Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 09 de Julho de 2007 - Nº 1806 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
UNITAU cede infra-estrutura para disputa de Ginástica Artística


Caraguatatuba
Ecoadventur atrai 15 mil pessoas em Caraguá
Greenpeace mostra túnel interativo
Feriado em Caraguá
Polícia Militar prende traficantes em Caraguatatuba

Ilhabela
Abertura da 34ª Semana Internacional de Vela – Monotipo de Ilhabela
Feriado em Ilhabela
Homenagem ao Padre Vilson
Ilhabela comemora o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde
Presidente Joadir recebe superintendente da Telefônica
Reurbanização do Itaguaçu é prioridade na LDO 2008


São Sebastião
Além das “feras” da modalidade, prova de São Sebastião vai conferir nova geração de pilotos
Edivaldo Nascimento expõe a cultura caiçara na Sectur
Prefeitura discute organização do Super Surf na praia de Maresias
2º Sarau Literário da Escola de Boiçucanga supera expectativa dos idealizadores
Projeto “Aprenda Brincando” do Jaraguá doa mil peças para a campanha do agasalho
Capela Imaculada Conceição realiza Festa de Santana no Toque-Toque Grande
Servidores municipais recebem certificados do Curso de Libras na próxima terça
Alunos sebastianenses viajam para o interior no programa “Caravanas do Conhecimento”
3° Arraiá Caiçara tem atrações até o dia 22
Bandas locais dividem palco com artistas de renome nacional
Conselho Municipal de Saúde realiza reunião mensal
Prefeitura esclarece diversas situações em reunião do Conseg em Cambury


Ubatuba
Projeto de geração de renda expõe produtos em Ubatuba
Prefeitura remove pedra que causava transtorno na praia do Tenório
Mogi das Cruzes e Pinda são os finalistas da malha nos 51º Jogos Regionais
Pindamonhangaba é bicampeã do basquete sub-21 nos 51º Jogos Regionais
Jacareí vence Caraguatatuba no Basquete Masculino Sub-21
Ferraz de Vasconcelos garante bronze no Basquete Feminino Sub-21
Ferraz de Vasconcelos e São José dos Campos destacam-se na natação dos 51º Jogos Regionais
Disputas do skate chegam ao final nos 51º Jogos Regionais
Tenista de renome mundial participa dos 51º Jogos Regionais
Ubatuba é destaque no Programa Zoom Litoral
Polícia Militar prende traficantes em Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU cede infra-estrutura para disputa de Ginástica Artística

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU), parceira da Prefeitura de Ubatuba na realização dos 51º Jogos Regionais, oferece toda a infra-estrutura para as disputas da Ginástica Artística, programadas para os dias 11 e 12 de julho.
Todos os equipamentos necessários para a competição foram trazidos do campus onde funciona o curso de Educação Física, em Taubaté, e já estão sendo utilizados para treinamento das atletas.
A Ginástica Artística é uma sub-categoria da Ginástica Olímpica, que também engloba a Ginástica Rítmica e a Ginástica de Trampolim.
Os movimentos mais conhecidos estão dentro da Ginástica Artística, onde são utilizados aparelhos como argolas, barras paralelas e cavalo, além das apresentações de solo, em que é necessário um tapete especial. Nessa disputa, a UNITAU terá a aluna do curso de Educação Física, representando o município de Taubaté, Camila Fornaciari Felício.
Para a professora Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora das atividades da UNITAU nos Jogos Regionais, a Instituição está cumprindo seu papel em apoiar a competição. “A Universidade está cumprindo seu objetivo, com o apoio a este grande evento que contribui muito para o esporte na região. Além da infra-estrutura, estamos fazendo uma verdadeira prestação de serviços com a disposição de nossos funcionários, que estão auxiliando na realização dos Jogos”, ressalta.
A Universidade de Taubaté também está cedendo o campus de Ubatuba para as reuniões do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais, para a Prefeitura e para as 41 delegações da competição, que têm à disposição toda a infra-estrutura de computadores, salas, auditório e uma quadra poliesportiva para treinamentos. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Ecoadventur atrai 15 mil pessoas em Caraguá
Debates sobre aquecimento global e desenvolvimento sustentável do litoral dividem espaço com esportes radicais

Caraguatatuba - Amantes da natureza e dos esportes radicais têm até amanhã, dia 9, para conferir o 4ª Ecoadventur, em Caraguatatuba. O evento acontece no Teatro Municipal Mario Covas e tem atividades que vão desde palestras sobre aquecimento global e desenvolvimento sustentável para o Litoral Norte a gincanas de esportes de aventura, provas de canoagem e desafio off-road para jipeiros.
Ao todo são cerca de 90 expositores, entre empresas, ONGs (Organização Não-Governamental) e entidades filantrópicas, distribuídos em uma área de 5.000 metros quadrados.
Há tirolesa no Rio Santo Antonio, parede de escalada, piscina com simulação de mergulho, aulas de vôo livre e playground infantil com atividades de arborismo. Por volta das 10h de hoje acontece também o 2º Desafio Ecoadventur/Celmar de Canoagem. Todas essas atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas no local.
Estima-se que 15 mil pessoas devam visitar o espaço nos quatro dias de evento. "Como dia 9 é feriado, também devemos ter grande movimento no domingo (hoje)", afirmou o organizador do evento, Paulo André Ribeiro. As mais de 20 atrações podem ser conferidas das 10h às 22h e amanhã das 10h às 18h.
MEIO AMBIENTE - Outra atração é a mostra Ecoadventur Cine e Vídeo, que traz 50 vídeos premiados internacionalmente. Todos eles sobre meio ambiente, preservação ambiental e esportes radicais. "A princípio é uma mostra expositiva, mas já abre precedente para, na edição de 2008, fazermos um concurso audiovisual", disse o idealizador do evento, Carlos Cavalcanti (hoje a mostra acontece das 10h às 13h e das 20h15 às 22h45, amanhã, das 10h às 13h).
Segundo Cavalcanti, o Ecoadventur não é apenas um evento, mas sim um processo educacional contínuo. "Vemos em nossa região a necessidade de estarmos atentos às questões ambientais, pois sobrevivemos da natureza, comercialmente falando. Por isso tantas palestras e tantos eventos que promovem o encontro de ONG's e empresas que possam trocar informações sobre suas atividades e sair com visão melhorada de como aplicar seus serviços".
Cavalcanti afirmou ainda a estrutura foi montada para atender vários públicos do evento, que é amplo. "Temos três segmentos dentro do Ecoadventur. Há o Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura, a Feira de Serviços, Produtos e Equipamentos e a Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável, Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos, além da preocupação com o turista que visita o evento e que pode também participar das atividades. "Cada um desses segmentos fala especificamente para um público. No entanto, todos buscam um só objetivo: o bem-estar comum". (Fonte: ValeParaibano)

Greenpeace mostra túnel interativo

Caraguatatuba - Participando do evento pela segunda vez, o Greenpeace-Brasil apresenta a exposição itinerante "Mudanças do Clima, Mudanças de Vida".
A exposição é mostrada por meio de um túnel de 150 metros quadrados que revela o impacto das alterações climáticas no território brasileiro. Ele é composto por painel de 28 fotografias, relatório científico e documentário de 50 minutos.
O que desperta mais atenção dos visitantes é a simulação de situações reais como o efeito de um tornado ou a poluição de escapamentos de carros e chaminés ao Meio Ambiente.
Ao fim da mostra, os visitantes recebem uma cartilha com dicas do que cada cidadão deve fazer para ajudar a restaurar o equilíbrio climático do planeta Terra.
Conscientizar a população do Litoral Norte sobre aquecimento global, efeito estufa e preservação ambiental é um dos objetivos da organização do 4ª Ecoadventur.
Para isso, 22 atrações, entre palestras, mostras, exposições e painéis estão sendo oferecidos gratuitamente. A palestra do representante do Brasil no Painel Inter-governamental das Mudanças Climáticas da ONU e cientista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de São José, Carlos Nobre, abriu o evento.
SÃO JOSÉ - O Ecoadventur deve ser realizado em São José dos Campos em fevereiro, no Parque da Cidade, segundo Carlos Cavalcanti, idealizador do projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Feriado em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, em razão do feriado de 9 de julho, data em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932(Estado de São Paulo), não haverá expediente na segunda-feira. No entanto, os serviços essenciais de coleta de lixo, pronto socorro/ambulância Ditran, estarão funcionando normalmente. O expediente retorna em horário normal na próxima terça-feira, a partir das 8h, dentro das repartições e às 9h, para atendimento ao público no paço municipal e demais secretarias. (Fonte: PMC)

Polícia Militar prende traficantes em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 06 de julho, às 22h30min, Policiais Militares de Caraguatatuba realizavam patrulhamento pela Rua Antônio Henrique de Mesquita, 420, no bairro Casa Branca, quando depararam com o infrator da lei E. S. A., de 26 anos, que ao perceber a presença dos Policiais Militares se comportou de maneira suspeita e dispensando uma sacola. Após abordagem e busca pessoal foi localizada uma quantia R$ 26,00 (vinte e seis reais) em dinheiro, 30 pedras de crack, ao realizar uma vistoria na bolsa que o infrator havia dispensado foram encontrados 18 papelotes de cocaína e 05 trouxas de maconha. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, permanecendo recolhido à Cadeia Pública.
Maconha, Crack e Cocaína - Na noite do dia 05 de julho, às 19h50min, Policiais Militares de Caraguatatuba, durante patrulhamento pela Avenida Um, na altura do nº 330, no bairro Jardim Arumã, depararam com o infrator da lei W. M. A., de 20 anos, em frente a uma escola, e ao avistar a viatura tentou empreender fuga, porém sem êxito. Após abordagem e busca pessoal foram localizadas 37 pedras de crack e uma quantia de R$40,00(quarenta reais) em dinheiro. Ao ser indagado a respeito do entorpecente e de sua carteira de identidade, informou seu endereço, e realizaram diligência até a residência do infrator. Ao chegar na residência, depararam com a infratora da lei D. A. S., de 22 anos, que ao perceber a presença dos Policiais Militares saiu correndo para o interior de sua residência, sendo surpreendida tentando esconder 50 porções de crack, duas porções de maconha, uma porção de cocaína, R$ 40,00(quarenta reais) em dinheiro e um aparelho de vídeo game de procedência duvidosa. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos infratores da lei que foram conduzidos ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhidos à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Abertura da 34ª Semana Internacional de Vela – Monotipo de Ilhabela

Ilhabela - Na manhã desta sexta-feira, 06, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, realizaram a cerimônia de abertura da 34a. Semana Internacional de Vela - Monotipo.
Até o início das primeiras competições de sexta-feira foram inscritas 96 embarcações, com a participação de aproximadamente 150 atletas, de Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, São Vicente, São Paulo, Santana do Parnaíba, Guarujá, Praia Grande, Campinas, Porto Alegre, Balneário de Camburiú e Guariruba.
As competições seguirão até domingo, 08, onde ao final doa última regata do dia acontecerá a premiação dos atletas.
Para o secretário José Roberto, é com muito orgulho que Ilhabela sedia este evento,”é um dos mais importantes eventos da Vela que acontece no Brasil, dando oportunidade para os atletas da região participarem”.
O prefeito Manoel Marcos em seu pronunciamento, deu boas vindas aos atletas que participarão da 34a. Semana Internacional de Vela - Monotipo e comemorou a classificação de três atletas que representarão Ilhabela nos Jogos Pan Americano, Edvando Souza Cruz, Mountanbike e a dupla Bernar Arndt e Bruno de Oliveira na categoria Hoby Cat 16. Na oportunidade também esclareceu que o Projeto Navegar, mesmo sem verba do governo, continua ativo em Ilhabela; o prefeito destinou verba municipal para o projeto.
Para prestigiar a cerimônia, estiveram presentes além dos atletas participantes: os secretários municipais, de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias e de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho; os diretores municipais, de Cultura, Simoni di Fonzo e da Saúde, Marcio Tenório; o presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo, Odoardo Lantieri e pessoas da comunidade. (Fonte: PMI)

Feriado em Ilhabela

Ilhabela - No próximo dia 9 de julho, feriado estadual, em homenagem à Revolução Constitucionalista de SP, não haveré expediente nas repartições publicas de Ilhabela, serão mantidos os serviços essenciais: coleta de lixo, plantão da fiscalização; pronto socorro e serviços do trânsito. PMI

Homenagem ao Padre Vilson

Ilhabela - O Padre Vilson Dias de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora D´Ájuda, de Ilhabela, foi homenageado nesta sexta-feira, 06, com um almoço no Restaurante Garoçá, pela Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, foi entregue um prato de Cerâmica com ilustração da Paróquia, para que leve como lembrança de Ilhabela, Padre Vilson será ordenado Bispo e deixará Ilhabela no próximo mês de setembro.
Para representar a Secretaria de Saúde, estiveram presentes: o diretor de Saúde, Marcio Tenório; a chefe de Seção, Maria de Lourdes Salomão Barbosa; a encarregada de Serviços Gerais, Dionéia da Silva Cavalcanti; e as chefes de Seção de Apoio de Serviços, Josely de Freitas Oliveira e Marilda dos Santos Batista. (Fonte: PMI)

Ilhabela comemora o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde

Ilhabela - Dia 10 de julho é comemorado o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde, em homenagem a esses profissionais, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma festa de confraternização, nesta sexta-feira, 06, no Esporte Clube de Ilhabela, com a participação das nove equipes do PSF, que agregam 57 agentes.
Segundo a coordenadora do PSF, Marli Fornaziero o objetivo do encontro foi o de fortalecer os vínculos de amizade entre os profissionais. “É o primeiro ano que comemoramos este dia, cuja lei nº. 483 foi promulgada em 19 de junho pelo prefeito Manoel Marcos, sendo o projeto de lei de autoria do vereador Guilherme Henrique Maia Vieira. Acredito que esta ação venha melhorar ainda mais o desempenho destes profissionais, que atuam com tanta dedicação à comunidade desta cidade”.
Para expor suas atuações em campo e estratégias de procedimentos, cada equipe montou seu stand apresentando seus trabalhos, tais como: mapa com a área de atuação; cronograma de atendimento; grupos de atuação e procedimentos, para conhecimentos dos demais grupos.
Fazendo parte da programação, das 08 às 15 horas, após do café da manhã aconteceram atividades de estimulação a confiança; jogo de queimada e dança com coreografia, Após o almoço onde foi servido um churrasco, aconteceu uma homenagem aos agentes, onde cada grupo escolheu seu representante para receber um Certificado de Honra ao Mérito
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira compareceu para prestigiar o evento, e disse da importante atuação do Agente Comunitário de Saúde em Ilhabela, pois também deve-se ao trabalho desenvolvido por estes profissionais que a Saúde alcançou o índice de 69% de aceitação popular em recente pesquisa.
Presentes no evento o secretário municipal de Saúde, Arquimedes Hipolytto, o secretário de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, o diretor de Saúde, Marcio Tenório, os vereadores Joadir Capucho, presidente da Câmara Municipal, Guilherme Henrique Maia Vieira, José Jorge Pereira e José Roberto de Campos. (Fonte: PMI)

Presidente Joadir recebe superintendente da Telefônica

Ilhabela - O Presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PPS), recebeu na manhã de ontem (05/06/07) o Superintendente Regional da Telefônica, João Francisco Carvalhais.
Durante o encontro, o presidente entregou cópia do ofício recém-enviado à empresa em que solicita a instalação de telefones públicos para os moradores do Conjunto Habitacional na Avenida Brigadeiro José Vicente Faria Lima, no Bairro do Reino.
O conjunto conta com 80 unidades habitacionais e a Telefônica poderá instalar até dois orelhões no local.
Na ocasião, o Professor Joadir também solicitou a instalação de telefones públicos especiais para deficientes auditivos. Os locais para a instalação destes aparelhos serão definidos em reunião a ser realizada ainda neste mês. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Reurbanização do Itaguaçu é prioridade na LDO 2008

Ilhabela - O presidente do Legislativo de Ilhabela, vereador Professor Joadir Capucho (PPS), apresentou uma emenda ao Projeto de Lei 62/2007, a LDO 2008 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que determina as prioridades para a aplicação dos recursos públicos referente ao Orçamento do ano que vem.
Aprovada pela Câmara, em sessão extraordinária do semestre realizada no dia 27 de junho, a emenda aponta como uma das prioridades da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos a reurbanização e a construção de vielas e escadarias no bairro do Itaguaçu.
Segundo Professor Joadir, a intenção é melhorar a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do município. “Precisamos proporcionar melhores condições de acesso e circulação para os cidadãos com maior segurança e comodidade”, explicou.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Além das “feras” da modalidade, prova de São Sebastião vai conferir nova geração de pilotos

São Sebastião - A prova, a quinta da temporada, vai ser realizada em uma área localizada no final da avenida Machado de Assis - Canto do Mar (rua da Subprefeitura da Costa Norte), próximo ao Projeto Garoçá, no Jaraguá.
Uma nova geração de campeões vai invadir São Sebastião (SP) no próximo dia 14 para participar da 5ª etapa da temporada 2007 do Arena Cross. Além dos melhores pilotos do País, que participam das categorias MX1 e MX2, o evento vai reunir as jovens promessas do esporte nas categorias 50cc, 65cc e 85cc. Esta última, aliás, faz a estréia em São Sebastião, já que não constava da programação nas outras duas vezes que a cidade realizou o evento.
O destaque da 85cc (pilotos de 12 a 15 anos) até agora tem sido o paulista Héctor Assunção, que é irmão do vice-campeão da categoria MX1 no ano passado, Roosevelt Assunção. Héctor tem feito um campeonato quase perfeito, vencendo duas das três etapas realizadas até agora e chegando em segundo na outra (na etapa de Bertioga, a categoria foi cancelada em virtude das fortes chuvas).
O piloto tem 59 pontos e é o líder isolado da competição. Apesar disso, sabe que não terá vida fácil. “Continuo treinando forte para tentar aumentar a vantagem, por que ainda tem muitas etapas pela frente e não dá pra brincar”, explicou. Uma das preocupações do piloto, que venceu a última etapa de ponta a ponta é manter a regularidade. “Vou procurar usar a cabeça não me envolver em acidentes igual aconteceu na terceira etapa”, diz.
Na categoria 65cc (8 a 13 anos), a liderança é de Kaio Miranda (SP) com 56 pontos. Ele também tem duas vitórias e um segundo lugar. Na segunda posição está o paranaense Eduardo Rudnick com 52 pontos.
A categoria 50cc é uma das mais aplaudidas pelo público. Nela estão os “mini-pilotos” com idade entre 5 e 9 anos. “Esta categoria é o maior barato. Os pais ficam doidos em ver os filhotes na pista correndo igual gente grande”, brinca Zezito, responsável pela locução e animação do público na pista. Leonardo Neto (SC) é o nome da fera até aqui. Ele venceu todas as etapas e lidera com facilidade com 60 pontos, 22 a mais que Djalma Brito, o segundo colocado.
Serviço – A prova, a quinta da temporada, vai ser realizada em uma área localizada no final da avenida Machado de Assis - Canto do Mar (rua da Subprefeitura da Costa Norte), próximo ao Projeto Garoçá, no Jaraguá. Os treinos livres e cronometrados começam às 13 horas e as provas às19 horas. Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de arroz ou 2 kg de feijão na CAVEC (Concessionária Yamaha em Caraguatatuba), Universo Honda (Concessionária Honda em Caraguatatuba), Supermercado Pão de Açúcar (São Sebastião) e Mercado Canto do Mar. O Arena Cross tem o patrocínio de Honda, Old Eight, Aymoré Financiamentos, Consórcio Nacional Honda, co-patrocínio de Peels Capacetes, Pirelli e Yamaha. Os apoios são da Prefeitura de São Sebastião e Rádio Morada do Sol FM.
Organização - O Arena Cross é considerado atualmente o principal campeonato do motociclismo e é organizado pela empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma que promove o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa e Convidados.

Edivaldo Nascimento expõe a cultura caiçara na Sectur

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza entre os dias 7 e 29 de julho, a exposição fotográfica “Caiçara sou de Nascença”, do fotógrafo sebastianense Edivaldo do Nascimento.
A cultura do caiçara do Litoral Norte de São Paulo, mais especificamente de São Sebastião, é retratada nesta exposição por meio do relacionamento do “Ser Caiçara” com a mata e o mar. Ressaltando sempre o uso racional das riquezas da Mata Atlântica e do Canal de São Sebastião, pelo caiçara é a prova que o modo de vida tradicional por natureza é uma verdadeira lição de educação ambiental.
Edivaldo transmite a sua preocupação com a preservação dos costumes e belezas ímpares de São Sebastião. Tanto que apresenta aos visitantes a importância do berçário da vida marinha – o manguezal, as lendas que encantam o município, as técnicas de tecer a rede de pesca, o modo de preparar o peixe seco, a canoa caiçara, a intimidade do caiçara com o mar, a cozinha tipicamente caiçara, o preparo da farinha de mandioca, enfim, a harmonia nos espaços de convívio do Ser Caiçara com a Mãe Natureza.
Tal sentimento tem um poder de atratividade que por si só é capaz de motivar o deslocamento de turistas de várias partes do Brasil e exterior que tem e/ou terão a felicidade de vivenciar a cultura dos caiçaras.
Os trabalhos podem ser vistos na Sala de Exposição da Sectur, localizada na Rua da Praia, das 10 às 19h. (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute organização do Super Surf na praia de Maresias

São Sebastião - A secretária de Esportes de Esportes, Raquel Buzi, e o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Rogério Barroso, se reuniram na manhã desta sexta-feira com os organizadores do Super Surf 2007 definir a programação da etapa que será realizada na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, entre os dias 12 e 16 de setembro. Na ocasião, Raquel entregou ao grupo pedido de apoio para as escolinhas de surfe e skate que atendem crianças no bairro.
Para a etapa de Maresias são esperados mais de 80 surfistas em busca da primeira colocação para seguir firme na busca do campeonato. Conforme Raquel Buzi, São Sebastião tem interesse na realização do evento que dá uma visibilidade muito maior para o município. “Temos de aproveitar o potencial da praia e de Maresias e também incentivar novos atletas”, disse ao explicar o pedido de apoio.
O organizador do Super Surf, Evandro Franco de Abreu, disse que a competição movimenta toda a cidade. Segundo ele, além dos mais de 80 atletas também está prevista a presença de mais cerca de 80 pessoas entre o staff, juízes e imprensa especializada que faz a cobertura da competição.
Na próxima semana, uma nova reunião será marcada, desta vez com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e outros secretários como de Turismo, Júlio Buzi, e de Governo, Thirso Júnior. (Fonte: PMSS)

2º Sarau Literário da Escola de Boiçucanga supera expectativa dos idealizadores

São Sebastião - O 2º Sarau Literário, sob o tema “Ditadura, na Roda dos Festivais”, realizado nesta sexta-feira (6/7) na Escola Municipal (EM) Profª Guiomar Aparecida da Conceição Souza, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, superou a expectativa dos idealizadores.
“O evento deste ano foi melhor do que o ano passado. Apesar da ditadura ser um tema difícil de trabalhar com as crianças e jovens os professores conseguiram explorar de uma forma ampla e rica”, comenta a diretora Amélia França de Avelar. “Achei o resultado maravilhoso, com muita participação de toda escola. Os alunos se empenharam ao máximo para fazer um trabalho bonito e que causasse admiração na comunidade. De tudo isso, o que mais valeu a pena foi o envolvimento de toda a escola e a satisfação dos alunos que participaram”, avalia a professora de História, Adriana Martins de Souza.
Realizado com o objetivo de rever os aspectos culturais, históricos, sociais, políticos e econômicos da época, o sarau também teve a intenção de despertar nos alunos os sonhos, ideais, desejos e criticidade diante da vida.
“A sensação de ver o público observando o trabalho que fizemos é muito boa”, diz a aluna da 8ª séria, Maristela Cristina Luciano, 14 anos.
Para alguns pais, os estudantes foram bem criativos. “Achei muito interessante a criatividade deles. Eu creio que o tema foi bem explorado. A escola está de parabéns”, declara a comerciante Rosa Maria Goulart, 31 anos. “O evento está maravilhoso. Fiquei encantada em ver a criação das crianças. É legal ver o trabalho que fizeram em relação a ditadura, principalmente por causa da violência da época”, acrescenta a doméstica Maria Aparecida Isaac Luciano, 54 anos. “O espaço cultural está muito legal. O tema foi bem pesquisado e a participação dos alunos muito boa. Foi uma bela montagem”, completa o fotógrafo Rodrigo Nelli, 31 anos.
O festival retratou vários assuntos por meio de desenhos, escrita, vídeo, dentre outros painéis. No pátio da escola foi montado uma espécie de ‘túnel do tempo’ onde o público teve a oportunidade de conhecer os presidentes do regime militar (1964 a 1985); o movimento pelas ‘Diretas Já’, as situações vividas pelas pessoas que eram contra o sistema, dentre outras histórias. Uma sala de tortura também foi colocada no recinto para que os visitantes pudessem ver e entender, por meio de encenação, o que acontecia com os cidadãos que se manifestavam contra o regime militar.
Música - Durante a noite, a EM realiza ainda a 1ª edição do Festival de Música com o apoio das Secretarias de Educação (Seduc), rádio Comunitária Costa Sul FM e comunidade local.
O evento apresenta composições inéditas de todos os gêneros e estilos da Música Popular Brasileira (MPB) com objetivo de promover o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural de São Sebastião e de todo o país.
Durante o festival os alunos envolvidos apresentarão música das décadas de 60, 70 e 80, que conta ainda com as comunidades de outras praias da Costa Sul, como Juquehy, Cambury, Maresias e Barra do Una, além de Boiçucanga, que vão apresentar canções próprias. (Fonte: PMSS)

Projeto “Aprenda Brincando” do Jaraguá doa mil peças para a campanha do agasalho

São Sebastião - O projeto “Aprenda Brincando”, da Secretaria de Esportes (Seesp) da Prefeitura de São Sebastião, realizou na tarde desta sexta-feira (6/7), no Centro de Lazer do Jaraguá, a entrega das roupas arrecadadas com a “Campanha do Agasalho”. A doação foi feita pelo coordenador do projeto, Ricardo Santos, à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota.
De acordo com o coordenador, foram cerca de 1 mil peças arrecadadas com a campanha que contou com a participação de pais, alunos da escolinha, além de toda a comunidade. “Estou muito feliz com o resultado. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram com a nossa campanha, aquecendo o inverno da população carente.”
Segundo a presidente do Fundo, Rosa Mota, as roupas serão encaminhadas para as assistentes sociais do Centro Comunitário do Jaraguá e distribuídas para a população local.
Após a doação o professor Ricardo realizou um torneio interno entre os alunos da escolinha da Seesp para encerramento das atividades. (Fonte: PMSS)

Capela Imaculada Conceição realiza Festa de Santana no Toque-Toque Grande

São Sebastião - A Capela Imaculada Conceição, localizada no bairro de Toque Toque Grande, na Costa Sul de São Sebastião, inicia a partir da próxima sexta-feira (13/7), a tradicional Festa de Sant’ana. Segundo a Igreja Católica, Sant’ana foi a mulher que Deus escolheu para ser, na terra, Mãe da Virgem Imaculada, ou seja, avó de Jesus Cristo.
De acordo com a Paróquia São Sebastião está previsto dentro da programação o levantamento do mastro às 18h do dia 13 de julho e, em seguida, o início da novena até o dia 28 de julho, sempre a partir das 19h, na capela do bairro. O auge da festa será no dia 29 (domingo), com a missa solene às 10h30 seguida da procissão pelas ruas do bairro.
A festa externa será realizada nos dias 13, 14, 15, 27, 28 e 29 de julho, em frente à Capela do bairro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-1110. (Fonte: PMSS)

Servidores municipais recebem certificados do Curso de Libras na próxima terça

São Sebastião - Na próxima terça-feira (10/7), às 18h30, na Faculdade São Sebastião (Fass), localizada no bairro da Vila Amélia, região central da cidade, a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Instituto Quality, entregará os certificados de conclusão do curso de libras para 30 servidores públicos, além de 30 professores escolhidos pelas escolas que possuem alunos com algum grau de deficiência auditiva. O curso teve duração de 64 horas e seu objetivo foi promover o atendimento e a educação por meio de sinais. “As aulas foram boas. Espero que eu possa aplicar o aprendizado sempre que houver necessidade de maneira satisfatória. Só gostaria que o tempo de duração fosse um pouco maior para melhor assimilação”, diz a funcionária Simone Aparecida da Silva, que trabalha diretamente com atendimento ao público na Subprefeitura da Costa Sul. “O curso foi básico, inicial, que auxilia os professores num panorama pedagógico de como compreender as crianças com deficiência auditiva. Eu espero que tenha outro para poder se aprimorar”, completa a professora Luciana Anorato, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) ‘Mundo Encantado’.
Para a secretária da Educação, Marilene Ramachoti, o ensino da linguagem é mais uma oportunidade oferecida pelo governo para qualificar os professores. “A inclusão está aí, não podemos fechar os olhos para ela”, frisa. Os profissionais que realizaram o curso atendem alunos especiais em 13 escolas do município. São elas: Emei Peteleco (Centro), Reino da Alegria (Topolândia) e Mundo Encantado (Canto do Mar); e Escolas Municipais Iraydes Lobo Viana do Rego (Itatinga), Edileuza Brasil Soares de Souza (Maresias), Maria José da Penha Frúgoli (Enseada), Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy), Henrique Botelho (Porto Grande), Juquehy, Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (Pontal da Cruz), Guiomar Aparecida da Conceição Souza (Boiçucanga) e de Cambury.
No ano passado, dados da Seduc revelam que pelo menos 20 alunos com alguma deficiência estavam matriculados nas classes regulares e 13 nas salas especiais. Os números incluem crianças com grau de surdez do estágio leve ao profundo. Já em 2007, a quantidade de estudantes matriculados passou para 22. Deste total, 18 também estão inseridos no atendimento do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado. A cerimônia vai contar com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, da secretária Marilene Ramachoti e representantes do Instituto Quality. (Fonte: PMSS)

Alunos sebastianenses viajam para o interior no programa “Caravanas do Conhecimento”

São Sebastião - Cerca de 40 alunos das Escolas Municipais da Enseada, João Gabriel de Sant´ana (Toque-Toque Pequeno), Iraydes Lobo Viana do Rego (Itatinga), Verena de Oliveira Dória (Topolândia), Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Maria Alice Rangel (Jaraguá) e E.M. Canto do Mar vão conhecer neste mês a cidade de Pardinho, interior de São Paulo, dentro do programa “Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o interior”. O programa objetiva dar oportunidade aos alunos de descobrir os recursos naturais e ecossistemas, além de referências históricas e culturais. São Sebastião participou de todas as edições do programa, que é viabilizado pelo Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005.
Neste intuito, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), disponibiliza o transporte e alimentação para viagem. As outras despesas dos alunos durante a semana ficam por conta da cidade hospedeira, que monta toda a infra-estrutura para receber as crianças. Os alunos são acompanhados por monitores que devem ter as seguintes características: ser ativo e maior de 21 anos, ter espírito crítico, experiência com crianças, estar pronto para o trabalho voluntário e disponível em período integral, durante todo tempo do desenvolvimento do projeto. Para cada 10 alunos haverá um monitor, além de um Policial Militar, que permanece junto ao grupo.
São Sebastião participará da segunda semana do programa, que inicia no dia 16 de julho (segunda-feira) e termina no dia 20. Desde 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento é realizado anualmente (em janeiro e julho) pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação além das Prefeituras Municipais. A organização e coordenação é da Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), além da parceria de órgãos e secretarias estaduais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-4717 ou pelo e-mail seduc@saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

3° Arraiá Caiçara tem atrações até o dia 22
Programação extensa mostra que o evento é sucesso e promete inovações a cada ano. Domingo tem show da dupla Gian e Giovani

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e das Subprefeituras (Sesub), realiza até o dia 22 de julho a terceira edição do “Arraiá Caiçara” – festa com características caipiras e caiçaras que já se tornou conhecida na região. Prova disto é a ampliação do evento, que terá 17 dias para ser mais um atrativo na baixa temporada, tanto para a população que procura diversão e os turistas que visitam a cidade. A festa está repleta de atrações para todos os gostos, com destaque para os shows musicais, Festival de Quadrilhas, Festival de Calouros Sertanejos, além de 50 barracas das entidades do município e mais 14 tendas da feira “Marearte”, do Fundo Social de Solidariedade.
A Secretaria de Administração (Secad) instalará vasilhames identificados para colocação do óleo de cozinha usado pelas barracas. A idéia é evitar a poluição do local e ao mesmo tempo promover a reciclagem de forma consciente. Cada recipiente terá capacidade para 50 litros de óleo.
O material coletado será repassado ao Fundo Social de Solidariedade para um projeto piloto de geração de renda. A princípio, segundo a presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, os alunos do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) vão aprender a fabricar sabão a partir do óleo.
Estão confirmadas 28 inscrições para o Festival de Calouros Sertanejos, que já é sucesso desde a primeira edição. Os cantores têm de mostrar ritmo e afinação, além de muito carisma para cativar o público e os jurados. As apresentações estão agendadas para os dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho a partir das 21h30. A premiação será em dinheiro, sendo R$ 300 (3° lugar), R$ 400 (2° lugar) e R$ 500 (1° lugar).
Também tradição nesta época, o Festival de Quadrilhas promete emocionar o público presente nos dias 12 e 13 de julho, a partir das 20h. Segundo a Sectur, foram confirmadas cinco inscrições. A premiação será nas categorias infantil, com um micro system, e adulto, onde o vencedor levará um forno microondas de 21 litros.
Durante a festa, a Sectur analisará as barracas com o objetivo de premiar a mais enfeitada, que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana. A Cultura estará presente com a apresentação do grupo “Rebeldes Cover Revolução”, no dia 10, a partir das 21h e do teatro de rua “Reis de Fumaça”, no dia 13, às 20h.

Bandas locais dividem palco com artistas de renome nacional

A Prefeitura de São Sebastião continua com o compromisso de valorizar os artistas locais e regionais. E para isso, vai disponibilizar o palco de 16 metros em área livre, por onde já passaram grandes nomes da música brasileira no início deste ano. O local tem capacidade para receber até 50 mil pessoas e a família pode passear com segurança devido às câmeras de monitoramento 24 horas por dia. Os shows dos artistas locais iniciam às 22h e os de renome nacional, a partir das 23h. Neste domingo tem Gian e Giovani, no dia 14 será a vez do Trio Virgulino e no dia 21 de julho, show com Leonardo.

Programação musical:

Dia 6 - Banda Bret
Dia 7 - Cheiro de Fulô
Dia 8 - Gian e Giovani
Dia 9 - Barriga Verde
Dia 10 - Éverson & Banda
Dias 11 e 12 - Festival Sertanejo
Dia 13 – Festival Sertanejo e Banda 40 graus
Dia 14 – Trio Virgulino
Dia 15 – Dennis e Roger (Vera Lu)
Dia 16 – Novo Astral
Dia 17 – Manos do Forró
Dia 18 – Festival Sertanejo e Geração do Forró
Dia 19 – Festival Sertanejo e João Marcos e Juliano
Dia 20 – Festival Sertanejo (finais) e Banda Faroeste
Dia 21 – Leonardo
Dia 22 – Paulo Henrique e Rafael

Serviço
3° Arraiá Caiçara
Dias - 6 a 22 de julho
Local: Praça de Eventos da Rua da Praia
Informações: (12) 3892-2620
www.saosebastiao.sp.gov.br

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião mensal

São Sebastião - O Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião (Comuss) realiza na próxima terça-feira (10/7), às 16h, na Secretaria da Saúde (Sesau), sua reunião mensal. No encontro, os membros discutirão a eleição dos membros que formarão as comissões. (Fonte: PMSS)

Prefeitura esclarece diversas situações em reunião do Conseg em Cambury

São Sebastião - Em reunião realizada pelo Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul de São Sebastião, no bairro de Cambury, na noite de quinta-feira (5/7), a Prefeitura esclareceu diversas situações levantadas pela comunidade da região. O encontro ocorreu na Escola Municipal do bairro e contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, do secretário da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Thales Carlini, de servidores das Secretarias das Subprefeituras (Sesub), Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc), autoridades policiais, membros das Sociedades Amigos de Cambury, Barra do Sahy, Baleia, Barra do Una e Boracéia, vereadora Solange Rodrigues, moradores de Cambury e representantes do Conseg. Ao todo, 80 pessoas participaram da reunião.
Uma das questões abordadas está relacionada à acessibilidade de portadores de necessidades especiais (deficientes físicos). O morador do Areião (núcleo congelado), Francisco Romualdo Moreira dos Santos, 25 anos, disse que tem dificuldade de se locomover até o local onde trabalha. “Utilizo uma moto adaptada para ir ao serviço, mas encontro muitas dificuldades em função dos buracos e desníveis das ruas por onde tenho que passar. Quero saber o que pode ser feito para melhorar o acesso”, declara.
De acordo com o prefeito, o Areião ainda não pode receber investimento em infraestrutura por ser uma área irregular. Os serviços públicos passarão a ser efetuados a partir do momento em que ela for decretada como ZEIS (Zona de Especial Interesse Social). Entretanto, ele afirmou que será realizado um serviço imediato para atender a solicitação do morador.
O desassoreamento do rio Cambury, que seria, segundo alguns moradores, uma das causas de alagamento da parte acima da rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), também foi solicitado pela comunidade, assim como o recolhimento de podas e entulhos e a fiscalização da emissão de som e do comércio de sucata, que vem sendo feito por caminhões vindos de outras cidades, dentre outras reivindicações.
“Para realizar o desassoreamento dependemos de autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o que já foi solicitado pela administração há dois anos. É impossível fazer o serviço antes disso”, informou o prefeito. Ele acredita que o desassoreamento poderá atenuar o alagamento na região, mas ressalta que o bairro de Cambury é diferenciado porque uma parte é mais baixa que o nível do mar e que, em função disso, pode ocorrer dificuldades técnicas.
Já a responsabilidade de recolher as podas e entulhos é do gerador. “A Prefeitura tem obrigação de retirar o lixo doméstico”, frisa. O problema deverá ser sanado a partir do momento em que o Parque de Valorização de Resíduos Sólidos começar a funcionar. Em relação ao comércio de sucata, a resposta será enviada oficialmente ao Conseg para dirimir dúvidas da comunidade.
Calçamento - Um outro ponto questionado durante a reunião está ligado ao valor que será cobrado dos moradores pela realização da pavimentação, por meio do Plano Comunitário de Melhorias (PCM), na Estrada do Camburizinho. A quantia, segundo um aposentado, seria alta. “Pelo PCM a Prefeitura assume a parte social. Quem não paga são aqueles que não têm condições de pagar”, explica o prefeito.
O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi outro assunto comentado. Segundo a Prefeitura, a fórmula de reajuste vem sendo aplicada desde 2002 de acordo com o Índice Geral de Preços e Mercadorias (IGPM) porque o prefeito não pode renunciar receita.
Segurança - A presidente do Conseg, Éder Ávila, disse que polícia tem feito um trabalho excelente que pode ser mostrado pelas estatísticas. “Até porque a criminalidade na região baixou consideravelmente. Hoje sentimos a sensação de segurança e tudo que acontece está sendo apurado, apesar de poucos recursos”, destaca.
O delegado Paulo Castilho, do 2° DP de Boiçucanga, afirmou que um dos maiores problemas de Cambury é o furto de veículos. O último foi registrado em 8 de junho passado. Castilho também informou que houve a ocorrência de um roubo em Boiçucanga, mas que foi esclarecida. “As ocorrências estão sob controle graças à parceira das polícias”, acredita.
O delegado José Manoel Cardoso Amaral, que atua no 4° DP em Juquehy, afirmou que no bairro de Juquehy não ocorre roubo nas pousadas há um ano. Ele elogiou a parceria entre as duas polícias na região. “É uma experiência nova e de muito valor para mim. É a primeira vez que conheço uma situação como essa depois de trabalhar em quatro seccionais na capital”, enfatiza.
Já o prefeito disse que tem oferecido todo o suporte necessário para que as polícias Militar e Civil possam atuar em todo o município. Ele informou que a região, a partir de 2008, passará a ser monitorada por meio de câmeras. O serviço só não foi efetuado porque a Costa Sul tem problemas para a transmissão de dados em função da falta de fibra óptica. As imagens serão enviadas através de torres, que serão instaladas na Ilha do Montão de Trigo e na ponta de Ilhabela. Um investimento de R$ 1,5 milhão. Depois das torres, as câmeras serão instaladas de acordo com a orientação da polícia e vão integrar o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) que já existe na região central da cidade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Projeto de geração de renda expõe produtos em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, vai realizar uma exposição dos itens produzidos pelas alunas que se formaram nos cursos de geração de renda, desenvolvidos pela Secretaria. A exposição, que acontece no próximo dia 8, das 9h às 17h, na Praça Bip, vai contar com a presença do prefeito Eduardo Cesar e com a entrega de diplomas para as formandas.
A entrada é gratuita e quem comparecer poderá adquirir diversas delícias produzidas pelas alunas do curso, tais como bolos, pães, doces, salgadinhos congelados, balas de coco, etc. Entre os itens de artesanato estão pinturas, bolsas e bijuterias. A exposição, primeira edição de uma série de seis, vai contar com a participação de 447 alunas e, em dois anos, os cursos de geração de renda já beneficiaram cerca de 1.500 pessoas. (Fonte: PMU)

Prefeitura remove pedra que causava transtorno na praia do Tenório

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através de empresa especializada, está desmontando uma enorme pedra na Rua Alcina, na praia do Tenório. A referida pedra estava colocando em risco as residências e os transeuntes, além da rede elétrica de alta tensão. O volume aproximado desta pedra é de 94 m³ e a ação atendeu a reivindicações de diversos moradores do local. (Fonte: PMU)

Mogi das Cruzes e Pinda são os finalistas da malha nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - As cidades de Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes farão a final da malha dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba nesta segunda-feira, dia 9, no Complexo Municipal de Esportes, a partir das 9h. As duas equipes conquistaram o direito à final após vencerem São Sebastião e Jambeiro, respectivamente. São Sebastião e Jambeiro disputarão o terceiro lugar.
Ao contrário da partida agitada do período da manhã contra São José dos Campos, Pindamonhangaba venceu São Sebastião com placar confortável, de 42 pontos de vantagens. Pinda fez 150x108 em cima do município litorâneo.
O técnico de Pindamonhangaba, Lale Oliveira, não fez questão de esconder a tática para decisão do Título. “Vamos entrar com o mesmo time que jogou as partidas de hoje, afinal, em time que está ganhando não se mexe.”
O jogador Adilson dos Santos e o técnico de Mogi das Cruzes, Zé Mineiro, acompanharam Pindamonhangaba x São Sebastião. “A cada rodada, a competição se afunila e só os melhores ficam até as finais. Acredito que o jogo com Pinda vai ser difícil porque as duas equipes são boas”, explica Santos. O técnico também reforça a tese do jogo difícil. “Vamos tentar fazer um jogo mais preso para diminuir as chances de pontos deles” finaliza. (Fonte: PMU)

Pindamonhangaba é bicampeã do basquete sub-21 nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - A seleção de basquete de Pindamonhangaba conquistou o bicampeonato do feminino sub-21 dos 51o Jogos Regionais de Ubatuba, após vencer São José dos Campos. Apesar do alto nível técnico das duas equipes, a vitória de Pinda foi tranqüila com 24 de vantagem sobre o adversário, fazendo 85 a 61 no placar. O jogo aconteceu no Ginásio de Esportes Tubão, neste domingo, dia 8.
Durante toda a partida, Pindamonhangaba esteve na frente no marcador e não deixou São José dos Campos se aproximar na pontuação, mantendo sempre essa diferença de 20 pontos. Para isso, Pinda abusou das triangulações, jogadas individuais, pontes-aéreas e tabelinhas em duplas.
Segundo o técnico de Pindamonhangaba, Luis Antônio Silveira, o aproveitamento positivo do time na partida é fruto de um trabalho técnico e físico feito nos treinamentos. “Toda a nossa disciplina tática foi feita no jogo de forma consistente”, relembra.
Na expectativa de representar a cidade nos Jogos Abertos do Interior, no mês outubro em Praia Grande, na Baixada Santista, a capitã do time de Pinda, Dayana Carolina, elogiou o empenho da jogadoras. “Para os Abertos, temos que treinar firme, pois lá disputaremos a categoria Adulto.”
O terceiro lugar do Sub-21 feminino ficou com Ferraz de Vasconcelos que venceu Franco da Rocha por 52 a 44 no período da manhã. Pelo feminino Livre, Guarulhos ganhou de Mogi das Cruzes por 69 a 40 na rodada da tarde. (Fonte: PMU)

Jacareí vence Caraguatatuba no Basquete Masculino Sub-21

Ubatuba - A equipe de basquete de Jacareí venceu Caraguatatuba por 77 x 66, apesar do favoritismo ser de Caraguá entre as arquibancadas do Ginásio de Esportes “Benedito Pinho Filho”(Tubão). Os dois primeiros quartos do jogo foram bem equilibrados e o time do litoral chegou a passar Jacareí no placar, mas minutos depois, Caraguatatuba se recuperou.
No terceiro quarto a equipe vencedora começou a apresentar destaque, apesar do baixo aproveitamento em arremessos, principalmente lances livres e arrancou com vantagem de oito pontos do adversário.
Os atletas de Caraguatatuba tentaram diminuir a diferença no placar, mas também tiveram pouco aproveitamento em lances livres e tiveram erros na marcação, facilitando para Jacareí que possui um time mais alto.
No último quarto, Caraguatatuba voltou mais confiante e determinado, tendo bons lances técnicos e dribles sobre o adversário e chegou a encostar no placar, mas Jacareí reagiu e definiu a vitória. O técnico Fernando Henrique Pinheiro, conhecido como Branco, disse que foi um jogo bem disputado e sua equipe teve uma mudança de atitude no terceiro quarto, o que definiu o jogo. “Ás vezes a tática não é o essencial. Temos que mudar de atitude e trabalhar a postura do atleta.”
No baixo aproveitamento em lances livres, o técnico afirmou que precisa trabalhar mais com a equipe, mas não é só o fator físico e técnico que influencia no resultado, o psicológico também pesa e deve haver um equilíbrio. (Fonte: PMU)

Ferraz de Vasconcelos garante bronze no Basquete Feminino Sub-21

Ubatuba - No primeiro jogo desta manhã, a equipe de basquete feminino sub-21 de Ferraz de Vasconcelos, conquistou o bronze sobre Franco da Rocha, com o placar final de 52x44, no Ginásio de Esportes “Benedito Pinho Filho”(Tubão).
O técnico da equipe vencedora, Professor Savoia, afirmou que foi um campeonato difícil e com equipes de alta qualidade, lembrando os dois times mais fortes, São José dos Campos e Pindamonhangaba, finalistas da modalidade. “Porém, as meninas de Ferraz demonstraram estar preparadas. Tecnicamente, a defesa foi a maior arma para vencer Franco da Rocha, mas Savoia destacou a superação e o trabalho de equilíbrio com as meninas, não deixando intimidar por outras equipes favoritas.” Como destaque de Ferraz de Vasconcelos neste último jogo, o professor mencionou a armadora Amanda e a lateral Suellen.
Faltando um minuto para o fim do último quarto, a jogadora número 8 da equipe de Franco da Rocha teve uma contusão no joelho e o jogo foi paralisado por alguns minutos para o atendimento. A atleta deixou a quadra sob aplausos das duas torcidas. (Fonte: PMU)

Ferraz de Vasconcelos e São José dos Campos destacam-se na natação dos 51º Jogos Regionais
O favoritismo de Ferraz de Vasconcelos e São José dos Campos é confirmado na classificação parcial de natação dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba

Ubatuba - A primeira prova do dia, que aconteceu pela manhã, no Complexo Municipal de Esportes, Centro, foi a dos 100 metros livres feminino e quem garantiu a vitória foi São José dos Campos, com a atleta Flávia Neto de Jesus, que marcou o tempo de 58”57. O segundo e terceiro lugar ficou com Carolina Penteado e Carolina Marçalva, ambas de Ferraz de Vasconcelos e o tempo de 58”87 e 1´00”67, respectivamente. Ubatuba ficou com 9º e 10º lugares. As rodadas de natação continuam a partir das 14 horas de hoje.
Nos 100 metros livres masculino, Jader de Souza de Ferraz de Vasconcelos garantiu a vitória com 51”70, deixando o segundo lugar para o nadador de Mogi das Cruzes, Rogério Luiz Branco, com 52”18 e a terceira colocação com Walter Pereira Lessa, de Pindamonhangaba e o tempo de 52”58. A cidade-sede dos jogos ficou com o 9º lugar.
200 metros costas - A terceira prova do dia, 200 metros costas feminino teve a atleta joseense e representante nacional no Pan, Fabíola Molina como vencedora com o tempo de 2’18”09. Gisele Pereira de Ferraz de Vasconcelos ficou com a segunda colocação com o tempo de 2’20”60 e o terceiro lugar ficou com Larissa Tiemi Nakano, de Mogi das Cruzes, com 2’28’21. Ubatuba ficou em 9º.
Nos 200 metros costas masculino Ubatuba ficou em 13º lugar e os disputados três primeiros lugares foram de Leonardo Fim, de Ferraz de Vasconcelos, Jander Lazarone, São José dos Campos e Caio Selebrarik, também de Ferraz, com os tempos, 2’06”40, 2’06”55 e 2’06”73, respectivamente.
100 metros peito - A prova de 100 metros peito feminino teve São José dos Campos em primeiro lugar, com a nadadora Priscila Rubia Aguiar, Carolina Mussi, de Ferraz de Vasconcelos e Elaine Roberta Fortes, de Mogi das Cruzes. Os tempos foram respectivamente, 1’13”55, 1’13”88 e 1’19”71.
Na mesma prova anterior do masculino, Ferraz de Vasconcelos garantiu os dois primeiros lugares, com Felipe França e o tempo de 1’03”49 e Tales Cerdeira, com o tempo de 1’04”56. O atleta de São José dos Campos, Diego Yabe fez 1’06”23, ficando em terceito lugar. Ubatuba conquistou a 10ª colocação.
50 metros borboleta - A penúltima modalidade da rodada foi o 50 metros borboleta e os resultados no feminino foram: 1º lugar, Fabíola Molina, de São José dos Campos, com 28”22, 2º lugar Flávia Neto de Jesus, também de São José, com 30”15 e 3º lugar para Isabella Mills, de Ferraz de Vasconcelos, com tempo de 31”09.
No masculino a prova terminou com Francis R. Nassau, de São José dos Campos, em primeiro, Jader Souza, de Ferraz de Vasconcelos em segundo e Rogério Luiz Branco, de Mogi das cruzes, em terceiro, com os tempos de 25”36, 25”52 e 25”88, respectivamente.
As últimas provas da rodada foram as de 800 metros livre feminino e 1000 metros livres masculino.
800 metros - Nos 800 metros feminino, a vitória foi de Larissa Silvério Pereira, de São José dos Campos, com o tempo de 9’32”41. O segundo lugar do pódio ficou com Nabila Ocanha de Ferraz de Vasconcelos, com 9’38”35 e quem levou o bronze foi Clarissa G. Costa, de São José dos Campos, com o tempo de 9’40”02. Ubatuba ficou em 6º lugar.
1.000 metros livre - Ferraz de Vasconcelos levou a melhor nos 1.000 metros livre masculino. O nadador Pedro E. Oliveira fez o melhor tempo de 15’50”10, deixando para trás o colega de equipe Matheus Ribeiro com tempo de 15’56”90, superando William Koriti Seto, de Mogi da Cruzes e o tempo de 16’37”25. Ubatuba garantiu o 4º lugar. (Fonte: PMU)

Disputas do skate chegam ao final nos 51º Jogos Regionais
Cerca de oitenta atletas participaram da competição com skatistas de ponta em todas as categorias

Ubatuba - Após dois dias de competição, foram definidos os vencedores das quatro categorias do skate que foi primeira modalidade extra a ser disputada nos Jogos Regionais. A competição foi realizada na pista skate localizada em frente ao Aeroporto. Foram cerca de oitenta competidores divididos nas categorias Mirim, Iniciante, Amador e Feminino Livre. O corpo de juízes foi formado pelos skatistas profissionais do estado de São Paulo: Mário Marques, Fábio “Pen” e Carlos “Sabiá”.
A disputa aconteceu da seguinte forma: cada skatista deu duas voltas no circuito realizando manobras pelo período máximo de um minuto cada volta, tentando somar o maior número de pontos, segundo o critério dos juízes. A melhor volta passava a contar na disputa definindo os finalistas de cada categoria.
Para Marcela Toller, coordenadora da modalidade nos Jogos Regionais, esta foi uma ótima oportunidade de mostrar o potencial que Ubatuba tem no skate. “Procuramos fazer uma competição extremamente organizada para que, cada vez mais, o esporte ganhe força e essa modalidade possa ser levada mais a sério, chegando a ser oficializada dentro dos Jogos Regionais nos próximos anos. Tivemos skatistas de ponta, de nível estadual e nacional, participando deste evento, principalmente na categoria amador e a competição foi excelente” finalizou.
Marcela que agradeceu o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado e a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba que, segundo a organizadora, deu todo o apoio necessário para a realização da competição.
Os campeões - O campeão da categoria “mirim” foi Lucas “Tio Chico”, de Lorena. O segundo colocado foi Jonatas “Jo” (Pindamonhangaba), seguido de Felipe Castor (Ubatuba), respectivamente.
Na categoria iniciante, Lucas Silva, de Jacareí, foi o grande vencedor, com Washington, de Taubaté, na segunda colocação, seguido de Lucas “Bené”, de Ubatuba.
Na categoria “feminino livre”, Ana Paula, de Jacareí foi a vencedora, com Euli Vieira, também de Jacareí, na segunda colocação e Tatiane Valente, de Caraguatatuba, no terceiro lugar.
O vencedor da categoria “amador”, foi o atleta de Lorena, “Smaly” que somou 230 pontos. Na segunda colocação ficou Edmar “Sorriso”, de Jacareí que somou 227 pontos e o atleta local de Ubatuba, Elton Erreiras, ficou na terceira colocação, somando 224 pontos. (Fonte: PMU)

Tenista de renome mundial participa dos 51º Jogos Regionais
O jovem Nicolas dos Santos, que compete pela cidade de São José dos Campos, afirma que a tragetória é difícil, mas acreditar nos sonhos e não desistir é o caminho para o sucesso

Ubatuba - O tenista Nicolas dos Santos, de 19 anos, 2º colocado no ranking mundial juvenil, participa dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba pela cidade de São José dos Campos. O atleta iniciou a carreira aos seis anos de idade na cidade natal, Adamantina, interior do estado onde, aos nove anos, conquistou seu primeiro título estadual, o ITF (International Tennis Federation).
Ao perceber o talento do filho, os pais o incentivaram a treinar em São Paulo, pois teria mais estrutura e chances de despontar no esporte. Já com 14 anos, foi para a capital e conseguiu uma academia que o apoiasse. Aos 18 anos conquistou o segundo lugar no ranking mundial e 2007 é seu primeiro ano como profissional.
Nicolas considera sua participação nos Jogos Regionais uma experiência nova. “Quero sentir os adversários e treinar muito, para futuramente chegar entre os cem melhores do mundo.”
O jovem ainda destacou Gustavo Kuerten,o Guga, como inspiração para seu trabalho e disse que o maior problema no tênis é a falta de incentivo. “Muitos jovens talentos desistem até os 18 anos, para estudar e trabalhar.” Santos afirma ainda que empecilhos sempre aparecerão, mas acreditar nos sonhos e não desistir é o caminho para o sucesso. (Fonte: PMU)

Ubatuba é destaque no Programa Zoom Litoral

Ubatuba - A cidade de Ubatuba será destaque no Programa Zoom Litoral, que será exibido neste final de semana, na VTV, afiliada da Rede TV! em Santos. Os repórteres realizaram uma grande reportagem especial na Ilha Anchieta, mostrando o evento “X Filhos da Ilha”, que homenageia os sobreviventes e descendentes dos que moravam na Ilha na época da grande rebelião, ocorrida em 1952.
Para finalizar a reportagem, foi realizada uma volta em torno da Ilha, com o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, comentando os principais atrativos do Parque Estadual da Ilha Anchieta. “Foi uma ótima oportunidade, principalmente pela abrangência da VTV. O trabalho que o programa vem realizando é muito interessante, com uma abordagem bastante positiva. Para nós, estar em uma rede nova como a VTV, mostrando a Ilha de um modo diferente daquele que as pessoas estão acostumadas a ver, com toda sua riqueza natural e histórica, é realmente excelente”, disse Luiz Felipe.
O Programa Zoom Litoral é uma revista eletrônica semanal, que vai ao ar aos sábados, a partir das 11h30 e aos domingos, a partir das 14h30, com uma hora de duração. Mais informações no site oficial do programa: www.zoomlitoral.com.br. (Fonte: PMU)

Polícia Militar prende traficantes em Ubatuba

Ubatuba - Na tarde do dia 06 de julho, às 17h30min, Policiais Militares de Ubatuba, se deslocaram até a residência da vítima de roubo na data do dia 30/06/07, onde foi mostrada a foto de um infrator da lei A. O., de 22 anos, o qual teria participação no crime, a vítima reconheceu o infrator da lei e imediatamente os Policiais Militares fizeram diligência até a residência do referido infrator. No caminho para o Distrito Policial, o infrator apontou um bar próximo a sua residência como ponto de tráfico e onde possivelmente estaria o outro infrator da lei A. C. D., de 22 anos que também teria participação no crime. Após revista pessoal foi localizada com o infrator 14 pedra de crack, 03 papelotes de cocaína e um celular. Foi dada a voz de prisão ao infrator da lei e conduzido ao Distrito Policial juntamente com o infrator A. O., onde somente o infrator A. C. D. foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. O infrator A. O. foi liberado depois de prestar depoimento. (Fonte: 20BPM)

 

CINEMA - SEMANA DE 29/06 A 06/07

CINE PORTO
fone :3833-2066(012)
"SHREK TERCEIRO" Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs-17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
(NOS DIAS 11 E 12/07 "SHREK TERCEIRO " SERÁ SÓMENTE ÁS 15:00 HS E 16:30 HS.)
"PRÉ-ESTRÉIA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DIAS 11 E 12/07
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:30 hs e 21:00 hs.

CINE PASSEIO
fone :3832-2843(012)
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO" Dublado!!!!!!!
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Bibliotecário

Entre manuscritos históricos lá vêm o Bibliotecário... disseminador das culturas
Não deixando que as idéias percam-se no tempo
Nem o saber padeça solitário nas molduras
Enquanto a ignorância semeia a terra pelo vento

Guiado entre estantes de conhecimentos
Com a certeza de ter a cada instante
Respostas a quem procura ensinamentos

Entre informações eletrônicas lá vêm o Bibliotecário... e os olhos que procuram
Alcançar sempre as páginas imortais da humanidade.

Fernando Bittencourt dos Santos

A taça é nossa

Em saltos de obstáculos
(sobre as pedras das costeiras
para catar guaiás
entre os caranguejos
e corações enamorados
entre abraços e beijos)

Em mergulho de apnéia
(para ver o que há
nas profundezas dos olhos
e no fundo do mar)

Em surfe (de canoa
quando a onda é ludibriada
e a proa toca a areia
no limite de ser emborcada)

E não tem pra ninguém,
No tiro ao alvo com bodoque
E na modinha de violão,
O caiçara de Ubatuba
É o maior campeão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A Companhia Docas de São Sebastião

É alvissareira a notícia de que o Governador de São Paulo irá criar uma companhia DOCAS para administrar o Porto de São Sebastião. Tendo gerenciado esse porto por cinco anos (1995 – 2000), em fascinante tarefa, sinto ainda entusiasmo e interesse pelo mesmo, mormente, por ter sido o único de seus administradores a trazer investimento privado para o porto – a planta de modernos silos, construída na área do retroporto, contígua à área primária, propiciando a fixação dessa matéria prima no porto.
Encareço, ainda mais, a decisão do Sr. Governador, pois, ao continuar o Estado a assumir sua administração, após assinatura de Convênio de Delegação em junho passado, a expectativa é que o porto continue a operar como entidade pública, o que deve garantir, aos seus usuários, a continuidade dos serviços que não destoarão, estou certo, das condições que os atraíram quando se estabeleceram no porto, ou que levaram outros a utilizá-lo historicamente.
Ao formar a companhia DOCAS para administrar São Sebastião, conhecendo o perfil de nosso Governador, tenho a certeza que trará pessoal qualificado para sua constituição, relembrando a época da supervisão do Departamento Hidroviário da Secretaria de Transportes, ao qual subordinava-se o porto, órgão especializado, do qual foi transferido para o DERSA, uma excelente empresa rodoviária, mas, que não pôde sempre desempenhar, com a mesma competência, a administração desse porto - um ente estranho à sua estrutura funcional e à sua alta e inegável especialização.
A criação de uma companhia DOCAS pressupõe a existência de um porto. Em inglês há um vocábulo, “misname”, que sozinho define um conceito. Significa dar-se a algo um nome que distorce a realidade, ou define erradamente o conteúdo. Esse erradio nomear pode causar compreensão distorcida da coisa e provocar ações inadequadas e contraproducentes às expectativas e objetivos buscados. Cito, como exemplo fácil de ser entendido por nós, moradores deste litoral norte do Estado, a designação dada aos seus municípios de turísticos, quando, na realidade, são balneários. Dois conceitos distintos que devem ser aplicados corretamente, para não despertar anseios desmedidos, ou frustrar expectativas difíceis de realização.
Há algum paralelismo ao se chamar de porto um único cais comercial que melhor se definiria como um terminal marítimo comercial, o que facilitaria a compreensão da realidade. Um porto, na plena acepção do termo, é uma entidade prestadora de serviços de amplo espectro, com capacidade de atracação para vários navios ao mesmo tempo, especialmente “liners”, navios comerciais que atendem rotas regulares, a intervalos regulares, com programação definida que permita programar o transporte das cargas para vários destinos e de várias origens. Um porto estará sempre inserido em várias rotas marítimas, da mesma forma que uma cidade turística, como tal, deve estar inserida em diversos roteiros turísticos, com demanda constante e não, apenas, ser um destino de temporada de verão. Um porto, para tanto, deve possuir infraestrutura e equipamentos compatíveis com a velocidade, eficiência, segurança, regularidade e produtividade exigidas, hoje, no transporte de cargas; deve oferecer bom acesso por terra e por mar, em suma, porto é um complexo de movimentação de cargas, marítimo, fluvial, ou lacustre, que se insere numa cadeia logística da origem ao destino das cargas que lhe sejam adequadas, oferecendo-lhes vantagens específicas. São Sebastião é, apenas, um terminal marítimo inserido, aí sim, em uma região portuária – o canal de São Sebastião, com algumas excepcionais qualidades: bom acesso por mar, abrigo, calado, proximidade de região altamente industrializada de amplo e crescente comércio importador / exportador.
É oportuno aqui enfatizar que o porto, em grande medida, não tem o poder de escolher suas cargas. São as cargas que o escolhem, inseridas em cadeia logística da qual o porto é um dos elos. São Sebastião, por ter acesso, apenas, rodoviário e com restrições, insere-se, às vezes, na logística de transporte de cargas originadas/destinadas às regiões próximas. È adequado para receber cargueiros na modalidade “bulk cargo” – carga de massa volumosa, geralmente granéis sólidos, que lotem sua capacidade, ou boa parte dela; são contratados, unitariamente, por distribuidores ou consumidores finais, com rota e destino definidos pelo arrendatário. Por esta razão, São Sebastião atrai a barrilha, a cevada; cargas uniformes de grande número, como automóveis, animais, sucata metálica, etc. Não é atrativo, porém, para carga fracionada, hoje quase toda transportada em contêineres que demandam linhas e freqüências regulares, destinos múltiplos previamente programáveis, equipamentos modernos de movimentação dessa carga e bom acesso terrestre.
A estrutura atual de São Sebastião, exatamente pelas restrições que apresenta, exige de sua administração extrema dedicação e atenção aos poucos usuários que o demandam, em especial aos que nele se fixaram, ou vierem a se fixar. Pela qualidade dos serviços, pelo atendimento personalizado, pela confiabilidade no manejo e guarda da carga, e especialmente pelo seu custo global, é possível oferecer um “plus” que atraia usuários, contrariando, até, sua inserção logística, como foram experiências ocorridas em nossa administração, na construção, já citada, de silos modernos para cevada, por investidores privados; no recebimento de contêineres, em 1995/1996, para desafogar, temporariamente, o Porto de Santos; na importação das máquinas e veículos de grande porte para a construção do gasoduto Brasil – Bolívia; na importação de cerveja do México, entre outras mais. Para algumas dessas cargas, São Sebastião era, em tese, inadequado, mas, dado o atendimento personalizado e o profissionalismo demonstrado – administração e trabalhadores, todas foram bem sucedidas.
Portanto, para sua inserção plena no tráfego marítimo internacional, sua infraestrutura terá de ser significativamente aumentada e melhorada, seu calado aprofundado, o acesso por terra compatibilizado. A magnitude que esta imprescindível infraestrutura deverá ter, dada a proximidade de São Sebastião à Santos - o maior e mais moderno porto do país, com vistas a permitir-lhe competir, sem uma gestão conjunta de ambos os portos que enfatize-se, servem o mesmo Estado e são seus únicos portos, é difícil de antever. Esta crucial questão, cremos, deve ser bem percebida pelo Governador Serra - a necessidade da União entregar ao Estado de São Paulo, também, a administração do Porto de Santos, historicamente um nicho político (“p” bem minúsculo) que tanto desserviço lhe tem causado. Não existe, mais, razão lógica para o governo federal continuar, nos dias atuais, a administrar portos. Em países com grande fluxo de comércio marítimo, portos são administrados de perto, localmente, pelo estado, município, ou autoridade portuária própria. A administração do Porto de Santos pelo Estado de São Paulo, não só daria a esse porto um perfil administrativo mais profissional e moderno, como ajudaria o Estado a alavancar o desenvolvimento do Porto de São Sebastião, que sob a direção federal Santos jamais teria interesse em fazer. Com administração conjunta, seria possível desenvolver ambos com vistas a uma melhor distribuição das cargas marítimas do Estado, propiciando ganhos e economias múltiplas a todos - usuários, governo e sociedade. A indústria e o comércio deste Estado, se percebem, de fato, as vantagens de uma tal gestão una, aqui citada de forma sucinta e axiomática, deveriam sentir-se determinados a juntar esforços com o Governador Serra para que a União, em curto prazo, faça essa transferência, como, aliás, já deveria ter transferido todos demais portos que ainda estão sob administração federal. Governo moderno é governo descentralizado; democracia no século XXI exige descentralização do poder; a inserção na globalização, então, nem se fale. Este país precisa ser governado na plena acepção constitucional de sua organização política – “República Federativa”, pois, este é mais um “misname” que confunde nossa realidade. Da forma como atua o Poder central, somos, caricatamente, uma República Federal e que vem assim se firmando pelo excessivo zelo centralizador de Brasília.

Ernesto F. Cardoso Jr.
MBA (Univ. of Pittsburgh, Penna, EUA);
Bacharel em Economia (UERJ, RJ),
Gerente do Porto de São Sebastião (1995-2000)
efcardosojr@uol.com.br

Mário Trindade
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Canal de São Sebastião  ©Edson Del Rio

Canal de São Sebastião
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor