM no Litoral Norte, major Evandro Rogério Góes (representando o comandante da PM do Vale do Paraíba e LN, cel. Sérgio Teixeira Alves) e o comandante do Pelotão da Policia Militar de Ilhabela, tem Alexandre Cândido de Lima.
O encontro se deu para efetuar o primeiro pagamento do pró-labore para o destacamento, em cumprimento a assinatura do convênio firmado com a Secretaria Estadual de Segurança, em janeiro deste ano, junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Dr. Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão, que prevê o pagamento de R$ 400,00 mensais para cada um dos 33 policiais militares que atuam no município, gerando um gasto de R$ 158 mil para os cofres públicos municipais.
Estiveram presentes na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Joadir Capucho, os vereadores José Roberto Campos, Marcio Garcia e Roberto de Lourdes Nascimento (Timbada), os secretários municipais de Administração, Luiz Lobo; Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho; de Obras, João Marques da Costa; Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi e Finanças, Osvaldo Julião e o chefe de Gabinete, José Donizette da Silva.
Para o Major Góes, Ilhabela deverá servir de exemplo para a região, pois é pioneira neste projeto entre 49 cidades do Vale do Paraíba. “Esta ação do Poder Público, tanto do Executivo como do Legislativo, demonstra o reconhecimento aos resultados apresentados na cidade, sendo de suma importância para que o efetivo destinado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública possa dar continuidade ao excelente trabalho realizado que vem sendo realizado no município.”
Na ocasião, o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Joadir Capucho, ressaltou que este pagamento faz jus ao trabalho que a PM vem realizando na cidade. “A segurança é o alicerce para a economia e qualidade de vida em nossa cidade. O prefeito Manoel Marcos vem lutando para que a segurança no município seja uma referencia para o Litoral Norte”.
Para o prefeito Manoel Marcos, este benefício dado aos policiais militares vem de encontro com o trabalho realizado pelos mesmos na cidade. “Ilhabela é a cidade que apresenta os menores índices de roubo, furto e homicídios de toda a região que engloba o Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, isso mostra que é mais do que justo que estes profissionais recebam essa gratificação, pois vivem em uma cidade turística e o custo de vida aqui não é o mesmo que em cidades do interior do Estado. Nós estamos dando condições para que eles deixem suas famílias em casa com melhores condições e possam se dedicar, ainda mais, para manter a segurança dos moradores e freqüentadores de Ilhabela”. (Fonte: PMI)

Manoel Marcos anuncia melhorias para a população

Ilhabela - Na tarde da última segunda feira, 07, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, anunciou um pacote de obras e melhorias para a população, além de entregar novos veículos para compor a frota municipal.
Na ocasião, estavam presentes os secretários municipais, Antonio Cornélio de Morais Filho (Educação), Luiz Lobo (Administração), Osvaldo Julião (Finanças), Maria Sônia Ferreira Dias (Cultura), Maria Inês Fazzini Biondi (Meio Ambiente), João Marques da Costa (Obras), Odair Barbosa (Assuntos Jurídicos), o diretor Márcio Tenório (Saúde) e o presidente da FUNDACI, Irineu Rodrigues Filho.
O prefeito anunciou obras para a Secretaria Municipal de Educação, como a reforma e ampliação da Escola Municipal Profº José de Moraes, no bairro do Reino. A Escola Municipal do bairro do Saco da Capela, Profª Mércia do Nascimento também passará por obras de melhorias, com a ampliação e reforma da área administrativa, cobertura do pátio, construção de um muro de arrimo, além de receber a construção da tão sonhada quadra poliesportiva, somando aproximadamente, R$ 337.000,00.
A secretária de Cultura de Ilhabela, Maria Sônia Ferreira Dias, recebeu das mãos do prefeito Manoel Marcos, as chaves de um veículo Volkswagen, modelo Parati, que será o primeiro veículo da referida pasta.
O secretário de Obras, João Marques da Costa Neto, também recebeu um veículo Volkswagen - modelo Gol que, segundo ele, será de grande importância para o monitoramento e execução de obras na cidade.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi recebeu, juntamente com os funcionários da limpeza pública, dois caminhões basculantes, que serão usados na limpeza pública e, principalmente, nas obras de recuperação do antigo aterro sanitário da cidade.
Saúde – Ao lado do diretor Márcio Tenório, o prefeito Manoel Marcos anunciou a construção de um novo centro de saúde na Vila. “Depois de construído, o Centro de Saúde III, que atende a toda a população dos bairros da Vila, Saco da Capela, Engenho D’água, além de parte do norte da Ilha, nunca tinha passado por uma reforma se quer. Assumi a responsabilidade em cima de um palanque e, aquilo que prometo, eu cumpro”, afirmou o prefeito.
Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos também presenteou a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psico-Social). Representada pela articuladora Isabele Filgueira, dra. Marcela Fink e pela psicóloga Jane Rocha, a entidade recebeu uma TV 29”, um aparelho de DVD, um aparelho de som Mini System, uma máquina fotográfica digital, uma filmadora digital, um aparelho de fax, além é claro de um violão e de um pandeiro, instrumentos estes que serão usados pelo coral “CARINHOSOS”, coordenado por Jane. O coral deverá se apresentar no próximo dia 18 de maio, em comemoração ao “Dia da Luta Anti Manicomial”. (Fonte: PMI)

Aprovado PL do Executivo que apresenta mudanças no Código Tributário

Ilhabela - Um dos primeiros itens da pauta da Ordem do Dia da sessão ordinária de ontem (07/05) foi o Projeto de Lei nº 11//2007, apresentado pelo Poder Executivo.
A propositura acrescenta novos dispositivos à Tabela VI, da Lei Municipal nº 156/2002 (Código Tributário do Município), que dispõe sobre a cobrança de taxa de fiscalização de ocupação e permanência em área, vias e logradouros públicos.
Segundo informações do Prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, ultimamente as praças, vias e passeios públicos vêm sendo ocupados por comerciantes que utilizam referidos espaços com mesas, cadeiras e guarda-sóis sem o pagamento de tributo.
A Tabela VI do Código Tributário Municipal não disciplina a incidência e forma de pagamento do uso dos espaços públicos pelos móveis de estabelecimentos comerciais, fato que pode resultar na utilização indiscriminada e, em alguns casos, até abuso.
O Executivo propôs a criação de uma taxa cuja regulamentação será editada por Decreto no prazo de 30 dias após a aprovação do Projeto.
O Projeto de Lei do Executivo acrescenta um inciso que determina que a taxa mensal para a ocupação de mesas com até 4 cadeiras seja de R$ 50,00 por mesa e de R$ 20,00 para cada cadeira excedente.
O projeto foi aprovado por todos os pares, porém o vereador Márcio Garcia (PR) manifestou-se contra o ato de colocar mesas nas calçadas da cidade: “Embora tenha votado a favor, acho que calçada não é lugar de mesas e cadeiras e sim para a passagem dos pedestres”.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Órgãos públicos deverão ser obrigados a separar o lixo reciclável

Ilhabela - Aprovado por unanimidade entre os presentes, o Projeto de Lei nº 23/2007 dispõe sobre a obrigatoriedade de separação do lixo reciclável pelos órgãos públicos, empresas públicas e concessionárias de serviço público.
Conforme a justificativa do projeto apresentada pelo seu autor, o Presidente da Casa Professor Joadir Luiz Capucho (PPS), “além de minimizar o problema do lixo nas regiões urbanas, a coleta seletiva contribui para diminuir a extração de matéria-prima da natureza, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda”.
De acordo com o Projeto de Lei apresentado, os órgãos públicos, empresas públicas e concessionárias de serviço público deverão acondicionar separadamente em recipientes próprios ou sacos plásticos, fechados, com capacidade máxima de 200 litros, o lixo reciclável e não reciclável; os resíduos constituídos por materiais perfuro-cortantes deverão ser acondicionados de maneira a não pôr em risco a segurança dos coletores.
O projeto recebeu uma emenda modificativa, do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), segundo a qual o não cumprimento da Lei implicará no pagamento pelas concessionárias de serviço público de multa no valor de R$ 1.000,00 e sujeitará o administrador ou responsável pelas empresas ou órgãos públicos às medidas punitivas cabíveis.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado PL que cria Programa de Educação Alimentar

Ilhabela - Também aprovado por todos os pares presentes, o Projeto de Lei nº 42/2007 que “Autoriza o Poder Executivo a criar o programa de Educação Alimentar a ser desenvolvido nos estabelecimentos de ensino e postos de saúde existentes no município de Ilhabela e dá outras providências”.
De autoria do vereador Dr. Guilherme Henrique Maia Vieira (PMDB), o Projeto de Lei prevê um Programa de Educação Alimentar que visa promover a alimentação saudável, através de conteúdos educativos sobre nutrição e saúde e ainda deve incluir, onde for possível, a plantação de hortas nas escolas e postos de saúde.
Para elaborar o Projeto, o vereador Dr. Guilherme conversou com representantes de escolas municipais e diversas merendeiras com o objetivo de discutir a alimentação oferecida aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Segundo o parlamentar, que também é médico, uma alimentação balanceada é fundamental principalmente na faixa etária em que estes alunos se encontram: “Uma boa refeição composta por alimentos saudáveis evitaria problemas futuros como pressão arterial, diabetes e outras doenças. A obesidade infantil, por exemplo, hoje já é uma grande preocupação e está diretamente ligada a uma falta de atenção à educação alimentar”, explica o vereador.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vândalos atacam Casa Espírita em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da assessoria de imprensa, torna público que no último final de semana a Casa Espírita Mealheiros da Luz sofreu atos de vandalismo. Além disso, foram furtados uma CPU de computador, uma impressora/xérox e mantimentos que serviam para doação as famílias necessitadas do Morro do Abrigo. Qualquer informação sobre o caso poderá ser comunicada à Polícia Civil (3892-1401) ou a Secretaria de Segurança Urbana (3893-1540). (Fonte: PMSS)

Prefeitura oferece incentivo fiscal para recuperação de imóveis do Centro Histórico e São Francisco

São Sebastião - Com objetivo de melhorar o uso e aspecto geral do Centro Histórico, Bairro de São Francisco e áreas adjacentes, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Obras e Planejamento (Seop) e Fazenda (Sefaz), lançou o Programa de Ações Públicas e Privadas, regulamentado pela lei municipal 1840/07 e Decreto 3746/07, que estabelecem benefícios fiscais e condições de uso para os imóveis localizados nas respectivas áreas. Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Fernanda Palumbo, os incentivos fiscais poderão ser de cinco anos ou permanentes. Para isso, os proprietários devem obter o Atestado de Conformidade com o Programa (ACP), que será fornecido pela Prefeitura após concluídas as intervenções de adequação dos imóveis.
O ACP provisório também será concedido para aprovações de projetos. Já aqueles prédios que estiverem em conformidade com o programa poderão requerer o ACP. Entretanto, em todos os casos, o atestado deverá ser renovado anualmente. Somente com a posse do ACP o interessado pode conseguir as isenções fiscais junto à administração municipal. Além disso, os imóveis devem ter suas fachadas adequadas aos critérios históricos e turísticos e desenvolver atividade relacionada na lei (não poluente).
Os imóveis situados no Centro Histórico, de acordo com a diretora, estão entre o córrego do Outeiro e a rua Ipiranga em direção à Rua da Praia. “Quem está nesse perímetro e se adequar as exigências poderá ter vários incentivos fiscais. Antes a lei estabelecia que aqueles imóveis que estivessem nos sete quarteirões tombados podiam ter isenção de IPTU. Estamos mudando a lei porque, às vezes, o imóvel estava dentro do perímetro, mas era uma casa que descaracterizava o Centro Histórico, ou seja, não existia nenhum critério para conceder o benefício”, explica.
A idéia da administração, salienta Fernanda Palumbo, é fazer com que o Centro Histórico tenha mais interesse turístico. Com isso, a Prefeitura está lançando mão de vários critérios de publicidade, placas, pintura de fachada, dentre outros. Qualquer pintura nas áreas de interesse histórico municipal deverá ter pedido específico com apresentação de estudo de cores, devendo ter autorização prévia da Comissão Especial do Programa de Revitalização do Centro Histórico. O uso de locais públicos destinados à praça de alimentação só será permitido com a utilização de mobiliário de madeira, metal com madeira, metal com fibras naturais ou sintéticas e guarda-sóis e chuva tipo ombrelone na cor branca e sem propaganda. A quantidade de mesas será determinada pela Prefeitura, devendo seguir alguns critérios como, por exemplo, não ultrapassar a projeção da fachada do estabelecimento comercial.
“A medida não é tão radical porque queremos fazer a coisa de acordo com as condições do comércio local. A Prefeitura entende que a responsabilidade das fachadas dos prédios é do proprietário. Não é o tamanho da placa que vai chamar o cliente e sim a qualidade dos serviços”, avalia Fernanda.
Informações adicionais pelos telefones (12) 3892.6568 / 3891.2034 / 3892.2620, com integrantes da Comissão Especial para o Programa de Revitalização do Centro Histórico.
(Fonte: PMSS)

CIP realiza curso de capacitação de ambulantes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), iniciou na manhã desta terça-feira (8/5), no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado no bairro da Topolândia, um curso de capacitação para 40 ambulantes das regiões Central e Costa Norte.
O objetivo do curso é dar um aprimoramento aos ambulantes da cidade que vão retirar a licença da Prefeitura para trabalhar nas ruas e aos que já possuem comércio. Antigamente, de acordo com a Setradh, para requerer a licença era necessário que o interessado tivesse somente o curso de manipulação de alimentos para trabalhar. Desta vez, o CIP iniciou este curso que, com as 16 horas totais previstas, capacitam o ambulante a estar em contato com a legislação do comércio ambulante sebastianense, segurança do trabalho, postura profissional, educação ambiental, Banco do Povo Paulista, além do módulo de higiene e manipulação de alimentos.
A secretária da Setradh, Ana Margarida Freire, destaca que a Prefeitura reformulou totalmente a capacitação que era dada. “Demos um salto de qualidade para que o ambulante esteja em contato com as leis e ciente da importância de estar de acordo com as exigências”, disse.
Para a ambulante Benedita Aparecida de Oliveira, 34 anos, que tem um carrinho de cachorro-quente no Itatinga, o curso é muito bom principalmente pela parte da legislação. “Estou aprendendo coisas que não sabia. O curso é muito legal, sou ambulante há dois meses e vejo que a Prefeitura está fazendo a parte dela em nos capacitar”, afirmou Benedita.
O curso para os ambulantes termina nesta quarta-feira (9/5), às 18h, com a entrega de certificados. Na próxima semana, nos dias 15 e 16, a Setradh inicia o mesmo curso com a segunda e terceira turmas, no Hotel Tambayba, no bairro de Maresias, na Costa Sul. Cada turma terá cerca de 70 participantes.
Informações pelos telefones (12) 3892-6016 ou 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Operação caça-esgoto será realizada no bairro Pontal da Cruz

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realiza na próxima quinta-feira (10/5), a partir das 9h, uma operação caça-esgoto em várias ruas do bairro do Pontal da Cruz, na Costa Norte do município.
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização de Agressões Ambientais, Jehovan Maria de Jesus, a fiscalização irá ocorrer em galerias de águas pluviais, saída de córregos e em alguns pontos críticos da área. Não há previsão para conclusão dos serviços.
A ação, que já vem sendo realizado pela administração municipal, também contará com funcionários da Secretaria das Subprefeituras (Sesub) e será estendida a todos os bairros da cidade.
De acordo com Jesus, o proprietário de imóvel que não estiver conectado a rede de esgoto recebe uma notificação, cujo prazo é de 90 dias para regularizar a situação. O não cumprimento acarreta em multa de R$ 220. Já a ligação de imóveis que estejam em desacordo com as posturas municipais e especificações técnicas da Sabesp, o prazo de regularização diminui para 30 dias, sob pena de multa também no valor de R$ 220.
Ele esclarece ainda que a importância das multas pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dependendo da gravidade do lançamento de esgoto. (Fonte: PMSS)

Procon fiscalizará comércios sebastianenses nesta semana

São Sebastião - Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13/5), a Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sajur), realizará nesta semana, na maioria dos comércios sebastianenses, uma intensa fiscalização para autuar possíveis lojas que estejam impedindo os clientes de comprar um determinado produto, de acordo com as condições anunciadas.
De acordo com o coordenador do Procon de São Sebastião, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, a fiscalização servirá para visar os direitos do consumidor, que de nenhuma forma poderá se sentir lesado. “Se encontrarmos alguma irregularidade, o Procon poderá aplicar uma multa a partir de R$ 200”, disse Abendroth.
Segundo o coordenador do Procon, serão verificadas as condições que as lojas oferecem aos clientes, como preço à vista, a prazo, condições de juros e parcelamento com ou sem cartão de crédito. “Se o consumidor se sentir lesado por algum motivo no ato da compra, ele pode acionar o Procon para que sejam tomadas as medidas necessárias”, afirmou Abendroth.
O Procon atende ao público de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h. Às sextas-feiras são reservadas para audiências. O Procon fica localizado na Rua Sebastião Silvestre Neves, número 185, no centro de São Sebastião. O telefone de contato para mais informações é o (12) 3892-1639. (Fonte: PMSS)

Moradores de Barra do Sahy parabenizam obra de saneamento

São Sebastião - Um grupo de moradores da Vila Sahy (antigas Vila Baiana e Mosquito), núcleo congelado da Costa Sul de São Sebastião, esteve na manhã desta terça-feira (8/5), no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, para cumprimentar a administração pela obra de instalação de rede de esgoto que está sendo feita nas ruas daquela comunidade.
O serviço deve ser concluído dentro de cinco meses. A obra, orçada em aproximadamente R$ 900 mil, foi viabilizada por meio de um termo de parceria firmado entre a administração municipal e a Sociedade Amigos da Barra do Sahy para, além da implantação da rede, construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Prefeitura arcará com R$ 660 mil e a entidade com o restante, ou seja, R$ 210 mil. Na Vila Sahy vivem 1.745 pessoas nas 590 residências. (Fonte: PMSS)

Equipes de São Sebastião se preparam para os Jogos Regionais

São Sebastião - As modalidades esportivas de São Sebastião se preparam para o 51° Jogos Regionais, que serão realizados a partir do dia 4 de julho, em Ubatuba.
Com a supervisão da Secretaria de Esportes (Seesp), as equipes de natação, Tae-kwon Do, tênis de mesa, damas, xadrez e ginástica olímpica já estão desenvolvendo os seus trabalhos para os Regionais, objetivando formar e preparar os novos talentos da cidade.
De acordo com Adriano Ruiz, chefe de Divisão de Eventos da Seesp, as modalidades estão trabalhando desde o ano passado para ter um bom desempenho na competição, devendo revelar novos talentos para o município. “Estamos nos preparando há um bom tempo, pois os Jogos Regionais é uma competição muito difícil. Mas temos certeza que vamos brigar bastante e revelar muitas promessas para o nosso esporte”, explica. “Tudo pode acontecer. Porque na realidade o que determina o sucesso ou o fracasso é a forma com que a equipe se configura nos grupos”.
A equipe de natação da cidade é um bom exemplo de tempo de preparação para os Regionais. Desde setembro do ano passado o grupo de jovens nadadores está treinando forte, sempre de duas a três horas por dia para os jogos, no centro de Atividades Físicas, no Pontal da Cruz.
O instrutor Augusto Pereira Swaid disse que é o início de uma nova equipe e que somente uma pequena parte desse time disputará as provas em Ubatuba. “Como nosso grupo é muito jovem e não possui tanta experiência, vamos levar aos Jogos apenas três atletas”.
Swaid cita ainda uma possível promessa para a natação sebastianense. “Temos em nosso grupo o Pedro Paulo, de 14 anos. Ele é veloz, tem vontade e já possui uma vivencia maior em competições que podem auxiliá-lo na hora de conquistar boas colocações”.
O grupo de natação ainda tem como nomes fortes Esdras Abreu e Bianca Cruz, de 14 e 16 anos respectivamente.
No Tae Kwon Do, São Sebastião começou há pouco tempo seu trabalho de preparação, porém já têm uma equipe pré-estabelecida, contudo faltam dois atletas reservas para compor o grupo.
Márcio Antônio dos Santos, treinador do Tae Kwon Do, afirma que dessa vez será mais complicado para conquistar posições. “Por não termos lutadores faixa-preta e somente termos faixa-vermelha, encontraremos mais dificuldades para vencer as equipes mais fortes”.
Ele destaca uma real chance de medalha o atleta Paulo Henrique, da categoria até 58 Kg. “Ele tem muita raça e é inteligente. Estamos confiantes na sua capacidade”, enfatiza.
Já o tênis de mesa promete ser uma das revelações do município na cidade de Ubatuba. Os treinamentos estão a todo vapor.
Para o técnico, José Ricardo Estrevaletto, todo o trabalho de preparação que vem sendo feito acarretará em bons resultados ao longo da competição. “Através das aulas e treinos estamos começando a difundir o esporte, e por conseqüência, começamos a despertar interesse e novos potenciais para os Jogos Regionais de Ubatuba”.
As modalidades de dama e xadrez também estão quase preparadas para os Jogos Regionais. A equipe de damas acabou de ser bicampeã dos Jogos Abertos da Juventude, vencendo São José dos Campos, uma das favoritas para faturar o caneco. Já a equipe de xadrez se prepara com um ritmo intenso de treinamentos até o mês de junho.
No entanto, a grande novidade será a equipe de Ginástica Olímpica, totalmente renovada, com atletas só do município. A treinadora Tatiana Carneiro Zanith trata o assunto com cautela, porém vê com bons olhos o desenvolvimento do seu grupo.
“Dentro das nossas condições, estamos atingindo as nossas metas, esperamos fazer um trabalho legar para representar bem São Sebastião”.
As outras equipes como futsal, basquete, vôlei, judô, bocha e malha também vem treinando em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), durante todo este início de ano. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião retira ciclofaixa e elabora projeto para ciclovia

São Sebastião - Após três meses de experiência, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria da Segurança Urbana (Segur), retirou nesta terça-feira (8/5) os cones que formavam a ciclofaixa instalada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, na região central. Por meio dela, foi possível elaborar um levantamento do número de pessoas que utilizam bicicleta em três áreas do Centro da cidade.
Conforme dados da Ditraf, em média, entre 7,5 mil e 11 mil ciclistas passam pelas ciclovias da avenida Remo Correa, que liga a Topolândia ao Centro; a da Praia Deserta, e da ciclofaixa do centro.
Com base neste diagnóstico foi elaborado um projeto para a implantação de uma ciclovia que vai ligar a região da Topolândia até o bairro São Francisco, um trecho de aproximadamente 10 quilômetros.
De acordo com o secretário da Segur, Erwin Mota, a bicicleta é um dos meios de transportes mais utilizados pela população. “Com base nisso, o prefeito Dr. Juan Garcia encomendou o estudo para a implantação da ciclovia que vai beneficiar esses usuários.”, destacou o secretário. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


FUNDART Informa: Biblioteca Municipal Estará Abrindo aos Sábados

Ubatuba - A FUNDART informa que a partir do próximo sábado, dia 12, a Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” estará a partir de agora, abrindo aos sábados das 09:00 às 13:00h, atendendo melhor a seus usuários.
A biblioteca tem um acervo de mais de 20 mil títulos, é administrada pela FUNDART (e-mail: fundart@fundart.com.br) e seu maior público é de estudantes, que podem contar com computador para suas pesquisas a partir do próximo dia 14 de maio.
Com sua abertura aos sábados, além da demanda local atenderá também aos estudantes universitários de outras cidades que procuram a biblioteca em finais de semana para trabalhos que envolvem Ubatuba, sua história e cultura.
Bem situada no centro da cidade, à Praça 13 de maio, a Biblioteca “Ateneu Ubatubense” é fonte importante de pesquisa e no ano passado registrou a freqüência de 35 mil usuários. A FUNDART está planejando a ampliação de seu espaço bem como de seu acervo.
(Fonte: Fundart)

Prefeitura entrega revitalização da Praça 13 de Maio

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrega no próximo domingo, dia 13, a Praça 13 de Maio, que passou por uma total revitalização. A festa deve reunir muita gente para conhecer o novo visual de uma das mais tradicionais praças do município.
A Praça 13 de Maio vinha sendo alvo de uma série de problemas decorrentes da situação de abandono em que se encontrava, como falta de iluminação e a conseqüente presença de moradores de rua e assaltos. Agora a praça é mais um atrativo na região central de Ubatuba, com um chafariz, lago, nova iluminação e novo pavimento em toda a praça.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está finalizando a parte elétrica, o sistema hidráulico da fonte, e o plantio de grama na praça. A Biblioteca Municipal e a sede da Comtur receberão nova pintura antes da entrega da obra. Há estudos para a implantação de um museu em homenagem a Ciccillo Matarazzo.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a revitalização da Praça 13 de Maio deu ao local a atenção que merecia há anos: “a praça era um lugar sombrio, que atraía diversos problemas. Com a revitalização a beleza da praça foi resgatada”. A obra foi realizada pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). (Fonte: PMU)

Campeonato de futebol infantil começa neste sábado em Ubatuba
O torneio envolve cerca de 180 crianças

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer promove a partir deste sábado, 12, o Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha 2007. O torneio envolve dez equipes e aproximadamente 180 crianças nascidas entre 1998 e 2000.
A cerimônia de abertura será às 8 horas no campo da Marconi, com desfile das equipes. A bola rola a partir das 8h30, com a realização da primeira rodada. Para Reginaldo Barreto, coordenador da escolinha, os alunos estão ansiosos pelo torneio. “A garotada estava com medo do torneio não acontecer devido às obras que acontecem no Estádio Municipal, mas o Marcos (proprietário da Marconi) colocou seu campo à disposição para alegria dos meninos”, diz Reginaldo.
O torneio é disputado em turno único e sagra-se campeã a equipe que somar o maior número de pontos ganhos. A data prevista para a final do torneio é 14 de julho.
Confira os jogos da rodada de abertura: Tio Sam X Marconi, Irmãos Ribeiro X Ismael Comida Caseira, Restaurante Baleia Branca X Varejão Santa Rita, Jija Locadora X Smidi Calçados, Rossi Calçados X Mercado 24 horas. (Fonte: PMU)

Centenas de nadadores disputam a Travessia Cidade de Ubatuba neste domingo
Prova tradicional é válida como etapa do campeonato paulista

Ubatuba - A Praia do Cruzeiro recebe neste domingo, 13, a “38ª Travessia Cidade de Ubatuba – 4ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas”. O evento, promovido pela Federação Aquática Paulista e Igor de Souza Eventos Promoções, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, deve reunir centenas de atletas, que disputarão provas de 850m (curta), 3 km (média) e 9 km (longa).
O congresso técnico da prova curta está previsto para as 9h e às 11h terá início o congresso técnico das provas média e longa. A “38ª Travessia de Ubatuba – 4ª etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas” conta ainda com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e SPEEDO.
História da prova - A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição.
Em 1967 aconteceu um empate na prova masculina: Kenishi Tozaki (A.A. Ubatuba) e José Antônio Ribeiro da Silva (S.C. Corinthians Ptª) foram declarados campeões. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação, a prova assumiu caráter internacional.
O primeiro atleta estrangeiro a vencer a prova foi um argentino, em 1969: Daniel Sepikura do clube Gimnasia y Esgrima (s argentinos dominaram a prova até 1974. Em 1975, Djan Madruga devolveu a vitória aos brasileiros. A primeira participação feminina foi em 1971 e a vitória foi de Fátima de Jesus Cesar (Corinthians). As mulheres também protagonizaram um empate em 1973, quando Fátima de Jesus Cesar (Corinthians) e Liliana C. Codaro (C.M. Buenos Aires, Argentina) terminaram em primeiro. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983.
 (Fonte: PMU)
 

 


 

 


SEMANA DE 04/05 A 10/05/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Homem Aranha 3"
Às 14:00 hs -16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)


"A Familia do Futuro"
Ás 15:30 hs -17:30 hs .

"Motoqueiros Selvagens"
Ás 19:30 hs - 21-30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Eternidade

O armazém do Bananinha
A mercearia do Maciel

O bar São Paulo
A pensão do Maestro
A casa Souza
Morreram
Junto com seus donos
Por isso Tio Antonio
Desistiu da cidade
E enfurnou-se no Sertão
E na perenidade
Da mata, do rio, do matacão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Enquanto a ponte não vem!!!

Exmo Prefeito de Ubatuba Eduardo Cesar

Ponte do Bairro Ressaca:

Tenho acompanhado a grande preocupação dos moradores deste bairro, com a segurança de seus filhos, esposas e jovens, pois desde que a ponte caiu, e já faz anos, muitos casos de violência contra pessoa já ocorreu no trecho improvisado da guarita a estrada.

Até agora a solução parece em não ter tempo previsto e nem em orçamento destinado, só a preocupação com o problema.

Já que esta solução parece que irá para a próxima gestão, sugiro que seja colocada iluminação neste trecho de estrada, e talvez uma ponte somente para pedestres bem mais barata.

Lembro que vidas estão em perigo e acredito que o senhor não queira este fardo.

Álvaro L Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Lagosta ©Edson Del Rio

Lagosta
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor