Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 21 de Junho de 2007 - Nº 1794 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
UNITAU divulga calendário do Vestibular 2008


Caraguatatuba
Empresário de comunicação é preso por porte ilegal de armas e violência doméstica
Regime de Urgência interfere na pauta
Prorrogação da campanha de vacinação infantil encerra nesta quinta-feira em Caraguá
Caraguá terá 2ª Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil neste sábado 23
Prefeitura de Caraguá entrega mais sete aparelhos auditivos
Jovens batistas dos EUA visitam UNIMÓDULO e fazem show de acrobacias

Ilhabela
Batalhão da PM de Ilhabela recebe obras de ampliação e reforma
Vereador pede mini-aeroporto para Ilhabela


São Sebastião
Estudo aponta que Aterro da Baleia não contamina praia
Comissão de Acessibilidade cadastra cerca de 380 pessoas com deficiência em São Sebastião
“Carreata do Agasalho” acontece no sábado em São Sebastião
Prefeitura convoca a sociedade civil para criar o Conselho Municipal de Habitação
Prefeitura assina convênio de gestão educacional para EMEI e Creche da Costa Norte
Seduc Itinerante visita Escolas Municipais de Juquehy
Escolas da Costa Sul abordam o tema “Saúde: dentro e fora da escola”
Festa de São Pedro Pescador inicia neste fim de semana
Voluntário sebastianense se prepara para embarcar para o Pan-americano Rio 2007
Juan traz para São Sebastião a primeira Fatec do Litoral Norte


Ubatuba
Lançamento do CD “Caiçarando”, de Julinho Mendes
Quiropraxia Jason Gilbert atende neste sábado em Ubatuba
Elefante Marinho aparece novamente no Saco da Ribeira
Retomada das Obras na Oswaldo Cruz
Redutor de Velocidades na Maranduba
Luz no Camburi
Jogos Regionais em Ubatuba prometem movimentar comércio da cidade
Estádio Municipal em fase de acabamento para os Jogos Regionais
Prefeitura firma parceria com a Nestlé para desenvolvimento de projetos ambientais
Sala Verde inicia campanha de conscientização ambiental
Ubatuba cria abecedário esportivo
Estande de Ubatuba é um dos mais visitados no 6º Salão São Paulo de Turismo
Justiça condena ex-prefeito de Ubatuba por improbidade administrativa


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU divulga calendário do Vestibular 2008

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) divulgou nesta quarta-feira, 20, o calendário para o Vestibular 2008. O período de inscrições terá início no dia 17 de outubro e se encerrará no dia 1º de dezembro de 2007. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2007.
O cronograma do Vestibular UNITAU 2008 foi definido em reunião realizada pela Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da Universidade de Taubaté, nesta quarta-feira.
No dia 9 de dezembro de 2007, serão realizadas as provas para todos os cursos e, em 10 de dezembro, será aplicada a prova específica para o curso de Educação Física.
A taxa de inscrição é a mesma do Vestibular do ano passado, de R$ 65,00, e será compensada no valor da matrícula. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Empresário de comunicação é preso por porte ilegal de armas e violência doméstica

Caraguatatuba - O empresário de comunicação C.R.L.E., de 28 anos, foi preso na madrugada de ontem, por porte ilegal de armas e violência doméstica. O caso aconteceu na casa da família no Centro.
Segundo a polícia, E. estaria agredindo a mulher, que é mãe de um filho dele, e correndo atrás dela com uma pistola.
O pai, que é sogro do acusado, chamou a Polícia Militar. Na chegada policial, E. teria tentado esconder a arma, mas foi impedido pelos policiais que apreendeu a pistola 380 carregada. Na residência, a polícia ainda apreendeu uma espingarda e mais munições.
Crime inafiançável, E. até ontem permanecia recolhido na cadeia pública de Caraguatatuba. Além do porte ilegal de armas, com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão e multa, ele também infringiu a Lei Maria da Penha, que trata da violência doméstica.
A nova legislação aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão – o mínimo foi reduzido de seis meses para três meses. A nova lei ainda alterou o Código Penal, permitindo que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada.
Maria da Penha também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas, alterando ainda a Lei de Execuções Penais para permitir que o juiz determine o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação. (Fonte: Imprensa Livre)

Regime de Urgência interfere na pauta
Projetos em Urgência dominam a Ordem do Dia

Caraguatatuba - Os Projetos em Regime de Urgência dominaram e interferiram na Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada nesta terça-feira - 19 de junho, a partir das 19h30 no plenário do Parlamento Municipal. No total foram 4 propostas discutidas em Regime de Urgência.
Das propostas em Urgência 2 tem a autoria do Executivo, uma pertence a Mesa Diretora e a última é de autoria do Vereador Aurimar Mansano e trata de um Veto Total do Prefeito Aguilar (PSDB).
Do Executivo foram aprovados o Convênio com a Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer para o projeto "Pró-Natação" e a proposta que altera o artigo 19 da Lei 1018/03 que trata do Comus (Conselho Municipal de Saúde) para adequação de Lei Federal, mudando a nomenclatura de "Secretaria Executiva" para "Diretoria Executiva".
De autoria da Mesa Diretora da Câmara foram doados materiais inservíveis, como Caixas de Som, para uma entidade Maçônica e uma Igreja Evangélica e de autoria do Vereador Aurimar Mansano, projeto que trata do Estatuto do Servidor foi devolvido na forma de Veto Total do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) e mantido pelos Vereadores.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, além de aprovados 6 Requerimentos e uma Moção. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo da sessão.
Os projetos constantes na Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária semanal serão incluídos na sessão seguinte, que acontece no dia 26 de junho. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prorrogação da campanha de vacinação infantil encerra nesta quinta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação até quinta-feira, dia 21, em todas as unidades de saúde do município.
Os pais que ainda não levaram os filhos com idade entre zero e 4 anos para tomar a dose, podem comparecer à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa, que a equipe de saúde estará aplicando a vacina.
A Vigilância informou ainda que se a meta não for atingida até o final do dia, a campanha será prorrogada até sexta-feira, dando oportunidade aos pais de levarem seus filhos a tomar a dose.
No dia da Campanha, sábado, 16, 6.978 crianças foram vacinadas - este número corresponde a 92,14% e a meta do Ministério da Saúde é de que cada município vacine 95% das crianças(isso corresponde a cerca de 7.120 crianças em todo o município de Caraguá).
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave, causada por um vírus que ataca crianças e resulta em paralisia em todo o corpo. Nos casos mais graves, ela pode ser permanente e até fatal.
A Paralisia Infantil está extinta no Brasil desde 1989, porém casos da doença aconteceram recentemente em países da America Central e África, o que deixa o país em alerta para manter a proteção coletiva e imunidade das crianças. É importante que todas as crianças sejam vacinadas e que os responsáveis levem o cartão de vacinação. (Fonte: PMC)

Caraguá terá 2ª Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil neste sábado 23
Mobilizar a cidade contra o trabalho infantil é o principal objetivo deste evento, em comemoração ao Dia Mundia de Combate ao Trabalho Infantil e à Exploração de crianças e adolescentes

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Assistência Social, do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, realizará pela segunda vez um evento em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
A programação, preparada especialmente pelo CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social, promete uma manhã inteira de lazer e diversão para as crianças da cidade. O II Evento de Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, acontecerá neste sábado, 23 de junho, das 9h às 13h na Praça de Eventos.
Entre as principais atrações da Mobilização estão as apresentações de dança, teatro, fanfarra, além da participação da Banda Municipal Carlos Gomes. Haverá ainda atividades recreativas e educacionais como pintura em rosto, cama elástica, bambolê, pipas e futebol.
O evento contará com a presença de parceiros de grande relevância no município, que atuam com crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais. Entre eles estão a DITRAN, PROERD, AMEC, GACC, Bombeiro Mirim, SOS Bombeiros e outros.
De acordo com a organização do evento, todas as crianças do município estão convidadas a participar do evento, que terá a distribuição gratuita de pipoca, sorvete e algodão doce.
A Mobilização contra o Trabalho Infantil tem como objetivo mobilizar a população contra qualquer tipo de exploração de crianças e adolescentes, com o apoio de diversos parceiros, como as secretarias de Turismo, Esporte e Educação, DITRAN, FUNDACC, Ciase, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, AMEC, Casa Beija Flor, Grupo de Apoio Civil Albatroz, Sabesp, Escolinha de Futebol Gelaf, Bombeiro Mirim, e SPS Corpo de Bombeiros.
Leve seu filho para se divertir neste sábado 23, às 9h, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, em Caraguá.
Confira a programação:
9h - abertura/ apresentação do TimbaLata
9h40 - Fanfarra da E.E. "Alcides de Castro Galvão"
10h - Apresentação de dança da FUNDACC
10h20 - Apresentação de Teatro da FUNDACC
10h40 - Apresentação do projeto "Flautas Doces" da SEDUC
10h50 - Apresentação de dança do proj. "Aprender e Brincar é Só Começar - SECAS
11h - Apresentação de dança de rua da Seduc
13h - encerramento com a Banda Municipal Carlos Gomes (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá entrega mais sete aparelhos auditivos

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na quarta-feira, dia 19, mais sete aparelhos auditivos a pacientes que encontravam-se em fila de espera pelo SUS - Sistema Único de Saúde.
Segundo o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, essa entrega de próteses faz parte do processo de recuperação de pacientes que estão cadastrados no SUS, dentro do programa Órtese e Próteses, da Secretaria de Saúde.
"O prefeito José Pereira de Aguilar solicitou empenho nesse trabalho e graças a Deus estamos conseguindo atender essas pessoas. Até o final do ano pretendemos entregar muito mais, não só auditivas mas como de todos os tipos", disse o secretário.
Durante a entrega, os pacientes agradeceram ao secretário pela dedicação com que a prefeitura tem tratado os pacientes e também à equipe de fisioterapeutas, que segundo eles, tem sido muito atenciosa com os pacientes.
A Secretaria de Saúde já distribuiu cadeiras-de-rodas e de banho, muletas (axilar e canadense), goteiras, aparelhos auditivos, molas de codivila (apoio ao pé), tênis ortopédicos, sapatos especiais para pessoas amputadas, andadores, próteses, tutor longo e outros, para adultos e crianças. (Fonte: PMC)

Jovens batistas dos EUA visitam UNIMÓDULO e fazem show de acrobacias
Grupo se apresentou para alunos do Colégio Anglo-Módulo e do Centro Universitário

Caraguatatuba - Grupo de aproximadamente 30 jovens norte-americanos esteve no UNIMÓDULO nessa segunda-feira, 18, para falar com os alunos do Centro Universitário e do Colégio Anglo-Módulo. Eles são integrantes da igreja Batista e visitam o país para passar mensagem de fraternidade e amor.
O chefe do grupo, o missionário David, comentou que eles não queriam falar desta ou daquela religião. "Queremos apenas que esses jovens se integrem e saibam do imenso amor de Deus", disse.
O encontro foi divertido para todas as partes. Até a diretora do Colégio Anglo-Módulo, Silvia Rufino, entrou na dança. Os jovens fizeram uma série de acrobacias e, uma delas, consistia em saltar por 10 pessoas. Silvia integrou o grupo que ficou no chão, esperando pelo salto.
Depois das acrobacias, o grupo apresentou teatro de mímica e números de dança. Todos os presentes na quadra participaram, formando uma corrente muito forte. "Ficamos muito felizes em encontrar jovens tão engajados como os daqui", disse o chefe David. "É de gente assim que o mundo precisa para ser melhor". (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Batalhão da PM de Ilhabela recebe obras de ampliação e reforma

Ilhabela - Na manhã desta quarta-feira, 20, foi inaugurada a ampliação e reforma do 20º Batalhão da Polícia Militar de Ilhabela, no bairro da Barra Velha, próximo a entrada da cidade. A obra, uma parceria entre Polícia Militar, Prefeitura e empresas privadas, incluiu a construção de dois alojamentos (um para cabos e soldados e um para sargentos), uma sala de instrução e treinamento, e reforma na área já existente.
O secretário municipal de Administração da Prefeitura de Ilhabela, Luiz Lobo, representou o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira na solenidade de inauguração, que não pôde estar presente em virtude da sua ida à Brasília, onde Ilhabela será uma das cidades brasileiras homenageadas por alcançar os maiores índices de Desenvolvimento da Educação Básica, melhorando as condições educacionais do município.
Na ocasião, Lobo ressaltou o investimento de R$ 380 mil, aplicados entre janeiro e fevereiro deste ano (alta temporada de verão), com o acréscimo de efetivo, proporcionando excelentes resultados como o aumento da segurança para a população e turistas que visitaram Ilhabela neste período.
O secretário também destacou a realização, por parte do Executivo, do pagamento do pró-labore ao efetivo da Policia Militar de Ilhabela, em cumprimento a assinatura do convênio firmado com a Secretaria Estadual de Segurança, em janeiro deste ano, junto ao secretário estadual de Segurança Pública, Dr. Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão, que prevê o pagamento de R$ 400,00 mensais para cada um dos 33 policiais militares que atuam no município, incentivando e melhorando condições para que os PMs possam se dedicar, ainda mais, para a segurança dos moradores e freqüentadores de Ilhabela.
O Tenente Cel. Milton Pousa Junior, comandante do 20º. Batalhão PM do Interior, que também esteve prestigiando a inauguração, agradeceu o prefeito Manoel Marcos pelo empenho na realização das obras e salientou a satisfação dos policiais em estarem recebendo o pró-labore mensal.
Para o Tenente Alexandre Cândido de Lima, comandante do 1º. Pelotão da PM de Ilhabela, “a implementação desta obra é a realização de um sonho do efetivo policial de Ilhabela, que há mais de 10 anos reivindica estas melhorias”.
Também estiveram prestigiando o evento, o efetivo da Polícia Militar de Ilhabela; o sub-comandante da PM no Litoral Norte, major Ewandro Rogério Góes; os vereadores Jadiel Vieira (Keko), Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada) e José Jorge Pereira (Zeca do S.Pedro); o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório; o empresário Luiz Antonio Braga de Siqueira, da Auto Viação e Turismo Ilhabela; o administrador Cosme Damião Lemes, representando o gerente do Terminal Aquaviário de São Sebastião, engenheiro Giovanni Cavalcanti Paiva; e o presidente da OAB de São Sebastião-Ilhabela, Dr. Luiz Tadeu de Oliveira Prado. (Fonte: PMI)

Vereador pede mini-aeroporto para Ilhabela

Ilhabela - O município ilhabelense já possui um heliponto e a construção de um mini-aeroporto para aviões de pequeno porte será o assunto de um dos requerimentos que o vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro, pretende apresentar na próxima sessão.
Em sua justificativa, Zeca enfatiza os benefícios que essa providência poderia trazer para a cidade: “Uma viagem de avião para São Paulo sairá mais em conta do que uma viagem de helicóptero, pois além de ser mais rápido é mais confortável”, comenta.
Outro benefício cogitado pelo vereador é a geração de empregos. Segundo ele, a construção de um mini-aeroporto poderia trazer novas oportunidades de emprego para Ilhabela.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Estudo aponta que Aterro da Baleia não contamina praia
Relatório entregue à Cetesb aponta que o desativado Aterro da Baleia não contribui para poluição

São Sebastião - Relatório Técnico de Investigação Detalhada, realizado por técnicos da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em águas subterrâneas e superficiais do Aterro da Baleia, na Costa Sul, aponta que não existe risco à saúde humana. O documento foi entregue à Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), Agência de Ubatuba, em maio passado. Essa análise faz parte do compromisso da Prefeitura de recuperar a área que foi desativada em 2005.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, desde o encerramento, o Aterro da Baleia tem sido objeto de uma série de estudos com o objetivo de mapear o comportamento dos resíduos despejados durante 17 anos no local. Atualmente, todo o resíduo produzido no município é transportado para o aterro sanitário de Tremembé.
Conforme Balieiro, o fechamento do aterro desencadeou um processo de revisão na gestão técnica, administrativa e de planejamento da política pública municipal para resíduos urbanos sem precedentes na região. “Em menos de três anos tivemos a criação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, a reformulação da Divisão de Resíduos Sólidos, além de termos conseguido que as demais secretarias atuassem de forma integrada na questão”.
Em 2006, a Semam elaborou o Plano de Controle Ambiental (2006) e este ano foi concluído o primeiro Relatório Técnico de Investigação Detalhada, seguindo as orientações técnicas da Cetesb, através do Manual de Áreas Contaminadas. Os resultados das campanhas de análises de águas subterrâneas e superficiais, protocolado no dia 23 de maio passado na Agência Cetesb de Ubatuba foram considerados positivos pela equipe da Prefeitura.
A chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Semam e Membro da Câmara Técnica de Saneamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Letícia Theotonio, afirma que foi possível tirar três conclusões importantes desta análise.
“Primeiro, não existe risco à saúde humana, pois substâncias prejudiciais, como metais pesados, não foram detectadas. Com relação às águas superficiais, o aterro não afeta a praia de Barra do Sahy. E por fim, para as águas subterrâneas, ficou evidenciada a não contaminação por compostos orgânicos aromáticos, halogenados ou metais pesados.”
Ainda conforme a Semam, nesse mesmo período, a Cetesb também efetuou campanhas de monitoramento de águas, cujos resultados estão de acordo com aqueles obtidos pela Prefeitura.
Além da realização de procedimentos para a recuperação do Aterro, intervenções como a construção de drenagens, a remoção do posto de abastecimento de óleo diesel, esgotamento do antigo reservatório de chorume e construção de um novo e ampliação da rede de poços de monitoramento fazem parte das medidas que têm sido adotadas para que as operações no Aterro da Baleia ocorram de acordo com a necessidade da manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Outro dado importante, conforme explica o secretário Teo Balieiro, diz respeito às condições de tratamento e disposição dos resíduos domiciliares (IQR e IQC). Após a interrupção das atividades pela Prefeitura, São Sebastião alcançou nos últimos dois anos (2005 e 2006) o enquadramento máximo pela Cetesb. “Isso demonstra a preocupação do Poder Público em realizar ações que prezam pelas boas práticas e confirmam o compromisso assumido com a população de remediar ambientalmente a área e utilizá-la de forma adequada com a implantação de projeto que visa a inclusão social, geração de renda e educação ambiental.”
Histórico do aterro - Durante 17 anos foram depositados na restinga da Praia da Baleia, numa área de 60 mil m², na altura do Km 75 da SP-55, cerca de 280 mil toneladas de lixo domiciliar (sobras de alimentos, papéis, vidro, metais, latas, pilhas, baterias, plástico).
De 1988 a 2000, o lixo foi disposto sem nenhum tipo de tratamento e sem proteção do solo (manta impermeabilizante, camada mineral ou drenagem). De abril de 2001 a maio de 2005 o lixo recebeu integralmente o tratamento mecânico biológico, método que visa a redução de volume e carga orgânica dos resíduos pelo emprego da homogeneização, estabilização biológica de forma aerada e disposição final do resíduo estabilizado em local impermeabilizado e drenado.
Em junho de 2005, todo o lixo de São Sebastião passou a ser transportado e depositado em Tremembé (144 km do centro), no aterro sanitário Onyx-Sasa. Considerando a média da produção de lixo domiciliar em cerca de 0,60 Kg/hab/dia foi disposto no aterro da Baleia, em São Sebastião, até o ano 2001 cerca de 174 mil toneladas de resíduos in natura, em uma área de 23 mil m² composta pelos patamares superior e inferior da área do aterro da Baleia.
De janeiro a maio de 2005, ou seja, período da atual administração, foram dispostos no aterro da Baleia 11.411 toneladas de lixo tratado, o que corresponde a 4% do passivo ambiental dimensionado. (Fonte: PMSS)

Comissão de Acessibilidade cadastra cerca de 380 pessoas com deficiência em São Sebastião

São Sebastião - A Comissão de Acessibilidade de São Sebastião (Cass) realizou neste ano o cadastro inclusivo destinado aos portadores de necessidades especiais de São Sebastião. Cerca de 380 pessoas foram registradas pelos parentes das pessoas que possuem algum tipo de deficiência mental, física ou mobilidade reduzida.
Deste número, os bairros da Topolândia, Itatinga, Enseada, Centro, Morro do Abrigo e São Francisco têm o maior número de pessoas com algum tipo de deficiência. Com o cadastro feito, a Prefeitura tem a identificação do número de pessoas com deficiência no município para elaborar o planejamento urbano da cidade e promover melhorias para estes moradores.
A Cass inclui arquitetos, engenheiros, assistentes sociais, agentes de tráfego, representantes das áreas de turismo, entre outras áreas, responsáveis em propor adequações e programas que visem a transformação do município em uma cidade acessível para todos.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

“Carreata do Agasalho” acontece no sábado em São Sebastião

São Sebastião - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza neste sábado (23/6), a partir das 9h, em São Sebastião, a “Carreata do Agasalho 2007”. A ação consiste na arrecadação de agasalhos e vestuários de frio para a doação a entidades beneficentes da cidade durante o inverno. Os veículos saem de frente ao Corpo de Bombeiros, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no centro.
A carreata deve contar com a participação de 20 funcionários da empresa e voluntários que percorrerão os bairros do Topolândia, Centro, Vila Amélia, Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco durante todo o dia. Os principais utensílios recolhidos serão blusas de frio, cobertores e sapatos que vão ser revertidos para entidades assistenciais de São Sebastião, como o Asilo Municipal, Casa do Menor e Fundo Social de Solidariedade.
Para a edição deste ano, a Sabesp também aceitará as doações por meio do telefone 195. Através do número, as pessoas interessadas em participar da ação e que não estiverem em suas residências podem marcar horário para a busca das doações.
A meta da equipe é manter o número de arrecadação, já que nos três anos em que a Carreata vem sendo realizada no município a média é de 13 mil peças de roupas por ano. (Fonte: PMSS)

Prefeitura convoca a sociedade civil para criar o Conselho Municipal de Habitação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião convoca a sociedade civil organizada para constituir o primeiro Conselho Municipal de Habitação. O edital foi publicado nesta quarta-feira (20/6) e prevê que o cadastramento das instituições ocorrerá entre 25 de junho e 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Secretaria de Obras e Planejamento.
A sociedade civil organizada será representada por entidades devidamente regularizadas e pertencente aos seguintes segmentos: dois representantes de associações de bairro (um da Costa Norte e outro da Costa Sul); dois membros de associações de classe; um representante de sindicato de trabalhadores; e um membro do segmento empresarial. A escolha do representante será por eleição em cada segmento. Cada conselheiro terá um suplente oriundo da mesma categoria representativa.
As exigências para o credenciamento são: cópia do estatuto vigente da entidade registrado em cartório; cópia do regimento interno; cópia de ata de posse da diretoria em exercício (registrada em cartório); e documento original, indicando no máximo dois representantes por entidade ao Conselho Municipal de Habitação.
Os representantes das entidades credenciadas serão notificados pela Prefeitura sobre o local, data e horário da sessão para eleição dos conselheiros. As funções serão consideradas serviço público relevante, sem remuneração. Os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal da Habitação serão nomeados por decreto do prefeito.
O conselho tem a finalidade da participação da população nos programas habitacionais, assim como atuar na gestão do Fundo Municipal de Habitação. O fundo receberá verbas federais, estaduais e doações, além de 2,5% sobre as taxas sobre obras. A Prefeitura considera o compromisso com o estímulo à participação efetiva da comunidade na gestão democrática da cidade como forma de aquisição de conhecimento e identificação de questões importantes para o desenvolvimento sustentável. (Fonte: PMSS)

Prefeitura assina convênio de gestão educacional para EMEI e Creche da Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação, vai firmar nesta quinta-feira, 21 de junho, no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, um convênio o Instituto Aryran, para a implantação do "Tempo de Infância", um projeto que visa promover a gestão educacional compartilhada.
A assinatura do convênio terá a participação, além do prefeito, da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, e de representantes do Instituto Aryran.
O projeto será implantado na EMEI Mundo Encantado e na Creche Diva Bernardino, ambas localizadas no bairro do Canto do Mar, Costa Norte da cidade. Atualmente são atendidas 330 crianças de zero a cinco anos, mas com o convênio o número de crianças atendidas será de 530, ou seja, um aumento de 200 vagas.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, o convênio visa organizar espaços e ambientes enriquecedores para aprendizagem e desenvolvimento pleno da criança.
“Vamos promover oficinas temáticas para a construção de brinquedos com materiais artesanais e reciclados, ou seja, estimulando a educação ambiental”, explica. “Além disso, vamos capacitar continuamente os profissionais responsáveis pela qualidade na educação infantil nas unidades conveniadas”. (Fonte: PMSS)

Seduc Itinerante visita Escolas Municipais de Juquehy

São Sebastião - O projeto ‘Seduc Itinerante’, da Secretaria Municipal da Educação de São Sebastião, realizou nesta quarta-feira (20/6) uma visita às Escolas Municipal (EM) Juquehy, Plínio Gonçalves de Oliveira Santos e Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Branca de Neve, todas localizadas no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município.
Segundo a secretária da Educação, Marilene Ramachoti, um dos problemas detectados na EM Juquehy está relacionado à manutenção da escola, que está comprometida por falta de estrutura física para atender a demanda de alunos. “É uma unidade que ainda funciona em quatro horários, quando o ideal seria dois diurnos e um noturno”, declara. Entretanto, ela afirma que a Prefeitura está desapropriando uma área em frente à unidade escolar para construir um Centro Educacional no bairro, o que deve sanar a questão.
“O objetivo das nossas visitas é sempre o de ajudar e trazer melhorias. Não só detectamos problemas na parte física como conversamos com os professores e tomamos conhecimento das experiências que eles têm tido com os estudantes”, conta Marilene. Um deles se refere a dificuldade de aprendizagem dos alunos da 5ª série, mas que a administração tem investido na recuperação paralela para eliminar a defasagem no ensino.
“As escolas precisam dessas visitas para que a situação de cada uma seja observada. Isso só traz benefício. A sensação de abandono tem que desaparecer. A visita deveria ser realizada por outros setores da Prefeitura”, avalia a professora Carmem Moraes de Jesus Mani.
“A chegada do projeto Seduc Itinerante estava sendo muito aguardada para ver o que é necessário ser feito e conhecer o que a gente vem realizando na escola. Também é uma oportunidade de conhecer pessoalmente os funcionários. A vinda da equipe faz com que se tenha outra idéia em relação à realidade da unidade escolar”, disse a diretora Elisete Biotto Monteiro.
A equipe do projeto é composta por profissionais da área de informática, administrativa, nutrição, pedagógica, merenda escolar, cadastro de alunos, suprimentos e rede física. O Seduc Itinerante surgiu da necessidade de favorecer as visitas da Secretaria em todas as escolas do município. Na Costa Sul, as unidades de Boracéia, Abras do Una e Barra do Una já receberam a visita. (Fonte: PMSS)

Escolas da Costa Sul abordam o tema “Saúde: dentro e fora da escola”

São Sebastião - A Escola Municipal de Boracéia e a Escola Municipal de Educação Infantil Carrossel, localizadas na Costa Sul do município, realizam na próxima segunda-feira (25/6) uma palestra sobre a saúde com o tema “Saúde: dentro e fora da escola”. O evento é uma parceria das Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Cultura e Turismo (Sectur).
De acordo com a coordenadora da EM de Boracéia, Maria Luisa Nogueira, o intuito do evento é chamar a atenção de pais e alunos para os cuidados da higiene pessoal.
A programação, que acontece às 10h e às 13h, terá uma palestra ministrada pela enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Eliana Maria Schiavette, com o tema “Pediculose e Escabiose” onde abordará os cuidados com a higiene corporal, principalmente com relação aos problemas causados pelo piolho e sua prevenção.
Em seguida, a dentista Marisa Ambrunhosa, da Secretaria de Saúde, abordará o tema “Saúde Bucal e Escovação dos Dentes”.
Além disso, o grupo de teatro da monitora da Sectur, Ana Maria Sierra Marques, apresentará a peça teatral educativa “Um menino chamado piolho”, que fala das causas e conseqüência do piolho. (Fonte: PMSS)

Festa de São Pedro Pescador inicia neste fim de semana

São Sebastião - A partir desta sexta-feira (22/6), a Praça Lourenço Luvisi, localizada em frente à Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro de São Francisco, em São Sebastião, recebe a “Festa de São Pedro Pescador”, que será realizada pela Igreja Católica em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
A festa será realizada em dois finais de semana, de 22 a 24 de junho e de 29 de junho a 1° de julho, sempre a partir das 20h. A Sectur organizará toda a estrutura com barracas e shows musicais em todos os dias da festa, a partir das 22h. Nesta sexta-feira (22/6), haverá o show com a banda “Barriga Verde”. Já no sábado (23/6), a atração fica por conta do grupo “Papo de Samba”. Para fechar o primeiro fim de semana da festa, no domingo (24/6), o show será da banda “Novo Astral”. No dia 30 de junho, a atração principal será o cantor Jair Rodrigues.
De acordo com o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Rogério Carvalho de Almeida, a Festa de São Pedro contará com uma grande barraca formada pelas equipes das Pastorais, Movimentos e Serviços da Igreja Católica com o objetivo de trabalhar em prol do crescimento da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. “Haverá uma barraca da Cooperativa de Pesca de São Sebastião que realizará o Festival do Camarão, vendendo os melhores frutos do mar”, disse Almeida.
Além disso, a Igreja organiza um grande sorteio de prendas, com prêmios que vão desde eletrodomésticos, bicicletas e prêmios em dinheiro, até uma moto Suzuki Intruder 125 0KM, no último dia da festa (1/7) às 23h. A Paróquia já disponibiliza a cartela da moto em todas as comunidades participantes ao preço de R$ 5.
Procissão - O auge da Festa de São Pedro é no dia da procissão marítima, agendada para o dia 1° de julho. A missa festiva será realizada a partir das 9h30, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, seguida da procissão que promete reunir mais de 50 barcos, a partir das 11h.
Segundo o pároco da Igreja Matriz do bairro de São Francisco, frei Sérgio Pagan, à medida que a tradição da procissão marítima é divulgada, a festa se torna mais bonita. “Prova disto é que unimos os pescadores da Ilhabela na procissão”, disse.
A saída dos barcos está agendada para as 11h, do bairro de São Francisco em direção à Vila, na Ilhabela, onde é realizada a benção dos anzóis com acompanhamento dos barcos da Marinha do Brasil e apoio do Corpo de Bombeiros. “A segurança é reforçada com a presença desses órgãos, pois se não houver condições para a procissão marítima, a bênção dos anzóis será realizada na praia de São Francisco”, declarou um dos organizadores da procissão marítima, Valdemar Zanineli.
Ele ressalta que uma escuna da "Gringo Passeios Náuticos" levará aproximadamente 80 pessoas para a procissão, caso elas não tenham barco. "Geralmente, saem três barcos com as imagens de São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora Aparecida", finaliza o organizador.
Serviço
Festa de São Pedro Pescador
Dias 22, 23, 24, 29 e 30 de junho e 1° de julho
Horário: A partir das 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro de São Francisco em São Sebastião.
Informações: (12) 3892-2620 / 3862-0024 (Fonte: PMSS)

Voluntário sebastianense se prepara para embarcar para o Pan-americano Rio 2007

São Sebastião - O fiscal ambiental e juiz de vôlei de praia Roberto Vicente do Nascimento, 44 anos, será um dos 15 mil voluntários selecionados para participar dos Jogos Pan-americanos, que acontece a partir do dia 13 de julho na cidade do Rio de Janeiro. O voluntário, que reside e trabalha em São Sebastião, já começa a se preparar para embarcar para a competição que reunirá mais de cinco mil atletas de 42 países das Américas.
Nascimento esteve nesta terça-feira (19/6), no Rio, no encontro geral dos voluntários selecionados para a competição. Antes desse encontro, o sebastianense passou por um processo de seleção que escolheu 15 mil das 70 mil pessoas inscritas de todo o Brasil.
Ele diz que está contente com a sua participação no evento e que a chance será muito boa para sua vida pessoa e profissional. “Não imaginava que conseguiria participar desse evento tão importante para o Brasil. É uma realização profissional muito importante que possibilitará um crescimento considerável na minha carreira e na minha vida”, relata.
O voluntário destaca ainda que a tarefa pode parecer simples, mas não será fácil. “São atletas de diversas culturas e com diferentes costumes que necessitam de grande apoio para participar com tranqüilidade dos Jogos. Todos nós precisaremos nos esforçar muito e demonstrar muita competência para fazer bonito ao longo da competição”.
A área que o representante ficará será o SIC (Sistemas de Informações Esportivas), que ficará situada dentro da Vila Pan-americana, uma área internacional da competição e com grande fluxo de pessoas. A principal função será de passar informações e estatísticas para as delegações.
No entanto, não é primeiro grande evento que Roberto participa. Diversas vezes o sebastianense foi árbitro de vôlei de praia nos Jogos Regionais, Jogos Abertos da Juventude e Jogos Escolares promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Em 1998, ele foi para a Polônia participar de um campeonato estudantil que reuniu atletas de todo o mundo.
Mesmo com o compromisso no Pan, Roberto Vicente terá ainda mais uma tarefa: a de arbitrar as partidas de vôlei de praia nos Jogos Regionais de Ubatuba, a partir do dia 3 de julho, além de participar no dia 5 de agosto dos Jogos Parapan-americanos. (Fonte: PMSS)

Juan traz para São Sebastião a primeira Fatec do Litoral Norte
Faculdade de Tecnologia de São Paulo já estará em funcionamento a partir de 2008, com cursos na área de petróleo e gás

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, conseguiu nesta quarta-feira (20/6) a liberação da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) para o Litoral Norte. “É uma grande conquista, pois trata-se da primeira faculdade pública da nossa região”, comemorou Dr. Juan. Ele recebeu a informação da diretora-superintentende do Centro Paula Souza, Laura Laganá. A decisão foi confirmada em reunião do deputado estadual Roberto Moraes, líder do PPS na Assembléia Legislativa, com o vice-governador Alberto Goldman.
A previsão é que a Fatec já esteja em funcionamento na cidade a partir de 2008. Com isso, a região terá a formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás. “Temos o maior terminal marítimo de petróleo do hemisfério sul. Até 2008 teremos o álcoolduto. Temos ainda a ampliação do Porto anunciada pelo Governo do Estado e a exploração do gás. Desta maneira, a formação de profissionais nesta área é fundamental”, enfatizou o prefeito Dr. Juan.
O próximo passo será uma vistoria de técnicos do Fatec ao prédio que deverá abrigar a instituição. Trata-se do imóvel onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, na Vila Amélia, região central da cidade. O curso de petróleo e gás deverá ter a parceria da Transpetro/Petrobras.
No ano passado, o prefeito Dr. Juan Garcia já havia conseguido a vinda de três cursos técnicos do Centro Paula Souza: “Monitor em Turismo Ecológico”, “Recreacionista” e “Logística”. Em março deste ano, 45 pessoas se formaram nos dois primeiros cursos.
O curso de “Logística” continua em andamento na escola municipal “Profª Iraydes Lobo Viana do Rego”, no Itatinga. A duração é de 1.500 horas/aula, distribuídas em três semestres.
São Sebastião vem se destacando na realização de cursos profissionalizantes. Além destes, a Prefeitura dispõe de cursos variados no CIP (Centro Integrado Profissionalizante). Também oferece cursos itinerantes, como “Eletricidade Veicular” que foi encerrado recentemente, e o “Instalação de Alarmes e Som Automotivo” em andamento, ambos com a parceria do Senai. Atualmente, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano também viabiliza uma parceria com Senai e Transpetro/Petrobras para cursos técnicos de manutenção industrial.
O Centro Paula Souza administra 108 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 20 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. As ETEs atendem mais de 90 mil estudantes nos níveis de ensino médio e técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, em cerca de 50 habilitações. Nas Fatecs, mais de 15 mil alunos estão distribuídos em 20 cursos superiores de graduação. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Lançamento do CD “Caiçarando”, de Julinho Mendes

Ubatuba - Abnegado pela cultura de sua “areia” Júlio César Mendes, caiçara do mar, do tempo e do vento, registra sua poesia, pensamentos e reflexões sobre sua querida Ubatuba. Filho de “Terra Tamoia”, pés no presente, sem se esquecer do passado, e, com olhos firmes no futuro, “Julinho Mendes” e alguns amigos de desmedido atrevimento “resolveram” registrar suas reflexões em um CD feito em casa - “parcos recursos e muita emoção”. Amigos, gentilmente, doaram seu tempo e alegria para a realização desse sonho: Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada, integrantes do grupo “O Guaruçá”, e mais, Ailton Nogueira e Diego 7 Cordas.
“Caiçarando” - Julinho Mendes (Participação especial de Aguinaldo dos Santos, Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada)
Dia 24 de junho de 2007 (domingo), às 10 horas
Museu Caiçara de Ubatuba
Rua Pescador Antônio Athanásio da Silva, 273, Itaguá (TAMAR)
Ubatuba - SP - Brasil
Contatos pelo telefone (12) 3832-1990 ou pelo e-mail julinhomendes@terra.com.br

Quiropraxia Jason Gilbert atende neste sábado em Ubatuba

Ubatuba - Neste sábado, dia 23, Jason Gilbert, uma das referências da quiropraxia no Brasil e na América Latina, atenderá interessados no Espaço Baguá das 10 às 14 hs., a preço simbólico.
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, a quiropraxia é uma ciência diferente de todas as outras que cuidam da coluna vertebral. A quiropraxia Jason Gilbert tem 12 anos de atuação na América Latina com mais de cem mil pessoas atendidas. Por suas unidades passam diariamente esportistas, profissionais liberais e funcionários de diversas empresas que não querem apenas aliviar a dor mas também ter uma vida saudável e produtiva.
Os interessados podem agendar atendimento por sua equipe pelo tel. 3835-1275.

Elefante Marinho aparece novamente no Saco da Ribeira

Ubatuba - Um Elefante Marinho do Sul apareceu nesta segunda feira no Saco da Ribeira em Ubatuba. Ao que tudo indica, o animal é o mesmo que encostou e premaneceu 11 dias no local, em agosto de 2006.
O mamífero marinho desta vez foi visto apenas na flor de água e não subiu para a superfície de areia como no ano passado. Os biólogos do Aquário de Ubatuba, que estão à frente dos primeiros trabalhos, foram comunicados que o animal estava próximo a um píer de uma Marina no Saco da Ribeira e poderia causar algum acidente.
A região é destinada a área náutica com grande movimentação de barcos. A veterinária do Aquário Paula Baldarsim considera estranha a escolha do local por parte do Elefante Marinho.
“Este tipo de animal chega a águas brasileiras geralmente por correntes marinhas e procuram lugares calmos para descansar e trocar a pelagem, no entanto, é a segunda vez que um elefante marinho aparece no Saco da Ribeira, o que reforça a possibilidade de ser o mesmo bicho” explica a veterinária, ressaltando que o animal pode ter se adequado ao local, onde permaneceu em isolamento durante 11 dias do ano passado sendo monitorado e voltou ao oceano sem a interferência humana.
Um macho juvenil de Elefante Marinho do Sul possui em média 5 metros e pesa cerca de 3 toneladas. Em função da grandeza do mamífero e dos riscos que ele pode causar por estar em uma região náutica, uma reunião, envolvendo Ibama, Polícia Militar, Polícia Ambiental e outras entidades do setor, foi realizada na manhã desta terça feira determinando um plano de apoio conjunto caso o animal volte a aparecer. A primeira ação tomada pelo grupo foi o pedido de alerta na região. Todas as marinas e garagens náuticas do Saco da Ribeira já foram orientadas a repassar aos clientes e aos navegadores, via rádio, que reduzam a velocidade dos barcos e redobrem a atenção para qualquer movimento diferente na água das proximidades.
A veterinária do Aquário de Ubatuba, Paula Baldarsim e os biólogos do Instituto Argonauta, ressaltam ainda que as pessoas devam evitar qualquer contato com o elefante-marinho, pois acuado, o mesmo pode se tornar agressivo e atacar qualquer animal que tente uma aproximação.
Pingüins - Outro visitante inusitado nesta época na costa do litoral norte paulista é o pingüim. Os animais, no meio do ano, realizam uma rota migratória baseada na corrente das Malvinas, que passam relativamente longe da costa paulista, no entanto, em um processo de seleção natural os pingüins mais fracos se separam do grupo e acabam se perdendo e chegando geralmente debilitados nas praias do sul e sudeste do país.
No ano passado, 60 aves marinhas foram encontradas em Ubatuba. A maioria não consegue sobreviver mesmo com o atendimento recebido posteriormente no Aquário de Ubatuba. A médica veterinária Paula Baldarsim explica que os primeiros cuidados com os pingüins perdidos são fundamentais para a recuperação.
”As pessoas que acharem pingüins neste ano devem colocá-los em uma caixa de papelão e cobri-los com uma toalha, mantendo o ambiente sempre seco” ressalta a veterinária, avisando que a população pode procurar o aquário para deixar os animais ou para esclarecer dúvidas de algum procedimento. O telefone é 3832 1382. (Fonte: Imprensa Livre)

Retomada das Obras na Oswaldo Cruz

Ubatuba - No último dia 18, o vereador Charles Medeiros, Juan Manuel- Assessor do Deputado Antonio Carlos e o fotógrafo Miguel Angel estiveram em visita oficial a Sede da Secretaria Estadual dos Transportes. Na ocasião, foram recebidos pelo Sr. Reinaldo José Rodrigues de Campos, Secretario Adjunto dos Transportes do Estado de São Paulo. Em pauta a solicitação do vereador Charles Medeiros à retomada e término das obras na SP -125-Rodovia Oswaldo Cruz, entre o trevo da cidade até o alto da serra. Charles solicita agilização das obras e comenta da importância de seu término no trecho mencionado, o Secretário informa que a parada das obras ocorreu por questões de regularização de certidões, que segundo ele, depende ainda de aprovação do Senado Federal, já que são obras financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Rodrigues comenta que o Governador José Serra está se empenhando pessoalmente junto aos senadores para regularizar a questão e agilizar a continuidade da obra. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Redutor de Velocidades na Maranduba

Ubatuba - Na oportunidade, Charles Medeiros mostrou documentos sobre as várias solicitações da implantação de um dispositivo redutor de velocidades na SP-55, nas proximidades do Camping Clube do Brasil - Km 74, no bairro da Maranduba. Trata-se de uma solicitação antiga e necessária e que o vereador vem lutando desde o primeiro mandato. Observando os documentos apresentados, o Secretario reconheceu a necessidade de um dispositivo de redução de velocidades no local. O Secretario mostrou ainda uma planilha a qual tem todos os levantamentos e estudos na rodovia e mencionou a possibilidade de a secretaria realizar uma campanha de prevenção de acidentes na rodovia para as próximas férias. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Luz no Camburi

Ubatuba - À tarde o vereador compareceu a Superintendência Regional do DNIT no Estado de São Paulo, onde em conversa com a Secretaria Sandra Guinle, solicitou agilização nos procedimentos do termo de contrato de uso da faixa da Rodovia Mário Covas-BR 101 pela Elektro para a travessia longitudinal que possibilitará a implantação do programa Luz Para Todos no bairro do Camburi. Sinji Yoshino, Agente luz Para Todos, também está acompanhando o processo. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Jogos Regionais em Ubatuba prometem movimentar comércio da cidade

Ubatuba - A realização dos 51° Jogos Regionais em Ubatuba, de 3 a 14 de julho, promete movimentar a economia local. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, tanto atletas quanto comissões técnicas vão procurar unir o útil ao agradável. Bittencurt Jr. avalia que nas horas vagas as delegações vão aproveitar os serviços e as atrações turísticas do município. “Haverá uma parada entre uma competição e outra, e nesses momentos o pessoal circulará pela cidade”.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, está animado com a vinda dos Jogos Regionais. De acordo com Azevedo, de 15 a 30 mil pessoas transitarão pela cidade nesse período. “Essa movimentação ajudará na divulgação de Ubatuba e muitos poderão ver o investimento realizado nas obras de infra estrutura turística, principalmente as reurbanizações de avenidas e praças centrais”.
Outro que demonstrou entusiasmo com os “Regionais” foi o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat. “A expectativa do comércio em geral para os Jogos Regionais é grande, principalmente em relação à imagem da cidade, que sofreu com a epidemia de dengue registrada nos primeiros meses do ano deixando de receber muitos turistas o que provocou a queda do faturamento dos empresários locais”.
Marco histórico - Para o prefeito Eduardo Cesar, a realização dos Jogos Regionais em Ubatuba, além de ser um marco na história do município, que sedia uma competição deste porte pela primeira vez, aquecerá o comércio e todas as atividades ligadas ao setor turístico. “Ubatuba oferece, além de inúmeras opções no setor gastronômico, um comércio bastante variado e muitas atividades de lazer e entretenimento”, fala o prefeito, lembrando ainda que todos os cidadãos de Ubatuba também ganharão novos espaços para a prática esportiva, como quadras, piscinas, canchas de malha e bocha, entre outros. “Toda a comunidade sairá ganhando com a esta conquista, que foi trazer os Jogos Regionais para Ubatuba”, enfatizou. (Fonte: PMU)

Estádio Municipal em fase de acabamento para os Jogos Regionais
Estádio Municipal Ciccillio Mattarazzo, totalmente reformulado, atende as normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo; estádio entra em fase de acabamento para os Jogos Regionais

Ubatuba – O Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, que passou por uma total reforma, está em fase de acabamento e retoques finais para os 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007.
As obras recebem assessoria da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, através do Sr. Manoel Pires (ex-técnico da seleção brasileira de atletismo), que também é responsável pela pista de atletismo dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
A atual pista do estádio Ciccillio Mattarazzo conta com seis raias, cada uma com 1,22m, que vão receber provas de 100 metros, 110 metros com barreira, 400 metros, 800m, 800 metros com barreiras, 1.500m, 5mil metros e 10mil metros.
Toda a pista está marcada com plaquetas que indicam as distâncias e todas as dimensões da pista de atletismo são oficiais, de acordo com a Associação Internacional de Federações de Atletismo, que é o órgão que rege o atletismo a nível mundial.
O campo de futebol estará com a medida de 90 X 68 metros para os Jogos Regionais e a arquibancada comporta até 2 mil pessoas.
O estádio passa a contar com banheiro para portadores de necessidades especiais, além de três banheiros masculinos e três banheiros femininos para o público. Os vestiários dos times e dos juízes foram reformados e o estádio também recebeu dois bancos para os jogadores reservas das equipes.
Também foram trocados os alambrados, o muro foi totalmente refeito e uma nova pintura está sendo feita.
O espaço para as modalidades de salto triplo, salto em distância, salto em altura e salto com vara já estão prontos e em fase de acabamento. A gaiola para a prática de lançamento de disco e martelo só dependem de pequenos ajustes.
O município de Ubatuba está adquirindo todo o equipamento para a prática das modalidades do atletismo, como os dardos suecos, 64 barreiras para as provas de corridas, varas de salto em altura com as respectivas medidas oficiais, discos, martelos e peso de arremesso que, após os jogos, poderão ser utilizados nos treinos dentro do próprio município. (Fonte: PMU)

Prefeitura firma parceria com a Nestlé para desenvolvimento de projetos ambientais
A parceria com a Nestlé vem fortalecer uma série de ações que a prefeitura vem adotando em relação ao cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última semana com representantes da Fundação Nestlé e da Ong Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). O objetivo da reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, foi o estabelecimento de uma parceria com a prefeitura para o desenvolvimento paralelo do módulo de educação ambiental do Programa Nutrir e do Projeto Cempre/Nestlé, voltado para catadores de lixo reciclável.
De acordo com Silvia Zanotti, diretora da Fundação Nestlé Brasil, “estamos falando em criar alternativas de trabalho e renda para a comunidade, por meio da reciclagem e ao mesmo tempo sensibilizar alunos e educadores para a temática. Ubatuba será o primeiro município com sinergia entre os dois projetos”. O termo que vai oficializar a parceria será assinado em data a ser definida.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a parceria com a Nestlé vem fortalecer uma série de ações que a prefeitura já vem adotando em relação ao cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. "A Nestlé vem somar para o desenvolvimento de diversos projetos que a prefeitura pretende dar seqüência com o foco no desenvolvimento sustentável do município. Estamos muito satisfeitos com a parceria, que eu acredito que vai render ótimos frutos", disse o prefeito.
Programa Nutrir - Em Ubatuba, será implantado o módulo de meio-ambiente do Nutrir, que visa capacitar os educadores nas quatro grandes temáticas ambientais (Água, Alimento, Biodiversidade e Lixo) para que eles possam desenvolver, com seus alunos, conhecimentos e práticas de conservação e de sustentabilidade.
"A intenção é convidar o educador a experimentar uma nova forma de abordar os problemas ambientais, por meio de um diálogo aberto, no qual professores e estudantes conversam, analisam o que pensam sobre cada questão e procuram entender o que está acontecendo em nosso planeta. A idéia é que o aluno possa exercitar novas formas de atuação frente às questões ambientais, revendo, inclusive, nossos modelos de consumo", explica Silvia Zanotti.
Cempre - O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.
Em Ubatuba, o Cempre vai trabalhar com enfoque para os catadores de lixo reciclável, disponibilizando apoio técnico e maquinário para o desenvolvimento de uma cooperativa de reciclagem. (Fonte: PMU)

Sala Verde inicia campanha de conscientização ambiental
A campanha está sendo realizada nos bairros Perequê-Açu, Estufa II, Centro, Itamambuca e Bela Vista e visa principalmente a preservação das matas ciliares

Ubatuba - O Centro de Educação Ambiental Sala Verde de Ubatuba iniciou uma campanha de conscientização ambiental nos bairros do Perequê-Açu, Estufa II, Centro, Itamambuca e Bela Vista. Estão sendo distribuídos materiais informativos que enfocam, principalmente, a necessidade de preservação das matas ciliares (vegetação que cresce nas margens dos rios, nascentes e pequenos cursos d’água), afim de filtrar naturalmente as impurezas que são levadas para as águas através das chuvas.
Entre as impurezas mais comuns presentes nas águas estão as do aterro, a fuligem do asfalto e, especialmente grave e prejudicial, os resíduos de sabão da lavagem de calçadas, quintais e tanques, que passam despercebidos, mas causam mau cheiro e produzem uma camada de lodo decorrente de processos químicos. Desta forma, os pequenos cursos d’água (popularmente chamados de valas) são prejudicados e consequentemente, prejudicam rios maiores e praias.
Podas abusivas e limpeza de terrenos - A campanha procura alertar a população também para a necessidade de evitar podas abusivas, além da importância do tipo mais adequado de limpeza nos jardins, procurando preservar as mudas que crescem naturalmente, trazidas por pássaros e pelo próprio trabalho natural das árvores. De acordo com o educador ambiental José Carlos Firme, "têm sido constatados inúmeros cortes, podas e limpezas de terrenos, jardins e calçadas feitos de maneira inadequada, desvinculando Ubatuba de seu maior patrimônio".
Firme explica que outro alerta que a campanha faz é sobre dois tipos errados de tratamento que são normalmente aplicados em terrenos baldios. No primeiro caso, as pessoas jogam todo tipo de lixo, inclusive entulho, móveis usados, entre outros; no outro caso, para “limpar”, algumas pessoas retiram, junto com o lixo, toda a cobertura vegetal de Mata Atlântica, em estágios de regeneração desde primários até avançados, que, apesar de pequenos fragmentos, são importantíssimos para Ubatuba.
Cursos itinerantes - As informações que a Sala Verde vem difundindo na cidade são aprofundadas e tratadas amplamente nos mini-cursos itinerantes. Porém, de acordo com José Carlos Firme, muitas pessoas não podem comparecer nas ocasiões em que cada bairro é contemplado. "Desta forma, a campanha que foi iniciada permitirá que um maior número de pessoas direcione pequenas atitudes que fazem a grande diferença no momento de planejar uma construção, uma reforma, uma fachada comercial e até mesmo, uma simples limpeza de jardim", diz o educador.
Além da campanha, os cursos de Educação Ambiental permanecem em funcionamento e podem ser agendados por associações de moradores, condomínios e escolas. O próximo curso ocorrerá no dia 25 de junho, na Rua Liberdade, 882, esquina com a Rua Paraná. A participação é gratuita. (Fonte: PMU)

Ubatuba cria abecedário esportivo
A utilização das letras como referência é mais uma iniciativa para facilitar o deslocamento das delegações nos Jogos Regionais

Ubatuba - O Comitê Organizador dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba criou um abecedário para identificar os ginásios, campos, escolas, circuitos, praias e praças que servirão de palco para as modalidades esportivas. O alfabeto funcionará atrelado à divisão da cidade nas cores azul (A, B, C e D), verde (F e G) vermelho (Comitês, E, H, I, J, K, P, Q, U e U1) laranja (O, R e T) e amarelo (L, M, N e S), criada para facilitar a movimentação dos atletas.
A letra A indicará o campo de futebol da Maranduba e a B, o campo do Sertão da Quina. A E.M. Nativa Fernandes Faria (basquete, ginástica rítmica e voleibol) usará a letra C. O campo de futebol do Rio Escuro utilizará o D e o campo do Itaguá será reconhecido pela letra E.
A E.M. Maria Josefina Giglio Silva (basquete, capoeira, kung-fu, ginástica artística e voleibol) ficará com o F. O campo de futebol da Estufa será identificado pela letra G. Na Academia TenTênis, no Itaguá, será empregada letra H. Os mesatenistas darão seus saques no salão de eventos da Igreja São Francisco, reconhecida pelo I. O Ginásio Benedito Pinho Filho, o Tubão (basquete, ginástica rítmica e voleibol), terá o J com símbolo.
O Complexo Municipal de Esporte (biribol, bocha, malha, natação) terá a letra K. As provas de atletismo, a cerimônia de abertura e o futebol acontecem no Estado Municipal Ciccillo Matarazzo, que será marcado com a letra L.
A E.M Marina Salete N. do Amaral (futsal, handebol e jiu-jitsu) utilizará o M. Para a E.M. José de Souza Simeão (basquete e voleibol) está reservada a letra N. A Escola Estadual Idalina do Amaral Graça (handebol e futsal) ficará com a letra O. A Arena de Esportes de Areia (beach soccer, futevôlei e volei de praia) terão o P como identificação.
A letra Q estampará a pista de skate da Praça do Trópico de Capricórnio e na Associação Ubatuba de Tênis de Mesa (damas e xadrez) os participantes encontrarão o R como sinalização. O S representará a Praia de Itamambuca, palco das competições de surfe.
A letra U foi dividida em U e U1: a rotatória do Itaguá (ciclismo/ velocidade e velocidade olímpica) será o U, e o Centro de Informações Turísticas (ciclismo/ prova australiana e resistência) usará o U1. O prédio da Unitau, situado no Itaguá, no setor vermelho, servirá de sede para os comitês dirigente e organizador, e para os congressos específicos. (Fonte: PMU)

Estande de Ubatuba é um dos mais visitados no 6º Salão São Paulo de Turismo
Ubatuba foi divulgada como produto turístico a cerca de 15 mil pessoas

Ubatuba - Ubatuba teve um dos estandes mais visitados no 6° Salão São Paulo de Turismo, evento que ocorreu entre os dias 14, 15 e 16 de junho, no Salão de Eventos São Luis, na capital. Ubatuba foi representada pela Secretaria Municipal de Turismo, pelo Conselho Municipal de Turismo e pelo Sindicato de Hotéis e Restaurantes – Sinhores.
Durante o salão, foram distribuídos 3.500 folders institucionais e mais 420 kits para os visitantes da feira, atingindo um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Além disso, foram distribuídos materiais de divulgação do comércio local e veiculado vídeo institucional durante o evento. "A participação no Salão São Paulo de Turismo foi de grande valia, pois atingimos um grande número de pessoas divulgando a cidade de Ubatuba como produto turístico", disse o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
O público alvo atingido envolveu estudantes do ensino médio e de cursos técnicos, universitários, agências de viagens, técnicos em turismo, donos de meios de hospedagem, representantes de circuitos e cidadãos com interesse no turismo.
Resultado excelente - "O resultado obtido foi excelente, pois divulgamos o produto “Ubatuba” a milhares de pessoas. Vale também ressaltar que o evento teve a participação de mais de cem cidades e o estande de Ubatuba foi um dos mais movimentados do evento, despertando a curiosidade até dos funcionários de outros estandes, que nos visitavam e conheciam um pouco mais de Ubatuba", acrescenta o secretário. De acordo com Luis Felipe, Ubatuba despertou interesse em jornalistas especializados em turismo, que divulgarão a cidade em seus jornais locais. "Ficou ainda mais clara a importância da participação de Ubatuba em eventos do gênero, visando o fomento do turismo, carro chefe da economia municipal", finalizou o secretário. (Fonte: PMU)

Justiça condena ex-prefeito de Ubatuba por improbidade administrativa

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba condenou o ex-prefeito Paulo Ramos por improbidade administrativa. A Justiça da cidade entendeu que ele contratou servidores sem processo seletivo.
Pela decisão, Paulo Ramos perdeu os direitos políticos por três anos, e ainda terá que ressarcir os valores gastos com os temporários contratados.
Por telefone, o ex-prefeito informou que não fez nenhuma contratação irregular e que já recorreu da decisão. (Fonte: VNews)
 

SEMANA DE 22/6 A 28/6/2007

CINE PORTO
fone :3833-2066 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs

CINE PASSEIO
fone :3832-2843 ( 012 )
"PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO"
Na 6ª, sábado e domingo (dias 22 , 23 e 24/6) sessão ás 16:00 hs .
De 2ª a 5ª feira ( dias 25 , 26, 27 e 28/6) sessões ás 16:30 hs e 19:30 hs.
"PRÉ- ESTRÉIA !!!!!!!!!!!!"
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Sòmente nos dias 22 , 23 e 24/6 ( 6ª, sábado e domingo),ás 19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Danças do vento sul

Esse vento sul
Que traz de terra estrangeira
Uma dança agitada
Uma estranha maneira
Pra nossa terra aquietada
E põe toda a mata pra dançar
Que chega em hora imprópria
E começa a bulir
E deixa inquietas as árvores
As aves
Os bichos todos
Os homens que saíram pra pescar.
É bolero?
Fandango?
Tirana de espantar?

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

--

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Parati

Trindade  ©Luciano Cancellier

Trindade
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor