Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 11 de Maio de 2007 - Nº 1766 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
UNITAU abre inscrições para curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente em Ubatuba
Triatletas UNIMÓDULO no pódio do Troféu Brasil
Seminário de Design de Interiores
UNITAU realiza Semana de Serviço Social

Caraguatatuba
Prefeito Aguilar é convidado a participar de missa do Papa Bento 16 em Aparecida
"A Rosa de Cabriúna" é a atração da próxima quinta-feira 23 no Teatro Mário Covas
Caraguá sedia jogo da LIVOVALI
Caraguá cria Centro de Artes Marciais
Ciclistas se encontram em Caraguá para a 3ª etapa do Campeonato Municipal
Bota-fora contra a Dengue acontece no Casa Branca nesta sexta-feira e sábado

Ilhabela
Ilhabela será palco de encontro da Agenda 21 do LN
Joadir Capucho visita creches da cidade
Vereador Beto apresenta Projeto “Cidade Limpa” em Ilhabela
Vereador Zeca quer transformar Píer da Vila em Patrimônio Histórico
Timbada solicita informações sobre auxílio-transporte de universitários


São Sebastião
Decisão do grupo Costa Sul do Campeonato Municipal de Veteranos acontece no sábado
Obras na Escola Municipal de Cambury devem ser iniciadas em 30 dias
São Sebastião recebe exposição da Estação USP
Secretários de Turismo do LN acertam parceria para festivais gastronômicos regionais
EM Henrique Botelho oferece café da manhã a vencedores de concurso de redações
Escolas se preparam para o Dia Municipal de Luta contra a Aids


Ubatuba
CONVITE
Prefeitura realiza mudanças no trânsito
6ª Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Ipiranguinha - 2007
Prefeitura prepara grande mutirão “Ubatuba Livre da Dengue”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU abre inscrições para curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente em Ubatuba

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU), campus de Ubatuba, está com as inscrições abertas para o curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente. O curso, que integra o Programa de Educação (PROED) da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), é direcionado aos profissionais de todas as áreas que atuam na área de atendimento de clientes internos e externos.
O curso visa à capacitação dos profissionais para o atendimento com qualidade, e pretende não só levar os participantes a se conscientizarem da importância do seu trabalho para a boa imagem da empresa, mas também aprimorar os recursos de comunicação. Também tem como objetivo desenvolver habilidades para que o participante compreenda a excelência no atendimento, proporcionando conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
As aulas, com previsão de início no mês de junho, serão ministradas para duas turmas. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do campus da UNITAU em Ubatuba, na Avenida Castro Alves, nº 392, no bairro Itaguá. As vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (12) 3833-1750, ou no site www.unitau.br/prex. (Fonte: UNITAU)

Triatletas UNIMÓDULO no pódio do Troféu Brasil
Prova aconteceu nesse final de semana na Cidade Universitária - USP

Litoral Norte - A Cidade Universitária da USP, em São Paulo, foi palco no último final de semana da 2ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon. Dois atletas Bolsa Esporte participaram da competição. Ronaldo Teodoro da Silva, que conquistou o 6º lugar, e Luiz Cláudio Câmara Gonçalves, que foi vice-campeão.
Cerca de 800 atletas de 25 estados participaram da prova. Entre os mais famosos, Reinaldo Colucci, Fábio Carvalho e Carla Moreno, que disputará o Panamericano.
Para Ronaldo Teodoro, que compete na categoria 25 a 29 anos, diz que a prova foi difícil. "A temperatura era baixa, tive câimbra durante a natação, mas mesmo assim consegui um excelente resultado", comemorou. "Agora vou me preparar para, nas próximas cinco etapas do campeonato, conquistar o 3º lugar final".
Já Luiz Cláudio comentou sobre o bom preparo dos outros competidores. "Enquanto eu nado e pedalo melhor, outros conseguem imprimir um ritmo mais intenso na corrida e isso faz toda a diferença", disse. "Isso mostra o alto nível da prova. (Fonte: Módulo)

Seminário de Design de Interiores
Senac São José dos Campos oferece evento para profissionais e alunos da área

Litoral Norte - O Senac São José dos Campos oferece, de 14 a 18 de maio, o Seminário de Design de Interiores. A atividade será composta por duas palestras ministradas por profissionais da área e exposição de trabalhos realizados pelos alunos do curso Técnico em Design de Interiores.

Programação
De 14 a 18 de maio
Exposição - Releituras de Salas de Estar ao Redor do Mundo
Serão expostas maquetes feitas pelos alunos do curso Técnico em Design de Interiores que representam salas de estar de diversas culturas (alemã, italiana, japonesa, mexicana, africana e brasileira).

Dia 15 de maio
Palestra - O Designer de Interiores: construindo uma carreira
Apresentada por Renata Amaral, diretora da Associação Brasileira de Designers de Interiores, a palestra aborda sua experiência pessoal como designer, mercado de trabalho para a área e as novidades da Semana de Design de Milão de 2007.

Dia 17 de maio
Palestra - Design de Interiores: percepção, tendências e oportunidades
Apresentada por Cely Monti, a palestra aborda o mundo do design de interiores destacando visões diferenciadas, materiais, entre outros.

Para mais informações, entre em contato com a unidade pelo telefone (12) 3929.2300.

UNITAU realiza Semana de Serviço Social
Evento comemora 41 anos da profissão e tem SUAS como tema central

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza a Semana Pedagógica de Serviço Social, de 14 a 18 de maio, no campus do Bom Conselho, com o objetivo de integrar os alunos do curso e debater temas da atualidade. A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - programa do governo federal que organiza os projetos sociais dos municípios - é o assunto central da edição deste ano, que terá como tema “SUAS: desafios e possibilidades para o Serviço Social”.
Todas as prefeituras devem implementar o SUAS, aprovado em 2004 pelo Governo Federal, no prazo máximo de 10 anos, para que o repasse de verbas destinadas a projetos sociais seja efetivado. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), o SUAS será um cadastro social nacional para regulamentar o atendimento público nessa área para cerca de 60 milhões de brasileiros já participantes de programas, como o Bolsa Família. Todo o controle das informações ficará a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social, que terá que planejar, junto com as prefeituras, a distribuição de uma verba prevista de R$ 113 milhões para os programas sociais já em andamento.
Essa temática será abordada na palestra de abertura da Semana e nas oito oficinas que serão oferecidas aos alunos do curso. “As oficinas serão vivenciais, com exposições, trabalhos e palestras, para que seus temas possam ser discutidos com profundidade”, explica a chefe do Departamento de Serviço Social, profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.
O evento contará, também, com exibição e debate de filme e homenagem ao assistente social, que será realizada em parceria com a Câmara Municipal. A programação inclui sarau cultural e apresentação de música, que abordará temas sociais. “A intenção é fazer uma semana dinâmica, interativa e que tenha grande participação dos alunos”, ressalta Maria Auxiliadora.
A Semana Pedagógica do Serviço Social conta com os apoios do Conselho Regional de Serviço Social do Vale do Paraíba e do Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Serviço Social.
Com 36 turmas já formadas, o curso é um dos mais tradicionais da Universidade. Este ano a profissão comemora 41 anos de existência.
Programação – A Semana Pedagógica de Serviço Social será aberta no dia 14 de maio, com uma palestra ministrada pela profa. Dra. Maria Carmelita Yasbek, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e terá como tema o balanço da implantação do SUAS no Brasil. No dia seguinte, será exibido o filme “The Corporation”, que aborda assuntos relacionados a ações sociais. Logo após o filme, será promovido um debate, coordenado pelas professoras Dra. Maria Fernanda Teixeira Branco Costa e Ms. Viviane Dantas.
No dia 16, serão promovidas oficinas que abordarão: políticas públicas e direitos humanos; princípios e diretrizes do SUAS: desafios para sua implantação; afetividade e sexualidade; serviço social e psicodrama; trabalhos em grupo; história oral e tempo presente; linguagem e serviço social e exercício profissional do assistente social.
Uma homenagem ao assistente social será realizada na Câmara Municipal de Taubaté, no dia 17, a partir das 19 horas. A semana será encerrada com um sarau cultural nos jardins do campus do Bom Conselho, no dia 18, quando será apresentado o monólogo “Muribeca”, de Marcelino Freire, pela atriz e profa. Ms. Mariza Sasso Papa, das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (Fatea), de Lorena.
Exceto no dia 17, todas as atividades serão no campus do Bom Conselho, no Departamento de Serviço Social, que fica na Avenida Tiradentes, nº 500, Bom Conselho, Taubaté. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeito Aguilar é convidado a participar de missa do Papa Bento 16 em Aparecida
O prefeito de Caraguá, acompanhado da primeira-dama, estará em Aparecida no dia 13, para prestigiar a missa do Papa Bento 16, na Basílica de Aparecida

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, confirmou presença na semana passada, à missa que será celebrada pelo Papa Bento 16, na Basílica de Aparecida, no Vale do Paraíba. O convite foi feito pelo Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis.
Aguilar irá para a cidade de Aparecida do Norte acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar.
A missa de Bento 16 acontecerá no dia 13 de maio, neste domingo, e terá a participação de autoridades de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
"Participar da missa de Bento 16 será uma grande honra, primeiro porque sou religioso, e segundo, porque esse momento ficará marcadao para sempre na história do Brasil e em minha própria história de vida, ainda mais sabendo que o Papa fez apenas cinco viagens desde que substituiu João Paulo II, há dois anos", finalizou. (Fonte: PMC)

"A Rosa de Cabriúna" é a atração da próxima quinta-feira 23 no Teatro Mário Covas
O espetáculo, que foi sucesso de público em 2006, e traz no elenco atores de Caraguá sob a direção de Adbaílson Cuba, será reapresentado no dia 24 de maio em quatro horários, com ingressos no valor de R$ 1,00 (Um real)

Caraguatatuba - O grupo de teatro da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresenta na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a peça teatral "A Rosa de Cabriúna", com direção de Adbaílson Cuba.
O espetáculo traz no elenco 22 atores da cidade, de vários grupos, inclusive do curso técnico de Artes Cênicas do CEPROLIN.
A Rosa de Cabriúna é uma peça baseada no romance "Alice", do pintor e poeta do interior paulista, Antonio José da Silva, com adaptação para teatro pelo autor e roteirista Luís Alberto de Abreu (que escreveu a série Hoje é Dia de Maria), especialmente para a realização do primeiro trabalho do grupo de Teatro do CPT - Centro de Pesquisas Teatrais do SESC, coordenado por Antunes Filho e dirigido por Márcia Medina em 1986.
Segundo o diretor de teatro, Adbaílson Cuba, mais conhecido como Adíba, é importante montar espetáculos pouco conhecidos. "A Rosa de Cabriúna foi montada pouquíssimas vezes. Fizemos pesquisas e descobrimos que além do CPT, mais um ou dois grupos fizeram essa montagem. É interessante mostrar o talento dos autores paulistas e valorizar as nossas raízes culturais. Todo mundo monta romances nordestinos, enquanto outras regiões têm grandes obras a serem descobertas, como esta, um romance que narra toda a paixão de Rosa e seu contexto caipira, num universo onde a poesia e a filosofia se unem", disse.
Desde a estréia da peça em Caraguatatuba, no mês de agosto, o grupo se apresentou mais duas vezes - uma na abertura do FET - Festival Estudantil de Teatro, e outra em São José dos Campos, no encerramento da Mostra Teatral do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. No Vale, o espetáculo foi sucesso de crítica e recebeu incentivo para dar continuidade ao trabalho, considerado pelos jurados da mostra o melhor espetáculo apresentado durante o evento, entre outros que foram encenados ao longo de 10 dias, por atores de outras cidades do Estado.
Conforme explicou Adbaílson Cuba, na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, serão realizadas quatro apresentações no Teatro Mário Covas, com ingressos no valor de R$ 1,00. "A proposta da FUNDACC e da Prefeitura de Caraguá é tornar o teatro acessível a todos. Esta é uma chance de toda a população ter acesso à cultura, e ao mesmo tempo, conhecer o trabalho de qualidade dos atores da cidade", disse.
As apresentações têm censura livre e acontecerão às 10h, às 15h, às 19h e às 21h. Mais informaçõs pelo telefone (12) 3881-2623. Culture-se. Vá ao teatro! (Fonte: PMC)

Caraguá sedia jogo da LIVOVALI

Caraguatatuba - O CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, receberá neste sábado dia 12, às 15h, a equipe de Voleibol da cidade de Cruzeiro, do Vale do Paraíba, que competirá com a equipe caraguatatubense Sub-21, treinada pela professora Shyrlei Arantes de Farias, atleta Bolsa Esporte Unimódulo, pela LIVOVALI - Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A equipe de base da SECER-Secretaria de Esportes e Recreação já enfrentou o time Tênis Clube de São José dos Campos, em sua categoria, e perdeu. Também competiu com a equipe adulta de Pindamonhangaba e foi derrotada.
Segundo a treinadora os jogos são classificatórios e não contam ponto para a fase final. "Como a nossa equipe é Sub-21 e competiu com times da categoria Adulto, cumprimos apenas a tabela. O jogo final e decisivo será contra o time do Tênis Clube de São José dos Campos, que compete na mesma categoria, na decisão do título", disse.
No dia 20 a equipe de Caraguá enfrentará o time adulto de Mogi das Cruzes. A final ainda não foi definida pelos organizadores do evento. (Fonte: PMC)

Caraguá cria Centro de Artes Marciais
Em 90 dias o local estará em funcionamento e a população poderá utilizar para praticar diversas modalidades de artes marciais, além de Dança e Ginástica

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba tem se destacado na área esportiva devido aos inúmeros campeonatos esportivos que a prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação vem desenvolvendo em todo o município. Praças esportivas foram construídas e as já existentes foram reformadas para proporcionar à população a oportunidade de fazer uma atividade física e também incentivar crianças e adolescentes a praticar esportes. O mais novo projeto da prefeitura é o Centro de Artes Marciais, que tem como objetivo criar um local, onde praticantes de diversas modalidades possam treinar e se preparar para participar de competições dentro e fora do estado.
O Centro de Artes Marciais, que ficará na rua Sebastião Mariano Nepomuceno, no centro da cidade, contará com as modalidades de Jiu Jitsu, TaeKonDo, Karatê, Kung Fu, HapKiDo, Capoeira, Judô e também as modalidades de Ginástica e Dança.
O Secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto (Lelau) informou que o local irá oferecer treinamento gratuito a toda a população que desejar praticar alguma modalidade. "Este Centro de Artes Marciais funcionará com professores voluntários e também com os profissionais da SECER", explicou.
O local receberá reformas e adaptações pela Secretaria de Obras da prefeitura, e a previsão é que o centro seja inaugurado em três meses. Para administrar o Centro de Artes Marciais foi firmada uma parceria com a ASCAFF- Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba, que se colocou de uma maneira positiva para realizar trabalhos em parceria com a SECER, explicou Lelau.
O secretario enfatizou que, com essa parceria, o servidor municipal também será beneficiado. "O objetivo da ASCAFF é criar horários específicos que atendam os servidores municipais. A SECER está com uma solicitação de algumas funcinárias da prefeitura que pretendem fazer hidroginástica e esse pedido será atendido. Já estamos fazendo um estudo de disponibilidade de horário".
Segundo o presidente da ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes, a entidade está estudando a operacionalização, como por exemplo, contratação de funcionários entre outros.
Lelau disse ainda que outra parceria foi firmada com a instituição. Cerca de 100 atletas e seus professores utilizarão a Academia da ASCAFF para relizar treinamentos físicos em diversas modalidades esportivas. "Alguns dos nossos atletas têm saído em desvantagem em competições, devido ao condicionamento físico, com essa pareceria eles irão estar preparados para os eventos esportivos e conquistar mais medalhas para a cidade", comemorou. (Fonte: PMC)

Ciclistas se encontram em Caraguá para a 3ª etapa do Campeonato Municipal

Caraguatatuba - Ciclistas de todo o estado estarão em Caraguatatuba no domingo, dia 13 de maio, para a 3ª etapa do Campeonato Municipal de Ciclismo e 3ª Copa Sênior, Master e Feminino de Ciclismo 2007. O evento terá concentração na Praça de Eventos e a primeira largada acontecerá às 8h.
Esta etapa será válida pelo ranking regional de ciclismo e os atletas disputarão nas categorias Fraldinha, Dente de Leite, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Júnior, Feminino Júnior, Open, Estreantes, MTB Feminina e MTB Elite para o Campeonato Municipal. Os competidores que irão disputar a Copa Sênior, Master e Feminino concorrerão nas categorias Feminino Elite, Sênior A, Sênior B, e Master A, B e C.
As inscrições iniciarão às 7h e a taxa será de R$ 10, 00(dez reais) mais um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão ou óleo) para todas as categorias exceto Fraldinha e Dente de Leite, que não pagarão taxa de inscrição. O atleta que não contribuir com o alimento pagará taxa de R$15,00(quinze reais).
Serão premiados com medalhões personalizados do 1º ao 5º colocado de todas as categorias.
O evento é realizado pela Liga Valeparaibana de Ciclismo, Associação de Ciclistas de Caraguá, Clube de Ciclismo de São José dos Campos com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. O evento terá entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Bota-fora contra a Dengue acontece no Casa Branca nesta sexta-feira e sábado
Mais de 12 toneladas de entulho foram retiradas pela SESEP do Jardim Califórnia. Nesta sexta-feira e sábado é a vez do Casa Branca receber o bota-fora contra a Dengue

Caraguatatuba - A SESEP - Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou neste fim-de-semana um mutirão contra a Dengue. A ação foi realizada nos dias 5 e 6 de maio no Jardim Califórnia e Estrela D'Alva, e ainda neste mês contemplará mais três bairros da cidade.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Antônio Carlos Roberti Costa, no Jardim Califórnia a população colaborou com a SESEP. "Recolhemos mais de 12 toneladas de entulho no Califórnia e esperamos um sucesso ainda maior no Casa Branca, onde nosso mutirão acontecerá neste fim-de-semana. Para isso pedimos aos moradores que coloquem na calçada todo tipo de entulho, como bacia, garrafas pet, pneus, latas, e outros recipientes que acumulam água", explicou, completando que "é o acúmulo de materiais que proporciona ao vetor da Dengue os criadouros, gerando essa problemática. Temos que combater juntos o Aedes Aegypt". Para a operação bota-fora, a SESEP está utilizando 95 trabalhadores, 7 basculantes, 2 retroescavadeiras, 1 pá carregadeira, 1 bob-cat - escavadeira lixo pequena, 2 bob-bod - tira mato de guias, 1 varredeira mecânica, 1 hidro-jet - jateamento para desassoreamento de boca-de-lobo. Além disso, serão realizadas podas de árvores.
O mutirão passará pelo bairro nesta sexta-feira, 18 de maio, das 7h30 às 16h30, e no sábado, 19 de maio, das 7h às 13h. Exerça sua cidadania. Ajude a combater a Dengue!
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela será palco de encontro da Agenda 21 do LN

Ilhabela - Na próxima sexta-feira, 11, a cidade de Ilhabela irá sediar mais um Fórum Regional da Agenda 21. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, no Perequê, às 09h, sendo aberto para toda a população.
No encontro, cujo tema será "Infra-estrutura e integração regional", os grupos de trabalhos irão discutir assuntos como: saneamento, uso e ocupação do solo, turismo, transporte, saúde e fortalecimento do 3º setor.
O evento contará com a presença de especialistas nos diferentes temas prioritários/setoriais, sobre a forma com que cada um deles se relaciona com o tema estratégico. Participem!
(Fonte: PMI)

Joadir Capucho visita creches da cidade

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Luiz Capucho (PPS), visitou duas creches da cidade na semana passada.
Acompanhado pela diretora da Acri (Associação Creche de Ilhabela), Maria Catarina de Camargo Roefero, e pela secretária Ofélia Correia, o vereador conheceu o trabalho pedagógico desenvolvido na UPS (Unidade de Prestação de Serviço) Itaquanduba onde também tomou conhecimento de um grave problema. Uma vala ao lado da creche pode colocar em risco a estrutura do prédio. O Professor Joadir se comprometeu em buscar alguma solução.
Também em visita à Creche “Terezinha de Jesus Ferreira”, na Barra Velha, o presidente da Câmara constatou a necessidade de reparos urgentes a serem feitos no prédio.
Durante a visita, Joadir compartilhou o problema com o Secretário Municipal de Obras, o arquiteto João Marques da Costa Neto, que também esteve no local. A fim de buscar uma resolução para o problema, o presidente telefonou para a ACA Engenharia e Construção solicitando com máxima urgência o início dos reparos na estrutura da creche.
“Além de desenvolver um excelente trabalho acolhendo as crianças, a Acri ainda proporciona a oportunidade das mães poderem trabalhar fora para complementar a renda familiar. Porém o essencial deste serviço é a solidificação do início de um processo educacional que propiciará um desenvolvimento na continuidade dos estudos”, explica o presidente da Câmara, Joadir Capucho. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Beto apresenta Projeto “Cidade Limpa” em Ilhabela

Ilhabela - Um Projeto de Lei apresentado na última sessão da Câmara Municipal de Ilhabela pelo vereador José Roberto de Campos, Beto-PMN, dispõe contra a poluição visual em Ilhabela.
Batizado de “Cidade Limpa”, o Projeto de Lei nº 55/2007 propõe a “ordenação dos elementos que compõem a paisagem do município de Ilhabela” e pretende impor diversas restrições para os anúncios externos.
“O conteúdo do Projeto será enviado para todas as associações de bairro e entidades da cidade para que toda a sociedade civil organizada debata o assunto”, explica o vereador Beto que ainda acrescenta que serão distribuídas cartilhas informativas para orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais e os publicitários da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Zeca quer transformar Píer da Vila em Patrimônio Histórico

Ilhabela - O vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro, apresentou aos pares na sessão da última segunda-feira, dia 7, um requerimento que solicita ao Executivo a possibilidade do Píer da Vila e outras construções antigas serem tombadas como Patrimônio Histórico do Município.
O Píer está localizado no centro da cidade e, em sua justificativa, o vereador afirma que Ilhabela deve preservar as antigas construções, “pois elas possuem grande valor histórico e cultural para a cidade e sua população”, acrescenta. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Timbada solicita informações sobre auxílio-transporte de universitários

Ilhabela - Ilhabela possui um grande número de estudantes universitários que recebem auxílio da prefeitura por meio de bolsas de estudo e transporte. Um dos requerimentos apresentados na sessão de segunda-feira, dia 7, pelo vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PR), o Timbada, tinha como tema esse assunto.
O documento solicita a presidente da Umei (União Municipal dos Estudantes de Ilhabela), Paola Soares, informações sobre o auxílio transporte fornecido aos universitários. O vereador pretende saber como são contratados os serviços de transporte dos estudantes e pede que Paola encaminhe à Casa de Leis uma relação dos estudantes que recebem o benefício.
Em sua justificativa, Timbada alega que as informações são necessárias para esclarecer questionamentos ocorridos na Audiência Pública que discutiu questões relativas às bolsas de estudos, no último dia 26. “Essas questões não foram devidamente esclarecidas por não haver nenhum representante da Umei”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Decisão do grupo Costa Sul do Campeonato Municipal de Veteranos acontece no sábado

São Sebastião - Acontece neste sábado (12/5), a decisão do grupo Costa Sul da 2ª Copa Municipal de Veteranos. Juquey e Barra do Una entram em campo às 15h e pretendem mostrar a qualidade dos seus jogadores em uma partida que promete ser eletrizante.
O técnico do Barra do Una, Cícero Martins Leitão, está animado, pois considera esta partida como um grande espetáculo, já que as duas equipes possuem uma enorme rivalidade no cenário esportivo do município.
"Estamos encarando essa decisão com muito respeito. Isso porque o time do Juquey é muito tradicional na cidade e pelo que apresentou nas partidas anteriores, deve jogar para ganhar", explica o treinador.
No entanto, afirma que seu grupo também tem as mesmas qualidades e não vai dar chances para o adversário. "Possuímos um excelente time e, por isso temos toda a capacidade de sermos finalistas do campeonato".
Já o treinador do Juquey, Alexander dos Santos, o Feijão, deixa claro que também irá jogar forte para se classificar e tentar o caneco. "O time está concentrado, preparado e focado para ir à decisão e tentar se consagrar campeão".
Assim como seu colega, Feijão admite a dificuldade e diz que a partida será muito equilibrada. "Pelo potencial dos dois times, o jogo vai ser decidido nos detalhes".
O vencedor da partida enfrentará a Associação Esportiva 7 de Setembro, que se classificou pelo grupo Costa Norte, quando venceu o Clube Atlético Guarani, por 2 a 0, no domingo passado (6/5).
Porém, antes da final, se definirá a terceira colocação do grupo, entre Cambury e Vila Baiana, que acontecerá às 13h. O jogo também será realizado no Campo da Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Obras na Escola Municipal de Cambury devem ser iniciadas em 30 dias

São Sebastião - As obras de recuperação da Escola Municipal de Cambury, localizada no bairro de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, devem começar dentro de 30 dias. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc), que vem acompanhando de perto os problemas na estrutura física do prédio e tomando as providências necessárias e cabíveis para a questão. A unidade foi construída na gestão do ex-prefeito Paulo Julião.
A própria secretária da Educação, Marilene Ramachoti, esteve pessoalmente conversando com a direção da unidade escolar e corpo docente, onde ouviu as queixas e sugestões em relação aos problemas e, de imediato, solicitou a designação de recursos à Secretaria de Obras Públicas (Seop) visando à reforma da escola.
Dentre os serviços estão a drenagem do terreno, que alaga com a chuva; reparos para estancar superficialmente a fossa que apresenta vazamentos; conserto de muro; substituição de portão de ferro; e revisão dos telhados e da parte hidráulica.
Segundo o secretário da Seop, Thales Guilherme Carlini, o alagamento ocorre quando há grande volume de chuva porque a unidade está abaixo do nível da rua.
Com relação à fossa, a Seduc informa que a sugestão foi o esgotamento da mesma por meio de caminhão limpa-fossa. Entretanto, o serviço não pode ser aplicado porque, além de ser subdimensionada - construída para atender apenas 250 alunos, mas com uma população bem diferente hoje - a fossa possui problemas em sua estrutura. "Toda vez que chove a água que deveria ser drenada para fora do terreno se mistura com o material acumulado, provocando o transbordo", explica a Seduc.
Por isso, devido à impossibilidade de drenar as águas pluviais, a solução mais imediata é a drenagem da área e estancar superficialmente a fossa.
A Seduc também informa que já está sendo providenciada a construção de uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE), a exemplo do que foi feito na Escola Municipal de Barra do Una, que vai solucionar definitivamente a questão relacionada à destinação do esgoto. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe exposição da Estação USP

São Sebastião - A partir do dia 21 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) recebe a exposição fotográfica “Estação USP”. Até o dia 31, 30 painéis exibirão o registro de trabalhos dos alunos da Universidade de São Paulo (USP) em Atibaia, Brotas, Cananéia, Mococa, São Carlos e São Sebastião. A entrada é gratuita.
A exposição é realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social da USP com patrocínio da Avon e parceria da Prefeitura de São Sebastião. A mostra já visitou oito cidades e beneficiou mais de 90 mil pessoas.
O programa da Estação USP acontece sempre no mês de julho, durante as férias escolares dos estudantes da universidade, quando podem ter dedicação integral aos trabalhos. Os alunos se preparam durante o primeiro semestre e nas férias partem para levar as ações culturais à população. São oferecidas gratuitamente oficinas de cinema e de teatro, mostra de filmes, teatro, música, dança, exposições científicas, atividades de nutrição, esporte, lazer, visitas monitoradas, educação ambiental e oficinas de artes.
Neste ano foram incluídas mais duas cidades no circuito da Estação USP, Campos de Jordão e Guarujá, além do novo campus da USP na Zona Leste, em São Paulo. Esta história de aproximação da universidade com a sociedade pode ser conferida na exposição de fotografias. Informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Secretários de Turismo do LN acertam parceria para festivais gastronômicos regionais

São Sebastião - Os secretários municipais de Turismo do Litoral Norte estiveram reunidos nesta quinta-feira (10/5), em São Sebastião, para acertar a realização de eventos regionais e a participação em feiras de divulgação turística. A reunião realizada na sede da Sectur, na Rua da Praia, teve a presença dos secretários Julio Buzi (São Sebastião), Ricardo Ribeiro (Caraguatatuba) e Ricardo Fazzini (Ilhabela), além dos diretores de turismo Rogério Barroso (São Sebastião) e Geraldo Zanoto, representando o secretário de Ubatuba, Felipe Azevedo. Também participou do encontro a secretária executiva do Circuito Litoral Norte Paulista, Eunice Bezerra de Menezes.
Na reunião, o grupo definiu pela realização de eventos gastronômicos regionais. O primeiro deverá acontecer já no mês de junho. Trata-se do Festival de Camarão do Litoral Norte, cuja programação que também pretende envolver os restaurantes da região, será definida da seguinte maneira: 7 a 10 de junho em Caraguatatuba; 15 a 17 de junho em Ilhabela; nos dois finais de semana da Festa de São Pedro em São Sebastião (22 e 24 de junho / 29 de junho a 1º de julho); e de 29 de junho a 1º de julho em Ubatuba. “É uma maneira de proporcionar atrativos na baixa temporada na região”, salienta o secretário de Turismo de São Sebastião, Julio Buzi.
A idéia também é promover o Festival Gastronômico do Litoral Norte no mês de agosto, com atrações nas quatro cidades da região. No mesmo conceito do festival realizado no ano passado em Caraguatatuba, este evento pretende ter a parceria dos restaurantes, que concorrerão nos mais variados quesitos, como atendimento, sabor, ambiente da casa, entre outros.
Feiras nacionais e internacionais
Durante a reunião, os secretários também definiram a participação em feiras turísticas nacionais e internacionais, com objetivo de promover a divulgação do Circuito Litoral Norte Paulista, com a parceria do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau. A primeira deverá ser no próximo dia 19, em Ribeirão Preto, onde será realizado o Workshop “Destinos do Turismo Paulista” e que deverá ter a presença da Ministra do Turismo, Marta Suplicy.
Além desta, a região deverá participar das seguintes feiras: Adventure Sports Fair (22 a 26 de agosto em São Paulo), Centro Oeste Tur (22 a 23 de agosto em Brasília), Avirp (setembro em Ribeirão Preto-SP), Aviestur (setembro em Águas de Lindóia-SP), Abav – Associação Brasileira de Agência de Viagens (outubro no Rio de Janeiro), Festival de Turismo de Gramado (22 de novembro em Gramado-RS), FIT – Feira Internacional de Turismo (17 a 20 de novembro em Buenos Aires/Argentina), Achmart (em novembro na cidade de Santiago/Chile). (Fonte: PMSS)

EM Henrique Botelho oferece café da manhã a vencedores de concurso de redações

São Sebastião - A Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, realiza nesta sexta-feira, às 8h um café da manhã aos 30 primeiros colocados do concurso de redação “Minha mãe é assim...”, que envolveu cerca de 200 alunos de 5ª a 8ª séries da unidade escolar, incluindo alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com a vice-diretora da escola, Suzana Marques Maciel, o concurso destacou o aluno Paulo César Ramos Pereira Júnior, da 8ª série A, filho de Idalange Nascimento Ramos. “Vamos fazer uma grande confraternização entre os 30 melhores colocados e suas mães”, disse Suzana.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-5242. (Fonte: PMSS)

Escolas se preparam para o Dia Municipal de Luta contra a Aids

São Sebastião - Alunos, educadores e representantes das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) se reúnem na próxima quarta-feira (14/5), das 9h às 16h, na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, para mais uma reunião mensal do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” que visa realizar um trabalho entre os alunos da 5ª a 8ª séries da rede municipal objetivando a compreensão de assuntos relacionados a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e HIV/Aids.
O programa, lançado no mês passado, visa unir os organizadores envolvidos para trabalhar a construção do conhecimento sobre saúde e o exercício positivo da sexualidade. Segundo a psicóloga e coordenadora do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Leda Nicolau Correa, os alunos atuarão como multiplicadores, passando as informações adquiridas nos trabalhos do projeto e orientando seus companheiros nas escolas quanto à prevenção dessas doenças.
De acordo com informações da Sesau, esta reunião geral servirá para discutir as ações que já vem ocorrendo nas escolas, bem como organizar gincanas e conscientizações sobre o Dia Municipal de Luta contra a Aids, comemorado em 1° de junho. “Queremos reforçar esta parceria com a Educação e conscientizar estes alunos sobre a necessidade da prevenção”, afirmou Leda.
Segundo a Seduc, o projeto promoverá um trabalho através de palestras, atuação dos multiplicadores nas escolas, acompanhamento e orientação. A verificação do envolvimento das escolas ocorrerá através de depoimento dos participantes e de relatórios dos multiplicadores com a ciência da equipe gestora e professores. O grupo da unidade escolar será formado por dois alunos da 7ª série, professor e o coordenador num total de 36 multiplicadores na Rede Municipal de Ensino.
Outras informações podem ser obtidas pela Seduc no telefone (12) 3892-4717 ou e-mail seduc@saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


CONVITE

Ubatuba - A Diretoria da Associação Comercial e a Câmara Municipal de Ubatuba têm o prazer de convidá-lo a participar da reunião sobre a "Implantação do Sistema Rotativo (Zona Azul), que será realizada no dia 14 de maio de 2007, segunda-feira, às 20h00, na Sede da Associação Comercial, à Rua Esteves da Silva, 51 - Centro.
Sua presença é de extrema importância, pois a pedido da ACIU, a Casa de Leis adiou por duas sessões o projeto, para que assim, nossa entidade possa oferecer aos diversos setores do comércio local a oportunidade de debater expondo suas sugestões e opiniões buscando criar uma lei que venha atender aos interesses de todos. (Fonte: Divulgação)

Prefeitura realiza mudanças no trânsito
As mudanças visam melhorar o tráfego, beneficiando motoristas, moradores e comerciantes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito, continua realizando mudanças no trânsito para melhorar o tráfego na cidade. A partir do dia 21 de maio, a Rua Cunhambebe, no centro da cidade, terá a sinalização alterada no trecho compreendido entre a Rua Dom João III e a Rua Liberdade. O motorista poderá trafegar apenas no sentido Dom João III - Liberdade.
Ainda no centro, outra mudança na mão de direção vai ocorrer na Rua Baltazar Fortes, entre a Rua Jordão Homem da Costa e a Rua Eugênio Frediani. Neste trecho, o tráfego passará a funcionar em mão dupla, facilitando o acesso à Rua Dr. Esteves da Silva.
Perequê-Açu - Outro bairro que recebe mudança no trânsito de veículos é o Perequê-Açu. Depois que a mudança for efetivada, o motorista poderá trafegar pela orla em toda a extensão da praia, não mais sendo necessário o contorno no terminal turístico. O projeto foi aprovado durante esta semana e vai beneficiar os motoristas, que poderão usufruir a paisagem, comerciantes e moradores, que não precisarão mais passar pela Rua Madame Janina para voltar à Governador Abreu Sodré. (Fonte: PMU)

6ª Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Ipiranguinha - 2007

Ubatuba - A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba, estará realizando nos dias 11, 12 e 13, 18, 19 e 20 sua 6º Festa, com evento religiosas, barracas típicas e shows musicais.
Dia 11 Banda Impacto do Forró, dia 12 Criativa Banda Show, dia 13 Marv 80, dia 18 Banda Filhos D´ Jah, dia 19 Banda Os blecautes e dia 20 um super BINGÃO de um moto o km.
A organização da festa espera contar com a participação de todos, convida os moradores do bairro e dos bairros vizinhos e também de todos os moradores da cidade para que possam apreciar as atrações da festa e participar do Bingão que além da moto 0 km terá várias rodadas extras. (Fonte: prof.adilsonlopes@hotmail.com)

Prefeitura prepara grande mutirão “Ubatuba Livre da Dengue”
A operação envolverá vários setores da prefeitura e será o maior “bota-fora” da história da cidade, visando o combate aos criadouros do mosquito da dengue em todos os bairros do município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará no próximo dia 18, um grande mutirão contra a dengue. Trata-se do maior "Bota-Fora" da história de Ubatuba, ação que envolverá toda a comunidade. A intenção é aproveitar a queda da temperatura, quando a incidência do mosquito diminui, para promover um combate extensivo, que elimine a incidência da doença no município.
Durante um mês, de 18 de maio a 18 de junho, as equipes de combate à dengue percorrerão a maioria dos bairros da cidade, de norte a sul, estimulando a população a colocar para fora de casa os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty. Para avisar as comunidades, as rádios da cidade anunciarão o dia do "Bota-Fora" em cada bairro.
Eliminando os criadouros - Além disso, no próprio dia, haverá carros de som andando pelas ruas do bairro, pedindo para que as pessoas coloquem para fora os criadouros, para que os caminhões da prefeitura os recolham. Ao mesmo tempo, os agentes de controle de vetores passarão de casa em casa, instruindo a população sobre as formas de prevenção e tirando possíveis dúvidas.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, uma questão importante que o mutirão pretende implantar definitivamente em Ubatuba é o conceito de prevenção contra a dengue, no qual o munícipe é o principal responsável pelas atitudes que deve tomar em relação ao seu imóvel. "Nós pretendemos fazer com que a prevenção contra a dengue se torne um hábito, assim como colocar cinto de segurança ao entrar no carro ou trancar a porta ao sair de casa. São medidas preventivas que garantem a integridade física dos indivíduos. Com a dengue não pode ser diferente. Cada um de nós deve se responsabilizar pela segurança da família”. (Fonte: PMU)


 


SEMANA DE 04/05 A 10/05/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Homem Aranha 3"
Às 14:00 hs -16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)


"A Familia do Futuro"
Ás 15:30 hs -17:30 hs .

"Motoqueiros Selvagens"
Ás 19:30 hs - 21-30 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Canoa de Zé Almiro

Padre
Peixe
Galinha
Banana
Defunto
Farinha.
Meu avô carregava
O mundo na canoa.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

10 de Maio - dia Nacional do Guia de Turismo
Embora seja o dia dedicado ao profissional Guia de Turismo, ainda não há motivos para se comemorar, mas sim um dia para lembramo-nos que ainda há muito que se fazer.
Uma data para lembrarmo-nos que precisamos nos unir, e tornarmo-nos uma classe mais forte.
Uma data para cobrar de nossos governantes, uma fiscalização mais ativa e eficiente.
Uma data para nos fazer refletir sobre nossas responsabilidades com nossos turistas.
Enfim, uma data para lembrar que muito há que se conquistar, mas também para exaltar tudo que já conquistamos. Afinal somos dentro do trade turístico a única profissão reconhecida oficialmente. E é isto que nos da forças para continuarmos lutando por nossa categoria.
Parabéns a todos os Guias de Turismo por esta data.

Edson Chagas
Presidente

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Lagosta ©Edson Del Rio

Lagosta
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor