Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 01 de Junho de 2007 - Nº 1781 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Você também pode ser voluntário do “Roteiro Turístico do Mexilhão”
UNITAU abre inscrições para cursos em apicultura
Último dia para se inscrever no simulado Enem do Colégio Anglo-Módulo

Caraguatatuba
Câmara atuante no Ato Público contra Febem
Uma Câmara mais próxima do povo
O Presidente Gobetti e a Sociedade
Estagiários de Caraguatatuba participam de Expo CIEE em São Paulo
Estudantes iniciam apresentações do Concurso "Caraguá: Educação Digital"
Caraguá seleciona atletas para o Projeto "Educando através do Esporte"
Sábado tem final regional de truco em Caraguá
Comunidade se reúne para dizer não à FEBEM em Caraguá

Ilhabela
Polícia Militar Prende Traficante em Ilhabela
Vereadora Nanci recebe Título de Cidadã Sebastianense


São Sebastião
Representantes do BNDES visitam Museu de Arte Sacra de São Sebastião
Fim de semana terá muita dança em São Sebastião
Projeto Ventos e Velas forma a primeira turma
Fundo Social e Apae realizam o 5o Pechin Shop
Estagiários da Sectur assistem palestra sobre Ergonomia
Escolinhas de Surfe atendem crianças da Costa Sul
Prefeitura constrói praça na orla da Praia da Figueira, no Bairro de São Francisco
Projeto de capacitação de fiscais de São Sebastião será apreciado em reunião do CBH-LN
Novo presidente do Comtur de São Sebastião será anunciado em próxima reunião
Prefeitura reforma quadra da E.M. Walfrido Monteiro no Morro do Abrigo
Malha de São Sebastião está perto de conquistar título
Trabalho voluntário em escola de Boiçucanga reduz indisciplina
São Sebastião recebe 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha
Trabalho voluntário em escola de Boiçucanga reduz indisciplina
Projeto “Mãos na Massa” realiza venda de pães artesanais na Secretaria de Obras
Prefeitura e Senai encerram curso de Eletricidade Veicular


Ubatuba
Ubatuba poderá contar com Lei Municipal que beneficia micro e pequenas empresas
Prefeitura e ACIU contra o comércio informal
Prefeito assina convênio com Governo do Estado para repasse de verbas para os Jogos Regionais
Prefeitura de Ubatuba fiscaliza propaganda em calçadas
Fundart lança projeto para revitalizar o artesanato local
Nossa cultura
CDHU realiza plantão para negociação de dívidas em Ubatuba
Projeto Tamar-Ibama e Arcor comemoram Dia do Meio Ambiente com soltura de tartaruga


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Você também pode ser voluntário do “Roteiro Turístico do Mexilhão”
Inscrições vão até 8 de junho. Participe!

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO abriu nessa segunda-feira, 28, inscrições para processo de seleção de voluntários para o projeto Trilha do Mexilhão. O prazo vai até 8 de junho. Ao todo são oferecidas 30 vagas para estudantes de Gestão em Turismo, Administração, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Produção Multimídia, História e Arquitetura.
Os voluntários trabalharão em suas respectivas áreas de atuação dentro do projeto Trilha do Mexilhão, que objetiva fomentar o turismo e desenvolver melhores qualidades de vida e trabalho para os moradores da Praia da Cocanha, de Caraguá, em especial para os integrantes da Associação de Maricultores local.
Todo o processo vai até 12 de junho. Para se inscrever, basta estar regularmente matriculado no Centro Universitário Módulo em um dos cursos acima citados. As inscrições estão sendo feitas pela internet no site www.modulo.br/ead. Não há outra maneira de se inscrever.
O processo será feito em duas fases, entrevista pessoal e dinâmica de grupo. A lista dos aprovados na primeira fase será divulgada no site www.modulo.br e em murais do Centro Universitário em 11 de junho. O candidato aprovado na primeira fase realizará a segunda dia 12 de junho. O resultado final sairá uma semana depois, também no site do UNIMÓDULO.
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Atividades Complementares e Extensão - NACE do Centro Universitário Módulo. Fone (12) 3897-2038 e e-mail extensao@modulo.br(Fonte: Módulo)

UNITAU abre inscrições para cursos em apicultura

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) abre inscrições para os cursos a distância e presencial em “Capacitação em Apicultura para Extensionistas”, que tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos apicultores em ações de gerenciamento, manejo, qualidade e produtividade, além de promover o treinamento de mão-de-obra e diversificação da produção apícola.
O curso a distância é dividido em cinco módulos, que abordam temas como produção e processamento de mel, pólen, própolis e cera, administração e gerenciamento de uma empresa apícola, entre outros. A carga horária é de 80h/aula, ministradas via Internet. As vagas são limitadas.
Na categoria presencial, o curso tem carga horária de 80h/aula, ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Departamento de Ciências Agrárias. As aulas são voltadas para lideranças em apicultura, extensionistas, empresários do ramo, laboratoristas, pesquisadores, alunos de escolas técnicas, de graduação e de pós-graduação.
Os cursos são promovidos pela Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da PREX, localizada na Av. 9 de Julho n ° 199.
Mais informações pelo telefone (12) 3625-4227 ou pelo site www.unitau.br/prex.
(Fonte: UNITAU)

Último dia para se inscrever no simulado Enem do Colégio Anglo-Módulo
Quanto mais você acertar na prova, menos você paga no cursinho preparatório do Enem

Litoral Norte - Encerram-se nesta quinta-feira, 31, as inscrições para quem quer fazer o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio do Colégio Anglo-Módulo, de Caraguatatuba. A prova acontece domingo, dia 3 de junho, a partir das 8h.
Os melhores colocados serão premiados com descontos no cursinho preparatório que o Colégio Anglo-Módulo está oferecendo para quem vai prestar o Enem esse ano. Os descontos podem chegar até 50%.
O cursinho será oferecido durante todo o mês de julho, com início no dia 2. Agora ficou mais fácil melhorar o desempenho na prova que possibilita a entrada na universidade e até mesmo conquistar uma bolsa pelo ProUni.
Informe-se! Saiba mais pelos telefones (12) 3897-2043 / 2044 ou pelo site www.colegioanglo.modulo.br. Colégio Anglo-Módulo. Aqui se ensina. Aqui se aprende.
(Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Câmara atuante no Ato Público contra Febem
Frio e Garoa não afastam moradores do protesto

Caraguatatuba - O Ato Público contra a instalação de uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem), em Caraguatatuba, no bairro do Getuba, na zona norte do município levou cerca de 1.800 pessoas e 8 (oito) Vereadores a Praça de Eventos, no centro da cidade, na noite desta quarta-feira - 30 de maio. O frio e a garoa fina não afastaram a população e nem o Legislativo que reafirmou a posição de ser contra a entidade.
Um caminhão com um palco foi o ponto central da manifestação contra a vinda de uma unidade da Fundação Casa em Caraguatatuba anunciada oficialmente na semana anterior, a ser instalada no bairro do Getuba, na região norte da cidade. O palanque foi montado na praça de eventos, bem como uma tenda, onde foram recolhidas assinaturas num abaixo-assinado, que será encaminhado ao Governador José Serra (PSDB). Estiveram presentes manifestantes de todos os bairros da cidade, principalmente da zona norte.
O frio intenso e um princípio de garoa não afastaram os moradores e Vereadores que foram até a praça protestar e dizer não a vinda da Fundação Casa.
Além do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) e de membros da Sociedade Civil Organizada, estiveram presentes os Vereadores Aurimar Mansano, Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), Celso Pereira - Celsinho (PSDB), Germino de Souza (PPS), Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PR) e Wilson Agnaldo Gobetti - Presidente da Câmara Municipal.
Discursaram líderes comunitários e o Prefeito Aguilar. Pela Câmara apenas Gobetti falou ressaltando que a decisão do governo foi imposta "goela abaixo" e que tanto o povo quanto a Câmara e a Prefeitura irão lutar até o fim contra a Fundação Casa.
O Parlamento Municipal tem intensificado meios e medidas que visem proibir a instalação da Fundação Casa no município. Há cerca de 40 dias o Vereador Celso Pereira elaborou uma Moção de Repúdio e nos últimos 15 dias o Vereador Aurimar Mansano elaborou uma Emenda a Lei Orgânica Municipal, aprovou a convocação de um Plebiscito e uma alteração na Lei de Uso do Solo - 200/92, que deverá ser votada em 15 dias.
Os Vereadores restantes elaboraram Abaixo-Assinados e percorrem a cidade angariando assinaturas. O Legislativo local está preparando um Debate com a direção da Fundação Casa para os próximos dias. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Uma Câmara mais próxima do povo
Números mostram atuação e ligação com o povo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba nunca esteve tão próxima da população que a elegeu. Os índices de produção dos 3 (três) primeiros meses deste ano comprovam isso, contrariando as estimativas de que o terceiro ano de mandato sempre apresenta um decréscimo de produção.
Até o momento foram realizadas 16 Sessões Ordinárias e 6 Sessões Extraordinárias, além de 2 Sessões Solenes e a Sessão Especial de Prestação de Contas, perfazendo números acima da média para um terceiro ano de mandato.
O Legislativo mostra uma proximidade nunca vista antes. Além das 4 Comissões Permanentes, que analisam e dão pareceres para os Projetos de Lei que irão a plenário, estão em atividade diversas Comissões Especiais e de Assuntos Relevantes, como a da Base de Gás da Petrobrás; dos Quiosques, de Direitos Humanos, de Saúde e do Plano Diretor.
Pelos números vislumbra-se uma Câmara atuante, com proximidade e ligação com os eleitores que compuseram, através do voto, a atual bancada de 10 Legisladores. Nos 4 primeiros meses do ano, foram 63 Projetos Protocolizados, 220 Indicações, 23 Moções e 120 Requerimentos. Foram recebidos em audiência no Parlamento Municipal 5.621 pessoas, com uma média de 1.405 pessoas/mês ou 140 pessoas/mês por cada Vereador.
As presenças nas sessões da Câmara têm um total de 565 pessoas, com uma média de 141,25 pessoas/mês ou 22,6 pessoas/sessão. Estes números apresentam-se baixos, tanto no total como na média, pelo fato da Câmara ter suas sessões transmitidas ao vivo, pela rádio Caraguá FM.
Estes números contradizem os especialistas em Poder Legislativo, que afirmam categoricamente haver um decréscimo de produção a partir do segundo ano de um mandato, mostrando que a Câmara de Caraguatatuba está cada vez mais atuante, próxima, ligada e conhecedora dos problemas do município, de cada comunidade.
O Presidente Gobetti observa que esta gestão é diferente das anteriores. "Cada Vereador eleito para o mandato 2005/2008 tem se mostrado atuante e preocupado com o bem estar da população. Como Presidente desta casa por duas vezes, percebo nesta gestão uma maior atenção e dedicação dos colegas Vereadores em comparação aos outros mandatos. Daí o aumento nos índices de atendimento", ressaltou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O Presidente Gobetti e a Sociedade
Projeto cria um canal de comunicação entre o Legislativo e a Comunidade

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), vem desenvolvendo desde o início deste ano um projeto de trabalho que visa se aproximar cada vez mais da Sociedade Civil Organizada. Trata-se do Projeto "Encontros com a Sociedade", que tem por objetivo criar um canal de comunicação entre o Legislativo e os diversos segmentos da comunidade.
Desde o início do ano o Presidente Gobetti já se reuniu em cinco meses, com o Conselho Tutelar, com os Garis, entidades de Defesa da Mulher, Polícias Civil e Militar, Agências de Turismo, Sociedades Amigos de Bairro da zona sul e Lions Clube. Em junho estão agendados encontros com Ong's (Organização Não-Governamental), Descendentes de japoneses e Pescadores.
Novos encontros serão agendados a partir de agosto até dezembro, quando termina o ano político e fiscal, sempre com um representante mais antigo de trabalho ou mais idoso. Nestes encontros são discutidas as condições da categoria, sua atual situação e no que o Legislativo pode ajudar, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, tanto das categorias como de toda a cidade.
Com isso o Presidente Gobetti se aproxima ainda mais da Sociedade Civil Organizada, conhecendo seus problemas e procurando maneiras de como resolver estas questões. Gobetti defende o projeto. "Além de suas funções tradicionais, o Vereador tem que estar a cada dia, mais próximo e ligado ao povo, aos contribuintes, àqueles que o elegeram e esperam dele uma retribuição com muito trabalho e dedicação", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Estagiários de Caraguatatuba participam de Expo CIEE em São Paulo
Os estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba viajaram à São Paulo no último final de semana para participarem da Expo CIEE, uma feira voltada a estudantes.

Caraguatatuba - Os monitores de informática e demais estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba participaram no último sábado, da Expo CIEE, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A Secretaria da Educação ofereceu o transporte dos estagiários até o local do evento.
Esta foi a décima edição da feira, que trouxe diversas atrações aos participantes. O principal objetivo do encontro é oferecer aos níveis médio, técnico e superior, informações sobre tendências do mercado de trabalho e aconselhamento de carreira.
Uma novidade na edição 2007 foi a E-Futuro, uma mostra do modelo de escola ideal para o futuro, dividida em quatro áreas: "a sala de aula interativa" que demonstrou como os computadores facilitam a interação entre aluno e professor; "o laboratório de tecnologia", que apresentou como os conhecimentos adquiridos na sala de aula interativa são aplicados (caso, por exemplo, do jogo de futebol com robôs); "o espaço aula online", que permitiu aos estudantes conhecerem, na prática, os cursos gratuitos de educação a distância que o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece regularmente pela Internet; e o "ambiente universo profissão", no qual os jovens receberam dicas desde como escolher a faculdade até como se preparar para entrar no mercado de trabalho.
Durante a feira, havia cerca de 50 expositores entre empresas, órgãos públicos e instituições de ensino. A programação incluiu a apresentação de inúmeras palestras com especialistas em temas ligados aos mundos do trabalho e do ensino. Os 32 estagiários de Caraguatatuba que participaram da Expo CIEE, assistiram palestras tais como "Motivação e Vida Profissional" e "Como transformar sonhos em realidade".
Conforme explicou a supervisora de informática educativa, Márcia Regina Paiva Silva, que organizou a viagem e acompanhou os estagiários na Expo CIEE, foi uma boa experiência para os visitantes. "Na feira os estagiários puderam conhecer instituições de ensino superior e empresas parceiras do CIEE, que oferecem oportunidades de estágio, estudo e lazer. Além de aproveitarem a viagem pelo lado profissional e educacional, o passeio proporcionou um momento de descontração e interação pelo grupo", finalizou. (Fonte: PMC)

Estudantes iniciam apresentações do Concurso "Caraguá: Educação Digital"
Os estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Caraguatatuba iniciaram esta semana as apresentações dos projetos que participarão da etapa semifinal do Concurso Caraguá: Educação Digital.

Caraguatatuba - Foram iniciadas esta semana em Caraguatatuba, as apresentações dos projetos de aulas multimídias, criados por alunos do Sistema Municipal de Ensino, que participam da edição de 2007 do Concurso "Caraguá: Educação Digital". Até o final da primeira quinzena de junho, todos os inscritos farão a exibição de seus trabalhos nas escolas.
Esta etapa será eliminatória apenas para as unidades escolares que tiverem mais de um projeto concorrendo. Os demais trabalhos serão avaliados e a supervisora de informática educativa, Márcia Regina Paiva Silva, fará algumas considerações, para que o grupo possa realizar ajustes necessários para a apresentação na etapa semifinal.
O concurso "Caraguá: Educação Digital" foi criado em 2005 pela Secretaria da Educação e tem como objetivo incentivar os professores a implantarem projetos pedagógicos para seus alunos com a utilização de tecnologia educação, desenvolvendo a pesquisa, planejamento, síntese, comunicação, entre outros aspectos.
Além disso, outra característica importante dessa seleção, é que ela auxilia o município na escolha do representante de Caraguatatuba para o Concurso de Criação Multimídia Visual Class. No ano passado, os alunos da EMEF Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, foram os vencedores da disputa, que contou com a presença de estudantes de todo o país.
O grupo que ficar em primeiro lugar no "Caraguá: Educação Digital" ganha o direito de participar do concurso internacional Visual Class, que será realizado no segundo semestre de 2007, em Caraguatatuba, durante o 2º Congresso de Educação.
São realizadas três etapas até que o primeiro colocado do concurso municipal de educação digital seja definido. A primeira delas ocorre na própria escola, onde a unidade deverá selecionar o melhor trabalho para participar da segunda fase, a semifinal. Neste ano, a semifinal acontece no Teatro Mário Covas, no dia 25 de junho, em dois horários: 9 e 14h.
Na ocasião serão escolhidos os cinco semifinalistas, que concorrerão pela primeira colocação, na etapa final, que acontece no dia 2 de julho, a partir das 19h, também no Teatro Mário Covas.
Programação
As apresentações do "Caraguá: Educação Digital" acontecem sempre a partir das 19h. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar. Segue a programação com os dias e locais de apresentação:
4 de junho - EMEF Profª. Ainda de A. Castro Grazioli - Rio do Ouro;
5 de junho - EMEF Prof. João Benedito Marcondes - Barranco Alto;
6 de junho - EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira - Travessão;
11 de junho - EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá;
12 de junho - EMEF Prof. Geraldo de Lima - Perequê Mirim.
(Fonte: PMC)

Caraguá seleciona atletas para o Projeto "Educando através do Esporte"

Caraguatatuba - O departamento de futebol da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação está convocando atletas de Futebol de Campo para participarem de uma seletiva, que acontecerá no dia 2 de junho, sábado, no campo do Jetuba F.C no bairro Getuba, às 8h30. Podem participar todos os atletas nascidos nos anos de bases de 1992, 1993 e 1994.
A seletiva, que também acontecerá nas regiões sul e norte, irá selecionar cerca de 30 atletas que participarão do projeto "Educando através do Esporte". Os escolhidos irão representar a cidade em campeonatos esportivos dentro e fora do município.
Para participar da seletiva, os candidados deverão levar chuteira, meião e calção. Mais informações sobre a seletiva podem ser obtidas pelos telefones 3888-4110/3887-1165 ou 9145-0247 com o técnico Vitor Gaúcho. (Fonte: PMC)

Sábado tem final regional de truco em Caraguá

Caraguatatuba - Os finais de semana em Caraguá têm sido de muitas atividades esportivas. Campeonatos de diversas modalidades têm sido atrações dos amantes dos esportes de norte a sul do município. Neste sábado os truqueiros voltam a se encontrar para definir o campeão do ano pelo Campeonato Regional da modalidade.
As duplas 1ª, 2ª e 3ª colocadas no campeonato de truco das regiões norte, sul e centro irão se enfrentar neste final-de-semana. No sábado, dia 2 de junho, às 10h, no Campo do Indaiá, no bairro Poiares. A competição irá definir a melhor dupla entre todas as classificadas. A dupla vencedora será premiada como campeã do ano. (Fonte: PMC)

Comunidade se reúne para dizer não à FEBEM em Caraguá

Caraguatatuba - A população de Caraguatatuba se reuniu na noite de quarta-feira, dia 30, na Praça de Eventos, em um protesto pacífico contra a instalação da Fundação Casa (antiga FEBEM) no município, que será instalada pelo governo do Estado, no bairro do Getuba, na região norte da cidade.
Durante o manisfeto pacífico, funcionários da prefeitura fizeram um abaixo-assinado, que teve cerca três mil assinaturas de todos os presentes, que serão levadas até o governador José Serra.
Estiveram presentes no protesto, o prefeito José Pereira de Aguilar, vereadores, secretários, representantes da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguá, AMBs - Associações de Moradores de Bairros, comerciantes, autoridades municipais e moradores de norte a sul do município.
Na ocasião, os manifestantes levaram cartazes, adesivos, faixas, bandeiras e alguns dos presentes foram vestidos de preto caracterizando luto na cidade. Uma carreata, vinda da região norte com mais de 60 carros chegou na praça, onde já estavam diversas pessoas. A moradora Cristina Ornelas entregou para o prefeito Aguilar um abaixo-assinado dos moradores do bairro Getuba, que fez antecipadamente, para ajudar o Executivo a ter força para inteceder o Estado pela não-instalação da entidade.
Para o vereador e presidente da Câmara Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti, as pessoas que estavam presentes puderam mostrar a vontade de lutar por uma Caraguá cada vez melhor. "O governo do estado tem que respeitar a população. Não aceitamos que nos enfiem 'goela abaixo' a FEBEM", disse.
O presidente da ACE, Paulo Bijus, disse que, com certeza, todo o comércio do município também repudia a construção da Fundação, principalemente em um espaço que é um dos cartões postais da cidade. "A instalação da FEBEM aqui será uma espécie de fratura exposta. Não podemos nos acovardar e aceitar uma decisão dessa. Com esse movimento pacífico e apoio de todos vamos conseguir reverter essa situação", enfatizou.
O prefeito Aguilar disse que quando recebeu o telefonema do Secretário-Adjunto foi taxativo e disse que não aceitaria a instalação da Fundação Casa no município por vários motivos. Ele acrescentou ainda que a cidade faz um trabalho preventivo, com projetos na educação, Esportes, Social que atende mais de 12 mil crianças em diversas atividades. "Eu sei que esse trabalho do Estado é curativo, mas infelizmente tem que ter, porque são crianças que não tiveram um base familiar e é triste essa situação, mas ele tem que entender que Caraguatatuba não é o melhor lugar para se instalar uma FEBEM. A cidade está em ascenção, muitos empresários estão procurando o município para investir aqui e se a FEBEM for instalada com certeza muitos desistirão de investir no município", finalizou o prefeito. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Polícia Militar Prende Traficante em Ilhabela

Ilhabela - Na tarde do dia 30 de maio, às 13h30min, os Policiais Militares de Ilhabela, durante patrulhamento pela Rua Benedito Rodrigues da Silva, 20, no bairro Pereque, depararam com o infrator da lei A. R. M., de 30 anos, em atitude suspeita , após abordagem e busca pessoal foi encontrado dentro de uma mochila um alicate, fios de cobre e 10 porções de crack embaladas em papel alumínio com o peso de 0,010g. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública local. (Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I )

Vereadora Nanci recebe Título de Cidadã Sebastianense

Ilhabela - A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS), a “Solange de Maresias”, entregou o Título de Cidadã Sebastianense à Vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), da Câmara Municipal de Ilhabela.
A cerimônia de entrega aconteceu na sede do Legislativo Sebastianense na noite de ontem (31/05).
Segundo a vereadora Solange, Nanci é merecedora da homenagem pois além de fazer um trabalho social de assistência voltado aos idosos, inclusive os de São Sebastião, é autora de projetos que contribuem com a vida dos moradores como a remissão de impostos para pessoas humildes.
“Nanci realmente ajuda o próximo e não só em sua cidade. Ela já ajudou muitas pessoas e continua ajudando muitas pessoas do município de São Sebastião”, explicou a Vereadora Solange. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Representantes do BNDES visitam Museu de Arte Sacra de São Sebastião

São Sebastião - Três representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal, visitaram na manhã desta quinta-feira (31/05) o Museu de Arte Sacra de São Sebastião, localizado no Centro Histórico do município. Trata-se de uma visita técnica em razão do pedido de verba feito pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura de São Sebastião para o restauro das imagens sacras, adaptação do local à Lei de Acessibilidade e mais segurança com a instalação de câmeras. A Capela de São Gonçalo data do século XVII e recebe sempre centenas de turistas.
De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico da Sectur, Fernanda Palumbo, o Museu de Arte Sacra foi criado em 1981 a partir de uma parceria entre a Prefeitura, o Condephaat e a Cúria Diocesana, mas instituído oficialmente no dia 6 de janeiro do ano passado, na abertura da Festa do Padroeiro. A Sectur deseja obter uma verba no valor de R$ 56.806,10. “As melhorias são essenciais para deixar o museu mais moderno e acessível para as pessoas, principalmente, aquelas com necessidades especiais”, disse a diretora.
Segundo a gerente de cultura do BNDES, Ísis Pagy, o Museu de Arte Sacra de São Sebastião está entre os 28 pré-finalistas de um edital do Governo Federal para o repasse da verba financeira. Ísis afirma que os resultados finais saem até o final de junho para a celebração dos contratos individuais e recursos liberados em parcelas. “Este projeto do Museu encontrado em uma cidade turística é muito importante, pois podemos ver que a cidade se preocupa em preservar sua história”, finalizou a gerente. (Fonte: PMSS)

Fim de semana terá muita dança em São Sebastião

São Sebastião - Para o final de semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e em parceria com a Allegro Studio, programou diversas atrações dentro do 10º Litoral Dance Festival. Um evento que promete divertir e envolver a cidade através da dança.
Além das mostras competitivas no salão do Tebar Praia Clube, vários cursos e oficinas acontecerão nos bairros da cidade. Estão agendadas para esta sexta-feira (1°/05) atividades paralelas na Praça do Coreto, às 14h, e no mesmo horário, um curso contemporâneo no Tebar Praia Clube.
Já no sábado (2/06), o evento continua com um curso de ballet clássico no Tebar, a partir das 10h, e aula aberta de dança de rua, às 10h30, na Praça da Bíblia, localizada no bairro da Topolândia. A mesma aula será ministrada na Praça do Coreto, a partir das 14h. No mesmo horário, acontecerá um curso de jazz no Tebar.
Já no domingo (2/06), para se despedir com chave de ouro, o Tebar recebe mais um curso de ballet clássico, às 10h. Já às 10h30 será ministrada uma aula aberta de dança do ventre, na Praça do Coreto. A partir das 14h haverá mais um curso de contemporâneo, no Tebar Praia Clube.
Além destas atrações, as mostras competitivas acontecem todos os dias, a partir das 17h30, no ginásio do TPC, que fica na rua Auta Pinder (rua do Supermercado Pão de Açúcar), no Centro de São Sebastião. Os ingressos, que podem ser adquiridos antecipadamente ou na hora, no Tebar Praia Clube, têm preços populares com valor único de R$ 5 e R$ 3 (se o interessado doar um agasalho infantil em prol da Campanha do Agasalho realizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP) e o Fundo Social de São Sebastião).
Programação
1° de junho
14h - atividades paralelas- (Praça do Coreto)
14h - curso contemporâneo - (Sala de Dança Tebar Praia Clube)
17h30 - apresentação espetáculos concorrentes - (Tebar Praia Clube)
Premiações das baterias que se encerrarem

2 de junho
10h - curso de ballet clássico (Sala de dança Tebar Praia Clube)
10h30 - aula aberta de dança de rua e mostra (Topolândia)
14h - aula aberta dança de rua (Praça do Coreto)
14h - curso de jazz (Sala de dança Tebar Praia Clube)
17h30 - apresentação espetáculos concorrentes (Tebar Praia Clube)
Premiações das baterias que se encerrarem

3 de junho
10h - curso de ballet clássico - (sala de dança Tebar Praia Clube)
10h30 - aula aberta dança do ventre - (Praça do Coreto)
14h - curso de contemporâneo - (sala de dança Tebar Praia Clube)
17h30 - apresentações espetáculos concorrentes (Tebar Praia Clube)
Espetáculo de encerramento CIA convidada
Premiação geral da 10ª Edição Litoral Dance Festival
(Fonte: PMSS)

Projeto Ventos e Velas forma a primeira turma

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza no mês de junho a formatura da primeira turma do curso de vela, do Projeto Ventos e Velas. As aulas tiveram início em novembro e proporcionaram aos 40 alunos do projeto, que foram selecionados da rede municipal de ensino, conhecimentos sobre o mar e sobre navegação básica à vela.
Os alunos passaram por uma avaliação teórica para obter a habilitação de veleiro amador. O curso segue até o dia 15 de junho.
De acordo com o monitor do projeto, Fernando Freitas, alguns alunos serão selecionados conforme o seu desempenho nas aulas para uma fase intermediária, que dará continuidade ao projeto. “Os alunos formados no projeto terão também acesso aos cursos profissionalizantes voltados à área náutica e ministrados na própria escola”. No final do mês, a escola de vela divulgará a abertura de vagas para próximas turmas que participarão do projeto no segundo semestre.
Brasileiro de Holder - Os velejadores sebastianenses que participarão do “Campeonato Brasileiro de Holder”, que começa no dia 7 de junho, na cidade de Ilhabela, assistiram na última quarta-feira (30/5), na escola de vela, uma palestra sobre táticas de regata ministrada pelo experiente velejador e técnico Eduardo Melchert. Na palestra, os velejadores esclareceram algumas dúvidas e tiveram oportunidade de conhecer algumas situações importantes que acontecem durante uma competição de vela.
Sete velejadores caiçaras que recebem o apoio da Prefeitura vão representar a cidade no campeonato. Pedro Paulo, Johny Atallah, Bruno Silva, Marcus Vinicius, Erik Vasques, Marco Del Porto e Rodrigo Fontana. (Fonte: PMSS)

Fundo Social e Apae realizam o 5o Pechin Shop

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realiza na próxima semana (6 a 9/6), a partir das 9h, na loja 23 do Fama Shopping, o 5º Pechin Shop. O objetivo é arrecadar fundos para iniciar a segunda parte da obra que visa a ampliação das salas de aula e atendimento da instituição.
Serão colocados à venda diversos produtos apreendidos de ambulantes irregulares, pela equipe de Fiscalização de Posturas, da Secretaria da Fazenda da Prefeitura.
De acordo com o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins de Souza, as pessoas que prestigiarem o evento poderão adquirir produtos como relógio, quadros, objetos de decoração, capa de sofá, tapetes, bonés, entre outros a preços bem populares.
Ainda segundo o diretor, a iniciativa é muito importante para a Apae. "Conseguimos concluir a primeira fase, que era a reforma da cozinha e do refeitório. Agora, com essa parceria, poderemos dar continuidade ao nosso projeto."
De acordo com a presidente do Fundo Social, Rosa Mota, do montante arrecadado, 70% serão destinados a Apae e 30% serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade para a realização de obras assistenciais.
Atualmente a associação conta com 120 alunos nos períodos da manhã, tarde e setor ambulatorial.
A Apae fica localizada na rua Abdala Cecílio, 46, no Pontal da Cruz. Mais informações pelo telefone (12) 3892-3985.

Serviço
5º Pechin Shop
Data - 6 a 9/6
Horário - a partir das 9h
Local - loja do Fama Shopping
Rua Duque de Caixias/Rua Ipiranga
Centro de São Sebastião
(Fonte: PMSS)

Estagiários da Sectur assistem palestra sobre Ergonomia

São Sebastião - Os estagiários da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de São Sebastião, assistiram uma palestra sobre “Ergonomia”, uma modalidade da segurança no trabalho que prevê maneiras de bom uso dos computadores, que devem ser utilizados com postura do usuário. “É muito importante que a pessoa também trabalhe num ambiente agradável”, destacou a palestrante e professora de Educação Física, Érika Rangel. (Fonte: PMSS)

Escolinhas de Surfe atendem crianças da Costa Sul

São Sebastião - Crianças da rede municipal de ensino de São Sebastião estão participando das escolinhas de surfe na Costa Sul de São Sebastião. As aulas realizadas nas praias de Barequeçaba e Guaecá são uma parceria da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc) e da ONG ALNorte que visam aliar aprendizagem e lazer para as crianças do município.
As aulas fazem parte do “Projeto Movimento” realizado pela ALNorte que também proporciona a população aulas de futsal, futebol, ginástica, entre outros esportes. Cerca de 40 crianças matriculadas nas escolas da cidade participam das aulas realizadas às segundas e quartas-feiras, das 9 às 11h e das 15 às 17h, na Praia de Barequeçaba e às terças e quintas na praia do Guaecá no mesmo horário.
As oficinas ocorrem também de sexta-feira no Guaecá com o mesmo horário dos demais dias da semana, com aulas abertas para a comunidade em geral. A meta é atingir mais 20 alunos.
O coordenador técnico da ONG Orlando da Silva Pereira, o Dinho, diz que a intenção das aulas é atrair as crianças para um esporte bastante difundido no litoral e chamar a atenção para que eles aproveitem o que de melhor a cidade tem: o mar. “Nosso objetivo é dar a oportunidade para as crianças do município conhecerem um pouco mais o esporte e aproveitarem mais o mar de São Sebastião, uma riqueza ímpar para todos os moradores da cidade”.
O instrutor Cristóvão Mário Marmo ressalta que as aulas não se restringem apenas à prática do esporte na água, mas sim com trabalhos teóricos a respeito da preservação do meio ambiente e educação, pois a intenção não se baseia somente em formar surfistas.
“Trabalhamos com os alunos diversas formas de aprendizado voltadas para a educação ambiental, pois nosso objetivo não é obrigatoriamente formar atletas, mas sim cidadãos”, destaca Cristóvão.
Ainda de acordo com o professor, as aulas são renovadas trimestralmente a fim de atingir boa parte dos alunos da rede de ensino. Os interessados em participar das aulas de sexta-feira podem se inscrever no local das oficinas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura constrói praça na orla da Praia da Figueira, no Bairro de São Francisco
Área recebe grande número de turistas praticantes da pesca esportiva. Neste projeto de urbanização, o local terá deck, bancos, nova iluminação e paisagismo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, iniciou esta semana a urbanização da orla da Praia da Figueira, no Bairro de São Francisco. O local é conhecido por receber grande número de turistas praticantes da pesca esportiva, principalmente, nos finais de semana.
Á área vinha sendo utilizada irregularmente para depósito de materiais de construção e até mesmo entulho. Desta maneira, a Prefeitura quer valorizar o local com uma obra de urbanização. “Trata-se da organização de um espaço para contemplação da paisagem. É a valorização da orla”, disse a diretora de Planejamento, Kátia Gomes Severi.
Conforme explicou, a área receberá bancos, decks, nova iluminação e paisagismo. Na manhã desta quinta-feira (31/5), máquinas e funcionários de empresa contratada pela Prefeitura já trabalhavam na remoção de materiais e medição da área de construção.
Esta é mais uma conquista para a comunidade do Bairro de São Francisco, que já comemorou melhorias como ruas pavimentadas, entre elas, Prefeito Mário Leite e Stanley Fragel Madeira, canalização do córrego próximo à Escola Estadual Nair Ferreira Neves, e ainda reforma e ampliação do Centro de Apoio Educacional na Praça da Figueira. (Fonte: PMSS)

Projeto de capacitação de fiscais de São Sebastião será apreciado em reunião do CBH-LN

São Sebastião - Um projeto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de São Sebastião está entre os 21 que serão apreciados pelos membros do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte para receber verba do Fehidro (Sistema de Informações para Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado).
Trata-se do programa de capacitação de 35 fiscais ambientais e obras da Prefeitura, um projeto de conhecimento técnico e educação ambiental com prazo de conclusão de 12 meses.
O valor do projeto é de R$ 52,5 mil. O Município solicitou a liberação de R$ 36,6 mil do Fehidro. O restante, R$ 15,9 mil seria arcado pela municipalidade.
Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Fernando Aurélio Parodi, 75% da área total do Município são compostas por unidades de conservação, que são extremamente importantes para a garantia da qualidade de vida dos moradores e veranistas.
“Quase a totalidade de abastecimento de água do município é obtida de cursos d’águas, cujas nascentes encontram-se nas escarpas da Serra do Mar. Esse projeto reforça a necessidade de proteger essas unidades contra possíveis agressões ambientais”, avalia.
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, explica que inicialmente o sistema de fiscalização contava com fiscais em funções distintas: obras particulares e ambiental.
“A fusão dos dois corpos se deu sem que houvesse sido realizado um treinamento prévio para capacitação dos fiscais, gerando, portanto, distorções quanto ao entendimento, abordagens e posturas diferenciadas”.
Visando isso, de acordo com o secretário, a atual administração observou a oportunidade de se investir em um programa de treinamento e capacitação de conhecimentos, conceitos e legislação numa abordagem integrada.
“Queremos uma fiscalização mais focada nos vários aspectos relacionados com a rotina de trabalho destes profissionais, visando oferecer-lhes uma visão mais moderna da questão ambiental”, finaliza. (Fonte: PMSS)

Novo presidente do Comtur de São Sebastião será anunciado em próxima reunião

São Sebastião - O novo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) será anunciado pelo prefeito Dr. Juan Garcia na próxima reunião, que acontece às 18h na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), no Centro, dia 27 de junho. O anúncio foi transmitido aos integrantes do Comtur pelo secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Júlio Buzi, durante encontro realizado na noite de quarta-feira (30/5) em Boiçucanga, na Costa Sul do município. “O prefeito já tem uma posição, mas ainda não emitiu o decreto de nomeação”, declarou Buzi.
A lista tríplice com o nome de três candidatos foi escolhida durante o último encontro do Comtur e protocolada pelo presidente Flávio Pereira para apreciação e escolha do prefeito de São Sebastião. Para o cargo se candidataram Nélson Correa Roncaratti, o Neno, representante do setor de agências de viagens e turismo e de transporte turístico; Gustavo Oscar Medlam, da área de entretenimento; e Eduardo Cimino, que representa os hotéis e pousadas da Costa Norte e é o atual presidente do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB).
A reunião em Boiçucanga foi realizada para discutir as propostas de arrecadação para o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur); os prazos de execução de tarefas; a formatação do calendário anual; e a criação do logo Comtur. Entretanto, dos quatros temas apenas os dois últimos foram debatidos. Os outros ficaram para serem tratados após a definição da nova presidência.
O secretário Júlio Buzi sugere a criação de um calendário único que atinja todos os segmentos. “Podíamos trabalhar para realizar um festival gastronômico porque abrange hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros”. Ele também cogitou a possibilidade de desenvolver eventos ‘casados’, ou seja, próximos daqueles que estariam sendo realizados nas quatro cidades do Litoral Norte, com o objetivo de criar uma circulação turística na região.
Os integrantes debateram ainda a implantação de outros eventos como, por exemplo, uma feira do surfe. O Comtur também sugeriu à empresa de ônibus Ecobus, que enviou um representante à reunião, a criação de uma linha turística durante a alta temporada para visitar os atrativos da região como as capelas, as belezas naturais, os locais de artesanato, dentre outros. “Muitas vezes o turista só vai à praia por falta de opções”, comentou Roncaratti. A realização de uma palestra voltada aos empresários do município também foi proposta por ele durante o encontro. O objetivo seria conscientizar os investidores sobre a necessidade de divulgar também os atrativos da região, e não só dos seus estabelecimentos.
O presidente do LNSPC&VB aproveitou a ocasião para informar que a Pousada do Forte está oferecendo estágio para todos os alunos que estão cursando Turismo e Hotelaria da Faculdade São Sebastião (Fass). Segundo Cimino, já há empresários interessados em admiti-los. “A intenção da Fass é estender essa parceria aos hotéis maiores da região. Isso vai ser bom para todo o segmento da cadeia produtiva. Em São Sebastião, a maior indústria é o turismo”. Para todos os membros do Comtur, a presença do empresariado nas reuniões é de suma importância.
O logo da Comtur ficou de ser definido durante o próximo encontro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura reforma quadra da E.M. Walfrido Monteiro no Morro do Abrigo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, trabalha na reforma da quadra da E.M. Walfrido Maciel Monteiro. O local ganhará novo piso, alambrado, além da recuperação da cobertura metálica e sistema de iluminação.
A obra foi uma reivindicação de alunos durante reunião comunitária. Esta quadra é utilizada para as aulas de educação física da escola e também por escolinhas de esporte. Na manhã desta quinta-feira (31/5), funcionários de empreiteira contratada pela Prefeitura trabalhavam na recuperação da cobertura metálica e reforma do piso.
Trata-se de mais uma melhoria para a comunidade do Bairro de São Francisco. Entre as conquistas recentes dos moradores estão: ruas pavimentadas, entre elas, Prefeito Mário Leite e Stanley Fragel Madeira, canalização do córrego próximo à Escola Estadual Nair Ferreira Neves, e ainda reforma e ampliação do Centro de Apoio Educacional na Praça da Figueira. (Fonte: PMSS)

Malha de São Sebastião está perto de conquistar título

São Sebastião - A equipe de malha de São Sebastião pode conquistar o título do 1º Campeonato da Liga Sebastianense da modalidade, neste domingo (3/6). O grupo sebastianense lidera o campeonato à frente de equipes do Indaiá e Travessão, de Caraguatatuba, e Barra Velha, de Ilhabela.
O treinador de São Sebastião, José Francisco da Silva, explica que o sucesso da equipe se deve a dedicação dos jogadores, que sempre trazem bons resultados para o município. “A equipe já existe há mais de 15 anos, sempre sendo renovada e sempre tendo o mesmo espírito de vitória. Agora com esse grupo, estamos apenas repetindo um trabalho já consolidado”.
Na 5ª rodada realizada no último domingo (27/5), a equipe de São Sebastião ganhou seis pontos nas vitórias por 158 a 54 e 174 a 28 sobre o Clube de Malha Barra Velha, da Ilhabela.
Agora, São Sebastião precisa apenas de uma vitória simples sobre a equipe do Indaiá no, de Caraguatatuba, para faturar o caneco da Liga Sebastianense de Malha.
Na classificação geral do campeonato, os sebastianenses possuem 24 pontos ganhos, seguidos das equipes do Indaiá, com 21, Travessão, com 9 e Barra Velha com 4 pontos conquistados.
Rodada do final de semana - Disputando a taça, São Sebastião recebe a equipe do Indaiá, no Cube da Malha e a do Travessão enfrenta Ilhabela no Cemug em Caraguá. Todos os jogos acontecem no domingo, a partir das 9h. (Fonte: PMSS)

Trabalho voluntário em escola de Boiçucanga reduz indisciplina

São Sebastião - Cerca de 100 alunos que estão na 8ª série da Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Souza, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, estão desenvolvendo um trabalho voluntário que foi batizado de “Responsabilidade Social”. Os grupos atuam em diferentes áreas ligadas a saúde, violência, meio ambiente, entre outras.
A iniciativa, de acordo com a diretora Amélia França de Avelar, foi realizada logo após o trabalho político/pedagógico que norteou o maior problema da comunidade escolar: a falta de identidade histórico/cultural. “Eles não se identificam com a comunidade a que pertencem e acabam não valorizando o espaço que ocupam. Esse projeto diminuiu a indisciplina, aumentou o zelo pelo patrimônio da escola, mudou a postura de vários alunos, que estão criando vínculo com a unidade”, avalia.
Todas as atividades são coordenadas pela professora de História, Adriana Martins de Souza, que propôs aos alunos a criação de um projeto visando atender a comunidade escolar, e fora dela. Segundo Adriana, tudo começou com base na discussão da Declaração dos Direitos do Homem. “As idéias foram surgindo e eu fui conduzindo os trabalhos dos estudantes, que estão exercendo a cidadania e realizando ações para o crescimento deles”, avalia.
Para o aluno Jean Flávio Lopes Pinheiro, 13 anos, natural de Bragança Paulista (SP), a escola está bem melhor depois que as atividades foram iniciadas. “Estou me sentindo importante porque tudo o que acontece aqui, nós acabamos resolvendo, com um pouco de trabalho, é claro, mas é gratificante. Antes eu era briguento, mas agora estou bem disciplinado, mudei minha postura em função do projeto”, disse Pinheiro, que atua em um grupo que ministra pequenas palestras sobre DST/Aids na unidade.
Já a estudante Monique Epifânio, 14 anos, nascida em Santos, que pertence a uma equipe que está coletando dados sobre a violência, acha a idéia legal porque expõe o seu ponto de vista em relação ao assunto. “O nosso objetivo é conscientizar não só os alunos, mas os pais também”, declara. “A gente se sente bem porque estamos ajudando outras pessoas. Quando eu sair daqui pretendo continuar como voluntário”, complementa Anaíse Luiz Batista, 13 anos, que está no mesmo grupo. O trabalho deles será exibido por meio de slides em breve.
Biblioteca - De acordo com a professora Adriana, existe um grupo atuando na ampliação do número de livros existentes na sala de leitura. Os envolvidos estão pedindo ao comércio e a população exemplares sobre diversos assuntos, como romance, literatura, ficção, dentre outros. Há também alguns estudantes que estão montando a gibiteca. “Eles já fizeram a arrecadação junto à comunidade. A próxima etapa é entrar em contato com as editoras para conseguir mais doações”, explica a professora. Uma outra equipe está criando a revisteca, cujo trabalho consiste na separação de artigos relacionados a inúmeros temas que envolvem o meio ambiente, comportamento, sociedade, política, economia, entre outros. “Eles vão montar uma pasta com os assuntos e deixar a disposição na sala de leitura para ser utilizado em pesquisa”.
Uma outra inovação implementada pelos alunos para não ficar sem ter o que fazer durante as aulas vagas é assistir a um filme no Cine-Guiomar. “Os alunos trazem um DVD e organizam os estudantes, de 5ª a 8ª séries, interessados em assistir ao filme quando o professor de alguma sala, por algum motivo, precisou faltar e não tenha substituto”, diz a professora. Em cima dessa ação, outra equipe deve começar no mês de junho a promover um debate a cerca do filme assistido, logo depois do término das aulas.
Os alunos também desenvolvem atividades ligadas a saúde. A professora Adriana informa que eles vão convidar a comunidade do bairro para participar de palestras referentes à psicologia, medicina e odontologia, cujos temas serão abordados por profissionais da área. A previsão para o início das conferências é dia 18 de junho, a partir das 17h. Já existe um grupo que realiza mini-palestras nas salas de aulas. A sexualidade foi um dos temas abordados com os alunos da 4ª e 6ª séries. Alguns professores do período noturno, que lecionam para o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), já convidaram, inclusive, a equipe para falar sobre planejamento familiar.
A implantação de uma rádio é outro trabalho que vem sendo organizado pelos estudantes. De acordo com Adriana, os alunos vão conhecer como funciona a Rádio Comunitária Costa Sul FM, de Boiçucanga, e pretendem firmar uma parceria com o veículo. O levantamento necessário do que é preciso para iniciar a atividade já foi feito. A idéia é divulgar os trabalhos da escola e dos alunos, além de servir como um meio de enviar recados à classe estudantil da unidade.
Alguns estudantes auxiliam ainda, na parte da manhã, os professores de 1ª a 4ª séries. A realização de uma oficina brinquedo é outra novidade. “Existem alunos que têm bastante habilidade para criação de peças artesanais e eles vão ensinar as crianças de primeira a quarta série”, conta a professora.
Bazar - O bazar da pechincha é outra realização dos estudantes, que está previsto para funcionar a partir do dia 22 de junho, onde serão vendidos roupas, calçados e brinquedos a R$1 destinados às famílias carentes. Adriana acredita que essa maneira pode ser um meio de trazer os pais para dentro da escola, ou seja, de estabelecer uma relação mais próxima.
Outros alunos estão trabalhando com a criação de um jornal-mural dentro da unidade escolar. As reportagens serão selecionadas pelos próprios estudantes e serão trocadas a cada 15 dias. A implementação de um mural-poesia também deve acontecer. “Serão poesias feitas pelos alunos, professores e pessoas conhecidas ou não, que contarão com as histórias do autor”, diz Adriana.
A questão da reciclagem também fará parte do projeto. Uma sala da 8ª série ficará responsável pela coleta de todo o papel que é produzido no local para reciclar o material e utilizar em trabalhos escolares e até mesmo comercializar para levantar recursos para a formatura.
No dia 6 de julho, a escola vai realizar um evento chamado “Na roda dos festivais”, cujo tema principal é a ditadura militar. A idéia é transformar o conteúdo em pequenas palestras.
E, por fim, os estudantes devem iniciar a construção de um site na Internet com o objetivo de disponibilizar todas as informações e dicas da escola, além de colher sugestões da comunidade escolar e população em geral. “Vamos tentar colocar também as notas a disposição dos alunos”, informa a professora. O endereço da página, no entanto, deve demorar um pouco.
(Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha

São Sebastião - O bairro de São Francisco recebe no dia 10 de junho, a partir das 9h, terceira etapa do 4º Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha. A prova, que é realizada pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Montevergine, é bastante tradicional na região e deve ser uma das mais competitivas do Circuito.
São Sebastião tem um destaque na competição: Jones Vieira da Silva, da equipe Terral que participou da segunda etapa realizada na cidade de Extrema (MG). O atleta conquistou a 4ª colocação na categoria M30 a 34, para homens de até 34 anos de idade.
Na etapa, os atletas enfrentarão um percurso repleto de contrastes do terreno, com subidas e descidas características e uma altura de até 780 metros. Diferentemente do ano passado quando o percurso era uma meia maratona, em 2007 o trajeto tem um total de 12 km, tanto para a corrida quanto para a caminhada.
Os atletas participantes da caminhada farão o mesmo percurso da corrida, com a diferença de que serão levados até o início da trilha pelo transporte da organização. O grupo normalmente é composto de amigos que gostam do contato com a natureza, uma vez que o ritmo permite que se aprecie melhor a vista, as plantas e desfrute da beleza natural do local.
A prova se divide em corrida adulta e juvenil, masculina e feminina, além da caminhada.
Os cinco primeiros classificados na etapa de São Sebastião serão selecionados para participar do Campeonato Sul-americano de Corridas de Montanha, que acontece no dia 15 de julho em Caracas, capital da Venezuela.
Na etapa sebastianense, realizada em setembro do ano passado, cerca de 150 atletas participaram da competição. (Fonte: PMSS)

Trabalho voluntário em escola de Boiçucanga reduz indisciplina

São Sebastião - Cerca de 100 alunos que estão na 8ª série da Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Souza, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, estão desenvolvendo um trabalho voluntário que foi batizado de “Responsabilidade Social”. Os grupos atuam em diferentes áreas ligadas a saúde, violência, meio ambiente, entre outras.
A iniciativa, de acordo com a diretora Amélia França de Avelar, foi realizada logo após o trabalho político/pedagógico que norteou o maior problema da comunidade escolar: a falta de identidade histórico/cultural. “Eles não se identificam com a comunidade a que pertencem e acabam não valorizando o espaço que ocupam. Esse projeto diminuiu a indisciplina, aumentou o zelo pelo patrimônio da escola, mudou a postura de vários alunos, que estão criando vínculo com a unidade”, avalia.
Todas as atividades são coordenadas pela professora de História, Adriana Martins de Souza, que propôs aos alunos a criação de um projeto visando atender a comunidade escolar, e fora dela. Segundo Adriana, tudo começou com base na discussão da Declaração dos Direitos do Homem. “As idéias foram surgindo e eu fui conduzindo os trabalhos dos estudantes, que estão exercendo a cidadania e realizando ações para o crescimento deles”, avalia.
Para o aluno Jean Flávio Lopes Pinheiro, 13 anos, natural de Bragança Paulista (SP), a escola está bem melhor depois que as atividades foram iniciadas. “Estou me sentindo importante porque tudo o que acontece aqui, nós acabamos resolvendo, com um pouco de trabalho, é claro, mas é gratificante. Antes eu era briguento, mas agora estou bem disciplinado, mudei minha postura em função do projeto”, disse Pinheiro, que atua em um grupo que ministra pequenas palestras sobre DST/Aids na unidade.
Já a estudante Monique Epifânio, 14 anos, nascida em Santos, que pertence a uma equipe que está coletando dados sobre a violência, acha a idéia legal porque expõe o seu ponto de vista em relação ao assunto. “O nosso objetivo é conscientizar não só os alunos, mas os pais também”, declara. “A gente se sente bem porque estamos ajudando outras pessoas. Quando eu sair daqui pretendo continuar como voluntário”, complementa Anaíse Luiz Batista, 13 anos, que está no mesmo grupo. O trabalho deles será exibido por meio de slides em breve.
Biblioteca - De acordo com a professora Adriana, existe um grupo atuando na ampliação do número de livros existentes na sala de leitura. Os envolvidos estão pedindo ao comércio e a população exemplares sobre diversos assuntos, como romance, literatura, ficção, dentre outros. Há também alguns estudantes que estão montando a gibiteca. “Eles já fizeram a arrecadação junto à comunidade. A próxima etapa é entrar em contato com as editoras para conseguir mais doações”, explica a professora. Uma outra equipe está criando a revisteca, cujo trabalho consiste na separação de artigos relacionados a inúmeros temas que envolvem o meio ambiente, comportamento, sociedade, política, economia, entre outros. “Eles vão montar uma pasta com os assuntos e deixar a disposição na sala de leitura para ser utilizado em pesquisa”.
Uma outra inovação implementada pelos alunos para não ficar sem ter o que fazer durante as aulas vagas é assistir a um filme no Cine-Guiomar. “Os alunos trazem um DVD e organizam os estudantes, de 5ª a 8ª séries, interessados em assistir ao filme quando o professor de alguma sala, por algum motivo, precisou faltar e não tenha substituto”, diz a professora. Em cima dessa ação, outra equipe deve começar no mês de junho a promover um debate a cerca do filme assistido, logo depois do término das aulas.
Os alunos também desenvolvem atividades ligadas a saúde. A professora Adriana informa que eles vão convidar a comunidade do bairro para participar de palestras referentes à psicologia, medicina e odontologia, cujos temas serão abordados por profissionais da área. A previsão para o início das conferências é dia 18 de junho, a partir das 17h. Já existe um grupo que realiza mini-palestras nas salas de aulas. A sexualidade foi um dos temas abordados com os alunos da 4ª e 6ª séries. Alguns professores do período noturno, que lecionam para o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), já convidaram, inclusive, a equipe para falar sobre planejamento familiar.
A implantação de uma rádio é outro trabalho que vem sendo organizado pelos estudantes. De acordo com Adriana, os alunos vão conhecer como funciona a Rádio Comunitária Costa Sul FM, de Boiçucanga, e pretendem firmar uma parceria com o veículo. O levantamento necessário do que é preciso para iniciar a atividade já foi feito. A idéia é divulgar os trabalhos da escola e dos alunos, além de servir como um meio de enviar recados à classe estudantil da unidade.
Alguns estudantes auxiliam ainda, na parte da manhã, os professores de 1ª a 4ª séries. A realização de uma oficina brinquedo é outra novidade. “Existem alunos que têm bastante habilidade para criação de peças artesanais e eles vão ensinar as crianças de primeira a quarta série”, conta a professora.
Bazar - O bazar da pechincha é outra realização dos estudantes, que está previsto para funcionar a partir do dia 22 de junho, onde serão vendidos roupas, calçados e brinquedos a R$1 destinados às famílias carentes. Adriana acredita que essa maneira pode ser um meio de trazer os pais para dentro da escola, ou seja, de estabelecer uma relação mais próxima.
Outros alunos estão trabalhando com a criação de um jornal-mural dentro da unidade escolar. As reportagens serão selecionadas pelos próprios estudantes e serão trocadas a cada 15 dias. A implementação de um mural-poesia também deve acontecer. “Serão poesias feitas pelos alunos, professores e pessoas conhecidas ou não, que contarão com as histórias do autor”, diz Adriana.
A questão da reciclagem também fará parte do projeto. Uma sala da 8ª série ficará responsável pela coleta de todo o papel que é produzido no local para reciclar o material e utilizar em trabalhos escolares e até mesmo comercializar para levantar recursos para a formatura.
No dia 6 de julho, a escola vai realizar um evento chamado “Na roda dos festivais”, cujo tema principal é a ditadura militar. A idéia é transformar o conteúdo em pequenas palestras.
E, por fim, os estudantes devem iniciar a construção de um site na Internet com o objetivo de disponibilizar todas as informações e dicas da escola, além de colher sugestões da comunidade escolar e população em geral. “Vamos tentar colocar também as notas a disposição dos alunos”, informa a professora. O endereço da página, no entanto, deve demorar um pouco.
(Fonte: PMSS)

Projeto “Mãos na Massa” realiza venda de pães artesanais na Secretaria de Obras

São Sebastião - O projeto “Mãos na Massa” expôs na tarde desta quinta-feira (31/05), na Secretaria de Obras (Seop) da Prefeitura de São Sebastião, diversos tipos de pães. Quem passou por lá pode conferir muitas opções, como integral, doce, pão de cenoura, rosca, entre outros.
Segundo a integrante do projeto, Marcela Rodrigues Gonçalves, os pãezinhos são bem aceito por todos. “É muito bom ver o nosso trabalho reconhecido e valorizado, estou muito satisfeita com as vendas.”
De acordo com a instrutora do curso, Elis Regina de Souza Alves, a renda adquirida com a venda dos pães é 70% rateado entre a equipe e os 30% restantes vão para um fundo de caixa que será utilizado para compra de mais ingredientes para a continuação da atividade.
Ainda segundo Elis a equipe é formada por moradoras do Morro do Abrigo e o objetivo do projeto é levar a padaria artesanal para o bairro onde elas residem. Atualmente, a confecção dos pãezinhos acontece na Casa da Vela. O “Mãos na Massa” nasceu do curso de panificação artesanal promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Senai encerram curso de Eletricidade Veicular

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), encerraram nesta quarta-feira (31/5) o curso de “Eletricidade Veicular”, ministrado na unidade móvel do Senai, que chegou à cidade no final de abril deste ano.
No total, duas turmas nos períodos da tarde e noite com 12 alunos cada uma, realizaram o curso que teve um total de 80 horas.
O objetivo do curso de Eletricidade Veicular foi atingir profissionais que querem atuar ou já atuam no ramo de automóveis e promover na teoria e na prática o ensinamento dos componentes básicos de um sistema elétrico e eletrônico veicular e automotivo com a utilização de instrumentos eletrônicos de monitoramento.
De acordo com a secretária da Setradh, Ana Margarida Freire, o curso atendeu as expectativas. “A Prefeitura está negociando a realização de mais um curso na unidade móvel do Senai na área de instalação de som e alarme automotivo. Para isso, o caminhão ficaria na cidade por mais 30 dias”, disse a secretária. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Ubatuba poderá contar com Lei Municipal que beneficia micro e pequenas empresas

Ubatuba - No último dia 22, o vereador Charles Medeiros encaminhou à Prefeitura de Ubatuba, uma indicação solicitando a elaboração de Lei Geral Municipal para as micro e pequenas empresas a ser instituída no município.
Segundo o vereador, a idéia é elaborar uma Lei que possa beneficiar de fato os pequenos empresários e seus investimentos. “A atitude possibilita criar um ambiente favorável para abertura e encerramento de pequenos negócios, e principalmente desburocratizar seu dia-a-dia, reduzir a carga tributária e criar mecanismos dessas empresas à crédito”, diz o vereador.
Medeiros disse ainda que trata-se de uma lei que melhorará significativamente a vida dos pequenos empresários, garantindo assim o aumento da geração de renda e trabalho, ampliação de oportunidades, agilidade de investimentos e criando maior capacidade empreendedora nos interessados, tornando os negócios mais competitivos e estimulando a inovação no mercado.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat diz que esta Lei pode melhorar o ambiente empreendedor do município. Segundo ele, a lei pode criar muitas possibilidades para o fortalecimento dos pequenos negócios, reduzindo consideravelmente a burocracia para abertura, funcionamento e encerramento de uma pequena empresa. “Porque é no município que a empresa está instalada. É onde ela gera empregos, renda e oportunidades para o desenvolvimento dos cidadãos”.
Barakat diz também que uma grande preocupação do município é no combate ao comércio informal e que esta lei pode ajudar muito, “pois facilitando o prazo da abertura de empresas com maior agilidade e carga tributária reduzida, a informalidade pode reduzir consideravelmente”, aponta o presidente.
A assessoria de comunicação da ACIU tentou contato com o prefeito Eduardo César, mas não foi possível.
Para saber mais sobre o anteprojeto da Lei Municipal das Micro e Pequenas empresas acesse: www.leigeral.sp.sebrae.com.br
O Sebrae abriu um canal de comunicação para que todos possam demonstrar sua opinião e dar sugestões sobre o assunto: e-mail: leigeralmunicipal@sebraesp.com.br. (Fonte: ACIU)

Prefeitura e ACIU contra o comércio informal
Prefeitura destrói quase sete mil produtos apreendidos sem procedência

Ubatuba - Na última segunda-feira, 28, a Prefeitura de Ubatuba, através do Setor de Fiscalização da Gerência de Tributos Mobiliários, realizou a destruição de 6.767 itens sem procedência e apreendidos sem notas fiscais. O ocorrido foi na Praça Bip, onde um rolo compressor esmagou 5.248 óculos de sol e 1.519 produtos, entre CDs e DVDs.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a ação foi realizada abertamente para que a população pudesse tomar conhecimento do fato, sem deixar dúvidas sobre o encaminhamento dos produtos após a apreensão.
O prefeito Eduardo César acompanhou a ação da equipe da fiscalização e afirmou que é importante a população saber que os produtos apreendidos pela Prefeitura não têm outra destinação, senão a destruição ou o encaminhamento ao Fundo Social de Solidariedade, como é o caso das mantas e redes. “Esta ação que aconteceu na Praça Bip demonstra que a fiscalização da Prefeitura está trabalhando muito em Ubatuba e o número de mercadorias apreendidas já deixa isto bem claro. Fico feliz em fazer parte desta equipe que age de acordo com a lei. A destruição aconteceu em praça pública justamente para que a população veja qual o fim que a Prefeitura dá a estes produtos, que além de não terem procedência, podem representar ameaça à saúde, como é o caso dos óculos de sol, que muitas vezes não possuem a devida proteção contra os raios solares”, disse o prefeito na ocasião.
O vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Velloso parabenizou o prefeito pela ação e disse que a luta contra produtos de origem duvidosa continua.
Segundo Velloso, com a implantação do PAE- Posto de Atendimento ao Empreendedor na sede da ACIU, se pretende incentivar a formalização explicando passo a passo como ter uma empresa legalizada. “Todas as leis que favoreçam as micro e pequenas empresas são bem vindas”, concluiu o vice-presidente. (Fonte: ACIU)

Prefeito assina convênio com Governo do Estado para repasse de verbas para os Jogos Regionais

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou no último dia 30 de maio, um convênio com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado para a transferência de recursos financeiros para auxiliar na realização dos 51º Jogos Regionais, que acontecem em Ubatuba a partir do dia 3 de julho.
O convênio, de R$ 345.450,00 (cabendo ao Estado o repasse de R$ 265 mil e à prefeitura os demais R$ 80.450,00), tem como objetivo a cobertura parcial das despesas inerentes à realização do evento esportivo. Para o prefeito Eduardo Cesar, o convênio com o Governo do Estado vem ajudar a deixar a cidade ainda mais bem preparada e totalmente adequada para este acontecimento tão importante: "já estávamos muito empenhados em fazer com que a nossa cidade esteja a altura de um evento deste nível. O convênio com o Estado fortalece ainda mais nossa estrutura e nos dá ainda mais segurança em sabermos que estaremos prontos para receber os atletas, seus parentes, amigos e toda a equipe técnica que estará em Ubatuba para os Jogos Regionais". (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba fiscaliza propaganda em calçadas

Ubatuba - Os fiscais da Gerência de Tributos Mobiliários(GTM), com o apoio dos funcionários da Coordenadoria de Trânsito estão intensificando a fiscalização de propagandas irregulares em calçadas do município. De acordo com Marlon Lopes de Moraes, coordenador de trânsito, “nosso setor tem recebido muitas reclamações sobre propagandas em forma de cavalete e totens que estão nas calçadas, na maioria das vezes irregulares e atrapalhando a passagem dos pedestres”.
Marlon ainda explica que uma lei municipal normatiza o planejamento visual e mobiliário do município e quem não a cumpre está sujeito às penalidades impostas pela lei. “Os estabelecimentos comerciais que não estiveram adequados dentro da lei terão seus cavaletes ou totens recolhidos para o pátio da Prefeitura e liberados após pagamento de multa”, explica o coordenador. Os materiais ficarão à disposição por 30 dias e após este período serão inutilizados.
Como anunciar - O interessado em instalar qualquer tipo de propaganda fora de seu estabelecimento deverá requerer a solicitação no Setor de Protocolo da Prefeitura, especificando o local, período e dimensão do material que será utilizado. O pedido será analisado pela secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano e também pela Gerência de Tributos Mobiliários. Após isso será expedida uma taxa que deverá ser paga. (Fonte: PMU)

Fundart lança projeto para revitalizar o artesanato local

Ubatuba - Estimular o artesão a conhecer melhor o seu ofício, dando a ele condições de se tornar mestre. Resgatar a auto-estima de profissionais e de comunidades que vivem de artesanato. Reavivar as tradições artesanais de Ubatuba e melhorar a qualidade dos objetos produzidos. Organizar a produção artesanal, tendo em vista o desenvolvimento de um selo de qualidade. Esses são alguns dos objetivos da oficina “O despertar do mestre artesão”, que a Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) promove durante este semestre. O público alvo do curso são os artesãos que fazem parte do Grupo Setorial de Artesanato da Fundação. O projeto será realizado em 3 etapas: diagnóstico, oficinas e mostra.
Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, o projeto inclui ainda o diagnóstico, identificação e escolha dos mestres de ofício, a escolha de aprendizes para as oficinas com os mestres, a escolha de artesãos para participação em oficinas de design e revitalização, oficinas nos ateliês dos mestres e seleção de trabalhos para exposição. Para Herglotz, o projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos de relevante valor patrimonial e cultural, além de salvar da extinção técnicas e ofícios, perpetuando seu conhecimento através de oficinas com novos aprendizes.
As etapas - Na primeira etapa será realizada pesquisa para identificar os artesãos tradicionais do município, que serão reconhecidos como “mestres”. Em seguida, serão escolhidos artesãos e pessoas com potencial para aprender o ofício dos mestres. Desses, serão selecionados os melhores para participar da oficina de design.
Na segunda etapa, serão escolhidos cinco alunos de cada ateliê (máximo 25 pessoas), para participar de oficinas de aperfeiçoamento de seu trabalho. O objetivo é desenvolver objetos mais ricos e atraentes, agregando valores como originalidade, identidade e beleza, sempre procurando manter as qualidades espontâneas do objeto artesanal.
Na terceira etapa, uma Mostra desses trabalhos conterá três núcleos principais: trabalhos novos, com identidade de Ubatuba; trabalhos dos mestres e aprendizes; e exposição de produtos utilizados na culinária de Ubatuba, com degustação de pratos especiais.
Para coroar e complementar o projeto, a Fundart estuda a confecção de um catálogo onde estarão registrados o desenvolvimento e o resultado do trabalho. Esse livro poderá servir como instrumento de difusão cultural e divulgação dos atrativos artesanais do município. (Fonte: PMU)

Nossa cultura
Memorial para não esquecer a história

Ubatuba - “Povo que não tem memória não tem nada para contar”; assim falava Idalina Graça, nossa escritora que tão bem soube respeitar e registrar o dia a dia de nossa cidade. O projeto do Memorial “Ciccilo Matarazzo” , que passa pela Fundart, irá se instalar na atual Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, que irá mudar-se para o prédio do antigo Forum, na Praça Nóbrega. O Memorial comportará um acervo de fotos, documentos e material que contará a história das personagens que construíram o enredo da política local desde o início do século. O memorial recebe o nome de “Ciccillo”, lembrando sua passagem como prefeito de 1964 a 69 no prédio, onde hoje é a biblioteca, que completa 40 anos. O papel de “Ciccillo” como criador da Bienal e incentivador das artes em todas as direções, e seu pioneirismo na implantação de um modelo moderno na administração de nossa cidade, justificam a lembrança de seu nome. O Memorial está projetado para ser um espaço dinâmico, com alternativas de exposições contendo depoimentos de pessoas marcantes e lembrando fatos históricos como a rebelião da Ilha Anchieta, as linhas telegráficas, a evolução da energia elétrica, a telefonia, o artesanato, o futebol, o carnaval, enfim, a história que aconteceu, acontece e merece ser lembrada e registrada.

Celso Teixeira Leite - jornalista
Ex-prefeito - Coordenador do Memorial
“Ciccillo” Matarazzo

DEPOIMENTO - maio 2007

“Quando era menina sonhava em ser bailarina.
Aos nove anos de idade minha mãe realizou o meu sonho, me colocando na Oficina de Dança da FUNDART , e foi lá que aprendi muito pois o ballet me ensinou muita coisa . Disciplina (por causa dos horários); respeito (para com as alunas e principalmente a professora); concentração (o ballet exige). Nas horas vagas, cresci vendo crianças tocarem instrumentos, aprendendo a pintar, adultos fazendo coral, tudo isso me trouxe muita cultura.
Aos 15 anos fui convidada a participar do Corpo de Baile de Caraguatatuba.
Com a boa postura e a boa forma que o ballet nos dá participei de vários concursos de miss chegando a representar Ubatuba em concurso estadual e São Paulo na Miss Brasil Juvenil conquistando o 3º lugar. Aos 16 anos resolvi morar em São Paulo para me profissionalizar e aí a minha carreira não parou mais; a cada dia tinha mais sede de aprender, fiz outros cursos além do ballet.
Já dei aulas em escolas de dança, viajei por todo esse nosso Brasil e até fui convidada várias vezes para trabalhar no exterior. Trabalhei com artistas de nome, em programas de Tv, gravei comerciais e muito mais.
Bom, se hoje sou o que sou devo isso ao ballet e à FUNDART, que me proporcionaram um caminho maravilhoso e uma carreira, tendo muito ainda a conquistar, pois só tenho 21 anos...”

Obrigada, Fundart

Marrieth Mendes
Ex-aluna da Oficina de Dança da FUNDART
Hoje, Bailarina Profissional


PROGRAMAÇÃO CULTURAL
JUNHO 2007

02 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça da Matriz 20:45h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)
Flauta: Nadia Cristina Mendes. Clarineta: Francine Germano
Trompete: Leandro Sclearuc. Trombone: Robson Bittencourt,
Edilson Welington. Eufônio: Evandro Elton Silva.
Percussão: Nereu Rodrigues, Mauro C. Bastos.

03 - DOMINGO
MEIO AMBIENTE COM ARTE
Fazenda Bom Retiro - Ruínas da Lagoinha, das 10h às 15h
APRESENTAÇÕES:
Sexteto Caiçara, Tupinambrás, Saia Justa, Solstício Maior, Canoá
Camerata de Violões, Poesias e Histórias

05 - TERÇA-FEIRA
LANÇAMENTO NACIONAL DOS SELOS “CONCHAS
MARÍTIMAS”
Sobradão do Porto 18h - PREFEITURA, FUNDART E CORREIOS

07 - QUINTA-FEIRA
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Igreja Sei-Cho-No-Ie 18:30h
Grupo Tupinambrás (da Lira “Padre Anchieta”)
Violão: Paulo C. C. Pimentel. Flauta: Aurora N. Medina.
Bateria: Wanderlei Alves.

08 - SEXTA-FEIRA
FESTA DA TAINHA
Maranduba 20:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)

09 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça da Matriz 21:00h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”
Flautas: Aurora N. Medina, Kézia A. Santos, Nádia Cristina,
Paulo C. C. Pimentel. Clarinetas: Flaviana Oliveira, Francine
Germano, Polliane Gonzaga, Talita Moura.
Saxofones: Vanderlei Magno, Amarildo da Hora.
Trompas: Renato Ramalho, Isaac Alves.
Trompetes: Rodrigo Nunes, Bruno Vilela, Leandro Sclearuc.
Trombones: Edilson Welington, Marlon Germano,
Robson Bittencourt. Eufônio: Evandro Silva.
Tuba: Julio César. Contra Baixo: Luiz Cláudio.
Percussão: Fábio Bandeiras, Vanderlei Alves, Nereu Rodrigues,
Mauro Carneiro. Piano: Leda Cardoso.
Regentes: Amarildo da Hora, Valdeci dos Santos.

10 - DOMINGO
FESTA DA TAINHA
Maranduba - 20:00h
Sexteto Caiçara (da Lira “Padre Anchieta”)
Trompetes: Rodrigo Nunes, Bruno Vilela.
Trompa: Renato Ramalho. Trombone: Marlon Germano.
Tuba: Julio César. Bateria: Fábio Bandeiras.

11 - SEGUNDA
LANÇAMENTO DE LIVRO E PALESTRA
“CAIÇARA: TERRA E POPULAÇÃO”
Parceria: FUNDART, Sec. Educação (Prefeitura) e UNITAU
Pesquisa de Mestrado da USP acerca das condições históricas e
demográficas da formação e da crise da cultura e da população de Ubatuba
Auditório da UNITAU - 20:00h
Maria Luiza Marcílio (autora e palestrante)
Professora titular do departamento de História da USP
Pesquisadora Senior do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial
Doutora pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales,
Université de Paris, Sorbonne, sob a orientação de
Fernand Braudel e de Louis Henry.

16 - SÁBADO
MUSICA NA CATEDRAL
Igreja Matriz - 20:45h
Grupo Solsticio Maior (da Lira “Padre Anchieta”)
Piano: Leda Cardoso. Flauta: Késia A. Santos.
Trompa: Isaac Alves. Percussão: Valdeci dos Santos.

17 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça da Matriz - 21:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)

22 - SEXTA FEIRA
FORMATURA DO PROERD
Salão da Igreja São Francisco - 14:00h
Retreta “Maestro Pedrinho” (da Lira “Padre Anchieta”)

23 - SÁBADO
SARAU CAIÇARA
FUNDART 20:00h
Apresentação: Luiz Gustavo Ballio
(Grupo Setorial de Folclore)
História: “As Aventuras de Pedro Malazarte”
Quadros: Você é o artista / Confraria dos Contadores de Causos
Apresentações Musicais

23 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Praça da Matriz - 20:45h
Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”

24 - DOMINGO
ATENEU ANTENADO - ENCONTRO LITERÁRIO
Museu Caiçara - 10:00h - no Projeto Tamar
Grupo Setorial de Literatura.

27de junho à 01 de julho
84ª FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR
Aeroporto - 20:00h
Muitas atrações.

29 - SEXTA-FEIRA
ENCERRAMENTO DE SEMESTRE DAS OFICINAS
LIRA DO AMANHÃ E CORAL “LIRINHA”
Tema: “A Criança é a Música”
Sobradão do Porto - 20:00h

30 - SÁBADO
CHEGADA DA FOLIA DO DIVINO
Vila dos Pescadores - 08:00h

30 - SÁBADO
SERESTAS E SERESTEIROS
Sobradão do Porto - 20:00h
Sérgio, Regina, Grupo Canoá e convidados.


PRESTIGIE O ARTISTA DE UBATUBA

PRAÇA DAS ARTES PLÁSTICAS
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, A PARTIR DAS 15h
Adquira e indique obras da Praça das Artes Plásticas.
Praça das Artes Plásticas - Av. Iperoig - Centro.
ABAU - Associação Belas Artes de Ubatuba.

CASA DO ARTESÃO DE UBATUBA
TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 8:00 h
Prestigie nossa loja no prédio da FUNDART, R. Félix Guisard, 06
Exposição de trabalhos artesanais, na Praça Anchieta, 38.

PARTICIPE DAS REUNIÕES DOS
GRUPOS SETORIAIS DA FUNDART

06 - QUARTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de História e Geografia.
11 - SEGUNDA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança.
13 - QUARTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de Música.
15 - SEXTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de Artesanato.
20 - QUARTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo.
21 - QUINTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:30h
Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares.
25 - SEXTA-FEIRA - Local: Pizzaria Bucaneiros - 18:30h
Grupo Setorial de Literatura.
29 - SEXTA-FEIRA - Local: FUNDART - 18:00h
Grupo Setorial de Artes Plásticas.

LIRA “PADRE ANCHIETA”
Apresentações, oficinas musicais.
Tel.: (12) 9176 9059 - dahoramusica@yahoo.com.br
(Fonte: Fundart)

CDHU realiza plantão para negociação de dívidas em Ubatuba

Ubatuba - Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) esteve em Ubatuba para agilizar a regularização de dívidas de mutuários. O atendimento, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que cedeu espaço e funcionários, foi realizado por uma equipe técnica especialmente treinada para aplicar as novas medidas adotadas pela CDHU para o combate à inadimplência.
Segundo o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, Claudinei Salgado, cerca de 120 famílias estão com parcelas de seus imóveis atrasadas e mais de 70% compareceram para renegociar a dívida. “O CDHU tem interesse em diminuir os percentuais de inadimplência em todo o Estado, por isso está fazendo acordo com os mutuários”, disse Claudinei. No próximo dia 12 de junho, um grupo de mutuários que não pôde ser atendido irá ao escritório regional da CDHU, em Taubaté, para negociar suas dívidas.
Treinamento - Durante o período de trabalho da equipe do CDHU em Ubatuba, a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba colocou um funcionário em treinamento, para que o atendimento possa ser feito adequadamente na cidade. (Fonte: PMU)

Projeto Tamar-Ibama e Arcor comemoram Dia do Meio Ambiente com soltura de tartaruga

Ubatuba - São Paulo, Junho de 2007 - No próximo dia 05 o Projeto Tamar-Ibama e a Arcor comemoram quatro anos de parceria e celebram o Dia do Meio Ambiente com uma série de atividades especiais.

Sergio Asís, diretor-geral da Arcor, é um entusiasta do projeto e avalia que o êxito dessa parceria se deve à forma com que a empresa estruturou o seu apoio à organização ambiental. Segundo ele a relação está sustentada num tripé que envolve as áreas corporativa e de marketing da empresa, bem como o Instituto Arcor do Brasil. "Antes da preservação ambiental ser destaque na sociedade a empresa já estava envolvida em projetos especiais. Juntamente com a educação, cuidar do meio ambiente sempre foi uma de nossas principais preocupações", diz o executivo.

Berenice Gallo, oceanóloga e coordenadora regional do Projeto Tamar-Ibama no Estado de São Paulo, comenta que a escolha do Dia do Meio Ambiente foi proposital. "A data representa a comemoração de nossos esforços diários de preservação. Acreditamos que seria o melhor momento para celebrar ideais tão próximos", diz. "Por isso a proposta de um evento que inclui momentos de descontração, de integração com os projetos que ambos apoiamos e mesmo a demonstração de uma parte importante e emocionante do trabalho diário: a devolução de uma tartaruga marinha reabilitada ao seu habitat", completa.

Sobre o Projeto Tamar-Ibama
O Projeto Tamar-Ibama é uma iniciativa estabelecida no Brasil desde 1980, e é reconhecida internacionalmente como um dos mais notáveis programas ambientais e científicos, cuja missão é proteger as tartarugas marinhas por meio da educação ambiental, do desenvolvimento local sustentável e da conservação e pesquisa aplicada. Conta com o patrocínio oficial da Petrobras e no estado de São Paulo com o apoio da Arcor e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Visite: www.projetotamar.org.br

Sobre o Instituto Arcor Brasil
Desde sua criação em 2004, o Instituto coordena o investimento social do Grupo Arcor no Brasil. Por meio de programas próprios ou em parceria com outras organizações do terceiro setor, tem como objetivo principal gerar igualdade de oportunidades para crianças e adolescentes apoiando projetos educativos de desenvolvimento integral e inclusão social.

Sobre a Arcor
A Arcor, líder mundial na produção de balas e a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, tem a responsabilidade social e ambiental como fator essencial de suas atividades, desde a fabricação de seus produtos, relacionamento com a comunidade até a contribuição para o êxito de projetos que envolvam a educação e a preservação do meio ambiente.
Visite: www.arcor.com.br

Agenda:

Dia 05/06/2007 - Dia do Meio Ambiente
Horário: das 14:00 às 15:00 h - Praia do Itaguá - Ação educativa de interação com meio-ambiente
" Limpeza de praia com a participação de 50 alunos do ensino fundamental da Cooperativa Educacional de Ubatuba e dos jovens da Oficina de Papel, na Praia de Itaguá.
" Soltura de tartaruga marinha reabilitada, na Praia de Itaguá

Opção 1 - Acompanhar ação na Praia do Puruba
Saída: 15:00 horas
Horário: das 16:00 às 17:30 h
Local: Escola Municipal José Belarmino Sobrinho - 2a. Série
" Oficinas educativas sobre o lixo com os professores e alunos envolvidos com o concurso educação ambiental Nossas águas sempre limpas incluindo desenhos e pinturas, utilizando o Guia do Professor Amigos do Mar.
" Distribuição de chocolates e guloseimas aos participantes

Opção 2 - Acompanhar ação no Centro de Visitantes do Tamar
Horário: das 15:00 às 17:00 h
Local: Centro de Visitantes da Base de Ubatuba
" Confecção de painel sobre o lixo no mar, que será incorporado a exposição do Centro de Visitantes da Base do Projeto Tamar em Ubatuba, com participação de alunos e professores da Cooperativa Educacional de Ubatuba e jovens da Oficina de Papel.
" Coffe break
" Apresentação dos alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, em homenagem ao dia do meio ambiente.
" Distribuição de chocolates e guloseimas aos participantes.
(Fonte: Projeto Tamar)




SEMANA DE 01/06 A 07/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Ás 16:00 hs - 19:00 hs - 22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"As Tartarugas Ninja - O Retorno"
Às 15:00 hs

 

"Homem Aranha 3"
Às 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Em busca de Deus

Encontrei Deus
Na estupefação da ciência
Ao constatar
A proteção à inocência
Do bebê em gestação
Que pelo cordão umbilical
Do sangue materno
Recebe oxigênio e alimento
Porém, fica protegido o rebento
De doença ou mal
Que afete a mulher
Em estado pré-natal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pai covarde
O Presidente do Senado, o pai Renan, em sua defesa, classificou publicamente, em rede nacional, o reconhecimento da paternidade, da filha resultante de ato sexual com a tal jornalista, de calvário. Por certo, não para reconhecer mas, para gerar (a tal filha) tenha subido na jornalista. Um calvário? O trato as palavras que destinou a estes fatos, farão história e, serão documentos inegáveis que sua filha um dia irá ler. Sua auto-flagelação sobre este manto, fugindo e esquivando-se das verdades desta sua aventura amorosa o torna, além de tudo, um pai covarde. Pagará caro! Muito mais que conseguir amealhar com todas suas mentiras. Pobre Brasil! Seus senadores quando se abraçam em clara expressão de reverência ao corporativismo, ficam da mesma estatura. Anões !

Ronaldo Dias

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba