Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 06 de Julho de 2007 - Nº 1805 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Empresários da região recebem certificados do EMPRETEC/Sebrae
Mercadante ministra palestra na UNITAU
UNITAU prepara pesquisadores que integram expedição à Antártica


Caraguatatuba
Prefeitura pede aos munícipes que zelem pelos patrimônios e monumentos
Caraguá inicia serviço de eletroencefalograma
Prefeitura de Caraguá institui o Dia Municipal da Cultura e da Paz
PROMINP realizou encontro em Caraguatatuba
PETROBRAS está presente no IV ECOADVENTUR

Ilhabela
Vereadora Nanci propõe quadra para Green Park


São Sebastião
Prefeitura não terá expediente na próxima segunda-feira
Escolas Municipais entram em recesso na próxima semana
Centro de Zoonoses realiza feira de adoção de animais
Prefeitura discute com Cetesb alternativas para tratamento de resíduos sólidos
Aberta as inscrições para Projeto Oficina Escola
Alunos do programa 'Brasil Alfabetizado' da Costa Sul recebem certificado
Marearte estará presente no 3° Arraiá Caiçara
Seesp encerra atividades das escolinhas esportivas
Atletas de São Sebastião ganham atendimento personalizado
Xadrez faz estréia nos Regionais
Basquete masculino e futsal feminino realizam as primeiras partidas nos Regionais
Malha de São Sebastião vence Poá no jogo de estréia nos Regionais
Primeira piscina pública de São Sebastião está em construção no Pontal da Cruz
Saúde e Corpo de Bombeiros discutem protocolo de atendimento à emergência
Câmara aciona Prefeitura obrigando aumento de salários de prefeito, vice e secretários


Ubatuba
Vai ter festança no ‘Arraiá do Perequê Shopping’
Ubatuba quer melhorar resultados nos Jogos Regionais deste ano
Jogos Regionais 2007 começam nesta terça-feira, em Ubatuba
Vôlei de praia, malha e basquete marcam manhã do segundo dia dos Jogos Regionais
Xadrez tem segundo dia de competição com a segunda e terceira rodada
Segundo dia de competição define final no tênis de campo e o campeão Mirim no Skate
Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Empresários da região recebem certificados do EMPRETEC/Sebrae
Empresários do Litoral Norte tornaram-se os mais novos empretecos da região, após a conclusão do programa EMPRETEC, desenvolvido pelo Sebrae, e realizado atualmente em 21 países

Litoral Norte - Com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio do SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 26 empresários da região concluíram o EMPRETEC - um programa para proprietários de empresas e futuros empreendedores, realizado na cidade, entre 16 e 24 de junho.
O programa tem como objetivo despertar o potencial empreendedor, e ainda identificar e aumentar o potencial empresarial. Este trabalho é realizado por meio de uma parceria do Sebrae com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com a ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Sebrae, por meio deste programa, o empreteco(como fica conhecido o participante do curso), recebe estímulos para desenvolver suas características positivas no que se refere a empreender negócios.
O curso, que já formou mais de 50 mil alunos em todo o mundo, está atualmente em 21 países. Além disso, 75% das empresas criadas por "empretecos" cresceram em média 63%, outras 51% aumentaram seus lucros e 31% aumentaram o nível de empregos, após a participação do empresário no EMPRETEC. Neste curso realizado em Caraguá, participaram profissionais liberais e outros empresários de ramos como telefonia, construção, materiais elétricos e hidráulicos, gráfica, espaço para eventos, entre outros. A turma de empretecos recebeu o certificado no dia 24 de junho. (Fonte: PMC)

Cepam leva crianças do Litoral Norte para conhecer interior do Estado

Litoral Norte - Cerca de 300 alunos da rede oficial de ensino, que moram em municípios do Litoral Norte irão conhecer, a partir do dia 9 de julho, o modo de vida e a cultura do interior do estado pela primeira. Elas fazem parte do programa Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior, coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam.
Crianças de 9 a 11 anos de Ilhabela (120), São Sebastião (40) e Ubatuba (80) ficarão uma semana em diversas cidades do interior. Os passeios incluem visitas em pesqueiros, fazendas, fábricas, indústrias, museus, criações de animais entre outras atividades culturais, esportivas e de lazer.
São 59 delegações de quinze municípios do Litoral Paulista. Cada delegação é composta de 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados pelo motorista e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.
A edição deste ano do Redescobrindo o Interior levará mais de seis mil crianças para 166 cidades do Interior paulista, nas semanas de 9 a 13 e de 16 a 20 de julho, durante o recesso escolar. As delegações, com 40 crianças cada, de 26 municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e 15 do Litoral, ficarão alojadas em escolas adaptadas nos municípios hospedeiros.
Realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa Caravanas do Conhecimento é organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais.
O projeto faz parte do Programa Caravanas do Conhecimento que, em janeiro de 2007, durante o Interior na Praia, levou oito mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 190 municípios de todas as regiões do Estado. Agora o Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso.
Confira a programação, os roteiros e informações acessando a página do Caravanas do Conhecimento http://www.cepam.sp.gov.br/v11/paginas/interiornapraia2007.asp  (Fonte: PMI)

Mercadante ministra palestra na UNITAU


Litoral Norte - O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) ministra palestra, nesta sexta-feira, 6 de julho, às 16h, na Universidade de Taubaté (UNITAU). A palestra será no Auditório da Engenharia Civil e terá como tema o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O público-alvo do evento é formado por integrantes da direção do Partido dos Trabalhadores (PT) em todo o Vale do Paraíba.
Pouco antes, às 15h, Mercadante irá inaugurar o Telecentro, projeto de inclusão digital do Governo Federal, trazido à cidade pelo Sindicato dos Metalúrgicos em parceria com a UNITAU.
A inauguração será realizada na Biblioteca do Departamento de Medicina, no complexo do Bom Conselho, e contará com a presença da Reitora da UNITAU profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa e do prefeito Roberto Peixoto, além de outras autoridades.
PROJETO – O Telecentro é um programa desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, que oferece acesso gratuito à internet além de curso básico para informática.
O Telecentro de Taubaté é direcionado ao público idoso e contará com 22 computadores com acesso a internet banda larga, além de orientadores de informática da UNITAU para auxiliar os usuários. (Fonte: UNITAU)

UNITAU prepara pesquisadores que integram expedição à Antártica

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, na próxima semana, a primeira etapa do treinamento para os integrantes da pesquisa desenvolvida na Antártica sobre o impacto do aquecimento global nos peixes. De 10 a 13 de julho, alunos e professores da UNITAU e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberão orientações, por meio de palestras e mini-cursos, sobre as características dos peixes antárticos. O treinamento será ministrado pelo Prof. Dr. Edson Rodrigues, no Departamento de Biologia, no complexo do Bom Conselho.
Os pesquisadores integram a equipe que irá à Antártica em outubro deste ano para dar continuidade ao estudo intitulado “Evolução da Biodiversidade na Antártica: uma resposta da vida às mudanças”, coordenado por Rodrigues. A pesquisa tem como objetivo analisar, principalmente, a capacidade de tolerância dos peixes antárticos às variações de temperatura na península Antártica. Nos últimos 50 anos a temperatura aumentou em 2,5 ºC.
A segunda etapa de treinamentos será prática e abordará técnicas e procedimentos de coleta de peixes. Esse módulo está previsto para ser realizado em setembro, no Centro de Biologia Marinha no campus da UNITAU em Ubatuba, e contará com a participação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e do Centro Universitário de Campos de Andrade (Uniandrade). (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura pede aos munícipes que zelem pelos patrimônios e monumentos
Na semana passada, o monumento comemorativo ao Sequiscentenário, entregue durante o aniversário da cidade, foi pichado durante a madrugada. A Administração Municipal, numa medida de preservação do patrimônio público pede aos munícipes que zelem pelos prédios, praças e monumentos do município

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, em uma iniciativa de conscientizar a comunidade sobre a importância em preservar os patrimônios públicos, pede à população que zele pelas obras, prédios, praças, e até mesmo os poucos monumentos existentes na cidade.
Esse apelo se deu em razão do fato ocorrido na madrugada de quinta para sexta-feira(entre 28 e 29 de junho), quando pessoas picharam o monumento comemorativo aos 150 anos da cidade, entregue à população no dia 20 de abril, no aniversário de Caraguá.
Para o prefeito, é preciso que todos respeitem os patrimônios públicos. "O monumento do Sesquicentenário foi um presente para a cidade. É para marcar um momento importante da história do município, assim como temos o obelisco(torneira da Praça Cândido Motta), que a cidade recebeu ao completar 100 anos. Monumentos marcam o presente e o que é o mais importante, contam para as futuras gerações parte do passado, que é tudo o que estamos vivendo hoje. Então ao invés de pichar, depredar, temos que zelar, cuidar, preservando a história para o futuro próximo", concluiu o prefeito, fazendo um apelo à população no sentido de denunciar atos de vandalismo. O contato pode ser feito por meio do serviço Alô Cidadão, pelo telefone 0800-7700678. Exerça sua cidadania. Preserve o que é nosso! (Fonte: PMC)

Caraguá inicia serviço de eletroencefalograma

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na quarta-feira, 4, os serviços de exames de eletroencefalograma, em um aparelho adquirido pelo município. Com esse novo trabalho, a Saúde está ampliando os trabalhos, visando a independência nesta especialidade, que antes tinha viabilização apenas por meio de convênios com outras entidades.
De acordo com o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, com o novo aparelho a média de exames prevista é de 100 pacientes por mês, o que em no máximo quatro meses, possibilita suprir a demanda existente. "Temos hoje cerca de 400 pessoas na fila de espera. Com o aparelho, iremos melhorar o atendimento e suprir as necessidades, gastando muito menos do que quando terceirizávamos o serviços", afirmou o secretário.
Segundo ele, a aquisição do equipamento foi uma solicitação do prefeito José Pereira de Aguilar, com o objetivo de melhorar os atendimentos na área da saúde. "Adquirimos também um aparelho de ultra-sonografia e realizamos, aqui na Secretaria, cerca de 25 ultra-sons por dia. Este atendimento acontece diariamente, durante toda a semana, agilizando assim os exames, que antes demoravam muito tempo para serem feitos", disse Santos.
Para a realização dos exames, é necessário que o paciente seja avaliado por um especialista, que analisa a necessidade do mesmo, e encaminha para o agendamento. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá institui o Dia Municipal da Cultura e da Paz

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, instituiu no calendário oficial município o Dia Municipal da Cultura e da Paz. As festividades da data acontecerão em 25 de julho. O projeto de Lei 1.435 de 28 de junho de 2007, foi aprovado pela Câmara Municipal, sancionado pelo Executivo e publicado no diário oficial na quarta-feira, dia 4 de julho.
No Dia Municipal da Cultura e da Paz, em todo o município, deverão ser realizadas atividades artísticas, científicas, religiosas e culturais e finalizadas com uma grande confraternização.
Na data, as escolas, museu, bibliotecas, prédios, repartições, instituições educacionais, científicas culturais, artísticas, entre outros, além de prédios públicos, deverão hastear a bandeira da paz com a realização de cerimônias relativas ao dia. O município também homenageará um cidadão ou uma entidade pelo trabalho realizado em promoção à Paz e à cultura no município.
As bandeiras deverão ter sob um fundo branco, três esferas vermelhas dentro do círculo. Todos os locais que hastearão a bandeira deverão confeccioná-la com verbas próprias, do orçamento vigente, sendo complementadas caso necessário.
A idéia de criar esta data na cidade, veio do Movimento do Dia da Paz, representada por Laeth Queiroz, que trabalha com o calendário Maia. A Bandeira da Paz foi apresentada em 1933, em Nova Iorque, após a 2ª Guerra Mundial, e por isso foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. "Todos falam em paz, mas com essa lei em vigor teremos uma bandeira. Quando falamos em paz e em coletividade, o nosso inconsciente começa a mudar e este dia será um momento de reflexão pela paz", disse Queiroz.
Ele acrescentou que está muito feliz com a coragem do prefeito Aguilar em enviar o projeto para a Câmara, e tê-lo aprovado. "Há seis anos eu luto para que esse dia fosse criado em Caraguá. O mundo inteiro comemora a data, que é um dia de harmonização galáctica para todos. Entre as cidades do Litoral Norte, Ilhabela já comemora o dia e agora Caraguatatuba", disse
Um pouco do Histórico: A bandeira da Paz é um dos símbolos mais antigos do mundo. Suas três esferas foram desenhadas por Nicholas Roerich, como síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões dentro do circulo da cultura, que ele definiu como o cultivo do potencial criativo do homem. Ele acreditou que alcançar a paz através da cultura é um propósito para ser realizado por meio de esforços positivos da vontade humana.
Onde a bandeira for hasteada, além de reconhecer o grande alcance do passado, presente e futuro, estimulará o indivíduo a esforçar-se para realizar o seu alto potencial, embelezando todos os aspectos da vida e também estimula cada pessoa a tomar responsabilidade na evolução do planeta, isto é, ser o condutor da paz e simbolizar a transformação do indivíduo e da sociedade.
Roerich propunha que a Bandeira da paz brilhasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas para indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e de paz.
Em 15 de abril de 1935, o presidente Franklin Roosevelt presidiu a cerimônia máxima na Casa Branca, em Washington, e vinte países latino-americanos e os Estados Unidos da América firmaram o documento histórico. "Criatividade Positiva é a qualidade fundamental do espírito humano. Demos acolhida a todos aqueles que superam dificuldades pessoais... impulsionemos seus espíritos para a tarefa da construção da Paz e desta maneira asseguraremos um futuro radiante." "Onde há Paz, há Cultura; onde >há cultura, há paz."
Assinaram, na época, o pacto os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia,
Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala,
Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Estados Unidos da
América, Uruguai e Venezuela, através de seus Presidentes representantes,
presentes na Convenção. Para que os municípios possam hastear a bandeira da paz e haver conscientização coletiva, cada município terá que fazer uma lei instituindo o dia, como fez o prefeito Aguilar. (Fonte: PMC)

PROMINP realizou encontro em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Aconteceu ontem (4 de julho), a primeira reunião do Fórum Regional da Bacia de Santos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp. O evento, destinado à comunidade empresarial e Prefeituras da região com o intuito de divulgar os projetos e ações do Prominp, teve a participação de cerca de 450 pessoas. O tema do encontro foi: "Fornecedores de Bens e Serviços à Petrobras - Informações de Critérios para Cadastramento e Apresentação do Portal Eletrônico de Contratações".
No encontro, que foi uma solicitação de Associações Comerciais e Industriais e da comunidade local e teve a promoção da Petrobras, Fundacc, Prefeitura de Caraguatatuba, Prominp e Ministério de Minas e Energia, foram apresentados o programa de trabalho do Fórum Regional da Bacia de Santos e os requisitos e critérios de cadastramento de fornecedores de bens e serviços à Petrobras, assim como o sistema de compras eletrônico - Petronect, adotado pela Petrobras com o propósito de preparar, desenvolver e inserir o comércio e a indústria local/regional na cadeia produtiva de Petróleo e Gás Natural.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esse encontro foi "um momento importante de toda essa caminhada à espera da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato em nossa cidade. O que nós estamos fazendo nada mais é do que a lição de casa, ou seja, preparar a cidade para esse grande empreendimento".
Já para o Gerente Geral da Unidade de Negócios da Bacia de Santos - UN BS, José Luiz Marcusso, a chegada do Prominp na região é de fundamental importância, "porque teremos empresas e pessoas capacitadas para trabalhar nas obras de implementação do projeto e, futuramente, essas mesmas empresas poderão ser fornecedoras da companhia. Nossa expectativa é que a UTGCA será a grande processadora de gás da Bacia de Santos". (Fonte: PMC)

PETROBRAS está presente no IV ECOADVENTUR

Caraguatatuba - Evento que acontece em Caraguatatuba (SP), de 5 a 9 de julho, tem patrocínio Petrobras.
A cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é palco do IV Ecoadventur, encontro que destacará em painéis e palestras a preservação ambiental e social, reunindo ecologia, ecoturismo, responsabilidade sócio-ambiental, turismo de aventura e esportes radicais na natureza.
Além de estande com atividades lúdicas dirigidas a crianças e adultos durante todo o evento, a Petrobras participará ainda, na sexta (6/7), às 19 horas, do "Pavilhão Petrobras da Ecologia", com o painel "Desenvolvimento com Qualidade de Vida. Um compromisso com o Litoral Norte de São Paulo". Na oportunidade, representantes das áreas de engenharia e social da Petrobras falarão sobre o "Projeto Mexilhão para o Litoral Norte" e as "Ações e projetos de responsabilidade social" da companhia, respectivamente. Paulo André Cunha Ribeiro será o moderador.
A feira terá atividades de ecoturismo e de esportes de aventura (ciclismo, montanhismo, surf, canoagem, mergulho, corrida de aventura, vôo livre, trekking, escalada, vela etc). Haverá uma área reservada para "off-road". Competições oficiais e amistosas serão realizadas, tanto em Caraguá como em outros municípios do Litoral Norte, em um grande festival. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadora Nanci propõe quadra para Green Park

Ilhabela - Na sessão extraordinária, do dia 25 de junho, os vereadores ilhabelenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 62/2007 que dispõe sobre a LDO 2008 e suas 20 emendas. Uma delas é de autoria da Vereadora Nanci Zanato (PTB).
A emenda da vereadora acrescenta como prioridade no exercício financeiro do próximo ano, a construção de uma quadra esportiva no Bairro Green Park, a ser realizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.
Segundo Nanci, este benefício poderia disponibilizar uma alternativa para a prática de esportes, como fator de desenvolvimento e inclusão social.
“A prática de esportes é fundamental em qualquer faixa etária, mas principalmente para os jovens, contribuindo para a inclusão social e trazendo melhorias para a qualidade de vida”, justifica a parlamentar.
Esportes na LDO - Dentre outras ações previstas pelo Executivo na LDO para a pasta, está a construção de arquibancadas na quadra e no campo do Centro Esportivo da Barra Velha e do Portinho; banheiros públicos e vestiários no Centro Esportivo da Barra Velha; implantação de playground no pátio do Ginásio de Esportes; construções de quadras poliesportivas no Bairro do São Pedro e Taubaté, além da criação da pista de bicicross e a construção de vestiários na Praça de Esportes Eng.º Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
Ainda para os futuros velejadores de Ilhabela, a prefeitura também coloca como prioridade o investimento em barcos e equipamentos, como forma de dar continuidade ao Projeto Navegar e a instalação de uma subsede do Projeto no Bairro da Praia Grande. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura não terá expediente na próxima segunda-feira

São Sebastião - No próximo dia 9 de julho, quando se comemora a Revolução Constitucionalista de São Paulo, não haverá expediente nas repartições públicas da Prefeitura de São Sebastião. As creches também ficarão fechadas por se tratar de feriado estadual. Os serviços essenciais como pronto-socorro e coleta de lixo vão funcionar normalmente.
Durante o final de semana prolongado, o município oferece algumas atrações à comunidade sebastianense e aos turistas, já que muitos estudantes vindos de outras cidades estão curtindo as férias na cidade. Em São Sebastião o recesso escolar da rede municipal começa no dia 12 de julho.
Na sexta-feira (6/7), na Rua da Praia, localizada no Centro, tem inicio o 3° ‘Arraiá Caiçara’. A festa, que já é sucesso na região, será a grande diversão para agitar o mês de julho, em 17 dias de festividades. O público poderá prestigiar os festivais de calouros sertanejos e de quadrilhas, além de saborear pratos típicos nas diversas barracas que estarão no local. No domingo (8/7), a partir das 22h, a principal atração é o show da dupla Gian e Giovani. A empresa de ônibus responsável pelo transporte coletivo na cidade informa que colocará veículos de plantão para atender a população, tanto da Costa Norte como da Costa Sul, que queira prestigiar a apresentação. O evento também conta com a participação de bandas locais.
Também no domingo, só que na Costa Sul do município, em Boiçucanga, acontece a 10ª Canoagem a partir das 10h. Ainda no mesmo bairro, de sexta-feira a domingo, prossegue a tradicional festa junina, que ocorre em uma área situada a avenida Walkir Vergani, onde um parque de diversões costuma se instalar durante o verão. Há ainda o 1° Festival de Ecoturismo, cujas informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3865.3242. (Fonte: PMSS)

Escolas Municipais entram em recesso na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que o recesso das escolas da rede pública municipal inicia na próxima quinta-feira (12/7). O retorno às aulas está previsto para o dia 30 de julho (segunda-feira).
Neste período, professores, diretores e coordenadores das unidades escolares vão aproveitar o período para freqüentar os cursos oferecidos pela Seduc e no fim do mês elaborar o replanejamento escolar.
No dia 11, haverá mais um encontro presencial do curso “Aluno Cidadão”, na EM Iraydes Lobo Vianna do Rego. Na primeira etapa, o curso de especialização em novas tecnologias aplicadas à educação, 18 professores assumiram o compromisso de reaplicar e multiplicar o curso para alunos da Rede Municipal de Ensino.
No dia 12 (quinta-feira), haverá na Emei Peteleco, localizada na Vila Amélia, a capacitação para professores do Sistema Objetivo Municipal de Ensino, referente ao material escolar utilizado pela Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental.
Entre os dias 25 e 27 de julho, haverá uma oficina do programa “São Sebastião Cidade Educadora”, na sala de reuniões da Seduc, voltada à equipe gestora e professores da 2ª série do Ensino Fundamental das EM’s Guiomar Aparecida, Verena de Oliveira Dória, Machado Rosa e Canto do Mar. O encontro inicia a partir das 8h e de acordo com a Seduc, a oficina dura 32 horas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Centro de Zoonoses realiza feira de adoção de animais

São Sebastião - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Sebastião, realiza no dia 14 de julho, em parceria com a Ong Companhia das Patas uma campanha para adoção de animais.
A feira acontece das 10 às 16h, em frente ao Centro de Zoonoses, e estarão disponíveis para adoção cães adultos e filhotes, além de gatos.
De acordo com a chefe de divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde (Sesau), Carolina Kakimoto Capitani, todos esses animais passam pelo processo de castração antes de serem doados. A castração é realizada no próprio Centro de Zoonoses. “O intuito da castração é evitar crias indesejadas, proteger os animais contra doenças e controlar a população de animais na cidade.”
Os interessados em adotar um animal deverão comparecer no dia da adoção munidos com os documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.
O Centro de Zoonoses fica na avenida Dario Leite Carrijo, 2.598, no bairro do Jaraguá. Mais informações pelo telefone (12) 3861-2555. (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute com Cetesb alternativas para tratamento de resíduos sólidos

São Sebastião - O secretário do Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião, Teo Balieiro e a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Letícia Theotonio, estiveram presentes nesta quarta-feira (4/7) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em São Paulo, em reunião com técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), para conhecer o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos desenvolvido por meio de cooperação técnica com a cidade de Baviera, na Alemanha.
Em desenvolvimento desde 1997, o estudo prevê a implantação de Usinas de Recuperação de Energia (URES) para tratar a produção de resíduos de municípios considerados grandes geradores. Nessas usinas, o lixo seco seria incinerado de forma a gerar energia e vapor para áreas próximas à instalação, num raio de até um quilômetro.
Projetos pilotos estão em análise em São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Embu e Barueri. O gerente do setor de gestão de áreas contaminadas da Cetesb, Pedro Penteado de Castro Neto, explicou atende a falta de disponibilidade de áreas, contaminação da água e emissão de gases.
Para Balieiro, a tecnologia utilizada na Baviera não se aplica à realidade do Litoral Norte que discute a implantação de um aterro regional para atender, além de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Os quatro prefeitos já manifestaram interesse na implantação do aterro em Caraguá e aguardam que a SEMA aponte uma área que possa receber licenciamento ambiental.
“Essa reunião se mostrou importante porque mostra que a Cetesb está preocupado com a questão da disposição do lixo produzido na região e que é enviado para o aterro do Tremembé”, diz o secretário da Semam. Ele ressaltou ainda que é preciso ter o foco da discussão em cima dos problemas da região. “É importante conhecer o trabalho de uma cooperação técnica internacional, mas hoje ela não cabe na nossa realidade que clama por um aterro regional, mas a longo prazo o assunto pode voltar a ser discutido.”
O diretor de Planejamento Ambiental Aplicado da SEMA, Martinus Filet, confirmou que “há uma intenção política da Cetesb de detalhar conjuntamente os resíduos sólidos do Litoral Norte”. Além da dificuldade geográfica, principalmente em São Sebastião, quando o lixo gerado em Boracéia, por exemplo, percorre mais de 240 quilômetros até Tremembé, há ainda a questão sazonalidade, quando a produção no litoral mais que triplica durante o verão.
Para Letícia Theotonio, o debate, a nível estadual, sobre a adoção de tecnologia de tratamento de resíduos vai de encontro aos pressupostos do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião. “Isso demonstra mais uma vez a postura de vanguarda do nosso município nas questões de envolvem resíduos.”
Esse assunto volta a ser discutido na sexta-feira (6/7), em âmbito regional, durante encontro com representantes da Câmara Técnica de Saneamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), a partir das 13h30, no Teatro Municipal Mario Covas, em Caraguatatuba. (Fonte: PMSS)

Aberta as inscrições para Projeto Oficina Escola

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião publicou nesta quinta-feira (5/7), o edital de abertura de processo seletivo para aluno bolsista na Fundação Municipal Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico de São Sebastião Deodato Santana.
O interessado deve comparecer na Secretaria de Cultura e Turismo, entre os dias 10 e 13 de julho, das 8h às 17h, munido dos seguintes documentos: original e cópia da certidão de nascimento ou casamento; original e cópia da certidão de nascimento dos filhos; original e cópia da cédula de identidade; original e cópia do CPF; cópia do comprovante de residência de 2005; cópia do comprovante de residência atual; cópia do título eleitor com comprovante da última eleição; cópia do certificado de reservista; declaração de matrícula da escola que freqüenta ou certificado de conclusão do ensino médio; atestado de antecedentes criminais e uma foto 3X4.
O candidato deve ser brasileiro, ter entre 18 e 25 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, residir em São Sebastião há dois anos, ter cadastro no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) até março de 2007 e não ter sido exonerado a bem do serviço público.
Para retirada da ficha de inscrição será necessária a entrega de um pacote ou lata de alimento não perecível, a ser repassado posteriormente ao Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com o edital, a prova será realizada no dia 23 de julho, às 13h, em local a ser definido. A prova escrita será composta de 20 questões de conhecimento básico (Língua Portuguesa e Matemática) e 10 de conhecimentos gerais e históricos da cidade.
O resultado com os classificados está previsto para o dia 30 de julho de 2007, com publicação em jornal local, no mural do Paço Municipal e no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br). Os classificados terão direito a uma bolsa auxílio no valor de R$ 385 e terão de cumprir uma carga horária de 8h/dia.
O projeto foi criado com a finalidade de capacitar e especializar alunos a promover a restauração e revitalização de patrimônios de valor histórico e cultural.
Para implantar o projeto, a Prefeitura de São Sebastião foi buscar uma parceria com o governo da Paraíba, que desenvolve programa semelhante no Nordeste e que é referência nacional, segundo indicação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A Fundação Municipal Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico de São Sebastião Deodato Santana será formada por dois órgãos, de administração e de assessoramento.
Segundo a diretora de Patrimônio Histórico de São Sebastião, Fernanda Palumbo, o projeto piloto com os jovens selecionados será feito na sede do antigo Fórum de São Sebastião.
O local foi cedido a Prefeitura de São Sebastião e vai ser transformado na nova Biblioteca e Videoteca Municipal.
“O projeto busca repassar ofícios artesanais e artísticos ligados à conservação e preservação do patrimônio histórico brasileiro”, explicou Fernanda. (Fonte: PMSS)

Alunos do programa ‘Brasil Alfabetizado’ da Costa Sul recebem certificado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do governo federal, entregou na noite de quarta-feira (4/7), na Escola Municipal (EM) de Cambury, localizada em Cambury, o certificado de conclusão para 23 alunos do programa ‘Brasil Alfabetizado’, cujo objetivo é a alfabetização, o resgate de valores, a auto-estima e a inclusão do estudante no contexto social.
A cerimônia de formatura contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, da secretária da Seduc, Marilene Ramachoti, o subprefeito da Costa Sul, Edvaldo Reimberg, entre outros funcionários da Prefeitura e da EM, além de familiares dos formandos.
Os alunos apresentaram uma peça teatral relacionada à importância do estudo para o dia-a-dia das pessoas. “É uma encenação simples, mas que faz parte da realidade de todos”, comenta a professora Rita de Cássia Bernardo Argolo, responsável pela alfabetização em Cambury. A peça mostrou conseqüências em função do analfabetismo como ser atropelado ao atravessar a faixa de pedestre por não saber ler o que está escrito no semáforo (siga ou pare); ser roubado ao sacar dinheiro no caixa eletrônico pelo fato de não ter conhecimento de como manusear o equipamento.
“O curso foi muito importante para mim. Entrei nesse programa porque não sabia ler e escrever. Estou me sentindo útil”, disse a aluna Maria de Fátima Souza da Silva, 34 anos, que trabalha como doméstica. “Quando entrei aqui tinha depressão e não entendia nada. Comecei a ler e escrever e hoje atendo até telefone. Agradeço a todos pela oportunidade”, acrescentou Damiana Maria de Jesus, 36 anos, que também atua como doméstica. “O programa foi ótimo. Hoje já sei fazer o meu nome”, completou o caseiro João Batista de Souza, 44 anos.
Para o prefeito, o programa é um resgate social. “Resgatamos 23 brasileiros que hoje podem entrar para a lista daqueles que têm direito de exercer a cidadania porque já sabem ler e escrever”, frisa Dr. Juan.
Já a secretária da Seduc ressaltou a força de vontade de cada um em querer aprender, além da oportunidade concedida pelo governo. “Percebemos que vocês assimilaram bem o aprendizado e a importância do saber pelo teatro. É a vontade e a oportunidade que faz com que a pessoa vença as etapas”, destaca Marilene.
A Seduc faz agora a extensão do programa encaminhando os formandos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que todos possam ter a oportunidade de continuar seus estudos, garantindo o acesso e a permanência na escola.
A partir de outubro, a Secretaria da Educação vai abrir inscrições para novas turmas. Mais informações pelo telefone (12) 3862.4717. (Fonte: PMSS)

Marearte estará presente no 3° Arraiá Caiçara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Subprefeituras (Sesub) promove a partir desta sexta-feira (6/7), a 3ª edição do Arraiá Caiçara, a tradicional festa do município que reúne em um só local as tradições caipiras e caiçaras.
A abertura da festa está prevista para as 20h. Todos os dias haverá shows de artistas locais para valorização do trabalho das bandas da cidade, como a banda “Bilete” e “Premrawat”, na sexta-feira (6/7), “Cheiro de Fulô” no sábado (7/7) e “Barriga Verde” na segunda-feira (9/7). Além disso, está agendada para este domingo (8/7) a apresentação da dupla Gian e Giovani a partir das 23h.
O Fundo Social de Solidariedade também estará presente com a realização de mais uma “Marearte”, uma feira com 13 barracas dos artesãos do Centro e da Costa Norte e uma da Creche Diva Bernardino. Entre os produtos que poderão ser encontrados na feira estão trufas, mosaicos, bijuterias, artigos de crochê, mandalas e colares. Além do “Marearte”, haverá 50 barracas de comidas típicas e brincadeiras de outras entidades do município.
Estão confirmadas 28 inscrições para o Festival de Calouros Sertanejos, que já é sucesso desde a primeira edição. Os cantores têm de mostrar ritmo e afinação, além de muito carisma para cativar o público e os jurados. As apresentações estão agendadas para os dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho a partir das 21h30. A premiação será em dinheiro, sendo R$ 300 (3° lugar), R$ 400 (2° lugar) e R$ 500 (1° lugar).
Também tradição nesta época, o Festival de Quadrilhas promete emocionar o público presente nos dias 12 e 13 de julho, a partir das 20h. Segundo a Sectur, foram confirmadas cinco inscrições. A premiação será nas categorias infantil, com um micro system, e adulto, onde o vencedor levará um forno microondas de 21 litros.
Durante a festa, a Sectur analisará as barracas com o objetivo de premiar a mais enfeitada, que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana. Para mais informações, o telefone da Sectur é o (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Seesp encerra atividades das escolinhas esportivas

São Sebastião - A Secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião realiza até o dia 13 de julho, em todo o município, o encerramento das atividades do primeiro semestre das escolinhas esportivas.
Na próxima semana (11 e 12/7), a partir das 9h, no Centro de Atividade Física e Treinamento do Pontal da Cruz, acontece à gincana da natação entre os alunos da professora Estela Paiva Dória.
De acordo com Estela, cerca de 40 alunos com idade entre 7 e 13 anos, realizarão uma divertida competição dentro d’água de caça ao tesouro e outras brincadeiras.
Ainda no mesmo dia, com o intuito de realizar uma grande confraternização, o professor Dante Moraes reunirá, a partir das 18h, no Ginásio de Souza Gringo (Gringão), cerca de 40 alunos para um festival de voleibol entre os times do bairro de São Francisco e Topolândia.
E para finalizar, na sexta-feira (13/7) a partir das 14h, no Clube Portal da Olaria, o professor Walter Puertas realiza uma agitada competição de natação.
De acordo com a Seesp, as escolinhas estarão em recesso por duas semanas, retornando suas atividades no dia 30 de julho. (Fonte: PMSS)

Atletas de São Sebastião ganham atendimento personalizado

São Sebastião - Os atletas de São Sebastião terão cuidados especiais durante os 51o Jogos Regionais de Ubatuba. Nos dias de competição, preparadores físicos dão assistência necessária para o bom andamento das modalidades esportivas durante a competição.
A equipe é formada pelo preparador físico David Camargo Junior e pela fisioterapeuta Roberta Beghini. Eles fazem uma série de atividades musculares que visam a melhor condição do corpo do atleta.
Segundo Camargo, o trabalho é feito com o intuito de prevenir os danos do esforço gerado pelas grandes quantidades de jogos. "Nos fazemos vários trabalhos musculares para que o desempenho dos atletas seja o melhor possível e que eles não sofram tanto com o intenso ritmo que as competições implicam".
A fisioterapeuta Roberta Beghini destaca os diversos tipos de exercícios que existem para cada modalidade específica. "A Secretaria de Esportes realiza trabalhos físicos exclusivos para cada modalidade esportiva. Se o atleta joga vôlei, o exercício será focado na mão e braços; se o atleta joga futebol o trabalho será realizado nas pernas. Todos esses exercícios têm o objetivo de reduzir as lesões".
O trabalho também é realizado dentro de quadra. A equipe de preparadores monitora os atletas para que as orientações sejam respeitadas e a performance dos atletas possa ser a melhor possível.
As equipes de São Sebastião são patrocinadas pela Transpetro/ Brasil, um país de todos, com apoio do Banco do Brasil. (Fonte: PMSS)

Xadrez faz estréia nos Regionais

São Sebastião - Os jogadores de xadrez de São Sebastião venceram a equipe de Franco da Rocha no primeiro dia de disputas da modalidade nos 51º Jogos Regionais de Ubatuba. Em jogo realizado na Associação Ubatuba de Tênis de Mesa, a jovem equipe conseguiu um importante passo na competição.
A equipe masculina composta pelos jogadores Alessandro Ribeiro, Daniel de Melo, Alex de Souza, Victor Correia, Bruno dos Santos, Gabriel Henrique e Carlos Alberto enfrentou Franco da Rocha e venceu um "mach" (jogo composto de quatro partidas) com um total de três vitórias e um empate. O time feminino, das meninas Rita de Cássia Moreira, Tatiana Samira, Kethlin dos Santos e Juliana Pereira, empatou com Caraguatatuba com duas vitórias e duas derrotas.
O técnico Paulo Sergio da Silva elogiou o desempenho de sua equipe. "Apesar deles saberem que são inexperientes, se mostraram também muito confiantes. Todos fizeram uma boa estréia de Jogos Regionais".
As equipes de São Sebastião são patrocinadas pela Transpetro/ Brasil, um país de todos, com apoio do Banco do Brasil. (Fonte: PMSS)

Basquete masculino e futsal feminino realizam as primeiras partidas nos Regionais

São Sebastião - Os jogadores do basquete masculino e as atletas do futsal feminino da equipe de São Sebastião fizeram suas estréias na noite desta quarta-feira (4/7) nos Jogos Regionais de Ubatuba. As duas modalidades tiveram bom desempenho em suas partidas, porém o resultados finais dos jogos foram distintos
O basquete adulto masculino fez bonito em sua primeira apresentação nos Jogos. A equipe foi até Escola Municipal Nativa Fernandes Faria, no bairro Sertão da Quina para enfrentar o time da cidade de Aparecida. A equipe mostrou muita técnica e venceu o adversário em uma partida disputada.
Em todos os tempos de jogo, a equipe esteve com uma postura de ataque agressiva, com boas infiltrações no garrafão do adversário e, principalmente, muita consistência na defesa.
Utilizando todos os setores da quadra com bastante eficiência a equipe sebastianense fechou o marcador em 58 a 37.
O atleta Marcelo Gonçalves diz que a equipe se mostrou muita técnica, apesar do pouco tempo de treinamento que tiveram para disputarem os regionais. "No inicio até que estivemos um pouco nervosos, tivemos dificuldade quanto a movimentação ofensiva devido a falta de confiança e pelo pouco tempo de preparação. Porém, a equipe se comportou muito bem no decorrer na partida, nos tranqüilizamos e desempenhamos a nossa função de maneira correta, até pelo fato de estarmos mais entrosados. Por isso que o jogo fluiu e conseguimos esta pontuação", destaca.
Nesses jogos a média de idade da equipe é de 26 anos, com boas lembranças da competição. Nos Regionais de 2002 e 2003, o grupo foi bi-campeão da competição.
Futsal - As meninas do futsal sub-21 foram até o bairro do Taquaral, onde jogaram no Ginásio da Escola Municipal José de Souza Simeão a partida contra Itaquaquecetuba. As jogadoras iniciaram a partida bem nervosas com erros de passes e finalizações, que possibilitaram para o time adversário um maior volume de jogo.
Sem dificuldades, as adversárias abriram o marcador e ampliaram em 2 a 0 em menos de cinco minutos de jogo. Após o susto, as sebastianenses promoveram um início de reação, empatando a partida em 2 a 2, com gols de Daniele e Janaína.
Mesmo as sebastianenses estando organizadas e equilibradas em quadra, a equipe de Itaquecetuba voltou a ficar na frente com dois belos chutes da camisa 10, Ivaneide de Oliveira.
No segundo tempo, apesar do esforço, as jogadoras de São Sebastião não conseguiam finalizar, além de não fecharem a defesa, que ofereceu a chance para Itaquaquecetuba marcar mais quatro gols e fechar o placar em 8 a 2.
O técnico Luis Carlos Cavinati avalia que por ser o primeiro jogo e a equipe não ser tão experiente, as meninas sentiram a pressão do time adversário. "A nossa equipe esteve bem em alguns momentos da partida, no entanto, a grande quantidade de torcedores fez com que elas ficassem pressionadas e a falta de experiência em competições grandes não possibilitou que elas tivessem uma reação mais forte", esclarece.
As equipes de São Sebastião são patrocinadas pela Transpetro/ Brasil, um país de todos, com apoio do Banco do Brasil. (Fonte: PMSS)

Malha de São Sebastião vence Poá no jogo de estréia nos Regionais

São Sebastião - A equipe de malha sebastianense venceu sua partida de estréia contra o time da cidade de Poá, por 86 a 28, na cancha 2 do Complexo Esportivo do Tubão. A equipe deve ser um dos destaques nesta edição dos Jogos Regionais.
O time é composto pelos atletas Felipe Gonzalez, Fabrício Roberto, Eduardo Castilho, Marcelo Jorge e Rafael Mendes e somou dois pontos na classificação da modalidade em uma partida considerada fácil.
O técnico José Francisco da Silva avalia que sua equipe teve uma boa atuação e espera que o grupo possa seguir vitorioso até o fim das disputas. "Conseguimos obter uma vitória boa. Os jogadores se apresentaram bem na cancha, não tiveram tantos erros e por isso foram vencedores. Agora é continuar com o mesmo empenho para conquistar os Regionais", explica.
As equipes de São Sebastião são patrocinadas pela Transpetro/ Brasil, um país de todos, com apoio do Banco do Brasil. (Fonte: PMSS)

Primeira piscina pública de São Sebastião está em construção no Pontal da Cruz

São Sebastião - A primeira piscina pública do município já começou a ser construída pela Prefeitura de São Sebastião, na obra de ampliação do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro Pontal da Cruz. O trabalho que vem sendo feito por empresa contratada pela Secretaria de Obras e Planejamento segue em ritmo acelerado.
O complexo esportivo também ganhará uma pista de skate. A quadra será totalmente reformada. O CAE também contará com uma área coberta para eventos e atividades esportivas. O investimento é R$ 858 mil, com previsão de 120 dias para a entrega da obra, iniciada em junho.
Desta maneira, o CAE do Pontal da Cruz será um importante local para as escolinhas de esporte e no treinamento de atletas. “Depois de tantos anos, São Sebastião ganhará enfim sua primeira piscina pública”, destaca o prefeito Dr. Juan Garcia.
Em 2005, São Sebastião também ganhou sua primeira pista de skate, no bairro de Maresias, onde foi entregue a Praça Internacional do Surf. Já no ano passado, dentro da 1ª fase da Urbanização do Aterro da Rua da Praia, a cidade ganhou a maior pista de skate do país. O município terá ainda pistas de skate no Pontal da Cruz, Praia da Aventura, Barequeçaba e Barra do Una.
Atualmente, a Prefeitura de São Sebastião tem mais de R$ 19 milhões aplicados nas obras em andamento, entre elas: rede e estação de tratamento de esgoto da Vila Sahy; ampliação do CAE de Barra do Una, incluindo pista de skate; pavimentação em Cambury; em Boiçucanga; iluminação, vestiários e alambrados do campo de Boracéia; ponte no Jaraguá; pavimentação de ruas no São Francisco; revitalização da Rua da Praia; UBS da Topolândia; Centro de Convenções e Praia da Aventura. (Fonte: PMSS)

Saúde e Corpo de Bombeiros discutem protocolo de atendimento à emergência

São Sebastião - A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião recebeu nesta quinta-feira (5/7) o comando do Corpo de Bombeiros para discutir a criação de um protocolo único de atendimento à emergência. O objetivo é promover uma integração ainda maior entre a Central de Atendimento de Emergência (Cacem) do município, que atende pelo 192, e o sistema 193 dos bombeiros.
Acompanhado pela enfermeira Rosalina Baldini Rodrigues, coordenadora de enfermagem do Pronto-Socorro; Darlete da Cruz Souza, chefe da Divisão de Emergência; e Juliano César Barreto, administrador do Pronto-Socorro; o secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho se reuniu com o novo comandante do Posto de Bombeiros de São Sebastião, tenente Felipe Rodrigues Paes Marques, e o cabo Luiz Alberto Arruda. Eles debateram a proposta de integrar os dois serviços para melhor atender a comunidade.
A idéia é manter rádios de comunicação do Cacem (192) e do 193 Corpo de Bombeiros nas duas instituições. “Em virtude do número crescente de veículos e caminhões no município, além do próprio fluxo de pedestres e ciclistas, o que aumenta o risco de acidentes, temos cada vez mais que apresentar respostas rápidas no atendimento das emergências”, frisou o secretário Dr. Guilherme Duarte. “Essa integração tem de estar cada vez mais estreita”, completou o comandante do Posto de Bombeiros.
A idéia é evitar que em determinados casos não sejam deslocadas equipes das duas instituições sem a real necessidade, podendo assim prejudicar uma outra ocorrência também em andamento.
A Cacem da Secretaria de Saúde é um serviço 24 horas, que conta com uma base equipada com operadores de rádio, auxiliar de enfermagem e motoristas, todos treinados para o atendimento de urgência. A qualidade deste serviço é mensurada no tempo-resposta: quanto menor o tempo-resposta, mais eficiente é o serviço. Pacientes ou vítimas são transportadas com rapidez e segurança ao serviço de saúde mais próximo. Em seguida, os responsáveis pela operação voltam à base da Cacem para o atendimento de novos chamados.
Na reunião, também foi discutida a possibilidade de uma parceria para cursos de primeiros-socorros aos mais variados setores. Recentemente, a Secretaria de Saúde treinou taxistas e ambulantes do município. (Fonte: PMSS)

Câmara aciona Prefeitura obrigando aumento de salários de prefeito, vice e secretários

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião acionou na Justiça a Prefeitura, obrigando o Executivo a elevar os subsídios salariais do prefeito, vice e secretários. A justificativa dos advogados da Câmara diz que a Lei Municipal 1708, aprovada em setembro de 2004, determinou o subsídio desses agentes políticos, já com um índice automático de reajuste.
Mas a Procuradoria Judicial da Prefeitura não entende dessa forma, pois os reajustes não especificavam a remuneração desses cargos. Pela Lei 1708, os salários de prefeito, vice e secretários entre 2005 e 2008 foram fixados da seguinte forma: prefeito (R$ 11 mil), vice (R$ 3.816,00) e secretários (R$ 5.896,68).
A administração concedeu um aumento salarial de 11,5% em 2005 e 5% em 2006 aos servidores públicos municipais, e com isso a Câmara alega que os detentores dos cargos de prefeito, vice e secretários deveriam ter seus salários reajustados.
No pedido da Câmara, os salários seriam os seguintes: prefeito (R$ 12.878,25), vice (R$ 4.467,58) e secretários (R$ 6.903,52).
De acordo com o Procurador Judicial da Prefeitura, Alessandro Mauro Thomaz de Souza, a ação foi movida única e exclusivamente para privilegiar uma categoria dentro da Câmara que não pode ultrapassar o salário do Chefe do Executivo, servidores que conquistaram salários por meio de incorporações ou gratificações.
“O pedido é imoral e inconstitucional, pois visa beneficiar apenas uma pequena casta de servidores, que não chega a 10 pessoas. Ao longo do tempo, foram incorporando vantagens em seus salários. Tenho a obrigação de auditar essa situação, não importando se o servidor é da Câmara ou da Prefeitura. Vamos contestar a ação na Justiça, visando defender a ordem constitucional em âmbito municipal”, explica. “O que não posso admitir é um grande número de servidores sustentando suas famílias com módicos salários e um pequeno grupo se deleitando com altíssimas remunerações”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Vai ter festança no ‘Arraiá do Perequê Shopping’

Ubatuba - Todo mundo está convidado para vir e se divertir de montão no Arraiá no Perequê Shopping (Posto do Jija), no bairro do Perequê-Açu, na sexta-feira, 13 a partir das 19h. Vai ter barraquinha de quentão, vinho quente, pipoca, bolos, doces e muito mais...
Além da quadrilha com casório e tudo, é isso mesmo! O grupo de Teatro liderado pela profª Marilena e participação da Cia. Teatral ‘Abençoados por Cunhambebe’ vão pôr a festança pra lá de animada. Até correio elegante para quem quiser paquerar anonimamente vai ter.
Os espaços para barracas estão sendo alugados, e quem estiver interessado é só procurar por Claudia na Pizzaria do Jija. “Só não vale repetir os produtos que já estão acertados”, explica Claudia.
E prá festança ganhar ares de arraiá, todos que quiserem podem vir a caráter e até participar da quadrilha, é só formar os pares... Vamos lembrar os velhos e bons tempos!!
Enfim, xô sexta-feira 13! Espantaremos todos os males com muita diversão!!!
E os eventos não param por ai... Dia 27 de julho já está marcado no calendário um espetáculo de dança cigana com o show “Andanças”, mas este assunto fica para a próxima edição.

Ubatuba quer melhorar resultados nos Jogos Regionais deste ano
A intenção é melhorar o resultado obtido em Lorena, quando Ubatuba ficou na nona colocação

Ubatuba - A Delegação Esportiva de Ubatuba busca superar seu desempenho nos 50° Jogos Regionais de Lorena, quando o município terminou na 9ª colocação, com duas medalhas de ouro e duas de prata. Para os 51° Jogos Regionais de 2007, disputado no município litorâneo, Ubatuba contará com 400 atletas, com atuações em todas as modalidades.
De acordo com chefe da Delegação Esportiva de Ubatuba, João de Moura Filho, as chances de medalhas estão depositadas no caratê, basquete e no voleibol. Segundo ele, o fato de Ubatuba ter ficado como cabeça-de-chave em muitas modalidades por ser sede da competição, contribui para essa expectativa. “Desta forma, fugimos um pouco de adversários fortes que também encabeçam muitos grupos”.
As modalidades e grupos - O basquete feminino livre terá jogadoras de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Taubaté e Ubatuba em um único grupo. No basquete masculino Sub-21, Ubatuba está no Grupo Caieiras, Poá e Franco da Rocha. No biribol, Ubatuba joga com Pindamonhangaba, São Sebastião e Ferraz de Vasconcelos (Grupo D).
A bocha terá seis grupos e Ubatuba participa do Grupo D, juntamente com São Sebastião e Guaratinguetá. O futebol de campo feminino livre será divido seis grupos e Ubatuba se encontra no D, com Caieiras e Poá. Já o futebol masculino Sub-21 é formado por oito grupos e Ubatuba está no D, onde enfrenta Taubaté, São José dos Campos e Arujá.
O futsal feminino Sub-21 possui seis grupos; Ubatuba, Itaquecetuba, São Sebastião e Cajamar estão no D. O futsal masculino Sub-21 tem oito grupos e o D é formado por Ubatuba, Francisco Morato, e Caraguatatuba.
No handebol masculino Sub-21 Ubatuba fica no Grupo C, com Franco da Rocha, Jacareí e Itaquaquecetuba. O handebol feminino livre será disputado em um único grupo, composto por Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Cruzeiro, Pindamonhangaba e Ubatuba.
A malha possui oito grupos. O D reúne Ubatuba, Caieiras e Cachoeira Paulista. O tênis de mesa feminino Sub-21 será composto pelas chaves A (Guarulhos, Jacareí e Cruzeiro) e B (Ubatuba, Franco da Rocha e Caçapava). E o masculino livre possui dois os grupos A (Suzano, Santa Isabel, Cruzeiro e Ubatuba) e B (Jacareí, São Sebastião, Potim e Aparecida).
O voleibol feminino Sub-21 ficou dividido em quatro grupos e Ubatuba, Aparecida e Taubaté ficam no Grupo D. No voleibol masculino livre, Ubatuba caiu no Grupo D, junto com Aparecida e Suzano. O voleibol de praia feminino tem Ubatuba no Grupo D, com Cajamar e São Sebastião. A chave está dividida em seis grupos. No vôlei de praia masculino, Ubatuba está no Grupo D e vai pegar Guarulhos, Campos do Jordão e Jacareí.
A Delegação Esportiva de Ubatuba também terá atletas no atletismo, capoeira, ciclismo, damas, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, caratê, natação, taekwondo e xadrez. Nas modalidades extras, o município estará presente no surfe, skate, kung-fu, futemesa, futevôlei, jiu-jitsu e beach soccer. (Fonte: PMU)

Jogos Regionais 2007 começam nesta terça-feira, em Ubatuba

Ubatuba - Começam oficialmente na noite desta terça-feira, 3 de julho, os 51º Jogos Regionais, com a cerimônia de abertura que acontece a partir das 19h, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Os jogos, que serão disputados até o dia 14, contarão com a participação de cerca de 7.500 atletas, vindos de 40 cidades, que brigarão por medalhas em 24 modalidades esportivas. Além dos atletas, são esperadas mais aproximadamente 20 mil pessoas, que estarão na cidade atraídas pelo evento, tais como familiares e amigos de atletas, órgãos de imprensa e interessados, em geral.
Para abrigar um evento do porte dos Jogos Regionais, a Prefeitura de Ubatuba construiu e reformou vários espaços esportivos, entre eles ginásios, quadras, piscinas, pista de atletismo e canchas de malha e bocha.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, este evento significa a realização de um grande sonho. “Estamos muito empolgados e contentes por receber as delegações destas cidades, que terão a oportunidade de conhecer Ubatuba durante os Jogos. Tudo está pronto para realizarmos uma grande festa e um evento de alto nível”.
Além dos esportes tradicionais, serão realizadas as modalidades extras, escolhidas pelas cidades-sede e que não pontuam na classificação geral. Em Ubatuba, as modalidades extras serão as seguintes: beach soccer, futevôlei, futmesa (futebol de botão), jiu-jitsu, skate, kung-fu e surfe. (Fonte: PMU)

Vôlei de praia, malha e basquete marcam manhã do segundo dia dos Jogos Regionais

Ubatuba - Os 51° Jogos Regionais de Ubatuba recomeçaram na manhã desta quinta-feira, 5, com as disputas de vôlei de praia, malha e basquetebol. Os jogos dos respectivos esportes ocorrem na Arena de Esporte de Areia, Complexo Municipal de Esportes e no Tubão.
No vôlei de praia, São José dos Campos venceu Jambeiro por 2x0, nas partidas do masculino e do feminino. Na mesma rodada, Caraguatatuba venceu Ferraz de Vasconcelos por 2x0 no masculino e no feminino. Caraguá ganhou de Pindamonhangaba por 2x1. A equipe de Ubatuba venceu Cajamar pelo placar de 2x0 no feminino. O time de São Sebastião ganhou de Igaratá por WO no masculino. O time de Mogi das Cruzes também se saiu bem na rodada matutina e venceu Aparecida por 2x0 no masculino.
Ainda pelo vôlei praia, Cruzeiro venceu Lorena por 2x0 no feminino. Finalizando as partidas da manhã, Suzano ganhou de Lorena por 2x0 no masculino. À tarde serão definidas a cidades que disputarão as quartas-de-final amanhã.
Malha - A malha teve cinco jogos no período da manhã no Complexo Municipal e Esporte, localizado no Centro. Jambeiro venceu Itaquaquecetuba por 114 a 96. O time de Sebastião ganhou de Poá por 86 a 28. Pindamonhangaba venceu Cruzeiro por 82 a 43. A equipe de Aparecida venceu Ilhabela por WO com o placar de 38 a 0, e Cachoeira Paulista ganhou de Ubatuba por 98 a 40.
Basquete - O Tubão recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 5, duas partidas de basquete do masculino Livre. No primeiro jogo, Ferraz de Vasconcelos venceu Cruzeiro por 76 a 54. E na segunda partida Guarulhos passeou na quadra e venceu Roseira por 122 a 13, totalizando 119 pontos de diferença. (Fonte: PMU)

Xadrez tem segundo dia de competição com a segunda e terceira rodada
Presença ilustre eleva o nível da competição

Ubatuba - Após a primeira rodada das competições de Xadrez, realizadas ontem (04/07) o segundo dia de competição ficou marcada pela presença ilustre do enxadrista conhecido pelo apelido de Mequinho que participa dos Jogos Regionais pela equipe de Taubaté.
Considerado uma lenda viva no xadrez brasileiro, Mequinho já foi o quarto melhor enxadrista do mundo.
Na categoria livre masculino os resultados foram da segunda rodada: Itaquaquecetuba 6 X 1,5, Lorena 7 X 0,5 Arujá, Mogi 3 X 3 Lorena, Pindamonhangaba 6,5 X 1 Caçapava.
Na categoria sub-21 feminino os resultados da segunda rodada foram: Suzano 0,5 X 7 São José dos Campos, Pindamonhangaba 7 X 0,5 Lorena, São Sebastião 3 X 3 Caraguatatuba, Mogi 7 X 0,5 Jacareí,
No sub-21 masculino os resultados foram: Ubatuba 0.5 X 7.0 Guarulhos, São José dos Campos 6.0 X 1.5 Caraguatatuba, Suzano 2.0 X 5.5 Jacareí, Ferraz de Vsconcelos 7.0 X 0.5 Caieiras Cunha 2.0 X 5.5 Poá , São Sebastião 5.5 X 2.0 Franco da Rocha.
No feminino livre os resultados foram: Ubatuba 6.0 X 1.5 Taubaté e Guarulhos 6.5 X 1.0 Ferraz de Vasconcelos.
Resultados da terceira rodada na categoria sub 21 feminino: Jacareí 6.0 X 1.5 Suzano, Caraguatatuba 0.5 X 7.0 Mogi, Lorena 7.0 X 0.5 São Sebastião, São José dos Campos 5.5 X 2.0 Pindamonhangaba.
Na categoria livre masculino da terceira rodada foram: Caçapava 6.0 X 1.5 Itaquaquecetuba, Taubaté 3.0 X 3.0 Pindamonhangaba, 3 Arujá 1.0 X 6.5 Mogi, Cajamar 0.5 X 7.0 Lorena
Para o técnico da equipe de xadrez de Ubatuba, Jorge Roberto, a expectativa para os jogos regionais no categoria feminino era ficar entre as seis primeiras colocadas, mas com os bons resultados a equipe já garantiram pelo menos a terceira colocação. Na categoria masculina a equipe de Ubatuba também tem a expectativa de ficar entre as três primeiras melhores.  (Fonte: PMU)

Segundo dia de competição define final no tênis de campo e o campeão Mirim no Skate

Ubatuba - As disputas do Tênis de Campo desta quinta-feira (05/07) começaram por volta das 9h30 na academia de Tênis "Tem Tênis", localizada no bairro do Itaguá. A competição da modalidade Tênis Masculino de Campo Livre vai chegando à reta final após dois dias de competição. As duas cidades finalistas são: Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.
A equipe de Mogi das Cruzes, que venceu a equipe de Aparecida por 2 X 0, na sua primeira partida, realizada ontem, hoje superou a equipe de Taubaté, garantindo sua presença na final.
A equipe de Pindamonhanga assegurou sua vaga na disputa pela medalha de ouro após duas vitórias. Ontem (04/07), Pinda superou Caraguatatuba por 2 X 0 e hoje venceu a equipe "da casa" - Ubatuba - por 2 X 0 definindo o confronto entre as duas cidades na grande final que acontece amanhã.
A disputa pela medalha de bronze ficará entre as equipes das cidades de Ubatuba e Taubaté.
Skate - Hoje tiveram início as disputas da primeira categoria extra da competição. A pista de skate recebeu cerca de 40 atletas divididos nas categorias Mirim e Iniciante.
A disputa se dá da seguinte forma: cada skatista dá duas voltas no circuito realizando manobras pelo período máximo de um minuto cada volta tentando somar o maior número de pontos, segundo o critério dos juízes. A melhor volta passa a contar na disputa definindo os finalistas de cada categoria.
Os corpo de juízes é formado pelos skatistas profissionais do estado de São Paulo. São eles: Mário Marques, Fábio "Pen" e Carlos "Sabiá".
O campeão da categoria Mirim foi Lucas "Tio Chico" (Lorena). O segundo colocado foi Jonas Dias (Pindamonhangaba), seguido de Felipe Castor (Ubatuba), Iago Carrasco (São José dos Campos), Vitor "Peralta" (Ubatuba) e Luiz Cunha (Caraguatatuba) respectivamente.
Os dez finalistas da categoria iniciante são: Lucas Silva (Jacareí, Lucas Oliveira (Ubatuba), Douglas "Bam-Bam" (Caraguatatuba), Renan Flávio (Ubatuba), Maurício Teodoro (Jacareí), Washington "Cabeça" (Taubaté), Evandro Batista (Lorena), Lucs "Sabará" (Lorena), Fábio "Biro" (Pindamonhangaba) e Adriano "Dri" (Pindamonhangaba).
O resultado desta categoria só será divulgado amanhã durante a entrega da premiação.
Estão previstas para amanhã as disputas da categoria Amador e Feminino Livre e ao término da competição acontecerá a entrega das medalhas e troféus de cada categoria na própria pista de skate localizada em frente ao aeroporto.  (Fonte: PMU)

Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura

Ubatuba - Para você que:
Costura, mas não sabe cortar;
Tira molde por uma roupa pronta;
Não tem tempo para fazer um curso longo;
Não freqüentou escola de corte e costura;
Não aprendeu com outros métodos
Aproveite esta oportunidade para entrar no mercado de trabalho.
Agora chegou a sua vez. Aprenda a traçar e cortar vários modelos de roupas
Material para o curso: Fita métrica, lápis, borracha, régua de 60 cm, 10 folhas de papel pardo, uma caderneta e uma tesoura.
Local de inscrição e local do curso: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro- tel: (12) 3834 1449.
Dias: 11, 12 e 13 de julho
Horários: 9h00 às 11h00 e 15h00 às 17h00
Inscrição: 2 caixinhas de leite (serão doadas para o Lar do Menor) (Fonte: ACIU)
 

 


 

CINEMA - SEMANA DE 29/06 A 06/07

CINE PORTO
fone :3833-2066(012)
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs-17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
(NOS DIAS 11 E 12/07 "SHREK TERCEIRO " SERÁ SÓMENTE ÁS 15:00 HS E 16:30 HS.)
"PRÉ-ESTRÉIA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DIAS 11 E 12/07
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:30 hs e 21:00 hs.

CINE PASSEIO
fone :3832-2843(012)
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO" Dublado!!!!!!!
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Memória caiçara

Na casa de Vó Eugênia
Não tinha luz elétrica
Mas havia lampiões
E lamparinas iluminando
O pedaço do escuro
Entre o jantar e as orações
E o resto não importava
Porque no nosso sono
Havia a luz dos sonhos
Até o sol intrometer-se
Entre os vãos das telhas
Para avisar
A hora de acordar.
E o fogão a lenha
Já irradiava luz, calor,
Cheiro de café fresquinho
Inhame, mandioca e cará.
Bons augúrios para o dia
Que acaba de começar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Jogos Regionais I

Desde que começou os jogos regionais, estou tentando, saber onde, quem, e que horas começam os jogos, para que eu possa participar da torcida. Entrei em em Ubatuba em vários sites, e o único site que tinha alguma informação, assim mesmo errada, era o de pinda. Não sei porque não foi distribuido panfletos para a população com o cronograma dos jogos, será que a prefeitura não quer a presença das pessoas de Ubatuba, nos jogos? Ouvi falar que as quadras estão vazias, o que não é de se estranhar já que a população de Ubatuba não sabe nada sobre os jogos. É essa a organização que a prefeitura quer mostrar para os munícipes?

Francisco B. de Aguiar
Ubatuba, SP


Jogos Regionais II

Senhores Vereadores. Gostaria de saber o porquê de três Vereadores não apoiarem os jogos Regionais em nossa Cidade. Um evento tão importante para o Município e, principalmente para os nossos jovens.
Na abertura do 51º Jogos Regionais, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, a população teve uma surpresa in loco, que três vereadores eleitos pela sociedade de Ubatuba, não foram a favor de que os jogos acontecessem aqui.
Senhores Vereadores, não só eu como a população merece consideração e resposta sobre a não aceitação dos Jogos Regionais em Ubatuba.

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


Aos Cidadãos de Ubatuba: Referente aos Jogos Regionais

Sabedor de que o Senhor Prefeito teima em tentar imputar sua incompetência administrativa á outras pessoas que não a si próprio, deixo aqui algumas considerações sobre a abertura dos Jogos Regionais.
No dia da abertura dos Jogos Regionais, tínhamos Sessão de Câmara convocada pelo Srº Presidente, pois o Recesso Parlamentar só ocorrerá após a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), impossibilitando á participação na abertura oficial. Na condição de homem público e compromissado com á verdade somente com a verdade, vem á publico repudiar a fala do Exmo. Senhor Prefeito na abertura dos Jogos Regionais ocorrida no Estádio Municipal no ultimo dia 03. Primeiro porque acredito nos Jogos Regionais, "eu disse nos Jogos Regionais e não no Prefeito", este eu perdi as esperanças, pois és muito rancoroso, guarda e multiplica as mágoas em seu coração. O Prefeito esqueceu que no ano de 2006, mais precisamente no dia em que "nosso Município" foi escolhido como sede dos Jogos de 2007, (23/07) na cidade de Lorena, eu estava lá, dando apoio político á Ubatuba, infelizmente á memória do Digníssimo é fraca. Os jogos alem de proporcionar apoio ao esporte em nosso Município, fez com que um Governo titubeante também enxergasse o abandono de diversas ruas e praças de nossa querida cidade, atitude que não teria ocorrido sem á presença dos Jogos. Esclareço que no dia da abertura, eu estava na Câmara Municipal esperando nossa querida comunidade para a realização da 20ª Sessão Ordinária e por volta das 19h30min o Plenário já estava repleto, porem, faltaram diversos vereadores???? E por falta de quorum, a Sessão foi aberta somente para votação do Expediente tendo que ser encerrada por volta das 21horas, onde o Presidente informou á comunidade presente que nova Sessão ocorreria na Quinta Feira às 20: horas. Os jogos não são do Prefeito, mas sim da cidade, bem como o dinheiro empregado nos investimentos não é do Governo, mas sim do Povo de Ubatuba.
Agradeço a atenção deste povo maravilhoso, e coloco-me disposição para os demais esclarecimentos que se fizerem necessário. Muito obrigado.

Vereador Charles Medeiros
1º Secretário da Câmara Municipal de Ubatuba


Grande preocupação com o futuro da Santa Casa
Dispensa da gerente de Enfermagem, imotivadamente, teria havido quebra da palavra do Prefeito?

Mais uma vez graves decisões de interesses pessoais e não profissionais põem em risco o futuro da Santa Casa: a demissão da Gerente de Enfermagem, imotivada, sem explicações. Teria sido tomada por influência de interesses de alguém dentro da própria equipe, por pessoa com extrema e imotivada ambição pessoal ?
A população tem o direito de saber do Prefeito Eduardo César qual o motivo dessa demissão, considerando que o cargo de gerente de enfermagem é um dos mais importantes em qualquer hospital, suporte do funcionamento de todos os hospitais, porque é a enfermagem que mantém o contato e atendimento direto a população e, além disto, a enfermeira Fabiana Volpe, por sua liderança, capacidade profissional e dedicação integral ao projeto de reconstrução da Santa Casa, é uma líder que vinha exercendo papel muito importante no projeto da reconstrução da Santa Casa, em um momento muito crítico.
Esta decisão absurda, contrariando o objetivo de reerguer a Santa Casa, confirma a preocupação do Deputado Clodovil em obter 3 milhões de reais para o projeto da reconstrução, pois, como bem colocou em sua nota à população, publicada em jornal desta cidade, sobre destinar verba federal de três milhões de reais para a Santa Casa: "porque é um dinheiro público de alto valor que necessita ser sabiamente administrado. Portanto preciso pensar e analisar o destino do mesmo."
Assim há grande risco de que a Santa Casa, devido a uma decisão absurda, não receba essa verba de 3 milhões de reais, que muito contribuiria para o projeto de reconstrução e reequipamento da Santa Casa.
Por este motivo, a população tem o direito de exigir que o motivo desta demissão seja devidamente esclarecido publicamente. Conforme expresso em comunicação anterior, o Conselho Gestor demonstrou sua preocupação em que não houvessem decisões baseadas em interesses pessoais e não relacionadas com o destino da Santa Casa.
Assim na hipótese de que a Santa Casa perca a destinação dessa verba de 3 milhões, a população agora sabe que o responsável é o Prefeito Eduardo César em razão dessa decisão absurda. O Conselho Gestor não foi informado da intenção de se tomar essa decisão, diferentemente do que ocorria durante os trabalhos do Sr. Álvaro Spínola, que, conforme, ficou demonstrado, apresentou resultados positivos na direção do objetivo da profissionalização, humanização e reconstrução da Santa Casa.
Essa medida é um jato de água fria em toda a equipe, que está se desdobrando e se dedicando ao máximo a essa tarefa de corpo e alma.
Um decisão sem alma, esfria qualquer entusiasmo e assim decisões como estas põem em risco o futuro da Santa Casa, por esta razão devem ser explicadas claramente a população. Essa explicação é responsabilidade do prefeito Eduardo César, porque se comprometeu a manter o projeto de reconstrução e profissionalização da Santa Casa mantendo a equipe que o está realizando, em reunião, realizada em 21 de junho de 2007, com o coordenador do conselho gestor e os assessores parlamentares do Deputado Clodovil Hernandes, a Sra Maria Regina Nascimento Ramos, o Sr. René Gatti e o Sr. Maurício Petiz. Fica assim a impressão de quebra da
palavra pelo Prefeito e que, aquilo ele afirmou nessa reunião, não era verdade.
É desconhecida a posição do Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Eduardo Ferraz, que não se manifestou sobre a decisão tomada, a qual é necessária porque pela legislação, essa decisão é de sua responsabilidade, por ser o Diretor Técnico o responsável pela enfermagem do hospital.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da
Santa Casa de Ubatuba
OAB - SP 16.213
 

Sai daí, Renan...

enviado por:
Cezar Prates
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Canto do Itaguá  ©Nelson Schmidt

Canto do Itaguá
©Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor