Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 18 de Junho de 2007 - Nº 1791 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Empresa do Litoral Norte ganha destaque nacional
Balanço parcial: Vale do Paraíba e Litoram Norte vacinam 29 mil crianças
Começa nesta semana a montagem do ECOADVENTUR LN-SP/2007

Caraguatatuba
Passeata de mães de alunos pede ciclovia contínua na região central
População do Massaguaçu sofre com falta de médicos na UBS
Imobiliárias analisam chegada da Base de Gás na cidade
Prefeitura de Caraguá prorroga prazo para pagamento de débitos tributários com desconto
Campanha do Agasalho terá segunda etapa neste sábado 16

Ilhabela
Sagatiba entrega saneamento básico em Praia Mansa
Ilhabela foi a única cidade do LN que atingiu meta federal na campanha de vacinação de 2006


São Sebastião
Lei federal beneficia regularização fundiária em áreas de posse
Município será parte integrante da nova administração do Porto de São Sebastião
São Sebastião terá quatro lombadas eletrônicas
Sectur promove diversos eventos culturais para animar população sebastianense
FEC prorroga inscrições para escolas de Ensino Médio
Arraiá do Viração agita Centro Comunitário do Topolândia
Prefeitura abre inscrições para novas turmas do projeto “Ventos e Velas”
São Sebastião encara Diadema pela Liga Metropolitana de Handebol
Amistoso de Futsal reúne crianças e familiares no CAE da Vila Amélia
PAT inicia 2ª fase do Ciclo de Orientações
Sectur abre inscrição para o Concurso de Quadrilhas do 3o Arraiá Caiçara
Escolas municipais de São Sebastião participam do concurso escolar “Revolução de 1932”
PM apreende crack e maconha em São Sebastião
União renova convênio com estado para administrar porto de São Sebastião


Ubatuba
Tudo pronto para a inauguração do Clube ACIU
84ª Festa de São Pedro terá início no dia 27
Congresso Técnico define os confrontos dos Jogos Regionais de Ubatuba
Prefeitura presta homenagem à delegação da melhor idade que participou dos XI JORI
Prefeitura encaminha projeto à Câmara para regularizar Parque Guarani
Banco do Povo atende em novo endereço em Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Empresa do Litoral Norte ganha destaque nacional

Litoral Norte - Inaugurado em dezembro de 2005, na praia do Curral, em Ilhabela, o DPNY Beach Hotel-butique é um dos empreendimentos mais bem-sucedidos do ramo da hotelaria nos últimos tempos da região.
Parte desse sucesso se deve ao conceito de hotel-butique, ainda pouco difundido no Brasil e que se caracteriza pela oferta de ambientes e serviços personalizados.
No DPNY Beach, a roupa de cama é de algodão egípcio, as suítes são equipadas com TVs de plasma e iPods, notebooks com acesso à internet no lounge e no bar de praia, som de DJs residentes e convidados, além de completa infra-estrutura para a prática de esportes aquáticos.
Outro destaque do DPNY Beach é o restaurante Tróia. Comandado pela jovem chef Flávia Pascalicchio, o Tróia combina o requinte da alta gastronomia com ingredientes locais, oferecendo uma culinária sofisticada e deliciosamente simples. Com todos esses atributos, o DPNY Beach conquista turistas brasileiros e estrangeiros, mantém média impressionante de ocupação durante todo o ano e é reconhecido pela mídia e por entidades do setor.
No último dia 24 de maio, por exemplo, o DPNY Beach recebeu o Troféu Orgulho Brasileiro 2007, oferecido pela TV Cultura de Santa Catarina, que homenageou os melhores em seus segmentos - empresas, empreendedores, governadores e profissionais liberais, que contribuíram de alguma forma para o crescimento do país. Foram apenas 40 homenageados dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Agora, nos primeiros dias de junho, mais uma boa notícia: o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, lançou o especial “Hospedagens dos Sonhos” e o DPNY Beach consta entre os 200 resorts, hotéis e pousadas mais charmosos do Brasil. Melhor ainda: o DPNY Beach se destaca da seleção por ter um restaurante estrelado, o Tróia. Para se ter idéia do que isso significa, apenas outros 11 ícones da hotelaria mereceram esse destaque, entre eles, o Copacabana Palace, Fasano, Unique, Emiliano e Gran Hyatt.
Para reservas ou mais informações sobre o restaurante Tróia acesse o site do DPNY Beach www.dpnybeach.com.br ou ligue para (12) 3894-212. Sobre o DPNY Beach Hotel Boutique – O DPNY Beach é um empreendimento que faz parte da DPNY Communications, que tem sede em Palma de Mallorca, na Espanha. Primeiro negócio da agência no ramo hoteleiro, o DPNY Beach é comandado pelo executivo alemão Wolfgang Napirei, que tem 30 anos de experiência no setor, acumulada na Europa, quando administrou negócios na área de arquitetura, assessoria, comunicação e turismo.
Para receber seus turistas com total eficiência sem perder as características da região, o DPNY Beach investiu na capacitação da mão-de–obra local. Dos 120 funcionários, 110 são moradores de Ilhabela que passaram por cursos e treinamentos e hoje formam uma equipe profissional, apta a atender às solicitações dos hóspedes, inclusive estrangeiros.
Atualmente, 11 funcionários fazem curso de inglês para hotelaria e cinco cursam faculdade de turismo, com os custos absorvidos pelo Hotel. A maioria dos funcionários já passou por cursos do SENAC, em São Paulo, como técnica de reservas e governança, entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Balanço parcial: Vale do Paraíba e Litoram Norte vacinam 29 mil crianças

Litoral Norte - Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 556 mil crianças de até cinco anos de idade contra paralisia infantil em apenas duas horas de campanha (8h às 10h), neste sábado, 16 de junho.
No Vale do Paraíba e Litoral Norte foram 29.069.
Até as 17h, cerca de 20 mil postos continuam abertos nas 645 cidades paulistas. (Fonte: VNews)

Começa nesta semana a montagem do ECOADVENTUR LN-SP/2007

Litoral Norte - Com sua programação praticamente confirmada, o ECOADVENTUR LN-SP/2007, maior evento de caráter educativo e promocional da responsabilidade sócio-ambiental, ecoturismo e “esporturismo” de aventura, realizado fora da cidade de São Paulo, passa a mudar a paisagem do bairro Indaiá, à margem direita do rio Santo Antônio em Caraguá.
A partir do dia 20, começa a montagem de quase 2000 metros quadrados de tendas, cinco torres-bases de arvorismo com tiroleza sobre o rio, espaços para dezenas de ONGs que apresentarão seus projetos sociais e de preservação do meio ambiente e para operadoras e instrutores de atividades esportivas de aventura mostrarem o que já se disponibiliza aos moradores e turistas no Litoral Norte.
Os Parques Estaduais da Serra do Mar, que são um Patrimônio da Humanidade, estarão unidos em um amplo espaço. Em seguida, mais de cinqüenta estandes de expositores, dentre os quais incluem-se prefeituras de várias cidades, grandes empresas de projeção internacional, nacional e regional, além de associações de classe ligadas ao turismo e comércio de municípios da região, estarão sendo construídos.
Acima de tudo isso, no auditório de Teatro Mário Covas, serão realizados painéis de palestras e debates enfocando temas tão atuais e vibrantes como o aquecimento global, os problemas causados pelos resíduos sólidos e as vantagens da reciclagem, reúso e consumo consciente, as oportunidades e perigos do choque de progresso econômico que se aproxima da região, a necessidade de estruturação e normatização para o ecoturismo e o “esporturismo” de aventura, que devem gerar empregos e renda.
Uma série de apresentações artísticas, teatrais, musicais e artesanais completará a ampla e diversificada programação, incluindo até mesmo um espetacular mini desfile da “Pimpolhos”, escola mirim da famosa Escola de Samba Grande Rio, como demonstração de um projeto de responsabilidade social implementado com sucesso pela Nestlè.
ALGUMAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS: Túnel interativo de 150 m² do GREENPEACE - pela segunda vez, o Greenpeace-Brasil participará do Ecoadventur. A ONG apresentará a exposição itinerante “Mudanças do Clima, Mudanças de Vida”, no eixo Encontro Pró-Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte - SP, o ENPRO-ECO 2007. O projeto discute o impacto das alterações climáticas no território brasileiro e é composto por um painel de 28 fotografias, um relatório científico, um documentário de 50 minutos e um túnel interativo de 150 m².
O último é uma instalação que simula situações reais como o efeito de um tornado ou a poluição de escapamentos e chaminés no meio ambiente. Ao fim da mostra, os visitantes recebem uma cartilha com dicas do que cada cidadão deve fazer para ajudar a restaurar o equilíbrio climático do planeta Terra.
2º Desafio ECOADVENTUR-CELMAR de Canoagem - Demonstrar que o rio Santo Antonio, no centro de Caraguatatuba poderá se transformar em um local propício para o turismo de aventura e cenário de competições urbanas é um dos objetivos dos organizadores do ECOADVENTUR LN-SP/2007. No dia 09 de julho, durante o evento, o rio sediará o 2º Desafio ECOADVENTUR-CELMAR de Canoagem. A competição faz parte das diversas atividades e demonstrações de esportes de aventura do FERA- Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura, um dos eixos do ECOADVENTUR LN-SP/2007. As provas serão abertas para todos os visitantes, amadores ou profissionais. A competição terá vagas para 30 duplas nas categorias mista, masculina e feminina. As inscrições já podem ser feitas no site do evento www.ecoadventur.com.br.
Como as inscrições são gratuitas, é preciso ser rápido para garantir uma vaga na competição. A organização do evento disponibilizará caiaques e coletes salva-vidas. Serão utilizados caiaques do mesmo modelo, da marca Caiaker, com o objetivo de proporcionar uniformidade em termos de equipamento.
ONGs da REALNORTE - 10 organizações não governamentais que atuam na Rede de Entidades Ambientalistas do Litoral Norte – REALNORTE, participarão do ECOADVENTUR.
Cada instituição ocupará um espaço padronizado no Pavilhão da Ecologia, no eixo Encontro Pró-Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte – SP, o 4º ENPRO-ECO. Nessa grande tenda, na Arena da Cultura e no Ciclo de Painéis as entidades apresentarão ações que desenvolvem cotidianamente. Será uma grande oportunidade de conhecer de perto os projetos que contribuem na sustentabilidade do Litoral Norte.
II Ginkana de Aventura - a Gincana é uma adaptação de uma corrida de aventura. Terá cerca de 12 km e será composta pelas modalidades caminhada, tirolesa, canoagem, navegação, escalada e teste especial – uma espécie de tarefa surpresa. As inscrições para a disputa serão gratuitas e já estão abertas no site www.ecoadventur.com.br. Não haverá equipamentos obrigatórios e a organização já anunciou que 70 duplas - masculinas, femininas ou mistas - correrão a prova. A largada da II Ginkana de Aventura será dada às 11h00 do dia 7 de julho, a competição poderá durar até 2h30 e os vencedores receberão brindes dos patrocinadores do evento.
REXPO - a segunda edição da Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável, Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos, a REXPO 2007, acontecerá simultaneamente ao Ecoadventur de 5 a 9 de julho, no Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas. As organizações da REXPO e do Ecoadventur decidiram unir os eventos fisicamente, pois visam o mesmo público-alvo e porque acreditam que unificados tornarão o debate sobre desenvolvimento sustentável mais rico na região. Uma das expectativas da união entre os eventos é ajudar Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba a definirem planos municipais de resíduos próprios. A REXPO 2007 também contará com oficinas que farão intercâmbios entre artesãos que trabalham com materiais recicláveis e novos interessados na técnica.
Campeonato Paulista de Rally a Pé – o campeonato acontecerá em Caraguá como um evento de organização independente, mas está agregado à programação do IV FERA, Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura. Será realizado às 10h00 do dia 8 de julho no portal de entrada do ECOADVENTUR e as equipes largarão a cada dois minutos. Com as categorias praticantes/máster e iniciantes/turismo, o Campeonato Paulista de Rally a Pé poderá ser disputado por trios, quartetos, quintetos e sextetos masculinos, femininos ou mistos.
Ao todo, 45 times participarão da competição que poderá durar entre 3h30 e 4h e terá entre 30 e 40 minutos de descanso. As equipes deverão cumprir o trajeto através de uma planilha fornecida pela direção da competição. A inscrição para o Rally a Pé vai custar R$25 por pessoa com direito a um boné sendo paga até dia 02 de julho, após esta data o valor sobe para R$ 30 por pessoa e as inscrições feitas na hora custarão R$ 40 por pessoa. A organização do evento vai oferecer boné do Rally a Pé, aula para iniciantes, empréstimo de material técnico para quem não tem, planilha de prova, frutas e água no percurso, troféus para categorias praticantes e iniciantes, resultado 5 minutos depois que a última equipe chega, alongamento indiano no início da prova e haverá sorteio de algumas bússolas e relógios. Informações no site www.rallyape.com.br
O ECOADVENTUR tem a Nestlé como patrocinadora geral e a Petrobras como patrocinadora do eixo ENPRO-ECO 2007, Encontro Pró-Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte - SP. O ECOADVENTUR é uma realização do Instituto Onda Verde, com a assessoria da CBCavalcanti Marketing, sua criadora e administradora. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc e Associação Comercial e Empresarial de Caraguá, além da parceria com importantes empresas da região.
Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007
De 5 a 9 de julho
Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas - Avenida Goiás, 187, Indaiá, em Caraguatatuba, São Paulo
Horário de funcionamento e programação: dia 05: entrada das 17h00 às 22h 00; dias 06, 07, 08, entrada das 10h00 às 23h00; dia 09: entrada das 10h00 até às 18h00. Entrada franca - www.ecoadventur.com.br 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Passeata de mães de alunos pede ciclovia contínua na região central
Comoção entre os participantes e quem assistia ao ato relembrou o aluno morto em acidente

Caraguatatuba - Mães de alunos do colégio em que estudava Lucas Wolf de Souza, de 11 anos – vítima fatal de um atropelamento na terça-feira – organizaram uma passeata na manhã de ontem pelas ruas do Centro da cidade.
Acompanhadas de estudantes e funcionários da escola, elas passaram em frente ao velório municipal onde estava sendo velado o corpo do menino e, em seguida se dirigiram até a prefeitura, para a entrega de um documento que pede uma ciclovia contínua do bairro São Francisco até o Topovaradouro, além de mais medidas que proporcionem segurança no trânsito.
“A ciclovia que pedimos para ser construída precisa estar sinalizada com faixas indicativas para o ciclista atravessar. Mas também é necessário que o usuário use equipamentos de segurança como capacete e luvas”, explicou a arquiteta Ana Lucia Lúcia Scarlatti Soalheiro e mãe de três alunos da escola.
A saída da passeata foi de um supermercado na avenida Guarda Mor Lobo Viana por volta das 7h30. O grupo de cerca de 200 pessoas carregava faixas e caminhava hora em silêncio, hora cantavam “Pressa pra (sic) quê? Pode matar você! Lucas eu te amo!”. O término foi na escola em que os alunos estudavam por volta das 9h30. O documento foi entregue ao secretário de Governo, Thirso Silveira de Almeida Junior, já que o prefeito estava em viagem.
No ofício, elas pedem que sejam colocadas mais lombadas, sugerido palestras para a população nas escolas públicas e particulares, com permissão do estabelecimento de ensino sob o tema educação no trânsito, sinalização em pontos estratégicos como placas e faixas para travessia de pedestres e para os ciclistas. As mães ainda vão arrecadar assinaturas para um abaixo-assinado que reforce o pedido, que também será entregue ao prefeito.
Idéia - “A idéia da passeata surgiu quando o Lucas foi atropelado e logo em seguida veio outro atropelamento. Ele é coleguinha do meu filho, todos se conhecem”, contou Ana Lucia.
A arquiteta disse ainda que não foram todas as 20 mães que compareceram na passeata. “A morte foi a gota d´água. Não tenho mais coragem de deixar meus filhos irem para a escola de bicicleta. O nosso movimento não tem nenhum cunho político. Pedimos como pais e mães uma ciclovia que já deveria ter sido colocada há muito tempo”, desabafou Lucia.
A mãe de um aluno que era amigo de Lucas e estava com o menino no momento do acidente, Maria Stella Claro Cunha, quer que a morte dele não caia no esquecimento. “Tenho três filhos que usam bicicleta. Esta luta vai até o fim (instalação da ciclovia, radares e lombadas). Eu vejo os carros ultrapassarem pela direita e acho que falta um pouco de educação no trânsito”, disse Stella. A empresária declarou que a passeata teve um resultado positivo. “Foi bom. Agora vamos ver o que o prefeito tem para nos propor e falar na reunião que pedimos”, disse.
Em uma semana, três atropelamentos - Esta semana foi violenta no trânsito da região central de São Sebastião. Em três dias consecutivos, houve três atropelamentos, um deles acabou com o falecimento de Lucas Wolf de Souza, de 11 anos. O acidente que vitimou o menino aconteceu na tarde de terça-feira no bairro Praia Deserta. Ele conduzia uma bicicleta e teria atravessado na frente de um carro.
Na quarta-feira, uma mulher A.Z.S., cuja idade não foi divulgada, também foi atropelada. Ela, segundo a PM, teria sido atropelada por uma moto que trafegava pelo acostamento. A reportagem não conseguiu obter informações sobre o estado de saúde da vítima no hospital da cidade.
No dia seguinte, outra aluna do mesmo colégio em que Lucas estudava foi atropelada. Desta vez, foi na Praia Deserta.
A menina de 16 anos, segundo a PM, teria visto a moto e pensado que daria tempo de atravessar a rua sem ser atropelada. Segundo a PM, a moto reduziu, mas não conseguiu frear a tempo, atropelando a menina. Na moto estavam o piloto, uma mulher e uma criança de 4 anos. As duas se feriram junto com a estudante e foram levadas ao hospital. De acordo com o Pronto Socorro Municipal, todas já foram liberadas.
Prefeitura - A assessoria de imprensa da prefeitura informou que já está em fase de licitação a colocação de lombadas eletrônicas. Devem ser instaladas nos bairros Pontal da Cruz, Praia Deserta e Arrastão. Segundo a assessoria, existe um projeto de ciclovia que está em fase de estudo na secretaria de Segurança Urbana. Sobre a reunião com o prefeito, a assessoria informou que deve ser marcada de acordo com a agenda de compromissos do prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

População do Massaguaçu sofre com falta de médicos na UBS

Caraguatatuba - Os moradores do bairro da zona norte de Caraguatatuba têm reclamado do mau atendimento da Unidade Básica de Saúde que serve a comunidade.
Segundo Reinaldo Aranha, primeiro gestor da saúde e membro da Sociedade Amigos do Bairro Massaguaçu, a população anda descontente com o tratamento recebido na unidade, e o principal problema é a falta de médico no local.
“Em todos os lugares da cidade existem problemas com a saúde. Falta atendimento e médicos. Ouvimos muitas reclamações dos usuários do Posto daqui (Massaguaçu). Atualmente temos apenas dois médicos, e que não trabalham todos os dias”, falou Aranha, que lamenta que só existam dois profissionais para servir toda a extensão norte do município.
“A nossa região é grande, além de serem dois médicos para se dividirem entre o Jetuba, Tabatinga, entre outros bairros” completou o primeiro gestor que ressaltou que ambos os médicos são clínicos geral.
O secretário da saúde, Olegário Alves dos Santos, confirmou que dois médicos atendem na UBS do Massaguaçu, em um período de oito horas diárias. Além disso, a equipe conta também com duas enfermeiras e quatro auxiliares.
Na tarde de ontem, quando a reportagem do jornal Imprensa Livre foi na unidade, nenhum médico estava no local. De acordo com Olegário, eles estavam fazendo visita domiciliar, que faz parte do “Programa Saúde Família”. Ele lembrou que todas as unidades possuem os seus programas.
O secretário da saúde em Caraguatatuba disse que até agosto, a prefeitura irá contratar uma enfermeira para coordenar a Unidade Básica de Saúde do Massaguaçu.
Reinaldo Aranha lamenta que o Posto do bairro só possua clínico geral. “Queremos um pediatra. Temos bastante crianças por aqui, que chegam doente. Os médicos examinam, passam os medicamentos necessários e já liberam, sem dar a atenção merecida”, afirmou Aranha, que acredita que o mau atendimento se deve ao fato da unidade ter poucos profissionais. “Estou vendo a hora que vai morrer alguém lá dentro, talvez, só assim para as autoridades acordarem. O prefeito e o secretário deveriam olhar mais para a nossa região, principalmente, no que se diz respeito à saúde”, esbravejou.
Olegário reconhece que o bairro do Massaguaçu realmente necessita de um pediatra, e que esse pedido da Sociedade será atendido em no máximo dois meses. O secretário lamenta não ter verba suficiente para contratar todos os tipos de médicos.
O primeiro gestor da saúde também criticou o fato de existir um limite diário para atenderem os pacientes, e disse que depois de agendar a consulta, as pessoas demoram a serem atendidas.
Um papel colado na parede da Unidade Básica de Saúde do Massaguaçu diz que desde maio, só serão atendidos os pacientes agendados, não havendo encaixe de vagas, e que só serão encaixados os pacientes que apresentarem pressão alta e febre.
A tímida dona de casa Aparecida Santana Leite apontou outro sério problema na unidade, que diz respeito à falta de médicos. “Quando a gente chega aqui, ao invés de médicos mesmo nos atenderem, nós acabamos sendo medicados por enfermeiras, e elas mesmas dão o diagnóstico. Isso não pode, deveríamos ter a opinião de um profissional”, ressaltou.
Há 45 dias morando em Caraguatatuba, José dos Anjos Barros já pode perceber a dificuldade que passa a UBS do Massaguaçu. “Hoje vi que o atendimento é devagar, não tem gente preparada para esse serviço” disse “Sou novo no bairro, fico sem jeito de dizer alguma coisa, mas já deu para perceber que o posto tem problemas. Faltam médicos aqui sim”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Imobiliárias analisam chegada da Base de Gás na cidade

Caraguatatuba - Enquanto a população de Caraguá se enche de expectativas com a vinda da Petrobras para o município, os corretores de imóveis da cidade não tem tido motivos para comemorarem.
Nas ruas de Caraguatatuba, a população se mostrou feliz com a oportunidade que a cidade terá de se desenvolver, mas também, pedem que o prefeito tome muito cuidado, pois a superlotação em Caraguá poderá ser um preço a se pagar pelo crescimento repentino. “Acho que tem tudo para dar certo a Petrobras aqui. É uma das maiores empresas do mundo, e nos trará muitas coisas, como empresários querendo investir em nossa cidade, porém, é preciso saber se Caraguá comportará tanta gente”, opinou o enfermeiro Danilo Favo, morador há 13 anos da cidade. A professora Wanda Oliveira tem a visão parecida com Danilo.
“A economia vai crescer e ajudar a cidade, é importante ressaltar a questão do emprego, que deverá aumentar, mas também crescerá muito o número de pessoas aqui”, falou a professora.
Tímida, Priscila Martins olha positivamente para a chegada da Base de Gás, e também acredita que o aumento de emprego na cidade será o fator principal para Caraguatatuba se desenvolver.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o número máximo de 2500 empregos deverão ser destinados apenas à população de Caraguá.
Segundo Carlos, corretor e proprietário da Imobiliária Tabatinga, muitas pessoas tem migrado de suas cidades para Caraguatatuba, já visando o crescimento positivo do município. Entretanto, à maioria já possuem imóveis na cidade, o que para ele, como corretor, nada muda. Carlos confessa que no começo ficou entusiasmado com a chegada da Petrobras, mas que até agora, tudo foi ilusório, mas ele crê que a mudança positiva chegará em breve.
“No início teve muitas procuras, mas foram só especulações. Acredito que isso mudará, pois quando se instala uma empresa grande em um lugar, muitas outras se interessam em se firmar nas proximidades”, comentou o proprietário da Imobiliária Tabatinga, que já vê reflexos com a repercussão da Base de Gás em Caraguá.
“Ainda não melhorou nada, mas por um lado, isso tudo está sendo ruim para nós. Todos estão achando que os seus imóveis estão valorizados, e já aumentaram o preço deles”, falou Carlão.
Regina Komatsubara Fonseca, da Jan Imóveis, ainda não tem motivos para sorrir com a vinda da empresa para Caraguatatuba. “Se mudou, mudou para pior. Valorizou muito os imóveis, e isso prejudica muito as imobiliárias”, garantiu Regina, que disse ter a maioria dos interessados visando à compra de casas.
“Geralmente, quando querem, eles preferem comprar e pagar no máximo R$ 40mil. Nesse valor, só temos imóveis em bairros afastados do Centro”, falou. Ela concorda com Carlos, e diz que existem procuras, mas que está difícil fechar negócio. “Está complicado. Todos os dias aparecem gente nova querendo alugar, mas apenas no Centro, e aqui o preço está muito alto”, concluiu.
Segundo Paulo Renato Nunes, corretor do Residencial Imóveis, a população de Caraguá anda fantasiando antes da hora. “A procura ainda está fraca. Os proprietários de imóveis estão achando que virão muitas pessoas de fora morar na cidade, e por isso, estão elevando o valor de suas casas e apartamentos”, disse Paulo Renato, que tem visto muitas pessoas tirando seus imóveis da venda para alugarem.
O corretor e proprietário da Imobiliária Tabatinga comentou que a procura por locações aumentou. “A locação melhorou para a gente, mesmo com o preço elevado. Temos quase todos os imóveis alugados”, cravou Carlos.
De acordo com José Amorim, dono do Litoral Imóveis, ainda é preciso esperar para ver, e ele também não anda nada feliz com a chegada da Base de Gás em Caraguatatuba. Ele revelou que o valor da locação aumentou muito no município, enquanto o preço abaixou nas demais cidades.
Falando como morador de Caraguá, Amorim também se mostrou receoso com o futuro. “A cidade está inchada, e de certa forma, nós precisamos ter estrutura para suportar essa quantidade elevada. Será preciso trabalhar a base daqui primeiro”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Caraguá prorroga prazo para pagamento de débitos tributários com desconto

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba prorrogou para o dia 29 de junho o prazo para pagamento de débitos tributários junto ao município, com desconto de 80% do valor de juros e multas.
O prazo para o pagamento venceu no dia 27 de março, mas o prefeito José Pereira de Aguilar fez o decreto 68/07 de 14 de junho de 2007, que beneficiará todos os munícipes com desconto nos juros e multas em débitos como por exemplo de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Os munícipes que têm débitos com a prefeitura poderão procurar o setor responsável e se beneficiar com o desconto de 80% de juros e multas. (Fonte: PMC)

Campanha do Agasalho terá segunda etapa neste sábado 16
Neste sábado, 16 de junho, será iniciada a segunda etapa da Campanha do Agasalho 2007. Doe uma peça de roupa e concorra ao sorteio de vários brindes e uma TV 20 polegadas. A carreata passará pelos bairros da região Sul durante todo o dia

Caraguatatuba - O Fundo de Solidariedade, Desenvolvimento Social e Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a SABESP, Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Prefeitura Municipal e voluntários, realiza neste sábado, 16 de junho, a segunda etapa da Campanha do Agasalho 2007, agora na região Sul do município.
A primeira etapa foi realizada do dia 2 de junho, na região Norte, e neste sábado, a carreata novamente sairá pelas ruas, passando pelos bairros do Centro ao Perequê-Mirim, durante todo o dia, com o objetivo de arrecadar agasalhos, os quais serão destinados a famílias carentes do município e entidades filantrópicas.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Caraguá, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, "a triagem dos agasalhos doados foi feita durante as duas últimas semanas, e por isso, nesta segunda etapa, não teremos problemas em separar as doações até o dia do encerramento da Campanha" explicou.
Conforme informações da SABESP, responsável pela coordenação da campanha na cidade, durante a carreata, estão sendo distribuídos cupons para sorteios de brindes, entre eles uma TV de 20 polegadas. Fora o sorteio, a escola que arrecadar mais agasalhos também será premiada com uma televisão.
Além das carreatas, vários estabelecimentos da cidade estão funcionando como postos de coleta. É importante que toda a população colabore, depositando nas urnas blusas de frio, calças, jaquetas e malhas que não estão mais em uso, e que poderão ser doadas a pessoas que não têm condições de comprar agasalhos para suportar o inverno. A Campanha do Agasalho será encerrada no dia 23 de junho, com a realização dos sorteios de brindes na Praça Cândido Motta, no Centro de Caraguá.
As escolas de Caraguá estão funcionando como postos de arrecadação, e outros setores da iniciativa pública e privada também. Os interessados em colaborar com a campanha podem depositar suas doações em urnas disponíveis no Caraguá Praia Shopping, FUNDACC, Unimódulo, Supermercados Shibata, Silva Indaiá, Formigão, Donato, Semar, Pão-deAçúcar, Igreja Santo Antônio, Shopping Central, Ponto Frio, Colégio Tableau, entre outros. Colabore, por um inverno mais quente para todos. Doe um agasalho! ((Fonte: 20BPM)

Polícia Militar prende traficante em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 14 de junho, às 18h00min, Policiais Militares de Caraguatatuba, durante patrulhamento pela Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 81, no bairro Benfica, depararam com dois infratores da lei que ao avistarem a viatura um deles empreendeu fuga, sendo detido J. B. B., de 23 anos. Após abordagem e revista pessoal nada foi encontrado, feita vistoria no interior de sua residência foram localizados 47 pedras de crack e R$ 18,00 (dezoito reais) em dinheiro. Dada voz de prisão ao infrator pelo crime de Tráfico de Entorpecente, permanecendo recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sagatiba entrega saneamento básico em Praia Mansa
Obras da primeira etapa do projeto Bela Ilha, que vai beneficiar 700 moradores do arquipélago de Ilhabela, são entregues com festa dos moradores

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o presidente da Sagatiba, Marcos de Moraes realizou a entrega das novas instalações do saneamento básico à Comunidade Tradicional de Praia Mansa. Esta é a primeira obra concluída, que faz parte do Projeto de responsabilidade ambiental “Bela Ilha”, patrocinado pela Sagatiba.
O evento ocorreu nesta sexta-feira, 15 junto aos moradores da Praia Mansa e de outras Comunidades do arquipélago, onde também compareceram os dirigentes da Sagatiba; os vereadores Marcio Garcia, Nanci Peres de Araújo Zanato e Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada); a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês F. Biondi; o secretário de Educação, professor Antonio Cornélio de Morais Filho e o secretário de Administração, Luiz Lobo.
Além das obras de saneamento básico, foram construídos nove banheiros distribuídos por toda a área da comunidade, que já está se beneficiando com a educação ambiental, parte do Projeto.
A próxima etapa do Bela Ilha será implementada na Ilha de Vitória e o início das obras deve ocorrer tão logo seja concedida a licença para sua realização.
Do Projeto - O Projeto Bela Ilha tem o objetivo de levar infra-estrutura para os sistemas de água e esgoto às Comunidades que não estão na área urbana do arquipélago de Ilhabela. Essa iniciativa surgiu através de uma conversa do prefeito Manoel Marcos com o empresário Marcos de Moraes, quando o prefeito falou de sua preocupação constante com os moradores das Comunidades Tradiconais de Ilhabela, quanto à falta de informação dessas populações sobre cuidados básicos de higiene e saúde, aliados à falta de saneamento e tratamento do lixo, que tem gerado a contaminação de várias nascentes utilizadas pelas Comunidades, causando um quadro problemático em relação à saúde pública.
Com investimento de R$ 3 milhões, o Bela Ilha vai beneficiar os mais de 700 moradores de 13 Comunidades do arquipélago de Ilhabela. Além, das aulas de educação ambiental em parceria com a ONG Elementos da Natureza, de Santos, reciclagem e tratamento de lixo, o projeto prevê a implementação de saneamento básico em mais de 200 casas, implantação de sistemas de água potável e construção de banheiros com material reciclável. A meta é devolver o esgoto para a natureza com mais de 85% de redução de carga orgânica – o padrão é de 80%.
Desde que o Projeto foi criado em 2005 e assinado durante as festividades do aniversário da cidade de Ilhabela pelo prefeito e o presidente da Sagatiba, as equipes do Bela Ilha realizaram um detalhado levantamento técnico sobre cada uma das Comunidades que serão beneficiadas. Os estudos arqueológicos e arquitetônicos bem como os projetos de tratamento de água e do esgoto foram tabulados e encaminhados aos órgãos competentes (DEPRN, Instituto Florestal, CETESB, IPHAN, CONDEPHAAT e DAEE) para liberação da execução do projeto. A Prefeitura recebeu os dados do censo realizado entre os moradores, incluindo dados como acesso a escola e rede de saúde.
“A preocupação e recuperação do meio ambiente são constantes para a Sagatiba. Além do processo de produção ser o estado da arte em termos ecológicos, com reaproveitamento de todos os resíduos gerados, a companhia busca incentivar projetos nessa área, assim como desenvolver iniciativas próprias, como é o caso do Bela Ilha”, diz o diretor de Marketing da Sagatiba, Flavio Standink
Para o prefeito Manoel Marcos o Projeto Bela Ilha é um presente inestimável para os moradores das Comunidades Tradicionais de Ilhabela, e vem de encontro com as expectativas de sua administração, no que se refere a preservação do Meio Ambiente e ao bem estar da população.
Sobre a Sagatiba - A Sagatiba S.A, criada em 2004, desenvolve a cachaça Premium com alto grau de pureza e baixa acidez. Para conquistar os mercados brasileiro e internacional, a Sagatiba investiu em tecnologia, qualidade e posicionamento de marca.
Unir tecnologia e modernidade com a tradição de quase 500 anos da cachaça foi outro passo importante da companhia. Sagatiba é a única empresa que produz pelo processo de multidestilação. Dessa maneira, os componentes da bebida – aldeídos, ésteres, acidez e álcool superiores, podem ser separados e controlados individualmente, com precisão.
Todo o processo de produção é ambientalmente responsável, incluindo a energia consumida que é derivada do vapor gerado pela queima do bagaço de cana. (Fonte: PMI)

Ilhabela foi a única cidade do LN que atingiu meta federal na campanha de vacinação de 2006

Vários postos da região foram estruturados para receber a campanha

Ilhabela - Das cidades do Litoral Norte, somente Ilhabela conseguiu alcançar a meta de vacinação de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação da Poliomielite no ano de 2006. De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, 2.257 crianças foram vacinadas, cobrindo 96,85% do município.
São Sebastião imunizou 6.134 crianças, atingindo 90%, número que superou a meta do Estado, que era de 78%, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Eliana Arantes da Silva Ramos, relatou que o ano passado iniciou a vacinação uma semana antes da campanha nacional para atingir as áreas mais distantes dos postos. Mesmo assim, não conseguiu atingir o objetivo do ministério, depois de também ter prorrogado o dia da vacinação. A cobertura vacinal da cidade, segundo Eliana, foi de 82,95% no final da campanha.
De acordo com a coordenadora, a estatística com o número das crianças, que é passada pela Fundação Seade, não corresponde com os bancos de dados do município de crianças nascidas vivas e do Programa Saúde da Família. “O ano passado nós tínhamos em nosso banco de dados entre 5.900 e 6.200 crianças, enquanto o Seade informou que tínhamos 7.353”, explica. Eliana disse que essa diferença faz com que o município não consiga atingir a meta e aparentemente demonstre que o município não está fazendo o trabalho adequado. “Na verdade a gente está”, enfatiza.
No dia da campanha, Caraguatatuba conseguiu atingir 76,44% do público que deveria ser vacinado, porém, a campanha foi estendida para o alcance da meta.
Postos de Vacinação - Em Caraguatatuba, os pais podem levar as crianças de 0 a 5 anos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Tabatinga, Massaguaçu, Getuba, Olaria, Casa Branca, Tinga, Centro, Jaraguazinho, Perequê Mirim e Porto Novo. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Rio do Ouro, Horto Florestal, Indaiá, Poiares também terão vacinação, além da Fundacc, no Pegorelli, e a escola Profª Maria Ujio.
Ilhabela terá postos na Armação, Vila, Itaquanduba, Água Branca, Barra Velha, Posto Costa Sul, além de dois postos volantes nas regiões Sul e Norte, na prefeitura, e a Escola Municipal Salvador Arena.
Os P.A.Ss do Perequê Açu, Ipiranguinha, Marafunda, Itaguá, Perequê Mirim, Saco da Ribeira, Rio Escuro e Taquaral são os postos de vacinação de Ubatuba. As Escolas Municipais Sr. João Alexandre, Maria da Cruz e Agostinho A. Silva, além da Emei Helena MªMendes Silva, Creche Francisquinho, Unidade Mista da Maranduba, Imobiliária Tamoios e o Ambulatório de Especialidades e Hotel Candeias também participam da campanha.
O município de São Sebastião vai realizar a campanha nos PSFs do Jaraguá, Enseada, Pontal da Cruz, Centro, Olaria, Itatinga II e I, Barequeçaba, Boiçucanga, Camburi, Barra do Sahy, Juquehy e Barra do Uma. Algumas escolas municipais e estaduais, como a Profª Nair Ferreira Neves e Profª Dulce César Tavares, além de Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Saúde, na região central participarão da vacinação. Até a reserva indígena, em Boracéia, será atingida com a campanha. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Lei federal beneficia regularização fundiária em áreas de posse

São Sebastião - Em reunião realizada pela Prefeitura de São Sebastião com a comunidade de Boiçucanga, na Costa Sul do município, na noite da última quinta-feira (14/6), o prefeito Dr. Juan Garcia, disse que o governo federal publicou a lei 11.481, de 31 de maio de 2007, cuja intenção é permitir a realização de obras de urbanização, saneamento e regularização fundiária nas comunidades de baixa renda, ainda que estejam em áreas de posse, desde que a municipalidade se comprometa a solucionar a questão.
A nova norma regula a celebração de convênios entre a administração pública e os Municípios e Estados facilitando a transferência de recursos da União para intervenções em assentamentos precários. “Não precisa mais ter o título da área para construir habitação popular. Vamos poder investir em terreno de posse”, comemora o prefeito.
Um dos pré-requisitos para firmar a parceria até então era a de que o proponente deveria comprovar a propriedade plena do imóvel. Pela nova legislação, as ocupações inseridas nas Zonas de Especial Interesse Social (Zeis) podem receber recursos federais, independentemente da dominialidade do imóvel, desde que o chefe do Executivo se comprometa a promover a regularização fundiária em nome dos moradores.
Durante o encontro, que contou a presença de secretários municipais e mais de 300 pessoas, o prefeito Dr. Juan Garcia, também declarou que está solicitando à Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) a possibilidade das 30 casas populares, que estão sendo construídas em Boiçucanga, serem ocupadas por moradores da Vila Tropicanga.
Segundo ele, as moradias seriam destinadas às famílias que estão em áreas de risco ou dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). “Fiz o pedido, se for aceito consigo beneficiar aqueles em situação mais grave. Estou lutando por isso”, enfatiza.
Terras devolutas - Na audiência também foram tratados diversos assuntos relacionados ao transporte coletivo, segurança, pavimentação e vias de terra, saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), educação, turismo, situação das calçadas para Acessibilidade, além da situação das terras devolutas, que impedem a construção de qualquer imóvel num raio de 6 km da igreja católica de Maresias, dentre outros. “Não tenho instrumento legal que autorize o prefeito a deixar construir em terreno público”, argumenta o prefeito Dr. Juan Garcia.
Segundo ele, a Prefeitura constituiu uma comissão que está estudando em conjunto com o Ministério Público a solução que se vai dar à questão das terras devolutas.
Ele recomenda que os interessados se dirijam à Justiça para pedir autorização de construir em seus terrenos. “Se o juiz permitir eu autorizo a obra”, garante. “Quem já tem imóvel construído pode ficar tranqüilo porque a Prefeitura não fará nada. Lá na frente vamos ver como será resolvida a questão. Hoje só pode construir quem tem título no cartório. Em áreas de posse não posso autorizar nenhuma construção”, explica.
A ação discriminatória foi movida pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, na década de 30. A ação transitou em julgado há seis anos e as terras situadas entre as praias de Calhetas e o Norte de Boiçucanga, que não estavam registradas em cartório, teriam passado a pertencer ao Estado e foram transferidas para o município.
Sobre o CCZ, o prefeito lembra que a inauguração ocorreu no ano passado e que o serviço ainda está engrenando e avançando. Ele fez um alerta à comunidade sobre os animais soltos nas vias públicas. “Os donos devem procurar a Secretaria da Saúde (Sesau) para realizar o Registro Geral Animal (RGA) porque daqui a pouco vai haver a captura de animais e o documento vai servir para não causar transtornos”. De acordo com o prefeito, existe lei municipal que obriga a ter o registro dos animais.
Segurança - A segurança foi um dos assuntos elogiados pelo Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul durante a reunião. “A atual administração tem dado toda a atenção ao Conseg e ao problema da segurança na Costa Sul”, disse a presidente Éder Ávila.
De acordo com o prefeito, o tema não é competência do município. Entretanto, a Prefeitura vai realizar o concurso público para a criação Guarda Civil Municipal, com objetivo de auxiliar a Polícia, cuja estrutura já é mantida pela administração. Ele também anunciou que até o final do ano devem ser instaladas as torres de transmissão de dados da Costa Sul, um investimento de R$ 1 milhão, para depois serem colocadas as câmeras que farão parte do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
Com relação à situação das ruas de terra, o prefeito salientou que a cidade tem um problema gravíssimo. “Não temos uma caixa de empréstimo (barreira) e não podemos retirar material de qualquer outro lugar para aplicar nas ruas”.
A única solução, para ele, é o calçamento, o que vai ajudar na redução de custos devido à manutenção que se tem que fazer nas vias.
Quanto à saúde e a educação, Dr. Juan fez comparações de como era a situação antes de assumir a Prefeitura e como está ficando. Segundo ele, são investimentos que demandam um certo tempo para regularizar os problemas. A atual administração construiu 40 salas de aulas, que foram adaptadas nas unidades escolares. Além disso, Boiçucanga, Enseada, Maresias e Topolândia são bairros que terão novas escolas, sem problemas de infra-estrutura como a que ocorreu em Barra do Una no passado, cujo prédio foi entregue sem o devido tratamento de esgoto e voltagem elétrica errada.
O prefeito reforçou, ainda, que os bairros de Cambury e Juquehy também serão beneficiados com a implantação de creche e que o município investiu na capacitação de professores. O município também passou a ter cursos profissionalizantes e, em breve, contará com uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Saúde - No que se refere à saúde, o prefeito destacou que São Sebastião foi a cidade que mais avançou em relação às metas estabelecidas, apesar dos problemas estruturais. Ele cita como exemplo a dengue, que deixou de ser uma epidemia em função do trabalho da Sesau e colaboração da população. No bairro de Boiçucanga, o prédio onde funciona o Programa Saúde da Família (PSF) vai mudar de endereço próximo ao Ginásio de Esportes.
No mesmo local, o prefeito disse que vai iniciar a construção, a partir de 2008, do Ambulatório de Especialidades da Costa Sul. Além disso, há outras ações em andamento que vão melhorar a situação. É o caso, por exemplo, da distribuição de medicamentos nos Postos de Saúde.
Turismo - Sobre o turismo, Dr. Juan falou o município nunca produziu tantos eventos como na atual administração. Ele citou alguns investimentos em execução para atender a área turística como, por exemplo, o Centro de Convenções, que vai para a segunda fase.
Entretanto, o prefeito ressalta que para se ter turismo é preciso investir em saneamento, segurança, saúde, enfim, em infra-estrutura. “Não é só fazer show. A grande luta é o saneamento e a preservação ambiental”, enfatiza.
Dr. Juan também fez comentários sobre a situação das calçadas, cujo melhoramento deve ser feito pelos proprietários dos imóveis onde há guias e sarjetas. “Todos vão receber notificação para consertar sua calçada”.  (Fonte: PMSS)

Município será parte integrante da nova administração do Porto de São Sebastião

São Sebastião - O município de São Sebastião será parte integrante da nova administração do Porto, assim que for criada a Companhia Docas, que substituirá a Dersa na gestão portuária. Isto foi estabelecido na renovação do convênio assinado pelo Governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o ministro Pedro Brito do Nascimento, da Secretaria Nacional de Portos, na manhã desta sexta-feira (15/6), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A União delegou ao Estado a administração e a exploração do Porto de São Sebastião por mais 25 anos. A concessão anterior, com validade de 60 anos, deveria expirar no dia 25 de outubro e foi antecipada para permitir a celebração do presente acordo, que prevê a criação da Companhia Docas de São Sebastião, a qual terá a participação do município no Conselho Fiscal. “Sempre houve um isolamento da administração portuária, até porque a Dersa não era específica sobre portos e tem sede na capital. Com a criação da Companhia Docas, que terá sede em São Sebastião, o município estará presente na administração através do conselho fiscal. Travamos esta luta pela participação do município desde 2005 e temos a certeza de um grande futuro para o nosso porto”, comemorou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. Além dele, também participaram da solenidade os vereadores Robson Ceará, presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, e Marcos Leopoldino, presidente da Câmara Municipal. “Nossa luta é para que o porto tenha um crescimento organizado. Tem que vir a ampliação do porto com mais dois berços, mas concomitantemente as melhorias de acesso. Nosso porto é o terceiro melhor do mundo em calado e abrigo, e deve ser valorizado”, completou Dr. Juan.
O governador José Serra destacou a importância do Porto de São Sebastião. “Esse porto tem futuro promissor e esperamos realizar os investimentos necessários para que ele se ajuste a essas possibilidades. Cumprimento o prefeito Juan, de São Sebastião, que também coloca este porto à disposição do país, beneficiando São Paulo e a atividade econômica nacional”, declarou Serra.
Para o ministro Pedro Brito do Nascimento, este é um novo momento do setor portuário. “A proposta é trabalhar em comum com o Governo Federal e Prefeitura. O Porto de São Sebastião continuará delegado ao Estado, mas hoje por este novo convênio será criada uma empresa para administração portuária”, disse o ministro. Também participaram da solenidade o vice-governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento, Alberto Goldman; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Antonio Brito Fialho; e o Secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce.
O porto movimenta atualmente cerca de 480 mil toneladas/ano. Por ele passam produtos como malte, cevada, barrilha, sulfato de sódio e enxofre, além de automóveis, açúcar e animais vivos.  (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá quatro lombadas eletrônicas
Redutores de velocidade são instalados nos pontos mais críticos da cidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf) da Secretaria da Segurança Urbana (Segur) vai instalar dentro de 20 dias quatro redutores de velocidades (lombadas eletrônicas) na Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão e Portal da Olaria. Essa é mais uma medida da administração para garantir a segurança da população.
Na manhã desta sexta-feira (15/6) representantes da empresa que vai instalar os equipamentos estiveram na cidade para avaliar as áreas onde serão colocados os totens. De acordo com o diretor da Ditraf, Márcio Nonato, os redutores de velocidades serão implantados nos locais identificados como os mais críticos nos estudos elaborados pela Segur.
Na Praia Deserta o redutor ficará próximo à Escola de Vela, no sentido norte e sul. No Pontal da Cruz, será colocado um sentido sul antes da padaria e outros no sentido norte, antes da curva. “Esse é um local onde mais tem registro de atropelamento e acidentes”, disse Nonato.
Outro ponto considerado crítico, o Arrastão terá os equipamentos nos dois sentidos próximo ao shopping Villa Mares. A última lombada eletrônica será colocada no Portal da Olaria, antes da Polícia Ambiental, sentido centro/bairro.
O contrato entre a Prefeitura e a empresa que venceu a concorrência foi assinado esta semana e, de acordo com Nonato, até o final do mês, após aferição do Inmetro, os equipamentos devem entrar em operação.  (Fonte: PMSS)

Sectur promove diversos eventos culturais para animar população sebastianense

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) está animada em promover diversos eventos para a população sebastianense na baixa temporada. Prova disto é a realização e apoio nas tradicionais festas juninas como a do bairro de São Francisco e o atendimento da comunidade da Costa Norte para a “1ª Feira do Migrante da Costa Norte”.
A partir do próximo fim de semana, a cidade já respira as tradições caipiras com a Festa de São Pedro Pescador, no bairro de São Francisco, entre os dias 22 e 24 de junho, com uma grandiosa quermesse que promete quadrilhas, comidas típicas e muita animação com shows de artistas locais e regionais sempre com o compromisso da valorização destes grupos. O evento prossegue também nos dias 29, 30 de junho e 1° de julho. A festividade promete uma grande apresentação do músico Jair Rodrigues, no dia 30 de junho, a partir das 22h.
No mesmo fim de semana, entre os dias 22 e 24 de junho, o bairro do Jaraguá recebe a “1ª Festa do Migrante da Costa Norte”, com a parceria da Associação Amigos do Bairro do Jaraguá (Asabaja). A festa será realizada na Avenida Machado de Assis, no bairro do Jaraguá, em frente à sede do Projeto Garoçá e promete várias atrações. O objetivo do evento é unificar as instituições da Costa Norte. O evento terá shows musicais, entre eles da cantora Roberta Miranda, no dia 23 de junho, a partir das 22h.
Neste ano, as escolas da Costa Norte vão se unir e realizar suas comemorações caipiras dentro da “1ª Feira do Migrante da Costa Norte”, que será realizada entre os dias 22, 23 e 24 de junho, em frente ao Projeto Garoçá, localizado no bairro do Jaraguá. Até o início de julho, outras escolas municipais fazem suas festas nas unidades escolares.
Arraiá Caiçara - A Prefeitura continua com inscrições abertas para a 3ª edição do Arraiá Caiçara, festa que reúne as tradições caipiras e caiçaras em apenas um local. O evento será realizado entre os dias 6 e 22 de julho, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
A partir desta segunda-feira (18/6) a Sectur recebe até o dia 22 de junho, as inscrições para as entidades e associações que desejam ter uma barraca no 3º Arraiá Caiçara.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo as vagas serão limitadas em 50 barracas e para efetivar o cadastro é necessário apresentar um ofício em nome da entidade ou associação com assinatura do presidente.
Durante a festa, a Sectur analisará as barracas com o objetivo de premiar a mais enfeitada que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana.
Estão abertas também as inscrições até o dia 22 de junho (sexta-feira) para o Festival Sertanejo de Calouros, que promete destacar novos talentos da música sertaneja de São Sebastião. Os interessados devem ter idade a partir dos 16 anos. A premiação será em dinheiro sendo R$ 300 (3° lugar), R$ 400 (2° lugar) e R$ 500 (1° lugar).
A Sectur também recebe até o dia 29 de junho (sexta-feira) inscrições para o Concurso de Quadrilhas, que será dividido nas categorias infantil com premiação de um micro system e adulto, em que o vencedor levará um forno microondas de 21 litros. Para efetivar as inscrições é necessário que cada calouro leve dois pacotes de fraldas. No caso das quadrilhas, a entidade também se inscreve com dois pacotes de fraldas. Para mais informações, o telefone da Sectur é o (12) 3892-2620.  (Fonte: PMSS)

FEC prorroga inscrições para escolas de Ensino Médio

São Sebastião - O Colégio Objetivo de São Sebastião prorrogou para a próxima sexta-feira (22/6) as inscrições para o Festival Estudantil da Canção (FEC), que será realizado na Unidade Centro da instituição de ensino. O evento, que está em sua 6ª edição, é sucesso entre as escolas de Ensino Médio do Litoral Norte e tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O FEC que será realizado entre os dias 29 e 30 de junho e tem por objetivo destacar os jovens músicos do município em uma animada competição. Nas inscrições, os organizadores vão admitir somente um cadastro de cada categoria por escola, sendo que o mesmo vocalista poderá participar até duas categorias.
As fichas de inscrição estão à disposição em todas as escolas de Ensino Médio do Litoral Norte e no site www.objetivolitoral.com.br onde também consta o regulamento do evento. Somente o diretor da unidade escolar é quem efetiva as inscrições que tem taxa de R$ 10 por participante.
As categorias desta 6ª edição são quatro: intérprete, banda, compositor e instrumentista, sendo que para cada uma existe a avaliação de quesitos pertinentes. No dia 29 de junho haverá as semifinais e no dia 30 as finais, que terão as três melhores composições, três melhores intérpretes e as cinco melhores bandas além da competição entre os instrumentistas.
O FEC será realizado na Rua José Agripino do Nascimento, 177, no bairro da Vila Amélia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6347.  (Fonte: PMSS)

Arraiá do Viração agita Centro Comunitário do Topolândia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizou nesta sexta-feira (15/6) o “Arraiá do Viração”. O evento faz parte do projeto que reuniu mais de 40 crianças no Centro Comunitário do Topolândia.
A coordenadora do projeto, Viviane Targat, diz que o Arraiá foi muito bom e que a idéia surgiu da necessidade de integrar a família com as crianças em um período de reunião familiar. “O Arraiá foi um sucesso, atendendo as nossas expectativas que é integrar a família com as crianças que participam do projeto, além de resgatar as tradições típicas brasileiras”.
A alegria foi total. As músicas e danças agitaram as crianças que estiveram durante toda a comemoração.
A menina Jéssica Tayane Góes, 10 anos, diz que o Arraiá é muito especial. Para ela é uma oportunidade de se reunir com os colegas e aproveitar a cultura caipira. “O Arraiá é muito legal, porque todos nós dançamos e brincamos muito, e aprendemos um pouco sobre os costumes caipiras”.
O Viração é um projeto sócio-educativo que iniciou em setembro de 2005 e já atendeu cerca de 1500 pessoas. Atualmente, o projeto atende 315 inscritos dos bairros do Topolândia, Olaria e Varadouro, com idades que variam entre 15 e 76 anos.  (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para novas turmas do projeto “Ventos e Velas”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza entre os dias 18 e 22 de junho inscrições para novas turmas para o projeto “Ventos e Velas”. Poderão se inscrever no curso alunos de 10 a 15 anos que estejam cursando o ensino público.
No curso os alunos terão conhecimentos sobre o mar e sobre navegação básica à vela. Posteriormente, alguns alunos serão selecionados de acordo com seu desempenho nas aulas para uma fase intermediária que da continuidade ao projeto, onde terão acesso a conhecimentos sobre regatas.
De acordo com o monitor do projeto, Fernando Freitas, serão montadas quatro turmas de 12 alunos cada, nos períodos da manhã e tarde. “As vagas serão preenchidas conforme os primeiros alunos que se inscreverem.”
Segundo Freitas, as primeiras turmas do projeto tiveram nesta sexta-feira (15/6) a última aula do curso de vela. Os alunos formados terão agora acesso aos cursos profissionalizantes voltados à área náutica e ministrados na própria escola.
Os interessados poderão realizar as inscrições na Casa da Vela, que fica na Avenida Manoel Hipólito do Rego, 210, Praia Deserta. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106.
Encerramento - Para comemorar o encerramento das aulas das primeiras turmas do projeto Ventos e Velas, os alunos realizaram uma confraternização nesta sexta-feira (15/6) na Casa da Vela, que contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e da secretária de Esportes, Raquel Buzi.  (Fonte: PMSS)

São Sebastião encara Diadema pela Liga Metropolitana de Handebol

São Sebastião - A equipes sebastianenses de handebol entram em quadra neste domingo (17/6), a partir das 9h, no Sesc Suzano, Grande São Paulo, contra os times da cidade de Diadema pela Liga Metropolitana. Tanto o time masculino quanto o feminino buscarão a vitória em cima dos líderes do campeonato para subirem na tabela de classificação.
A equipe masculina, 11ª colocada na competição deve ir com ânimo renovado, já que vem treinando forte para a competição.
De acordo com a técnica Denise Barbosa, sua equipe vai para a partida focada na vitória e em um melhor desempenho visando os Jogos Regionais de Ubatuba, no entanto, respeita o adversário que está na ponta da tabela e é considerado favorito para o jogo.
“A equipe de Diadema é muito qualificada, vem fazendo um ótimo trabalho e por isso está na posição em que está. Porém, estamos pensando na vitória e na preparação para os Regionais”, explica.
A equipe feminina também está na mesma situação. As garotas caiçaras que também enfrentam Diadema estão na 12ª na categoria e aproveitarão o campeonato para uma melhor preparação para os Jogos Regionais.
É a segunda vez que São Sebastião participa da Liga Metropolitana de Handebol. No ano passado, a equipe masculina foi convidada a participar da competição, conquistando a terceira colocação.  (Fonte: PMSS)

Amistoso de Futsal reúne crianças e familiares no CAE da Vila Amélia

São Sebastião - As crianças da escolinha de futsal do Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia (CAE) fizeram um amistoso na manhã desta sexta-feira (15/6) com os alunos da escola Tia Marisa. Com cerca de 30 crianças participantes, o amistoso reuniu pais e a comunidade em uma partida bem animada entre a garotada.
A partida encantou os expectadores que estiveram no evento, principalmente os pais que comparecem em peso para apoiar os filhos.
“O evento é maravilhoso. O meu filho está muito mais ágil e bem mais comunicativo. Nas aulas, ele se desenvolveu e conquistou muitas amizades”, explica Waléria Prado Dias, mãe do garoto Sebastian Prado do time do CAE.
O professor Palumbinho confirma a declaração da mãe, e diz que as aulas são feitas como uma recreação onde as crianças começam a ter convívio em grupo. “Nas atividades, eles se divertem bastante e aprendem muito mais do praticar o esporte, aprendem a conquistar amigos”.
Sem nenhum compromisso com a vitória, as crianças que possuem entre 4 e 7 anos de idade mostraram já ter a habilidade com o esporte.
O aluno Caio Moraes, 5 anos, adorou a partida e diz que se pudesse não parava de jogar. “O jogo é muito legal. O que eu queria é jogar o dia inteiro”.
Prestigiando o evento, a secretária de Esportes, Raquel Buzi, destaca as escolinhas como a forma mais saudável de iniciar no esporte e de conquistar qualidade de vida.”Nós desenvolvemos as escolinhas com a finalidade de incentivar a entrada das crianças no esporte, além de promover saúde, lazer e despertar valores como amizade e respeito ao semelhante”.
Raquel ainda destaca a importância da família na vida dessas crianças como uma forma de auxiliá-los no seu desenvolvimento.
As aulas para as turmas que participaram do amistoso começaram no início do ano e atendem 25 crianças. Os treinos são realizados todas as segunda, quartas e sextas-feiras em dois horários: das 9h30 às 10h30, e das 10h30 às 11h30.  (Fonte: PMSS)

PAT inicia 2ª fase do Ciclo de Orientações

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, inicia nesta segunda-feira (18/6) a partir das 9h, a segunda fase do Ciclo de Orientações, que será destinado aos trabalhadores cadastrados no PAT.
O Ciclo de Orientações que tem parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) tem por objetivo atender os trabalhadores interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre como buscar uma nova oportunidade de emprego. “Queremos orientar os 600 trabalhadores cadastrados no PAT do setor de serviços domésticos e gerais para que eles tenham noções fundamentais para a execução de suas funções de forma mais qualificada, por meio da valorização das habilidades do exercício da cidadania e a procura de emprego”, explicou a diretora do PAT, Elizete Nossabein.
O Ciclo de Orientações acontecerá sempre às segundas-feiras na sede do PAT do Centro, a partir das 9h. Serão realizados sete ciclos para sete grupos de 25 pessoas, com início nesta segunda-feira.
Entre os temas de cada encontro, estão programados orientações sobre: postura profissional, tipos de documentação necessária para a procura de emprego, planejamento das atividades do lar, higiene pessoal no trabalho, acidentes domésticos e segurança no lar, profissional padrão de qualidade, tipos de equipamentos eletrodomésticos, tipos de despesas mensais com o empregado doméstico e a legislação do empregado doméstico.
O PAT fará outras orientações conforme as funções existentes em seus cadastros como: babá, recepcionista, atendente, vendedor, ajudante geral, garçom entre outras funções. Para mais informações, o telefone do PAT é o (12) 3892-4606.  (Fonte: PMSS)

Sectur abre inscrição para o Concurso de Quadrilhas do 3o Arraiá Caiçara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), abriu inscrições para o tradicional Concurso de Quadrilhas do 3o Arraiá Caiçara, que será realizado entre os dias 6 e 22 de julho, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
O Festival de Quadrilhas já é tradição no Arraiá e tem como intuito animar ainda mais a festa com muita beleza e irreverência.
As inscrições podem ser realizadas até o dia (29/06) na Secretaria de Cultura e Turismo e podem se inscrever para o concurso entidades, associações e escolas.
O concurso será dividido nas categorias infantil com premiação de um micro system e adulto, em que o vencedor levará um forno de microondas de 21 litros.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o preço das inscrições para o Concurso de Quadrilhas será solidário. "Para efetivar as inscrições é necessário que cada entidade doe dois pacotes de fraldas”, disse Gaspar.
Os grupos terão o tempo máximo de 35 minutos para realizarem suas apresentações e os critérios que estarão sendo avaliados serão originalidade, animação e coreografia.
No ano passado a grande vencedora do concurso de quadrilha foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em segundo lugar ficou o Lar Vicentino e em terceiro o Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo.
Mais informações sobre as inscrições pelo telefone (12) 3892-2620 ou pelo e-mail sectur@saosebastiao.sp.gov.br(Fonte: PMSS)

Escolas municipais de São Sebastião participam do concurso escolar “Revolução de 1932”

São Sebastião - As escolas municipais de São Sebastião entregaram nesta sexta-feira (15/6) para a Secretaria de Educação (Seduc), a relação dos três melhores trabalhos de desenho e escrita de cada unidade escolar que vão concorrer no concurso “Revolução de 1932”, previsto na Lei Municipal 1625/03, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932.
O concurso é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, através de uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e a Secretaria de Educação (Seduc).
A Prefeitura realizará a solenidade de entrega dos prêmios do concurso escolar, no dia 9 de julho (segunda-feira), a partir das 9h, no Pátio da Sectur, com a presença das autoridades do município, além de diretores, professores e os 12 alunos que receberão a premiação da primeira à terceira colocação.
Segundo a Seduc, os prêmios são placas de ouro, prata e bronze com o peixinho – símbolo turístico de São Sebastião.
Para a seleção dos finalistas, uma comissão de três jurados, formada por representantes da Seduc, Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reunirão no final deste mês para definir os grandes vencedores. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pela Seduc, no telefone (12) 3892-4717.
Revolução de 1932 - De acordo com informações do Departamento de Patrimônio Histórico, da Sectur, a Revolução de 1932, ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.
O Estado contou com um grande contingente de voluntários civis e militares, entre eles, o “Batalhão de Paraibuna” que, sob o comando do Capitão Edgard Armond da Força Pública do Estado de São Paulo, organizou tropas em Paraibuna e Caraguatatuba que posteriormente combateram no Sul do Estado, nas cidades de Itaí, Taquari e Avaré. Dos combatentes do Litoral Norte, que participaram da luta, destacam-se Olavo Pinder, José Maria Pimenta, Alfredo Nemesio dos Santos, Frei Mariano dos Santos, Joel Santos, Justino Alves Meira, Abélio dos Santos, Conrado Mattos Júnior, Othoniel Santos, Benedito Ramos do Santo, Carlo Augusto Cardim e Manoel Olímpio de Oliveira Santos.  (Fonte: PMSS)

PM apreende crack e maconha em São Sebastião

São Sebastião - Na manhã do dia 14 de junho, às 09h20min, Policiais Militares de São Sebastião, receberam informações de tráfico de entorpecente na Travessa Onofre Santos no bairro Topolândia, ao realizar patrulhamento pelo local depararam com os infratores da lei A. R. M., de 18 anos, Z. S. F., de 20 anos o adolescente infrator da lei L. R. C. A., de 17 anos, em atitude suspeitas. Após abordagem e busca pessoal foram encontrados 11g de maconha e 5g de crack. Foi dada voz de prisão aos infratores da lei que foram conduzidos ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhidos à Cadeia Pública e o adolescente infrator liberado para um responsável. (Fonte: 20BPM)

União renova convênio com estado para administrar porto de São Sebastião

São Sebastião - O Governo do Estado renovou o convênio com a União para administrar o porto de São Sebastião. A assinatura do acordo foi feita na sexta-feira (15), na capital.
O convênio autoriza o Estado a administrar o porto de São Sebastião por mais 25 anos. A antiga concessão, com validade de 60 anos, terminaria em outubro deste ano. Para administrá-lo, o governo vai criar uma nova empresa gestora, que substituirá a Dersa nesse trabalho.
Atualmente, o porto movimenta 480 mil toneladas/ano de mercadorias. Ele recebe principalmente importações de malte, cevada, barrilha, sulfato de sódio e enxofre. Pelo porto, ainda são exportados automóveis, açúcar, animais vivos, entre outros produtos. (Fonte: VNews)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Tudo pronto para a inauguração do Clube ACIU

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, realizará no próximo dia 26 de junho- 3a feira, a partir das 20h00, a inauguração da sua Sede Social que foi denominada como " Clube da ACIU"- Rua Maria Madalena 454- Taquaral.
A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
De acordo com o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, o clube conta com 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola.
A festa de inauguração- Arraiá ACIU - A inauguração terá como tema a I Festa Junina da ACIU, e segundo os diretores da entidade o Arraiá ACIU será um “festão”. O evento contará com barracas típicas, bingo, show de banda ao vivo e claro a famosa quadrilha.
A ACIU disponibilizará aos convidados gratuitamente quentão, vinho-quente, pipoca, doces típicos, churrasco, refrigerante e cachorro quente. “É coisa que num acaba mais sô”, brinca um diretor da ACIU.
A ACIU informa que toda a renda das barracas da Pescaria, do Bingo e da Cerveja será destinada à entidades carentes.
Ahmad conta com a presença de todos os associados e diz que a expectativa para a inauguração da sede social é grande. “Agora teremos uma sede social de verdade, com espaço amplo, uma infra estrutura maravilhosa para recepcionar os nossos associados e seus familiares, um espaço em que o empresário poderá também organizar confraternizações com seus funcionários, festas, cursos, além claro de envolver os empresários da cidade. Esta conquista veio graças a sede própria que inauguramos recentemente”.
Convites - Cada empresa filiada à entidade terá direito a dois convites gratuitos, os convites adicionais custam R$ 10,00. Crianças menores de 10 anos não pagam.
Os convites devem ser retirados na Sede da ACIU, à Rua Esteves da Silva, 51, a partir do dia 20 de junho- quarta-feira, na Assessoria de Comunicação da entidade e falar com Cristiane. (Fonte: ACIU)

84ª Festa de São Pedro terá início no dia 27
Além da famosa tainha assada, a comemoração em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores tem a emocionante procissão de barcos como marca registrada

Ubatuba - Está chegando o dia da festividade mais esperada de Ubatuba. A 84ª Festa de São Pedro terá início no próximo dia 27, com diversas atrações, além da tradicional tainha assada, que é uma das principais características deste evento que cresce a cada ano. A grande novidade desta edição é a mudança de ambiente. Devido à implantação das arenas de beach soccer e vôlei de praia dos Jogos Regionais no espaço situado ao lado do aeroporto, a Festa de São Pedro será realizada na Avenida Iperoig, ao lado da Praça Capricórnio.
Promovida pela Prefeitura de Ubatuba e pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart), em parceria com a Colônia Z-10 e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a Festa de São Pedro é uma homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores. Para o prefeito Eduardo Cesar, apoiar a Festa de São Pedro é também uma forma de homenagear o povo caiçara e a população ubatubense de forma geral. “A Festa de São Pedro é um dos eventos que mais nos orgulha, por estar, há tantos anos, cultuando os costumes caiçaras, o folclore a religiosidade e a história de Ubatuba.”
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o espaço ao lado da Praça Capricórnio, onde funcionava o Parque Trombini, é o local ideal para esse tipo de evento. “Aquele espaço é um logradouro público que foi devolvido à comunidade pelo prefeito Eduardo Cesar e é perfeito para abrigar eventos que tenham data para começar e para terminar.”
Música para todos os gostos - Ao longo do tempo, a festa foi se adaptando às novas tendências e, hoje, conta com atrações para todos os gostos e idades. Durante os cinco dias da festa, que acontece de 27 de junho a 1 de julho, acontecerão atrações musicais diversas, com gêneros que vão desde a música erudita, até a música regional, forró, pop rock, black music e eletrônica.
Tradição - A abertura da Festa é marcada pela “Procissão do Mastro”, que sai do Morro da Prainha, em direção à praça onde acontecerá a Festa. Após a chegada e levantamento do Mastro, a Capela de São Pedro é aberta e então, dá-se início a uma grande festa, com duração de cinco dias.
Além da tainha assada, que vem acompanhada de arroz, farofa e maionese, a comemoração em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores conta com uma emocionante procissão de barcos coloridos e enfeitados como marca registrada. Primeiro, acontece a procissão terrestre, que leva a imagem de São Pedro até o mar.
Depois, dezenas de barcos de pescadores realizam a procissão marítima pela orla da Praia do Cruzeiro e recebem do padre a benção dos anzóis. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade.
Entidades participantes - São diversas as entidades que participam da festa todos os anos, com o objetivo de arrecadar fundos. São elas: Tamar, Rotary Club, Amam, Apae, Santa Casa, Associação dos Aposentados, Fundacc, Escoteiros, Aduba, Seicho-No-Iê, Lar Vicentino, Casa do Artesão e Associação dos Pescadores.

Programação

Dia: 27/06 - quarta-feira
19h30 – procissão do mastro e bandeira de São Pedro
20h – levantamento do Mastro e abertura da Capela
20h30 – concurso para a escolha da Rainha dos Pescadores
21h – apresentação do grupo cultural “O Guaruçá”
22h – show musical com a Banda Ciranda Elétrica

Dia: 28/06 – quinta-feira
20h - Show com o Grupo Tupinambrás
21h – Show com Almir Neto e Banda de Forró
22h30 – Show com a Banda Anti-Danos

Dia: 29/06 – sexta-feira
14h – Procissão Terrestre
15h30 – Procissão Marítima e Benção de Anzóis
17h – Missa Campal e Queima de Fogos
20h – Premiação de Barcos
20h30 – Show com a Banda Black Out
22h30 – Show com a Banda Palace

Dia: 30/06 – sábado
8h – chegada da Folia do Divino na Ilha dos Pescadores
20h – Show com o Grupo Sexteto Caiçara
20h30 – Show com a Banda Pé de Pano
22h - Show com a Banda Pracaniz

Dia: 01/07 – domingo
14h – Corrida de Canoas na Praia do Cruzeiro
20h30 – Show com o Grupo Samba e Ousadia
22h – Show com a Banda Pandora (Fonte: PMU)

Congresso Técnico define os confrontos dos Jogos Regionais de Ubatuba
Encontro deverá reunir cerca de 300 pessoas na próxima quarta-feira, dia 20, em Ubatuba

Ubatuba - O Congresso Técnico que será realizado na próxima quarta-feira, dia 20, às 16 horas, na Praia Vermelha do Norte, definirá as chaves do 51° Jogos Regionais de Ubatuba. O encontro reunirá cerca de 300 pessoas entre prefeitos, secretários municipais de Esporte, membros de comissão técnica, chefes de delegações esportivas, além do Comitê Organizador dos Jogos Regionais. O evento ocorrerá no Areia Beach (Antigo Red Beach).
Segundo o assistente da presidência do Congresso Técnico, Nicrano Gomes Júnior, no encontro também serão discutidos assuntos relacionados à logística dos Jogos Regionais. De acordo com ele, haverá explicações sobre a localização dos alojamentos, modalidades esportivas, formulação de recursos, entre outros assuntos. “É nessa hora que o município mostra o funcionamento geral dos Jogos, além de expor o esforço e o trabalho para a realização deles.”
Voluntários - Além dos membros da organização, os Jogos Regionais de Ubatuba contarão com o apoio de voluntários recrutados na cidade. Gomes Júnior disse que essa escolha leva em consideração o perfil esportivo de cada interessado. “Uma pessoa que gosta de natação, trabalhará com mais prazer nas provas do esporte”.
O secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, coordenará os trabalhos do Congresso Técnico. Bittencurt Júnior é o presidente do congresso. “Queremos esclarecer todos os participantes no dia da reunião para que tudo corra bem durante as competições”, finaliza.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o Congresso Técnico que será realizado na próxima quarta-feira representa o início simbólico dos Jogos Regionais em Ubatuba. “Vamos estar recebendo representantes de todas as cidades para definir as chaves das competições e neste momento quero reafirmar o orgulho e a satisfação que temos em poder sediar tão importante evento. Esses Jogos ficarão registrados para sempre na história esportiva do nosso município”, reforçou. (Fonte: PMU)

Prefeitura presta homenagem à delegação da melhor idade que participou dos XI JORI
Todos os integrantes da equipe receberam moção de congratulações pelo bom desempenho nos Jogos

Ubatuba- O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado da primeira-dama, Denise Cesar e dos secretários de Esporte e Lazer, Bittencurt Jr e de Administração, Silvio Bonfliglioli, prestou uma homenagem à equipe da melhor idade, que conquistou o 5º lugar nos XI Jogos Regionais do Idoso, que aconteceram no mês passado em Pindamonhangaba.
A homenagem, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no Salão da Igreja São Francisco, contou também com a presença da vereadora Luciana Machado, que na última sessão ordinária da Câmara apresentou uma moção de congratulações à delegação da melhor idade. A vereadora elogiou o trabalho que está sendo realizado pela primeira-dama no Fundo Social de Solidariedade e principalmente em relação à melhor idade de Ubatuba. "A Denise está realmente de parabéns pelo lindo trabalho que está realizando. Antes não tínhamos em Ubatuba este serviço prestado à melhor idade, o prefeito Eduardo Cesar olha a cidade com olhos de quem realmente ama Ubatuba", disse Luciana, que também parabenizou a professora Valéria Carvalho, que coordenou a equipe para os Jogos.
Entrando para a história - De acordo com o secretário municipal de Esporte, Bittencurt Jr., esta edição dos Jori já entrou para a história de Ubatuba. "A conquista do quinto lugar foi muito importante para nós. Os participantes estão realmente de parabéns pelo trabalho realizado", disse o secretário, que agradeceu e falou sobre as obras que estão em fase final para a realização dos Jogos Regionais em Ubatuba. O secretário de Administração, Silvio Bonfiglioli, também falou aos idosos: "vocês mostraram como a cidade de Ubatuba pode ser bem representada pela melhor idade".
professora Valéria Carvalho, que coordenou a equipe para os Jogos, disse que deve a eles o bom resultado, que no ano que vem deve ser ainda melhor. "Agradeço o apoio que a prefeitura vem nos dando. Graças à nossa garra e a este apoio temos conseguido resultados realmente positivos. Vocês são heróis!", disse a professora, que foi aplaudida de pé pelos presentes.
Fazendo valer a pena - A primeira-dama, Denise Cesar, falou emocionada sobre o trabalho desenvolvido com a equipe da melhor idade de Ubatuba. "Estamos muito emocionados e melhorando a cada dia. O retorno deste esforço é o carinho que recebemos de vocês; isto que faz valer a pena cada esforço realizado e querermos fazer sempre mais".
O prefeito Eduardo Cesar também estava emocionado: "é com muita satisfação que agradeço à Valéria e sua equipe. Esta foi a oitava participação de Ubatuba nos Jori e estamos evoluindo cada vez mais. Nesta ano, além da boa colocação, tivemos a maior torcida. Para mim esta é uma surpresa muito agradável!", disse o prefeito, que anunciou que vai tentar trazer os Jori para Ubatuba no ano que vem. "As realizações que conquistamos até agora já me deixariam feliz para o resto de minha vida e só avançamos porque estamos sonhando juntos e com amor, realizando o máximo que podemos", completou Eduardo Cesar, que também elogiou o trabalho voluntário da primeira-dama.
Os presentes assistiram a um vídeo, realizado pelo também integrante da equipe, Delmar Carrão, com imagens de Ubatuba e da equipe nos Jogos. Logo após foi servido um coquetel para os presentes. (Fonte: PMU)

Prefeitura encaminha projeto à Câmara para regularizar Parque Guarani
Núcleo foi congelado em 2005 e conta com 330 moradias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei de desafetação da área onde hoje está instalado o Parque Guarani. O projeto prevê a mudança da destinação da área, já que pelo registro original era considerada área verde, o que impediria a existência de casas no local. Com a aprovação do projeto, o Executivo fica autorizado a dar concessão de direito real de uso (CDRU) às 330 famílias que hoje residem no Parque Guarani. Segundo Claudinei Salgado, coordenador da Comissão Municipal de Habitação, “Ubatuba, passa a partir de agora a ser destaque, apresentando em apenas dois anos o primeiro projeto de Lei, tornando uma área complexa do ponto de vista fundiário, em uma área destinada às 330 famílias que lá vivem”.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, trata-se de uma grande vitória, fruto de um árduo trabalho que teve início em 2005. “O programa municipal de congelamento de núcleos habitacionais irregulares do município, instituído assim que assumimos a administração municipal, além de ter reduzido o nosso índice de crescimento populacional, que era um dos mais altos do Estado e provocava problemas de toda ordem, hoje entra em uma nova etapa, que é o início do processo de regularização destas áreas. O projeto de lei do Parque Guarani é prova disto e aquela comunidade, terá, finalmente, a sua concessão registrada no Cartório de Registro de Imóveis”, comemora o prefeito Eduardo Cesar. O próximo passo, depois de aprovada a desafetação da área, será a individualização dos títulos.
Veja abaixo artigo de Claudinei Salgado sobre o assunto:

Projeto de Lei do Parque Guarani inova conceito de moradia em Ubatuba
 Historicamente, morar em nosso município virou sinônimo de proteger-se da chuva. A dignidade humana, o respeito ao meio ambiente e a qualidade de moradia foram aos poucos sendo desrespeitados e a população, principalmente a mais carente, privada de conhecer o que é viver com dignidade.
Difícil é enfrentar essa situação e apresentar à população a verdadeira face do que é viver melhor. A partir do ano de 2005, a atual administração encarou essa realidade e partiu para um verdadeiro confronto ao que chamamos de degradação popular.
O programa municipal de “Congelamento” de núcleos habitacionais irregulares no município conseguiu em seu primeiro ano, reduzir a taxa de crescimento populacional em um ponto percentual (dados do IBGE). Essa marca indica que trabalhando com seriedade, é possível alcançar um índice compatível ao de nosso Estado, o que diminuiria o déficit habitacional previsto para os próximos anos. Desde o início, tínhamos consciência de que políticos oportunistas iriam aproveitar-se da fragilidade em que se encontravam estas comunidades, mas o desafio já estava lançado e hoje Ubatuba possui 19 núcleos “Congelados”. Contudo, estancar o crescimento desordenado sempre foi encarado pela Administração Municipal apenas como uma primeira etapa de um processo, sendo necessário a partir daí, apresentar à estas comunidades a tal face da vida melhor e legalmente segura.
O processo de regularização urbanística e fundiária é sem dúvida uma novidade em todo o país. Esforços da União, dos Estados e dos Municípios, vêem apresentando ótimos resultados, porém ainda modestos. Ubatuba, passa a partir de agora a ser destaque, apresentando em apenas dois anos o primeiro projeto de Lei, tornando uma área complexa do ponto de vista fundiário, em uma área destinada às 330 famílias que lá vivem. Em outras palavras, a comunidade do Parque Guarani, se aproxima em tempo recorde da titularidade do que hoje é considerada uma área invadida do ponto de vista legal.
Nosso objetivo não se limita à garantia da propriedade, mas, com a união de esforços, alcançar um bairro digno de seus moradores, que mesmo com as dificuldades souberam encarar juntos esse grande desafio. Temos que imaginar um Parque Guarani abastecido com água tratada, rede coletora de esgotos, guias e sarjetas, pavimentação, áreas de lazer e de uso comunitário, além de trabalhos sociais que atendam suas necessidades, e planejar para um futuro próximo mais este trabalho. E também termos em mente, que há apenas dois anos, mudanças que não pareciam ser possíveis, passam a ser, a partir da aprovação desse projeto pela Câmara municipal, uma realidade”.
 

Claudinei Salgado
Coordenador da Comissão Municipal de Habitação e Secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social
 

Banco do Povo atende em novo endereço em Ubatuba

Ubatuba - O Banco do Povo, de Ubatuba, está atendendo desde a última quinta-feira, 14, na Prefeitura, na avenida Dona Maria Alves, 865, no centro. Antes disso a unidade funcionava na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba. O horário de funcionamento do Banco é das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. De acordo com o agente de crédito do Banco do Povo, Alex Simões, desde o início deste ano até o final do mês de maio foram aprovados 18 créditos, sendo 39% destinados para capital de giro, 44% para investimentos fixos e 17% para outros fins diversos.
O que é o Banco do Povo?
Esse banco oferece linha de financiamento popular com juros de 1% ao mês e créditos de R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para pequenos empreendedores formais ou informais, e até R$ 25.000,00 para cooperativas, podendo ser parcelado em até seis meses para capital de giro e dezoito meses para compra de máquinas e equipamentos.
A partir da próxima semana o Banco do Povo também passará a atender pelos telefones (12) 3833-7880 ou 3833-7884. (Fonte: PMU)


SEMANA DE 15/06 A 21/06/2007

CINE PORTO - 3833-2066 (12)
 

"Shrek Terceiro"
Às 14:10 hs -16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO - 3832-2843 (12)

"Minha Mãe Quer Que Eu Case"
Às 19:30 hs.

"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
Às 16:30 hs -21:30 hs.



 

Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lenda do tié-sangue

O tié-sangue,
segundo o índio Juruquivi,
já foi todo preto,
igual ás sombras da mata
e não havia olhos que o visse,
porque a sombra não delata,
até que um pajé - caçador,
cansado de procurá-lo,
fez um feitiço de urucum
e tingiu suas penas de vermelho,
(menos as asas
pelas quais o segurou)
e a ave ficou
para sempre encarnada
que entre o verde das folhas
é a cor mais destacada.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Faz-se Necessário - A Globo e outros meios de comunicação publicaram que a Dengue no Litoral Norte acumula 5.400 casos sendo 90% em Ubatuba.
Um esclarecimento maior partindo principalmente das autoridades de Ubatuba seria extremamente importante, ou seja:
a) Os pacientes que se dirigem hoje aos hospitais de Ubatuba com suspeita de dengue ainda são considerados como dengue de imediato?
b) Estes 5400 casos são desde o inicio do surto ou casos recentes?
c) Quais os números de casos apresentados nestes últimos 15 dias em Ubatuba?
d) Quais os números de casos apresentados no mesmo período nas outras três cidades do Litoral Norte?
Caso estas informações não sejam favoráveis para a nossa Cidade, então como ficamos?
Queremos acreditar que hoje poderíamos, após a constatação dos números acima, divulgarmos os resultados positivos das ações no combate a esta epidemia. Caso contrário....
No feriado de Corpus Christi a Cidade ficou vazia, caso se repita nas férias de julho...

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Roubos na Maranduba - É com imensa alegria que damos os agradecimentos pela construção da pontes sobre o rio em Maranduba...mas também é com muito espanto e tristeza e desapontamento que vimos o aumento de roubos e arrombamentos que praticamente triplicou no balneário Maranduba a residências.Eu como proprietário de uma neste local vejo constante o desespero de turistas que tem seus pertences subtraídos por marginais que impunemente desfrutam de liberdade, hoje vejo muitas pessoas falarem em não mais freqüentar essa praia o que seria de grande prejuízo ao comercio local.Por isso peço atenção as autoridades locais que sejam mais enérgicos com esses infratores não permitam que o litoral norte se torne um litoral sul.

Eduardo Macedo
Ubatuba, SP

Esclarecimentos sobre o trabalho e afastamento do Sr. Álvaro Mesquita Spínola da Santa Casa de Ubatuba! - (3) - O Conselho Gestor da Santa Casa acompanhou os trabalhos de consultoria do Sr. Álvaro Mesquita Spínola na Santa Casa de Ubatuba, desde a sua primeira reunião com todas as chefias, realizada de 8 de janeiro de 2007 a 12 de junho de 2007, dia no qual foram apresentados os resultados dos trabalhos da reorganização e profissionalização da Santa Casa realizados pela equipe nesse período. Os trabalhos foram de profissionalização e de motivação dos gerentes do hospital para trabalharem como uma equipe, para fazer a organização administrativa, funcional, a profissionalização e a reconstrução da Santa Casa de Ubatuba.
O Conselho Gestor fez o acompanhamento destes trabalhos diariamente, desde a primeira reunião até a apresentação da prestação de contas ao Conselho Gestor da Santa Casa e ao Interventor Municipal, feita pelos onze gerentes, pelo Diretor Técnico e pelo Sr. Spínola, no dia 12 de junho de 2007. Os resultados foram apresentados por relatórios, estatísticas e projetos de planejamento estratégico, mostrando o progresso (até esta data) na realização do plano de desenvolvimento da organização da Santa Casa de uma forma profissional.
Em reunião extraordinária do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, realizada em 12 de junho de 2007, as informações sobre os trabalhos do Sr Álvaro Spínola e da sua equipe foram discutidos e foi concluído que, até esta data, foi alcançado grande progresso com relação às metas do planejamento feito no início.
Como o Conselho Gestor representa a comunidade na administração da Santa Casa, foi decidido que fosse feito este esclarecimento à população, porque ela é a maior interessada na reconstrução da sua Santa Casa, para que haja a necessária informação sobre a realidade e sobre a verdade do que aconteceu.
Com relação ao motivo do afastamento do Sr. Spínola da Santa Casa, foi decidido pelo Conselho que fossem apresentadas para a população, exatamente como ele falou, as declarações do Sr. Spínola feitas na reunião de prestação de contas e encerramento de seu trabalho, em 12 de junho de 2007 :
"a minha condição de trabalho é inviável - não dá para ficar. Eu gostaria de ficar..."
O Conselho decidiu ser importantíssimo que este esclarecimento fosse feito à comunidade para que todos saibam a verdade sobre o motivo do afastamento do Sr. Spínola da Santa Casa e para que a população saiba de quem é a responsabilidade pelo seu afastamento.
A conclusão do Conselho Gestor, conforme acima foi mencionado, é que, se não for feita a conclusão dos trabalhos iniciados pelo Sr. Spínola, o futuro da Santa Casa não será possível, ou seja, será inexistente, porque sem esse trabalho absolutamente profissional que vem sendo feito por essa equipe, com essa direção, NÃO HAVERÁ FUTURO PARA A SANTA CASA DE UBATUBA !!!!!!
O Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba alerta à população que, cumprindo sua missão, continuará a acompanhar a evolução dos trabalhos para o desenvolvimento da Santa Casa, nesta linha em que vem sendo feita, para a garantia de seu sucesso.

Elias Penteado Leopoldo Guerra - coordenador
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba
Advogado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) OAB-SP 16.213
Psicólogo pela Universidade Santamarense de Ensino - São Paulo
Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tangara cyanocephala

Tangara cyanocephala
©Carlos Rizzo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor