Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 22 de Junho de 2007 - Nº 1795 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Renato Galvão é South to South
UNITAU participa da Feira do Jovem Empreendedor


Caraguatatuba
Em audiência pública, Caraguá reforça protesto contra Febem
Estado apresenta Fundação Casa para munícipes de Caraguá em Audiência Pública
Caraguá conhece os adversários dos Jogos Regionais
Associação de bairro do Morro do Algodão realiza baile beneficente
3ª Copa Estrela do Mar da Melhor Idade inicia neste sexta-feira em Caraguá
FUNDACC abre teste de elenco para nova produção que reunirá Teatro e Corpo de Baile
PM prende dois infratores da lei que por furto em Caraguatatuba
Mulher é presa com dois quilos de cocaína na rodoviária de Caraguá

Ilhabela
“Ilhabela, uma verdade conveniente”
Mais uma melhoria para os caiçaras de Ilhabela
Batalhão da PM recebe obras de ampliação e reforma


São Sebastião
Prefeito apresenta 15 projetos para áreas de congelamento no Ministério das Cidades
Proposta para a Vila Tropicanga é apresentada à Promotoria da Habitação
Prefeitura realiza ações no Dia Mundial de Combate às Drogas
Adiada a inauguração do centro de saúde Topolândia
Proposta para a Vila Tropicanga é apresentada à Promotoria da Habitação
Equipes sebastianenses prosseguem na disputa por campeonatos pela região
Escola Municipal de Maresias desenvolve projeto sobre Educação Fiscal
Festa de São Pedro terá atrações musicais para movimentar o bairro de São Francisco
São Sebastião recebe workshop para dentistas da região
Seduc encerra Pró-Letramento de Língua Portuguesa neste fim de semana
Prefeitura oferece atendimento médico para integrantes da Escolinha de Futebol de Cambury
Delegação sebastianense participa do Congresso Técnico para os Jogos Regionais
Lixeiras comunitárias padronizadas serão instaladas na Vila Sahy, na Costa Sul
São Sebastião recebe Festival Juvenil de Basquete no domingo
Polícia Militar aprende arma de fogo em São Sebastião


Ubatuba
A inauguração do Clube ACIU será nesta terça-feira
Câmara aprova projeto de zona azul
Quase tudo pronto para as provas de natação dos Jogos Regionais
Participantes de Congresso Técnico elogiam empenho para Jogos Regionais
Plano Litoral Saúde completa 10 anos e faz campanha de novas adesões
Mutirão “Ubatuba Livre da Dengue” recolheu 15 mil quilos de criadouros


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Renato Galvão é South to South
Campeão brasileiro entra para a equipe da marca 100% surf

Litoral Norte - O surfista profissional Renato Galvão acaba de fechar contrato de patrocínio com a empresa brasileira South to South. Depois de começar o ano sem um logotipo na prancha, o surfista de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, inicia uma ótima fase em sua carreira. A onda de bons resultados teve inicio no dia 10 de junho, ao vencer a primeira etapa do Paulista Profissional, realizado no quintal de casa, na praia de Itamambuca.
Mostrando porque é considerado uma das grandes promessas do surf brasileiro, Galvão, de 25 anos, foi destaque na competição não só pela vitória. As ótimas pontuações que obteve comprovaram que o atleta é sempre um forte candidato ao título. Na semifinal, ele marcou 9,70 na sua terceira onda, garantindo assim, a vaga para a final. Foi a nota mais alta de toda a prova, que reuniu grandes nomes do esporte.
Ao sair do mar, o vitorioso chegou a clamar por um patrocínio. Segundo ele, o resultado conquistado poderia ser o chamariz que ele estava precisando. Todavia, para o Maurício Fagundes, diretor da South to South, Renato Galvão vai além das ondas. “Ele tem surf, postura e imagem limpa. É um campeão dentro e fora d’água, tudo que a marca sempre acreditou, acredita e procura”.
Agora, com o logo da South to South ocupando o lugar de destaque em sua prancha, o campeão brasileiro de 2004 vai com tudo para a terceira etapa do Super Surf, que começou na quarta-feira e segue até domingo, dia 24 de junho. Com a vantagem de competir mais uma vez em casa, Galvão espera continuar na crista da onda. “Estou treinando bastante e com pranchas boas. E com este novo patrocínio, vou fazer o possível para trazer um troféu para a South to South”.
Cheio de motivação, Renato Galvão, que também conquistou o título brasileiro do Super Trials, em 2003, quer aproveitar o conhecimento que tem das ondas de Itamambuca para alcançar seu objetivo. Para ele, a praia traz boas recordações. “Venci o Paulista Profissional há duas semanas. No mesmo campeonato, fui campeão estadual, em 2002, e já fiquei em segundo numa etapa, em 2004. Além disso, terminei em terceiro lugar no Super Surf, em 2006”, lembra.
No ranking atual, ele ocupa a nona colocação. Com a vice-liderança no ano passado, ele é cabeça-de-chave e só entra na competição na terceira fase, onde se encontram os tops 16 da ABRASP. Na primeira etapa, que rolou na praia da Ferrugem (SC), Galvão foi barrado em sua estréia pelo local Felipe Ximenes. Já em Saquarema (RJ), no começo do mês de maio, ele chegou perto, perdendo apenas na semifinal para o conterrâneo Wagner Pupo.
Além do título brasileiro e paulista, Renato também planeja uma vaga no WCT, elite do surf mundial. Nos anos em que participou da divisão de acesso, o WQS (World Qualifying Series), o ubatubense já deixou a sua marca. Dos resultados mais expressivos está uma vitória no Rip Curl Newquay Boardmasters, na Inglaterra, em 2004. No mesmo ano, ele ficou em terceiro no Reef Classic 2004, em Torres (RS). Já em 2005, ele colocou o Brasil no pódio ao ficar em quarto lugar no Energy Australia Open.
Por enquanto, a conquista que ele ainda está comemorando é a do novo patrocínio. “Fechar com a South to South representa uma vitória. Conheci a galera que trabalha aqui e é realmente o que eu estava procurando. É uma empresa que respira surf”, comentou Renato que teve a ajuda de um amigo. “Quero agradecer ao Lucinei Malas que me deu uma força”.
Além de Renato Galvão, outros atletas completam a equipe de surf da South to South. Entre eles estão: Alemão de Maresias (big rider e free surf Pro); Emerson Piai (Pro); Lucinei Malas (Pro); Yagê Araújo (Amador); Aline (Longboard); Luiz Saraiva, Guilherme Ribeiro e Anjinho (freesurfers). Conheça a South to South: www.southtosouth.com.br

UNITAU participa da Feira do Jovem Empreendedor

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté está presente na Feira do Jovem Empreendedor, que vai até o próximo dia 22, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O evento tem o objetivo de divulgar projetos de empreendimento, como novos produtos e idéias inovadoras para o mercado, desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e partícula. A feira é organizada pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos. Mais de 30 mil visitantes devem participar do evento.
No estande da UNITAU, um grupo de seis funcionários e estagiários da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da Universidade promove a divulgação de informações sobre a Instituição, com a distribuição de material informativo e revistas.
Também participam do evento, um grupo de seis alunos e um professor do curso de Odontologia da UNITAU, que integram o projeto OdontoComunidade. O programa, criado para levar atendimento à população, utiliza um furgão com consultório móvel (Odontomóvel), considerado uma idéia inovadora para a realização de tratamentos odontológicos em qualquer local.
SERVIÇO - A Feira do Jovem Empreendedor vai até amanhã, 22 de junho, no Núcleo do Parque Tecnológico, no km 137,8 da Rodovia Presidente Dutra (antiga Fábrica da Solectron). O evento é realizado paralelamente ao Virtual Educa, encontro de educadores inédito no Brasil, que engloba ainda o 1º Congresso Internacional de Educação. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Em audiência pública, Caraguá reforça protesto contra Febem
Políticos 'bombardeiam' dirigente da Fundação Casa; prefeitura estuda nova área

Caraguatatuba - Lideranças políticas e moradores de Caraguatatuba deram anteontem uma demonstração de veemente repúdio à instalação de uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem) na cidade.
Em meio à Câmara superlotada com 130 pessoas e sob clima tenso, a presidente da entidade, Berenice Gianella, foi 'bombardeada' por críticas durante as três horas da audiência pública que discutiu o tema, que começou às 19h.
Nos discursos inflamados, a tese comum apresentada por vereadores e lideranças comunitárias era a de que a implantação do complexo para tratamento de menores infratores representaria ameaça ao turismo --atividade econômica que movimenta o Litoral Norte.
Em resposta, Berenice apresentou números e insistiu que a construção da antiga Febem na região é 'irreversível'.
"A Fundação Casa obedece a critérios técnicos e não políticos", disse a presidente da entidade. Ela afirmou que Caraguá foi escolhida porque o Estado possui um terreno adequado às exigências técnicas para abrigar o prédio.
Mas a dirigente não convenceu os presentes. Na opinião da maioria dos políticos e líderes de bairro, Caraguá deveria 'municipalizar' o atendimento ao adolescente infrator --ou seja, tratar apenas os jovens da cidade e não de todo Litoral Norte. Atualmente, existem 14 adolescentes de Caraguá internados em unidades da capital.
"Se o problema do jovem infrator é nosso, concordamos em tratar apenas os nossos adolescentes. Então esse serviço deveria ser municipalizado e feito em parceria com a prefeitura", afirmou o comerciante Joaquim Batista, 43 anos, morador do bairro Massaguaçu.
A fundação ainda submeterá ao debate público a proposta de implantação de complexos em Taubaté e Lorena (veja quadro nesta página).
NEGOCIAÇÃO- O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), entregou a Berenice um abaixo-assinado com 2.000 adesões contra a instalação da unidade.
Porém, em reunião na prefeitura à tarde, ele admitiu a possibilidade de procurar uma outra área para instalar a unidade. "É preciso debater o assunto coma população e os vereadores mas vamos discutir um novo local. Não vamos fugir do problema", disse (leia mais à página 5).
ALTA TEMPERATURA - Durante a audiência, o clima 'esquentou' com as declarações dos vereadores que protestaram contra a instalação da unidade.
"O município precisa de outras obras. Não da Fundação Casa. Sou contra e não quero a Febem aqui em Caraguá", disse o vereador Celso Pereira (PSDB).
O petebista Aurimar Mansano criticou a maneira como o governo estadual conduziu o processo --segundo ele, não houve consulta popular.
"A Febem vai 'arrebentar' Caraguá. Vamos ficar conhecidos como a cidade do cadeião a da Febem", disse o vereador, lembrando que o município receberá ainda um CDP (Centro de Detenção Provisória).
O deputado estadual Mozart Russomano (PP) defendeu a mudança do local de construção da unidade. Segundo ele, a unidade deve ser erguida em uma região distante do centro ou de áreas turísticas.
Duas viaturas da PM e uma da Guarda de Trânsito fizeram a segurança da sede do Legislativo.
Com o impasse, prefeitura e Câmara pretendem realizar novas reuniões com moradores para discutir o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Estado apresenta Fundação Casa para munícipes de Caraguá em Audiência Pública

Caraguatatuba - Uma Audiência Pública realizada na quarta-feira, 20, oportunizou os munícipes de Caraguatatuba a conhecerem trabalhos da Fundação Casa (Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente), antiga Febem. O evento aconteceu na Câmara Municipal com a presença da presidente da instituição no Estado, Dra. Berenice Maria Giannella.
A audiência contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, vereadores, secretários municipais, do Deputado Estadual Mozart Russomano, representantes dos Deputados Padre Afonso Lobato e Antônio Carlos da Silva autoridades diversas e da população.
Dra Berenice iniciou a audiência mostrando para os presentes como funciona a Fundação Casa nas 151 unidades que o Estado tem implantadas em diversas cidades, que abrigam mais de 20 mil adolescentes com internação provisória, atendimento inicial, semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade.
Ela acrescentou ainda, que a Fundação Casa é administrada por uma ONG e todos os recursos são de responsabilidade do estado e cerca de 70 funcionários são quem fazem o trabalho sendo cerca de 35 da fundação e 35 da ONG, responsável pelos projetos desenvolvidos para os internos.
A presidente da Fundação também apresentou o perfil dos internos que tem média de 16,7 anos que cometeram infrações como roubo qualificado, trafico de drogas, furto, latrocínio, porte de armas entre outros. E também expôs à comunidade as ocorrências de 2003 a 2007 e também as novas unidades da instituição.
Segundo Dra. Berenice a preocupação do Estado é que os jovens internos possam ficar próximos às seus familiares. "Estamos apenas cumprindo a lei e se não cumprirmos seremos cobrados pelo Poder Judiciário", disse.
Após a apresentação, a audiência foi aberta para perguntas, tanto das autoridades, como da população presente. O vereador e Presidente da Câmara Municipal Wilson Agnaldo Gobetti aproveitou a oportunidade para ler um manifesto contrário à FEBEM de 2.000 do Movimento pela Cidadania e fazer as suas perguntas.
O prefeito Aguilar entregou para a presidente um abaixo assinado com as assinaturas dos munícipes e disse que não é contra a construção da Fundação, pois este é o único remédio que o Estado tem para "curar" os adolescentes que não tiveram um trabalho preventivo dos governantes junto com a família, ele é contra a maneira em que quer construir a instituição na cidade. "Tenho orgulho de dizer temos cerca de 12 mil crianças e adolescentes em projetos sociais no município, sem contar os esportivos. Se Deus quiser essas pessoas não vão precisar ir para a Fundação, isso se chama trabalho preventivo, pois o curativo é muito doloroso", disse.
Aguilar afirmou que é possível achar uma solução, pois o problema é social. "Quando aceitamos o CDP - Centro de Detenção Provisória houve uma conversa entre estado e município e encontramos um meio termo e a Fundação Casa estão querendo nos empurrar "goela" abaixo, disse.
O prefeito sugeriu a Dra. Berenice outras reuniões pra continuar a discussão para encontrar uma solução e resolver o problema. "Acredito que o diálogo será a melhor maneira de chegarmos a um acordo. Estamos dispostos a fazer uma inspeção, junto com o estado, de uma outra área, porque no local que estão querendo construir sou totalmente contra", acrescentou.
Após responder as questões das autoridades e da população, Dra. Berenice disse estar disposta a construir a Fundação Casa em uma outra área, de acordo com o entendimento com município. (Fonte: PMC)

Caraguá conhece os adversários dos Jogos Regionais

Caraguatatuba - Uma comissão técnica da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá esteve na tarde de quarta-feira, dia 20, em Ubatuba, para participar do Congresso Técnico da 51ª edição dos Jogos Regionais, que acontece no mês de julho.
Na ocasião foram sorteados os grupos e as chaves do jogos, além de discussão da parte logística do evento, segundo informações obtidas no site do município anfitrião dos Regionais.
Na modalidade de Biribol, Caraguá competirá com os municípios de São José dos Campos e Jacareí; no Basquete Sub-21 feminino, as cidades adversárias serão Ferraz de Vasconcelos, São José dos Campos e Caieiras e no masculino, Taubaté e Itaquaquecetuba. Na Bocha, os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconselos e Franco Rocha formam a chave com Caraguá; no Futebol de Campo masculino, os atletas de Caraguá disputarão com as equipes de Guaratinguetá, Piquete e Santa Isabel e no feminino, a equipe caiçara enfrentará Taubaté e Francisco Morato.
No Futsal masculino, os adversários serão Ubatuba e Francisco Morato e no feminino Poá e Lagoinha. No Handebol masculino, a equipe caraguatatubense enfrentará São José dos Campos, Francisco Morato e Poá. No vôlei de Praia masculino, a dupla caraguatatubense enfrentará as duplas de Santa Isabel e Roseira e no feminino, Pindamonhangaba e Ilhabela; na Malha Livre masculino, as cidades adversárias serão São José dos Campos e Franco da Rocha e no Tênis de Mesa Sub-21 masculino, Caraguá enfrentará São José dos Campos, Jambeiro e Ferraz de Vasconselos. No Voleibol Sub-21 masculino o time de Caraguá enfrentará Campos do Jordão e Franco da Rocha e no feminino Lorena e São José dos Campos.
Para as demais modalidades esportivas, os adversários serão conhecidos em comgressos específicos, que acontecem um dia antes da competição. (Fonte: PMC)

Associação de bairro do Morro do Algodão realiza baile beneficente
Associação do Morro do Algodão realiza baile a fim de arrecadar fundos para compra de geladeira e distribuição de cestas básicas.

Caraguatatuba - A Associação de Bairro do Morro do Algodão, em parceria com o Clube Ilha Morena realiza, neste dia 22 (sexta-feira), a partir das 21h, um baile com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação. A festa será na sede do clube, no mesmo bairro.
Dentre as atrações do baile estão um show com a cantora Lú Brasil que cedeu 4 horas do seu trabalho e se apresentará gratuitamente, além de uma apresentação de dança organizada pela professora Maria Luiza, da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Segundo a Presidente da Associação do Bairro, Carolina Vianna, a renda será destinada para a compra de uma geladeira e pagamento de dívidas que a associação possui. "Queremos também fazer uma distribuição de cestas básicas para pessoas carentes da comunidade, por isso é importante que todos participem", disse a Presidente.
Os ingressos custam apenas R$5,00. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 3887-3642 - falar com Sueli. (Fonte: PMC)

3ª Copa Estrela do Mar da Melhor Idade inicia neste sexta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - Quatrocentos e conquienta e seis atletas da Melhor Idade de desesseis cidades do Litoral Norte e Sul e Vale do Paraíba estarão em Caraguatatuba de 22 a 24 (sexta-feira, sábado e domingo) de junho para participarem da 3ª Copa Estrela do Mar da Melhor Idade. A abertura oficial acontecerá na sexta-feira, às 21h no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
O evento é realizado pelo CCTI Estrela do Mar (Centro de Convivência da Terceira Idade) em parceria com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e recreação.
Os atletas das cidades de Bertioga, Caçapava, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Itaquaquecetuba, Lorena, Mogi das Cruzes, Santos, São Sebastião, São José dos Campos, São Vicente, Taubaté, Pindamonhangaba, Ubatuba e Caraguatatuba disputarão as modalidades de Voleibol masculino e feminino, Dama, Dominó, Buraco, Tranca, Truco, Tênis de Mesa, Malha, Peteca, Natação, Atletismo, Tênis e Dança de Salão.
A abertura oficial acontecerá na sexta-feira, às 21h no CEMUG com o desfile das delegações, presença de autoridades e apresentação do Corpo de Baile da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. As competições iniciam também na sexta-feira, às 15h com disputas de Vôleibol masculino e Malha no CEMUG e Voleibol feminino no ginásio Luiz Cláudio do Prado, no Tinga. Os jogos de Bocha, Buraco, Tranca, Truco, Dominó e Tênis de Mesa acontecerão na Colônia de Férias João Cleofas.
No sábado dia 23, os jogos acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. As competições de Voleibol serão nas quadras do CEMUG e do Tinga e as disputas de Atletismo, Malha, Tênis serão no CEMUG. A Côlonia de Férias João Cleofas receberá também no sábado as disputas de Voleibol masculino e feminino, Bocha, Buraco, Tranca, Peteca, Truco, Dominó, Damas, Tênis de Mesa. O baile de encerramento com concurso de Dança de Salão com premiação para o vencedor, acontecerá às 21h no CCTI. Já no domingo, último dia de competição, o CEMUG receberá as finais de Voleibol masculino e feminino.
A tabela dos jogos já está disponível no site oficial da Prefeitura no link http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/downloads.php?cdcd=22

FUNDACC abre teste de elenco para nova produção que reunirá Teatro e Corpo de Baile
O teste para atores será aberto a todos que queiram participar, com ou sem experiência na área teatral. A cena que será avaliada pela comissão julgadora está disponível na recepção da FUNDACC a partir de 21 de junho

Caraguatatuba - A FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com as inscrições abertas para o teste de elenco de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. A produção será realizada pelas áreas de Teatro e Dança, com direção geral de Adbaílson Cuba (mesmo diretor de ROSA DE CABRIÚNA), e a parte de expressão corporal será orientada por Cristina Neves (CORPO DE BAILE MUNICIPAL).
O teste de elenco será realizado no dia 4 de julho, no palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. De acordo com o diretor, Adbaílson Cuba, todos podem participar da seleção. "Não é necessário ter experiência na área de teatro para participar do teste. Digo isso porque quando fizemos a seleção para Rosa de Cabriúna, no começo do ano passado, vários atores que hoje integram o elenco nunca tinham participado de uma montagem teatral", disse Cuba.
Para participar da seleção é necessário ter idade mínima de 16 anos e comparecer à FUNDACC para retirar a cena que deve ser decorada para a avaliação no dia do teste. As inscrições estão abertas a partir de 21 de julho e o teste acontecerá em 4 de julho. Segundo a direção do espetáculo, esta será uma grande produção em termos de investimento, assim como os balés de repertório do Corpo de Baile e a peça Rosa de Cabriúna (que representará a cidade no Mapa Cultural Paulista - fase regional).
Para Cuba, "O Pequeno Príncipe, de início parece um espetáculo infantil, mas a obra traz lições que servem para todas as idades. Nossa idéia é concluir este trabalho até meados de outubro, por ocasião do Dia das Crianças", explicou.
O teste será dia 4 de julho(quarta-feira), 17h, no Teatro Mario Covas. Mais informações podem ser obtidas na FUNDACC pelo telefone (12)3883-7555. Participe! (Fonte: Fundacc)

PM prende dois infratores da lei que por furto em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Na manhã do dia 20 de junho, às 07h15min, Policiais Militares de Caraguatatuba, realizavam patrulhamento pela Rua Amazonas, 590, no bairro Indaiá, quando avistaram dois infratores da lei pulando o muro de um condomínio, adentrando numa residência. Após realizar o cerco policial os infratores J. E. B. S., de 32 anos e R. L. G., de 25 anos, foram abordados e com eles foram localizados; um parelho de micro sistem, um vídeo cassete, três torneiras e um ferro de passar roupa. Dada voz de prisão foram conduzidos ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Furto, permanecendo recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Mulher é presa com dois quilos de cocaína na rodoviária de Caraguá
Esta foi a maior apreensão de cocaína feita este ano pela DIG do Litoral Norte

Caraguatatuba - Uma mulher, que não portava nenhum tipo de documento de identificação, foi presa com uma mochila que carregava dois quilos de cocaína ao tentar embarcar para São José dos Campos na rodoviária de Caraguatatuba, na manhã de ontem. A droga estava escondida no interior da bolsa e dividida em sacos plásticos.
Ao todo, eram quatro embalagens de um quilo cada, dois sacos eram de cocaína, a outra metade era de fermento biológico, que segundo os investigadores da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), seria utilizado para misturar ao entorpecente.
Os investigadores receberam denúncia anônima na tarde anterior de que uma mulher loura iria embarcar para São José dos Campos com cocaína na rodoviária de Caraguatatuba.
Na manhã de ontem, quatro policiais fizeram campana e observaram uma mulher com estas características no guichê da empresa de ônibus comprando a passagem.
Ao ser abordada, a garota estava com uma mochila nas costas. Na revista da bolsa, foram encontrados sacos plásticos com o pó de cor branca. A menina foi levada para a delegacia. Os policiais fizeram uma constatação prévia e descobririam que era cocaína em dois dos sacos.
Investigação - O delegado Vanderlei Pagliarine explicou que a mulher, por estar sem documentos de identificação, foi tratada como suposta adolescente após uma ligação para um homem que ela diz ser o avô, em São José dos Campos. “Este homem disse que tinha uma menina nestas características que ele tratava como sendo neta”, acrescentou o delegado.
A jovem estava apenas com um telefone celular que não parava de tocar enquanto ela estava na delegacia. A jovem disse ainda que moraria com a mãe, no bairro Alto da Ponte, periferia de São José, mas não sabia o telefone celular dela.
“Foi pedida a custódia dela por 45 dias. Enquanto isto, as diligências continuam para descobrirmos a real identidade dela e a origem da droga”, disse Pagliarine.
O delegado disse acreditar que a cocaína apreendida com ela fazia o trajeto da rodovia Rio-Santos.
Segundo o delegado, esta foi a maior apreensão de cocaína do ano. A suposta adolescente foi levada junto com a cocaína apreendida à Promotoria da Infância e Juventude em Caraguatatuba. Caso o promotor aceite a custódia dela, ela deve ser encaminhada para a Cadeia Feminina de Ubatuba. A droga deve ser enviada para a perícia técnica em São José dos Campos.
Mula - A menina teria dito aos policiais que a droga não era dela. Ela alegou que foi contratada em São José dos Campos para vir até Caraguatatuba pegar o entorpecente e levar de volta ao Vale. Para fazer este trabalho de mula – transportar entorpecente – ela disse ter recebido R$ 100,00.
Ela disse ainda que teria vindo para Caraguatatuba, no dia anterior. Segundo a polícia, a menina contou que desceu na rodoviária, pegou um ônibus municipal com destino ao bairro Vapapesca, Zona Sul da cidade. Ao descer no bairro, um homem dentro de um carro já estava à espera dela.
A jovem disse que entrou no carro e os dois foram a um motel, onde passaram a noite. Ainda de acordo com a polícia, ela disse que não teve relação sexual com o homem, ela teria ficado assistindo televisão, enquanto ele estaria dormindo. Na manhã de ontem, ele entregou a ela a mochila e a deixou em um ponto na beira da rodovia SP-55, em Caraguatatuba. Mais tarde foi presa na rodoviária. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

“Ilhabela, uma verdade conveniente”
Mais uma vez o município sai na frente na preservação do meio ambiente e na educação das crianças

Ilhabela - Na próxima sexta-feira, 22, a partir das 8h na escola municipal Eurípedes da Silva Ferreira, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e o secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, irão realizar um encontro com educadores e dirigentes de ensino do município.
O objetivo do encontro, é realizar a distribuição aos professores e dirigentes da rede publica municipal de ensino, exemplares do livro e DVDs do filme “Uma verdade Inconveniente”, de Al Gore, ativista ecológico e ex-vice presidente dos USA. Gore esteve em maio passado no Brasil, ministrando uma palestra no Parque do Ibirapuera em São Paulo, evento que contou com a participação do prefeito Manoel Marcos.
Recentemente lançados, o livro e o documentário, que já foi visto por milhões de pessoas, principalmente nos Estados Unidos. Protagonizado por Al Gore, o filme é uma severa advertência para a humanidade sobre a responsabilidade do Homem nas mudanças climáticas. É um documentário ambientalista e, por isso mesmo, político. As imagens, chocantes, mostram as atuais alterações que o nosso Planeta está experimentando e elas são, também, a evidências da irresponsabilidade dos políticos que se negam a reconhecer a urgência de tocar no assunto, e o pouco tempo que resta para que seja evitada a catástrofe total do planeta.
A iniciativa do prefeito, conta com o apoio de duas empresas, a Fundação Itaú ofertou os exemplares do livro e a Sagatiba, já conhecida e parceira de Ilhabela na luta pela preservação do meio ambiente, através de seu presidente, Marcos de Morais, os DVDs. Em um encontro descontraído, o prefeito pretende passar aos participantes a importante experiência, os conhecimentos e os conceitos que adquiriu junto a Al Gore.
Para o prefeito Manoel Marcos chegou a vez das crianças de Ilhabela terem a grandiosa oportunidade de assistirem este filme. “Estou realmente preocupado e comprometido com o bem-estar da população do Litoral Norte como um todo, por isso resolvi tomar essa medida, pois são as crianças de hoje que preservarão o meio ambiente de amanha”, afirmou o prefeito Manoel Marcos. (Fonte: PMI)

Mais uma melhoria para os caiçaras de Ilhabela

Ilhabela - Atendendo a solicitação do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o presidente da Colônia de Pescadores de Ilhabela e vereador (PR), Roberto Lourdes do Nascimento (Roberto Timbada), realizou a instalação de chuveiros com água aquecida nos dois banheiros do píer dos pescadores, na Prainha.
Os chuveiros estão a disposição dos pescadores associados à Colônia, e têm como principal objetivo dar suporte aos moradores das 17 Comunidades Tradicionais de Ilhabela. “Muitas vezes os pescadores aportam no píer para fazer compras ou até mesmo passearem pela cidade, e o mínimo que podemos fazer é dar este simples, porém importante, suporte a estes caiçaras”, afirmou Timbada.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, as Comunidades Tradicionais têm sido muito bem atendidas por sua administração. “Adquirimos uma ambulancha para visitas médicas às estas Comunidades, construímos postos de saúde, quadra de esportes, além de estarmos em parceria com a Sagatiba, instalando o benefício do saneamento básico em todas elas. Infelizmente, não temos recursos para realizar tudo o que é necessário, para tal, contamos com parcerias em nossa administração. Estamos satisfeitos em poder contar com a Colônia de Pescadores no que diz respeito à melhora na qualidade de vida e bem estar dos caiçaras de nossa cidade”. (Fonte: PMI)

Batalhão da PM recebe obras de ampliação e reforma

Ilhabela -Na manhã de anteontem, foi inaugurada a ampliação e reforma do 20º Batalhão da Polícia Militar de Ilhabela, no bairro da Barra Velha, próximo a entrada da cidade. A obra, uma parceria entre Polícia Militar, prefeitura e empresas privadas, incluiu a construção de dois alojamentos (um para cabos e soldados e um para sargentos), uma sala de instrução e treinamento, e reforma na área já existente.
O secretário municipal de Administração, Luiz Lobo, representou o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira na solenidade de inauguração, que não pôde estar presente em virtude da sua ida à Brasília, onde Ilhabela será uma das cidades brasileiras homenageadas por alcançar os maiores índices de Desenvolvimento da Educação Básica, melhorando as condições educacionais do município.
Na ocasião, Lobo ressaltou o investimento de R$ 380 mil, aplicados entre janeiro e fevereiro deste ano (alta temporada de verão), com o acréscimo de efetivo, proporcionando excelentes resultados como o aumento da segurança para a população e turistas que visitaram Ilhabela neste período.
A solenidade teve a presença ainda do tenente-coronel Milton Pousa Junior, comandante do 20º. Batalhão PM do Litoral Norte, e o tenente Alexandre Cândido de Lima, comandante do 1º. Pelotão da PM de Ilhabela.
A implementação desta obra é a realização de um sonho do efetivo policial de Ilhabela, que há mais de 10 anos reivindica melhorias. Também estiveram prestigiando o evento, o efetivo da Polícia Militar de Ilhabela; o sub-comandante da PM no Litoral Norte, major Ewandro Rogério Góes; além de autoridades políticas e empresários. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeito apresenta 15 projetos para áreas de congelamento no Ministério das Cidades
São Sebastião pode receber R$ 13 milhões em verbas federais para investimentos nos núcleos congelados. Dr. Juan Garcia também apresentou projetos no Ministério do Turismo

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos secretários Thirso Silveira Júnior (Governo) e Thales Carlini (Obras e Planejamento), apresentou na última quarta-feira (20/6), no Ministério das Cidades, em Brasília, um total de 15 projetos voltados às áreas de congelamento. As propostas passam agora por análise técnica e, se aprovadas, os recursos já serão liberados neste 2º semestre, na ordem de R$ 13 milhões. “Foi uma viagem produtiva. Estas verbas devem sair em breve por conta do bom relacionamento com o ministro, que têm inclusive utilizado nosso projeto como modelo no Ministério das Cidades”, salientou.
Dr. Juan Garcia esteve no Ministério das Cidades, do ministro Márcio Fortes de Almeida, junto com a deputada federal Eliana Corrêa (PP-SP) e foi recebido pelo diretor de Programas, Márcio Galvão. Entre os pedidos estão verbas para saneamento, calçamento, iluminação e obras de infra-estrutura urbana.
Ainda em Brasília, o prefeito de São Sebastião esteve no Ministério do Turismo, onde confirmou a liberação até agosto da verba de R$ 1,9 milhão para investimento na rede de esgoto do sertão de Maresias, na Costa Sul. Ele também apresentou outros projetos relacionados ao sítio arqueológico, sinalização viária, entre outros na área turística. O prefeito recebeu a confirmação da liberação de uma unidade volante para informações turísticas. (Fonte: PMSS)

Proposta para a Vila Tropicanga é apresentada à Promotoria da Habitação

São Sebastião - Os integrantes da Comissão da Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), da Prefeitura de São Sebastião, apresentaram na manha desta quinta-feira a proposta do plano de urbanização da Vila Tropicanga, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul do município. O pro9jeto foi entregue pelo prefeito Dr. Juan Garcia ao promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente e da Habitação e Urbanismo do LN, Fábio Rodrigues Franco Lima.
Na proposta apresentada ao promotor, a Comissão aponta que “sabendo-se da inviabilidade de total remoção de seus moradores, face ao grande número de famílias residentes e a indisponibilidade de áreas passíveis de ocupação no entrono da vila, e também a fim de evitar transtornos sociais, a Prefeitura se propõe a promover a urbanização da área implantando a infraestrutura necessária ao bem-estar de seus moradores ao mesmo tempo em que se propõe recuperar ambientalmente as encostas, através de programas de reflorestamento, removendo as casa implantadas em área de alto risco e, ainda, as situadas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar”.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, membro da Comissão, pelo levantamento planialtimétrico realizado na área, as indicações são pela remoção de casas implantada acima da cota 100 metros, dentro do Parque; também aquelas consideradas de alto risco pela Defesa Civil, que serão reflorestadas. Também foram identificados os imóveis em Áreas de Preservação Permanente (APP), localizados na faixa entre 0 a 15 metros e de 15 a 30 metros, dos córregos, com a proposta de implantação de canalização fechada. Alguns trechos ficarão abertos por se encontrarem em vales muito encaixados, onde a mata ciliar está preservada.
Ainda de acordo com a proposta, de urbanização para a área estão previstos planos de saneamento básico, com a implantação do sistema de esgoto e água tratada, de limpeza urbana, de educação ambiental, abastecimento de água, energia elétrica, pavimentação, construção de casas populares, plano de recuperação da cobertura vegetal e área de lazer.
Junto com o prefeito e o secretário do Meio Ambiente, também participaram da reunião o secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, presidente da Comissão da Zeis, Cláudia Lima Pereira de Castro, diretora da Divisão de Habitação, e o procurador ambiental José Mauro Botelho.
Após ser informado sobre o andamento de todo o processo da Vila Tropicanga, o promotor Fábio Lima propôs um encontro com representantes de outros órgãos ambientais como Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN), Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) e Fundação Florestal. “A análise conjunta desses órgãos vai otimizar o processo para resolver o problema da área”, disse Carlini.
O prefeito Dr Juan Garcia disse que conta com a sensibilidade do Ministério Público para entender os problemas enfrentados pela comunidade e otimizar um desfecho para essa pendência que aflige as famílias. “A Vila Tropicanga tem todas as características para ser decretada uma Zeis, pois para esse bairro está sendo melhorado o acesso, com pavimentação da estrada do Cascalho, construído uma escola com 10 salas de aula e ali instalaremos uma Unidade de Saúde ”, disse Garcia.
A Vila Tropicanga é alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, publicada no final do ano passado, que determina a remoção de 695 pessoas - moradores de 258 casas, sendo 241 ocupados por famílias de baixa renda. Trata-se de uma ação judicial antiga. No local, residências foram construídas em terrenos que sofreram parcelamento de solo irregular por loteadores criminosos, os quais venderam lotes para muitas pessoas, na sua grande maioria de boa fé e trabalhadora. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza ações no Dia Mundial de Combate às Drogas

São Sebastião - Para comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas, na próxima terça-feira (26/6) ,a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), estará na Praça do Coreto com uma barraca composta por entidades para orientação e distribuição de folders. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para os problemas da dependência química e a importância dos grupos de auto-ajuda.
De acordo com a psicóloga da Sesau, Adriane Cristina Ferreira da Cruz, das 9h às 16h, os grupos de auto-ajuda: Amor Exigente, Cura-Te (Novo Alvorecer), Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo- Núcleo São Sebastião, Comunidade Vida Nova, Al –Anon e Vida Nova (Igreja Bola de Neve), estarão se revezando na barraca para orientar a população e esclarecer dúvidas com relação à dependência química. “A dependência química é uma doença crônica, lenta, progressiva e fatal. É muito importante que o dependente e sua família participem dos grupos de auto-ajuda”, afirma Adriane.
Além disso, a Prefeitura conta com o Programa Municipal de Dependência Química (PMDQ) e o Programa de Recuperação, Orientação e Valorização do Empregado (PROVE) para atender aos servidores, dependentes químicos e a comunidade.
Os programas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, na sede da Faculti, no Centro, e às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, na sala do Plantão Social, (ao lado da Garagem Municipal). Ambas contam com o trabalho de uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Mais informações pelo telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Adiada a inauguração do centro de saúde Topolândia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informa que em função dos diversos detalhes a serem acertados na obra e também pela complexidade da mudança de várias unidades de saúde para o novo prédio, a inauguração do Centro de Saúde Topolândia, que ocorreria no próximo dia 9 de julho, foi adiada para a Semana da Pátria, em setembro. Atualmente, funcionários trabalham na fase de acabamento da nova unidade de saúde, que inclui colocação de forro, luminárias e paisagismo na área interna, além da construção da calçada na área externa. O novo Centro de Saúde Topolândia concentrará vários serviços em um só lugar, como Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Centro de Reabilitação, Programa de Saúde da Família, unidade de odontologia, entre outros. A Prefeitura informa que ainda na Semana da Pátria também será inaugurada a revitalização da Rua da Praia, no Centro. (Fonte: PMSS)

Proposta para a Vila Tropicanga é apresentada à Promotoria da Habitação

São Sebastião - Os integrantes da Comissão da Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), da Prefeitura de São Sebastião, apresentaram na manha desta quinta-feira a proposta do plano de urbanização da Vila Tropicanga, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul do município. O pro9jeto foi entregue pelo prefeito Dr. Juan Garcia ao promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente e da Habitação e Urbanismo do LN, Fábio Rodrigues Franco Lima.
Na proposta apresentada ao promotor, a Comissão aponta que “sabendo-se da inviabilidade de total remoção de seus moradores, face ao grande número de famílias residentes e a indisponibilidade de áreas passíveis de ocupação no entrono da vila, e também a fim de evitar transtornos sociais, a Prefeitura se propõe a promover a urbanização da área implantando a infraestrutura necessária ao bem-estar de seus moradores ao mesmo tempo em que se propõe recuperar ambientalmente as encostas, através de programas de reflorestamento, removendo as casa implantadas em área de alto risco e, ainda, as situadas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar”.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, membro da Comissão, pelo levantamento planialtimétrico realizado na área, as indicações são pela remoção de casas implantada acima da cota 100 metros, dentro do Parque; também aquelas consideradas de alto risco pela Defesa Civil, que serão reflorestadas. Também foram identificados os imóveis dentro da faixa de 0 a 15 metros e de 15 a 30 metros, trechos dos córregos com implantação de canalização fechada e os que ficarão abertos por se encontrarem em vales muito encaixados, onde a mata ciliar está preservada.
Ainda de acordo com a proposta, de urbanização para a área estão previstos planos de saneamento básico, de limpeza urbana, de educação ambiental, abastecimento de água, energia elétrica, pavimentação, construção de casas populares, plano de recuperação da cobertura vegetal e área de lazer.
Junto com o prefeito e o secretário do Meio Ambiente, também participaram da reunião o secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, presidente da Comissão da Zeis, Cláudia Lima Pereira de Castro, diretora da Divisão de Habitação, e o procurador ambiental José Mauro Botelho.
Após ser informado sobre o andamento de todo o processo da Vila Tropicanga, o promotor Fábio Lima concordou com um encontro com representantes de outros órgãos ambientais como Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN), Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) e Fundação Florestal. “A análise conjunta desses órgãos vai otimizar o processo para resolver o problema da área”, disse Carlini.
O prefeito Dr Juan Garcia disse que conta com a sensibilidade do Ministério Público para entender os problemas enfrentados pela comunidade e otimizar um desfecho para essa pendência que aflige as famílias. “A Vila Tropicanga tem todas as características para ser decretada uma Zeis”, disse Garcia.
A Vila Tropicanga é alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, publicada no final do ano passado, que determina a remoção de 695 pessoas - moradores de 258 casas, sendo 241 ocupados por famílias de baixa renda. Trata-se de uma ação judicial antiga. No local, residências foram construídas em terrenos que sofreram parcelamento de solo irregular por loteadores criminosos, os quais venderam lotes para muitas pessoas, na sua grande maioria de boa fé e trabalhadora. (Fonte: PMSS)

Equipes sebastianenses prosseguem na disputa por campeonatos pela região

São Sebastião - As modalidades esportivas de malha e handebol de São Sebastião prosseguem disputando importantes campeonatos pela região. As equipes brigam por resultados positivos neste domingo (24/6) nas competições que participam e continuam as preparações para os Jogos Regionais de Ubatuba.
A malha sebastianense disputa a segunda rodada do Campeonato Paulista a partir das 10h. O grupo de 16 jogadores enfrenta a equipe do Água Preta, de Pindamonhangaba, com moral, já que conquistou o Campeonato da Liga Sebastianense no início de junho, porém o treinador da equipe José Francisco da Silva faz questão de enaltecer o trabalho do time adversário. “Mesmo tendo um plantel de jogadores qualificado e termos conquistado muitos títulos para a cidade, temos também que respeitar a equipe do Água Preta, que venceu a sua primeira partida contra o Galo Branco, na casa do adversário”, ressalta.
São Sebastião, que venceu em casa sua primeira série de jogos no último domingo (17/6) contra a equipe do São Benedito, de Jacareí, está liderando a chave classificatória com 6 pontos conquistados.
Já a equipe de handebol feminina vai domingo à cidade de Santana do Paranaíba, interior de São Paulo, disputar a Liga Metropolitana contra a equipe do Handvila, da capital, às 9h. O time, oitavo colocado na competição, busca a vitória, mas foca a preparação para os Jogos Regionais.
O técnico Carlos Eduardo Teixeira, o Zulu, diz que as meninas de São Sebastião são ainda inexperientes, porém, com a Liga Metropolitana elas estão demonstrando muita capacidade para disputar os Jogos Regionais. “As meninas são novas, mas estão se desenvolvendo a cada partida na liga e mostrando muita capacidade e habilidade durante as partidas”, explica.
O time masculino também vai a Santana de Parnaíba jogar contra o time anfitrião. O grupo, que perdeu a última partida contra a equipe de Diadema por 24 a 23, enfrenta o time da casa às 10h e deve dar trabalho ao adversário, já que a equipe também participará dos regionais e vem treinando forte para os jogos.
Vôlei Máster - As meninas do vôlei máster entram em quadra nesta sexta-feira (22/6), às 19h, no Club Holmes em São Paulo, para disputar contra a equipe do Triangular mais uma rodada do Campeonato Paulista da modalidade. As jogadoras estão em recuperação no campeonato e devem ir com tudo contras as jogadoras paulistanas no Triangular, já que precisam de um bom resultado para não se distanciarem das líderes da tabela. (Fonte: PMSS)

Escola Municipal de Maresias desenvolve projeto sobre Educação Fiscal

São Sebastião - Visando a conscientização dos alunos e da própria comunidade, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Peixinho Dourado, localizada no bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, vem desenvolvendo um projeto desde o mês de abril relacionado à Educação Fiscal.
Cerca de 25 alunos entre cinco e seis anos de idade estão envolvidos no trabalho, que é comandado pela professora Geni Amaral dos Santos, e se chama ‘Nas conversas e brincadeiras também se pode fiscalizar’. A atividade consiste, por exemplo, na realização de teatro e exibição de determinados filmes, cujos assuntos são debatidos, posteriormente, com as crianças. “Nós adaptamos várias brincadeiras com o intuito de conscientizá-los sobre a importância em pedir a nota fiscal quando compramos qualquer produto porque a maioria da população não tem esse hábito”, declara Geni. “Também orientamos para não adquirir produtos piratas, que são de péssima qualidade e não dão garantia ao consumidor”, acrescenta.
O trabalho foi elaborado a partir de um concurso criado pela Receita Federal e secretarias de Educação das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo, que formaram o Grupo de Educação Fiscal (GEF). Em São Sebastião, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) também faz parte da iniciativa. “É um meio de incentivar e valorizar o trabalho do professor”, diz a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc) e integrante do GEF, Claudete Maria de Jesus.
De acordo com ela, os melhores projetos serão premiados com a entrega de máquinas digitais e aparelhos de DVD. A premiação, que está prevista para o mês de outubro em cada município, será feita do 1° ao 3° colocados de cada categoria, ou seja, para os educadores e escolas. Ao todo, são 39 unidades escolares da região que estão participando do concurso. São Sebastião tem nove escolas desenvolvendo projetos sobre o tema, os quais têm supervisão e avaliação constante do GEF. “Só estão concorrendo escolas e professores que se inscreveram”, frisa. O trabalho encerra no final do mês de junho
Em Maresias, o projeto também vem sendo trabalhado, paralelamente, por uma outra professora da unidade com estudantes de 5ª a 8ª séries. (Fonte: PMSS)

Festa de São Pedro terá atrações musicais para movimentar o bairro de São Francisco

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, inicia nesta sexta-feira (22/6), a partir das 20h, a tradicional Festa de São Pedro Pescador, que terá várias atrações culturais nos dias 22, 23, 24, 29, e 30 de junho e 1° de julho a partir das 20h.
As bandas locais têm seu espaço garantido no evento. Nesta sexta-feira (22/6), haverá o show com a banda “Barriga Verde”. Já no sábado (23/6), a atração fica por conta do grupo “Papo de Samba”. Para fechar o primeiro fim de semana da festa, no domingo (24/6), o show será da banda “Novo Astral”. No dia 30 de junho, a atração principal será o cantor Jair Rodrigues.
Primeira a se apresentar na Festa de São Pedro, a banda “Barriga Verde” levará seu repertório de forró universitário para animar os moradores com um show imperdível. “Para nós é muito importante a valorização que a Prefeitura nos deu. Vamos tocar na Festa de São Pedro e na do Migrante na Costa Norte”, disse a responsável pelo grupo, Alda Mary Lima Mateus.
Já o grupo “Papo de Samba” está animado para a apresentação que vai reunir grandes nomes do chamado “samba de roda”, como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. “Ficamos felizes por sermos chamados para tocar nesta festa, já que nossa agenda estava um pouco vazia”, disse o músico Jacir Lopes Guimarães Júnior.
Diretamente de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, a banda “Novo Astral” promete um grande show com músicas variando do Forró ao Axé. “Dependendo da agitação do público tocamos Forró ou Axé. Para nós é um incentivo representar o nosso bairro para levar alegria ao público da região central”, destacou o integrante Joilson Néri de Souza.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a atual administração está pautada em valorizar as bandas locais como forma de incentivo. “Além de não esquecermos nenhuma festa tradicional do calendário de eventos do município, também temos o compromisso de valorizar as bandas locais”, disse.
De acordo com o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Rogério Carvalho de Almeida, a Festa de São Pedro contará com uma grande barraca formada pelas equipes das Pastorais, Movimentos e Serviços da Igreja Católica com o objetivo de trabalhar em prol do crescimento da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. “Haverá uma barraca da Cooperativa de Pesca de São Sebastião que realizará o Festival do Camarão, vendendo os melhores frutos do mar”, disse Almeida.
Além disso, a Igreja organiza um grande sorteio de prendas, com prêmios que vão desde eletrodomésticos, bicicletas e prêmios em dinheiro, até uma moto Suzuki Intruder 125 0KM, no último dia da festa (1/7) às 23h. A Paróquia já disponibiliza a cartela da moto em todas as comunidades participantes ao preço de R$ 5. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou www.saosebastiao.sp.gov.br

São Sebastião recebe workshop para dentistas da região

São Sebastião - O município de São Sebastião receberá um workshop voltado aos dentistas da região. O evento será realizado no dia 4 de julho, das 17h30 às 21h, na Praça Pôr-do-Sol, no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul. Com apoio da Prefeitura e Oral B, a iniciativa é uma realização da Dental Forte, que atua com material odontológico em Boiçucanga.
A expectativa é de que 50 profissionais da área de odontologia participem do curso, totalmente gratuito. Durante o workshop, o tema ‘Estética Máxima em Restaurações Anteriores, Seleção do Material e Técnicas’ será abordado pelo professor Jansen Ozaki, especialista e mestre em Dentística Restauradora pela FOP / Unicamp e coordenador de Dentística da Universidade Nove de Julho (Uninove), na Associação Paulista de Cirurgia Dentista (APCD) de São José dos Campos. Mais informações pelo telefone (12) 3865.4364. (Fonte: PMSS)

Seduc encerra Pró-Letramento de Língua Portuguesa neste fim de semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), finaliza no próximo sábado (23/6), na EM Henrique Botelho, a partir das 8h, o curso do Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na área da Língua Portuguesa.
O Pró-Letramento visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ele funciona na modalidade à distância. Para isso, é utilizado material impresso e vídeos, com atividades presenciais, que serão acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.
Os objetivos do Pró-Letramento são oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, além de propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
De acordo com a professora Marília Romeiro Ramos Mello, responsável pela execução do curso na área de português, o Pró-Letramento foi bom e ela acredita que já esteja refletindo na sala de aula. “Trabalhamos com a oralidade da leitura e escrita, valorizando estas culturas e levar os professores a uma melhor organização na sala de aula”, avaliou Marília.
No início deste mês, a Seduc também finalizou o Pró-Letramento de matemática, beneficiando cerca de 60 professores, divididos em duas turmas. De acordo com a Seduc, no segundo semestre deste ano, os professores poderão fazer o remanejamento de cursos, ou seja, os que ministram matemática terão o Pró-Letramento de Língua Portuguesa e vice-versa. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura oferece atendimento médico para integrantes da Escolinha de Futebol de Cambury

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), agendou para a próxima semana atendimento médico aos integrantes da Escolinha de Futebol de Cambury, localizada na Costa Sul do município, que está ligada ao ‘Programa Esporte Legal’, da Secretaria de Esportes (Seesp).
Cerca de 10 crianças carentes entre 9 e 15 anos passarão por uma consulta no dia 29 de junho, no posto de saúde do bairro, quando alguns exames como sangue, urina e fezes serão solicitados pelo médico, além de serem medidos e pesados.
“A avaliação médica surgiu em função de saber se os mesmos estão bem de saúde, com condições físicas para praticar o esporte”, diz Mônica do Carmo Thiegue, Técnica em Agropecuária, que atua voluntariamente no projeto ‘Escolinha Esperança de Cambury’. Um trabalho voluntário criado pelo pedreiro José Raimundo dos Santos e que atende aproximadamente 60 crianças toda terça e quinta-feira, das 16h30 às 18h, dependendo das condições do tempo.
De acordo com Mônica, o grupo também deverá ter na primeira quinzena de julho uma palestra sobre noções de primeiros-socorros. “Estou agilizando com o responsável pelos Bombeiros Voluntários”, comenta.
Em abril passado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e a secretária de Esportes, Raquel Buzi, acompanhadas do prefeito Dr. Juan Garcia, realizaram a doação de material esportivo aos membros da escolinha. Ao todo foram distribuídas 13 chuteiras, um apito, uma bola e dois jogos de coletes, totalizando 22 peças.
“A realização desse trabalho é muito bom porque tira as crianças das ruas e oferece uma diversão. Se não fosse essa escolinha, todos estariam brigando na rua. Tinha muita criança que era insuportável e melhorou depois que começou a freqüentar a escolinha”, disse na época Maria Raimunda de Jesus, que tem filhos no projeto. (Fonte: PMSS)

Delegação sebastianense participa do Congresso Técnico para os Jogos Regionais

São Sebastião - Os dirigentes da Delegação de São Sebastião para os 51º Jogos Regionais participaram na quarta-feira (20/6) do Congresso Técnico da competição que acontece a partir do dia 3 de julho em Ubatuba. No encontro, foram definidos detalhes sobre a competição que reunirá 7.500 atletas de 42 cidades da região.
Os representantes da Secretaria de Esportes (Seesp), Alexandre Chagas e Adriano José Ruiz, foram representar a cidade no congresso que contou com a participação de 300 pessoas entre prefeitos, secretários municipais de esportes, membros de comissões técnicas, chefes de delegações e Comitê Organizador. Os principais assuntos foram as confirmações das cidades inscritas e dos atletas das modalidades individuais e sorteio dos grupos dos esportes coletivos.
As informações do Congresso também serão divulgadas para os técnicos das modalidades esportivas que terão representação em Ubatuba. O encontro acontece nesta sexta-feira (22/6), às 15h na Casa da Vela, situado na Praia Deserta. (Fonte: PMSS)

Lixeiras comunitárias padronizadas serão instaladas na Vila Sahy, na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai implantar na Vila Sahy (antiga Vila Baiana), em Barra do Sahy, na Costa Sul do município, pelo menos três lixeiras comunitárias padronizadas. Para a construção dos locais de acondicionamento do lixo, a administração entrará com o material e a comunidade ficará responsável pela mão-de-obra.
O serviço será executado assim que terminar o lançamento dos lotes da Vila Sahy no Cadastro Municipal Imobiliário. Até o momento, 400 áreas foram lançadas.
Na última quarta-feira (20/6), o secretário da Semam, Teo Balieiro, esteve vistoriando os locais onde estão as atuais lixeiras. Segundo ele, a Prefeitura irá discutir com a Associação dos Moradores da Vila Sahy (Amovila) a melhor localização para a instalação das mesmas, e se há necessidade de mais alguma. Balieiro também informa que a intenção da Semam é fazer com que cada lixeira tenha uma espécie de zelador visando a limpeza e o bom funcionamento do local.
Os espaços destinados à recepção do lixo serão utilizados por uns dos modelos desenvolvidos pela Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), com local apropriado para o depósito de material orgânico e reciclável (sucata). “Também faremos um trabalho de educação ambiental na comunidade, que será realizado pelos monitores ambientais, com o objetivo de fazer com que os moradores criem o hábito de separar o lixo”, diz o secretário.
Ele anunciou ainda que a Semam, em breve, agendará uma reunião na Vila Sahy para explicar à comunidade o processo de apresentação da planta popular, além de apresentar o Plano de Urbanização que está sendo discuto com a Amovila. Um dos projetos a serem implantados na área é a pavimentação. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe Festival Juvenil de Basquete no domingo

São Sebastião - São Sebastião recebe neste domingo (24/6), a partir das 11h, no Tebar Praia Clube, o Festival Juvenil de Basquete, realizado pela Liga do Coneleste Paulista da modalidade. A equipe sebastianense está na disputa e acredita nas suas atuações e no fator casa para chegar cada vez mais perto do título da competição.
Após a primeira etapa realizada no dia 12 de maio em Taubaté e a segunda, n o dia 20 de maio, em Pindamonhangaba, a equipe se encontra na terceira colocação no festival com três vitórias e três derrotas e um total de nove pontos conquistados, atrás das cidades de Pindamonhangaba e Taubaté, que possuem 11 e 10 pontos, respectivamente, e à frente de Jacareí, lanterna da classificação com apenas seis pontos ganhos.
O técnico da equipe Marcelo Gonçalves, o Roque, acredita que chegou o momento de brigar forte pelos pontos, ainda mais dentro de casa.
“No início do festival pretendíamos apenas participar da competição, mas ao longo dos jogos percebemos que a nossa capacidade era muito grande e que teríamos condições de disputar o campeonato de igual para igual com os outros times que possuíam mais experiência. Com essa oportunidade de fazer as partidas aqui em São Sebastião não deixaremos de brigar pelas vitórias”, explica o treinador.
Roque diz ainda que o grupo está muito animado e deve mostrar um basquete de alto nível para a torcida caiçara. “Nosso time é muito bom, ele foi crescendo e se tornando competitivo ao longo dos treinamentos e das competições. Tenho certeza que o time fará ótimas partidas para o público que for ver os jogos no Tebar”.
As partidas se iniciam às 11h. O primeiro jogo de São Sebastião começa às 12h, com a segunda partida marcada para as 14h e a terceira para as 16h. Para conquistar a liderança do festival, os garotos sebastianenses terão de vencer as três partidas disputadas e torcer por uma derrota de Pindamonhangaba para Taubaté.
Após a etapa em São Sebastião, ocorre a grande decisão da competição que está prevista para o segundo semestre na cidade de Jacareí. (Fonte: PMSS)

Polícia Militar aprende arma de fogo em São Sebastião

São Sebastião - No dia 20 de junho, às 21h00min, Policiais Militares de São Sebastião, realizavam patrulhamento pela Rua Clodovil Moreira, 383, no bairro Maresias, quando depararam com o infrator da lei E. G. S., de 25 anos em atitude suspeita em frente a um comércio, ao perceber a presença dos Policiais Militares, o infrator tentou se esconder dentro do comércio. Feita abordagem e busca pessoal foi localizado em seu poder um revólver cal. 38. O infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo, ficando recolhido à Cadeia Pública local. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


A inauguração do Clube ACIU será nesta terça-feira

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, realizará no próximo dia 26 de junho- 3a feira, a partir das 20h00, a festa de inauguração de sua Sede Social- o "Clube da ACIU".
O clube está localizado à Rua Maria Madalena 454- estrada do Taquaral- (antiga Apresul)
A inauguração terá como tema a I Festa Junina da ACIU, e segundo os diretores da entidade o Arraiá ACIU será um "festão". O evento contará com barracas típicas, show de banda ao vivo e claro a famosa quadrilha.
A ACIU disponibilizará aos convidados gratuitamente quentão, vinho-quente, pipoca, doces típicos, churrasco, refrigerante e cachorro quente. "É coisa que num acaba mais sô", brinca um diretor da ACIU.
A ACIU informa que toda a renda das barracas da Pescaria e da Cerveja será destinada à entidades carentes.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, conta com a presença de todos os associados e diz que a expectativa para a inauguração da sede social é grande. "Agora teremos uma sede social de verdade, com espaço amplo, uma infra-estrutura maravilhosa para recepcionar os nossos associados e seus familiares, um espaço em que o empresário poderá também organizar confraternizações com seus funcionários, festas, cursos, além claro de envolver os empresários da cidade. Esta conquista veio graças a sede própria que inauguramos recentemente", diz Ahmad.
Convites
Cada empresa filiada à entidade terá direito a dois convites gratuitos, os convites adicionais custam R$ 10,00. Crianças menores de 10 anos não pagam.
Os convites devem ser retirados até a próxima 2a feira- 25/06, na Sede da ACIU, à Rua Esteves da Silva, 51, na Assessoria de Comunicação da entidade e falar com Cristiane. Esperamos por vocês!!!
Estrutura do Clube - A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
De acordo com o presidente da ACIU, o clube conta com 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola. (Fonte: ACIU)

Câmara aprova projeto de zona azul


Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou nesta última terça-feira um projeto do executivo que autoriza a implantação do sistema de estacionamento rotativo, a zona azul, na cidade. O texto passou com uma emenda do Vereador Charles Medeiros (PSDB), que direciona os recursos obtidos com a cobrança.
A alteração do tucano prevê que 25% da arrecadação sejam voltados a melhorias na infra-estrutura local, outros 25% depositados no Fundo Municipal de Turismo e só 50% recolhidos livremente pela Prefeitura.
Os vereadores ainda rejeitaram uma proposta de emenda do petista Jairo dos Santos que proibiria a terceirização do serviço. Apesar de o documento exigir amplas discussões sobre a implantação da cobrança, a Coordenadoria de Trânsito da cidade, estima que a zona azul seja adotada já na próxima temporada.
De acordo com o coordenador de trânsito de Ubatuba, Marlon Lopes Moraes, a cidade já trabalhava com uma cobrança municipal em áreas próximas as praias e nestes lugares já houve discussões sobre a taxa e os estudos e trabalhos já estão bem avançados.
“A área de estacionamento da Praia Grande, do Tenório, da Maranduba e outras regiões, já mostraram que precisam de uma organização na época de temporada e há alguns anos era cobrada uma taxa pelo uso do local” acrescenta Marlon Lopes Moraes, garantindo que a intenção da prefeitura, com a zona azul, não é fazer caixa e sim regulamentar e organizar o estacionamento público.
O especialista no setor lembra que, a cidade no verão já tem um sistema autônomo de cobrança, realizado pelos chamados flanelinhas e, no entanto, não se tem uma garantia e nem uma regulamentação do serviço.
Apesar da preocupação com a organização da cidade, o coordenador de transito, ressalta que o preço de R$ 3,50, cobrado em algumas praias na época da antiga zona azul, está defasado, sinalizando, provavelmente, um aumento nas taxas. “Se a arrecadação retornar para a sociedade, como foi bem colocado na emenda do vereador Charles Medeiros, o valor precisa de reajuste”.
Marlon Lopes Moraes acrescenta que outras medidas poderão ser adotadas na implantação da zona azul.
Segundo o especialista, poderá ser cobrado um valor menor nos dias comuns e aumentar o preço nos feriados e finais de semana, além disso, ele também se mostrou favorável a isenção ou desconto da taxa para veículos da cidade. “Além de amenizar o gasto do cidadão local, acaba sendo também um incentivo aos moradores emplacarem os carros aqui e, conseqüentemente, trazer mais recursos para Ubatuba”, completa o coordenador municipal de trânsito.
Além das praias mais movimentadas, o retorno da cobrança pelo estacionamento público será adotado também no centro da cidade. O objetivo, na área central, seria dinamizar a parada e criar uma rotatividade nas vagas, possibilitando que mais gente use o comércio da região. (Fonte: Imprensa Livre)

Quase tudo pronto para as provas de natação dos Jogos Regionais
Apenas a piscina municipal será necessária para as disputas da natação; para a prática de biribol, piscina foi construída e está praticamente pronta

Ubatuba - A poucos dias do início dos 51º Jogos Regionais, as obras voltadas para a prática da natação e biribol estão sendo concluídas. O secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr, reafirma que todas as obras estão em pleno andamento e rigorosamente em dia, conforme o cronograma, não havendo nenhuma possibilidade das obras não serem finalizadas até o início dos Jogos.
De acordo com Bittencurt, as únicas piscinas que serão utilizadas durante os Jogos Regionais serão a Piscina Municipal e a nova piscina para a prática da modalidade de biribol, que está sendo construída ao lado da Piscina Municipal e já está em fase de acabamento. Os vestiários também estão sendo totalmente reformados para dar maior conforto tanto para os atletas da natação como para os atletas do biribol.
Demanda local - O secretário lembra que devido ao fato de as piscinas do Sertão da Quina e do Perequê-Açu não serem utilizadas durante os Jogos, as obras nestes locais não estão acontecendo em caráter de prioridade. “Neste momento vamos priorizar as obras para finalizarmos a piscina de biribol, que já está em fase de acabamento. As obras das piscinas do Sertão da Quina e do Perequê-Açu serão concluídas em breve, mas estas estão sendo feitas para atender a demanda da população destas regiões, posteriormente aos Jogos Regionais” afirmou o secretário, lembrando que apenas as quadras dos referidos complexos esportivos serão utilizadas nos Jogos.
“Lembro que a piscina que será utilizada durante os Jogos Regionais está pronta há praticamente vinte anos. A Piscina Municipal foi vistoriada, aprovada e tem totais condições de suprir a necessidade da competição” finalizou Bittencurt.
Hoje a Piscina Municipal atende cerca de duas mil pessoas e possui uma lista de espera que é atendida conforme surgem novas vagas. (Fonte: PMU)

Participantes de Congresso Técnico elogiam empenho para Jogos Regionais

Ubatuba - Os participantes do Congresso Técnico dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba elogiaram o empenho do município para ser a cidade-sede de 2007. O congresso foi realizado na última quarta-feira, dia 20, e reuniu cerca de 300 pessoas, entre secretários municipais de esportes, membros de delegações, comissões técnicas e atletas das 42 cidades participantes dos Jogos Regionais, no Areia Beach, localizado na Praia Vermelha do Norte.
O representante da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, José Cleófano de Lima Mafei, em sua fala durante o congresso, lembrou do seu primeiro encontro com o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr, para tratar dos “Regionais”. Mafei disse que viu no brilho do olhar do jovem secretário que a cidade iria fazer um grande evento.
Os melhores Jogos Regionais - O chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais, Rildo Mendes Torienzo, conta que foi questionado sobre sua vinda ao município para trabalhar durante as competições: “três pessoas perguntaram o que eu iria fazer em Ubatuba e hoje eu respondi que vamos fazer os melhores Jogos Regionais.”
Representando o prefeito Eduardo Cesar, que viajou a trabalho para São Paulo, o secretário da Educação, Arnaldo da Silva Alves, comentou o investimento na infra-estrutura esportiva da cidade. “Estamos felizes por sediar os Regionais e destaco o trabalho de cada um que ajudou na concretização desse evento”.
O secretário Bittencurt recordou da campanha que fez em Lorena, onde foram realizados os Jogos Regionais de 2006, para que Ubatuba fosse escolhida como sede de 2007. “Pedi essa oportunidade em Lorena, buscando votos na eleição da próxima sede. Sem dúvida nenhuma, este é o maior evento da história do município e receberemos todos de portas abertas."
Apoio Científico - Durante o congresso, foi apresentado o projeto “Comissão de Apoio Científico Unitau na Praia”, cujo objetivo principal é dar suporte científico para os atletas, comissão, dirigentes e participantes dos jogos, prestando serviços e colaborando para que se possa ter um parâmetro de análise dos atletas e dos treinadores.
Os procedimentos foram avaliados e aprovados pela comissão de ética dos jogos. Os procedimentos serão os seguintes: testes de alojamentos, avaliação antropométrica (análise IMC e composição corporal), questionário para obter o perfil do atleta e do treinador e testes no local de competição, com a análise de lactato sanguíneo e análise de percepção de esforço. Além disto, os atletas serão pesados antes e depois da competição.
Confrontos - Durante o Congresso Técnico também foi realizado o sorteio dos grupos nos quais os 42 municípios participantes disputarão as medalhas dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba.
Foram apresentadas todas as modalidades, as cidades que participarão de cada uma delas, seus respectivos cabeças de chave e as datas de estréia. Também foram expostas quantas equipes compõem cada modalidade.
Prêmios - Durante o Congresso Técnico também ocorreu a premiação do vencedor do concurso para a escolha do nome do mascote dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba, o Caiçarão, junção das palavras caiçara e tubarão. O aluno do ensino médio, Guilherme Camargo Belo, do 2° coliga C da E.E Idalina do Amaral Graça, recebeu uma bicicleta do secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Jr. “Estou contente por fazer pare dos Regionais”, disse o estudante. A aluna, Vanessa Marques de Sá, também do Colégio Idalina do Amaral Graça, recebeu um MP3 pela segunda colocação.
Além do prêmio pela criação do Caiçarão e das medalhas para os atletas, haverá também, nestes Jogos, o Troféu “Fair Play” para a cidade mais disciplinada durante os Jogos Regionais. Para o Fair Play, serão levados em consideração, o comportamento dos atletas nas competições, nos alojamentos e na convivência diária. (Fonte: PMU)

Plano Litoral Saúde completa 10 anos e faz campanha de novas adesões
Quem aderir ao plano nos próximos meses poderá contar com promoções especiais das comemorações de aniversário

Ubatuba - A Operadora de Saúde da Santa Casa, chamada Litoral Saúde, está completando 10 anos de existência. Após passar por uma completa reestruturação, o plano passou a oferecer aos associados, médicos em todas as especialidades, laboratórios, Raio-X, ambulatório e internações em enfermaria ou quarto particular. Além disso, por conta do aniversário, estão sendo feitas diversas promoções e planos especiais.
O Litoral Saúde é uma operadora filantrópica, que reverte seus lucros para a Santa Casa de Ubatuba. Segundo a gerente do plano, Rogéria Osório Corrêa, atualmente, o diferencial do Litoral Saúde está na estrutura hospitalar. "É um plano da nossa Santa Casa, por isso contamos com estrutura hospitalar própria com atendimento 24 horas. Sendo assim, esse plano reverte todo o dinheiro para o próprio hospital", explicou a gerente.
Ainda segundo Rogéria, o Litoral Saúde representa uma maneira da população financiar a assistência hospitalar do município, uma vez que a Santa Casa, por sua formatação, deve ser mantida pela comunidade. “Para os usuários, as vantagens consistem em maior agilidade no atendimento, local diferenciado e garantia de atendimento em todas as especialidades.”
Rede de credenciamento - A rede de credenciamento do Litoral Saúde tem cobertura também nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Taubaté e São José dos Campos, contando com mais de 50 médicos em todas as especialidades em 15 de clínicas. O usuário pode optar por planos empresariais e familiares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-2525 ou dirigir-se diretamente à recepção do Litoral Saúde, na Santa Casa. (Fonte: PMU)

Mutirão “Ubatuba Livre da Dengue” recolheu 15 mil quilos de criadouros
O número de notificações da doença baixou significativamente no município; próximo passo é criação do Comitê Permanente de Controle da Dengue

Ubatuba - Após um mês de atividades intensas, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty, o mutirão “Ubatuba Livre da Dengue” chegou ao fim, registrando grandes números. De norte a sul da cidade, foram visitados 29.500 imóveis, dos quais, oito mil estavam fechados. Ao todo, de 18 de maio a 18 de junho, foram recolhidos 15 mil quilos de criadouros de dentro dos imóveis. Passado o momento de epidemia, Ubatuba agora prepara um plano de ação permanente de combate, para evitar riscos de novos surtos ou epidemias.
Os próximos passos, no sentido de manter a dengue longe da cidade, serão a criação do Comitê Permanente de Controle da Dengue, que envolverá representantes de toda a sociedade ubatubense e a intensificação das ações educativas no município. Além disso, está prevista a realização de um concurso público para contratação de novos agentes de controle de endemias e aquisição de mais equipamentos e insumos para o desenvolvimento das ações de combate ao mosquito da dengue e elaboração de um plano de contingência assistencial, que prevê toda a estrutura de atendimento a pacientes em caso de epidemia.
Avaliando o mutirão - O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, avalia o mutirão positivamente, uma vez que o município como um todo foi atingido pela ação, num período único. “Considerando que foram retiradas 15 toneladas de criadouros dos imóveis de Ubatuba, nós conseguimos um impacto grande, no sentido de reduzir a procriação do mosquito para os próximos meses. A nossa expectativa é que a orientação dada pelos agentes aos munícipes resulte em uma mudança de hábitos, porque é fundamental que a retirada de criadouros continue acontecendo. O mutirão detectou também que, no centro, a mudança de atitude já está acontecendo. Talvez por causa da realidade vivida recentemente, as pessoas estão mais conscientes.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, o mutirão foi um grande sucesso e o que ficou claro é que o controle da dengue no município precisa ser feito por todos os cidadãos. “Não adianta apenas a prefeitura fazer a parte dela, a exemplo deste grande mutirão, que varreu a cidade de norte a sul. É fundamental que daqui pra frente cada munícipe faça a sua parte”, enfatizou o prefeito.
Jogos Regionais - Apesar da queda considerável no número de notificações, Ubatuba está tomando todos os cuidados para que os Jogos Regionais aconteçam com a máxima segurança para atletas, delegações e munícipes. Tendo em vista o fato de que algumas cidades vizinhas vêm apresentando casos da doença, a Prefeitura de Ubatuba reforçará algumas ações na semana que antecede o início dos Jogos.
Como medida preventiva, na semana que vem, será realizado um trabalho de nebulização nos arredores de todas as escolas que sediarão os jogos e alojarão os atletas. Segundo Neilton Nogueira, a preocupação não é só com atletas, mas com a possível entrada de um novo sorotipo da doença na cidade, pela chegada de pessoas de diversas cidades do estado. “Também aconselhamos os atletas a usarem repelente como mais uma medida de precaução”, reforçou Neilton.
Os números - Ubatuba apresentou o pico da doença entre os meses de março e abril, com uma queda sutil em maio e uma diminuição significativa no mês de junho. Para se ter uma idéia, em março foram notificados cerca de 1700 casos. Neste mês, até agora, são 138 notificações ainda não confirmadas. Uma vez que os números caíram drasticamente, a Secretaria de Saúde informou que irá retomar a coleta de sorologia para confirmar ou descartar os novos casos notificados. “Até porque neste mês foi detectada na cidade a ocorrência de diversos tipos de viroses devido a mudança do clima, que podem facilmente ser confundidas com dengue”, disse Neilton. A cidade de Caraguatatuba registrou recentemente 1.788 notificações, enquanto São Sebastião está com 278 e Ilhabela, 111. (Fonte: PMU)
 

SEMANA DE 22/6 A 28/6/2007

CINE PORTO
fone :3833-2066 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs

CINE PASSEIO
fone :3832-2843 ( 012 )
"PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO"
Na 6ª, sábado e domingo (dias 22 , 23 e 24/6) sessão ás 16:00 hs .
De 2ª a 5ª feira ( dias 25 , 26, 27 e 28/6) sessões ás 16:30 hs e 19:30 hs.
"PRÉ- ESTRÉIA !!!!!!!!!!!!"
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Sòmente nos dias 22 , 23 e 24/6 ( 6ª, sábado e domingo),ás 19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

De Benedito para Balbina

Ainda me lembro
Enfermeira
Quando você perguntou
Os meus sintomas
E respondi que tinha
Um abalo no coração
E que isso acontecia sempre
Que diante dos meus olhos
Você passava
E que um beijo
Aliviaria o meu mal.
Você riu
Como se fosse normal
Um impaciente do coração
Quase em estado terminal
Misturar galanteria
Com taquicardia.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Audiencia pública que o povo não tem voz!!!

Aconteceu em Caraguatatuba, no dia 20/06/2007, as 19:30h, uma audiência pública para que a Fundação Casa expusesse o projeto sócio educativo de internação e internação provisória..
Estavam presentes vereadores, deputados ou seus representantes e o prefeito de Caraguatatuba. A Sra responsável pela Fundação apresentou estatísticas dos últimos 4 anos e como iria funcionar o projeto em Caraguatatuba.demonstrando os resultados positivos dos últimos 18 meses alcançados pela descentralização em pequenas unidades. A fala de todos na mesa vocês já sabem, pois já o fizeram nas rádios e jornais locais, aí começa a minha indignação. Não deixaram a população falar, apenas com perguntas por escrito, e a minha foi excluída a qual torno pública neste momento.
Vocês sabiam que na escola pública em Caraguatatuba temos 7400 alunos de 1ª a 4ª, e 6600 alunos de 5ª a 8ª série, fazendo as contas, temos 800 alunos em idade regular de 10 a 14 anos fora da escola de 5ª a 8ª série?
Quando analisamos o ensino médio temos 3500 alunos, se fizermos as contas, para somente três anos, veremos que temos 1200 alunos de idade regular de 14 a 17 anos fora da escola. Finalmente temos 2000 jovens em idade regular de 10 a 17 anos fora da escola em Caraguatatuba, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso.
Saiu no mês passado o resultado da Prova Brasil que avaliou a educação fundamental no Brasil; em Caraguá a nota de 1ª a 4ª foi de 4,2, ou seja, a nossa educação foi reprovada; se verificarmos de 5ª a 8ª foi pior ainda 3,6. Sendo assim, fomos reprovados em educação fundamental, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso.
Vamos em frente, temos mais de 100 jovens em liberdade assistida no município de Caraguá, sendo que 70% precisam de tratamento para dependência em álcool e drogas, e o município não oferece nenhum tipo de tratamento para eles, apesar da Conferencia dos Direitos da Criança e do Adolescente ter solicitado a sua criação a mais de 30 meses, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso...
O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de álcool e cigarro para menores de 18 anos, mas nos bares ao redor das escolas , faculdades , da Câmara dos Vereadores de Caraguá, e em todo o município, qualquer menor de 18 anos pode comprar ou consumir sem nenhuma fiscalização do Poder Público, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso.
Foi entregue ao Sr Prefeito um abaixo assinado com mais de 10.000 assinaturas, ha 2 anos e meio, solicitando uma Lei para o "fecha bar" a partir das 24:00 horas, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso.
Foi solicitada a criação de um Centro de Tratamento, para adolescentes grávidas em estado de risco, na Conferencia Municipal, e não estou vendo nenhuma mobilização para reverter isso.
Gostaria de saber se alguém deixa de ir passear em São José dos Campos porque tem FEBEM e CDP na rodovia dos tamoios, ou se proíbem que seus filhos vão estudar em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, São Paulo, Sorocaba, Campinas porque tem CDP e FEBEM. Quando vocês vão passear em alguma cidade, vocês perguntam primeiro se tem FEBEM ou CDP, para depois decidir se vão fazer turismo lá? Moro a 100 metros da Delegacia de Polícia de Caraguá a mais de 30 anos, e nunca tive qualquer transtorno ou desvalorização de meu imóvel e nunca ouvi um vizinho reclamar sobre isso.
Quando o município foge de suas responsabilidades, não executando Políticas Públicas para a prevenção, temos as conseqüência que são os infratores, e quando o Estado quer executar seu papel com as medidas sócio-educativas ,o Prefeito e a maioria dos Vereadores são contra. Não fizeram o seu papel de executar e fiscalizar, agora o povo colhe as conseqüências: infratores para serem recuperados; e os Poderes Públicos Municipais por não terem cumprido o seu papel, fogem de suas responsabilidades.
Na audiência Pública, onde o povo tem o direito de se manifestar, o presidente da Câmara prefere ouvir apenas os responsáveis por esta vergonha, autoridades responsáveis por resolver e prevenir, que preferem se esconder atrás de um microfone e não nos deixam opinar. A audiência pública não permitiu o direito democrático de expressão, ou seja, eles falam e não nos deixam falar.
Sou a favor da vinda da Fundação Casa e me empenharei para que ela cumpra o seu papel de recuperação dos adolescentes, para estarem aptos a voltarem para a sociedade. Gostaria de saber se todas as pessoas que estavam presentes se mobilizariam para defender um trabalho sócio educativo de qualidade para aqueles adolescentes, ou ficarão quietos quando a Fundação Casa se fizer presente em nosso município.

Paulo Malta de Carvalho Filho
Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Membro do Conselho Municipal de Saúde
Membro do Conselho Estadual de Saúde


COMUS/Ubatuba aprova os dois comunicados do Conselho Gestor da Santa Casa
Os dois comunicados feitos à comunidade pelo Conselho Gestor da Santa Casa foram apresentados ao COMUS-UBATUBA. Esses comunicados à população foram feitos para o esclarecimento da população sobre o projeto de reconstrução e profissionalização da Santa Casa. O primeiro refere-se a profissionalização da Santa Casa e sobre a razão do progresso dos trabalhos realizados pelo consultor Alvaro Mesquita Spínola e a Consaude, empresa especializada em assessoria e projetos de desenvolvimento hospitalar, criando e desenvolvendo uma equipe de gerência que está participando desse trabalho de reconstrução da Santa Casa.
Em reunião realizada no dia 12 de junho de 2007 foi feita a prestação de contas ao Conselho Gestor da Santa Casa e ao Interventor Municipal sobre esses trabalhos e foram dados os esclarecimentos sobre o real motivo da saída do Sr. Alvaro Spínola. O segundo comunicado foi sobre o projeto de revitalização e modernização das instalações do hospital.
Os dois comunicados foram apreciados pelo COMUS-UBATUBA em sua última reunião de 19 de junho de 2007. Desta reunião participou, como conselheiro, representando a Secretaria Municipal de Saúde, o Sr. Mauricio Oliveira Silva e os dois comunicados foram aprovadas pelo Comus e o Secretário Municipal de Saúde apresentou votos de agradecimento, parabéns e congratulações ao sr Elias Penteado Leopoldo Guerra, porque ele próprio havia sugerido a Alvaro que seria importante dar transparência ao projeto e informar a população os resultados e progresso dos trabalhos. Elias ressaltou a importância dessas comunicações serem divulgadas para o esclarecimento da comunidade, que tem o direito de estar informada sobre o que está acontecendo nos trabalhos de reconstrução da sua Santa Casa, e do progresso que efetivamente vem sendo alcançado. Esses comunicados enfatizaram a importância de que os trabalhos continuem dentro da linha estabelecida no projeto apresentado pelos consultores acima mencionados, em especial os da empresa de consultoria em desenvolvimento gestão, a Consaude, do dr Arthur Chioro, que é medico, professor de medicina em Santos, tem larga e variada experiência em desenvolvimento de administração hospitalar e tem sido o fundamento e uma das principais razões do sucesso que está tendo esse projeto.
A Sra Guaracira Santos, Secretária Executiva e Presidente em exercício do COMUS-UBATIUBA declarou que este Conselho continuará também a acompanhar os trabalhos do desenvolvimento e reconstrução da Santa Casa de Ubatuba.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Fazenda  ©Luciano Cancellier

Praia da Fazenda
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor