Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de Junho de 2007 - Nº 1798 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Aluno da UNITAU participa de mundial de triatlo na França
Universidade de Taubaté divulga calendário do Vestibular UNITAU 2008


Caraguatatuba
4º Festival da Tainha acontece de 6 a 9 de julho no Porto Novo
Professores de Caraguá participam de Oficina do Centro Cultural Grupo Silvio Santos
Atleta de Caraguá participa do Campeonato Interestadual de Pista em Caieiras e se prepara para os Regionais
Ballet, exposições e filmes: Fundacc tem opções para toda a família
Fundacc e Ceprolin formam 1ª Turma de Artes Cênicas
Pauta variada na Câmara de Caraguá
Polícia Militar apreende crack no bairro Rio do Ouro

Ilhabela
PL que dispõe sobre Taxa de Iluminação Pública é extraído da pauta
Aprovado reajuste dos salários dos vereadores
Custeio do Regime de Previdência dos Servidores é aprovado


São Sebastião
Vice recorre à Câmara e pede abertura de CEIs contra Juan
Escolas agitam o município com a tradicional Festa Junina
Boiçucanga recebe 3° Torneio de Pesca no sábado
Procon dá dicas aos passageiros que sofrem com atrasos em vôos
Sectur e ALNorte encerram Oficinas Culturais
Modalidades esportivas entram na reta final de preparação para os Regionais
Prefeitura e comunidade realizam mutirão de limpeza no rio Boiçucanga, na Costa Sul
Comtur dá posse ao novo presidente durante reunião na Aciss
Crianças das escolas de São Sebastião participam de formatura do Proerd
Evento sócio-ambiental leva qualidade de vida à Costa Sul em julho
1º São Sebastião Cup acontece neste fim de semana no Guaecá
FEC inicia neste fim de semana com participação de 200 alunos
Prefeitura realiza em Boracéia a 29a “Festa da Tainha”
Costa Norte ganhará mais 200 vagas em EMEI e Creche
Fundo Social entrega certificados dos cursos de geração de renda da Costa Norte


Ubatuba
Trabalho Infantil Ubatuba terá que notificar comerciantes
Ubatuba terá programação especial durante os Jogos Regionais e férias de julho
Prefeito recebe AREUBA para esclarecer dúvidas em seu gabinete
Arena de Esportes de Areia será montada ao lado do aeroporto
Ubatuba realiza Seminário sobre Revitalização da Ilha dos Pescadores
Abertas inscrições para CIPA 2007 da Prefeitura de Ubatuba
Instituto Aryran realiza mostra cultural em Ubatuba
84º Festa de S. Pedro Pescador abre Temporada de Inverno em Ubatuba
Sociedade Amigos do Saco da Ribeira retoma Projeto Social nos bairros do Lázaro e Saco da Ribeira
Cerimonial de abertura dos Jogos Regionais acontecerá no Estádio Municipal
Casa do Brinquedo tem programação durante as férias escolares
Ubatuba estréia com derrota no Paulista de Futebol Feminino


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Aluno da UNITAU participa de mundial de triatlo na França

Litoral Norte - O triatleta Alessandro Pimentel, aluno de pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU), participará nos próximos dias de duas importantes competições nacional e internacional. No dia 1º de julho, Pimentel disputa a terceira etapa do prêmio “17º Troféu Brasil” de Triathlon e, no dia 15, do Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância, na França.
Nesta sexta-feira, 29, o triatleta viaja para Goiânia (GO), onde participa do Troféu Brasil. Em 2006, Pimentel foi campeão da prova na categoria elite (de 30 a 39 anos). Para o esportista, o Troféu Brasil é uma vitrine do triatlo sul-americano. “Além dos triatletas brasileiros, participam dessa prova esportistas da Argentina, do Chile e de outros países; são todos de altíssimo nível”, afirma.
Mas além de promover a visibilidade dos participantes, Pimentel ressalta que, para ele, especificamente, a prova nacional terá uma outra finalidade. “Será um preparo para a prova mundial de longa distância que será realizada na cidade de Lorient, no França, da qual participarei como integrante da Seleção Brasileira”, explica.
Durante seu treino semanal, o triatleta nada 20 mil metros, corre entre 50 e 80 km, além de pedalar, em média 500 km. “A preparação é fundamental e exige muita dedicação”, diz.
Pimentel participa há 17 anos de competições de iron man em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suíça, Japão e Austrália, e está entre os 15 melhores atletas da modalidade no Brasil.
Pimentel foi o pioneiro ao receber o auxílio bolsa-atleta, concedido pela Universidade no ano de 2000. Hoje, ele se sente orgulhoso ao saber que 40 alunos, de diferentes cursos, são beneficiados. Os alunos-atletas da UNITAU recebem bolsa de até 50%. (Fonte: UNITAU)

Universidade de Taubaté divulga calendário do Vestibular UNITAU 2008

Litoral Norte - A Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da Universidade de Taubaté lançou o calendário do Vestibular UNITAU 2008. O período de inscrições terá início no dia 17 de outubro e se encerrará no dia 1º de dezembro de 2007. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2007.
No dia 9 de dezembro de 2007, serão realizadas as provas para todos os cursos e, em 10 de dezembro, será aplicada a prova específica para o curso de Educação Física. A divulgação dos resultados e a convocação em primeira chamada para a matrícula dos candidatos por ordem de classificação serão no dia 14 de dezembro.
A taxa de inscrição é a mesma do Vestibular do ano passado, de R$ 65,00, e será compensada no valor da matrícula.
Uma das novidades para este ano é o Serviço de Atendimento ao Vestibulando (SAV), criado pelo Copesa para proporcionar aos vestibulandos orientações gerais para a escolha profissional e oportunidade de conhecer os 37 cursos de graduação e os três de tecnologia oferecidos pela Universidade de Taubaté. O serviço é gratuito e abrange diversos projetos disponíveis, como orientação profissional, por meio de encontros com psicólogos, de realização de palestras e eventos.  (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

4º Festival da Tainha acontece de 6 a 9 de julho no Porto Novo
Após o sucesso do Festival do Camarão chegou a vez da comunidade pesqueira da região Sul mostrar sua tradição caiçara. O 4º Festival da Tainha acontece de 6 a 9 de julho, no entreposto de pesca do Porto Novo

Caraguatatuba - O 4º Festival da Tainha, acontece de 6 a 9 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, Associação de Pescadores da Zona Sul e apoio da Transpetro.
A festa, que já está em sua quarta edição, já virou tradição na cidade assim como os festivais do Camarão(pescadores do Camaroeiro) e Mexilhão(pescadores da Cocanha), terá várias atrações musicais, exposições de artesanato, recreação infantil, passeios de barco pelo rio Juqueriquerê, além dos pratos típicos, que têm a tainha como matéria-prima.
A abertura oficial do 4º Festival da Tainha acontecerá na sexta-feira, 6 de julho, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, e autoridades convidadas a partir das 19h. às 19h30 apresenta-se no evento a Orquestra de Violeiros e às 22h a festa terá a animação da banda Azul Marinho.
No sábado, 7 de junho, às 12h, o músico Zé Maria faz sua apresentação no Festival da Tainha, seguido pela banda Simplicidade S.A., que se apresentará às 14h30.
Ainda no sábado tem Cristiano Fragoso às 19h30 e a dupla César e Almir, às 22h. No domingo as atrações musicais também começam ao meio dia, com a apresentação da cantora Lú Brasil. O Grupo Moage animará a festa a partir das 14h30, e logo mais às 19h30 tem Israel Martinez e às 22h Tribo Caiçara encerra a noite.
No último dia do Festival da Tainha, Pacelli faz sua apresentação musical às 12h, e a dupla Marco e Mingo às 14h30. Para encerrar o evento com o melhor da música caiçara o cantor Zé Rodrigues mostra suas composições às 19h30 e às 22h tem show da dupla Jhonny e Banda.
Prestigie o melhor da cultura e da gastronomia caiçara. Participe! (Fonte: PMC)

Professores de Caraguá participam de Oficina do Centro Cultural Grupo Silvio Santos
Com a proposta de estimular o desenvolvimento artístico em sala de aula, tendo como base a literatura, o Centro Cultural Grupo Silvio Santos, com o patrocínio da Bandeirante Energia, trouxe para Caraguá o Projeto "Palavras em Ação". O encontro reuniu 60 educadores no TMC.

Caraguatatuba - Cerca de 60 professores do Sistema Municipal de Ensino de Caraguatatuba e também da Rede Estadual, participaram no último sábado, dia 23 de junho, de uma oficina promovida pelo CCGSS (Centro Cultural Grupo Silvio Santos), realizada no Teatro Mário Covas. Trata-se do "Palavras em Ação", um projeto que pretende ampliar o universo cultural dos educadores para que possam desenvolver em sala de aula, a leitura e adaptação de textos literários para o teatro.
A proposta foi concebida para ser desenvolvida na sede CCGSS, em São Paulo, uma vez que leva-la para outras regiões resultaria num custo bem maior e, consequentemente, acabaria sendo estendido a um número menor educadores. Em apenas duas ocasiões ele foi deslocado: a primeira vez para a cidade de Guaratinguetá e, agora, para Caraguatatuba. Para essas viagens, o projeto contou com o patrocínio da Bandeirante Energia.
Paulo Ramicelli, da Bandeirante Energia, disse que Caraguatatuba foi uma das escolhidas porque a empresa sabia dessa identidade da educação no município e que o projeto daria certo se aplicado. "A gente sempre lembra do espaço que a cidade tem e que possibilita a vinda de boas propostas. A Bandeirante acredita que a arte e a educação devam caminhar juntas para o desenvolvimento do país", completou.
Conforme explica a diretora presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, Cíntia Abravanel, a vinda dessa nova iniciativa à Caraguá ocorreu também devido aos bons resultados de outro projeto desenvolvido na cidade em 2005: o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Ela diz que na ocasião a cidade emitiu um dos melhores relatórios e teve destaque no trabalho realizado após as oficinas. Além disso, possui um ótimo espaço, que é o Teatro Mário Covas.
Em seis horas de curso, várias informações são transmitidas aos professores, em três momentos distintos: a "Oficina de Letras", que é uma palestra sobre literatura; o "Letras em Cena", com a apresentação do espetáculo Rapasódia dos Divinos; e a "Oficina da Ação", onde todos os participantes integram uma oficina teatral.
Cíntia conta que o "Palavras em Ação" foi idealizado pela solicitação que o grupo recebeu de outros trabalhos que envolvessem literatura e teatro. Ainda diz que a oficina de literatura é o fio condutor nesse processo e que todos precisam passar ela, assim como ocorreu com a própria equipe do projeto, que precisou estudar literatura durante dois meses, antes da montagem do espetáculo. Cíntia Abravanel destaca que isso não significa que a proposta deva se restringir apenas para o português e artes, ao contrário, pode ser utilizado desde a pré-escola, até outras disciplinas.
"O teatro é multidisciplinar, assim como a escola e por isso pode ser aplicado por vários segmentos. Outro objetivo importante do projeto é melhorar o relacionamento entre aluno e professor, promovendo a aproximação. Nessa prática, o educador deixa de ser o sabe tudo, para descobrir o talento dos alunos e fazer uma troca boa, já que o teatro é apaixonante e torna o ato de estudar prazeroso", destacou.
O segundo momento do projeto, após a oficina, é o espetáculo Rapasódia dos Divinos, que é dirigido por Paulo Ribeiro e contou com o apoio do consultor literário Wilton de Souza Ormundo. No roteiro apresentado, estão inseridos vários movimentos literários, que foram ordenados e chegam ao público de uma maneira agradável, em cerca de 1h40 de peça. Modernismo, classicismo, barroco, romantismo, simbolismo e literatura contemporânea são alguns dos movimentos que integram a apresentação.
A estrutura de toda a oficina é simples, mas funcional segundo Cíntia. De cenário, foi utilizado apenas um grande painel que foi feito com a carta de Pero Vaz de Caminha. A iluminação é praticamente toda branca. E possui em conjunto uma arquibancada, para limitar a platéia. Para a diretora, esse foi um meio proposital para que a aplicação da literatura fosse algo mais intimista e ao mesmo tempo possível de ser realizado com pouco espaço. Em Caraguatatuba, foi a primeira apresentação do projeto num palco.
Após o espetáculo, ocorre uma oficina de teatro, onde todos os participantes devem acompanhar. O encerramento é feito com um bate papo entre todo o grupo. Para o elenco e a própria equipe em geral, cada oficina realizada tem uma particularidade e uma troca bem rica. A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini considera de grande importância para a educação a realização dessa oficina e elogiou o empenho do Centro Cultural Grupo Silvio Santos para a melhoria da educação e principalmente agradeceu por ter se estendido à Caraguatatuba.
A supervisora de ensino da Secretaria da Educação, Sara Sant'Ana, que acompanhou a atividade no município e coordenou a participação dos professores, disse que foi uma oportunidade única para os professores da cidade e acredita nos bons resultados que ela trará, assim como na vez anterior, com o "Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá participa do Campeonato Interestadual de Pista em Caieiras e se prepara para os Regionais

Caraguatatuba - A biker da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá, Sumaia Ali, esteve em Caieiras, no final de semana(sexta-feira, sábado e domingo, 22, 23 e 24), para participar do Campeonato Interestadual de Pista, que teve a presença de cerca de 150 competidores de todo o Estado. A prova foi realizada no velódromo Municipal Agenor Moraes da Silva Zague.
Estreante na modalidade, a atleta caraguatatubense participou das disputas de velocidade classificatórias e quartas-de-final na sexta-feira e conseguiu se classificar, ficando em 4º lugar. No sábado, a competidora disputou o 3º lugar, porém na classificação geral acabou ficando com a 4º colocação. "A bicicleta para esta competição é especial, não tem freio nem marchas, ela é parada somente com a força das pernas. Essa prova serviu de preparação para os Jogos Regionais, que acontecem em Ubatuba no mês que vem, onde ela participará da mesma prova com chance de medalhas", explicou Sérgio Minato, atleta da ACC.
Segundo Minato a equipe caraguatatubense espera conseguir novamente a terceira colocação na categoria feminino, como em 2006 em Lorena, e ficar pelo menos entre os 10 primeiros na masculino geral.
Os atletas de Caraguá têm apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, lojas J.Bike e Bit Company, Farmácia Geomater, Café Eletrônico, Beach Energy e Forma Atlética Academia. (Fonte: PMC)

Ballet, exposições e filmes: Fundacc tem opções para toda a família

Caraguatatuba - Várias são as opções culturais para a comunidade em Caraguá - no dia 28 de junho, quinta-feira tem projeto teatro para todos no Teatro Mario Covas. Marque na agenda. Desta vez é o CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba com apresentações às 10:00, às 15:00 e também às 20:00. A entrada é r$ 1,00.
Nesse mesmo dia, 28, no auditório da Fundacc, acontece o encerramento do curso de artes cênicas do Ceprolin e os alunos apresentam -se a partir das 20 horas.
Até dia 30 de junho o público pode conferir as exposições Caraguá com Arte, uma coletiva de artistas de Caraguá e Tesouros da História na sala 2. A entrada é franca. O Projeto Golfinho realiza exposição dos trabalhos dos estudantes que visitaram o museu, até 30 junho.
A partir do dia 7 entra em cartaz a exposição de desenho e pintura Fragmentos dos alunos do artista plástico Antonio Carelli, também no MACC. E são eles: Adélia C. Penteado, Ana Cardoso, Angela Maria Nunes, Isabel Galvanese, Juan Frigerio, Juci Guedes, Massaru Ujio, Rafael Marotti e Sandra Mendes.
Na videoteca Lúcio Braun os filmes acontecem de 5ª a domingo às 20h00. a entrada é r$1,00.
Dia 30 no Teatro Mario Covas tem Workshop com Edson Zampronha de "Composição e Música Contemporânea" das 10h00 às 11h30 e das 13h30 às 15h00 com Augusto Morales de "Percussão". Concerto com Edson Zampronha acontece às 21h00. A entrada é franca.
As aulas das oficinas culturais entram em recesso de 1 a 31 de julho. A rematrícula acontece entre os dias 1º e 3 de agosto. As aulas tem início dia 6.
A peça teatral "Rosa de Cabriúna", com direção de Adbaílson Cuba, e elenco composto por 22 atores de Caraguá (grupo da FUNDACC), fará nova apresentação, após vencer a etapa municipal do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro, no início de junho - o grupo foi convidado para encerrar o Festival Estudantil de Teatro, neste domingo, dia 1º de julho, na cidade de Paraibuna, às 20h30, no salão paroquial.
Outro destaque também na área teatral foi a apresentação da Cia. Caraguatá, que foi a única do Estado, entre os 17 grupos participantes do projeto Letras de Luz convidada a apresentar o conto "Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria", na Praça da Luz em São Paulo. A apresentação da Cia Caraguatá de Teatro abriu as atrações da "Rua do Livro", neste sábado 23 promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de São Paulo, com a realização da Abaçaí Cultura e Arte e Fundação Volkswagen. O grupo de Caraguá tem apoio da FUNDACC e Prefeitura Municipal.
Após a apresentação do conto, os atores da Cia Caraguatá de Teatro foram presenteados com livros, recebidos das mãos do prof. José Luiz Goldfarb, da Secretaria de Estado da Cultura - um dos idealizadores do projeto Letras de Luz, que acontece por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil, Fundação Victor Civita e prefeituras municipais.
E para quem tem vontade de participar de uma montagem teatral, a Fundacc realiza no dia 4 de julho, no Teatro Mario Covas um teste para seleção de atores para o espetáculo O Pequeno Príncipe. Os interessados devem retirar o texto a ser decorado na Fundacc antecipadamente.Mais informações pelo telefone 3883 37373. Boa Sorte!!! (Fonte: Fundacc)

Fundacc e Ceprolin formam 1ª Turma de Artes Cênicas

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - realiza no dia 28 de junho, o encerramento da 1ª Turma do Curso Técnico de Artes Cênicas do Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. A mostra de Cenas dos alunos acontece no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, a partir das 20 horas. A orientação é do professor Fernando Rodrigues.
Os formandos são Lala Machado, Rosana Castro, Ângelo Pereira, Talita Olivieri, Daniel Rodrigues, Cássia Bueno, Ulisses Pethillin, Sara Matrigrani, Daniela Quirino, Danilo Barbosa, Ana Mary Godim, Lia Rios, Geraldina Matrigrani, Celso Cruz, Cláudio Fernandes, Maria Aparecida Pena.
As cenas apresentadas, são trechos dos espetáculos "Apareceu a Margarida" de Roberto Athaíde, "Dois Perdidos Numa Noite Suja", de Plínio Marcos, " O Abajur Lilás" de Plínio Marcos, "As Coisas" de Arnaldo Antunes, "Buraundanga, A Revolta do Baixo Ventre", de Luis Alberto de Abreu, entre outros.
A entrada é franca. Prestigie a Cultura em Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Pauta variada na Câmara de Caraguá
Há discussão de Veto e em Primeiro e Segundo Turno

Caraguatatuba - A Ordem do Dia da 21ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acontece hoje - terça-feira - 26 de junho, a partir das 19h30, está diversificada, tanto nos projetos como na modalidade de votação. Há projetos com votação em um único turno, bem como em dois turnos.
Os projetos em discussão e votação única têm a autoria dos Vereadores Germino de Souza (PPS), que dispõe sobre a proibição de funcionamento dos coletivos urbanos sem a presença do cobrador; do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho, que cria a Exposição Itinerante de Artes Plásticas; do Vereador Aurimar Mansano, que cria o serviço de avaliação do atendimento hospitalar, aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e o Veto Parcial, ao projeto do Vereador Germino de Souza (PPS), que autoriza a exposição e venda de objetos de arte em praças e ruas da cidade.
Já os projetos com discussão e votação em primeiro e segundo turnos, se dividem da seguinte maneira: Em primeiro turno, Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo que dá nova redação ao artigo 133 da Lei Orgânica Municipal, sobre a Conferência Municipal de Saúde e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera o artigo 4º da Lei Orgânica Municipal sobre os símbolos do município.
Para discussão e votação em segundo turno, há apenas o projeto do Vereador Aurimar Mansano, que altera o artigo 177 da Lei Orgânica Municipal, proibindo a instalação de prédios que atendam a ressocialização de menores infratores.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba é transmitida pelas rádios Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pela site da emissora na Internet, no www.caraguafm.com.br ou ainda pela Rádio Oceânica - 670 Khz, que também transmite, sem qualquer custo para o Legislativo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia Militar apreende crack no bairro Rio do Ouro

Caraguatatuba - Na noite do dia 25 de junho, às 21h35min, Policiais Militares de Caraguatatuba, receberam informações de que estaria ocorrendo tráfico de entorpecente na Rua Joaquim Procópio, no bairro Rio do Ouro. Ao se deslocarem até o local, os Policiais Militares realizaram um cerco policial na residência, sendo recebidos pelo infrator da lei D. A. S., de 22 anos, que autorizou a entrada. Em vistoria no interior da residência foram localizadas 26 pedras de crack, uma pedra bruta de crack, R$207,00 (duzentos e sete reais) em dinheiro e 04 celulares de procedência duvidosa. Dada voz de prisão ao infrator da lei que conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública local. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

PL que dispõe sobre Taxa de Iluminação Pública é extraído da pauta

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela recebeu um ofício do Prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira solicitando a extração do Projeto de Lei nº 24/2007 da pauta da ordem do dia da sessão ordinária de ontem.
O Projeto de Lei nº 24/2007, apresentado pelo Executivo, institui no município de Ilhabela a contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública prevista no artigo 149-A da Constituição Federal.
O prefeito afirma em seu ofício que a solicitação tem a finalidade de promover alterações necessárias à propositura. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado reajuste dos salários dos vereadores

Ilhabela - Foi aprovado por unanimidade o PL 64/2007 que fixa o índice da revisão anual geral dos subsídios do presidente e dos vereadores.
A revisão foi de 3,44% e os vereadores passam a receber o salário de R$ 2.993,06.
Desde maio do ano passado não há reajuste. O Diretor Financeiro da Câmara de Ilhabela, José Marcos da Silva, informou que não se trata de um aumento e sim de uma reposição salarial baseada na inflação dos últimos 12 meses, pois não é permitido aumento do salário dos vereadores em uma mesma Legislatura e sim apenas a revisão anual que é garantida pela Constituição Federal em seu artigo 37. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Custeio do Regime de Previdência dos Servidores é aprovado

Ilhabela - Com um voto contrário da Vereadora Nanci Zanato (PTB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 52/2007 que altera o parágrafo 2° do artigo 8° da lei 336 de 20 de outubro de 2005 que institui o plano de custeio do regime de Previdência dos Servidores Públicos.
Para amortização total da reserva matemática de benefícios concedidos e a conceder, o município deverá contribuir com uma alíquota complementar calculada sobre o total dos salários de contribuição dos filiados ao regime próprio.
A vereadora não assinou os pareceres e nem votou a favor do projeto. Nanci diz não saber se realmente a medida beneficiará os servidores municipais. “O parecer do sindicato no meu entender foi contraditório e ainda não tenho informações realmente consistentes, por isso voto contra”, explica.
Já para o vereador Márcio Garcia (PR), o projeto pode ser considerado positivo: “Esta é uma luta de vários anos para que o prefeito assinasse este projeto. Levantei informações e constatei que o plano de custeio será bom para os funcionários”, explicar o parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vice recorre à Câmara e pede abertura de CEIs contra Juan
Santana acusa ex-aliado de descumprir ordem judicial; prefeito nega erro

São Sebastião - O vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Ribeira Santana (PDT), protocolou na Câmara dois pedidos de abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) contra o prefeito Juan Pons Garcia (PPS), solicitando o afastamento do chefe do Executivo por supostos descumprimento de decisão judicial e irregularidades no exercício do mandato.
Santana, atual desafeto político de Juan, acusa o ex-companheiro de não ter acatado sentença expedida no último dia 27 de fevereiro pelo juiz da 2ª Vara Cível da cidade, Guilherme Kirschner, que determinava sua reintegração ao cargo de assistente de pessoal da prefeitura.
O pedetista foi afastado em 21 de agosto de 2006, por meio de portaria assinada pelo prefeito em que ele é acusado de abandonar o cargo para exercer o mandato de vice-prefeito.
No último dia 20, o magistrado indeferiu ação encaminhada por Juan para tentar 'barrar' a abertura da CEI, cabendo agora à Câmara decidir pela instauração ou não do processo de investigação, que pode resultar na perda dos diretios políticos de Juan.
O vice-prefeito informou ao presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB), que caso a denúncia não seja votada na sessão de hoje irá encaminhar representação contra ele à Justiça por descumprimento do Decreto-Lei Decreto-lei nº 201, de 1967, que trata da responsabilidade dos prefeitos e vereadores do Brasil.
O outro pedido de CEI se refere a supostas irregularidades que teriam sido cometidas por Juan ao não deixar Santana assumir a prefeitura quando de suas viagens ao exterior.
"O prefeito descumpriu decisão judicial e não me deixa tomar posse quando viaja ao exterior. São duas irregularidades graves e espero que a Câmara instaure as CEIs para investigá-las", disse Santana.
INVESTIGAÇÃO - Já Leopoldino afirmou que não colocará as denúncias em votação hoje por considerar que o pedido do vice-prefeito está 'mal formulado' e que os dois casos citados não são passíveis de investigação pelo Legislativo.
"Não tem sentido abrir CEIs para investigar esses dois casos. Primeiro, porque já está provado que o prefeito errou ao exonerar o vice e tanto é que o juiz já deu sentença determinando a recontratação. Já no caso das viagens, se o prefeito não deu posse ao vice já prevaricou. Então, abrir CEIs seria como investigar algo que já sabemos, como nossos nomes."
OUTRO LADO - Juan negou irregularidades e garantiu que não cumpriu a sentença judicial porque ainda não foi notificado oficialmente.
"Sempre cumpri a lei e as decisões judiciais. Se for notificado de que tenho que recontratrar o vice farei isso, mas vou encaminhar ação à Justiça provando que ele abandonou o emprego e ainda queria receber", disse o prefeito.
"Quanto às viagens, eu não dei posse ao vice porque a lei determina que só tenho que fazer isso quando ficar mais de 15 dias afastado da cidade, o que nunca ocorreu." (Fonte: ValeParaibano)

Escolas agitam o município com a tradicional Festa Junina

São Sebastião - As escolas municipais de São Sebastião já penduraram as bandeirinhas e realizam nesta sexta e sábado (29 e 30/6) suas tradicionais festas juninas.
Para começar, na sexta-feira a partir das 17h, a Escola Municipal de Educação Infantil “Beija –Flor”, juntamente com a Creche Meire Vasques dos Santos, localizadas no bairro do Itatinga, região central, realizam seu arraiá comunitário com apresentação de quadrilhas e a venda de diversos pratos típicos.
No mesmo dia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no bairro do Pontal da Cruz, região central, realiza o tradicional arraiá durante o período de aula, na própria instituição para alunos e professores com muita música, brincadeiras e comidas típicas.
Já no sábado a Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, realiza a partir das 17h, o “Arraiá do HB”, que terá várias atrações como sorteio de prendas, bazar da pechincha, apresentação de quadrilhas, praça de alimentação e premiação para “Miss e Mister Caipirinha”, além de um show musical.
Na praça de alimentação, a comunidade poderá desfrutar de comidas típicas juninas como pastel, churrasco, doces, pipoca, cachorro quente e bebidas em geral. A grande atração da noite ficará por conta do show musical do professor de Geografia da escola, Amadeu Santos Matos.
Ainda no sábado, a partir das 19h, a Creche São Sebastião e a EMEI Catatau, localizadas no Centro, prometem animar a garotada com muitas brincadeiras como a pescaria, o pula-pula, além da venda de pipocas, pasteis, quentão e vinho quente. Haverá ainda a apresentação da quadrilha das crianças do maternal ao pré-I.
Já a Creche Adriana Vasques Fernandes e a Escola Municipal de Educação Infantil “Castelo Encantado”, localizadas no bairro da Topolândia, realizam um show com a dupla Denis e Roger e a participação da cantora Vera Lú, que promete animar o público ao som do ritmo sertanejo e forró. A festa acontecerá na rua Antônio Pereira da Silva, 140 no bairro da Topolândia. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe 3° Torneio de Pesca no sábado

São Sebastião - No próximo sábado (30/6), a partir das 18h, acontece o 3° Torneio de Pesca Noturna de Arremesso na praia de Boiçucanga, localizado na Costa Sul de São Sebastião. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (Sipesp), Seccional São Sebastião, e tem o patrocínio da Prefeitura de São Sebastião.
A organização da competição é do Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, e conta com o apoio da Rádio Comunitária Costa Sul FM, Conselho de Segurança (Conseg), Sociedade Amigos de Boiçucanga (Soab) e comerciantes locais.
Segundo o delegado sindical, João Batista Nunes Marques, o “João Bombeiro”, existem aproximadamente 60 equipes inscritas.
Ele explica que a partir das 16h no dia do evento será realizado o sorteio dos boxes. Cada um ficará a uma distância de 20 metros um do outro, com um grupo de três pescadores, de ambos os sexos.
Marques faz questão de frisar que a isca artificial é proibida e que os peixes capturados com menos de 15 centímetros serão devolvidos ao mar. Todo o pescado válido, após a pesagem, será doado a instituição de caridade e creche.
A prova se encerra às 22h e a premiação ocorre às 22h30, no pavilhão da Praça Pôr-do-Sol, com a entrega de troféus e medalhas do primeiro ao sexto colocados, além de brindes oferecidos pelos comerciantes. A primeira colocação é definida em três categorias: maior número de peixes, maior peixe e maior peso.
“Boiçucanga tem dois quilômetros de praia iluminada e de tombo em quase sua totalidade, o que é ideal para a prática dessa modalidade esportiva”, conclui João Bombeiro.
Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 30, em Santo André, diretamente no Clube Aramaçan, e em Boiçucanga, na Planet Vídeo, Drogacenter (situadas no Shopping), Rudá Surf Shop e Rádio Comunitária. No local, as inscrições ocorrem até às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 4972.8200 ou pelo site: www.aramacan.com.br (Fonte: PMSS)

Procon dá dicas aos passageiros que sofrem com atrasos em vôos

São Sebastião - As notícias divulgadas na mídia mostram o caos em que se encontram os aeroportos de todo o Brasil. Pensando nisso, o Procon de São Sebastião dá dicas para atenuar os problemas enfrentados em decorrência dos atrasos, espera nos aeroportos ou cancelamento de vôos.
De acordo com o chefe de divisão do Procon, Christian Emanuel Pinto Abendroth, as companhias aéreas têm a obrigação de dar assistência integral aos passageiros caso a espera ultrapasse quatro horas.
“Entre as obrigações estão alimentação, hotel, outra condução, água e telefone. A assistência tem de ser dada independentemente se a responsabilidade dos atrasos não seja da companhia aérea”, explica.
Vale salientar que o direito vale para o atraso, seja na partida do vôo, escala ou conexão.
Abendroth orienta aos consumidores que uma forma de comprovar o atraso do vôo é a compra de algum produto alimentício, cuja nota fiscal estabeleça o horário.
Além disso, o Procon alerta que o Código de Defesa do Consumidor e o Código Brasileiro de Aeronáutica confere o direito de o consumidor pleitear indenizações por danos morais e materiais, além de exigir o ressarcimento da passagem aérea. (Fonte: PMSS)

Sectur e ALNorte encerram Oficinas Culturais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e em parceria com a ONG ALNorte, realiza a partir desta quarta-feira (27/6), o encerramento as atividades do primeiro semestre das oficinas culturais em vários locais do município.
Entre os avanços conquistados com as oficinas culturais desde o início do ano está a formação do Corpus, grupo de dança da cidade que já participou da 10ª edição do Litoral Dance Festival.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o Corpus também representará a cidade no Festival de Dança, em Ilhabela. “Agora temos um grupo para representar a cidade. Novas oficinas culturais chegaram aos bairros de Juquehy e Barra do Sahy, na Costa Sul. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade formamos um grupo de Street Dance em Juquehy”, destacou Gaspar.
Entre as ações destacadas pela Sectur está a volta do “Sexta Riso”, com novas perspectivas e um trabalho diferenciado para apoiar os atores da cidade. “Teremos o mês da ‘dança e das artes plásticas’ em setembro, ‘teatro e vídeo’ em outubro e ‘música e literatura’ em novembro. Dezembro será dedicado a um encerramento geral das Oficinas”, disse o diretor de cultura.
Mais informações no telefone (12) 3892-2620 ou 3892-6700. (Fonte: PMSS)

Modalidades esportivas entram na reta final de preparação para os Regionais

São Sebastião - As modalidades de atletismo, biribol e tênis de mesa já se preparam para embarcar para na disputa dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba. Apesar de não terem tradição em seus respectivos esportes, as equipes seguem com o intenso ritmo de treinamentos para a principal competição regional.
O atletismo de São Sebastião vai para Ubatuba disputar as provas de rua da modalidade. A equipe composta de quatro atletas pensa em conseguir resultados satisfatórios, mesmo sem ter tanta experiência. Os sebastianenses correrão ao lado de atletas de Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Aparecida, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
A equipe de biribol (vôlei na água) deve ser reforçada pela equipe de vôlei masculino da cidade. O time está confiante e espera ficar entre a 5ª e a 8ª colocação na classificação geral dos Jogos. Os jogadores estão no grupo D, juntamente das cidades de Ubatuba, Pindamonhangaba e Ferraz de Vasconcelos.
Adilson Doreto, técnico do biribol, espera que as boas atuações no vôlei de praia e de quadra contribuam para que as expectativas se concretizem. “Os jogadores têm larga experiência e muita capacidade para colocar em prática no biribol os resultados positivos do vôlei regular”, diz.
Já o tênis de mesa promete fazer uma boa participação na competição. A equipe formada por sete atletas tem boa experiência em Jogos Regionais e em campeonatos pelo Estado. O grupo tem boas armas para conseguir resultados positivos, como a mesatenista Maiara Cardim, que possui apenas 14 anos de idade e já conquistou uma etapa da Liga Valeparaibana de tênis de mesa, realizada em abril em Pindamonhangaba.
O treinador José Ricardo acredita que a vontade aliada à experiência de alguns atletas pode contribuir para um bom desempenho de sua equipe. “O nosso grupo é muito esforçado e certo de que pode conquistar boas colocações. A presença dos atletas que participaram de outros Regionais também pode possibilitar um bom resultado”. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e comunidade realizam mutirão de limpeza no rio Boiçucanga, na Costa Sul

São Sebastião - Nesta terça-feira (26/6), um mutirão de limpeza foi realizado em parte do rio Boiçucanga, localizado na Costa Sul de São Sebastião. A ação envolveu pelo menos 15 pessoas entre servidores da Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e das Subprefeituras (Sesub), monitores de ecoturismo e funcionários de marinas do bairro.
O mutirão começou na ponte da Estrada do Cascalho e seguiu em direção à praia. O serviço, no entanto, foi realizado até menos da metade do rio, que tem aproximadamente 4 km da ponte até a foz. De acordo com a fiscalização de Agressões Ambientais, o trabalho deve ser concluído ainda nesta semana.
Inúmeros produtos como cadeira de praia, extintor de incêndio, pneu de bicicleta, garrafas pet, sacos de salgadinhos, guarda-sol, cabo de guarda-chuva, tela, fraldas descartáveis, vidros, latas de metal, entre outros, foram retirados em três embarcações.
A operação foi realizada a pedido da comissão organizadora do 1° Festival de Ecoturismo, que começa no próximo dia 2 de julho, em Boicucanga, em parceria com a Associação dos Monitores de Ecoturismo de São Sebastião (Amess). Segundo o presidente da Amess, Leandro Saadi Sampaio, o rio será utilizado para passeio de caiaque.
Em maio passado, a fiscalização da Semam desenvolveu em dois dias uma operação caça-esgoto no mesmo local. A ação resultou em duas notificações por lançamento de águas servidas (tanque, pia, chuveiro) no primeiro trecho onde a atividade foi desenvolvida pela equipe. Já no segundo dia, em função do mau tempo e forte correnteza do rio, os fiscais fizeram apenas um levantamento dos pontos onde há suspeita de possível despejo de esgoto.
O caça-esgoto será realizado novamente em data a ser definida, incluindo em todos os afluentes do rio Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Comtur dá posse ao novo presidente durante reunião na Aciss

São Sebastião - O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Sebastião tem a partir desta quarta-feira (27/6) seu novo presidente. O nome foi escolhido a partir de uma lista tríplice apresentada ao prefeito Dr. Juan Garcia. A divulgação acontece durante reunião ordinária realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) a partir das 18h em primeira chamada e 18h15 na segunda
Foram indicados o nome dos empresários Nelson Correa Roncarati, o Neno, representante do setor de agências de viagens e turismo e de transporte turístico, Gustavo Oscar Medlam, do setor de entretenimento, e Eduardo Cimino, que representa os hotéis e pousadas da Costa Norte e é o atual presidente do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB).
Para Nemo, assumir o Comtur é uma oportunidade para desenvolver o turismo na região da melhor forma possível. Ele ressalta que há sete anos trabalha no setor e quer somar para a efetivação do conselho. “Tenho muitas idéias e vontade para fortalecer o Comtur.”
Outro candidato, Gustavo Medlam, disse que seu intuito é colaborar com o órgão e tornar consciente que a vocação do município é mesmo para o turismo. “Se é nossa vocação temos que unir esforços para que ela seja bem trabalhada”, afirma.
Para Eduardo Cimino, o Comtur tem de ter um assento no Litoral Norte Convention Bureau. “Vamos trabalhar para que o órgão e a entidade agreguem e fortaleçam a região com destino turístico.”
Ainda dentro da reunião serão apresentados roteiros turísticos que podem ser desenvolvidos pela Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade e também a criação de um logo para o Comtur. (Fonte: PMSS)

Crianças das escolas de São Sebastião participam de formatura do Proerd

São Sebastião - O ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, recebeu nesta terça-feira (26/6) os formandos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que estudam nas escolas da rede municipal e particular de ensino de São Sebastião. O programa educacional da Polícia Militar reuniu cerca de 500 crianças das 4ª séries do ensino fundamental que participaram de uma confraternização que uniu diversão e cidadania.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e um coral de vozes das crianças que estavam no ginásio, seguido da entrega de medalhas e certificados para os alunos destaques do curso nas escolas participantes. As crianças das Escolas Municipais Iraydes Lobo Vianna do Rego, no Itatinga, Verena de Oliveira Dória, da Topôlandia, Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, e Machado Rosa, da Vila Amélia e do Colégio Objetivo também fizeram diversas apresentações musicais e teatrais, em que alertavam sobre a utilização de drogas e as conseqüências que por elas são geradas.
A confraternização deste ano também trouxe como novidade a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que proporcionou um dos momentos mais marcantes do evento.
O aluno Victor Hugo Oliveira Caldeira, 9 anos, da Escola Machado Rosa, falou que o Proerd o ajuda a saber o que é certo e o que é errado. “Com o Proerd eu sei que não devo usar drogas, pois não vai me ajudar a ser uma pessoa de bem mais para frente”.
Sonia Ferrari, avó do garoto Luan Ferrari, da Escola Machado Rosa, disse que seu neto teve um grande desenvolvimento após iniciar as aulas do programa de combate às drogas da Polícia Militar.
“É impressionante como o Luan ficou mais esperto. Sempre que ele chegava da escola, me chamava e falava espontaneamente sobre as aulas e o que aprendia. Ele se tornou muito mais comunicativo”, relatou.
A diretora da Escola Municipal Verena de Oliveira Dória falou que o Proerd é um instrumento que consegue realizar transformações nas crianças. “O Proerd consegue mostrar de forma simplificada e sutil problemas que podem afetar o crescimento das crianças e através dessa capacidade de ensinar, os alunos se tornam mais resistentes a influências negativas que podem se aproximar deles”.
A secretária da Educação, Marilene Ramachotti Leite, prestigiou o evento e destacou a importância do programa para as crianças do município. “O Proerd é um programa educacional muito interessante, pois ao mesmo tempo em que as crianças aprendem a se prevenir elas também aprendem a ser mais perceptíveis e a dizerem não à droga. O programa prepara a criança para a entrada na adolescência de uma forma segura e madura, além de formar novos cidadãos”, explicou.
Marilene ainda falou sobre a grande participação dos alunos e da união entre educação segurança pública. “É muito bom ver as crianças tomarem consciência da responsabilidade que estão adquirindo. É essa parceria entre Secretaria de Educação e Polícia Militar que deve continuar oferecendo a base para que a criança possa se desenvolver”, ressaltou.
O secretário de Segurança Urbana, Erwin Aparecido da Mota, acredita que o programa é meio de transformar a sociedade. “É como plantar uma semente para colher os frutos no futuro. O resultado será de pessoas mais conscientes do seu papel na sociedade e mais responsáveis”.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas possui caráter social preventivo, tendo como objetivo prevenir o uso de drogas e a prática da violência, inserindo nas crianças a consciência da necessidade de desenvolver as suas potencialidades.
O subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, major Ewandro Rogério Góes explica que o intuito do Proerd é possibilitar que as crianças e a comunidade em geral se sintam mais próximos da Polícia. “O que nós queremos é contribuir para uma sociedade mais justa e igual para todos e que os males das drogas não atinjam nossas crianças e jovens”.
O Proerd é desenvolvido durante todo o ano e também faz parte dos trabalhos da ronda escolar nas escolas. Em mais de 10 anos de atividades em todo o país, o programa já formou mais de 4 milhões de crianças. (Fonte: PMSS)

Evento sócio-ambiental leva qualidade de vida à Costa Sul em julho

São Sebastião - A baixa temporada vem com tudo para agitar os turistas e a população de São Sebastião. A Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município, receberá a terceira edição do “Terra Deusa – Encontro de ecologia pessoal e sócio ambiental”, que oferecerá mais uma opção de atrativo turístico fora da temporada de verão.
O evento tem a organização de Malu Moreira com o apoio da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e acontece entre os dias 20 e 29 de julho.
O evento oferece várias atrações gratuitas como palestras, vivências e oficinas de Ecologia Pessoal e Consciência Socioambiental, Manifestações Culturais e Artísticas. “Tudo será realizado a partir da colaboração voluntária de todos os profissionais convidados, movidos exclusivamente por sua paixão pela proposta colocada”, conta Malu Moreira.
O cronograma das atividades inclui atrações inclusive para crianças, como uma oficina de brinquedos, além de atividades ligadas ao ambientalismo e do auto-conhecimento.
O evento tem parceria com a Associação Costa dos Alcatrazes e apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, Secretaria Nacional de Economia Solidária e Salas Verdes. Mais informações sobre o Terra Deusa na Praça Pôr-do-sol, pelo telefone (12) 3865-4335. (Fonte: PMSS)

1º São Sebastião Cup acontece neste fim de semana no Guaecá

São Sebastião - A vela vai ser o grande destaque do final de semana esportivo em São Sebastião. Acontece neste sábado e domingo (30/6 e 1º/7), na praia do Guaecá, o “1º São Sebastião Cup Oceano e HPE 25”. O campeonato de vela realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e em parceria com a Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), Associação Paulista de Vela de Oceano (APVO) e Associação de Vela de São Sebastião (AVSS), já conta com mais de 10 barcos inscritos.
De acordo com a organização do evento, o objetivo é firmar uma nova raia de regatas na região, principalmente pelo fato do trecho ter fortes correntes de ventos e profundidade em torno de 25 metros, ideal para a realização de competições para barcos de médio a grande porte, especialmente a Classe Oceano.
Os veleiros que estarão em uma área de regata ao sul do Canal de São Sebastião, a uma distância aproximada de cinco milhas náuticas do Terminal Almirante Barroso, serão das classes IMS acima de GPH 700, IMS até GPH 690, ORC acima de GPH 700, ORC até GPH 690, RGS A acima de 31.1 pés, RGS B de 21 a 31 pés, BICO DE PROA A acima de 35.1 pés, BICO DE PROA B acima de 30.1 a 35 pés, BICO DE PROA C acima de 20 até 30 pés e HPE 25.
As inscrições ocorrem até a quinta-feira (28/6), custam R$ 200 e podem ser feitas pelo site www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladevela/oceano. A premiação dos vencedores acontece no domingo, às 19h, na sede da Casa da Vela, no bairro da Praia Deserta.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

FEC inicia neste fim de semana com participação de 200 alunos

São Sebastião - O Colégio Objetivo de São Sebastião realiza a partir desta sexta-feira (29/6), na unidade centro, localizada na rua José Agripino do Nascimento, 177, no bairro da Vila Amélia, a 6ª edição do Festival Estudantil da Canção (FEC), destinado às escolas de Ensino Médio da região. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Cerca de 200 alunos, divididos entre 15 escolas das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela vão participar do evento que recebe o apoio da Sectur. “A Prefeitura apostou neste festival que a cada ano é melhorado e atinge uma grande parcela de jovens”, destacou o diretor de Cultura e professor do Colégio Objetivo, Gleivison Gaspar.
As categorias desta 6ª edição são quatro: intérprete, banda, compositor e instrumentista, sendo que para cada uma existe a avaliação de quesitos pertinentes. No dia 29 haverá as semifinais e no dia 30 as finais, que terão as três melhores composições, três melhores intérpretes e as cinco melhores bandas além da competição entre os instrumentistas.
O Colégio Objetivo disponibilizou os ingressos, que custam R$ 4, em cada unidade escolar de ensino médio que poderá levar a torcida para o FEC. “Graças ao apoio da Prefeitura, o dinheiro arrecadado em cada escola com a venda de ingressos será destinada à Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade escolar”, explica Gaspar.
A premiação, arrecadada pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo, será em dinheiro no último dia do evento. “O FEC promete muitas atrações e agradecemos muito ao proprietário do Colégio Objetivo, Fábio Merlin, da diretora pedagógica Odelrides Batista e de todos os alunos do Ensino Médio da instituição que estão organizando o evento”, finalizou o diretor de cultura.
Além da Prefeitura, a Rádio Morada também apóia o evento. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6347. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza em Boracéia a 29a “Festa da Tainha”

São Sebastião - Com a chegada do mês de julho, o bairro de Boracéia, na Costa Sul do Município, se prepara para a tradicional “Festa da Tainha” que acontece nos dias 20,21 e 22, na sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião (SABSS). O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a entidade.
Em sua 29a edição a festa reúne turistas e moradores de toda a região para apreciar a típica culinária caiçara. De acordo com a presidente da SABSS, Vilma Aparecida de Almeida Ribas, foram encomendados para a festa cerca de 240 kg de tainha que serão servidos de dois tipos, a tradicional tainha assada na brasa e a ela recheada com camarão, que ainda acompanha arroz, vinagrete e farofa.
Além disso, os alunos das Oficinas Culturais de Pintura do bairro de Boracéia, que são coordenadas pela Sectur em parceria com a ONG ALNorte, estarão com diversos trabalhos artesanais expostos, além de doces e salgados.
Ainda segundo Vilma, as pessoas que quiserem prestigiar a festa poderão adquirir os convites na sede da sociedade pelo valor de R$ 23 para a tainha comum e R$ 25 para ela recheada.
A sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião fica na alameda Penápolis, antiga base comunitária da Polícia Militar. Mais informações pelo telefone (12) 3867-6794. (Fonte: PMSS)

Costa Norte ganhará mais 200 vagas em EMEI e Creche

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação (Seduc), firmou nesta terça-feira (26/6), no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, um convênio com o Instituto Aryran, para a implantação do "Tempo de Infância", um projeto que visa promover a gestão educacional compartilhada.
Com isso, serão abertas 200 novas vagas para crianças de zero a cinco anos na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado e Creche Diva Bernardino, ambas localizadas no Canto do Mar, Costa Norte da cidade. Atualmente, são atendidas 330 crianças no Complexo Educacional, mas com o convênio o número de crianças atendidas será de 530.
A assinatura do convênio teve a participação, além do prefeito Dr. Juan Garcia, da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, representantes do Instituto Aryran e do Complexo Educacional.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o Executivo precisa dar uma resposta aos moradores do bairro na melhoria de qualidade de ensino e no aumento do número de vagas. “O resultado já deve aparecer nos próximos meses”.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, o convênio visa organizar espaços e ambientes enriquecedores para aprendizagem e desenvolvimento pleno da criança.
“Vamos promover oficinas temáticas para a construção de brinquedos com materiais artesanais e reciclados, ou seja, estimulando a educação ambiental”, explica. “Além disso, vamos capacitar continuamente os profissionais responsáveis pela qualidade na educação infantil nas unidades conveniadas”.
De acordo com a diretora pedagógica do Instituto, Vera Melis Paolillo, o projeto vai se tornar referência na região, como experiência de política pública.
A assinatura do convênio foi comemorada pela diretora das unidades, Viviana Aparecida Ribeiro. “Tínhamos uma lista de espera de crianças e o projeto nos dá respaldo para melhor atender a comunidade. Antes atendíamos crianças a partir de um ano e meio de idade, agora podemos trabalhar com bebês com menos de um ano de vida”. (Fonte: PMSS)

Fundo Social entrega certificados dos cursos de geração de renda da Costa Norte

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião realiza nesta sexta-feira (29/6), a partir das 15h, a formatura dos alunos do curso de geração de renda de “Corte e Costura” e “Customização”, realizados no Centro Comunitário do Jaraguá, localizado na Costa Norte do município.
Segundo o Fundo Social, 23 alunos receberão os certificados. Os cursos são realizados a cada três meses e é uma oportunidade para que os moradores tenham o aprendizado sobre o assunto utilizando o espaço do Centro Comunitário, com acompanhamento de uma psicóloga a cada 15 dias.
No Centro Comunitário do Jaraguá são desenvolvidos vários cursos de geração de renda aos moradores. Está em andamento a primeira turma de “pintura de bolsa” e novos alunos de “Corte e Costura”. Para mais informações, o telefone é (12) 3861-2704. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Trabalho Infantil Ubatuba terá que notificar comerciantes

Ubatuba - O Ministério Público estipulou um prazo de 90 dias para que a Prefeitura de Ubatuba notifique todos os comerciantes ambulantes sobre a proibição da utilização de mão-de-obra de menores de 18 anos na cidade.
Além de notificar, a prefeitura terá também que fiscalizar os estabelecimentos que terão suas licenças cassadas caso não obedeçam a determinação.
A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta assinado na última quarta-feira na Procuradoria Regional do Trabalho, motivada pela investigação do procurador Luís Fabiano de Assis.
Segundo o documento, a prefeitura terá até 120 dias para incluir em toda a legislação municipal a proibição à utilização do trabalho de menores de 18 em espaços públicos (praças, ruas e feiras-livres) para atividades desenvolvidas por comerciantes.
O documento prevê exceções para os casos onde haja autorização judicial e desde que a ocupação seja indispensável à subsistência do próprio menor ou de seus pais, avós ou irmãos, sem prejudicar sua formação moral.
RELATORIOS - O município também terá que enviar relatórios periódicos ao MP, que acompanhará a execução das medidas previstas no compromisso, que se forem descumpridas acarretarão em multa diária de R$ 10 mil.
O procurador da Prefeitura de Ubatuba, Emerson Vilela, disse que o município já iniciou os trabalhos para cumprir o termo. "Iniciamos os trabalhos de notificação dos comerciantes em áreas públicas e vamos manter a fiscalização como é feita hoje. As audiências públicas e a implantação dos programas podem ser feitas durante um ano." (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba terá programação especial durante os Jogos Regionais e férias de julho
Não vão faltar opções para o visitante que estiver em Ubatuba durante os Jogos. Serão shows, apresentações culturais, festas tradicionais e gastronomia para todos os gostos

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba está preparando atrações extras para os participantes dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007 e para os visitantes que optarem por passar as suas férias de julho no município. Estão programados shows que acontecerão na praça Exaltação à Santa Cruz (praça da Matriz) todas as noites, a partir do dia 4 de julho.
Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, as expectativas para os Jogos Regionais de Ubatuba são as melhores possíveis, pois devem dar uma vida nova para a cidade, não só pelo aspecto do fluxo turístico no município. “Entendemos que o melhor resultado vai acontecer após os jogos e acreditamos que o evento vá funcionar como uma vitrine. Isso porque, não são apenas os atletas que estão vindo para participar dos jogos que vão aproveitar Ubatuba, mas também tantas outras pessoas, que terão vontade de estar aqui” ressaltou o secretário.
“Primeiro sabemos que o mês de julho é um mês realmente especial, com dias ensolarados, temperaturas agradáveis durante o dia e noites mais frias. Temos todo um roteiro de atrativos que acontecerão, não só durante os jogos, mas sim durante todas as férias. Portanto, as pessoas que aqui vierem, além de poder acompanhar os Jogos Regionais, poderão usufruir uma das regiões mais belas do país e se deparar com uma programação muito especial” disse Luiz Felipe.
Julho Histórico Cultural - Além dos shows que acontecerão todas as noites entre os dias 4 e 12, a Secretaria de Turismo criou uma programação paralela, para todo o mês de julho, denominada “Julho Histórico Cultural Ubatuba 2007”. Trata-se de um roteiro de atrativos culturais de inverno, que começa no dia 27 de junho, com a 84ª Festa de São Pedro (27 a 01 de Julho). Logo na seqüência, acontecerá a comemoração do Levante da Ilha Anchieta, uma homenagem aos “Filhos da Ilha”, com apresentações culturais, como o teatro abordando o Levante, contadores de história, trilhas que acontecerão durante todo o inverno, como a trilha do Saco Grande, trilha da praia do Sul e trilha da Represa, além do aspecto histórico cultural da Ilha Anchieta oferece.
Festas tradicionais e manifestação folclóricas - Também acontecerão a Festa do Divino, a Festa da Mandioca e o Festival de Inverno da Maranduba, numa seqüência de programações que será fechada com a tradicional Festa do Camarão (entre os dias 25 e 29 de julho) realizada todos os anos na praia da Almada.
Paralelamente a estes eventos, a Fundart tem um calendário de atrações que acontecem durante todo o mês, com manifestações folclóricas e musicais de diversos tipos. Os principais restaurantes da cidade oferecerão pratos preparados com ingredientes típicos da região como: mandioca, banana, gengibre, camarão, peixe e marisco, entre outros.
“Quem vier para os Jogos vai se deparar com uma programação muito rica e as conseqüências para a cidade após os jogos serão maravilhosas. Não posso deixar de enaltecer o trabalho da administração do prefeito Eduardo Cesar, que colocou todo o seu esforço e todo o seu foco para a conclusão das obras dos Jogos Regionais. É bom lembrar que as obras que foram realizadas para os Regionais são permanentes e o município e a população, de um modo geral, estão ganhando uma estrutura esportiva magnífica, de grande porte. Todo este trabalho vai fazer com que Ubatuba venha lucrar muito”, finalizou Luiz Felipe Azevedo.
A programação:
84ª Festa de São Pedro (27 a 1 de Julho)
Filhos da Ilha – 30 de Junho – 8h às 16h
Teatro da Ilha - 30 de junho
Jogos regionais – 3 a 14 Julho
Shows na praça (matriz) – 4 a 15 de Julho
Festa da Mandioca – 8 a 10 de Julho
Festa do Divino – 13 a 22 de julho
Inauguração da Casa da Farinha – 20 de julho
Festival da Maranduba – (todos os finais de semana de julho)
Trilhas da Ilha - 30 de junho a 31 de julho (quinta a domingo)
Festa da Almada – 25 a 29 de julho
Os Shows:
Dia 4: Banda Criativa
Dia 5: Versão Brasileira
Dia 6: D’jahga
Dia 7: Antidanos
Dia 8: Ramam
Dia 9: Blackout
Dia 10: Ápice Local
Dia 11: EXCB
Dia 12: Pracaniz (Fonte: PMU)

Prefeito recebe AREUBA para esclarecer dúvidas em seu gabinete
Foram abordados assuntos como saneamento, dengue, obras, segurança, entre outros

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar recebeu na manhã desta terça-feira, 26, representantes da Associação dos Restaurantes de Ubatuba (Areuba) para esclarecer dúvidas referentes a diversos assuntos de interesse público no município. O presidente da Areuba, João Bianchi, entregou ao prefeito uma pauta para a reunião, com os itens que seriam abordados, tais como saneamento, dengue, Programa Saúde da Família, obras, segurança, comércio, entre outros.
A reunião durou quase quatro horas, quando o prefeito, o Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o assessor de Planejamento e Desenvolvimento, René Nakaya, a superintendente da Saúde, Denise Martins Silveira e o assessor de governo, Mauro Freitas procuraram sanar todas as dúvidas dos presentes, ouvindo sugestões e abrindo espaço para que todos participassem ativamente das questões abordadas. Além disso, Neilton Nogueira apresentou um balanço das ações da prefeitura no controle do mosquito da dengue.
Reunião com presidente do Grupo Bandeirantes - Aproveitando a presença dos empresários, o prefeito Eduardo Cesar apresentou uma proposta sobre a possível realização de um festival gastronômico, em parceria com o Grupo Bandeirantes. A convite do prefeito Eduardo Cesar, Mohamad Ramadan El Ali, mais conhecido como Mamede e o presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Pedro Paulo Teixeira Pinto, compareceram para informar os presentes sobre uma reunião, na qual ambos e o prefeito foram recebidos pelo presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad. “Fomos muito bem tratados e o Grupo Bandeirantes se mostrou extremamente interessado em investir em nossa cidade”, disse o prefeito.
Resultados positivos - Para João Bianchi, a reunião foi extremamente proveitosa: “o prefeito nos recebeu muito bem, foi uma grande satisfação e todos nós saímos contentes da reunião. O prefeito Eduardo Cesar pegou Ubatuba jogada às traças e está arrumando a cidade, recebendo a população, dando oportunidades, ouvindo as opiniões e realmente colocando em prática”, disse Bianchi. “Vemos que o prefeito tem boa vontade, só precisa de tempo para fazer mais coisas por Ubatuba”, concluiu o presidente da Areuba, que saiu totalmente satisfeito da reunião e com data marcada para um próximo encontro.
Já o prefeito acredita que estas reuniões são essenciais para colocar em prática o governo participativo: “temos realizado freqüentes reuniões com a sociedade civil organizada, associações de bairro e comunidade em geral. Para mim, é muito importante ouvir as opiniões da população e tentar sanar as dúvidas em relação á nossa adminostração”.
Também estiveram presentes à reunião os proprietários dos restaurantes : Pizzaria Bucaneiros, Terra Papagalli, Pizzaria São Paulo, Spaghetto, Perequim e o secretário da Areuba, João Miguel. (Fonte: PMU)

Arena de Esportes de Areia será montada ao lado do aeroporto
O espaço possui a faixa necessária para a montagem da estrutura e, por estar localizada no centro da cidade, deve atrair um grande público

Ubatuba - A Arena de Esportes de Areia dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba será montada nos próximos dias, na região central da cidade, por uma determinação técnica dos organizadores do evento. A estrutura, de 37 metros de comprimento por 28 metros de largura, mais as arquibancadas, será instalada ao lado do Aeroporto Gastão Madeira. A proximidade do Centro promete atrair um grande número de espectadores, onde haverá os jogos de beach soccer, futevôlei e vôlei de praia.
O secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, explica que a decisão técnica que motivou a escolha de um terreno na região central em vez de umas das praias de Ubatuba tem um motivo simples. “Ubatuba possui 102 praias, mas nenhuma delas tem a faixa de areia necessária para a montagem de uma estrutura como essa”. Ele também destacou o quinto lugar conquistado por Ubatuba no Campeonato Paulista de Beach Soccer. “A boa localização do campo e o desempenho da cidade no campeonato estadual têm tudo para atrair um grande público”, disse Bittencurt.
O secretário de Obras, João Paulo Rolim, explica que o espaço terá uma cancha de 30 centímetros de profundidade e iluminação. “No local será empregada uma areia especial e peneirada para ninguém se machucar no atrito com o solo.” Segundo ele, a estrutura será um investimento da prefeitura: “tanto as luzes quanto a areia poderão ser reaproveitadas em outras ocasiões”.
Raio X do beach soccer em Ubatuba - O ex-árbitro de futebol, Edmundo Lima Filho, e o dirigente técnico da Federação Paulista de Beach Soccer, Douglas D’Andrea, estiveram no começo de junho no local onde a arena será instalada. Eles vistoriaram o lugar em conjunto com os secretários de Esporte e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, e de Obras, João Paulo Rolim. Na ocasião, o árbitro e o dirigente traçaram um panorama do beach soccer em Ubatuba.
O ex-árbitro de futebol disse que o esporte está se fixando na região aos poucos. “A participação do beach soccer em mais uma edição dos Regionais vem fortalecer a modalidade no Litoral Norte”. Para o dirigente técnico da Federação Paulista de Beach Soccer, Douglas D’Andrea, a presença ubatubense no Paulista será um dos diferenciais dos 51° Jogos Regionais. “Os jogos terão recorde de público, além disso, Ubatuba tem representantes na seleção paulista sub-23. Isso demonstra o alto nível técnico do evento”. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza Seminário sobre Revitalização da Ilha dos Pescadores
O público-alvo são todas as pessoas, de alguma forma, envolvidas ou interessadas no futuro da Ilha dos Pescadores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 2, segunda-feira, o Seminário sobre o Projeto de Revitalização da Ilha dos Pescadores. O evento, que acontecerá no Salão da Igreja São Francisco, das 8h às 18h, tem como objetivo definir os requisitos legais e diretrizes para a elaboração de um projeto de revitalização da Ilha dos Pescadores. O público-alvo são todas as pessoas que de alguma forma, estão envolvidas ou interessadas no futuro da Ilha dos Pescadores.
Além da prefeitura e da comunidade, o evento contará com a presença de representantes do Governo Federal e demais órgãos competentes, que irão debater a viabilidade e as alternativas para colocar as melhorias em prática. Para a implantação do projeto, caso seja aprovado por todos, será necessário buscar verbas junto aos governos estadual e federal.
Diretrizes consensuais - Segundo o arquiteto Renato Nunes, que é também membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), o Seminário buscará abordar todos os assuntos referentes ao tema, com o objetivo de nivelar os conhecimentos e fazer uma análise de todos os aspectos que deram origem àquela ocupação e dos seus desdobramentos sociais, econômicos e ambientais nos dias de hoje. “Esperamos que o Seminário seja conclusivo e que resulte na formulação de diretrizes consensuais entre os diversos envolvidos com a realidade da Ilha dos Pescadores. As diretrizes firmadas irão gerar os critérios de ocupação e programas de uso que, por sua vez, orientarão a elaboração do respectivo projeto urbanístico, a definição e o desenho dos equipamentos urbanos, áreas livres, de serviços, acessos e destinação geral de seus espaços e atividades.”
Ênfase no setor pesqueiro - A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que a ênfase do projeto está na melhoria da qualidade de vida dos moradores do local e na atividade pesqueira, que é amplamente desenvolvida no local. “A Ilha dos Pescadores representa um importante pólo econômico do município. Se este projeto for aprovado e tivermos condições de levá-lo adiante, isso representará um grande avanço tanto para o setor pesqueiro quanto para as atividades correlatas, como o turismo.”
Os órgãos envolvidos - Além da prefeitura e da Colônia Z-10, as demais entidades envolvidas na discussão sobre a reurbanização da Ilha dos Pescadores são: Serviço de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outras. Confira a programação e participe!
Programação
das 8h às 8h30 - Recepção com café da manhã e credenciamento
das 8h30 às 8H45 - Abertura com o prefeito Eduardo de Souza Cesar
Apresentações
José Saia Neto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Evangelina de Almeida Pinho, da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU)
Leonardo Teixeira, Chefe do Escritório Regional do Ibama Caraguatatuba
Elaine Taborda, Promotora Estadual de Meio Ambiente, representando o Ministério Público
Antonio Olinto, Diretor do Núcleo de Pescado do Instituto de Pesca/APTA/SAA
· Valéria Cress Gelli, Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
· Rafael Irineu Ricardi, Secretário Municipal de Arquitetura e Urbanismo
· Aldo P. Carvalho Arquiteto do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico (Condephat)
das 10h30 às 11h30 - Mesa redonda
das 11h30 às 12h - Formação dos grupos com os moradores e usuários da Ilha dos Pescadores
das 12h às 13h - Lanche
das 13h às 15h - Atividades Levantamento dos problemas Propostas e soluções
das 15h às 15h30 - Café
das 15h30 às 17h30 - Apresentação dos resultados
18h Encerramento (Fonte: PMU)

Abertas inscrições para CIPA 2007 da Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A partir da próxima segunda-feira, dia 2, estarão abertas as inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2007 da Prefeitura de Ubatuba. Podem se inscrever todos os funcionários celetistas e estatutários, comparecendo na Gerência de Medicina do Trabalho, até o dia 31 de julho. Oito membros serão eleitos e oito indicados para compor a Comissão. A eleição acontecerá na segunda quinzena de agosto.
O papel da CIPA é identificar os riscos no processo de trabalho, contando com a participação do maior número de funcionários e, a partir daí, elaborar um plano de trabalho focado na prevenção. (Fonte: PMU)

Instituto Aryran realiza mostra cultural em Ubatuba
Trabalhos podem ser vistos na Fundart até a próxima quinta-feira, dia 28. Exposição comemora um ano do projeto Tempo de Infância

Ubatuba - O Instituto Aryran está realizando a 1º Mostra Cultural em comemoração a um ano de trabalho do projeto Tempo de Infância, desenvolvido no município de Ubatuba. A exposição conta com trabalhos produzidos por alunos, educadores e familiares durante as oficinas de brinquedos, além de fotos.
A abertura da exposição ocorreu na noite desta segunda-feira, 25, na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), numa vernissage que contou com a presença de secretários e autoridades municipais, das presidentes do Instituto Aryran, Doutora Vera Melis e professora Roseli Morilla, além de Marilene Ramachott, secretária de Educação de São Sebastião e demais autoridades. Funcionários do Instituto participaram da abertura da mostra com uma apresentação de flautas, fruto de uma capacitação de musicalização infantil.
Instituto Aryran - O instituto é uma organização de caráter científico e cultural e tem como objetivo principal o desenvolvimento humano com enfoque na cultura, educação, meio-ambiente, relação homem-natureza e relação homem–sociedade.
Em maio de 2006, a cidade de Ubatuba assumiu o desafio de atender a demanda na educação de 0 a 3 anos, e o Instituto Aryran, por meio de um convênio, implementa o projeto Tempo de Infância nos Centros de Educação. Em um ano, esta parceria já atendeu 500 crianças e tem a previsão de até o final de 2007 atender mais 330, com a construção de mais três unidades no município.
Tempo de Infância - O Projeto Tempo de Infância contempla quatro pilares que visam os objetivos do milênio estabelecidas pela ONU: a criança, o professor, os espaços e a família. Esses pilares se interagem de forma a oferecer uma abordagem integrada em todas as atividades.
A mostra cultural pode ser vista até a próxima quinta-feira, dia 28, na Fundart, localizada na Praça Anchieta, 38, no centro. O horário de visitação é das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. (Fonte: PMU)

84º Festa de S. Pedro Pescador abre Temporada de Inverno em Ubatuba

Ubatuba - No próximo dia 27, Ubatuba abre a 84º Festa de S.Pedro Pescador, evento tradicional promovido pela Prefeitura Municipal, Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Secretaria de Turismo. A Festa representa a maior tradição da cultura caiçara e homenageia o ‘Santo Padroeiro dos Pescadores”.
Nesses oitenta e quatro anos o evento não sofreu nenhuma interrupção e em sua 84º edição retorna ao seu local de origem, na Avenida Iperoig, em frente ao aeroporto.
Em 1923 ocorreu a primeira Festa de S.Pedro Pescador e a primeira missa, rezada por um padre ubatubense, sobre uma balsa montada sobre seis canoas amarradas entre si. O altar era flutuante, e situado em frente a praia de Iperoig.
A 84º Festa de S.Pedro Pescador tem ligações históricas e culturais com a cultura caiçara, passando pelos valores da tradição indígena e religiosa.
O ponto alto do evento é a Procissão Marítima, quando um cortejo de barcos fartamente enfeitados acompanha a imagem de S.Pedro, que segue na embarcação que conduz a imagem de S.Pedro, pelo mar. No meio da Baia do Itaguá (em frente a cidade) há a Benção dos Anzóis, “pra mode que durante todo o ano a pesca seja de muita fartura” disse “seu” Marcolino, pescador de 74 anos, da Barra Seca.
Da festa participam entidades assistenciais do município que comercializam comidas as mais diversas. A Barraca dos Pescadores, da Colônia Z-10, é a mais procurada. A “Tainha Assada” na brasa é o grande prato típico, sendo bastante procurado, nos cinco dias da festa.
A partir das 20:00h têm início os shows musicais, três por noite, e este ano a Fundart está prestigiando as bandas locais, nos diversos gêneros musicais, que vão compor noventa por cento das apresentações. (Fonte: Fundart)

Sociedade Amigos do Saco da Ribeira retoma Projeto Social nos bairros do Lázaro e Saco da Ribeira

Ubatuba - Esse projeto é uma peça fundamental para conduzir as "massas" para uma visão positiva do futuro.
O esporte é fato concreto para trazer de volta a saúde, a união, o amor ao próximo e a esperança para um futuro melhor, resgatando a cidadania e proporcionando lazer para a comunidade.
Esse projeto é um sonho realizado pelo presidente da SASARI. Foi uma tarefa difícil, pelo fato de não termos estrutura financeira, mas, com a parceria de homens de boa vontade derrubamos mais uma barreira que nosso bairro vinha enfrentando. As aulas são ministradas na quadra comunitária do Saco da Ribeira e Lázaro pelo professor Íris Henrique, no qual nos orgulhamos muito que esteja à frente de nossos alunos.
Agradecemos de coração aos colaboradores, pois sem eles seria impossível dar continuação a essas atividades tão importantes para a comunidade.
Queremos ressaltar ainda que o objetivo do projeto é reduzir diversos tipos de enfermidades que atinge muitas donas de casa no seu dia a dia, ocupar as crianças com atividades esportivas e quem sabe no futuro formar algum atleta.
Contamos com o apoio de outros patrocinadores para que possamos ministrar aulas de caratê, música e outras atividades educativas, desenvolvendo ao nosso bairro e adjacências o direito de ser um pouco mais feliz, cuidando da mente e do corpo.
Já está em posse da Sasari duas máquinas industriais que serão usadas nas aulas de tapeçaria náutica e confecção de bolsas e só aguarda a resposta do Sr. Prefeito Municipal ao pedido da Associação sobre a utilização de duas salas do antigo posto do PSF do Saco da Ribeira para que as aulas tenham inicio.
Agradecimentos aos colaboradores: Sérgio Caribe, Mané motores, Mecânica Santa Bárbara motores de popa e centro, Escola Velho Capitão, Porto Marina Saco da Ribeira, Anglo Imóveis, Açougue Nael, Telesmar, Tapeçaria Porto Ribeira, Mercado do Lázaro, Cássia e Daniel.
Obrigado à todos aqueles que confiam em nosso trabalho.
Vanderlei Carlos Graça - Presidente da SASARI

Abertura dos Jogos Regionais acontecerá no Estádio Municipal
O cerimonial vai contar com apresentações artísticas de cerca de 400 atletas de academias de dança e ginástica de Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba - O cerimonial de abertura dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007 acontecerá no dia três de julho às no Estádio Municipal Ciccillo Mattarazzo localizado no bairro do Perequê Açu. Estarão presentes na solenidade o prefeito Eduardo Cesar, o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva e o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr, que farão os discursos de abertura dos Jogos. Também estarão presentes autoridades e participantes de todas as regiões que disputarão os Jogos.
A pira olímpica será acesa com a participação de cinqüenta atletas que já representaram a cidade de Ubatuba em Jogos Regionais anteriores. Estão programadas apresentações artísticas, com cerca de quatrocentos atletas de diversas academias de dança e ginástica de Ubatuba, que estão colaborando com os Jogos. Cerca de mil atletas desfilarão, cada um representando sua cidade.
A solenidade de abertura dos jogos vai apresentar a história de Ubatuba, desde a época dos índios, até a chagada de José de Anchieta. Também estão programadas apresentações culturais como, por exemplo, a dança da fita e a dança do boi. Também haverá uma representação simbolizando o mar, com canoas e pescadores fazendo sua apresentação e surfistas representando a Capital do Surfe. Isto sem contar algumas surpresas que estão sendo preparadas para as pessoas que forem acompanhar o cerimonial de abertura dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba 2007. A ave típica de Ubatuba (o Tangará) e a flor de primavera também serão representadas por crianças durante as apresentações, além de uma participação especial do pessoal da melhor idade. (Fonte: PMU)

Casa do Brinquedo tem programação durante as férias escolares
Programação contará com horários especiais, inclusive nos finais de semana; criançada poderá se divertir com brincadeiras folclóricas

Ubatuba - Durante o mês de julho a Unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba adotará horários especiais, além de outras novidades para a criançada. A partir do dia 3 de julho a unidade funcionará de terça a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 15 às 18h30. Aos sábado e domingos a Casa do Brinquedo também estará funcionando das 15 às 18h30.
Segundo a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins, os visitantes além de conhecer o espaço também irão conferir outras novidades. "Nossos brinquedistas, ou monitores, irão acompanhar as crianças, juntamente com os palhaços que também estarão na casa durante as férias e juntos irão se divertir com nossas brincadeiras folclóricas", explicou a coordenadora. Ainda de acordo com Renata, outra novidade do espaço será o cantinho do bebê.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiverem na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade, além de autorização dos pais ou responsáveis.
1 ano de brincadeiras - A Casa do Brinquedo completou um ano de existência no dia 29 de maio. O projeto teve início em Ubatuba em julho de 2005, de forma itinerante, com o nome “Casa do Binquedo, a onda é brincar”, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade. Desde então, o projeto percorreu os bairros da cidade, facilitando o acesso ao prazer de brincar para centenas de crianças de comunidades mais distantes.
No local, um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança, além de tendas temáticas (quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço) com brinquedos para crianças até 12 anos.
“A Unidade Base da Casa do brinquedo é um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Renata Martins.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para: 3832-1608. (Fonte: PMU)

Ubatuba estréia com derrota no Paulista de Futebol Feminino

Ubatuba - A equipe de futebol de campo feminino de Ubatuba sofreu uma goleada de 5 a 0, dada pelo time de Pindamonhangaba, em uma partida do Campeonato Paulista Feminino (Adulto). O jogo ocorreu no sábado, dia 23, em Pindamonhangaba.
Segundo o técnico de Ubatuba Jessé da Silva Gomes, o time se portou mal em campo, cometendo muitos erros de passe e marcação. “Isso culminou com o esse placar elástico de Pinda, construído praticamente no primeiro tempo.” De acordo com Gomes, o time apresentou uma melhora no segundo tempo da partida. “Mas não conseguimos concluir as jogadas”.
O time litorâneo volta a campo pelo Paulista no dia 1° de julho para enfrentar Taubaté, na casa do adversário. O campeonato reúne 12 equipes, divididas em quatro grupos de três, dos quais dois se classificam para segunda fase.
Nos 51° Jogos Regionais, o time de Ubatuba está no Grupo D com as cidades de Caieiras e Poá. A equipe de Pinda se encontra no Grupo C, junto com Aparecida e Suzano. O time de Taubaté pega Francisco Morato e Caraguatatuba pelo Grupo F. (Fonte: PMU)
 

SEMANA DE 22/6 A 28/6/2007

CINE PORTO
fone :3833-2066 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs

CINE PASSEIO
fone :3832-2843 ( 012 )
"PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO"
Na 6ª, sábado e domingo (dias 22 , 23 e 24/6) sessão ás 16:00 hs .
De 2ª a 5ª feira ( dias 25 , 26, 27 e 28/6) sessões ás 16:30 hs e 19:30 hs.
"PRÉ- ESTRÉIA !!!!!!!!!!!!"
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Sòmente nos dias 22 , 23 e 24/6 ( 6ª, sábado e domingo),ás 19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Vovô zen

Estevan Félix
respondeu ao forasteiro
que o elogiou
de competente marinheiro
após recolher a vela de traquete
e pôr a canoa pra correr
na última onda
até tocar a areia
da praia da Maranduba:
"Só o pescador
que não sabe nadar
é quem domina
a arte de navegar."

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Não poderia deixar de comentar - Li o comentario sobre a Festa da Tainha, no bairro da Maranduba, na qual participei na qualidade de Presidente da Associação dos Pescadores da Barra da Maranduba e Região Sul, voluntariamente, junto com a minha esposa que tambem é pescadora como eu, pelo segundo ano deste evento, ela ajudando a assar tainhas e eu com representantes de outras associações, vendendo bebidas e pude constatar pessoas de outros municipios como São Paulo, Campinas, São José dos Campos e outros, que vieram para cá com a unica finalidade de participar da Festa da Tainha, que orgulho para o nosso Municipio de Ubatuba, que gerou empregos, rendas,quantas familias que nesta epoca do ano não tinha nada para fazer, porque nunca se pensou em ter um calendario de eventos para Região Sul, e hoje temos esta ai para quem quizer ver, estas mesmas pessoas hoje estão na espectativa de participar junto de suas associações, nos proximos eventos, promovidos pela ABAMVITUR, parabens vereadora Luciana Machado, que teve esta brilhante ideia de orientar os fundadores desta associação, e tambem ao sr.Prefeito e secretariados, que dão total apoio para isso acontecer, se todos os vereadores tivesse a mesma ideia sem vaidades pessoais, talves nosso municipio em cada uma de suas regiões seriam muito mais fortalecidos, a inveja nasce da incapacidade, de pessoas que torcem para tudo dar errado, daquela ideia quanto pior melhor, por falar nisto eu sou sincero em falar, não votei no PT, mais isto não é motivo para torcer que os nossos governantes não acertem afinal de contas eu sou brasileiro,, e como milhares de brasileiros acredito que o nosso Presidente vai levar este pais no rumo certo, então sra., Maria C.Cancellier, como cidadã Ubatubense, faça o mesmo todos nós saimos ganhando., sinto muito orgulho de dedicar meu tempo voluntariamente em prol de ver esta cidade que eu amo de paixão, crescer cada vez mais, num futuro, melhor para nossos filhos e netos. Seja Otimista se de falarem que o mundo vai acabar amanhã plante um flor hoje, acredite no futuro.

Mauricio Romão
Morador da Maranduba
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Passarinho  ©Luciano Cancellier

Passarinho
©Luciano Cancellier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor