Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 15 de Junho de 2007 - Nº 1790 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Aquecimento Global Foi Tema de Palestra
Teatro no Litoral Norte
Atleta Bolsa Esporte é vice-campeão em corrida de aventura
Colégio Anglo-Módulo oferece curso preparatório para o Enem 2007
Campeonato de Futevôlei de Caraguá tem competidor do UNIMÓDULO
Semana do Meio Ambiente é comemorada com palestra no UNIMÓDULO

Caraguatatuba
"A mulher do trem" é a atração do Teatro Mario Covas nesta sexta-feira 15
Inscrições abertas para Mapa Cultural Paulista na Fundacc
Projeto Teatro para Todos apresenta Corpo de Baile de Caraguatatuba dia 28
Sábado tem futvôlei em Caraguá
Rosa de Cabriúna vence a fase municipal de teatro do Mapa Cultural Paulista em Caraguá
Atleta caraguatatubense é ouro no Sul Americano de Tai Chi Chuan e se prepara para o Pan de 2008
Litoral Norte decide prioridades para o Centro de Diagóstico de Especialidades

Ilhabela
Vereador propõe que médicos tenham preferência no embarque das balsas
Executivo veta PL que regulamenta alimentação escolar
Técnica Nutricional


São Sebastião
Prefeitura e Associação da Barra do Sahy oficializam convênio para a rede de esgoto na Vila Sahy
Surfista de São Sebastião vai à Indonésia aprimorar técnica
Paúba terá continuidade na rede de esgoto
Conseg Centro debate segurança do Pontal da Cruz e pede retorno do 190
Fanese apresenta plano de ação
Projeto Viração realiza tradicional festa junina
Alunos da Enseada visitam Loteamento São Marcos e aprendem sobre ZEIS
Sebastianenses na disputa por campeonatos neste final de semana
Programa Zona de Impacto da Sportv destaca Pista de Skate da Rua da Praia
Liberado crédito para compra de maquinários
Sabesp promove a “Carreata do Agasalho 2007”
Mocidade Independente da Topolândia promove bingo


Ubatuba
Ministério Público irá notificar Câmara e prefeitura sobre nepotismo
Lançamento do CD “Caiçarando”, de Julinho Mendes
Unidade Móvel de Esterilização chega ao Bairro Itamambuca
Prefeitura realiza operação tapa-buraco na Picinguaba e Ubatumirim
Polícia Militar Apreende MAconha e Crack em Ubatuba
Prefeitura alerta população sobre moluscos produzidos no Estado do Rio de Janeiro


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Aquecimento Global Foi Tema de Palestra

Litoral Norte - Como anunciado, realizou-se no salão do Tamoios Iate Clube na tarde do último sábado uma palestra proferida pelo Professor Carlos Nobre, membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU e um dos maiores, se não o maior, especialistas do assunto Aquecimento Global no país, encarregado pelo organismo mundial do estudo dos impactos dese feômeno sobre a América Latina.
Integrante do Grupo de Estudo da Mudança Climática do INPE, consultor frequente do governo federal na matéria, o prof. Nobre tem sido cada vez mais solicitado pela mídia, “estrelando” programas de TV e concedendo entrevistas frequentes aos maiores jornais do país. Ainda no dia seguinte à palestra o cientista explicou de forma condensada aos brasileiros, durante o programa Fantástico da TV Globo, aquilo que a platéia presente no dia anterior, teve o privilégio de ouvir mais explicitado e “ao vivo”, da própria boca do cientista.
Representantes da Prefeitura Municipal de Ubatuba, inclusive o vice-prefeito Domingos dos Santos, do Ministério Público Ambiental, de entidades de classe como a OAB e a Associação de Engenheiros e Arquitetos, ambientalistas como o respeitado geógrafo Aziz Ab’Saber, e enfim o público em geral ouviram durante hora e meia do prof. Carlos Nobre uma digressão didática do tema, desde as razões da formação do fenômeno até a constatação de sua irreversibilidade. Ao final, o cientista demorou-se em tratar das consequência mais específicas para cidades como Ubatuba, trazendo números e datas de forma moderada, evitando alarmismos, principalmente quanto à velocidade de subida das águas oceânicas, fator sumamente importante com relação à própria sobrevivência econômica dos municípios litorâneos.
Durante a hora seguinte, reservada às perguntas do auditório, o prof. Nobre teve oportunidade de explicar melhor certos pontos, principalmente quanto à velocidade do derretimento das geleiras, fator que ao lado da expansão volumétrica das águas oceânicas aquecidas está sendo o responsavel pelo aumento do nível do mar. Comentou ainda, a pedido dos presentes, a expansão populacional descontrolada que ainda ocorre nos países mais pobres como responsável pela diminuição de florestas e aumento da atividade industrial, geradoras do efeito estufa e portanto responsáveis pelo Aquecimento Global.
Enfatizou o palestrante a necessidade de formação imediata de grupos municipais de estudo de ações de enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, elaborando projetos adaptáveis aos vários cenários do fenômeno climático que se desenrolarão através dos próximos anos. Ressaltou que os municípios que fizerem isso estarão um passo à frente dos demais, como já está acontecendo com muitas cidades litorâneas no Exterior, que já estão passando dos projetos às primeiras obras físicas de enfrentamento do problema, com vistas a diminuir seus efeitos econômicos e sociais.
As explicações do conferencista forma geral agradaram e satisfizeram as dúvidas dos presentes, apesar de ter sido evitada a confrontação com números mais alarmantes como os divulgados recentemente pelo engenheiro Ogulade Davison, coordenador do último encontro do Painel da ONU. Nesse ponto crítico, o palestrante deixou a opinião de que as variáveis que interferem na velocidade de derretimento dos volumes gelados são tantas que realmente o processo pode ser acelerado, restando aguardar qued melhores medições e projeções sejam feitas. Não desmentiu, porém, a estimativa do cientista de Serra Leoa de que a temperatura média global pode subir até quatro graus nos próximos vinte e três anos, se medidas muito sérias de contenção da emissão de gazes do efeito estufa não forem implementadas pelos países industrializados e em desenvolvimento.
A conferência foi registrada em audio e vídeo, e pode ser revista a partir da semana entrante no próprio salão do Tamoios Iate Clube em horários a serem marcados. Cópias do áudio poderão ser cedidas a entidades interessadas, mediante solicitação formal e dentro de uma regulamentação de uso pré-estabelecida. (Fonte: maroceano@terra.com.br)

Teatro no Litoral Norte

Litoral Norte - Conto com vocês, meus queridos amigos, para assistirmos a essa deliciosa comédia romântica, encerrando a semana dos namorados com chave de ouro!

"ENFIM, NÓS"

Com Bruno Mazzeo e Fernanda Rodrigues

Texto de Bruno Mazzeo e Cláudio Torres Gonzaga

Direção de Claudio Torres Gonzaga
16 de junho, sábado, às 21h.
17 de junho, domingo, às 19h.
Teatro Mário Covas
Caraguatuba

Produção local: Flor de Nan - Coletivo de Arte
Informações e Disque-ingressos:
(12) 8154-1952 / 8113-1008
Fernando Moreno & Maria Rita Zahra

ENFIM, NÓS
Uma Comédia Romântica.

A comédia romântica é um dos gêneros mais consagrados do mundo cultural. Seja no cinema, no teatro ou até mesmo na televisão, não são raros os sucessos obtidos com esse filão. ENFIM, NÓS é um espetáculo teatral escrito por dois experientes redatores da TV, Bruno Mazzeo e Cláudio Torres Gonzaga; o primeiro, responsável pelo programa A Diarista; o segundo, pelo Zorra Total, ambos sucessos atuais da Rede Globo de Televisão.

Como se não bastasse esse "atestado" de competência, ENFIM, NÓS conta em cena com a presença de Fernanda Rodrigues, atriz conhecida do grande público por diversos trabalhos em televisão, e que estava na recém-acabada novela das 18h da Rede Globo, O Profeta.

Por tudo isso, ENFIM, NÓS vem sendo um grande sucesso por onde passa!

ENFIM, NÓS ficou em cartaz por dois meses na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Rio de Janeiro, com grande sucesso de público e crítica.

A HISTÓRIA - Zeca e Fernanda estão prestes a passar o seu primeiro Dia dos Namorados juntos desde que começaram a dividir o mesmo teto. A noite promete ser cheia de surpresas, afinal os dois têm novidades para contar.
Tudo seria perfeito se... um pequeno acidente doméstico não fizesse com que os dois fossem obrigados a passar a noite trancados no banheiro.
A solidão a dois, entre aquelas quatro paredes de azulejos, faz com que Zeca e Fernanda reflitam sobre a relação. Após um ano morando juntos, é a primeira vez que eles ficam colados sem sequer um intervalo.
Ciúmes, cobranças, manias, amor, tesão, segredos, passado... todos os sentimentos vêm à tona, elevados à quarta potência.
As tentativas de fuga quase levam os dois à loucura. Dentre outros contratempos, a casa é assaltada pela própria empregada sem que Zeca e Fernanda possam reagir; e uma tentativa em vão de contato com o mundo exterior, através da janelinha do banheiro, causa um acidente de trânsito.
Para quem sonhava com uma noite inesquecível, Zeca e Fernanda não podem reclamar. Mesmo que o "inesquecível" não tenha sido da maneira como eles imaginaram.
Definitivamente, todo casal, antes de unir os trapos, deveria passar pelo menos uma noite trancado no banheiro! (Fonte: Rita Zahra)

Atleta Bolsa Esporte é vice-campeão em corrida de aventura
Antonio Carlos de Jesus fez bonito em competição do final de semana

Litoral Norte - Antonio Carlos de Jesus, atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO, participou no último final de semana do Campeonato Brasileiro Caixa de corrida em montanha. Dos 12Km de prova, 7 foram de subida em montanhas.
Vários atletas participaram da competição. A maioria deles da Grande São Paulo e do Litoral Sul.
O atleta Bolsa Esporte, que também representa a Esquina das Modas e treina pelo Huka Team obteve a 9ª colocação geral e foi vice-campeão na categoria de 30 a 35 anos.
"A prova foi dura, pois mais da metade do percurso era de subida", conta. "Treino especificamente velocidade", continua. "Força e resistência precisam ser aprimoradas".
Jesus agradece à secretaria municipal de Esportes e todos aqueles que o apoiaram, direta ou indiretamente. (Fonte: Módulo)

Colégio Anglo-Módulo oferece curso preparatório para o Enem 2007
Agora ficou mais fácil melhorar o desempenho na prova

Litoral Norte - Durante as férias de julho os estudantes que preferirem adquirir mais conhecimento já têm uma opção. O Colégio Anglo-Módulo, de Caraguatatuba, está oferecendo cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio.
As aulas acontecem no período noturno. Começam dia 2 de julho e vão até 27 de julho. Agora ficou mais fácil melhorar o desempenho na prova que possibilita a entrada na universidade e até mesmo conquistar uma bolsa pelo ProUni.
Informe-se! Saiba mais pelos telefones (12) 3897-2043 / 2044 ou pelo site www.colegioanglo.modulo.br. Colégio Anglo-Módulo. Aqui se ensina. Aqui se aprende.
(Fonte: Módulo)


Campeonato de Futevôlei de Caraguá tem competidor do UNIMÓDULO
Thiago Augusto quer se manter em 1º no ranking regional

Litoral Norte - Caraguá realiza nesse sábado, 16, a 3ª etapa do Circuito Municipal de Futevôlei. O evento acontece a partir das 10h na Praia do Centro e contará com a participação do atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO, Thiago Augusto.
Participam da competição atletas de São Sebastião, Ubatuba e Jacareí. "Por ser um torneio regional, espero ficar em 1º", revela Augusto. "Temos obrigação de manter o primeiro lugar no ranking".
O atleta vem se destacando em suas competições, inclusive nacionais. Ele está no 5º semestre de Educação Física do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO. (Fonte: Módulo)

Semana do Meio Ambiente é comemorada com palestra no UNIMÓDULO
Petrobrás e Supereco falam sobre o impacto ambiental no Litoral Norte

Litoral Norte - Palestra teve tradução simultânea em LIBRAS
Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, profissionais da Organização Não Governamental Supereco, da Petrobrás e do UNIMÓDULO ministraram palestra sobre os impactos ambientais no Litoral Norte. O evento aconteceu na última terça-feira, 12.
A palestra foi ministrada pela engenheira florestal Bárbara Junqueira e pela bióloga Cynthia Ranieri. Elas abordaram o tema: Você sabe o quê está acontecendo no Litoral Norte? Rio Juqueriquerê: ajude a preservar.
Os alunos do UNIMÓDULO puderam saber um pouco mais da realidade de nossa região, além de conferir as novidades do projeto Água de beber, realizado pela parceria Petrobrás, Supereco e UNIMÓDULO.
Palestra teve tradução simultânea em LIBRAS
Portadores de deficiência auditiva também puderam acompanhar a palestra. Isso por que o UNIMÓDULO dispõe de profissionais que fazem a tradução em LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais.
A estudante de Pedagogia Pâmela Rocha é a intérprete responsável pela inclusão. Ela traduz ainda as aulas para os deficientes, possibilitando assim que eles possam ter formação superior. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

"A mulher do trem" é a atração do Teatro Mario Covas nesta sexta-feira 15
O grupo teatral "Os fofos encenam" apresenta o espetáculo nesta sexta-feira, dia 15, às 21h. A peça já foi vista por mais de 50 mil pessoas e conqusitou sete prêmios no último festival em que participou

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas e a FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam nesta sexta-feira, 15 de junho, às 21h, a peça teatral "A mulher do trem", do grupo Os fofos encenam.
Vista por cerca de 50 mil pessoas, o espetáculo, baseado em circo-teatro, ganhou 7 prêmios no último festival em que participou. A peça será apresentada dia 15 de junho, sexta feira, as 21h, no Teatro Mario Covas. A Mulher do Trem é a montagem mais premiada da companhia Os Fofos Encenam, e foi vencedora do Projeto de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, apresentando-se dentro desse projeto em Taubaté, Bauru e Campinas.
Comédia francesa escrita no século 19, A Mulher do Trem foi montada pela primeira vez no Brasil em 1920, no Circo Colombo, mantido pelo avô do ator Fernando Neves, que assina a direção da montagem atual. O espetáculo procura revitalizar a estética do Circo Teatro, manifestação artística genuinamente brasileira que teve seu auge nas décadas de 30 e 40, revelando atores como Oscarito, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Procópio Ferreira, Bibi Ferreira e Mazaroppi, entre outros.
Ao optar pelo repertório do circo teatro, Os Fofos Encenam pretendem resgatar a identidade do ator brasileiro, calcada em grande parte no inteligente jogo da improvisação.
A Mulher do Trem, escrita por Maurice Hennequin e George Mitchell, tem como cenário a sala de visitas de uma casa da classe média carioca, pela qual desfilam todos os personagens típicos da dramaturgia da época: a sogra ditadora, o pai acuado e libertino, o galã, a ingênua, o amigo bêbado e sua esposa que o trai e é traída, a prostituta de luxo. No dia do casamento dos personagens centrais, o noivo, mais velho do que a noiva, aconselha o sogro a ser mais enérgico no seu casamento, porque considera a sogra uma ditadora. Ele conta também suas aventuras de solteiro, enfatizando o caso que teve com uma mulher misteriosa, em um trem que fazia o percurso Rio - São Paulo. Revela que essa mulher sempre foi um mistério em sua vida, pois nunca chegou a ver seu rosto, já que ela usava, durante a viagem, um chapéu com uma redinha de tule, e para completar essa dúvida, espantava-se com seu sumiço em Taubaté.
Serviço
A Mulher do Trem - de Maurice Hennequin e George Mitchell.
Direção: Fernando Neves. Elenco:Os Fofos Encenam. Pianista: Fernando Esteves. Duração: 90min
Recomendação: 10 anos
Local: Teatro Mario Covas - Caraguatatuba
Data: 15 de junho, às 21h
Preços: Inteiras = R$ 10,00 e Meias = R$ 5,00
(Fonte: PMC)

Inscrições abertas para Mapa Cultural Paulista na Fundacc

Caraguatatuba - A FUNDACC abre inscrições para a realização da fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2007/2008. As Modalidades: Teatro e Dança já foram escolhidas: Teatro será representado pelo espetáculo A Rosa de Cabriuna, direção Adbailson Cuba e dança pelo CBMC - Corpo de Baile de Caraguatatuba com a coreografia Em seu Lugar, direção Cristina Neves.
Nas modalidades Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia e Desenho de Humor), Literatura (Crônica, Poesia e Conto), Vídeo e Canto Coral, as inscrições vão até o dia 22 de junho.
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura visa identificar e ressaltar a produção cultural do interior do Estado de São Paulo, valorizando e desenvolvendo nossos talentos.
Mais informações na FUNDACC - telefone: 3883-7555. (Fonte: Fundacc)

Projeto Teatro para Todos apresenta Corpo de Baile de Caraguatatuba dia 28

Caraguatatuba - O projeto Teatro Para Todos tem continuidade no mês de junho, uma iniciativa da Fundacc, Teatro Mario Covas e Prefeitura Municipal, visando proporcionar à comunidade o acesso a espetáculos teatrais, dança e música, valorizando os grupos locais e regionais.
No dia 28 de junho, quinta-feira, é a vez do CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba com apresentações às 10:00, às 15:00 e também às 20:00. A entrada é R$ 1,00.
O início do projeto aconteceu com o espetáculo a Rosa de Cabriúna, direção de Adbailson Cuba, coordenador de Teatro da Fundacc, levando ao Teatro Mario Covas 2.400 pessoas no dia da apresentação.
"Dessa maneira, garantimos a circulação dos espetáculos, fomentamos o fazer e a apreciação da arte em suas várias manifestações para as classes menos favorecidas" - comenta Ricardo Gaspar, presidente da Fundacc.
Os convites estão à venda na Fundacc. Mais informações pelo telefone (12) 3883 3737 e 3883 7555. As escolas que se interessarem devem entrar em contato antecipadamente. (Fonte: Fundacc)

Sábado tem futvôlei em Caraguá
As inscrições para participar do evento acontecerão no dia da competição, a partir das 8h, antes do início do campeonato

Caraguatatuba - Praticar esportes virou mania em Caraguá. Desenvolver campeonatos esportivos é o que tem feito a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da prefeitura. O objetivo é fazer com que pessoas de todas as idades possam praticar um modalidade esportiva e oportunizar amantes de esportes mais diversão e lazer, durante a semana e também nos finais de semana.
Uma modalidade que vem crescendo no município e conquistando mais adeptos é o Futvôlei. Uma quadra para praticar a modalidade foi construída na Avenida da Praia e no próximo sábado dia 13, às 9h, amantes do esporte poderão assistir ao 3º Campeonato Municipal da modalidade, que deverá atrair diversas duplas de todo o Litoral Norte, na quadra José Pedro Marsigli (Pépe).
Os interessados em participar da competição poderão comparecer no local, a partir das 8h, onde serão feitas as inscrições. A entrada para assistir as disputas é gratuita. (Fonte: PMC)

Rosa de Cabriúna vence a fase municipal de teatro do Mapa Cultural Paulista em Caraguá
A fase municipal do Mapa Cultural Paulista contou com a participação de dois grupos de teatro de Caraguá, que se apresentaram nos dias 11 e 12 de junho. O grupo vencedor representa a cidade na fase regional, prevista para o mês de outubro

Caraguatatuba - A peça teatral "Rosa de Cabriúna", com direção de Adbaílson Cuba, e elenco composto por 22 atores de Caraguá (grupo da FUNDACC), foi a vencedora da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Mario Covas.
O juri foi composto por Pedro Norberto dos Santos, além dos diretores de Teatro, Dedé Pacheco e Fernando Rodrigues - ambos de São Paulo. "Rosa de Cabriúna" competiu com a peça Pluft, o fantasminha, da Cia Genérico, com direção de Rafael Andrade.
O espetáculo representará Caraguá na fase regional do Mapa Cultural Paulista, da qual participarão grupos teatrais de todo o Vale do Paraíba, vencedores das etapas municipais. A previsão é de que a etapa regional seja realizada no mês de outubro. O texto é uma adaptação de Luiz Alberto de Abreu(que também escreveu Hoje é dia de Maria), baseada no "Projeto Alice" - um romance do pinto José Antônio da Silva. O dirigido e encenado pela primeira vez por Márcia Medina, no CPT - Centro de Pesquisas Teatrais, do SESC, em meados de 1989.
Em Caraguatatuba, o grupo da FUNDACC fez a estréia de "Rosa de Cabriúna" em agosto de 2006, e de lá para cá, apresentou o espetáculo mais 9 vezes. No mês de maio, a peça fez a abertura do projeto Teatro para Todos, possibilitando à população assistir à peça pelo valor de R$ 1,00 - o que lotou as quatro sessões realizadas em um único dia(quase 2.500 espectadores).
A peça conta a história de sete irmãs caipiras (do interior de SP) que sonham em casar. A única contemplada é a mais velha - a Rosa, que tem de ser a primeira a se casar. A peça mostra de maneira cômica o universo caipira, e transmite a mensagem de que o futuro depende das escolhas que a gente faz no presente. "Rosa de Cabriúna" foi escolhida pelos jurados do Mapa Cultural para representar Caraguatatuba na fase regional. Atores do espetáculo também ganharam destaque pelo trabalho de interpretação, entre eles Lala Machado, Danilo Barbosa, Ulisses Piter, Rita Brugnerotti e Jefferson Izidoro. O diretor Adbaílson Cuba também foi destacado pelo trabalho de direção, principalmente pelo elenco numeroso e com faixas etárias variadas. (Fonte: PMC)

Atleta caraguatatubense é ouro no Sul Americano de Tai Chi Chuan e se prepara para o Pan de 2008

Caraguatatuba - Os atletas caraguatatubenses têm se destacado em diversos campeonatos esportivos fora do município. Desta vez a competidora Valdirene Bibiano dos Santos, que disputa a modalidade de Tai Chi Chuan, na categoria adulto feminino, foi a campeã do Sul Americano da modalidade. O evento aconteceu no Tênis Clube Paulista, em São Paulo. Com esse resultado, Valdirene conquistou uma vaga no Pan-Americano de 2008.
A atleta, que faz parte da Associação Log-Teh de Kung Fu e Tai Chi Chuan e conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, enfrentou adversários da Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Paraguai.
"Foi um evento de alto nível e confesso que fiquei nervosa, afinal, foi minha 1° competição internacional. Além de representar nossa cidade havia também a responsabilidade para com o país", disse a atleta.
Val, como é conhecida, trouxe para Caraguá a 1° medalha de ouro internacional na modalidade.
O Tai Chi Chuan, tradicional arte milenar chinesa, combina respiração profunda e relaxamento com movimentos lentos, entre uma postura e outra, e é indicado para qualquer pessoa. O esporte traz benefícios de memória, digestão, desempenho cardiovascular, além de combater a depressão e melhorar a condição de portadores de esclerose múltipla e artrite. Esporte é saúde. Pratique!
Para quem desejar praticar a modalidade, a Associação Long-Teh fica na Avenida Amazonas, 831 - Indaiá - Caraguatatuba. Telefones 3881-2079 ou 9761-8599 com o professor Ditinho. (Fonte: PMC)

Litoral Norte decide prioridades para o Centro de Diagóstico de Especialidades

Caraguatatuba - Secretários de Saúde e representantes da área de Saúde do Litoral Norte estiveram reúnidos na terça-feira, dia 12 de junho, na sede da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba para discutirem as necessidades de especialidades do Litoral a serem implantadas no CADE - Centro Ambulatorial Diagnóstico de Especialidades, que será implantado em Caraguá, em parceria com o Governo do Estado e atenderá as cidades de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.
De acordo com o Secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, a discussão, que teve a participação da representante do Estado, Aparecida Teruko, e da diretora Regional de Saúde 17 de Taubaté, Sandra Tuthirashi, e mais três técnicos do Estado, girou em torno das principais necessidades que as quatro cidades litorâneas enfrentam no dia-a-dia, para atender a demanda dos munícipes.
"O prefeito José Pereira de Aguilar solicitou que agilizássemos a nossa parte para entregar nossas necessidades ao Estado e assim podermos antecipar os atendimentos no Centro Ambulatorial", disse Santos.
Entre as prioridades solicitadas pelos técnicos da saúde do Litoral Norte estão Cardiologia, Endocrinologia, Angeologia, Pediatria, Dermatologia, Reumatologia. No total foram 45 itens entre exames e especialidades, que serão analisados pelo Secretário Estadual de Saúde, que avaliará os pedidos para o possível atendimento.
A previsão é de que o CADE esteja funcionando entre os meses de setembro e outubro. O obra do prédio está em fase final. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador propõe que médicos tenham preferência no embarque das balsas

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou na última sessão ordinária o Projeto de Lei n° 67/2007 que propõe excluir os médicos da obrigatoriedade de ingressar na fila da balsa para a realização da travessia do canal de São Sebastião em ambos os trajetos.
De acordo com o Projeto, não estarão sujeitos à fila da balsa apenas os veículos devidamente identificados com selo, fornecido junto com a concessão de autorização que seria fornecida pela Prefeitura Municipal de Ilhabela.
A concessão da autorização seria condicionada à elaboração de um requerimento em que conste a qualificação profissional do requerente e sua assinatura, acompanhada do registro do veículo, comprovando que este se encontra sob a titularidade do profissional médico; comprovante de residência; carteira profissional expedida pelo Conselho Regional de Medicina.
O Projeto ainda prevê que a Prefeitura remeta mensalmente à Divisão Municipal de Trânsito e à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) relação que indique o nome dos médicos habilitados e seus respectivos veículos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Executivo veta PL que regulamenta alimentação escolar

Ilhabela - Os vereadores da Câmara Municipal de Ilhabela receberam na última sessão ordinária, no último dia 11, um ofício do Executivo comunicando a decisão do veto ao Projeto de Lei nº 39/2007 apresentado pelo vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) que visa regulamentar a alimentação fornecida nas escolas e creches do município.
De acordo com o prefeito, o voto foi decidido depois de ouvir a Secretaria Municipal de Educação.
O secretário da pasta, o Professor Antônio Cornélio de Morais Filho, informou que os produtos alimentícios que compõem a merenda escolar do município obedecem aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Conselho Deliberativo. Conforme informações da secretaria, o cardápio das escolas segue um padrão elaborado por uma nutricionista e é supervisionado pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar).
O veto está em trâmite nas comissões permanentes da Casa de Leis e tem 15 dias para ser acatado ou não. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Técnica Nutricional

Ilhabela - O Projeto de Lei nº 39/2007 regulamenta a alimentação fornecida nas escolas e creches existentes no município de Ilhabela. Conforme especifica o projeto, a merenda gratuita oferecida pelas escolas e creches de Ilhabela, bem como o cardápio alimentar comercializado nas cantinas escolares, seriam compostos por alimentos preparados com produtos naturais.
Conforme a propositura, os produtos naturais deveriam representar, no mínimo, 60 a 70% da composição dos alimentos oferecidos aos estudantes dando preferência a cereais, pães, arroz e massas - todos em seu estado integral; vegetais; frutas; laticínios; carnes (grelhadas ou assadas), ovos e grãos. As gorduras e óleos deveriam ser utilizados com moderação.
De acordo com o Projeto, seria vedado o fornecimento ou comercialização de alimentos industrializados, doces, frituras e refrigerantes. O açúcar utilizado no preparo dos alimentos seria o do tipo “açúcar mascavo”, bem como o sal será o do tipo “sal com cloreto de potássio”. Caberá a um profissional qualificado orientar a composição do cardápio alimentar oferecido nas escolas e creches, prezando por alimentos saudáveis em conformidade com a lei e com a melhor técnica nutricional.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura e Associação da Barra do Sahy oficializam convênio para a rede de esgoto na Vila Sahy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Sociedade Amigos da Barra do Sahy (SAB), localizada em Barra do Sahy, na Costa Sul do município, oficializam nesta sexta-feira (15/6), às 17h30, o convênio referente à obra de implementação da rede de esgoto nas Vilas Sahy (antiga Vila Baiana) e Mosquito.
A cerimônia de assinatura acontece na sede da entidade e contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários municipais de Obras e Planejamento (Seop) e Meio Ambiente (Semam), Thales Carlini e Teo Balieiro, respectivamente, além de representantes da SAB e moradores da Vila Sahy.
De acordo com a parceria, o valor do investimento ficou em torno de R$ 940mil. A Prefeitura entrou com aproximadamente R$ 670mil para implantar a rede (tubulação). Já a Sociedade Amigos do Bairro arcará com o restante, cerca de R$ 270 mil, para construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Para beneficiar toda a Vila Sahy, segundo o diretor de Obras Públicas, César Roberto Gomes, foi necessário utilizar mil metros lineares de tubulação. (Fonte: PMSS)

Surfista de São Sebastião vai à Indonésia aprimorar técnica

São Sebastião - Com objetivo de evoluir e melhorar a performance no surfe, praticando o esporte em ondas de qualidade, o surfista Thiago Camarão, da praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, está aprimorando a parte técnica na Indonésia, onde ficará por dois meses.
De acordo com Alexandre Reis, gerente de marketing da Reef – patrocinadora do atleta –o competidor está fora do país desde o mês de dezembro de 2006 para se aperfeiçoar na carreira profissional, e também no inglês.
Até maio de 2007, Thiago Camarão morou na Austrália. Uma das regiões em que ele ficou foi Margareth River, localizada no West Austrália. Nesse período, o surfista participou de dois campeonatos: o Mundial Pro Jr, que aconteceu em janeiro em Sydney, quando obteve a 5ª colocação; e o Mundial WQS, realizado em Soldiers Beach – NSW, ficando na 9ª posição após ter passado sete baterias desde a primeira fase.
No início de junho, o atleta seguiu para as Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, para participar de uma etapa do Circuito Mundial de Surf WQS. “O surfista não apresentou uma boa performance, passando somente duas baterias. Entretanto, serviu como experiência para as próximas competições”, avalia Reis.
Na Indonésia, além de aprimorar a parte técnica, imagens e fotografias do Thiago Camarão estão sendo capturadas e produzidas para serem utilizadas em filmes de surf e algumas revistas e campanha publicitária da Reef.
Em agosto, o surfista retorna ao Brasil para uma série de competições, cujo objetivo principal é se classificar para o Campeonato Mundial de Surf Pro Jr, que será realizado no mês de janeiro de 2008, na Austrália. “Thiago Camarão é considerado um dos surfistas mais talentosos da nova geração brasileira e tem um futuro brilhante pela frente”, destaca Alexandre. (Fonte: PMSS)

Paúba terá continuidade na rede de esgoto

São Sebastião - Moradores de Paúba, na Costa Sul de São Sebastião, se reuniram na manhã desta quinta-feira com o prefeito Dr. Juan Garcia e o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, para requisitar melhorias para o bairro. Na ocasião, foi anunciado que a Sabesp vai concluir a rede de esgoto e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), antiga reivindicação da comunidade.
De acordo com Garcia, há mais dois anos a empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico do Litoral Norte interrompeu as obras que beneficiariam moradores de Paúba, Maresias, Barra do Sahy/Baleia e Barra do Una/Engenho. “Como houve troca de governo no Estado, agora conseguimos que a empresa termine pelo menos a obra de Paúba que está com 85% dos trabalhos concluídos.”
Os moradores José Tarcísio Doubek Lopes e Maria Isabel Ribeiro Torres ainda levaram ao prefeito uma lista com 12 reivindicações, a maioria passível de ser resolvida em curto espaço de tempo, conforme o prefeito.
Eles pedem a arrumação das ruas por onde passaram as tubulações de esgoto, melhoria da ponte de madeira do bairro, lombadas no trevo da rodovia, coleta de lixo, sucata, poda e entulhos regularizados, mais atendimento social para a comunidade e cobertura da quadra, rampas de acesso à praia, balizamento na água, lombadas nas ruas , entre outros.
Conforme explicou o prefeito Juan Garcia, com a retomada da obra de esgoto será possível arrumar as ruas, a Secretaria do Meio Ambiente está redefinindo os itinerários e dias para a coleta de lixo e sucata, bem como a implantação de ecopontos para colocar poda. Quando à lombada nas ruas, a reivindicação será encaminhada ao Divisão de Tráfego (Ditraf) para fazer estudo de viabilidade, mas na rodovia é necessário oficiar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Cm relação á ponte, o prefeito explicou que após a conclusão da obra em Boiçucanga, o próximo passo será fazer a de Paúba.
Para o balizamento no mar, o caso será encaminhado à Marinha. “Nossa preocupação é que muitas embarcações correm próximo à orla colocando em risco a vida dos banhistas”, disse Isabel.
Para a área de lazer, o prefeito explicou que até 2008 a quadra deve ser coberta e que também procura uma área no bairro para implantar equipamento de lazer e centro comunitário para atender a população. (Fonte: PMSS)

Conseg Centro debate segurança do Pontal da Cruz e pede retorno do 190

São Sebastião - Representantes do Conselho de Segurança (Conseg), do Centro de São Sebastião, se reuniram na noite de quarta-feira (13/6), na Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc) para discutir a situação da segurança no bairro, retorno do telefone 190 da Polícia Militar e também tirar dúvidas com relação à implantação da Guarda Municipal na cidade.
O secretário de Segurança Urbana (Segur), Erwin Edson da Mota, explicou porque o município optou por criar a sua guarda e de que forma ela poderá contribuir para a segurança do cidadão.
O delegado de São Sebastião, José Lamartine Fagundes, falou aos presentes sobre o quesito segurança no Pontal, apontando que as estatísticas são favoráveis. Para o presidente da Sampoc, Sebastião Silveira Passarelli, a preocupação é com o uso de entorpecentes durante o dia. “Queremos mais viaturas no bairro nesse período.”
Para o presidente do Conseg Centro, Flávio dos Santos Pereira, uma das antigas reivindicações da comunidade é a volta do telefone 190 da Polícia Militar para a cidade. Para ele e os presentes na reunião, o recebimento de uma chamada local em outro município implica na demora do atendimento, principalmente porque o atendente, na maioria das vezes, desconhece a localizada.
“Já houve casos de confundirem Juquehy com Juqueri e, por conseqüência, uma demora até a liberação da viatura”, exemplificou o secretário Mota. Nenhum representante da Polícia Militar compareceu à reunião por estarem envolvidos em uma operação. (Fonte: PMSS)

Fanese apresenta plano de ação

São Sebastião - Representantes da Fanfarra Estudantil Sebastianense (Fanese), se reuniram na manhã desta quinta-feira com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, para apresentar propostas de ações para a instituição. Garcia ressaltou que a entidade, por ser particular, deve buscar recursos junto à iniciativa privada, uma dificuldade a mais se ela for do município. Buzi disse que vai analisar o programa para ver que qual forma a cidade pode contribuir com a fanfarra que atualmente atende cerca de 100 alunos do corpo musical, corpo coreográfico e pavilhão nacional. (Fonte: PMSS)

Projeto Viração realiza tradicional festa junina

São Sebastião - A equipe do Projeto Viração, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realiza nesta sexta-feira (15/6), no Centro Comunitário da Topolândia, região central de São Sebastião, sua tradicional festa junina. O evento é aberto a toda a comunidade e acontece no período da manhã a partir das 8h e à tarde a partir das 13h.
De acordo com a professora responsável pelo projeto, Viviane Targat, esse é o terceiro ano de realização da festa, que tem como objetivo realizar uma grande confraternização entre alunos e familiares, criando assim um vínculo maior com o projeto.
Segundo Viviane, os 315 alunos do projeto participarão de uma divertida gincana e em seguida realizarão a tradicional dança caipira. Além disso, farão apresentação de um coral com músicas típicas do folclore brasileiro e recital de versos e poesias da cultura caipira. Serão servidos também diversos práticos típicos como cachorro-quente, cural, pipoca, entre outros.
O Projeto Viração fica no Centro Comunitário da Topolândia, localizado na rua Antônio Pereira da Silva, 170. Mais informações pelo telefone (12) 3892-5285. (Fonte: PMSS)

Alunos da Enseada visitam Loteamento São Marcos e aprendem sobre ZEIS

São Sebastião - Cerca de 25 alunos da 4ª série e 28 da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Enseada, localizada no bairro da Enseada, Costa Norte do município, visitarão na próxima segunda-feira (18/6), às 9h e 14h, respectivamente, o Loteamento São Marcos, localizado no mesmo bairro, dentro de um projeto pedagógico que ensina os alunos de 1ª a 4ª séries da unidade escolar sobre as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS).
De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, a professora da 2ª série, Maria Lúcia Figueira Santos, cada sala dá uma conotação diferenciada para o projeto com registro da aula expositiva no caderno. “Fizemos em várias aulas, os alunos aprenderem efetivamente o que significam as ZEIS. Nelas, são abordados os problemas encontrados há anos como a falta de saneamento, a questão ambiental e como a Prefeitura está preocupada na regularização fundiária do local”, disse a professora.
O projeto é desenvolvido com os alunos devido a algumas crianças morarem no local e outras próximas ao loteamento. “Há cerca de um ano, quando começaram as reuniões com a comunidade, surgiu a necessidade da escola falar sobre as ZEIS”, disse Maria Lúcia. Também coordena o projeto a professora da 4ª série, Elizabeth de Lourdes Bernardo.
ZEIS - A idéia de falar sobre as ZEIS com os alunos da EM da Enseada, surgiu a partir do curso de Pró-Letramento de matemática, oferecido em encontros semanais,que tem parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o governo federal. A idéia das ZEIS, além de dar tranqüilidade aos moradores dos núcleos congelados que terão suas moradias regularizadas em relação à ocupação do solo do município, é permitir que o Poder Público possa levar melhorias como rede de esgoto, água encanada, energia elétrica e outros serviços públicos. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses na disputa por campeonatos neste final de semana

São Sebastião - A cidade de São Sebastião estará bem representada neste final de semana (15 e 17/6) em diversos campeonatos disputados pelo Estado de São Paulo. As modalidades de mountain bike, judô e tênis mostrarão seus potenciais e habilidades nos esportes, além de brigar por títulos nos campeonatos em que participam.
O mountain bike de São Sebastião vai até o município de Passa Quatro (MG) disputar a Maratona Internacional Power Bike. A competição é dividida em três provas, a primeira de 25km que tem início na noite de sexta-feira, às 21h, a segunda de 45km que acontece a partir das 10h do sábado e a terceira e última de 40km no domingo que começa às 9h45. A maratona também é reconhecida pela União Ciclística Internacional (UCI), fato que atrairá bikers de toda a América do Sul.
Os atletas Fabrício Borges (categoria x-pert), Peninha (sênior), César Risther (máster) e Ramon Oliveira (x-pert) participarão da prova com ânimo redobrado, já que conseguiram três medalhas há duas semanas, na Copa Vale de Mountain Bike, realizada em Guaratinguetá. Peninha faturou o ouro e Fabrício e Risther, a prata.
O judô briga pelo título do Campeonato paulista da modalidade, às 10h, na cidade de Mauá. A equipe formada pelos atletas Marino João, Uátila Ferreira, Rogério Cozendey e Rose Evangelista luta pela vaga para o Campeonato Brasileiro e aproveita para continuar com o período de treinamento para os Jogos Regionais de Ubatuba.
Já o sebastianense Ariel Lindroni Correia, 15 anos, vai à capital participar do 2º Torneio Europamotors Open de Tênis, na categoria 16MB. O campeonato realizado pela Federação Paulista de Tênis (FPT), contará com a participação de atletas de todo o Estado.
O tenista, que começou a praticar o esporte há quatro anos, está participando dessas competições há dois e vem obtendo bons resultados. No curto tempo em que está federado, está na 30ª colocação do ranking paulista de um total de 230 atletas. (Fonte: PMSS)

Programa Zona de Impacto da Sportv destaca Pista de Skate da Rua da Praia

São Sebastião - A nova pista de skate da Rua da Praia em São Sebastião terá grande destaque no programa Zona de Impacto, do canal por assinatura Sportv (canal 39). A equipe do canal gravará nesta sexta-feira (15/6). no período da tarde, imagens de skatistas profissionais na maior pista da modalidade do Estado de São Paulo e uma das melhores do Brasil.
O programa levará para o local os skatistas Diego Oliveira, Genival e Sandro Sobral da equipe Plasma/Tim, para fazerem suas manobras na pista mais badalada do litoral. Os skatistas conhecerão os alunos das escolinhas de skate do projeto “Bom na escola, bom de skate”, que possuem idade entre 9 e 14 anos e que também mostrarão as suas habilidades em cima das quatro rodinhas.
O Zona de Impacto reúne diversos tipos de esportes radicais, como surf, skate e rafting. Com a apresentação de Diana Bouth e Marcos Bocayuva, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira em dois horários: às 2h40 e às 7h30, pelo Sportv. (Fonte: PMSS)

Liberado crédito para compra de maquinários

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na sessão da última semana em regime de urgência o projeto de lei que solicita a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 1,98 milhão destinado à compra de equipamentos e material permanente para uso nas obras de infra-estrutura dos bairros e a serviço das secretarias municipais.
O vereador Robson Wilson dos Santos explicou que depois do crédito aprovado foi necessário criar a rubrica, feito através do projeto.
“Para isso, nós temos um prazo que é até o dia 18 de junho, se isso não acontecer perderemos todo o trabalho, daí a importância da aprovação da proposta em regime de urgência”, explicou.
E a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Administração, já publicou em maio dois editais de pregão presencial para locação de veículos leves e pesados, incluindo motoristas/operadores devidamente habilitados, que servirão para trabalhar em obras. A estimativa é de que sejam locados 20 veículos leves e 10 máquinas. (Fonte: PMSS)

Sabesp promove a “Carreata do Agasalho 2007”

São Sebastião - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza no próximo dia 23 de junho, a partir das 9h, em São Sebastião, a “Carreata do Agasalho 2007”. A concentração será na sede do Corpo de Bombeiros.
A campanha que acontece há três anos visa arrecadar roupas e agasalhos para a doação em entidades beneficentes do município.
Neste ano, a carreata deve ocorrer nos bairros da região central da cidade. A equipe de 20 funcionários da Sabesp percorrerá os bairros do Topolândia, Centro, Vila Amélia, Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco e recolherão através das doações da população local, agasalhos, sapatos e cobertores que serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade, Casa do Menor, Asilo Municipal e outras entidades assistenciais.
A empresa também montou um esquema especial de recolhimento. As pessoas que não estiverem em suas casas, mas queiram participar da campanha, podem fazer suas contribuições por meio do telefone 195, passando o endereço para entrega.
Nos três anos que a Carreata da Solidariedade vem ocorrendo em São Sebastião, mais de 40 mil peças de agasalhos já foram arrecadadas. (Fonte: PMSS)

Mocidade Independente da Topolândia promove bingo

São Sebastião - A Escola de Samba Mocidade Independente da Topolândia, de São Sebastião, realiza no próximo domingo, às 15h, um show de prêmios para arrecadar fundos em prol da agremiação. O evento será na sede da escola, na Rua Onofre Santos, 92, na Topolândia. Informações pelo telefone (12) 3893-1093 após as 17h. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


 

Ministério Público irá notificar Câmara e prefeitura sobre nepotismo

Ubatuba - O ministério Público de Ubatuba deverá entregar nesta sexta-feira, dia 15, um oficio cobrando a relação de empregados em cargos comissionados da Câmara e da prefeitura municipal, para averiguar a existência e a intensidade do nepotismo no poder público da cidade. Segundo interpretação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a ocupação de cargos comissionados por parentes de funcionários públicos fere a moralidade e deve ser combatida.
A notificação já foi expedida pela promotoria municipal já e só não foi entregue na sexta feira passada, devido ao feriado de Corpus Christi. O inquérito Civil foi aberto após duas denúncias da sociedade. No entanto, a ilegalidade da ocupação de cargos por familiares de funcionários públicos e políticos é uma interpretação do Ministério Público Estadual.
Os poderes executivo e legislativo do município não apresentam regulamentações que proíbam o nepotismo. Apenas o Judiciário impede a contratação de parentes por meio de uma resolução estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. Apesar da não existência de uma lei clara, tanto a Câmara Municipal quanto a Prefeitura de Ubatuba se comprometeram a atender as solicitações do Ministério Público.
No poder Legislativo, onde o nepotismo é grande, devido aos inúmeros assessores parlamentares, medidas estão sendo tomadas. De acordo com o Diretor Geral da Câmara, Rodrigo de Oliveira Alksnins, a casa já aprovou um Plano de Carreira do legislativo, que será publicado em breve no Diário Oficial. O Diretor Geral afirma que, com o Plano, o número, dos chamados cargos de confiança, que são preenchidos com livre indicação, cairá pela metade. “Com a nova regulamentação, nós transformamos cargos de confiança em espaços que só serão ocupados por técnicos ou por funcionários que tenham uma carreira profissional que o habilite a exercer determinadas funções dentro da Casa” completa Rodrigo de Oliveira Alksnins.
A prefeitura, poder que também será notificado pelo Ministério Público, se mostrou aberta as conversas. O secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, confirma que o poder executivo atenderá as exigências do órgão. Segundo o secretário nenhum levantamento ainda foi feito, pois, nada oficial teria chegado ainda em mãos da prefeitura. Marcelo Mourão relata que o executivo, assim como o legislativo, passa por reformas administrativas que são acompanhadas por técnicos do Ministério do Trabalho e baseadas em estudos feitos por órgãos especializados.
O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos explica que as mudanças ainda estão acontecendo e que após o fim dos trabalhos espera-se uma queda de quase 20% na existência de cargos de livre indicação, espaço muito ocupado por familiares de funcionários públicos e políticos em todo o país.
O documento, pedindo a lista de trabalhadores comissionados da Prefeitura e da Câmara Municipal, determina um prazo de 60 dias para a resposta e encaminhamento à Promotoria Pública de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Lançamento do CD “Caiçarando”, de Julinho Mendes

Ubatuba - Abnegado pela cultura de sua “areia” Júlio César Mendes, caiçara do mar, do tempo e do vento, registra sua poesia, pensamentos e reflexões sobre sua querida Ubatuba. Filho de “Terra Tamoia”, pés no presente, sem se esquecer do passado, e, com olhos firmes no futuro, “Julinho Mendes” e alguns amigos de desmedido atrevimento “resolveram” registrar suas reflexões em um CD feito em casa - “parcos recursos e muita emoção”. Amigos, gentilmente, doaram seu tempo e alegria para a realização desse sonho: Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada, integrantes do grupo “O Guaruçá”, e mais, Ailton Nogueira e Diego 7 Cordas.

“Caiçarando” - Julinho Mendes
(Participação especial de Aguinaldo dos Santos, Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada)

Dia 24 de junho de 2007 (domingo), às 10 horas
Museu Caiçara de Ubatuba
Rua Pescador Antônio Athanásio da Silva, 273, Itaguá (TAMAR)
Ubatuba - SP - Brasil

Contatos pelo telefone (12) 3832-1990 ou pelo e-mail julinhomendes@terra.com.br.
(Fonte: lrmoura@terra.com.br)

Unidade Móvel de Esterilização chega ao Bairro Itamambuca
Além das castrações, estão sendo realizadas vacinações anti-rábicas antecipadas e orientações sobre vermifugação e posse responsável

Ubatuba - A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos chegou, nesta semana, ao Bairro da Itamambuca, onde ficará até o próximo dia 3 de julho. O trailer está abrigado ao lado da Sociedade Amigos da Itamambuca e, além das castrações, estão sendo realizadas vacinações anti-rábicas antecipadas e orientações sobre vermifugação e posse responsável. Ainda há vagas para os moradores do bairro que tiverem interesse em submeter seus animais de estimação à cirurgia. As inscrições, assim como as cirurgias e outros atendimentos, estão sendo realizados sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 16h.
As vantagens de se castrar o animal, segundo a veterinária Cláudia Ferraz, são muitas. “As cadelas não têm crias indesejadas e isso acarreta na diminuição de abandono de filhotes. Conseqüentemente, os maus tratos diminuem, assim como as doenças transmitidas para seres humanos e outros animais, os acidentes de trânsito e mordeduras. O animal fica dócil, mas continua defendendo seu território. Os gatos ficam mais caseiros, evitando assim, brigas e envenenamentos.”
Prioridade - A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastro deve ser maior de idade e levar CPF e RG.
Critérios a serem observados - A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.
Cuidados antes e após a cirurgia - Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços.
O trabalho realizado - Desde a sua inauguração, em março, a Unidade já percorreu os bairros Maranduba, Sertão da Quina, Tabatinga, Puruba e, agora, Itamambuca, atendendo um total de 76 famílias. Ao todo, foram castrados nove cães, 17 cadelas, cinco gatos e 12 gatas. Nove animais não puderam ser castrados devido às condições físicas, que poderiam aumentar o risco de morte na hora da cirurgia.
Segundo a veterinária responsável, Claudia Ferraz, este número só não foi maior porque alguns proprietários fizeram a inscrição e não compareceram com seus animais na data marcada. “Infelizmente, algumas pessoas não deram valor e não compareceram, perdendo o benefício e prejudicando outras famílias que gostariam de ser atendidas de imediato. As pessoas que se cadastram devem consciência que foi com grande esforço que conseguimos proporcionar este serviço às comunidades e essa oportunidade deve ser levada a sério.” (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza operação tapa-buraco na Picinguaba e Ubatumirim
A Administração Regional Norte realizou melhorias em dois dos principais acessos a bairros da região

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, realizou nos últimos dias ações de manutenção das principais vias de acesso de dois bairros da região norte: a Vila de Picinguaba e o Sertão do Ubatumirim. Na Vila de Picinguaba, mesmo com o último feriado prolongado, foi concluída a manutenção de toda a estrada principal, acesso utilizado pelos moradores e turistas que visitam o local. Além da manutenção periódica, os trabalhos antecederam a data do "5º Arraiá Junino de Picinguaba", evento da comunidade que vem crescendo a cada ano.
Mantendo a qualidade - Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a rapidez na realização do serviço se deve a uma equipe dedicada que vem se aperfeiçoando em trabalhar para prevenir problemas, sanando-os para que eles não aumentem. "Desta forma é possível manter a comunidade sempre bem atendida e, ao mesmo tempo, fazendo um bom uso do recurso público, pois quanto mais esburacada a estrada, mais se gasta em asfalto, tempo e funcionários. O segredo é estar atento em manter as vias asfaltadas da região sempre em perfeitas condições de tráfego”, comentou Júnior.
Trabalhando desta forma, obtendo rapidez e eficiência nos serviços, além da Picinguaba, também foi possível efetuar a manutenção da estrada principal do Sertão do Ubatumirim, que recebe "VII Festa da Mandioca", no início do próximo mês.
“Há um esforço constante da Regional Norte em manter a qualidade dos acessos de toda a região, além de valorizar datas de festas e eventos que ocorrem nos bairros. Procuramos oferecer suporte necessário para que haja um grande número de visitantes satisfeitos, que voltarão em outras ocasiões e gerarão ainda mais retorno para a comunidade", finaliza o administrador. (Fonte: PMU)

Polícia Militar Apreende MAconha e Crack em Ubatuba

Ubatuba - No dia 13 de junho, às 23h58min, Policiais Militares de Ubatuba, receberam uma denúncia anônima de tráfico de entorpecente pela Rua Flamengo, 62, no bairro Estufa I, ao chegar no local os Policiais Militares depararam com o infrator da lei C. S. M. S., de 30 anos. Após realizarem abordagem e busca pessoal os Policiais Militares localizaram na residência do infrator 0,520g de maconha, 0,010g de cocaína e a quantia de R$ 45,00(quarenta e cinco reais) em dinheiro. C.S.M.S. foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública.
 (Fonte: Comunicação Social do 20º BPM/I )

Prefeitura alerta população sobre moluscos produzidos no Estado do Rio de Janeiro
A colheita e a comercialização de moluscos na Região de Angra dos Reis está proibida por tempo indeterminado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca fazem um alerta aos empresários e consumidores para que não consumam moluscos produzidos no estado do Rio de Janeiro. As áreas de cultivo de vieiras, mexilhões e ostras desta região estão fechadas para a colheita, devido à suspeita de contaminação por microorganismos marinhos do tipo Vibrio sp.
O fechamento das áreas de cultivo foi determinado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), enquanto órgão coordenador do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB). As medidas de contingenciamento incluem também a proibição do comércio de moluscos coletados nessa região a partir do dia 04 de junho.
As medidas de contingenciamento estão sendo implementadas através de uma cooperação entre os órgãos da esfera federal, estadual e municipal e o setor produtivo (Associação dos Maricultores da Baía de Ilha Grande - AMBIG). Uma investigação paralela está sendo feita numa parceria entre a SEAP e os órgãos competentes nas esferas federal e estadual para averiguar qual organismo ou distúrbio ambiental estão causando alterações anatômicas nos moluscos. Há consenso entre as autoridades e produtores de que além da presença do víbrio e do risco ao consumo, os moluscos estejam debilitados devido a outro fator ainda não identificado.
Apesar da grande maioria dos produtores aderir voluntariamente à proibição da colheita, pode ser que pessoas menos responsáveis não acatem esta orientação, causando prejuízos ao consumidor e à imagem do produto.
Saiba mais - Os “Vibrios” são bactérias patogênicas que ocorrem naturalmente em ambientes marinhos. O aumento da concentração desses microorganismos na água geralmente é indicativo de desequilíbrio ambiental, podendo ocasionar enfermidades nos organismos aquáticos e nos consumidores. Os danos causados pelos microorganismos patogênicos podem ser econômicos, ambientais e de saúde pública. O melhor procedimento para garantir a qualidade do produto é o monitoramento constante da qualidade da água e dos moluscos da região de cultivo ou de extração de moluscos. (Fonte: PMU)

 



 


SEMANA DE 15/06 A 21/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Shrek Terceiro"
Às 14:10 hs -16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"Minha Mãe Quer Que Eu Case"
Às 19:30 hs.

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Às 16:30 hs -21:30 hs.



 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lenda do tié-sangue

O tié-sangue,
segundo o índio Juruquivi,
já foi todo preto,
igual ás sombras da mata
e não havia olhos que o visse,
porque a sombra não delata,
até que um pajé - caçador,
cansado de procurá-lo,
fez um feitiço de urucum
e tingiu suas penas de vermelho,
(menos as asas
pelas quais o segurou)
e a ave ficou
para sempre encarnada
que entre o verde das folhas
é a cor mais destacada.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Itaguá ©Nelson Schmidt

Itaguá
©Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor