Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 12 de Junho de 2007 - Nº 1787 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
UNIMÓDULO recebe circuito Valeparaibano de Jiu-Jitsu
UNITAU promove lançamento de livro em Ubatuba
Festival Aberto de Dança Univap
UNIMÓDULO participa do Festival do Camarão com oficina de brincadeiras infantis

Caraguatatuba
Dois campeonatos esportivos decidiram os vencedores no final de semana em Caraguá
10º Festival do Camarão é sucesso de público durante o feriado em Caraguá
Peça teatral A Rosa de Cabriúna concorre ao Mapa Cultural em Caraguá nesta segunda-feira 11

Ilhabela
Ilhabela foi sede do 17o. Campeonato Brasileiro da classe Holder
Blitz em véspera de feriado prolongado


São Sebastião
Apae comemora vendas no Pechin Shop
Comissão da Zeis apresenta projeto para esgoto no Sertão de Maresias
Prefeitura inicia curso de “Instalação de som e alarme automotivo”
Alunos das Escolinhas de Surfe participam de Campeonato em Barequeçaba e Guaecá
Velejador sebastianense conquista o vice-campeonato Brasileiro de Holder
Sectur tem exposição sobre São Sebastião e Revolução de 1932
Representantes da Prefeitura participam de reunião do Conseg
Fiscalização notifica ambulante em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião
Alto nível de competição marca Corridas de Montanha em São Sebastião
Sectur abre inscrições para o 3º Arraiá Caiçara
Procissão de Corpus Christi leva centenas de fiéis às ruas de São Sebastião
Sectur e Seduc prorrogam inscrições para o Festival Estudantil de Teatro
Pista de skate de São Sebastião é destaque em programas de TV
Municipal tem aulas de "Teatro de Rua"
Escola Municipal de Juquehy realiza 1° Campeonato Estudantil de Surfe
FEC abre inscrições para Escolas do Ensino Médio
Prefeito visita Sítio Arqueológico de São Francisco e destaca importância turística, histórica e cultural


Ubatuba
Prefeito inaugura novo pavimento da Rua do Arrastão, na Vila Santana
Vacinação contra poliomielite começa mais cedo em Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO recebe circuito Valeparaibano de Jiu-Jitsu
Centro Universitário é sede da 2ª etapa da competição

Litoral Norte - Neste domingo, 10, atletas de todo o estado estiveram no Centro Universitário Módulo para a 2ª etapa do circuito Liva de Jiu-Jitsu. Organizado pela Liga Vale de Jiu-Jitsu, contou ainda com auxílio de vários atletas Bolsa Esporte na realização.
André Medeiros, Rafael Rosendo, Osieo e Joel Hecher e Trajano Medrado participaram da prova como juízes e com seus alunos.
A disputa foi nas categorias Masculino e Feminino, de mirim a sênior, em todas as faixas. Os vencedores receberam medalhas personalizadas até o quarto colocado em todas as categorias e um kimono trançado nas categorias Absoluto. (Fonte: Módulo)

UNITAU promove lançamento de livro em Ubatuba

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizará no dia 11 de junho, a partir das 19h, o evento “Caiçara: Terra e População”, para o lançamento do livro com o mesmo tema, no campus de Ubatuba.
O livro “Caiçara: terra e população” é um resultado dos dez anos de pesquisa da profa. Dra. Maria Luiza Marcílio, formada pela Universidade de São Paulo (USP) em História, doutora em Demografia Histórica e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP. O objetivo do livro é resgatar a complexidade do caiçara do Litoral Norte paulista, entre os séculos XVIII e XIX.
O grupo Saia Justa fará a abertura do evento às 19h. O presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Pedro Paulo Teixeira, fará uma apresentação da autora, às 19h30. Além disso, o livro de Maria Luiza será demonstrado numa palestra, às 20h, ministrada pelo prof. Quincas Cruz Neto. A autora da obra também falará ao público, às 20h30, dentro de uma mesa redonda, que permitirá a integração com o público, a partir das 21h30.
Mais informações podem ser obtidas no telefone do campus de Ubatuba (12) 3833-1750.
(Fonte: UNITAU)


Festival Aberto de Dança Univap

Litoral Norte - A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, promove a 1ª Edição do Festival Aberto de Dança Univap.
A inscrição é gratuita e o Festival tem por objetivo abrir espaço para a socialização e apreciação da arte da dança.
Poderão participar estudantes do ensino médio e universitários da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
As inscrições deverão ser realizadas até 29 de junho de 2007, na Pró-Reitoria de Graduação, Bloco 5 (prédio da reitoria), Campus Urbanova, na Avenida Shishima Hifumi, 2911, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas - pessoalmente, ou via postal.
São modalidades do Festival: Ballet Clássico de Criação; Jazz; Street Dance; Dança de Salão; Sapateado; Danças Folclóricas e étnicas; e Estilo Livre.
A final será realizada de 24 a 26 de agosto, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
O regulamento completo e a ficha de inscrição estão no site: www.univap.br, onde constam informações referentes aos documentos exigidos; critério para a seleção dos inscritos; júri e premiação. (Fonte: festdanca@univap.br)

UNIMÓDULO participa do Festival do Camarão com oficina de brincadeiras infantis
Esse é o 7º ano seguido que a instituição colabora com a festa

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo marcou pelo 7º ano seguido presença no Festival do Camarão de Caraguatatuba. Com uma área de lazer para crianças, ofereceu diversão para os filhos e tranqüilidade para os pais, que puderam aproveitar o que de melhor tem a culinária caiçara.
Alunos e colaboradores do UNIMÓDULO receberam as crianças na tenda "A Cultura das Brincadeiras Infantis da Nossa História". Lá elas puderam colocar em prática toda sua criatividade ao fazer esculturas de massinha, pinturas e participar de uma série de brincadeiras.
Esse é o 7º ano que o Centro Universitário Módulo participa do Festival do Camarão. "É a nossa maneira de dar apoio a essa festa caiçara que tanto representa a nossa cultura", comentou a coordenadora de Atividades Complementares e Extensão do UNIMÓDULO, Márcia Zumpano. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Dois campeonatos esportivos decidiram os vencedores no final de semana em Caraguá

Caraguatatuba - Dentre os diversos campeonatos esportivos promovidos pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatua, dois deles chegaram nas finais na sexta-feira, 8, e domingo, 10, com disputas acirradas em busca da conquista do título.
Na sexta-feira, o campo do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves foi palco da grande final do 7º Toneio de Futsal Integração (Copa Sesc). Na disputa do 3º lugar, o Mercado Donato enfrentou o Supermercado Silva e venceu de 5 a zero, ficando com o 3º lugar do torneio. Na disputa final, o Center Trevo entrou na quadra com o C.B.D, os dois times brigaram até o último minuto de jogo pela conquistar do título, mas o Center Trevo não deu chance para seu adversário e venceu a disputa por 3 a 2, sagrando-se campeão do 7º Torneio de Futsal Integração. Também foram premiados o jogadores Orlando (Serralheria Nova Aurora), artilheiro da competição com 9 gols e Baiano (Mercado Donato) goleiro menos vazado com 10 gols sofridos.
No municipal de Futsal Sub-18 e Sub-21 também teve disputas finais. Na categoria Sub-18 feminino, a equipe Pitiko sagrou-se campeã, o vice-campeonato ficou com o time Geração Independente e o 3º lugar foi conquistado pelo time do CIASE; no masculino, ficou o 1º lugar o time Scorpion's, em segundo o Juventus e em 3º lugar o A.A. Corinthians. O atleta Juliano do time Juventus recebeu o troféu de artilheiro do campeonato. O competidor marcou 8 gols para seu time e Lucas do A.A. Corinthians foi pemiado como o goleiro menos vazado, o atleta sofreu apenas 7 gols. Na catgeoria Sub-21 feminino, o Projeto Integração sagrou-se campeã, o segundo lugar ficou com a equipe Geração Independente e a 3ª colocação foi conquistada pela equipe São Sebastião; na masculino, o Juventus foi o campeão, o vice-campeão foi o time A.A. Corinthians e o 3º lugar ficou com o time Scorpion's. O atleta Glauder foi premiado como o artilheiro da compertição, 5 gols marcados e Uilian foi o goleiro menos vazado, 10 gols sofridos. (Fonte: PMC)

10º Festival do Camarão é sucesso de público durante o feriado em Caraguá
A emoção tomou conta de centenas de pessoas que compareceram ao Camaroeiro para acompanhar a procissão de São Pedro e a abertura do 10º Festival do Camarão, em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba mais uma vez sediou o grande encontro da cultura caiçara, durante a 10ª edição do Festival do Camarão, realizada de 7 a 10 de junho na praia do Camaroeiro - durante o feriado de Corpus Christi.
Realizado pela FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Prefeitura de Caraguá e Associação de Pescdaores do Camaroeiro, o festival reuniu o melhor da gastronomia caiçara tendo como matéria-prima o camarão, e ainda, música, dança e outras atrações. A abetura da festa, que já tornou-se parte do calendário anual de eventos da cidade, reuniu centenas de pessoas, que aguardaram a vinda da imagem de São Pedro(trazida por pescadores do camaroeiro) pelo mar, e seguiram em procissão até a pequena capela preparada especialmente para abrigar o padroeiro dos pescadores durante os quatro dias de evento.
Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, da presidente do Fundo Social e primeira-dama Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, do presidente da FUNDACC, José Ricardo Gaspar, do vice-presidente da Câmara de Caraguá, Criatian Alves de Godoy(Baduca Filho), dos vereadores Francisco Carlos Marcelino e Celso Pereira, do representante da Transpetro/Petrobras, Cosme Damião Lemes, do presidente da Associação de Pescadores do Camaroeiro, Benedito João do Nascimento Filho, do ex-prefeito José Bourabeby, dos Secretários Municipais, moradores da região e visitantes do festival.
A abertura do Festival aconteceu após a bênção do padre Marcos Vinícius Rosa, da Paróquia Santo Antônio, e em seguida foi feito o pronunciamento do presidente da FUNDACC, que falou sobre o Festival - o primeiro evento de sua gestão como presidente, desde sua posse, em 1º de junho. "Todos os funcionários trabalharam muito para a realização desse festival, que tem como objetivo preservar a cultura caiçara, já resgatada a cada edição da festa. Tenho a certeza de que será um evento memorável, porque a equipe da FUNDACC é unida e veste a camisa da Fundação, e isso eu pude perceber com poucos dias à frente da Cultura", disse Gaspar.
O prefeito José Pereira de Aguilar também fez o uso da palavra, falando da satisfação em realizar mais uma vez o Festival do Camarão, e de sua importância para a comunidade pesqueira. "Essa festa acontece graças a união de todos e do empenho da FUNDACC junto aos pescadores. Valorizar a comunidade do Camaroeiro é preservar nossas raízes culturais e faremos de tudo para que, a cada ano, esse festival seja sempre melhor, como ele já é hoje", explicou.
Após os pronunciamentos, o prefeito Aguilar entregou um certificado, homenageando o pescador Jorge de Oliveira e abriu oficialmente o Festival do Camarão.
Milhares de pessoas compareceram ao local para saborear diferentes partos à base de camarão e prestigiar os talentos locais e regionais, que abrilhantaram esta grande festa, entre eles os alunos das oficinas culturais de dança da FUNDACC, músicos e bandas como Joca Freire, Mara Amaral, Banda Multi, Zé Maria, entre outros.
Além das barracas com comidas típicas, a festa contou com uma tenda em parceria com o Fundo Social, as corridas de canoa, a cunhagem de canoa em um pau só, além da tradicional casa da farinha e rancho do pescador com forno à lenha - feitos de pau-a-pique, para mostrar aos visitantes como vivia o pescador de Caraguá. (Fonte: PMC)

Peça teatral A Rosa de Cabriúna concorre ao Mapa Cultural em Caraguá nesta segunda-feira 11
A fase municipal do Mapa Cultural Paulista acontecerá nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de junho no Teatro Mario Covas, em Caraguá. Entre as concorrentes está "A Rosa de Cabriúna", que será apresentada nesta segunda, às 20h, com entrada franca

Caraguatatuba - A peça teatral "A Rosa de Cabriúna", com direção de Adbaílson Cuba, e elenco composto por 22 atores de Caraguá, será a atração desta segunda-feira, 11 de junho, às 20h, do Teatro Mario Covas. O espetáculo participa da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, junto com a Cia Genérico, que se apresenta na terça-feira, 12, às 15h, com a peça Pluft, o fantasminha, com direção de Rafael Andrade.
O espetáculo conta a história de sete irmãs caipiras (do interior de SP) que sonham em casar. A única contemplada é a mais velha - a Rosa, que tem de ser a primeira a se casar. A peça mostra de maneira cômica o universo caipira, e transmite a mensagem de que o futuro depende das escolhas que a gente faz no presente.É uma comédia para rir e se emocionar.
A divulgação do espetáculo vencedor será nesta terça-feira, 12 de junho, às 18h, no auditório do TMC.
É importante ressaltar que a peça vencedora do Mapa, nesta primeira fase, representará Caraguá na etapa regional do Mapa Cultural Paulista, da qual participarão grupos teatrais de todo o Vale do Paraíba.
A Rosa de Cabriúna tem como autor Luiz Alberto de Abreu(que também escreveu Hoje é dia de Maria), e foi apresentada quatro vezes em um único dia, no final de maio, por meio do projeto Teatro para Todos, possibilitando a cerca de 2.500 espectadores conhecerem o trabalho de qualidade de atores e atrizes de Caraguatatuba.
A Rosa de Cabriúna será apresentada às 20h, nesta segunda-feira, no Teatro Mario Covas com entrada franca. No dia 1º de julho, o grupo encerra o festival estudantil de teatro de Paraibuna, às 20h30. Para a apresentação em Caraguá, os ingressos deverão ser retirados com antecedência na FUNDACC. Mais infomações na FUNDACC pelo telefone (12) 3883-7555, ou no Teatro Mario Covas, pelo telefone (12) 3881-2623. Prestigie! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela foi sede do 17o. Campeonato Brasileiro da classe Holder

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer realizou na noite de sábado, 09, a cerimônia de entrega dos prêmios aos atletas vencedores do 17º. Campeonato Brasileiro da classe Holder, que aconteceu de 07 a 09 de junho, com um jantar no Hotel Pelicano, onde participaram todos os competidores.
Os primeiros colocados foram: Categoria B: Michael Bruno Louzada (Ilhabela); Feminino: Mariana Matheus (Ilhabela); Veterano: João Carlos Borges (Praia Grande); Iniciante: Denis Tassone (Ilhabela); Geral: José Vicente Monteiro (Ilhabela); Equipes: Ilhabela – José Vicente, Michael e João Paulo, e Velejador mais jovem: Luiz Caio França (Praia Grande).
O Campeonato que contou com a participação de 39 atletas representantes das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá e Praia Grande e 15 embarcações, teve início da manhã de quinta-feira, 07 após a cerimônia de abertura com a presença do secretário municipal José Roberto de Jesus; o vereador Jadiel Vieira; a representante da Federação Paulista de Vela, Sibile Bocupe, o coordenador da prova Silvio Belo; o diretor de Saúde Marcio Tenório; representante do secretário municipal de Educação Mari Reter, e pessoas da sociedade local.
O secretário José Roberto, em seu discurso, parabenizou os atletas e enfatizou que a classe Holder está ganhando força novamente e é uma classe que conta com participantes jovens. “Para vocês jovens temos que falar que a prática da Vela só tende a crescer, o esporte é a melhor maneira que temos de formar pessoas e incluí-las na sociedade. Nestes dias de competição o canal ficou mais bonito, sem o brilho da vela Ilhabela não seria a mesma”.
(Fonte: PMI)

Blitz em véspera de feriado prolongado

Ilhabela - Nesta quarta-feira, 06, véspera do feriado prolongado, no período de 11 às 18 horas, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Administração colocou em prática a Base Operacional Móvel de Fiscalização Integrada Municipal. Instalada na entrada da cidade e com o apoio da Polícia Militar, foram vistoriados produtos, e cerca de 105 veículos.
Na ocasião o departamento de Fiscalização apreendeu um total de 60 quilos de queijos, que estavam acondicionados em um veículo caminhonete, e 4.232 peças de vestuários íntimos que seriam vendidos de forma informal na cidade.
De acordo com o diretor de Fiscalização Ronaldo Alves de Souza, os 60 quilos de queijos estavam sem refrigeração, sem procedência, sem registro do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e nem data de fabricação e validade. A Fiscalização juntamente com a Vigilância Sanitária promoveu a inutilização de todo o produto com água sanitária e posteriormente foi depositado na área de transbordo do lixo de Ilhabela.
A Fiscalização também aplicou 02 multas, sendo uma no valor de R$ 3 mil reais por o veículo se encontrar sem a senha de autorização para veículos utilitários poderem entrar na cidade, e a outra no valor de R$ 434 reais por falta de documentação fiscal.
A divisão de Vigilância Sanitária aplicou 06 autos de infração e 02 autos de imposição de penalidades de multas no montante de R$ 10 mil reais; 01 auto de inutilização de produto que foram 48 potes de 250 gramas de margarina, por estarem sendo transportados inadequadamente, sem refrigeração, o que compromete a qualidade do produto.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira “estas operações se fazem necessária, no sentido de fiscalizar adequadamente a procedência dos produtos que entram na cidade para serem consumidos pela população, pois podem até mesmo por em risco a saúde dos moradores e turistas que nos visitam”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Apae comemora vendas no Pechin Shop

São Sebastião - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade finalizou no último fim de semana do feriado prolongado, o “Pechin Shop”, bazar beneficente que objetivou arrecadar fundos para a Apae. No bazar, centenas de pessoas aproveitaram a oferta de produtos em boa qualidade a preços módicos.
Esses produtos foram apreendidos pela equipe de Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Prefeitura de São Sebastião, com ambulantes irregulares durante a temporada. Além disso, os alunos e professores da Fraternidade e Assistência Cultural à Terceira Idade (Faculti) de São Sebastião doaram nove quadros para venda no local.
De acordo com o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins Souza, o valor arrecadado no bazar foi de R$ 5.189,45. Desse montante, R$ 3.682,62 serão destinados à Apae e R$ 1.556,83 irá para o Fundo Social de Solidariedade. “É um resultado positivo. Com este dinheiro vamos equipar a nossa cozinha e também comprar mesas para o refeitório”, disse Souza.
(Fonte: PMSS)

Comissão da Zeis apresenta projeto para esgoto no Sertão de Maresias

São Sebastião - Representantes das Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e Obras e Planejamento (Seop), se reuniram na manhã desta terça-feira com a comissão formada por moradores do Sertão de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, para discutir o andamento do Plano de Urbanização da área que é considerada uma ZEIS (Zona de Especial Interesse Social). Cerca de três mil pessoas residem no local.
O secretário da Semam, Teo Balieiro, apresentou aos representantes da comunidade, Leonardo Camargo Guilherme, Luiz Carlos Ribeiro Santos, Sandra Ferreira Porto e Lucioval Silvestre dos Santos, o projeto para a implantação da rede de esgoto no trecho que abrange da rua do Forno, sentido morro, entre as ruas Olímpio Romão César e Benedito Brás Moreira.
Essa é a parte alta do bairro, e de acordo com Balieiro, o serviço começará por essa área justamente para evitar problemas futuros ou mesmo encarecimento da obra. “É uma comunidade muito grande e o serviço será executado em etapas, abrangendo a parte de cima da rua do Forno”, adianta.
Recentemente, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, conseguiu a liberação de uma verba de cerca de 1,9 milhão junto ao Ministério do Turismo para a implantação da rede de esgoto no bairro. “Maresias é uma das praias mais procuradas no município e há uma preocupação tanto com a saúde da comunidade como com a qualidade da água”, disse Garcia.
Com base no Plano de Urbanização dos Núcleos Congelados do Sertão de Maresias, as vias terão ruas oficializadas para, a partir daí, serem levadas outras benfeitorias como iluminação e pavimentação. Essa última, uma antiga reivindicação da comunidade que diz estar disposta a fazer parceria com a Prefeitura para a execução do serviço que precisa de drenagem antes de passar o asfalto. “Estamos nos organizando enquanto sociedade para cuidar do nosso bairro”, disse o representante Luiz Santos.
De acordo com a diretora da Divisão de Habitação, Cláudia Lima Pereira de Castro, como uma grande parte do bairro se encontra em área de preservação permanente, não havia possibilidade de levar o programa “Luz para Todos.” “Com a oficialização do bairro como ZEIS, será possível definir os locais para a implantação da iluminação.”
Os representantes dos moradores das áreas congelados devem repassar os andamento do processo de regularização do bairro para a população nos próximos dias. “É importante que todos saibam é uma realidade o que está acontecendo e que a regularização do bairro vai sair”, disse Leonardo Guilherme. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia curso de “Instalação de som e alarme automotivo”

São Sebastião - Foi iniciado na tarde desta segunda-feira (11/6), o curso profissionalizante de “Instalação de som e alarme automotivo”, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
O curso é destinado a 24 pessoas escolhidas por uma triagem social feita pelas assistentes sociais da Setradh, a partir dos cerca de 100 inscritos no curso de "Eletricidade Veicular", também ministrado em pareceria com o Senai. A idéia é proporcionar mais uma oportunidade aos sebastianenses.
A modalidade de "Instalação de som e alarme" permite que o estudante projete, instale e regule equipamentos do sistema de som e alarme automotivo em um total de 60 horas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Alunos das Escolinhas de Surfe participam de Campeonato em Barequeçaba e Guaecá

São Sebastião - Os alunos das escolinhas de surfe da Costa Sul, em São Sebastião participam neste sábado (16/6), a partir das 9h30, de um campeonato realizado pela ONG ALNorte em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc), nas praias de Barequeçaba e Guaecá. O campeonato deve contar com a participação de 45 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais da cidade.
De acordo com o instrutor das oficinas de surfe, Cristóvão Marmo, o objetivo não é fazer com que os alunos disputem o campeonato, mas aproveitem cada detalhe que a competição pode proporcionar, como o convívio com a natureza e a amizade. “Nossa intenção não é realizar uma competição, mas sim uma confraternização em que todos possam desfrutar a natureza, os colegas e valores que atualmente são esquecidos pelas pessoas”.
O Campeonato de Surfe começa a partir das 9h30 com palestras sobre a Preservação do Meio Ambiente e logo após com um filme sobre surfe na sede da SAB (Sociedade Amigos de Barequeçaba). As competições começam a partir das 14h, em Barequeçaba ou Guaecá, conforme o local que estiver com melhores ondas, mas a concentração será na SAB..
Paralelamente ao Campeonato de Surfe, os alunos também participarão do Campeonato de Remada. Nesta competição, eles terão que percorrer um trajeto formado por bóias no meio do mar, através de remadas em cima das pranchas de surfe.
Logo após a primeira etapa, mais duas fases devem acontecer. A segunda, que está marcada para o dia 22 de setembro, e a terceira que está prevista para ocorrer no dia 15 de dezembro.
Aulas de Surfe - As oficinas para alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino acontecem às segundas e quartas-feiras, das 9 às 11h e das 15 às 17h na Praia de Barequeçaba e às terças e quintas na praia do Guaecá no mesmo horário. A comunidade em geral, interessada em praticar o esporte, pode se inscrever nas aulas de sexta-feira que também ocorrem das 9 às 11h e das 15 as 17h.
As aulas contam ainda, com o apoio da Sociedade Amigos de Barequeçaba, Policia Rodoviária Militar, loja 100% Surf e Pousada das Amendoeiras. (Fonte: PMSS)

Velejador sebastianense conquista o vice-campeonato Brasileiro de Holder

São Sebastião - Bons ventos garantiram ao atleta de São Sebastião, Johny Atallah, o segundo lugar no Campeonato Brasileiro da Classe Holder, que aconteceu no último feriado (7 a 9/6), em Ilhabela. O primeiro lugar ficou para o velejador José Vicente Melo e o terceiro para Michael Lousada, ambos de Ilhabela.
Os ventos favoráveis garantiram aos 35 barcos três dias de muita disputa, totalizando nove regatas. Johny venceu a primeira e se manteve durante toda a competição entre os cincos primeiros colocados.
De acordo com o técnico da equipe sebastianense, Fernando Freitas, o atleta teve uma boa atuação durante toda a competição. “Ele soube aproveitar bem as oportunidades e garantiu um ótimo resultado para a cidade.”
Além de Johny, mais quatro velejadores da equipe de vela de São Sebastião conseguiram ótimas colocações: Rodrigo Fontana ficou em sétimo lugar, Pedro Paulo conseguiu o oitavo lugar, Marcus Vinicius em 11º e Erik Sensi terminou a competição em 14º lugar.
Segundo Freitas, a flotilha ficou entre os 15 primeiros colocados, consagrando a cidade a segunda melhor equipe do campeonato, atrás de Ilhabela e na frente de Praia Grande. “A equipe toda está de parabéns, pois utilizou no campeonato barcos do projeto “Ventos & Velas” que não tem potencial competitivo e mesmo assim superou a deficiência do material”, afirma Freitas.
A equipe sebastianense de vela inicia agora uma nova preparação para disputar a “Semana de Vela de Ilhabela” que acontece em julho. (Fonte: PMSS)

Sectur tem exposição sobre São Sebastião e Revolução de 1932

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza a exposição “Turismo: uma viagem pela história e cultura de São Sebastião”, que promove uma viagem no tempo passando pelos principais fatos que marcaram a história do município. Ela acontece na sala de exposições da Sectur, localizada na Rua da Praia. A mostra contém imagens do Sítio Arqueológico, negros e as praias sebastianenses.
De acordo com o encarregado do Departamento de Turismo da Sectur, Jucelei Pereira de Silva, a exposição é também voltada para os alunos da rede municipal de ensino. “Além de imagens do município, temos a história de sebastianenses antigos que participaram da Revolução de 1932, que será comemorado no dia 9 de julho”, disse Silva.
Além dos banners com as imagens, há vídeos sobre as obras em andamento no município dentro do segmento “turismo”, como a Rua da Praia, por exemplo. A exposição segue até o próximo domingo (17/6). Informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Serviço - Exposição “Turismo: uma viagem pela história e cultura de São Sebastião”
Segunda à sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados e domingos, das 14h às 19h
Informações pelo telefone (12) 3892-2620.
(Fonte: PMSS)

Representantes da Prefeitura participam de reunião do Conseg

São Sebastião - O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio, o engenheiro da Subprefeitura de Boiçucanga, Augusto Tetsuro Terada, e o assessor da Secretaria de Segurança Urbana, João Nunes, participaram na última quinta-feira (7/6), na Praça Pôr-do-Sol, da reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul.
O encontro também contou a presença de autoridades policiais (Civil e Militar), do presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga, e do representante da Rádio Comunitária Costa Sul FM, além dos integrantes do Conseg.
Alguns assuntos relacionados à administração pública como, por exemplo, a coleta e a destinação de lixo e podas e a instalação das câmeras na Costa Sul, foram debatidos pelos presentes.
Em relação à segurança, o tenente do Pelotão de Boiçucanga, Daniel Lemes Garcia, sugeriu aos proprietários de imóveis a busca de informações sobre as pessoas que querem alugar casas na região.
Uma medida, segundo ele, para evitar a presença de cidadãos que se organizam para realizar assaltos e/ou furtos na cidade como a ocorrência registrada no bairro de Cambury, onde foram presos sete bandidos de São Paulo e Santos.
O trabalho da ação preventiva, que era realizada pela PM em parceria com a Prefeitura, também foi comentado durante a reunião. “O serviço tem um resultado fantástico e precisa ser retomado”, declarou o tenente.
Na ocasião, o Conseg realizou duas homenagens: uma ao delegado do 2° Distrito, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, pelos serviços prestados à comunidade, e outra ao ex-presidente da Sociedade Amigos de Maresias, Aldo Amadei, que atuou no Conseg de Maresias, quando o mesmo existia.
O próximo encontro será realizado no dia 5 de julho, às 19h, na Escola Municipal do bairro de Juquehy, situada no final da rua Maria Madalena Faustino. (Fonte: PMSS)

Fiscalização notifica ambulante em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A Fiscalização da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras (Seop), Meio Ambiente (Semam) e Fazenda (Sefaz), notificou no último sábado (9/6) um ambulante que estava atuando de forma irregular no bairro da Barra do Sahy, na Costa Sul do município.
Uma das notificações expedidas pelos fiscais determina, num prazo de 24 horas, a retirada de uma estrutura de bambu que havia sido fixada pelo proprietário na areia da praia. Caso a lei não seja cumprida pelo dono, a Prefeitura aplicará uma multa que pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil, além de realizar a demolição da armação montada na praia.
Já a outra notificação está relacionada à divisão de posturas, que proíbe a ocupação de solo público caracterizando como ponto fixo. O ambulante recebeu uma advertência e se o mesmo insistir será multado, adquirindo uma pontuação no cadastro da categoria.
De acordo com a lei que rege o comércio ambulante, o proprietário fica impedido de renovar a licença caso atinja a pontuação máxima, podendo ainda sofrer cassação.
Quadriciclo - A equipe da fiscalização também vistoriou, durante o feriado, o trânsito de quadriciclos nas praias da Baleia e Maresias, com apoio da Polícia Militar.
De acordo com denúncias recebidas pela Prefeitura, os veículos estariam oferecendo perigo aos banhistas e causando danos ambientais nos locais. A abordagem aconteceu apenas em Maresias e os fiscais realizaram uma orientação sobre a circulação na praia, além de anunciarem a obrigação de se ter autorização da administração para o quadriciclo transitar em trilhas.
Enquanto os fiscais permaneceram na Baleia não foi constatado nenhum veículo na areia da praia. Isso porque a Sociedade Amigos da Baleia (Sabaleia) vem realizando um trabalho no local, o que estaria atenuando o problema. (Fonte: PMSS)

Alto nível de competição marca Corridas de Montanha em São Sebastião

São Sebastião - A cidade de São Sebastião foi palco no domingo (10/6) da 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha. Realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Esportes (Seesp) e Meio Ambiente (Semam), a competição contou com a participação de 126 atletas que demonstraram muita força e preparação para percorrer 12 km em meio à Mata Atlântica e tentar conquistar as vagas brasileiras no Sul-americano de Corridas de Montanha, que acontece no dia 15 de julho em Caracas, na Venezuela.
A largada na praia de São Francisco atraiu muitas pessoas e revelou ótimos atletas da região em diversas categorias. Nesta etapa, os corredores tiveram de percorrer um trajeto repleto de dificuldades com diferentes tipos de solos, além do intenso calor que exigia ainda mais resistência dos atletas.
Após uma hora de corrida os competidores começaram a chegar. Com 1h08m53s, o atleta da equipe Caixa/Harald/Unip, Naval Figueiredo Assis de Freitas, cruzou a linha de chegada e vibrou muito com a vitória que lhe rendeu a classificação para o Sul-americano de Corridas de Montanhas.
Para o corredor, a conquista foi uma verdadeira batalha. Naval destaca que a prova foi muito difícil e exigiu muita determinação, o que reflete no alto nível de competição da etapa. “A disputa foi muito difícil. Tive que me esforçar muito nas decidas que eram bem íngremes e trabalhar com inteligência para vencer essa prova que realmente foi sensacional”.
Segundo o atleta, agora é dar início à preparação para a competição sul-americana, que deve marcar sua vida. “Esperei muito por essa conquista e por isso, o que tenho que fazer agora é treinar especificamente para a prova, pois será um momento muito especial”.
Cerca de vinte e cinco minutos depois do vencedor da categoria masculina, a vaga feminina do Brasil na Venezuela foi definida. Com 1h32m35s, a atleta da equipe Perphil, Luzia Aluisio da Silva, venceu a sua categoria e também vibrou com a classificação.
Luzia, que corre há mais de 20 anos, diz que sentiu mais dificuldade quando iniciou a corrida, no entanto, afirma está preparada para se aventurar em terras venezuelanas.
“Por incrível que pareça, tive dificuldades no primeiro quilômetro quando senti muito o esforço nas subidas, mas graças a Deus venci e estou muito confiante para disputar o Sul-americano”, explica Luzia.
São Sebastião também teve destaques na etapa. Os donos da casa fizeram bonito com a participação de 23 atletas e boas classificações na prova.
Nono colocado na categoria masculina, Fábio Nunes deu ênfase para o trabalho da equipe sebastianense na competição. “É um grupo guerreiro, com muito talento e vontade para representar bem São Sebastião”.
Já a corredora Tânia Aparecida Barbosa, terceira colocada na categoria feminina, ressaltou o nível dos competidores, dando mais peso e responsabilidade ao seu desempenho durante a corrida. “Os atletas estavam muito bem. Todos correram forte e não se deixaram vencer pelos obstáculos que haviam ao longo do percurso”.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, reafirmou a vocação de São Sebastião possui para sediar grandes eventos. “É o terceiro ano que São Sebastião participa dessa competição, fato que confirma a identidade que a cidade criou com a prova e com outros campeonatos que tiveram boa receptividade da população. Aos poucos, esses campeonatos vão se tornando tradição no município”, destacou Buzi.
A 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Montevirgine e da Santa GPS.
Com a realização da etapa sebastianense, restam apenas duas etapas para o campeonato ser concluído. Para conquistar o título do Circuito, os corredores de montanha terão de participar da quarta etapa em Garopaba, Santa Catarina, no dia 16 de setembro, e da quinta e última etapa em Paranapiacaba, interior de São Paulo, no dia 25 de novembro.

Confira os resultados da terceira etapa

Categoria geral masculino:
1º - Naval Figueredo Assis de Freitas
2º - Evaldo de Jesus Souza
3º - João Francisco da Silva
4º - Reginaldo Pereira da Silva
5º - Ernani de Souza

Categoria geral feminino:
1ª - Luzia Aluisio da Silva
2ª - Daiane Aguiar de Barros
3ª - Tânia Aparecida Barbosa – São Sebastião
4ª - Elizabet Gonçalves
5ª - Claudia Mirim de Souza

Categoria Juvenil até 19 anos:
1º - Osnir da Silva
2º - Clayton Elias Gomes
3º - Juliano da Silva

Categoria M20 – 24:
1º - Fernando Antonio da Silva
2º - Fabio Junior Garcia
3º - Alexandre Gilberto do Rego – São Sebastião

Categoria M25 – 29:
1º - Jairo Emanuel Pereira
2º - Rafael Gomes – São Sebastião
3º - Daniel Luis do Prado

Categoria M30 – 34:
1º - Dario José da Rocha
2º - Gilmar da Silva – São Sebastião
3º - Wilson Gomes de Jesus

Categoria M35 – 39:
1º - José Luis de Almeida
2º - Fábio Nunes– São Sebastião
3º - Acácio Antonio Borges

Categoria M40 – 44:
1º - Amarildo Francisco de Moraes – São Sebastião
2º - Wanderlei Rodrigues de Carvalho
3º - Paulo Fernandes da Silva

Categoria M45 – 49:
1º - João Alves de Araújo
2º - Cleocir José Ayres
3º - Reinaldo Oliveira

Categoria M50 – 54:
1º - Benedito da Silva
2º - Antonio Martins
3º - Antonio Cafezeiro

Categoria M55 – 59:
1º - Eurico Maciel Meira
2º - Carlos Alberto Silveira

Categoria M60 – 98:
1º - Antonio França
2º - Valdemar Ferreira de Almeida
3º - Vagner Ribeiro

Categoria F30 – 39:
1ª - Maria Claudia Ferreira Souto
2ª - Maria de Fátima Miranda
3ª - Zelita Frízer

Categoria F40 – 49:
1ª - Márcia de Pinho Tamasiro – São Sebastião
2ª - Teresa Cristina
3ª - Janete Pereira

Categoria F50 – 59:
1ª - Elenil Martins Xavier
2ª - Marina Kasue Nakane
3ª - Tomico Eguchi
(Fonte: PMSS)

Sectur abre inscrições para o 3º Arraiá Caiçara

São Sebastião - O mês de julho vem chegando e com ele a melhor Festa Junina da região toma conta da cidade. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), já está com os preparativos em alta para a realização do 3º Arraiá Caiçara, evento que reúne as tradições caipiras e caiçaras em um só lugar: a Rua da Praia.
Estão abertas as inscrições até o dia 22 de junho (sexta-feira) para o Festival Sertanejo de Calouros, que promete destacar novos talentos da música sertaneja de São Sebastião. Os interessados devem ter idade a partir dos 16 anos. A premiação será em dinheiro sendo R$ 300 (3° lugar), R$ 400 (2° lugar) e R$ 500 (1° lugar).
A Sectur também recebe até o dia 29 de junho (sexta-feira), inscrições para o Concurso de Quadrilhas, que será dividido nas categorias infantil com premiação de um micro system e adulto, em que o vencedor levará um forno microondas de 21 litros.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o preço das inscrições para o Festival de Calouros e Concurso de Quadrilhas será solidário. “Para efetivar as inscrições é necessário que cada calouro leve dois pacotes de fraldas. No caso das quadrilhas, a entidade também se inscreve com dois pacotes de fraldas”, disse Gaspar.
Entre os dias 18 e 22 de junho, as entidades e associações que desejam ter uma barraca no 3º Arraiá Caiçara devem realizar as inscrições na recepção da Sectur. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, as vagas são limitadas em 50 barracas e para efetivar o cadastro é necessário apresentar um ofício em nome da entidade ou associação com assinatura do presidente. Durante a Festa, a Sectur analisará as barracas com o objetivo de premiar a mais enfeitada que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que a expectativa é de que o Arraiá Caiçara divirta a população e os turistas que visitam o município no mês de julho. “Queremos divertir e envolver a comunidade em uma grande festa. Reafirmamos nosso compromisso em apoiar e realizar as festas tradicionais do município”, destacou Buzi.
O Arraiá Caiçara será realizado entre os dias 6 e 22 de julho. Mais informações sobre as inscrições pelo telefone (12) 3892-2620 ou pelo e-mail sectur@saosebastiao.sp.gov.br.
(Fonte: PMSS)

Procissão de Corpus Christi leva centenas de fiéis às ruas de São Sebastião

São Sebastião - A Igreja Católica de São Sebastião realizou na última quinta-feira (7/6), a tradicional missa e procissão de Corpus Christi pelas ruas da cidade, que estavam enfeitadas pelos fiéis. De acordo com o pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, Padre Jaime Matheus, as festividades de Corpus Christi foram muito positivas e os fiéis perceberam a presença de Deus. As procissões tanto no Centro como na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro de São Francisco receberam o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). (Fonte: PMSS)

Sectur e Seduc prorrogam inscrições para o Festival Estudantil de Teatro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc), prorrogou até o dia 22 de junho as inscrições para a 5ª edição do “Fest Art” – Festival Estudantil de Teatro que será realizado entre os dias 22 e 26 de outubro de 2007.
De acordo com o diretor e organizador do evento, Carlos Pallmer, a expectativa para o evento é muito boa, já que a qualidade das peças teatrais promete superar os anos anteriores. “Neste ano, a novidade é que vamos centralizar todas as apresentações no Teatro Municipal de São Sebastião e nesse sentido, pensamos em promover workshops”, afirmou Pallmer.
O organizador declarou também que alguns representantes do Sindicato dos Artistas do Estado de São Paulo vão compor o corpo de jurados. “Queremos que eles tragam a experiência da Capital e que vejam o que estamos fazendo”, disse. O “Fest Art” é realizado sempre em outubro em razão da comemoração do mês do teatro.
“Todas as escolas municipais, particulares e estaduais estão convidadas para o Festival. As fichas de inscrição estão disponíveis nas unidades escolares que vão enviar à Prefeitura para efetivação”, finalizou Pallmer. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4462. (Fonte: PMSS)

Pista de skate de São Sebastião é destaque em programas de TV

São Sebastião - Uma equipe de reportagem do Programa Zoom Litoral, da Rede VTV, afiliada da Rede TV! no litoral paulista esteve gravando na última sexta-feira (8/6), uma edição especial sobre a pista de skate de São Sebastião, eleita por especialistas como a melhor do País.
No programa, a equipe entrevistou a secretária de Esportes, Raquel Buzi, sobre as competições em destaque, e o assessor da Secretaria de Obras e Planejamento, Rodrigo Cezário, sobre a pista, que mede 1,7 mil m². Além disso, o programa teve a participação da banda sebastianense The Brothers.
O Programa Zoom Litoral tem a apresentação da dupla Camila Tôca e Netto Mala. A atração vai ao ar a partir das 11h30 nos sábados e às 14h30 nos domingos.
E no próximo dia 16 de junho, a pista de skate será destaque do Programa Zona de Impacto, do canal por assinatura Sportv. (Fonte: PMSS)

Municipal tem aulas de "Teatro de Rua"

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a ONG ALNorte, tem inscrições abertas para o curso de “Teatro de Rua” das Oficinas Culturais. O objetivo é formar atores e capacitá-los nas modalidades de concentração, atenção, expressão e, principalmente, a voz.
De acordo com o coordenador do curso de Teatro de Rua, Carlos Pallmer, qualquer pessoa da cidade poderá se inscrever diretamente no Teatro Municipal. A idéia é desenvolver atividades em espaços alternativos como pátios de escolas e praças públicas. “Já temos um espetáculo agendado para o final de outubro, mas ainda recebemos inscrições”, disse Pallmer.
O curso já tem cerca de 40 atores. O Teatro Municipal fica localizado na Rua Dr. Altino Arantes, número 2. O telefone para mais informações é o (12) 3892-4462. (Fonte: PMSS)

Escola Municipal de Juquehy realiza 1° Campeonato Estudantil de Surfe

São Sebastião - A Escola Municipal Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, localizada em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, realiza no próximo sábado (16/6), a partir das 8h, ao lado do ilhote de pedra Cambaquara, o 1° Campeonato de Surfe Estudantil para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Ao todo, são aproximadamente 1.600 alunos existentes nas unidades escolares do bairro, incluindo a Escola Estadual.
Organizado pela professora de Educação Física, Kitt Cartelli, com supervisão da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), o evento esportivo conta com apoio dos comerciantes dos bairros de Juquehy e Cambury.
“O objetivo principal do evento é fazer da nossa escola um instrumento de integração entre alunos, professores e comunidade, verdadeiros parceiros a fim de melhorar as condições sociais abrindo novas oportunidades de mudanças e atitudes quanto a ser um cidadão ativo”, comenta a professora.
A competição também envolve o Projeto Cuca (Cultura Caiçara), que está sendo desenvolvido por três funcionárias da unidade escolar: Lenita Isabel de Lima, Elenice Isabel Lima e Ana Cristina Germano, cujo objetivo é resgatar tradições da comunidade caiçara.
De acordo com a organização, a expectativa é de que aproximadamente 70 alunos participem do campeonato, que terá pelo menos nove categorias, desde a Petit (até 10 anos) até a Open (acima de 19 anos), além do body board e long board.
Os estudantes interessados em se inscrever devem contribuir com 1kg de alimento não perecível, que será revertido às famílias dos alunos mais carentes da escola.
Os participantes que se classificarem entre os 1° e 4° colocados de cada categoria receberão medalhas. Já os 1° e 2° lugares ganharão um kit de premiação (camiseta, meia, parafina, entre outros acessórios).
Segundo Lenita, o campeonato só não acontecerá caso o mar esteja ressacado. “O campeonato foi agendado com base na previsão”, afirma. (Fonte: PMSS)

FEC abre inscrições para Escolas do Ensino Médio
O Festival Estudantil da Canção será realizado na Unidade Centro do Colégio Objetivo de São Sebastião

São Sebastião - O Colégio Objetivo de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nos dias 29 e 30 junho (sexta-feira e sábado) a 6ª edição do Festival Estudantil da Canção (FEC), evento que promete destacar os jovens músicos do município em uma animada competição entre as Escolas do Ensino Médio.
As inscrições para o FEC vão até sexta-feira (15/6) e os organizadores vão admitir somente uma inscrição de cada categoria por escola, sendo que o mesmo vocalista poderá participar até duas categorias. As fichas de inscrição estão à disposição em todas as escolas de Ensino Médio do Litoral Norte e no site www.objetivolitoral.com.br onde também consta o regulamento do evento. Somente o diretor da unidade escolar é quem efetiva as inscrições que tem taxa de R$ 10 por participante.
As categorias desta 6ª edição são quatro: intérprete, banda, compositor e instrumentista, sendo que para cada uma existe a avaliação de quesitos pertinentes. No dia 29 de junho haverá as semifinais e no dia 30 as finais, que terão as três melhores composições, três melhores intérpretes e as cinco melhores bandas além da competição entre os instrumentistas.
O FEC será realizado na Unidade Centro do Colégio Objetivo de São Sebastião, localizado na Rua José Agripino do Nascimento, 177, no bairro da Vila Amélia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6347.
Premiação
Conforme o regulamento, a premiação será entregue no último dia do evento, durante a divulgação dos resultados.
Banda:
1º lugar: R$ 500
2º lugar: R$ 200

Compositor:
1º lugar: R$ 200
2º lugar: R$ 100

Intérprete:
1º lugar: R$ 300
2º lugar: R$ 200

Instrumentista:
1º lugar: R$ 100

Certificados para:
Melhor vocalista, melhor baixista, melhor guitarrista, melhor baterista e revelação musical.

Troféu para:
Escola com a Melhor Torcida
(Fonte: PMSS)

Prefeito visita Sítio Arqueológico de São Francisco e destaca importância turística, histórica e cultural

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, e pelo arqueólogo Wagner Bornal, aproveitou o feriado de Corpus Christi para uma visita ao Sítio Arqueológico, localizado no Bairro de São Francisco, região central da cidade. Ele destacou a importância turística, histórica e cultural do local para o município.
Durante a visita, Bornal mostrou diversos detalhes das ruínas existentes, como a casa grande, fornos, aqueduto, capela e outros locais. Dr. Juan Garcia ressaltou a necessidade de buscar alternativas para melhorar as condições de acesso ao local e, conseqüentemente, aumentar o número de visitantes, sempre mantendo os padrões de capacidade. A Prefeitura de São Sebastião tem projetos em busca de patrocínio junto à Transpetro e o Ministério do Turismo.
Atualmente, uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e a Faculdade Unimódulo vai possibilitar um estudo mais aprofundado sobre o Sítio Arqueológico. Três trabalhos de iniciação científica vão avaliar dados importantes da área. Estão envolvidas nas pesquisas as disciplinas de História, Biologia e Ciência da Computação.
O local é uma das relíquias históricas do município e vem sendo estudado há 14 anos, podendo inclusive se transformar em Parque Arqueológico, por conta do tamanho de sua área, que já ultrapassa 100 mil m². A cada dia, os pesquisadores encontram novidades da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19.
O sítio, que tem mais de 200 anos, está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar. Durante esse período de pesquisa já foram resgatados milhares de fragmentos de faiança inglesa, vidro, metal e cerâmicas néo-brasileiras (mistura da cultura negra, branca e indígena). A maioria do material encontrado é manifestação simbólica da nobreza, do poder militar e da crença, esta última com a presença de uma igreja e um oratório. Foram encontradas também peças em cerâmica produzidas na região, o que caracteriza a importância da cidade como produtora do material no Brasil, além de pedras que simbolizavam trabalho de cantaria. As construções do sítio foram feitas em sistema de terraço, divididos em nove patamares, sendo na parte mais alta a casa do senhor da fazenda. Os elementos decorativos das fachadas, tanque de abastecimento e oratórios revelam uma preocupação estética dos moradores. Para agendar uma visita ao Sítio Arqueológico basta ligar para o telefone (12) 3892-2620 ou comparecer no Centro de Informações Turísticas, que fica na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia, Centro de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Prefeito inaugura novo pavimento da Rua do Arrastão, na Vila Santana
A melhoria na rua que antes era de terra e de difícil acesso foi possível graças à parceria entre a prefeitura e a comunidade

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na Vila Santana, localizada no Sertão do Araribá, região sul do município, para inaugurar a nova Rua do Arrastão, onde a prefeitura, através da Administração Regional Sul, e em parceria com a comunidade, realizou o serviço de pavimentação. A visita do prefeito aconteceu na noite do último dia 6 e reuniu moradores da Rua do Arrastão para comemorar a entrega do novo pavimento, que trouxe melhorias consideráveis para a comunidade local.
De acordo com a moradora Maria Aparecida Rodrigues, antes do serviço executado pela prefeitura, o tráfego na Rua do Arrastão era muito ruim. "Antes não tínhamos nem luz elétrica e as coisas foram melhorando aos poucos; com o asfalto está melhor ainda", disse a munícipe, que reside na Rua do Arrastão há oito anos. A vizinha Jacilda dos Santos Rocha concorda: "agora está uma beleza, nem se compara à situação anterior. Ficamos quase dez anos esperando este asfalto e agora tudo vai melhorar bastante para nós".
O vereador Osmar de Souza também compareceu à festa que comemorou a entrega da nova Rua do Arrastão. "Antes esta estrada era de terra e nem lixeiro, nem ambulância subiam; quando chovia era ainda mais complicado. Hoje, esta rua que tem bastante movimento, está toda pavimentada. Estou muito feliz, assim como vocês, porque com outros prefeitos não consegui fazer este trabalho".
União que dá certo - O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Santana (Amoavisan), João Bezerra Filho, mais conhecido como "João Bola", ressaltou o sucesso da união entre os poderes Executivo e Legislativo e a população. "Esta é uma união que sempre dá certo, com todos trabalhando juntos".
Outro morador da Rua do Arrastão, Antônio Ferreira da Silva, elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar e a dedicação do administrador da Regional Sul, Moralino Valim. "O prefeito Eduardo Cesar fez o que muitos prometeram e nunca fizeram, por isso ele é tão bem vindo aqui; e o Moralino é uma pessoa muito competente, que sempre estava à nossa disposição. Esta administração está fazendo muito por nós", disse Antônio.
O administrador da Regional Sul, Moralino Valim, frisou que todo seu esforço e as melhorias têm as mãos do prefeito: "tudo o que fazemos é por determinação do prefeito. Não podemos esquecer que as melhorias que realizamos acontecem por ordem do prefeito Eduardo Cesar e o que eu puder vou continuar fazendo porque estou aqui para trabalhar", disse Moralino, que parabenizou a comunidade por ter participado ativamente do serviço realizado na Rua do Arrastão.
Já o prefeito Eduardo Cesar, que conversou com diversos moradores e compartilhou de um churrasco organizado pela comunidade, ressaltou que os trabalhos naquela região não param: "estes serviços não param por aqui e só foram possíveis com a colaboração de todos e a ajuda dos vereadores Osmar de Souza e Luciana Machado; assim a cidade vai sendo transformada", disse o prefeito, lembrando que outras ruas próximas à do Arrastão, também receberão novo pavimento. (Fonte: PMU)

Vacinação contra poliomielite começa mais cedo em Ubatuba
Com o slogan “Duas gotinhas, eu tomei”, a Campanha pretende atingir cerca de 95% das crianças do município

Ubatuba - Teve início nesta segunda-feira, dia 11, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite, em Ubatuba. Durante esta semana, as crianças de 0 a 5 anos que residem nos bairros mais afastados já começaram a ser vacinadas. No próximo sábado, 16, acontece o Dia Nacional de Poliomielite, nos principais postos de saúde da cidade. Para as crianças que têm vacinas em atraso, esta é uma oportunidade para colocá-las em dia.
A doença - A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. Ela é uma doença contagiosa, provocada pelo poliovírus e transmitida de pessoa para pessoa, através das gotículas da nasofaringe. Sua principal característica é causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.” (Fonte: PMU)


Canção Prumirim

Ubatuba - Assista ao clip do cantor e compositor Maurício, que declara em uma roda de amigos seu amor pelo Prumirim. Gravado na Barra Seca em 07 de junho de 2007, na barraca do Zé Carlos.
 (Fonte: Divulgação)
 


 

 

 

 

 

 

 


SEMANA DE 08/06 A 14/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Ás 16:00 hs - 19:00 hs - 22:00 hs.



CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"Minha Mãe Quer Que Eu Case"
Ás 16:20 hs -18:30 hs.

"Homem Aranha 3"
Às 21:00 hs.



 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Poesia para Paulinha

O bicho caramujo
vivia pelado
na chuva, molhado
no frio, resfriado

de tanto se queixar
de tanto espirrar
Deus lhe deu uma casa
para se abrigar

uma casa perfeita
que ao dono acompanha
uma pro caramujo do mar
outra pro caramujo da montanha

e se lhe cansa a paisagem
nem precisa arrumar a bagagem
a casa vai junto
em uma única viagem.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mentiras e Ocultações
Políticos mentem. Faz muito tempo que o fazem. Os políticos locais estão se especializando, nessa prática, com absoluto descaro. As mentiras são absurdas e fazem pensar que seus autores consideram otária a sociedade toda.
Toda mentira visa prejudicar alguém. Tratando-se de políticos, geralmente, pretendem ocultar da sociedade mazelas administrativas, trambiques, contratos superfaturados, vantagens ilegais conseguidas utilizando-se dos cargos públicos e do uso indevido da autoridade, em prejuízo da sociedade.
Mentiras, por tradição, tem pernas curtas e, "sendo o tempo senhor da verdade", aos poucos vão aparecendo suas teias e engrenagens. As revelações, da verdade, costumam vir ao público por algum áulico cúmplice de plantão.
Já as ocultações, sendo um tipo de mentira ou sonegação da verdade a quem tem direito de conhece-la, com o propósito de enganar, iludir, fraudar, trapacear acabam vindo à luz do dia curiosamente. Às vezes de forma intempestiva e inesperada. Outras com a violência de uma explosão de suborno de posto de gasolina. Aplica-se o provérbio: "Nada do que é feito às ocultas deixará de ser revelado".
Estão surgindo provas disso. Denúncia publicada revela que, vereador, fanático defensor do Executivo, teve sua casa e a da irmã dele reformadas, sem custos, por sub-empreiteiro da Prefeitura. A notícia já era pública faz algum tempo. Faltava ser publicada. Vai ser tomada alguma providência?. Provavelmente nada. Para sete vereadores está tudo bom, tudo ótimo!.
A voz do povo espalha que as obras da Piscina Municipal foram empreitadas para filho de vereador. Não tem placa de obra indicando preço, prazo, empresa contratada, etc... como a lei determina. Será para ocultar mais essa ilegalidade?. Estará sendo praticada uma ilegalidade (não colocar a placa) para ocultar mais uma falcatrua? (prática do nepotismo também nos contratos).Aos cidadãos conscientes não faltam motivos para desconfiar e exigir. Para sete vereadores está tudo bom, tudo ótimo!.
As obras de reforma do Estádio Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccílo) e a construção da pista de atletismo, no Perequê-Açu, também não possuem placa de obra e estão, supostamente, irregularmente contratadas. É obra, supostamente, orçada em mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e deveria ser realizada uma concorrência de tomada de preços. Não se conhece essa concorrência. Para sete vereadores está tudo bom, tudo ótimo!
Deve ser por isso que o amigo MANOLO disse: "A Câmara tem uma maioria claudicante, adesista, desfibrada e esquecida de seus deveres de fiscalizar, questionar e processar os desvios do Executivo". Desconheço as razões de MANOLO para essa afirmativa. Não a confirmo, nem a nego. Foi MANOLO quem disse.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 12-06-07

PARA REFLETIR:
"Uma sociedade de ovelhas costuma dar lugar a um Estado de lobos" (José Manuel Moreira - Professor da Universidade de Aveiro - Portugal).
ENTENDA ESTE POEMINHA
Em louvor a nossos representantes no Planalto.
PARECEM INCAPAZES
MAS COMO SÃO RAPAZES
ESSES NOSSOS RAPAZES. (MILLÖR Fernandez. VEJA. Edição 2011. pg 50)

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vista da Serra de São Sebastião ©Edson Del Rio

Vista da Serra de São Sebastião
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor