Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de Julho de 2007 - Nº 1810 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Caraguatatuba registra mais casos de HIV/Aids no primeiro semestre de 2007 que São Sebastião e Ilhabela
Alunos UNIMÓDULO aprendem sobre Gêneros Textuais colocando a mão na massa


Caraguatatuba
Filho de vereador é morto a tiro em emboscada em Caraguá
Flagrante da Dise resulta em três prisões e na apreensão de meio quilo de cocaína
Caraguá cria Comitê para Mobilização de Ações de Controle da Dengue

Ilhabela
Vereadores aprovam Moção de Louvor para autoridades de Lousada, em Portugal
Vereador reivindica melhorias para a comunidade tradicional do Bonete
Funcionários Públicos do município terão capacitação para Brigada de Incêndio
Maré alta
Prefeitura da cidade realiza concurso para incentivar o consumo consciente de energia


São Sebastião
Conselho Tutelar e Setradh atuam pelos direitos da criança e do adolescente
Apae recebe micro-ônibus adaptado para alunos portadores de necessidades especiais
Centro de Controle de Zoonoses realiza feira de adoção neste sábado
São Sebastião terá cursos voltados para a área náutica
SOME promove encontro de capacitação com professores da rede municipal
Equilíbrio entre os líderes marca 5ª etapa do Arena Cross
Previsão de funcionamento das lombadas eletrônicas é de 20 dias
“Mutirão da Cidadania” chega ao Jaraguá na segunda-feira
3° Arraiá Caiçara recebe “Trio Virgulino” neste sábado
Conselho entrega proposta para Política Municipal do Idoso
Ginástica Artística inicia participação nos Jogos Regionais
São Sebastião aumenta em 83% número de vagas em creche
Pavimentação de ruas no alto do Itatinga vai beneficiar mais de 200 famílias
Surfistas sebastianenses participam do Hang Loose Surf Attack


Ubatuba
STF aciona Clodovil por crime em Ubatuba
Festa do Divino promete agitar município na próxima semana
Feriado supera expectativas e surpreende comerciantes de Ubatuba
CREF fiscaliza comissões técnicas nos 51º Jogos Regionais
Segundo dia de atletismo movimenta Estádio Municipal nos 51º Jogos Regionais
Vôlei tem mais rodadas na tarde desta quinta-feira nos 51º Jogos Regionais
São José dos Campos é semifinalista do futebol feminino nos 51º Jogos Regionais
Ubatuba vence Aparecida no volei masculino e feminino
Dobradinha no surf traz ouro para Ubatuba
Praia Grande abre disputa em 2007


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Caraguatatuba registra mais casos de HIV/Aids no primeiro semestre de 2007 que São Sebastião e Ilhabela
O número de novos casos de HIV/Aids registrado no primeiro semestre de 2007 foi maior em Caraguatatuba do que em São Sebastião e Ilhabela.

Litoral Norte - No primeiro semestre deste ano, o Centro Municipal de Infectologia (Cemin) de São Sebastião, que também abrange Ilhabela, registrou 12 novos casos de HIV/Aids e quatro mortes. Durante o ano de 2006, 23 pessoas foram infectadas e nove morreram.
Já em Caraguatatuba, o número de novos infectados chegou a 31. Entretanto, o município ganha quando o quesito é a quantidade de óbitos, com apenas duas mortes nesses seis meses. Durante o ano de 2006, a cidade também teve um número menor, com três óbitos.
De acordo com a coordenadora e psicóloga do Cemin, Leda Nicolau Correa, atualmente o centro atende 284 pessoas de São Sebastião e Ilhabela que fazem o tratamento. Ela explicou que nem todas as pessoas que contraem o vírus HIV têm a Aids.
“As pessoas que têm o vírus fazem o tratamento justamente para não desenvolver a doença”, diz Leda. A coordenadora relatou também que nem toda pessoa soropositivo toma a medicação e que para se descobrir a necessidade são feitos exames periódicos. “Quem atinge o índice até 200 não precisa tomar”, explica.
A coordenadora relatou que até o ano passado a faixa etária mais atingida pelo HIV/Aids era entre 30 e 51 anos e havia um número maior de homens infectados.
Leda esclareceu que o paciente toma três comprimidos diariamente e que os efeitos colaterais são considerados mínimos se comparados com as medicações do passado. “Eles tomam um comprimido pela manhã e dois à noite. Vai de paciente para paciente, mas os efeitos são quase nenhum”, ressalta. Atualmente existem 17 medicações para o HIV/Aids, de acordo com a coordenadora.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Carla Aparecida Pereira, relatou que a cidade tem 317 pessoas em tratamento somente por HIV/Aids. Considerando também as outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os casos de hepatite, o número sobe para 780 pessoas.
Segundo Carla, a faixa etária mais atingida atualmente no município é entre 20 e 59 anos. Ela explicou também que os dois tipos de exames realizados nos pacientes infectados são feitos a cada três meses. O CD4 consiste na detecção da quantidade de anticorpos de defesa e o exame que verifica a quantidade de vírus existente no organismo é chamado de carga viral.
Cuidados:
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 600 mil pessoas no Brasil vivam com o HIV ou já tenham desenvolvido a Aids.
É muito importante que as pessoas que passaram por uma situação de risco façam o teste. Entre essas situações, estão:
- Relação sexual com parceiros eventuais sem o uso de preservativos;
- Compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis;
- Transfusão de sangue contaminado pelo HIV;
- Acidentes ocupacionais com objetos cortantes que contenham material biológico de origem humana e presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV;
- Filho nascido de mãe portadora do HIV - quando não foi feita a prevenção de transmissão para o bebê - ou que tenha sido amamentado. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos UNIMÓDULO aprendem sobre Gêneros Textuais colocando a mão na massa
Estudantes de Letras pesquisaram, deram aulas e produziram convites de casamento, livros de receita, entre outros, para concluir o primeiro semestre letivo

Litoral Norte - Alunos do 3º semestre de Letras do Centro Universitário Módulo colocaram a mão na massa para aprender mais sobre Gêneros Textuais. Cartão posta, livro de receita e cartazes foram algumas das peças produzidas pelos estudantes para concluir o semestre da disciplina ministrada pela professora Alleide Machado.
O trabalho contou ainda como práticas pedagógicas para os alunos, já que eles, além de pesquisar sobre os diferentes gêneros textuais, tiveram que aplicar aulas para jovens de todo o Litoral Norte em escolas públicas e particulares, de ensino infantil e fundamental. "Eles levaram o que foi estudado para dentro da sala, ensinaram às crianças e as estimularam a produzir suas próprias peças", contou a professora.
Ela explica que essa é uma forma diferenciada de aprender sobre a língua portuguesa. "Os alunos precisam se dar conta de quê um bilhete também é um gênero textual, assim como um livro de receitas e um cartão postal". (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Filho de vereador é morto a tiro em emboscada em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o assassinato de Agostinho Rafael Lobo, 21 anos, executado com um tiro na nuca em uma emboscada no bairro do Tinga, em Caraguatatuba.
O crime ocorreu por volta das 21h da última segunda-feira na rua Benedito Reis Braisinho. Rafael Lobo é filho do vereador Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB). O jovem foi enterrado anteontem no Cemitério Municipal.
A vítima, segundo a polícia, chegou a ser levada para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Caraguá, mas não resistiu ao ferimento e morreu.
A delegada titular de Caraguá, Arlete Neves, disse que o caso já está sendo investigado com o inquérito instaurado, mas até ontem não havia nenhum suspeito.
Arlete não descartou a possibilidade do assassinato ter sido motivado por vingança ou suposto acerto de contas.
"Ele (Rafael) estava envolvido com muitas coisas. Ele teve passagem na polícia por porte ilegal de arma e diversas queixas registradas contra ele na Delegacia de Defesa da Mulher, além de um processo de tentativa de estupro. Estamos investigando o caso", disse.
DRAMA - Em nota oficial, divulgada pela Câmara, o vereador disse que seu filho foi assassinado de forma bruta e violenta. O parlamentar pede justiça para as autoridades e que o autor do crime seja preso e pague pelo mal que fez à família.
"Estamos irmanados e conscientes que esta luta é de todos nós e não descansaremos enquanto o assassino não esteja preso e trancafiado, aos cuidados da Justiça e privado de sua liberdade", disse o vereador em nota.
CRIMES - Em novembro de 2005, a Polícia Militar prendeu Rafael, então com 18 anos, por porte ilegal de arma no Jardim das Gaivotas, em São Sebastião.
À época, policiais militares faziam patrulhamento pelo local quando viu duas motos estacionadas próximo de um matagal, na região do Kartódromo.
Segundo a Polícia Militar, Rafael Lobo teria jogado ao chão um objeto ao perceber a aproximação dos policiais. No chão, os policiais localizaram uma pistola calibre 380, com oito munições.
O jovem também já havia passado pela antiga Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), após suposto envolvimento na morte da jovem R.C.L, 16 anos, em fevereiro de 2002, ocorrida no bairro do Canta Galo, em Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Flagrante da Dise resulta em três prisões e na apreensão de meio quilo de cocaína

Caraguatatuba - Agentes da Dise estavam investigando D.W.S., de 26 anos, mais conhecido pelo apelido de “D”, suspeito de tráfico no Litoral Norte. As escutas autorizadas pela justiça levaram os investigadores na tarde de ontem, a um endereço no bairro Poiares, em Caraguatatuba.
Segundo a polícia, o suspeito combinou a entrega de uma certa quantidade de droga para S.O.V., uma mulher de 28 anos, conhecida nos meios policiais, já que investigadores da Dise prenderam o marido da moça por tráfico esse ano.
Os agentes fizeram campana no local da entrega da droga, quando avistaram o suspeito M. entregando o pacote para um menor. Resolveram então acompanhá-lo até o novo endereço na rua Dom Pedro II, no mesmo bairro, em Poiares. Lá estava justamente o investigado “D”, que se encontrava dormindo em um dos quartos. Durante o procedimento da polícia, encontraram nove porções de cocaína no interior da casa, contendo 400 gramas da droga, uma balança de precisão e três aparelhos celulares. Neste local, M e D, foram presos em flagrante.
O menor, R.F.S.J., de 17 anos, que estava com 100 gramas de cocaína, foi acompanhado pela polícia até a casa da mulher, conforme combinado no primeiro telefonema de D.W.S. Chegando na casa de S., no bairro Jaraguazinho, a polícia encontrou filme de PVC para embalar a droga, fita adesiva e um celular. Ela também foi presa.
Na delegacia, o menor alegou que não sabia que o pacote contendo 100 gramas de cocaína se tratava de droga. A mulher teria pago R$ 10 para que ele fosse buscar o pacote no bairro Poiares, na porta do bar do Careca, para consumo próprio. O endereço, segundo o adolescente, era o local onde ele sempre comprava cigarros a pedido de S.O.V., em troca de uns trocados.
Os três foram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico (artigos 33 e 35 da lei de tráfico de entorpecente), respectivamente. O menor está a disposição da justiça. Os três podem ter as penas somadas ou o juiz poderá fazer uma espécie de média da punição. A pena por tráfico varia de cinco a 15 anos e, a pena por associação ao crime citado, de três a dez anos. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá cria Comitê para Mobilização de Ações de Controle da Dengue

Caraguatatuba - Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 12, na sede da SESAU - Secretaria Municipal de Saúde, deu início na criação do Comitê para Mobilização de Ações de Controle da Dengue no município.
Os setores de Vigilância Sanitária e CCZ - Centro de Controle de Zoonoses reuniram entidades e secretarias municipais para formar a comissão. De acordo com o coodernador dos trabalhos de Controle da Dengue no município, Ricardo de Souza, foram convidadas 16 entidades.
Estiveram presentes na primeira reunião representantes dos setores responsáveis pelos trabalhos da Dengue da SESAU, secretarias de Urbanismo, Assuntos Jurídicos e SESEP - Secretaria de Serviços Públicos, Defesa Civil, Creci - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Sabesp e Sucen - Superintendência de Controle de Endemias.
Durante o encontro foi distribuída uma apostila com os objetivos da formação do comitê e a atual situação da doença no município desde o ano de 2.000 até o primeiro semestre de 2007.
Souza, disse que somente este ano foram feitas mais de 55 mil visitas pelos agentes de zoonoses nos bairros da cidade, com trabalho de controle mecânico (eliminação de criadouros) e controle químico (aplicação de inseticida) entre outros e ainda, mais de 21 mil visitas com orientações feitas pelos Agentes de Saúde na operação casa-a-casa e mais de 230 imóveis foram notificados.
"Somente esse nosso trabalho não foi o suficiente para o controle da doença no município. Aproveitamos a solicitação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para unirmos forças com instituições organizadas para fazer um trabalho, mais forte, de educação e conscientização da população, quanto ao mosquito Aeds Aegypti, transmissor da Dengue", disse.
No primeiro encontro, os participantes tiveram várias idéias de ações para levar de diversas formas à população, o reforço dos trabalhos que já estão sendo feitos no município. Os integrantes da comissão, irão levar, junto ao órgão que representa, as primeiras idéias. Na próxima reunião, que acontecerá no próximo mês, com data ainda a ser definida, os integrantes do comitê continuarão com as idéias e discussões que serão colocadas em prática.
Situação da Dengue no município: Os primeiros casos de Dengue autóctones aconteceram no município em 2001 com 7 casos confirmados. A cidade apresentou duas epidemias significativas nos anos de 2002 com 463 casos confirmados e em 2004 com 502 casos.
Neste ano 2007) até o mês de junho foram registrados 510 casos de dengue, superando os anos anteriores de epidemias. A área central do município é o local com maior incidência.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde - Centro de Controle de Zoonoses, estão com trabalhos intensos em atividades de controles mecânico e químico em todo o município, além de orientação feita pelos Agentes Comunitários de Saúde.
A Saúde espera que as entidades convidadas que não compareceram nesta primeira reunião compareçam no segundo encontro, a fim de agregar forças para o controle da Dengue no município, para que na próxima temporada com trabalhos de educação mais fortes, seja proporcionado mais saúde aos moradores, turistas e veranistas. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadores aprovam Moção de Louvor para autoridades de Lousada, em Portugal

Ilhabela - Os vereadores ilhéus que visitaram Lousada, uma vila portuguesa com cerca de 7.800 habitantes no último mês de maio, apresentaram duas Moções de Louvor agradecendo a hospitalidade dispensada pelos portugueses à comitiva ilhabelense, na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, dia 25 de junho.
As moções homenagearam o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Jorge Manuel Fernandes Malheiro de Magalhães, aos vereadores António Pedro Dias Magalhães, Dr. Pedro Daniel Machado Gomes, Prof. Eduardo Augusto Viar Barbosa, Dr. José António Coelho Teixeira, Drª Cristina Maria Mendes da Silva Moreira e Prof. José Faria Santalha, além de Julio Renato Costa da Silva e Paulo Manuel Moreira Mendes.
A comitiva de Ilhabela foi formada pelo presidente da Casa de Leis, Professor Joadir Capucho (PPS), Dr. Guilherme Maia (PMDB) e Roberto Timbada (PR), juntamente com o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
Na ocasião as autoridades assinaram um protocolo de intenções para intercâmbio e geminação entre Ilhabela e Lousada. “Fomos recebidos como irmãos queridos e bem vindos em suas casas, fomos abraçados e envolvidos com toda a dignidade e honra que habita o espírito desses homens”, declarou Dr. Guilherme.
Na justificativa, os vereadores ressaltaram a admiração pelo profissionalismo de todos os legisladores lusos. Para eles, sem a postura firme e dedicada dos representantes do Poder Legislativo português o Protocolo de Intenções jamais seria firmado. “Nossa maior felicidade está em sabermos que as sociedades lusitana e brasileira mantêm-se de braços dados, em legítimo ato de amizade e harmonia entre as duas nações”, finalizou Dr. Guilherme. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador reivindica melhorias para a comunidade tradicional do Bonete

Ilhabela - O Vereador Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada (PR), tem acompanhado de perto o cotidiano e as reivindicações das comunidades tradicionais do arquipélago.
Em fevereiro deste ano, o parlamentar levou ao plenário a Indicação nº 034/2007 solicitando o recolhimento do lodo das fossas anaeróbicas, na praia do Bonete, ao sul de Ilhabela. “A manutenção e limpeza de praia e demais áreas publicas são tarefas a serem tratadas com prioridade em uma cidade essencialmente turística como Ilhabela. Inúmeros moradores residentes na Praia do Bonete solicitaram providências quanto ao assunto”, justificou o vereador na ocasião.
Sua justificativa ainda apontou que, de acordo com os munícipes, em épocas de temporada, devido ao elevado número de turistas que freqüentam o Bonete, as fossas existentes na região não comportam a grande demanda, resultando no acúmulo do lodo.
Duas pontes no caminho do Bonete - Também de autoria de Timbada, a Indicação nº 040/2007 mostra a necessidade da construção de duas pontes na trilha de acesso ao Bonete, sendo uma na Cachoeira na Laje e outra na Cachoeira do Areado.
O vereador explica que o acesso de moradores e turistas ao Bairro do Bonete, em períodos de intensas chuvas, fica totalmente prejudicado, o que deixará de ocorrer após a construção das referidas pontes, oferecendo também maior segurança para todos que nelas transitarem.
Seção Eleitoral - O vereador Timbada também propôs, em maio, ao juiz da 132ª Zona Eleitoral, Doutor Fernando Henrique Pinto, a possibilidade de ser realizada uma análise técnica visando a implantação de seção eleitoral no Bairro do Bonete.
Conforme informa o parlamentar, a comunidade do Bonete conta com aproximadamente 150 eleitores, que necessitam se deslocar para bairros distantes, quando não para o município vizinho de São Sebastião, para exercerem o direito do voto.
“Anteriormente, a falta de energia elétrica era um fator impeditivo da conquista desta seção, no entanto, hoje a comunidade já conta com esse benefício, o que garante a possibilidade de instalação e funcionamento das urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral”, explica Timbada.
O parlamentar informa que todos os pedidos foram encaminhados aos órgãos competentes e até o momento não obteve nenhum retorno. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Funcionários Públicos do município terão capacitação para Brigada de Incêndio
Fogo no Sapezal durante domingo à noite assustou moradores e retomou as discussões sobre a falta de Corpo de Bombeiros na cidade

Ilhabela - Ilhabela terá treinamento especial para Brigada de Incêndio, voltado para funcionários públicos estaduais e municipais e aberto aos interessados do terceiro setor.
A decisão foi tomada em conjunto com representantes de classes e a secretaria de Meio Ambiente ontem pela manhã. A gota d’água para a retomada das discussões em torno do problema da falta de corpo de Bombeirosem Ilhabela foi um incêndio num sapezal próximo ao pico do Baepi, que assustou os moradores durante a noite do último domingo.
O fogo começou no bairro Engenho D’Água II e se alastrou até o Morro dos Mineiros, região próxima ao pico do Baepi. “Não posso falar com precisão o total da área afetada, mas posso afirmar que adentrou o Parque”, relatou Marcos Aurélio do Nascimento, educador ambiental do Parque Estadual de Ilhabela e presidente da Ong Sementes do Futuro. Na mesma semana, um incêndio num terreno no bairro do Barreiros, região norte da Ilha só não acabou num desastre maior porque os moradores conseguiram controlar o fogo antes que atingisse as casas.
Qualquer tipo de queimada em Ilhabela é proibida por Lei federal e municipal e com a aprovação do Código de Posturas, que retornou à prefeitura para elaborar um projeto substitutivo, será possível aplicar notificações e multas aos infratores. Comenta-se que esses incêndios tenham fundo nas especulações imobiliárias, as pessoas queimam os terrenos para demarcar as áreas e vendê-las e sabendo que isso é proibido. “Nós vamos intensificar o trabalho de Educação Ambiental contra queimadas e retomar as negociações para a implantação do Corpo de Bombeiros em Ilhabela”, anunciou a secretária do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi.
Segundo ela, outra ação a curto prazo para resolver o problema será identificar as áreas que ocorrem esses focos de queimada constantemente, além do curso de capacitação para Brigada de Incêndio, focado nos funcionários públicos municipais e estaduais. “O curso também será aberto a participantes do terceiro setor, mas, em princípio, nosso foco será nos funcionários públicos”, disse Maria Inêz. A prefeitura e o Parque também irão se responsabilizar pela compra de materiais de combate a incêndios. “Nós vamos procurar levantar recursos junto a prefeitura, ao próprio parque ou na iniciativa privada”.
A capacitação dos funcionários deve ter início já na semana que vem. Participaram da reunião representantes da secretaria do Meio Ambiente, Parque Estadual, Ong Sementes do Futuro, Associação Aquário de Ilhabela, Associação Amigos da Biblioteca, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Grupo de Escoteiros Cururuá, Lions Clube e o ambientalista Nivaldo Simões. (Fonte: Imprensa Livre)

Maré alta

Ilhabela - O mar revolto provocou a inundação da avenida São João, no bairro Perequê ,em Ilhabela, na tarde de ontem. Segundo o morador Ivan Misael de Lima, a avenida é a única via de acesso para quem vem do Centro e vai sentido à Barra Velha. A fotografia foi tirada em torno das 16h e Lima disse que o mar começou a subir por volta das 13h.
O morador também relatou que apesar da inundação, a avenida não ficou interditada e que não é a primeira vez que isso ocorre no local. Apesar do mau tempo durante todo o dia de ontem, a Dersa informou que não foi necessário fazer a interdição da travessia entre São Sebastião e Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura da cidade realiza concurso para incentivar o consumo consciente de energia

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela ganhou no último mês de maio o Prêmio Procel “Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na categoria “Prédios Públicos Municipais”, pela Eletrobrás, por meio do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, através do “Programa Consumo Consciente Economia Evidente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração.
Dando prosseguimento ao programa, para o ano de 2007, a Secretaria Municipal de Administração, realizou um concurso interno entre os funcionários públicos, que teve por objetivo receber sugestões dos participantes contendo ações a serem aplicadas nos setores públicos do município, a fim de gerar economia nos gastos com água, luz e telefone.
O término para participação encerrou nesta última sexta-feira, dia 6, quando aconteceu a avaliação das sugestões pela comissão julgadora, formada pelo secretário municipal de Administração, Luiz Lobo; pelo representante da empresa Convergência, Carlos Alberto de Mello Macedo; do representante da Sabesp, Pedro Rogério de Almeida Veiga e o representante da Elektro, Arnaldo Abreu (Lobão), com a presença do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
Os vencedores do concurso foram os funcionários: 1o. lugar - William Alves da Costa (CPD), prêmio: aparelho celular, doado pelo Restaurante Cura; 2o. lugar – Luiz Severino (PIACD), prêmio: aparelho MP3, doado pela empresa Convergência.
O programa vencedor, entre outras, conta com as seguintes ações: despesas fixas de água: verificar possíveis vazamentos.
Despesas fixas de luz: utilizar lâmpadas adequadas para cada tipo de ambiente; aproveitar o máximo a luz natural; utilizar o ar condicionado somente em dia de calor extremo; desligar o computador em horário de almoço e verificar a possibilidade de reinstalação completa de toda a rede elétrica do prédio do Paço Municipal. Despesas fixas de telefone: telefonia um levantamento básico de todas as operadoras para saber simples dados como: valores das tarifas gastas por minuto ou pulso, procurar melhores planos para empresas e sistemas públicos de trabalho e limitar ligações para fora da cidade por meio de outros sistemas de comunicação.
Para o secretário de Administração Luis Lobo, é de suma importância este programa, pois vai gerar uma economia expressiva aos cofres públicos.
O prefeito Manoel Marcos gostou do programa vencedor e pediu que o colocassem em prática o mais breve possível. Em sua avaliação o prefeito ponderou, que o resultado desta economia poderá gerar outros serviços em benefício da comunidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Conselho Tutelar e Setradh atuam pelos direitos da criança e do adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 17 anos nesta sexta-feira (13/7). Ações da Prefeitura e do Conselho Tutelar mostram que o município caminha em busca de soluções para os jovens em risco social

São Sebastião - Será comemorado nesta sexta-feira (13/7) em todo o Brasil, os 17 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ações do Conselho Tutelar e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promovem o cumprimento dos artigos do ECA em todo o município.
O estatuto garante que a política de atendimento à criança e ao adolescente seja feita por meio de uma rede articulada de pessoas e instituições. Ou seja, a responsabilidade de oferecer serviços públicos como de educação e saúde é do Estado. Mas a família e a sociedade têm o dever de fiscalizar as ações do Executivo e do Legislativo e cobrar a implementação de políticas públicas adequadas.
De acordo com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, o ECA introduz mudanças significativas às crianças e adolescentes que passam a ser consideradas cidadãs com direitos pessoais e sociais garantidos. “Comemoramos 17 anos, mas a efetivação dos direitos ainda não é uma realidade em nosso país. Precisamos efetivar a implantação da rede de direitos à proteção integral da criança e do adolescente”, disse Ana Margarida.
Segundo a Setradh, o município tem dado atendimento prioritário às famílias inseridas em programas de transferência de renda dos governos Federal e Estadual, além dos projetos sociais, garantindo o acesso e privilegiando a convivência familiar e comunitária. A prefeitura tem ampliado o investimento no processo de capacitação dos jovens. “Outro destaque é o investimento no programa de atendimento aos adolescentes em medidas sócio-educativas que tem propiciado resultados positivos”, finalizou Ana Margarida.
Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. As denúncias são feitas pela sociedade e órgãos públicos. Além disso, o conselho também faz palestras em escolas, dá suporte aos processos judiciais e faz um trabalho de fiscalização em comércios e escolas.
A equipe é formada por cinco conselheiros titulares e 10 suplentes e por mês realiza uma média de mil atendimentos entre eles, casos de estupro, pais negligentes e tráfico de drogas envolvendo crianças e adolescentes.
Em agosto, o órgão pretende iniciar um trabalho itinerante nas escolas municipais, estaduais e particulares do município, visando apresentar os deveres dos jovens na sociedade.
O Conselho Tutelar em São Sebastião atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h pelos telefones (12) 3893-1508 e 3892-4857, inclusive à cobrar. A partir das 17h até às 9h do outro dia, sábados, domingos e feriados o atendimento é feito pelo celular (12) 9707-3133, mas que não aceita à cobrar.
Assim que recebem uma denúncia os conselheiros vão ao local para averiguar e assegurar que não estejam sendo violados os direitos da criança e do adolescente. A sede do conselho fica localizada na rua Vereador Mário Olegário Leite, 196, no Centro. (Fonte: PMSS)

Apae recebe micro-ônibus adaptado para alunos portadores de necessidades especiais

São Sebastião - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu nesta quinta-feira um micro-ônibus adaptado para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais. O veículo foi doado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Administração (Secad). Pelo menos 10 estudantes serão beneficiados. O investimento foi de aproximadamente R$ 125 mil.
Com uma plataforma automática e mais espaço interno, os alunos terão mais conforto a agilidade no transporte. Fato esse ressaltado por Everton Vitor, 26 anos, durante a cerimônia de entrega. “Quero agradecer ao prefeito (Dr. Juan Garcia) porque agora posso ir para a escola, nadar e voltar para casa.”
Esse sentimento foi compartilhado pelos pais do jovem, Sônia Maria Vitor e Pedro Silva, que acompanharam a entrega. “Durante todos os anos de vida do meu filho, posso dizer que essa é a primeira administração que realmente está fazendo de tudo pelos portadores de necessidades especiais. Meu filho agora tem os mesmos diretos de todos os munícipes”, disse Sônia.
De acordo com o diretor administrativo da Apae, Douglas Martins Souza, até então a perua Kombi usada só comportava levar uma cadeirante por vez. Com o micro-ônibus, além de serem mais passageiros, os usuários terão mais mobilidade para entrar e descer do veículo. Dos 10 cadeirantes, pelo menos três precisam ir para a Apae e Centro de Reabilitação. “Agradecemos ao prefeito por acreditar em nosso trabalho e nos dar assistência.”
O prefeito Dr. Juan Garcia disse que muita gente dá valor para grandes obras, mas em pequenos gestos está o caminho para garantir a qualidade de vida de muitas pessoas. Ele ressaltou ainda a parceira da Prefeitura com a Apae para garantir o atendimento dos 130 alunos e que para o próximo ano o investimento será na construção da piscina da escola.
Segundo ele, o Fundo Social e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano estão empenhados em firmar convênios e promover campanhas em prol das entidades que trabalham com a comunidade. “É com prazer que venho aqui para entregar esse ônibus com muito mais conforto para aqueles que precisam da nossa atenção.”
A secretária da Educação, Marilene Ramachotti Leite, ressaltou a preocupação da administração em atender os portadores desde o início da gestão com a aplicação da Lei de Acessibilidade, cursos de libras para educadores e atendentes e agora com a entrega do veículo especial. “É uma administração que pensa nos nossos alunos e a Seduc se sente honrada que participar dessas ações.” (Fonte: PMSS)

Centro de Controle de Zoonoses realiza feira de adoção neste sábado

São Sebastião - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, realiza neste sábado (14/7) em sua sede, das 10h às 16h, uma feira para adoção de animais. O evento acontece em parceria com a organização não governamental (ONG) Companhia das Patas. No local estarão disponíveis para adoção cães adultos e filhotes, além de gatos.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde (Sesau), Carolina Kakimoto Capitani, todos esses animais passaram pelo processo de castração antes de serem encaminhados para adoção. A castração é realizada no próprio Centro de Controle Zoonoses. “O intuito da castração é evitar crias indesejadas, proteger os animais contra doenças e controlar a população de animais na cidade.”
Os interessados em adotar um animal deverão comparecer no dia da adoção munidos com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. Ainda segundo Carolina, a partir do dia (6/8) a Secretaria de Saúde (Sesau) inicia a Campanha de Vacinação contra Raiva em cães e gatos em todo o município. A vacinação é gratuita e será disponibilizada, a cada dia, em um bairro diferente. O Centro de Controle de Zoonoses fica na Av Dario Leite Carrijo, 2598, bairro do Jaraguá. Mais informações pelo telefone (12) 3861-2555. (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá cursos voltados para a área náutica

São Sebastião - A partir da próxima quinta-feira (19/7) São Sebastião inicia cursos voltados para a área náutica. Decreto assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia autoriza a Associação dos Arrais, Mestres e Capitães Amadores do Estado de São Paulo (AAMCASP) a usar duas salas da Casa da Vela para promover as aulas. Os cursos serão em parceria com as secretarias de Esportes (Seesp), Cultura e Turismo (Sectur) e Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
Gratuitamente, serão ministrados os cursos de mecânica para diesel e para gasolina (motor de popa e jet sky) e Radar GPS e Sonda. Parte das vagas será destinada aos alunos do Projeto Ventos & Velas e outra para a comunidade. Também serão oferecidos cursos de radiotelefonista (reconhecido pela Anatel), arrais, mestre e capitão amador, esses sendo pagos. Todos eles darão direito a certificado.
Já na quinta-feira será ministrado o curso de motor de popa ministrado por representantes da Yamaha no período da manhã e da tarde. Os interessados devem procurar a sede da Casa da Vela, na Praia Deserta ou ligar para o telefone da Associação (13) 3358.1252 para se inscrever.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, essa é mais uma iniciativa da Prefeitura no sentido de formar mão-de-obra qualificada no setor náutico. Já a secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, explica que é uma oportunidade de qualificação para as pessoas mais carentes.
Durante a assinatura do decreto, o prefeito Dr. Juan Garcia recebeu a notícia de uma possível parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) no sentido de trazer cursos de laminação, pintura e conservação de embarcações, a serem levados também para a Costa Sul. “O local nós teremos com a entrega do Centro Comunitário de Barra do Una”, disse Garcia.
Para o diretor presidente da Associação, Cláudio Fernando Felipe, esses cursos são importantes, principalmente porque marinheiro agora é ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Esses são os primeiros de vários cursos que queremos trazer para São Sebastião”, disse Felipe. (Fonte: PMSS)

SOME promove encontro de capacitação com professores da rede municipal

São Sebastião - A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Peteleco, localizada no bairro da Vila Amélia, região central de São Sebastião, recebeu nesta quinta-feira (12/7) um encontro de capacitação para diretores, coordenadores e professores. O evento foi promovido pelo Sistema Objetivo Municipal de Ensino (SOME) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).
O processo de formação continuada do SOME serve para acompanhar e assessorar a rede municipal, que utiliza na Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental o material apostilado da empresa. Além disso, o SOME conta com um plantão de dúvidas pelo 0800-7701189 e tem cerca de 40 municípios atendidos.
“O sistema está implantado há seis meses em São Sebastião e após um ano todos vão notar a diferença na qualidade, pois estamos levando um material de qualidade aos alunos de todas as regiões da cidade. Queremos dar apoio às prefeituras e somar experiências”, destacou a assessora pedagógica do Objetivo, Lia Santos.
A utilização do material didático do SOME reforça o compromisso da Seduc em proporcionar educação de qualidade a todos os estudantes de São Sebastião desde os mais novos. O SOME será utilizado por dois anos em média e tanto os alunos quanto os professores terão um produto com mais de 40 anos de tradição.
Segundo a diretora da E.M. João Gabriel de Santana, Maria Cecília Mariano de Oliveira, a capacitação foi muito importante para os professores presentes. “Estamos com um novo trabalho com as apostilas e elas vêm para ajudar ainda mais o professor a atuar na sala de aula”, disse Maria Cecília. (Fonte: PMSS)

Equilíbrio entre os líderes marca 5ª etapa do Arena Cross

São Sebastião - Apenas 9 pontos separam os cinco primeiros colocados. Funcionários da Secretaria das Subprefeituras trabalham nos últimos detalhes da pista que receberá os melhores pilotos do motociclismo nacional
Pouca gente arrisca fazer um prognóstico sobre quem será o vencedor da 5ª etapa da temporada 2007 do Arena Cross, que será disputada neste sábado (14/7), no bairro do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião. O equilíbrio na MX1 (motos de 250cc a 450cc), a principal categoria da modalidade, é tanto que apenas 9 pontos separam os cinco primeiros colocados. A liderança até agora é do catarinense e bi-campeão Pipo Castro, com 91 pontos. Leandro Silva (PR), que esteve na frente nas quatro primeiras etapas e não participou da prova de São Manuel (SP) no mês passado, é o segundo colocado com 87 pontos. O paulista Roosevelt Assunção vem a seguir com 85 pontos, um a mais do que o Jean Carlos Ramos (PR) e três na frente de Rodrigo Serlhorst (RO).
Funcionários da Prefeitura de São Sebastião acertam os últimos detalhes da pista que irá receber as principais feras do motociclismo nacional. Todo o trabalho de montagem dos obstáculos e instalação do sistema elétrico foi feito pelos funcionários da Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Costa Norte.
A realização do Arena Cross é de Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos, junto com a Prefeitura de São Sebastião.
O piloto Jean Carlo Ramos é um dos mais animados para a prova, principalmente, depois do segundo lugar na última etapa. “Eu troquei de moto, passei a correr com uma 450cc a partir de São Manuel e meu rendimento melhorou muito, assim como as minhas chances. O campeonato está muito embolado e eu quero brigar pelo título”, afirmou.
Rodrigo Serlhorst também espera conseguir mais um lugar no pódio. “Fiz uma boa prova na última etapa, tive uns problemas, mas ainda consegui chegar em terceiro. Treinei dobrado nos últimos dias e o meu sonho é ganhar uma etapa do Arena. Já bati na trave duas vezes, e agora acho vai chegar o meu momento”, garante o piloto.
A etapa de São Sebastião vai ser realizada na arena montada no final da Avenida Machado de Assis (Rua da Subprefeitura da Costa Norte), próximo ao Projeto Garoçá, no Jaraguá. Ao todo são cinco categorias em disputa: 50cc, 65cc, 85cc e MX1 e MX2.
Serviço – Os treinos livres e cronometrados começam às 13 horas e as provas às 19 horas. A abertura oficial será às 18h45. Os ingressos poderão ser trocados por 2 kg de arroz ou 2 kg de feijão na CAVEC (Concessionária Yamaha em Caraguatatuba), Universo Honda (Concessionária Honda em Caraguatatuba), Mercadão Canto do Mar (São Sebastião) e Supermercado Pão de Açúcar (São Sebastião). O Arena Cross tem o patrocínio de Honda, Old Eight, Aymoré Financiamentos, Consórcio Nacional Honda, co-patrocínio de Peels Capacetes, Pirelli e Yamaha, além do apoio da Rádio Morada do Sol FM. (Fonte: PMSS)

Previsão de funcionamento das lombadas eletrônicas é de 20 dias

São Sebastião - A Divisão de Tráfego (Ditraf) de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), informa que dentro de 20 dias as lombadas eletrônicas estarão funcionando na avenida Manoel Hipólito do Rego, região central. O sistema será instalado na Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão e Portal da Olaria.
Segundo o diretor Márcio Nonato, para montar o equipamento do controle de velocidade dos veículos é necessário construir as bases de concreto, que deve levar aproximadamente 15 dias para secar, ou seja, ficar no ponto para que os dispositivos sejam instalados.
Ele também avisa que o funcionamento do semáforo em frente à agência da Sabesp, localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Porto Grande, está dependendo da Bandeirante Energia. Nonato acredita que o farol esteja em operação no prazo de uma semana. Enquanto isso, a Ditraf fará a sinalização de solo no local. O trabalho deve ser iniciado nesta sexta-feira (13/7) ou na próxima segunda-feira (16/7), conforme as condições do tempo.
O diretor comunica ainda que até a segunda-feira a Ditraf receberá uma máquina que executa pintura e sinalização viária. “É a primeira do município. Com isso, evita-se a contratação de empresas para realizar este tipo de trabalho. É uma grande conquista para a cidade em função do barateamento do serviço”, comemora.
Nesta quinta-feira (12/7), a Ditraf começou o emplacamento de ruas próximas à escola e pontos críticos situados no bairro São Francisco. Em breve, a ação será feita em Barra do Sahy, na Costa Sul, onde várias placas foram furtadas. “Assim que as placas estiverem prontas faremos a substituição”, concluiu. (Fonte: PMSS)

“Mutirão da Cidadania” chega ao Jaraguá na segunda-feira

São Sebastião - Os moradores Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião são os próximos a receber o “Mutirão da Cidadania”. Na próxima segunda-feira (16/7), equipes da Prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Semam), Administração (Secad), Subprefeituras (Sesub), Obras e Planejamento (Seop) e Fazenda (Sefaz) estarão no bairro para realizar ações de limpeza e educação ambiental e fiscal.
A partir das 8h o grupo se reúne da Subprefeitura da Costa Norte de onde sai para a limpeza nas ruas que vão desde a linha da torre (rua Machado de Assis) até a avenida Dario Leite Carrijo. Em locais onde foram encontrados podas ou lixo, os moradores também serão notificados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, o objetivo da ação é conscientizar a população para não deixar lixo em qualquer local, ficar atento aos dias da coleta de lixo e sucata e também cuidar do seu bairro. “É uma ação que quer e precisa da participação da comunidade”, disse Balieiro.
Ele acrescentou ainda que dessa vez uma equipe da Sefaz entregará aos moradores folhetos do projeto de educação fiscal que trabalha no combate à pirataria de DVDs e CDS, além de orientar sobre a necessidade da população exigir nota fiscal no ato da compra.
O presidente da Associação Amigos do Bairro do Jaraguá (Asabaja), Jair Pires, observou que esse tipo de ação é importante e a participação do poder público também ajuda. Segundo ele, convites estão sendo feitos aos moradores para que participem da ação, e ao mesmo tempo passem a valorizar o local onde residem. “É importante ressaltar que o bairro tem recebido total apoio da Regional Costa Norte”, disse Pires.
A primeira ação do mutirão foi realizada no início do mês em Boiçucanga, na Costa Sul. Conforme Teo Balieiro, a idéia é levar a outros bairros. “Basta os representantes dos moradores nos ligarem para que possamos agendar um dia”.
O mutirão será realizado na segunda-feira, podendo avançar na terça-feira, das 8 às 17h. Mais informações pelo telefone da Semam (12) 3892.6000. (Fonte: PMSS)

3° Arraiá Caiçara recebe “Trio Virgulino” neste sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e das Subprefeituras (Sesub), continua até o dia 22 de julho com o 3º Arraiá Caiçara na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central. Entre as atrações estão o Festival de Calouros Sertanejos, Festival de Quadrilhas e os shows musicais.
Nesta sexta-feira (13/7), a partir das 20h, haverá o teatro de rua “Reis de Fumaça”, com a Companhia do Feijão, da Cooperativa Paulista de Teatro. Em seguida, dentro do Festival de Quadrilhas, o Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo se apresenta para o público presente. Em seguida acontece mais uma etapa do Festival de Calouros Sertanejos. Para finalizar a noite, a banda 40 graus faz seu show musical no palco da Rua da Praia.
Já no sábado (14/7), a Prefeitura promove novamente a peça “Reis da Fumaça” além da apresentação das quadrilhas do “Projeto Atividade” e “Santa Terezinha”. A partir das 23h, o público vai dançar ao som do “Trio Virgulino”, grupo formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro, (zabumba). Com 26 anos de carreira, eles foram os responsáveis pelo resgate do forró pé de serra e divulgam em São Sebastião o disco “Isto sim é São João”, lançado neste ano.
No domingo (15/7) haverá o show da dupla “Dennis e Roger” com participação da cantora Vera Lu. Além das atrações, neste ano 50 barracas de entidades do município estão presentes para oferecer as melhores comidas típicas para o público visitante, além de mais 14 tendas da feira "Marearte", do Fundo Social de Solidariedade. Na festa, as barracas se esforçam para mostrar beleza e bom atendimento, visando o prêmio de barraca mais enfeitada, que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Conselho entrega proposta para Política Municipal do Idoso

São Sebastião - Representantes do Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião entregaram na manhã desta quinta-feira, ao prefeito Dr. Juan Garcia, uma proposta de projeto de lei da Polícia Municipal do Idoso. Também estiveram presentes ao ato a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Ana Margarida Freire.
Na ocasião, o presidente do Conselho, José Lucas de Paula, disse que a proposta foi elaborada com base em levantamento no Estatuto do Idoso e avaliação de outros municípios. “São sugestões para melhorar ainda mais as ações no município”.
O prefeito Dr Juan Garcia disse que a iniciativa é bem-vinda e que vai encaminhar o documento para análise da Secretaria de Assuntos Jurídicos para verificar se não há nenhuma distorção. “Se não houver ilegalidade ou precisar fazer ajustes, isso será providenciado, analisado novamente com o Conselho e, posteriormente, enviado para a Câmara”, disse.
José Lucas de Paula ressaltou a postura da Prefeitura perante aos idosos, destacando as ações do Fundo Social e da Setradh e mesmo a instalação do Parque da Longevidade, na Praça de Eventos da Rua da Praia, que se tornou um sucesso entre os usuários. (Fonte: PMSS)

Ginástica Artística inicia participação nos Jogos Regionais

São Sebastião - A equipe mista de Ginástica Artística de São Sebastião iniciou na tarde desta quarta-feira (11/7), na Praça do Bip, sua participação nos 51 o Jogos Regionais de Ubatuba. O grupo se encontra em fase de iniciação e mostrou muita determinação em enfrentar as grandes potências da região na modalidade.
A equipe é formada pelos ginastas Rafael Faustino, Anderson Rodrigues, Flavio Cruz, Doeli Fernando Pereira, Natalia Faustino, Jonathan dos Santos e Jéssica de Oliveira e participou das categorias de solo e salto. Os ginastas enfrentaram as fortes equipes de São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, base da seleção brasileira de ginástica olímpica.
A equipe teve bastante força, principalmente com o grupo masculino que obteve bons resultados como a nota de partida dos atletas Rafael, Anderson e Doeli, que obtiveram 13,00. Na nota de saída, Rafael ficou com 12,00, Anderson com 12,20 e Doeli com 12,25. Já as meninas realizaram uma apresentação no solo.
A técnica Tatiana Zamith diz que os atletas se esforçaram para fazer o melhor e explica que todos eles são merecedores da valorização do trabalho que estão realizando.
"Os atletas são dedicados, assíduos e responsáveis, capazes de mostrar o potencial de cada um deles. Eles têm prazer de vencer as barreiras deles próprios e por isso merecem uma estrutura de treino para que continuem representando com qualidade a cidade", ressalta a treinadora.
A equipe, que tem patrocínio da Transpetro/ Brasil, um país para todos e apoio do Banco do Brasil, continua as competições nesta quinta-feira (12/7) para o segundo e último dia de competições no solo, cavalos e argolas. (Fonte: PMSS)

São Sebastião aumenta em 83% número de vagas em creche
Otimização de espaços e novas unidades resultam em melhor atendimento. Em agosto será inaugurada uma creche em Juquehy, na Costa Sul.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), aumentou em 83% o número de vagas em creches, comparado ao ano de 2004. Há três anos eram apenas 766 crianças atendidas e até o fim deste ano serão 1.403.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, isto é resultado da otimização de espaços e a abertura de novas unidades. “É este compromisso da Prefeitura com o ser humano, desde a educação infantil até os idosos, que refletem na qualidade de vida do cidadão. Estes números podem melhorar ainda mais”, destaca Marilene.
Ela ressalta, por exemplo, a abertura de creches na Costa Sul. “Antes só havia uma creche em Boiçucanga, na qual aumentamos o número de vagas em 80%. Agora, já abrimos uma creche em Maresias, que em breve funcionará no novo prédio da escola de educação infantil já está sendo construído, e vamos abrir ainda em Juquehy, Cambury e Boracéia”, frisou a secretária. Em Boiçucanga, por meio de uma parceria com o Instituto de Ensino São Sebastião (IESS), a creche saltou de 100 para 180 alunos atendidos. Em período integral, as crianças participam de uma série de atividades pedagógicas e recreativas, além de receberem alimentação balanceada. O bairro também receberá em breve uma nova escola com dez salas de aula.
No mês de março, durante as comemorações dos 371 anos de emancipação político-administrativa da cidade, o bairro de Maresias ganhou sua primeira creche, por meio de um convênio entre Prefeitura e Associação Primeiras Letras. A unidade fica na rua Nova Iguaçu e atende 150 crianças.
A creche de Juquehy terá 80 vagas e será entregue no mês de agosto. Um estudo da demanda já foi realizado, com inscrições feitas por moradores na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) “Branca de Neve”, em Juquehy. A creche deverá atender crianças de 1 ano e seis meses até 4 anos. No bairro de Cambury, a Secretaria de Educação fará um atendimento parcial com 30 vagas de creche na escola municipal. Em Boracéia, a Prefeitura pretende entregar uma creche com 50 vagas.
Na Costa Norte, também este ano, a Prefeitura de São Sebastião entregou a ampliação da creche Maria Leonarda, localizada na Enseada. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade. Foram construídas mais duas salas, banheiro e uma sala para banho. O investimento foi de cerca de R$ 110 mil. (Fonte: PMSS)

Pavimentação de ruas no alto do Itatinga vai beneficiar mais de 200 famílias
Obra está sendo executada por funcionários da Secretaria Municipal das Subprefeituras, que reaproveitam os bloquetes retirados de área do aterro da Rua da Praia. Melhoria de acesso era uma antiga reivindicação da comunidade

São Sebastião - A pavimentação de ruas na parte alta do bairro Itatinga, na região central da cidade, vai beneficiar mais de 200 famílias. O trabalho é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras.
A melhoria de acesso era uma antiga reivindicação da comunidade. “Com estas obras, os moradores poderão receber os caminhões de entrega ou mesmo ter mais facilidade para subir com veículos pequenos. Também facilita a subida de ambulâncias”, destacou o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno. São quase 1,5 mil metros quadrados de pavimentação no local. Entre as ruas beneficiadas estão: Jaconias Caruso e o final da avenida Itatinga. Além disso, mais três ruas foram abertas e agora também receberão calçamento. “Tudo isso para melhorar as condições de acesso no alto do Itatinga”, salienta o secretário.
Ele frisa que todo o trabalho é feito por servidores municipais. Hoje, os funcionários trabalham na pavimentação de uma das novas ruas abertas. Com a obra, os veículos poderão fazer o contorno sem a necessidade de manobras do alto do morro.
A comunidade do Itatinga comemora o grande número de obras realizadas e em andamento no bairro. Galerias, pavimentação, calçadas, muros de arrimo e iluminação são algumas das melhorias proporcionadas pela Prefeitura de São Sebastião desde 2005. (Fonte: PMSS)

Surfistas sebastianenses participam do Hang Loose Surf Attack

São Sebastião - Surfistas sebastianenses participam neste final de semana (14 e 15/7) da 2ª etapa do Hang Loose Surf Attack, que acontece no Píer Agenor de Campos, na cidade de Mongaguá, litoral sul paulista. O evento define o título paulista para atletas de até 18 anos, divididos em cinco categorias: Junior (até 18 anos), Mirim (limite de 16 anos), Iniciantes (no máximo 14 anos), Estreantes (até 12 anos) e Petit (10 anos para baixo).
O atleta de São Sebastião, Miguel Pupo, foi o vencedor da etapa inicial, que aconteceu no mês de junho na cidade de Ubatuba. Participam também da competição os atletas Gabriel Medina e Higor Moraes.
No total, o Hang Loos e Surf Attack terá quatro etapas e os campeões paulistas na júnior e na mirim serão premiados com passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS, o Hang Loose Pro, no início de 2008. Na iniciantes, estreantes e petit, os melhores da temporada levarão equipamentos eletrônicos.

Ranking 2007

CATEGORIA JÚNIOR
1 Miguel Pupo - São Sebastião - 1.000
2 Alex Ribeiro - Praia Grande - 900
3 Emerson Santos - Ubatuba - 810
4 Wladimir Peres - Guarujá - 729

CATEGORIA MIRIM
1 Marco Aurélio - Ubatuba - 1.000
2 Lucas Santos - Ubatuba - 900
3 Miguel Pupo - São Sebastião - 810
4 Caio Ibelli - Guarujá - 729

CATEGORIA INICIANTES
1 Gabriel Medina - São Sebastião - 1.000
2 Vitor Valentim - Ilha do Mel (PR) - 900
3 Caio Ibelli - Guarujá - 810
4 Jessé Mendes - Guarujá - 729

CATEGORIA ESTREANTES
1 Filipe Toledo - Ubatuba - 1.000
2 Wesley Santos - Peruíbe - 900
3 Lucas Silveira - Rio de Janeiro (RJ) - 810
4 Wesley Dantas - Ubatuba - 729

CATEGORIA PETIT
1 Wesley Dantas - Ubatuba - 1.000
2 Vitor Bernardo - Guarujá - 900
3 Alex Sandro Santos - Ubatuba - 810
4 Higor Moraes - São Sebastião - 729 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


STF aciona Clodovil por crime em Ubatuba
Supremo acolhe ação contra deputado federal, acusado de degradar o meio ambiente

Ubatuba - O STF (Supremo Tribunal Federal) acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República e transformou em ação penal o inquérito contra o deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP) por suposto crime ambiental no Sertãozinho do Léo, em Ubatuba, onde possui uma casa.
O processo já se arrasta desde 2000. De acordo com denúncia do Ministério Público de Ubatuba, Clodovil "suprimiu vegetação capoeira em estágio inicial" para abrir uma rua dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, ao lado de sua propriedade.
Depois de desmatado, o local teria sido aterrado pelo estilista, cercado com mourões de concreto e arame galvanizado, calçado com pequenos blocos e ornamentado com plantas exóticas, causando supostos danos ao meio amentiente.
O MP de Ubatuba já havia denunciado o caso à Justiça de São Paulo. Quando Clodovil foi eleito deputado, o inquérito foi encaminhado para o STF porque o ex-apresentador de TV ganhou direito a foro privilegiado por prerrogativa de função.
No processo, Clodovil é acusado de infringir o artigo 40 da lei 9.605, de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) --a pena prevista para os supostos danos é a de um a cinco anos de reclusão. Ontem, o deputado não foi localizado para falar sobre o assunto (leia texto nesta página).
Segundo a assessoria de imprensa do STF, Clodovil terá um prazo de cinco dias úteis para se manifestar sobre o assunto. A próxima etapa do processo é a realização de interrogatórios e de diligências para apurar as denúncias.
OUTRO LADO- O deputado federal foi procurado ontem para falar sobre o processo que tramita no STF (Superior Tribunal Federal), mas não foi localizado. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que conseguiria contatá-lo apenas hoje.
Em entrevista concedida na época da primeira condenação de Clodovil por suposto dano ambiental em Ubatuba, o advogado do estilista, José Gilmar Giorgeto, sustentou que as obras na propriedade do ex-apresentador foram executadas antes da publicação do decreto que criou o Parque Estadual. (Fonte: ValeParaibano)

Festa do Divino promete agitar município na próxima semana

Ubatuba - A partir do dia 13 de Julho a cidade, além de contar com o encerramento dos Jogos Regionais, terá mais um motivo para comemoração. Na próxima sexta-feira, começa, na Praça da Igreja Matriz, a Festa do Divino Espírito Santo, em Ubatuba. O evento já se tornou tradicional e recebe também pessoas de outras cidades que descem para Ubatuba só para acompanhar os festejos.
São 10 barracas, contando com a ajuda de cerca de 300 voluntários, que se concentram mais na tenda da tainha, principal atração culinária da Festa do Divino. Já são 4 toneladas de peixe estocadas a espera do público para consumi-las.
De acordo com o Frei Aldo Pietrobom, as tainhas vieram do sul e são as mais saborosas do país.
O responsável pelo evento lembra que a festa vai do dia 13 ao dia 22, com mais de uma semana de comemorações. Em todos os dias será realizada a procissão do Divino, que sairá da Igreja São Francisco às 19hs, com previsão de chegada à Igreja Matriz às 19h30, onde em seguida acontecerá a Santa Missa.
O Frei, Aldo Pietrobom, que organiza o evento, espera que o tempo fique firme e permita uma festa bonita. ”O tempo ficou bom o feriado inteiro, agora entrou uma chuvinha, mas tenho certeza que a partir de sexta teremos dias de sol e noites estreladas” completa o otimista Frei.
A festa é grande e tem como atração final o bingo de um carro 0 km, a estimativa é que circule quase 5 mil pessoas por dia na Praça da Igreja Matriz. A festividade faz parte do Julho Histórico-Cultural lançado pela prefeitura apoiando festas como a de São Pedro na semana passada, que recebeu um grande número de visitantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Feriado supera expectativas e surpreende comerciantes de Ubatuba
Ubatuba recebeu cerca de 70.000 pessoas

Ubatuba - Segundo informações do controle operacional do DER, no período das 18h00 do dia 06 de julho, às 0h00 do dia 10 de julho, Ubatuba recebeu só no trecho Taubaté- Ubatuba, 13.062 veículos. Já no trecho Caraguatatuba- Ubatuba, não puderam precisar o número, pois o controle operacional do DER não tem a câmera on line- VBM, neste trecho. Para apenas se ter uma idéia, de São José dos Campos à Caraguatatuba, foram 36.064 veículos.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo disse que “tranqüilamente Ubatuba recebeu cerca de 70.000 pessoas neste feriado. Nossa expectativa era de 60% e explodiu, passou de 100%”.
Segundo o secretário esse sucesso se deve também à um grande investimento que fizeram na divulgação da cidade. “Ubatuba passou por um imenso marasmo por causa daquilo que me recuso a citar- (se referindo a dengue)- realizamos uma divulgação muito forte e o retorno foi maravilhoso!” disse entusiasmado.
“Sabemos que o mês de julho é um mês realmente especial, com dias ensolarados, temperaturas agradáveis durante o dia e noites mais frias. Temos todo um roteiro de atrativos que estão acontecendo, não só durante os jogos, mas sim durante todas as férias. Portanto, as pessoas que aqui vierem, além de poder acompanhar os Jogos Regionais, poderão usufruir uma das regiões mais belas do país e se deparar com uma programação muito especial” acrescentou Luiz Felipe.
Para o diretor da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Luiz Filho, que é também proprietário do Restaurante Senzala, os comerciantes se mostraram muito satisfeitos e bastante animados. “Conversando com alguns associados que são proprietários de pousadas, restaurantes e quiosques pude perceber que se mostraram surpresos e muito satisfeitos com este feriado. Com certeza superou e muito todas as expectativas. Meu comércio “bombou”. Achei que Ubatuba não receberia tantas pessoas pelo medo da dengue, mas pude perceber que já superamos isso e as pessoas estão percebendo que vencemos essa epidemia”, disse Alfredo.
O diretor acredita que Ubatuba recebeu tantas pessoas devido à uma somatória de acontecimentos. O tempo bom, as férias, os eventos que estão acontecendo e a baixa da dengue. A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo está de parabéns por todas as realizações para esse mês de julho. Precisávamos desta injeção de ânimo, pois as pessoas que freqüentavam Ubatuba, já estavam com saudades daqui. Todo mundo quer Ubatuba”, concluiu Alfredo.
Valdir Zarpelão, proprietário do Quiosque Golfinho`s, concordou com o diretor da ACIU e acrescentou que o ponto mais positivo disso tudo é que a dengue foi esquecida. “Estávamos muito preocupados, pois a imagem de Ubatuba estava muito desgastada. Esse feriado foi o termômetro para a nossa temporada que está vindo”.
Já Adriano Iberê, proprietário da Pousada Peixes do Mar, também disse que o feriado superou as expectativas em todos os sentidos, “foi bastante bom. Minha pousada está cheia até o final do mês e acredito que isso se deve ao sucesso que é a cidade de Ubatuba. Com jogos ou não, Ubatuba sem dengue e tendo tempo bom, lota com certeza”, finaliza. (Fonte: ACIU)

CREF fiscaliza comissões técnicas nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região do Estado de São Paulo (CREF) está presente nos 51º Jogos Regionais de Ubatuba. para garantir que as atividades desportivas sejam orientadas por profissionais de habilitados. Dessa forma, a entidade visa combater o exercício ilegal da profissão. Para isso, a fiscalização do conselho tem acompanho as competições dos Regionais e exigido a documentação das pessoas que trabalham nas comissões técnicas das cidades participantes do evento.
De acordo com o fiscal do CREF4/SP, Geraldo Luiz Toledo Costa, a exigência de um profissional de educação física nas atividades desportivas está amparada por uma lei federal. “Quem não estiver enquadrado na lei, está exercendo a atividade de forma ilegal”. Segundo Costa, muitas pessoas arrumam um jeito de burlar a legislação emprestando o registro profissional de outras. “Muitas vezes o profissional habilitado fica no banco de reserva de um time, sem exercer a atividade de técnico, para que outra pessoa sem a devida qualificação o faça”.
O fiscal disse que, nesses casos, quem empresta o documento também está sujeito às sanções, podendo perder seu título. “Aquele que cedeu o registro pode ser indiciado no Conselho de Ética”, explica. De acordo Toledo, para o infrator, a punição é mais rigorosa. “Contra quem não possui documento será feito um boletim de ocorrência.”
Segundo o fiscal, em Ubatuba até o momento só foram feitas advertências verbais. “O profissional de educação física precisa se conscientizar que seu trabalho é insubstituível”, comenta. Em relação aos Jogos Regionais, Toledo aproveita para elogiar o trabalho de sinalização feito para receber as delegações. “Com eu preciso andar de um lado para o outro, as placas indicando os locais dos jogos ajudam bastante”, finaliza. (Fonte: PMU)

Segundo dia de atletismo movimenta Estádio Municipal nos 51º Jogos Regionais
Atletas disputam diversas modalidades do atletismo, apesar do frio da e chuva

Ubatuba - Após a abertura das provas do atletismo realizadas ontem, dia 11, com as disputas para-desportivas, o Estádio Municipal Ciccillo Mattarazo, localizado no bairro do Perequê Açu recebeu o segundo dia de competição. No período da manhã o tempo permaneceu estável, mas durante a tarde as disputas aconteceram debaixo de uma garoa fina e com muito frio.
Hoje, dia 12, aconteceram as provas: 5 mil metros marcha atlética masculino, 5 mil metros rasos masculino, lançamento de martelo masculino, 100 metros rasos decatlo, 100 metros rasos (feminino,e masculino), salto com vara (feminino e masculino), salto em altura feminino, salto em distância decatlo, lançamento de dardo (feminino e masculino), arremesso de peso decatlo, 400 metros rasos (masculino e feminino), salto em distância decatlo, lançamento de disco feminino, 1.500 metros rasos feminino, 400 metros decatlo, revezamento 4 X 100 metros rasos masculino e feminino.
Destaque - O destaque do dia foi a presença de Maria Zeferina Baldaia que, na sua primeira prova, conquistou medalha de ouro nos 5 mil metros rasos, competindo pela equipe da cidade de Ferraz de Vasconcelos. Ela disputa as prova de 1.500 metros rasos e dos 10 mil metros rasos que acontece amanhã, dia 13. “Eu vim participar destas provas e espero ter um bom desempenho nestas categorias para garantir medalhas para Ferraz de Vasconcelos”, afirma.
Maria Zeferina Baldaia não participará do Pan-americano do Rio de Janeiro, por não ter conseguido o índice para ingressar na competição. A atleta sofreu uma lesão no nervo ciático e ficou três meses afastada das competições e sua participação nos Jogos Regionais marca seu retorno ao atletismo, após o período de recuperação.
Depois dos Jogos Regionais, a atleta passa a treinar para a Meia Maratona do Rio de Janeiro que acontece dia 2 de setembro. Sua programação também inclui a participação nas provas da Pampulha e São Silvestre, em busca do melhor condicionamento físico para atingir o índice e fazer parte da equipe de atletismo brasileira que vai para as Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Baldaia comentou que a chuva deixou pista de atletismo muito pesada. “Os atletas não estão pensando em fazer os melhores tempos, pois a pista está bastante pesada. Todos estão focados em conquistar vitórias e medalhas para suas cidades, pois as condições não são favoráveis, mas, de qualquer forma, os Jogos Regionais estão sendo muito importantes para que eu volte ao ritmo de competição”, finalizou a atleta.
Satisfação do dever cumprido - Durante o dia de hoje, Manoel Pires, que supervisionou a construção da pista de atletismo do Estádio Municipal Ciccillo Mattarazo esteve acompanhando as provas.
Pires é Técnico desportivo da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, ex-técnico da seleção brasileira de atletismo em diversas categorias, formado em Educação Física e especialista em atletismo. Ele também é o responsável pela pista de atletismo dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
“Quando se constrói uma praça esportiva como a que temos aqui, a satisfação de ver as diversas provas acontecendo é de todos que trabalharam juntos nesta obra. Apesar do tempo chuvoso, a pista está em condições e a maior prova disto são os bons resultados que estamos tendo nas provas. Isso nos dá muita satisfação e o sentimento do dever cumprido” afirmou Pires que, ao término dos Jogos Regionais viaja para o Rio de Janeiro para fazer a última demarcação da pista da Vila Olímpica. (Fonte: PMU)

Vôlei tem mais rodadas na tarde desta quinta-feira nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - Os 51º Jogos Regionais de Ubatuba tiveram mais oito jogos de vôlei na tarde de hoje, nos bairros Estufa II, Taquaral e Centro. Iniciando a rodada no Ginásio de Esportes “Benedito Pinho Filho”, Tubão, pelo Vôlei Feminino Livre, Jacareí, grupo C, confrontou Caieiras, grupo A, e ganhou por 3 sets a 0, parciais de 25/8, 25/12 e 25/16.
Em seguida, aconteceu o jogo da categoria sub-21 com Suzano, grupo A, enfrentando Caraguatatuba, pelo grupo B em uma partida bem disputada e emocionante que durou 98 minutos, fechando em 3 a 1 para Caraguá.
No primeiro e segundo sets, Suzano sai na frente, mas Caraguatatuba tenta recuperação e encosta no placar, virando o jogo dois pontos depois. Caraguatatuba entrou em quadra bem melhor tecnicamente e mostrou ter bom ataque, principalmente pela lateral esquerda. O bloqueio também foi motivo de pontuação que somou com os erros das adversárias, fazendo com que as meninas liderassem a partida. Primeiro e segundo sets fecharam em 25/17 e 25/15, respectivamente, para Caraguatatuba. Apenas no terceiro set, o time do litoral apagou no jogo e mesmo com infrações e erros, as meninas de Suzano fecharam com 26/24. No quarto tempo, Caraguatatuba acordou e terminou com tranqüilidade em 25/18.
Na Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva, no bairro Estufa II, as partidas começaram às 14h com os dois primeiros jogos pela modalidade masculino livre, entre Poá 0 x 3 Suzano, grupos C e D respectivamente, e Cruzeiro 0 x 3 Mogi das Cruzes, grupos C e A, respectivamente. A última partida foi pelo masculino sub-21 entre São José dos Campos, grupo A e Guarulhos, grupo B, e quem abraçou a vitória foi Guarulhos, fechando em 3 sets a 1.
O vôlei finalizou a tarde na Escola Municipal José de Souza Simeão, no bairro Taquaral, com dois jogos do feminino sub-21: Taubaté 0 x 3 São José dos Campos, grupos D e B, respectivamente e Guarulhos 3 x 0 Franco da Rocha, grupos C e A, respectivamente. O feminino livre teve Cruzeiro, pelo grupo C vencendo Poá, representando o grupo B, por 3 sets a 0. (Fonte: PMU)

São José dos Campos é semifinalista do futebol feminino nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - O time de Futebol Feminino Livre de São José dos Campos venceu nesta quinta-feira, 12, o clássico contra Pindamonhangaba nas quartas-de-final, por 3 a 1, no Campo de Futebol do Itaguá. Somente nos 51o Jogos Regionais de Ubatuba, as duas cidades tiveram dois confrontos decisivos, na malha (quartas-de-final) e no basquete feminino Sub-21 (final). Pindamonhangaba levou a melhor nas duas, terminando com a prata na malha e o ouro no basquete.
O jogo começou bem movimentado, com os dois times apresentando uma boa formação tática, atacando e defendendo em grupo. Com um jogo bastante corrido, as chances apareceram para os dois lados e, aos 22 minutos do 1° tempo, depois de um cruzamento na área, Lili abriu o placar para São José dos Campos. Pinda voltou embalada para o 2o tempo e, aos 9 minutos, Érica aproveitou um cruzamento na área, cabeceou a bola para o gol e empatou a partida em 1 a 1.
O jogo aéreo foi a marca registrada da partida e novamente de cabeça, aos 15 minutos do 2o tempo, Michele voltou a balançar a rede e colocou São José à frente no marcador. Em uma partida de duas equipes marcadas pelo jogo em grupo, fica difícil apontar um destaque, mas a jogadora Chita, de São José dos Campos, conseguiu estar em vários locais do campo. Ela atacou e defendeu e aos 22 minutos em chute de fora aérea e foi responsável pelo terceiro gol de seu time.
Apesar da vitória joseense por dois gols de diferença, a jogadora Chita considerou a partida difícil. “O jogo foi nervoso para os dois lados, mas prevaleceu a equipe que errou menos”, avalia.
Segundo o técnico de São José dos Campos, Márcio Oliveira, a tendência é ficar mais difícil na reta final. “O funil fica mais apertado e o nível, mais elevado”. Ele também reconhece a importância de um jogo contra Pindamonhangaba. “A final dos Regionais seria hoje”, destaca. (Fonte: PMU)

Ubatuba vence Aparecida no volei masculino e feminino

Ubatuba - Ubatuba venceu os dois jogos contra Aparecida na noite de quinta-feira, no Ginásio de Esportes “Benedito Pinho Filho”, Tubão, no Centro da cidade. A torcida ficou muito satisfeita com a vitória da equipe feminina sub-21, que bateu Aparecida por 2 sets a 0, em parciais de 25/11, 25/22, abusando e mostrando o ponto forte das meninas da casa: o ataque. Hoje à noite, as equipes ubatubenses entram em quadra para jogar contra Mogi das Cruzes, pelo feminino sub 21e contra Taubaté, pelo masculino livre, a partir das 18h30.
O técnico Guran afirmou que foi uma partida bem tranqüila e Ubatuba enfrentou ontem um time mais fraco tecnicamente e assim, conseguiu trabalhar bem as atletas, usando o banco de reservas. “Agora enfrentaremos os times mais fortes, mas Ubatuba está bem preparada para as próximas fases.” Nas quartas de final, hoje à noite, o time da casa enfrenta Mogi das Cruzes que, ao parecer do professor Guran, é um time mais novo e inexperiente, apesar de técnico e Ubatuba está com boas chances de avançar na competição.
Já pelo masculino livre o resultado se repetiu, mas desta vez com um placar um pouco mais estável, mas sem muitas dificuldades, com parciais, de 25/18 e 25/18, levando a arquibancada à loucura.
Manhã de sexta-feira - A rodada do vôlei masculino começou esta manhã com dois jogos pelo masculino. O primeiro jogo, a partir de hoje com melhor de 5 sets, às 8h30 foi pelo sub-21 em um confronto entre Franco da Rocha, representando o grupo D e Pindamonhangaba, pelo grupo B. A equipe de Pinda entrou como favorita e mostrou seu jogo à torcida e aos adversários. Com mais técnicas e precisão nos ataques, a candidata ao título fechou em 3 sets a 0, com parciais de 25/9, 25/13 e 25/13.
São Sebastião, grupo A, entrou com tudo no jogo pela modalidade livre e bateu Arujá, grupo B, por 3 sets a 0. Uma partida tranqüila para a equipe do litoral que fez parciais de 25/9, 25/17 e 25/16. Segundo o técnico de São Sebastião Adilson Roberto Doretto, os atletas entraram concentrados tornando o jogo mais fácil. O técnico usou e abusou das substituições para trabalhar melhor os atletas, fato raro no decorrer das partidas. Segundo Doretto o objetivo da equipe já foi atingido que é ficar entre os quatro primeiro colocados, agora é entrar com um bom jogo para enfrentar Suzano na semi-final.
“Assisti alguns jogos e percebi que o equilíbrio e a tranqüilidade dos atletas eram nosso diferencial. Atingimos nosso objetivo e o que vier daqui pra frente é lucro” afirmou o técnico. (Fonte: PMU)

Dobradinha no surf traz ouro para Ubatuba

Ubatuba - Renato Galvão, Hizunomê Bettero, Suelen Naraisa e Camila Cássia foram os responsáveis pelo ouro na disputa inédita do surf em uma competição dos Regionais.
A 51ª edição dos regionais foi marcada pela apresentação do surf, modalidade que até então nunca havia sido realizada em Regionais.
O fato dos Regionais estarem acontecendo em Ubatuba, cidade que leva o status de "Capital do Surf", foi o fator determinante para que um evento específico do esporte fosse realizado.
O local escolhido não poderia ser melhor, a Praia da Itamambuca, que mais uma vez não decepcionou e bombou altas ondas durante todo o dia de competição.
Ao todo foram 6 cidades com um total de 24 atletas, sendo 12 na categoria surf masculino e 12 na categoria surf feminino.
A competição contou com o sistema de repescagem, o que fez com que cada atleta tivesse pelo menos mais uma chance de reverter o resultado ao seu favor.
A caminhada até a final foi longa para aqueles que passaram pela repescagem, como foi o caso de Samira Amaral, atleta de Aparecida que competiu 6 baterias ao longo do evento.
Assim com Samira, vários atletas locais representaram outras cidades que não tinham atletas para competirem na modalidade.
A grande final masculina foi composta por Renato Galvão (UBA) e Wiggoly Dantas (GRU), atletas que avançaram direto para a final e Hizunomê (UBA) e Tamae (APA), os irmãos Bettero que conquistaram suas vagas depois de passarem pela repescagem rumo a final.
Guigui, alteta de Guarulhos, começou na frente com um 6.5, mas na seqüência, Hizú não demorou e mandou um 7.5 pra largar na ponta.
Galvão entrou na briga ao garantir um 5.15 e um 7.5 ao surfar uma bela esquerda aplicando boas rasgadas e batidas de backside.
Hizú ainda conseguiu um 5.15, exatamente a mesma nota que Galvão havia conseguido na sua primeira onda, porém no desempate Renato levou a melhor e conquistou o ouro, deixando seu companheiro de equipe com a prata e Guigui com o bronze.
Tamae participou como coadjuvante na final e ficou com a quarta colocação.
Na categoria feminino, Suelen Naraisa não deu chances as demais adversárias e repetiu a dobradinha com Camila Cássia, também representando Ubatuba na final.
Suelen somou um 6.75 e um 9.5 em uma bela esquerda na qual aplicou uma boa rasgada seguida de uma batida.
Camila somou um 5.50 e 1.50 para ficar com a prata deixando a atleta de Aparecida, Nathali Paola com o bronze e Samira Amral na quarta colocação.

Resultado do surf no 51º Jogos Regionais de Ubatuba

Masculino
Ouro - Renato Galvão - Ubatuba
Prata - Hizunomê Bettero - Ubatuba
Bronze - Wiggoly Dantas - Guarulhos

Feminino
Ouro - Suelen Naraisa - Ubatuba
Prata - Camila Cássia - Ubatuba
Bronze - Nathali Paola - Aparecida

Resultado por cidades surf masculino
1º Ubatuba
2º Aparecida
3º Guarulhos

Resultado por cidades surf feminino
1º Ubatuba
2º Aparecida
3º São Sebastião (Fonte: AUS)

Praia Grande abre disputa em 2007

Ubatuba - A Praia Grande será palco da etapa inaugural do Circuito Municipal de 2007, após trinta anos de história no cenário do surf de Ubatuba.
Ao todo serão mais de 200 atletas brigando pelo tão sonhado título de campeão ubatubense.
A 30ª edição do circuito Municipal será realizada nos dias 20, 21 e 22 de
Julho na Praia Grande com suas 15 categorias: Profissional, Open, Junior, Mirim, Iniciante, Estreante, Petit, Feminino Profissional, Feminino Open, Feminino Iniciante, Longboard Open, Longboard Máster, Máster, Gran Máster e Long Veteranos.
As inscrições estarão abertas durante os dias 16, 17 e 18 na sede da Associação Ubatuba de Surf para os atletas que estão no ranking de 2006.
A sede da AUS fica localizada a Rua Conceição, 20, loja 16 centro no Praia Shopping, tel: 12-38332649.
Já os atletas que não possuem pontos, as inscrições poderão ser feitas no dia 19 com João de Carle pelo cel 12 91187427.
Os valores das inscrições serão:
Categoria Profissional: R$50,00 para atletas associados em 2007, R$55,00 para atletas que não quiserem se refiliar e R$60,00 para não sócios.
Categorias Amadoras: R$30,00 para atletas associados em 2007 e R$40,00 para não sócios.
Porém, os atletas amadores que por ventura não queiram fazer sua refiliação, poderão competir, mas pagarão o valor de R$35,00.
Para pagarem os valores mencionados acima, é indispensável à apresentação da carteirinha da AUS (nova carteirinha de cor vermelha).
Atletas não filiados não constarão no ranking e a refiliação na segunda etapa não dará ao atleta ter os pontos da primeira.
Está vetada a participação de atletas que não residam no município ou que não possuam vínculo com o a cidade. (Fonte: AUS)
 

CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - Fone : 3833.2066
LANÇAMENTO MUNDIAL!!!!!!!!!!!!!
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs - 19:20 hs e 22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone : 3832.2843
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!!!
Ás 17:00 hs - 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Poema de ficção

Quando Judas
Procurou os líderes de Israel
Para lhes entregar o filho de Deus,
Encontrou um que tinha bom senso
E muito bom coração
Que o mandou lamber sabão

Quando homens de dura cerviz
(leia-se cabeças duras)
E corações emperdenidos
(leia-se sem compaixão)
Insistiram em procurar Pilatos
Ele os mandou lamber sabão

Quando teimaram
Em subornar os soldados
E pendurar em uma cruz
Nosso Salvador Jesus
Encontraram de frente
Com o convertido centurião
Que os mandou lamber sabão

E daquela data em diante
A paz e o amor
Contagiaram a Terra
A vida ganhou vigor
Acabou-se toda guerra
Não existiu Átila
Nem Gengis Cão
E na Ilha de Córsega
Não nasceu nenhum Napoleão.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A ovelha do Renan

As histórias de lobistas, amantes, filhos bastardos, vacas, bezerras e bois envolvendo o Sr. Renan Calheiros, infelizmente até agora presidente do Senado Federal, fizeram-me lembrar a história de Davi - Bersabé - Urias, o hiteu, e a posterior visita do profeta Natan a Davi. Natan, após contar a Davi a historinha do homem rico, com grandes rebanhos, prazeres, confortos e do homem pobre que só tinha uma ovelhinha que acalentava em seu regaço, conclui a historinha dizendo a Davi: O homem rico...."apoderou-se da ovelhinha do pobre, preparando-a para seu hospede".
"Davi indignado contra tal homem disse a Natan: Pela vida de Deus!. O homem que fez isso merece a morte"......Natan disse então a Davi: TU ES ESTE HOMEM"....Vou fazer que se levantem contra ti males vindos de tua própria casa"...... Davi disse a Natan: Pequei contra o Senhor!"( II Samuel, caps 11 e 12).
Os delitos do presidente do Senado Federal, indícios indicam, serem mais graves e numerosos que os de Davi. Falta, ao Sr. Renan, o reconhecimento, o auto-exame, a crítica íntima do Rei Davi e preparar os ouvidos para assimilar as palavras proféticas dos Jefferson Peres, Pedro Simão, Freire, Virgílio, que lhe estão dizendo: "Tu es este homem". "Sai da cadeira de presidente do Senado". Nem para presidir a sessão da LDO tens moral. O Senado não pode continuar sangrando.... Outras vozes prudentes discursam que gostariam ver, o Senado Federal, purificado de adúlteros confessos, corruptos expostos à indignação popular, autores de negociatas, e de outros esbulhos que já levaram "OS PAIS DA PÁTRIA" ao descrédito, à vergonha e estão semeando, no país, considerado pelo BIRD o mais corrupto do mundo, a total falência da ética e dos costumes.
Acompanhando, pela imprensa, esse imbróglio lamacento, lúgubre e sinistro oferecido pelo Sanado Federal, lembrei-me do diálogo, entre o ABADE e o inquisidor Guilherme, no "O Nome da Rosa", quando o primeiro afirma: "Se um pastor falha, deve ser isolado dos outros pastores, mas se as ovelhas começam a desconfiar dos pastores".....Guilherme disse: "Deve ser punido sem que a indulgência seja mais escandalosa que o próprio crime" ( O Nome da Rosa, paginas, 37-38, Editora Folha, SP ). A indulgência do Senado Federal está sendo mais escandalosa, mais violenta e agressiva à inteligência cidadã que os delitos do Sr. Renan que, supostamente, não são poucos, Nem leves.
O comportamento do Conselho de Ética tentando ofuscar as luzes da ribalta com argumentos pueris, chicanas indecentes e músicas para boi dormir, já levaram as ovelhas cidadãs de todo o Brasil a desconfiar de seus pastores, solicitar a punição dos delitos e acabar com a impunidade.
As ovelhinhas inventadas por Natan para incriminar Davi, transportadas para as Alagoas, cresceram, evoluíram e se tornaram vacas, bois e "toros bandidos" do Renan. Bersabé virou Mônica. Os adultérios permanecem adultérios. Mais graves, na sociedade monogâmica, como a nossa, que na poligâmica. Conste que, na poligâmica, os adúlteros eram apedrejados até a morte. A sociedade brasileira já apedrejou o Sr. Renan Calheiros. Senadores e deputados também. Nem presidir o Congresso pode no dia de ontem.
Concluímos com Marco Túlio Cícero. Até quando Renan abusar-ás de nossa paciência? Qual o Senado que Temos?. Quais os políticos que nos governam? Oh! mores políticas!. Oh! roubalheiras!. Oh! impunidade! Oh! Toros bandidos! Oh! Ovelhinhas belas, atraentes, deslumbrantes, estonteantes!

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP


144 famílias terão onde morar

O PTB municipal recebeu de primeira mão a notícia de que foi liberada verba para a construção de 144 casas populares em Ubatuba, através da Secretária de Habitação do Estado de São Paulo. O valor de R$ 6.699.200,00 deverá ser aplicado na construção de moradias junto à área localizada no bairro do Taquaral.
TATO reconhece e parabeniza o esforço da administração municipal, porém, espera que o dinheiro seja utilizado com seriedade e responsabilidade, vez que o deficit habitacional em Ubatuba é preocupante.
Ubatuba no momento tem um deficit habitacional de aproximadamente 8.000 moradias, fator esse que viabiliza a ocupação irregular que tanto nos assola.
TATO espera ainda que os beneficiários contemplados sejam aqueles que se encontram em área de risco ou em locais de preservação permanente, pois, assim poderão ser recuperadas essas áreas em benefício da coletividade na busca daquilo que é ecologicamente correto.
O presidente do PTB municipal ressalta que é muito importante essa iniciativa, tendo como prioridade a melhoria de vida da população que está à mercê de ter sua residência demolida por se encontrar em local não apropriado para se manter a construção ou mesmo dos que não têm um teto para morar.
Luz, água, esgoto, segurança, educação, planejamento e responsabilidade esse é o caminho para obter o sucesso administrativo do município.
Isso é obrigação do Estado conceder e por outro lado é também obrigação de cada munícipe fiscalizar e buscar informação sobre o assunto.
O PTB é isso "RESPEITO POR UBATUBA".

Diretório do PTB
Ubatuba, SP


Combate a Dengue

Tenho uma patente deferida antidengue para pratos e vasos de plantas que não permite ao mosquito vetor da dengue desovar o que ajudaria realmente combater esta terrivel doença, de conhecimento do Ministério da Saude desde 1998, porém não tenho condições financeiras e patrimoniais para a produção em alta escala (a minha produção é artesanalmente).
Procuro parcerias !
Mais informações no meu sitio eletrônico www.baluartes.com.br
obrigado,

Roberto Luiz de Lima
Tel. (31) 9715.8135


Excursões Culturais - Saídas de Ubatuba

Comédia: "Os Segredos que só os homens têm".
Teatro Mario Covas - Caraguatatuba
DIA 14 DE JULHO - Sábado
Direção de Evandro Mesquita
Com Carlos Bonow (O Ed de Pé na Jaca), Marcelo Laham (O Hugo de Paraíso Tropical) e Victor Frade
Saída às 19h da Av. Dona Maria Alves, defronte a Padaria Liamar em frente ao Semar.
Censura 14 anos. Retorno após a peça, em torno de 22:30h
Inteira = R$ 60,00
Meia = R$ 45,00 (Estudantes, professores da rede estadual e maiores de 60 anos)
(necessário comprovante de estudante, RG ou documento de professor)
Cadeiras são numeradas e escolhidas bem na frente do palco, fileira C.
Compromisso de ida e volta mais ingresso em ótimas posições
FAPIJA 2007- "Show com CÉSAR MENOTTI E FABIANO".
Dia 15/07 - Domingo
Saída às 17h defronte a Padaria Liamar, Av. Dona Maria Alves em frente ao Semar
Inteira = R$ 80,00
Meia = R$ 65,00 (estudantes, maiores de 60 anos e prof. da rede estadual)
Compromisso de ida e volta mais ingresso.
Comédia: "Humor de Quinta"
Com Sérgio Rabello, Ângela Dip e Octávio Mendes
Dia 28 de julho, no Teatro Mário Covas - Caraguatatuba
Censura 14 anos.
Retorno após a peça, em torno de 22:30h.
Inteira = R$ 60,00
R$ 45,00 para estudantes, professores da rede estadual e maiores de 60 anos.
Cadeiras escolhidas bem na frente do palco, fileira C.
Compromisso de ida e volta mais ingresso em ótimas posições
29 de julho - QUERIDO MUNDO, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.
No Teatro Jardim São Pedro - SP
Reserve seu lugar: Giasone ou Lili 3833 2866 ou 3832 1746 - 9723 1281
Van, BIRAVAN com ar condicionado e bancos reclináveis.

Giasone Rebuá
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia de Picinguaba  ©Emilio Campi

Praia de Picinguaba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor