Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 25 de Junho de 2007 - Nº 1796 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Telefônica faz campanha para quitar dívidas de clientes que perderam a linha
Grupo de teatro da UNITAU prepara espetáculo sobre Chico Buarque


Caraguatatuba
ECOADVENTUR terá Mostras de Fotos, Cine e Vídeo
Agenda Cultural Fundacc - Junho
Polícia Militar aprende maconha e crack em Caraguatatuba

Ilhabela
Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela
Ilhabela recebe menção honrosa do MEC
Educação de Ilhabela alcança o melhores índices de desenvolvimento da Educação Básica e ganha prêmio do Governo Federal


São Sebastião
Tubarão é capturado por pescador em Cambury
São Sebastião recebe em julho pela 3ª vez consecutiva o Arena Cross
Prefeitura e Núcleo do Parque Estadual realizam oficina para operacionalização do Sítio Arqueológico
Comissão se reúne para eleger trabalhos da “Revolução de 32”
Lima Duarte participa de entrevista com alunos do “Bem-te-vi” em São Sebastião
Prefeitura realiza demolição de obras irregulares em Juquehy e Boiçucanga
PSF de Barequeçaba realiza peça teatral educativa na Escola Luiza Helena
Projeto Atividade promove Festa Junina para a Terceira Idade
Prefeitura realiza mutirão de limpeza do Rio Boiçucanga
Prefeitura inicia colocação de piso em frente comércios da Rua da Praia
Escola Municipal de Barra do Una realiza 1ª Semana de Arte Moderna e Contemporânea
Escola de Cambury, na Costa Sul, volta a funcionar hoje


Ubatuba
Líder Comunitária de Ubatuba faz denúncias e pede ajuda na Assembléia Legislativa de São Paulo
A inauguração do Clube ACIU será amanhã
Vereador Jairo dos Santos busca mais recurso do Estado para a APAE de Ubatuba.
Prefeitura de Ubatuba prepara criação do Comitê Permanente de Controle da Dengue
Conheça e aproveite Ubatuba durante os Jogos Regionais
Coordenadores distritais se reúnem para dar continuidade à elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Regional Norte reivindica novos horários de ônibus
Ubatuba participa da 14ª Hortitec de Holambra
Prefeitura realiza Projeto de Educação Alimentar e Nutricional
Prefeitura e Petrobras discutem encaminhamento de projetos ambientais
Ubatuba realiza II Encontro para escolha do Livro Didático
Congresso Técnico definiu grupos e chaves dos Jogos Regionais
Obras de ginásios poliesportivos estão adiantadas
Ubatuba realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Escola José Belarmino promove Evento Cultural
Técnico desportivo da Secretaria de Esporte do Estado vistoria obras do Estádio Ciccillo Mattarazzo
84ª Festa de São Pedro agita Ubatuba com diversas atrações


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Telefônica faz campanha para quitar dívidas de clientes que perderam a linha

Litoral Norte - A Telefônica iniciou esta semana uma campanha de negociação de débitos para permitir que antigos clientes possam acertar suas dívidas com a empresa. É uma oportunidade para que pessoas que perderam a linha por falta de pagamento possam regularizar a situação junto aos órgãos de proteção ao crédito e, assim, solicitar um novo terminal.
Quem tem contas vencidas e não quitadas há mais de 120 dias – prazo em que o débito já gerou a retirada do terminal – deve ligar para 0800 774 1515, Central de Relacionamento criada exclusivamente para prestar informações sobre esta campanha – até 31 de julho.
Entre os benefícios, a Telefônica irá conceder descontos para pagamento à vista da dívida ou opções de parcelamento. As condições variam de acordo com o tempo do débito.
Graças a campanhas como esta – a primeira aconteceu em novembro de 2005 -, mais de 415 mil pessoas já puderam quitar dívidas antigas com a empresa e regularizar sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito. Somente a última ação deste tipo, realizada em novembro do ano passado, contou com a adesão de 55 mil antigos clientes. (Fonte: Imprensa Livre)

Grupo de teatro da UNITAU prepara espetáculo sobre Chico Buarque

Litoral Norte - O grupo de teatro da Fundação Artística e Cultural (Funac), da Universidade de Taubaté, acerta os últimos detalhes para a estréia da peça “Teatrando Chico Buarque”. Idealizado pela diretora teatral Duda Mattos, que ensaia o grupo desde março, o espetáculo trará 11 canções escritas por Chico, entre as décadas de 60 e 70.
Na próxima quarta-feira, dia 27 de junho, os atores da peça fazem o último ensaio geral antes das férias, a partir das 18h, no Campus do Bom Conselho da UNITAU, que será aberto para a imprensa.
A apresentação terá 30 atores encenando grandes sucessos do cantor, como “A Banda”, “Beatriz”, “Geni e o Zepellin”, “Valsinha”, O Brejo da Cruz” e “A Noiva da Cidade”. Um dos momentos mais importantes da peça será a encenação de “Cálice”, música que foi censurada pelo Regime Militar durante o período em que Chico Buarque estava exilado na Itália, em 1969. “Teremos no palco uma apresentação de vanguarda, que trará, além da encenação das músicas, cenários com imagens projetadas de filmes e fotos”, explica Duda Mattos.
O grupo teatral da Funac é formado por 25 alunos bolsistas e, também, por alunos e funcionários voluntários que podem participar de montagens teatrais. A temporada de apresentações de “Teatrando Chico Buarque” começa em setembro. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

ECOADVENTUR terá Mostras de Fotos, Cine e Vídeo

Caraguatatuba - Daqui uma semana e meia acontece a abertura do maior evento voltado para o desenvolvimento sustentável do turismo, esporte - aventura e meio ambiente do Litoral Norte.
O ECOADVENTUR LN-SP/2007, que abre suas portas ao público do dia 05 de julho e até o dia 09 de julho, levará aos visitantes informações e muita diversão. Uma das novidades do evento serão as Mostras de Fotos, Cine e Vídeo.
Desde a primeira edição do ECOADVENTUR, em 2004, os seus idealizadores planejavam incorporar à programação do evento, a força da comunicação e o fascínio do cinema. A partir desta 4ª edição, o ECOADVENTUR apresentará, anualmente, mostras informativas de fotos, filmes e vídeos, que terão como objetivo estimular a preservação ambiental e cultural de todo o Litoral Norte de São Paulo.
Estas Mostras visarão também à conscientização do público sobre a necessidade, e urgência, de compatibilizar a sustentabilidade do imenso patrimônio ecoturístico da região, com a prática de esportes e atividades de aventura na natureza.
MOSTRA ECOFOTOADVENTUR - A Mostra de fotografias trará a exposição fotográfica “30 anos da classe Optimist” e apresentará uma galeria com mais de 50 fotografias históricas, com imagens de regatas, fotos de importantes atletas como Lars Grael, Robert Scheidt, desde a década de 70 até os dias de hoje.
Segundo a árbitra geral da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp) e uma das responsáveis pela exposição, Sybille Buckup, a Mostra contém fotos, informações e arquivos de jornais que demonstram a história da Optimist.
“A exposição que está circulando no Brasil, é um material muito rico que mostra fotos e informações que reuni junto com Marina Klink, esposa do velejador Amyr Klink”, disse Sybille.
O veleiro Optmist é o primeiro passo para as crianças que querem descobrir os segredos da vela. Isso porque ele é uma embarcação pequena, leve e com baixa velocidade, fácil de transportar e de guardar, simples de manobrar e que exige pouca manutenção.
Usa apenas uma vela e o vento ideal para velejar é de até 15 ou 20 nós. A Mostra ECOFOTOADVENTUR terá também uma coletânea de 28 fotos sobre o tema das mudanças climáticas e suas conseqüências, parte da Exposição “Mudança de Clima. Mudança de Vida”, que o Greenpeace está trazendo ao ECOADVENTUR LN- SP/2007.
MOSTRA ECOADVENTUR DE CINE E VÍDEO - A Mostra Ecoadventur de Cine e Vídeo acontecerá durante os 4 dias do evento, exibindo aproximadamente 50 filmes e vídeos, de diversos países, produzidos em diferentes gêneros, formatos e metragens.
Em sua ampla e variada programação, constituída em grande parte por obras premiadas em diversos festivais internacionais com temática ambiental, há produções recentes que nunca foram exibidas no circuito comercial, e outras que fizeram carreira nos cinemas de todo o país.
No primeiro grupo estão filmes como “Zoo” de Daniel Lima, “Igberto” de Telmo Carvalho, e “Peixe Frito” de Ricardo de Podestá, que apesar de terem feito muito sucesso nos festivais por onde estiveram, nunca chegaram aos grandes circuitos.
Já no segundo grupo, encontram-se filmes como “Surf Adventures – O Filme” de Arthur Fontes, Roberto Moura e Bruno Wainer, e “Extremo Sul” de Monica Schmiedt e Sylvestre Campe.
Um dos principais destaques do evento será uma Mostra de Animações Canadenses, organizada com obras do acervo do National Film Board do Canadá.
Nela, serão exibidos 33 filmes de curta-metragem, todos com temática ambiental, produzidos no Canadá nos últimos 30 anos.
Dentre eles, vários premiados em renomados festivais. Como, por exemplo, “La Faim” (A Fome) de Peter Foldès, que recebeu 13 Prêmios, incluindo os festivais de New York; Cannes; Londres; Chicago; Los Angeles e a nominação ao Oscar em 1973.
Para a seleção dos filmes da Mostra de Animações Canadenses, houve a preocupação de apresentar unicamente obras cujos conteúdos e mensagens pudessem ser compreendidas por todos espectadores, mesmo sem a utilização de legendas em português.
As projeções serão realizadas em DVD, mesmo que, originalmente, as obras tenham sido produzidas noutros formatos (película, vídeo, etc).
Os filmes e vídeos com diálogos originais em idioma estrangeiro, serão apresentados na Mostra ECOADVENTUR com legendas em português.
As sessões serão realizadas em dois diferentes espaços situados no Teatro Mário Covas: numa sala, especialmente montada para exibições contínuas, e no auditório do teatro, onde ocorrerão sessões especiais.
A 1ª Mostra ECOADVENTUR de Cine e Vídeo tem organização de Pedro Luiz Cavalcanti, cineasta que há mais de 30 anos trabalha com a produção de documentários para televisões estrangeiras, e há 15 anos vem desenvolvendo o projeto ambiental “Jardins de Altitude da Mata Atlântica” na região de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, RJ.
No ano passado, enquanto produzia o 1º MURI Cine Vídeo Ambiental (Mostra das Últimas Realizações Internacionais em Cinema e Vídeo Ambiental de Nova Friburgo), Pedro foi convidado a fazer a Mostra ECOADVENTUR de Cine e Vídeo em 2007.
Segundo ele, “A oportunidade de fazer a 1ª Mostra Ecoadventur de Cine e Vídeo me entusiasmou muito e achei que valeria a pena mergulhar mais fundo na missão. A causa é nobre e urgente, e a matéria prima apaixonante. Com um formato simples e singelo, ela nascerá como parte integrante de um grande evento, situado num contexto espetacular. Em meio às alegrias que esse trabalho me traz, estão os novos contatos e amizades que vão surgindo nos caminhos da produção”.
A 1ª Mostra Ecoadventur conta com os apoios da Embaixada do Canadá, do FICA (Festival de Internacional de Cinema Ambiental de Goiás), da M.Schmiedt Produções, da Conspiração Filmes, da Paramount Home Entertainement, de Brian Sewell Produções, de Sylvestre Campe, de Nader Couri, e dos Jardins de Altitude da Mata Atlântica, entre outros.
A relação definitiva das obras a serem apresentadas, com a respectiva grade de programação será divulgada dentro de poucos dias no site www.ecoadventur.com.br.
O ECOADVENTUR tem a Nestlé como patrocinadora geral e a Petrobras como patrocinadora do eixo ENPRO-ECO 2007, Encontro Pró-Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte - SP. O ECOADVENTUR é uma realização do Instituto Onda Verde, com a assessoria da CBCavalcanti Marketing, sua criadora e administradora. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc e Associação Comercial e Empresarial de Caraguá, além da parceria com importantes empresas da região. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda Cultural Fundacc - Junho

Caraguatatuba - Fundacc abre teste de elenco para nova produção teatral - A Fundacc está com inscrições abertas para o teste de elenco de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, que acontece dia 4 de julho no Teatro Mario Covas a partir das 17 horas. Os interessados, que devem ser ter idade acima de 16 anos, devem retirar o texto a ser decorado na Fundacc

Teatro para todos - No dia 28 de junho, quinta-feira tem projeto teatro para todos no Teatro Mario Covas. Marque na agenda!!
Desta vez é o CBMC – Corpo De Baile Municipal de Caraguatatuba com apresentações às 10:00, às 15:00 e também às 20:00. A entrada é r$ 1,00.
Realização: Fundacc, Teatro Mario Covas e Prefeitura Municipal, visando a toda a comunidade, o acesso à cultura!

Pólo Cultural - Notícias do Pólo Cultural:
Até dia 30 de junho o público pode conferir as exposições Caraguá com Arte, uma coletiva de artistas de Caraguá e Tesouros da História na sala 2. A entrada é franca.
O Projeto Golfinho realiza exposição dos trabalhos dos estudantes que visitaram o museu, de 18 a 30 junho.
Na videoteca Lúcio Braun os filmes acontecem de 5ª a domingo às 20h00. a entrada é r$1,00.
Realização Fundacc e Prefeitura Municipal

Mostra Violões - A Fundacc promove a 1ª mostra de violões no auditório da Fundacc. Confira a programação:
Dia 22 às 19h00 - apresentação dos alunos das oficinas culturais.
Dia 23 às 19h00 apresentação dos monitores das oficinas culturais.
Dia 24 às 19h00 - aula aberta com maestro José Maria do Prado e às 20h00 aula aberta com Beto Di Franco.
Realização Fundacc e Prefeitura Municipal

Fundacc institucional - Oficinas culturais de dança, teatro, música, artes plásticas, folclore e artesanato
- pertinho de você sempre tem um ponto de cultura da Fundacc.
projeto cinema nos bairros, Projeto Guri, exposições e projeções de filmes no Macc, espetáculos teatrais no Teatro Mario Covas. Apresentações da Banda Municipal Carlos Gomes, Água Viva Coral, e Corpo Municipal de Baile.
As aulas das oficinas culturais entram em recesso de 1 a 31 de julho. A rematrícula acontece entre os dias 1 e 3 de agosto. Voltaremos dia 6 e esperamos por você!!!Faça arte! Faça parte! Fundacc!!!!

Edson Zampronha - Dia 30 no Teatro Mario Covas - Workshop com Edson Zampronha de “Composição e Música Contemporânea” das 10h00 às 11h30 e das 13h30 às 15h00 com Augusto Morales de “Percussão”. Concerto com Edson Zampronha às 21h00. Entrada franca.

Leitura Viva - Dia 26 na praça do Caiçara acontece o projeto Leitura Viva com o texto – Pluft, o Fantasminha, realizado pela Cia Genérico às 20 horas.
A entrada é franca. FUNDACC

Polícia Militar aprende maconha e crack em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 22 de junho, às 06h35min, Policiais Militares de Caraguatatuba, realizavam patrulhamento pela Rua Horto Florestal, 367, no bairro Rio do Ouro, quando depararam com um veículo com dois ocupantes, após abordagem e busca pessoal foi localizado com o infrator da lei G. S., de 24 anos, 103 pedras pesando 0,020kg, R$ 40,00(quarenta reais) em dinheiro e 02 invólucros de maconha pesando 355g. Os Policiais Militares se deslocaram até a residência o infrator da lei R. A., de 28 anos, e após realizar vistoria foi localizado 3,100kg de maconha. Os infratores da lei foram conduzidos ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhidos à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela
Aconteceu na ultima terça-feira, 19 a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela, nas dependências do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior.

Ilhabela - Em pauta a enfermeira Simone Forte apresentou o Plano de Contingência “DENGUE”, em que prevê total atendimento de todas as pessoas que apresentem sinal da doença; a explanação apresentada pela educadora Ana Paula Santos Silva, da Vigilância Epidemiológica, sobre a necessidade de um plano de contenção ao Caramujo Africano, assim como a formação de Comitê para Doenças transmitidas por Vetores (Dengue e Achatina fulica), no que por consenso foram apontados para representar o Conselho Municipal de Saúde os conselheiros Marcio Tenório e João Paulo de Souza; foi abordado também que o controle de natalidade animal já se encontra em andamento , através da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e ainda foi abordada a questão do Ambulatório Médico de Especialidades à nível Regional ( AME )de iniciativa do Governo do Estado.
Na ocasião o secretário municipal de Saúde, dr. Arquimedes Hyppolito, que preside as reuniões comentou que o referido ambulatório deverá significar um grande reforço ao SUS no Litoral Norte no âmbito da média complexidade , preenchendo espaços necessários à referência para os Municípios que precisam concentrar o orçamento na Atenção Básica. (Fonte: PMI)

Ilhabela recebe menção honrosa do MEC

Ilhabela- O prefeito de Ilhabela, Engº. Manoel Marcos, juntamente com o secretário de educação, Prof. Antonio Cornélio, estiveram em Brasília no último dia 20 de junho, a convite do Ministro da Educação, Fernando Haddad, para participar da solenidade onde o Exmo. Sr. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que regulamenta o Fundo da Educação Básica (Fundeb) e a lei de incentivo à pesquisa. Na cerimônia também foram anunciadas ações complementares para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Além de tão importantes atos para o País, na ocasião foram homenageados os 235 municípios brasileiros que alcançaram melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dentre os quais encontra-se Ilhabela, que alcançou média 5.0 em uma escala de 0 a 6, ficando atrás somente de São José dos Campos, na macro-região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Para o Secretário de Educação, Prof. Antonio Cornélio,"Receber uma homenagem do MEC por termos um ensino público de qualidade foi muito gratificante, pois é o reconhecimento de um trabalho sério e de muita dedicação realizado em nosso Município, onde o compromisso é sempre oferecer o melhor em educação". (Fonte: PMI)

Educação de Ilhabela alcança o melhores índices de desenvolvimento da Educação Básica e ganha prêmio do Governo Federal

Ilhabela - Na manhã desta sexta-feira, 22 o prefeito de Ilhabela juntamente com o secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, realizaram uma reunião na Escola Municipal Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, com o objetivo de compartilharem com os dirigentes, diretores e professores da rede municipal de Ensino o prêmio ganho do Governo Federal. Ilhabela foi apontada entre as 235 melhores escolas do País, que alcançaram os maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.
Para receber o prêmio o prefeito e o secretário Municipal estiveram em Brasília, a convite do ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que na oportunidade sancionou a lei que regulamenta o Fundo da Educação Básica (FUNDEB) e a lei de incentivo à pesquisa, ocasião que o presidente da República anunciou ações complementares para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O prefeito Manoel Marcos, muito orgulhoso do prêmio declarou que esta honraria deve-se ao esforço de toda a equipe da secretaria de Educação e principalmente a dedicação com que o secretário Cornélio atende aos assuntos relacionados a Educação.
Na oportunidade, o prefeito fez a entrega dos livros e DVDs que têm como tema o Meio Ambiente, recentemente lançados por Al Gore, denominados “Uma Verdade Incoveniente”, que já foi visto por milhões de pessoas, principalmente nos Estados Unidos.
Segundo o prefeito chegou a vez das crianças de Ilhabela terem a grandiosa oportunidade de assistirem este filme. “Somos a cidade campeã brasileira de preservação da Mata Atlântica estou realmente preocupado e comprometido com o bem-estar da população do Litoral Norte como um todo, são as crianças de hoje que preservarão o meio ambiente de amanhã”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Tubarão é capturado por pescador em Cambury

São Sebastião - Um tubarão, de espécie ainda desconhecida, foi capturado na praia do Camburyzinho, na Costa Sul de São Sebastião. Pesando 100kg e medindo 2,20m de comprimento, o temido peixe atraiu a atenção de muitos curiosos no local.
O tubarão ficou preso na rede do pescador Felipe Moisés, de 54 anos, que por volta das 14h visitava o cerco, quando foi surpreendido com o animal, conforme conta seu filho, Célio Felipe. “Ele sentiu um peso excessivo e viu que era um peixe grande. O tubarão ainda estava vivo, malhado na rede”, descreve.
Utilizando uma canoa a remo, o pescador e seu filho puxaram o tubarão a reboque até a praia, uma distância de aproximadamente 200 metros. Depois, foi transportado num carrinho de mão até sua casa.
Logo foram aparecendo interessados em adquirir a carne do peixe, que foi vendida a R$10 por quilo. “Foi uma pescaria e tanto”, comemora Felipe.
Para o biólogo Fernando Gibran, do Centro de Biologia Marinha, não é possível identificar a espécie do animal apenas pela foto. No entanto ele acredita que possa ser uma caçoa ou mangona, da família Odontaspididae. Segundo ele, essa espécie é muito comum e muito apreciada como alimento o que as torna vulneráveis e sob risco de extinção. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião recebe em julho pela 3ª vez consecutiva o Arena Cross
Cidade terá a 5ª etapa da maior competição do motociclismo nacional. Desta vez, a pista será montada no bairro do Jaraguá, na Costa Norte

São Sebastião - A cidade receberá no dia 14 de julho a 5ª etapa do Arena Cross 2007. Esta é a terceira vez consecutiva que o município é palco da maior competição do motociclismo nacional.
A arena será montada na área localizada no final da avenida Machado de Assis (rua da Subprefeitura da Costa Norte), próximo ao Projeto Garoçá, no Jaraguá. Desde 2005, o município recebe a competição, sendo que as primeiras edições foram realizadas no Aterro da Rua da Praia, no Centro, e na Praia Grande. “Agora, a idéia é prestigiar a comunidade da Costa Norte, dentro deste processo de valorização desta região da cidade, que recebe a Festa do Migrante e várias obras. Mantemos o Arena Cross em julho na proposta de movimentar a baixa temporada, sendo mais um atrativo”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi.
A programação do sábado (14/7) é aberta às 13h com os treinos livres. Às 16h começam os treinos cronometrados. A abertura oficial acontece às 18h45 e as provas a partir das 19h, com a presença dos melhores pilotos.
As categorias em disputa são Mx1 (450 cilindradas), Mx2 (250 cilindradas), 50cc e 65cc. A prova deste ano vai apresentar uma novidade para o público, a inclusão da categoria 85cc, destinada para competidores com idade entre 12 e 15 anos.
A arquibancada terá capacidade para 6 mil pessoas, área vip para 300 convidados e praça de alimentação. Quase 500 pessoas estão diretamente ligadas ao evento. Só na organização são 80 pessoas trabalhando na prova. Entre pilotos e integrantes das equipes, vão desembarcar em São Sebastião aproximadamente 400 pessoas. O evento é transmitido por duas emissoras de TV.
O campeonato chega a São Sebastião num momento de grande equilíbrio entre os competidores, o que vai garantir muita emoção e adrenalina para o público. Na categoria MX1, a principal do Arena Cross, a liderança é de Pipo Castro (SC). O catarinense está feliz da vida com a vitória na 4ª etapa, disputada no dia 16 de junho, em São Manuel (SP). Pipo tem 91 pontos, quatro a mais que o paranaense Leandro Silva (87). Roosevelt Assunção (SP) tem 85.
Os ingressos poderão ser trocados por 2 kg de arroz ou 2 kg de feijão na CAVEC (Concessionária Yamaha em Caraguatatuba), Universo Honda (Concessionária Honda em Caraguatatuba) e no Supermercado Pão de Açúcar (São Sebastião).
O evento tem patrocínio da Honda, ABN-AMRO Aymoré Financiamentos e Old Eight, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, Morada do Sol FM, Salão Duas Rodas (16 a 21 de outubro) e M! A revista da Moto, além do co-patrocínio de Yamaha, Peels e Pirelli. A realização é de Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Núcleo do Parque Estadual realizam oficina para operacionalização do Sítio Arqueológico

São Sebastião - O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar e a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Meio Ambiente (Semam) realizam nos dias 25, 26 e 27 de junho a oficina de capacitação: “Aspectos Culturais do Sítio Arqueológico São Francisco”. O curso será ministrado pelo arqueólogo da Prefeitura, Wagner Bornal, e é direcionado aos monitores de ecoturismo capacitados pelo núcleo do parque e município.
No dia 27 acontecerá uma visita técnica ao Sítio com o intuito de proporcionar a vivência prática do potencial turístico que área representa tanto para o município quanto para a região.
De acordo com o diretor de Turismo da Sectur, Rogério Barroso, o propósito do curso é capacitar os monitores de ecoturismo do município para conduzir grupos de visitantes na área do sítio. “Assim podemos trabalhar o tempo de permanência do turista no município, que em um dia pode visitar a trilha do sítio e no outro conhecer a Trilha Ribeirão do Itu, em Boiçucanga, na Costa Sul, entretendo a demanda no município, mesclando essas alternativas com dias de praia.”
A Prefeitura em conjunto com o Núcleo do Parque Estadual vem desenvolvendo ações para fortalecer o ecoturismo e também visitas de estudo do meio. Vale ressaltar que o Sítio Arqueológico localiza-se em área do Parque Estadual da Serra do Mar e o mesmo está inserido no Programa Municipal de Ecoturismo.
O diretor do Núcleo do Parque Estadual em São Sebastião, Edson Lobato, o Fredê, ressaltou que o Sítio Arqueológico é um patrimônio histórico, o maior que o parque desde o Rio de Janeiro até Peruíbe, no Litoral Sul de São Paulo. “Ter pessoas qualificadas e capacitadas para atuar nessa área é muito importante.” Ele ressalta ainda que o Programa de Ecoturismo foi criado em 1998 e o Plano de Manejo do Parque foi aprovado recentemente. “Por isso, a qualificação e reciclagem devem fazer parte do cotidiano dos monitores.”
Quem quiser visitar o Sítio Arqueológico pode entrar em contato com os Centros de Informações Turísticas (12)3892.2620, ramais 4 e 6 ou pelos
e-mails: cit@saosebastiao.sp.gov.br  ou deptur@saosebastiao.sp.gov.br

Comissão se reúne para eleger trabalhos da “Revolução de 32”

São Sebastião - Uma comissão formada por funcionários da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Câmara Municipal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se reuniu na tarde desta sexta-feira (22/6) para eleger os 12 trabalhos finalistas do Concurso Escolar “Revolução de 1932”. Os resultados serão divulgados na próxima semana. Representam a Seduc, Marisa de Jesus Ferraz Januário, Maria Inês Marques Lino Santana, Mercedes Pons Garcia e Sueli Andréia Frederico Coelho. Luís Carlos dos Santos representa a Câmara e João Carlos de Souza Lima, a OAB.
O Concurso Escolar é previsto na Lei Municipal 1625/03, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932 e é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e de Educação. A Prefeitura realizará a solenidade de entrega dos prêmios do concurso no dia 9 de julho (segunda-feira), a partir das 9h, no Pátio da Sectur. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Lima Duarte participa de entrevista com alunos do “Bem-te-vi” em São Sebastião

São Sebastião - O ator Lima Duarte esteve na tarde desta sexta-feira (22/6) na sede da Associação de Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Sebastião, na qual participou de uma entrevista com cerca de 15 alunos do Projeto “Bem-te-vi”, viabilizado pela Secretaria do Estado da Cultura. O artista, que veio a convite do Centro Cultural “São Sebastião Tem Alma”, chegou por volta das 14h. Lima Duarte é padrinho do programa “Bem-te-vi”. Durante a entrevista com os alunos, o ator respondeu perguntas sobre suas novelas, relacionamento com artistas da Rede Globo de Televisão, do teatro e do cinema. “Adoro fazer qualquer papel que me é destinado, seja de ‘mocinho’ ou de ‘vilão’, o que importa é fazer bem feito. Gosto também de São Sebastião e das pessoas que moram nela”, disse o ator, que completa 60 anos de profissão em outubro deste ano. “É muito importante para mim este encontro com as crianças da Apae de São Sebastião”, finalizou Lima Duarte.
De acordo com o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins Souza, o projeto Bem-te-vi proporcionou muitos benefícios para os alunos participantes. “Eles entraram em contato com equipamentos como cabos, microfones e câmeras digitais. Foi uma ótima oportunidade para os alunos entrarem em contato com o ator”, disse Souza.
O aluno Márcio Rodrigues de Jesus, 25 anos, disse que a emoção em ver Lima Duarte foi muito grande. “É a primeira que eu vejo ele de perto e fiquei um pouco nervoso ao entrevistá-lo, mas foi muito emocionante. Adoro o ‘Bem-te-vi’ porque ele fez com que eu aprendesse muito”, disse o aluno. O projeto “Bem-te-vi” oferece noções de cinema aos alunos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza demolição de obras irregulares em Juquehy e Boiçucanga

São Sebastião - Na última sexta-feira (22/6), uma equipe de fiscais da Prefeitura de São Sebastião realizou algumas demolições nos bairros de Juquehy e Boiçucanga, ambos localizados na Costa Sul do município. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e Secretaria das Subprefeituras (Sesub), por meio da Subprefeitura da Costa Sul, que enviou ao local uma máquina retroescavadeira e funcionários munidos de ferramentas para executar a operação.
Em Juquehy, a fiscalização demoliu um alicerce e duas casas que estavam sendo construídas sem autorização da municipalidade, conforme estabelece a lei 848/92, em seu artigo 33. Todas as obras vinham sendo efetuadas na Vila Carioca, área que está congelada pela administração desde 2005, onde é proibido construir.
Já no bairro de Boiçucanga, os fiscais demoliram um muro de 17 metros lineares de comprimento por dois de altura, além de desmancharem uma canalização feita em um curso d’água, cuja extensão era de 21 metros lineares por um metro de largura e 1,5m de altura. O muro e a canalização estavam situados à rua Canaã, no Morro do Macaco, em uma Área de Preservação Permanente (APP).
Segundo a chefe de Divisão Ambiental e Obras, Eloísa Conceição de Souza, o local já havia sido fiscalizado pela Polícia Ambiental e Prefeitura, que constataram a irregularidade da obra, pois o proprietário não tinha autorização ambiental do Departamento de Proteção aos Recursos Naturais (DPRN) e Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), além do município. (Fonte: PMSS)

PSF de Barequeçaba realiza peça teatral educativa na Escola Luiza Helena

São Sebastião - A Escola Municipal “Profª Luiza Helena de Barros”, no bairro de Barequeçaba, região central de São Sebastião, foi palco nesta sexta-feira (22/6) da peça teatral “Conflitos Familiares”. Realizada pelo PSF (Programa Saúde da Família) de Barequeçaba, a peça buscou informar de uma forma diferente para os adolescentes de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental temas como gravidez precoce e alcoolismo.
A peça contava a história de um garoto rebelde que tinha pais separados e que se metia em confusões. O enredo abordava os temas que fazem parte da vida dos adolescentes como a sexualidade, que foca principalmente a gravidez precoce e o uso de camisinhas e a alcoolismo.
A enfermeira Aline Fava explica que essas peças são a melhor forma de aproximar os estudantes da unidade de saúde para que possam esclarecer suas dúvidas sobre as questões. “Nosso intuito é mostrar que estamos a disposição para qualquer esclarecimento. Nós queremos é nos aproximar das pessoas que são mais difíceis de comparecerem a uma unidade de saúde”.
Com muitas passagens de humor, a encenação do PSF caiu no gosto dos 120 adolescentes que se divertiram e se informaram sobre os temas da adolescência. “Além de rir muito, eu também aprendi sobre como prevenir a gravidez da mulher, evitar doenças sexualmente transmissíveis e não tomar bebidas alcoólicas”, explica o aluno da 7ª série, Cristian Almeida Ferreira, 13 anos, que achou a peça muito engraçada e importante para a sua educação.
A diretora da escola, Roseli Lopes Marchione, diz que a união entre saúde e educação é muito importante para o desenvolvimento educacional dos alunos, que precisam de uma base de esclarecimento para segurem se desenvolvendo. “Essa integração entre os setores de saúde e educação da Prefeitura tem que existir, pois o aluno tem um enriquecimento educacional e social em volta dele”, esclarece a educadora.
Roseli ainda relata sobre o desempenho dos alunos em sala de aula. “Eles ficam mais interessados. A atuação do grupo do Programa Saúde da Família os aproxima da cidadania”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Projeto Atividade promove Festa Junina para a Terceira Idade

São Sebastião - O Projeto Atividade, do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, realiza sua Festa Junina na próxima segunda-feira (25/6), às 15h, no Tebar Praia Clube. A festa deve agitar a Terceira Idade.
A Festa Junina do Atividade terá muitas atrações, entre elas as danças típicas, forró, diversas comidas da época, como pipocas e bolos caipiras, e a grande quadrilha que envolverá grande parte dos componentes do projeto. A participação é grande e há a confraternização entre os idosos.
Estarão ainda presentes no evento os idosos do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), que levará para o clube da região central da cidade cerca de 100 pessoas dos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Topolândia e Jaraguá. Mais informações pelo telefone do Fundo Social de Solidariedade 3892-4991. O Projeto Atividade promove exercícios físicos e muito lazer para a Terceira Idade toda segunda-feira no Tebar Praia Clube. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza mutirão de limpeza do Rio Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realiza a partir da próxima terça-feira (26/6), às 9h, um mutirão de limpeza no Rio Boiçucanga, localizado no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. O serviço será executado em parceria com a comunidade local e apoio da Subprefeitura da Costa Sul, ligada à Secretaria das Subprefeituras (Sesub), que cederá um caminhão para transportar o material a ser retirado e oito servidores munidos de ferramentas como foices e facões, além de equipamentos de proteção individual (EPI).
Em maio passado, a fiscalização da Semam desenvolveu em dois dias uma operação caça-esgoto no mesmo local. A ação resultou em duas notificações por lançamento de águas servidas (tanque, pia, chuveiro) no primeiro trecho onde a atividade foi desenvolvida pela equipe. Já no segundo dia, em função do mau tempo e forte correnteza do rio, os fiscais fizeram apenas um levantamento dos pontos onde há suspeita de possível despejo de esgoto. A operação será realizada novamente em data a ser definida, incluindo todos os afluentes do rio Boiçucanga, que totalizam aproximadamente 10 cursos de água entre a ponte da Estrada do Cascalho, nas imediações da estação de transmissão da empresa Bandeirante de Energia e a praia. Da foz até a ponte da Estrada do Cascalho, o Rio de Boiçucanga tem aproximadamente quatro mil metros de extensão. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia colocação de piso em frente comércios da Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, iniciou a colocação do piso do primeiro quarteirão em frente ao comércio da Rua da Praia, que faz parte do projeto de revitalização, empreendimento que será entregue oficialmente no dia 7 de setembro, durante as comemorações do Dia da Independência.
A obra continua em ritmo acelerado e segundo a Secretaria de Obras e Planejamento nos próximos dias será construído um canteiro de paisagismo e a colocação de fiação para instalação de lampiões.
Os funcionários da empreiteira contratada pela Prefeitura já concluíram a construção do novo sistema de drenagem e a instalação dos tubos para passagem da fiação elétrica subterrânea. A obra foi iniciada no dia 16 de março, na festa dos 371 anos da cidade.
A obra, que vai do Restaurante Tip-Top até a Pizzaria Palhoça terá um investimento de R$ 6,9 milhões. Entre as mudanças estão: mão dupla na avenida, cabos de energia subterrâneos e sistema de iluminação ornamental, novo calçadão com jardins, bancos, novas luminárias e troca de pavimento.
Segundo a diretora de Planejamento, Kátia Gomes Severi, paralelamente, o comércio também deverá se adequar às mudanças.
“Bares e restaurantes, por exemplo, terão de seguir um padrão de mesas e cadeiras para a área externa do estabelecimento e calçadão. Também serão adequadas as fachadas, incluindo toldos e letreiros”, explica. (Fonte: PMSS)

Escola Municipal de Barra do Una realiza 1ª Semana de Arte Moderna e Contemporânea

São Sebastião - Com o objetivo de estimular a leitura e o interesse pela cultura local, a Escola Municipal Profª Sebastiana Costa Bittencourt, localizada em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, realiza a partir de segunda-feira (25/6) a 1ª Semana de Arte Moderna e Contemporânea no bairro.
Segundo a diretora da unidade, Silvia Rodrigues Gesser, a idéia do evento também é fazer com que a comunidade e estudantes conheçam os artistas que estão fazendo história no município, além daqueles que já fizeram. “É uma releitura do que aconteceu na Semana de Arte Moderna em São Paulo, em 1922, cuja idéia é valorizar a cultura local”, explica.
Durante a semana, a escola terá intervalos culturais com leitura de poesias pelos alunos; recreio com música popular brasileira; sala ambiente de leitura; exposição de trabalhos confeccionados pelos estudantes como escultura e painéis com textos de alguns escritores do país (Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Vinicius de Morais); exibição de fotos e filmes cedidos pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que contam a história e a cultura de São Sebastião, dentre outras atividades.
Na quarta-feira (27/6), às 20h, de acordo com Silvia, acontece a apresentação de duas bandas locais: o Sabugo Seco, cujo estilo musical é o Rock, e um grupo de Chorinho.
A escola ficará aberta à comunidade até a próxima sexta-feira, quando termina o evento.
Educação ambiental - A diretora informou ainda que nesta semana cerca de 100 alunos entre dois e seis anos de idade da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pirlim Pim Pim, também localizada em Barra do Una, estiveram no Tuim Parque, situado em Abras do Una, onde tiveram aula sobre educação ambiental com ênfase na preservação da fauna e da flora.
O tema foi ministrado pelos professores da Emei, que acompanharam o passeio, e monitores do parque. No local, as crianças realizaram uma trilha de aproximadamente 800 metros, visitaram uma fazenda para conhecer os animais existentes na área e, por último, fizeram um piquenique com os estudantes da Emei Abras do Una. (Fonte: PMSS)

Escola de Cambury, na Costa Sul, volta a funcionar hoje

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que a Escola Municipal de Cambury, localizada na Costa Sul do município, volta a funcionar hoje, segunda-feira (25/6).
Segundo o engenheiro Ricardo Ueno, da Logic Engenharia e Construções Ltda, neste final de semana os funcionários da empresa terminam a pintura da unidade para que as aulas sejam retomadas. Ao todo, foram necessários 30 dias para a conclusão das obras. O prazo previsto era de 20 dias, mas devido ao surgimento de alguns problemas que apareceram durante a recuperação, como a troca do telhado de um dos prédios e a necessidade de implantação de pisos externos, o tempo foi estendido.
Dentre os serviços que foram designados pela Secretaria de Obras e Planejamento (Seop) estão a drenagem do terreno, que alagava com a chuva porque a unidade foi construída abaixo do nível da rua; reparos para estancar superficialmente a fossa que vinha apresentando vazamentos; conserto de muro; substituição de portão de ferro; revisão dos telhados e da parte hidráulica.
Com relação à fossa, a Seduc informa que a escola terá uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE), a exemplo do que foi feito na Escola Municipal de Barra do Una, que vai solucionar definitivamente a questão relacionada à destinação do esgoto. O serviço, entretanto, segundo o engenheiro, deve demorar mais uns 20 dias para ser concluído.
Em Cambury, de acordo com a secretária da Educação, Marilene Ramachoti, o prédio foi construído há 30 anos. “Eram quatro salas para pouco mais de 100 alunos. Com o tempo o número foi crescendo e as administrações foram ampliando, mas ela tem algumas partes antigas que precisam de cuidados como a fossa, e os sistemas hidráulico e elétrico que estão comprometidos há algum tempo”, explicou Marilene, antes das obras serem iniciadas.
Cerca de 900 estudantes estão matriculados na unidade, sendo que 215 são do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), os quais foram transferidos para a Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, situada em Boiçucanga. Durante esse período, a Seduc providenciou o transporte e a alimentação dos alunos, uma vez que o calendário letivo é de 100 dias, ou seja, semestral e poderia ser prejudicado com a suspensão das aulas.
Com relação ao restante dos alunos, a Seduc e o corpo diretivo da escola vão compensar os dias parados, que deve acontecer no recesso de julho e aos finais de semana. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Líder Comunitária de Ubatuba faz denúncias e pede ajuda na Assembléia Legislativa de São Paulo

Ubatuba - A líder comunitária Maria Aparecida da Cunha, revoltada com a situação caótica em que se encontra a Saúde de Ubatuba, com as irregularidades no setor e nas construções das obras públicas, esteve na Assembléia Legislativa de São Paulo para tornar públicas as denúncias. Na Tribuna Popular da ALESP, na última quarta-feira, dia 20, dona Cida, como é conhecida, pediu aos deputados a presença urgente de uma comissão fiscalizadora para averiguar as contratações irregulares de 60 funcionários do PSF - Programa de Saúde da Família. De acordo com dona Cida, os contratados como agentes de saúde não exercem a função. Entre eles há até pedreiros, segundo consta na prestação de contas enviada ao Comus - Conselho Municipal de Saúde. A líder comunitária relatou também, a desordem nas obras da Avenida Iperoig que, segundo ela, são mal feitas e depois mal refeitas várias vezes, com o dinheiro público. Maria Aparecida reclamou ainda, do silêncio do Ministério Público de Ubatuba, onde ela própria já protocolou várias denúncias e pediu a intervenção da Polícia Federal para investigar o Legislativo e a Promotoria Pública.

A inauguração do Clube ACIU será amanhã

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, realizará amanhã, dia 26, 3ª feira, a partir das 20h00, a festa de inauguração de sua Sede Social- o "Clube da ACIU". O clube está localizado à Rua Maria Madalena 454- estrada do Taquaral- (antiga Apresul). A inauguração terá como tema a I Festa Junina da ACIU, e segundo os diretores da entidade o Arraiá ACIU será um “festão”. O evento contará com barracas típicas, show de banda ao vivo e claro a famosa quadrilha.
A ACIU disponibilizará aos convidados gratuitamente quentão, vinho-quente, pipoca, doces típicos, churrasco, refrigerante e cachorro quente. “É coisa que num acaba mais sô”, brinca um diretor da ACIU.
A ACIU informa que toda a renda das barracas da Pescaria e da Cerveja será destinada à entidades carentes.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, conta com a presença de todos os associados e diz que a expectativa para a inauguração da sede social é grande. “Agora teremos uma sede social de verdade, com espaço amplo, uma infra-estrutura maravilhosa para recepcionar os nossos associados e seus familiares, um espaço em que o empresário poderá também organizar confraternizações com seus funcionários, festas, cursos, além claro de envolver os empresários da cidade. Esta conquista veio graças a sede própria que inauguramos recentemente”, diz Ahmad.
Convites - Cada empresa filiada à entidade terá direito a dois convites gratuitos, os convites adicionais custam R$ 10,00. Crianças menores de 10 anos não pagam.
Os convites podem ser retirados até amanhã na parte da manhã, na Sede da ACIU, à Rua Esteves da Silva, 51, na Assessoria de Comunicação da entidade e falar com Cristiane. Esperamos por vocês!!!
Estrutura do Clube - A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
De acordo com o presidente da ACIU, o clube conta com 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola. (Fonte: ACIU)

Vereador Jairo dos Santos busca mais recurso do Estado para a APAE de Ubatuba.
Desta vez, a verba é de 200 mil reais e servirá para a construção da nova sede da APAE, na Estufa II

Ubatuba - O vereador Jairo dos Santos - PT - e a presidente da APAE de Ubatuba, Mia Mafalda Niedheidt, estiveram reunidos com a Deputada Estadual, Ana do Carmo, PT, na Assembléia Legislativa de São Paulo, na última quarta-feira, dia 20 de junho. Na oportunidade, a Deputada examinou o projeto de construção e garantiu aos visitantes que viabilizará o remanejamento de recursos do orçamento no valor de 200 mil reais solicitados para a obra de grande interesse social. E não é a primeira vez que o vereador Jairo dos Santos consegue verba para a entidade. Em 2005, através do Deputado Estadual Vanderlei Siraque, PT, o recurso liberado para a APAE foi de 100 mil reais. Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba prepara criação do Comitê Permanente de Controle da Dengue
Todos os interessados estão convidados a conhecer as propostas para o Comitê. As entidades interessadas em participar efetivamente do grupo poderão se inscrever durante a reunião na terça-feira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está iniciando a formação do Comitê Permanente Municipal de Controle da Dengue, que tem como objetivo unir os principais representantes da sociedade ubatubense para promover ações que impeçam epidemias na cidade. O primeiro passo para a formação desse comitê será uma reunião, a ser realizada no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, na próxima terça-feira, dia 26, às 19h. As entidades interessadas em participar efetivamente do grupo poderão se inscrever durante a reunião. Todos os munícipes que tiverem interesse em conhecer as propostas do Comitê estão convidados a participar da reunião.
O Comitê Permanente Municipal de Controle da Dengue deverá ser composto por representantes do poder público em diversas áreas de atuação, instituições de pesquisa e ensino, entidades representativas dos setores da indústria, comércio, igrejas, formadores de opinião e representantes das comunidades. Após a reunião que definirá seus membros, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo, com o objetivo de oficializar o Comitê.
As atribuições - As atribuições do Comitê serão: promover a realização de atividades educativas, mobilizar a sociedade, tendo em vista a integração de ações de prevenção e controle de dengue e outros agravos para melhoria de qualidade de vida da população, realizar o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de mobilização social, em nível regional ou local.
A Secretaria de Saúde ficará responsável por disponibilizar um espaço apropriado para realização das reuniões do grupo.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a intenção é buscar alternativas de ação integrada para o controle da dengue no município. “Nós queremos envolver os diversos segmentos da sociedade para ampliar as discussões e atividades de combate ao mosquito da dengue. Desta forma, poderemos planejar a prevenção na sociedade como um todo, responsabilizando cada setor e acompanhando as atividades desenvolvidas em todo o município. A prevenção contra a dengue é uma luta de todos nós e a sociedade precisa estar envolvida neste processo.” (Fonte: PMU)

Conheça e aproveite Ubatuba durante os Jogos Regionais
São mais de cem praias, ilhas e cachoeiras, além de várias opções culturais; Ubatuba tem um vasto cardápio de atrações para todos os gostos

Ubatuba - Os atletas e todas as delegações que estarão em Ubatuba para a disputa dos 51º Jogos Regionais terão a oportunidade de conhecer melhor uma das mais belas cidades do litoral brasileiro. Nas horas livres, os atletas têm em Ubatuba um amplo horizonte de opções para o lazer, afinal são mais de cem lindas praias, ilhas e cachoeiras, tudo cercado pela Mata Atlântica preservada. Isto sem contar as inúmeras opções histórico-culturais, como os prédios históricos, as aldeias indígenas, as comunidades quilombolas, as exposições de artesanato local, entre outras tantas atrações.
Apenas ao se deslocarem dos alojamentos para os locais de competição, os atletas certamente já ficarão extasiados com a beleza das praias que beiram as rodovias: um convite para um banho de sol e mar. O mês de julho costuma ser um dos melhores do ano para aproveitar ao máximo as atrações de Ubatuba. Pelo fato de não ser a temporada de verão, as praias estão mais vazias e tranqüilas, o mar ainda mais limpo e transparente, o céu está quase sempre com aquele tom de azul de encher os olhos e tudo isto sem ter que enfrentar grandes engarrafamentos.
Na região central, também é possível apreciar os ótimos restaurantes que servem todo o tipo de gastronomia, cujo forte são os peixes e frutos do mar, sempre fresquinhos. Ainda na região central, ótimas opções de entretenimento são o Aquário de Ubatuba, onde é possível ver diversas espécies da vida marinha; o Projeto Tamar, no bairro Itaguá, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas marinhas e o trabalho desta instituição na preservação das espécies; e Museu do Carro, que tem expostos vários modelos de carros antigos, que despertam a curiosidade e interesse doa amantes dos veículos.
Praias - Ubatuba, com seus cerca de 100 km de extensão de litoral recortado, possui mais de cem praias, que formam um vasto cardápio para agradar a todos os gostos. Existem praias movimentadas, praias praticamente desertas, aquelas mais apropriadas para um dia com a família, outras que são mais para a galera que curte pegar onda e passar o dia com os amigos. Enfim, seja qual for a preferência do turista, Ubatuba tem opções até mesmo para os mais exigentes.
Entre tantos paraísos de areias brancas e mar azul, algumas são mais famosas, como é o caso da Praia Grande, uma das mais movimentadas de Ubatuba, com boa infra-estrutura de quiosques, que oferecem petiscos, como porções de peixes, lulas e camarões. Também bastante conhecida, a praia Itamambuca sedia os mais importantes eventos de surfe no Brasil. Lá é comum ver rostos e corpos bonitos caminhando pela areia, surfando, jogando frescobol ou apenas apreciando o visual.
Para quem procura paz e tranqüilidade, numa praia onde é possível escutar praticamente apenas o barulho das ondas do mar, a praia da Almada é uma ótima opção, com bons restaurantes à beira-mar. Outra praia que já se tornou famosa por ter sido considerada uma das dez mais bonitas do país, é a praia do Cedro, mais conhecida como Cedrinho, que tem águas mansas, ótimas para um mergulho de snorkel.
Para os aventureiros, Ubatuba tem diversas praias cujo acesso é realizado por meio de trilhas na mata. Além da caminhada em plena Mata Atlântica, respirando o ar puro que chega a cheirar “verde”, o visitante sempre encontra ao fim da trilha uma boa surpresa, pois as praias com acesso mais difícil são as mais preservadas.
Ilha Anchieta - Uma das maiores e melhores atrações de Ubatuba é o Parque Estadual da Ilha Anchieta. Com cinco praias paradisíacas e uma exuberante vegetação que abriga a rica fauna da Mata Atlântica, a Ilha Anchieta também possui as ruínas de um antigo presídio, desativado em 1952, o que torna a visita ainda mais atraente. Guias preparados acompanham os turistas desde a chegada na Ilha, contando as interessantes e curiosas histórias que envolvem o local. Para chegar à Ilha Anchieta, deve-se ir até o píer do Saco da Ribeira, onde escunas realizam o transporte de passageiros, em um trajeto muito bonito, que por si só já valeria a pena. (Fonte: PMU)

Coordenadores distritais se reúnem para dar continuidade à elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Coordenadores terão a oportunidade de participar de um curso oferecido pelo CBH/LN e que visa capacitá-los para conduzir com eficácia uma reunião de trabalho em grupo

Ubatuba - Os coordenadores distritais, que foram indicados pela comunidade para orientar os trabalhos de levantamento que estão sendo realizados para servir de base para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.) de Ubatuba, estiveram reunidos durante a última semana na Secretaria Municipal de Educação. O principal objetivo da reunião foi disponibilizar o material solicitado pelos coordenadores para dar andamento ao processo de elaboração da lei. A Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano e a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Municipal entregou aos coordenadores mapas e todas as informações necessárias em CD com todo o conteúdo necessário para que eles possam coordenar as ações em seus respectivos distritos.
Além disso, foi viabilizada também, parte da infra-estrutura necessária para a realização das reuniões distritais. A próxima reunião acontece no dia 5 de julho, às 19h, também na Secretaria de Educação, quando os coordenadores distritais voltam a discutir as dificuldades e apresentar soluções.
Agenda 21 e CBH/LN - Durante a mesma reunião, representantes da Agenda 21 do Litoral Norte se propuseram a fazer parte do processo de elaboração da nova L.U.O.S., a fim de ensinar aos coordenadores técnicas de moderação de reuniões, para fazer com que cada reunião realizada em cada um dos cinco distritos de Ubatuba, seja eficiente, organizada e participativa.
Além disso, a Agenda 21 de Ubatuba conseguiu, junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas / Litoral Norte, a participação de um representante de cada distrito em um curso de "Introdução às técnicas de facilitação", voltado para coordenadores de Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalhos, Conselhos Consultivos e Fóruns do Litoral Norte, que cotidianamente devem coordenar reuniões de trabalho. O curso visa capacitá-los para a condução eficiente e com resultados.
O convite aos coordenadores será feito na próxima segunda-feira, pelo núcleo gestor da L.U.O.S e o curso acontece nos dias 18 e 19 de julho.
Associação dos Engenheiros e Arquitetos - Outra instituição que se ofereceu para colaborar ativamente com os coordenadores distritais foi a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba. O engenheiro Fabrício Gomes, um dos coordenadores do Distrito Oeste, explica que a associação já vem trabalhando ativamente desde a elaboração do PL 106. "Há necessidade de atualizar o PL 106; agora temos uma nova concepção da Lei de Uso do Solo, com as discussões estendidas à sociedade. Neste sentido, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos disponibilizou um profissional para acompanhar os grupos distritais, dando apoio técnico", explicou o engenheiro que salientou o fato de a L.U.O.S. ser intrinsecamente ligada à atividade dos profissionais da área. "Nós, engenheiros e arquitetos, trabalhamos com o crescimento e desenvolvimento da cidade e as construções civis esbarram nesta lei para serem aprovadas. Então, considero que, além de ser de nosso interesse, é nosso dever contribuir neste processo", afirmou Fabrício Gomes.
Coordenadores distritais - Quem quiser participar dos trabalhos, pode procurar pelos coordenadores distritais. Confira abaixo a relação dos distritos com seus coordenadores e os telefones para contato:

Distrito Sul
Fernando E. Pedreira Jr - 3843.2202
Adriana Grammont - 3849.8561
Maurício Romão - 3849.5665
Antonio Carlos da Silva - 3849.5297
Neidi Antunes de Sá - 9154.7918

Distrito Centro-Sul
Nelson Eduardo de Barros Camargo - 3832.6643 - 3842.2373
Carlos Gomes - 3842.0105
Karina Aparecida Sarilho - 3842.2317
Vanildo Aparecido da Silva Santos Blauster - 9132.9006

Distrito Sede
Rui Alves Grilo - 3833.7701
Cândido O. Moura - 9122.8287
Henrique Luís de Almeida - 3833.2192 / 3835.2334
Gilcelia A. Gonçalves - 3833.8452

Distrito Oeste
Quincas Cruz Neto - 3832.7728 - 3833.2717
José Ferreira de Almeida Sobrinho (Zé Poté) - 3833.8975
Amarildo Cesário do Prado 3833.4582
Marcílio Lopes 9769.01160

Distrito Norte
Antonio Roberto Teixeira - 3845-1098
Luiz Ramos - 3845-3339
Vanessa Teixeira Leite - 8135-0796
Theodore (Ted) Taylor - 3833-7526 (Fonte: PMU)

Regional Norte reivindica novos horários de ônibus

Ubatuba - A Administração Regional Norte realizou, no último dia 20, uma reunião com diversos representantes dos bairros da região e da empresa de transportes da cidade, com o objetivo de adequar os horários de ônibus, devido a varias reclamações. A administração informou que irá redigir um documento e encaminhá-lo à referida empresa, descrevendo as reivindicações dos munícipes para aguardo de respostas.
Estiveram presentes na reunião representantes das comunidades da Picinguaba, Almada, Estaleiro, Sertão do Ubatumirim, Vila Gaivota, Praia do Ubatumirim, Sertão do Puruba, Prumirim, Itamambuca e também representantes da empresa de transporte Ubatuba e da Administração da Regional. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa da 14ª Hortitec de Holambra
Neste ano, cerca de 300 expositores do Brasil e do exterior participaram do evento, trazendo novidades e atrativos para produtores de flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas

Ubatuba - A cidade de Ubatuba esteve presente na 14ª Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensiva, representada por cerca de 40 agricultores e floristas do município. A viagem foi promovida pelo Sebrae e aconteceu na última sexta-feira,15, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, pesca e Abastecimento (Smapa).
A feira é voltada para os mais diversos profissionais na área de agricultura. Neste ano, cerca de 300 expositores do Brasil e do exterior participaram do evento, trazendo novidades e atrativos para produtores de flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas, como café, tabaco, cogumelos e empresas relacionadas com a agricultura.
Segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, a ida dos agricultores ubatubenses a eventos como esse, enriquece os seus conhecimentos e promove bons contatos profissionais. “A Hortitec é uma das maiores feiras do ramo e representa uma grande oportunidade para conhecer novas tecnologias e tudo o que está acontecendo no ramo da agricultura.” (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza Projeto de Educação Alimentar e Nutricional
A proposta é reunir nutricionistas, merendeiras, educadores e pais de alunos, com o objetivo de oportunizar conhecimentos que favoreçam a prática da alimentação saudável

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, em parceria com a Empresa Verdurama deu início, na semana passada, durante os dias 18 e 19, ao Projeto de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de Educação Infantil, que acontecerá durante todo o segundo semestre de 2007. A proposta é reunir nutricionistas, merendeiras, educadores e pais de alunos, com o objetivo de oportunizar conhecimentos que favoreçam a prática da alimentação saudável.
O trabalho foi iniciado na Emei Joaquim Luiz Barbosa e terá continuidade no decorrer dos próximos meses nas Emei’s Helena Maria, Judith Cabral, Idalina do Amaral, Richard Juarez Gobbi, Tereza dos Santos, João Alexandre e Rio Escuro. Nestes primeiros dias, foram desenvolvidas atividades que incluíram capacitação para os pais de alunos e educadores sobre alimentação saudável. Para os alunos, foi realizada a peça de teatro “A Magia dos Alimentos”.
Segundo a gerente de alimentação escolar da Secretaria de Educação, Fernanda Rivellino, a intenção é poder estender e divulgar as ações realizadas para toda Rede Municipal de Ensino, durante a Semana da Alimentação em outubro deste ano. “Temos certeza que o projeto proporcionará maior conhecimento e qualificação. Isso se refletirá na melhoria dos serviços prestados para a comunidade e mostrará a importância da alimentação escolar, que vem fornecendo um cardápio rico em frutas, legumes e verduras. (Fonte: PMU)

Prefeitura e Petrobras discutem encaminhamento de projetos ambientais

Ubatuba - O gerente de comunicação empresarial (segmento informações) da Petrobras, Mariano Stamato, esteve na Prefeitura de Ubatuba, reunido com o Chefe de Gabinete, Délcio José Sato e a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, para colocar a Petrobras à disposição para o recebimento de projetos que possam trazer benefícios para o município. Outro assunto que foi abordado foi a instalação da base de gás em Caraguatatuba.
De acordo com Cristiane Gil, a Petrobras possui uma grande preocupação com segurança, saúde e meio ambiente e pode ajudar o município na captação de fundos para o desenvolvimento de ações sociais e ambientais. "A visita da Petrobras foi muito interessante porque abriu as portas para Ubatuba enviar projetos para aprovação. A Secretaria de Meio Ambiente já possui alguns projetos neste sentido e está trabalhando para encaminhá-los à Petrobras, que pode ser uma grande ferramenta para o município pleitear verbas", disse Cristiane. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza II Encontro para escolha do Livro Didático

Ubatuba - Professores das escolas municipais Presidente Tancredo de Almeida Neves e José Belarmino Sobrinho se reuniram, no último dia 20, para a escolha dos livros didáticos que serão usados pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) no ano de 2008. O objetivo do encontro foi colaborar para um processo de escolha do Livro didático de forma organizada, coletiva e consciente com foco no aluno e em seu contexto social.
Na ocasião, a supervisão escolar passou todas as informações a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para que os professores conhecessem as novas regras de escolha do livro. Os alunos receberão do Governo Federal livros das disciplinas de Português, História, Geografia, Ciências e Matemática. (Fonte: PMU)

Congresso Técnico definiu grupos e chaves dos Jogos Regionais
De 4 a 14 de julho, 40 cidades disputarão medalhas nesta grande competição esportiva chamada Jogos Regionais

Ubatuba - Os grupos e chaves dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba foram definidos na quarta-feira, 20, durante o Congresso Técnico realizado na Praia Vermelha do Norte, no Areia Beach. De 4 a 14 de julho, 42 cidades disputarão medalhas nesta grande competição esportiva. A cerimônia de abertura ocorre no dia 3 de julho, às 19h, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, no Perequê-Açu.

Atletismo - Confirmaram presença no atletismo feminino as cidades: Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Aparecida, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
No atletismo masculino, além dos municípios citados acima, estarão presentes também as delegações de Caieiras, Ilhabela, Lagoinha, Paraibuna, Igaratá e Santa Isabel. Participarão do atletismo feminino e masculino PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência), os competidores de Mogi das Cruzes, Suzano Taubaté e Ubatuba. Os municípios de São José dos Campos e Francisco Morato terão representantes somente no atletismo masculino PPD.

Basquete - O basquete feminino livre terá jogadoras de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Taubaté e Ubatuba em um único rompo. O basquete masculino livre será dividido em Grupo A (São José dos Campos, Campos do Jordão, Suzano e Natividade da Serra), Grupo B (Ferraz de Vasconcelos, Roseira, Cruzeiro, Guarulhos), Grupo C (Lorena, Aparecida, São Sebastião e Cunha) e Grupo D (Arujá, Tremembé e Santa Isabel).
O basquete feminino Sub-21 contará com os Grupos A (Pindamonhangaba, Francisco Morato, São Sebastião e Franco da Rocha) e B (Ferraz de Vasconcelos, São José dos Campos, Caraguatatuba e Caieiras).
No basquete masculino Sub-21 ficam: Grupo A (Caraguatatuba, Taubaté, Itaquaquecetuba), Grupo B (Mogi das Cruzes, Jacareí e Pindamonhangaba) e o Grupo C (Ubatuba, Caieiras, Poá e Franco da Rocha).

Biribol - O biribol será disputado entre Suzano, Guarulhos, Aparecida, e Lorena (Grupo A); São José dos Campos, Caraguatatuba e Jacareí (Grupo B); Mogi das Cruzes, Poá e Taubaté (Grupo C); e Ubatuba, Pindamonhangaba, São Sebastião e Ferraz de Vasconcelos (Grupo D).

Bocha - A bocha terá seis grupos: A (Guarulhos, Lagoinha, Suzano, e São José dos Campos), B (Pindamonhangaba, Arujá e Taubaté), C (Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha e Caraguatatuba), D (Ubatuba, São Sebastião e Guaratinguetá), E (Caçapava, Jacareí, Poá e Cajamar) e F (Lorena, Caieiras e Aparecida).

Capoeira - As cidades de Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha Guarulhos, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba têm representantes na capoeira feminina. Para a capoeira masculina, além dos referidos municípios, estarão presentes: Suzano, Campos do Jordão, Cruzeiro, Tremembé e Igaratá.

Ciclismo - No ciclismo feminino, competem Caieiras, Caçapava, Caraguatatuba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba. O ciclismo masculino, em conjunto com esses municípios, terá Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Igaratá.

Tabuleiro - Para o jogo de damas (Livre), são esperados jogadores de Suzano, Aparecida, Caraguatatuba, Cruzeiro, Pindamonhangaba e Taubaté. A damas Sub-21 terá Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Lorena, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba.
No xadrez feminino Sub-21 competem Franco da Rocha, Mogi das Cruzes, Suzano, Caraguatatuba, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos e São Sebastião.
O xadrez masculino Sub-21 recebe os enxadristas de Caieiras, Guarulhos, Poá, Suzano, Cunha e Cunha, além das cidades mencionadas acima, com exceção de Pindamonhangaba e Suzano que não participam da categoria.
No xadrez feminino Livre, são aguardados representantes das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Taubaté e Ubatuba. O xadrez masculino Livre conta com enxadristas de Arujá, Cajamar, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Aparecida, Caçapava, Lorena, Pindamonhangaba e Taubaté.

Futebol de Campo e Futsal - O futebol de campo feminino Livre será divido em seis grupos: A (São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Cachoeira Paulista e Itaquaquecetuba), B (Lorena, Franco da Rocha e Arujá), C (Pindamonhangaba, Aparecida e Suzano), D (Ubatuba, Caieiras, Poá), E (São Sebastião, Guarulhos e Jacareí) e F (Taubaté, Francisco Morato e Caraguatatuba).
O futebol masculino Sub-21 é formado por oito grupos: A (Guaratinguetá, Piquete, Santa Isabel e Caraguatatuba), B (Cruzeiro, São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos, Poá), C (Guarulhos, Francisco Morato, Cachoeira Paulista e Ilhabela) D (Ubatuba, Taubaté, São José dos Campos e Arujá), E (Jacareí, Natividade da Serra, Cunha e Cajamar), F (Franco da Rocha, Lagoinha, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes), G (Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Potim e Redenção da Serra) e H (Lorena, Caieiras, Suzano e Aparecida).
O futsal feminino Sub-21 possui seis grupos: A (São José dos Campos, Campos dos Jordão, Jacareí e Cachoeira Paulista), B (Guarulhos, Lorena, Taubaté e Aparecida), C (Suzano, Ilhabela, Pindamonhangaba e Franco da Rocha) D (Ubatuba, Itaquecetuba, São Sebastião e Cajamar), E (Mogi das Cruzes, Paraibuna, Caieiras e Arujá) e F (Poá, Caraguatatuba e Lagoinha). O futsal masculino Sub-21 tem oito grupos: A (Guarulhos, Lagoinha e São Luiz do Paraitinga), B (Pindamonhangaba, Paraibuna e Franco da Rocha), C (Arujá, Redenção da Serra, Caieiras e Tremembé), D (Ubatuba, Francisco Morato, e Caraguatatuba), E (Poá, Taubaté, Campos do Jordão e Itaquaquecetuba), F (Jacareí, Roseira e Cachoeira Paulista), G (Mogi das Cruzes, Cruzeiro e Ilhabela) e H (Piquete, Natividade da Serra, Santa Isabel e Aparecida).
O futsal masculino Livre é formado pelos grupos A (Suzano, Cunha e São Sebastião), B (Guaratinguetá, Jambeiro e Lorena) e C (São José dos Campos, Cajamar e Ferraz de Vasconcelos).

Ginástica - A chave da ginástica rítmica tem: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Aparecida, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Ubatuba. Na chave da ginástica artística feminino Livre estão as cidades de Guarulhos, Caraguatatuba, Cruzeiro, São José dos Campos e São Sebastião. A ginástica artística feminino (14 anos) se enfrentam Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Jambeiro, Pindamonhangaba, Taubaté e Ubatuba.
A ginástica artística (16 anos) reúne os municípios de Guarulhos, Poá, Suzano, Caraguatatuba, Jambeiro e Pindamonhangaba no grupo.

Handebol - O handebol feminino Sub-21 possui quatro grupos: A (São José dos Campos, Caieiras e Lorena), B (Suzano, Franco da Rocha, Cajamar e Aparecida), C (Taubaté, São Sebastião e Francisco Morato) e D (Jacareí, Poá e Guarulhos). A divisão do handebol masculino Sub-21 é Grupo A (São José dos Campos, Francisco Morato, Caraguatatuba e Poá), Grupo B (Guarulhos, Pindamonhangaba e Cruzeiro) e Grupo C (Ubatuba, Franco da Rocha Jacareí e Itaquaquecetuba).
O handebol feminino Livre será disputado em um único grupo composto por Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Cruzeiro, Pindamonhangaba e Ubatuba. No masculino, estão divididos em Grupo A (Mogi das Cruzes, Caieiras, Aparecida e Ferraz de Vasconcelos) e Grupo B (Taubaté, São Sebastião, Suzano e Lorena).

Judô - O judô feminino reúne as cidades de São José dos Campos, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Poá, Jacareí, Francisco Morato, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Igaratá, Guarulhos, São Sebastião, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes. No judô masculino competem Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Jambeiro, Poá, Paraibuna, Mogi das Cruzes, Francisco Morato, Caçapava, Arujá, Taubaté, Caraguatatuba, Ubatuba, Pindamonhangaba, Piquete, Guarulhos, Franco da Rocha, Cruzeiro, Lorena, Aparecida, São Sebastião, Jacareí, Igaratá e São José dos Campos.

Karatê - O karatê feminino conta com as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Caçapava, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté. No caratê masculino estão as cidades de Cajamar Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano Aparecida, Caçapava, Caraguatatuba, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba.

Malha - A malha possui oito grupos distribuídos em: A (Jambeiro, Guaratinguetá e Itaquaquecetuba), B (São Sebastião, Cajamar e Poá), C (Pindamonhangaba, Ilhabela, Cruzeiro e Aparecida), D (Ubatuba, Caieiras e Cachoeira Paulista), Grupo E (Santa Isabel, Roseira e Caraguatatuba), F (Mogi das Cruzes, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Arujá), G (São José dos Campos, Suzano e Tremembé) e H (Taubaté, Jacareí, Caçapava, Biritiba Mirim).

Natação - Na natação feminina competem Caieiras, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Aparecida, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba. A natação masculina agrupa além das cidades citada anteriormente, os municípios de Campos do Jordão, Jambeiro e Igaratá.
Da natação PPD feminina participam atletas de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cruzeiro, Pindamonhangaba e São José dos Campos. Essas cidades também competem na natação masculina PPD, juntamente com Ferraz de Vasconcelos, Taubaté e Ubatuba.

Taekondo - O taekondo feminino será disputado por atletas de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Caraguatatuba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba. No taekondo masculino estarão competidores de Caçapava, Ilhabela, Jacareí e Paraibuna, reunidos com atletas das cidades que disputam à categoria feminina.

Tênis de Mesa - O tênis de mesa feminino Sub-21 será composto pelas chaves A (Guarulhos, Jacareí e Cruzeiro) e B (Ubatuba, Franco da Rocha e Caçapava). Os mesatenistas masculinos Sub-21 foram divididos em: Grupo A (São José dos Campos, Caraguatatuba e Franco da Rocha), Grupo B (Guarulhos, Lorena e Taubaté), Grupo C (Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e São Luiz do Paraitinga) e no Grupo D (Francisco Morato, Pindamonhangaba, Poá e Piquete). A categoria feminino Livre terá uma única chave com Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté. E o masculino Livre possui dois os Grupos A (Suzano, Santa Isabel, Cruzeiro e Ubatuba) e B (Jacareí, São Sebastião, Potim e Aparecida).

Vôlei - O voleibol feminino Sub-21 ficou dividido quatro grupos: A (Suzano, Franco da Rocha e Piquete), B (São José dos Campos, Lorena e Caraguatatuba), C (Guarulhos, Mogi das Cruzes e Cajamar) e D (Ubatuba, Aparecida e Taubaté). O voleibol masculino Sub-21 também está dividido em quatro grupos: A (São José dos Campos, Caçapava e Francisco Morato), B (Pindamonhangaba, Guarulhos e Natividade da Serra), C (Jacareí, Santa Isabel, Caieiras e Lorena) e D (Caraguatatuba, Campos do Jordão e Franco da Rocha).
O voleibol feminino Livre conta com três chaves: A (Ferraz de Vasconcelos, Caieiras, São Sebastião e Biritiba Mirim), B (Pindamonhangaba, Jambeiro e Poá) e C (Cruzeiro, Santa Isabel e Jacareí). No voleibol masculino Livre os times ficam distribuídos em Grupo A (Mogi das Cruzes, Igaratá e São Sebastião), Grupo B (Taubaté, Roseira e Arujá), Grupo C (Poá, Cruzeiro e Piquete) e Grupo D (Ubatuba, Aparecida e Suzano).
Para o voleibol de praia feminino a formação das chaves ficou a seguinte: A (São José dos Campos, Jambeiro e Suzano), B (Pindamonhangaba, Caraguatatuba e Ilhabela), C (Cruzeiro, Lorena e Igaratá), D (Ubatuba, Cajamar e São Sebastião), E (Mogi das Cruzes, Poá e Aparecida) e F (Taubaté, Jacareí e Guarulhos). O voleibol de praia masculino está dividido em: Grupo A (São José dos Campos, Caraguatatuba, Jambeiro, Ferraz de Vasconcelos), Grupo B (Lorena, Poá e Suzano), Grupo C (Mogi das Cruzes, Igaratá, Aparecida e São Sebastião), Grupo D (Ubatuba, Guarulhos, Campos do Jordão e Jacareí), Grupo E (Cruzeiro, Cajamar e Taubaté) e Grupo F (Pindamonhangaba, Roseira e Francisco Morato). (Fonte: PMU)

Obras de ginásios poliesportivos estão adiantadas

Ubatuba - As obras dos cinco ginásios poliesportivos que serão utilizados durante os 51º Jogos Regionais de Ubatuba estão adiantadas. O ginásio que está sendo construído no bairro do Perequê-Açu, localizado junto à escola Municipal Marina Salete, está praticamente pronto, entrando em fase de pintura da quadra e faixas, pintura interna e externa do ginásio, pintura das arquibancadas e proteções. A área total que compreende o ginásio, vestiários e piscina possui aproximadamente dois mil metros quadrados.
Além disto, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou melhorias nas ruas Fernão Dias e Raposo Tavares (ruas laterais que dão acesso ao ginásio) e estas serão asfaltadas até o termino da próxima semana. Outro ginásio que está em fase de acabamento é o do Sertão da Quina.
Os ginásios das escolas Prof. José de Souza Simeão (Taquaral), Profª Maria Josefina Giglio Silva (Estufa II) e Idalina do Amaral Graça (Ipiranguinha), passaram por uma reforma geral, com reconstrução total da parte elétrica e iluminação, proteções, pintura, cobertura, construção de vestiários para os times e para os árbitros e banheiros para portadores de necessidades especiais. A cobertura do ginásio da E.E Idalina do Amaral Graça recebeu telhas que deixam a luz natural transpassar.
Em alguns casos, como a quadra da E.E Idalina e o ginásio da E. M Maria Josefina, estão com as obras adiantadas e devem ser entregues até o dia 28 deste mês. Todas as quadras receberam pintura em tons de azul e branco, o que deixou o ambiente mais claro e agradável. Além disto, está sendo construída uma nova fossa na quadra do bairro da Estufa II para atender a demanda dos novos banheiros e vestiários. As áreas externas de todos os ginásios e os acessos também estão sendo restauradas, como calçadas, pára-raios e todos os detalhes de estruturas metálicas.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, é extremamente satisfatório ver o andamento das obras no prazo certo. "Fico feliz em ver que está tudo em dia e, o que é ainda mais importante, tudo está sendo feito com material de qualidade, que vai refletir em durabilidade para uso da população durante muito tempo". (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ubatuba - O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizará, no próximo dia 28, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Neste ano, o tema é “Concretizar Direitos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório”. A conferência acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, das 8 às 18h, e as entidades envolvidas com os jovens no município, bem como a comunidade, estão convidadas a participar. (Fonte: PMU)

Escola José Belarmino promove Evento Cultural

Ubatuba - A Escola Municipal José Belarmino, no Bairro do Poruba, realizará, no próximo dia 28, um Evento Cultural com diversas atrações. A festa, que acontecerá das 9h às 15h, contará com diversas atrações, como o final do torneio interclasses de futebol de salão, quadrilhas e apresentações musicais, bingo infantil, karaokê e o tradicional jogo de futebol de salão entre professores e alunos. Neste mesmo dia, acontecerá também um Bazar da Pechincha, em prol dos grupos de dança e de música e um bazar da sobremesa em prol da formatura das 8ª séries. Toda a comunidade está convidada a participar. (Fonte: PMU)

Técnico desportivo da Secretaria de Esporte do Estado vistoria obras do Estádio Ciccillo Mattarazzo
O técnico disse ter certeza que Ubatuba vai oferecer as melhores condições aos atletas; implementos adquiridos são oficiais, de acordo com a Associação Internacional de Federações de Atletismo

Ubatuba - O Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, que passou por uma total reforma, recebeu nesta sexta-feira, dia 22 , mais uma vistoria de Manoel Pires. Técnico desportivo da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, Manoel Pires é formado em Educação Física e especialista em atletismo. Ex-técnico da Seleção Brasileira de Atletismo em diversas categorias, também já foi presidente da Federação de Atletismo do Estado de São Paulo.
Atualmente, Manoel Pires é o responsável pela demarcação e assentamento da pista de atletismo dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e dá assessoria na construção da pista de atletismo do Estádio Municipal de Ubatuba.
A obra do estádio está com 68 dias de duração. Na sua primeira visita, que aconteceu no início da obra, Pires permaneceu seis dias trabalhando no estádio. Na segunda visita, permaneceu 18 dias e desta vez ele estará no município até que o último detalhe da obra seja finalizado.
“Fui convidado para fazer uma pista de atletismo para que o povo de Ubatuba tenha condições de praticar as diversas modalidades do esporte e, é claro, para atender a demanda dos Jogos Regionais que acontecerão aqui no início do próximo mês. Encontramos aqui uma boa equipe de trabalho e demos um outro visual para o Estádio Municipal de Ubatuba” disse Manoel.
Competindo com o que há de melhor - Manoel Pires também está desenvolvendo todos os implementos necessários ao uso das provas de atletismo, como barreiras, gaiola de lançamentos, pesos e dardos de lançamento e balisa de salto, tudo com medidas oficiais para que, caso algum recorde brasileiro, sul-americano ou até mesmo mundial for quebrado, possa ser reconhecido.
“As provas que acontecerão aqui em Ubatuba são as mesmas de uma Olimpíada e queremos que os atletas tenham totais condições para competir com o que há de melhor. Por isso a preocupação em adquirir os implementos oficiais, de acordo com a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Só para se ter uma idéia, os dardos que estão sendo adquiridos são os melhores do mundo” disse Pires.
Acontecerão no Estádio as modalidades Olímpica, com exceção da maratona, que não é feita apenas na pista de corrida. O estádio agora poderá receber desde a corrida de 100 metros até a corrida dos 10 mil metros, inclusive as corridas com barreiras, todas as modalidades de salto (altura, com vara, distância e triplo) e os arremessos (peso, disco, martelo, dardo).
“A obra está chegando ao fim e estamos em fase de arremate, com pinturas e acabamentos e temos que tomar cuidado em deixar todos os detalhes prontos já para o início dos jogos, pois a abertura também será feita no Estádio e logo em seguida teremos as provas do atletismo. Estamos fazendo todo este trabalho com muita satisfação e a expectativa para os jogos é a melhor possível. Tenho certeza que Ubatuba irá oferecer ótimas condições para os competidores”, finalizou Sr. Manoel Pires.
A reforma - O Estádio Municipal Ciccillo Mattarazzo recebeu uma reforma completa. Entre as reformas estão: instalações elétricas, troca de alambrados, construção e reforma de vestiários, construção de banheiros para portadores de necessidades especiais, colocação de bancos de reservas, construção de pista de atletismo, construção de pista de corrida com seis raias de 1,22m cada, área para saltos, gaiola de arremesso, reconstrução do muro, replantio da grama, troca e pintura de alambrado, pintura das arquibancadas e muros. (Fonte: PMU)

84ª Festa de São Pedro agita Ubatuba com diversas atrações
Durante os cinco dias da festa, acontecerão atrações musicais diversas, com gêneros que vão desde a música erudita, até a música regional, forró, pop rock, black music e eletrônica

Ubatuba - Começa, nesta quarta-feira, 27, a 84ª edição da Festa de São Pedro, que contará com diversas atrações, além da tradicional tainha assada, que é uma das principais características deste evento. Durante os cinco dias de evento, de 27 junho a 2 de julho, serão doze atrações musicais, de diferentes estilos, além de competições tipicamente caiçaras, como a corrida de canoas e manifestações religiosas, como a tradicional Procissão de Barcos e a Benção de Anzóis.
A grande novidade desta edição é a mudança de ambiente. Devido à implantação das arenas de beach soccer e vôlei de praia dos Jogos Regionais no espaço situado ao lado do aeroporto, a Festa de São Pedro será realizada na Avenida Iperoig, ao lado da Praça Capricórnio.
Promovida pela Prefeitura de Ubatuba e pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart), em parceria com a Colônia Z-10 e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a Festa de São Pedro é uma homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores. Para o prefeito Eduardo Cesar, apoiar a Festa de São Pedro é também uma forma de homenagear o povo caiçara e a população ubatubense de forma geral. “A Festa de São Pedro é um dos eventos que mais nos orgulha, por estar, há tantos anos, cultuando os costumes caiçaras, o folclore a religiosidade e a história de Ubatuba.”
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o espaço ao lado da Praça Capricórnio, onde funcionava o Parque Trombini, é o local ideal para esse tipo de evento. “Aquele espaço é um logradouro público que foi devolvido à comunidade pelo prefeito Eduardo Cesar e é perfeito para abrigar eventos que tenham data para começar e para terminar.”
Música para todos os gostos - Ao longo do tempo, a festa foi se adaptando às novas tendências e, hoje, conta com atrações para todos os gostos e idades. Durante os cinco dias da festa, acontecerão atrações musicais diversas, com gêneros que vão desde a música erudita, até a música regional, forró, pop rock, black music e eletrônica. Aos amantes de música brasileira da melhor qualidade, o Grupo Tupinambrás é uma boa pedida.
Entre as atrações musicais, destacam-se a Banda Ciranda Elétrica, uma nova geração de músicos que propõem um olhar contemporâneo sobre o som da antiga ciranda tradicional de Paraty e a integram aos ritmos atuais. Tem também o Grupo Guaruçá, fazendo apresentações folclóricas e valorizando a cultura caiçara.
Para quem curte pop-rock, as opções são: Banda Anti-Danos, Black Out e Pracaniz. Para os ecléticos, a dica é assistir ao show da Banda Palace, uma banda de baile que toca todos os tipos de música. Para quem gosta de black music, pop rock e música eletrônica, a Banda Pandora promete surpreender, fazendo ao vivo esse tipo de som.
Para quem gosta de forró, serão duas opções de bandas. Uma delas é a banda de Almir Neto, que toca forró tradicional e conta com dançarinos no palco. Tem também a Banda Pé de Pano, que toca forró pé de serra. Ambas as bandas são de Ubatuba. Para os fãs de samba e pagode, também acontecerá um show especial, que promete levantar poeira, com a banda Samba e Ousadia.

Programação

Dia: 27/06 - quarta-feira
19h30 – procissão do mastro e bandeira de São Pedro
20h – levantamento do Mastro e abertura da Capela
20h30 – concurso para a escolha da Rainha dos Pescadores
21h – apresentação do grupo cultural “O Guaruçá”
22h – show musical com a Banda Ciranda Elétrica

Dia: 28/06 – quinta-feira
20h - Show com o Grupo Tupinambrás
21h – Show com Almir Neto e Banda de Forró
22h30 – Show com a Banda Anti-Danos

Dia: 29/06 – sexta-feira
14h – Procissão Terrestre
15h30 – Procissão Marítima e Benção de Anzóis
17h – Missa Campal e Queima de Fogos
20h – Premiação de Barcos
20h30 – Show com a Banda Black Out
22h30 – Show com a Banda Palace

Dia: 30/06 – sábado
8h – chegada da Folia do Divino na Ilha dos Pescadores
20h – Show com o Grupo Sexteto Caiçara
20h30 – Show com a Banda Pé de Pano
22h - Show com a Banda Pracaniz

Dia: 01/07 – domingo
14h – Corrida de Canoas na Praia do Cruzeiro
20h30 – Show com o Grupo Samba e Ousadia
22h – Show com a Banda Pandora  (Fonte: PMU)
 

SEMANA DE 22/6 A 28/6/2007

CINE PORTO
fone :3833-2066 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs

CINE PASSEIO
fone :3832-2843 ( 012 )
"PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO"
Na 6ª, sábado e domingo (dias 22 , 23 e 24/6) sessão ás 16:00 hs .
De 2ª a 5ª feira ( dias 25 , 26, 27 e 28/6) sessões ás 16:30 hs e 19:30 hs.
"PRÉ- ESTRÉIA !!!!!!!!!!!!"
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Sòmente nos dias 22 , 23 e 24/6 ( 6ª, sábado e domingo),ás 19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lição da alma

Embarquei em uma canoa
que a correnteza arrastou
e me deixou milhas distante
de toda certeza e terra firme
e toda a força dos meus braços
não puderam me reconduzir
para a segurança da praia
até que percebi
que gastava energia à toa
pois minha intenção
guiava a canoa
e estava me perdendo
e eu acabaria soçobrando
se não voltasse a ser
novamente caiçara
pra renascer em esperança
com força de homem
e coração de criança.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Esporte - Venho por meio deste, aproveitar o momento de esporte para mencionar um atleta de Jiu-jitsu de Ubatuba da a Academia União Paulista de Jiu-Jitsu totalmente CEGO, que treina com assiduidade , empenho e amor ao esporte.
Seu nome é Joul (45 anos) com certeza mereçe atenção especial devido a sua garra, determinação, superação e amor ao esporte, mostrando a muita gente que a força de vontade supera quase tudo, inclusive o preconceito.
Creio que a matéria irá despertar o interesse em muitos que se julgam incapazes .
Subescrevo-me para agendar um contato, na certeza e sensibilidade de Vsa.para esta interessante e produtiva matéria.
Atenciosamente

Eng. Marcelo Sacilotti
Contato: (12) 3832.1556
Ubatuba - SP


Os que falam mal do Brasil - O Presidente, Lula da Silva, disse, desde o alto do Corcovado que, a imprensa e aqueles brasileiros que viajam para fora do país, falam mal do Brasil. A majestade do cargo exigiria, do ocupante, mais moderação e menos loquacidade. Sendo o brasileiro que mais viaja uma autocrítica não faria mal.
Os que falam mal do Brasil não são os jornalistas e os órgãos de imprensa que registram os fatos que acontecem no país ou os brasileiros que os comentam dentro e fora do território nacional. Os que falam mal do país são os fatos. Os desgovernos, as roubalheiras, os crimes, os escândalos, a precariedade da educação, da moradia, da saúde, da infraestrutura, da segurança. São as desigualdades, a miséria de muitos, as crianças de rua, etc. etc.
No mesmo Cotidiano da Folha, de 15-06-07, que publicou a crítica inoportuna do Sr. Presidente, podem observar-se alguns fatos que, aos gritos estridentes e descompassados, falam mal do Brasil e dos governantes:
- "Estamos tristes pelo que aconteceu com Grégor e também pelos brasileiros, por viverem em um país como esse". (Pg C2, Landuar, irmão do francês assassinado em São Paulo).
- "Tivemos que ouvir de Dunga que, no Brasil, não há seqüestros e da sexóloga Marta Suplicy, que devemos enfrentar o caos, nos aeroportos, relaxando e gozando"(Pg. C2 Bárbara Gancia).
- "Depois do "relaxa e goza", Marta Suplicy, viaja em avião da FAB". (Pg C4)
- "Mãe e filha ficam reféns (de bandidos) por quase sete horas em Campinas. SP.(Pg C5).
- "Polícia militar diz ter matado quarto traficantes, no Alemão". (Pg C5).
- "Tiroteio fecha Linha Vermelha e Av. Brasil, dois morrem". (Pg C5).
- "Alojamento da Força Nacional de Segurança é superlotado e tem ratos". (pg C5).
- "Taxi é incendiado por traficantes em confronto com a polícia". (Pg.C5).
- "Estudantes ampliam invasão da UNESP". (Pg C7).
- Ladrões fazem arrastão em bairro nobre de São Paulo). (Pg C1).
Essas manchetes, ilustradas algumas delas com fotos arrepiantes, podem ser encontradas em um único dia, no Caderno Cotidiano da Folha. O rol seria quase infinito se relacionarmos os feitos dos Renan, dos parentes e amigos do Sr. Presidente, do caos aéreo, das navalhas, dos xeques mates, dos Zuleidos, das Gautamas, etc...etc..Esses fatos, feitos e personagens falam mal do Brasil, o denigrem, o enxovalham, o maculam, o desprestigiam......Nós todos, coitados brasileiros, suportamos o deboche e as mentiras dessa chusma.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Criatividade  ©Gilmar Rocha

Criatividade
©Gilmar Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor