Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 16 de Julho de 2007 - Nº 1811 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
UNIMÓDULO comemora aprovação na OAB acima da média nacional
Taubaté conquistou o ouro no biribol nos 51º Jogos Regionais
São José dos Campos é pentacampeão no futebol feminino os 51º Jogos Regionais
Maria Zeferina Baldaia é grande destaque do atletismo nos 51º Jogos Regionais
Guarulhos é campeã da bocha nos 51ºJogos Regionais de Ubatuba
São José dos Campos é destaque no ciclismo dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba


Caraguatatuba
Abertura oficial do Caraguá A Gosto acontece em 26 de julho
São Paulo com outros olhos: UNIMÓDULO promove viagem de estudos de obras de arte e arquitetônicas, pontos turísticos, históricos e culturais
Jiu Jitsu de Caraguá fica em 3º lugar nos Jogos Regionais
Pré-conferências da Saúde acontecem de 16 a 18 de julho em escolas de Caraguá
Ciclistas de Caraguá têm boa colocação nos Regionais de Ubatuba
Nos Regionais Caraguá conquista bronze na Dama
Policia Militar prende infrator da lei que furtava em Caraguatatuba

Ilhabela
PL institui “Semana do Movimento pela Dança”
Vereador propõe a aquisição de 10 desfibriladores automáticos
Vereador pretende tornar obrigatório o uso de energia solar na cidade
1ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhabela
Polícia Militar prende namorado tentativa de homicídio
Policia Militar apreende arma de fogo


São Sebastião
Arena Cross leva mais de 7 mil pessoas para pista do Jaraguá
São Sebastião é a única cidade da região a oferecer "teste da orelhinha" gratuitamente
Prefeitura impede loteamento clandestino em área pública no Itatinga
Prefeitura inicia reforma da quadra de esportes de Juquehy, na Costa Sul
São Sebastião lança Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata
Boiçucanga recebe “Terra Deusa” na próxima semana
Técnicas de salvamento dos Bombeiros servem de modelo para Argentina
‘Câmera tagarela’ será instalada em São Sebastião


Ubatuba
51º Jogos Regionais terminam em Ubatuba com saldo positivo
Grande festa marcará reinauguração da Casa da Farinha no próximo dia 20
Prefeitura discute com Elektro fornecimento de energia e redução de consumo para comunidades de baixa renda
Curso de Hortas Suspensas acontece na próxima quinta-feira, na Praça Bip
XIV Festival de Camarão da Almada vai animar a última semana do mês de julho
Convênio entre Prefeitura de Ubatuba e CDHU entra em processo de licitação
Festa do Divino terá shows e diversas atrações na Praça da Matriz
Policia Militar apreende crack em Ubatuba
Notícias da FUNDART


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO comemora aprovação na OAB acima da média nacional
Litoral Norte ganha 22 novos advogados

Litoral Norte - Ex-alunos do UNIMÓDULO ultrapassaram as médias nacional e estadual do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil com 42% de aprovação. Ao todo foram 22 bacharéis em Direito do Centro Universitário Módulo que passaram na segunda fase da prova. A média nacional divulgada pela OAB foi de 19,09% e a estadual, 30,43%.
O coordenador de Direito da instituição, Marcos Couto, considera o índice como a coroação do trabalho feito por todos os envolvidos com o curso. "Com comprometimento sério e desmedido de todos para dotar nosso alunos dos conhecimentos necessários e imprescindíveis para o desenvolvimento de uma carreia profissional de sucesso", disse. "Estamos em constante aprimoramento e nossas perspectivas são continuar a melhorar cada vez mais estes índices de aprovação".
Couto explica ainda que, no UNIMÓDULO, estudantes de Direito saem aptos para ocupar qualquer um dos cargos e carreiras jurídicas nacionais. "Formamos profissionais qualificados não apenas aptos para aprovação em concursos, preparados para atuar de forma ética, responsável e tecnicamente adequada", disse. "Nossa principal preocupação é formar profissionais cidadãos, preparados para enfrentar e vencer os desafios, que são muitos em nosso pais".
Aulas diferenciadas - Para alcançar o objetivo de formar profissionais cidadãos, no UNIMÓDULO os cursos possuem série de atividades diferenciadas que auxiliam nesse aspecto. No caso do Direito, há o NPJ, Núcleo de Práticas Jurídicas. Dentre uma série de atividades, professores, profissionais especializados e militantes examinam e corrigem individualmente os exercícios dos alunos, esclarecendo cada erro, cada dúvida e cada questão apresentada. "Acreditamos que este trabalho sério, dedicado e individualizado seja um dos fatores de grande relevância na conquista de nossos", concluiu o coordenador.
Confira a lista dos mais novos advogados do Litoral Norte:
Adriana Luci Gomes Alves
Laura Peiro Blat
Maria Teresa de Oliveira
Walter dos Santos Junior
Andrea Pinheiro Grangeiro da Silva
Daniela de Souza Monteiro Primazzi
Eduardo Moreira Leite
Enio Amaral Arouca
Karla Moreira Ferraz de Mello
Mariana Monti Petreche
Roberta Alice Zimbres Franzolim
Ricardo Bento Siqueira
Aguimael Angelo de Sousa
Ana Carolina Ferreira e Silva
Carlos Alberto Paulino Ferreira
Ezequiel Guimarães de Almeida
Genival Marques da Silva Filho
Marcio de Miranda
Patricia Nogueira Ferreira
Yara Luna Ferraz
Gloria de Fátima Alves
Charles Henrique Ribeiro
(Fonte: Módulo)

Taubaté conquistou o ouro no biribol nos 51º Jogos Regionais

Litoral Norte - Os atletas de Taubaté conquistaram o ouro no biribol, depois de um jogo demorado e emocionante. O adversário foi Guarulhos, um dos favoritos, mas Taubaté não se intimidou e começou o primeiro set fechando em 21/19. O segundo set não foi diferente e Guarulhos lutou ponto a ponto, mas o time do vale fechou novamente em 20/22.
A torcida já se animava, até Guarulhos tomar a frente da partida e fechar em 21/19. Guarulhos sentiu a reação e entrou no quarto com o ataque afinado, que durou pouco, até Taubaté reagir e fechar em 21/13.
As duas equipes, apreensivas e sentindo o troféu nas mãos, a disputa foi mais acirrada e o set mais demorado da rodada. Os resultados não conseguiam distância maior que três pontos e as jogadas ficavam mais agressivas. Por fim, Taubaté fechou em merecidos 21/19, encerrando a partida em 4 sets a 1.
Os primeiros jogos do dia foram entre a equipe da casa, Ubatuba e Guarulhos, na disputa para a final. Guarulhos venceu Ubatuba, por 3 sets a 0. A partida seguinte foi o clássico do Vale do Paraíba em um confronto entre São José dos Campos e Taubaté, fechando em 3 a 2 para Taubaté.
As rodadas seguintes foram entre os dois times que perderam nos dois jogos anteriores, ou seja, Ubatuba e São José dos Campos e o time anfitrião perdeu por 3 sets a 0, sendo parciais de 21/7, 21/10 e 21/7.
Na classificação geral Taubaté levou o ouro, Guarulhos a prata, São José dos Campos com o bronze e Ubatuba em quarto lugar. (Fonte: PMU)

S. J. Campos é pentacampeão no futebol feminino os 51º Jogos Regionais
Suzano levou mais uma prata e Lorena ficou com o bronze, depois de vencer Guarulhos por 5 a 3.

Litoral Norte- A seleção de Futebol Feminino Livre de São José dos Campos confirmou neste sábado, 14, o seu favoritismo nos 51o Jogos Regionais de Ubatuba, conquistando o pentacampeonato após golear a equipe de Suzano na final por 5 a 1. São José tornou-se campeão invicto no Campo de Futebol do Itaguá. Lorena ficou com a medalha de bronze depois de vencer Guarulhos por 5 a 3.
O time do Vale do Paraíba mostrou a mesma disciplina tática das outras partidas, marcadas pelo jogo em grupo, defendendo e atacando em bloco e de forma compacta, sem deixar muito espaço para o adversário. Dessa forma, aos 9 minutos do 1o tempo, a partir de um chute longe que gerou uma confusão na área de Suzano, a jogadora Cris, de São José dos Campos abriu o placar. Suzano empatou o aos 24 minutos, com uma cabeçada de Flávia e foi só.
Depois disso, só deu São José, que passou a frente no placar aos 26, com uma cabeçada de Cubana. No final do 1o tempo aos 34 minutos, a atacante Paulinha acreditou no lançamento, ficou cara-a-cara com a goleira e bateu no cantinho. Paulinha estava em uma manhã inspirada e marcou seu segundo gol aos 9 minutos do 2º tempo em outro lance de velocidade, tocando para o gol na saída da goleira. Para garantir o penta, Hilary se antecipou na zaga e fez o quinto, com um chute rasteiro.
De acordo técnico de São José dos Campos, Márcio Oliveira, o pentacampeonato é fruto de um trabalho feito com credibilidade. “Além do reconhecimento dos esforços da equipe, esse título é mérito das meninas que têm no condicionamento físico sua principal força”. Como homenagem das jogadoras, ao final da premiação, o técnico Márcio Oliveira ganhou um banho de água fria.
Masculino - A seleção de Futebol de Campo de Jacareí foi campeã do masculino Sub-21 após ganhar de Poá por 1 a 0. O jogo foi realizado, neste sábado, 14, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo Sobrinho. Pindamonhangaba terminou em 3o lugar depois de vencer Lorena por 4x2 nos pênaltis. Durante a prorrogação e o tempo normal, jogo ficou em 0x0.
Arbitragem - Umas das curiosidades dos Jogos Regionais foi a disputa interna entre os membros da arbitragem. Nas partidas, árbitros, bandeirinhas ou quem fica de fora coordenando a equipe do apito não pode levar bolada, e dentro do campo isso também não pode ocorrer. Outra coisa não permitida nessa disputa é trombar com jogador. Caso isso aconteça, o “distraído” tem que pagar um castigo que, geralmente, não passa de uma churrascada ou um rodízio. (Fonte: PMU)

Maria Zeferina Baldaia é grande destaque do atletismo nos 51º Jogos Regionais
A ex-cortadora de cana, que se tornou uma das mais importantes atletas do Brasil, esteve fora das pistas por uma contusão e voltou a competir nos 51º Jogos Regionais, em Ubatuba. Ela conquistou três medalhas de ouro no atletismo da competição

Litoral Norte - Depois de dois dias de tempo chuvoso e frio, as condições do tempo melhoraram e o sol voltou a brilhar no terceiro e último dia de competições do atletismo, que aconteceram no Estádio Municipal Ciccillo Mattarazo, localizado no bairro do Perequê Açu. O grande destaque da competição foi a atleta Maria Zeferina Baldaia, que conquistou três medalhas de ouro no atletismo, competindo pela cidade de Ferraz de Vasconcelos.
Na sua primeira prova, a atleta conquistou medalha de ouro nos 5 mil metros rasos. Baldaia também conquistou o ouro nos 1.500 metros rasos e nos 10 mil metros rasos. Ela afirma que o nível da competição foi bom. “Hoje em dia, não existem competições fáceis com provas fracas. Todos os atletas estavam buscando as medalhas para suas cidades e apesar da pista ter estado pesada, devido os dois primeiros dias de chuva, a competição foi muito boa” afirmou a atleta.
O passado e o futuro - Ex-cortadora de cana, nos canaviais de Sertãozinho, interior de São Paulo, Maria Zeferina, ganhou diversas das principais provas do atletismo brasileiro e consolidou sua carreira neste esporte como uma das maiores revelações em corridas de fundo do Brasil nos últimos anos.
Maria Zeferina Baldaia não participará do Pan-americano do Rio de Janeiro, por não ter conseguido o índice para ingressar na competição. A atleta sofreu uma lesão no nervo ciático e ficou três meses afastada das competições. Sua participação nos Jogos Regionais marca seu retorno ao atletismo, após o período de recuperação.
Depois dos Jogos Regionais, a atleta passa a treinar para a Meia Maratona do Rio de Janeiro que acontece dia 2 de setembro. Sua programação também inclui a participação nas provas da Pampulha e São Silvestre em busca do melhor condicionamento físico buscando atingir o índice para fazer parte da equipe de atletismo brasileira que vai para as Olimpíadas de Pequim 2008.
O 3º dia de competições - Durante o 3º dia de competições de atletismo nos 51º Jogos Regionais, foram realizadas 27 modalidades. Na classificação final, na categoria feminino, Ferraz de Vasconcelos ficou com o primeiro lugar com 117 pontos, seguida de Guarulhos que somou 101, São José dos Campos ficou com 95 pontos e Pindamonhangaba com pontos 61 pontos"
Na categoria masculino, Guarulhos ficou com a 1ª colocação com 135,5 pontos, seguido de São José dos Campos com 100 e Ferraz de Vasconcelos com 70 pontos."
O sucesso dos Jogos - Rildo Turienzo Mendes, Chefe do Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais da 2ª região desportiva, afirma que todos os envolvidos na competição deram conta do recado e as competições aconteceram com tudo o que há de melhor. “Graças a Deus, e à Prefeitura de Ubatuba, os Jogos aconteceram com tranquilidade. Desde as equipes de apoio, até as praças de esportes, que ficaram prontas nas datas corretas e ficaram maravilhosas. Isso tudo vai ficar para a população de Ubatuba, portanto digo: usem e abusem do que vocês têm agora para a prática das diversas modalidades do esporte.” (Fonte: PMU)

Guarulhos é campeã da bocha nos 51ºJogos Regionais de Ubatuba

Litoral Norte - A equipe de Guarulhos é campeã da bocha, confirmando o favoritismo na modalidade no Complexo Municipal de Esportes, no centro de Ubatuba. O último dia da rodada de bocha começou às 9 horas, com a partida entre as semi-finalistas Guarulhos e Caçapava, onde a favorita venceu com facilidade por 2 a 0 e Mogi das Cruzes contra Jacareí e mais uma vez Jacareí confirma que veio para disputar a final, vencendo por 2 a 1.
Os jogos da tarde só foram definidos perto do meio-dia e a partir das 14 horas deu-se início às últimas jogadas na cancha (local oficial para jogos de bocha) de Ubatuba.
Os atletas que perderam fizeram o primeiro jogo: Caçapava contra Mogi das Cruzes e Mogi ganhou por 2 a 1. Os ganhadores da manhã, que foram Guarulhos e Jacareí definiram o título e Guarulhos bateu a adversária por 2 a 1. A classificação geral ficou com Guarulhos com o ouro, Jacareí com a prata e Mogi das Cruzes, bronze. (Fonte: PMU)

S. J. Campos é destaque no ciclismo dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba
Ubatuba e Caraguá também se saíram bem, conquistando medalhas de prata e bronze

Litoral Norte - As equipes masculina e feminina do ciclismo de São José dos Campos foram o destaque deste campeonato. Eles conquistaram medalhas nas provas Velocidade individual feminino e masculino, critério e eliminação de pontos feminino e masculino e a prova de resistência masculina e feminina, além da classificação geral. Foram, ao todo, 13 medalhas e destas, 10 de ouro.
A classificação final ficou: Velocidade individual feminino – 1º lugar São José dos Campos com Luciene Ferreira da Silva e o tempo de 13”23. Em 2º lugar Caraguatatuba com a atleta Sumara Ali Santos e o tempo de 13”53 e 3º lugar Ana Carolina Ennes de Ubatuba e o tempo de 14”20.
Na prova Velocidade Individual Masculino, deu São José dos Campos com Vanderlei Gonçalves da Silva, tempo de 14”04, 2º lugar o companheiro de equipe Robson Batista Vieira, fechando em 14”10 e 3º colocado Diego Martins de Suzano com 12”05.
Na prova de critério por eliminação e pontos feminino, São José dos Campos conseguiu lotar o pódio conseguindo as três posições com 24, 20 e 16 pontos respectivamente.
Já pelo masculino, São José dos Campos ficou em primeiro com 20 pontos e dividiu o pódio com Guarulhos em segundo e 16 pontos e também São José dos Campos com 15 pontos, em terceiro lugar.
Hoje pela manhã, as provas de ciclismo encerraram com resistência masculina, com um percurso de 100km, fechando com os campeões Guarulhos com ouro, São José dos Campos com a prata e Suzano com bronze.
Na mesma prova do feminino, também com 100 km, concluída ontem, São José dos Campos fez dobradinha no pódio e Pindamonhangaba ficou com o bronze. (Fonte: PMU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Abertura oficial do Caraguá A Gosto acontece em 26 de julho
Considerado o maior festival gastronômico da região, o Caraguá A Gosto, está em sua segunda edição, e promete oferecer aos turistas e moradores um cardápio variado capaz de agradar os paladares mais exigentes. A abertura oficial do evento acontece na próxima quinta-feira, 26 de julho, no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Numa época de baixa temporada, o Caraguá A Gosto vem com tudo, para atrair turistas e moradores, driblando a sazonalidade do município durante o inverno. Este evento que transformou Caraguatatuba, no centro gastronômico do Litoral Norte, será realizado pela segunda vez em 2007, e terá sua abertura oficial na próxima quinta-feira, 26 de julho, às 20h, no Teatro Mario Covas.
Neste ano, participam do Caraguá A Gosto 20 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, bares e quiosques, de Norte a Sul da cidade, com variados tipos de culinária.
Na primeira edição do festival gastronômico(em 2006), 16 estabelecimentos participaram do concurso, que elegeu o melhor prato, o melhor petisco, e destacou ainda o atendimento ao público. A eleição foi feita por meio de urnas, que ficaram em bares, quiosques e comércios participantes, durante o mês de agosto, onde clientes puderam dar sua opinião e eleger o restaurante ganhador do concurso, que em 2006 foi o Restaurante Golfinho Azul, com o Abadejo Recheado com Catupiry.
Em 2007, participam do Caraguá A Gosto: Pizza 1, Restaurante Ostra e Ouriço, Restaurante Mamalu, Pizzaria Neno, Zanfredo, Cachaçaria Água Doce, Al Badah Beach, Parodi Pizza Bar, Bar do Julinho, Quiosque Canto Bravo, Armazém, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Caiçara's Restaurante, Dago Pizzaria, Restaurante Golfinho Azul(Martim de Sá), Quiosque Guaruça, Restaurante Golfinho(Cocanha), Ilhote Cantina e Pizzaria e Toca da Garoupa.
Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, na primeira edição do Caraguá A Gosto, cerca de 15 mil pessoas saborearam os diversos pratos do concurso - isso representou um crescimento de 35% no movimento das casas participantes, e mais 45% na venda de bebidas da patrocinadora do evento: A Bohemia(que patrocina também a segunda edição do evento gastronômico). "Foram preenchidas pelo público 4.700 cédulas de votação, por meio das quais pudemos identificar turistas vindos de 76 cidades do Estado de São Paulo, além de pessoas residentes em mais 11 estados brasileiros e 6 países. Esses resultados superaram nossas mais otimistas expectativas, e claro, aumentaram, e muito, nossa responsabilidade na realização do 2º Caraguá A Gosto", destacou o Secretário Ricardo Ribeiro.
Para o prefeito, José Pereira de Aguilar, realizar pela segunda vez esse concurso gastronômico é uma grande satisfação para o município, e uma prova de que Caraguá é uma cidade para ser freqüentada no verão e no inverno. "Temos nossas praias, mas há muito a ser mostrado ao turista, como nossa gente, nossos costumes, e nossa culinária caiçara, que representa as raízes culturais, e nossos comerciantes do ramo gastronômico, que apostaram na cidade e tem sido grandes colaboradores para seu desenvolvimento", explicou Aguilar.
Para o presidente da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguá, Paulo Bijos, é uma honra para a instituição apoiar o evento. "A ACE sempre está preocupada em estimular as vendas do comércio local, e o Caragua A Gosto vem ao encontro de tudo que a Associação prega, pois além do apelo culinário, incentiva também o bom atendimento, que achamos ser primordial para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial", concluiu Bijos.
A abertura do Caraguá A Gosto será dia 26, no Teatro Mario Covas, mas o público já pode ter acesso ao cardápio do concurso, por meio de uma revista exclusiva do evento, que já está sendo distribuída nos principais pontos da cidade.
Os pratos preparados especialmente para o evento estarão disponíveis nos restaurantes, bares, pizzarias e quiosques participantes, de 3 a 26 de agosto, onde o público poderá eleger seis categorias, que ganharão troféus, além de outros prêmios: Apresentação do prato, Apresentação do petisco, Sabor do Prato, Sabor do Petisco, Melhor Serviço e Melhor Ambiente.
Vale lembrar que o cliente participante também concorre a prêmios. As cédulas preenchidas irão para uma única urna, e após a apuração dos votos, haverá sorteio de 01 note book para os clientes que consumirem pratos, 01 computador entre clientes que consumirem petiscos, além de 20 jantares nos estabelecimentos participantes. O sorteio acontecerá no dia do encerramento do Caragua A Gosto, quando a cidade conhecerá o melhor prato do ano, no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Mario Covas.
O Caraguá A Gosto é uma realização da Prefeitura de Caraguá em parceria com o Sebrae-SP, Associação Comercial e Empresarial de Caraguá, Bohemia e Village Parahybuna Empreendimentos. Confira o cardápio oficial do evento na página
principal da Prefeitura de Caraguá e delicie-se com o melhor da nossa gastronomia. Participe! www.caraguatatuba.sp.gov.br 

São Paulo com outros olhos: UNIMÓDULO promove viagem de estudos de obras de arte e arquitetônicas, pontos turísticos, históricos e culturais
Alunos e comunidade puderam conhecer um pouco mais das belezas da capital do estado

Caraguatatuba - São Paulo foi vista com outros olhos por um grupo de estudantes de Caraguatatuba. Nessa semana eles voltaram de excursão cultural promovida pelo Centro Universitário Módulo. Cerca de 50 pessoas, entre estudantes do UNIMÓDULO e demais participantes, conheceram alguns dos atrativos históricos, culturais e arquitetônicos da cidade.
A professora organizadora da excursão, Tatiane Roselli Ribeiro, disse que a experiência foi muito válida. "Estudantes de Arquitetura, Design e Turismo precisam conhecer essas obras, que somente grandes cidades possuem", comentou. Ela conta ainda que essa foi uma viagem de apresentação. "Há muito ainda para conhecer", disse. "Agora que eles já sabem o caminho, podem seguir com suas próprias pernas".
Para os alunos que já conheciam a capital do estado, essa foi uma oportunidade de vê-la com outros olhos. "Nosso pró-reitor Acadêmico, Maurício Ribeiro, deu uma verdadeira aula sobre as peculiaridades das obras e construções", contou. "Todos os excursionistas gostaram e ficaram muito impressionados".
Tatiane aponta como ponto alto da viagem a visita de três horas ao Centro Histórico de São Paulo e ao Museu da Língua Portuguesa. "É muito mais do quê um espaço de exposição", lembrou. "É um museu repleto de tecnologia em que você pode interagir".
Os não-alunos UNIMÓDULO receberam certificado de curso de extensão. Já para os alunos as horas foram abatidas como atividades complementares.
Outros ares - Para o segundo semestre a professora Tatiane já prepara outra viagem. "Queremos ir para Brasília", revelou. O roteiro ainda está para ser fechado, mas há duas possibilidades. "Podemos seguir a linha da visita histórico-cultural ou ainda levar os alunos de Direito para conhecer os ministérios e a Esplanada". (Fonte: Módulo)

Jiu Jitsu de Caraguá fica em 3º lugar nos Jogos Regionais

Caraguatatuba - Mesmo sendo uma modalidade extra, e não contando pontos para Caraguatatuba, os atletas de Jiu Jitsu, da categoria de base da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, fizeram uma boa disputa na 51ª edição dos Jogos Regionais de Ubatuba, encerrado no dia 14, sábado.
A modalidade foi uma das últimas disputadas. As lutas aconteceram na sexta-feira, dia 14, e a equipe caraguatatubense, que participou da competição com nove atletas, trouxe seis medalhas de prata para casa e ainda foi a 3ª colocada na categoria geral da disputa.
As pratas da casa foram: José Valdir na categoria Leve; Renan Moreno na Médio; Rodrigo Caporal Meio Pesado; Natalício Alves, na Pesado; Osieo Hecher, na Pesadíssimo e na Absoluto.
Para o técnico da equipe, André Medeiros, que também foi premiado pelo ótimo trabalho desenvolvido com seus alunos, o resultado foi muito bom, devido aos atletas terem sido derrotados na final, por competidores campeões(em nível mundial), e as lutas não terem sido por categoria de faixa, como nas em outras competições. "Os atletas não competiram em suas categorias e isso dificultou um pouco o desempenho deles, e só tínhamos dois faixas pretas, mas mesmo assim alguns de nossos atletas fizeram bonito, ganhando de adversários mais graduados. Mas a equipe está de parabéns pois os atletas representaram bem a cidade", concluiu Medeiros.
O primeiro lugar ficou com a equipe de São José dos Campos e o segundo, com o time de Ubatuba, anfitrião dos jogos. "Toda a equipe agradece o apoio dado pelo UNIMÓDULO, finalizou o técnico. (Fonte: PMC)

Pré-conferências da Saúde acontecem de 16 a 18 em escolas de Caraguá
Começam na próxima semana as pré-conferências da Saúde, que têm como objetivo levantar as maiores necessidades da população, as quais serão reivindicadas durante a V Conferência Municipal de Saúde, que será nos dias 3 e 4 de agosto, em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizam de 16 a 18 de julho, as pré-conferências da Saúde, em quatro unidades escolares do município.
O objetivo dessas pré-conferências é reunir todos os segmentos sociais, por meio de debates junto à comunidade, com o intuito de avaliar a situação da saúde e ouvir os munícipes, sobre reivindicações, necessidades, entre outros. Tudo o que for apresentado nas pré-conferências servirão de base para as propostas que serão apresentadas, como diretrizes aos Conselhos de Saúde e às Estâncias de Governo Municipal, Estadual e Federal, visando a formulação de políticas de saúde.
Durante as pré-conferências, que são abertas à população, serão discutidas questões de interesse de todos os munícipes, no que se refere à saúde, e segundo o Conselho Municipal, essa é uma boa oportunidade para fortalecer a participação da sociedade civil e, ao mesmo tempo, transformar a V Conferência Municipal de Saúde em um grande espaço de articulação, conhecimento e fortalecimento do SUS - Sistema Único de Saúde. A temática da V Conferência, que acontecerá dias 3 e 4 de agosto na FUNDACC, é "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento". No dia 3, a Conferência será às 19h, e no dia 4, a partir das 8h.
Para as pré-conferências, que acontecerão entre 16 e 18 de julho, a Prefeitura, por meio da Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde esperam receber a população em uma das quatro reuniões que acontecerão de Norte a Sul de Caraguá, todas previstas para as 19h. No dia 16 de julho, haverá pré-conferência no CIEFI Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, e na terça-feira, dia 17, a EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, do Tinga sediará a próxima conferência. No dia 18, duas pré-conferências acontecerão simultaneamente, ambas às 19h, sendo uma no CIEFI Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, e outra do CIEFI Professor Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. É muito importante a participação de todos para o exercício da democracia. Faça sua parte! Compareça à pré-conferência da Saúde mais próxima de sua casa e participe! (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá têm boa colocação nos Regionais de Ubatuba

Caraguatatuba - Ciclistas caraguatatubenses estiveram participando da 51ª edição dos Jogos Regionais, em Ubatuba. Mesmo sabendo das equipes favoritas que iam enfrentar, os bikers não se amedrontaram e deram tudo de si para conquistar uma boa posição na competição.
Na quarta-feira, 11, foram realizadas as disputas de Sprint Olímpico (trio), Velocidade Individual masculino e feminino. Na primeira prova (Sprint Olímpico) três competidores se revezaram para completar 750 metros. Vencia a disputa o trio que fizesse o percurso no menor tempo. Os bikers José Joaquim, Paulo José e Jéferson Bonifácio, conquistaram a 5ª colocação, desbancando grandes equipes como Pindamonhangaba Mogi das Cruzes, Caieiras e Caçapava.
Em seguida, o confronto foi entre as meninas da Categoria Velocidade. A atleta caraguatatubense Sumaia Ali, marcou o melhor tempo, superando várias favoritas e conquistou o 2º lugar. A colega de equipe Sandra Domiciano terminou em 7º. Na Velocidade masculino, Paulo José foi o 9º colocado e Alexandre Lima o 16º. Nas oitavas, Paulo José bateu o adversário da casa e se classificou para as quartas-de-final, já Lima não teve chances com o adversário joseense, e não passou para a próxima fase.
Após intensas disputas, no feminino Sumaia confirmou a medalha de prata e Sandra ficou em 7º lugar e no masculino, Paulo José ficou em 8º lugar. No geral masculino a equipe ficou em 6º lugar e no feminino em 2º.
Na prova Criterium no masculino e feminino a equipe de Caraguá levou 9 competidores. Devido o forte ritmo das grandes equipes, os bikers de Caraguá não conseguiram classificação. Com esse resultado, a equipe de Caraguá caiu para o 6º lugar no masculino e 4º no feminino, no ranking geral.
A competição de ciclismo continua nesta sexta-feira, 13, e os caraguatatubenses têm chances de conquistar melhor posição no ranking geral dos jogos Regionais. (Fonte: PMC)

Nos Regionais Caraguá conquista bronze na Dama

Caraguatatuba - Caraguá conquistou mais uma medalha na 51ª edição dos Jogos Regionais de Ubatuba. Desta vez a equipe que disputou a modalidade de Dama Misto Livre ficou com a medalha de bronze. A equipe caraguatatubense disputou cinco partidas e venceu os municpios de Suzano, Cruzeiro e perdeu para Taubaté e Pindamonhangaba. Nesta sexta-feira, 13, não competiu, porém na contagem de pontos ficou com a 3ª colocação. A equipe Campeão foi Taubaté e o vice-campeonato ficou com Pinda.
A cidade de Caraguá já conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze e está na 11ª colocação no quadro de medalhas com 46 pontos. O município está participando da competição com os atletas das categorias base da SECER -Secretaria de Esportes e Recreação.
O município se prepara para sediar a 52ª edição dos Jogos Regionais em 2008. Esta será a terceira vez que Caraguá receberá os mais de 40 municípios da 2ª região desportiva. O evento aconteceu na cidade nos anos de 2004 e 2005, ocasião em que Caraguá foi considerada pelo comitê dirigente, como uma das melhores organizações de Regionais do Estado, conquistando o título de "Cidade dos Esportes". (Fonte: PMC)

Policia Militar prende infrator da lei que furtava em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 13 de julho, às 15h50min, os Policiais Militares de Caraguatatuba, se deslocaram até a Rua Major Ayressos, no centro de Caraguatatuba, depararam com a vítima A. P. V. A. que informou aos Policiais Militares de que o infrator da lei M. R. M. R., de 36 anos teria furtado sua bicicleta, evadindo-se rumo ao trevo de estrada de Caraguatatuba. Os Policiais Militares lograram êxito em deter o infrator da lei no bairro da Ponte Seca. Dada voz de prisão o infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Furto ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

PL institui “Semana do Movimento pela Dança”

Ilhabela - O vereador José Roberto de Campos (PMN), o Beto, apresentou na última sessão ordinária (25/06/07), antes do recesso parlamentar, um Projeto de Lei que cria a “Semana do Movimento pela Dança” em Ilhabela.
De acordo com o texto do PL, a “Semana do Movimento pela Dança” passará a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município e seria promovida entre os dias 23 e 29 de abril.
Beto salientou em sua justificativa que o setor cultural, em especial a área relativa à dança, vem trazendo grandes glórias para a cidade, conduzindo o nome de Ilhabela aos pódios por diversas vezes.
“Nos últimos anos vimos muitas reportagens que divulgaram as conquistas de grandes dançarinos ilhabelenses em importantes festivais”, comentou.
O evento tem por objetivo estimular a população de Ilhabela, em geral, os grupos e escolas de dança na discussão e aprimoramento da arte da dança em seus variados aspectos e formas, por meio da realização de debates, conferências, seminários, palestras, projeções, concursos diversos, exposições, apresentações, entre outros. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador propõe a aquisição de 10 desfibriladores automáticos

Ilhabela - Uma das preocupações do vereador e médico Dr. Guilherme Maia Vieira (PMDB) é a saúde dos atletas de Ilhabela, por isso acrescentou uma emenda ao Projeto de Lei 62/2007 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2008 que inclui a compra de 10 aparelhos desfibriladores automáticos que vão equipar as Unidades Básicas de Saúde e a secretaria municipal de Esportes.
O desfibrilador é um dos primeiros equipamentos usados em procedimentos para reversão de arritmias cardíacas. O aparelho emite uma descarga elétrica para corrigir a fibrilação ventricular, um caos elétrico que se instala no coração e faz o órgão bater novamente no ritmo adequado, bombeando o sangue. Segundo o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), cerca de 300 mil pessoas morrem por ano, no Brasil vítimas de doenças cardiovasculares, sendo que 90 % das mortes estão relacionadas à fibrilação.
De acordo com Dr. Guilherme, a intenção é dar suporte aos atletas, cidadãos e turistas quanto ao risco cardiovascular. “A classe médica sabe da importância de se manter em lugares específicos um aparelho Cardioversor Externo Automático, a emenda foi feita para atender às necessidades e zelar pela vida de nossa população”, declarou.
Mesmo sendo fundamental para salvar vidas, o aparelho não está disponível em larga escala no Brasil e não faz parte das políticas públicas governamentais. Mas, medidas como essa, proposta na LDO já estão sendo adotadas em alguns lugares do país. Na capital paulista a Câmara Municipal criou a lei 412/02 que torna obrigatória a instalação desses equipamentos em locais como aeroportos, shopping centers, estádio de futebol, academias e outros lugares onde existem grandes concentrações de pessoas por dia. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pretende tornar obrigatório o uso de energia solar na cidade

Ilhabela - Na onda das ações anti-aquecimento global, o vereador ilhabelense Beto de Campos (PMN) pretende apresentar na próxima sessão ordinária um Projeto de Lei que torna obrigatório o uso de energia solar para o aquecimento de água.
Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei determinará que os novos imóveis com até certo número de banheiros tenham a sua estrutura elétrica apta para instalar aquecedores.
“Se o projeto for aprovado diminuirá muito a pressão sobre o ambiente natural. Por estarmos nesta grande mancha de Mata Atlântica do corredor de biodiversidade da Serra do Mar, devemos levantar soluções para contribuir de maneira exemplar contra o aquecimento global que é um assunto extremamente sério e preocupante”, comenta Beto.
Ainda de acordo com informações do vereador, durante o próximo semestre suas proposituras terão como foco a preservação ambiental e a tecnologia social - que é o conjunto de técnicas, aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

1ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela realizou nesta quinta-feira, 12 a 1a. Conferência Municipal de Assistência Social, com a presença do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira e da secretária de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira.
A Conferência teve como tema principal “Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, que é uma novidade da política nacional de Assistência Social, deliberado em dezembro de 2003, por ocasião da 4a. Conferência Nacional de Assistência Social.
Os temas abordados foram: 1) Avaliar a Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social a partir das metas de gestão, financiamento, recursos humanos e controle social, para avançar na discussão dos compromissos para os próximos 08 (oito) anos; 2) Discutir os direitos socioassistenciais dos demandatários e usuários da Assistência Social, para verificar se esses estão sendo efetivados, quais as dificuldades encontradas para tanto e as ações prioritárias (serviços, programas, projetos e benefícios) a serem asseguradas.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arlete de Oliveira Santos, esclarece que dentro do tema central, as ações prioritárias discutidas que tiveram maior enfoque foram para os seguintes seguimentos: idoso, portador de necessidades especiais, crianças e adolescentes. Tiveram também enfoque as Comunidades Tradicionais, o processo migratório, bem como o aprimoramento e ampliação de recursos humanos na área de Assistência Social, dentre outras.
Fazendo parte da pauta, também aconteceu a eleição dos delegados que irão representar Ilhabela na Conferência Macro Regional a ser realizada no mês de agosto, são eles: do Poder Público, Marilene de Melo Souza e da Sociedade Civil, Karem Cristina Aguiar dos Santos.
Estiveram presentes na Conferência: representantes das Secretarias Municipais: de Assistência Social; Educação; Meio Ambiente e Saúde; do Fórum de Ilhabela; de Entidades Sociais; de Associações de Bairros; do Sindicato dos Servidores Púbicos de Ilhabela e usuários da Assistência Social. (Fonte: PMI)

Polícia Militar prende namorado tentativa de homicídio

Ilhabela - Na madrugada do dia 15 de julho, às 02h00min, Policiais Militares de Ilhabela, receberam informações via Centro de Atendimento e Despacho (CAD) de uma tentativa de homicídio. Ao chegarem no local depararam com a vítima D. C. S., que informou que estava com seu namorado, quando após uma discussão foi alvejada acidentalmente com um disparo de arma de fogo no braço esquerdo, o namorado da vítima tinha evadiu se do local em seguida. A vítima foi indagada sobre o ocorrido, mas forneceu somente o primeiro nome do namorado (Marcelo) e não quis falar mais nada. A vítima foi conduzida ao Distrito Policial onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência. (Fonte: 20BPM)

Policia Militar apreende arma de fogo

Ilhabela - No dia 15 de julho, às 22h35min, os Policiais Militares de Ilhabela, realizavam patrulhamento pela Rua Ana Leite Julião Torres no bairro Bexiga, quando depararam com vários indivíduos em atitude suspeitas, e ao efetuarem abordagem o infrator da lei P. F. S. F., de 33 anos dispensou um objeto atrás de uma mureta ao lado de onde estava sentado, após efetuar revista no infrator e nos demais que estavam no bar ao verificar a mureta foi encontrado um revólver cal. 32 municiado com 06 cartuchos intactos. Após indagar sobre o revólver o infrator da lei afirmou que era sua, e que estava andando armado, pois estava sendo ameaçado de morte. O infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Arena Cross leva mais de 7 mil pessoas para pista do Jaraguá

São Sebastião - A 5ª etapa do Arena Cross, realizada na noite de sábado, em São Sebastião, reuniu os melhores do motocross no Brasil, na pista montada no bairro Jaraguá, na Costa Norte. Mais de sete mil pessoas acompanharam o desempenho dos pilotos e suas motos voadoras.
A prova foi uma das mais disputadas e emocionantes dos últimos anos, principalmente na categoria MX1.
Na classificação final das duas baterias quem levou a melhor foi Pipo Castro (SC) que terminou a etapa com 32 pontos, mesmo número do paulista Roosevelt Assunção, que foi o pole position. No critério de desempate (resultado da segunda bateria) o catarinense ficou com o primeiro lugar. Leandro Silva (PR) terminou com apenas um ponto a menos (31) e Jean Carlo Ramos com (PR) com 26. As duas baterias foram sensacionais, mas a segunda mostrou bem o que tem sido o Arena Cross em 2007.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressaltou a importância do evento para a cidade e disse que o município continuará a apoiar o evento. “São Sebastião está voltada para esportes de aventura e o Arena Cross tem essa característica”, disse.
Para isso, a pista montada no bairro Jaraguá ficará para a comunidade. De acordo com o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, só será feita uma reformulação nas rampas para evitar saltos elevados. “Vamos arrumar para dar mais segurança aos usuários.”
Por outro lado, o Arena Cross teve ainda o lado social. Mais de cinco mil pessoas puderam acompanhar o Arena Cross trocando dois quilos de arroz ou feijão que, posteriormente, serão entregues para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. De acordo com a presidente do Fundo, Rosa Mota, esses alimentos vão ajudar famílias carentes atendidas na cidade.
O Arena Cross tem o patrocínio de Honda, Old Eight, Aymoré Financiamentos, Consórcio Nacional Honda, co-patrocínio de Peels Capacetes, Pirelli e Yamaha. Os apoios são da Prefeitura de São Sebastião e Rádio Morada do Sol FM. Realização: Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos.

Resultados da 5ª etapa – São Sebastião

MX1
1 - Pipo Castro – 32 pontos
2 – Roosevelt Assunção – 32
3 – Leandro Silva – 31
4 – Jean Carlo Ramos – 26
5 – Rafael Ramos - 12

MX2
1 - Wellington Garcia – 37 pontos
2 - Swian Zanoni – 33
3 - Thales Villardi - 24
4 - Gustavo Amaral – 18
5 - Marcelo Ferreira Lima – 16

85cc
1 – Hector Assunção – 21 pontos
2 - Rodrigo Santos Lama – 16
3 – Éder de Lima – 13
4 – Everaldo Rodrigues – 11
5 – Denner Daniel Alves - 9

65cc
1 – Kaio Miranda – 20 pontos
2 – Eduardo Rudnick – 16
3 – Manoel Oliveira Huhn – 13
4 – Anderson Amaral – 11
5 – Felipe Ribeiro - 9

50cc
1 – Leonardo Neto – 20 pontos
2 – Kioman Navarro – 16
3 – Danilo Almeida – 13
4 – Djalma Brito – 11
5 – Iuri Nitole - 9 (Fonte: PMSS)

São Sebastião é a única cidade da região a oferecer "teste da orelhinha" gratuitamente na maternidade
Audiometria neonatal possibilita o diagnóstico de problemas auditivos em recém-nascidos e o encaminhamento para um tratamento imediato. Serviço é oferecido desde o ano passado, atendendo leis estadual e municipal

São Sebastião - O município de São Sebastião é o único da região a oferecer gratuitamente o "teste da orelhinha", que verifica a audição de recém-nascidos. A audiometria neonatal é feita ainda na maternidade por fonoaudiólogas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura de São Sebastião oferece este teste desde o ano passado, atendendo lei municipal que havia sido aprovada em 2001, proposta pelo então vereador Carlos Antonio de Souza Borba. Este ano, a Assembléia Legislativa do Estado também aprovou a lei 1.211/2007 que torna obrigatório o diagnóstico da audição nas maternidades e hospitais paulistas. "Em São Sebastião, após o teste da orelhinha, quando se detecta o problema oferecemos todo o acompanhamento", salientou a fonoaudióloga Priscila Parodi.
Segundo ela, o teste pode evitar a deficiência auditiva. "No ano passado um bebê foi diagnosticado e hoje tem prótese. Com isso, ele vai poder ouvir, falar e se comunicar", comemora Priscila. São Sebastião é a primeira cidade a oferecer o serviço de natureza pública sem qualquer ligação com universidades.
Atualmente, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem proporcionado cursos de especialização para as cinco fonoaudiólogas da rede pública, como atualização em avaliações em audiologia, realizado pelo Centro de Estudos de Fonoaudiologia (Cefac). A Secretaria de Saúde investiu R$ 21,7 mil no curso, que teve duração de um ano. "O beneficiado é o usuário de todo o sistema público de saúde", enfatizou a fonoaudióloga Fernanda Belattini. Hoje, algumas fonoaudiólogas ainda fazem o curso de aprimoramento Triagem Auditiva Neonotal.
O ex-vereador Carlos Antonio de Souza Borba comemora o cumprimento da lei. "Fiz esta lei em 2001 e fico feliz que desde o ano passado ela vem sendo cumprida. Tenho um irmão que tem problema auditivo e sei que se tivesse na época uma oportunidade como esta, hoje talvez pudesse ouvir e falar normalmente. Quantas crianças estão sendo beneficiadas com este teste", concluiu Borba.
Outro exame oferecido gratuitamente é o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, conhecido como "Bera". Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Prefeitura impede loteamento clandestino em área pública no Itatinga

São Sebastião - Fiscais ambientais da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), da Prefeitura de São Sebastião, removeram na manhã desta sexta-feira (13/7) uma cerca que foi instalada em uma área pública, no bairro Itatinga, que seria usada como loteamento clandestino. Ação ocorreu após denúncias da comunidade.
A área localizada na rua Valeriano Antônio Neves, pertence ao município e será usada para implantação de uma praça e bens públicos. A ação dos fiscais contou com apoio de funcionários da Secretaria das Subprefeituras e polícias Ambiental e Militar.
De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização da Seop, Eloísa Conceição de Sousa, área estava sendo invadida com intuito de se criar um loteamento. Os autores da agressão já haviam roçado e ateado fogo para a implantação dos lotes. “Alguns invasores foram notificados e a Fiscalização e Polícia manterão vistorias no local para coibir outras invasões”, disse.
A população pode colaborar denunciando no telefone da Fiscalização de Obras – 0800.770.0776 (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia reforma da quadra de esportes de Juquehy, na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), iniciou nesta semana a reforma da quadra poliesportiva localizada no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município.
De acordo com o Departamento de Obras Públicas, a obra deve ser concluída até o início do mês de setembro. Além da recuperação, serão implantados cobertura e alambrado no local. O serviço está orçado em torno de R$ 257 mil.
Segundo a secretária da Secretaria de Esportes (Seesp), Raquel Buzi, uma das ações da pasta é a recuperação dos espaços esportivos ao longo do município. “A Prefeitura pretende entregar até o final do próximo ano todas as quadras recuperadas”, declara. Com a reabilitação das áreas, explica Raquel, a secretaria vai desenvolver uma série de atividades físicas e esportivas nas modalidades coletiva e individual para todas as idades.
Ainda na Costa Sul, há outras obras em andamento na área esportiva. Em Barra do Una, a quadra de esportes também receberá cobertura, além de uma pista de skate, banheiros e a ampliação do Centro de Apoio Educacional. O serviço deve se concluído dentro de dois meses. Já em Boracéia a Prefeitura coloca alambrado, construção de vestiário e instalação de iluminação pública. A obra deverá ser entregue em um prazo máximo de 15 dias. A secretária da Seesp diz que todos os campos municipais de futebol, em São Sebastião, vão receber este tipo melhorias até o final de 2008. (Fonte: PMSS)

São Sebastião lança Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata
Objetivo é acabar com o preconceito sobre o tema, pois vidas podem ser salvas com o diagnóstico e tratamento precoce

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta sexta-feira (13/7) o Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata. O objetivo é fazer uma busca ativa dos potenciais pacientes que podem desenvolver o câncer de próstata.
Este programa é coordenado pelo médico Dr. Maurício Iasi, que atua na rede municipal de saúde. Na manhã desta sexta-feira, ele ministrou um workshop para enfermeiros e agentes do Programa de Saúde da Família (PSF), em Boiçucanga, na Costa Sul. “É extremamente importante este programa para se fazer um levantamento preciso na cidade e quebrar preconceitos”, salientou o secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho.
Segundo o médico Dr. Maurício Iasi, este programa é baseado nos mais modernos do mundo. Trata-se de um trabalho de prospectiva, ou seja, prevenção e tratamento precoce.
A incidência do câncer de próstata no Estado de São Paulo, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 65,8 por 100 mil habitantes. Em 2006, o câncer de próstata foi o terceiro tipo mais freqüente da doença e as estatísticas mostram que os casos têm aumentado.
O programa pretende avaliar pacientes com mais de 40 anos, do sexo masculino. Com isso, cerca de 10% da população sebastianense deve ser beneficiada, aproximadamente 7 mil pessoas.
Conforme ressaltou o secretário de Saúde, o atendimento relacionado à prevenção do câncer de próstata já existia, porém, o programa irá intensificar o trabalho. Inserido no PSF, agentes de saúde visitam às casas, identificam os grupos de risco e encaminham o paciente, que é atendido e, em caso positivo, encaminhado para o tratamento de urologista/oncologista. “Desde a procura ativa até todos os exames, incluindo tratamento e segmento, tudo é oferecido gratuitamente em São Sebastião”, frisou o médico.
Paralelo ao programa, a Secretaria de Saúde também pretende lançar uma campanha de esclarecimento, com ações nos postos de saúde e divulgação nos meios de comunicação. O exame de sangue, associado ao toque retal podem diagnosticar o câncer de próstata em 90% dos casos, segundo informou o médico Dr. Maurício Iasi. “Os exames são indolor e quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”, enfatizou.
O médico fez um alerta. “Todos os homens um dia vão desenvolver o câncer de próstata. Quando nascemos trazemos um gen chamado ‘oncogen’, bloqueado por outros gens. Porém, com as multiplicações celulares, perde-se parte desta proteção. Por isso, a incidência aumenta conforme a idade e a melhor maneira é fazer o exame e descobrir o quanto antes”, salientou Iasi.
Para tentar diminuir os riscos, alguns procedimentos podem ser adotados: evitar alimentação rica em gordura; consumir principalmente vegetais frescos e frutas (vitaminas); e fazer atividade física. Qualquer dúvida procure uma unidade PSF ou posto de saúde mais próximo de sua casa. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe “Terra Deusa” na próxima semana

São Sebastião - Uma oportunidade de estar em contato com o melhor que a natureza oferece à população sebastianense. Com esse intuito, a Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, recebe a partir da próxima sexta-feira (20/7) a partir das 20h, o evento “Terra Deusa”, que tem a realização de Malu Moreira com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O "Terra Deusa - Encontro de ecologia pessoal e sócio ambiental", oferecerá mais uma opção de atrativo turístico fora da temporada de verão. São várias atrações gratuitas como palestras, vivências e oficinas de Ecologia Pessoal e Consciência Socioambiental, Manifestações Culturais e Artísticas.
"Tudo será realizado a partir da colaboração voluntária de todos os profissionais convidados, movidos exclusivamente por sua paixão pela proposta colocada", conta Malu Moreira.
O cronograma das atividades inclui atrações inclusive para crianças, como uma oficina de brinquedos, além de atividades ligadas ao ambientalismo e do auto-conhecimento.
O evento tem parceria com a Associação Costa dos Alcatrazes e apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, Secretaria Nacional de Economia Solidária e Salas Verdes. Mais informações sobre o Terra Deusa na Praça Pôr-do-sol pelo telefone (12) 3865-4335.

Programação

Dia 20 - Abertura
20h – Palestra: Cultura de Paz com Malu Gandra - Comitê para a Cultura de Paz da Unesco e vivência de Danças Circulares dos Povos da Terra, Lena Aschenbach

Dia 21 - Consciência Ambiental
9h30 - Educação Ambiental: Conversas sobre Consumo Consciente e Lixo Seletivo - Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, seguida de ação do Limpeza Beleza da praia de Boiçucanga, Instituto Guapuruvu -SS
14h – Oficina de Arte com Sucata - Trilha das Artes, material recolhido durante a limpeza na praia entre outros.
17h – Dança: Só quero falar o que sinto – apresentação da ONG Pés no Chão – Ilhabela
18h – Dobraduras

Dia 22 - Consciência Ambiental
9h30 – Oficina de fabricação de papel artesanal e construção de Mosaico com papel, Trilha das Artes
14h – Vivência de Ecomúsica – apresentação musical com instrumentos a partir de sucata, Luiz da ONG ALNorte – São Sebastião
17h – Teatro: Reciclateatrando – reduzir, reutilizar e reciclar...senão o Bicho pega - dirigida por Ana Sierra da ONG ALNorte – SS

Dia 23 - Consciência Ambiental e Humana
9h30 – Mosaico Humano- dinâmica sobre biodiversidade e passeio Ecológico – ONG Supereco - Caraguá
14h – O Ser e a Terra – dinâmica interativa sobre a Permacultura e a Carta da Terra ONG ASSU - Ubatuba
17h – Teatro : Natureza Humana – peça dirigida por Ana Sierra da ONG ALnorte
20h – A Nova Biologia à luz da Física Quântica – Quem somos nós? - nossa essência descoberta, Kerima Sauro, palestrante com experiência internacional, presente à Conferência Quem somos nós no Canadá.

Dia 24 - Ecologia Pessoal
9h30 – Terapia da Visão – como trabalhar a musculatura óptica, os hemisférios cerebrais e melhorar ou recuperar a visão, terapeuta formada por Méier Schneider, internacionalmente conhecido por seu método de cura natural.
14h – Ecologia Íntima – alimentação e saúde. Um paralelo entre as floras intestinal e a ambiental.
17h – Palestra : Homeopatia – medicina não invasiva que trata os desequilíbrios da saúde a partir da causa, Dra Mamy Umehara
20h – A Nova Biologia à luz da Física Quântica – O Segredo – nossa essência des-coberta, Kerima Sauro

Dia 25 - Dia Mundial da Paz
17h - Circo Navegador – Alegria, o caminho mais curto para a conexão com o espírito

Dia 26 - Ecologia do corpo e da alma
9h30 – Yoga – Shiva e Shakti – Mara Benbassat, professora de yoga
14h – Ritos Tibetanos : a fonte da Juventude eterna, Rita Muterli, massagista
17h – Sexualidade Sagrada : Energia Sexual, Os princípios Masc e Fem e a Sexualidade Sagrada, Malu Moreira, educadora sexual, massagista, org. do evento
20h – Ecologia Espiritual, Meditação: Realidade Quântica Luly, instrutora de meditação

Dia 27 - Ecologia pessoal e espiritual
9h30 – Surf e Espiritualidade Mark Lund, pesquisador e estudioso da cultura havaiana , filosofia taoísta e medicina chinesa
14h – Jogos Cooperativos: dinâmicas para vivermos nossa comum-unidade, Priscila Vaz, educadora física.
17h – Biodança : o movimento e a música como condutores de uma jornada rumo à autodescoberta, Soraya Gazal, psicoterapeuta e Facilitadora de Biodança
20h – Luau Xamânico, Bênçãos à Terra, Ângela Magalhães, focalisadora de autoconhecimento em viagens a lugares sagrados

Dia 28 - Ecologia Cultural: Sociedades Sustentáveis
10h – Encontro para reflexões sobre a manifestação de Sociedades Sustentáveis: Áreas Protegidas , Redes , Economia Solidária, Permacultura, Desenvolvimento Sustentável, Arquitetura, Educação Integral
13h – Oficina de Ciranda Caiçara, - Tatiana Neves, educadora física e pesquisadora da cultura caiçara
18h – Roda de Capoeira
20h – Música de Raiz

Dia 29 – Feira de trocas
das 9h às 17h sob coordenação: Secretaria Nacional de Economia Solidária (Fonte: PMSS)

Técnicas de salvamento dos Bombeiros de São Sebastião servem de modelo para Argentina

São Sebastião - O salvamento realizado pelo Corpo de Bombeiros de São Sebastião está servindo de modelo para os guarda-vidas da Argentina. Na próxima semana, um instrutor que atua em uma escola situada em Buenos Aires estará acompanhando, informalmente, o serviço realizado pelo 17° Grupamento (Salvamar), localizado no bairro de Maresias, na Costa Sul do município.
O enfoque principal, segundo o comandante de Salvamento Marítimo do Litoral Norte, Carlos Eduardo Smicelato, será em relação à aplicação das técnicas de ponta no uso de jet ski e barcos em salvamentos nas praias do Estado de São Paulo. De acordo com ele, os guarda-vidas de Maresias são considerados os pioneiros neste tipo de atuação no país.
A prática, que vem sendo ministrada através de cursos desde 2005, é oriunda do Havaí. “Vários bombeiros vindos de outras cidades como Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, dentre outras, além de outros Estados do país foram treinados nas águas de Maresias”, enfatiza o comandante. “Os bombeiros da Argentina têm vontade de realizar o curso aqui, mas dependem de uma série de questões até porque o serviço na Argentina é diferente do nosso”, acrescenta.
O treinamento é realizado em quatro dias. Durante as aulas, os alunos, que só podem ser guarda-vidas, aprendem noções de manutenção do equipamento, navegação através de ondas grandes, salvamento, dentre outros detalhes. O aprendizado exige que o bombeiro tenha habilitação, expedida pela Marinha do Brasil, para conduzir embarcações e habilidade em salvamento no mar.
No mês de setembro, em Maresias, será ministrado o próximo curso, cujos instrutores atuam no local há mais de 10 anos. O treinamento, segundo Smicelato, capacita totalmente os soldados para qualquer situação que envolva o salvamento marítimo.
Campeonato - Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2007 acontece em Guaratuba, no Estado do Paraná, o 7º Campeonato Brasileiro para guarda-vidas, o 6º Simpósio Brasileiro, o 3º Sulamericano de Salvamento Aquático e a 2ª Feira de Artigos de Salvamento e Esportes Náuticos. (Fonte: PMSS)

‘Câmera tagarela’ será instalada em São Sebastião

São Sebastião - A empresa Erione Technologie, de São José dos Campos, inicia em 15 dias a instalação de alto-falantes em duas das 20 câmeras existentes no sistema de monitoramento de São Sebastião.
Os alto-falantes serão instalados na região central da cidade. Da sede do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), um operador vai controlar o cidadão que cometer alguma irregularidade, como infrações de trânsito, roubos, furtos, entre outras. Pelo alto-falante, o operador vai chamar a atenção do cidadão que infringir a lei.
O sistema de vigilância foi inspirado na cidade de Londres, na Inglaterra. Batizada de ‘câmera tagarela’, os equipamentos permitem que os policiais britânicos orientem o trânsito e os pedestres na cidade londrina. No Brasil, São Sebastião será a segunda cidade a implantar o sistema. A primeira foi Piracicaba, interior de São Paulo.
De acordo com o prefeito, Dr. Juan Garcia, o equipamento também servirá para divulgar ações educativas.
“A idéia é inibir possíveis infrações de munícipes ou turistas, sejam de trânsito ou delitos. Mas ao mesmo tempo podemos falar sobre nossa coleta de lixo, telefones de disque-denúncias, entre outras ações”.
A câmera tem mobilidade de giro de 360º graus e pode flagrar um carro estacionado em local proibido a duas quadras de distância.
Atualmente São Sebastião conta com 20 câmeras de monitoramento entre os bairros do Porto Grande e Topovaradouro. Outras 10 serão instaladas no próximo mês entre a Praia Deserta e o Canto do Mar, na divisa com a cidade de Caraguatatuba.
Além disso, a Prefeitura de São Sebastião vai estender o sistema para a Costa Sul, neste caso com transmissão através de duas antenas que serão instaladas na Ilha Montão de Trigo e em Ilhabela. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


51º Jogos Regionais terminam em Ubatuba com saldo positivo
Foram onze dias de fortes emoções vividas na cidade-sede Ubatuba. Mais de 7.500 atletas de 40 cidades participaram deste, que é um dos maiores eventos esportivos já realizados no município

Ubatuba - Durante os últimos dez dias, de 4 a 14 de julho, a cidade de Ubatuba viveu um momento agitado, com a realização dos 51º Jogos Regionais. Nos quatro cantos de Ubatuba, foi possível presenciar jogos e competições das mais variadas modalidades. Ao todo, passaram pelas quadras, ginásios, campos e piscinas, mais de 7 mil atletas, com suas delegações. As equipes de Ubatuba se destacaram em diversas modalidades, conquistando medalhas e trofeus, além de uma bela colocação no ranking. Ao término da competições, no dia 14, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, entregou a bandeira dos Jogos Regionais a um representante da cidade-sede dos Jogos Regionais 2008, Caraguatatuba.
A cidade vencedora na classificação final foi São José dos Campos, com 343 pontos. Em segundo lugar, ficopu Guarulhos, com 269 pontos e Pindamonhangaba em terceiro, com 263. Ubatuba ocupou o 6º lugar, com 171 pontos. Entre as cidades do litoral norte, Ubatuba esteve em primeiro lugar durante toda a competição. Caraguatatuba ficou em décimo, com 93, seguida de São Sebastião, com 89 e Ilhabela com 12 pontos, na 28º colocação.
As medalhas ubatubenses - O maior orgulho ubatubense, foram os meninos do Basquete Masculino Sub-21, que garantiram o 1º lugar na modalidade e levaram as dez medalhas de ouro da cidade. O time chegou invicto à final, com o apoio de um grande público que compareceu em massa, lotando as dependências do “Tubão. As medalhas de prata ficaram com a equipe do Ciclismo feminino, do Tênis, do Volei feminino e do Xadrez. Já as de bronze ficaram para as modalidades Capoeira Masculino e Ciclismo Prova Individual.
O secretário de Esportes, José Luiz Bittencourt Jr. afirma que está muito orgulhoso com a colocação de Ubatuba nos 51º Jogos Regionais. “Além da felicidade de ter sediado os jogos na nossa cidade, tivemos a comprovação de que a prática de esportes em Ubatuba é forte, que temos grandes talentos e um enorme potencial para crescer cada vez mais.”
Movimentando o comércio - Não foram só os ginásios, quadras, campos e demais polos esportivos que foram movimentados pelos 51º Jogos Regionais em Ubatuba. Durante os dez dias de evento, a cidade pôde perceber a movimentação dos atletas e delegações nas ruas e nos comércios.
O comerciante Moacir Dedonattti, dono da floricultura Primavera colocou uma faixa no seu comércio, que fica na principal rua de Ubatuba, parabenizando o prefeito Eduardo Cesar pela realização dos Jogos Regionais. Segundo ele, os jogos estão sendo muito importantes para Ubatuba, está movimentando o comércio e trazendo para a cidade pessoas diferentes, muitas delas que nunca tinham estado no município. “ O prefeito está de parabéns, foi uma excelente idéia trazer os jogos para Ubatuba. Sei que não fácil e de início, muitos duvidaram e até eu não acreditei que o prefeito conseguiria”, disse Moacir.
Ainda de acordo com o comerciante, os jogos também motivaram as pessoas a sair de casa, ir para os ginásios e torcer pelos atletas de Ubatuba. “Fui em muitos jogos e fiquei muito emocionado de encontrar sempre com o prefeito lá, torcendo por nossa cidade”.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que os Jogos Regionais em Ubatuba representam a realização de um grande sonho, uma lembrança que ficará para sempre na memória. “Nós trabalhamos duro, antes e durante os Jogos, para que tudo acontecesse perfeitamente. O resultado foi extremamente positivo para todos. Só tenho a agradecer a toda a equipe, tanto da prefeitura, quanto do governo do estado, aos voluntários, aos atletas e a todos que acreditaram neste sonho. Este é realmente um momento muito especial”, finalizou o prefeito, emocionado.
Os bastidores dos Jogos - O Chefe do Comitê Dirigente dos 51º Jogos Regionais da 2ª região desportiva, Rildo Turienzo Mendes, afirma que os representantes e supervisores das cidades participantes dos Jogos ficaram satisfeitos com a organização do evento. Tudo o que era solicitado para os supervisores foi atendido rapidamente, como balanças, ambulâncias, segurança, computadores e outras coisas. O apoio da cidade foi realmente muito bom com as pessoas trabalhando com alegria e muito boa vontade. Como Chefe do Comitê Dirigente, afirmo que os Jogos de Ubatuba foram verdadeiro um sucesso”.
O técnico da equipe de Guarulhos, Marcelo Mesquita, elogiou organização dos Jogos Regionais de Ubatuba. “Ubatuba vai ficar na memória porque a organização, a torcida, os ginásios e tudo que envolveu os Jogos deste ano foram nota dez”. (Fonte: PMU)

Grande festa marcará reinauguração da Casa da Farinha no próximo dia 20
O evento terá início às 17h e vai comemorar também a chegada da energia elétrica no bairro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, vai promover uma grande festa para a reinauguração da Casa da Farinha, que foi totalmente reformada. O evento acontece no próximo dia 20, a partir das 17h. A reforma do ponto turístico, situado no bairro Fazenda da Caixa, no sertão da Praia da Fazenda, abrangeu principalmente o telhado da “Casa da Farinha”, que estava interditado pela Defesa Civil devido ao risco iminente de desabamento.
Além do telhado, foram reformados o madeiramento, a bica d’água, a roda d’água, a ponte e a casa do moinho, tudo em estilo rústico, mantendo as características do local. A festa contará com o Festival Sertanejo, promovido pela Fundart, em homenagem à João Alegre.
Festa da Luz e Telecentro - Na mesma ocasião, será comemorada a chegada da energia elétrica no Sertão da Fazenda. É a “Festa da Luz”, um festejo pelo benefício oferecido a 34 famílias que residem no local. Haverá ainda a inauguração do telecentro, que receberá 10 computadores através de um programa do Governo Federal.
“O Sertão da Fazenda deu um salto gigantesco em todos os sentidos. Trata-se de uma comunidade tradicional, que sempre sofreu bastante com as restrições que o Parque Estadual impõe e hoje vemos grandes avanços, como o uso da escola, através de decreto do prefeito Eduardo Cesar, para a aprendizagem de artesanato e outras atividades”, diz o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior.
“A Casa da Farinha recebeu esta grande reforma, um local que há mais de 20 anos não recebia melhorias e que agora estará pronto para receber os turistas. Quanto à questão da chegada da luz, é um grande avanço que esperamos que seja desenvolvido também no bairro do Camburi o quanto antes”, acrescentou o administrador.
O prefeito Eduardo Cesar também manifestou enorme satisfação com a reforma da Casa da Farinha e a chegada da energia elétrica no local. “Estou muito feliz pelo fato de a luz ter chegado no Sertão da Fazenda durante a minha gestão à frente do Executivo, pois esta foi uma conquista que exigiu muita batalha por parte da comunidade”, disse o prefeito.
História - A “Casa da Farinha” localiza-se no bairro Fazenda da Caixa, no sertão da Praia da Fazenda, na região norte de Ubatuba, próximo ao km 12 da Rodovia Rio - Santos e faz parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século XVIII. Abandonada a usina, aproveitou-se a roda d'água para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha construída na década de 50. Atualmente a Casa de Farinha é utilizada pelos produtores locais da mandioca e também apreciada como objeto histórico. (Fonte: PMU)

Prefeitura discute com Elektro fornecimento de energia e redução de consumo para comunidades de baixa renda
O primeiro bairro a receber a visita da Elektro foi o Parque Guarani, mas outros bairros também poderão receber o benefício

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, esteve reunida com a Elektro, na última quinta-feira, 12, para discutir a implantação do Programa de Eficientização Energética, que visa garantir o fornecimento e a redução do consumo de energia elétrica para as comunidades de baixa renda. O programa prevê a reforma da parte elétrica, proporcionando melhorias e refletindo diretamente em economia para o consumidor.
O primeiro bairro visitado pela Elektro, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, foi o Parque Guarani, mas outros bairros também poderão receber o benefício, a exemplo do Sesmaria, que também recebeu a Elektro e a prefeitura.
“Após solucionarmos o problema emergencial da água tratada no Parque Guarani, estamos procurando promover mais melhorias na infra-estrutura do bairro, que está em pleno processo de regularização urbanística e fundiária. Já conseguimos a desafetação da área, a autorização para concessão de direito real de uso para os moradores, e agora estamos caminhando para solução do problema da energia elétrica. As metas traçadas pelo prefeito Eduardo Cesar estão sendo definitivamente atingidas”, afirma o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado.
Desafetação - O projeto que prevê a mudança da destinação da área, já que pelo registro original era considerada área verde, o que impediria a existência de casas no local, foi aprovado pelo Legislativo, em sessão extraordinária, realizada no último dia 5 de julho.
O morador do Parque Guarani, Edwaldo Ribeiro de Souza, residente no bairro há 22 anos, agradeceu o empenho do prefeito e de sua equipe na busca da regularização fundiária do local. “Quero agradecer o desempenho e a dedicação da prefeitura, em especial ao prefeito Eduardo Cesar, pela atenção que vem sendo dada em busca de melhorias para nossa comunidade”, disse Edwaldo. (Fonte: PMU)

Curso de Hortas Suspensas acontece na próxima quinta-feira, na Praça Bip
A técnica é ideal para quem tem pouco espaço em casa, mas gosta de cultivar plantas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizará, no próximo dia 19, quinta-feira, mais uma edição do Curso de Hortas Suspensas. O evento acontecerá na Praça Bip, das 9 às 18h, trazendo informações teóricas e práticas para plantar diversos tipos de hortaliças, reciclando recipientes plásticos e outros materiais.
Esta edição do curso contará com a participação de trinta pessoas, mas a procura foi bem maior, segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli. “O preenchimento das vagas para o curso aconteceu na barraca da Secretaria, na Festa de São Pedro Pescador e muita gente ficou interessada em participar. Tivemos mais de cem inscritos, e desta vez atenderemos os primeiros trinta que realizaram a inscrição”, explicou a secretária.
A técnica de hortas suspensas é ideal para as pessoas que têm pouco espaço em casa, mas gostam de cultivar plantas. O curso traz como conteúdo técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. Dentro de recipientes como a garrafa pet, pneus velhos e canos de PVC, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante. (Fonte: PMU)

XIV Festival de Camarão da Almada vai animar a última semana de julho

Ubatuba - Entre os dias 26 e 29 de julho acontece, na belíssima Praia da Almada, na região norte de Ubatuba, o XIV Festival de Camarão, a tradicional festa que atrai moradores de toda a parte do município e muitos turistas para se deliciarem com os pratos elaborados à base de camarão. Além dos pratos típicos, diversos eventos animarão o público durante todos os dias.
Entre as delícias que serão oferecidas estão: bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão e muitos outros pratos, que poderão ser apreciados enquanto o público assiste a diversas apresentações culturais. O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Administração Regional Norte. (Fonte: PMU)

Convênio entre Prefeitura e CDHU entra em processo de licitação
O convênio, que foi firmado em 2005 entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado prevê a construção de 144 casas populares

Ubatuba - A Comissão de Habitação da Prefeitura de Ubatuba recebeu durante esta semana a notícia que será publicado, em breve, o edital de licitação para contratação da empresa que vai executar as obras de construção de 144 casas populares no município. O convênio entre a Prefeitura de Ubatuba e a CDHU foi firmado em 2005 e, no mesmo ano, o Poder Legislativo aprovou o projeto de lei que autoriza o Executivo a doar uma área pública visando a construção das casas.
“Este é mais um passo da administração municipal na direção de reduzir o déficit habitacional de Ubatuba. Desde o início do Programa de Congelamento, já conseguimos reduzir em 1% a taxa anual de crescimento populacional, o que significa 190 casas a menos no déficit habitacional. Isto reflete na redução da incidência de moradias em áreas de risco e áreas de preservação permanente, aumentando o poder de investimento na qualidade de moradia da população em geral”, afirma Claudinei Salgado, coordenador da Comissão Municipal de Habitação.
Sorteio - As casas populares serão sorteadas mediante inscrição, que deve preencher os requisitos definidos pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Ubatuba vai divulgar amplamente a data de início das inscrições.
De acordo com Claudinei Salgado, outros projetos vêm sendo desenvolvidos no município para atender as necessidades dos moradores de áreas de preservação permanente e áreas de risco, uma vez que este convênio com a CDHU contempla apenas as pessoas que forem sorteadas, independente de onde residem atualmente. “Temos seguido à risca as propostas feitas pelo prefeito Eduardo Cesar e agora já estamos colhendo os frutos de toda a dedicação e empenho da atual administração municipal”, acrescentou o coordenador da Comissão de Habitação. (Fonte: PMU)

Festa do Divino terá shows e diversas atrações na Praça da Matriz
A tradicional festa tem início nesta sexta-feira, com sua 141ª edição

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, está dando total apoio à 141ª Festa do Divino Espírito Santo, que acontece de 13 a 22 de julho de 2007, na Praça Exaltação à Santa Cruz e é organizada pela Paróquia, com o mesmo nome.
A tradicional festa faz parte do calendário anual de eventos da cidade e todos os anos reúne milhares de pessoas para apreciar os diversos comes e bebes e a boa música que anima as noites nas quais acontece o evento. No domingo, 22, acontece o esperado “bingão”, que neste ano tem como premiações um automóvel Gol 1.0 0km, TV 29”, TV 21”, câmera digital e DVD.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, a administração do prefeito Eduardo César presta todo tipo de apoio a este tipo de manifestação cultural, uma vez que este evento é um dos mais tradicionais de nossa cidade. “São mais de 140 anos de festividades, e a preservação de nossos valores e da nossa cultura é fundamental”, completa o secretário.
O pároco Frei Aldo Pietrobon agradece à comunidade e ao comércio pelo apoio e à prefeitura por toda a colaboração com a estrutura da festa. “Que o Divino Espírito Santo derrame sobre nós todos os dons e abençoe nossa cidade”, desejou o Frei.

Confira a programação da Festa do Divino 2007 e compareça!

Dia 16/07 – segunda- feira
20h30 - Sexteto
22h00 - Luiz Fernando e Gabriel

Dia 17/07 – terça-feira
20h30 – Ramam
22h00 - Ant'Danus

Dia 18/07 - quarta-feira
20h30 - Ministério de Música Igreja Doméstica
22h00 - Exalta Cristo

Dia 19/07 - quinta-feira
20h30 - Level 5
22h00 – Pracaniz

Dia 20/07 - sexta-feira
20h30 – Congada
22h00 - Alessandro e Gabriel

Dia 21/07 – sábado
20h30 - Quadrilha do Itaguá
21h00 - PE. Joãozinho, SCJ

Dia 22/07 – domingo
20h30 - Bingão
22h00 - Zé do Vale e Matagal (Fonte: PMU)

Policia Militar apreende crack em Ubatuba

Ubatuba - Na noite do dia 15 de julho, às 22h38min, os Policiais Militares de Ubatuba, receberam uma denúncia anônima que estaria acorrendo tráfico de entorpecente na Rua Teixeira, no bairro Mato Dentro, quando depararam com os infratores da lei D. H. C. T., de 18 anos e o infrator B. C. R. D., de 19 anos, em atitude suspeitas, após abordagem e busca pessoal foram localizadas 13 pedras de crack e R$ 32,00(trinta e dois reais) em dinheiro. Dada voz de prisão aos infratores da lei que foram conduzido ao Distrito Policial e autuados em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente, ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias da FUNDART

Lira do Amanhã e Coral Lirinha - No último dia 7, sábado, no auditório da Fundart, a Lira “Pe. Anchieta” apresentou mais um produto do seu trabalho. Trata-se do projeto Lira do Amanhã e Coral Lirinha, o que implica em aulas semanais, que recomeçaram a partir de março último.
O projeto Lira do Amanhã tem 40 alunos matriculados entre 7 e 14 anos e o Coral Lirinha tem 35, também compreendendo essas idades. Os maestros Valdeci e Amarildo cuidam da direção e coordenação musical, com aproveitamento muito bom. As oficinas são gratuitas. O projeto tem por objetivo, além do trabalho social, a formação de músicos que comporão o elenco da Banda Sinfônica Lira “Pe. Anchieta.”
A inclusão social compreende um conjunto de políticas públicas direcionadas às áreas da educação, saúde, geração de renda, segurança, cultura, esporte e lazer. Pensando nisso, a Sociedade Lira “Pe. Anchieta” em parceria com a Fundart estão, no ano de 2007, dando continuidade ao projeto “Lira do Amanhã” e “Coral Lirinha”, com o objetivo de suprir, dentro de suas possibilidades a demanda cultural das crianças, por meio do ensino da música instrumental e canto coral, de modo que, no futuro, Ubatuba possa se tornar um pólo musical com reconhecimento nacional, além de poder oferecer às crianças uma perspectiva de acesso ao mercado de trabalho por meio do aprendizado da música.

Fundart recebe visita ilustre - O emérito professor Aziz Ab'Sáber visitou pela segunda vez, este ano, a Fundart. Desta feita doou três exemplares da publicação de Estudos Avançados - da Universidade de São Paulo, bem como um exemplar de Os Domínios de Natureza no Brasil - Potencialidades Paisagísticas, de sua autoria. Aziz Ab'Sáber é professor ilustre e um dos maiores especialistas em questões ambientais, nacional e internacionalemente reconhecido e premiado.

Festival de Inverno da Região Sul - Vários eventos da região sul já ganham espaço no calendário turístico/cultural de Ubatuba. A criação do Festival de Inverno, que se realiza neste mês, está em andamento. São várias manifestações que vêm recebendo bom público, desde a população local até turistas que visitam a região nessas ocasiões. A Fundart tem prestado apoio cultural às realizações daquela comunidade, quando a população se reúne através de suas entidades, contribuindo para com as ações sociais ali desenvolvidas.

7ª Festa da Mandioca - A Festa da Mandioca (do Sertão do Ubatumirim) vem crescendo em público e importância a cada ano. Por isso em sua última edição recebeu investimento maior, por parte de seus promotores e parceiros. Assim, na prática, a festa que em 2007 aconteceu nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, reafirmou sua importância.
A Festa da Mandioca poderá ser incluída no calendário turístico/cultural pelo seu valor identitário, a partir da comida típica caiçara com base na mandioca no preparo de todos os pratos que são confeccionados e comercializados. A Fundart e a Prefeitura emprestaram seu apoio ao evento que já vem se qualificando a cada ano, como manifestação típica de nossa identidade cultural. (Fonte: Fundart)

 

CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - Fone : 3833.2066
LANÇAMENTO MUNDIAL!!!!!!!!!!!!!
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs - 19:20 hs e 22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone : 3832.2843
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!!!
Ás 17:00 hs - 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Os pássaros que se vestem de folha

Um dia um menino de São Paulo
olhou para a confusão
de folhas e trinados
nas árvores de meu quintal
e como nada visse
fez a indagação:
"- Periquitos existem mesmo
ou não passam de assombração?"

Félix Cabral

Ilha Anchieta
Leda Galvão


Resumo histórico - Durante o Século XVI, a Ilha Anchieta era conhecida como Terra de Cunhambebe em referência ao cacique líder da Confederação dos Tamoios.
Do Século XII ao XIX, foi ocupada por pequenos plantios de cana-de-açúcar e café e serviu como base naval para navios portugueses.
No Século XX, a Ilha Anchieta foi transformada em presídio e sofreu várias modificações: em 1907 o governo criou a Colônia Correcional da Ilha dos Porcos, e, na década de 30 a transformou em Presídio Político.
No dia 19 de março de 1934 atendendo à população de Santos, a Ilha dos Porcos passou a se chamar Anchieta.
O Levante - No dia 20 de junho de 1952, 115 detentos saem, em fila indiana, para o corte de lenha no Morro do Papagaio. Ao retornarem, um deles pede ao guarda que lhe acenda o cigarro. O detento abraça fortemente o soldado e, matando-o, retira-lhe o uniforme vestindo-o em seguida. Era o primeiro passo para conquistarem a liberdade.
Continuando a marcha, os soldados que encontram são amordaçados e, depois, mortos. O próximo objetivo foi invadir o quartel, arrombar a casa de armas e incendiar os presídios. Os detentos não hesitam em atirar e a morte e as labaredas tomam conta da ilha.
Os amotinados aguardam em vão o veleiro que não veio, pois o piloto ao ouvir os tiros, retorna para o continente. Desesperados, os detentos ou se atiram nas águas ou se escondem na mata.
Nove dias após o Levante, a Secretaria de Segurança divulga o balanço dos acontecimentos. Dos 453 sentenciados, 80 estão presos no Carandiru, 8 na Cadeia Pública de Cunha, 1 em Paraty, 15 mortos e, os demais, desaparecidos.

... E NO RELÓGIO DE SOL

... e no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas,
enquanto outras sombras inquietas
movem-se dentro das celas da prisão
a imaginar vinganças e a sonhar
que, livres das algemas,
a vida plena e a liberdade virão ao seu encontro.

...E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas...
e o mar ali tão perto, a escuna a balançar por sobre as ondas,
ondas que quebram na praia e que levam para dentro do oceano
mensagens mescladas de ódio e de esperança...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas...
e o vento que assobia entre as folhas dos coqueiros
leva pra longe o horror das solitárias, os gritos, os lamentos,
a fome e a sede dos detentos que, lentamente, se transformam em animais...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos
a sombra marca as horas
e o momento de revolta que transforma o verde da floresta
no vermelho do sangue dos corpos lacerados
e no vermelho alaranjado das chamas que sobem do presídio...

... E no Relógio de Sol da Ilha dos Porcos, hoje, Anchieta,
a sombra marca as horas...
e o vento e o mar levam os gritos de alegria dos turistas
que passeiam livremente pelas trilhas e visitam, apenas curiosos,
as ruínas, as paredes silenciosas e calcinadas, das celas hoje vazias...

... E no Relógio de Sol da Ilha Anchieta
a sombra marca as horas
dos que a amam e cuidam dela com carinho.
Mas, na noite escura, os que sabem ouvir além de seus sentidos,
ainda ouvem junto ao marulhar das ondas, os ecos dos gemidos...

Leda Galvão

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

C O M U S - Conselho Municipal de Saúde
Lleição das entidades de trabalhadores e prestadores de serviço na saúde


O Conselho Municipal de Saúde convoca as Entidades de Classe, Instituições, Associações, Representantes e Serviços de Saúde, para que em 2a. Eleição a realizar-se no próximo dia 17 de julho às 19:00 horas, preencha as vagas restantes, que comporão este Conselho no biênio 2.007 a 2.009.
Comunicamos que já em primeira convocação, realizada no dia 10 de julho último, às 19:00 horas, na Casa dos Conselhos, sito à rua Paraná 257, atendendo à convocação divulgada pela imprensa local, compareceram para a eleição os representantes das entidades abaixo mencionadas para ocuparem entre si as 9 (nove) vagas que lhes são destinadas em conformidade com o novo Regimento Interno deste Conselho, sendo:
" 6 (seis) vagas destinadas aos TRABALHADORES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
" 3 (três) vagas destinadas aos PRESTADORES DE SERVIÇOS NA SAÚDE
Os representantes presentes foram:
- ACDU - Associação dos Dentistas (Prestadores)
- Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Trabalhadores)
- Associação dos Funcionários da Santa Casa - AFUSCA (Trabalhadores)
Faltam, portanto serem preenchidas mais 2 (duas) vagas pelos Prestadores de Serviço e mais 4 vagas pelos Trabalhadores na Saúde.
Dada a relevante importância da participação das entidades desses segmentos da sociedade, junto ao COMUS. E afim de que toda a sociedade esteja particularmente representada nas deliberações, soluções e encaminhamentos que digam respeito à melhoria dos serviços de saúde prestados à população, quer público ou privados. É que este atual Conselho Municipal de Saúde, cujos seus membros concluem seus períodos de mandatos - biênio 2.005 a 2.007 esperam contar com a participação de todos no próximo dia 17 de julho.
Respeitosamente,

Secretaria Executiva do
Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba


Convite

A Coordenação do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Elektro, convidam V.Sa. para a inauguração das obras de eletrificação rural no Quilombo Fazenda Picinguaba, localizado no Município de Ubatuba, beneficiando 34 famílias, com ligações domiciliares, além de um Centro Comunitário e uma Casa de Farinha.
Na ocasião será realizada solenidade comemorando a restauração do telhado da Casa de Farinha, pela prefeitura de Ubatuba.
O Programa Luz Para Todos já levou energia elétrica a mais de 48.000 famílias no Estado de São Paulo, beneficiando diretamente cerca de 200.000 pessoas no meio rural, até então excluídas do setor elétrico.
Local: Quilombo Fazenda Picinguaba, Município de Uubatuba
Endereço:
Dia: 20 de julho de 2007
Horário: 17 horas

Fernando Selles Ribeiro
Coordenador do Comitê Gestor Estadual


Gostariamos Saber
Novas reflexões sobre a situação atual da Santa Casa de Ubatuba


A sociedade consciente de Ubatuba está preocupada. Assusta o que se comenta, nas ruas e em outros ambientes, pelos usuários da Santa Casa. Esses comentários revelam situação de penúria, carência de médicos especialistas, medicamentos em falta, funcionários (as) demitidos (as) sem pagamento dos direitos trabalhistas, médicos enxotados, pagamentos de salários atrasados e um triunvirato intervencionista despreparado e ausente. Gostaríamos saber se todo isso é verdade e quais as providências que a Administração Municipal, interventora da Santa Casa, vai tomar para sana-las.
A intranqüilidade cresce, geometricamente, lendo os artigos do coordenador do Conselho Gestor, Sr. Elias Penteado Leopoldo Guerra que, segundo informações, escreve com a concordância e a aprovação de todos os integrantes do Conselho Gestor.
Seus escritos revelam quadro administrativo, gerencial e financeiro de caos. Não é possível identificar projeto gerencial da entidade e ou administrador investido de autoridade, qualificação e competência disposto a resolver a problemática da instituição Santa Casa. A angustia que, supostamente, atormenta, ao Sr. Elias Guerra e ao Conselho Gestor, é a de toda a sociedade consciente de Ubatuba.
No último artigo (Litoral Virtual 11-07-07 e A Semana 11-07-07 página 09) "Santa casa da cidade pode fechar as portas em dois meses", além do título significativo e escatológico afirma:
- "A previsão é de que os recursos financeiros da entidade se esgotem em dois meses, o que resultaria no fechamento total da Santa Casa".
- "Os salários de alguns médicos estão atrasados há dois meses e uma série de cortes está acontecendo pela falta de verba para pagamento".
- "Nós temos uma dívida acumulada que passa de 20 milhões de reais, o que impossibilita qualquer obtenção de crédito que pudesse salvar o hospital".
- "Tem informações de que o orçamento da prefeitura está estourado e os recursos municipais destinados à Santa Casa devem se esgotar em breve".
- "A assessoria de Clodovil Hernandes ressalta que a gestão atual da entidade ainda não é adequada e é contrária também ao desligamento de médicos e enfermeiras, que ocorreu semana passada".
- "Há algum tempo foi realizada uma série de demissões e afastamentos, a Santa Casa voltou a entrar em crise e temor, que o único hospital da cidade feche as portas".
- "Em função do final de semana e feriado de 9 de julho nenhuma autoridade da área foi encontrada para responder pela prefeitura". Sem comentários!.
A última afirmativa evidencia o abandono por parte da Prefeitura e de seu triunvirato intervencionista. Confirmando a história, governo triunviro, não dão certo.
Como não podia deixar de acontecer, o Sr. Eduardo de Souza César, respondeu no seu estilo (dele, Eduardo S. C.) agressivo, desqualificador, mentiroso, diversionista, culpando o passado, misturando, suposta façanhas, que nada tem a ver com a Santa Casa, sem apresentar soluções, sem argumentos para negar a realidade e arrolando idiotices conspiratórias de inimigos políticos, da oposição.......etc...etc. Nada que possa esclarecer as dúvidas e apresentar contraprovas ao afirmado pela voz das ruas, usuários da Santa casa, Conselho Gestor e aos provados desvios de conduta, na Santa Casa, após a intervenção da Prefeitura. Desvios que foram exaustivamente provados e comentados e para os quais não houve solução ou punição.
A Santa Casa está em crise. Toda a sociedade sabe e sofre as conseqüências. Só o Sr. Eduardo de Souza César e sete vereadores não sabem disso. A omissão e o conluio podem ser fatais para o presente e para o futuro do município de Ubatuba. São necessárias soluções rápidas, honestas, transparentes e eficientes. Essas soluções exigem pessoas qualificadas, de bom senso, respeitadoras dos direitos e da legislação que rege as Santas Casas. Triunviratos não funcionam.
Concluímos com uma frase de LYA LUFT : "Todas as vezes em que desviamos o olhar lúcido ou recolhemos o dedo denunciador, pagaremos um alto preço, durante um tempo incalculavelmente longo". ("Errata do pé de página". VEJA, Edição 2017, pg 20).
A gravidade aumenta quando o dever de ofício do cargo exige, como é o caso dos Srs. Vereadores, o olhar lúcido e a obrigação de denunciar e esclarecer ao povo, que tem o direito de saber.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Abuso

Deveriamos patrulhar é a palavra certa para não deixarmos pessoas que só pensam em dinheiro estragarem nossas praias. Há pessoas atualmente querendo implantar um novo recuo de construção qdo a praia inteira obedece a um recuo eles vêem descobrem uma lei de l800 e nada que nem foi aprovada e feita baseada na preamar do rio de janeiro e, começam a se utilizar dela prejudicando os que obedeceram o recuo exigido de 33mts da linha da jundu. O que fazer ? Devemos tomar séria providencias deve haver algum modo de defendermos nosso patrimônio. Espero sugestões.

Carlos Alberto
via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Través do Itaguá  ©Antonio Sebe

Través do Itaguá
©Antonio Sebe

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor