Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 05 de Junho de 2007 - Nº 1783 Edições Anteriores

Terra Caiçara

Região
Dia do Meio Ambiente: Projeto Tamar-Ibama e Arcor

Caraguatatuba
Pré-candidatos falam porque querem ser prefeito da cidade
Dupla da zona sul sagra-se campeã do Regional de Truco em Caraguá
10º Festival do Camarão tem início dia 7
Enxadrista de Caraguá é campeão da 4ª etapa do 8º circuito Valeparaibano
Câmara discute Ônibus sem cobrador
Prefeitura de Caraguá inicia mais obras na cidade
Caraguá teve uma extensa programação esportiva no final de semana

Ilhabela
Nanci recebe Pastor Regional
Câmara declara ponto facultativo
Vereador Zeca pede UTI


São Sebastião
Alunos de São Sebastião criam projeto com foco na cidadania
Sala de leitura será ampliada
Conseg da Costa Sul realiza reunião na próxima quinta-feira em Boiçucanga
Fama Shopping recebe o 5o Pechin Shop
Gestão Ambiental encerra Semana do Meio Ambiente em São Sebastião
Disputa acirrada entre São Sebastião e Jundiaí no Gringão
1ª Festa do Migrante da Costa Norte terá show de Roberta Miranda
SIM receberá mais 10 câmeras de segurança para atender Costa Norte de São Sebastião
1° Circuito Aqua de Travessias é realizado em Juquehy com fortes ondulações e correnteza
São Sebastião disputa campeonatos como preparação para os Regionais
Presidente do Fundo Social visita bebê encontrada em Cambury
Secretaria de Saúde dispõe do Programa Nacional de Suplementação de Ferro no combate à anemia
Costa Norte ganhará pavimentação de 14 ruas e canal na Av. Netuno
Setradh promove festa de 10 anos de projeto para idosos
Feijoada beneficente reúne mais de 170 pessoas na Creche Adriana Vasques
Chuva retorna e final do Veterano tem novo adiamento


Ubatuba
Ubatuba cria hortas em escolas
Ubatuba contra a poluição visual


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Dia do Meio Ambiente: Projeto Tamar-Ibama e Arcor

Litoral Norte - Projeto Tamar-Ibama e Arcor comemoram Dia do Meio Ambiente com soltura de tartaruga
No próximo dia 05 o Projeto Tamar-Ibama e a Arcor comemoram quatro anos de parceria e celebram o Dia do Meio Ambiente com uma série de atividades especiais.
Sergio Asís, diretor-geral da Arcor, é um entusiasta do projeto e avalia que o êxito dessa parceria se deve à forma com que a empresa estruturou o seu apoio à organização ambiental. Segundo ele a relação está sustentada num tripé que envolve as áreas corporativa e de marketing da empresa, bem como o Instituto Arcor do Brasil. "Antes da preservação ambiental ser destaque na sociedade a empresa já estava envolvida em projetos especiais. Juntamente com a educação, cuidar do meio ambiente sempre foi uma de nossas principais preocupações", diz o executivo.
Berenice Gallo, oceanóloga e coordenadora regional do Projeto Tamar-Ibama no Estado de São Paulo, comenta que a escolha do Dia do Meio Ambiente foi proposital. "A data representa a comemoração de nossos esforços diários de preservação. Acreditamos que seria o melhor momento para celebrar ideais tão próximos", diz. "Por isso a proposta de um evento que inclui momentos de descontração, de integração com os projetos que ambos apoiamos e mesmo a demonstração de uma parte importante e emocionante do trabalho diário: a devolução de uma tartaruga marinha reabilitada ao seu habitat", completa.
Sobre o Projeto Tamar-Ibama - O Projeto Tamar-Ibama é uma iniciativa estabelecida no Brasil desde 1980, e é reconhecida internacionalmente como um dos mais notáveis programas ambientais e científicos, cuja missão é proteger as tartarugas marinhas por meio da educação ambiental, do desenvolvimento local sustentável e da conservação e pesquisa aplicada. Conta com o patrocínio oficial da Petrobras e no estado de São Paulo com o apoio da Arcor e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Visite: www.projetotamar.org.br
Sobre o Instituto Arcor Brasil - Desde sua criação em 2004, o Instituto coordena o investimento social do Grupo Arcor no Brasil. Por meio de programas próprios ou em parceria com outras organizações do terceiro setor, tem como objetivo principal gerar igualdade de oportunidades para crianças e adolescentes apoiando projetos educativos de desenvolvimento integral e inclusão social.
Sobre a Arcor - A Arcor, líder mundial na produção de balas e a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, tem a responsabilidade social e ambiental como fator essencial de suas atividades, desde a fabricação de seus produtos, relacionamento com a comunidade até a contribuição para o êxito de projetos que envolvam a educação e a preservação do meio ambiente.
Visite: www.arcor.com.br
Agenda:
Dia 05/06/2007 - Dia do Meio Ambiente
Horário: das 14h00 às 15h00 - Praia do Itaguá - Ação educativa de interação com meio-ambiente
· Limpeza de praia com a participação de 50 alunos do ensino fundamental da Cooperativa Educacional de Ubatuba e dos jovens da Oficina de Papel, na Praia de Itaguá.
· Soltura de tartaruga marinha reabilitada, na Praia de Itaguá
Opção 1 - Acompanhar ação na Praia do Puruba
Saída: 15h00
Horário: das 16h00 às 17h30
Local: Escola Municipal José Belarmino Sobrinho - 2ª Série
· Oficinas educativas sobre o lixo com os professores e alunos envolvidos com o concurso educação ambiental Nossas águas sempre limpas incluindo desenhos e pinturas, utilizando o Guia do Professor Amigos do Mar.
· Distribuição de chocolates e guloseimas aos participantes
Opção 2 - Acompanhar ação no Centro de Visitantes do Tamar
Horário: das 15h00 às 17h00
Local: Centro de Visitantes da Base de Ubatuba
· Confecção de painel sobre o lixo no mar, que será incorporado a exposição do Centro de Visitantes da Base do Projeto Tamar em Ubatuba, com participação de alunos e professores da Cooperativa Educacional de Ubatuba e jovens da Oficina de Papel.
· Coffe break
· Apresentação dos alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, em homenagem ao dia do meio ambiente.
· Distribuição de chocolates e guloseimas aos participantes.
(Fonte: Divulgação)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Pré-candidatos falam porque querem ser prefeito da cidade

Caraguatatuba - Faltando ainda um ano e cinco meses para a eleição municipal do ano que vem, Caraguatatuba já tem pelo menos oito políticos interessados em disputar a cadeira hoje ocupada pelo prefeito José Pereira de Aguilar. O próprio chefe do Executivo pretende a reeleição.
Além de Aguilar, estão em gestação as pré-candidaturas do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), do advogado Álvaro Alencar (PMDB), do vereador Aurimar Manzano (PTB), do médico Paulo Ugatti (sem partido), do petista Paulo Afonso, de Joaquim Duarte (PV) e de João Lúcio (sem partido).
O Imprensa Livre procurou todos os pré-candidatos para que respondessem a duas perguntas básicas:
Por que deseja ser prefeito de Caraguatatuba e qual o setor da administração que trataria como prioritário caso fosse eleito.
Nem todos foram localizados e/ou responderam ao questionamento do jornal. Confira abaixo o que pensam os pré-candidatos que se manifestaram.
O prefeito José Pereira de Aguilar aposta na força de sua própria administração para continuar no cargo. Segundo ele, “após esses 19 anos de vida pública, acho que a população já me aprovou. Por isso quero continuar na vida pública.
Minha administração está satisfatória e isso eu vejo a cada dia que passo junto à população nas visitas que faço em cada bairro todos as manhãs”.
O prefeito ressaltou que Caraguá está se desenvolvendo rápido e que ele deseja fazer parte desse desenvolvimento. Sobre a prioridade para o ínício de um eventual segundo mandato, o prefeito municipal recordou dois itens importantes de seu projeto político antes da última eleição.
“Na última campanha falei que a prioridade na minha administração seria a saúde e o social. Apesar dos dois anos que se passaram, essas continuam sendo as prioridades da nossa administração.
Devo lembrar que continuo salientando que saúde se faz com prevenção”, declarou Aguilar.
O advogado Álvaro Alencar, do PMDB, afirmou que quer ser prefeito de Caraguatatuba porque faz parte de um “grupo de lideranças que há anos identificam e estudam os problemas da cidade e têm um projeto que contempla especialmente a valorização das pessoas”.
Além disso, ressaltou “este grupo de já deu provas de que o nosso trabalho político e nosso ideal vem crescendo, conforme demonstraram os resultados das duas últimas eleições”.
Como principais prioridades da administração, Alencar apontou as áreas da Educação, da Saúde e da Geração de Empregos, destacando que estes são os setores que “não mereceram adequada atenção dos últimos administradores”.
O peemedebista mostrou também uma preocupação com relação à futura instalação da Base de Gás da Petrobrás na cidade.
“Vejo hoje os políticos da cidade muito preocupados somente com a questão financeira e o dinheiro que Caraguá receberá com a base.
A atual administração não está preparando a cidade contra eventuais ocupações de terras protegidas e não há uma infraestrutura para o aumento populacional.
Não podemos permitir a queda na qualidade de vida de nossa cidade, pois é o turismo nossa galinha dos ovos de ouro”, afirmou.
O vereador Aurimar Manzano (PTB) informou que sua pré-candidatura está em fase de gestação, mas, garantiu que pretende ser prefeito porque conhece a cidade há mais de 30 anos, seja como vereador ou delegado de Polícia, e, portanto tem conhecimento das principais necessidades de Caraguá. Mansano foi o parlamentar mais bem votado na última eleição e diz que as prioridades administrativas em uma eventual gestão sua serão as áreas de saúde e educação.
“O ideal é manter as crianças em tempo integral nas escolas, com quatro ou cinco refeições diárias.
Além de aprender, elas serão afastadas das ruas e isso irá fazer diminuir sensivelmente o índice de criminalidade na cidade”, declarou. Sobre o setor de saúde, o vereador disse que “Caraguá cresceu demais” e que os investimentos no setor não acompanharam esse crescimento. A solução, segundo ele é um hospital regional. Como policial, Mansano também tem preocupação especial com a segurança pública, e diz que Caraguá tem que repetir as experiências bem sucedidas de Guarda Municipal e monitoramento das vias públicas por câmeras de Ubatuba e São Sebastião.
O empresário e servidor público da Prefeitura de São Sebastião, Joaquim Duarte, é o virtual candidato do Partido Verde a prefeito de Caraguá. Ele afirmou que deseja governar a cidade porque, como militante antigo do PV, detectou que as “últimas duas administrações da cidade foram dedicadas a duas classes distintas e nós entendemos que ela deve ser voltada para toda a população sem distinção”. Duarte quer colocar em prática toda sua visão administrativa que contempla conhecimentos do setor privado, onde possui uma microempresa e do setor público, já que é servidor em São Sebastião.
Como prioridade administrativa ele apontou o setor educacional. “Há uma boa estrutura física (número de escolas) em Caraguá. Mas, ao mesmo tempo, verificamos várias salas vagas em alguns turnos. Nossa meta será manter a criança na escola em tempo integral, com atividades de lazer e esportes, por exemplo”, disse ele.
O engenheiro Paulo Afonso, também estudante do último ano da Faculdade de Direito, embora prefira aguardar o desenrolar da discussão da reforma política em Brasília, deve mesmo colocar seu nome para apreciação do PT com objetivo de disputar a Prefeitura de Caraguatatuba. Caso sua candidatura se confirme, ele informa que deseja ser prefeito da cidade “para reverter o quadro de injustiça social no município”. Para ele, é primordial “conscientizar as pessoas da necessidade de melhoria da qualidade de vida principalmente das pessoas de menor poder aquisitivo”.
Como prioridade de governo, o petista indica a “reformulação da burocracia da máquina administrativa. ‘É preciso otimizar o trabalho de todas as repartições públicas para dar condições ao cidadão de fiscalizar o erário público”, disse. Ele acrescentou que quando fala em otimização não pensa em dispensa de servidores. “O PT sempre foi defensor de um estado forte e não de um estado mínimo como outros partidos neo-liberais”, recordou.
O deputado e ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) foi procurado, mas, sua assessoria informou que ele ainda se recuperava de recente intervenção cirúrgica.
Mesmo assim foi encaminhado e-mail com as perguntas ao parlamentar, mas não obtivemos resposta. O pré-candidato Marcelo Ugatti (ainda sem partido) precisou viajar no dia em que a reportagem era feita e responderá as questões em data oportuna. O pré-candidato João Lúcio (sem partido) não retornou a recado com solicitação de entrevista deixado em seu celular.
(Fonte: Imprensa Livre)

Dupla da zona sul sagra-se campeã do Regional de Truco em Caraguá

Caraguatatuba - A dupla Barros e Grilo que representou a zona sul de Caraguá na disputa do torneio Municipal de Truco, que aconteceu em abril, sagrou-se campeã 2007 do Toneio Regional da modalidade realizado no sábado, dia 2, no E.C Indaiá, no bairro Poiares.
O segundo lugar da competição geral ficou com dupla Wagner e José, também da região sul, e a 3ª colocação ficou com os atletas Valdir e Rildo, que nas disputas eliminatórias representaram a região central.
Estiveram participando do evento 8 duplas classificadas no Torneio Municipal, que aconteceu durante o mês de abril, nas regiões norte, sul e centro. O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

10º Festival do Camarão tem início dia 7
A partir das 12 horas de quinta-feira, o festival do Camarão tem início
na praia do Camaroeiro, seguindo até domingo, 10 de junho.


Caraguatatuba - Comidas típicas caiçaras, tendo o camarão como ingrediente principal poderão ser saboreadas nas 29 barracas. O público também poderá adentrar o cotidiano do caiçara pescador em inúmeras ações programadas durante a festa.
Visando oferecer à população e turistas a oportunidade de degustar o camarão em deliciosas receitas caiçaras, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Pescadores do Entreposto de Pesca do Camaroeiro realizam entre os dias 7 e 10 de junho o Festival do Camarão, que comemora em 2007, 10 anos.
Está sendo previsto um público de 15 mil pessoas nos 4 dias de festa.
A abertura está prevista para as 12 horas, com a procissão de São Pedro Pescador dentro da festa, seguida da benção aos pescadores. O pescador homenageado, Jorge de Oliveira, do Camaroeiro também acontece na abertura, contando com a presença de autoridades, pescadores e público em geral. Na ocasião, o Restaurante Caiçara's vai servir o prato típico caiçara, Camarão com mandioca.
As barracas das famílias dos pescadores, 29 no total, vão comercializar vários itens, de salgados a R$ 2,00 a bobó de camarão, ou azul marinho a R$ 10,00, entre outras delícias caiçaras.
Haverá venda de camarão in natura durante os dias de festa, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, das 7 às 19 horas a preços convidativos - o camarão branco, a R$ 25,00 - sem cabeça a R$30,00. Já o 7 Barbas a R$ 5,00 - sem cabeça a R$ 10,00 e limpo a R$ 13,00. Em 2006 foram vendidos 18 toneladas de camarão 7 barbas e 3 mil quilos de camarão branco e rosa.
"O festival do Camarão é considerado um dos eventos culturais de maior importância no calendário turístico do município, porque possibilita que o turista conheça mais sobre a cultura caiçara do pescador artesanal, agregando num só evento, a gastronomia típica e detalhes históricos da cultura caiçara como a casa da farinha, corrida de canoas entre outros elementos" - comenta Ricardo Gaspar, presidente da Fundacc.
Iniciada em 1998, a festa cresceu e hoje é considerada uma das mais importantes do calendário oficial de Caraguatatuba, quando a cidade recebe muitos turistas, que vêm saborear deliciosos pratos típicos, comprar camarão fresco a preços promocionais e adentrar a cultura caiçara, assistindo a corridas de canoas disputadas entre pescadores e seus filhos, vindos de várias comunidades pesqueiras da cidade, conhecer a casa da farinha e a 'feitura da canoa de um pau só', entre outras ações culturais.
Também acontecerá nesta 10ª edição do festival, no dia 9, sábado a partir das 9 horas, a corrida de canoa caiçara, e canoa a pano, quando os pescadores e seus filhos estarão participando das provas, mostrando suas habilidades no mar, e revivendo momentos históricos, através da canoa a pano, antigamente usada para voltar da pesca.
A Casa da Farinha, um dos locais mais visitados da festa estará num complexo caiçara, compondo com a cunhagem da canoa, mais o artesanato identitário, o portal de entrada, idealizado pelo arquiteto e conselheiro da Fundacc, Mauro Apingorá.
Este ano, os pescadores responsáveis pela cunhagem da canoa são Benedito de Araújo e Wanderley de Araújo, pai e filho, de família de pescadores artesanais, nascidos no Saco da Banana, na Caçandoça, em Ubatuba.
Mais Informações sobre o festival na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá, ou pelos telefones (12) 3883 7555/3883 3727. (Fonte: Fundacc)

Enxadrista de Caraguá é campeão da 4ª etapa do 8º circuito Valeparaibano

Caraguatatuba - O atleta Fábio Alves Lins Júnior, mais conhecido como Fabinho sagrou-se campeão da 4ª etapa do 8º Circuito Valeparaibano de Xadrez, na categoria Sub-15, que aconteceu no domingo, dia 3 de junho, em São José dos Campos.
O atleta caraguatatubense, que tem o apoio das Secretarias de Educação, Esportes e Recreação e patrocínio da Nipakh Honda, disputou cinco partida, venceu todos os adversários e trouxe o primeiro lugar, em sua categoria, para cidade.
A etapa teve cerca de 42 atletas das cidades de São Paulo, Caraguá, São José dos Campos, Ubatuba, Jacareí, São Sebastião, Lorena, Taubaté e Pindamonhangaba.
A 5ª etapa da competição acontecerá no dia 24 de junho, em Lorena. No mês de julho não haverá competição do circuito, devido às competições da 51ª edição dos Jogos Regionais, que acontecerão em Ubatuba. A 6ª etapa será realizada no dia 19 de agosto em Caraguatatuba e a 7ª acontecerá no dia 30 de setembro, em local ainda a ser definido pelos organizadores do evento. (Fonte: PMC)

Câmara discute Ônibus sem cobrador
Proposta do Vereador Germino proíbe coletivo sem a tradicional dupla

Caraguatatuba - A 18ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba terá início às 19h30 desta terça-feira - 05 de junho, como acontece costumeiramente, com transmissão ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e Rádio Oceânica AM - 670 Khz. Na pauta projeto que proíbe coletivo de transporte urbano de funcionar sem o cobrador.
Alguns dos projetos já figuravam na pauta da sessão anterior, mas devido aos projetos que deram entrada em Regime de Urgência, não foram discutidos e sequer votados.
O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PR), Vice-Presidente da atual Mesa Diretora, institui no Calendário Oficial o Dia do Artista Plástico. Já o atual Presidente, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti tem projeto com o mesmo significado, só que instituindo a Festa do Divino Espírito Santo como evento do Calendário Oficial.
Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), concede ao Sr. José Rodrigues o Título de Cidadão Caraguatatubense e finalizando, novamente de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi, projeto que cria a Exposição Itinerante de Artes Plásticas.
Projeto de autoria do Vereador Germino de Souza (PPS), incluído nesta pauta, proíbe veículo de transporte coletivo urbano, da Concessionária local - Praiamar Transportes Ltda., de funcionar sem a presença do cobrador. Recentemente os motoristas estiveram na Câmara e divulgaram um manifesto quanto ao acúmulo de função e os prejuízos que isso vem causando.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba pode ser vista também pelo site da emissora na Internet: www.caraguafm.com.br e desde a última semana, a Rádio Oceânica AM - 670 Khz, vem transmitindo gratuitamente as Sessões da Câmara Municipal, sem qualquer gasto por parte do Poder Legislativo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá inicia mais obras na cidade

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras está beneficiando mais bairros com a reubarnização de uma praça, além da construção de mais escolas nos bairros Sumaré, Praia das Palmeiras e Indaiá, que beneciciarão diversas crianças nessas regiões.
A praça, que fica localizada na rua Denilza dos Santos, no bairro do Tinga, está sendo totalmente reformarda e terá piso em mosaico, bancos de concreto e iluminação. O valor estimado dos serviços fica em mais de R$ 75 mil reais. A previsão é que a obra seja entregue para a comunidade no início no segundo semestre.
Os moradores do bairro Sumaré poderão comemorar em breve o novo benefício que o bairro está recebendo. Já foi iniciada a construção de uma unidade escolar no bairro, que receberá alunos do Ensino Fundamental. A obra é estimada em R$ 1.487.946,28, e está sendo contruída pela empresa Pré Engenharia. A escola terá salas-de-aulas e informática, administração(diretoria e secretaria), biblioteca, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, sanitários e estacionamento. A previsão é de que a obra fique pronta em abril de 2008.
O bairro Praia das Palmeiras também será contemplado com uma nova escola. A obra está estimada em R$ 1.548.202,73, e está sendo construída pela Empreiteira Tecplus. A nova unidade terá 10 salas-de-aula, 1 sala de
informática, 1 biblioteca, 1 quadra poliesportiva coberta, 1 refeitório,
cozinha, sanitários, estacionamento e salas para administração. Até o final do segundo semestre a prefeitura entregará a obra para a população.
Os moradores do Indaiá também terão muito o que comemorar. O bairro também recebe uma nova unidade escolar. Estimada em R$ 1.237.652,00 a escola será composta por 10 salas-de-aula, 1 sala de informática,
cozinha, vestiários para funcionários, sanitários, refeitório,
estacionamento e salas para administração. A escola, que está sendo construída pela empresa Pré Engenharia, deve estar pronta até o mês de novembro deste ano, quando o prefeito José Pereira de Aguilar fará a entrega oficial da obra para a população. (Fonte: PMC)

Caraguá teve uma extensa programação esportiva no final de semana

Caraguatatuba - Os esportistas de Caraguá tiveram muitas atividades neste final de semana. Os campeonatos esportivos organizados pela prefeitura por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação tiveram mais rodadas. Nem mesmo o frio inpediu os competidores de comperecerem às quadras de norte a sul da cidade para participarem das competições.
O Campeonato de Futsal dos Núcleos teve mais onze rodadas. Na sexta-feira, dia 1º de junho, no ginásio de Esportes do bairro Perequê-Mirim teve 3 jogos. O Perequistão foi goleado pelo Reisol de zero a 5; e o Juventus goleou o Boca Júnior e 6 a 1 e o time AjaX venceu de "lavada" o São Jorge, 20 a 1. Na quadra de esportes Benedito Lippi, no Poiares, a equipe Park Embalagens enfrentou o Jovens e perdeu de 2 a 10 e o E.C Rosa Dourada empatou com o H2O de 3 a 3. Na quadra Jorge Burihan, no Olaria, o Só Pintor empatou com o Fitness de 4 a 4 e o União Casa Branca venceu de WO o V.M Farma. No sábado, dia 2 de junho, no ginásio Alcides Crepaldi, Morro do Algodão, o Pânico do Morro empatou com o Sevilla de 6 a 6; o União do Morro venceu o E.C. Santa Cruz de 5 a 1 e o Escorpiões F.C perdeu para o Boca Júnior A de 1 a 4 e no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves a equipe Amigos goleou o Tubarão de 11 a 3.
O 7º Torneio de Futsal Integração (Copa SESC) está nas quartas-de- finais. Na sexta-feira (1º) o Adil Car perdeu para o o Silva Indaiá de 1 a 2.
Sete jogos completaram mais um rodada do campeonato Municipal de Futsal Sub-18 e Sub-21, as disputas aconteceram no CEMUG. No sábado (2), a equipe feminina Sub-18 Pitiko venceu o time Geração Independente de 5 a 3, já na categoria Sub-21 masculino, o A.A Corinthians venceu o time Comando Vicente de WO. No domingo (3) iniciaram as disputas as equipes masculinas da categoria Sub-18. O time Scorpions venceu de 7 a 6 o time A.A Corinthians; em seguida o Juventus venceu o colégio Módulo de 9 a 5. Na categoria Sub-21 feminino o Projeto Integração venceu o Geração Independente de 2 a 1; no masculino, o Juventus empatou com o Projeto Nick de 7 a 7 e o Scorpions venceu o A. A Corinthians de 4 a 2.
O CEMUG recebeu jogos das ligas de Basquete e Vôlei no domingo. Pela LIVOVALI- Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a equipe Infantil Feminino de São José dos Campos venceu o time caraguatatubense de 3 a xero. Pela Liga Paulista de Basquete, o time Sub-21 masculino enfrentou a equipe de Diadema e venceu de 72 a 47. No sábado a equipe de Caraguatatuba enfrentaria o time de Poá, mas devido às chuvas a partida foi adiada por data ainda a ser definida pelos organizadores do evento. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Nanci recebe Pastor Regional

Ilhabela - A Vereadora Nanci Zanato (PTB) recebeu em seu gabinete, na Câmara Municipal de Ilhabela, o Pastor Regional da Assembléia de Deus – Ministério de Santos, Claudinei Pires.
“O motivo de minha visita é o de profetizar as bênçãos em todos os projetos da Vereadora Nanci”, disse o Pastor Claudinei.
Acompanharam o pastor na visita sua esposa, a Missionária Roseli de Mello Pires, sua filha Claudyane e o filho Adam Robert. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara declara ponto facultativo

Ilhabela - O presidente Legislativo de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PPS), declarou ponto facultativo na Câmara Municipal no próximo dia 8 de junho, em decorrência do feriado nacional de Corpus Christi.
As atividades da Câmara recomeçam no próximo dia 11 de junho. O ponto facultativo foi determinado pela Portaria nº 12/2007 assinada pelo presidente da Câmara na manhã de hoje. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Zeca pede UTI

Ilhabela - O Vereador Zeca enviou um ofício ao Deputado Estadual Padre Afonso Lobato (PV) solicitando seu empenho quanto à possibilidade de ser destinada uma verba para Ilhabela para a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal Governador Mário Covas.
Em seu ofício, o vereador explica que o município atualmente conta com 28 mil habitantes e que os últimos tempos apresentam um aumento considerável de pessoas portadoras de doenças graves, requerendo tratamento em UTIs.
“A falta de uma UTI na cidade tem obrigado a transferência desses pacientes a hospitais da região, colocando muitas vezes suas vidas em risco, já que a travessia para o continente está condicionada ao serviço das balsas, portanto passível de espera e demora, quando não impossibilitada, em função das condições climáticas adversas que paralisam totalmente as balsas”, explica o vereador Zeca. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Alunos de São Sebastião criam projeto com foco na cidadania
Objetivo é aproximar escola da comunidade, em uma ação de responsabilidade social

São Sebastião - Alunos da 8º série da Escola Municipal Professora Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião integram um trabalho voluntário com foco na cidadania.
As atividades são realizadas fora dos horários de aula para não prejudicar o ensino.
O projeto, que envolve quatro turmas e cerca de 100 alunos, nasceu a partir de uma aula de história da professora Adriana Martins de Souza. "Queria que eles criassem um projeto com idéias que poderiam desenvolver e fazer a diferença na vida das pessoas. Virar parte da história e refletir a respeito de quem são e que papel desenvolvem na sociedade. Comecei com aulas e acabou virando esse grande projeto."
Com o nome de "Responsabilidade Social", o projeto é dividido em grupos, cada um relacionado a um tema, juntamente com a ação social.
A aluna da 8ª série Priscila Pereira de Melo, 14 anos, está no grupo responsável pelo programa da sexualidade. O grupo ministra palestras, dá orientações sobre prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e métodos anticoncepcionais, entre outras dúvidas apresentadas pelos alunos da 4ª à 6ª série e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
"Estou amando esse projeto, fico satisfeita ao ver que os outros alunos também estão gostando e contribuindo", disse Priscila.
Os grupos também atuam em áreas ligadas à saúde, violência e meio ambiente, entre outras.
Maria Erisneide de Moraes, 13 anos, tem o trabalho de arrecadar gibis para a construção da gibiteca da escola. "Acho que isso vai melhorar a criatividade e o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. Estamos colando cartazes nos lugares mais freqüentados da cidade para aumentar o número das doações e ampliar a nossa gibiteca."
Segundo a diretora da escola, Amélia França de Avelar, o objetivo principal do projeto é promover a identificação dos alunos com a comunidade a que pertencem.
"Este projeto motivou todos os alunos e a tendência é só melhorar. O nível indisciplinar já diminuiu, agora existe um zelo pelo patrimônio escolar e a postura de vários alunos mudou."
Amélia disse que o vínculo dos alunos com a escola agora está melhorando, já que maioria migrou de outras regiões. A escola possui um total de 1.400 alunos. (Fonte: ValeParaibano)

Sala de leitura será ampliada

São Sebastião - Entre as atividades previstas no projeto de São Sebastião está a ampliação do número de livros existentes na sala de leitura.
A próxima etapa do projeto é entrar em contato com as editoras para conseguir mais doações de gibis.
A separação de artigos relacionados a inúmeros temas que envolvem o meio ambiente, comportamento, sociedade, política, economia, entre outros, estão disponíveis na escola para serem utilizados pelos alunos em pesquisas.
Em dia de aulas vagas, os alunos levam DVD's e organizam debates sobre os filmes assistidos.
A implantação de uma rádio é outro trabalho que vem sendo organizado pelos estudantes. Eles irão conhecer como funciona a Rádio Comunitária Costa Sul FM, de Boiçucanga, e pretendem firmar uma parceria com o veículo de comunicação.
O levantamento necessário do que é preciso para iniciar a atividade já foi feito. A idéia é divulgar os trabalhos da escola e dos alunos, além de servir como um meio de enviar recados à classe estudantil da unidade.
Outro projeto é o bazar da pechincha que está previsto para funcionar a partir do dia 22 de junho, onde serão vendidos roupas, calçados e brinquedos a R$ 1 destinados às famílias carentes. A intenção é de trazer os pais para dentro da escola para estabelecer uma relação mais próxima. (Fonte: Imprensa Livre)

Conseg da Costa Sul realiza reunião na próxima quinta-feira em Boiçucanga

São Sebastião - O Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul de São Sebastião realiza na próxima quinta-feira (7/6), às 19h, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, mais uma reunião mensal para debater assuntos ligados à segurança e a administração pública do município.
Aberto a todos, o encontro deve contar com a presença de representantes da Prefeitura, autoridades policiais, membros da sociedade civil organizada e moradores, além de integrantes do Conseg, que compreende os bairros pertencentes ao 2º Distrito Policial de Boiçucanga, ou seja, entre Toque Toque Grande e Boracéia.
A última reunião aconteceu na Vila Sahy, em Barra do Sahy, onde os principais temas debatidos, além da segurança, foram a perturbação do sossego e a questão das lixeiras comunitárias. (Fonte: PMSS)

Fama Shopping recebe o 5o Pechin Shop

São Sebastião - Já está quase tudo pronto para o 5o Pechin Shop que acontece nesta semana (6 a 9/6), a partir das 9h, na loja 23 do Fama Shopping, na área central de São Sebastião.
O bazar é uma realização do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Associação de pais e Mestres dos Excepcionais (Apae) e colocará à venda diversos produtos apreendidos pela equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura com ambulantes irregulares durante a temporada.
As pessoas que visitarem o local poderão encontrar produtos de decoração para casa como tapetes de vários tamanhos, redes, cadeiras, além de bolsas, cangas, chaveiros, entre outros.
De acordo com a diretora de patrimônio da Apae, Aparecida Fátima Silva Tarora, os preços variam de R$ 5 a R$ 50 e a expectativa é que os produtos acabem antes da data estipulada. “Estamos muito otimistas com a parceria e tenho certeza que o bazar será um sucesso.”
Ainda segundo Fátima, com o dinheiro arrecadado será dado início à ampliação das salas de aula e de atendimento da Apae. “Quero agradecer a presidente do Fundo Social, Rosa Mota, que atendeu prontamente ao nosso pedido de ajuda.”
Do valor arrecadado, 70% serão destinados para a Apae e 30% revertidos ao Fundo Social de Solidariedade para a realização de obras assistenciais.
O Fama Shopping fica na rua Duque de Caxias, 188, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892- 4991. (Fonte: PMSS)

Gestão Ambiental encerra Semana do Meio Ambiente em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, falam na noite esta terça-feira (5/6) a mais estudantes da rede municipal que participam das atividades da em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles abordam o tema Gestão Ambiental, onde explicam como o município está agindo para tratar essa questão, considerada uma das mais importantes para uma cidade.
Desde a última quinta-feira (30/5), a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria da Educação, realização o 2º Reciclando Idéia”. Mais de três mil alunos da rede municipal, entre crianças e do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) visitaram a exposição montada o Salão Social do Tebar Praia Clube.
Além de conhecerem materiais que podem ser reciclados, os alunos também fizeram trabalhos ligados ao tema. No encerramento da exposição, a Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, vai sortear entre os participantes de quatro escolas municipais – Juquehy, Guiomar Aparecida da Conceição Sousa (EJA de Boiçucanga), Canto do Mar e Maria José da Penha Frúgoli (Enseada) – um curso de informática.
Mangue - Na última sexta-feira (31/5), os chefes de Divisão da Semam, Letícia Theotonio (Resíduos Sólidos) e Álvaro Augusto Santos Moura (Pesca) falaram aos alunos do EJA da Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro Porto Grande.
Letícia explicou aos presentes o processo para o recebimento da licença de instalação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. Um pouco de mais de uma hora, ela contou como ele será importante para a população e até para a geração de empregos, pelo menos 60 direto e 180 indiretos.
Na seqüência, Moura abordou com os alunos o Projeto de Recuperação Ambiental do Mangue do Araçá, localizado no bairro Topovaradouro, na região central da cidade. Essa é uma das exigências da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para a implantação do Parque de Valorização de Resíduos.
O biólogo explicou que os mangues são considerados os berçários para outras espécies marinhas que a o emissário submarino instalado na Ponta do Araçá, bem como o despejo de lixo e restos de construção civil na área são responsáveis pela degradação ambiental do local. "Despejos de efluentes sanitários nas valas do córrego Mãe Isabel e outros quatro pontos já identificados também prejudicam o manguezal", disse o chefe da Divisão de Pesca.
Como meios para a recuperação ele fala na remoção do material e prolongamento do braço do emissário para mar adentro. "Esse caso já está no Ministério Público e é uma antiga reivindicação da comunidade sebastianense", ressaltou em conjunto com o secretário Teo Balieiro.
Moura explicou ainda que desde a implantação do emissário, que completa 20 anos em fevereiro de 2008, até hoje a Sabesp não tem o Estudo de Impacto Ambiental- Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
O marinheiro Itamar Alves da Silva, 45 anos, acompanhou a palestra e disse que a achou produtiva porque sabe que um mangue pode se regenerar. "O mangue perto da balsa está dando sinal de vida e acho que a preservação é muito importante."
Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente no Tebar

5/6
19h15 - Solenidade em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
19h45 - Palestra "Gestão Ambiental Municipal" com o prefeito Dr Juan Garcia e o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro
20h30 - Apresentação do Grupo Teatral Namakaka
(Fonte: PMSS)

Disputa acirrada entre São Sebastião e Jundiaí no Gringão

São Sebastião - As meninas do vôlei máster de São Sebastião entraram em quadra neste sábado (2/6) para disputar mais uma partida válida pelo Campeonato Paulista da categoria. As atletas enfrentaram as jogadoras do Jundiaí, uma das favoritas para faturar o título da competição.
O jogo inteiro foi marcado pela grande disputa entre as equipes. Tanto São Sebastião quanto Jundiaí brigaram constantemente pelos pontos.
No lado caiçara o grande problema foi a recepção. O time não conseguiu armar os contra-ataques nem encabeçar reação diante das jogadas ofensivas do adversário.
Com o mesmo jogo e as mesmas táticas, São Sebastião perdeu o primeiro set por 26 a 27, venceu o segundo por 25 a 23, foi derrotado no terceiro por 25 a 22 e perdeu o quarto por 25 a 21, fechando a partida em 3 sets a 1.
A meia da equipe de São Sebastião, Cláudia Madeira, explicou que o grupo não jogou bem e o que faltou a equipe foi mais tranqüilidade nos momentos decisivos.
“Não tivemos uma boa atuação. Nossa equipe não conseguiu matar os pontos e nem aproveitar as chances que Jundiaí nos proporcionou. O que precisamos é de tranqüilidade na hora de fazer os pontos”, esclarece.
Cláudia ainda ressaltou que as derrotas nas últimas partidas fazem parte de apenas um momento ruim que passará com o tempo. “Estamos tendo uma fase negativa, em que temos paciência para superá-lo. Com certeza, com mais tranqüilidade e um pouco de tempo para nos reestruturar, vamos sair dessa situação”.
A próxima partida das meninas do vôlei máster no Campeonato Paulista acontece no dia 22 de junho, às 21h30, contra a equipe do Triangular, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

1ª Festa do Migrante da Costa Norte terá show de Roberta Miranda

São Sebastião - A comunidade da Costa Norte de São Sebastião receberá um presente especial na 1ª Festa do Migrante da região. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), anunciou o show da cantora Roberta Miranda, no dia 23 de junho (sábado) às 22h.
A cantora desembarca na cidade com um repertório completo e perfeito para emocionar todas as idades. Entre os sucessos, estão canções do seu último CD “Acústico ao Vivo” que destaca as faixas "Vá Com Deus", "Mais Uma Vez", "Um Minuto a Mais" e "Vamos Falar de Nós". O setor de inéditas traz também composições assinadas pela intérprete de "A Majestade o Sabiá".
Neste intuito, a região, antes esquecida por vários anos, comemora a chegada de obras de infra-estrutura e também a realização de grandes eventos. “Os moradores reivindicam esta festa há muito tempo e agora foi confirmado o show da Roberta Miranda, só temos o que agradecer”, disse o presidente da Associação Amigos do Bairro do Jaraguá (Asabaja), Jair Pires.
A festa será realizada na avenida Machado de Assis, no bairro do Jaraguá, em frente à sede do Projeto Garoçá e promete várias atrações. O objetivo do evento é unificar as instituições da Costa Norte. "Queremos que a festa entre para o calendário de eventos da cidade e que seja também um ponto de referência para a Costa Norte", afirmou Pires.
Até o momento, estão confirmadas 13 barracas que terão comidas típicas nordestinas e mineiras. Estarão presentes entidades como as Escolas Municipais, Creche Diva Bernardino, Escola de Samba X-9 do Canto do Mar, Sociedade Amigos do Canto do Mar (Sacamar), Associação Amigos do bairro da Enseada (Ambe), Projeto Garoçá, Igreja Católica do Jaraguá e Igreja Evangélica Filadélfia.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, o intuito é valorizar também os artistas locais com a realização de shows nos outros dias da festa. “Desde o início da administração temos o compromisso de valorizar essas bandas e continuaremos assim”, disse Buzi. (Fonte: PMSS)

SIM receberá mais 10 câmeras de segurança para atender Costa Norte de São Sebastião
Prefeitura investe em segurança pública com Sistema Integrado de Monitoramento e futura Guarda Civil Municipal

São Sebastião - O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da Prefeitura de São Sebastião será reforçado com mais 10 câmeras de segurança. Desta maneira, além da região central, bairros da Costa Norte do município estarão interligados à central de operações.
Atualmente, o SIM conta com 20 câmeras, que capturam imagens da Topolândia, Varadouro, Centro e Porto Grande. Quatro delas estão na Rua da Praia, incluindo o complexo de lazer e entretenimento do aterro.
Com a chegada de mais dez câmeras, o SIM chegará até a Costa Norte. Os novos equipamentos deverão ser instalados nos seguintes bairros: Pontal da Cruz, Reserva Du Moulin, Arrastão, Portal da Olaria, duas no Bairro de São Francisco (uma perto do Convento e outra nas imediações da quadra esportiva), Morro do Abrigo, Enseada e Canto do Mar.
A inauguração do SIM ocorreu em dezembro do ano passado. Trata-se de uma proposta pioneira que tem como objetivo reforçar a segurança na cidade. Ao todo, são 19 câmeras de segurança, das quais as imagens são monitoradas 24 horas.
Hoje, este controle é feito na área central, incluindo os bairros Topolândia, Varadouro, Centro Histórico e Porto Grande. As câmeras são móveis e capazes de executar movimentos de 360º, com alcance de zoom de 27 vezes. Quatro delas estão na Rua da Praia. Na região central até o bairro, a transmissão será por fibra ótica, enquanto que na Costa Norte as imagens serão transmitidas via ondas de rádio. O edital da licitação foi publicado no dia 1º de junho e a expectativa é que as câmeras comecem a ser instaladas até o fim do mês.
Desde a instalação do SIM em dezembro de 2006, vários flagrantes foram registrados, entre eles, uma tentativa de furto no interior de veículo, que acabou interceptada pela polícia, e acidentes de trânsito. Além de estender o serviço de monitoramento por câmeras, a Prefeitura também pretende criar este ano a Guarda Civil Municipal, conforme lei já aprovada. “Desde o começo desta administração procuramos através de ações práticas auxiliar as policias, tanto civil quanto militar, para que desenvolvam, com maior eficiência, seu papel em nosso município”, ressalta o prefeito Dr. Juan Garcia. Nesta parceria, a Prefeitura arca com aluguéis de imóveis, gasolina para viaturas, contas de telefone, água e energia, alojamento para os policiais na operação verão e em feriados prolongados, reformas de imóveis, contratação de bombeiros durante a temporada, entre outros. “Não obstante essa cooperação, nós implantamos desde o final do ano passado o SIM (Sistema integrado de Monitoramento), que através de 20 câmeras instaladas na região central, vem diminuindo sensivelmente os índices de criminalidade em nossa cidade. Estamos em processo de implantação de mais câmeras, dessa vez atingindo desde o Porto Grande, aonde findou a primeira fase, até o Canto do Mar. Estamos também em fase de estudos, quase findados, para a instalação de antenas, transmissoras de sinais Wirelles para que seja possível também levarmos esse grande beneficio para a Costa Sul”, concluiu o prefeito de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

1° Circuito Aqua de Travessias é realizado em Juquehy com fortes ondulações e correnteza
Prova feminina teve de ser cancelada por orientação do Corpo de Bombeiros visando à segurança das atletas

São Sebastião - O 1° Circuito Aqua de Travessias, denominado ‘Volta do Parcel’, foi realizado no último domingo (3/6) na praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, com fortes ondulações de até 1,5 metro e correnteza, além do mau tempo. Aproximadamente 400 nadadores se inscreveram para participar da competição, que foi realizada pela revista Aqua e organizada pela Iguana Sports, de São Paulo, uma empresa que atua no ramo esportivo. O evento contou com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp), Turismo (Sectur) e Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Pronto Socorro de Boiçucanga.
A prova da bateria feminina, no entanto, teve de ser cancelada pela organização por orientação do Corpo de Bombeiros.
O percurso dos atletas masculinos, que era de 1.500, foi reduzido para 750 metros por motivo de segurança. Ou seja, o contorno do ilhote em frente à praia, conhecido popularmente pelos caiçaras de Cambaquara, não aconteceu. Os nadadores realizaram a prova passando pela frente do ilhote.
A largada masculina ocorreu às 10h. Com um tempo de 12min58seg, o primeiro lugar ficou com Isarel Peressin Murat, 20 anos, de Santos, que treina pela Uni-Santa (Universidade Santa Cecília) e é patrocinado pela By Lu. “A ondulação atrapalhou um pouco, a entrada estava complicada, mas isso não foi o pior. O maior problema foi para sair, mas no geral a prova foi boa, rápida e curta”, avalia Murat.
“A competição foi bem louca. As ondas estavam grandes e isso foi a maior dificuldade, mas foi bom ter esse outro obstáculo”, acrescenta o segundo colocado, Bruno Yamamoto, 26 anos, de São Paulo, que terminou a prova com 13min16seg.
“Achei a prova bem legal. Praias bonitas como Juquehy geralmente não têm esses eventos. As condições estavam adversas e, por isso, faltou contornar o ilhote, mas a segurança é o fator principal”, completa o terceiro colocado, Patrick Winkler, 29 anos, de São Paulo, da Fórmula Academia, que fez o trajeto em 13min52seg.
Todos os atletas que completaram a travessia receberam medalhas de participação. Já os cinco primeiros colocados levaram um troféu do Circuito Aqua.
Desistência - Vários nadadores acabaram desistindo da prova porque não conseguiram ultrapassar a arrebentação. “O mar está forte, tem muita onda que acaba trazendo a gente de volta. Desisti porque não dava para seguir em frente”, declarou Alan França, 26, de São Paulo, que é patrocinado pelo Grupo Pão de Açúcar. “Eu vi algumas pessoas pedindo socorro, fiquei preocupado e resolvi voltar para auxiliar”, completou o professor de Educação Física da academia AMC, Miler Miles Felício, 36 anos, de São Paulo.
Uma das competidoras inscritas para a prova feminina era Ana Marcela Cunha, 15 anos, de Salvador (BA), que vai representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, na prova de 10 km em mar aberto. “Fiquei um pouco constrangida porque vim para nadar, mas concordo com o cancelamento para evitar acidente. Não tem como nadar com o mar assim”, afirma.
Com relação ao Pan, Ana Marcela espera representar bem o país subindo ao pódio. “Depende de treinamento e estou treinando muito para atingir esse objetivo”, garante a atleta, que está se preparando em Santos pela equipe da Uni-Santa.
A inscrição das atletas foi transferida automaticamente para a próxima etapa, que acontece em Guarujá no dia 23 de setembro.
O representante da Iguana Sports, Paulo Carelli, lamentou o cancelamento da disputa das mulheres e a desistência de alguns atletas masculinos. “Infelizmente o mar subiu acima das condições que permitisse a segurança para completar a prova feminina. Boa parte dos homens também desistiu, mas o que vale é a experiência de ter tentado. Juquehy é um lugar privilegiado. Mesmo com o tempo ruim e o mar grande, 90% dos inscritos compareceram ao evento”, comenta.
Sobre as condições do mar e o mau tempo, ele afirmou que a organização se baseia na previsão meteorológica, mas que no dia a situação pode mudar. “Esporte em contato com a natureza é assim mesmo, corre-se o risco”. Carelli lembra ainda que São Sebastião terá a terceira etapa da ‘Fuga das Ilhas’, em dezembro.
Para o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus da Silva, competições esportivas de grande porte, ligadas à natureza, e que tenha a ver com as características do município interessam a administração. “A Prefeitura está disposta e atenta a colaborar com essas empresas porque é fundamental para o turismo da região, já que envolve restaurantes, pousadas, enfim, o comércio em geral”, frisa. Para ele, essa é uma das maneiras de trazer um público diferenciado e mostrar o que a cidade tem de bom e bonito. (Fonte: PMSS)

São Sebastião disputa campeonatos como preparação para os Regionais

São Sebastião - As equipes de São Sebastião que estão na disputa por campeonatos continuam conquistando bons resultados. Os competidores de karatê e Tae Kwon Do conseguiram muitas medalhas e destaque em seus respectivos campeonatos que aconteceram neste último domingo (3/6).
O karatê sebastianense foi até Arujá disputar o 11º Torneio da Amizade. No campeonato que reuniu cerca de 300 competidores os caiçaras se deram bem conquistando o 1º lugar com o atleta Juan Amorim, no katá (luta imaginária) e comitê (luta com adversário), e o 1º lugar com o karateca Robson Bezerra, também no katá. A equipe de São Sebastião pode vibrar com a conquista da 2ª colocação na categoria mirim, com o atleta Estevão de Jesus e a 3ª colocação de Taynara Monique dos Santos, ambos no katá.
Os sebastianenses também conquistaram a 2ª colocação com Valdirene Santos, na disputa da faixa verde, a 3ª colocação no katá, o 2º lugar no comitê com a atleta Mariana Lopes e o 3º lugar na faixa verde com Emerson Camargo.
De acordo com o técnico Edasil Faria dos Santos, todos os atletas se superaram e mostraram seu trabalho com competência. “Todos lutaram muito bem, demonstraram sua enorme capacidade para seguir em frente”.
O campeonato faz parte do cronograma de treinamentos da equipe de karatê para os Jogos Regionais que acontece em julho em Ubatuba.
Já a equipe de Tae Kwon Do disputou com mais de 820 atletas de todo o Estado, a 5ª etapa do Campeonato Paulista em São Paulo. O grupo conquistou o 1º lugar com o atleta Paulo Henrique, na categoria até 58 kg, a 2ª colocação com o atleta Felipe Moraes e a 3ª colocação com Rafael Amparo, na categoria adulto. A equipe ainda teve uma surpresa: a conquistou da 4ª colocação na categoria até 55 kg com a revelação Ariane Acácio.
Handebol - A equipe de handebol não teve a mesma sorte. Tanto o time masculino quanto o feminino subiram a serra rumo a capital neste sábado (2/6) para tentar disputar vitórias na Liga Metropolitana da modalidade.
A equipe feminina bem que tentou, porém não consegui desbancar a equipe do Handvila, uma das favoritas do campeonato. Fazendo um jogo de neutralização do adversário, as meninas do litoral perderam a partida por 20 a 8.
No caso do time masculino, a situação de jogo foi diferente. Com uma tática agressiva, os sebastianenses deram trabalho para o time de Suzano, que suou a camisa para conseguir a vitória por 18 a 17.
Apesar da derrota, a técnica Denise Barbosa vê os jogos como um ponto positivo na preparação para os Jogos Regionais.“Somos um grupo novo, que está aprendendo com o tempo. Com certeza esse resultado nos ajudará a melhorar cada vez mais visando os Regionais de Ubatuba”. (Fonte: PMSS)

Presidente do Fundo Social visita bebê encontrada em Cambury

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Maria Mota, visitou na manhã desta segunda-feira (4/6), a pequena bebê que está sob cuidados no Hospital de Clínicas Irmandade Coração de Jesus. A criança recém-nascida foi encontrada por um casal abandonada em uma caixa de papelão na noite de sábado (26/6), no bairro de Cambury.
Segundo Rosa Maria Mota, a idéia foi verificar se a criança está necessitando de algo. “Sabemos que muitas doações estão chegando, mas queremos saber as reais condições da criança. Estamos comovidos com o caso”.
Ainda de acordo com a presidenta, uma visita será agendada com a mãe biológica da criança, para saber suas reais condições. A visita será feita pela presidenta do Fundo Social, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, e uma assistente social.
Xodó das enfermeiras e médicos, a bebê - que nasceu de nove meses e está com quase três quilos de peso e 44 centímetros de estatura -, já recebeu o carinhoso nome de Vitória Gabriela Coração de Jesus, em homenagem também ao Hospital que completa aniversário no próximo dia 6 de junho.
Segundo a administração do Hospital, por conta da comoção e do grande pedido, a Promotoria da Infância e Juventude de São Sebastião proibiu a visita de pessoas até que o caso seja resolvido junto ao Conselho Tutelar. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Saúde dispõe do Programa Nacional de Suplementação de Ferro no combate à anemia

São Sebastião - Desde fevereiro 2007, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, dispõe do Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que é uma das estratégias voltadas para o controle e a redução da anemia por deficiência de ferro no país. Estudos apontam uma prevalência de anemia de 67,6% nas idades entre 6 meses e dois anos e 30% em gestantes no Brasil.
Com objetivo de prevenir a anemia, o programa consiste na suplementação medicamentosa de ferro para: crianças de 6 a 18 meses; gestantes a partir da 20ª semana de gestação; e mulheres até três meses pós-parto ou pós-aborto. De fevereiro até o mês passado, o programa registrou 195 crianças, 142 gestantes e 59 puérperes beneficiados. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).
Sisvan - Paralelamente, a Secretaria de Saúde também dispõe do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), cujo objetivo é detectar distorções como excesso de peso ou desnutrição, bem como implantar programas que evitem tais situações. A Sesau faz o acompanhamento de crianças menores de 5 anos e os beneficiários do Bolsa Família, por meio do PSF. Assim, a secretaria realiza a educação nutricional, capaz de promover mudanças de comportamento, construindo hábitos alimentares saudáveis. (Fonte: PMSS)

Costa Norte ganhará pavimentação de 14 ruas e canal na Av. Netuno
Lançado os editais da concorrência: obra deve começar em julho. Prefeitura realizará assim um antigo sonho da comunidade dos bairros Canto do Mar, Enseada e Jaraguá

São Sebastião - A Costa Norte de São Sebastião ganhará em breve um pacote de pavimentação e drenagem de ruas. Ao todo, 14 vias públicas receberão bloquetes sextavados, guias e sarjetas.
A Prefeitura de São Sebastião lançou os editais da concorrência no dia 1º de junho, sendo que a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 10 de julho. Um canal de drenagem será construído na avenida Netuno, no Canto do Mar. O objetivo é facilitar o escoamento das águas e assim evitar alagamentos.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, as ruas que serão pavimentadas e receberão o sistema de drenagem são: Av. Penélope (lado da praia), Av. Netuno (a qual inclui o canal), Av. Nereu e Av. Proteu, no bairro Canto do Mar; rua Castro Alves, Av. Brasil e rua Pérola, no bairro Enseada; e ainda rua Catanduva, rua Chile, rua Estados Unidos, rua Camões Couto, rua Manoel Costa, Estrada Carreador da Enseada e Travessa Vale Verde; todas no bairro do Jaraguá.
O anúncio do investimento em pavimentação na Costa Norte foi feito pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, durante a inauguração da ampliação da creche Maria Leonarda da Costa e da arquibancada do campo de futebol “Veríssimo Cipriano Ferreira”, ambos na Enseada, no mês de abril. “É prazeroso poder entregar melhorias para esta comunidade, que por anos ficou sem a atenção que merece. Vamos trazer ainda muitas melhorias para a Costa Norte. Já inauguramos a iluminação da avenida (trecho duplicado da SP-55), do campo de futebol, ampliação do Centro Comunitário do Jaraguá, PSF no Canto do Mar, salas na creche e arquibancada. Agora vem aí um pacote de calçamento e drenagem com investimento de R$ 8 milhões”, enfatizou o prefeito.
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura entregou a pavimentação das avenidas Penélope (parte de cima) e Odisseu (lado praia), num investimento de R$ 687 mil. Hoje também se encontra em andamento a construção de uma ponte na rua Canadá, no Jaraguá. “A Costa Norte ficou parada nos últimos mandatos, ninguém olhava para nossa região. E hoje vários investimentos estão sendo feitos, além dos núcleos de congelamento, que serão regularizados”, considerou o presidente da Associação Sociedade Amigos de Bairro do Jaraguá (Asabaja), Jair Pires. “A Costa Norte toma rumo e passa a fazer parte da história, caminhando junto com o progresso do município, o que não acontecia antes”, completa a presidente da Sociedade Amigos da Enseada, Débora Trindade. Segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, a Prefeitura também pretende construir uma escola na Enseada. (Fonte: PMSS)

Setradh promove festa de 10 anos de projeto para idosos

São Sebastião - Uma mega festa com muita música, brincadeiras, comes e bebes foi oferecida aos alunos do “Valorizando a Pessoa Idosa”, projeto da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano que completou 10 anos de existência.
A festa, que ocorreu no Abrigo dos Anjos, no bairro de São Francisco, contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, e do secretário de Governo, Thirso Júnior.
Silvestre José dos Santos, caiçara de 73 anos, veio especialmente de Juquehy para participar da festa. Ele chamou a atenção de todos por mostrar muita disposição de dançar várias músicas com suas colegas de projeto.
“Eu adoro dançar, brincar. Freqüento o projeto para me divertir. Felicidade não tem idade. Estou no projeto há cinco anos e pretendo ficar por muitos anos”, explica.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, liberar verba para projetos voltados à Terceira Idade é dinheiro muito bem investido.
“É emocionante ver quantos idosos participam dos projetos com tanto entusiasmo. Vamos sempre investir na Melhor Idade”.
Ainda na festa, o Fundo Social de Solidariedade realizou o sorteio de vários brindes aos alunos.
O Projeto Valorizando a Pessoa Idosa da Setradh reúne atualmente 217 idosos, divididos em quatro grupos: Flor do Amanhecer (Juquehy), Viver da Terceira Idade (Boiçucanga), Esperança (Topolândia) e Primavera (Costa Norte).
Eles participam de diversas atividades como plantio de mudas em hortas comunitárias, aulas de reiki, yoga, artesanato, fuxico, entre outras. (Fonte: PMSS)

Feijoada beneficente reúne mais de 170 pessoas na Creche Adriana Vasques

São Sebastião - A creche municipal Adriana Vasques Fernandes realizou no domingo (3/6), na Topolândia, a 2ª Feijoada Especial do Domingo. O evento reuniu mais de 170 pessoas e o recurso arrecadado servirá para a compra de novos brinquedos pedagógicos para a instituição de ensino.
A diretora Laís Fernandes Moura diz que o atual material precisa ser renovado.“Com a verba adquirida, vamos investir na própria criança comprando novos brinquedos educativos, a fim de propiciar uma educação de melhor qualidade”.
Laís ainda aproveita para destacar o auxilio da Secretaria de Educação (Seduc), pais de alunos, funcionários da creche e comunidade local. “Sem essa parceria não teríamos como realizar a Feijoada beneficente. Elas são indispensáveis para o sucesso do evento”.
A comida tipicamente brasileira foi preparada em panelas de barro, o que chamou mais atenção da comunidade que esteve presente em peso no local.
O pai de aluno e morador do bairro Lúcio Aurélio ressaltou o sabor da feijoada e a importância da comunidade em participar de eventos desse tipo. “A comida é deliciosa, da mesma forma que ajudar a escola também é muito bom para o crescimento de nossos filhos”.
A creche, que atende 145 crianças, também aceita doações de brinquedos usados em boas condições de uso para aplicação nas atividades pedagógicas. (Fonte: PMSS)

Chuva retorna e final do Veterano tem novo adiamento

São Sebastião - A segunda partida da grande final do Campeonato Municipal de Veteranos que era para ocorrer neste domingo (3/6) no campo do Estádio Otoniel Santos foi novamente cancelada. O motivo foi o mau tempo das últimas semanas que prejudicou o gramado para a partida.
As chuvas intensas estão encharcando o campo e machucando a grama, deixando rastros de lama pelo estádio. Até o momento a partida entre Associação 7 de Setembro e Barra do Una Futebol Clube não tem data marcada. Ela deve ser definida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com base nas condições do tempo e do campo do Estádio Municipal Otoniel Santos.
Também estão aguardando a nova data,as equipes do Guarani e Juquehy, que disputarão o terceiro e quarto lugares. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Arabi


Ubatuba cria hortas em escolas

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, em parceria com os professores da rede municipal iniciou um projeto de hortas suspensas e comuns em diversas escolas da cidade. A idéia pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a preservação do meio ambiente e reciclagem com a utilização de garrafas Pet, caixinhas de longa-vida na montagem das hortas. Nas aulas, eles aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, sobre sementes, produção de mudas e a prática. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba contra a poluição visual
Prefeitura e ACIU conscientizam empresários sobre propagandas irregulares

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba tem recebido várias reclamações de consumidores em geral e de empresas associadas que alguns comerciantes estão usando elementos visuais em excesso em nossa cidade.
São cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas dispostos em frente ao próprio comércio ou em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.
Segundo o diretor da ACIU, Alfredo Luiz Filho, o objetivo é o bom senso do espaço de propaganda do próprio comerciante. “Acreditamos que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia a cidade desvalorizando-a e tornando-a apenas um espaço de autopromoção. Acredito que o problema não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole”, aponta o diretor.
Por este motivo, a diretoria da ACIU solicita aos empresários da cidade, filiados ou não à entidade, que se conscientizem e não se excedam para que suas propagandas que concorrem pela atenção do espectador, não cause prejuízo à outros.
Já os fiscais da Prefeitura através da GTM- Gerência de Tributos Mobiliários, com o apoio dos funcionários da Coordenadoria de Trânsito, estão intensificando a fiscalização de propagandas irregulares em calçadas do município. De acordo com o coordenador de trânsito Marlon Lopes de Moraes, “nosso setor tem recebido muitas reclamações sobre propagandas em forma de cavalete e totens que estão nas calçadas, na maioria das vezes irregulares e atrapalhando a passagem dos pedestres”.
Marlon ainda explica que uma lei municipal normatiza o planejamento visual e mobiliário do município e quem não a cumpre está sujeito às penalidades impostas pela lei. “Os estabelecimentos comerciais que não estiveram adequados dentro da lei terão seus cavaletes ou totens recolhidos para o pátio da Prefeitura e liberados após pagamento de multa”, explica o coordenador. Os materiais ficarão à disposição por 30 dias e após este período serão inutilizados.
O interessado em instalar qualquer tipo de propaganda fora de seu estabelecimento deverá requerer a solicitação no Setor de Protocolo da Prefeitura, especificando o local, período e dimensão do material que será utilizado. O pedido será analisado pela secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano e também pela Gerência de Tributos Mobiliários. Após isso será expedida uma taxa que deverá ser paga. (Fonte: ACIU)
 

 




SEMANA DE 01/06 A 07/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Ás 16:00 hs - 19:00 hs - 22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"As Tartarugas Ninja - O Retorno"
Às 15:00 hs

 

"Homem Aranha 3"
Às 16:50 hs - 19:00 hs - 21:10 hs.
 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A BANDA LIRA
(Leda Piranda Cardoso)

A praça virou uma festa!
Casarão, beleza, natureza,
Sonho, música, arte - FUNDART!

Tudo estava tão calmo:
Céu azul, suave brisa no ar, um papo gostoso...
O doce marulho das ondas do mar.
De repente alguém falou:
Acomodem-se, minha gente que a Banda já vem chegando!

Os músicos, com suas vestes formais, foram chegando
Carregando cadeiras, estantes e instrumentos - afinando seus metais.
E em seus olhos... ah! Alegria que a todos contagia.
Sentaram-se lado a lado
Irmanados na mesma harmonia.
E sob a batuta dos Regentes, ora Valdecy ora Amarildo,
O ar se encheu de música, de melodia, de intensa magia...

A alegria se instalou mandando embora a tristeza
Se porventura ela houvesse,
E toda a gente vibrou, valsando o corpo em ritmo perfeito,
Sob a batuta do Mestre!

Ah... Ubatuba! Que prazer gratificante poder aqui viver!
Este som, este céu, este mar que a todos vêm encantar!
Participar destes bons momentos
É uma dádiva, uma alegria sem par!

E eu, em meio a sonhos e devaneios,
Chego até imaginar:
Que se de fato o paraíso existe,
Lá um dia, com certeza,
a Banda Lira vai tocar!

Leda Piranda Cardoso
Ubatuba, 1º/06/2007

Batuíra

O passarinho batuíra
Eterno migrante
Fugitivo do frio
Mede a praia

Em passos bem contados

E aos caiçaras

Trouxe recados

De pingüins

De tainhas

E da massa de ar polar:

Todo o ouro do mundo
Não compra o calor de um lar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pesquisa Devera Avaliar os Efeitos da Dengue Sobre Atividade Turistica

Como um desdobramento do Seminário: -Dengue em Ubatuba, uma Questão de Saúde, Qualidade de Vida e Turismo- realizado no auditório da Unitau em 20 de abril deste ano, devera ser realizada pelo curso de Administração em Hotelaria e Turismo da Unitau com o apoio do Aquario de Ubatuba, uma pesquisa cujo objetivo e avaliar o real impacto da epidemia de dengue sobre a atividade turística no município.
Utilizando-se de metodologia cientifica baseada em ferramentas estatísticas, a pesquisa devera retratar os possíveis efeitos negativos da presença da doença sobre a principal atividade econômica no município.
Deverão ser ouvidos empresários dos diversos setores ligados ao turismo tais como hotéis, pousadas, restaurantes, turismo náutico, centros de visitação, quiosques e outros de forma a gerar um banco de dados comparativo dos anos anteriores onde a epidemia não esteve presente, em relação ao atual momento.
Como ficou claro durante o seminário, os casos de dengue tendem a ter uma diminuição natural no inverno em função da diminuição das chuvas e temperaturas mais baixas.
E preocupação de empresários que estiveram presentes no evento e que solicitaram a realização da pesquisa, que com a proximidade da temporada os casos voltem a acontecer piorando a imagem do município e consequentemente agravando a crise econômica que para os mesmos já e evidente.
A pesquisa foi iniciada hoje e os resultados deverão ser divulgados na mídia, site da Unitau na internet, bem como encaminhados ao Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e ao Executivo Municipal como uma forma de colaboração com estas entidades para embasar ações praticas e direcionar as discussões acerca de assunto tão importante para a cidade.

Hugo Gallo

Manifesto do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba à Comunidade

A fim de que possa cumprir sua missão, o Conselho Gestor da Santa Casa convoca a comunidade para que exerça seu Direito e Dever de denunciar, apresentar reclamações, sugestões para a melhoria do atendimento nos serviços de saúde prestados pela Santa Casa de Ubatuba, para que se possa desenvolver o Hospital com atendimento de qualidade que todos desejamos e pelo qual todos somos responsáveis.
O Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba está à disposição de todos em suas instalações ao lado da Administração da Santa Casa de Ubatuba, na sala do CONTROLE SOCIAL, para representar a comunidade perante as autoridades internas e externas.
Considerando a elevada importância de sua atuação e a enorme responsabilidade com a comunidade, é de se esclarecer a todos sobre a natureza e atribuições do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba.
De acordo com o artigo 198, inciso III da Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde somente existe se houver participação da comunidade, o que está também mencionado na Lei 8080/90, que criou o SUS, Lei federal nº 8142/90 e legislação complementar. Isto significa que o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba existe por determinação constitucional e legal, portanto desrespeitar o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba significa desrespeitar a Constituição Federal e a respectiva Legislação federal e estadual sobre a matéria.
O objetivo acima referido é possibilitar, em caráter permanente e de forma deliberativa, a participação da sociedade civil organizada, representando a comunidade, na gestão da Santa Casa de Ubatuba, no sentido de que se cumpra a determinação constitucional e legal da garantia do acesso universal e igualitário de todos os cidadãos as ações de serviços de promoção, preservação e recuperação de saúde, que é a razão de ser da Santa Casa
O Estatuto da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, que foi fundada sem fins econômicos, declara o seu propósito de prestar assistência médica a quem dela necessitar, sem discriminação ou distinção de qualquer natureza, assistindo a todos, de forma digna e igualitária.
O Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba foi criado, para atender essa determinação legal e, em caráter permanente e deliberativo, destina-se ao planejamento, fiscalização, avaliação e controle da execução das políticas e ações de saúde na área de abrangência da Santa Casa de Ubatuba, proporcionando, desta forma, a efetivação do controle social em sua gestão.
São atribuições do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, conforme expresso em seu Regimento Interno, aprovado em sua reunião plenária e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba (COMUS-UBATUBA):

Artigo 4º - São atribuições do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba:

a) Controlar, acompanhar e avaliar a política de gestão da Santa Casa de Ubatuba.

b) Deliberar analisar, fiscalizar e apreciar o funcionamento da Santa casa de |Ubatuba.

c) Apreciar e deliberar sobre a prestação de contas da Santa Casa de Ubatuba

d) Fiscalizar a locação dos recursos econômicos, financeiros , operacionais e humanos da Santa Casa de Ubatuba.

e) Ter acesso às informações de caráter técnico / administrativo, de recursos humanos, convênios, contratos e termos aditivos, bem como as informações econômico-financeiras que digam respeito à estrutura e pleno funcionamento da Santa Casa de Ubatuba

f) Pronunciar-se sobre as prioridades orçamentárias e metas estratégicas da Santa Casa de Ubatuba

g) proporcionar meios de informações para os usuários da Santa Casa de Ubatuba sobre as formas de atendimento de todo sistema de saúde do Município e o papel desenvolvido por esta unidade de referencia neste sistema

h) Representar a população perante as autoridades competentes internas externas, dentro de suas atribuições.

i) Participar do planejamento das ações em seu âmbito

j) Informar seus pares, nos respectivos segmentos, das matérias em curso e resoluções do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste 05/06/2007 "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE" não sabemos se podemos comemorar ou chorar, nosso planeta pede socorro enquanto nossos governantes dizem que não podem abdicar do crescimento econômico em prol da natureza.
Nós brasileiros temos uma grande missão, em todo planeta não existe tamanha beleza e riquezas naturais na qual a mãe natureza fosse tão generosa para com nossa "brava gente"
Não podemos reclamar temos uma parte muito grande do bem mais precioso do
planeta "água! Santa água" e como estamos tratando desse "ouro branco" desse diamante necessário para nossa sobrevivência, o que você e eu temos feito para preservar e deixar de herança para os nossos?
Vejo que nesse "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE" quando temos acesso à imprensa, vemos todo mundo preocupado com o aquecimento global, camada de ozônio, e perguntamos, como chegou neste patamar tão alarmante, o que aconteceu com o homem, se tornou impiedoso com si mesmo, ou só esta procurando um modo melhor de viver, com conforto, mordomia usando a tecnologia e subtraindo do planeta os recursos todo de uma só vez?
È "brava gente" temos que tomar uma posição urgente por que nosso tempo está se esgotando, a Rodovia dos Tamoios hoje trafega caminhões e cegonheiras a caminho do Porto de São Sebastião,
o mar esta invadindo a praia da Massaguaçu levando a pista, o Governo do Estado também vai
colocar uma "Fundação Casa" em um dos nossos paraísos, não podemos concordar.
Neste "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE" gostaríamos de comemorar, menos queimadas, menos poluição do nosso lixão, menos acidentes de trânsitos etc.
Esta é a mensagem do Partido Verde de Caraguatatuba que quer comemorar no "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE" um novo planeta, um Brasil consciente e uma Caraguatatuba unida lutando para que tenhamos uma cidade mais humana para todos nós.
"Tudo que fere a Terra, fere também os filhos da Terra..."
A comissão do Partido Verde

Arqtº Delvan A. do Nascimento
Presidente

Lembrando um verão antigo
O Flavio Girão, velho e estimado amigo, companheiro de saudosas noitadas dos tempos de solteirice, citou-me bondosamente ao fim de sua Carta ao Leitor, e se eu não respondesse pelo mesmo veículo ficaria mal pente os leitores. Estiquei demais a resposta, você decide se vale a pena publicar.
Noutro assunto: já temos aproximadamente cerca de 70 convites (individuais e numerados, para melhor organização) confirmados e retirados para a palestra do prof. Carlos Nobre, maior autoridade brasileira no assunto e representante do governo federal no INPC da ONU, que vive aparecendo nos jornais e na TV. Apesar de tão ocupado e assediado pela mídia, conseguimos trazê-lo --- acho que o peguei distraído quando ele concordou em vir. Temos 140 cadeiras, e eu gostaria que viessem à palestra pelo menos 120 pessoas para prestigiar o conferencista (que não pediu nada para vir, apenas o transporte, mas vamos lhe oferecer um mimo).
Por ser uma oportunidade única para ouvirmos gratuitamente uma palestra certamente mais interessante do que aquela do Al Gore, que aos 1000 convidados do Banco Itaú custou US$2.000 por cabeça, achei que Ubatub responderia à altura, que teríamos lotação máxima no salão. Assim, vou lhe mandar amanhã ou quarta feira outro texto, concitando os interessados a fazerem suas reservas, pedindo que o publique entre as notícis de Ubatuba, para ficar mais em evidência.
Abraço,

Magalhães
Ubatuba, SP

1956
Lembrando um verão antigo - Flávio Girão, meu velho amigo: citado por você em sua Carta do Leitor, um nostálgico e comovente desfiar de lembranças ao fim do qual você me pergunta se Ubatuba de outrora não era mesmo nosso Eden, você “obrigou-me” a, com prazer, responder no mesmo veículo, aqui no nosso Litoral Virtual de outro bom amigo, o Emílio Campi.
Ubatuba era, sim, nosso Eden. Nosso. De todos os que tiveram a ventura de nascer aqui, e de nós outros que viemos, você, eu e tantos, deixando nossa cidade de nascença, escolhendo Ubatuba para viver, criarmos nossos filhos e sermos felizes.
Embora como você saudosista, sempre recordando as coisas antigas, antigo que também sou, não desdenho a Ubatuba de hoje. Ninguém me faria subir a serra que desci pela primeira vez em anos longínquos. Lembrando o poeta francês: “Pas d´ Été, pas d´ Hiver --- Pas d´Automne ni de Printemps --- Seulement le beau temps, tout les temps “, em que afirma numa imagem linda que cada estação da vida, nossa e das cidades, tem sempre seu encanto ...
Mas, se a hora é de recordações, permito-me colocar abaixo um texto que escrevi certa vez lembrando um verão há muito passado, o verão de 1956. E, como você fez, dedico-o a nosso amigo querido que se foi, o Carlinhos Vieira Pinto. E a outros tantos que também se foram, deixando-nos provisoriamente órfãos deles até que todos nos juntemos novamente naquela praia distante em que, diz a lenda, velhos amigos algum dia de novo se encontrarão.
Só conhecera Ubatuba em umas poucas incursões rápidas feitas desde São Paulo em ônibus sacolejante pela “nova” estrada de terra, mas isso já me deu uma juvenil confiança para empreender à noite aquela viagem por mar desde São Sebastião. O barco, alugado de um amigo, era um pequeno (6,5 m de comprimento) e velho bote de pesca impulsionado pelos 10 hp de um muito primitivo motor a diesel, e a bordo dele eu saíra de Itapema, no canal de Santos, alguns dias antes. A intenção era curtir as férias daquele verão de 56 conhecendo paisagens novas ao norte do Estado. Convidara para compartilhar da empreitada um bom companheiro de velejadas na represa de Santo Amaro, o Jorge Bruder, que depois viria a se tornar três vezes campeão mundial desse esporte, e a caminho da disputa de mais um título, em plena glória esportiva, teria um fim trágico no tristemente célebre desastre com o avião da Varig em Orly. Estive com ele, lembrando estes velhos tempos, na véspera do embarque, e então a sensação de perda foi ainda maior.
Navegar à noite entre os portos era uma escolha para aproveitar melhor os dias pescando de mergulho --- o dinheiro era minguado para dois jovens em férias, vender o peixe era nossa maneira de arranjar alguns trocados. Não tínhamos qualquer mapa ou carta náutica, e isso tornava a travessia mais perigosa, mas chegamos à Ponta Grossa sem maiores problemas. O mar estava deitado, e agora nos aproximávamos da barra do rio que eu sabia existir ao fim das lâmpadas que marcavam as poucas casas da avenida da praia. Deus protege os inconscientes, e assim, naquela noite escura, nos esgueiramos entre aquelas pedras desconhecidas e adentramos tranqüilamente o rio Grande de Ubatuba. Amarramos o barco à margem, a ilha do rio era ainda um grande descampado junto ao centro da cidade, ali seria nossa base, ali dormiríamos nos dois meses seguintes.
Ubatuba era pouco mais que uma vila espreguiçada à beira-mar. Escassos veranistas, todos logo se conheciam. O programa das manhãs era ir à praia do Perequê-Açu, ou ao mais distante Tenório onde ainda era possível erguer uma barraca escondida no meio de jovens abricoeiros, solução para os que viajavam desprovidos. Quantas vezes viria depois a acampar ali! Para quem tinha algum dinheiro existiam umas poucas hospedarias, e uma boa pedida era o velho Hotel Felipe. Atravancando a rua Maria Alves, sobre a qual se projetava estreitando-a defronte à Mercearia Paulista, seria mais tarde demolido. Com ele se foi o afamado orifício na porta do banheiro do corredor do vetusto sobrado, por onde, agachados do lado de fora, nossos olhos ávidos buscavam as partes íntimas das moças a se ensaboarem debaixo da ducha. Logo mais cruzaríamos com elas ali mesmo no hotel ou na praia, nós meio sem graça, sentindo-nos um tanto culpados, elas sem saber que as conhecíamos tão bem ...
A existência deslizava lenta e tranqüila. O sol, o sol, umas chuvas rápidas. À tarde, depois da praia, das pingas e de eventuais banhos gelados nas cachoeiras da serra que emoldura a cidade, ia-se à barra ver os peixes tirados das canoas que voltavam da faina no mar, ou tentávamos nós mesmos pescar uns peixinhos à margem do rio de águas então límpidas. Já à noite a escolha era entre o Rancho do Galo, no Perequê, e depois também a boate da Vera, ali no centro da cidade. Ou ainda simplesmente sentar junto à praia e ouvir num violão as músicas da época e de sempre. Namorar, quem sabe buscar a escuridão junto ao mar onde, quando não dispúnhamos de uma boa toalha ou manta, a areia, imiscuindo-se em tudo, era participante intrusa do ato amoroso. Não era um ato sexual. No romantismo ingênuo da época, era sempre um ato amoroso ...
E assim, alternando essa mansidão modorrenta com pescarias no parcel Patieiros, na Rapada ou na Mofina, para termos o que comer e vender, o tempo escoou-se. Já com saudades daqueles dias felizes, levantamos ferro rumo a Santos na volta a São Paulo e às aulas. Retornaria a Ubatuba, muitas e muitas vezes, para finalmente deixar a cidade onde nascera, a capital outrora pacata que inchou numa metrópole inviável, e aqui me fixar definitivamente. Mas naquele momento, sentado ao leme do barquinho e vendo o velho casario e a igreja da praça diminuírem para finalmente sumir ao longe, sabia que ali estava terminando o melhor verão de minha vida.

JJ de Magalhães Netto.
Ubatuba, SP

Flavio Girão
Quero parabenizar a sensibilidade de Flavio Girão; me fez voltar num tempo muito gostoso de minha infância em Ubatuba. Tempo de jardins
desenhados por um Grande Arquiteto,que caprichou de modo inigualavel na Nossa Ubatuba.
Ainda, enquanto lia podia sentir o suave aroma dos Lirios do Brejo,abundantes aqui.
E lembrar da maioria das pessoas com misto de carinho e saudade.`
É, Flavio nosso Édem é o mesmo!

Edgar Portes de Souza
Ubatuba, SP

Descrença
Comentamos em: "EDUCAÇÃO EM DESTAQUE", dúvidas sobre os êxitos futuros do Plano para o Desenvolvimento da Educação -PDE-. Nossa descrença não se prende ao plano formulado. Teoricamente apresenta acertos e, em situação normal de pressão e temperatura, governos fortes, honestos, fiscalizadores e controladores dos recursos por eles (governos) liberados e ou administrados, daria certo e promoveria avanços significativos no desenvolvimento da educação nacional de qualidade.
Infelizmente, no país, possuímos poucos governos que reúnam as características e qualidades acima relacionadas. A corrupção domina todos os poros da vida nacional e, a própria sociedade, é omissa, relapsa, displicente e avessa a controles.
Por outra parte e supostamente, os departamentos do Ministério da Educação estão ocupados por sindicalistas e políticos que já sinalizaram procedimentos de corrupção e falsidade ideológica.
O próprio Ministério da Educação errou???...errou???..., quando, na campanha eleitoral de 2006, promoveu a divulgação dos resultados da avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Boa Vista e Porto Velho. Justamente capitais de estados possuidores de candidatos de oposição fortes, ao governo desses Estados, situando, essas capitais, em posições bem abaixo da realidade. Classificaram São Paulo, no rol das 27 capitais, em 20° lugar em Matemática e 21° lugar em Português. Após protestos e pedidos de revisão resultou que a classificação verdadeira era 12° lugar em ambas disciplinas. Essas supostas mazelas da educação paulistana foram: ampla, irrestrita, agressiva e contundentemente divulgadas, pelas hostes do PT e da CUT, para prejudicar, enlamear, conspurcar e queimar o ex-prefeito e candidato a governador. Essas mesmas forças trogloditas e jurássicas apoiando alunos privilegiados e que gozam de estudos e outras regalias pagos pelo ICMS, que todos os cidadãos pagamos, perturbam, neste momento, a paz, a ordem, a disciplina, a hierarquia legal, nas universidades paulistas e em algumas federais, prejudicando a formação, a pesquisa, a ciência e a ordem social necessárias ao desenvolvimento da educação. Sem ordem, disciplina e respeito à lei não existiram progressos, no passado e não existirão, no futuro. O dístico da Bandeira Nacional nos indica essa afirmativa.
Analisados esses comportamentos, podemos confiar em nossos governantes ministeriais? São eles que distribuirão os bilhões de reais que financiarão o PDE. É possível acreditar no êxito futuro desse Plano?.
No que tange à educação do Estado de São Paulo foi mais vergonhoso. APEOESP e CUT publicaram jornal (tivemos acesso a ele) que a Justiça Eleitoral mandou recolher, informando ser o Estado de São Paulo o que possuía piores índices educacionais no Brasil. Os resultados do IDEB publicados recentemente, sem erros e manipulações, indicam:
Estado de São Paulo - Prefeitura englobada:
1° classificado na avaliação de 4ª série;
4° classificado na avaliação de 8ª série;
11° classificado na avaliação de terceira série do Ensino Médio. Nas três avaliações bem acima da maior parte dos estados.
Descobriu-se também que, dos 10 (dez) municípios que tiveram nota acima de seis, na 4ª série, 09(nove) são paulistas, sendo a maior nota 6,8 (seis ponto oito) a de Barra do Chapéu, no Vale do Ribeira - SP. A educação de Belo Horizonte e Porto Alegre também estava e está entre as melhores do país.
Leva também à descrença a publicidade enganosa, oca e desprovida de ações que, até o momento, assistimos. Os gastos com propaganda leviana e sem alicerces reais seriam, com melhor eficiência aplicados, em providenciar soluções para a construção de escolas decentes, formação e remuneração digna dos profissionais da educação, equipamentos, materiais escolares, criação de ambientes familiares e sociais seguros e que permitam às crianças e jovens freqüentar boas escolas, livremente e sem perigos. No lugar de tanta propaganda são necessárias ações simples, adaptadas a cada realidade regional, e que levem feijão - com arroz - educacionais, bem temperados, a todas as crianças e jovens do Brasil.
Se da desonestidade e fraudes das cúpulas partirmos para as bases e observarmos os comportamentos dos prefeitos, secretários municipais de educação, profissionais da educação, carências de formação, ética, licenças saúde fraudulentas, greves imotivadas, pontos facultativos, deficiências estruturais dos prédios, construções superfaturadas, desvios de verbas para esportes e cultura, etc.. etc.. perceberemos que, não há motivação para ufanismos e grandes esperanças.
Mesmo descrentes auguramos sucesso ao PDE.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 05-06-07.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Toninhas ©Dona Ophelia Figueira

Toninhas
©Dona Ophelia Figueira


Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor