Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 26 de Junho de 2007 - Nº 1797 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Universidade de Taubaté divulga calendário do Vestibular UNITAU 2008


Caraguatatuba
Caraguá teve final de semana com muitas atividades esportivas
Grupo teatral de Caraguá é destaque na Capital com apresentação de conto na Praça da Luz
Rosa de Cabriúna encerra festival de teatro em Paraibuna neste domingo 1º
Prefeito Aguilar recebe troféu Super Cap de Ouro na Capital nesta segunda-feira 25
Metodologia de Lutas do UNIMÓDULO encerra semestre com aula de Kung Fu
Notícias Policiais
O Presidente dA Câmara Municipal Vereador Wilson Gobetti recebe o troféu Super Cap de Ouro em São Paulo

Ilhabela
Projeto de Educação Ambiental Cuide de Ilhabela Brincando “Limpando o Mangue”
34ª Edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Polícia Militar apreende maconha em Ilhabela


São Sebastião
Melhores pilotos do país desembarcam em julho em São Sebastião
Festa de São Pedro reúne três mil pessoas no primeiro final de semana
1ª Festa do Migrante da Costa Norte reúne mais de 15 mil pessoas
Prefeitura discute com moradores melhorias para Boracéia
Arraiá do Atividade reúne centenas de idosos no Tebar
Domingo de vitórias e derrotas para as equipes sebastianenses em campeonato pela região
Corpo de Bombeiros realiza competição para guarda-vidas em Maresias
Seduc divulga vencedores do concurso escolar “Revolução de 32”
Prefeito assina convênio para cursos de manutenção industrial em parceria com Senai e Transpetro
1º Festival de Judô reúne cerca de 200 atletas no Centro Comunitário do Jaraguá
Professores da rede municipal encerram curso de Pró-Letramento
São Sebastião faz bons jogos e mantém chance de título pela Liga do Coneleste Paulista
Prefeitura e Sabu se reúnem para debater a questão do lixo
Centro Cultural São Sebastião tem Alma comemora 18 anos
Alunos das oficinas culturais de Boiçucanga realizam exposição de trabalhos
Notícias Policiais


Ubatuba
A inauguração do Clube ACIU será na próxima terça-feira
Ubatuba poderá receber Kit Telecentro Comunitário
Edilson Félix filia-se ao Partido da República
Polícia Militar de Ubatuba prende três infratoras da lei por tentativa de furto
Comitê Dirigente divulga tabela do 1° dia de competição
Ubatuba irá desenvolver programa da ONU para atingir Objetivos do Milênio
Prefeito participa de confraternização com agentes de controle de endemias
Prefeitura apóia o maior evento de surfe do país


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Universidade de Taubaté divulga calendário do Vestibular UNITAU 2008

Litoral Norte - A Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da Universidade de Taubaté lançou o calendário do Vestibular UNITAU 2008. O período de inscrições terá início no dia 17 de outubro e se encerrará no dia 1º de dezembro de 2007. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2007.
No dia 9 de dezembro de 2007, serão realizadas as provas para todos os cursos e, em 10 de dezembro, será aplicada a prova específica para o curso de Educação Física. A divulgação dos resultados e a convocação em primeira chamada para a matrícula dos candidatos por ordem de classificação serão no dia 14 de dezembro.
A taxa de inscrição é a mesma do Vestibular do ano passado, de R$ 65,00, e será compensada no valor da matrícula.
Uma das novidades para este ano é o Serviço de Atendimento ao Vestibulando (SAV), criado pelo Copesa para proporcionar aos vestibulandos orientações gerais para a escolha profissional e oportunidade de conhecer os 37 cursos de graduação e os três de tecnologia oferecidos pela Universidade de Taubaté. O serviço é gratuito e abrange diversos projetos disponíveis, como orientação profissional, por meio de encontros com psicólogos, de realização de palestras e eventos.
A Universidade também já definiu a lista das obras literárias obrigatórias para o Vestibular 2008, são elas:
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Contos Novos – Machado de Assis
A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade
Poemas completos – Alberto Caieiro
Negrinha – Monteiro Lobato  (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá teve final de semana com muitas atividades esportivas

Caraguatatuba - As atividades esportivas foram as principais atrações no final de semana em Caraguatatuba. Núcleos de esportes receberam disputas de Beach Soccer e Futebol. Atletas da cidade visitaram outros municípios, onde participaram de competições de Basquete e Voleibol. Todos os eventos são organizados e apoiados pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura.
No bairro Pegorelli continuam as disputas do Torneio de Beach Soccer. No domingo, 24, o Valência enfrentou o Cruz de Malta e perdeu de 3 a 6; o Praia das Palmeiras venceu o 9 de Julho de 8 a 3; o P.S.V. perdeu para o Estrela Azul de 3 a 8 e o Mercado São Pedro perdeu para o Boys de 4 a 6.
No domingo, o CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativo recebeu os times C.A União Colônia e C.A Fortaleza para a disputa da 8ª Copa Máster 35 anos de Futebol de Campo. Na luta pela vitória, o União Colonial venceu o Fortaleza de 1 a zero, com gol de Osvaldinho, já no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, pelo mesmo campeonato, o E.C Tabatinga goleou o E.C Águia Dourada de 5 a zero, com gols de Toninho (2), Marquinhos, Nenê e Joel.
A equipe de Basquete Sub-21 feminino de Caraguá viajou para Taubaté, no Vale do Paraíba, onde participou de três disputas válidas pela Liga do Vale da modalidade. No primeiro jogo, as caiçaras enfrentaram a equipe de Pindamonhangaba e venceram de 58 a 24, em seguida as caraguatatubenses jogaram contras as donas da casa e venceram de 54 a 21 e a última disputa foi contra as vizinhas de São Sebastião e também venceu de 35 a 29.
Pela Liga Paulista de Basquete, o time Sub-21 masculino recebeu, no CEMUG, a equipe Continental de São Paulo. Numa disputa ponto a ponto, a equipe da casa venceu de 47 a 45.
As atletas de Voleibol de Caraguá estiveram em Pindamonhangaba e São José dos Campos no final de semana para participarem de jogos da LIVOVALI - Liga de Voleibol o Vale do Paraíba e Litoral Norte. No Tênis Clube São José dos Campos, a equipe da categoria Sub-21, sob o comando da professora Shirley Faria, perdeu para as donas da casa de 3 a 2. No ginásio Juca Moreira, em Pindamonhangaba, o time da categoria Infantil, sob o comando do professor Ernesto Nardi Marques, disputou o 3ª lugar da competição. As atletas de Caraguá não tiveram sorte e perderam de 2 a 3.
Todas as competições realizadas em Caraguatatuba têm entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Grupo teatral de Caraguá é destaque na Capital com apresentação de conto na Praça da Luz
Entre os pólos participantes do projeto Letras de Luz, Caraguá foi o único que teve seus atores convidados a apresentar o conto "Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria", na Praça da Luz em São Paulo. A apresentação da Cia Caraguatá de Teatro abriu as atrações da "Rua do Livro", neste sábado 23

Caraguatatuba - A Cia Caraguatá de Teatro, formada por 13 atores de Caraguatatuba foi a única do Estado, entre os 17 grupos participantes do projeto Letras de Luz, a ser convidada a encenar o conto "Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria", de Alcântara Machado, na Capital paulista, durante a abertura do projeto "Rua do Livro", promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de São Paulo, com a realização da Abaçaí Cultura e Arte e Fundação Volkswagen. O grupo de Caraguá tem apoio da FUNDACC(Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal).
A apresentação teatral aconteceu na Praça da Luz, em frente à Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz), em um espaço cultural preparado para premiar autores contemplados pelo PAC - Programa de Ação Cultural de Literatura, além de promover a feira do livro com 15 expositores(Rua do Livro).
O grupo de Caraguá foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura, graças ao resultado do trabalho realizado em Caraguá, que desde o primeiro conto(A Cartomante), tem sido bem recebido pelo público e atingido seu principal objetivo, de despertar o prazer pela leitura.
Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria, foi dirigido em Caraguá pelo diretor de teatro Adbaílson Cuba e teve a participação de 10 atores, além de contra-regra e sonoplasta.
Na Capital, a apresentação despertou o interesse do público que aos poucos foi se aproximando do local onde estava acontecendo a encenação permanecendo ali até o final do conto. De acordo com o diretor e ator Adbaílson Cuba foi muito importante para o grupo receber este convite da Secretaria de Estado. "Nos sentimos honrados em poder apresentar nosso trabalho em São Paulo, porque sabemos que o projeto Letras de Luz tem outros grupos que montam o mesmo conto simultaneamente, e seria muito mais fácil e acessível que outros atores de cidades mais próximas se apresentassem na Capital. No entanto, além do convite, foi oferecido o transporte para a Cia de Teatro, além da possibilidade de mostrar a qualidade do trabalho que os atores de Caraguá desenvolvem", explicou.
Após a apresentação do conto, os atores da Cia Caraguatá de Teatro foram presenteados com livros, recebidos das mãos do prof. José Luiz Goldfarb, da Secretaria de Estado da Cultura - um dos idealizadores do projeto Letras de Luz, que acontece por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil, Fundação Victor Civita e prefeituras municipais. (Fonte: PMC)

Rosa de Cabriúna encerra festival de teatro em Paraibuna neste domingo 1º
Após vencer a fase municipal do Mapa Cultural Paulista na categoria Teatro, a peça teatral Rosa de Cabriúna será apresentada neste domingo, 1º de julho, encerrando com chave-de-ouro o Festival Estudantil de Teatro de Paraibuna

Caraguatatuba - A peça teatral "Rosa de Cabriúna", com direção de Adbaílson Cuba, e elenco composto por 22 atores de Caraguá (grupo da FUNDACC), fará nova apresentação, após vencer a etapa municipal do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro, no início de junho.
O grupo foi convidado para encerrar o Festival Estudantil de Teatro, neste domingo, dia 1º de julho, na cidade de Paraibuna. A apresentação acontecerá após a cerimônia de premiação, às 20h30, no salão paroquial.
O texto é uma adaptação de Luiz Alberto de Abreu(que também escreveu Hoje é dia de Maria), baseada no "Projeto Alice" - um romance do pinto José Antônio da Silva. O dirigido e encenado pela primeira vez por Márcia Medina, no CPT - Centro de Pesquisas Teatrais, do SESC, em meados de 1989.
A peça conta a história de sete irmãs caipiras (do interior de SP) que sonham em casar. A única contemplada é a mais velha - a Rosa, que tem de ser a primeira a se casar. A peça mostra de maneira cômica o universo caipira, e transmite a mensagem de que o futuro depende das escolhas que a gente faz no presente. "Rosa de Cabriúna" foi escolhida pelos jurados do Mapa Cultural para representar Caraguatatuba na fase regional.
A apresentação de Rosa de Cabriúna acontece neste domingo(1º de julho), às 20h30, em Paraibuna. A entrada é franca. Prestigie! (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar recebe troféu Super Cap de Ouro na Capital nesta segunda-feira 25
Esta é a segunda vez que o prefeito de Caraguá recebe o troféu Super Cap de Ouro - prêmio considerado o "oscar brasileiro". O trabalho destacado em sua administração foi a implantação do CRESANS em 2006

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar recebe nesta segunda-feira, 25 de junho, o troféu Super Cap de Ouro, na Capital paulista, pela implantação do CRESANS - Centro de Referência Regional Alimentar e Nutricional Sustentável, em abril de 2006.
Esta é a segunda vez que Aguilar recebe este prêmio, considerado o oscar brasileiro em toda a mídia nacional. No ano passado, o prefeito de Caraguatatuba participou da cerimônia de premiação e recebeu o troféu Super Cap de Ouro pelo trabalho realizado com os ex-moradores de rua do Lar Transitório Santa Mônica, implantado na cidade em dezembro de 2005.
Caraguatatuba foi a 1ª cidade do Brasil a receber um CRESANS, em parceria com o Governo Federal. Este Centro funciona como um instrumento público comunitário da política de segurança alimentar. O objetivo do CRESANS é proporcionar convivência e participação social, por meio de atividades de geração de renda e cursos de aproveitamento de alimentos no combate à desnutrição. O órgão foi implantado na região Norte do município para atender não só a comunidade mas toda a região do Litoral Norte, com capacitações e orientações a famílias de baixa renda.
Aguilar participa da cerimônia de permiação do Super Cap de Ouro na noite desta segunda-feira, 25 de junho, em São Paulo. (Fonte: PMC)

Metodologia de Lutas do UNIMÓDULO encerra semestre com Kung Fu
Disciplina do professor Serginho Burihan levou aos alunos conhecimentos sobre diversas artes marciais

Caraguatatuba - A disciplina Metodologia de Lutas, que ensina aos alunos de Educação Física do Centro Universitário Módulo as características de uma série de artes marciais, encerrou o semestre com aula de Kung Fu. A convite do professor Sérgio Burihan, Lau Si (professor, em chinês) Ditinho e os alunos da Associação Long Teh de Kung Fu estiveram no UNIMÓDULO e transmitiram seus conhecimentos a aproximadamente 50 alunos.
Na aula foram passadas as técnicas de luta do Kung Fu, chamada de Sanshou, e das rotinas de movimentos com mãos livres e armas, os conhecidos Katis. "Foi uma experiência muito gratificante", disse o professor Ditinho. "Pudemos mostrar a eles um pouco mais da nossa arte e despertar o interesse por essa modalidade".
Os alunos da Long Teh apresentaram ainda o polêmico Chi Kung, espécie de treinamento intensivo que auxilia os atletas na hora de terem mais resistência e tolerância à dor física. A campeã sulamericana de Tai Chi (arte complementar ao Kung Fu), Valdirene Bibiano dos Santos, também apresentou-se para os alunos UNIMÓDULO. Os atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO Camila Oliveira e Milton Graner, também integraram o quadro de apresentações.
A disciplina ministrada pelo professor Sérgio Burihan já levou aos alunos do UNIMÓDULO ensinamentos de Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Tae Kwon Do, Hap Ki Do, Capoeira e muitas outras artes marciais. "Trazendo as academias aqui os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimento de forma mais intensa", disse Serginho. "Eles respeitam os professores e alunos que estão ali para ajuda-los a entender melhor sobre aquela luta". (Fonte: Módulo)

Notícias Policiais

Caraguatatuba - No dia 22 de junho, às 22h10min, Policiais Militares de Caraguatatuba, realizavam patrulhamento pela Rua Sete de Setembro, s/nº, no bairro Olaria, quando depararam com o infrator da lei M. I. B., de 32 anos em atitude suspeita. Após abordagem e busca pessoal foi localizado 0,006kg de crack, 0,001kg de cocaína e 0,007kg de maconha. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, permanecendo recolhido à Cadeia Pública.
Drogas - Na noite do dia 22 de junho, às 20h40min, Policiais Militares realizavam patrulhamento pela rua Marginal Rio Santo Antônio, s/nº, no bairro Caputera, para averiguar uma denúncia de Tráfico de Entorpecente. Chegando no local depararam com o infrator da lei D. S. C., de 21 anos vulgo "Monstrão". Após abordagem e busca pessoal foi encontrado em poder do infrator R$ 44,00 (quarenta reais) em dinheiro, em vistoria a residência foram localizados 08 porções de maconha e 32 porções de cocaína. O infrator da lei recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública.
Furtos - Na tarde do dia 23 de junho, às 17h17min, Policiais Militares de Caraguatatuba, receberam informações da vítima S. G. A.R. L. de que presenciou o infrator da lei D. C. P., de 24 anos furtando seu tênis do quintal de sua residência na Av. Américo Timótio do Rosário, no bairro Rio do Ouro. Os Policiais Militares se deslocaram até a residência do infrator que tentou evadir-se adentrando em um matagal. O infrator da lei foi detido e conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Furto, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

O Presidente dA Câmara Municipal Vereador Wilson Gobetti recebe o troféu Super Cap de Ouro em São Paulo

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti, Presidente DA Câmara Municipal de Caraguatatuba, estará em São Paulo nesta segunda-feira, recebendo o Troféu Super Cap de Ouro - prêmio considerado o “Oscar brasileiro”. Ele será agraciado com este prêmio pelo conjunto do seu trabalho na política, desempenho e amor pela cidade de Caraguatatuba.
Desde que chegou a Caraguá, em meados dos anos 80, Gobetti acompanhou com atenção e interesse o crescimento da população. Em 2000 se candidatou a vereador se elegendo e em 2001, quando assumiu, logo teve a importante tarefa de ser líder do Prefeito e pelo seu digno trabalho foi levado a Presidência do Parlamento Municipal para o biênio 2003/2004. Vereador reeleito em 2004, com o dobro dos votos da primeira eleição, Gobetti foi vice-líder do prefeito e em desde 2005 preside a Comissão de Assuntos Relevantes para a implantação da base de gás da Petrobrás. Novamente em 2007 foi eleito Presidente da Casa de Leis e hoje a Câmara Municipal caminha junto com o poder Executivo proporcionando para a cidade um desenvolvimento sustentável e responsável e também ajudando a preservar o que há de mais importante em Caraguá – “A história de nossa Gente”!
O Vereador de Caraguatatuba, Wilson Gobetti participa da cerimônia de premiação na noite de segunda-feira, 25 de junho, onde receberá o troféu Super Cap de Ouro, na capital paulista. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto de Educação Ambiental Cuide de Ilhabela Brincando “Limpando o Mangue”

Ilhabela - Nesse domingo, 23 foi realizado no bairro da Barra Velha (na entrada da balsa) o Projeto de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com parceria da Agenda 21, Cuide de Ilhabela Brincando, “Limpando o Mangue” .
O evento que teve início às 12 horas, contou com a presença da equipe da Secretaria municipal do Meio Ambiente: a secretária, Maria Inês Fazzini Biondi e funcionários; com o Grupo de escoteiros Cururuá; com membros da Associação Sementes do Futuro e as pessoas que estavam transitando perto da balsa.
O evento teve como principal objetivo, a limpeza do Mangue e da Praia localizada nas proximidades.
Na oportunidade, foram realizadas conversas com os comerciantes da região do Mangue, sobre a importância deste ecossistema fundamental para o equilíbrio da biodiversidade e, também sobre a importância da comunidade em participar da Agenda 21 do município.
A atividade foi encerrada por volta das 16 horas com uma confraternização entre os participantes. (Fonte: PMI)

34ª Edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ilhabela - Monotipos. As regatas acontecerão os dias 06, 07 e 08 de julho de 2007, na sede da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
Estão sendo esperadas cerca de 200 embarcações e aproximadamente 300 velejadores, divididos nas classes: Laser (Standard, Radial, Mac./Fem. e 4.7), Hc 16, HC 14, 420 , Kite Surf, Fórmula Wind Surf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optimist (categorias Veterano Juvenil, Infantil, Mirim, Feminino e Principiante), Nacra 20, Byte e EMI.
Serão realizadas ao todo 9 regatas, podendo acontecer até 4 por dia distribuídas em 5 raias no Canal de São Sebastião e Ilhabela.
A programação do evento será a seguinte:
5-jul 11h ás 18h Inscrições
6-jul 9h Inscrições
11:30h Abertura Oficial do evento - Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer
12h Encerramento das inscrições
13h 1ªRegata do dia
7-jul 11h Tiro de 1 hora para a largada
12h 1ªRegata do dia
17h Churrasco de confraternização com sorteio
8-jul 11h Tiro de 1 hora para a largada
12h 1ªRegata do dia
20h Encerramento com entrega de prêmios no Race Village (Centro)
As inscrições poderão ser feitas até o dia 03/07/07 no site www.ilhabela.sp.gov.br ou na secretaria do evento nos dias 05 e 06/07/07. Os velejadores de Projetos Sociais, como Projeto Navegar e Navega São Paulo, estarão isentos da taxa de inscrições, desde que façam sua inscrição antecipada pelo site www.ilhabela.sp.gov.br  ou via fax (12) 3896 6737 / 3896 1765.

Polícia Militar apreende maconha em Ilhabela

Ilhabela - No dia 23 de junho, às 19h00min, Policiais Militares de Ilhabela, realizavam patrulhamento pela Rua Francisco Alves dos Santos, 445, no bairro Água Branca, quando depararam com o infrator da lei W. B. S., de 18 anos. Após abordagem e busca pessoal encontraram 02 tabletes de maconha pesando 0,010kg. Dada voz de prisão o infrator que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Melhores pilotos do país desembarcam em julho em São Sebastião
Competição é considerada a mais importante do motociclismo nacional

São Sebastião - A cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, já vive a expectativa de receber pelo terceiro ano consecutivo o Arena Cross. Alguns dos melhores pilotos do país vão disputar a 5ª etapa da temporada 2007, programada para o dia 14 de julho. Uma grande estrutura será montada próximo à Avenida Machado de Assis, no Canto do Mar (acesso Caraguatatuba), com destaque para a arquibancada com capacidade para 6 mil pessoas, área vip para 300 convidados e praça de alimentação.
O Arena Cross é considerado atualmente o mais importante campeonato do motocross nacional e é organizado pela empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma que promove o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa e Convidados. Quase 500 pessoas estão diretamente ligadas ao evento. Só na organização, são 80 pessoas trabalhando na prova. Entre pilotos e integrantes das equipes, vão desembarcar em São Sebastião aproximadamente 400 pessoas. O evento é transmitido por duas emissoras de TV e recebe cobertura dos principais veículos de comunicação da área.
A prova deste ano vai apresentar uma novidade para o público, a inclusão da categoria 85cc, destinada para competidores com idade entre 12 e 15 anos. Também são disputadas as categorias, 50cc (5 a 9 anos), 65cc (8 a 13 anos), MX1 (motos de 250cc a 450cc) e MX2 (motos de 125cc a 250cc, com 4 tempos).
O campeonato chega a São Sebastião num momento de grande equilíbrio entre os competidores, o que vai garantir muita emoção e adrenalina para o público. Na categoria MX1, a principal do Arena Cross, a liderança é de Pipo Castro (SC). O catarinense está feliz da vida com a vitória na 4ª etapa, disputada no último dia 16, em São Manuel (SP). Pipo tem 91 pontos, quatro a mais que o paranaense Leandro Silva (87). Roosevelt Assunção (SP) tem 85.
Serviço – Os treinos livres estão marcados para as 13 horas. Às 16 horas tem início os treinos cronometrados e às 19 horas as provas. A abertura oficial será às 18h45. Os ingressos poderão ser trocados por 2 kg de arroz ou 2 kg de feijão na CAVEC (Concessionária Yamaha em Caraguatatuba), Universo Honda (Concessionária Honda em Caraguatatuba). O Arena Cross tem o patrocínio de Honda, Old Eight, ABN Amro – Aymoré Financiamentos, co-patrocínio de Peels Capacetes, Pirelli e Yamaha. Os apoios são da Prefeitura de São Sebastião e Rádio Morada do Sol FM. (Fonte: marketing@arenacross.com.br )

Festa de São Pedro reúne três mil pessoas no primeiro final de semana

São Sebastião - Mais de três mil pessoas passaram no final de semana pela Festa de São Pedro Pescador, realizada no bairro São Francisco, em São Sebastião. Com shows de bandas locais e novidades como o Festival do Camarão, o evento agradou e promete um público maior para a próxima sexta, sábado e domingo, quando acontece a segunda parte da festa tradicional.
Organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a festa reuniu famílias e jovens e mantém a tradição do bairro que é considerado o reduto dos pescadores. Quem aprovou a festa foi a bióloga Aline Gomes, 26 anos, que há três mora em São Sebastião. “Cada ano fica melhor e a idéia do Festival do Camarão foi outro atrativo”.
Para do diretor administrativo da Cooperativa de Pesca de São Sebastião (Cooperpesca), Raphael Cliquet Luciano, o movimento foi dentro daquilo que esperava com a venda de caldinhos de mandioca de abóbora acompanhado de camarão, o produto frito e a tainha assada. “Vendemos tudo que trouxemos”, disse, acrescentando que para o final de semana a novidade será a feijoada de frutos de mar.
Nos três dias a festa foi animada por bandas locais, sendo a apresentação da “Barriga Verde” na sexta-feira, “Papo de Samba” no sábado e “Novo Astral” encerrando a semana no domingo.
O coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Rogério Carvalho de Almeida, ressaltou a importância da Festa de São Pedro e convidou a população para acompanhar a procissão marítima, com a benção dos anzóis, que será realizada no próximo domingo (1º/7), logo após a missa marcada para as 9h30. São esperadas mais de 50 embarcações pelo canal de São Sebastião.
Para o próximo final de semana a animação fica por conta do show do cantor Jair Rodrigues, no sábado (30/6) a partir das 22h, onde são esperadas cerca de 10 mil pessoas. “A Prefeitura quer o resgate das tradições caiçaras e a Festa de São Pedro Pescador já está em nosso calendário”, disse Júlio Buzi, secretário de Cultura e Turismo.
De acordo com Rogério de Almeida, cerca de 150 pessoas de 25 pastorais estão trabalhando para o sucesso da festa. “A igreja é o povo de Deus que se organiza porque a fé sem obra é morta”, frisa.
Além das tradicionais barracas com comidas típicas, a Igreja organiza um grande sorteio de prendas, com prêmios que vão desde eletrodomésticos, bicicletas e prêmios em dinheiro, até uma moto Suzuki Intruder 125 0KM, no último dia da festa (1/7) às 23h. A Paróquia já disponibiliza a cartela da moto em todas as comunidades participantes ao preço de R$ 5. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou www.saosebastiao.sp.gov.br

1ª Festa do Migrante da Costa Norte reúne mais de 15 mil pessoas

São Sebastião - A 1ª Festa do Migrante da Costa Norte de São Sebastião reuniu mais de 15 mil pessoas, no último final de semana, no bairro do Jaraguá. Destaque para o show da cantora Roberta Miranda, no sábado (23/6), quando cerca de 10 mil pessoas estiveram no evento.
Ela relembrou apresentou novas canções e também relembrou seus principais sucessos, como “A majestade o sabiá”, “Vá com Deus” e “Mais uma vez”. O show faz parte de sua turnê do DVD acústico ao vivo. A realização da 1ª Festa do Migrante da Costa Norte foi da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio das sociedades amigos de bairro.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assistiu ao show acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota. “Esta é mais uma mostra deste processo de valorização da Costa Norte, que vem recebendo uma série de melhorias da Prefeitura na área de infra-estrutura, e também com grandes eventos. No dia 14 de julho teremos aqui o Arena Cross, a maior competição do motociclismo nacional. A idéia é justamente esta, descentralizar os eventos para que todos possam ter acesso”, destacou o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, também destacou que a realização das oficinas culturais na Costa Norte. “Hoje temos aqui várias atividades sendo desenvolvidas e a comunidade tem a oportunidade de participar das aulas, crianças, jovens e adultos”, frisou.
Na sexta (22/6), o público dançou com a Banda 40 graus. Já no domingo (24/6), o palco ficou para as bandas locais, como Raiz Caiçara, Barriga Verde e a dupla Denis e Roger, com participação especial de Vera Lu. A Sociedade Amigos do Canto do Mar sorteou um boi para a comunidade. As escolas municipais fizeram a premiação do concurso Garoto e Garota Migrante.
A festa teve a aprovação de todos. “Gostei muito de receber a festa aqui no nosso bairro. Nunca vi uma festa desta aqui na Costa Norte. Fico muito feliz em ver todo este movimento”, disse a dona de casa Maria Lúcia Rodrigues, moradora do Jaraguá. Para o presidente da Associação Sociedade Amigos do Bairro Jaraguá, Jair Pires, que participou da organização do evento, a festa superou as expectativas. “É muito bom ver nossa comunidade feliz. As entidades puderam angariar fundos nas 14 barracas montadas na festa. Agradecemos o apoio da Prefeitura de São Sebastião”, concluiu Pires. Nos três dias de festa também foram realizadas apresentações artísticas das oficinas culturais e quadrilhas das escolas municipais da Costa Norte. No próximo fim de semana, a atração é a Festa de São Pedro Pescador, no Bairro de São Francisco, que terá show de Jair Rodrigues, no sábado (30/6). (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute com moradores melhorias para Boracéia

São Sebastião - Moradores de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, participaram no último sábado (23/6) de um encontro com representantes da Prefeitura para discutir medidas de melhorias para o bairro. A reunião foi organizada pela Associação de Amigos da Praia de Boracéia (SABSS) e reuniu cerca de 50 pessoas. Meio Ambiente, Educação, Obras e Melhorias Públicas foram os principais temas abordados. As informações sobre a instalação de lixeiras na praia, abertura de creche e recuperação de algumas ruas foram bem recebidas pela comunidade.
A preocupação com a coleta de lixo no bairro fez a presidente da SABSS, Vilma Aparecida de Almeida, acionar a Prefeitura, Na reunião, o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, apresentou projeto para a implantação de duas lixeiras comunitária de alvenaria, elaborado pela Divisão de Resíduos Sólidos. O local para a instalação será escolhido pelos moradores e a principal recomendação, de acordo com Balieiro, é que os moradores zelem pelo equipamento. “Vocês que vão usar, então, é importante que ela seja mantida e cuidada”, disse.
Ele acrescentou ainda que o caminhão de coleta de lixo orgânico passa pelo bairro às segundas, quartas e sextas-feiras enquanto o de coleta seletiva vai às terças, quintas e sábados. “Se houver alguma falha, os moradores podem entrar em contato com a SABSS que nos comunicará para que possamos tomar providências.”
Ainda na questão ambiental, o secretário explicou porque não é possível concluir o Centro de Apoio ao Turista, embargado pelo Ministério Público e porque ruas não podem ser abertas em Boracéia. Segundo ele, a região é coberta por restinga e, além da questão judicial, qualquer iniciativa para construção precisa de autorização do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN). “Nenhuma vegetação pode ser cortada no bairro.”
Com relação à Educação, a secretária Marilene Ramachotti Leite disse aos presentes que até agosto deve ser aberta uma creche no bairro para atender crianças de 1 ano e três meses a três anos. A anterior fechou e não teve o contrato renovado. Segundo Marilene, a nova creche vai funcionar na antiga sede dos Correios e será administrada pela equipe da Escola Municipal de Boracéia. Quanto à reivindicação para curso de 5 a 8 séries no bairro, a secretária informou que ainda não há demanda suficiente de alunos. “Conforme a necessidade, vamos nos adequando.”
Na área de Obras, a arquiteta do Departamento de Planejamento (Deplan), Fernanda Barroso Rocha, informou aos presentes que a Prefeitura está fazendo o vestiário do campo de futebol, além de concluir o projeto para a urbanização em frente à igreja e de uma área de lazer com playground. “Uma área que, inclusive, poderá ser utilizada para eventos da comunidade, como a Festa da Tainha”. Essa festa será realizada entre os dias 20 e 22 de julho.
O engenheiro Augusto Tetsuro Terada, da Subprefeitura de Boiçucanga, explicou que a dragagem do rio Una recebeu autorização ambiental e que a areia retirada será utilizada parra melhorar as ruas do bairro, outra reivindicação da comunidade. Ele ressaltou ainda que os moradores podem optar pelo Plano Comunitário de Melhorias (PCM) para pavimentação das ruas. Pelo PCM, uma parte da pavimentação é paga pela comunidade e outra pela Prefeitura. O ritmo da obra é determinado pelo número de adesões de moradores. “Com 51% de adesões em uma via, a Prefeitura libera o início do serviço”.
Após mais de duas horas de reunião, a presidente da Associação dos Moradores, Vilma Aparecida de Almeida, disse que o encontro foi proveitoso e serviu para sanar as dúvidas da comunidade. “Foi importante a presença de representantes da Prefeitura aqui, em pleno sábado, para conversar com os moradores e mostrar que Boracéia não está esquecida.” (Fonte: PMSS)

Arraiá do Atividade reúne centenas de idosos no Tebar

São Sebastião - Centenas de idosos dos Projetos Atividade, Valorizando a Pessoa Idosa, Lar Vicentino e CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) participaram nesta segunda-feira (25/6) , do 3º Arraiá do Atividade, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, que teve comidas típicas, pipoca, cachorro-quente, bolos caipiras e muito forró. Além disso, os professores da Secretaria de Esportes comandaram a festa e uma super quadrilha.
Cleide Ferreira de Souza, 63 anos, foi à festa com entusiasmo e de quebra levou o marido Sérgio Aurélio de Jesus para participar da quadrilha. “Eu acho muito legal esse entrosamento entre os idosos. Eu participo de todos os eventos e projetos da Melhor Idade”, explica.
Além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, o evento contou com a presença de diversos secretários municipais e do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “É muito gratificante ver o sorriso no rosto de nossos idosos. Nos alegra investir nesses projetos”, destacou o prefeito.
Ele anunciou ainda que a Prefeitura vai entregar para as Costas Norte e Sul, dois playgrounds da longevidade, dos mesmos moldes do já instalado na Rua da Praia, ou seja, com aparelhos para exercícios físicos voltados à Terceira Idade.
O Projeto Atividade promove exercícios físicos e muito lazer para a Terceira Idade. Durante toda a semana os idosos participam de atividades organizadas pelo projeto, começando às segundas-feiras, quando eles se reúnem no Tebar Praia Clube para a realização de diversas modalidades de esporte.
Nesse dia o clube só recebe a visita do grupo da Terceira Idade, que tem todo um leque de opções para se exercitar, tais como tênis, jogos de salão, musculação, badminton, recreação, alongamento, hidroginástica, natação, ginástica localizada, coreografia, caminhada, voleibol adaptado (masculino e feminino), dança sênior, entre outros.
Além do Tebar, o grupo freqüenta também o Centro de Atividade Física e Treinamento de Atletas, no bairro Pontal da Cruz, onde realiza exercícios na piscina e na academia. (Fonte: PMSS)

Domingo de vitórias e derrotas para as equipes sebastianenses em campeonato pela região

São Sebastião - As modalidades de basquete feminino, mountain bike e malha de São Sebastião disputaram neste domingo (24/6) importantes campeonatos pela região. Todas as equipes demonstraram muita vontade, mas enfrentaram equipes fortes que deram bastante trabalho para os caiçaras.
O basquete sebastianense disputou o 2º festival sub-21 feminino da Liga do Coneleste Paulista. As meninas enfrentaram os times de Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba e mostraram um bom basquetebol. Durante as partidas, as sebastianenses tiveram bom volume de jogo, mas pecaram nas finalizações.
No primeiro jogo contra Taubaté, o time de São Sebastião fez uma boa apresentação. A equipe estava bem organizada, disciplinada taticamente e focada em aproveitar as oportunidades. As atletas conseguiram segurar o forte ataque das taubateanas e fecharam o placar em 28 a 26.
Na segunda partida contra Pindamonhangaba, a marcação do time caiçara foi mais eficiente e o desempenho tático ofensivo mais forte. No entanto, as falhas nas finalizações e o ataque consistente das adversárias deixaram o marcador em 90 a 27 para as meninas de Pinda.
No terceiro e último jogo do dia, as sebastianenses enfrentaram as atletas de Caraguatatuba. Ambos os lados fizeram uma partida bem disputada, mas a dificuldade de marcar pontos e aproveitar as chances persistiu. As jogadoras também estavam com dificuldades de pegar os rebotes e sobras de bolas do jogo, que devam melhores condições para a equipe de Caraguatatuba matar o jogo e fazer 35 a 29.
A técnica Helza Helena Hartog considerou que a equipe não mostrou seu melhor basquete e que as condições de jogo e de tempo podem ter afetado as garotas. A equipe se mostrou apática e lenta. Nessa partida, foram feitos poucos contra ataques e infiltrações que são características do grupo. Creio que o calor e a troca de temperatura que enfrentamos quando saímos de São Sebastião nos prejudicou bastante”, analisou.
O time se prepara agora para disputar a etapa de Caraguatatuba que acontece no domingo, 1º de julho, a partir das 13h no Ginásio Ubaldo Gonçalves. “Vamos treinar essa semana tentando corrigir, principalmente, o posicionamento da equipe na defesa e o rebote, além das finalizações para uma melhor apresentação da equipe na próxima etapa”.
Mountain Bike - A equipe foi para a cidade de Santa Isabel, interior de São Paulo, para a disputa da 3ª etapa da Copa São Paulo. Na competição, que é realizada em forma de maratona e que contou com a participação de 400 ciclistas, os sebastianenses tiveram um bom desempenho, conseguindo a 3ª e 5ª colocações com os atletas Ramon Oliveira e Fabrício Borges, respectivamente. Os atletas encaram um percurso de 60 km caracterizado pelas intensas subidas e descidas que deixaram o trajeto travado, quebrando o ritmo dos atletas.
O ciclista e responsável pela equipe de São Sebastião, César Risther, diz que a prova foi boa, mas exigiu muito esforço dos seus colegas. “O circuito não foi técnico e por isso foi cansativo. As subidas e descidas faziam os atletas perderem muito ritmo e se desgastarem mais”.
Agora, a equipe se prepara para a 3ª etapa do Big Biker Cup, que acontece no dia 15 de julho em Taubaté.
Malha - A malha disputou em Pindamonhangaba a 3ª rodada do Campeonato Paulista da modalidade. O grupo de 16 atletas enfrentou a equipe do Água Preta, uma das mais fortes da competição. Na primeira partida, o time campeão da competição do ano passado não conseguiu superar Pinda. Na primeira partida, a equipe sebastianense não colocou em prática o seu potencial e perdeu para o Água Preta por 78 a 46. Na segunda partida, a mais difícil do dia, os caiçaras deram mais dificuldade e demonstraram uma reação com boas seqüências de pontos, porém, não foi o suficiente para desbancar o adversário, que venceu o jogo por 124 a 104.
O treinador José Francisco da Silva relatou que seu time já sabia que enfrentaria uma equipe forte, no entanto, esperava conseguir um resultado melhor. “Nós tínhamos consciência que não seria fácil vencer o Água Preta, mas esperavámos conquistar uma vitória, pois sabemos que temos condições para esse feito”.
A equipe joga neste domingo, 1º de julho, contra o time do Galo Branco, na sede do Clube Amigos da Malha, no Porto Grande, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Corpo de Bombeiros realiza competição para guarda-vidas em Maresias

São Sebastião - O Corpo de Bombeiros, por meio do 17° Grupamento (Salvamar), que está dividido em quatro subunidades no Litoral do Estado de São Paulo, realiza nos próximos dias 27 e 28, em São Sebastião, o campeonato anual para guarda-vidas. As competições acontecem na praia de Maresias e no Centro da cidade, sempre a partir das 11h.
“O evento esportivo é uma seletiva para os Campeonatos Brasileiro e Sul Americano de Guarda-vidas. A cada ano o Corpo de Bombeiros promove em uma das unidades”, relata o 1° tenente Danilo Godoy.
Na quarta-feira, os bombeiros irão participar de três modalidades. A primeira prova consiste no salvamento de vítima utilizando um flutuador. Já a segunda o equipamento a ser utilizado é o pranchão (longboard). Nas duas disputas, a vítima é posicionada a uma distância de 200 metros da praia. A terceira competição é chamada de corrida à nadadeira (pé de pato). Os guarda-vidas ficam deitados para o lado oposto e a 20 metros das nadadeiras, que estarão perfiladas e fixadas na areia. “É como se fosse a dança das cadeiras”, explica Godoy. Quer dizer, a cada corrida um competidor é eliminado até que sobre apenas uma nadadeira e dois atletas.
O campeonato continua na quinta-feira na piscina do Tebar Praia Clube, quando os guarda-vidas participam de duas provas: 400 metros livres e revezamento em 100 metros com uso de equipamentos. Segundo o tenente, os 400 metros são utilizados no teste de aptidão quando o candidato deve realizar o percurso em até 9 minutos. “Esse tempo deve ser bem menor porque vamos colocar os melhores guarda-vidas para competir”, observa.
Já o revezamento terá quatro atletas que nadarão 25 metros cada. O primeiro realiza a natação sem nenhum equipamento; o segundo percorre o trecho com flutuador; o terceiro com flutuador e nadadeira; e o quarto reboca uma vítima com flutuador e pé de pato.
Cerca de 60 guarda-vidas devem participar da competição. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria serão premiados com troféu e medalha.
O campeonato, que envolve a área náutica do Salvamar, terá bombeiros de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Ilha Comprida. (Fonte: PMSS)

Seduc divulga vencedores do concurso escolar “Revolução de 32”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou nesta segunda-feira (25/6), após avaliação de membros de uma comissão formada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os alunos premiados no concurso escolar “Revolução de 32”.
Neste ano o concurso teve aproximadamente 50 trabalhos inscritos e a Educação Infantil foi o diferencial por meio de um trabalho desenvolvido sobre o tema sob supervisão da professora Sueli Sarmento, do Pré II, da Emei Elefante Colorido, localizada no Jaraguá.
Está agendada uma solenidade de entrega dos prêmios aos alunos vencedores, no dia 9 de julho (segunda-feira), a partir das 9h, no Pátio da Sectur, com a presença das autoridades do município, além de diretores e professores das escolas. Segundo a Seduc, os prêmios são placas de ouro, prata e bronze com o peixinho - símbolo turístico de São Sebastião.
O Concurso Escolar é previsto na Lei Municipal 1625/03, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932 e é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e a Seduc. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717.

Premiados

Trabalhos escritos 1ª a 4ª séries
1° Lucas Michael, 3ªA – EM Maria Conceição de Deus Santos
2° Abílio Gabriel Silvério Sarmento, 3ªB – EM Barequeçaba
3° Yasmim Tarifos Mohamad Chaabam, 3ªD – EM Enseada

Trabalhos escritos 5ª a 8ª séries
1° Drielle Miller da Silva, 8ªA – EM Sebastiana Costa Bittencourt
2° Débora Havellin dos Santos Silva, 5ªB – EM Sebastiana Costa Bittencourt
3° Marcelo da Silva Alves, 6ªC – EM Sebastiana Costa Bittencourt

Desenhos de 1ª a 4ª séries
1° Letícia Muniz Belo, 4ªD – EM Verena de Oliveira Dória
2° Tainá Xavier de Almeida, 3ªD – EM Maria Virgínia
3° Luiz Eduardo Stall, 3ªA – EM Abras do Una

Desenhos de 5ª a 8ª séries
1° Samuel Elyzeu de Mattos, 8ªA – EM Edileuza Brasil Soares de Souza
2° Caroline da Silva Anjos, 5ªA – EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro
3° Luana Larissa de Paiva, 8ªA – EM Edileuza Brasil Soares de Souza (Fonte: PMSS)

Prefeito assina convênio para cursos de manutenção industrial em parceria com Senai e Transpetro
Ao todo serão 500 vagas para os cursos que serão realizados no galpão do CIP (Centro Integrado Profissionalizante). Aulas devem ser iniciadas até o fim do ano

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, assinou nesta segunda-feira (25/6) a minuta do convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a realização de cursos de manutenção industrial no município. Ele recebeu no gabinete o coordenador técnico do Senai/São José dos Campos, Carlos Ortunho Serra, que encaminhou o convênio para ser referendado no conselho da instituição. O projeto tem a parceria da Transpetro/Petrobras.
Ao todo são 500 vagas para os cursos do setor: preparação para o trabalho (240 vagas), carpinteiro de formas (20), introdução à soldagem (60), pedreiro (80), montador de andaimes (20), maçariqueiro (20), montador/encanador (20), soldador eclético (20) e pintor industrial (20). A previsão é que as aulas sejam iniciadas até o final do ano.
Pelo convênio, a Transpetro/Petrobras investirá no pagamento do corpo docente do Senai, enquanto a Prefeitura de São Sebastião irá ceder o local para a realização das aulas – o galpão do CIP (Centro Integrado Profissionalizante) na Topolândia - e materiais de consumo. A Transpetro também deverá viabilizar a parceria de empreiteiras que prestam serviço no terminal para o fornecimento de equipamentos utilizados nos cursos.
“Com estes cursos muitas pessoas terão mais chance na disputa da vaga no mercado de trabalho, principalmente, com o volume de investimentos previstos para a região, como a exploração do gás natural, alcoolduto e ampliação do Porto”, destaca o prefeito Dr. Juan Garcia. A parceria entre Prefeitura de São Sebastião, Transpetro e Senai vem sendo discutida desde o ano passado. “Nossa idéia é pegar um pedreiro e transformá-lo em um mecânico industrial, ou ainda um ajudante em eletricista, soldador industrial, ou seja, dar opção de trabalho para o nosso povo”, completa o prefeito.
Fatec - A oficialização da parceria Prefeitura/Transpetro/Senai é mais uma conquista na área do ensino profissionalizante. No dia 20 de junho, o prefeito Dr. Juan Garcia recebeu a confirmação da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) do Litoral Norte em São Sebastião. Ele recebeu a informação da diretora-superintentende do Centro Paula Souza, Laura Laganá. A decisão foi confirmada em reunião do deputado estadual Roberto Moraes, líder do PPS na Assembléia Legislativa, com o vice-governador Alberto Goldman.
A previsão é que a Fatec já esteja em funcionamento na cidade a partir de 2008. Com isso, a região terá a formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás. O próximo passo será uma vistoria de técnicos do Fatec ao prédio que deverá abrigar a instituição. Trata-se do imóvel onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, na Vila Amélia, região central da cidade. O curso de petróleo e gás deverá ter a parceria da Transpetro/Petrobras.
São Sebastião vem se destacando na realização de cursos profissionalizantes. A Prefeitura dispõe de cursos variados no CIP (Centro Integrado Profissionalizante). Também oferece cursos itinerantes, como “Eletricidade Veicular” que foi encerrado recentemente, e o “Instalação de Alarmes e Som Automotivo” em andamento, ambos com a parceria do Senai. (Fonte: PMSS)

1º Festival de Judô reúne cerca de 200 atletas no Centro Comunitário do Jaraguá

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, reuniu no último sábado (23/6), no Centro Comunitário do Jaraguá, cerca de 200 crianças que participaram do 1o Festival de Judô. O evento contou com a presença do prefeito Dr Juan Garcia, da presidente do Fundo Social, Rosa Mota e da secretária de Esportes, Raquel Buzi.
Participaram do festival alunos da escolinha do Centro Comunitário do Jaraguá, das escolinhas da Seesp dos bairros de Boiçucanga, Pontal da Cruz e São Francisco, alunos do Projeto Garoçá, além da participação de alunos da Linha D´água de Caraguatatuba.
Em um clima de muita confraternização os alunos lutaram entre si, mostrando as técnicas aprendidas nas aulas. No final, todos os participantes ganharam medalha.
Junto com o professor e organizador do festival, Rinaldo Alexandre Cardoso, conhecido como Pepe, estavam presentes a professora de judô do Projeto Garoçá, Rogéria Conzendey, o professor da Seesp, Uátila Ferreira e o professor dos alunos de Caraguá, Artur Sunbam.
Segundo Pepe, o intuito do evento foi proporcionar lazer às crianças, além de estimulá-las ao ingresso no esporte. “A nossa idéia era permitir que elas mostrassem tudo aquilo que aprenderam nas aulas, incentivando-as na competição.”
O prefeito Dr. Juan Garcia disse que o município tem se esforçado muito para realizar grandes eventos esportivos e acredita que esse é o caminho para a formação de futuros cidadãos. “O esporte contribui muito para a construção da cidadania e, juntamente com os projetos sociais, essas crianças se tornarão verdadeiros cidadãos.”
Além do festival de judô as alunas do jazz da professora Michele Nunes e de dança de rua da professora Patrícia Poliana, ambas do Centro Comunitário do Jaraguá, animaram os presentes com a apresentação das coreografias “Esperança” e “Vitória”.
Para o professor Pepe, desde 2005 quando foi feita a parceria junto ao Fundo Social o projeto vem crescendo e hoje a escolinha de judô do Centro Comunitário conta com 50 alunos que treinam para futuras competições no município e no Estado de São Paulo. (Fonte: PMSS)

Professores da rede municipal encerram curso de Pró-Letramento

São Sebastião - Cerca de 15 professores de língua portuguesa que ministram aulas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental em São Sebastião, finalizaram no último sábado (23/6) o curso de Pró-Letramento em Língua Portuguesa, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).
O Pró-Letramento - Programa de Formação Continuada de Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental - visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ele funciona na modalidade à distância. Para isso, são utilizados material impresso e vídeos, com atividades presenciais, que serão acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.
No último encontro, a professora Marília Romeiro Ramos Mello, responsável pela execução do curso na área de português discutiu assuntos como a importância do planejamento escolar, onde cada integrante da equipe escolar necessita ter suas funções em mente para a melhor organização. “Toda a escola precisa ficar por dentro do Projeto Político Pedagógico e oferecer direcionamentos nas ações que serão realizadas”, disse Marília.
Segundo a professora Georgianne Camilo de Oliveira, o curso foi excelente. “O Pró-Letramento foi um dos melhores cursos que fiz até agora, porque pude aprofundar questões ligadas ao letramento e outras estratégias pedagógicas. Acredito que o curso é importante para professores de todas as séries do Ensino Fundamental e não somente para 1ª a 4ª séries”, disse.
Os objetivos do Pró-Letramento são oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, além de propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
No início deste mês, a Seduc também finalizou o Pró-Letramento de matemática, beneficiando cerca de 60 professores, divididos em duas turmas. De acordo com a Seduc, no segundo semestre deste ano, os professores poderão fazer o remanejamento de cursos, ou seja, os que ministram matemática terão o Pró-Letramento de Língua Portuguesa e vice-versa. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

São Sebastião faz bons jogos e mantém chance de título pela Liga do Coneleste Paulista

São Sebastião - São Sebastião recebeu neste domingo (24/6), no ginásio do Tebar Praia Clube, o 3º Festival Juvenil de Basquete masculino. A competição, realizada pela Liga do Coneleste Paulista, trouxe os novos talentos das cidades de Pindamonhangaba e Taubaté e reservou um belo espetáculo da equipe sebastianense para o público que esteve presente no local.
As três equipes participantes da etapa fizeram bons jogos, todos bem disputados, marcados pela velocidade e belos lances.
A equipe sebastianense se destacou. O time dos garotos Branco, Juan, Marquinhos, Makuko, Paulo, Diego, Nelsinho, Paulinho, Nenê, Jhoni e Sebastian demonstrou muita maturidade e habilidade e proporcionou para os expectadores da competição lindas “enterradas” e “tocos” incríveis.
Na primeira partida contra a equipe de Pindamonhangaba, líder do Festival, os caiçaras iniciaram a partida nervosos, com muitos erros de defesa que fizeram o placar marcar 10 a 2 para a equipe visitante em menos de cinco minutos jogados. Com a mudança de período, o treinador Marcelo Gonçalves, o Roquinho, reformulou taticamente o time, especialmente a defesa, setor até então mais deficiente da equipe.
Com as mudanças em prática, o grupo apresentou melhoras consideráveis e virou o marcador em 17 a 15. No restante da disputa, bem mais concentrado e organizado em quadra, os jogadores souberam administrar a vantagem e fecharam a partida em 47 a 38.
No segundo jogo contra o time de Taubaté, o cenário foi o oposto. O inicio foi bem mais tranqüilo, os jogadores de São Sebastião dominaram o primeiro tempo, porém a equipe não resistiu à força de Taubaté, que aproveitou as cestas perdidas do lado caiçara e passou à frente do marcador fazendo 48 a 41 sobre os caiçaras.
Para Roquinho, o que o dificultou a vitória sobre Taubaté foi a acomodação. “Quando jogamos contra Pindamonhangaba, o grupo não se encontrou dentro de quadra, tivemos muitas falhas e diversas chances de cestas. Mudamos nosso posicionamento, principalmente a defesa, que era nosso grande problema e fizemos uma partida empolgante, com muita velocidade e conteúdo de jogo. No entanto, não conseguimos ter o mesmo desempenho contra Taubaté. Creio que nos faltou mais disposição, o time relaxou e deixou o adversário jogar”, avaliou.
O treinador acredita que sua equipe ainda tem forças para conquistar o caneco. “Enquanto as chances existirem, nós vamos lutar pelo nosso objetivo”.
O armador Sebastian Pinho dos Santos disse que a principal erro foi entrar em quadra querendo atacar sem cuidar da defesa. “Tomamos o susto nas partidas porque pensamos em atacar e não tomamos cuidado com os ataques das outras cidades”.
O lateral Wesley Luis, o Branco, esclareceu que seus colegas estiveram bem em quadra, apesar dos erros identificados em alguns momentos do jogo. “Realmente, nossa defesa não estava bem no início do jogo contra Pinda, mas todos nós tivemos empenho na maior parte das duas partidas”.
O jogador ainda ressalta que a equipe vem se mostrando forte, pois entrou na competição desacreditada. “Iniciamos o festival sem crédito com as pessoas, devido a má atuação que tivemos no Paulista do ano passado, além disso, vários jogadores nos deixaram. Estamos determinados a mudar essa história e a brigar pelo campeonato”, relatou.
Na classificação geral da etapa, as equipes de São Sebastião, Taubaté e Pindamonhangaba empataram na tabela com 6 pontos conquistados cada. O resultado mantém a cidade de Pindamonhangaba como líder da competição, em seguida vem Taubaté e logo depois São Sebastião. Jacareí em último na tabela.
A próxima etapa deve acontecer no segundo semestre, em Jacareí, que não compareceu na etapa sebastianense. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião e Sabu se reúnem para debater a questão do lixo

São Sebastião - No último sábado (23/6), funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semam) e da Administração (Secad) estiveram reunidos com a nova diretoria da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu), localizada na Costa Sul de São Sebastião, para tratar de assuntos ligados ao lixo.
“O bairro está precisando de muitas coisas. Uma delas está voltada à questão da saúde, que envolve o lixo. Vamos ver o que podemos fazer para ajudar a comunidade”, disse a diretora executiva da entidade, Rosana Lobo.
Segundo ela, um dos principais problemas do bairro é a situação das lixeiras das casas e a presença de uma caçamba localizada em frente à Igreja Católica, que estaria sempre cheia de lixo. “É um péssimo cartão de visita”.
Durante o encontro, a Sabu solicitou a retirada da caçamba; confecção de placas informativas sobre a coleta seletiva, com frases de efeito; instalação de lixeiras nos pontos dos ônibus; checagem dos dias da semana em que a varrição é realizada nas ruas do bairro e praia; padronização das lixeiras nos imóveis para evitar sujeira e presença de animais; uma maneira de conscientizar os pescadores (veranistas), e alguns locais, sobre a importância em não largar o lixo às margens do Rio Una, dentre outras reivindicações.
A diretoria também criticou a maneira como a coleta do lixo vem sendo realizada pela empresa responsável, a Enob, que estaria deixando resíduos espalhados nas ruas.
Segundo o diretor administrativo da Secad, Osmar Teodoro Alves, a Prefeitura entrará em contato com a Enob para sanar a questão. Com relação às placas, ele garantiu que a divisão vai providenciar a confecção de duas, mas as frases de efeito e os locais de instalação deverão ser responsabilidade da entidade. Sobre a padronização das lixeiras, Alves informou que não existe legislação que obrigue o proprietário a construir. “É preciso criar um modelo prático e barato para as residências”, acredita.
“Não há um modelo arquitetônico formatado, mas se a lixeira é aberta e está causando sujeira, a Prefeitura pode ir ao local e notificar o dono”, acrescenta Letícia Theodoro, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Semam. Um projeto deverá ser apresentado pela Sabu, que prefere a instalação de lixeiras fechadas.
No que diz respeito aos pontos de ônibus, Letícia anunciou que a Prefeitura está analisando a proposta de uma empresa interessada em explorar os locais. Além disso, um mutirão de limpeza deve acontecer até o mês outubro em Barra do Una. Ela também comentou que a exportação do lixo é um grande problema ao município. “Temos que reter alguns resíduos e, por isso, é importante a criação de cooperativas e parcerias com a comunidade”, acredita.
Quanto aos contêineres da Enob, o assessor Fabrício João dos Santos declarou que a administração realizou um levantamento sobre a real situação de cada um. “Eles serão retirados e colocados onde o caminhão do lixo não tem acesso”, afirma. Com a retirada da caçamba, a Sabu terá de indicar um local para que o lixo possa ser depositado, inclusive com a participação dos ambulantes que atuam na praia, que utilizam o espaço. A associação ficou de se reunir com a categoria para discutir o assunto.
Santos aproveitou a reunião para mostrar um projeto voltado à construção de lixeiras comunitárias que, segundo ele, serão padronizadas. “A Prefeitura está autorizando a construção delas, desde que a comunidade se comprometa em cuidar do local”, acrescentou o diretor administrativo Osmar Alves.
Com relação à varrição, a chefe de Divisão de Educação Ambiental da Semam, Christiane Morais, disse que vai checar junto à secretaria responsável o que está acontecendo. Ela também declarou que vai enviar um projeto para ser aplicado na escola municipal relacionado à educação ambiental. Já a situação dos pescadores ficou de ser trabalhada junto ao departamento competente da Prefeitura.
Outras reuniões serão agendadas entre a Prefeitura e a Sabu. “Futuramente queremos discutir a questão da segurança e o saneamento básico”, disse o presidente da entidade, Raoul Cardinali Júnior. Após o encontro, os membros da associação e servidores da Prefeitura realizaram uma visita a alguns locais citados durante a reunião. (Fonte: PMSS)

Centro Cultural São Sebastião tem Alma comemora 18 anos

São Sebastião - O Centro Cultural São Sebastião tem Alma realizou na noite da última sexta-feira (22/6) uma festa comemorativa aos 18 anos de fundação. O evento contou com várias homenagens a caiçaras sebastianenses e autoridades que ajudaram a instituição. O diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião, Gleivison Gaspar, representou o prefeito Dr. Juan Garcia no aniversário do Centro Cultural. (Fonte: PMSS)

Alunos das oficinas culturais de Boiçucanga realizam exposição de trabalhos

São Sebastião - Cerca de 10 painéis confeccionados pelos alunos mais antigos de desenho artístico das Oficinas Culturais realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, serão expostos na próxima quarta-feira (27/6), a partir das 14h, na Praça Pôr-do-Sol. A técnica utilizada é o carvão sobre tecido.
No último sábado (23/6), segundo o professor Alvamir Nascimento, as obras de aproximadamente 30 alunos ficaram expostas durante a tradicional festa junina do bairro para que o público pudesse apreciar. De acordo com ele, os painéis foram bem elogiados.
As aulas do primeiro semestre se encerram no dia 28 de junho e retornam em 3 de agosto de 2007. Os interessados em participar do curso devem se dirigir à Praça Pôr-do-Sol para efetuar a matrícula. (Fonte: PMSS)

Notícias Policiais

São Sebastião - No dia 22 de junho, às 23h19min, Policiais Militares de São Sebastião receberam informações de que estaria acontecendo tráfico de entorpecente na Viela José Brás, 66, no bairro Olaria. Ao se deslocar até o local os Policiais Militares depararam com o infrator da lei J. P. M., de 18 anos que ao perceber a presença da viatura jogou no solo 03 papelotes de cocaína. Feita vistoria na residência na presença do irmão do infrator foi localizado 0,010kg de cocaína e 0,010kg de maconha. O infrator da lei recebeu voz de prisão e conduzido ao Distrito Policial foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, permanecendo recolhido à Cadeia Pública.
Tráfico - Na noite do dia 23 de junho, às 20h00min, Policiais Militares de São Sebastião, receberam várias denúncias anônimas de que teria uma pessoa realizando tráfico de entorpecentes na Av. Dário Leite Carrijo, 2.900, no bairro Jaraguá. Ao realizar patrulhamento pelo local, os Policiais Militares depararam com o infrator da lei A. F. S., de 42 anos, após abordagem e busca pessoal localizaram 20 pedras de crack e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) em dinheiro. Em vistoria nas imediações de onde o infrator da lei estava foi localizado 02 tijolos de maconha. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


A inauguração do Clube ACIU será na próxima terça-feira

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, informa que por causa da chuva, a data da festa de inauguração de sua Sede Social- o "Clube da ACIU" foi alterada para o próximo dia 03 de julho- 3a feira, a partir das 20h00. O clube está localizado à Rua Maria Madalena 454- estrada do Taquaral- (antiga Apresul).
A inauguração terá como tema a I Festa Junina da ACIU, e segundo os diretores da entidade o Arraiá ACIU será um “festão”. O evento contará com barracas típicas, show de banda ao vivo e claro a famosa quadrilha.
A ACIU disponibilizará aos convidados gratuitamente quentão, vinho-quente, pipoca, doces típicos, churrasco, refrigerante e cachorro quente. “É coisa que num acaba mais sô”, brinca um diretor da ACIU.
A ACIU informa que toda a renda das barracas da Pescaria e da Cerveja será destinada à entidades carentes.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, conta com a presença de todos os associados e diz que a expectativa para a inauguração da sede social é grande. “Agora teremos uma sede social de verdade, com espaço amplo, uma infra-estrutura maravilhosa para recepcionar os nossos associados e seus familiares, um espaço em que o empresário poderá também organizar confraternizações com seus funcionários, festas, cursos, além claro de envolver os empresários da cidade. Esta conquista veio graças a sede própria que inauguramos recentemente”, diz Ahmad.
Convites - Cada empresa filiada à entidade terá direito a dois convites gratuitos, os convites adicionais custam R$ 10,00. Crianças menores de 10 anos não pagam.
Os convites devem ser retirados até a próxima 2a feira- 02/07, na Sede da ACIU, à Rua Esteves da Silva, 51, na Assessoria de Comunicação da entidade e falar com Cristiane. Esperamos por vocês!!!
Estrutura do Clube - A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
De acordo com o presidente da ACIU, o clube conta com 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola. (Fonte: ACIU)

Ubatuba poderá receber Kit Telecentro Comunitário

Ubatuba - O município poderá receber um kit Telecentro Comunitário, a solicitação havia sido encaminhada ao Sr. Carlos Roberto Paiva da Silva - Coordenador Geral do Ministério das Comunicações pelo Vereador Charles Medeiros através do Requerimento 129/07. Paiva é um dos coordenadores do Programa Telecomunidade e Inclusão Digital do Ministério. Segundo o vereador, o programa, proveniente do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - FUST tem por objetivo dotar algumas escolas de equipamentos digitais, além de treinar professores com intuito de melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade envolvida.
Segundo o Coordenador, basta agora o Executivo Municipal realizar a adesão e o cadastro no Programa Digital a cargo do Ministério das Comunicações, objetivando o recebimento de um Kit Telecentro Comunitário. Charles informa que o kit é composto por 01 servidor de informática, 10 microcomputadores, 01 câmera de vídeo, 01 impressora a laser, 11 estabilizadores, 01 projetor multimídia, uma televisão de 29 polegadas, 01 aparelho de DVD, conjunto de móveis, um armário e internet banda larga, caso haja a inexistência dessa tecnologia no município.
"Mais uma resposta positiva ao nosso município advindo dos encaminhamentos efetuados junto ao governo federal. Após tomar ciência de projetos federais que possam beneficiar o município, encaminhamos o documentos e fizemos visitas pessoais aos Ministérios para cobrar benefícios a comunidade", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Edilson Félix filia-se ao Partido da República

Ubatuba - No último dia 22, o vereador Edílson Félix foi recebido na Maranduba pela presidente do PR - Partido da República, Ana Barone Clarassoti e diretoria para concretizar sua filiação ao partido. Acompanhado de seu assessor Elizeu, o vereador defendeu um trabalho de renovação para as próximas eleições municipais e garantiu à presidente, apoiar e defender os ideais e posições defendidas pela maioria dos integrantes da legenda. A empresária Ana Barone já levou ao conhecimento da Executiva Nacional, e ao Diretório Estadual, a filiação de Félix. Os dirigentes receberam com otimismo a filiação do vereador que deverá visitar sua nova "casa" e conhecer os membros de outra esfera ainda neste mês de junho. Pela primeira vez em Ubatuba o partido conta com uma cadeira do Legislativo Municipal. (Fonte: Ass. Vereador Edilson Félix)

Polícia Militar de Ubatuba prende três infratoras da lei por tentativa de furto

Ubatuba - Na noite do dia 22 de junho, às 19h00min, Policiais Militares de Ubatuba receberam informações de furto em uma loja de roupas. Ao se deslocar para a Av. D. Maria Alves, 357, no Centro, depararam com as infratoras da lei M. C. L. S., de 33 anos, V. P. O., de 21 e R. S. S., de 21 anos detidas pela vítima A. A. S., que é representante do comércio. Dada voz de prisão às infratoras da lei que foram Conduzidas ao Distrito Policial, onde foram autuadas em flagrante delito pelo crime de Furto ficando recolhidas à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Comitê Dirigente divulga tabela do 1° dia de competição

Ubatuba - O Comitê Dirigente dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba divulgou a tabela de jogos do primeiro dia de competição, dia 4 de julho. Nesse dia estão previstas partidas de basquete, futsal, vôlei de praia, tênis de campo e malha. O público poderá assistir um dia inteiro de programação esportiva a partir das 8h.
Basquete - A E.M. Maria Josefina Giglio Silva, no Estufa II, recebe as seguintes partidas do basquete feminino Sub-21: às 8h, Pindamonhangaba x Franco da Rocha e às 9h, Francisco Morato x São Sebastião. Em seguida entra em quadra o basquete masculino com os respectivos jogos: às 10h, Jacareí x Pindamonhangaba (Sub-21); às 13h30, São José dos Campos x Natividade da Serra (Livre); às 14h30, Campos do Jordão x Suzano (Livre); às 15h30, Ferraz de Vasconcelos x Guarulhos (Livre); às 18h, Caieiras x Poá (Sub-21); às 19h, Tremembé x Santa Isabel; e às 20h, Ubatuba x Franco da Rocha.
Outra escola que recebe as partidas de basquete é a Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina. No local enfrentam-se pelo feminino Sub-21: às 8h, Ferraz de Vasconcelos x Caieiras e às 9h, São José dos Campos x Caraguatatuba. O basquete masculino às 10h, com Taubaté x Itaquaquecetuba (Sub-20) e segue com as disputas da categoria Livre: às 14h, Roseira x Cruzeiro; às 15h, Lorena x Cunha; e às 17h, Aparecida x São Sebastião.
Futsal - Para o futsal feminino e masculino (Livre e Sub-21) estão reservadas as escolas Maria Salete N. do Amaral, Idalina do Amaral Graça e José de Souza Simeão.
Na E.M Maria Salete, no Perequê-Açu, confrontam-se pelo futsal masculino Sub-21: às 8h, Francisco Morato x Caraguatatuba; às 9h, Poá x Itaquaquecetuba; às 10h, Taubaté x Campos do Jordão; às 14h, Lagoinha x São Luiz do Paraitinga; às 15h, Paraibuna x Franco da Rocha; às 16h, Arujá x Tremembé; e às 19h Redenção da Serra x Caieiras. Ainda no colégio, às 18h Caraguatatuba joga com Lagoinha pelo futsal feminino Sub-21.
A E.E. Idalina do Amaral Graça, no Ipiranguinha, terá os seguintes jogos do feminino Sub-21: às 8h, Roseira x Cachoeira Paulista; às 9h, Cruzeiro x Ilhabela; às 10h, Piquete x Aparecida; e às 14h, Natividade da Serra x Santa Isabel. Pelo masculino Livre entram em quadra: às 15h, Cunha x São Sebastião; às 16h, Jambeiro x Lorena; e às 17h, Cajamar x Ferraz de Vasconcelos.
No Taquaral, a E.M. José de Souza Simeão, recebe os jogos do feminino Sub-21. Entram na quadra: às 8h, São José dos Campos x Cachoeira; às 9h, Campos do Jordão x Jacareí; às 10h, Guarulhos x Aparecida; às 11h, Mogi das Cruzes x Arujá; às 14h, Lorena x Taubaté; às 15h, Suzano x Franco da Rocha; às 16h, Ilhabela x Pindamonhangaba; às 17h, Paraibuna x Caieiras; às 19h, Itaquaquecetuba x São Sebastião; e às 20h, Ubatuba x Cajamar.
Na areia - A competição do voleibol de praia será na Arena de Esportes de Areia, ao lado do aeroporto, no centro. As partidas do dia pelo feminino são: às 8h, Jambeiro x Suzano; às 8h30, Caraguatatuba x Ilhabela; às 9h, Lorena x Igaratá, às 9h30, Cajamar x São Sebastião; às 10h, Poá x Aparecida; às 10h30, Jacareí x Guarulhos; às 11h, Suzano x São José dos Campos; às 11h30, Ilhabela x Pindamonhangaba; às 12h, Igaratá x Cruzeiro; às 12h30, São Sebastião x Ubatuba; às 13h, Aparecida x Mogi das Cruzes; e às 13h30, Guarulhos x Taubaté.
O vôlei de praia masculino tem os seguintes jogos: às 8h, São José dos Campos x Ferraz de Vasconcelos; às 8h30, Caraguatatuba x Jambeiro; às 9h, Poá x Suzano; às 9h30, Mogi das Cruzes x São Sebastião; às 10h, Igaratá x Aparecida; às 10h30, Ubatuba x Jacareí; às 11h, Guarulhos x Campos do Jordão; às 11h30, Cajamar x Taubaté; e às 12h Roseira x Francisco Morato.
Tênis - A academia de Ten Tênis, no Itaguá, será palco das partidas de tênis de campo, começando com Guarulhos x Pindamonhangaba, às 8h30, pelo feminino Sub-21. No mesmo horário pelo masculino Livre Aparecida pega Mogi das Cruzes. A partir das 9h30 tem Pindamonhangaba x Caraguatatuba e Ferraz de Vasconcelos x Ubatuba.
Malha - As disputas da malha ocorrem no Complexo Municipal de Esporte, situado no centro. Abrem a rodada do dia: às 8h, Guaratinguetá x Itaquecetuba na malha com um jogador; no mesmo horário, jogado em dupla, tem Cajamar x Poá; às 8h45, Pindamonhangaba x Aparecida; às 8h50, Ilhabela x Cruzeiro; às 9h30, Caieiras x Cachoeira Paulista; às 9h35, Roseira x Caraguatatuba. Finalizando a rodada tem, às 14h, Mogi das Cruzes x Arujá (individual). No mesmo horário, tem Guarulhos x Ferraz de Vasconcelos (dupla), seguidos por: às 14h45 Suzano x Tremembé; às 14h50, Taubaté x Biritiba Mirim; e às 15h30, Jacareí x Caçapava.
Os 51° Jogos Regionais é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, Governo de São Paulo, Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), além de contar com o patrocínio da Nossa Caixa e da Unitau, e o apoio da JAC Gráfica e Editora e da Publicarte. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba irá desenvolver programa da ONU para atingir Objetivos do Milênio
Ubatuba será a primeira cidade de todo o Vale a implantar programa da ONU que prevê eliminar a pobreza e a fome até 2015; projeto piloto, que será no bairro Ipiranguinha, foi apresentado pelo prefeito aos secretários municipais na última sexta-feira

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, reuniu seu secretariado na última sexta-feira, 22, para apresentar o Programa "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", estabelecido pela ONU - Organização das Nações Unidas -, e que será, a partir de agora, desenvolvido em Ubatuba. O programa foi instituído durante a cúpula do Milênio realizado em Nova York, em setembro de 2000. Nesta reunião os 192 países-membros - inclusive o Brasil - assinaram a Declaração do Milênio que oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.
Embora apontem prioritariamente para o combate à pobreza e à fome, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estão associados à implantação de políticas públicas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade entre homens e mulheres e proteção do meio ambiente. "As metas do milênio propostas pela Onu para garantir o desenvolvimento sustentável das pessoas e dos meios em que elas vivem, são, a partir de agora, os desafios do nosso governo em Ubatuba", declarou o prefeito durante a reunião com sua equipe. "Este programa é uma agenda do planeta, do Brasil, de cada um de nós, para que tenhamos um mundo melhor e mais justo para todos", prosseguiu o prefeito.
Projeto Piloto - O programa dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio será implantando, inicialmente, no bairro Ipiranguinha, como projeto piloto. "O Ipiranguinha é uma cidade dentro da nossa cidade e lá, nós encontramos uma amostra de todos os problemas que o município ainda enfrenta", comenta o prefeito Eduardo Cesar explicando a escolha do bairro. Após o desenvolvimento das ações neste bairro, a prefeitura pretende expandir o programa para todo o município.
Segundo o prefeito, os dois primeiros anos de seu governo foram focados em resolver graves problemas que a cidade enfrentava há muitos anos, como o inchaço populacional, o caos na saúde, o abandono do corredor turístico e das praças da cidade, entre outros. "Agora, com a casa arrumada, vamos junto com a sociedade, através da iniciativa privada, ongs, associações de bairros, implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e humano da nossa comunidade", afirma o prefeito. Uma extensa agenda de reuniões e levantamento de dados terá início já nesta semana prevendo a implantação do programa no bairro Ipiranguinha. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Conheça abaixo os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1º - Erradicação da pobreza e da fome
2º - Ensino Fundamental universal
3º - Mulher – capacitação e igualdade
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combate à Aids, malária e outras doenças
7º - Assegurar a sustentabilidade ambiental
8º - Promover parcerias para o desenvolvimento do programa (Fonte: PMU)

Prefeito participa de confraternização com agentes de controle de endemias
A confraternização aconteceu em agradecimento ao empenho dos agentes para o controle do mosquito da dengue em Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, compareceu, no último sábado, 23, em uma confraternização, organizada pela prefeitura para agradecer o empenho dos agentes de controle de endemias no trabalho de controle ao mosquito da dengue.
A confraternização reuniu também o secretário municipal de Saúde, Maurício Oliveira, o Superintendente de Controle de Endemias, Neilton Nogueira, o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Antenor Benetti, além dos agentes e seus familiares.
"Muito obrigado, de coração, por fazer parte desta equipe que trabalhou com tanta dedicação e empenho no combate à dengue em Ubatuba. Esta equipe realmente traz muito orgulho para mim e para toda a cidade", disse o prefeito.
O secretário de Saúde também fez uso da palavra para agradecer os agentes, lembrando das dificuldades enfrentadas e do sucesso obtido pelo empenho de toda a equipe. Já Neilton Nogueira parabenizou a equipe, ressaltando o momento de bons resultados. "Os agentes estão de parabéns, pois só nós sabemos o quão árduo foi este trabalho. A presença do prefeito é uma honra para todos nós, pois é uma forma de reconhecimento e incentivo do nosso trabalho. O prefeito vem sendo um grande parceiro", disse Neilton. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba apóia o maior evento de surfe do país
Os surfistas locais Renato Galvão e Suelen Naraísa orgulharam Ubatuba no pódio do SuperSurf

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve prestigiando a etapa final do SuperSurf 2007, em Itamambuca. O prefeito acompanhou as baterias emocionantes, que reuniram milhares de pessoas durante todo o dia para acompanhar o evento, que reúne a "nata" do surfe brasileiro.
O paranaense Jihad Kohdr venceu o SuperSurf de Ubatuba e vai defender seu título de campeão brasileiro nas duas etapas que ele ganhou no ano passado, em São Sebastião (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Três surfistas passaram a dividir a liderança do ranking, o catarinense Marco Polo e o carioca Marcelo Trekinho. No feminino, festa ubatubense, com Suelen Naraísa vencendo e indo para a segunda colocação do ranking do SuperSurf 2007. Na final, Suelen venceu a número um do ranking, a experiente cearense Tita Tavares.
Renato Galvão também proporcionou alegria aos torcedores locais. O surfista de Ubatuba ficou com o terceiro lugar da etapa (junto com o cearense André Silva) ao perder para o catarinense William Cardoso. Esta foi a quinta vez, nas seis últimas etapas do SuperSurf realizadas desde o ano passado, que Renato Galvão subiu no pódio.
O próximo desafio acontece de 12 a 16 de setembro, em Maresias, São Sebastião. Já a grande final da temporada foi marcada novamente para a Barra da Tijuca, de 10 a 14 de outubro na capital do Rio de Janeiro.
Para o prefeito Eduardo Cesar, que, junto ao secretário municipal de Esporte e Lazer, entregou uma camiseta dos Jogos Regionais ao surfista Renato Galvão, foi uma enorme satisfação ver, mais uma vez, Ubatuba receber grandes nomes do esporte no Brasil. "Estou muito contente por ver dois atletas de Ubatuba subir ao pódio. Não é a toa que somos a capital do surfe no Brasil. Além de boas ondas, temos ótimos atletas, que nos orgulham em todos os lugares por onde passam". (Fonte: PMU)
 

SEMANA DE 22/6 A 28/6/2007

CINE PORTO
fone :3833-2066 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs

CINE PASSEIO
fone :3832-2843 ( 012 )
"PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO"
Na 6ª, sábado e domingo (dias 22 , 23 e 24/6) sessão ás 16:00 hs .
De 2ª a 5ª feira ( dias 25 , 26, 27 e 28/6) sessões ás 16:30 hs e 19:30 hs.
"PRÉ- ESTRÉIA !!!!!!!!!!!!"
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Sòmente nos dias 22 , 23 e 24/6 ( 6ª, sábado e domingo),ás 19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Papo de pescador

Na minha terra
Há meia légua
Do Mar à Serra
Não peço água
Não faço a guerra
Não guardo mágoa
Tenho cinco namoradas
Em uma dúzia de retratos
Na minha história
Há um lapso
Na memória.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Festa da Tainha na Maranduba - Este evento foi criado pela Sra. Mia Mafalda e um grupo de senhoras, para ajudar a Unidade Mista de Saúde da Região Sul, a minimizar as constantes faltas de material de uso básico da Unidade. Louvável idéia. Existe até uma entidade fundada para tal.
O evento foi reaproveitado pela Abamvitur, da Vereadora. Pelo decibéis emitidos e o martelar do nome de certo político percebe-se que a festa é pura politicagem. Aliás, festa é muito usado aqui para a promoção dos políticos, são ótimas para isto. Este evento (político) agora é turismo, justificam.
Na última festa, da tainha, moradores pretendiam pegar uma barraca para a Unidade de Saúde da Maranduba, mas qual não foi o desencanto quando souberam que deveriam entrar por sorteio, com particulares, e ainda ter que desembolsar antecipadamente N$ 150,00 reais para pagar o direito de uso da barraca por três dias. Desistiram, claro. Pobre fazer filantropia e ter que pagar, não dá.
Não teria sido mais justo a saúde ter de graça uma barraca, pela situação calamitosa por que passa? Não é assim que age a comissão da mesma festa em Ubatuba?
A Vereadora Luciana Machado, em pronunciamento na Câmara Municipal e em material veiculado nos jornais da cidade, disse que a Prefeitura de Ubatuba, através de suas secretarias, dá todo apoio a festa. E há ainda a ajuda de todo o comércio da região. Usam ainda, justificando, que todas as associações estão juntas, o que não é verdadeiro. Não há autorização das mesmas para isto.
Por que então, não destinar graciosamente uma barraca á Unidade de Saúde, já que pessoas estavam interessadas em ajudar? Seria uma ajuda menor, somente a barraca mas... já era alguma coisa.
Também, saúde é quase nada. Por que reclama o povo?
Que se danem os munícipes ou a saúde. Para o vereador , o importante é chegar lá, o resto é “pão e circo”.
Por que a Abamvitur teve que pagar funcionários agora? O povo não está mais acreditando neste trabalho? Nos anos anteriores houve muita ajuda graciosa. Sabemos que a confiança foi se perdendo pelo caminho, caindo gradativamente. Que até a diretoria, que é a mesma da SUSQ, pressionada, está desistindo da tal Abamvitur, e mais, parece que ela está implodindo . Por que será?
AVereadora, vai ter que apelar para outras regiões, a quem não conhece a “história”, ou então, deixá-la seguir seu caminho, sem seu guarda-chuva de político.
Além de justificar “bico” como emprego, agradece ao prefeito pelo incentivo e apoio á região. A quem se destina este incentivo e apóio, o povo pergunta? Que o diga a praia da Maranduba e tudo o mais que ali acontece e a cada dia mais, contra o povo!!!
Deve muito bem saber a vereadora, quanto imposto nossa região paga aos cofres municipais, e é esse o retorno? Não me diga que está fazendo obras na escola do Sertão da Quina, ou o desvio na Maranduba. Este dinheiro vem de governos estadual e federal.
Pena que ele ouça só com um ouvido e muito apurado, e ouve a quem? Só a quem o interessa, não ao município. Caminhei com a vereadora por algum tempo, e até posso dizer que ela começou direito mas, depois ...., só que nossas associações nunca perceberam a audição ou a visão do prefeito junto a ela nesta caminhada, para com nossa região. Ele teria feito mais que só isto, pelo tanto que o grupo do sul, graciosamente, agora desfeito, tentou colaborar.

Maria C.Cancellier
AMMA
assocamma@yahoo.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Passarinho  ©Luciano Cancellier

Passarinho
©Luciano Cancellier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor