Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 18 de Julho de 2007 - Nº 1813 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Vencedora do Animamundi 2007 é ex-aluna do Colégio Anglo-Módulo
B.A Oliveira representa UNIMÓDULO em campeonato na Bahia


Caraguatatuba
Prêmio Projeto Destaque é lançado em Caraguá
Caraguá fica em 10º lugar nos Regionais de Ubatuba e se prepara para receber o evento em 2008
Ciclistas de Caraguá trouxeram 4 medalhas de Caçapava
Programa Escola da Família capacita Educadores Profissionais
Polícia Militar prende infrator da lei pelo crime de roubo

Ilhabela
Manoel Marcos implanta serviço de ouvidoria pública
Ilhabela é a cidade da região com menor índice de mortalidade infantil


São Sebastião
Juquehy e Boracéia ganham novas creches a partir de agosto
Mau tempo impede análise do índice do mosquito da dengue na Costa Sul
Ressaca danifica Praça do Surfe
Prefeitura realiza reunião com comerciantes da Rua da Praia
Sectur abre inscrições para Mapa Cultural Paulista
Saúde faz mais de 2 mil atendimentos em oftalmologia entre junho e julho
Internet integra unidades de Pronto-Socorro do Centro e Boiçucanga
Banco de Leite Humano de São Sebastião é destaque em revista de circulação nacional
Comissão das Zeis promove reunião em Cambury, na Costa Sul
Prefeitura cria Comissão Especial de Desenvolvimento Integrado
Voluntários de São Sebastião trabalham para a realização do Pan
Região central indica representantes para Conferência da Assistência Social


Ubatuba
Após reforma, Ubatuba reiabre 'Casa da Farinha'
Três ruas terão mãos de direção alteradas nos próximos dias
Prefeitura retira placas de sinalização específica para os Jogos Regionais
XIII Semana da Educação homenageia cultura caiçara em Ubatuba
Confira a programação da XIII Semana da Educação de Ubatuba:
Empresas têm até final do mês para parcelar débitos municipais visando o Simples Nacional


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vencedora do Animamundi 2007 é ex-aluna do Colégio Anglo-Módulo
Jannaina disputou em uma das categorias mais concorridas


Litoral Norte - O Colégio Anglo-Módulo tem mais motivos para comemorar o sucesso de seus ex-alunos. Nessa semana foi divulgado o resultado da mostra competitiva do Animamundi e uma carinha conhecida levou a melhor na categoria "celular": Jannaina Bonacelli, que formou-se em 2000.
Essa foi a terceira participação dela no evento, um dos maiores do mundo no gênero. "No começo achei que era engano, mas quando vi minha animação passando na tela, comecei a tremer de felicidade, emoção, tudo ao mesmo tempo", lembrou.
Jannaina conta que sempre gostou muito de desenho animado e que a primeira vez que foi ao evento foi em 2002. Desde então, todo o ano ela inscreve algum trabalho. "Dessa vez acredito que venci por ter unido na mesma animação todos os elementos dos temas propostos".
A animação vencedora de Jannaina levou o nome Se Liga no Mundo. Você pode assistir ao vídeo clicando no seguinte endereço: http://www.animamundi.com.br/cel_galeria.asp?ano=2007&cod=96  (Fonte: Módulo)

B.A Oliveira representa UNIMÓDULO em campeonato na Bahia
Atleta é um dos mais renomados do esporte em todo o estado

Litoral Norte - O atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO B.A. Oliveira stá em Porto Seguro (BA) para a 1ª Copa do Imperador de Supino. O evento acontece nesse sábado, 21, e é organizado pelo Conselho Nacional de Força.
Serão premiados com troféus os três primeiros colocados nas categorias até 65kg, 75kg, 85kg e acima de 85kg livre masculino.
Retorno - B.A já esteve em Porto Seguro nesse ano. Em janeiro ele conquistou o 1º lugar em uma competição que reuniu diversos atletas e foi o único representante do Estado de São Paulo. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prêmio Projeto Destaque é lançado em Caraguá
Para incentivar a implantação de projetos pedagógicos voltados para a educação infantil, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Mamulengo Social lançaram na última sexta-feira, a edição 2007 do Prêmio Projeto Destaque.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo Social, lançou na última sexta-feira, dia 13 de julho, a edição 2007 do Prêmio Projeto Destaque. Pelo segundo ano consecutivo, o concurso vai reconhecer por meio de prêmios, projetos desenvolvidos com as crianças dos dez CEIs (Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba) que se destacarem.
Em 2006, o projeto surgiu com a proposta de valorizar e qualificar o ensino da educação infantil. Além dos CEls, as creches conveniadas do município também podem concorrer. Entre os objetivos do concurso estão: identificar, reconhecer e divulgar projetos significativos da área da educação infantil, desenvolvidos nas unidades de educação infantil, que atendam os critérios de avaliação determinados.
Cada unidade pôde concorrer com projetos, nas categorias A, de zero a três anos e categoria B, de quatro a cinco anos. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais da área da educação e por representantes de entidades da sociedade civil voltadas à cidadania.
A cerimônia de lançamento foi realizada em clima de festa, que também comemorou os 15 anos do Instituto Mamulengo, no Clube Mandala. Mais de 800 profissionais participaram do evento, em ocasião do 2º encontro de educadores dos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba. Os presentes conhecerem um pouco mais dos projetos concorrentes ao Prêmio Destaque, por meio de um vídeo que foi exibido, mostrando ações de dez projetos.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar esta iniciativa é bem importante porque valoriza o trabalho da educação infantil, que segundo ele é a base do ensino. Aguilar aproveitou para agradecer e elogiar o trabalho não só dos profissionais cujos projetos participam do prêmio, mas de todos os demais que têm se empenhado pela educação infantil em Caraguatatuba.
A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo também elogiou a proposta. Segundo ela, esse tipo de prêmio, além de valorizar o bom trabalho já desenvolvido, acaba incentivando novas propostas, que poderão elevar a qualidade do trabalho, resultando na excelência do atendimento.
Conforme explicou a coordenadora técnica do Instituto, o prêmio foi um meio de reconhecer o que já está sendo feito pela educação infantil de Caraguatatuba. Ela conta que os resultados foram bem positivos na edição passada e que desta vez a expectativa é ainda melhor. (Fonte: PMC)

Caraguá fica em 10º lugar nos Regionais de Ubatuba e se prepara para receber o evento em 2008

Caraguatatuba - A 51ª edição dos Jogos Regionais de Ubatuba terminou no último sábado, dia 14, e a delegação de Caraguatatuba voltou para casa em 10º lugar com duas medalhas de prata e três de bronze. As equipes conquistaram 93 pontos para o município. Em 2006, Caraguá ficou em 11º lugar, com duas medalhas de ouro e duas de bronze.
Neste ano, as medalhas de prata foram conquistadas com o atleta Fabiano Feitas Daniel, da Natação, e Sumaia Ali do Ciclismo. Trouxeram as medalhas de bronze, as modalidades de Vôlei de Praia feminino, Dama livre e Voleibol masculino.
A cidade de Caraguatatuba se prepara para receber, em 2008, as mais de 40 delegações da segunda região desportiva, para a 52ª edição dos Jogos Regionais. Esta será a 3ª vez que o município recebe os mais de 7 mil atletas para um dos maiores eventos esportivos do Estado.

Confira os resultados por categorias:

Livre
Tênis masculino - 6º lugar
Vôlei de Praia feminino - 3º lugar
Capoeira feminino - 6º lugar
Dama - 3º lugar com 36 pontos

Sub-21
Basquete feminino - 6º lugar
Basquete masculino - 4º lugar
Xadrez masculino - 7º lugar
Xadrez feminino - 6º lugar
Vôlei masculino - 3º lugar
Vôlei masculino - 4º lugar

Skate:
Mirim: 6º colocado
Amador: 8º e 9º colocados
Feminino: 3º colocado
Classificação por equipe - 5º colocado

Natação PPD (Portadores de Deficiência Física)
100 metros livre masculino - 2º lugar
Ciclismo feminino - 2º lugar
Classificação geral feminino - 4º lugar

Modalidades Extras:
Futvôlei - 1º lugar
Kung Fu
Arma Dupla e Articulada - 3º lugar
Mãos Livre - 3º lugar
Bastão e Lança - 3º lugar
Tuesou até 80kg - 3º lugar
Tuesou até 90kg - 1º lugar
Tuesou acima de 90 kg - 3º lugar
Sanshu até 90kg - 2º lugar
Sanshu até 85kg - 3º lugar
Sanshu até 65kg - 1º lugar
Sanshu até 60kg - 2º lugar
Feminino Armas Longas - 3º lugar
Classificação geral: 5º lugar no masculino e feminino
Beach Soccer masculino - 2º lugar
Beach Soccer feminino - 4º lugar
Futebol de Botão - 5º lugar (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá trouxeram 4 medalhas de Caçapava

Caraguatatuba - Sete atletas de Caraguá participaram da 4ª etapa do campeonato Municipal de Caçapava. O evento aconteceu no domingo, dia 15, e reuniu cerca de 200 competidores. Quatro dos caraguatatubenses voltaram para casa com medalhas.
Na categoria Infantil, Rafael Alves sagrou-se campeão; na Infanto-Juvenil, Thiago Alves ficou com o 2º lugar. Na categoria Júnior, Heron Domiciano ficou em 4º lugar e Degmar Moreira garantiu o último lugar no pódio, 5º colocado.
A equipe de Caraguá conta com o apoio da prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, J. Bike, ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá, Geomater, Café Eletrônico, Forma Atlética Academia, Bit Company e Beach Energy. (Fonte: PMC)

Programa Escola da Família capacita Educadores Profissionais

Caraguatatuba - No último dia 13 de julho aconteceu na Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba uma Capacitação para os Educadores Profissionais do Programa Escola da Família. Foi trabalhado o Circuito Escolar que acontecerá nas escolas durante os meses de Agosto e Setembro.
Este Circuito acontece todos os anos desde 2004. Este ano o tema do Circuito é "Leitura", que tem como objetivo o aprimoramento desta importante competência a partir da pedagogia do Superação Jovem, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna. A leitura no seu sentido geral amplia os horizontes e transporta os participantes ao mundo da imaginação sem contar os conhecimentos mil que acabam adquirindo, pois a leitura situa o homem no mundo. Portanto, é de suma importância o desenvolvimento de uma "cultura de leitura".
A partir do dia 03 de agosto a Coordenação Regional do Programa Escola da Família trabalhará semanalmente cada Missão sendo que a cada retorno dos Educadores Profissionais será levantado o feedback da Missão anterior, e será realizada a capacitação da missão subseqüente.
Com esse trabalho os participantes do projeto esperam contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em nossas escolas estaduais onde acontece o Programa Escola da Família.

Polícia Militar prende infrator da lei pelo crime de roubo

Caraguatatuba - No dia 16 de julho, às 17h20min, Policiais Militares de Caraguatatuba, receberam informações via Centro de Atendimento e Despacho (CAD) de uma ocorrência de roubo na Rua Caraguatatuba, no bairro Travessão. Ao se deslocarem até o local depararam com o infrator da lei com os produtos do roubo, um celular e uma quantia de R$ 130,00 (cento e trinta) em dinheiro. Dada voz de prisão ao infrator da lei que foi conduzido ao Distrito Policial e autuado em flagrante delito pelo crime de Roubo ficando recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos implanta serviço de ouvidoria pública
A medida visa ampliar o atendimento e a solução dos problemas e anseios da população.

Ilhabela - A partir da próxima semana a prefeitura de Ilhabela estará disponibilizando o serviço de ouvidoria pública.
O ouvidor, Davi Guerra Pena, nomeado recentemente pelo prefeito da cidade, Manoel Marcos de Jesus Ferreira estará atendendo a população no Paço Municipal.
Segundo a lei municipal 318/04, que cria o referido cargo, compete ao ouvidor receber opiniões, reclamações, sugestões, críticas ou denúncias apresentadas pela comunidade em geral, além de examinar e identificar as causas e procedência das manifestações recebidas, processar e analisar os meios para solucionar todas as demandas, utilizando-se dos recursos possíveis. Assim como encaminhar os contribuintes aos setores responsáveis e acompanhar as providências tomadas, através de prazo estabelecido, dar ciência e manter informado o interessado quando for de interesse individual, e quando for de interesse público, informar coletivamente.
Segundo Manoel Marcos, ao ouvidor cabe ainda: “Sugerir ou recomendar a adoção de medidas visando o aperfeiçoamento e o bom funcionamento da Instituição pública, além de divulgar os serviços prestados pela Ouvidoria Municipal. Ele ainda deverá prestar, quando solicitado, informações e esclarecimentos ao Prefeito, e a seus secretários e assessores diretos, proteger os direitos dos manifestantes, bem como, resguardar a prefeitura municipal de acusações ou críticas infundadas”.
À ouvidoria pública, cabe ainda manter o sigilo sobre a identidade do manifestante, quando solicitado, ou quando tal providência se fizer necessário.
Os munícipes poderão entrar em contato com o ouvidor através do telefone, (12) 3896-9200; fax; correspondência - via correio; email, ouvidor@ilhabela.sp.gov.br ; no protocolo central da prefeitura ou por contato direto pessoalmente, no Paço Municipal, na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê. (Fonte: PMI)

Ilhabela é a cidade da região com menor índice de mortalidade infantil

Ilhabela - Para cada mil nascidos vivos, a cidade do Litoral Norte que tem a menor média de mortalidade infantil, relação entre mortes de menores de um ano, é Ilhabela. De 2002 a 2005, os números foram decrescendo de 20,0 para 4,0, uma queda de 80%, segundo dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).
Este é o período da inauguração do Hospital Mário Covas, que possibilitou um melhor atendimento as gestantes e crianças, demonstrando quanto uma unidade médica é importante para o quadro de mortalidade infantil.
Antes deste período, Ilhabela não tinha maternidade. O hospital na época, Santa Casa, passava por dificuldade financeira a ponto de não atender os pacientes, que eram removidos para São Sebastião.
Para o secretário de Saúde da cidade, Arquimedes Hyppolito, foi um conjunto de fatores, beneficiado com o novo hospital, que proporcionou este resultado para Ilhabela. Primeiro o pré-natal, que atinge quase 100% de cobertura.
Depois, explicou o secretário, a gestante quando chega no oitavo mês e apresenta algum risco de saúde, como hipertensão e diabetes, tem contato direto com o obstetra.
Há ainda a assistência ao parto, quando o normal é sempre incentivado. O trabalho que a maternidade do hospital desenvolve vai desde a criança ficar junto com a mãe até o estímulo ao aleitamento materno, além de pediatra 24 horas por dia. “É um suporte na rede para mães”, completou.
O PSF (Programa de Saúde da Família) que trata da Educação e Saúde também foi apontado pelo secretário como fator do índice baixo de mortalidade. “As mães são educadas para se antecipar aos fatos”, disse, se referindo a prevenção que é a vacinação e visita ao médico.
Devido aos números altos em 2001 e 2002, que foi respectivamente 10,6 e 20,0, a média de Ilhabela destes anos até 2005 foi de 10,4, bem menor que a média das outras cidades do Litoral Norte.
O segundo município com menor taxa é São Sebastião, com uma média de 16,9%. Seguido vem Ubatuba, com 16,95 e Caraguatatuba com 19,48, coincidentemente ambas apresentaram, nos últimos meses, problemas financeiros nos hospitais das cidades. Estas cidades ainda apresentam um número maior que a média da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que foi 14,4. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juquehy e Boracéia ganham novas creches a partir de agosto

São Sebastião - O Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou na última segunda-feira (16/7) a celebração do convênio entre a Secretaria de Educação (Seduc), da Prefeitura de São Sebastião e a Associação Primeiras Letras que oferecerá mais de 80 vagas para a creche de Juquehy, além da Associação Recreativa e Creche Peraltinha, em Boracéia, que atenderá cerca de 35 crianças.
A assinatura do convênio, assim como o início do atendimento está previsto para o dia 1° de agosto. A votação dos membros do CME é de forma aberta e o Conselho é formado por cerca de 10 pessoas entre professores aposentados, pais de alunos, Associação de Pais e Mestres (APM), Sociedade Civil e Secretarias Municipais da Prefeitura de São Sebastião.
No exemplo da Creche de Juquehy, um estudo da demanda já foi realizado, com inscrições feitas por moradores na Escola Municipal de Ensino Infantil "Branca de Neve". A creche deverá atender crianças de 1 ano e seis meses até 4 anos.
Outra ação acompanhada pelo CME foi a firmação do convênio entre a Seduc e o Instituto Aryran no final de junho para promover o projeto “Tempo de Infância”, que objetiva a gestão educacional compartilhada. O convênio beneficiará a EMEI Mundo Encantado e a Creche Diva Bernardino, ambas localizadas no bairro do Canto do Mar, na Costa Norte da cidade.
Atualmente, são atendidas 330 crianças de zero a cinco anos, mas com o convênio o número de crianças atendidas será de 530, ou seja, um aumento de 200 vagas.
As reuniões do Conselho Municipal de Educação são sempre na segunda 2ª feira de cada mês a partir das 18h, na Seduc. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br (Fonte: PMSS)

Mau tempo impede análise do índice do mosquito da dengue na Costa Sul
Número atualizado de casos positivos da doença continua sendo de 116

São Sebastião - O mau tempo prejudicou, nesta semana, o início da análise a ser realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau) em relação ao índice do mosquito da dengue na Costa Sul de São Sebastião. O serviço deve ser desenvolvido na próxima semana. Trata-se da Atividade da Densidade Larvária (ADL) para confirmar se há a presença do vetor na região. Ao todo, de acordo com a Vigilância em Saúde, são 400 imóveis que serão vistoriados entre os bairros de Toque Toque Grande e Boracéia.
O resultado da ADL vai servir para verificar qual trabalho será desenvolvido na região, uma vez que a Costa Sul está classificada como área não infestada. A Vigilância explica que o índice satisfatório tem de ser menor que um. Acima disso, e até 2,9, é considerado como estado de alerta. De três em diante existe o risco de se ter um surto, ou seja, a epidemia da doença.
O número de casos confirmados em São Sebastião continua sendo 116, sendo 113 contraídos no município (autóctones) e três importados, ou seja, adquiridos em outras cidades.
De acordo com a Vigilância, os bairros com maior índice de registros são Boiçucanga (58), Maresias (22), Morro do Abrigo (10), Centro (6) e Topolândia (4). Com três casos estão os bairros da Enseada e Topovaradouro. Já Cambury e Pontal da Cruz possuem dois cada um e Juquehy, São Francisco, Boracéia, Toque Toque Pequeno, Porto Grande e Jaraguá têm apenas um registro de dengue, respectivamente.
De 311 casos suspeitos, 116 são positivos, 120 negativos e 75 estão aguardando resultado do exame. Na semana passada, a Vigilância atuou na colocação de telas nas caixas d’águas de acordo com o levantamento feito durante um arrastão executado na Costa Sul, cujo objetivo foi o de limpar a área. (Fonte: PMSS)

Ressaca danifica Praça do Surfe

São Sebastião - Uma forte ressaca ocorrida na madrugada desta terça-feira (17/7) danificou o deck da Praça Internacional do Surf, localizada na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
De acordo com a Subprefeitura da Costa Sul, da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), o dano só não foi maior porque parte da estrutura comprometida está apoiada em balanço, ou seja, em viga sem suporte. Para evitar prejuízos futuros, a Subprefeitura estará escorando o trecho afetado colocando, por exemplo, pedras sob o deck. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza reunião com comerciantes da Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), realiza na próxima quinta-feira (19/7), às 16h30, no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), uma reunião com os comerciantes da Rua da Praia e em seu entorno.
Os temas a serem abordados durante o encontro são: inauguração da revitalização da Rua da Praia, que está prevista para acontecer no dia 7 de setembro de 2007 (Dia da Independência), decreto sobre a revitalização dos locais históricos, adequação da acessibilidade, padronização das fachadas e mobiliários a serem utilizados na área externa dos estabelecimentos.
Segundo a diretora de Planejamento da Secretaria de Obras e Planejamento, Kátia Gomes Severi, bares e restaurantes, por exemplo, terão de seguir um padrão de mesas e cadeiras para a área externa do estabelecimento e calçadão. Também serão adequadas as fachadas, incluindo toldos e letreiros.
A obra continua em ritmo acelerado e segundo a Secretaria de Obras e Planejamento nos próximos dias serão colocados o paisagismo, mobiliários e a fiação para instalação de lampiões.
Com investimento de R$ 6,9 milhões, a obra vai do Restaurante Tip-Top até a Pizzaria Palhoça. Entre as mudanças estão: mão dupla na avenida, cabos de energia subterrâneos e sistema de iluminação ornamental, novo calçadão com jardins, bancos, novas luminárias e troca de pavimento. (Fonte: PMSS)

Sectur abre inscrições para Mapa Cultural Paulista

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista nas modalidades de Artes Visuais (artes plásticas, fotografia e desenho de humor), Dança, Teatro, Vídeo, Canto Coral, Conto e Poesia.
As inscrições podem ser feitas na Sectur, que fica localizada na Rua da Praia, na região central de São Sebastião. O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. No biênio 2005-2006 mobilizou 322 municípios com 1.902 inscrições.
A seleção de trabalhos para a próxima fase vai acontecer no Teatro Municipal, entre os dias 21 e 25 de agosto. A fase regional acontecerá de forma descentralizada e acontecerá em vários municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Já a fase estadual será realizada em São Paulo. A Prefeitura cobre todos os custos dos sebastianenses classificados para as outras etapas.
De acordo com o diretor de Cultura da Sectur, Gleivison Gaspar, a expectativa para o Mapa Cultural 2007-2008 é muito boa. “A participação do nosso município no Mapa Cultural é bastante significativa, visto que São Sebastião competiu nas nove ‘categorias’ na última edição e chegou à fase estadual na modalidade ‘Conto’”, disse Gaspar. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Saúde faz mais de 2 mil atendimentos em oftalmologia entre junho e julho

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou mais de 2 mil atendimentos em oftalmologia entre junho e julho. Nestes dois meses vem sendo desenvolvida uma ação que visa atender toda a demanda reprimida nesta área.
Os pacientes foram pré-agendados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que recebe as fichas encaminhadas pelos postos e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A previsão para junho era de 1,2 mil atendimentos e foram registrados 1.260.
No mês de julho já foram registrados 800 pacientes atendidos. O serviço é oferecido pela Secretaria de Saúde via Hospital de Clínicas de São Sebastião, no Centro de Especialidade, localizado na rua João Cupertino dos Santos, no Centro. A Prefeitura repassa os valores da oftalmologia para a Santa Casa que, por sua vez, faz o repasse à empresa Oftalmolaser - responsável pelo atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe é formada por sete oftalmologistas, doutorados pela USP e Unifesp, que fazem o atendimento de segunda a sábado, das 8h às 18h. O ambulatório conta com quatro salas, incluindo dois consultórios e um centro de exames e diagnósticos. Além das consultas, diversos exames complementares são oferecidos, como retinografia, topografia de córnea, mapeamento de rotina, entre outros. Os pacientes têm acesso aos mais modernos equipamentos e exames de alta tecnologia. Havendo a necessidade de cirurgia, esta é realizada no Centro Cirúrgico do Hospital.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento em oftalmologia já está normalizado e as consultas podem ser agendadas nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) ou postos de saúde. Outras informações pelo telefone 3892-1744, na Central de Regulação da Secretaria de Saúde. (Fonte: PMSS)

Internet integra unidades de Pronto-Socorro do Centro e Boiçucanga

São Sebastião - A informatização do sistema público de saúde tem agilizado os atendimentos e também possibilitado maior controle em relação ao número de consultas. Agora, por exemplo, o Pronto-Socorro Central e o Pronto Socorro de Boiçucanga, na Costa Sul, estão integrados por meio da internet.
“Isso gera uma agilização nos atendimentos, bem como maior fiscalização em relação aos medicamentos, evitando desperdício”, salienta o secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho. Além disso, a Secretaria de Saúde tem a possibilidade de obter em tempo real a estatística do número de pacientes atendidos.
Recentemente, indicadores da saúde já apontaram que o município de São Sebastião superou a meta do Estado de São Paulo em relação ao número de consultas e de atendimentos domiciliares por habitante. Isto se deve ao trabalho realizado nas principais unidades de saúde do município e também pelo Programa de Saúde da Família (PSF).
A média anual de consultas médicas por habitante nas especialidades básicas (clínica geral, pediatria e ginecologia) chegou a 2,93 consultas. O Estado apontou como meta 1,70 consultas/habitante. (Fonte: PMSS)

Banco de Leite Humano de São Sebastião é destaque em revista de circulação nacional

São Sebastião - O Banco de Leite Humano de São Sebastião, ligado ao Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, foi citado na revista Gestante, de circulação nacional. A publicação trouxe uma lista com todos os bancos de leite do país.
Na região do Litoral Norte e Vale do Paraíba, apenas três cidades contam com este tipo de unidade: São Sebastião, São José dos Campos e Taubaté. O Estado de São Paulo é o que tem o maior número de bancos de leite, 47 no total. São centros especializados na execução da coleta e controle de qualidade, assim como a distribuição para os hospitais.
Conforme a reportagem, muitos bebês, como prematuros de alto risco ou os recém-nascidos com baixo peso, podem ser beneficiados com a doação do leite materno. Qualquer mulher saudável que não tenha nenhuma doença infecto-contagiosa pode doar. Os procedimentos são padronizados em todo o Brasil.
O Ciama é referência na região. O trabalho de acompanhamento é feito desde a gestação até o bebê completar seis meses de vida. A equipe conta com médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicólogas, assistentes sociais, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e uma rede de voluntários.
O Banco de Leite Humano de São Sebastião fica à disposição do hospital para casos específicos como bebês prematuros, doentes ou filho de mãe portadora do vírus HIV. Todo o leite é pasteurizado e analisado em laboratório antes de ser liberado. Desta maneira, o leite que sobra para muitas mães pode salvar muitas crianças. O leite materno é um alimento completo. Contêm todos os nutrientes que o bebê necessita até os seis meses e continua sendo muito importante até os dois anos. A sede do Ciama fica na rua Armando Salles de Oliveira, 251, no Centro de São Sebastião. O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno aceita a doação de recipientes de vidro (vidro de maionese) com tampas plásticas para armazenamento do leite. Outras informações pelo telefone 3892-5381. (Fonte: PMSS)

Comissão das Zeis promove reunião em Cambury, na Costa Sul

São Sebastião - A Comissão das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) se reúne na próxima quinta-feira (19/7), às 18h30, na Escola Municipal de Cambury, com os moradores dos núcleos congelados localizados no bairro de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião.
O objetivo do encontro é explicar à comunidade os procedimentos relacionados ao processo de regularização de cinco áreas: Vila Barreira, Vila Débora, Areão, Piavú e Lobo Guará, onde existem aproximadamente 850 imóveis, 750 famílias e 2.400 pessoas.
A última reunião da comissão foi realizada nos loteamentos Balneário São Marcos, na Enseada, e Recanto dos Atobás, no Canto do Mar, ambos na Costa Norte. (Fonte: PMSS)

Prefeitura cria Comissão Especial de Desenvolvimento Integrado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião cria a partir da próxima semana a Comissão Especial de Desenvolvimento Integrado, que vai acompanhar minuciosamente os projetos elaborados pelos órgãos estaduais e federais previstos para a região, como a ampliação do Porto de São Sebastião, a construção do álcoolduto, a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a construção da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguatatuba.
É esta comissão que vai analisar todos os estudos de impactos ambiental e social, elaborar relatórios técnicos sobre a compensação financeira que a cidade receberá com os investimentos anunciados, participar de reuniões técnicas e audiências públicas referentes ao assunto, além de centralizar todas informações sobre a administração nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Turismo, Assistência Social, Meio Ambiente, entre outras.
De acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia, a comissão foi criada com o intuito de planejar a São Sebastião do futuro de forma sustentável. “Temos observado que muitos projetos executivos desses empreendimentos são feitos sem consulta aos órgãos municipais. Neste sentido, precisamos ter acesso, através dessa comissão, aos estudos estratégicos, técnicos e ambientais”, esclarece.
A comissão terá como presidente o Procurador Judicial da Prefeitura, Alessandro Mauro Thomaz de Souza e será formada ainda pelos secretários de Obras e Planejamento, Thales Guilherme Carlini, Meio Ambiente, Teo Pedroso Máximo Balieiro, e Fazenda, Amin Nossabein, pelo diretor do Departamento de Comunicação, Acácio Gomes, e a Assessora da Secretaria da Fazenda, Cristina Acciaris.
Para o presidente da Comissão Alessandro, a cidade é um sistema complexo de relações que está em permanente mudança. “A gestão do Município requer a união de esforços entre Estado e sociedade, bem como a organização adequada da administração pública. Nossa região, em geral, e nosso Município, em particular, estão sofrendo profundas mudanças estruturais que demandam uma postura ativa de seus administradores”, explica.
“A Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Estatuto das Cidades serão as bases jurídicas sobre as quais se apoiará o planejamento estratégico de São Sebastião, a fim de ordenar seu pleno desenvolvimento e garantir o bem-estar de seus habitantes”, complementa. (Fonte: PMSS)

Voluntários de São Sebastião trabalham para a realização do Pan

São Sebastião - Os sebastianenses José Roberto Vicente e Sônia Maura do Carmo Tavares, que foram escolhidos para trabalhar como voluntários nos Jogos Pan-Americanos 2007, já estão mostrando serviço no Rio de Janeiro. Juntamente com mais 15 mil pessoas, eles estão contribuindo para a realização da maior competição esportiva das Américas.
O fiscal ambiental e árbitro de voleibol José Roberto Vicente, 44 anos, está trabalhando no Sistema de Informações Esportivas que fica dentro da Vila Pan-Americana, local onde são distribuídas informações a respeito de agendamentos, organização e programação de competições, além de resultados e estatísticas para dirigentes e atletas.
José Roberto diz que a experiência de trabalhar nos Jogos está sendo proveitosa pelo fato de poder ter um relacionamento mais próximo com os atletas de diversas nacionalidades.
“Está sendo muito bom trabalhar neste ambiente, pois todo dia a minha experiência cresce e o convívio com os atletas de todos os países que participam dos Jogos se torna mais próximo”, conta Vicente.
Segundo ele, o ritmo de trabalho é muito forte por causa da grande quantidade de modalidades que participam da competição. “A vida aqui é muito corrida, são muitos esportes que acontecem ao mesmo tempo, mas de qualquer forma é muito gostoso”.
Já a comerciante Sônia Maura, 45 anos, que está no Rio de Janeiro desde o dia 6 de julho está atuando no Complexo Esportivo do Maracanã, que recebe as partidas de vôlei e no Complexo Aquático Júlio Delamare, que abriga as competições de pólo aquático. Sua função é orientar os expectadores durante as competições.
Ela conta que ser uma voluntária nos Jogos Pan-Americanos está sendo uma oportunidade para aprender diariamente. “Trabalhar nesses Jogos é ter uma grande experiência de vida, pois a cada dia é um novo aprendizado, com os colegas, público que assiste as competições e com os atletas”.
Entre 15 mil voluntários selecionados, Sônia diz que o que está possibilitando o sucesso dos jogos e o grande envolvimento da população é a união entre todas as pessoas que foram escolhidas para trabalhar durante o período de competições.
“Todos os voluntários se relacionam muito bem. Aqui não existe diferença entre as pessoas mais humildes ou as mais esclarecidas. Todos nós nos dedicamos dia-a-dia para o sucesso do Pan, por isso toda a população está contente”, explica.
São Sebastião ainda tem a participação de Sibylle Backup Sulzbeck, que embarca para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18/7) para a arbitragem das regatas de vela, que vão do dia 22 ao dia 28 de julho, na Marina da Glória.
Sibylle ainda será responsável pela pesagem da classe Hobie Cat 16, que tem como principal característica o fato de ser uma embarcação “one designer”, ou seja, igual para todos os velejadores, homologada pela ISAF (International Salling Association) e que suporta aproximadamente 130 quilos.
Ela fala que a organização do evento está muito boa e por isso está preparada para as provas. “Estou pronta para as competições, pois a organização oferece todo o suporte. Eu só espero que tenha vento para que as regatas sejam realizadas com sucesso”. (Fonte: PMSS)

Região central indica representantes para Conferência da Assistência Social

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou na noite de segunda-feira (16/7) mais uma Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de escolher delegados que participação da Conferência que acontece no próximo dia 28. Desta vez o encontro foi com cerca de 70 representantes da região central (Bairro São Francisco até Barequeçaba) entre usuários dos serviços de assistência social, representantes de entidades, associações comunitárias e moradores.
A Pré-Conferência é o primeiro passo para discutir a construção e implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. “De acordo com os serviços existentes no município é que serão repassadas verbas da União e do Estado”, explicou a assistente social Rita de Cássia Nascimento Simione.
O SUAS deve oferecer serviços e programas para acolhimento, convivência e sociabilização de famílias, prevenindo situações de risco social. “É junto com a comunidade que vamos discutir, avaliar e formular as propostas”, disse a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire.
Durante a Pré-Conferência os participantes foram divididos em três grupos para discutir a real situação da região e propor sugestões em relação ao tema. Conforme Ana Margarida, foi feita uma avaliação do que atualmente existe no município na área de assistência social e o que ainda precisa.
O material sugerido será apresentado no próximo dia 28, quando acontece a 1ª Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada nas Faculdades São Sebastião (Fass), a partir das 9h.
Confirma abaixo a lista dos delegados da região central escolhidos para participar da Conferência.
Delegados da Região Central
Usuários dos serviços sociais
Zilma Pereira Reis - PEAD - Barequeçaba
Maria Helena de Souza - PEAD - Topolândia
Lucileide Machado Roseira
Maria Ilda da SIlva - Renda Cidadã - Barequeçaba
Marinalva Pereira dos Santos - Renda Cidadã - Barequeçaba
Zelita Batista de Souza - Valorizando a Pessoa Idosa - Topolândia
Comunidade
Regina Célia Cristino Barbosa
Ana Carla Santana Martins
Sebastiana Antonia de Jesus
Maria do Socorro Medeiros Barbosa
Gilda Mitsumi Hiraoka
Waldir Lúcio dos Santos (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Após reforma, Ubatuba reiabre 'Casa da Farinha'

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba reinaugura nesta sexta-feira, às 17h, a 'Casa da Farinha', que faz parte do conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século 18. Localizada no bairro Fazenda da Caixa, a casa foi interditada pela Defesa Civil no início do ano por causa do risco de desabamento do telhado. A reinauguração será comemorada com o 'Festival Sertanejo', aberto ao público. "Comemoramos também a chegada da energia elétrica no bairro no úlimo mês de março", disse o secretário José Roberto Júnior, da Regional Norte do município. (Fonte: ValeParaibano)

Três ruas terão mãos de direção alteradas nos próximos dias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito, informa que, a partir do dia 1 de agosto, três ruas terão suas mãos de direção alteradas para proporcionar maior fluidez de tráfego. A Rua Nazarenos, no Centro, passará a funcionar em mão única, no sentido Rua Thomaz Galhardo – Rua Conceição, no trecho entre estas mesmas ruas.
No bairro Itaguá, a Rua Vereador Benedito Cunha Bueno, ao lado do campo de futebol, também passará a ser mão única, no sentido Avenida Castro Alves – Avenida Capitão Felipe. A outra rua que margeia o campo, a José Eudes do Prado, mais conhecida como "Edinho do Campo", deixará de ser mão dupla para funcionar apenas no sentido Avenida Capitão Felipe – Avenida Castro Alves.
Estas mudanças serão realizadas, já que ambas as ruas do bairro Itaguá são estreitas para atender a demanda de veículos em mão dupla, tendo em vista que há estacionamento nos dois lados das vias. (Fonte: PMU)

Prefeitura retira placas de sinalização específica para os Jogos Regionais

Ubatuba - A Coordenadoria Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta semana a retirada das placas indicativas que foram utilizadas durante os Jogos Regionais. As placas, que indicavam a localização dos alojamentos, dos complexos esportivos e do comitê dirigente, serão reaproveitadas para uso na sinalização turística do município.
Com relação aos Jogos Regionais, o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes, agradece à população e aos visitantes pela compreensão das mudanças efetuadas face às provas de ciclismo realizadas durante a última semana. "A Coordenadoria de Trânsito está satisfeita e grata à população por ter compreendido as mudanças de itinerário que se fizeram necessárias devido aos Jogos Regionais. Tudo ocorreu tranquilamente, sem maiores transtornos", disse Marlon Lopes. (Fonte: PMU)

XIII Semana da Educação homenageia cultura caiçara em Ubatuba

Ubatuba - Teve início nesta segunda-feira, 16, a “XIII Semana da Educação de Ubatuba: o lugar em que vivemos, suas memórias, sua arte e cultura”, um ciclo de palestras e cursos voltados para profissionais da educação no município, envolvidos com o Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura do evento aconteceu no Salão da Igreja São Francisco e contou com uma bela festa animada ao som do Grupo Canoá, que apresentou um repertório especial, com músicas do cancioneiro popular.
O secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, compareceu à abertura da Semana da Educação e falou sobre a importância da preservação da cultura caiçara e da realização de um evento como este: “a Semana da Educação é um espaço privilegiado, onde os professores se voltam para um mesmo objetivo. A cultura caiçara merece estar no lugar mais alto do pódio; é lamentável ver o esvaecimento dos valores, por isso, como educadores devemos perpetuar as memórias e a cultura tradicionais”, disse o secretário, lembrando que a atual administração não está preocupada apenas com quatro anos, mas com mudanças para a vida toda.
“Agradeço o apoio incondicional do prefeito Eduardo Cesar, da Fundart, da Unitau e do Frei Aldo, que nos cedeu este espaço. Que todos possamos absorver o máximo possível do que este evento vai nos oferecer”, concluiu Arnaldo.
O secretário municipal de Administração, Silvio Bonfliglioli, também prestigiou o evento, representando o prefeito Eduardo Cesar, que estava em viagem a trabalho. Ainda para lembrar a cultura caiçara, foi servido o tradicional “azul marinho”, prato típico elaborado à base de peixe com banana verde.

Confira a programação da XIII Semana da Educação de Ubatuba:

17/07 - terça-feira:
8h às 12h – Oficina – Ciências Naturais, com a Profª Maria Luisa Ferraz, a Profª Dra Maria de Jesus Robin e Patrícia Maciel
14h às 17h – Seminário com Profª Dra Maria de Jesus Robin, professor Marcos Roberto e professor Edson Chagas
19h às 22h – Oficina de Comunicação com a Profª Ms Maria Aparecida Marcondes Bussolotti

18/07 - quarta-feira:
8h às 12h – Oficina – História e Memória com Prof. Euclides Vigneron
8h às 17h – Visita ao Camburi com professor Marcos Roberto (Marquinhos)
19h às 22h – Oficina de Comunicação

19/07 - quinta-feira:
8h às 12h – Oficina – Arte e Cultura, com Sidney Martins
8h às 17 – Visita à Ilha Anchieta com professor Marcos Roberto (Marquinhos)
8h às 17h – Roteiro Centro-Histórico com professor Edson Chagas
19h às 22h – Oficina de Comunicação (Fonte: PMU)

Empresas têm até final do mês para parcelar débitos municipais visando o Simples Nacional
Simples Nacional oferece mais vantagens para micro e pequenos empresários; parcelamento em Ubatuba termina no final deste mês

Ubatuba - Até o dia 31 de julho a Prefeitura de Ubatuba está realizando o parcelamento de dívidas de pequenas e micro empresas do município para que as mesmas possam migrar para o Simples Nacional. O parcelamento poderá ser em até 120 meses desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 100,00. De acordo com a secretária de Fazenda da Prefeitura de Ubatuba, Vera Ramos, nenhuma empresa com débitos em qualquer esfera – seja federal, estadual ou municipal, poderá fazer parte do Simples Nacional.
Para se ter uma idéia das vantagens do Simples Nacional, a secretária de Fazenda cita como exemplo uma empresa prestadora de serviços que tem uma receita bruta anual de R$ 120 a R$ 240 mil. Esta empresa recolherá sobre o valor do faturamento 0,54 % de CSLL; 1,62% de Cofins, 3,26% de INSS e 2,79 de ISS, sendo que o Imposto de Renda e o Pasep estão isentos nesta faixa de receita.
A Prefeitura já encaminhou uma lista para a Receita Federal informando quais as pequenas e microempresas estão em dia com a Fazenda Municipal e também as devedoras. Após o prazo estabelecido para o parcelamento a Prefeitura enviará uma nova listagem informando quais empresas optaram pelo parcelamento.
Serviços on line a partir de agosto - A partir do dia 15 de agosto a Prefeitura de Ubatuba disponibilizará em seu site (www.ubatuba.sp.gov.br) o sistema de escrituração, solicitação e emissão de notas fiscais e guias referente ao ISS. Isto porque, segundo a Prefeitura, quem já estiver fazendo parte do Simples Nacional recolherá os impostos para a União e não mais diretamente ao município, em várias guias.
Segundo o técnico da Assessoria de Tecnologia da Informação, Adriano Narciso, este serviço on line oferecido pela Prefeitura vai facilitar e agilizar o processo, já que o contribuinte não precisará mais vir até o paço municipal para escriturar seus talões. E, também para aqueles que não estiverem enquadrados no Simples Nacional, também poderão fazer seus lançamentos de movimentação fiscal e utilizar a guia para pagamento de ISS diretamente pelo site. Ainda segundo Adriano, a navegação do site é bastante simples e na própria página o contribuinte irá encontrar todas as informações necessárias para realizar as operações. (Fonte: PMU)

 

CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - Fone : 3833.2066
LANÇAMENTO MUNDIAL!!!!!!!!!!!!!
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs - 19:20 hs e 22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone : 3832.2843
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!
Ás 15:00 hs - 19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!!!
Ás 17:00 hs - 21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Vovô José Almiro

Meu avô faleceu
mas ficou seu retrato,
na parede da sala,
em branco, preto e pretérito.

Rosto de caiçara
com marcas do tempo
e vincos de ventania
dos dias de pescaria.

Face tranqüila de quem sabe
e tem a vivência
que após a tempestade
há o período de claridade.

Nos seus olhos (só para quem sabe)
pode-se ler a bela história de vida
de quem conseguiu encontrar
a terra prometida.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pobre e Indefeso Caiçara

É com enorme tristeza que nos deparamos constantemente com notícias como esta, no sul e norte de Ubatuba : Promotoria ordena corte de fornecimento de energia elétrica a aposentados.
Convido a quem possa interessar, que entre no loteamento aberto na mata do morro da Lagoinha, a partir das Ruínas e próximo á rodovia, e veja o estrago que lá foi feito. Se chegou aquele ponto, é porque os órgãos que deveriam tomar as providências certamente não o fizeram. e sabemos que houve denúncia.Uma tremenda devastação aconteceu ali. Ruas e ruas foram abertas no morro; pedras deslocadas e que hoje enfeitam comércios á beira da rodovia; cursos dágua desviados, enorme quantidade de terra dali saiu; pontes no alto do morro; toda a mata nativa foi rebentada e; segundo moradores, houve muita denúncia. Como os orgãos ambientais não fizeram nada para impedir aquele crime ambiental. Ninguém parou aquele maquinário que lá se postava, dias e dias a fio.
Afirmo que esta associação se posiciona pelo respeito a todos e principalmente ao mais humilde, incluindo aqui a nossa cultura caiçara, e não poderia deixar de manisfestar. Nosso carinhoso abraço ao casal e tantos outros que padecem ou são julgados por atos tão pequenos, enquanto empreendimentos como aquele e outros de igual porte, o poder público não os alcança.

Maria Chagas Cancellier
presidente da Associação dos Moradores da Maranduba

Defendendo os caiçaras remanescentes

Lendo a matéria “Promotoria ordena corte de fornecimento de energia elétrica a aposentados” pode-se ser levado a concluir, salvo informações veladas, que é total a falta de critérios técnicos, ditos de "proteção ambiental".
A comunidade caiçara foi e, continua sendo, a maior prejudicada em todas estas questões de posse e uso da terra. Há espaço para o MST, para os índios, quilombolas, invasões (inclusive de mananciais e áreas de manguezais) mas, parece que nunca há "espaço" para os remanescentes das comunidades caiçaras. Foram eles (sozinhos) que preservaram sempre, as áreas que a legislação quer preservar agora.
Neste caso, com certeza, deve trata-se de algum mal entendido. Quem tem a obrigação de aplicar a lei, também tem bom senso na dose e na intensidade. No mínimo (em casos semelhantes) a autoridade leva em conta os princípios de isonomia. Ou não?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Excursão Cultural

Criado por Sergio Rabello, considerado o melhor autor de textos de humor do Brasil, o título dá bem uma idéia da irreverência do espetáculo cujo humor é de primeira!
Este espetáculo é o resultado da união de Sergio Rabello, conhecido por seu humor inteligente, com Octávio Mendes e Ângela Dip, atores de grande experiência e responsáveis pelo sucesso de muitos espetáculos.
Humor de Quinta
Com Sérgio Rabello, Ângela Dip e Octávio Mendes
Dia 28 de julho, sábado no Teatro Mário Covas - Caraguatatuba
Censura 14 anos.
Retorno após a peça, em torno de 22:30h.
Inteira = R$ 70,00
Meia = R$ 50,00 (estudantes, professores da rede estadual, funcionários públicos e maiores de 60 anos).
Compromisso de ida e volta mais ingresso em ótima posição.
Cadeiras escolhidas bem na frente do palco, fileira C.
VAN confortável, viagem com BIRAVAN, ar condicionado e bancos reclináveis.
Reserve seu lugar, ligue agora, Giasone ou Lili 3832 1746, 3833 2866 ou 9723 1281

Giasone Publicidade e Eventos Culturais
giarebua@ig.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Amanhecer em São Luiz  © Emilio Campi

Amanhecer em São Luiz
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor