Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de Julho de 2007 - Nº 1804 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Cidades litorâneas aderem ao projeto ambiental Município Verde
Período de defeso da sardinha segue até início de agosto
Agenda 21 representará o Litoral Norte em encontro estadual
Pesquisadores da UNITAU fazem primeira avaliação de atletas nos Jogos Regionais


Caraguatatuba
Escola sofre com inundações e fica sem aula
Dia da Multiação acontece no Barranco Alto neste sábado 7 de julho
Delegação de Caraguá desfila na abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba
Polícia Militar apreende quase 18 quilos de maconha

Ilhabela
Vereador apresenta emenda à LDO que acrescenta outros órgãos, além do Ciee, a intermediar estágios na Câmara
Internacional Marítima vence licitação para operar travessia da balsa


São Sebastião
Aprovada lei que estabelece diretrizes orçamentárias para 2008
Prefeitura fará novo mutirão de limpeza no Rio Boiçucanga
Mais de 100 atletas de São Sebastião participam da abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba
Setradh se prepara para Conferência Municipal de Assistência Social
Igreja Católica organiza Festa de Nossa Senhora do Carmo
Lei das Organizações Sociais vai proporcionar nova gestão do Hospital
São Sebastião pede revisão de royalties e ICMS
Boiçucanga realiza 10° Torneio de Canoagem


Ubatuba
Exposição fotográfica sobre o Atol das Rocas no Tamar de Ubatuba
Projeto social é retomado no Saco da Ribeira e deve ser ampliado ainda este ano
Abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba emociona público no Estádio Municipal
"Show na Praça" começa em Ubatuba
Seminário discute futuro da Ilha dos Pescadores
Festa de São Pedro Pescador movimenta cerca de 18 mil pessoas em cinco dias de festejos
Vôlei de praia e malha começam suas disputas
Goleadas marcam o primeiro dia de competição no Futsal
A Festa de São Pedro Pescador
Festa de inauguração do Clube ACIU foi um sucesso


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cidades litorâneas aderem ao projeto ambiental Município Verde
O Litoral Norte possui município com até 86% de área de preservação permanente

Litoral Norte - O governador José Serra lançou nesta última terça-feira, dia 3, às 12h, o Projeto Município Verde, uma parceria do governo do estado com os municípios para a gestão ambiental compartilhada, no sentido de implementar o desenvolvimento sustentável das cidades.
O evento teve enfoque em estimular os municípios a participarem da política ambiental, com adesão a um protocolo de conduta ambiental e certificar os municípios ambientalmente corretos, dando prioridade no acesso aos recursos públicos.
Dos 645 municípios do estado, estiveram no Palácio mais de 300 representantes dos governos municipais para assinar o termo de adesão ao Protocolo relativo ao projeto “Município Verde”. Cerca de 2 bilhões deverão ser investidos em programas ambientais.
O projeto pretende credenciar a cidade participante como prioritária na obtenção de recursos públicos, desde que cumpra com 10 requisitos básicos para ser contemplado com o Selo Município Verde. Esse sistema de certificação ambiental municipal é obtido por meio das iniciativas da gestão municipal na área de meio ambiente.
O Município Verde, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do governo paulista, permitirá maior autonomia no comando das ações ambientais locais e deve preparar os municípios para realizar licenciamento e fiscalização ambiental.
No Litoral Norte, São Sebastião e Ilhabela assinaram o Protocolo. Caraguatatuba e Ubatuba acertarão os detalhes na semana que vem.
Adesão no LN - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, que se encontra no Rio de Janeiro, foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Téo Balieiro. A cidade contou também com a presença do advogado da Câmara, Eduardo Hipólito do Rego, e representantes da sociedade civil organizada. Foi assinado o termo de adesão, que inclui 10 diretivas, entre elas, criação de estrutura para aplicação de políticas públicas de meio ambiente, identificação e isolamento de mata ciliar e nascentes dos rios, educação ambiental na rede municipal de ensino, instalação de rede coletora de esgoto.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, a cidade já é vanguarda em vários projetos. “Já cumprimos enquanto poder público quase todos os ítens impostos no termo de adesão com as diretrizes”, analisa.
Em Caraguatatuba, segundo o secretário da área, Auracy Manzano, o convite para a assinatura do projeto chegou, ontem, durante o evento no palácio. “Não estivemos presentes, mas vou entrar em contato com o governo esta semana para ver até que ponto eles vão dar apoio aos projetos ambientais dos municípios”, declara o secretário.
Representantes de Ubatuba não estiveram no evento de ontem, porém, na semana anterior, o prefeito Eduardo César esteve em São Paulo justamente para aprofundar o tema junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A secretária da pasta em Ubatuba, Cristiane Gil, considera que a busca pelo selo do município verde é muito importante, pois para conquistá-lo existem pré-requisitos que favorecem a preservação do meio ambiente. “O fato do prefeito se interessar pela conquista deste selo significa que Ubatuba contará com a implementação de uma política municipal de meio ambiente e contempla a formação de um Conselho Municipal de Meio Ambiente, que buscará soluções para os problemas ambientais no município”, ressalta. Na próxima semana, o prefeito de Ubatuba assinará o documento para aderir o projeto, segundo informações da assessoria de imprensa.
Em Ilhabela, o prefeito Manuel Marcos, acredita que essa seja uma medida pioneira no estado sobre o ponto de vista ambiental. “É importante que os prefeitos assumam um comportamento ambiental e, em contrapartida, o governo estadual irá investir”, declara. “Somos uma região privilegiada por causa da Mata Atlântica.
Com a adesão ao projeto, o município também vai poder cobrar do estado a responsabilidade dele sobre a questão do saneamento básico”, complementou o prefeito, referindo-se a um dos requisitos, que seria investir em saneamento, com exceção das cidades gerenciadas pela Sabesp. Nesse caso, a responsabilidade é do estado. “Então é vantajoso e temos tudo para sair na frente”, concluiu.
Reciclagem de lixo, disposição final correta dos resíduos sólidos, redução do desperdício de água, parceria em licenciamento e a conduta de plantar árvores em áreas urbanas, foram mais alguns dos requisitos comentados durante o evento de assinatura do projeto.
As cidades que aderiram ao Município Verde tem cerca de oito meses para se adaptarem as novas regras impostas pelo governo. Quem cumprir as 10 metas ambientais até março do ano que vem passará por uma avaliação do governo para a obtenção do Selo Município Verde. (Fonte: Imprensa Livre)

Período de defeso da sardinha segue até início de agosto

Litoral Norte - O período de defeso da sardinha verdadeira, cujo nome científico é Sardinella brasiliensis, começou no final do mês passado, em 21 de junho e segue até o dia 9 de agosto. Nesta época, de acordo com a instrução normativa 128 de 26/10/06 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é proibida a pesca deste peixe entre o Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro até o Cabo de Santa Marta, em Santa Catarina.
Este período, de acordo com a analista ambiental do Ibama, Maria Cristina Cergole, é de recrutamento da sardinha. “Este defeso é para proteger o recrutamento que é quando os peixes que nasceram durante o verão e têm em média nove centímetros de comprimento passam para a área dos peixes adultos no inverno. Se houver pesca neste período, o filhote pode vir a ser pescado junto com o adulto”, explicou Cristina.
O defeso é feito em outros determinados períodos desde novembro de 2006 e segue até agosto de 2009. Mas entre os anos, há intervalos em que a pesca é permitida.
A analista ambiental explicou que existem dois tipos de defeso da sardinha. Um é durante o verão, quando é feito o defeso para proteger a desova do peixe e no inverno, a intenção é proteger o recrutamento.
Tamanho - A analista ambiental contou que o tamanho da sardinha que pode ser pescada é acima dos 17 centímetros. “Este é um comprimento em que 50% da população já desovaram. O número de indivíduos já atingiu a primeira maturidade sexual”, explicou Cristina.
Litoral Norte - A analista ambiental disse ainda que o Litoral Norte é uma área importante para o crescimento de peixes jovens. “A reprodução dos jovens acontece bem próxima à costa e eles se desenvolvem nas áreas abrigadas que são enseadas e ilhas. Estas regiões são de águas mais calmas e oferece condições para se alimentarem e crescerem”, explicou Cristina.
A analista, que é presidente do Comitê Científico do Uso Sustentável das Sardinhas, explicou que a pesca de sardinha é ordenada por dois órgãos. Os atuneiros são controlados pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seape-PR) e a traineira é controlada pelo Ibama.
“As áreas em que a sardinha se desenvolve é o local preferido pelos atuneiros que pescam tanto na modalidade de vara, quanto na de isca viva. E este é um grande problema porque a traineira não pode pegar a sardinha menor que 17 centímetros e os atuneiros podem pescar nesta área”, explicou. Para discutir a questão foi estabelecido o Comitê Nacional de Gestão do Uso Sustentável da Sardinha. O comitê existe nas esferas estaduais e também científica.
Fiscalização - A fiscalização da pesca da sardinha verdadeira é realizada pela Polícia Ambiental e o Ibama faz a fiscalização supletiva.
O comandante da Polícia Ambiental no Litoral Norte, tenente Alexandre de Oliveira Guimarães, disse que ainda não foi realizada nenhuma apreensão do peixe no período de defeso deste ano. “Nós fiscalizamos o tamanho do peixe, tipo de petrecho utilizado para a pesca, a documentação tanto da embarcação quanto do pescador. Além de em terra fiscalizar os locais em que são vendidos os peixes, se têm a declaração dos estoques in natura”, explicou o tenente.
Guimarães acrescentou que geralmente a pesca de sardinha verdadeira é realizada mais para o consumo.
De acordo com o artigo segundo da instrução normativa do Ibama, o transporte, a estocagem, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de sardinha verdadeira serão permitidos, durante o período de defeso, somente às pessoas físicas ou jurídicas que fornecerem declaração dos estoques in natura, congelados ou não, existentes até o terceiro dia útil após o início dos períodos de defeso, às superintendências estaduais do Ibama.
Caso haja o flagrante de pesca de sardinha durante o período de defeso, a Polícia Ambiental aplica um auto de infração, todo o material, inclusive o pescado é apreendido e o pescador pode ser detido e cumprir pena que varia de um a três anos de detenção.
“A apreensão de sardinha não é muito comum no Litoral Norte, porque normalmente as embarcações não desembarcam aqui. Elas vão para Santos ou Guarujá. A fiscalização age no desembarque”, finalizou a analista do Ibama, Cristina. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda 21 representará o Litoral Norte em encontro estadual

Litoral Norte - O grupo de Trabalho da Agenda 21 do Litoral Norte (GT Educação), sede regional de Ubatuba, estará representando o Litoral Norte no III Encontro Estadual de Educação Ambiental, que será realizado de 25 a 28 de julho em São José do Rio Preto. O encontro abordará o tema "Nas águas da Educação Ambiental: produções e políticas".
Segundo Patrícia Maciel de Souza Pereira, da Agenda 21, a expectativa do encontro é reunir cerca de dois mil participantes ligados à educação ambiental. "Lá poderemos participar de diversas atividades, como oficinas, grupos de trabalho, exposições de painéis, conferências, entre outros", explica.
Podem participar todos que executem projetos de Educação Ambiental. Para inscrever os trabalhos para a exposição de painéis, ou participar do encontro, basta entrar em contato com o Grupo de Trabalho de Educação da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo pelo telefone (12) 3833-3010, ramal 226 ou pelos e-mails agenda21educacao@ubatuba.sp.gov.br ou patcavile@gmail.com  .(Fonte: PMU)

Pesquisadores da UNITAU fazem primeira avaliação de atletas nos Jogos Regionais
Estudo inédito aponta nível de desempenho dos esportistas durante as principais partidas

Litoral Norte - Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Taubaté realizou, hoje, dia 4, a primeira coleta de material para exames dos atletas participantes da 51ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Ubatuba até o dia 15 de julho.
Durante toda a manhã, um grupo formado por 22 alunos do curso de Educação Física da UNITAU, coordenados por 10 professores da Universidade, realizou a coleta de sangue de esportistas, logo depois das partidas, para a realização do exame denominado lactato sanguíneo, que consegue detectar o nível de desgaste físico dos atletas. Mesmo antes de entrarem em quadra, os competidores passaram por uma primeira avaliação, com a pesagem em balança de precisão. Uma nova pesagem foi realizada logo após os jogos para determinar o nível de perda de água em cada atleta, o que se obteve, calculando-se, também, a quantidade exata de líquidos ingerida pelos esportistas.
A primeira equipe a ser avaliada foi a de basquete feminino de São José dos Campos. Por amostragem, duas jogadoras passaram pela análise de perda de líquidos no organismo. O segundo time analisado foi o de basquete feminino de Caraguatatuba, no qual duas atletas se submeteram ao exame de lactato sanguíneo.
“Está sendo muito boa a receptividade dos atletas, árbitros e treinadores, que entenderam que esse suporte que nós damos pode ajudar no desempenho dos participantes dos Jogos”, ressalta o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Renato de Almeida.
Os dados coletados hoje já estão sendo analisados no Laboratório de Fisiologia, montado no Centro de Biologia Marinha da Universidade de Taubaté, em Ubatuba. Por meio de um equipamento especial, o sangue coletado da orelha dos atletas será avaliado e comparado a um parâmetro internacional de desgaste físico. Todas as informações estão sendo repassadas aos treinadores das equipes, que, a partir dessa avaliação, podem orientar melhor suas equipes. “Para nós, treinadores, é muito importante ter como base uma avaliação como esta durante os Jogos. Isso nos ajuda a detectar até mesmo se os atletas estão dando o seu máximo em quadra ou se estão precisando de descanso”, avalia o treinador da equipe de basquete feminino de Caraguatatuba, Luiz Claudio dos Santos.
Os alunos do curso de Educação Física da UNITAU, que atuam na avaliação dos atletas, também já comemoram os primeiros resultados. “Estamos tendo contato direto com esportistas para essa avaliação de desempenho, o que não seria possível em sala de aula. Isso, sem dúvida, contribui muito com nosso aprendizado”, afirma o estudante do 4º ano de Educação Física da UNITAU, Eduardo Eiji Osaki.
Além das avaliações de sangue e de nível de hidratação, a equipe da UNITAU fará a análise de freqüência cardíaca em atletas das modalidades de vôlei, futsal, handebol, basquetebol, judô e atletismo, com uso de aparelhos serão afixados no corpo dos esportistas durante as partidas.
APOIO – Além da pesquisa realizada para dar suporte aos treinadores das delegações dos Jogos Regionais, a UNITAU também está prestando apoio à organização do evento, com a cessão do campus universitário de Ubatuba, que está sendo utilizado como sede oficial do Comitê dos Jogos Regionais. No local, a organização dos Jogos também tem à disposição uma quadra poliesportiva para treinamento de delegações, além de toda infra-estrutura de salas, auditórios e computadores.
Ontem, durante a abertura dos Jogos, um grupo composto por 20 alunas do Departamento de Comunicação Social, coordenado pela Assessoria de Comunicação (ACOM) da Universidade, prestou apoio ao cerimonial que deu início ao evento. Todos os cerimoniais de premiação, com entrega de medalhas e de kits para os três primeiros colocados de cada modalidade, também estão sendo realizados pela equipe da UNITAU. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Escola sofre com inundações e fica sem aula

Caraguatatuba - Localizada no Massaguaçu, abaixo do nível do mar, a escola Benedito Miguel Carlota vêm passando por problemas quando acontece alguma ressaca no mar da Cocanha.
Os alunos da rede pública de ensino ficaram cinco dias sem aulas no último mês, devido à água que entrava na escola. Na semana passada, quando ocorreu a última ressaca, as aulas foram suspensas no meio do período e só foram retomadas após dois dias, quando alunos e funcionários fizeram um mutirão de limpeza no local, que durou um dia inteiro, e contou com a colaboração de um carro pipa da prefeitura, que ajudou na retirada da sujeira.
De acordo com Cláudia Ruiz, presidente da Defesa Civil, quando o mar sofre uma ressaca, a água não tem para onde escoar, e não são apenas os alunos que são prejudicados. “Não é só a escola que sofre com isso, as casas também estão dentro do rio Gracuí”, revelou Cláudia que também vê o risco de contaminação de doenças. “A população mesmo se prejudica, eles jogam esgotos no rio”, disse a responsável pela Defesa Civil em Caraguatatuba.
O colégio Benedito Miguel Carlota, que conta com pouco menos de 500 alunos, que tem aula no período da manhã e da tarde, fica a 100 metros da praia, e atrás dela, grudada na parede, passa o rio citado por Cláudia. Esse problema vem ocorrendo a mais de cinco anos.
A prefeitura da cidade disse que se disponibiliza a ceder uma nova área, desde que seja do outro lado da pista. A direção da escola não foi encontrada pela reportagem do jornal Imprensa Livre. (Fonte: Imprensa Livre)

Dia da Multiação acontece no Barranco Alto neste sábado 7 de julho
O mutirão da solidariedade, que traz gratuitamente serviços na área de saúde, confecção de documentos como RG, CPF, além de serviços fotográficos, orientações de secretarias municipais, entre outros, acontece neste sábado, dia 7 no Barranco Alto

Caraguatatuba - O Dia da Multiação acontece neste fim-de-semana, na EMEF João Benedito Marcondes, no bairro Barranco Alto, na região Sul de Caraguá. Toda a população está convidada a participar deste mutirão de solidariedade, que acontecerá das 8h às 16h30, com vários serviços gratuitos a todos.
Nesta edição do evento, vários voluntários da iniciativa pública e privada estão apoiando o mutirão social, que durante todo o sábado oferecerá atendimentos gratuitos aos munícipes.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, responsável pela realização do Dia da Multiação, a cada nova edição do Dia da Multiação, novos parceiros aderem ao evento, contribuindo para a melhoria de serviços à população. Neste sábado, no Barranco Alto, o novo parceiro, que prestará atendimento junto a todos que já contribuem com a Multiação é o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. Outro serviço gratuito à população, que aconteceu durante os dois últimos eventos de mutirão social e será novamente realizado é o atendimento do Juizado Federal de Caraguatatuba.
De acordo com a coordenadora do evento, Cilce Fabrette, todos os parceiros colaboram voluntariamente, participando do evento em prol da população mais carente. "Temos realizado o Dia da Multiação com grande sucesso em todos os bairros por onde passamos e com certeza não será diferente desta vez. Esse trabalho vem acontecendo desde o início de 2005".
Haverá serviços de orientação sobre tarifa social da Sabesp, orientações das secretarias municipais, confecção de documentos diversos, serviços fotográficos, recreação para as crianças, atendimentos na área da saúde, cortes de cabelo, além do Governo Itinerante, onde o prefeito José Pereira de Aguilar e secretários atendem individualmente a população, ouvindo seus problemas e principais reivindicações para o bairro.
Outros voluntários que também participam do Dia da Multiação são as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Urbanismo, Comunicação, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gabinete, Divisão de Informática, Ditran, Procon, Banco do Brasil, Serviços de Foto 3x4, OAB, PAT/SINE, Cartório de Registro Civil, SABESP, Defesa Civil, Conselho Tutelar, GAC - Grupo de Apoio Civil, Polícia Militar, Associação Comercial, Associação Matinata, INSS, entre outros.
A EMEF Prof. João Benedito Marcondes fica na rua José Domingos Cardoso nº 248, no Barranco Alto, em Caraguá. Leve toda sua família para esse grande mutirão social e participe! (Fonte: PMC)

Delegação de Caraguá desfila na abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba

Caraguatatuba - A equipe de Caraguatatuba foi uma das delegações que se apresentou na noite de ontem, 03 de julho, no Estádio Ciccilo Matarazo, em Ubatuba, na abertura oficial da 51ª edição dos Jogos Regionais. O evento contou com a presença do prefeito de Caraguá José Pereira de Aguilar, que na ocasião esteve acompanhado da primeira dama, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, dos Secretários de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto e de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau além de autoridades estaduais e dos vários municípios participantes das competições.
Participam do evento 40 cidades da 2ª região desportiva do Estado e a cerimônia de abertura contou com a presença de cerca de 10 mil pessoas. Na entrada das delegações, o atletas de Caraguá levaram a "Lagosta" mascote da 52ª edição dos Jogos Regionais de 2008, que será sediado pelo município.
A delegação de Caraguá está alojada na Escola Estadual Dr. Esteves da Silva no centro da cidade e conta com a participação de mais de 300 pessoas, entre atletas e comissão técnica.
Durante a abertura dos Regionais de 2007 houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e município acompanhado dos hinos nacional e municipal. A entrada e hasteamento da bandeira dos Jogos Regionais também foi uma das atrações do evento, que teve a presença do Secretário da Juventude Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva.
A pira Olímpica foi acesa pelo atleta de Karatê de Ubatuba, Edinaldo Muniz e o juramento do atleta foi feito pelo competidor Murilo de Barros Passos também da cidade anfitriã. A cerimônia foi encerrada com diversas apresentações culturais. (Fonte: PMC)

Polícia Militar apreende quase 18 quilos de maconha

Caraguatatuba - Na madrugada do dia 04 de julho, às 02h41min, Policiais Militares de Caraguatatuba realizavam patrulhamento pela Av. José Herculano, no bairro do Morro do Algodão, quando depararam com o infrator da lei C. H. C. F., de 49 anos que transitava pela avenida com uma bolsa preta e que ao avistar a viatura se comportou de maneira suspeita. Após realizar abordagem e busca pessoal foi encontrado na bolsa um tijolo de maconha partido ao meio. Feita diligência até a residência do infrator da lei foram localizados em um dos cômodos mais 14 tijolos. Ao ser indagado sobre o entorpecente o infrator da lei informou que uma pessoa de nome de "Alan" e que pagaria R$200,00(duzentos reais) para esconder o entorpecente em sua residência. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereador apresenta emenda à LDO que acrescenta outros órgãos, além do Ciee, a intermediar estágios na Câmara

Ilhabela - Em sessão extraordinária, realizada na última quarta-feira (25/06), os vereadores ilhabelenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 62/2007 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o próximo ano, a LDO 2008.
Os vereadores apresentaram 20 emendas que foram aprovadas pelos parlamentares presentes.
Uma das emendas apresentadas pelo vereador José Roberto de Campos (PMN), o Beto, dispõe sobre as empresas que fazem o intermédio na contratação de estagiários para a Câmara.
A emenda modifica o projeto de lei 62/2007 que em sua redação original menciona apenas o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) como órgão apto a promover contratos que firmem relações de estágio entre a Câmara Municipal e estudantes.
Beto afirma que existem outras empresas que atuam no mesmo ramo e a Câmara pode vir a firmar convênios com outra empresa que não seja o CIEE. “Diante de tal possibilidade é necessário aprimorar o texto da LDO”, explica.
A medida autoriza que a mediação seja feita tanto pelo CIEE, como por outros órgãos semelhantes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Internacional Marítima vence licitação para operar travessia da balsa

Ilhabela - A empresa terceirizada Internacional Marítima Ltda. ganhou ontem a licitação do pregão presencial da Dersa para operar a travessia entre Ilhabela e São Sebastião.
Segundo a assessoria de imprensa da Dersa, foi estabelecida uma nova sessão para o pregão depois que a empresa TWB, atual responsável pela travessia, foi desclassificada anteontem da concorrência. O motivo, conforme informações da assessoria da estatal, foi o valor do salário dos funcionários, que estava abaixo do estabelecido pelo sindicato da categoria.
De acordo com a assessoria, as empresas TWB, Internacional Marítima e Performance, que foram classificadas para participarem da concorrência em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, apresentaram na última quinta-feira a documentação detalhada com as propostas.
No pregão, iniciado em 21 de junho, a TWB ofereceu R$ 37 milhões e a segunda colocada R$ 37.110 milhões. Na última segunda-feira, a Internacional baixou sua proposta para o mesmo valor que a TWB e apresentou ontem a planilha de custos atualizada.
As empresas que perderam a disputa têm três dias úteis para recorrer da decisão. A Internacional também tem direito a uma resposta, chamada de contra-razão, caso uma das concorrentes entrem com recurso. O novo contrato terá a duração de um ano.
TWB - A assessoria da TWB informou que a empresa já havia realizado uma negociação com o sindicato e os funcionários já haviam aceitado os salários propostos. Com relação à desclassificação, a empresa irá entrar com um recurso administrativo solicitando que a Dersa faça a revisão da planilha.
Ainda de acordo com a assessoria, a empresa irá utilizar “todos os recursos legais e cabíveis para reverter o quadro”.
Histórico - A empresa está atuando desde 19 de abril, quando o contrato da OP Mariner com a Dersa venceu um dia antes.
Na época, a assessoria da OP Mariner informou que a empresa estava desde 2001 na travessia, por meio de um consórcio montado especificamente para esta licitação vencida há seis anos. A sócia majoritária do consórcio era a TWB.
O edital de licitação que foi aberto no final de março, para concorrência pública da próxima empresa que atuaria na travessia foi cancelado pelo Tribunal de Contas. Alguns itens do edital não estariam de acordo, tendo o Tribunal de Contas entrado com uma representação para cancelar.
Como o trabalho de travessia não podia parar, foi feita uma carta-convite para cinco empresas participarem de um contrato emergencial, onde a TWB apresentou o menor preço e venceu, informou a assessoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Aprovada lei que estabelece diretrizes orçamentárias para 2008

São Sebastião - O projeto que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da lei orçamentária do município de São Sebastião para o exercício de 2008, de autoria do prefeito Dr. Juan Garcia, foi aprovado na última terça-feira (3/7) pela Câmara Municipal. A proposta cumpre o que determina a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Conforme ofício enviado pelo prefeito à Câmara, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo exercício foi elaborado de acordo com os programas de governo e as novas exigências contidas na LRF, destacando anexos de metas fiscais para as receitas, despesas, resultado primário e nominal, montante da dívida pública para os três exercícios seguintes, que serão dispostas no Plano Plurianual, atendendo assim o princípio do equilíbrio orçamentário.
Na LDO está prevista, por exemplo, a autorização para o município arcar com despesas relacionadas a outras esferas do Poder Público, de acordo com os convênios firmados, como Fórum, Polícia Militar, Polícia Civil, Junta Militar, IBGE, Ciretran, entre outros. A lei orçamentária de 2008 deve ser aprovada até o fim do exercício de 2007. (Fonte: PMSS)

Prefeitura fará novo mutirão de limpeza no Rio Boiçucanga

São Sebastião - Na próxima terça-feira (10/7), a partir das 9h, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizará novamente o mutirão de limpeza no Rio Boiçucanga, localizado no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul. O serviço será executado pela fiscalização em parceria com a comunidade local e apoio da Subprefeitura da Costa Sul, ligada à Secretaria das Subprefeituras (Sesub), que cederá servidores e todo equipamento necessário para a retirada do lixo.
Durante a primeira ação, que aconteceu no dia 26 de junho de 2007 até quase a metade do rio, inúmeros produtos como cadeira de praia; cabo de guarda-chuva; guarda-sol; sacos de salgadinhos; pneu de bicicleta; garrafas pet; tela; fraldas descartáveis; extintor de incêndio; vidros; latas de alumínio (refrigerante e cerveja); dentre outros, foram retirados em três embarcações. O mutirão começou na ponte da Estrada do Cascalho e seguiu em direção a praia, cujo trecho é de aproximadamente 4 km. A operação contou com funcionários de algumas marinas e monitores de ecoturismo, já que o rio será utilizado para passeio de caiaque durante o 1° Festival de Ecoturismo de Boiçucanga - um evento organizado por um grupo de empresários e moradores do bairro com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e que teve início no começo do mês e termina no dia 29 de julho. (Fonte: PMSS)

Mais de 100 atletas participam da abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba

São Sebastião - Mais de cinco mil pessoas acompanharam na noite desta terça-feira (3/7) a abertura dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba. A delegação de São Sebastião, composta por cerca de 100 atletas e comissão técnica, esteve presente na cerimônia realizada no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo. A competição vai reunir mais de 7,1 mil esportistas de 40 cidades que disputam medalhas até o próximo dia 14.
Utilizando de muita luz e laser, a cerimônia teve início com o desfile de representantes das delegações. Na seqüência, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e Ubatuba, seguida da entrada da bandeira que representa o espírito olímpico.
A comissão organizadora usou um helicóptero para transportar o carateca Edinaldo Muniz de Oliveira, escolhido para acender a pira olímpica. Para isso, mais de 40 atletas da cidade sede entraram em campo com tochas acesas simbolizando o espírito de confraternização entre os participantes.
Após receber o fogo, Oliveira deu a volta olímpica na pista de atletismo, subiu a arquibancada e acendeu a pira que vai simbolizar os 10 dias de competição. Logo após, o jogador de basquete Murilo de Barros Passos fez o juramento do atleta.
O secretário de Esportes de Ubatuba, José Luiz Bittencourt Júnior, disse aos atletas e convidados que a cidade manteve o compromisso de realizar os jogos e que a participação de todos foi fundamental para chegar a esse estágio.
A festa de abertura terminou com a apresentação de grupos de dança da cidade. A partir de agora, os competidores se encontram no campo, no ringue, nas piscinas, nas pistas e quadras, todos com o pensamento de representar bem sua cidade e conquistar uma medalha. Os melhores em cada modalidade conquistam uma vaga para os Jogos Abertos do Interior da Praia Grande, que reúne esportistas de todas as regiões no segundo semestre. (Fonte: PMSS)

Setradh se prepara para Conferência Municipal de Assistência Social

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), continua com as reuniões preparatórias em todo o município para a 1ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 28 de julho, das 8h às 17h, no auditório das Faculdades São Sebastião (FASS), localizada na Rua Agripino José do Nascimento, número 177, na Vila Amélia (Centro).
A Conferência terá o tema “Compromissos e responsabilidades para assegurar a proteção social pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. O Suas regula em todo o território nacional a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social em articulação com iniciativas da sociedade civil.
Todas as reuniões têm o objetivo de discutir e trabalhar efetivamente na construção do Suas, que é responsabilidade dos Governos Federal, Estadual e Municipal, e deve oferecer serviços e programas para acolhimento, convivência e sociabilização de famílias, prevenindo situações de risco social.
Na próxima semana, a Setradh inicia as pré-conferências nas três regiões de São Sebastião. No dia 12 de julho (quinta-feira) será na Praça Pôr-do-sol, em Boiçucanga, no dia 16 (segunda-feira) na Escola Maísa Theodoro, o Cene, na região central, e no dia 17, na Escola Municipal do Canto do Mar, na Costa Norte. Todas as reuniões iniciam a partir das 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Igreja Católica organiza Festa de Nossa Senhora do Carmo

São Sebastião - A Igreja Matriz de São Sebastião, localizada na região central, realiza a partir desta sexta-feira (6/7), às 19h, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, com uma extensa programação religiosa e social para atrair os devotos da Santa. A festa recorda a instituição do Santo Escapulário.
De acordo com o pároco da Igreja Matriz, padre Jaime Matheus, o evento foi resgatado em razão dos fiéis que alcançam graças da santa. “A participação está cada vez maior e o auge da festa será o dia 15, às 19h30, em que vamos realizar a Missa Solene, seguida da consagração da cidade e a procissão pelas ruas da cidade”, explicou.
A festa social da Igreja Católica será dentro da terceira edição do “Arraiá Caiçara”, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e Subprefeituras (Sesub). “Vamos ter duas barracas de comidas típicas e o dinheiro será utilizado nas obras da Capela do bairro da Topolândia”, afirmou o pároco.
Está agendada para o próximo sábado (7/7), às 20h, a entrega da primeira fase da Capela da Topolândia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-1110. (Fonte: PMSS)

Lei das Organizações Sociais vai proporcionar nova gestão do Hospital
Aprovado na Câmara, projeto de lei de autoria do prefeito Dr. Juan Garcia permite qualificação de empresas como “Organizações Sociais (OS)”. Desta maneira, a Prefeitura poderá profissionalizar a estrutura do Hospital de Clínicas

São Sebastião - Baseada na Lei Federal 9.637/98, do presidente Fernando Henrique Cardoso, o projeto de lei que trata da “qualificação de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos como Organizações Sociais (OS)”, de autoria do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, foi aprovado nesta terça-feira (3/7) pela Câmara Municipal. Conforme a proposta, as empresas serão qualificadas como “OS” desde que sejam relacionadas com as áreas social, esportiva, educacional, ambiental, saúde, desenvolvimento científico, tecnológico e cultural.
A lei estabelece todas as diretrizes para a celebração de contrato de gestão, como a criação de conselho de administração, prestação de contas publicadas no Boletim Oficial, comprovação da prestação de serviço na área de atuação há mais de 5 anos, entre outras. A organização social, quando atuante na área de saúde, observará os princípios do Sistema Único de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, frisou que a aprovação da lei proporcionará, por exemplo, o início de uma nova gestão do Hospital de Clínicas de São Sebastião. “Por meio da modalidade de contrato de Organização Social, a Prefeitura poderá contratar uma empresa para profissionalizar a estrutura do hospital. Acreditamos que isso irá resolver grande parte dos problemas. Foi extremamente importante que os vereadores tenham entendido a relevância deste projeto”, destacou o secretário de Saúde.
No ano passado, a Irmandade Coração de Jesus – provedora do Hospital de Clínicas – autorizou que a Prefeitura de São Sebastião assumisse a administração da unidade. Desde então, o município tem procurado uma maneira de profissionalizar a gestão do hospital, já que o valor do subsídio repassado mensalmente (R$ 200 mil) é insuficiente para todos os custos. Ao longo dos anos, o Hospital teria acumulado uma dívida de aproximadamente R$ 14 milhões.
Conforme explicou o secretário da Saúde, com a nova lei uma empresa especializada poderá ser contratada para administrar o Hospital em uma co-gestão com a Prefeitura de São Sebastião. Hoje, uma comissão municipal formada por funcionários das secretarias de Administração, Saúde, Fazenda e Assuntos Jurídicos trabalha no processo de transição. O projeto de lei que trata da qualificação de empresas como “OS”, aprovado nesta terça-feira (3/7) pela Câmara Municipal, foi encaminhado à sanção. “A qualificação de Organizações Sociais permitirá maior agilidade ao Poder Público e melhoria em diversos serviços oferecidos à comunidade”, concluiu o prefeito Dr. Juan Garcia. (Fonte: PMSS)

São Sebastião pede revisão de royalties e ICMS

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o procurador judicial Alessandro Mauro Thomaz de Souza, estiveram na última terça-feira, (3/7), na sede da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), além da Transpetro, para discutir a distribuição de royalties e o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Na ANP, o prefeito e seu procurador se reuniram com Getúlio da Silveira Leite, superintendente da Superintendência de Participações Governamentais, além dos assessores Carlos Sanches e Bárbara Ribeiro.
“Neste local, o assunto tratado foi à distribuição de royalties aos municípios, novas liminares na Justiça e assuntos gerais, em defesa da receita de São Sebastião”, disse Dr. Juan.
Segundo ele, assim como São Sebastião, os outros 18 municípios que formam a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) têm perdido cerca de R$ 850 mil mensais com ações na Justiça.
“Pela portaria 29 da ANP, somente tem direito a receber royalties os municípios que possuem instalações marítimas, terrestres e fluviais de embarque e desembarque de petróleo e gás natural”, explica o prefeito.
Ainda conforme portaria da ANP, somente 40% do dinheiro arrecadado com a movimentação de petróleo que passa pelo Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) retorna à cidade. Os outros 60% são divididos para cidades vizinhas, no caso Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.
“A cidade é a única que recebe mais que a metade de toda a produção de petróleo marítimo produzido no Brasil, responsável por abastecer três refinarias, a Henrique Lage, de São José dos Campos, a de Cubatão e a de Paulínia. Nada mais justo revermos essa distribuição, pois os riscos ambientais estão em nossa cidade”, desabafa o prefeito.
São Sebastião recebe mensalmente R$ 3,6 milhões de royalties, Ilhabela e Caraguatatuba R$ 1,393 milhões e Bertioga R$ 1,98 milhões.
Transpetro - Na Transpetro, Dr. Juan se encontrou com o presidente Sérgio Machado, Marcelino Gomes, diretor de terminais e oleodutos, além dos assessores Carlos Rizzon e Fernando Sereda.
Na pauta, estava o aumento do valor adicionado da Petrobras, com vistas ao aumento do Índice de Participação do Município de São Sebastião na divisão da receita do Estado de São Paulo. A cidade tem pedido verbas oriundas desses repasses por conta da queda do dólar e do barril do petróleo. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga realiza 10° Torneio de Canoagem

São Sebastião - No próximo domingo (8/7), a partir das 10h, acontece a 10ª Canoagem de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. O evento, que será realizado próximo ao rancho dos pescadores (na barra), é voltado para canoas típicas, uma cultura tradicional dos caiçaras e à regata.
A competição é aberta para ambos os sexos e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Esportes (Seesp). As canoas sairão de frente ao Scuna’s Bar em direção à Praça Pôr do Sol, onde farão o retorno.
A inscrição ocorre somente no local porque os organizadores precisam verificar o modelo da embarcação. A canoa típica é mais pesada que a regata, o que faz uma grande diferença durante a disputa.
Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria (um remo, dois remos e três remos) serão premiados com troféu e medalhas, além de uma cesta básica. Além disso, todos os participantes receberão brindes que estão sendo arrecadados junto ao comércio.
A organização aguarda competidores de Ilhabela e dos bairros de Paúba, Toque-Toque Pequeno e Maresias, todos situados na Costa Sul de São Sebastião. Antes da canoagem ocorre uma prova de natação para crianças e adolescentes.
Para quem não vai participar da canoagem ou natação, a organização vai disponibilizar uma rede de vôlei na praia aos interessados. O evento é uma realização da Comissão de Pescadores de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Exposição fotográfica sobre o Atol das Rocas no Tamar de Ubatuba

Ubatuba - O Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba constitui-se em um dos principais atrativos da cidade chegando a receber cerca de 80 mil visitantes a cada ano, principalmente na temporada de verão, finais de semana e férias escolares. Os turistas e moradores locais recebem uma verdadeira aula de educação ambiental sobre as tartarugas e os ecossistemas marinhos através de tartarugas marinhas em tanques, painéis fotográficos, peças biológicas, réplicas e silhuetas.
A partir de 6 de julho, a grande atração do Centro de Visitantes é a exposição fotográfica “Atol das Rocas”, a partir da obra das fotógrafas Marta Granville e Zaira Matheus que, durante os últimos quatro anos, realizaram o acompanhamento fotográfico das rotinas de trabalho das expedições do Tamar ao único atol do Atlântico Sul e o resultado está sendo mostrado através das 40 fotos que compõem a exposição.
O Atol das Rocas está localizado no mar territorial brasileiro a 144 milhas da cidade de Natal – RN, foi a primeira unidade de conservação marinha do nosso país, considerada por muitos como o “berço da conservação marinha do Brasil”e constitui-se definitivamente num marco nas intenções brasileiras de proteção e pesquisa da vida no mar. As tartarugas tiveram um papel definitivo na criação da Reserva do Atol das Rocas que é um importante sitio reprodutivo da tartaruga verde no Brasil. Em contrapartida o Projeto Tamar realizou no Atol das Rocas a primeira campanha de marcação de tartarugas marinhas no Brasil no inicio da década de 80. De lá para cá o Projeto Tamar vem auxiliando na manutenção da reserva, executando uma série de pesquisas que contribuem para a proteção das tartarugas marinhas.
A exposição já esteve na Base do Tamar de Fernando de Noronha e após Ubatuba, será apresentada no Oceanário de Aracaju, em Natal/RN e nas Bases do Tamar em Praia do Forte/BA e Florianópolis/SC
A Base do Tamar Ubatuba está situada na Rua Antonio Athanásio, 273, próximo ao Shopping Porto Itaguá e, durante o mês de julho, está aberta à visitação todos os dias, das 10 às 20 horas. O Tamar tem o patrocínio nacional da Petrobras e em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Sobre as autoras das fotos: Mara Granville e Zaira Matheus, fotógrafas com especialidade em fotos submarinas, são mergulhadoras experientes, instrutoras de mergulho e de fotografia (além de outras especialidades de mergulho) trabalham como fotógrafas subaquática em Fernando de Noronha.

Projeto social é retomado no Saco da Ribeira e deve ser ampliado ainda este ano

Ubatuba - Um projeto social, que ensina aos mais carentes desde Capoeira até a língua inglêsa, realizado desde o ano passado pela Sociedade Amidos do Saco da Ribeira (SASARI) e que foi interrompido por falta de estrutura neste ano, acaba de ser retomado. A iniciativa começou em maio de 2006 utilizando uma creche da prefeitura como espaço para aulas de capoeira, no entanto, quando novas atividades iriam ser oferecidas a comunidade, a escola entrou em obras e o projeto teve de ser suspenso por falta de estrutura, atrapalhando os objetivos da SASARI.
Agora, no meio de 2007 o presidente da entidade Wanderlei Carlos Graça, foi a campo e conseguiu um novo espaço para o recomeço dos trabalhos.
“Ainda é muito pouco, mas temos um horário na quadra comunitária aqui da região e já retomamos as aulas de alongamento, aeróbica e localizada, mas o projeto é bem maior” explica o presidente acrescentando que irá mandar, neste mês, um oficio a Secretária da Educação solicitando algumas classes em escolas da região para que possam se iniciar as aulas de inglês e cidadania. Tudo gratuito. Além da quadra, para atividades como vôlei, ginástica e capoeira, e das classes, para aulas teóricas, o projeto tem como principal atrativo um curso profissionalizante na área de tapeçaria.
“Nós já temos em mãos duas maquinas que realizam serviços de tapeçaria náutica além de possibilitarem a produção de bolsas”, ressalta o presidente da SASARI, Wanderlei Graça, pedindo o apoio do poder público e de empresas privadas para que todo o projeto seja viabilizado, possibilitando uma melhor qualidade de vida para a população mais carente do Saco da Ribeira e, de certa forma, de toda a cidade
Neste momento de retomada dos trabalhos o projeto social está oferecendo apenas as aulas de ginástica, atendendo atualmente cerca de 60 pessoas, os interessados nesta atividade ou nas outras que devem começar ainda neste ano, podem procurar a sede da Sociedade de Amigos do Saco da Ribeira para obter informações sobre cursos e inscrições. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba emociona público no Estádio Municipal
Durante o evento, muitas surpresas aconteceram, desde a descida de um atleta ubatubense de helicóptero para acender a pira olímpica, até uma emocionante apresentação de dança, executada por jovens e crianças

Ubatuba - Uma grande e emocionante festa marcou o início dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba. A abertura do evento aconteceu na noite desta terça-feira, 3, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Com a casa lotada e muita animação, os presentes puderam acompanhar a entrada de diversas delegações participantes dos Jogos. Durante o evento, muitas surpresas aconteceram, desde a descida de um atleta ubatubense de helicóptero no campo para acender a pira olímpica, até as várias e emocionantes apresentações de dança, executadas por jovens e crianças. O evento terminou com uma bela queima de fogos.
Os jogos, que serão disputados até o dia 14, contarão com a participação de cerca de 7.500 atletas, vindos de 40 cidades, que disputarão medalhas em 24 modalidades esportivas. Além dos atletas, são esperadas mais aproximadamente 20 mil pessoas, que estarão na cidade atraídas pelo evento, tais como familiares e amigos de atletas, órgãos de imprensa e interessados, em geral.
A realização de um sonho - A abertura dos Jogos Regionais de Ubatuba foi prestigiada por diversas autoridades municipais e estaduais ligadas ao esporte, além de prefeitos de algumas cidades participantes e representantes da Universidade de Taubaté. O secretário estadual de Juventude, Esportes e Lazer, Claury Alves esteve presente e aproveitou para trazer pessoalmente o abraço de diversos prefeitos que estiveram com ele em uma reunião durante a tarde. “Gostaria de ressaltar o ânimo contagiante e a vontade do prefeito Eduardo César, para tornar possível a realização dos Jogos aqui. Esta é uma conquista merecida, uma vez que Ubatuba produz muitos atletas de renome nacional e internacional. Além disso, todos estão trabalhando com muito carinho para receber as delegações das 40 cidades participantes desta edição”.
Em um breve discurso, o secretário municipal de Esportes, José Luiz Bittencourt Jr. disse que o sonho de sediar os Jogos teve início há dois anos, quando a cidade se candidatou à vaga. “Nós pedimos um voto de confiança e prometemos que não íamos decepcionar. Daquele dia em diante, muitas obras foram feitas, construções e reformas, para receber as delegações com o máximo de conforto. Agradeço o apoio do Governo do Estado, da equipe da prefeitura que batalhou para que esse sonho se tornasse realidade e, em especial do chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais, Rildo Mendes Torienzo, que sempre acreditou na realização dos Jogos Regionais de Ubatuba.
O prefeito Eduardo Cesar falou da emoção de estar participando da festa de abertura dos Jogos Regionais, depois de tanto trabalho. “Com certeza, foi preciso muito trabalho e muitas mãos trabalhando duro para chegarmos ao dia de hoje. Espero, sinceramente, que este seja um dos mais bonitos Jogos Regionais da história. E que eles aconteçam na mais perfeita harmonia, sobressaindo o talento dos atletas e o amor aos esportes.” O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de sete vereadores para tornar este sonho possível. (Fonte: Assessoria de Imprensa dos 51º Jogos Regionais)
Vôlei de praia e malha começam suas disputas - As competições de voleibol de praia e malha tiveram início na manhã desta quarta-feira, 4, nos 51° Jogos Regionais de Ubatuba. Os jogos do vôlei de praia são realizados na Arena de Esportes de Areia, próxima ao aeroporto, e os a malha têm suas disputas no Complexo Municipal de Esportes, ambos no centro da cidade.
No voleibol de praia masculino, Caraguatatuba venceu Jambeiro por 2x0, com parciais de 18x7 e 18x10. O time de São José dos Campos venceu Ferraz de Vasconcelos por 2x0, com parciais de 18x3 e 18x6. Também foram realizados os jogos do feminino: Suzano venceu Jambeiro por 2x1, com parciais de 18x5, 14x18 e 15x6. Ainda no feminino, Lorena ganhou de Igaratá por 2x0 (WO).
Os jogos da malha no Complexo Municipal de Esportes ficaram com os seguintes resultados: Guaratinguetá ganhou de Itaquaquecetuba de 84 a 62, Cajamar venceu Poá por 10 a 8, Pindamonhangaba ganhou de Aparecida por 84 a 14, Cruzeiro venceu Ilhabela (WO) por 38 a 0, e Cachoeira Paulista venceu Caieiras por 134 a 82. A malha reiniciou seus jogos no período da tarde, quando Mogi das Cruzes venceu a equipe de Arujá pelo placar de 140 a 136. Na mesma rodada, Guarulhos ganhou de Ferraz de Vasconcelos por 44 a 36.
Basquete estréia nos Regionais de Ubatuba - Começaram na manhã desta quarta-feira, dia 4, as partidas de basquete dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba, no Ginásio Benedito Pinho Filho, o Tubão. Pelo masculino Sub-21, Pindamonhangaba levou a melhor sobre Jacareí, vencendo o jogo pelo placar de 62 a 67. Pindamonhangaba também estreou com vitória no basquete feminino Sub-21, e ganhou de Franco da Rocha com 68 pontos de vantagem, ficando com o resultado de 98 a 30.
Outra cidade que entrou com o pé direito na quadra foi Francisco Morato, que venceu São Sebastião por 42 a 35, também no feminino sub-21. No masculino livre, a equipe de São José dos Campos venceu Natividade da Serra por WO, e Campos do Jordão venceu Suzano por 79 a 71. (Fonte: PMU)

"Show na Praça" começa em Ubatuba
Programação foi montada para as férias de julho e agitará as noites dos atletas que participam dos 51º Jogos Regionais no centro da cidade

Ubatuba - A partir de ontem, dia 4, até o dia 12 de julho, as noites serão animadas pelo "Show na Praça", uma série de atrações musicais na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade. As apresentações fazem parte da programação elaborada pela Prefeitura de Ubatuba para o "Julho Histórico-Cultural". Quem abre as apresentações na noite desta quarta-feira, 4, é a Banda Criativa. Nesta quinta-feira, dia 5, o show fica por conta da banda Versão Brasileira. A banda D'Jhaga faz a festa na sexta-feira, dia 6. No final de semana, 7 e 8, Antidanos e Ramam se apresentam. Na segunda-feira, 9, é a vez da banda Blackout e no dia 10, a banda Ápice Local. A EXCB faz o show no dia 11 e a banda Pracaniz encerra as apresentações, na noite do dia 12. As apresentações acontecerão sempre a partir das 20 horas.
Estrutura - Para as realizações dos shows, uma carreta com o palco onde ocorrerão as apresentações ficará estacionada na rua Salvador Corrêa, em frente a praça. A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura interditou meia pista da rua e o restante do trecho passará a ter mão dupla durante a interdição. (Fonte: PMU)

Seminário discute futuro da Ilha dos Pescadores
A Ilha dos Pescadores possui grande importância social e econômica, já que ali se movimenta mais de 20% do pescado local, envolvendo cerca de 350 pescadores

Ubatuba - Representantes de diversos órgãos, entre eles o Serviço de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ibama, Ministério Público e Prefeitura de Ubatuba, estiveram reunidos durante toda a segunda-feira, dia 2 de julho, para discutir o futuro da Ilha dos Pescadores, uma ilha fluvial que contém uma vila de pescadores, onde funciona o Mercado Municipal de Peixes.
O principal objetivo do seminário, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, foi definir os requisitos legais e as diretrizes para a elaboração de um projeto de revitalização da Ilha dos Pescadores. Para a elaboração do projeto, está sendo realizado um levantamento das necessidades para serem aplicadas, respeitando as restrições legais e buscando a regularização da área, a organização da atividade comercial e a questão das moradias no local.
Ao final do seminário, ficou decidido que, dentro de um prazo de vinte dias, este relatório será transformado no projeto de revitalização, sob a responsabilidade do secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, juntamente com os arquitetos Ary de Azevedo e Renato Nunes; o presidente da Colônia Z-10, Joedes Teixeira da Silva e o presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Ilha dos Pescadores, Nelson Mateus Júnior.
De acordo com o secretário, Rafael Ricardi Irineu, “com o seminário demos o primeiro passo em direção à revitalização da Ilha dos Pescadores e este passo foi dado da forma mais correta possível, com participação da comunidade e dos órgãos públicos competentes. O resultado disto virá de forma progressiva, mas a comunidade já pôde expor suas necessidades e ouvir as explanações dos órgãos presentes”.
Mudança de conceito - Para o assessor de Planejamento e Desenvolvimento, René Nakaya, a realização do seminário representou uma mudança de conceito no que diz respeito ao modo como as questões de interesse público são definidas em Ubatuba. “Uma discussão envolvendo órgãos importantes como o Iphan, o SPU, o Ministério Público e o Ibama, além da comunidade, é uma grande oportunidade que precisa se repetir. Temos diversas outras questões no município que deveriam ser discutidas da mesma forma. Os principais órgãos de licenciamento estiveram junto à Prefeitura de Ubatuba, explicando as situações reais para a população; isto mostra a mudança positiva que Ubatuba vem sofrendo, com maior participação da comunidade nas decisões dos principais problemas do município”, explicou René Nakaya.
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, concorda: “o seminário foi bastante proveitoso, nivelando o conhecimento dos presentes em relação ao assunto. A participação popular foi muito importante porque todos entenderam os problemas que envolvem o local. Agora, o próximo passo é a elaboração do projeto, que deverá ser submetido à análise ambiental”.
Boa vontade - De acordo com o arquiteto Renato Nunes, "os órgãos federais e o Ministério Público responsáveis pelo licenciamento do projeto de urbanização da Ilha dos Pescadores foram unânimes, não só em relacionar os impedimentos legais dentro de suas respectivas competências, mas em demonstrar também enorme boa vontade para encontrar a solução legal para o principal problema do local, que é a ocupação de área de marinha, margens de rio, etc". O arquiteto considerou que a compreensão do histórico desta ocupação, bem como do seu significado social, foram as razões da unanimidade entre os órgãos.
As melhorias - Entre as melhorias previstas no projeto, estão: a implantação de um sistema de esgoto, uma bomba de óleo diesel, a reforma da sede da Colônia Z-10 e do Mercado Municipal de Peixes, instalação da beneficiadora de pescados, implantação de um estaleiro, fornecimento de água potável e outras. (Fonte: PMU)

Festa de São Pedro Pescador movimenta cerca de 18 mil pessoas em cinco dias de festejos
O novo local do evento, área pública devolvida à população pela gestão atual, contribuiu para o crescimento significativo do evento neste ano

Ubatuba - A 84ª Festa de São Pedro Pescador, que aconteceu entre os dias 27 de junho e 01 de julho, atraiu milhares de pessoas que prestigiaram uma das mais tradicionais manifestações culturais de Ubatuba. Neste ano, a festa aconteceu na Avenida Iperoig, onde ficava o Parque Trombini, retornando, nesta edição, ao mesmo lugar onde começou, em 1923. Considerando a Procissão Marítima, a Corrida de Canoas, a chegada da Folia do Divino à Vila dos Pescadores e a festa, foram cerca de 18 mil pessoas que estiveram assistindo aos diversos shows, apreciando as delícias culinárias e as apresentações culturais.
A Barraca da Tainha, da Colônia Z-10, foi uma das mais concorridas, vendendo cerca de 2.300 kg do peixe nos cinco dias de festa. De acordo com o presidente da Colônia, Joedes Teixeira da Silva, “o movimento deste ano foi excelente”.
A primeira noite de festa contou com a realização do concurso “Rainha dos Pescadores” e com a presença do prefeito Eduardo Cesar, que abriu oficialmente o evento. Nove bandas locais e três convidadas animaram o evento e, de acordo com o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, a festa cresceu significativamente este ano.
“O novo local do evento, área pública devolvida à população pela gestão atual, contribuiu para isso. A festa abrigou grande número de entidades filantrópicas, além da Barraca da Tainha, da Colônia dos Pescadores. Em 2008 completaremos 85 anos da festa e vamos agregar ainda mais qualidade ao evento, cujo conteúdo é muito rico, por contemplar e preservar nossas raízes”, disse Pedro Paulo.
A 84ª Festa de São Pedro Pescador foi um evento promovido pela Prefeitura de Ubatuba e Fundart, em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz e Colônia Z 10.
Legítima identidade caiçara - A Festa de São Pedro Pescador remonta uma história de 84 anos e chega expressando um conteúdo revelador da legítima identidade ubatubense. “Há um momento dos festejos que a emoção se instala: é quando os barcos em procissão saem pela Barra dos Pescadores, com a imagem do santo à frente, em espetáculo de fé, de fogos e de cores, acompanhada, em todo o seu percurso, por milhares de olhares atentos e respeitosos.
São essas autênticas expressões de nossas raízes a denotar valores que permeiam nossa individualidade. Sentimo-nos gratificados em produzir, com apoio da prefeitura, Paróquia Exaltação da Santa Cruz e Colônia Z-10, evento tão significativo, que durante cinco dias são festejados pela comunidade”, completou o presidente da Fundart. (Fonte: PMU)

Vôlei de praia e malha começam suas disputas

Ubatuba - As competições de voleibol de praia e malha tiveram início na manhã desta quarta-feira, 4, nos 51° Jogos Regionais de Ubatuba. Os jogos do vôlei de praia são realizados na Arena de Esportes de Areia, próxima ao aeroporto, e os a malha têm suas disputas no Complexo Municipal de Esportes, ambos no centro da cidade.
No voleibol de praia masculino, Caraguatatuba venceu Jambeiro por 2x0, com parciais de 18x7 e 18x10. O time de São José dos Campos venceu Ferraz de Vasconcelos por 2x0, com parciais de 18x3 e 18x6. Também foram realizados os jogos do feminino: Suzano venceu Jambeiro por 2x1, com parciais de 18x5, 14x18 e 15x6. Ainda no feminino, Lorena ganhou de Igaratá por 2x0 (WO).
Os jogos da malha no Complexo Municipal de Esportes ficaram com os seguintes resultados: Guaratinguetá ganhou de Itaquaquecetuba de 84 a 62, Cajamar venceu Poá por 10 a 8, Pindamonhangaba ganhou de Aparecida por 84 a 14, Cruzeiro venceu Ilhabela (WO) por 38 a 0, e Cachoeira Paulista venceu Caieiras por 134 a 82. A malha reiniciou seus jogos no período da tarde, quando Mogi das Cruzes venceu a equipe de Arujá pelo placar de 140 a 136. Na mesma rodada, Guarulhos ganhou de Ferraz de Vasconcelos por 44 a 36. (Fonte: PMU)

Goleadas marcam o primeiro dia de competição no Futsal

Ubatuba - A primeira rodada do Futsal teve início na manhã desta quarta-feira, 4, com 24 equipes estreando na categoria masculino sub-21; seis na masculino livre e 20 equipes no feminino sub-21. Os jogos tiveram início às 8h e o final desta primeira rodada termina por volta das 21h desta quarta-feira, com o jogo onde a “dona da casa” - Ubatuba - estréia sua equipe feminina sub-21, frente à equipe de Cajamar.
A abertura da rodada do feminino sub-21 aconteceu na E.M. José de Souza Simeão, localizada no bairro do Taquaral e o time de São José dos Campos goleou a equipe de Cachoeira Paulista por 5 X 0. Logo em seguida, Campos do Jordão venceu Jacareí por 3 X 1 e Guarulhos também aplicou uma goleada, superando Aparecida pelo placar de 6 X 1. Fechando as partidas da manhã, nesta categoria, o time de Mogi das Cruzes venceu Arujá por 3 X 1.
Ainda durante a manhã, estrearam 12 equipes da categoria sub-21 masculino. Na E.M. Marina Salete do Amaral, localizada no bairro do Perequê Açu, a equipe de Francisco Morato conquistou sua primeira vitória na competição, passando sem problemas pela equipe de Caraguatatuba com o placar de 5 X 0. Na seqüência, Itaquaquecetuba venceu Poá por 3 x 2 em uma partida muito disputada, com a equipe de Itaquaquecetuba vencendo de virada. Também de virada, Campos de Jordão venceu Taubaté pelo placar apertado de 2 x 1.
Os outros resultados da manhã foram: Roseira 3 X 4 Cachoeira Paulista, Cruzeiro 3 X 4 Ilhabela e o empate de 2 X 2 entre Piquete e Aparecida. A rodada da tarde teve início às 14h com três jogos. Na categoria feminino sub-21 o time de Lorena venceu por 4 X 2 a equipe de Taubaté. O destaque da rodada foi a goleada aplicada pela equipe de Santa Isabel sobre Natividade da Serra, com o placar final de 10 X 0.
Outro resultado elástico aconteceu na partida entre Ferraz de Vasconcelos e Cajamar, com a vitória de Ferraz de Vasconcelos por 9 X 0. A equipe masculina livre de São Sebastião começou sua partida dando a impressão de que venceria a equipe de Cunha com facilidade, ao marcar dois gols logo no início da partida, mas o time de Cunha aos poucos foi equilibrando a partida e chegou até a virar o placar à seu favor, mas o resultado final foi um empate por 4 X 4.
O outros resultados divulgados até às 19 horas foram:
Categoria sub-21 - Paraibuna 3 X 3 Franco da Rocha
Categoria masculino livre - Jambeiro 3 X 2 Lorena. (Fonte: PMU)

A Festa de São Pedro Pescador

Ubatuba - Cinco dias de festejos marcaram a 84ª Festa de São Pedro Pescador, entre 27 de junho e 01 de julho, com um público estimado em 18 mil pessoas, considerando a Procissão Marítima, a Corrida de Canoas, a chegada da Folia do Divino à Vila dos Pescadores e a festa, que aconteceu na Avenida Iperoig, retornando, em sua octagésima quarta edição, ao mesmo lugar onde começou, em 1923. Nove bandas locais e três convidadas animaram o evento.
A Festa de São Pedro Pescador deste ano cresceu significativamente. O novo local do evento, área pública devolvida à população pela gestão atual, contribuiu para isso. A festa abrigou grande número de entidades filantrópicas e a Barraca da Tainha, da colônia dos pescadores. A Fundart e a Prefeitura promoveram o evento, em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz e Colônia Z 10.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo, disse que “a Festa de São Pedro Pescador teve apoio importante da Prefeitura, e contou com a presença do Prefeito Eduardo César, prestigiando sua realização. Em 2008 completaremos 85 anos da festa e vamos agregar ainda mais qualidade ao evento, cujo conteúdo é muito rico, ao contemplar e preservar nossas raízes”.
Cia. de Teatro “Abençoados por Cunhambebe” na Ilha Anchieta - A Cia. De Teatro “Abençoados por Cunhambebe”, do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança, da Fundart, se apresentou no último dia 30 de junho na Ilha Anchieta, com um espetáculo que contou a história do levante de 1952, quando o presídio foi tomado pelos presos.
O grupo foi alvo de reconhecimento pela sua boa performance. A partir de livros publicados sobre a rebelião, Fernando Moreno, Coordenador do Setorial de Artes Cênicas e Dança, e Marilena Cabral, professora de teatro, elaboraram a narrativa. O evento marcou os 55 anos do levante e contou com a presença dos “Filhos da Ilha”.
Visitas à Fundart - Estiveram na Fundart, na última semana, o arquiteto e ex-presidente da Fundart, Renato Nunes, para tratar de projeto referente à retomada do prédio do antigo Fórum; José Claro da Rocha (Rochinha), para saber sobre o livro 20 Anos de Poesia, publicado pela Fundart; “Zé” Pedro, da Fazenda da Caixa, para falar do Telecentro a ser instalado naquele bairro e Silvia Issa, ex-presidente da Fundart, para tratar de assuntos relativos a Caiçarada, evento da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba que irá ocorrer na última semana de setembro.
Ballet conquista mais prêmios - A Oficina de Dança da Fundart participou, no último dia 01 de julho, do XIX Prodansp – Projeto Dança São Paulo, na cidade de Americana. Trouxe para Ubatuba um 1º lugar, dois 2ºs e um 3º lugar.
Ainda este mês o ballet da Fundart estará se apresentando no Festival de Dança de Campos do Jordão, antes de viajar para Joinville, onde vai participar do maior festival de dança da América Latina, para o qual classificou sete coreografias. (Fonte: Fundart)

Festa de inauguração do Clube ACIU foi um sucesso
Um sucesso, está tudo ótimo, o clube é maravilhoso! Essas foram as expressões mais usadas pelos participantes que estavam na inauguração do Clube ACIU.

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba promoveu nesta última terça-feira, 03, a festa de inauguração de sua sede social- o Clube ACIU.
Participaram de cerca de mil pessoas. Estiveram presentes empresários associados, vereadores e o prefeito Eduardo César.
Os 100 primeiros convidados que chegaram na festa foram presenteados com chapéus de palha e as crianças ganharam "biribinha".
A diretoria da ACIU fez o possível para proporcionar os seus associados uma noite muito especial e agradável.
A inauguração teve como tema a I Festa Junina da ACIU, e segundo os diretores da entidade e os participantes o Arraiá ACIU foi “festão”.
O evento contou com um show de banda ao vivo, a famosa quadrilha e barracas típicas.
A ACIU disponibilizou gratuitamente aos convidados quentão, vinho-quente, pipoca, doces típicos, churrasco, refrigerante e cachorro quente. A renda da barraca da cerveja foi toda destinada à APAE. O Tachão de Ubatuba e a Basfibra expuseram seus produtos em um estande também fornecido pela ACIU.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat disse que é gratificante para eles da diretoria ver que superaram as expectativas de todos que foram à festa. “Conseguimos trazer mais uma conquista do empresário de Ubatuba- o Clube da ACIU, que além da integração entre os empresários, vai qualificar a nossa mão de obra. Aqui com certeza é um espaço de respeito e conforto para os nossos associados, agradeço o apoio de todos aqueles que confiaram em nosso trabalho".
Já o vice-presidente da ACIU, Marcos Velloso, contou que essa é mais uma vitória do empresariado. “É uma sede social que todos merecem, um local para diversão, festas, para a descontração, cursos, enfim um local realmente fantástico”.
Em relação ao evento, Velloso disse que a festa foi muito calorosa e que o retorno foi ótimo “é gratificante ver o empresário feliz, recebemos muitos parabéns, muitas sugestões, agradecimentos. O interessante e o gostoso é ver o empresário satisfeito e contente. Uma pequena contribuição que o empresário faz sendo associado, olha o que podemos fazer e alcançar. Fica aqui meus parabéns para todo o empresariado associado, e sem modéstia, para essa diretoria também, que trabalha muito e não busca nenhum ônus político, trabalha para o empresariado sempre, basicamente é isso que nós precisamos”.
Já o diretor da ACIU, Otavio Mei Silveira se disse um pouco surpreso com o resultado da festa. “A festa surpreendeu um pouco sim. Achei que a festa seria boa, mas não tão boa”. E completou: “os associados agora têm um espaço para se reunir, bater um papo, tomar uma cerveja, enfim, interagir, pois o comerciante de Ubatuba não tinha esse espaço”.
Segundo o Prefeito Eduardo César, a iniciativa da ACIU foi fantástica. “Em relação a festa só não digo que é uma surpresa o número de pessoas, porque o que essa diretoria tem mostrado o tempo todo, a capacidade, a seriedade, o dinamismo, a forma como conduzem a Associação Comercial de Ubatuba é fantástica. Tanto que foram reconduzidos ao cargo, eu costumo brincar pelo chocolate. Esse chocolate se deu em virtude da unificação da nova visão que o empresariado de Ubatuba está tendo. Ubatuba tem que acreditar que é capaz, que é possível e que as coisas acontecem. E quando se tem condição, como está tendo a ACIU e essa diretoria, ela mostra do que é capaz. Saíram do aluguel, agora esse clube e com essa festa.”
O prefeito deixou bem claro que a festa de inauguração da ACIU em momento algum foi conflitante com a abertura dos jogos regionais, “muita gente que estava na abertura estava na festa. Os dois eventos tiveram o seu brilho, foram um sucesso pela forma positiva com que impressionaram a comunidade”, declarou na ocasião.
“Eu entendo que a ACIU está no caminho certo, o caminho é esse e muito mais está por vir no município de Ubatuba, porque cada vez mais o empresário está com o poder de aglutinação e no poder que tem a categoria. Com isso, teremos uma economia mais forte e conseqüentemente um município melhor. A Prefeitura só tem a agradecer. É muito bom ser prefeito de uma cidade que o empresariado começa a ter consciência através da diretoria da ACIU”, concluiu o prefeito Eduardo César.
O vereador Marcos Demo que é associado da ACIU, proprietário dos Restaurantes Tio Sam, parabenizou o presidente e toda a diretoria da ACIU por mais essa inovação. “Primeiro a sede, agora o clube com todo esse espaço para nós associados usufruirmos. Tudo isso é mais um avanço, mais um crescimento da ACIU. Deixo aqui um pedido para que todo empresário de Ubatuba esteja engajado nesta causa, pois quanto mais associados melhor. Estão todos de parabéns”.
Declarações de alguns associados sobre a festa
Moacir Ribeiro Couto, proprietário do Hotel Villa Di Rimini: “A festa estava excelente, o local é maravilhoso, espero que a ACIU realize mais festas. Parabéns a diretoria da Associação Comercial de Ubatuba”.
José Carlos Tadioto- proprietário do Tadioto Materiais de Construção: “A festa foi muito boa, a participação do empresariado foi muito boa também, surpreendente até, considerando que conciliou com a abertura dos jogos regionais. O clube era uma coisa que estava faltando em Ubatuba, parece que o empresariado está se conscientizando que nossa cidade precisava disso. Isso vai ser muito bom para Ubatuba daqui para frente. Parabéns a toda a diretoria. Eu não acreditava muito, mas agora estou vendo que foi muito boa essa gestão da ACIU e tomara que continuem assim”.
Valdir Zarpelão- proprietário do Quiosque Golfinhos: “A diretoria está de parabéns por mais um novo espaço, pois nesse aspecto, um clube, para realizar confraternizações entre os empresários, Ubatuba estava carente. Agora os associados têm o seu próprio espaço para isso. Ratifico que a diretoria e todos os associados estão de parabéns. O lugar é muito gostoso. A festa está maravilhosa, o pessoal está muito satisfeito e o São Pedro desta vez nos ajudou. Parabéns à todos”.
Simone Papp- proprietária da Pousada Portal da Palmeira “A festa estava ótima, o clube é um espaço maravilhoso e que isso tudo não pode parar. Faltava um clube em Ubatuba”.
Oswaldo Matsumoto- proprietário da Matsumoto Imóveis-“A festa foi uma iniciativa muito produtiva da ACIU, estava um grande sucesso. A ACIU ter um clube é bastante interessante e Ubatuba estava precisando disso, precisava de um espaço para que os comerciantes possam interagir, se conhecer e trocar idéias”.
Alexandre Gomes- proprietário da Pousada Torre Del Mar-“A festa estava muito legal, o espaço é ótimo e espero que continuem com esse investimento para que possamos ter toda essa sociabilização, pois muitos empresários acabam ficando envolvidos com seus próprios negócios e acabam não tendo oportunidade de conhecer uns aos outros. Em relação o Clube ACIU contar com uma pousada-escola, é mais uma forma de capacitar a mão-de-obra do turismo, que é o nosso ganha-pão na verdade. Apoio totalmente em a ACIU transformar esses 22 apartamentos que o clube possui em uma pousada-escola”.
Rosana Carpineti Mian- gerente do Banespa- “A festa está ótima. O lugar é lindo. A ACIU fez um tremendo investimento que está valendo muito a pena”.
Jaime Rossi- proprietário da Rossi Calçados e Rossi Sport Wear- “A festa foi maravilhosa, tudo muito bonito, a ACIU está de parabéns e é isso aí, a ACIU tem que juntar todo mundo, trazer o pessoal para participar. Isso aqui vai ser um sucesso. Estão todos de parabéns. E na realidade a gente também faz parte disso, eu como conselheiro, essa chapa pelo 2o ano vem fazendo um excelente trabalho, a nossa aquisição da sede própria e agora em seguida um clube, pois o nosso presidente muito inteligentemente já fez esse grande empreendimento para a gente. Agora é só os associados prestigiarem”.
Leonardo Carvalho- proprietário do Restaurante Pecado da Gula- “Eu só tenho a agradecer tudo o que está sendo feito por essa diretoria. A Aquisição da nova sede, agora um clube e com uma festa dessas de inauguração. Só tenho a agradecer”.
Donizete de Lima- proprietário da Summer Vídeo Locadora- “A festa foi maravilhosa e o clube é um projeto no mínimo interessante. A nossa diretoria fez um trabalho excepcional na 1a administração e estava torcendo para que eles permanecessem e aí estao, está valendo muito a pena”.
Declaração dos Expositores da Festa
André Matheus Parodi- proprietário Tachão de Ubatuba- “A ACIU obtendo um clube é uma ótima oportunidade de o comerciante se integrar, pois tendo esse espaço, podemos nos conhecer melhor, ter uma maior convivência. A festa está maravilhosa, está tudo muito bem organizado, as barracas estão super bem dispostas, o local é super bonito.
Em relação a expormos na festa, é uma oportunidade que nos foi dada e temos que aproveitar, pois é uma ótima maneira de incentivo ao comercio local e de fazer com que as pessoas conheçam nossos produtos”.
Anacleto Campos- proprietário da Basfibra- “A festa foi muito boa, melhor do que eu esperava, tudo muito bonito, bem trabalhado e bem organizado. A ACIU deu um grande passo em adquirir um clube e tenho certeza que com a cabeça dessa diretoria vamos melhorar muito mais. Expor meus produtos na festa foi muito positivo. Por
incrível que pareça até consegui vender alguma coisa, imagina só. É uma boa oportunidade para mostrar o que Ubatuba tem. Eu indico para que as outras empresas participem das próximas festas também”.
Ruth Machado- diretora da APAE de Ubatuba- “Nós estamos muito lisonjeados com o convite da Associação Comercial de Ubatuba para participamos da festa, agradecemos muito o presidente Ahmad por dar mais esta oportunidade para a APAE e em nome de nossa presidente Mia Mafalda que batalha muito pela APAE, agradeço a Vilma, o Raul da Sorveteria Rocha e mais todas as pessoas que nos auxiliam em todos os momentos e que sempre estão sempre com a gente para tudo. Estamos com uma obra nova, uma APAE renovada, com 102 alunos e esperamos que com a nova sede possamos atender toda a nossa demanda. Eu gostaria muito de frisar também que todo esse trabalho tem a colaboração da comunidade, de pessoas como o presidente da ACIU que são sensíveis à nossa causa. Todos estão vendo a importância da responsabilidade social. Só temos a agradecer”.
Estrutura do Clube - A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
O clube possui 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola.
O gerente da Associação Comercial, Célio Moraes Stefani disse que está sendo elaborado um estatuto para todo o funcionamento do clube e que estão sendo aceitas sugestões para melhor atender os associados. (Fonte: ACIU).

 


 

CINEMA - SEMANA DE 29/06 A 06/07

CINE PORTO
fone :3833-2066(012)
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs-17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
(NOS DIAS 11 E 12/07 "SHREK TERCEIRO " SERÁ SÓMENTE ÁS 15:00 HS E 16:30 HS.)
"PRÉ-ESTRÉIA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DIAS 11 E 12/07
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:30 hs e 21:00 hs.

CINE PASSEIO
fone :3832-2843(012)
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO" Dublado!!!!!!!
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Esconde-esconde

Quando mudei de endereço
Alguns amigos
Começaram a brincadeira
De se esconderem
E nunca mais reapareceram.
E fico sempre atento
Olhando nos olhos
Das pessoas
Procurando encontrar,
Atrás dos rostos adultos,
As crianças que desapareceram;
Atrás das máscaras sérias,
Os sorrisos inesquecíveis;
Na vida cheia de responsabilidades,
Aqueles anos incríveis.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

III - Participação da comunidade

O Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba em respeito à população, que representa na gestão da Santa Casa de Ubatuba, vem responder o seguinte a essa população, e não do Sr. Ricardo Cortes, cuja afirmação nem merece resposta:
O Conselho Gestor atende à população na sala do Controle Social, ao lado da Administração da Santa Casa , onde está disponível para quaisquer informações e esclarecimentos, portanto Conselho vem, nesta oportunidade, comunicar a população somente uma das suas operações, a mais recente, tomada por unanimidade :
Foi encaminhada representação contra o Sr Ricardo Cortes ao CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE SÃO PAULO, por mau atendimento médico, erros médicos graves, que expõe os pacientes a risco de vida.
Face à gravidade das reclamações apresentadas ao Conselho, com a devida documentação, foi solicitada a suspensão cautelar do exercício das atividades profissionais do Sr Ricardo Cortes até a conclusão do devido processo disciplina.
Como conseqüência, e também por decisão unânime, o Conselho Gestor encaminhou à Delegacia de Polícia Federal pedido de instalação de inquérito policial na utilização de próteses na ortopedia da Santa Casa, bem como solicitou à Promotoria Publica de Comarca de Ubatuba a abertura do respectivo processo crime.
De acordo com a Constituição Federal caberá ao sr Ricardo Cortes comprovar a verdade de suas alegações, sob pena de sofrer as sanções legais criminais cabíveis, além de indenização por dano material, moral ou à imagem.
O Conselho Gestor permanece à disposição da população na sala do Controle Social, na Santa Casa e se propõe , oportunamente, a apresentar à população, relatório de suas atividades e soluções no atendimento à população pela Santa Casa de Ubatuba
Além de ser mau médico, o Sr. Ricardo demonstrou, na última sessão da Câmara dos Vereadores de Ubatuba, realizada em 3 de julho de 2007, ser mau político e desrespeitar os eleitores e a população, por negar palavra ao coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba, devidamente inscrito na Tribuna Popular, havendo vaga para sua palavra:

 Essa medida é antidemocrática, autoritária e inconstitucional, e contraria o regimento interno da Câmara.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da
Santa Casa de Ubatuba
OAB - SP 16.213

Boi, Boi, Boi... A Vaca foi pro brejo...

enviado por:
Cezar Prates
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Canto do Itaguá  ©Nelson Schmidt

Canto do Itaguá
©Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor