Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 04 de Junho de 2007 - Nº 1782 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Visitante estrangeira conhece UNIMÓDULO
Jornalismo da UNITAU é destaque no Enade

Caraguatatuba
Caraguá comemora Semana do Meio Ambiente
Caraguá vence Dia do Desafio com 57,95% de participação
Comerciante de Caraguá fica entre os melhores na 1ª Copa Brasileira de Pizzarias
A Câmara e os números de Maio
Câmara de Caraguá realiza Audiência Pública com Fundação Casa

Ilhabela
Vereador Beto pede dados sobre menores infratores da região
Dr. Jairo recebe Moção de Louvor
Grande mobilização no bairro de Itaguassú na apresentação do programa da Agenda 21 Local


São Sebastião
Reciclagem e resíduos sólidos são discutidos na Semana do Meio Ambiente
CDHU realiza atendimento à população do Jaraguá
São Sebastião mobiliza moradores para o combate à Aids
Secretaria da Saúde alerta para as doenças mais comuns no inverno
Prefeitura de São Sebastião reforça Programa de Ecoturismo
Sebastianense vai à Capital participar da Maratona de São Paulo
Núcleo Educacional da Barra do Una recebe “Seduc Itinerante”
Litoral Dance Festival agita a cidade com eventos paralelos
CBH-LN aprova liberação de recursos para projeto de São Sebastião


Ubatuba
Ironman Brasil 2007
ACIU ALERTA: Extintores
Caiçarão é o nome do mascote dos Jogos Regionais de Ubatuba
Mutirão “Ubatuba Livre da Dengue” visita 3.111 imóveis em duas semanas
Pré-conferências envolvem comunidade na elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo
Prefeitura incentiva implantação de hortas nas escolas de Ubatuba
Ubatuba recebe 148 atletas para abertura do Hang Loose Surf Attack
Federeção Aquática Paulista parabeniza Prefeitura de Ubatuba
Em ofensiva contra o nepotismo, promotor dá prazo a prefeito e vereador
CMD e CMT aprovam implantação da Zona Azul em Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Visitante estrangeira conhece UNIMÓDULO
Megan Rhodes estava particularmente interessada nas provas vestibulares

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO recebeu nesta quarta-feira a visita da jovem americana Megan Rhodes. Ela integra um grupo rotariano formado por cinco pessoas que está no Brasil para conhecer um pouco mais sobre como suas profissões são executadas em outra nação.
Megan, que é de uma pequena cidade próxima a Nova Iorque, cuida da admissão de candidatos em universidades americanas. Ela veio ao UNIMÓDULO saber mais sobre o sistema vestibular e as políticas de cotas para estudantes.
No encontro estiveram presentes o pró-reitor Acadêmico, Maurício Ribeiro da Silva, o pró-reitor de Atividades Complementares e Extensão, Leo Reis Leite Jr., a coordenadora de pesquisa Iara Rosa e a agente Mônica Johns.
A visitante teve ainda a oportunidade de conhecer as instalações do UNIMÓDULO e de assistir a uma aula do Colégio Anglo-Módulo em que estavam sendo ensinadas danças típicas da cultura indígena. (Fonte: Módulo)

Jornalismo da UNITAU é destaque no Enade

Litoral Norte - Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) se destacaram entre os melhores do País no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ao conquistarem o conceito 4, acima da média nacional (3), numa escala de 1 a 5. Na maioria dos cursos avaliados, os alunos da UNITAU acompanharam a média nacional.
Considerado referência no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo, o curso de Jornalismo da UNITAU oferece um amplo leque de possibilidades de aprendizado a seus alunos, com a oportunidade de atuarem na elaboração de jornais, de programas jornalísticos no rádio e na TV e de webjornalismo. Além de contar com um corpo docente altamente qualificado, o curso abarca uma moderna infra-estrutura, composta de laboratórios de ponta, como os de Fotografia, Radiojornalismo e TV, além da Estação de Tratamento Digital de Imagem, da Agência de Comunicação Integrada, dos órgãos laboratoriais impressos e de uma Rádio Universitária.
O resultado do Enade refere-se à avaliação do desempenho de universitários de 15 cursos de graduação de todo o País, no ano de 2006. Participaram do exame realizado, os alunos da UNITAU (do 1º e do último ano) dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Direito e Administração.
Além de Jornalismo, os alunos da UNITAU também obtiveram bom conceito na maioria dos cursos avaliados, acompanhando a média nacional. Nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Psicologia, os universitários da Instituição receberam o conceito 3 – o mesmo da média nacional. Na avaliação referente ao curso de Ciências Contábeis, os estudantes tiveram o mesmo conceito da média nacional (2). (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá comemora Semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A semana de Meio Ambiente será comemorada em Caraguá com eventos para os alunos das escolas da rede pública e particular do município. A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio ambiente está organizando um evento que tem como tema "A qualidade do Meio Ambiente é responsabilidade de todos".
As atividades iniciam na segunda-feira, dia 4 de junho, com uma visita na ETE - Estação de Tratamento de Água, no bairro Indaiá. Na ocasião os alunos da EMEF João Batista Gardelin estarão com a equipe de Meio Ambiente visitando o local e recebendo orientação de como funiona o tratamento de água.
No dia 5, terça-feira, no Teatro Mário Covas, às 14h30, acontecerá a abertura oficial do evento, com as apresentações da peça "Apocalipse" e do personagem "João Ecológico", de São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo vem à Caraguá para falar sobre o meio ambiente. Estarão presentes nas apresentações, as EMEFs Carlos de Almeida Rodrigues e Professor Jorge Passos e o Colégio Nova Geração, além do Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano e autoridades locais.
Na quarta-feira, 06, às 9h30, os alunos da EMEF Benedita Pinto Ferreira farão uma trilha pelo Parque Estadual da Serra do Mar, encerrando as atividades em comemoração a Semana de Meio Ambiente no município. (Fonte: PMC)

Caraguá vence Dia do Desafio com 57,95% de participação

Caraguatatuba - A população caraguatatubense aderiu ao Charlenge Day, mais conhecido como o Dia do Desafio. Nem mesmo o frio impediu os munícipes de praticarem uma atividade física e vencer a cidade adversária de Tenosique, que fica no estado de Tabasco, no México. O resultado apontou 57,95% contra 2,91%. Um total de 45.734 pessoas praticou 15 minuitos de atividades contra 1.650 da cidade adversária.
Em Caraguá, o Dia do Desafio foi coordenado pela Divisão de Recreação da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguá. A programação foi extensa durante todo o dia. A Praça de Eventos foi palco das principais atrações do Challenge Day. Um caminhão de som fez a animação dos participantes, com a orientação de professores de ginástica. A 3ª idade do município realizou a Dança Senior. Alunos das escolas municipais e estaduais fizeram alongamento, aeróbica e caminhada durante todo o dia; o local também contou com uma cama elástica e competição de gol caixote. Os atletas de Kung Fu, Tai Chi Chuan, Hap Ki Do e Tae Kon Do fizeram apresentações das modalidades. Todos os núcleos esportivos tiveram atividades durante todo o dia. Professores de Educação Física de todas as escolas municipais e academias fizeram atividades físicas durante todo o dia com seus alunos.
Segundo a SECER, tanto de manhã quanto à tarde, os moradores de norte a sul do município ligaram para informar sobre as atividades praticadas e a quantidade de participantes.
Em 2006 Caraguá perdeu de 40.65% a 41.54% para o município de Yopal, que fica no estado de Casanare, na Colômbia, após seis anos de vitórias consecutivas. (Fonte: PMC)

Comerciante de Caraguá fica entre os melhores na 1ª Copa Brasileira de Pizzarias
O evento foi realizado na capital paulista no dia 28 último. São nove etapas em vários estados do Brasil e a grande final acontecerá em São Paulo. Caraguá participou da etapa paulista da competição com o Parodi Pizza Bar

Caraguatatuba - Caraguatatuba participou da etapa paulista da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias, que aconteceu no Espaço Trivento, na Capital, no dia 28 de maio. O evento, realizado em nove estados brasileiros teve sua última fase em São Paulo, onde competiram pizzarias da Capital e da Baixada Santista. Participam também da Copa Pernambuco, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Santa Catarina. O principal objetivo é estimular, por meio de uma competição, a melhoria da qualidade do setor, além de capacitar novos pizzaiolos e operadores.
Após a realização das etapas, em cada estado do Brasil, será realizada a grande final em São Paulo, com os primeiros colocados da fase estadual e o estabelecimento vencedor será eleito como o melhor do ramo de pizzarias no Brasil.
Caraguatatuba participou do evento, onde foi representada pelo comerciante Giorgio Parodi, do Parodi Pizza Bar, que fica na Prainha. A avaliação sobre a qualidade dos produtos das pizzarias participantes foi feita pelo mestre pizzaiolo Ronaldo Ayres, e Parodi voltou para Caraguá com uma certificação, mostrando que está entre os melhores do Estado de São Paulo. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Maio
Índices Legislativos se mantêm estáveis

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os números da Produção Legislativa do mês de maio. Os índices mostram uma manutenção das médias do ano, em comparação aos anos anteriores.
Foram protocolizados em maio 171 documentos assim divididos: 14 Projetos de Lei, 56 Requerimentos, 12 Moções, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 83 Indicações, 2 Projetos de Emenda à Lei Orgânica Municipal e 2 Projetos de Lei Complementar.
As Presenças nas sessões da Câmara continuam mantendo um índice baixo, em virtude da transmissão pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e no seu site da Internet. Ao todo foram 105 pessoas em 5 sessões - 4 Ordinárias e 1 Solene, com uma média de 21 pessoas/sessão.
Os Atendimentos somaram 1620 pessoas, com uma média de 162 pessoas/Vereador ou 73,6 pessoas/dia, para um mês com 22 dias úteis. Os números da Câmara de Caraguatatuba em Maio mostram que há uma manutenção nos índices, seja em comparação aos meses deste ano, ao terceiro ano de mandato e aos meses dos anos anteriores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá realiza Audiência Pública com Fundação Casa
O Vice-Presidente Mansueto Lunardi estará em pessoa debatendo com a sociedade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Executivo local realiza no próximo dia 20 de junho, às 19 horas, na sede do Parlamento Municipal uma Audiência Pública com a Fundação Casa (antiga Febem), que contará com a presença do Vice-Presidente da entidade Mansueto Lunardi. Toda a comunidade está convidada para o evento.
A Audiência Pública foi solicitada há cerca de uma semana, quando o Presidente da Câmara, o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), debateu o assunto com o Vice-Presidente Lunardi, durante um programa matutino na rádio Oceânica AM. De acordo com Lunardi, é praxe na entidade a realização de Audiências Públicas em locais onde serão instaladas unidades.
O evento tem por objetivo discutir a vinda de uma unidade da Fundação Casa para Caraguatatuba, no bairro do Getuba, na zona norte da cidade, anunciada há cerca de 10 dias pela direção da entidade, em telefonema direto e pessoal ao Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB).
Após o anúncio houve uma movimentação de toda a Sociedade Civil Organizada, gerando polêmica e a mobilização de todas as categorias, na sua maioria, contrárias a instalação. A Câmara Municipal repudiou o fato, elaborando uma Nota Oficial onde considera inadmissível a imposição do Governo Estadual, colocando "goela abaixo" seus projetos sem ouvir ou discutir com a sociedade local.
Além da Nota Oficial vários Vereadores têm distribuído Abaixo-Assinados pelo município. O Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB) fez uma Moção de Repúdio, aprovada em plenário. O Vereador Aurimar Mansano elaborou um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, proibindo a instalação de entidades que visem a ressocialização de jovens infratores, bem como aprovou a convocação de um Plebiscito e a discussão no Plano Diretor, de uma alteração que não permita a sua instalação.
Segundo Mansueto Lunardi antes da Audiência Pública ele estará reunido com o Poder Judiciário - Juízes e Promotores e com o Chefe do Executivo - Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) para posteriormente debater com a Sociedade Civil Organizada os detalhes do projeto Fundação Casa, que terá capacidade para 45 menores internados e outros 16 temporários.
Ao ser confirmada a data da Audiência Pública o Presidente Wilson Gobetti mostrou-se ansioso com o evento. "Não vejo a hora de debater e discutir o assunto, mostrando que a opção do Governo Estadual e da Fundação é errada e vai contra os princípios de nosso povo e nossa cidade", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador Beto pede dados sobre menores infratores da região

Ilhabela - O vereador ilhéu José Roberto de Campos (PMN) apresentará na próxima sessão ordinária um requerimento que solicita ao Diretor da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), de São Paulo, informações sobre a quantidade de jovens de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba que cumprem medidas sócio-educativas em regime de internação.
Em sua justificativa, Beto ressalta a importância da Febem como instrumento de combate à violência e marginalidade juvenil, mas não concorda com o projeto que tem como objetivo a instalação de uma unidade da Febem no município de Caraguá. Para o parlamentar a cidade é essencialmente turística e não possui as características dos demais municípios que abrigam instituições com esta finalidade. “Há de se considerar a demanda de menores infratores da região sujeitos à internação”, explica.
O projeto do governo de instalar uma unidade da Febem no município de Caraguatatuba não recebe o apoio da população. O vereador afirma que as informações solicitadas são necessárias para que seja compreendida a real necessidade dessa instalação. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Dr. Jairo recebe Moção de Louvor

Ilhabela - O 2° Delegado da Polícia Civil de Ilhabela, Dr. Jairo Garcia Pereira, recebeu Moção de Louvor do vereador José Roberto de Campos (PMN), na última sessão, no dia 28.
Dr. Jairo Garcia é natural de São Paulo e atua no município desde 2006. “Ele é um profissional experiente, comprometido com a missão de oferecer segurança à comunidade, o Dr. Jairo é um exemplo a ser seguido pela firmeza, seriedade e ética diante dos mais diversos obstáculos e desafios no combate à criminalidade”, declarou Beto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Grande mobilização no bairro de Itaguassú na apresentação do programa da Agenda 21 Local

Ilhabela - Fazendo parte do cronograma de atividades da Agenda 21 do Litoral Norte ( Programa do Ministério do Meio Ambiente) foi realizada a primeira oficina de apresentação e planejamento das ações a serem implementadas no bairro, visando a melhoria e qualidade de vida da população. Este processo promove a integração e participação entre a sociedade civil, o poder público local e o setor empresarial.
Com a presença dos secretários Municipais do Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini e da Administração, Luiz Lobo; da coordenadora Municipal da Agenda 21 Maria das Graças Ferreira dos Santos e a equipe técnica do projeto, foi apresentado aos moradores do bairro, os princípios que fundamentam a construção da agenda 21 local. Cabe destacar o grande interesse da população que compareceu em número expressivo (aproximadamente 120 pessoas)
Em seguida foram elaborados grupos de trabalho para discutir sobre as principais ações que promovam a melhoria significativa nas condições de vida dos moradores. Tendo como resultado o interesse em solucionar os problemas de saneamento básico, tratamento de esgoto e coleta do lixo, foi apontado pela população a instalação de lixeiras comunitárias em pontos estratégicos e o comprometimento dos moradores, em praticar cada vez mais uma consciência ambiental em beneficio de todos.
Sendo assim o programa da Agenda 21 se propõem numa próxima reunião apresentar à população a estratégia e planejamento das ações que visem melhorar o sistema de tratamento do esgoto do bairro, reafirmando o compromisso entre o poder público a empresa de saneamento SABESP e a sociedade civil.
“Várias oficinas de mobilização como esta, serão realizadas em todos os bairros da Ilhabela permitindo assim que a participação da comunidade seja reconhecida neste processo de construção de uma sociedade sustentável”, destacou o coordenador de comunicação da Agenda 21 do litoral norte Arturo Justicia.
A oficina teve também a apresentação de grupos de dança de Hip-Hop e capoeira da comunidade que animaram o evento.
Todos Juntos trabalhando na construção de uma sociedade sustentável!!!!! (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Reciclagem e resíduos sólidos são discutidos na Semana do Meio Ambiente

São Sebastião - Mais de 200 alunos das Escolas Municipais “Verena Dória”, do bairro Topolândia, e “Henrique Botelho”, do Porto Grande, acompanharam na noite de quinta-feira (31/5) duas palestras realizadas no Tebar Praia Clube como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Durante cerca de uma hora eles aprenderam um pouco mais sobre a necessidade da reciclagem em palestra proferida por Christiane Cruz Silva de Moraes, chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Com exemplos práticos do dia-a-dia, ela explicou de que forma a população pode colaborar para amenizar o problema da geração de resíduos.
“Comprar ovos em caixa de papelão ao invés de isopor pode ser muito mais saudável ao meio no qual vivemos porque o papelão pode ser reciclado”, disse. Na seqüência, a supervisora técnica da empresa Faber, Soraya Voigtel, aproveitou para abordar o tema “Soluções para Resíduos Sólidos”, uma preocupação para todos os municípios do Litoral Norte.

Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente no Tebar

1º/6
18h – Apresentação do Projeto “De Bem com o Lixo” – Georgeta Gonçalves, diretora de Meio Ambiente da Sacy;
19h – Palestra “PRESS e Parque de Valorização de Resíduos Urbanos” – Letícia Theotonio, chefe de Divisão e Resíduos Sólidos da secretaria de Meio Ambiente
20h – Palestra “Recuperação Ambiental do Mangue do Araçá” – Álvaro Augusto Santos Moura, chefe de Divisão de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente

5/6
19h15 – Solenidade em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
19h45 – Palestra “Gestão Ambiental Municipal” com o prefeito Dr Juan Garcia e o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro
20h30 – Apresentação do Grupo Teatral Namakaka
(Fonte: PMSS)

CDHU realiza atendimento à população do Jaraguá

São Sebastião - A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (1º/6), no Centro Comunitário do Jaraguá, em parceria com a Divisão de Habitação da Secretaria de Obras Públicas (Seop), um atendimento especial para os moradores das casas populares do bairro. O atendimento do órgão em São Sebastião visa auxiliar a população no esclarecimento de dúvidas e problemas referentes às moradias do local. Para esse atendimento cerca de 50 famílias foram convocadas através de cartas.
De acordo com o representante do município para questões do CDHU, Hector Hernan Barrios, os moradores inadimplentes podem retirar boletos bancários e negociar as dívidas pendentes. “A nossa finalidade é regularizar as situações de pendência financeira para que a população não perca suas moradias”.
Barrios ainda lembra que essa prestação de serviço servirá como base para o atendimento na própria Divisão de Habitação.
Convocado para ir ao Centro Comunitário, o autonômo Fábio Luis Tondineli, 38 anos, diz estar com uma dívida estimada em 400 reais e por isso acha importante o atendimento, pois espera sanar seu débito. “Espero utilizar essa oportunidade para me desafogar da dívida que tenho”.
A moradora Helena Moreira dos Santos, 63 anos, também gostou da idéia do órgão estadual. Para ela, o atendimento possibilita o esclarecimento e conseqüentemente a solução de alguns problemas. “Essa proximidade nos auxilia nas respostas de algumas dúvidas sobre o pagamento das dívidas de nossas casas”, explica. Além dos convocados pelo CDHU, a população em geral também teve acesso a algumas informações sobre habitação dentro do município de São Sebastião. Atualmente, encontra-se em andamento a construção de 30 moradias na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, na Costa Sul. (Fonte: PMSS)

São Sebastião mobiliza moradores para o combate à Aids


São Sebastião - Diversas manifestações de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) marcaram o Dia Municipal de Luta contra a Aids, nesta sexta-feira (1°/06), em São Sebastião. As ações foram realizadas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), com uma parceria do Programa de Saúde da Família (PSF) e Centro Municipal de Infectologia (Cemin), e Secretaria de Educação (Seduc).
Os PSF’s fizeram orientações aos pacientes. O PSF do Pontal da Cruz promoveu um “pedágio” com a distribuição de folhetos explicativos e preservativos para quem passava nas proximidades do píer do bairro e do Shopping Villa Mares, localizado no bairro do Arrastão. A enfermeira responsável pelo PSF do Pontal, Eliane Carvalho de Mello, ressaltou a importância das ações. “Estamos preocupados não somente com a prevenção da gravidez precoce, mas sim com as doenças sexualmente transmissíveis”, disse Eliane.
Entre os usuários do Cemin iniciou o ciclo de reuniões do novo Conselho Gestor da Unidade. A proposta, de acordo com a coordenadora e psicóloga da entidade, Leda Nicolau Correa, é aumentar ainda mais a participação de pacientes e familiares, inclusive com a possibilidade de encaminhamento de propostas para o planejamento e melhorias no atendimento.
O Cemin é um serviço especializado em DST/Aids da Prefeitura de São Sebastião que recebe um repasse de verba do Ministério da Saúde para a realização de programas educativos e de prevenção e acompanhamento de pacientes. O Cemin conta com uma equipe multidisciplinar contendo médico infectologista, pediatra, dentista, ginecologista, serviço social e assistência psicológica.
A EM Profª Maria José da Penha Frúgoli elaborou durante a semana, um concurso de frases junto aos alunos de 7ª e 8ª séries do período da manhã e contou com a exposição das 10 melhores nesta sexta-feira. De acordo com a coordenadora da Unidade Escolar, Regina Maria Alves Lima, os alunos participantes tiveram o suporte dos professores para a construção das frases e a grande vencedora será anunciada na próxima segunda-feira (4/6). “Fazemos a conscientização com os alunos já há algum tempo e agora com o projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas, viabilizado pela Seduc e Sesau, conseguimos com que o assunto fosse abordado por professores de todas as áreas e não somente de Ciências”, disse Regina. O aluno que vencer a competição da EM Frúgoli ganhará uma bola de vôlei
Números - De acordo com dados do Cemin, em 2006, seis gestantes soropositivas tiveram sete filhos sem incidência do vírus HIV, graças ao acompanhamento do pré-natal e exames regulares. No mesmo ano foram constatados nove óbitos, sendo três que abandonaram o tratamento do Cemin, três sem diagnóstico e três pacientes regulares. No total são mais de 50 crianças nascidas e acompanhadas desde o início da epidemia. Este índice de transmissão vertical da mãe para o filho se mantém zerado desde 1996.
Atualmente, cerca de 300 pessoas de São Sebastião e Ilhabela estão em tratamento regular no Cemin. O município é pioneiro na realização do exame de HIV no pré-natal e garante às gestantes mais tranqüilidade e acompanhamento diferenciado durante o pré-natal, parto e atendimento pediátrico especializado.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Cemin pelos telefones (12) 3892-1060 ou 3892-6126. A sede fica localizada na rua Benjamin Constant, 92, no Centro. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde alerta para as doenças mais comuns no inverno

São Sebastião - Com objetivo de esclarecer a população, a Secretaria da Saúde (Sesau) de São Sebastião, através da Coordenadoria do Programa Saúde da Família (PSF), divulgou uma relação sobre as doenças mais comuns ocorridas durante o inverno, e como as pessoas podem realizar a prevenção e o tratamento das moléstias. O coordenador do PSF, José Antônio de Andrade, elenca pelo menos 13 doenças: alergia; rinite; sinusite; resfriado; gripe; faringite; laringite; asma; bronquite; pneumonia; meningite; eritema pérnio e xerodermia.
A alergia pode ser caracterizada pela tosse, coriza (corrimento do nariz) e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele. Os agentes causadores podem ser os tecidos que ficaram guardados por muito tempo sem uso e mofados, alguns alimentos, pêlos de animais, penas de aves, poeira, mofo, pólen, entre outros. A alergia pode ser prevenida descobrindo a sua causa, mantendo a casa limpa, secando bem as roupas, colocando travesseiros, cobertores e colchões expostos ao sol. Além disso, é preciso ter cuidado com cortinas que ficam muito tempo sem lavar, tapetes que retêm poeira, exposição a fumaça ambiental e de longa permanência em ambientes fechados. A alergia pode causar ainda a rinite, que é a infecção das mucosas do nariz. Os sintomas são nariz escorrendo, coceira nos olhos, nariz, boca, espirros e febre baixa.
Outra doença é a sinusite, que é o acúmulo de secreção (catarro) na face, facilitando a ocorrência de inflamação. O nariz fica congestionado, a pessoa tem dor de cabeça, febre, tontura, mal estar, podendo ocorrer eliminação de secreção nasal de cor esverdeada, com odor forte.
O resfriado também é mais comum no inverno. Caracteriza-se pela infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta), que se manifestam em forma de coriza, espirros e febre, podendo ser causado por vírus e alergias.
A gripe, que geralmente não tem medicação específica para cura e é contagiosa, é causada por um vírus e vem acompanhada da febre, dor muscular e articular, dor de cabeça, tosse seca, coriza, cansaço, falta de apetite, dores no corpo e nas costas, podendo evoluir para tosse com catarro e para pneumonia.
Faringite - A faringite consiste na inflamação da faringe, uma área da garganta que está situada entre as amídalas e a laringe. O sintoma pode ser de um resfriado ou de uma doença mais grave, como uma virose chamada mononucleose, comum em crianças. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, além de ocorrer por meio de uma infecção de nariz que se espalha pra faringe. A sensação sentida pela pessoa é de garganta arranhada, febre, pus na garganta, dor de ouvido e dificuldade de engolir. Tem também a laringite, que é a inflamação da laringe – região da garganta onde estão as cordas vocais. Trata-se de uma moléstia que pode aparecer sozinha ou também ser um sintoma de bronquite, pneumonia e de outras infecções respiratórias. A laringite provoca rouquidão e tosse seca, em geral, a voz vai enfraquecendo ao longo do dia. As causas podem ser vírus, bactérias e agressões ambientais como bebida muito geladas.
A asma é uma doença que congestiona os brônquios impedindo que o ar chegue aos pulmões. É freqüente em crianças e ocorre em 10% da população brasileira. Os sintomas são falta de ar e chiado no peito. As causas são reações alérgicas ou infecção das vias respiratórias.
A bronquite é uma reação inflamatória dos brônquios, que impede o ar de chegar aos pulmões. É caracterizada pelo catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal estar e febre. Se ela não for tratada pode evoluir para pneumonia, uma infecção aguda que poderá atingir os pulmões, total ou parcialmente. Quando isso acontece, os sintomas são a febre alta, dor no tórax, tosse com catarro, calafrios, suor e palidez. Em geral, a pneumonia é conseqüência das infecções de vias respiratórias como bronquite, resfriado, gripe, podendo ser causada por vírus ou bactérias.
Meningite - A meningite é a inflamação das meninges – membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença, que é grave, pode ter diversas causas e exige o acompanhamento médico permanente, podendo levar à morte ou deixar seqüelas. Os agentes podem ser vírus, bactérias, fungos ou parasitas, além de infecções de vias respiratórias mal tratadas ou mal cuidadas. Podem ocorrer ainda surtos e epidemias. Os sintomas são febre alta, rigidez do pescoço, dor de cabeça, vômitos e náuseas.
O tratamento das doenças, segundo o coordenador do PSF, sempre deve ser com prescrição médica. “Não use medicamentos orientados por vizinhos ou amigos. O que é bom para um pode não ser bom para outro. A medicação deve ser tomada na dose certa, na hora certa. Se o horário do remédio coincidir como sono, deve-se acordar o doente para tomar o medicamento porque ele tem um tempo de permanência no sangue, sendo eliminado pela urina, suor e fezes. Não há o efeito esperado se o medicamento não estiver circulando pelo organismo, e a doença pode piorar”, explica Andrade.
Para prevení-las é necessário evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados, pois favorecem o aparecimento de doenças contagiosas transmitidas por vírus (gripe) e por bactérias (meningite, tuberculose); ingerir líquidos; manter boa alimentação; manter crianças longe de brincadeiras com água, poeira, fumaça, correntes de ar frio; evitar fumo, ambientes poluídos; retirar a poeira da casa com pano úmido e rodo; dentre outros.
Com relação ao eritema pérnio e a xerodermia, a prevenção se faz pelo aquecimento do corpo, uso de água tépida (não quente demais) e aplicação de cremes nas mãos e rosto. A eritema acontece em função da diminuição do calibre do vaso sanguíneo provocado pelo esfriamento dos capilares das extremidades (mãos e pés), seguida de vasodilatação (aumento do calibre do vaso), que faz com que as pontas dos dedos inchem e fiquem doloridos e meio arroxeados. Está ligado à má circulação sanguínea e atingem áreas que ficam mais expostas ao frio como o rosto e as mãos. Causa inchaço, vermelhidão e coceira.
Já a xerodermia consiste no ressecamento exagerado da pele pelo frio, banhos quentes e diminuição da atividade das glândulas sebáceas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião reforça Programa de Ecoturismo

São Sebastião - Integrantes da Coordenadoria do Programa de Ecoturismo de São Sebastião, ligados às Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Cultura e Turismo (Sectur), se reuniram na noite de quinta-feira (31/5) para definir novas ações. Vários eventos estão programados para junho e julho e precisarão da ação dos monitores de ecoturismo cadastrados no município.
No dia 10 de junho será realizado o 4º Circuito Brasileiro de Corrida de Montanha, com a prova sendo realizado no bairro São Francisco, na região central. O evento é organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Esportes (Seesp).
De 2 a 29 de julho acontece em Boiçucanga, na Costa Sul, o Festival de Ecoturismo. O encontro prevê trilhas, passeio ciclístico, rapel, descida de caiaque no Rio Boiçucanga e vôo livre, além de atividades na praia. Os organizadores defendem que no bairro de Boiçucanga nascem os principais roteiros de passeios desta natureza, como as trilhas na mata atlântica, cachoeiras importantes, Praia Brava, entre outros.
Essa gama de atividades turísticas fez a Prefeitura reunir os profissionais já atuantes e aqueles que cumprem estágio após formatura no curso de monitores de Ecoturismo oferecido pelo município por meio de convênio com o Centro Paula Souza.
De acordo com o encarregado do Departamento de Turismo, da Sectur, Jucelei Pereira de Silva, com toda essa atividade, os monitores cadastrados vão fazer um agendamento para o atendimento a participantes e turistas. Também foi discutido plano de estruturação da trilha do Ribeirão do Itu e Praia Brava. (Fonte: PMSS)

Sebastianense vai à Capital participar da Maratona de São Paulo

São Sebastião - A atleta de São Sebastião, Maria de Fátima Miranda, participa neste domingo (3/6), na capital paulista, da 13ª Maratona de São Paulo, uma das principais provas do atletismo brasileiro. A competidora que participa da corrida pela primeira vez, enfrentará feras do maratonismo brasileiro e internacional.
O trajeto é 42 km percorrendo as principais ruas da cidade, passando por monumentos históricos da cidade como o Obelisco da Revolução Constitucionalista e o Monumento às Bandeiras.
A atleta, que corre há mais de 15 anos, diz que vem se preparando há um bom tempo para estar bem na corrida, porém seu foco inicial é adquirir experiência. “Estou treinando para a Maratona há mais de um mês, no entanto, o que eu quero é ver como vai ser o meu ritmo para dar seqüência ao meu trabalho. Meu objetivo é ganhar experiência”,
Ao longo da prova a sebastianense terá a oportunidade de ver a brasileira Márcia Anarloque e a queniana Margareth Karie, as grandes favoritas para faturar o troféu deste ano.
Ela relata que espera ter um tempo considerável para festejar. “Estou pensando em fazer cerca de três horas e meia, um tempo considerado bom para alguém de primeira viagem em uma prova desse nível”.
A largada acontece as 8h35, na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco.
(Fonte: PMSS)

Núcleo Educacional da Barra do Una recebe “Seduc Itinerante”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta sexta-feira (1°/6) uma visita ao Núcleo Educacional da Barra do Una que envolve a Emei Pirlimpimpim, EM Profª Maria Virgínia Silva e a EM Sebastiana Costa Bittencourt, localizado no bairro da Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, que atende alunos do maternal à 8ª série do Ensino Fundamental incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos).
De acordo com a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, a escola está de parabéns pelo trabalho realizado no bairro. “Nós estamos contentes com a gestão da escola, pois está bem direcionada com professores e diretores motivados. A estrutura física da escola também está boa e os alunos estão contentes”, disse Marilene.
A equipe da Seduc ainda acompanhou de perto a execução do Hino Nacional, tarefa realizada diariamente com os alunos e a equipe escolar. “O comportamento dos alunos durante o hino é muito exemplar. Passei em algumas salas e eles também estão contentes com os professores”, destacou a secretária de Educação.
Segundo a diretora da Unidade Escolar, Sílvia Rodrigues Gesser, a visita da Seduc é necessária e muito importante para o melhor andamento dos projetos pedagógicos. “Recebemos muito bem a equipe da Seduc e queremos que eles sempre voltem”, disse Sílvia.
O Núcleo Educacional da Barra do Uma conta com 650 alunos, 24 professores, uma coordenadora de pré à 4ª série e outra de 5ª a 8ª séries. (Fonte: PMSS)

Litoral Dance Festival agita a cidade com eventos paralelos

São Sebastião - Muito agito e movimento foi o que o público pode presenciar na tarde desta sexta-feira (1º/6) dentro da programação da 10a edição do Litoral Dance Festival. O grupo Dança de Rua “Origens”, de Poços de Calda (MG), realizou na Praça do Coreto uma aula aberta de hip hop para as pessoas presentes.
De acordo com o coreógrafo do grupo, Eder Silva, os 15 dançarinos realizaram uma performance, demonstrando diversos passos “Free Style”.
Ainda segundo o coreógrafo, o grupo está junto a três anos e realiza diversos trabalhos sociais e de cidadania. “Com o hip hop levamos novas perspectivas de vida para todos. Expressamos a realidade social em forma de rap”.
Já para os amantes da dança contemporânea o professor da companhia de dança “Faces Ocultas”, Arilton Assunção, de Salto (SP), realizou um workshop na sala de dança do Tebar Praia Clube.
No curso, o professor ensinou como aplicar métodos de solo básico na dança contemporânea, além de movimentos inovadores e criativos.
O evento prossegue durante todo o final de semana. Neste sábado (2/6), acontece um curso de ballet clássico no Tebar, a partir das 10h, e aula aberta de dança de rua, às 10h30, na Praça da Bíblia, no bairro da Topolândia. A mesma aula será ministrada na Praça do Coreto, a partir das 14h. No mesmo horário, acontecerá um curso de jazz no Tebar.
Já no domingo (3/6), o Tebar recebe, às 10h, mais um curso de ballet clássico. Às 10h30, será ministrada uma aula aberta de dança do ventre, na Praça do Coreto. A partir das 14h haverá mais um curso de contemporâneo, no Tebar Praia Clube. Além dessas atrações, as mostras competitivas acontecem todos os dias, a partir das 17h30, no ginásio do Tebar, que fica na rua Auta Pinder, no Centro de São Sebastião. Os ingressos, que podem ser adquiridos antecipadamente ou na hora, no Tebar Praia Clube, têm preços populares com valor único de R$ 5 e R$ 3 (se o interessado doar um agasalho infantil em prol da Campanha do Agasalho realizada pelo Fundo de Solidariedade). (Fonte: PMSS)

CBH-LN aprova liberação de recursos para projeto de São Sebastião

São Sebastião - O município de São Sebastião receberá um recurso de R$ 36,6 mil proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A aprovação ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º/6) durante Reunião Plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), realizada no Tebar Praia Clube.
A proposta da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) prevê programa de capacitação de 35 fiscais ambientais e obras da Prefeitura, um projeto de conhecimento técnico e educação ambiental com prazo de conclusão de 12 meses.
O valor total do projeto é de R$ 52,5 mil. Junto com o valor a ser liberado pelo Fehidro, o município entrará com contrapartida de R$ 15,9 mil. Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Fernando Aurélio Parodi, 75% da área total do Município são compostas por unidades de conservação, que são extremamente importantes para a garantia da qualidade de vida dos moradores e veranistas.
“Quase a totalidade de abastecimento de água do município é obtida de cursos d’águas, cujas nascentes encontram-se nas escarpas da Serra do Mar. Esse projeto reforça a necessidade de proteger essas unidades contra possíveis agressões ambientais”, avalia.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Teo Balieiro, justificou o pedido de verba junto aos integrantes do CBH-LN ressaltando que os fiscais são os primeiro agentes de educação ambiental porque estão próximos da comunidade e podem identificar os problemas.
Ainda durante a Reunião Plenária, o prefeito Dr. Juan Garcia informou aos presentes a iniciativa dos quatro municípios – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – de formar o Consórcio de Desenvolvimento do Litoral Norte. Ele ressaltou que muito se fala em investimentos econômicos para a região e nada se discute sobre investimentos na área social, de saneamento. “O litoral tem uma realidade diferente de outras regiões e precisamos nos unir para cobrar investimentos para nossos municípios.”
A iniciativa foi elogiada pelo coordenador da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) Casemiro Tércio Carvalho, que representou o secretário da pasta, Xico Graziano.
Carvalho aproveitou a ocasião para apresentar os 21 Projetos Estratégicos da SEMA – Cenários Ambientais 2020, Cobrança do Uso da Água, Desmatamento Zero, Ecoturismo, Esgoto Tratado, Etanol Verde, Fauna silvestre, Gestão de Unidades de Conservação, Investidor Ambiental, Licenciamento Unificado, Litoral Norte, Lixo Mínimo, Mananciais: Guarapiranga, Billings e Cantareira, Mata Ciliar, Município Verde, Mutirões Ambientais, Pesquisa Ambiental, Reforma Administrativa, Respira São Paulo, São Paulo Amigo da Amazônia e Serra do Mar.
Os membros do comitê também indicaram Lenina Mariano Salinbeni como a nova secretária-executiva do CBH-LN, substituindo Rosa Maria Mancini, , que assumiu a Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Lenina já antecipou que a próxima reunião será em setembro, quando também deve ser definida aplicação de uma sobra de recursos do Fehidro. “Vamos avaliar propostas excedentes.”
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Ironman Brasil 2007

Ubatuba - Considerada a mais importante disputa de triatlo na América Latina, o Ironman Brasil Telecom 2007 ratificou esta condição ao quebrar mais uma vez o recorde de inscritos. A única seletiva da América Latina para a final do Mundial Ironman, no Havaí, reunirá nada menos que 1.263 competidores, 43 a mais que a edição do ano passado, representando 37 países. A etapa brasileira aconteceu no dia 27 de maio, em Jurerê Internacional, na cidade de Florianópolis (SC), distribuindo 50 vagas para o Mundial e US$ 50 mil para os melhores entre os profissionais. A largada foi dada às 7 horas, com os 3,9 km de natação seguidos dos 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. Os recordes da prova são de 2001, ano de estréia da prova na capital catarinense: 8h11min10seg no masculino, obtido pelo argentino Eduardo Sturla, e 9h10min 02seg no feminino, marca feita pela norte-americana Wendy Igraham.
O argentino Oscar Galindez, triatleta radicado em Santos, venceu neste domingo (27/5) o Ironman Brasil Telecom 2007, e consagrou-se o primeiro tricampeão da prova, ganhou também em 2003 e 2006. Ele completou o percurso de 3,8km de natação, 180 km de ciclismo e 42.195 metros de corrida no tempo de 8h21min11s. O vice-campeonato foi conquistado pelo brasileiro Reinaldo Colucci, com 8h29min12s, que bateu o recorde do melhor tempo nacional na disputa. Em terceiro ficou o argentino Eduardo Sturla, com 8h29min27s. No feminino, a vitória foi à alemã Nina Kraft, que completou a prova em 9h12min39seg, enquanto a brasileira Fernanda Keller terminou em quarto, 9h24min28seg.
Ubatuba foi representada pelo triatleta Luiz Cláudio Graglia ( Huka) que mesmo sem ter se preparado adequadamente para esta competição foi o melhor atleta do litoral norte e Vale do Paraíba conquistando o 26º lugar em sua categoria com o tempo de 10horas 27 minutos.
Segundo o atleta após acordo com seus patrocinadores ele teve apenas três semanas para se preparar, tempo segundo Huka o deixou preocupado em virtude de ser uma prova muito dura.
Huka completou seu Décimo Ironman e segue com seu calendário com provas de Meio Ironman e o Troféu Brasil. (Fonte: Divulgação)

ACIU ALERTA: Extintores
O gerente da Associação Comercial de Ubatuba, Célio Moraes Stefani faz um alerta à população em relação à manutenção de extintores.

Ubatuba - “Temos recebido denúncias de alguns de nossos associados, de ações de indivíduos que aproveitam a falta de conhecimento das pessoas para aplicarem golpes, com relação aos extintores de incêndio, quando o cliente paga por uma manutenção enganosa deste equipamento”, diz Célio.
Segundo Célio, “na maioria das vezes, a falsa manutenção se resume à troca de uma etiqueta amarela, de suposta garantia até o ano seguinte, quando, na verdade, a etiqueta válida que garante a realização do serviço, conforme as normas vigentes, é verde-azulada, com o símbolo do InMetro e os dados da empresa certificada”, enfatiza.
Célio ressalta que os dados da empresa conveniada estão impressos na etiqueta amarela e nos lacres do extintor. Para comprovar a abertura do extintor para a devida manutenção, é obrigatória a colocação de um anel plástico amarelo entre o gatilho e o cilindro do extintor, com a data do serviço. Deve ser verificado se o anel está inteiro após o serviço executado, pois alguns simplesmente cortam o que está lá e o colam, em seguida, com cola instantânea.
“Desconfie sempre de serviço rápido e de preço muito baixo. Evite tratar com aventureiros que vêm de outras cidades, sobretudo nos feriados prolongados, e aproveitam o grande movimento no comércio para aplicarem este golpe.
Não aceite serviço “à base de troca”, pois retiram seu extintor seminovo e deixam outro bem mais antigo. Procure conhecer o local onde é feita a manutenção. Prefira empresas estabelecidas na cidade, evitando ambulantes, que não podem ser localizados para reclamações”, aconselha Célio.
A manutenção incorreta dos extintores, frisa o gerente, além de provocar risco à vida, pode gerar responsabilidades ao proprietário do estabelecimento e recusa de pagamento por parte de seguradoras.
Na dúvida quanto à idoneidade do serviço contratado, ligue para o INMETRO (11) 3124-7204, ou solicite uma vistoria do Corpo de Bombeiros (12) 3833-1717. (Fonte: ACIU)

Caiçarão é o nome do mascote dos Jogos Regionais de Ubatuba
Nome sugerido por aluno de escola do Ipiranguinha obteve 45% da preferência

Ubatuba - O mascote dos Jogos Regionais de Ubatuba recebeu na última quinta-feira, 31, o nome de Caiçarão. Esse foi o nome preferido por 45 % das pessoas que participaram da segunda fase do concurso para escolha do nome do mascote dos 51º Jogos Regionais, que acontecem na cidade a partir de 3 de julho.
O autor do nome foi Guilherme Camargo Bello, 15 anos, da Escola Estadual Idalina do Amaral Graça, do bairro do Ipiranguinha. “Fiz uma junção da palavra Caiçara, que somos nós, com tubarão, o mascote, aí nasceu o Caiçarão”, conta Guilherme. Marco Antonio Machado, vice-diretor da escola Idalina, elogiou a forma de escolha do nome do mascote. “O concurso foi muito democrático, dando chance da participação de todos no início e possibilitando a escolha por voto no final. A liberdade de escolha foi tanta, que em nossa escola venceu o Pejuporá, de um aluno do Esteves”, comentou.
O prefeito Eduardo Cesar anunciou o resultado da votação, que teve o nome Aruê, sugerido por Vanessa Marques de Sá, também da escola Idalina, com 32% dos votos, na segunda posição. A sugestão de nome Pejuporá, sugerido por Edson S. Alencar, da Escola Estadual Dr. Esteves da Silva, obteve 23% da preferência. No total 12.237 pessoas, entre alunos da rede escolar e votos pela Internet, participaram desta fase do concurso.
O prefeito Eduardo Cesar salientou a participação do grande número de envolvidos na escolha e disse que conta com toda a cidade para o sucesso dos Jogos.“A participação da sociedade é fundamental em todas as coisas, até nas mais simples, como a escolha do nome do mascote. Contamos com essa participação para que possamos fazer a melhor edição dos Jogos Regionais aqui em Ubatuba", disse o prefeito.
Estiveram presentes ao anúncio do resultado do concurso, o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr e o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves. Os alunos receberão seus prêmios no próximo dia 20, durante o Congresso Técnico dos Jogos Regionais. Guilherme receberá uma bicicleta e Vanessa e Edson ganharão um aparelho de Mp 3 cada.
(Fonte: PMU)

Mutirão “Ubatuba Livre da Dengue” visita 3.111 imóveis em duas semanas
Até agora, foram retiradas mais de dez toneladas de criadouros de dentro dos quintais dos munícipes

Ubatuba - O mutirão “Ubatuba Livre da Dengue”, promovido pela Prefeitura de Ubatuba, chega ao final da segunda semana com um total de 3.111 imóveis trabalhados. A quantidade de criadouros retirada das casas das pessoas é alarmante. Até agora, foram mais de dez toneladas de sacos plásticos, garrafas pet, potes diversos, louças para banheiro, móveis velhos e outros objetos sem utilidade que constituem um verdadeiro perigo para a saúde pública.
A maioria desses objetos está sendo prensada e encaminhada para reciclagem. O que não pode ser reciclado está sendo eliminado. O mutirão prossegue até o próximo dia 18, atingindo todos os bairros da cidade. A intenção do bota-fora é fazer com que a população crie o hábito de vistoriar e retirar os criadouros de seus imóveis regularmente.
Os agentes da Secretaria de Saúde estão preocupados com a realidade encontrada e estudam medidas para mudar os hábitos da população. A medida mais enérgica está sendo a autuação e posterior multa dos proprietários reincidentes. O valor das multas pode variar de acordo com a gravidade dos problemas, de R$ 300 a R$ 1.500.
Dengue se combate todos os dias - O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, afirma que, enquanto não houver uma conscientização e mudança de hábitos por parte dos munícipes, o risco de epidemias será sempre iminente. “As pessoas precisam entender que o combate ao mosquito deve ser constante, porque Ubatuba é uma cidade turística e o vírus da dengue pode estar sempre circulando em nosso ambiente. Não dá mais para deixar essa responsabilidade apenas para o poder público. Cada um deve se responsabilizar pelo seu imóvel, tanto para evitar a doença, quanto para evitar possíveis multas.”
Próximos bairros - Na próxima semana, o mutirão continua na região sul, atingindo os bairros Fortaleza, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Corcovado, Folha Seca, Rio Escuro, Pedra Verde, Domingas Dias, Lázaro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada, Toninhas e Praia Grande.
A Prefeitura de Ubatuba solicita aos munícipes que atentem para os dias em que as equipes estarão em seus bairros e se adiantem, retirando de seus quintais quaisquer objetos que possam acumular água e colocando-os para fora de casa, acondicionados em sacos plásticos fechados. A Secretaria de Saúde pede ainda, que a população atenda bem aos agentes, uma vez que eles podem prestar importantes esclarecimentos relativos à prevenção e o combate ao mosquito da dengue. (Fonte: PMU)

Pré-conferências envolvem comunidade na elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo
As pré-conferências estão sendo realizadas com o objetivo de integrar fazer com que a população participe ativamente do processo, colaborando com informações sobre cada região do município

Ubatuba - Durante toda esta semana a Prefeitura de Ubatuba realizou pré-conferencias em quatro regiões do município para apresentar às comunidades os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na elaboração na nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.). O principal objetivo das pré-conferências foi envolver diretamente a população no processo de levantamento e diagnóstico que está sendo desenvolvido como base para a elaboração da nova lei, descentralizando as decisões e tornando o trabalho o mais democrático possível.
Já foram realizadas três pré-conferências, nos distritos Sul, Centro-Sul e Oeste, respectivamente. Nesta sexta-feira, 1, acontece a reunião no distrito Sede e no próximo dia 4 acontece a quinta pré-conferência, no distrito Norte. Em cada reunião já realizada, foi formada uma comissão para coordenar os trabalhos naquele distrito, tendo sido eleito um representante para cada comissão. As comissões têm o objetivo de ajudar na coleta de informações, já que cada bairro possui suas peculiaridades e seus moradores são os que mais conhecem a realidade dos mesmos. As comissões poderão contar com o apoio técnico do núcleo gestor de elaboração da lei para quaisquer esclarecimentos e terão acesso a todo o material necessário, como mapas e demais documentos inerentes à nova lei.
Foi realizada também uma divisão por setor dentro de cada comissão; ou seja, cada distrito possui uma comissão, dividida em setores de interesse, tais como agricultura, pesca, maricultura, turismo, comércio, construção civil, náutica, entre outros. Desta forma, cada setor terá sua representatividade no processo de elaboração da nova L.U.O.S.
Abrindo as portas para a comunidade - O secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi Irineu, responsável por apresentar nas pré-conferências os levantamentos desenvolvidos pela prefeitura, acredita que os trabalhos evoluirão. “Nossa intenção é que a comunidade se sinta incentivada a participar realmente deste processo, por isso estamos procurando ouvir cada setor representativo da sociedade”.
De acordo com o assessor municipal de Planejamento e Desenvolvimento, René Nakaya, "através deste processo a prefeitura está abrindo as portas para a comunidade participar ativamente das decisões de interesse público. A comunidade está discutindo antes da elaboração da lei, que até então era discutida apenas entre técnicos e só depois apresentada à população".
Fernando E. Pedreira, representante da comissão formada na pré-conferência do distrito sul, explicou que a função do grupo, daqui para a frente, é convocar o maior número de pessoas da comunidade para uma nova reunião, onde será apresentando o material de trabalho desenvolvido até o momento. “Percebi que muitas pessoas passaram a se interessar pelo assunto, o que antes não acontecia. A Lei de Uso do Solo é uma questão essencial para o município e o interesse da comunidade será confirmado nas próximas reuniões”, disse Fernando.
Karina Aparecida Sarrilho, coordenadora da comissão formada no distrito centro-sul, parabenizou a prefeitura pelo processo participativo em que a lei está sendo elaborada. “Não é apenas importante, mas essencial a participação da população. Acredito que a prefeitura realmente queira ouvir a população e envolvê-la nas decisões. Espero que os processos participativos estejam cada vez mais presentes em questões como esta”, afirma Karina.
O prefeito Eduardo Cesar está muito satisfeito com a participação ativa da comunidade: “solicitei a meus acessores que este processo, a exemplo do Plano Diretor, seja mais uma show de democracia em Ubatuba”.
Novo cronograma - Em audiência pública realizada no dia 24 de maio, foi alterado o cronograma para entrega dos trabalhos de elaboração da nova L.U.O.S. Na ocasião foi colocado em votação um novo prazo a ser estabelecido e por unanimidade, foi aprovada a mudança para o dia 31 de outubro, para que sejam realizadas as pré-conferencias, conferencias e reuniões com a comunidade.
Ficou decidido também que as reuniões distritais acontecerão de acordo com a necessidade de cada distrito. Serão realizadas cinco conferências distritais até o dia 15 de outubro; cinco audiências públicas distritais até o dia 20 de outubro; uma conferência municipal e uma audiência pública municipal até o dia 26 de outubro, para apresentar todas as informações distritais em uma única audiência.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento, em reunião ordinária realizada no último dia 31 de maio, aprovou, por unanimidade, o encaminhamento ao Executivo e ao Legislativo do novo cronograma. O projeto da nova L.U.O.S deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal até dia 31 de outubro e esta deve votá-lo até o dia 12 de dezembro, quando inicia o recesso parlamentar.
Comissões distritais - Conheça os integrantes das comissões formadas nas pré-conferências realizadas até a quinta-feira, 31:
Distrito sul
Fernando E. Pedreira, Adriana Grammont, Mauricio Romão, Antonio Carlos da Silva e Neidi Antunes de Sá;
Distrito centro-sul
Karina Aparecida Sarilho, Peter Nemeth, Nelson Camargo, Carlos Gomes, Luciano Seiti Niyama e Helder Marques;
Oeste
Quincas Cruz, José Almeida Sodré, Amarildo Cesário e Marcilio Lopes.
(Fonte: PMU)

Pescadores de Ubatuba e Caraguá se unem para reivindicar projetos à Petrobrás
As reivindicações têm como justificativa a construção da base de gás que será instalada nas imediações da Ilha Vitória, Ilha de Búzios e ilhotes adjacentes, que constituem importantes territórios pesqueiros para todo o Litoral Norte

Ubatuba - Pescadores da Colônia Z-8, de Caraguatatuba e Colônia Z-10, de Ubatuba, estiveram juntos em uma reunião com representantes da Petrobrás para reivindicar projetos sociais, em contrapartida à instalação de uma base de gás no Litoral Norte. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 28, em Caraguatatuba. A Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli esteve presente, juntamente com representantes de diversas associações ubatubenses ligadas ao setor pesqueiro.
Na ocasião, os pescadores solicitaram ao gerente de Comunicações da Petrobrás, Mariano Stamato, o investimento no fomento à pesca e maricultura, por meio de pesquisas aplicadas, incentivo à organização, o fortalecimento do setor e melhorias na infra-estrura de aporte pesqueiro, que inclui a instalação de fábricas de gelo, estaleiros de pequeno e médio porte, píers para descarga de pescado, bombas de óleo diesel e ranchos de pesca. Foram solicitados também programas de capacitação do setor e de educação ambiental. Para o período de instalação das tubulações, foi solicitado que os pescadores embarcados sejam indenizados pelas perdas ocasionadas.
Argumentações relevantes - A base de gás será instalada nas imediações da Ilha Vitória, Ilha de Búzios e ilhotes adjacentes, que constituem importantes territórios pesqueiros para todo o Litoral Norte. A preocupação dos pescadores está relacionada com os impactos ambientais que as atividades de mineração no mar podem causar nos ecossistemas marinhos, devido à descaracterização, ou em casos extremos, à destruição de habitats.
Segundo o documento entregue ao gerente de Comunicações da Petrobrás, Mariano Stamato, a instalação das tubulações do gasoduto ocasionará ruídos no ambiente marinho que afastarão, principalmente, as espécies marinhas de maior interesse econômico, além de um aumento de turbidez da água que trará conseqüências na cadeia alimentar marinha, afetando diretamente a pesca. Outro argumento seria o declínio do esforço que a pesca comercial e industrial vem sofrendo nas últimas décadas.
Diante das argumentações, Mariano Stamato afirmou que o apoio a projetos de responsabilidade social é uma nova modalidade que está sendo estudada pela empresa e se comprometeu a agendar uma reunião com o prefeito Eduardo Cesar para conversar sobre possíveis acordos e parcerias com os municípios envolvidos.
Desenvolvimento sustentável - Durante a reunião, a secretária da Smapa, Valéria Gelli, discursou sobre a importância de parcerias com empresas com o porte da Petrobrás para o desenvolvimento dos municípios. “A Petrobrás é uma das maiores empresas do Brasil e, até mesmo, do mundo. É de parceiros assim que nós precisamos para ajudar a trazer benefícios para as comunidades que estão diretamente envolvidas com os locais em que estão sendo instaladas as bases de extração das nossas riquezas minerais.”
A atividade pesqueira no Litoral Norte do Estado de São Paulo envolve cerca de 4.050 pescadores diretos, segundo dados das Colônias Z-6, Z-8, Z-10 e Z-14. A produção mensal de pescado no Litoral Norte é de, aproximadamente, 850 toneladas. Em Ubatuba a pesca é uma das principais atividades econômicas, equiparada à turismo e à construção civil. O município é o terceiro maior produtor pesqueiro do Estado de São Paulo, depois de Santos e Guarujá, gerando uma renda municipal de 12 milhões ao ano.
Os representantes ubatubenses - Além da Secretária Valéria Gelli, representando Ubatuba, estiveram presentes o presidente da Colônia Z-10, Joédis Teixeira da Silva, mais conhecido como Chacrinha; Peter dos Santos Nemeth, presidente da Associação dos Pescadores Enseada; Mauricio da Silva de Souza, presidente da Associação dos Pescadores da Maranduba e Região Sul e representantes da Associação dos Pescadores Ubatuba e da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo. (Fonte: PMU)

Prefeitura incentiva implantação de hortas nas escolas de Ubatuba
O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a preservação do meio ambiente

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está realizando um projeto de hortas suspensas e hortas comuns em diversas escolas do município. Trabalhando em parceria com os professores e utilizando o princípio da transversalidade no ensino, o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. As hortaliças produzidas nas hortas são inseridas na merenda ou distribuída entre os alunos participantes.
Ao participar da realização de hortas nas escolas, os alunos aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. A reciclagem é aplicada, utilizando materiais como garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados para a montagem das hortas suspensas. A compostagem também é feita com materiais que sobram nas cozinhas, como folhas de hortaliças, cascas de frutas, legumes e ovos.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde incida sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
As aulas e as assistências técnicas dadas às escolas que se interessam pelo projeto são prestadas pelo engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho e pelo gerente de
agricultura, Aparecido Cardoso. Os diretores e professores que tiverem interesse em implantar o projeto em suas escolas podem entrar em contato pelo telefone 3833-3500.
Bons frutos - Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, as “horta-escolas” já estão trazendo bons frutos nas vidas dos estudantes. “Os alunos já estão absorvendo o conhecimento e aplicando-o em suas casas. Isso significa que eles estão optando por consumir alimentos mais saudáveis, fazer economia e preservar a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados. São lições que eles estão aprendendo dentro da escola e fora das salas de aula, aproveitando o conceito da transversalidade no ensino.”
A Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) também está preparando uma horta com a ajuda da Smapa. O plantio já faz parte das atividades dos alunos como terapia educacional. A diretora da Apae, Ruth Nelly, explica que o plantio já faz parte das atividades das crianças, de terapia ocupacional. “Nossa terra estava enfraquecida, não sabíamos como fazer para melhorar os resultados das plantações, então, entramos em contato com o pessoal da Smapa. Os técnicos vieram aqui e nos orientaram sobre tudo o que precisávamos fazer. Agora, estamos preparando a terra, quando chegar a hora do plantio, os técnicos retornarão para acompanhar o trabalho dos alunos.” (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe 148 atletas para abertura do Hang Loose Surf Attack

Ubatuba - A praia de Itamambuca, em Ubatuba, está pronta para receber a etapa de abertura do Hang Loose Surf Attack, campeonato paulista das categorias de base do surfe. A organização do evento confirmou a participação de 148 atletas de oito estados.
O torneio começa às 8 horas de sábado, 2, com duas baterias da categoria junior. A direção do evento anunciou que sábado acontecerá também a primeira fase das categorias estreantes e petit, pois existe previsão no aumento da ondulação no domingo e, para segurança dos atletas o cronograma precisou ser ajustado.
Cronograma dos atletas de Ubatuba:
O sábado começa com a categoria junior e Matheus Toledo entra na água na primeira bateria; Pedro Aguiar está na terceira, Marco Aurélio na quarta, Jéferson Prado disputa a quinta bateria; Erick Rodrigo entra na sétima e Patrick Olinto na oitava. Emerson Santos entra na segunda bateria da segunda fase.
Na categoria mirim, Giovani Ferreira e Lucas Santos estão na primeira bateria; Mauri Leite vai pra água na segunda e Pedro Aguiar, na terceira. Lucas Jonathan entra na quarta e José Lucas e Marco Aurélio estão na quinta bateria; a categoria estreantes terá Wesley Dantas na primeira bateria, Alex Sandro na segunda e Filipe Toledo, Luiz Antonio e Phelippe Chagas lutando por duas vagas na terceira bateria.
A categoria iniciantes tem Rafael Ferreira e Filipe Toledo na primeira bataria, Gabriel Adisaka na segunda, Gabriel Jacob, na terceira e Lucas Santos na quarta. Fechando o dia, a categoria petit leva para a água Davi Toledo na primeira bateria e Alex Sandro na terceira.
No domingo, as baterias eliminatórias começam às 8h e as finais acontecem a partir das 13h, na seguinte ordem: iniciantes, petit, mirim, estreantes e junior.
O Hang Loose Surf Attack - 20ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Star Point, Overboard, Hot Water, Bleat e Sthill. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag’s, Rhyno Foam, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf. (Fonte: PMU)

Federeção Aquática Paulista parabeniza Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebeu nesta semana um ofício da Federação Aquática Paulista, cumprimentado a atuação das Secretarias de Turismo e de Esportes e Lazer pela excelente organização da IV Etapa do Campeonato de Maratonas Aquáticas, realizada no mês de maio. O diretor e principal responsável da Federação, Igor de Souza, apresentou formalmente sua satisfação com o evento: "a comunidade aquática e o Conselho técnico cumprimentam a cidade de Ubatuba pela pontualidade e pela presteza no atendimento de nossas solicitações. Mesmo sendo uma data difícil, como o Dia das Mães, mais de 1000 nadadores prestigiaram o evento, comprovando o sucesso da competição".
Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, Ubatuba é uma referência no esporte. "Ficamos muito felizes com esta manifestação por parte da Federação. Quero aqui agradecer em público o esforço de nossa equipe, que trabalhou com bastante antecedência para garantir o sucesso do evento. As provas que acontecem em Ubatuba são muito procuradas, e temos muita satisfação em colaborar diretamente com a Secretaria de Esportes para que eventos como esse se tornem referência em todo Brasil", ressaltou Luiz Felipe.
(Fonte: PMU)

Em ofensiva contra o nepotismo, promotor dá prazo a prefeito e vereador

Ubatuba - O Ministério Público deu prazo até 10 de junho para que a Prefeitura e a Câmara de Ubatuba entreguem a lista de parentes empregados no serviço público, tanto no Executivo como no Legislativo.
Enviado no início de maio pelo promotor Oswaldo de Oliveira Coelho, o ofício faz parte de um inquérito civil aberto pelo MP para investigar denúncias de nepotismo em Ubatuba.
Segundo ele, o prefeito Eduardo de Souza César (sem partido) e o presidente da Câmara, Ricardo Cortes (DEM), terão que informar quais os parentes em até terceiro grau trabalham no serviço público.
"Vou analisar (as respostas) e, se for o caso, instituir uma ação civil pública para combater o nepotismo na cidade", disse Coelho.
O promotor do MP afirmou que a contratação de parentes para o serviço público nem sempre leva em conta a qualificação técnica exigida pelo cargo.
"Tem que ter controle (na contratação de parentes) e não haver exagero de distribuição de cargos. Se a pessoa tem qualificação técnica, é preciso avaliar e pesar todos os fatores", disse Coelho, que defende uma análise minuciosa de cada caso.
Segundo o funcionário público municipal Carlos Leite, 46 anos, existem atualmente cerca de 20 parentes de secretários e vereadores contratados para cargos de confiança.
"Espero que os casos sejam investigados e se acabe com o nepotismo em Ubatuba", disse Leite, que denunciou o caso no Ministério Público no dia 18 de maio.
OUTRO LADO - O chefe de gabinete Délcio Sato informou que a prefeitura ainda não recebeu nenhum comunicado do MP. Contudo, o que for pedido pela promotoria, se estiver embasado pela lei, será respondido. "O prefeito não tem parente nenhum na prefeitura", defendeu Sato.
Ricardo Côrtes, presidente da Câmara, disse que os vereadores aprovaram a abertura de concurso público para regularizar cerca de 40 cargos comissionados no Legislativo. Boa parte deles é ocupado por parentes.
"Meta é criar um plano de carreira na Câmara e deixar em aberto apenas a assessoria dos vereadores", afirmou Côrtes, que vê a contratação de parentes com reserva. "Às vezes trata-se de alguém qualificado para o cargo, mas na maioria dos casos é encosto."
OFENSIVA - O Ministério Público promove uma ofensiva no Vale do Paraíba para acabar com o nepotismo na região. A ação já resultou na demissão de 70 parentes, entre eles 19 de vereadores de Jacareí, 18 de vereadores São José, 16 na Prefeitura de Taubaté, 14 na Câmara de Pindamonhangaba, dois na Prefeitura de Jambeiro e um na Câmara de Jambeiro.
(Fonte: ValeParaibano)

CMD e CMT aprovam implantação da Zona Azul em Ubatuba
Nenhum conselheiro foi contrário à implantação do sistema no município

Ubatuba - Os Conselhos Municipais de Desenvolvimento e de Turismo (CMD e CMT, respectivamente) aprovaram durante esta semana o texto substitutivo do Projeto de Lei do Executivo que prevê a implantação do sistema Zona Azul em Ubatuba. O texto substitutivo foi elaborado após adiamento da votação do PL na Câmara Municipal e nele está prevista a participação e deliberação por parte da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (Aciu), do CMD, do CMT e das associações de moradores dos bairros abrangidos pela implantação da Zona Azul.
O substitutivo, bem como a previsão legal de implantação da Zona Azul, foram aprovados pelo CMT, em reunião ordinária realizada em 30 de maio, com a presença de 21 conselheiros. O encaminhamento do substitutivo foi aprovado por unanimidade e a implantação do sistema teve apenas uma abstenção. Já o CMD realizou reunião ordinária no dia 31 de maio, quando os conselheiros aprovaram a minuta e a implantação da Zona Azul com quinze votos a favor e uma abstenção. A Associação Comercial também manifestou concordância com o encaminhamento do texto substitutivo.
A prefeitura está encaminhando o texto substitutivo à Câmara Municipal para que seja colocado em votação, provavelmente na próxima terça-feira, 5. Após aprovação, serão iniciados estudos e discussões junto à Aciu, CMD, CMT e associações de bairro para a futura implantação efetiva do sistema de Zona Azul no município. (Fonte: PMU)




SEMANA DE 01/06 A 07/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Ás 16:00 hs - 19:00 hs - 22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"As Tartarugas Ninja - O Retorno"
Às 15:00 hs

 

"Homem Aranha 3"
Às 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A BANDA LIRA
(Leda Piranda Cardoso)

A praça virou uma festa!
Casarão, beleza, natureza,
Sonho, música, arte - FUNDART!

Tudo estava tão calmo:
Céu azul, suave brisa no ar, um papo gostoso...
O doce marulho das ondas do mar.
De repente alguém falou:
Acomodem-se, minha gente que a Banda já vem chegando!

Os músicos, com suas vestes formais, foram chegando
Carregando cadeiras, estantes e instrumentos - afinando seus metais.
E em seus olhos... ah! Alegria que a todos contagia.
Sentaram-se lado a lado
Irmanados na mesma harmonia.
E sob a batuta dos Regentes, ora Valdecy ora Amarildo,
O ar se encheu de música, de melodia, de intensa magia...

A alegria se instalou mandando embora a tristeza
Se porventura ela houvesse,
E toda a gente vibrou, valsando o corpo em ritmo perfeito,
Sob a batuta do Mestre!

Ah... Ubatuba! Que prazer gratificante poder aqui viver!
Este som, este céu, este mar que a todos vêm encantar!
Participar destes bons momentos
É uma dádiva, uma alegria sem par!

E eu, em meio a sonhos e devaneios,
Chego até imaginar:
Que se de fato o paraíso existe,
Lá um dia, com certeza,
a Banda Lira vai tocar!

Leda Piranda Cardoso
Ubatuba, 1º/06/2007

Batuíra

O passarinho batuíra
Eterno migrante
Fugitivo do frio
Mede a praia

Em passos bem contados

E aos caiçaras

Trouxe recados

De pingüins

De tainhas

E da massa de ar polar:

Todo o ouro do mundo
Não compra o calor de um lar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

LEMBRANÇAS

Dedico estas recordações a Carlos Vieira Pinto, mermão Carlinhos, tempos venturosos nas praias do Atlântico eterno, nossos sonhos mais que felizes em uma Ubatuba sensualíssima enfeitiçada de Tiepiranga, o Tié-sangue aurora rubra.

Serão lembranças? Verdadeiramente ocorridas ou traçadas pelo desejo seletivo do lembrar? Falo de um tempo em que Jacques Costeau e Mile Gagnan criaram com o aqualung para o mergulho autônomo: O mundo silencioso, que livro apaixonante! As máscaras vedavam mal, éramos obrigados a apertá-las exageradamente, vincavam o rosto e, assim mesmo, ao subirmos à superfície, aquela água indesejável oscilando diante dos olhos. O snok, tubo de respirar, incipiente, o pé-de-pato pequeno, rijo, pesadão e o cinturão de chumbo para alcançar o equilíbrio no fundão, grata conivência dos nossos amigos serralheiros. Nossa arma, arpão e elástico, estilingue submarino. Saíamos nas canoas do Eduardinho Graça, do Maciel da Enseada, do Alcides das Toninhas e outros em outras praias. Éramos alguns poucos, Celso, Albertinho, João Maciel, Brancatti e o Qinzinho, de longe o melhor mergulhador de todos nós. Fomos os primeiros nestas paragens. Havia também o grupo de S.Paulo, lanchas com dois motores de popa (ainda não conhecíamos o motor que veio mais tarde, chamado de rabeta), material de mergulho importado e aqualung. Que baita inveja! Uma vez saí com eles. Foi o meu dia. Matei duas garoupas grandes, um merote de 30 quilos, lagostas e polvo. Olharam-me com respeito. Mais tarde, graças à Maria Salum, deplorei as arpoadas nos pobres e nobres peixes. Donélia dizia-me:
- Quando morrer você vai atravessar o céu do peixes. Lá eles vão arpoá-lo, tantas vezes até pagar toda essa violência!
Naquele mesmo ano o Brancati apareceu com uma lancha de 17 pés, motor de popa Jonsohn de 60 cavalos. Partimos mal a madrugada pintava e mergulhamos o dia todo, retornando sob as estrelas. Dentre esses amigos muito já partiram. Perguntei-lhes porque tanta pressa? Os amigo e as mãe não deveriam nos deixar, nunca! Eles eram mais que amigos, absolutos!
Nesse período da história circulavam por estas ruas antigas figuras históricas como Felix, Filhinho, Piza, Idalina, Matarazzo... E também meu amigo e companheiro de longos papos, o inesquecível Tiziu e sua mãe Dona Carolina Chius, fabricantes da famosa pinga Ubatubana, e também Dona Maria, mãe da Zenaide, e o Chico Alves que virou Chico dos Alves em Rumos e rezas contos do mar, e tantos amigos pescadores... Saravá, meu Pai! Ah, e as senhoras respeitáveis de hoje adornando as praias no resumo progressivo dos maiôs, bem como nas noites dos nossos benfazejos verões com suas surpreendentes mini-saias, shorts atordoantes e a exclusão do sutiã. Éramos ingênuos, pudicos se comparado aos nossos dias, mas em relação ao passado, irreverentes, até alguém chamou-nos de iconoclastas!
Ubatuba, coisa curiosa, foi mudando a praia da vez: o Perequê Açu do Stanislaw e dona Sônia na década de 50; depois se reverenciou a praia da Enseada com o então badalado Bar da Zenaide e as milagrosas caipirinhas do João Profeta; depois foi a vez da praia do Tenório do Piza. Agora é a vez da praia Grande que vem mantendo tal primazia há muito tempo, e onde mora um baita escultor recriando a natureza, o meu amigo Roberto Mei.
Nesse já remoto passado, convivi com o caiçara Manoel Rofino, o melhor conhecedor de árvores e plantas medicinais, detentor de admirável memória! Rofino, excelente humor, desenvolto, metia a mão nua para pegar jararacuçu de mais de metro, jogando-a descuidadamente em uma caixa para mandá-las ao Butantã. Foi na cidade de São Bento do Sapucaí, divisa com Minas, onde trabalhamos juntos, que me falou de Ubatuba, sua terra natal: "Uma formosura de fazer inveja ao Paraíso!" Foi ele que me induziu a estas paragens benditas. Reverencio-o!
Nesses tempos idos ainda não havia IBAMA, as canoas eram de madeira de lei, como o ptecolobium e o cedro e éramos pouco mais de 10 mil habitantes. Alguns caiçaras aprenderam com seus pais, que por sua vez aprenderam com sus avó, bisavós, tataravôs... Herdaram tal sabedoria, a arte de fazer canoa, como Maneco Manquinho do Perequê Mirim que na minha chácara, em 1970, derrubou um guapuruvu enorme que nos noroestes e sudoestes derrubava galhos, que certa vez levou metade do telhado de minha casa. Era noite, eu viajava. A Donéria, meio governanta e meio mãe, e o Bebeto, meu cão que morreu atropelado na fatídica estrada quando namorava uma deliciosa cadela (penso que a adjetivação é apropriada), passaram por tremendo susto. Ao citar o Bebeto, lembrei-me dos meus amigos peludos que infelizmente duram tão pouco, aos dez anos já estão velhos e partem espedaçando nossos corações. Maneco Manquinho e o Góis trabalharam dois meses no tronco imenso do guapuruvu fazendo duas canoas. Uma levou meu filho Flávio a tantas pescarias, na outra, menor, navegaram minhas duas netas na sedução do mar de S. Sebastião.
Sobrevivi plantando jardins pelas praias da Enseada, Lázaro, Maranduba e muitas outras. Tudo tão remoto e, no entanto, parece-me que ainda ontem mergulhei com meus amigos... Ubatuba é o meu Éden. Meu amigo Magalhães, navegador de águas fundas, diga-me: Ubatuba não é mesmo o nosso Éden?

Flávio Girão
Ubatuba, 1 de junho de 07

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Toninhas ©Dona Ophelia Figueira

Toninhas
©Dona Ophelia Figueira


Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor