Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 19 de Julho de 2007 - Nº 1814 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Meio Ambiente Base de gás vira tema de novo debate
Avenida principal do Poiares terá obras de duplicação e ciclovia
Ditran atende a comunidade do Pegorelli com implantação de rotatória
Prefeitura de Caraguá reurbaniza Avenida Anchieta e traz benefícios à população
Moradores reclamam de UBS da Tabatinga
Mar invade quiosque

Ilhabela
Padre de Ilhabela é nomeado bispo
Injúria: Juíza conden ex-vereador de Ilhabela
Oficina de reaproveitamento de Câmara de Ar
Vinte de novembro é feriado municipal em Ilhabela


São Sebastião
Meio Ambiente arrecada garrafa PET para fazer móveis ecológicos
Fundo Social arrecada 14 mil peças com Campanha do Agasalho
Terra Deusa inicia nesta sexta-feira e promove saúde e bem-estar na Costa Sul
Exposições de Edvaldo Nascimento e Festas Juninas seguem até o fim de julho na Sectur
Projeto Ventos & Velas recebe palestra da Yamaha nesta quinta-feira
Nova tubulação da Petrobras provoca alterações no trânsito em Boiçucanga
Boracéia realiza 29ª Festa da Tainha a partir de sexta-feira
Polícia Militar apreende crack e maconha em São Sebastião


Ubatuba
Festival do Camarão na Almada terá shows musicais, gastronomia e apresentações culturais
Projeto "Prefeitura no Bairro" inicia segundo semestre na região oeste de Ubatuba
Ubatuba realizará em outubro "V Salão Nacional de Belas Artes"
Banco do Povo de Ubatuba já liberou mais de 400 financiamentos na cidade
Ubatuba terá lombadas eletrônicas em duas grandes avenidas da região central
Ubatuba é destaque no Programa Zoom Litoral da VTV
Notícias da FUNDART


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Meio Ambiente Base de gás vira tema de novo debate

Caraguatatuba - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) promove amanhã, em Caraguatatuba, uma reunião pública para discutir o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) do gasodouto Caraguatatuba/Taubaté.
O Ibama não informou ontem o conteúdo da reunião, mas ambientalistas do Litoral Norte acreditam que o encontro, o segundo sobre o gasoduto e a Unidade de Tratamento de Gás que a Petrobras planeja implantar na cidade, tratará do parte marítima do empreendimento.
No ano passado, o Ibama promoveu uma série de audiências públicas sobre o empreendimento nos municípios que serão cortados pelo gasoduto. Ambientalistas e autoridades públicas, entre elas o Ministério Público, apresentaram questionamentos sobre o impacto ambiental do projeto.
O presidente da ONG (Organização-Não Governamental) Onda Verde, de Caraguá, Paulo André Cunha Ribeiro, afirmou que o evento é muito importante e que servirá para esclarecimento sobre questionamentos feitos na primeira audiência ocorrida no ano passado.
A Petrobras não comentou o assunto ontem. VALE

Avenida principal do Poiares terá obras de duplicação e ciclovia
Visando melhoria na qualidade de vida e na segurança dos moradores do Poiares, a Prefeitura inicia neste mês as obras de duplicação e pavimentação da principal avenida do Poiares. Os ciclistas também serão beneficiados com uma ciclovia, que já está inclusa no projeto.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras está iniciando neste mês as obras de duplicação da avenida Floriano Peixoto - a avenida principal de acesso ao bairro Poiares, na região central.
De acordo com o Secretário de Obras, Raul Pesci Jr., a previsão de início seria nesta segunda-feira, dia 16, uma vez que a obra já tem empreiteira contratada e está com tudo pronto para a execução do serviço, mas em razão das constantes chuvas nos últimos três dias, o serviço terá início assim que melhorar o tempo, se possível nesta semana. "Enquanto aguardamos o término da chuva, aproveitamos para avisar a comunidade do Poiares, sobre as obras da Floriano Peixoto, porque isso causará alguns transtornos no tráfego local, principalmente no que diz respeito ao acesso de veículos. Mas é importante que os moradores dessa região tenham um pouco de paciência durante a realização do serviço, que poderá atrapalhar o trânsito agora, mas será de grande benefício para o bairro após a conclusão da duplicação", disse Pesci Jr.
Conforme o projeto para a execução do serviço, estão previstas a duplicação da principal avenida do Poiares, asfaltamento e a construção de uma ciclovia. A empreiteira responsável pelo trabalho é a JR Construção e Terraplanagem LTDA, com um valor total de R$ 543.405,50, e previsão de término para 90 dias.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a duplicação da avenida Floriano Peixoto é uma necessidade. "Já tivemos acidentes ali, e como o fluxo de veículos é muito grande no local, que dá acesso a três bairros, precisávamos avaliar as principais necessidades dos bairros e priorizar àquelas que estão ligadas a segurança do munícipe. A Administração Municipal quer fazer mais pelos bairros, principalmente no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos", concluiu Aguilar. (Fonte: PMC)

Ditran atende a comunidade do Pegorelli com implantação de rotatória
A obra tem como objetivo evitar acidentes na estrada do Pegorelli, onde recentemente foram registrados cinco ocorrências por velocidade de veículos. A mini-rotatória fica entre a avenida principal e a Estrada dos Pássaros

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatuba, por meio do setor de Sinalização Viária da DITRAN - Divisão Municipal de Trânsito, atendeu a um pedido da AMABP - Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli, com a implantação de uma mini-rotatória, que tem como objetivo tornar o trânsito mais seguro na região, para pedestres, ciclistas e motoristas.
De acordo com o diretor da DITRAN, Cel. Celso Rapaci, no local onde foi implantada esta mini-rotatória, já ocorreram cinco acidentes recentemente, em razão da alta velocidade dos veículos que passam pela via pública. "Com a mini-rotatória, as condições de segurança estarão completas, porque esta obra irá ordenar a fluidez do tráfego e, ao mesmo tempo, reduzir a velocidade no local, que fica entre a Avenida Pegorelli e a Estrada dos Pássaros", explicou Rapaci.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, determinou a execução da obra após algumas reuniões com membros da Associação de Moradores do Pegorelli, e reivindicações de seu presidente, Alex Sandro Santos, conforme informou Rapaci, por ter também participado dessas reuniões com a comunidade.
Para Aguilar, a obra era importante para a população. "Eu costumo dizer que as obras que a prefeitura faz, para atender às necessidades de nossos munícipes, não estão focadas em tamanho, e sim nos benefícios que ela irá proporcionar àqueles que se beneficiarão. A mini-rotatória com certeza vai melhorar e muito a segurança dos moradores do Pegorelli e região, e uma cidade segura é aquela que proporciona qualidade de vida a seus moradores", finalizou o prefeito da cidade. (Fonte: PMC)

Prefeitura reurbaniza Avenida Anchieta e traz benefícios à população

Caraguatatuba - Os moradores de Caraguatatuba estão recebendo da prefeitura, por meio da secretaria de Obras Públicas mais benefícios. As obras da Avenida Anchieta, região central do município, estão a todo vapor e têm como objetivo melhorar o tráfego, principalmente os locais utilizados pelos pedestres.
Com a reurbanização, a avenida está recebendo galeria de águas pluviais, alargamento das calçadas, recuperação do leito da pavimentação, readequação nas travessias, drenagem e melhoria na área de fluxo de pedestres.
De acordo com o Secretário de Obras Públicas, Raul Pesci Júnior, com a obra, o local melhorará o trânsito, acabando com os buracos existentes. Com isso o risco de acidentes será reduzido e solucionaremos também os problemas com águas empossadas em dias de chuvas. "As melhorias são diversas, tanto para o pedestre quanto para os motoristas, sem esquecer da lei de acessibilidade. As calçadas serão rebaixadas, para que os portadores de necessidades especiais possam trafegar sem problemas pela avenida", disse.
O secretário acrescentou que as travessias com leito também serão regularizadas e nos cruzamentos serão priorizadas as travessias de pedestres. "O contrato com a empresa inclui também a construção de um calçadão e a canalização da Avenida Osvaldo Cruz, também na região central", completou.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar é muito importante fazer obras que beneficiem a população, ou seja, que contemplem não somente a região central, mas a cidade como um todo. "O fundamental é fazer um trabalho em benefício de nossos munícipes. Caraguá está recebendo escolas, pavimentação de várias ruas e mais obras serão licitadas, todas para melhorar a qualidade de vida de todos", enfatizou o prefeito.
A previsão é que a obra da Avenida Anchieta seja entregue aos munícipes até o mês de dezembro e está custando aos cofres públicos o valor de R$ 1.982.852,27. A empreiteira responsável pela realização da obra é a JR Terraplenagem LTDA. (Fonte: PMC)

Moradores reclamam de UBS da Tabatinga

Caraguatatuba - A saúde em Caraguatatuba tem incomodado os moradores da Tabatinga, na Zona Norte da cidade. Na Unidade Básica de Saúde do bairro tem apenas um médico e uma enfermeira para atender a população, além disso, muitas pessoas da mesma comunidade não podem ser atendidas por já terem suas casas em Ubatuba, a menos de 200m do Posto de Saúde.
Morando no bairro há mais de 20 anos, o zelador Augusto Cervantes acha o atendimento na Unidade Básica de Saúde da Tabatinga precária. “Existem poucos dias por semana que a médica atende no local. Muitas pessoas que moram no começo de Ubatuba precisam da consulta, e não podem se consultar. Não podem abandonar a nossa comunidade”, disse.
Mais exaltado, o autônomo Luis Gonzaga Ramos Coelho deixa claro que as autoridades precisam tomar medidas, porque se depender dele, os problemas serão resolvidos na marra. “Vejo muita má vontade por aí. É preciso mudar. Se não fizerem o que tem que ser feito, eu entrarei na justiça para conseguir os direitos.
Se precisar arrumarei 500 advogados para a população poder ser atendida corretamente” esbravejou Gonzaga, que ajudou uma senhora de 70 anos, que mora na Tabatinga, do lado da cidade de Ubatuba, a ser atendida no postinho do bairro. “Entrei com um mandado de busca judiciária. Ela foi cuidada adequadamente, e agradeci o posto, que depois disso atendeu ela bem”, continuou o homem inconformado por ter apenas um médico atendendo à comunidade duas vezes na semana.
Para Gonzaga, é preciso prevenir a saúde, e não deixar para tratar depois de doente. Ele já passou por problemas de saúde, o que o faz lutar pela boa qualidade do atendimento. “Já fiquei quatro anos de cama, com diversos problemas. Pâncreas, pressão alta, colesterol, depressão e outras coisas. Nesse tempo, ninguém me trouxe um remédio, por isso, hoje eu luto e dou minha vida pela saúde”, falou.
Uma funcionária do postinho confirmou as informações, mas disse que não tem o motivo de tanta reclamação, já que a única médica da UBS e a enfermeira trabalham duas vezes por semana, o que segundo ela, é suficiente para atender a demanda da região, e que o maior contratempo que tem a unidade, é em relação às famílias de Ubatuba que querem se tratar na Tabatinga.
“O problema maior é com as pessoas de Ubatuba, que querem ser atendidas aqui, que o serviço é melhor, por isso eles vêm para cá. Assim fica difícil, pois lotaria a agenda, e a espera por uma consulta seria longa”, contou a funcionária, lembrando que o posto parou de atender gente de outras cidades há três meses. No bairro vizinho da Tabatinga, já em Ubatuba, existe uma UBS, para os moradores de lá.
O secretário da Saúde de Caraguatatuba, Olegário Alves dos Santos, reconhece o problema e disse que não conta com força física, econômica e estrutura para atender um número muito grande de pacientes, e que gostaria muito de ajudar todos, mas, que não irá sacrificar a população de Caraguá.
“Cuido dos moradores da minha cidade, é neles que penso em primeiro lugar. Nós temos um orçamento, e seu eu gastar com pessoas de outro município, eu comprometeria o bem estar dos caraguatatubenses. Não posso deixar atrapalhar o meu serviço”, afirmou o doutor, lembrando que além das consultas, existem as despesas com exames e remédios. “Tenho medo de chegar o mês de setembro, e eu já ter estourado meu orçamento. Se abrir para mais comunidades, as consultas aqui irão triplicar”, completou.
Ainda ontem, Olegário tentaria se reunir com o secretário da saúde de Ubatuba para tentarem resolver o problema. Segundo ele, existe todo um planejamento, com áreas mapeadas para atenderem famílias de determinadas regiões da cidade. A Unidade Básica de Saúde da Tabatinga recebe famílias de parte dos bairros do Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga.
Olegário Alves dos Santos concordou com a funcionária da unidade, e também acredita que apenas um médico é suficiente para atender toda a demanda. Outra reclamação da população do bairro é quando a responsável maior da unidade sai de férias, assim, nenhum outro médico é colocado no lugar. O secretário garantiu que existe um substituto. Sobre a falta de medicamento no postinho, Olegário afirmou que conta com os remédios básicos tanto na unidade da Tabatinga, quanto nas demais. (Fonte: Imprensa Livre)

Mar invade quiosque

Caraguatatuba - Com a maré alta de ontem, a água do mar tomou conta da praia da Tabatinga, invadindo quiosques.
O dono de um deles, Robson Oliveira Tavares, tem sofrido com o isso, já que cada vez mais, o seu estabelecimento vem perdendo espaço. “Não consigo explicar direito esse fenômeno da natureza, mas é necessário tentarmos fazer alguma coisa para proteger, mas ninguém permite isso”, falou o empresário, que pretendia tomar iniciativas.
O secretário do meio ambiente, Auracy Mansano, disse que essa situação é difícil, pois a responsabilidade é da secretaria do patrimônio e da união. Donos de quiosques da Tabatinga querem colocar muro de contenção na praia, para impedir o avanço do mar. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Padre de Ilhabela é nomeado bispo

Ilhabela - O padre Vilson Dias de Oliveira, 48 anos, vigário da paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, em Ilhabela, foi nomeado bispo de Limeira, pelo papa Bento 16. A nomeação foi divulgada em junho, mas o sacerdote irá assumir a nova função em setembro.
A diocese de Limeira, na região de Campinas, possui 54 paróquias espalhadas por 16 municípios que abrigam cerca de 1,5 milhão de habitantes, segundo padre Vilson, que pertence à Congregação dos Padres da Doutrina Cristã.
O cargo de bispo de Limeira estava vago havia 11 meses, em razão da morte de dom Augusto Zini, que era o bispo titular da diocese. "Foi uma surpresa agradável", disse padre Vilson sobre a sua nomeação. Ele trabalha está em Ilhabela há três anos e meio.
Além de administrar a paróquia local, o sacerdote também ocupou o cargo de administrador geral da diocese de Caraguatatuba. Ele também trabalhou como assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a área de catequese.
Padre Vilson será sagrado bispo no dia 1ª de setembro em Guaíra (SP), sua cidade natal, e assumirá o novo posto no dia 15 de setembro. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, irá presidir a cerimônia de ordenação episcopal do padre. (Fonte: ValeParaibano)

Injúria: Juíza conden ex-vereador de Ilhabela

Ilhabela - A juíza substituta Márcia Beringhs Domingues de Castro condenou o ex-presidente da Câmara de Ilhabela Luiz Antonio dos Santos, conhecido como Luiz Lobo, a um ano e 10 dias de detenção sob acusação de injúria. A ação foi ajuizada pelo advogado Vanderlan Ferreira de Carvalho.
Na ação, Lobo é acusado de ter ofendido a honra do jurista durante sessão em novembro de 2003. Na ocasião, Lobo disse publicamente que Carvalho merecia o título de "persona non grata" que havia recebido do Legislativo em 1994 por ser ele "nocivo para Ilhabela".
Por ser Lobo réu primário, a juíza substituiu a pena de detenção para uma pena restritiva de direitos, com prestação de serviços à comunidade.pelo tempo estipulado na pena.
"A Justiça começa a ser feita", disse Carvalho, que move outras 79 ações de indenização contra envolvidos na concessão do título de persona non grata.
Lobo disse ontem que ainda não havia recebido a sentença. Mesmo assim, afirmou que vai recorrer. (Fonte: ValeParaibano)

Oficina de reaproveitamento de Câmara de Ar

Ilhabela - A Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela promoveu uma oficina de reaproveitamento de câmara de ar, na tarde desta terça-feira, 17, no estande da Secretaria instalado no Race Village na Vila.
Os artesãos Fernanda e Laércio ministraram uma aula de montagem de peças com câmara de ar fora de uso, que conseguem resgatar nas borracharias de Ilhabela que, junto com materiais como cola, agulha, linha e tinta para tecido, é transformada em bolsas, cintos, pulseira para relógio, pochete e móbile.
Segundo Fernanda estas peças são moldadas depois de limpar a câmara com apenas água e sabão para remover a sujeira. (Fonte: PMI)

Vinte de novembro é feriado municipal em Ilhabela

Ilhabela - A Lei 451/2007, de autoria do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PV), institui como feriado municipal o Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro.
O Projeto de Lei havia sido aprovado por unanimidade em sessão extraordinária do dia 12 de dezembro do ano passado e foi publicado no Jornal Oficial do Município no início deste ano.
O novo feriado foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do município. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Meio Ambiente arrecada garrafa PET para fazer móveis ecológicos

São Sebastião - A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião inicia esta semana uma campanha junto aos funcionários da pasta para a arrecadação de garrafas PET. O objetivo é confeccionar mobiliários que serão colocados no saguão do prédio para mostrar o potencial ecológico do material e incentivar a preservação do meio.
A primeira poltrona produzida por estagiários da Semam foi um sucesso durante a Ecoadventur, realizada no início deste mês em Caraguatatuba. De acordo com a assessora de Educação Ambiental, Rejane Tavares, muitas pessoas se interessaram pelo móvel. “Agora, vamos confeccionar outras opções para deixar em exposição na Semam.”
Entre os novos móveis, conforme Rejane, estão sofá de dois lugares, poltrona e um pufe ou mesinha de centro. Só para o safa são usadas cerca de 200 PETs.
Durante a campanha serão colocadas faixas na Semam e caixas para o recebimento do material. O secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, ressalta a importância da participação dos funcionários da pasta. “Vamos iniciar na nossa secretaria e , posteriormente, ir para outros departamentos.” Ele acrescenta ainda que a ação também vai servir para a geração e renda. “É um projeto experimental que com certeza vai trabalhar o lado social.” (Fonte: PMSS)

Fundo Social arrecada 14 mil peças com Campanha do Agasalho

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião comemorou o número de doações realizadas na “Campanha do Agasalho 2007”, iniciada no mês de junho em todo o município. Foram arrecadados cerca de 14 mil peças entre roupas, sapatos, cobertores, brinquedos, entre outros.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) doou ao Fundo 12.392 peças arrecadadas com a “Carreata do Agasalho 2007” realizada nos bairros da região central do município. Além disso, o 1o Distrito Policial de São Sebastião também doou diversas peças de roupas para adultos, sapatos e 60 cobertores novos.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, a população mais uma vez foi bem participativa, tornando a campanha um sucesso. “Sempre contamos com a comunidade que realiza grandes quantidades de doações durante todo o ano ao Fundo Social, independente da campanha”, afirma.
O Fundo Social distribuirá os donativos arrecadados para famílias carentes dos bairros da Topolândia, Jaraguá, São Francisco, além da população dos bairros da Costa Sul.
A Campanha do Agasalho 2007 também contou com doações da Escola Municipal de Educação Infantil Algodão Doce, do bairro do Pontal da Cruz, Colégio Objetivo, do bairro de Boiçucanga e Centro, Colégio Mestre, do bairro de São Francisco, Colégio Mestre, do bairro do Porto Grande, Escola Municipal de Educação Infantil Tia Marisa, do Centro e a Bandeirantes Energia. (Fonte: PMSS)

Terra Deusa inicia nesta sexta-feira e promove saúde e bem-estar na Costa Sul

São Sebastião - A Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, recebe a partir desta sexta-feira (20/7), às 20h, a abertura do “Terra Deusa – Encontro de ecologia pessoal e consciência sócio ambiental”, que vai oferecer mais um atrativo para São Sebastião na baixa temporada.
O evento será realizado por Malu Moreira em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Várias atrações gratuitas vão movimentar o local até o dia 29, com atividades que valorizam a natureza e visam promover a qualidade de vida de moradores e turistas.
Malu Moreira conta que o tema do evento é voltado para a sustentabilidade e as questões ambientais que são assuntos atuais no município. "Esperamos um público mais consciente sobre o meio ambiente, onde poderão encontrar atividades como yoga, biodança e oficinas para a fabricação de objetos de sucata. Tudo será realizado a partir da colaboração voluntária de todos os profissionais convidados, movidos exclusivamente por sua paixão pela proposta colocada", destacou.
Estão abertas as inscrições para um workshop de Biodança que será no dia 28 de julho, das 14 às 19h. Esta atração terá o preço de R$ 30 e informações e cadastramentos podem ser feitos pelo telefone (12) 3865-3002 ou pelo e-mail central@costadosalcatrazes.com.br.
O evento tem parceria com a Associação Costa dos Alcatrazes e apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, Secretaria Nacional de Economia Solidária e Salas Verdes. Mais informações sobre o Terra Deusa pelo telefone (12) 3865-4335. A programação completa está disponível no site www.costadosalcatrazes.com.br/eventos/terradeusa. (Fonte: PMSS)

Exposições de Edvaldo Nascimento e Festas Juninas seguem até o fim de julho na Sectur

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza até o dia 29 de julho, na sala 1 da Sectur, a exposição “Caiçara sou de nascença”, do fotógrafo Edvaldo Nascimento, e na sala 2 a mostra “Viva esta emoção, que recordá é bão”, com registro das antigas festas juninas que aconteciam em São Sebastião entre as décadas de 40 e 80.
A exposição de Edvaldo Nascimento contém fotos antigas da cidade, além de destacar o caiçara como figura representativa do Litoral Norte, que preserva a mata atlântica e dá os melhores exemplos de preservação e educação ambiental. Além disso, toda a riqueza do mar é retratada pelo Canal de São Sebastião, como as técnicas de tecer a rede de pesca, o modo de preparar o peixe seco, a canoa caiçara, a intimidade do caiçara com o mar, a cozinha tipicamente caiçara, o preparo da farinha de mandioca e a harmonia nos espaços de convívio com a natureza.
Já a exposição “Viva esta emoção, que recordá é bão” mostra painéis com imagens das quadrilhas antigas, além de fotos dos moradores antigos que participavam de quadrilhas e das festividades da época. A Sectur fica localizada na Rua da Praia, região central de São Sebastião. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Projeto Ventos & Velas recebe palestra da Yamaha nesta quinta-feira

São Sebastião - A sede do Projeto Ventos & Velas, localizada na Praia Deserta em São Sebastião, recebe nesta quinta-feira (19/7), das 9 às 12h e das 14 às 17h, uma palestra ministrada por representantes da marca Yamaha sobre motor de popa e jet sky. O mini-curso é viabilizado pela Associação dos Arrais, Mestres e Capitães Amadores do Estado de São Paulo (AAMCASP) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Esportes (Seesp), Cultura e Turismo (Sectur) e Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
Cerca de 50 pessoas, divididas em duas turmas de 25 cada, que se inscreveram na Casa da Vela e também pela AAMCASP terão a oportunidade de vivenciar o mini-curso que terá certificado emitido após um mês. Participam da palestra alunos do Projeto Ventos & Velas, sebastianenses filiados à Associação de Arrais, velejadores de competição, funcionários de marinas do município e a população em geral.
Para o mês de agosto, a Associação dos Arrais, Mestres e Capitães Amadores anunciou o início dos cursos de Capitão Amador e Radiotelefonista (reconhecido pela Anatel), na sede da Casa da Vela. Estes cursos serão pagos, porém com custos reduzidos, devido à parceria com a Prefeitura.
De acordo com o chefe de Divisão de Esportes Náuticos da Seesp, Rafael Mendes, é muito importante a parceria com as instituições. “Para o segundo semestre queremos promover palestras básicas na área náutica durante a noite para a população que se interessa pelo assunto e também para os amantes do esporte”, disse Mendes. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106.
Decreto - O Decreto 3836/2007, disponível no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) autoriza a Associação dos Arrais, Mestres e Capitães Amadores do Estado de São Paulo (AAMCASP) a usar duas salas da Casa da Vela para promover as aulas.
Para o diretor presidente da Associação, Cláudio Fernando Felipe, esses cursos são importantes, principalmente porque marinheiro agora é ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. "Esses são os primeiros de vários cursos que queremos trazer para São Sebastião", disse. (Fonte: PMSS)

Nova tubulação da Petrobras provoca alterações no trânsito em Boiçucanga

São Sebastião - A partir do mês de agosto o trânsito em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, deve sofrer alterações devido à colocação da nova tubulação da Transpetro/Petrobras. O serviço será executado pelo Consórcio Osbat II dentro de um prazo aproximado de 60 dias.
Nesta quarta-feira (18/7), representantes da Prefeitura, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e da Subprefeitura da Costa Sul, da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), e da empresa responsável pela obra visitaram a rua Maria Aparecida de Moura, onde está situada a atual tubulação da Transpetro, para definir como o trânsito vai fluir durante o trabalho.
De acordo com o Consórcio, a troca da tubulação será realizada em três etapas com o objetivo de causar o mínimo impacto à comunidade. Os tubos serão colocados de forma direcional, ou seja, por meio de perfuração. Na via pública, que tem cerca de 700 metros de extensão, haverá três pontos convencionais onde vão ocorrer escavações para unir os dutos. O primeiro fica próximo ao rio Boiçucanga, de onde o serviço será iniciado; o segundo em frente ao colégio Objetivo e o terceiro ao lado da Praça da Alegria.
Nesses locais, enquanto estiverem ocorrendo as escavações, poderão ocorrer alguns transtornos pelo fato do estacionamento e o trânsito de veículos, principalmente os de carga, ficarem proibidos. A Ditraf estará sinalizando os locais e disponibilizando agentes para ajudar o fluxo do trânsito durante a execução das obras. Todas as obstruções deverão ser repassadas pelo Consórcio com um dia de antecedência a Ditraf, para evitar problemas.
“O trabalho da empresa vai evitar a abertura de valas, exceto em alguns pontos aonde será feita à junção dos dutos porque depende da escavação. Isso deve causar pouco transtorno à comunidade”, acredita Marcio Nonato, diretor da Ditraf. Ele explica que no decorrer das fases o trânsito será alterado para viabilizar o andamento da obra e permitir o acesso de veículos ao comércio, residências e escolas. Uma das ruas que deverá passar de mão única para dupla é a Sargento Felisbino até o término do serviço.
Qualquer situação emergencial deve ser comunicada pelo telefone (12) 3865.2640. (Fonte: PMSS)

Boracéia realiza 29ª Festa da Tainha a partir de sexta-feira

São Sebastião - Nos próximos dias 20, 21 e 22 de julho acontece a tradicional “Festa da Tainha” em Boracéia, localizada na Costa Sul de São Sebastião. Em sua 29ª edição, o evento é uma realização da Associação dos Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião (Sabss) e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
A festa, que começa a partir das 19h na sexta-feira e no sábado, reúne turistas e moradores de toda região para apreciar a típica culinária caiçara. Já no domingo, o atrativo inicia às 13h.
De acordo com a Sabss, cerca de 240 kg de tainha foram encomendadas para serem servidas de dois tipos, a tradicional tainha assada na brasa e a recheada com camarão, que ainda acompanha vinagrete e farofa. O arroz só será oferecido no domingo.
Durante os três dias, o público poderá prestigiar a apresentação da banda Jorjão, cujo estilo musical é a Música Popular Brasileira (MPB). Além disso, os alunos das Oficinas Culturais de Pintura de Boracéia, coordenados pela Sectur em parceria com a ONG Alnorte, estarão apresentando diversos trabalhos artesanais. No local, o público também poderá desfrutar de doces e salgados.
Os convites saem por R$ 23 para a tainha comum e R$ 25 para a recheada. Nenhum tipo de bebida acompanha o prato típico. Todo o dinheiro arrecadado é revertido em benefício da própria associação e das oficinas culturais.
“Acho que a festa será muito boa, mas vai depender das condições do tempo. No ano passado teve muita gente”, comenta Wilma Aparecida de Almeida Ribas, presidente da Sabss.
O evento acontece na sede da Sabss, que fica na Alameda Penápolis, ao lado do Posto de Saúde de Boracéia. Mais informações pelo telefone (12) 3867.6794. (Fonte: PMSS)

Polícia Militar apreende crack e maconha em São Sebastião

São Sebastião - Na madrugada do dia 18 de julho, às 01h10min, Policiais Militares de São Sebastião, realizavam patrulhamento pela Avenida Itatinga, próximo ao nº 1368, no bairro Itatinga, quando depararam com um casal em atitude suspeita. Após abordagem e busca pessoal foi encontrado com o infrator da lei G. P. S. F, 39 pedras de crack e R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais) em dinheiro, com a infratora da lei I. C. A., de 23 anos foi localizado 02 cigarros de maconha. Ambos foram conduzidos ao Distrito Policial, sendo que o infrator G. P. S. F. foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Entorpecente ficando recolhida à Cadeia Pública e a infratora I. C. A. foi autuada pelo crime de Porte de Entorpecente sendo liberada. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Festival do Camarão na Almada terá shows musicais, gastronomia e apresentações culturais
O visitante poderá se deliciar com os pratos à base de camarão, ao som de apresentações musicais, na festa que acontece entre os dias 26 e 29 de julho

Ubatuba - A última semana do mês de julho em Ubatuba será marcada pelo 14º Festival do Camarão, que acontece na Praia da Almada, um dos mais belos cartões postais da cidade. A festa começa no dia 26 de julho, com a abertura do Festival, às 12h, almoço ao som do Sexteto Caiçara e show de MPB com Isac. Na seqüência, o Grupo O Guaruça realiza uma apresentação folclórico-cultural, seguida do Concurso Miss Rainha do Camarão e do show musical com Abel e Cesar.
Na sexta-feira, dia 27, e no domingo, 29, o Projeto Tamar vai realizar a soltura de tartarugas, que vão voltar ao habitat natural após terem passado por cuidados especiais. No sábado, além de todas as outras atrações acontece também a terceira etapa do Circuito Municipal de Futvôlei, às 9h. Este dia será marcado pelas apresentações folclóricas tradicionais, como o fandango caiçara e a quadrilha caipira do Itaguá.
Tradicional festa da Região Norte - O Festival do Camarão é uma tradicional festa do calendário municipal ubatubense e, todos os anos atrai moradores de todas as partes do município e muitos turistas para se deliciarem com os pratos elaborados à base de camarão, tais como bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão, pastel de camarão e muitos outros, que são servidos à beira-mar.
O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Administração Regional Norte.

Confira a programação do 14º Festival do Camarão da Almada e compareça!

26/07 - quinta-feira:
12h – Abertura do Festival
12h – Almoço – show com Sexteto Caiçara
12h30 – Almoço – show com Isac (MPB)
17h – Grupo O Guaruça – Folclore-Cultural
19h – Concurso Miss Rainha do Camarão
21h30 – Show musical – Abel e Cesar (MPB)
0h – Encerramento

27/07 - sexta-feira:
10h – Abertura
12h – Almoço – show com Gabriel Duarte (MPB)
16h – Projeto Tamar – Soltura de Tartarugas
17h30 – Teatro Pantomina – Silvio de Andrade – Cultural
19h – Em Caiçarês, com Bado Todão – Cultural
21h – Show musical com Suel da Picinguaba
22h30 – Show musical com Banda Pé de Pano
2h – Encerramento

28/07 – sábado:
9h – Terceira etapa do Circuito Municipal de Futvôlei
10h – Abertura
12h – Almoço – show musical The Reverend
17h – Fandango caiçara – rabeca, viola e pandeiro – atração cultural
20h – Quadrilha Caipira do Itaguá – Cultural
21h – Show musical com Suel da Picinguaba
23h – Show musical com a Banda EXCB
2h – Encerramento

29/07 – domingo
10h – Abertura
11h – Soltura de Tartarugas – Projeto Tamar
12h – Almoço – show com Isac (MPB)
15h – Corrida de Canoa
17h – Congada do Bairro do Puruba – Cultural
17h30 – Bingo
20h – Show Musical – Beira-Mar e Ulisses – Sertanejo
0h - Encerramento (Fonte: PMU)

Projeto "Prefeitura no Bairro" inicia segundo semestre na região oeste
O bairro Marafunda recebe no dia 28 de julho as diversas secretarias municipais prestando atendimento e oferecendo atividades esportivas e culturais, neste grande projeto que é o "Prefeitura no Bairro"

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, com o envolvimento de diversas outras secretarias, vai realizar o primeiro "Prefeitura no Bairro" do segundo semestre de 2007. A edição do mês de julho acontece no próximo dia 28 de julho, a partir das 14h, na E.M Silvino Teixeira Leite, no bairro Marafunda.
De acordo com Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, o projeto "Prefeitura no Bairro" é uma iniciativa da atual administração que leva lazer, cultura e serviços às comunidades. “Estão programadas atividades esportivas, musicais e prestação de serviços. Para as crianças haverá uma instalação da Casa do Brinquedo, que oferece todo o tipo de brincadeiras, como jogos lúdicos, com acompanhamento de profissionais”, explica Silvana.
Cultura e Assistência Social - Entre as demais atividades, os alunos da E.M Silvino Teixeira Leite farão uma apresentação de música e dança; a Secretaria de Esporte e Lazer vai oferecer atividades de recreação, como jogos e tênis de mesa; a Fundart vai apresentar a Banda Lira Padre Anchieta, além de exposição de artesanato e demonstração de pintura em tela; a Fundac vai expor seus trabalhos manuais desenvolvidos nas oficinas e o Fundo Social de Solidariedade vai realizar um bazar com venda de produtos novos e semi-novos.
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social terá no dia um profissional para realizar atendimentos, além de cadastro para o Programa Bolsa Família, exposição e venda de produtos do projeto de Geração de Renda e um posto do Banco do Povo. A prefeitura vai oferecer também o serviço de Ouvidoria, com atendimento à população referente às questões que envolvem a administração pública.
Saúde, Agricultura e Segurança Pública - No que diz respeito aos serviços de saúde, o Programa da Saúde da Família realizará aferimento de pressão arterial e exame de glicemia; a Unidade Móvel de Saúde Bucal prestará orientação sobre a prevenção à cárie e ao câncer bucal, além da distribuição de escovas de dente. Pelo Programa de Saúde Animal, uma unidade móvel fará orientação sobre a promoção da saúde e posse responsável de cães e gatos. Já a Vigilância Epidemiológica orientará sobre prevenção e controle da dengue.
Os agricultores, pescadores e maricultores interessados poderão se cadastrar durante o Prefeitura no Bairro e, também promovida pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, haverá uma exposição de hortas suspensas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará sensibilização e conscientização ambiental, com distribuição de mudas de árvores. O público contará, ainda, com um posto do Procon, que realizará atendimento no local e com informações sobre os serviços prestados pela Defesa Civil de Ubatuba.
Outra secretaria municipal que vai participar ativamente deste "Prefeitura no Bairro" é a de Segurança Pública e Defesa Social, com a presença da Guarda Municipal informando sobre segurança e a Coordenadoria Municipal de Trânsito prestando informações sobre o controle de trânsito. A Secretaria de Turismo também está presente, com divulgação do material promocional, através da exposição e distribuição de banners, folders e panfletos.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o projeto "Prefeitura no Bairro" é uma oportunidade imperdível para os moradores de cada região se beneficiarem dos serviços oferecidos pela prefeitura. "Este é um projeto que envolve diversas secretarias, num esforço conjunto para prestarmos à população vários serviços e momentos de descontração e lazer. Toda a população da região oeste está convidada para participar deste evento na Marafunda, já que as demais regiões receberão o projeto em outras datas", disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Ubatuba realizará em outubro "V Salão Nacional de Belas Artes"

Ubatuba - Devido ao grande sucesso das edições anteriores, a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), ampliará, neste ano, o Salão de Belas Artes para nível nacional. O evento ocorre sempre no mês de outubro, como parte das festividades de aniversário da cidade. As inscrições estarão abertas durante todo o mês de setembro. Em sua quinta edição, o Salão será realizado de 26 de outubro a 18 de novembro de 2007, no Salão de Exposições do Sobradão do Porto à Praça Anchieta nº38 - Centro - Ubatuba - São Paulo.
O Salão de Belas Artes de Ubatuba pretende reunir o trabalho de artistas nas mais variadas formas, categorias e cidades de todo o país. O objetivo do evento é promover a educação artística da comunidade, o desenvolvimento e a valorização das Belas Artes. O evento será coordenado pela Associação de Belas Artes de Ubatuba (Abau).
Regulamento - Podem participar do Salão, artistas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Pintura (Acadêmico e Contemporâneo), Desenho e Escultura. As obras devem ser inéditas, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas. As dimensões dos quadros não devem exceder 1,50m X 1,50m incluindo a moldura. No caso das esculturas, elas devem ter, no máximo, 1,50m de altura e 50 kg. Não serão aceitas obras com mais de 2 anos de criação, ou premiadas em outros salões. Os premiados nos salões anteriores com Medalha de Ouro ou Troféu Jean Batiste Debret, participarão sem passar pela seleção. Os detentores do troféu Debret poderão concorrer apenas aos Prêmios Aquisitivos oferecidos no Salão.
Inscrições - As inscrições podem ser feitas de 3 a 30 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cada artista poderá inscrever, no mínimo duas e, no máximo, três obras de cada categoria.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 por obra. As fichas poderão ser retiradas pelos sites: http://www.fundart.com.br / http://www.abau.com.br , ou retiradas diretamente na Fundart. As inscrições deverão ser preenchidas por completo, à máquina e entregues juntamente com as obras, na Sala do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, que fica na Rua Felix Guisard, nº 6 - Centro. Para mais informações, ligue para (12) 3833-7000 e fale com Paulo Alves.
Prêmios - Serão conferidos dois prêmios de aquisição, para melhores obras: Prêmio Prefeitura Municipal de Ubatuba no valor de R$ 4.000,00 e Prêmio Aquisitivo Fundart no valor de R$ 3.000,00. (Fonte: PMU)

Banco do Povo de Ubatuba já liberou mais de 400 financiamentos na cidade
Esse Banco tem como objetivo principal fornecer financiamento para pequenas empresas e pessoas físicas, que trabalham por conta própria ou que tenham um negócio para contribuir com a renda familiar

Ubatuba - O Banco do Povo de Ubatuba está funcionando no Paço Municipal, desde a mudança da Associação Comercial de Ubatuba, no mês passado. Atuando em Ubatuba desde janeiro de 2002, esse banco é uma parceria entre o Governo Estadual de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba. Desde que iniciou suas atividades, o Banco do povo já realizou mais de 400 financiamentos, totalizando um valor de R$ 972.313,00.
Segundo o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, o Banco tem como objetivo principal fornecer financiamento para pequenas empresas e pessoas físicas, que trabalham por conta própria ou que tenham um negócio para contribuir com a renda familiar e que apresentam características de baixa renda. “Os financiamentos realizados pelo Banco do Povo servem para ampliar os empreendimentos, comprar mercadorias, máquinas e equipamentos dos mais variados segmentos de atuação. O nosso compromisso é contribuir na formação de novos empreendedores na cidade.”
Um bom negócio - O Banco oferece linhas de financiamentos populares, com juros de 1% ao mês e créditos de R$ 200 a R$ 5.000 para pequenos empreendedores formais e informais. Para cooperativas, o valor é de até R$ 25.000, podendo ser parcelado em até 6 meses para capital de giro (mercadorias, matérias-primas e consertos em geral) e até 18 meses para investimento fixo (compra de máquinas , equipamentos e ferramentas).
O Chefe do Departamento de Capacitação, Edison Zerbinato, afirma que o Banco do Povo é forte no Litoral Norte. “Nós sempre lideramos as contratações (financiamentos aprovados e contratados ), com baixa taxa de inadimplência. Os empreendedores informais representam cerca de 91,0% e formais de 9,0% do total dos créditos concedidos.
O banco do Povo está situado no Prédio da Prefeitura Municipal, que fica na Rua Dona Maria Alves, nº 86. Para mais informações, ligue para: (012) 3833-7880 e (012) 3833-7884. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá lombadas eletrônicas em duas grandes avenidas da região central

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito, está realizando adequações para a instalação de lombadas eletrônicas em duas das maiores avenidas da cidade. Após estudos técnicos e, atendendo a solicitações dos comerciantes das avenidas Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá e Iperoig, no Centro, a prefeitura iniciou o processo licitatório para que seja implantado o sistema de monitoramento eletrônico, afim de promover maior segurança a motoristas, ciclistas e pedestres.
Inicialmente serão quatro lombadas fixas, sendo duas na Avenida Leovigildo Dias Vieira e duas na Avenida Iperoig, com display indicador de velocidade e radar. A princípio, a velocidade máxima permitida será 40 km/h. Haverá, ainda, a implantação de dois radares móveis.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes, será implantada toda a sinalização determinada pelo Denatran e, até a temporada de verão, os novos sistemas de monitoramento estarão em funcionamento. (Fonte: PMU)

Ubatuba é destaque no Programa Zoom Litoral da VTV

Ubatuba - A cidade de Ubatuba terá um grande destaque no Programa Zoom Litoral deste final de semana. O programa, que é exibido pela VTV, afiliada da Rede TV! em Santos, vai ao ar aos sábados, a partir das 11h30 e aos domingos, a partir das 14h30, com uma hora de duração. Sob o comando de Netto Mala e Camila Toca, a revista eletrônica semanal, apresentará uma reportagem especial sobre os 11 dias de jogos regionais que aconteceram na cidade.
Mais informações, você encontra no site oficial do programa: www.zoomlitoral.com.br ou pelo flog: www.fotolog.com/zoom_litoral.  (Fonte: PMU)

Notícias da FUNDART

Lira “Pe. Anchieta”, Sexteto Caiçara e Saia Justa, no Inverno de São Luiz - No último dia 14 de julho o Sexteto Caiçara (da Lira “Pe. Anchieta”) foi muito bem aplaudido em sua apresentação na Temporada de Inverno de São Luiz do Paraitinga. No próximo dia 28, na mesma temporada, será a vez da Banda Sinfônica Lira “Pe. Anchieta” e em Agosto, dia 5, o Quarteto Saia Justa (da Lira “Pe. Anchieta”) mostrará sua arte na Temporada de Inverno da vizinha cidade.
A organização do evento, em seu programa/cartaz destaca agradecimento público, à presença da Fundart através dos grupos musicais de Ubatuba, que vêm agradando bastante o público luizense que costuma comparecer em grande número às nossas apresentações, levados a efeito a partir deste ano.

Sábado tem Sarau Caiçara com homenagem à Mazzaropi - Como acontece todo mês, no próximo sábado será apresentada mais uma edição do Sarau Caiçara, com apresentação de Luiz Gustavo Ballio, Coordenador do Grupo Setorial de Folclore. O Sarau Caiçara começa às 20:00 horas, e você poderá curtir boas risadas no auditório da Fundart. Compareça; é grátis.
O evento vai homenagear os 95 anos do famoso nome do cinema nacional, Mazzaropi, além de contar histórias como a do “Urubu Adivinho” e “A Gulosa Escondida”.
Teremos também a representação de “Compadres Doidos”, numa adaptação da professora de teatro Marilena Cabral, do conto de Jonas Ribeiro, “Compadres Doidos, Comadres Varridas”.
A Fundart e o Grupo Setorial de Folclore estão finalizando entendimentos para dar seqüência às homenagens à Mazzaropi, quando teremos palestra do professor Glauco Barsalini, doutor em filosofia pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
O professor Glauco estará apresentando seu livro: Mazzaropi – o Jeca do Brasil: O caipira em face da modernidade (sua tese de graduação em ciências sociais, pela Unicamp).
A iniciativa tem parceria entre Fundart, Secretaria Municipal de Educação, Unitau e Prefeitura de Ubatuba.

Projeto Guri no Paço Municipal - Sexta-feira, no dia 20, às 15 horas, na Prefeitura, o Projeto Guri estará fazendo uma apresentação musical. Com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e apoio da Prefeitura, o Guri, recebe colaboração da Fundart. Projeto social de muito bons resultados, o Guri vem despertando cada vez maior interesse e importância, aplicando os recursos da arte musical para os benefícios sociais a que se propõem com sucesso.

Casa da Farinha e “Fazenda da Caixa” – Atração histórica nessa sexta-feira - Será dia 20, próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, na “Fazenda da Caixa” a reinauguração da Casa da Farinha, importante ícone de nossa cultura. As obras de restauração foram realizadas pela Prefeitura.

Homenagem à “João Alegre” - Na mesma ocasião uma grande festa vai marcar a entrega da Casa da Farinha, pela Prefeitura, e a inauguração da energia elétrica para o bairro, através do programa Luz para Todos, do Governo Federal.
“João Alegre”, conhecido cantor e compositor de nossa terra, será homenageado por vários de seus amigos músicos, com apoio da Fundart. “É um grande momento histórico, social e cultural que devemos prestigiar. Trata-se de evento que trás a marca de nossa gente e sua cultura” disse Pedro Paulo, Presidente da Fundart.
Várias atrações como a culinária caiçara, estarão presentes. A “Fazenda da Caixa” estará mostrando, também, as instalações de um Tele-Centro, importante conquista daquela comunidade que tem a figura de “Zé Pedro”, personagem que todos precisam conhecer. Suas histórias dão conta de tudo que aconteceu pela região nos últimos cem anos.
Por tudo isso, a Festa da “Fazenda da Caixa”, é imperdível. Chegar lá é fácil. A estrada de acesso, construída em 1985 está em ótimas condições de tráfego. Dúvidas, telefone para a Fundart: (12) 38337000 / 38337001. Faça parte de nossa história.

Grupo Canoá se apresenta em Lagoinha - O Grupo Canoá, que mensalmente se apresenta na Fundart com o Serestas e Seresteiros, se apresentou na cidade de Lagoinha, na ultima terça-feira, nas comemorações da Festa do Divino, após participar da abertura, na segunda-feira, da XIII Semana da Educação, em Ubatuba. (Fonte: Fundart)


CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - fone : 3833-2066 ( 012 )
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!Ás 17:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Carta para a namorada distante

Amada minha,
Quanto mais próximo o dia
De nosso reencontro
Maior se torna
A saudade de vossos encantos

Levo um coração mal-nutrido
Que precisa de imediato socorro
Que quase morro
E desfaleço no caminho
Carentes que estão
De vossa atenção e carinho

Levo, também,
Um corte de pano
Cheio de cores
Para que vós, minha flor,
Estejais a ornar
Com a primavera
Que está para começar

Com saudades imensas
De um pescador
Que paga penitência
Por ser pecador
De ter-se enamorado
De vós, meu distante amor.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pobre e Indefeso Caiçara

É com enorme tristeza que nos deparamos constantemente com notícias como esta, no sul e norte de Ubatuba : Promotoria ordena corte de fornecimento de energia elétrica a aposentados.
Convido a quem possa interessar, que entre no loteamento aberto na mata do morro da Lagoinha, a partir das Ruínas e próximo á rodovia, e veja o estrago que lá foi feito. Se chegou aquele ponto, é porque os órgãos que deveriam tomar as providências certamente não o fizeram. e sabemos que houve denúncia.Uma tremenda devastação aconteceu ali. Ruas e ruas foram abertas no morro; pedras deslocadas e que hoje enfeitam comércios á beira da rodovia; cursos dágua desviados, enorme quantidade de terra dali saiu; pontes no alto do morro; toda a mata nativa foi rebentada e; segundo moradores, houve muita denúncia. Como os orgãos ambientais não fizeram nada para impedir aquele crime ambiental. Ninguém parou aquele maquinário que lá se postava, dias e dias a fio.
Afirmo que esta associação se posiciona pelo respeito a todos e principalmente ao mais humilde, incluindo aqui a nossa cultura caiçara, e não poderia deixar de manisfestar. Nosso carinhoso abraço ao casal e tantos outros que padecem ou são julgados por atos tão pequenos, enquanto empreendimentos como aquele e outros de igual porte, o poder público não os alcança.

Maria Chagas Cancellier
presidente da Associação dos Moradores da Maranduba

Defendendo os caiçaras remanescentes

Lendo a matéria “Promotoria ordena corte de fornecimento de energia elétrica a aposentados” pode-se ser levado a concluir, salvo informações veladas, que é total a falta de critérios técnicos, ditos de "proteção ambiental".
A comunidade caiçara foi e, continua sendo, a maior prejudicada em todas estas questões de posse e uso da terra. Há espaço para o MST, para os índios, quilombolas, invasões (inclusive de mananciais e áreas de manguezais) mas, parece que nunca há "espaço" para os remanescentes das comunidades caiçaras. Foram eles (sozinhos) que preservaram sempre, as áreas que a legislação quer preservar agora.
Neste caso, com certeza, deve trata-se de algum mal entendido. Quem tem a obrigação de aplicar a lei, também tem bom senso na dose e na intensidade. No mínimo (em casos semelhantes) a autoridade leva em conta os princípios de isonomia. Ou não?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Excursão Cultural

Criado por Sergio Rabello, considerado o melhor autor de textos de humor do Brasil, o título dá bem uma idéia da irreverência do espetáculo cujo humor é de primeira!
Este espetáculo é o resultado da união de Sergio Rabello, conhecido por seu humor inteligente, com Octávio Mendes e Ângela Dip, atores de grande experiência e responsáveis pelo sucesso de muitos espetáculos.
Humor de Quinta
Com Sérgio Rabello, Ângela Dip e Octávio Mendes
Dia 28 de julho, sábado no Teatro Mário Covas - Caraguatatuba
Censura 14 anos.
Retorno após a peça, em torno de 22:30h.
Inteira = R$ 70,00
Meia = R$ 50,00 (estudantes, professores da rede estadual, funcionários públicos e maiores de 60 anos).
Compromisso de ida e volta mais ingresso em ótima posição.
Cadeiras escolhidas bem na frente do palco, fileira C.
VAN confortável, viagem com BIRAVAN, ar condicionado e bancos reclináveis.
Reserve seu lugar, ligue agora, Giasone ou Lili 3832 1746, 3833 2866 ou 9723 1281

Giasone Publicidade e Eventos Culturais
giarebua@ig.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Itaguá  © Edson Del Rio

Praia do Itaguá
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor