Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 04 de Julho de 2007 - Nº 1803 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Polícia Militar intensifica patrulhamento na região
UNITAU abre inscrições para Encontro de Iniciação Científica
Polícia Militar prorroga inscrição para concurso público


Caraguatatuba
Proerd forma 450 alunos em Caraguá
2ª copa de Jiu Jitsu reúne 200 atletas em Caraguá
Equipes de Vôlei e Basquete de Caraguá tiveram diversas disputas no final de semana
Alunos do Barranco Alto representarão Caraguá no Concurso Internacional Visual Class
4ª Festa da Tainha acontece neste fim-de-semana no Porto Novo
Prefeitura de Caraguá convida comerciantes para reunião sobre cadastro de empresas com a PETROBRAS
Bandeirante Energias e Unisol visitam o UNIMÓDULO para tratar do projeto Roteiro do Mexilhão
Polícia Militar prende traficantes em Caraguatatuba
PROMINP realiza encontro em Caraguatatuba nesta quarta

Ilhabela
Encerramento das atividades em comemoração ao mês do Meio Ambiente
Vereador propõe que administração autorize templos a prorrogar horário de cultos comemorativos
Programação Race Village 2007


São Sebastião
São Sebastião confirma 116 casos de dengue
Primeiros atletas embarcam para os Jogos Regionais
Boiçucanga realiza 10° Torneio de Canoagem
3° Arraiá Caiçara terá 50 barracas de entidades sebastianenses
São Sebastião adere Programa Município Verde
Mais um voluntário sebastianense estará no Pan
Internauta pode sugerir novos cursos profissionalizantes
Grupo da “Melhor Idade” participa do Encontro Nacional de Dança
“Brasil Alfabetizado” forma 23 alunos nesta quarta-feira
São Sebastião amplia número de vagas em creche com novas unidades e ampliações


Ubatuba
Basquete, futsal, malha, vôlei de praia e tênis abrem Jogos Regionais de Ubatuba
Ubatuba será representada em seminário internacional que discutirá a infância
Rua Salvador Corrêa terá trecho interditado para realização de shows


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Polícia Militar intensifica patrulhamento na região

Litoral Norte - próximo final de semana, com vistas ao feriado de 09 de julho, o Comando de do Vigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, estará intensificando o patrulhamento na região do Litoral Norte.
A Operação, que começa nesta sexta-feira, dia 05 de julho, e termina na segunda-feira, dia 09 de julho, prevê o reforço no efetivo de policiamento em todos os municípios da região. Para isso, serão reduzidas as folgas dos policias militares e serão empregados também aqueles que atuam em serviços administrativos.
Esse reforço no policiamento visa a atender não apenas à demanda de policiamento no período do feriado, como também propiciar maior segurança às pessoas que permanecerão em suas residências ou aproveitarão a oportunidade para viagens ao Litoral Norte.
Nesse sentido, importante transmitir à população algumas orientações de segurança:
- evitar levar consigo objetos de valor e grandes quantias em dinheiro;
- estar sempre atento às crianças e se possível ter com elas algum tipo de documento através do qual se possa identificá-las caso venham a perder-se em meio ao público;
- orientar crianças e adolescentes que, caso se percam em meio a aglomerações, devem procurar o policiamento ou pontos de apoio do evento que estiverem participando;
- divertir-se com moderação, evitando ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;
- não ingerir bebidas alcoólica caso precise dirigir veículos, ou se ingerir, pedir para que alguém, de confiança e que não tenha ingerido bebida alcoólica, assuma a direção do veículo;
- passar ao policiamento informações que possam contribuir para a prestação de um serviço eficiente de segurança pública, denunciando práticas criminosas ou irregulares, que possam comprometer o bem estar e a comodidade dos presentes;
- não estacionar veículos em locais ermos;
- estar atento ao serviço de guardadores de veículos, pois nem todos os municípios possuem esse tipo de serviço credenciado;
- ao sair de casa, verificar se objetos de valor foram guardados e se todas as portas e janelas foram trancadas;
- deixar luzes acesas; avisar os vizinhos, de sua confiança, para que possam auxiliá-lo caso necessite;
- verificar se as instalações do evento escolhido estão adequadas e se não oferecem risco à sua segurança e à de sua família;
- ao adentrar em um evento de grande porte, tende de imediato identificar postos de atendimento ambulatorial, de informação e do policiamento;
- estimule a prática da diversão em família e entre amigos, sempre descontraída, mas respeitadora das normas em vigor e dos direitos alheios.
Importante salientar que nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o Comando de Policiamento do Interior - Um, através de suas unidades subordinadas, estará presente com um grande número de policiais militares, e viaturas, em seus diversos programas de policiamento, intensificando assim suas ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, visando a prevenir a ocorrência de ilícitos, acidentes de trânsito, e outros fatos que possam afetar a tranqüilidade e a ordem pública durante o período. (Fonte: 20BPM)

UNITAU abre inscrições para Encontro de Iniciação Científica

Litoral Norte - As inscrições para o 12° Encontro de Iniciação Científica (Enic) e para a 8ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté foram abertas, esta semana, aos interessados em submeter trabalhos acadêmicos para os eventos, que serão realizados ente os dias 22 e 27 de outubro deste ano.
O processo de inscrição é feito exclusivamente pela Internet (no site www.unitaupgrad.com.br) e a data-limite é 20 de agosto. O Enic é voltado para os alunos da Graduação e a apresentação só poderá ser feita no formato de painel. Já na Mostra de Pós-Graduação, destinada a alunos de lato e stricto sensu, os trabalhos poderão ser apresentados em pôster ou em forma de comunicação oral.
Para se inscrever, os autores devem elaborar um resumo, com até 1.500 caracteres, no formato padrão do programa Word for Windows. Não são aceitos gráficos, tabelas ou desenhos. O texto deve apresentar os objetivos, a metodologia, os resultados e as principais conclusões da pesquisa.
Cara resumo pode ser assinado por, no máximo, cinco autores (incluindo o orientador, cujo nome contará em local específico, durante o processo de submissão). A comissão científica alerta que os resumos que não se mostrarem em conformidade com as normas estabelecidas não serão aceitos.
EVENTO – O Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, realizado desde 1996, e a Mostra de Pós-Graduação, promovida desde o ano 2000, reúnem centenas de pesquisadores de todo o Brasil, que discutem temas contemporâneos das mais variadas naturezas.
A programação final dos eventos deste ano, que será disponibilizada na Internet, em breve, contará com palestras, minicursos, workshops e mesas-redondas. Além disso, todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais. (Fonte: UNITAU)

Polícia Militar prorroga inscrição para concurso público

Litoral Norte - A Polícia Militar prorrogou até amanhã o prazo de inscrição do concurso público da corporação. São 1300 vagas em todo o estado para a função de soldado. O candidato pode se inscrever somente pela internet, no site www.nossacaixa.com.br . Outras informações pelo telefone 0800.555.190. (Fonte: VNews)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Proerd forma 450 alunos em Caraguá
O programa realizado em parceria com a Secretaria da Educação e a Polícia Militar formou 450 alunos de quatro escolas municipais de Caraguatatuba. A cerimônia para a entrega dos certificados aconteceu no Teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido nas escolas municipais com parceria da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Unidade de Caraguatatuba e a Secretaria Municipal de Educação, formou novas turmas ontem, dia 2 de julho.
Cerca de 450 estudantes da cidade receberam seus certificados em cerimônia realizada no Teatro Mário Covas, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini e o coronel Milton Souza Junior.
Desde 2006, Caraguatatuba passou a atender as crianças dos 4º anos divididas semestralmente. Dessa forma, foi possível atingir um número maior de alunos e com mais eficácia. O programa foi criado pelo DARE - Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983, chegando ao Brasil, dentro do Estado de São Paulo em 1993.
A experiência do PROERD foi tão boa, que hoje é desenvolvido em mais de 50 países atendendo uma média de 35 milhões de crianças ao ano. Os monitores são os próprios policiais militares, voluntários, treinados e envolvidos com o programa que tem como material uma cartilha e o mascote, que é um leãozinho.
Somente no ano passado, cerca de dois mil alunos do Sistema Municipal de Ensino receberam as orientações do projeto, que trabalha junto aos alunos conceitos importantes sobre drogas e violência, visando prevenir e reduzir seu uso, apresentando noções de cidadania, adoção de atitudes positivas e valorização da auto-estima.
A supervisora Maria Nice Fernandes Pinheiro Maciel acompanha esse projeto, que tem como monitor o soldado PM João Silva de Paula Ferreira. Nesta edição do primeiro semestre de 2007, formaram-se os alunos das seguintes escolas: EMEF Bendito Inácio Soares, do bairro Massaguaçu, EMEF Profª. Antônia Ribeiro da Silva, Estrela Dalva, EMEF Oswaldo Ferreira, do Casa Branca e, EMEF Prof. Jorge Passos, do bairro Jaraguazinho.
Durante a formatura, além dos certificados, os alunos fizeram o juramento do Proerd, prometendo ficar longe das drogas. Um grupo de teatro da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) participou do evento, realizando uma apresentação sobre como as más companhias podem resultar no uso das drogas.
De Paula alertou as crianças para que possam sempre lembrar do programa e fiquem atentos não só em relação as drogas ilícitas, mas também as líticas. "As drogas estão aí, não dá para negar, mas somos muitos buscando um futuro longe disso e precisamos confiar que poderemos fazer a diferença", finalizou. (Fonte: PMC)

2ª copa de Jiu Jitsu reúne 200 atletas em Caraguá

Caraguatatuba - Atletas de Jiu Jitsu de todo o Litoral Norte e do Vale do Paraíba estiveram no domingo, dia 2 de julho, em Caraguatatuba para participar da 2ª Copa de Jiu Jitsu, organizada pela Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. O evento aconteceu no Centro Universitário Unimódulo e atraiu 200 competidores que disputaram diversas categorias.
Os atletas de Caraguá, que são orientados pelo professor André Medeiros, foram os destaques do evento. O atleta e professor André Medeiros ficou em 2º lugar na faixa Marrom Pluma; Ademir de Souza, Evandro Carlos, Mateus Andrade, Celso Aparecido, Juliana Barboza, Pedro Germano, Flavio Ribeiro, Luana Aparecida, Jordana Ricardo e Walter Fernando sagraram-se campeões em suas categorias. O atleta Thiago Ferreira, Rene dos Reis e Diego Estevam ficaram em 2º lugar e Emerson foi o 3º colocado. "Fico muito feliz pelos resultados dos meus alunos, pois todos os campeonatos que eles participaram sempre voltaram com boas colocações", disse Medeiros.
Em todas as categorias, os atletas 1º, 2º e 3º colocados foram premiados com medalhas. Os competidores da Absoluto foram premiads com troféus. Na Absoluto Marrom/Preto José Hecher (União Paulista) foi o 1º colocado; Rafael Rosendo (União Paulista) o 2º e Francisco Teodoro (Mestre Wilson) foi o 3º. Na Faixa Roxa, Thomaz Saldiva (São Sebastião) foi o 1º; Anor de Oliveira (ADCCTA São José dos Campos) o 2º e Fernando Burgmeister (Mestre Wilson) o 3º. Na Azul, Renan Moreno (União Paulista) sagrou-se campeão; Eneias e Guilherme Lemes (ADCCTA São José dos Campos) ficaram com o 2º e 3º lugar respectivamente. Na categoria Absoluto faixa Branca, o atleta Guilherme Neves (ADCCTA São José dos Campos) foi o campeão; o segundo lugar ficou com o competidor Carlos Antônio (União Paulista) e o Flavio Papera (ADCCTA São José dos Campos) ficou com o 3º lugar.
Na classificação por equipes, o Mestre Wilson de Ubatuba ficou com a 1º colocação; o 2º lugar foi para a equipe União Paulista e em 3º o ADCCTA São José dos Campos. (Fonte: PMC)

Equipes de Vôlei e Basquete de Caraguá tiveram diversas disputas no final de semana

Caraguatatuba - Mesmo com início dos Jogos Regionais, as equipes de vôlei e basquete de Caraguá não descansaram. No final de semana as equipes tiveram disputas acirradas dentro e fora de casa.
No dia 1º de julho, domingo, a equipe caraguatatubense masculino Sub-21 de basquete recebeu, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, a equipe de Poá, para uma disputa pela Liga Paulista da modalidade. Na busca pela vitória a equipe da casa não deu chance para seu adversário e venceu de 75 a 70.
Pelo Festival de Basquete Feminino do Vale, a equipe de Caraguá também recebeu no CEMUG as equipes de São Sebastião, Taubaté e Pindamonhangaba. O primeiro jogo foi contra o time de Pindamonhangaba e perdeu de 25 a 50; no segundo confronto as caraguatatubenses venceram o time de Taubaté de 70 a 30 e o terceiro jogo aconteceu contra o time de São Sebastião e a equipe de Caraguá perdeu de 33 a 39.
No quadrangular Tebar Praia Clube, Caraguá foi representada pelas equipes A e B, que enfrentaram os times do Tebar e de Ilhabela. No primeiro jogo, a equipe Caraguá A venceu Ilhabela de 3 a zero. No segundo confronto a equipe B também venceu o Tebar de 3 a zero. A equipe A enfrentou o Tebar e venceu de 3 a zero e a equipe B venceu o time de Ilhabela de 3 a zero. O Caraguá A enfrentou o Caraguá B e venceu de 3 a 1. O time anfitrião enfrentou Ilhabela e venceu de 3 a 1. Na classificação geral houve dobradinha do Caraguá A e Caraguá B em 1º e 2º lugares, a equipe da casa ficou em 3º e Ilhabela em 4º. (Fonte: PMC)

Alunos do Barranco Alto representarão Caraguá no Concurso Internacional Visual Class
Após participarem de três eliminatórias do Concurso Caraguá Educação Digital, os estudantes da EMEF Prof. João Benedito Marcondes, do Barranco Alto, conquistaram o direito de representar a cidade na competição do Visual Class, que acontece em agosto.

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba já possui representantes para o Concurso Internacional de Criação Multimídia Visual Class, que será realizado no Teatro Mário Covas, durante o 2º Congresso de Educação, no mês de agosto. Trata-se do grupo formado por três alunos, um monitor de informática e um professor, da EMEF Prof. João Benedito Marcondes, do Barranco Alto.
O grupo conquistou essa indicação na etapa final do Concurso Caraguá Educação Digital, realizada ontem, dia 2 de julho. Na ocasião, cinco unidades escolares tinham representantes participando da disputa, que reuniu centenas de estudantes do Sistema Municipal de Ensino na torcida.
Com projetos de temas variados, foi uma tarefa difícil para o júri definir apenas um trabalho. Cada grupo teve dez minutos para realizar a apresentação do projeto. O trabalho vencedor abordou o tema "Herdeiros do Futuro", que levou o público a refletir sobre sérios problemas que a sociedade deixará para as gerações futuras.
Durante a apresentação, os alunos fizeram a representação de uma viagem no tempo, onde os moradores do futuro vieram apontar os erros cometidos hoje em dia para tornar o futuro um caos, com falta de água potável, descontrole na natureza a partir do aquecimento global, entre outros.
Nessa etapa final do Caraguá Digital, todos os participantes receberam troféus, medalhas. Além disso, cada aluno ganhou um MP3 Player, por meio do patrocínio de empresas que foram parcerias com o evento. A equipe que conquistou o primeiro lugar, também recebeu prêmios. O professor ganhou um micro computador, os alunos e o monitor levaram aparelhos de DVD Portátil.
O prefeito José Pereira de Aguilar acompanhou as apresentações e elogiou bastante o resultado assistido. Ele comentou que é muito importante ver o que as crianças estão produzindo e é melhor ainda ver que elas estão fazendo um bom uso dos laboratórios de informática das unidades escolares.
Para a secretária da educação, todos os trabalhos foram de muita qualidade e merecedores do prêmio. "Acredito que todos os alunos que chegaram até aqui foram vencedores, apesar de apenas um representar a cidade no Visual Class. Mas o empenho de cada um e a integração das equipes mostrou que é uma proposta que acontece de fato nas escolas e enriquece bastante aos alunos", destacou.
A supervisora de ensino responsável pela informática educativa, Márcia Regina Paiva Silva, diz que além de divulgar o trabalho das unidades escolares, o concurso Caraguá Educação Digital possibilitou a integração da equipe escolar, além de fazer com que os alunos se familiarizem com a tecnologia e adquiram conhecimentos mais aprofundados sobre um determinado assunto. "Os projetos são aulas riquíssimas, que agora serão instaladas em todos os laboratórios de informática da rede, para serem utilizados pelos professores", finalizou. (Fonte: PMC)

4ª Festa da Tainha acontece neste fim-de-semana no Porto Novo
Pratos à base de Tainha prometem agradar todos os paladares nesta quarta edição da Festa da Tainha, que acontece neste fim-de-semana, no entreposto de pesca do Porto Novo

Caraguatatuba - O 4º Festival da Tainha, acontece neste fim-de-semana, de 6 a 9 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo. O evento, que já está em sua quarta edição, virou tradição na cidade assim como os festivais do Camarão(pescadores do Camaroeiro) e Mexilhão(pescadores da Cocanha), terá várias atrações musicais, exposições de artesanato, recreação infantil, passeios de barco pelo rio Juqueriquerê, além dos pratos típicos, que têm a tainha como matéria-prima.
A abertura oficial da 4ª Festa da Tainha acontecerá nesta sexta-feira 6, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, e autoridades convidadas a partir das 19h. às 19h30 apresenta-se no evento a Orquestra de Violeiros e às 22h a festa terá a animação da banda Azul Marinho.
No sábado, 7 de junho, às 12h, o músico Zé Maria faz sua apresentação no Festival da Tainha, seguido pela banda Simplicidade S.A., que se apresentará às 14h30.
Ainda no sábado tem Cristiano Fragoso às 19h30 e a dupla César e Almir, às 22h. No domingo as atrações musicais também começam ao meio dia, com a apresentação da cantora Lú Brasil. O Grupo Moage animará a festa a partir das 14h30, e logo mais às 19h30 tem Israel Martinez e às 22h Tribo Caiçara encerra a noite.
No último dia do Festival da Tainha, Pacelli faz sua apresentação musical às 12h, e a dupla Marco e Mingo às 14h30. Para encerrar o evento com o melhor da música caiçara o cantor Zé Rodrigues mostra suas composições às 19h30 e às 22h tem show da dupla Jhonny e Banda.
A 4ª Festa da Tainha é realizada pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, Associação de Pescadores da Zona Sul e apoio da Transpetro.
Prestigie o melhor da cultura e da gastronomia caiçara. Participe! (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá convida comerciantes para reunião sobre cadastro de empresas com a PETROBRAS

Caraguatatuba - A proposta da Petrobras, por meio do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, é realizar um cadastro de empresas para prestação de serviços em diversas áreas. A reunião é aberta a todos os comerciantes de Caraguá e acontecerá no Teatro Mario Covas
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a ACE - Associação Comercial e Empresarial da cidade, e Petrobras, pelo PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, realizará nesta quarta-feira, 4 de julho, uma reunião aberta para os comerciantes de Caraguá, com o objetivo de apresentar o programa de "Fornecedores de Bens e Serviços à Petrobras - informações e critérios para cadastramento e apresentação do portal eletrônico de contratações".
O evento acontecerá das 18h às 21h, no Teatro Mario Covas, e tem a viabilização da Prefeitura, ACE e Petrobras, por intermédio do Fórum Regional da Bacia de Santos.
Conforme explica o Executivo, participando desta reunião o comerciante tem a possibilidade de integrar o cadastro de prestadores de serviços à Petrobras, de acordo com a área de atuação e a necessidade da empresa. A entrada é franca. Os interessados podem confirmar presença pelos telefones (12)3883-3737(FUNDACC), 3897-8822(ACE) e 3897-8131. Participe.
Programação:
18h20 - Abertura
18h40 - PROMINP
19h10 - Apresentações dos requisitos e critérios de Cadastramento
20h - Apresentação do Portal de Compra Eletrônica - Protenect
20h40 - Espaço para esclarecimentos
21h30 - Encerramento (Fonte: PMC)

Bandeirante Energias e Unisol visitam o UNIMÓDULO para tratar do projeto Roteiro do Mexilhão
Encontro serviu para aprimorar o entrosamento entre as partes envolvidas

Caraguatatuba - Representantes da Bandeirante Energias e da Universidade Solidária estiveram nessa segunda-feira, 02, no Centro Universitário Módulo para reunião de apresentações sobre o projeto Roteiro Turístico do Mexilhão.
No encontro, estiveram presentes o reitor do UNIMÓDULO, Alexandre Nogueira, os pró-reitores Leo Reis e Maurício Ribeiro e a coordenadora de Atividades Complementares e Extensão, Márcia Zumpano.
A Bandeirante é patrocinadora do projeto, intermediado pela Unisol e executado pelo UNIMÓDULO, que irá fomentar o turismo e as atividades na fazenda de mariscos do bairro da Coconha. Participarão, além de professores e alunos de Turismo do UNIMÓDULO, colaboradores dos cursos de Ciências Biológicas, Produção Multimídia, Administração, entre outros.
Para o pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão do UNIMÓDULO, Leo Reis, o encontro foi proveitoso. "As pessoas envolvidas passam a conhecer umas as outras e estabelecer o cronograma de execução e acompanhamento do projeto", disse. "Assim os laços se estreitam e os resultados são mais eficazes". (Fonte: Módulo)

Polícia Militar prende traficantes em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Na madrugada do dia 02 de julho, às 00h49 min, Policiais Militares de Caraguatatuba realizavam patrulhamento pela Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Pereque Mirim, depararam com o infrator da lei A. C. A., de 30 anos que ao avistar a viatura e evadiu-se para o quintal de uma residência. Foi imediatamente detido e submetido a revista pessoal, sendo localizado em seu poder 82 pedras de crack e R$ 40,00 (quarenta reais) em dinheiro. Ao realizar revista no interior da residência foram encontrados mais 122g de crack e 80g de cocaína. Sobre a mesa da sala foi localizado R$ 2.587,00(dois mil e quinhentos e oitenta e sete reais) em dinheiro, também foram encontrados no interior da residência o infrator A. S. M. B., de 19 anos, com quem após revista pessoal foi localizado 20 pedras de crack. Dada voz de prisão aos infratores da lei que foram conduzidos ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente ficando recolhidos à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

PROMINP realiza encontro em Caraguatatuba nesta quarta

Caraguatatuba- Hoje, dia 4 de julho, acontece no Auditório do Unimódulo em Caraguatatuba, às 18h, um evento destinado à comunidade empresarial e Prefeituras da região com o intuito de divulgar os projetos e ações do Fórum Regional da Bacia de Santos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp. O tema do encontro será: “Fornecedores de Bens e Serviços à Petrobras - Informações de Critérios para Cadastramento e Apresentação do Portal Eletrônico de Contratações”
Serão apresentados o programa de trabalho do Fórum Regional da Bacia de Santos e os requisitos e critérios de cadastramento de fornecedores de bens e serviços à Petrobras, assim como o sistema de compras eletrônico - Petronect, adotado pela Petrobras com o propósito de preparar, desenvolver e inserir o comércio e a indústria local/regional na cadeia produtiva de Petróleo e Gás Natural.
O encontro foi uma solicitação de Associações Comerciais e Industriais e da comunidade local, com promoção da Petrobras, Fundacc, Prefeitura de Caraguatatuba, Prominp e Ministério de Minas e Energia. Foram convidados para o evento, além das próprias Associações Comerciais e Industriais das cidades do entorno de Caraguatatuba, representantes do SEBRAE, SENAI, CEFET, FIESP/CIESP, autoridades municipais e instituições ligadas ao fomento de desenvolvimento econômico da região.
O quê: “Fornecedores de Bens e Serviços à Petrobras - Informações de Critérios para Cadastramento e Apresentação do Portal Eletrônico de Contratações” - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp, Fórum Regional da Bacia de Santos
Quando: quarta-feira, 4 de julho, às 18 horas
Onde: Auditório do Unimódulo - Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba-SP. Fonte: www.noticiaspetrobras.com.br

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Encerramento das atividades em comemoração ao mês do Meio Ambiente

Ilhabela - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Agenda 21 de Ilhabela, dando encerramento à programação em comemoração ao mês do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 03 realizou uma exposição de brinquedos feitos com material reciclável como, Pet e caixa de leite Tetra Pack e, também distribuíram folhetos informativos sobre o dia de coleta de lixo orgânico, reciclável e poda ensacada, e panfletos descritivos sobre o que é material reciclável e não reciclável.
O evento contou com a presença dos vereadores: José Jorge Pereira e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Roberto Lourdes do Nascimento e Marcio Garcia; dos secretários Municipais, de Administração, Luis Lobo e de Finanças Oswaldo Julião; funcionários municipais e munícipes.
Na oportunidade, com a participação do vereador Marcio Garcia, a equipe de monitores da Secretaria do Meio Ambiente, ensinou o público presente a fazer sabão caseiro.
A ação aconteceu em um stand montado no Paço Municipal, onde todos que passavam podiam manusear os brinquedos e recebiam os panfletos informativos.
Saiba como fazer sabão caseiro:
5 litros de óleo usado e peneirado
1 kg. de soda cáustica (granulada)
1 litro de água
1 copo de álcool.
Preparo:
- dissolver a soda cáustica na água, com um pedaço de pau misturar bem, acrescentar o óleo e mexer durante 10 minutos, colocar o álcool e mexer até dar o ponto.
Obs.: Pode acrescentar 1 copo de sabão em pó e 1 copo de amaciante, antes de colocar o álcool. (Fonte: PMI)

Vereador propõe que administração autorize templos a prorrogar horário de cultos comemorativos

Ilhabela- O Vereador Márcio Garcia (PR) apresentou, na última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela (25/06/07), um Projeto de Lei que acrescenta um parágrafo à Lei 118/2002 que disciplina a emissão de sons e ruídos.
Segundo Garcia, a determinação contida na lei para que os cultos realizados nos templos religiosos não ultrapassem o horário das 22 horas tem impedido a comunidade evangélica de Ilhabela de realizar eventos religiosos comemorativos, já que nessas ocasiões os cultos sempre acabam se prolongando um pouco mais.
“Permitir que os templos religiosos possam realizar os seus eventos religiosos, sem ferir a legislação vigente e sem abusos que possam prejudicar a população, é o que visamos com esta propositura que faculta à Administração, autorizar a prorrogação do horário dos cultos religiosos, quando entender cabível”, justifica o parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Programação Race Village 2007

06/07/2007 - Sexta-Feira
Semana de Vela de Monotipos
21h00 - Apresentação Cultural - Orquestra Popular de Ilhabela
22h00 - Cine: Bob Esponja O Filme

07/07/2007 - Sábado
Semana de Vela de Monotipos
19h00 - Apresentação da BAMIB
19h45 - Abertura Oficial da 34a Semana de Vela de Ilhabela
20h30 - Fogos
21h00 - Show de Mágica com Issao Imamura

08/07/2007 - Domingo
Semana de Vela de Monotipos
9h00 - Largada Regata Alcatrazes
10h05 - Largada Regata Toque-Toque
20h00 - Apresentação Cultural - IV Mostra de Dança FUNDACI
22h00 - Cine: Como Perder Um Homem em Dez Dias

09/07/2007 - Segunda-Feira
13h05 - Regatas Barla-Sota
17h30 - Canoa de Cerveja (YCI)
20h00 - Apresentação Cultural - Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI "O Auto da Compadecida"
21h30 - Cine: Thornberries

10/07/2007 - Terça-Feira
16h30 - Canoa de Cerveja (YCI)
20h00 - Palestra com Família Schurmann
21h00 - Apresentação Cultural - Coral Municipal Celina Pelizzari
22h00 - Cine: Os Sem Florestas

11/07/2007 - Quarta-Feira
10h35 - Regatas Percurso Médio/Barla-Sota
17h00 - Canoa de Cerveja (YCI)
18h30 - Apresentação Cultural - Coral Municipal Infantil Pichochó
20h00 - Palestra com Beto Pandiani - Travessia do Drake
21h30 - Show Musical - Banda Ambervision
22h30 - Cine: O Poderoso Chefão

12/07/2007 - Quinta-Feira
13h05 - Regatas Barla-Sota
17h00 - Canoa de Cerveja (YCI)
18h00 - Apresentação Cultural - Grupo de Violão da FUNDACI
19h00 - Circo Navegador
20h00 - Palestra - Grand Slam da Vela by Brasil 1
21h30 - Show Musical - Banda Rock Memory
22h30 - Cine:

13/07/2007 - Sexta-Feira
Caricaturista o dia inteiro pelo Centro da Cidade
13h05 - Regatas Barla-Sota
17h00 - Canoa de Cerveja (YCI)
20h00 - Palestra com André Homem de Melo: Global Ocean Challenge
21h00 - Apresentação Cultural - BAMIB (Banda Municipal de Ilhabela)
22h00 - Show Musical - Banda Eureka (Jazz)
23h00 - Cine:

14/07/2007 - Sábado
12h05 - Regatas Barla-Sota
16h30 - Canoa de Cerveja (YCI)
19h00 - 1ª Premiação (YCI)
19h30 - Premiação do CORPORE
20h30 - Show Musical - "Quintais" - Marcos Assumpção
21h00 - 2ª Premiação (YCI)
22h00 - Cine:
23h00 - Festa de Encerramento

15/07/2007 - Domingo
20h00 - Apresentação Cultural - IV Mostra de Dança FUNDACI

16/07/2007 - Segunda-Feira
20h00 - Apresentação Cultural - Orquestra Popular de Ilhabela

17/07/2007 - Terça-Feira
20h00 - Apresentação Cultural - Projeto Guri - Pólo Ilhabela

18/07/2007 - Quarta-Feira
20h00 - Palestra
21h00 - Apresentação Cultural - Mix FUNDACI

19/07/2007 - Quinta-Feira
20h00 - Apresentação Cultural - Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI - "O Auto da Compadecida"

20/07/2007 - Sexta-Feira
16h00 - Apresentação do Projeto Guri - Pólo Ilhabela
Mostra de Cinema

21/07/2007 - Sábado
Mostra de Cinema

22/07/2007 - Domingo
Mostra de Cinema

23/07/2007 - Segunda-Feira

20h00 - Apresentação Cultural - Grupo de Violão da FUNDACI

24/07/2007 - Terça-Feira
20h00 - Apresentação Cultural - Coral Municipal "Celina Pelizzari"

25/07/2007 - Quarta-Feira
20h00 - Palestra
21h00 - Apresentação Cultural - Mix FUNDACI

26/07/2007 - Quinta-Feira
20h00 - Apresentação Cultural - Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI - "Zé Jacuné"

27/07/2007 - Sexta-Feira
Mostra de Cinema

28/07/2007 - Sábado
Mostra de Cinema
29/07/2007 - Domingo
Mostra de Cinema

Eventos paralelos ao Race Village

Feira dos Artesões de Ilhabela - Secretaria Municipal de Cultura
14 e 15/07/2007 - Corpore Terra e Mar
21/07/2007 - Campeonato de Boxe (masculino e feminino)
22/07/2007 - Maratona Aquática
28/07/2007 - Campeonato de Wake Board
29/07/2007 - Campeonato de Jet Ski

AGOSTO
Festival Gastronômico
25 e 26 - X-Terra Brazil

SETEMBRO
03 - Aniversário da Cidade (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião confirma 116 casos de dengue

São Sebastião - A cidade de São Sebastião está atualmente com 116 casos confirmados de dengue. Destes, três são importados (um da região da Bahia, outro de Ribeirão Preto e outro da Baixada Santista), os outros 113 foram contraídos no próprio município.
Os bairros com maior índice de casos confirmados são, respectivamente, Boiçucanga (58 casos), Maresias (22 casos), Morro do Abrigo (10 casos), Centro (seis casos), Topolândia (quatro casos), Enseada (três casos), Topovaradouro (três casos), Cambury (dois casos) e Pontal da Cruz (dois casos). Os bairros de Juquehy, São Francisco, Boracéia, Toque-Toque Pequeno, Porto Grande e Jaraguá registraram apenas um caso, respectivamente.
Dos 301 casos suspeitos, 116 foram confirmados, 120 negativados e 65 aguardando resultado.
A Secretaria de Saúde de São Sebastião promete intensificar as ações nos bairros com maior índice de infestação. Se houver necessidade, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, haverá nebulização nesses locais. (Fonte: PMSS)

Primeiros atletas embarcam para os Jogos Regionais

São Sebastião - Os primeiros atletas sebastianenses que participarão dos 51º Jogos Regionais se reuniram em frente ao Paço Municipal na tarde desta terça-feira (3/7) para embarcar rumo a Ubatuba. encontro reuniu cerca de 100 atletas das modalidades de basquete, futsal, skate, tênis, vôlei de praia e xadrez que iniciam suas disputas nesta quarta.
O chefe da delegação, Alexandre Chagas, disse esperar que todos os atletas possam fazer o melhor possível dentro dos Jogos. “Que todos realizem uma boa viagem e que todas as modalidades possam fazer o máximo para representar bem a cidade”.
A zagueira do time de futsal Cristiane dos Santos, 16 anos, torce para que ocorra tudo certo no decorrer das partidas que serão disputadas por sua equipe. “Nós treinamos muito para chegarmos até aqui. Tomará que dê tudo certo, que possamos jogar bem, pois o que nós queremos é a vitória”.
Prestigiando os atletas, a secretária de Esportes, Raquel Buzi, desejou para a delegação muita sorte e muita determinação durante os Jogos Regionais. “Os atletas fizeram uma temporada de preparação muito boa, se dedicaram bastante para estar nesse nível de competição. Por isso, espero que eles consigam aplicar toda a experiência e aprendizado que tiveram com os técnicos. Que todos façam bons jogos”.
Raquel ainda destaca que os Jogos Regionais representam um estímulo ao prosseguimento desses atletas no esporte. “Os Jogos Regionais são muito mais do que uma simples competição entre cidades, são um incentivo para que eles continuem na prática de esportes”.
São Sebastião ainda tem mais 17 modalidades esportivas participantes, entre elas, damas, ginástica artística, futebol, biribol, judô, malha, capoeira e jiu-jitsu. O embarque dessas modalidades será feito de acordo com os dias de competição. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga realiza 10° Torneio de Canoagem

São Sebastião - No próximo domingo (8/7), a partir das 10h, acontece a 10ª Canoagem de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. O evento, que será realizado próximo ao rancho dos pescadores (na barra), é voltado para canoas típicas, uma cultura tradicional dos caiçaras, e à regata.
A competição é aberta para ambos os sexos e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Esportes (Seesp).
As canoas sairão de frente ao Scuna’s Bar em direção à Praça Pôr do Sol, onde farão o retorno.
A inscrição ocorre somente no local porque os organizadores precisam verificar o modelo da embarcação. A canoa típica é mais pesada que a regata, o que faz uma grande diferença durante a disputa.
Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria (um remo, dois remos e três remos) serão premiados com troféu e medalhas, além de uma cesta básica. Além disso, todos os participantes receberão brindes que estão sendo arrecadados junto ao comércio.
A organização aguarda competidores de Ilhabela e dos bairros de Paúba, Toque Toque Pequeno e Maresias, todos situados na Costa Sul de São Sebastião.
Antes da canoagem ocorre uma prova de natação para crianças e adolescentes.
Para quem não vai participar da canoagem ou natação, a organização vai disponibilizar uma rede de vôlei na praia aos interessados. O evento é uma realização da comissão de pescadores de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

3° Arraiá Caiçara terá 50 barracas de entidades sebastianenses

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realizou na noite de segunda-feira (2/7), no pátio da Sectur, o sorteio que definiu a ordem das entidades que terão uma barraca no 3° Arraiá Caiçara, que se inicia nesta sexta-feira (6/7), na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central.
O Arraiá Caiçara terá 50 barracas de entidades como escolas e associações sebastianenses distribuídas em uma estrutura pronta para o melhor evento da região. Entre as atrações das barracas, estão brincadeiras e comidas típicas caipiras.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a idéia é de que a estrutura atenda ao público e também as entidades. “Pensamos em colocar um portal de entrada para a festa, respeitando também uma área livre com uma boa capacidade para os shows que a Prefeitura vai promover”, disse Buzi.
Participante nas duas edições anteriores do Arraiá Caiçara, a Apae levará atrações como “pescaria” e “algodão doce”. “Além disso, nos finais de semana vamos vender 200 rifas no valor de R$ 2 cada uma para o sorteio de uma bicicleta em cada noite”, disse o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins Souza.
Estrutura
A Secretaria das Subprefeituras (Sesub) é a responsável pela montagem estrutural e elétrica do 3° Arraiá Caiçara, que neste ano promete ser o melhor, já que estará na Praça de Eventos da Rua da Praia. De acordo com o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, a idéia é possibilitar o conforto e a segurança da população. “A Prefeitura sempre tem a intenção de melhorar cada vez mais a estrutura das festas tradicionais do município. Como exemplo, podemos citar a Festa do Padroeiro, em que nesta administração a estrutura foi melhorada a cada ano”, destacou Moreno.
Conscientização
A Secretaria de Administração (Secad) também dará um bom exemplo no Arraiá Caiçara com a instalação de vasilhames identificados para colocar o óleo de cozinha usado pelas barracas. A idéia é evitar a poluição do local e ao mesmo tampo promover a reciclagem de forma consciente. Cada recipiente terá capacidade para 50 litros de óleo.
O material coletado será repassado ao Fundo Social de Solidariedade para um projeto piloto de geração de renda. A princípio, segundo a presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, os alunos do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) vão aprender a fabricar sabão a partir do óleo.
Serviço
3° Arraiá Caiçara
Dias – 6 a 22 de julho
Local: Praça de Eventos da Rua da Praia
Informações: (12) 3892-2620
www.saosebastiao.sp.gov.br 

São Sebastião adere Programa Município Verde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião esteve presente no lançamento do “Município Verde”, um programa criado pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, como forma de ampliar a Agenda Ambiental de São Paulo.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que se encontra no Rio de Janeiro para reunião com a Transpetro, foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro. A cidade contou também com a presença do advogado da Câmara, Eduardo Hipólito do Rego, e representantes da sociedade civil organizada.
Esses representantes assinaram um termo de adesão a um protocolo que inclui 10 diretivas, entre elas, criação de estrutura para aplicação de políticas públicas de meio ambiente, identificação e isolamento de mata ciliar e nascentes dos rios, educação ambiental na rede municipal de ensino, instalação de rede coletora de esgoto.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, a cidade já é vanguarda em vários projetos. “Já cumprimos enquanto poder público quase todos os itens impostos no termo de adesão com as diretrizes”, analisa.
O plano de ação, com metas e prazos para o cumprimento de cada uma das diretrizes, deve ser definido conjuntamente pelo Governo do Estado e o Município.
O evento ocorreu nesta terça-feira (03/07), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, com a presença do governador José Serra e do secretário de Meio Ambiente do Estado, Francisco Graziano.
As cidades que aderirem ao programa e cumprirem as metas estabelecidas receberão a certificação de Município Verde e ficam credenciadas para obter recursos com prioridade.
O Município Verde, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do governo paulista, ajudará as cidades a constituírem estrutura executiva, com capacidade e autonomia, para comandar ações ambientais locais.
O programa também tem por objetivo preparar os municípios para realizar licenciamento e fiscalização ambiental. (Fonte: PMSS)

Mais um voluntário sebastianense estará no Pan

São Sebastião - A comerciante de São Sebastião, Sônia Maura do Carmo Tavares, 45 anos, embarca no próximo dia 11 de julho para ser voluntária dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Ela trabalhará nas competições que se iniciam a partir do dia 13 de julho, no Rio de Janeiro.
A sebastianense estará atuando no Complexo Esportivo do Maracanã, sede das modalidades de vôlei, futebol e pólo aquático e participará das cerimônias de abertura e encerramento das competições. Sua principal função será guiar os expectadores durante os jogos, além de trabalhar com o credenciamento de autoridades, atletas e imprensa.
Sônia Maura diz que espera fazer o máximo para ajudar e que também quer ver o Brasil no lugar mais alto do pódio. “Vou para o Rio de Janeiro com a expectativa de desempenhar minhas funções da melhor forma possível, no entanto, também espero que o nosso País cresça nas competições e que, principalmente o vôlei brasileiro, possa conseguir uma medalha de ouro, a única que falta para o Brasil em Pan-americanos. Espero que o evento seja um sucesso”, explica.
A voluntária ainda relata que para conseguir participar dos Jogos, teve de passar por várias etapas. “Foi um caminho muito longo para estar nessas competições, eu tive que fazer vários cadastros pela internet desde julho do ano passado, além de responder questionários e realizar dinâmicas em grupo com psicólogos e pedagogos”.
Sônia Maura ficará no Rio de Janeiro até o final das competições, quando retorna para a São Sebastião. Além dela, a cidade terá outro voluntário no Pan, o fiscal ambiental Roberto Vicente do Nascimento, 44 anos, que ficará no Sistema de Informações Esportivas da Vila Pan-americana. (Fonte: PMSS)

Internauta pode sugerir novos cursos profissionalizantes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está com uma nova enquete em seu site www.saosebastiao.sp.gov.br . Desta vez, quer saber a opinião do internauta e morador da cidade sobre quais cursos profissionalizantes gostaria que fossem implantados no Município.
São nove opções avaliadas e solicitadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh). O internauta pode escolher entre soldador, montador de andaime, área de petróleo e gás natural, maçariqueiro, pintor industrial, pedreiro e carpinteiro. Até o momento, a área de petróleo e gás natural está na frente com cerca de 59% dos votos.
Esse é um dos cursos mais requisitados na região em função do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro/Petrobras, anúncio da instalação de alcooduto que chegará ao Porto de São Sebastião, além do anúncio de construção da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguatatuba.
No final de junho, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assinou convênio com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Transpetro para a realização de cursos de manutenção industrial com cerca de 500 vagas. Também confirmou a instalação da Faculdade de Tecnologia (Fatec), para 2008, que terá formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás.
Turismo de um dia
Na última enquete do site, para saber se o internauta concordava com a livre circulação de ônibus de turismo de um dia nas praias, a maioria (65,36%) discordou da opção, 19,13% se mostraram favoráveis, 10,84% disseram concordar apenas em algumas praias da Costa Norte e 4,67% em algumas praias da Costa Sul.
A Prefeitura de São Sebastião, através de suas enquetes no portal oficial, coloca opções para que os moradores possam deixar suas opiniões sobre assuntos da cidade. Essa foi uma iniciativa da Secretaria de Governo, através dos Departamentos de Informática e Comunicação. (Fonte: PMSS)

Grupo da “Melhor Idade” participa do Encontro Nacional de Dança

São Sebastião - As “meninas” da Melhor Idade de São Sebastião partiram na manhã desta terça-feira (3/7) para representar a cidade no 26o Encontro Nacional de Dança, que acontece na cidade de São Paulo. A saída aconteceu em frente ao Paço Municipal.
A equipe composta por dez dançarinas se apresentará no Teatro Sérgio Cardoso e competirá na categoria adulta, juntamente com diversas cidades do país.
De acordo com a coreógrafa do grupo, Elcia Maria Pestana, a coreografia apresentada será a “Festa na Tribo”, que faz uma homenagem ao índio e que foi a grande campeã dos 10o Jogos Regionais do Idoso, que aconteceu na cidade de São José dos Campos e terceiro lugar nos Jogos Estaduais do Idoso realizado na cidade de Taquaritinga, ambos no ano passado. “Para nós, independente do resultado já é uma grande conquista, pois podemos mostrar que com qualquer idade tudo é possível”, afirma a coreógrafa. (Fonte: PMSS)

“Brasil Alfabetizado” forma 23 alunos nesta quarta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do governo federal, realiza nesta quarta-feira (4/7), a partir das 18h30, na EM de Cambury, localizada no bairro de Cambury, a formatura do programa “Brasil Alfabetizado”.
Segundo a Seduc, 23 alunos receberão os certificados de conclusão, sob responsabilidade da professora Rita de Cássia Bernardo Argolo. O programa visa a alfabetização de todos os participantes, além de resgatar valores, auto-estima e incluir o aluno no contexto social como cidadão.
Em São Sebastião, após esse trabalho, a Seduc faz a extensão do programa e os encaminha para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que todos possam ter a oportunidade de continuar seus estudos, garantindo o acesso e a permanência na escola.
Ainda de acordo com a Seduc, os alunos de Cambury são os últimos a se formar no programa. A partir de outubro, a Secretaria de Educação vai abrir inscrições para novas turmas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

São Sebastião amplia número de vagas em creche com novas unidades e ampliações
Prefeitura quer entregar a primeira creche para a comunidade de Juquehy em agosto

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), quer inaugurar no mês de agosto a primeira creche do bairro Juquehy, na Costa Sul. Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, atualmente já estão sendo avaliadas as propostas de convênio apresentadas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
A Seduc também estuda o local que irá abrigar a creche. De acordo com a secretária Marilene Ramachoti, a intenção é atender cerca de 80 crianças inicialmente.
Um estudo da demanda já foi realizado, com inscrições feitas por moradores na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) “Branca de Neve”, em Juquehy. A creche deverá atender crianças de 1 ano e seis meses até 4 anos. Desta maneira, o município tem aumentado significativamente o número de vagas com ampliações e novas unidades
No ano passado, a Prefeitura ampliou em 80% o número de vagas na creche de Boiçucanga, na Costa Sul. Por meio de uma parceria com o Instituto de Ensino São Sebastião (IESS), a creche saltou de 100 para 180 alunos atendidos. Em período integral, as crianças participam de uma série de atividades pedagógicas e recreativas, além de receberem alimentação balanceada. Em breve, Boiçucanga ganhará a nova escola, com dez salas de aula.
No mês de março, durante as comemorações dos 371 anos de emancipação político-administrativa da cidade, o bairro de Maresias ganhou sua primeira creche, por meio de um convênio entre Prefeitura e Associação Primeiras Letras. A unidade fica na rua Nova Iguaçu e atende 150 crianças.
Atualmente, a Prefeitura trabalha na construção da nova escola e creche de Maresias, num investimento de R$ 1,9 milhão. Enquanto isso, por meio de um convênio, a Prefeitura já oferece a creche para que as mães de Maresias possam ir tranqüilas ao trabalho.
Na Costa Norte, também este ano, a Prefeitura de São Sebastião entregou a ampliação da creche Maria Leonarda, localizada na Enseada. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade. Foram construídas mais duas salas, banheiro e uma sala para banho. O investimento foi de cerca de R$ 110 mil. Até 2006 a creche atendia cerca de 90 crianças, mas de acordo com a secretária da Educação, Marilene Ramachotti, para este ano a aumentará em torno de 25%. Em todo o município, a Seduc aumentou o número de atendimentos em creches, passando de 3.504 em 2006 para 3.704 em 2007, ou seja, 200 novas vagas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Basquete, futsal, malha, vôlei de praia e tênis abrem Jogos Regionais de Ubatuba

Ubatuba - Os 51° Jogos Regionais de Ubatuba começam com uma maratona de disputas nesta quarta-feira, dia 4, com partidas de basquete, futsal, malha, vôlei de praia, tênis e malha O público pode conferir esses jogos a partir das 8h. Cerca de 8 mil pessoas entre atletas e representantes de delegações devem transitar pelo município durante os jogos. As competições terminam no dia 14.
Basquete
A E.M. Maria Josefina Giglio Silva, no bairro Estufa II, recebe as seguintes partidas do basquete feminino Sub-21: às 8h, Pindamonhangaba x Franco da Rocha e às 9h, Francisco Morato x São Sebastião. Em seguida entra em quadra o basquete masculino com os respectivos jogos: às 10h, Jacareí x Pindamonhangaba (Sub-21); às 13h30, São José dos Campos x Natividade da Serra (Livre); às 14h30, Campos do Jordão x Suzano (Livre); às 15h30, Ferraz de Vasconcelos x Guarulhos (Livre); às 18h, Caieiras x Poá (Sub-21); às 19h, Tremembé x Santa Isabel; e às 20h, Ubatuba x Franco da Rocha.
Outra escola que recebe as partidas de basquete é a Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina. No local enfrentam-se pelo feminino Sub-21: às 8h, Ferraz de Vasconcelos x Caieiras e às 9h, São José dos Campos x Caraguatatuba. O basquete masculino às 10h, com Taubaté x Itaquaquecetuba (Sub-20) e segue com as disputas da categoria Livre: às 14h, Roseira x Cruzeiro; às 15h, Lorena x Cunha; e às 17h, Aparecida x São Sebastião.
Futsal
Para o futsal feminino e masculino (Livre e Sub-21) estão reservadas as escolas Maria Salete N. do Amaral, Idalina do Amaral Graça e José de Souza Simeão.
Na E.M Maria Salete, no Perequê-Açu, confrontam-se pelo futsal masculino Sub-21: às 8h, Francisco Morato x Caraguatatuba; às 9h, Poá x Itaquaquecetuba; às 10h, Taubaté x Campos do Jordão; às 14h, Lagoinha x São Luiz do Paraitinga; às 15h, Paraibuna x Franco da Rocha; às 16h, Arujá x Tremembé; e às 19h Redenção da Serra x Caieiras. Ainda no colégio, às 18h Caraguatatuba joga com Lagoinha pelo futsal feminino Sub-21.
A E.E Idalina do Amaral Graça, no Ipiranguinha, terá os seguintes jogos do feminino Sub-21: às 8h, Roseira x Cachoeira Paulista; às 9h, Cruzeiro x Ilhabela; às 10h, Piquete x Aparecida; e às 14h, Natividade da Serra x Santa Isabel. Pelo masculino Livre entram em quadra: às 15h, Cunha x São Sebastião; às 16h, Jambeiro x Lorena; e às 17h, Cajamar x Ferraz de Vasconcelos.
No Taquaral, a E.M. José de Souza Simeão, recebe os jogos do feminino Sub-21. Entram na quadra: às 8h, São José dos Campos x Cachoeira; às 9h, Campos do Jordão x Jacareí; às 10h, Guarulhos x Aparecida; às 11h, Mogi das Cruzes x Arujá; às 14h, Lorena x Taubaté; às 15h, Suzano x Franco da Rocha; às 16h, Ilhabela x Pindamonhangaba; às 17h, Paraibuna x Caieiras; às 19h, Itaquaquecetuba x São Sebastião; e às 20h, Ubatuba x Cajamar.
Vôlei de praia
A competição do voleibol de praia será na Arena de Esportes de Areia, ao lado do aeroporto, no centro. As partidas do dia pelo feminino são: às 8h, Jambeiro x Suzano; às 8h30, Caraguatatuba x Ilhabela; às 9h, Lorena x Igaratá, às 9h30, Cajamar x São Sebastião; às 10h, Poá x Aparecida; às 10h30, Jacareí x Guarulhos; às 11h, Suzano x São José dos Campos; às 11h30, Ilhabela x Pindamonhangaba; às 12h, Igaratá x Cruzeiro; às 12h30, São Sebastião x Ubatuba; às 13h, Aparecida x Mogi das Cruzes; e às 13h30, Guarulhos x Taubaté.
O vôlei de praia masculino tem os seguintes jogos: às 8h, São José dos Campos x Ferraz de Vasconcelos; às 8h30, Caraguatatuba x Jambeiro; às 9h, Poá x Suzano; às 9h30, Mogi das Cruzes x São Sebastião; às 10h, Igaratá x Aparecida; às 10h30, Ubatuba x Jacareí; às 11h, Guarulhos x Campos do Jordão; às 11h30, Cajamar x Taubaté; e às 12h Roseira x Francisco Morato.
Tênis
A academia de Ten Tênis, no Itaguá, será palco das partidas de tênis de campo, começando com Guarulhos x Pindamonhangaba, às 8h30, pelo feminino Sub-21. No mesmo horário pelo masculino Livre Aparecida pega Mogi das Cruzes. A partir das 9h30 tem Pindamonhangaba x Caraguatatuba e Ferraz de Vasconcelos x Ubatuba.
Malha
As disputas da malha ocorrem no Complexo Municipal de Esporte, situado no centro. Abrem a rodada do dia: às 8h, Guaratinguetá x Itaquecetuba na malha com um jogador; no mesmo horário, jogado em dupla, tem Cajamar x Poá; às 8h45, Pindamonhangaba x Aparecida; às 8h50, Ilhabela x Cruzeiro; às 9h30, Caieiras x Cachoeira Paulista; às 9h35, Roseira x Caraguatatuba. Finalizando a rodada tem, às 14h, Mogi das Cruzes x Arujá (individual). No mesmo horário, tem Guarulhos x Ferraz de Vasconcelos (dupla), seguidos por: às 14h45 Suzano x Tremembé; às 14h50, Taubaté x Biritiba Mirim; e às 15h30, Jacareí x Caçapava.
Os 51° Jogos Regionais é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, Governo de São Paulo,através da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, além de contar com o patrocínio da Nossa Caixa e da Unitau, e o apoio da JAC Gráfica e Editora, da Publicarte e Transporte Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba será representada em seminário internacional que discutirá a infância

Ubatuba - A Casa do Brinquedo foi convidada por apresentar um programa de sucesso no trabalho com crianças; seminário abordará a atual situação da infância e as dificuldades encontradas com relação à conscientização e às tentativas de melhoria da qualidade de vida desse segmento da população
Três brinquedistas da Casa do Brinquedo da Prefeitura de Ubatuba participarão nos dias 11 e 12 de julho do seminário internacional "Os Caminhos da Infância: Situação Atual e Perspectivas", que será realizado em São Paulo, com organização da ONG “Aliança pela Infância”. Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo e as brinquedistas Wanessa Carla Coelho e Iza Márcia Fonseca Guimarães divulgarão os trabalhos da Casa por meio de banners que serão exibidos no intervalo das palestras.
De acordo com a coordenadora, o convite para participar do Seminário partiu do próprio comitê organizador. "O comitê analisou os projetos enviados durante as inscrições e o nosso, da Casa dos Brinquedos, foi avaliado como um programa de sucesso e por isso divulgaremos nosso trabalho por meio de banners neste seminário internacional", explicou Renata.
A participação de Ubatuba - A apresentação de Ubatuba será no painel "Espaços de Brincar", onde serão discutidos os tempos e espaços do brincar, entendido como canal expressivo e sensível da criança. Participarão deste painel Lydia Hortélio, musicista e pesquisadora do Ensino de Música da Cultura Brasileira e Cultura da Criança; Luiza Lameirão, pedagoga pela USP, professora e coordenadora do Centro de Formação de Professores Waldorf e Marilena Flores, diretora do Instituto Promove e da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar.
"A participação em eventos como esse ampliam a nossa visão com relação à infância", finaliza Renata Martins.
Objetivos - O principal intuito deste encontro é promover, entre os mais diversos agentes que atuam junto ao público infantil – educadores, cuidadores, arte-educadores, produtores culturais, gestores, médicos e pais, entre outros - a discussão sobre os problemas existentes na área da infância visando criar uma cultura de respeito aos direitos da criança. Palestrantes e especialistas, nacionais e estrangeiros, analisarão questões atuais e perspectivas futuras relacionadas à infância, destacando-se a defesa de direitos, vulnerabilidade, violência e cultura de paz, linguagens infantis, espaços formais e não formais, culturas infantis, educação, artes, família e saúde integral.
O que é a Aliança pela Infância? - Fundada em 1997, na Inglaterra e Estados Unidos, e em 2001 no Brasil, o movimento mundial está presente hoje em mais de 20 países e constitui um novo modelo de cooperação internacional. Em torno da preocupação com a situação da infância, unem-se organizações, instituições e indivíduos: formadores de opinião, pais, educadores, terapeutas, médicos, ambientalistas e nutricionistas, entre outros. (Fonte: PMU)

Rua Salvador Corrêa terá trecho interditado para realização de shows

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba comunica que a partir de amanhã, quarta-feira, 4, até o dia 12, o trecho da rua Salvador Corrêa, em frente a praça Exaltação à Santa Cruz, será interditado em meia pista. A interdição se deve a realização das apresentações do "Show na Praça", uma programação da Prefeitura de Ubatuba para as férias de julho. Uma carreta com o palco onde ocorrerão as apresentações permanecerá no local e a rua passará a ter mão dupla durante a interdição.
Já no dia 13 de julho as interdições também ocorrerão na rua Dona Maria Alves, no trecho compreendido entre as ruas Jordão Homem da Costa e Salvador Corrêa, em virtude da Festa do Divino que acontecerá na praça Exaltação até o dia 22.
O ponto de táxi hoje instalado na Salvador Corrêa funcionará, durante as interdições, no trecho sem saída da rua Dona Maria Alves, próximo a avenida Iperoig. (Fonte: PMU)

 

CINEMA - SEMANA DE 29/06 A 06/07

CINE PORTO
Fone: (12) 3833.2066
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs e 21:00 hs.

CINE PASSEIO
Fone: (12) 3832.2843
LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!!!!!!
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Aventura!!!!!!! Dublado!!!!!!!
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs e 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

 

Ação Litoral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Polícia Ambiental

Com relação ao artigo do Fabio Hanna, congratulo a Sra. Marlene Graf pela iniciativa de tornar um local abandonado, uma área de lazer para a comunidade. No entanto, de fato, a Polícia Ambiental de Ubatuba não tem usado muito do bom senso, autuando e multando desmedidamente qualquer um que plante 1 metro de grama ou tire 1 pedra do lugar. Com isso o cidadão comum acaba sendo tratado como criminoso, enquanto aqueles que realmente cometem crime ambiental, derramando óleo no mar, poluindo e devastando milhares de espécies ou escavando morros, continuam impunes.
Sou de São Paulo e tenho propriedade em Ubatuba há mais de 6 anos, encantei-me com esta região quando fui passar férias no Reveillon de 2000, e embora tivesse casa no litoral sul de SP, acabei comprando um lote na Praia da Lagoinha, belíssima. Feliz da vida, minha intenção era construir uma pequena pousada e, um dia, mudar-me para este pedaço do paraíso. Meu terreno, pequeno, foi comprado parcelado e eu, em seguida, contratei uma construtora local para fazer o projeto do meu “sonho de vida”. Ninguém, em nenhum momento, me disse que eu não poderia construir no terreno porque lá passa um “curso d’agua”: nem imobiliária, vendedor, prefeitura ou construtora. Todas as minhas economias estão lá, dinheiro do meu trabalho, suado, carros que tive e vendi para lá investir, minha casa no litoral sul, meu apartamento quitado em SP.. tudo investido lá. Fazem 5 anos que estou construindo e ainda não consegui terminar, sinal de que os recursos realmente são minguados e somente o que sobra do meu orçamento, dinheiro honesto, é que vai para as obras.
Mas é um sonho, um projeto de vida, e nunca tive intenção de desistir, apesar das dificuldades.
No entanto, a pior foi receber o comunicado de “Auto de Infração” no começo deste ano, na minha residência em SP e a triste notícia de “embargo” da obra, também por "supressão de vegetação e impermeabilização do solo" em área de preservação permanente. Eu, que sempre quis fazer tudo “nos conformes”, brigando com os operários que deixavam lixo na mata, cuidando do meu “curso d’agua” pra ninguém sujá-lo.. é muita frustração..
Mas tudo bem, se a Polícia Ambiental quer ser certa, então que autue quem me vendeu o terreno, a prefeitura que aprovou o loteamento, a imobiliária que intermediou a transação e a construtora que fez o projeto. Devolvam-me tudo que eu investi e eu devolverei o terreno ao meio ambiente, frustrada e amargurada, mas devolverei. Porque na planta do loteamento, aprovada na Prefeitura, não consta nada de que ali é “área de preservação permanente”! então como eu haveria de saber??
Desculpem o desabafo, mas é que não acho justo ser tratada como criminosa, assim como a Sra. Marlene Graf. Vou pagar multa e estou respondendo a “Inquérito Civil” mas o que eu desejo mesmo, é poder regularizar minha obra e continuá-la. Por isso, peço a ajuda de vocês leitores, quem tiver experiência nesta área, aos ilustres vereadores que lêem esta coluna, aos nossos governantes, pois pretendo trazer renda e contribuir para o desenvolvimento de Ubatuba, em orientar-me sobre como devo proceder para conseguir regularizar a minha obra.
Enfim, obrigada Litoral Virtual por este espaço!

Ana Claudia
Lagoinha, Ubatuba, SP


Turismo de Qualidade

Lendo a carta de J.A.Tiradentes, de S. Sebastião, devo dizer que apoio totalmente sua reclamação, pois, se queremos um turismo de qualidade em nossas cidades, precisamos preservar o meio ambiente, incentivar o nosso folclore, e impedir que pessoas de baixo nivel, promovam festas e bagunças em locais de residencias até altas horas da madrugada, pois esse tipo de "festas", atraem sómente turistas, que não trazem nada de positivo para a nossa cidade, apenas muito sujeira, bagunça, e geralmente este tipo de "duristas" são encrenqueiros, e vem aqui apenas para arrumar confusão e espantar os turistas que realmente nos interessa. O turista que realmente nos interessa são, familias, e pessoas que venham usufruir das belezas naturais de nossa cidade, preservando a natureza e nos ajudando a impedir que "empresários" mal intencionados destruam as nossas riquezas naturais, construindo restaurantes , quiosques, e outros, em nossas praias, tirando totalmente a beleza natural das mesmas e atraindo para cá os tais "duristas".

Francisco B. Aguiar
Ubatuba, SP

Relaxa e Goza, Renan...

enviado por:
Cezar Prates
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Canto do Itaguá  ©Nelson Schmidt

Canto do Itaguá
©Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor