Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 20 de Julho de 2007 - Nº 1815 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Crescimento populacional no Litoral Norte
Litoral terá 8 lombadas eletrônicas
Comitiva do Litoral Norte visita Urucu


Caraguatatuba
Quiosques da Mococa investem e voltam a funcionar
Mozart Russomanno pede Poupatempo para Caraguá
Atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO conquistam medalhas nos Regionais de Ubatuba
Campeonatos de futebol são destaques em Caraguá
17 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente com evento na Cândido Motta
Bairro Massaguaçu em Caraguá recebe 1º Campeonato de Skate

Ilhabela
Polícia Civil faz maior apreensão de drogas da cidade
Presidente da Câmara visita Base da Petrobrás no Amazonas
Hasteamento de bandeiras e execução de hinos é obrigatório em solenidades cívicas
Vereador pretende criar Selo Verde que beneficie empresas com descontos fiscais
Emenda traz diversas propostas para o setor esportivo


São Sebastião
Arraiá Caiçara reserva grandes emoções para o último fim de semana
Comissão das Zeis esclarece dúvidas de moradores dos núcleos congelados em Cambury
Moradores de ZEIS terão isenção parcial de IPTU
Editora Aymará apresenta programa “Cidade Educadora” a São Sebastião
Prefeitura firma parceria com Secretaria Estadual da Habitação
Prefeitura apresenta projeto de urbanização do loteamento Chico Soldado
Prefeitura entrega placas sobre a coleta seletiva na Costa Sul
PAT sebastianense é considerado modelo de gestão na região
Comerciantes da Rua da Praia precisam de autorização para uso de espaço público
Incêndio provoca queimaduras em duas pessoas em Cambury, na Costa Sul
Lei de regulamentação do auxílio SUS é aprovada
Boiçucanga ganha espaço em frente à praia para a prática de esportes
Sebastianenses disputam final da Copa São Paulo de Mountain Bike
Seduc promove reunião com diretores e coordenadores na próxima semana
São Sebastião ganha máquina para sinalização viária
Lombadas eletrônicas começam a ser instaladas em São Sebastião
Médico faz alerta contra o preconceito no Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata


Ubatuba
Festas do Divino e do Camarão encerram comemorações do mês de Julho no município
Dicas SCPC- Saiba como registrar os cheques devolvidos
Ubatuba participa da Flip 2007, em Paraty
Rua Hans Staden será interditada para execução de serviços da Sabesp
Ubatuba atende convocação da Procuradoria do Trabalho para combater trabalho infantil
Prefeitura implanta placas indicativas no Ipiranguinha
Projeto Guri fará apresentação na Prefeitura de Ubatuba
Karatê de Ubatuba é medalha de prata nos 51º Jogos Regionais
Polícia Militar prende foragido da justiça em Ubatuba
Vítima da dengue suscita manifestação


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Crescimento populacional no Litoral Norte

Litoral Norte - Nos últimos 26 anos (de 1980 a 2006), a população do Litoral Norte saltou de 87 mil/hab. Para 287.480 mil/hab., uma diferença de quase 200 mil habitantes, de acordo com dados da Fundação Seade.
Segundo análise do economista, Ricardo Zollner, especialista em prospecção estatística em diversos níveis, se a taxa de crescimento populacional se manter nesse nível, São Sebastião se tornará a maior cidade do Litoral Norte, porque teoricamente vai propiciar mais qualidade de vida na região, favorecida pela duplicação da Tamoios, a modernização do Porto, a unidade em Caraguatatuba e o êxodo urbano das grandes cidades para as menores do estado.
As projeções podem chegar até a chegada de empresas de serviços para o comércio exterior, entre outros fatores.
Essas intenções de futuro são apenas projeções fruto de uma pesquisa do especialista, Ricardo Zollner, que desde 1997, executa trabalhos acadêmicos voltados especificamente para o Litoral Norte. Atualmente, a pesquisa está a nível de doutorado. Foi iniciada na USP, apresentada como mestrado no ITA e serve como ferramenta da biblioteca virtual na Alemanha.
Com enfoque na tomada de decisão utilizando cenários prospectivos com o desenvolvimento econômico no Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral terá 8 lombadas eletrônicas

Litoral Norte - As prefeituras de Ubatuba e São Sebastião instalam no próximo mês lombadas eletrônicas de controle de velocidade nas avenidas principais das cidades. A velocidade máxima permitida nos trechos será de 40 km/h.
Em Ubatuba, o projeto tem início com uma lombada eletrônica que será instalada na avenida Leovigildo Dias Vieira, no bairro do Itaguá, região central.
"A intenção é promover maior segurança a motoristas, ciclistas e pedestres", disse o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes.
Segundo ele, outras três lombadas eletrônicas e dois radares móveis estão em processo de licitação e devem ser implantados até setembro. "A idéia que as lombadas sejam instaladas entre os bairros do Itaguá e Iperoig."
Em São Sebastião, a prefeitura também irá implantar quatro lombadas eletrônicas na avenida Manoel Hypólitto do Rego, que corta os bairros da Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão e Portal da Olaria.
Segundo o diretor de Trânsito, Márcio Nonato, as lombadas serão coladas em trechos com maior incidência de acidentes. Para a instalação dos sensores, será necessário o desvio do trânsito. "Informaremos com antecedência e faremos esquema para não prejudicar o fluxo." (Fonte: ValeParaibano)

Comitiva do Litoral Norte visita Urucu

Litoral Norte - Uma comitiva do Litoral Norte esteve nesta semana na cidade de Coari/Amazonas, a convite da Petrobras/Transpetro para conhecer as instalações do Campo de Produção da Reserva de Urucu, no Rio Urucu.
De São Sebastião, além do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, estiveram presentes na comitiva o secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, o assessor do Terminal Aquaviário de São Sebastião, Cosme Damião Lemes, o delegado do Ministério do Trabalho, Cláudio Tarifa, o delegado da Polícia Federal, Dolival Quiles Correia e o Promotor de Urbanismo e Meio Ambiente, Fábio Rodrigues Franco Lima.
A comitiva contou ainda com representantes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela, Madre de Deus (Bahia) e ainda, de alunos do Curso de Estudos de Política e Estratégia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Delegacia de Minas Gerais.
Além de promover o intercâmbio e conhecer as boas práticas na área de Exploração & Produção de petróleo, a visita teve o objetivo de mostrar aos integrantes desta comitiva um pouco do jeito Petrobras de trabalhar na Amazônia.
O roteiro da visita incluiu um poço produtor, a Unidade de Tratamento de Óleo, a Unidade de Processamento de Gás Natural, o Orquidário, o Viveiro de Mudas, a Escola Esperança, o Porto Urucu e a Unidade de Tratamento de Resíduos.
“Pudemos conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Unidade nas ações de responsabilidade social e ambiental, como o trabalho de reflorestamento, as práticas no tratamento de resíduos, o sistema de automação, entre outros”, explica o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. (Fonte: PMSS)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Quiosques da Mococa investem e voltam a funcionar

Caraguatatuba - Um mês após serem interditados pela Vigilância Sanitária, por não possuírem rede de esgoto, saneamento básico e estrutura adequada, os quiosques da praia da Mococa, em Caraguatatuba, aos poucos voltam a reabrir.
Segundo o presidente da AQS (Associação dos Quiosques de Caraguatatuba), Renato Lambiasi, alguns dos proprietários dos estabelecimentos assinaram um termo de responsabilidade junto à secretaria de saúde e a secretaria de urbanismo de Caraguá, onde se comprometeram a cumprir exigências provisórias, como a instalação de banheiros químicos, fossas blindadas e água potável.
A responsável pela Vigilância Sanitária no município, Jorah Maria Hoppmann, confirmou a liberação, e ressaltou que essa medida é provisória, até que os quiosques consigam se adequar totalmente. “Para eles (quiosques) serem reabertos, fomos antes fazer uma inspeção, e constatamos que perante o termo de compromisso, eles estão regularizados provisoriamente, pois ainda estão esperando uma licença, que leva tempo para sair, por isso demos esse prazo para que eles possam trabalhar”, falou Jorah.
Dos 15 quiosques que existem na praia da Mococa, sete cumpriram as exigências e já voltaram a funcionar.
O primeiro estabelecimento que cumpriu a medida reabriu no último feriado, do dia 9 deste mês.
Para serem reabertos, os comerciantes precisaram investir. A fossa blindada, que serve para evitar a contaminação do solo, custa aproximadamente R$ 1mil. Para conseguir água potável junto a Sabesp, os quiosqueiros precisaram desembolsar R$ 280 por cada seis mil litros de água. Lambiasi espera uma resolução rápida do caso. “É preciso que as autoridades façam o mais rápido possível a sua parte, pois enquanto isso, os donos dos quiosques precisam gastar, não sabemos até quando eles terão condições”, disse.
O presidente da Associação dos Quiosques deixou claro que quem não cumprir as determinações da Vigilância Sanitária, não voltarão a funcionar.
O prefeito José Pereira de Aguilar sancionará a lei aprovada na Câmara Municipal, que dá nome as ruas da Mococa, medida necessária para que a Sabesp possa implantar a rede de água no local. “Gostaria que todos cumprissem o acordo. Estou muito feliz com a prefeitura, que está colaborando com a gente”, agradeceu o presidente da AQS. (Fonte: Imprensa Livre)

Mozart Russomanno pede Poupatempo para Caraguá

Caraguatatuba - Atendendo a reivindicações apresentadas por moradores, o Deputado Estadual Mozart Russomanno (PP), através da indicação nº 1389 solicitou ao governador José Serra a implantação de um posto móvel Poupatempo no Município de Caraguatatuba, litoral norte do Estado, para atender a demanda da população local e cidades da região.
Em sua justificativa o parlamentar argumenta que os postos Poupatempo reúnem vários órgãos e empresas de serviços públicos num único espaço, disponibilizando um vasto rol de serviços que são prestados de forma célere e eficiente, o que proporciona aos cidadãos um atendimento de qualidade com maior economia de recursos e de tempo.
Mozart afirma que a implantação de um posto Móvel Poupatempo no município de Caraguatatuba beneficiará toda população do litoral norte deste Estado, compreendendo os municípios de Caraguatatuba (98.170 habitantes), Ilhabela (26.230 habitantes), São Sebastião (75.886 habitantes), Ubatuba (81.246 habitantes), que, somadas, reúnem um total de aproximadamente 282.000 habitantes.
O deputado estima que milhares de pessoas desses municípios procurem todos os anos a cidade de são José dos Campos ou a Capital em busca desses serviços. (Fonte: imprensa@mozartrussomanno.com.br )

Atletas Bolsa Esporte UNIMÓDULO conquistam medalhas nos Regionais
Competidores agora se preparam para os próximos campeonatos

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo foi muito bem representado nos 51º Jogos Regionais pelos atletas do programa Bolsa Esporte. A maioria deles conquistou pódio. Exemplo são Milton Graner do Kung Fu, Thiago Augusto do Futvôlei e André Medeiros e Osieo Hecher do Jiu-Jitsu.
"As lutas não foram por faixas, como são nas outras competições", comentou Medeiros, que garantiu a medalha de prata. "Isso dificultou um pouco, mas mesmo assim fizemos bonito".
Milton Graner, do Kung Fu, ficou em 3º lugar disputando na modalidade armas longas. Osieo Hecher conquistou a medalha de prata no Jiu-Jitsu nas categorias Pesadíssimo e Absoluto. Já André foi ouro no Futvôlei.
Camila Oliveira, do Kung Fu e Angelo Augusto Oliveira, do Karatê, não conquistaram medalhas, mas participaram dos Jogos com muita garra. "O 6º lugar foi uma colocação que eu comemoro, pois perdi para atletas profissionais contratados", disse Oliveira.
Já Camila teve nos jogos a chance de conhecer suas adversárias para a próxima competição. "Em agosto vamos para o Paulista em Americana e muitos dos competidores dos Regionais estarão lá". (Fonte: Módulo)

Campeonatos de futebol são destaques em Caraguá

Caraguatatuba - As competições esportivas reiniciaram a todo vapor em Caraguá, após duas semanas de intensas disputas nos Jogos Regionais de Ubatuba. O destaque deste final de semana é para o futebol, que terá diversas disputas. Os campeonatos de futebol de campo são organizados pela Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol.
Para o Campeonato de Futebol da 1ª Divisão 2007, já foi realizado o sorteio das chaves e a competição foi dividida em dois grupos. Pelo A, estão os times Beira Mar Coloniano, C.A Poiares, Brasileirinho E. C, C. A. Fortaleza, A.A Corinthians, Pedrinho F. C, Tabajara F.C e Jetuba F. C. O grupo B é composto pelas equipes E. C. Brasília, E. C. Barranco Alto, E. C. Primavera, G.R Jaraguazinho, Fluminense F. C, C.A União Colonial, E. C. Cruz de Malta e E. C. Indaiá.
A 13ª Copa Máster 35 anos está na segunda fase e as equipes classificadas disputam o melhor de dois. No domingo 22, o CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves recebe as primeiras disputas. O primeiro jogo será às 9h e o E.C. Indaiá enfrenta o C.A Guarani A; às 11h, o E. C Tabatinga entra em campo com o C. A. Fortaleza e disputam o jogo 2. O 3º jogo será disputado às 13h entre as equipes C. A. União Colonial e E. C. Indaiá B e o jogo 4, o último do dia, acontecerá às 15 e se enfrentam os times E.C Primavera e C. A.
As próximas disputas da copa será no dia 29 de julho, domingo, com mais quatro jogos e acontecem também no CEMUG. A entrada para assistir aos jogos é gratuita. Prestigie o esporte de sua cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá: 17 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente com evento na Cândido Motta

Caraguatatuba - Há 17 anos crianças e adolescentes têm um Estatuto que preserva seus direitos. O Conselho Tutelar de Caraguá comemora esta data com um evento cultural, na Praça Cândido Motta, nesta sexta-feira 20, às 15h30
O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente acaba de completar 17 anos(em 13 de julho) e para comemorar a data, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba, realizará nesta sexta-feira, 20 de julho um evento cultural com o apoio da Prefeitura Municipal e da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
O evento acontecerá a partir das 15h30, na Praça Cândido Motta, no Centro, com várias apresentações de música e encenações, além da divulgação e distribuição de exemplares do ECA. Entre as principais atrações estão o Projeto Guri, os cantores Eduardo e Ana Luíza, com músicas MPB especialmente escolhidas sobre temas ligados à crianças e adolescentes, e ainda, dramatizações de textos, que serão realizadas por atores da FUNDACC, e recém-formados pelo CEPROLIN, no curso técnico de Artes Cênicas.
De acordo com os membros do Conselho Tutelar, o evento será encerrado com um número de dança com crianças da Catedral do Divino Espírito Santo, da música "Menores Abandonados", do Padre Zezinho.
O ECA foi criado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, visando proteger a criança e o adolescente, no que se refere ao direito à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, direito e dignidade, à convivência familiar, entre outros. É este documento que protege também as crianças em situação de risco pessoal e social. Participe do evento que comemora os 17 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente em Caraguá. A entrada é franca! (Fonte: PMC)

Bairro Massaguaçu em Caraguá recebe 1º Campeonato de Skate

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Massaguaçu receberão o 1º Skate Park Massagua's. O evento acontecerá na Praça de Eventos, José Marcos de Melo, no dia 29 de julho, a partir das 14h. Os atletas disputarão as categorias Mirim e Iniciantes.
De acordo com o organizador do evento, Paulo César Melo, o campeonato tem como objetivo incentivar a prática esportiva e a solidariedade, já que o valor da inscrição é 2kg de alimentos não-perecíveis, exceto sal. "A inscrição será feita no dia do evento e os atletas menores de 18 anos terão que levar os pais, que assinarão um termo de responsabilidade", disse.
Para participar do evento, o skatista terá que levar o seu skate e a organização oferecerá para os inscritos capacete, cotoveleira e joelheira - materiais de proteção individual para a prática do esporte.
A expectativa é que o campeonato receba entre 30 e 50 inscrições e vale lembrar que o evento é aberto para atletas de todo o Litoral Norte e de outras cidades da região. Todo o alimento arrecadado será doado para o Fundo Social de Solidariedade, que se encarregará de fazer a distribuição para entidades filantrópicas, entre outros.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caraguá, patrocínio da Company Surf Shop, Quaker Skate Board, co-patrocínio e colaboração da iniciativa privada do município. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Polícia Civil faz maior apreensão de drogas da cidade

Ilhabela - A Polícia Civil fez a maior apreensão de droga de Ilhabela, na manhã de ontem. Foram mais de dois quilos de maconha, cocaína, crack e ainda pasta de coca que daria para multiplicar o entorpecente para venda. No local, na rua do Leandro, bairro Barra Velha, funcionava uma “boca” de tráfico, segundo a Polícia Civil.
Com um mandado de busca e apreensão, policiais civis da Delegacia e SOE (Setor de Operações Especiais) comandados respectivamente pelos delegados José Luiz Tibiriçá e Jairo Garcia Pereira, entraram na casa de D.R., de 54 anos.
Ele foi surpreendido dormindo na cama com uma adolescente de 15 anos. Os dois estariam mantendo um relacionamento com, segundo a menor, consentimento dos pais. A menina seria usuária de drogas.
Enterrado no quintal da residência, a polícia encontrou 750 gramas de maconha, 320 gramas de crack, 690 gramas de cocaína e ainda 313 gramas de pasta de coca.
Segundo o delegado do SOE, misturada esta quantidade daria para ser multiplicada, chegando a dois ou três quilos. D.R. tem mais de 15 passagens pela polícia, incluindo receptação e tráfico de drogas.
Ele saiu recentemente da cadeia onde cumpriu uma pena de três anos e seis meses pelo mesmo crime no qual foi preso, também em Ilhabela.
Conforme Jairo, D.R. já seria bandido em São Paulo antes de se mudar para Ilhabela, onde teria fixado residência. Além da droga, na casa a polícia apreendeu dois celulares, uma balança e um caderno com anotações referentes a contabilidade do tráfico.
Segundo o delegado, na hierarquia do tráfico, D.R. seria o dono da boca. Ele teria ligação com o traficante conhecido por “Carioca”, preso no início do ano na cidade. D.R. foi conduzido à delegacia onde ficou recolhido na cadeia.
O delegado Tibiriçá disse que a investigação, que chegou nos entorpecentes, começou após um roubo em uma loja de computação em Ilhabela. Investigações levaram até a duas casas suspeitas, sendo uma delas de D.R.. (Fonte: Imprensa Livre)

Presidente da Câmara visita Base da Petrobrás no Amazonas

Ilhabela - O presidente da Câmara do arquipélago, Professor Joadir Capucho (PPS), esteve em Urucu (AM) no último dia 16, a convite dos Terminais Aquaviários de São Sebastião para conhecer as práticas de exploração e produção de petróleo.
O Professor Joadir fez parte de uma comitiva de representantes do Litoral Norte para conhecer algumas das ações que são referência para outras unidades da Petrobrás como o reflorestamento, tratamento de resíduos e o sistema de automação.
Os visitantes tiveram um roteiro que passou por um poço produtor, pela unidade de tratamento de óleo, por uma unidade de processamento de gás natural, pelo orquidário, viveiro de mudas, pela Escola Esperança, pelo Porto Urucu e por fim na unidade de tratamento de resíduos.
“Durante estas visitas pudemos constatar que a Petrobrás tem uma responsabilidade e um compromisso muito grande com o meio ambiente, explorando os recursos naturais de forma a assegurar o menor impacto ambiental possível à natureza. A responsabilidade social é um setor que a empresa também procura investir bastante. Os visitantes puderam observar que a exploração deste recurso natural é feita de forma extremamente consciente com equipamentos de alta tecnologia. Uma boa referência para a nossa região que receberá em breve a Base Gás”, explica o presidente do Legislativo de Ilhabela.
Além de autoridades de Ilhabela, representadas pelo Presidente Joadir e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, integraram a comitiva representantes e autoridades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Hasteamento de bandeiras e execução de hinos é obrigatório em solenidades cívicas em Ilhabela

Ilhabela - A Lei nº 456/2006 torna obrigatório o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e a execução dos hinos nacional e municipal em todas as solenidades e festas cívicas do município.
De autoria do Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, o Professor Joadir Capucho (PPS), a Lei foi sancionada pelo prefeito Manoel Marcos em 27 de fevereiro deste ano. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pretende criar Selo Verde que beneficie empresas com descontos fiscais

Ilhabela - O Vereador José Roberto de Campos (PMN), o Beto, pretende apresentar um Projeto de Lei que cria o “Selo Verde”.
De acordo com informações do vereador, o programa apresentará diretivas que deverão ser cumpridas pelas empresas para que recebam incentivos fiscais e outros benefícios da prefeitura.
Para receber o selo, os estabelecimentos comerciais deverão cumprir procedimentos como o tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental voltada aos funcionários, arborização urbana na comunidade em que a empresa esteja localizada e um programa contra o desperdício de água.
“O projeto visa descentralizar a política ambiental e fazer com que todos nós tenhamos consciência de nossa responsabilidade. Além da visibilidade da responsabilidade social, as empresas participantes ainda terão benefícios fiscais. Esta medida segue a linha de preservação ambiental que é um forte movimento que está sendo adotado como parte de meu programa para este semestre”, comenta o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Emenda traz diversas propostas para o setor esportivo

Ilhabela - A Emenda nº 036/2007, apresentada pelo vereador Beto de Campos (PMN), pretende acrescentar ao Projeto de Lei nº 62/ 2007 (LDO 2008) os seguintes itens:
- Construção de uma pista de Down Hill;
- Criação de espaços de recreação nos bairros;
- Reestruturação da Secretaria visando a diminuição de gastos com pessoal;
- Incentivo às contratações de estagiários que estejam cursando educação física;
- Realização de parcerias com associações civis, ONG’s e outras congêneres;
- Criação de lei de incentivo fiscal a pessoas físicas e jurídicas que patrocinam atletas locais e
- Reforma do campo de futebol localizado no bairro Prainha de Santa Tereza.
“O esporte assume importância na qualidade de vida de toda a população, dados os benefícios que promove à saúde. Por assim ser, releva investir no setor esportivo, seja realizando melhorias em locais próprios à prática de esportes, seja desenvolvendo projetos destinados a aumentar o número de atletas”, explica o vereador autor da emenda.
Conselho Tutelar - Outra emenda do mesmo vereador, a de nº 37/2007, busca inserir o Conselho Tutelar dentre os órgãos atrelados à Secretaria Municipal de Assistência Social e a realização de melhorias no conselho.
De acordo com o vereador Beto, a tutela de crianças e adolescentes é uma questão diretamente ligada aos problemas sociais e assistenciais do município.
Administração - O vereador também apresentou a Emenda n° 38/2007 ao mesmo PL para que a Secretaria de Administração desenvolva ações que visem a modernização dos serviços administrativos da Prefeitura para a população, bem como a implantação de sistema multimídia instalado em pontos estratégicos, possibilitando o acesso a informações como processos, certidões, débitos, entre outros, além da veiculação de todos os processos administrativos na Internet.
Na mesma emenda, o parlamentar ainda propõe que haja a desapropriação de áreas de interesse do município e também áreas para construção das sedes das associações de bairro.
Todas as emendas foram aprovadas por unanimidade entre os pares presentes na sessão extraordinária do último dia 27 de junho. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Arraiá Caiçara reserva grandes emoções para o último fim de semana

São Sebastião - Termina neste fim de semana, a 3ª edição do Arraiá Caiçara, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Subprefeituras (Sesub). Até domingo (22/7), várias atrações musicais vão colorir a Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central.
Nesta sexta-feira (20/7), a partir das 20h, a Sectur realizará a grande final do Concurso de Calouros Sertanejos, uma competição animada que vai reunir os oito finalistas que devem mostrar afinação, carisma e muito talento para os jurados. Os grandes vencedores saem na mesma noite e a premiação será em dinheiro, sendo R$ 300 (3° lugar), R$ 400 (2° lugar) e R$ 500 (1° lugar).
Além disso, na noite desta sexta-feira serão divulgados os campeões do “Festival de Quadrilhas”, que irão receber os prêmios nas categorias infantil, com um micro system, e adulto, onde o vencedor levará um forno microondas de 21 litros. Será divulgada também na mesma noite, a “barraca mais enfeitada” que receberá um televisor 21 polegadas de tela plana. A atração musical da noite é a banda “Faroeste”.
Neste sábado (21/7), a Prefeitura promove o show do cantor “Leonardo”, que interpretará seus maiores sucessos, a partir das 23h. Já no domingo (29/7), a dupla “Paulo e Rafa” será a grande atração da noite de encerramento.
“A festa melhora a cada ano e neste já conseguimos grandes atrações como os shows musicais e a ampliação para 17 dias de festa. Também cumprimos nosso objetivo de valorizar os artistas locais”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi. (Fonte: PMSS)

Comissão das Zeis esclarece dúvidas de moradores dos núcleos congelados em Cambury

São Sebastião - Durante reunião ocorrida na noite da última quinta-feira (19/7), na Escola Municipal de Cambury, em Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, a Comissão das Zonas de Especial Interesse Social (Zeis) esclareceu várias dúvidas de moradores com relação ao processo de regularização das áreas congeladas existentes no bairro.
Mais de 120 pessoas que residem nas Vilas Débora e Barreira, Areião, Sertão do Piavú e rua Lobo Guará compareceram ao encontro, que contou com a presença do subprefeito da Costa Sul, Edvaldo Amarante Reimberg.
Antes dos questionamentos, o secretário de Meio Ambiente e membro da Comissão das Zeis, Teo Baliero, fez uma breve explanação sobre como a Prefeitura está trabalhando em relação aos 42 núcleos congelados ao longo do município.
“Todo o trabalho é baseado na lei das Zeis e que dá condições do Executivo aprovar construções que na lei atual são irregulares. Isso vai oferecer segurança de moradia para quem já está habitando, mas depende de uma série de levantamentos”, explica.
Há também, segundo ele, necessidade da administração atuar em conjunto com os moradores para definir o plano de urbanização dos locais, ou seja, discutir a situação do saneamento básico, iluminação pública, drenagem, coleta de lixo, dentre outros.
Ele informou ainda a situação atual de cada área congelada. Na Vila Débora, por exemplo, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está sendo lançado porque já foi realizado o cadastramento dos imóveis. “Os moradores estarão recebendo o carnê, cujo pagamento será a partir de 2008, quando a área estiver regularizada”, afirma Balieiro.
Já no Sertão do Piavú, de acordo com o secretário, só existe um croqui da área porque há uma ação no Ministério Público. “É parecido com o caso da Vila Tropicanga, em Boiçucanga. Vamos conversar com os moradores para explicar como se darão as fases do processo”, justifica.
Balieiro lembrou também que áreas que sejam de risco ou estejam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) não poderão ser regularizadas.
Drenagem - O segurança Joselito José dos Santos, 33 anos, morador do núcleo Areião, quis saber como vai ficar a situação da área em função da maioria das pessoas viver em locais alagados.
De acordo com o secretário, o caso depende da elaboração de um projeto de drenagem, que deve ser executado por especialistas. “Isso deve constar no plano de urbanização para demonstrar ao Departamento de Proteção aos Recursos Naturais que é possível solucionar o caso. Não sabemos se todas as moradias poderão ser regularizadas”, diz Balieiro.
Já a artesã Valéria Eugênio da Silva, 41, moradora na Logo Guará, questionou o fato da Vila Barreira, que já é decretada como Zeis, ter recebido iluminação pública antes de ser oficializada pela Prefeitura.
Segundo a chefe da Divisão de Habitação, da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Claudia Lima Pereira de Castro, a Vila Barreira foi beneficia pelo Programa Federal “Luz para Todos”.
A Prefeitura, segundo ela, indicou todos os núcleos congelados. Na Logo Guará, Serão do Piavú, entre outros, o MP impediu que a Bandeirante Energia realizasse a ligação por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP). Entretanto, assim que todas as áreas forem regularizadas a administração fará o pedido de instalação de iluminação pública.
Teo Balieiro também disse que as construções realizadas antes de fevereiro de 2005 já estão consolidadas. É o caso de algumas pousadas localizadas no Sertão do Piavú, e que foram criticadas pelos moradores dos núcleos. “O que foi construído após isso é responsabilidade da Prefeitura”, afirma. Qualquer irregularidade deve ser comunicada à municipalidade, para que providências sejam tomadas.
Ele também falou que a Prefeitura até o momento realizou 110 demolições. “Nenhuma casa habitada foi demolida”, garante Balieiro, afirmando que a administração está querendo promover a justiça social, ou seja, sem beneficiar pessoas de alto ou baixo poder aquisitivo.
Durante a reunião, seis representantes foram escolhidos para representar os locais congelados na discussão do plano de urbanização. (Fonte: PMSS)

Moradores de ZEIS terão isenção parcial de IPTU

São Sebastião - São Sebastião concederá isenção parcial aos imóveis localizados em Zona de Especial Interesse Social nos chamados núcleos de congelamento, depois de aprovação de projeto na sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, 19 de julho.
Pelo projeto, os imóveis residenciais terão até 60% de desconto e os comerciais até 40% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Atualmente, a cidade vem empreendo esforços a fim de legalizar a situação das áreas nas quais houve ocupação irregular no Município, mas também de proporcionar condições dignas de moradia para os habitantes das áreas invadidas.
“Diversas medidas vêm sendo tomadas no decorrer dos últimos dois anos a fim não só controlar a ocupação irregular no Município, mas também de proporcionar condições dignas de moradia para os habitantes das áreas invadidas”, esclarece o prefeito. “Esta é mais uma ação que vai beneficiar as cerca de 20 mil pessoas que vivem nos núcleos congelados. Agradeço o entendimento dos vereadores aprovando a lei”.
De acordo com o projeto, a concessão do presente benefício não acarretará nenhuma perda da receita prevista, pois tais áreas se encontravam com a tributação defasada ou sequer tributadas.
Na realidade, com o cadastramento de tais áreas, e sua regularização, haverá acréscimo na receita advinda de tais núcleos, pois passarão a ser tributados imóveis que o Município desconhecia. (Fonte: PMSS)

Editora Aymará apresenta programa “Cidade Educadora” a São Sebastião

São Sebastião - A Editora Aymará vai apresentar na próxima quarta-feira (25/7), na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, em São Sebastião, a partir das 8h, o programa “Cidade Educadora” para quatro escolas da rede municipal de ensino. Participam deste encontro a equipe gestora e professores da 2ª série do Ensino Fundamental das EMs Guiomar Aparecida, de Boiçucanga, Verena de Oliveira Dória, da Topolândia, Machado Rosa, da Vila Amélia e Canto do Mar, num total de 30 pessoas.
Criado com o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa, o Programa Cidade Educadora oferece alternativas inovadoras que garantem resultados concretos. Concebido originalmente para escolas públicas, o programa leva em conta as peculiaridades de cada município.
No planejamento e implantação do programa, as experiências locais são valorizadas e servem como subsídio para elevar o status da educação no município, para que ela se torne uma marca da gestão.
Os participantes vão trabalhar dentro do tema “Um lugar para todo mundo”, que aborda os sub-temas “Ética”, “Meio Ambiente” e “Pluralidade Cultural”. Após a apresentação do projeto, com carga horária de 8 horas, os professores e a equipe gestora vão aplicar o projeto para os alunos num período de um mês em média como experiência. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura firma parceria com Secretaria Estadual da Habitação

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, se reuniu na última quinta-feira (19/07), com o secretário Estadual de Habitação, Lair Krahenbuhl, para discutir a implantação de uma política habitacional na cidade.
Garcia recebeu a promessa do secretário estadual a liberação de construção de pelo menos 30 casas populares na Costa Norte para atender famílias que se encontram na área de um antigo mangue, onde hoje os moradores sofrem com a elevação da maré. A construção das unidades deve ocorrer ainda este ano.
O prefeito também reiterou o pedido para que as 30 casas que estão em fase final de construção na Vila Tropicanga sejam destinadas aos moradores do local em área de risco, conforme Termo de Ajustamento de Conduta que deverá ser assinado com o Ministério Público.
Promotores de Justiça e técnicos da Prefeitura de São Sebastião farão uma visita técnica nesta segunda-feira, 23 de julho, às 10h, para identificar os moradores destas áreas.
A Vila Tropicanga, localizada no bairro Boiçucanga, é alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, publicada no final do ano passado, que determina a remoção de 695 pessoas - moradores de 258 casas.
Somente 12 famílias e uma casa de veraneio estão acima da cota 100, isto é, dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar, de modo que não conseguiriam a regularização na Tropicanga. Outras 28 famílias encontram-se em área de risco, mas grande parte poderia ser mantida com algumas obras de infra-estrutura. A Tropicanga é um dos 42 núcleos congelados existentes no município.
Mais casas - Fora as 60 unidades habitacionais que São Sebastião ganhará a partir destes anos, a Prefeitura já tem um protocolo de intenções assinado para mais 270 moradias que deverão ser construídas pelo Estado no município sejam destinadas ao atendimento de famílias que não puderem ser enquadradas nas ZEIS.
Em 2005, a Prefeitura iniciou o Programa de Congelamento de Núcleos, o que já resultou na redução do crescimento populacional por migração de 7,5% para 3,5%, segundo o IBGE.
“Aproveitamos a oportunidade para apresentar um relatório ao secretário sobre todas as áreas que estão sendo desafetadas no Município e que poderão servir como doação ao Estado para posterior construção de unidades habitacionais”, explica o prefeito Dr. Juan Garcia.
Segundo levantamentos feitos pela Divisão de Habitação da Prefeitura de São Sebastião, o déficit habitacional na cidade chega a pelo menos duas mil moradias. (Fonte: PMSS)

Prefeitura apresenta projeto de urbanização do loteamento Chico Soldado

São Sebastião - Representantes da Comissão das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) e de moradores do loteamento Chico Soldado, no Canto do Mar, na Costa Norte de São Sebastião, analisaram na manhã desta sexta-feira (20/7) o plano de urbanização da área. São 79 imóveis a serem reconhecidos e identificados com área do município.
O presidente da comissão e secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, juntamente com a diretora da Divisão de Habitação da pasta, Cláudia Lima Pereira de Castro, explicaram que já foi solicitado à Bandeirante Energia a colocação de 21 luminárias nas ruas, assim como a Sabesp já fez a rede de água potável, faltando apenas ligar nas casas.
Para isso, é preciso a numeração dos imóveis, processo que deve ser concretizado até agosto quando a Prefeitura termina o lançamento de Imposto Predial de Territorial Urbano (IPTU) já com a oficialização das ruas.
De acordo com Carlini, o prefeito Dr. Juan Garcia deve decretar o bairro como Zeis nos próximos dias. “Com a aprovação do projeto de urbanização, o bairro receberá as benfeitorias necessárias como drenagem e pavimentação”, disse o secretário.
De acordo com o representante dos moradores, Ary Moreira da Costa, essas reivindicações demandam há mais de 15 anos. “Estamos contente com o que o prefeito está fazendo pelo nosso bairro”. Outro representante da comunidade, Mário Lúcio da silva, ressaltou a importância de se ter endereço. “Tive meu telefone cortado porque o Correio deixou minha conta na Enseada.”
A regularização do loteamento contará com uma outra novidade. A área onde vivem 79 famílias será incorporada integralmente ao bairro Canto do Mar. Isso, porque os moradores não querem mais a denominação de Chico Soldado. “Tivemos muitos problemas com o loteamento”, disse Costa. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega placas sobre a coleta seletiva na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração (Secad), entregou na tarde da última quinta-feira (19/7) quatro placas relacionadas à coleta seletiva em dois bairros da Costa Sul. Duas foram entregues em Barra do Una e as outras duas em Boracéia, que recebeu ainda uma lixeira para ser implantada em um dos pontos de ônibus do bairro visando à coleta de sucata.
O material foi confeccionado a pedido das Sociedades Amigos das duas praias, que no mês de junho estiveram reunidas com representantes da Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Secad, para debater algumas questões como a situação do lixo e sucata na região. Tais reuniões estão sendo realizadas ao longo de todo o município.
“Os encontros são agendados para discutir assuntos ligados ao lixo, resíduos sólidos e sucata”, diz Fabrício João dos Santos, assessor da Secad que fez a entrega das placas.
Para o diretor de projetos e eventos da Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião (Sabss), Deoclides Ribas, a doação foi ótima. “A Prefeitura tem ajudado bastante a associação e a comunidade do bairro”, declara.
“A Prefeitura foi prestativa, pontual e parceira e a sociedade espera continuar com a parceria porque temos muitas idéias para serem postas em prática e vamos precisar da administração municipal”, comenta Rosana Lobo, diretora executiva e comunicação da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu).
Para ela, o compromisso firmado pela Prefeitura durante a reunião é a postura que todos os cidadãos deveriam ter quando se comprometem a fazer algo. “Se a gente começar pela nossa rua, nosso bairro, podemos estender para o nosso município, Estado e assim ter um Brasil melhor”, conclui Rosana.
As placas serão colocadas em locais indicados pelas Sociedades Amigos, que podem solicitar através do telefone (12) 3891-20208. (Fonte: PMSS)

PAT sebastianense é considerado modelo de gestão na região

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, é considerado modelo de gestão técnica e de planejamento de todo o Litoral Norte e Sul, com um atendimento humanizado e funcionários contendo nível universitário.
O anúncio foi feito pela Regional da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que opera em Santos.
Nesta sexta-feira (20/7), a diretora do PAT, Elizete Nossabein, vai à Regional da Sert para uma reunião com todos os Postos de Atendimentos da região. “Temos vários assuntos para nossa reunião e um deles é o Ciclo de Orientações, em que muitas cidades estão interessadas em implantar para os trabalhadores”, disse Elizete.
Entre outros avanços do PAT está a implantação do Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), onde o trabalhador tem de comparecer ao posto para verificar as oportunidades de trabalho. O sistema é interligado on-line com todo o Litoral Paulista e as vagas mudam simultaneamente a cada minuto. O cadastro é único em todo o Estado de São Paulo, ou seja, o número do cadastro vale em qualquer PAT da região.
São Sebastião é também uma das 300 cidades que já organizaram suas Comissões Municipais de Emprego no Estado de São Paulo. A Com-Emprego é uma entidade civil composta por representantes do poder público (municipal ou estadual), representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Empresários. É um grupo de trabalho, cuja missão é desenvolver ações coletivas que possam ajudar a combater o desemprego objetivando acelerar o desenvolvimento econômico local.
A Setradh, a Sert, a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), Cooperativa de Pesca de São Sebastião, Transpetro e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião participam da Comissão com dois representantes cada.
Vagas - Nesta semana, o PAT conta com vagas para barman, garçom, ajudante de cozinha, motorista de caminhão, técnico de laboratório de análises clínicas, marmorista, sorveteiro (ambulante), fonoaudiólogo, nutricionista, bikeboy, motoboy com moto, soldador, eletricista, caldereiro, maçariqueiro e montador de andaime. Para mais informações o PAT de São Sebastião fica localizado na rua João Cupertino dos Santos, 245, na região central. O telefone é o (12) 3892-4606.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira. Em Boiçucanga, na Costa Sul, o PAT funciona na Avenida Walquir Vergani, 70, e o telefone de contato é o (12) 3865-4340, com horário de atendimento das 8h às 16h. (Fonte: PMSS)

Comerciantes da Rua da Praia precisam de autorização para uso de espaço público

São Sebastião - Os comerciantes da Rua da Praia e se entorno, centro de São Sebastião, terão de se adequar ao decreto 3840/2007 que regulamenta as autorizações de uso de bens públicos até o próximo dia 7 de setembro (Dia da Independência), data em que a Prefeitura entrega a obra de revitalização da Avenida Dr. Altino Arantes.
Além disso, os comerciantes terão de padronizar as fachadas e mobiliários a serem utilizados na área externa dos estabelecimentos. Terão ainda de se adequar a Lei de Acessibilidade.
Todas as dúvidas sobre as solicitações determinadas pelo decreto foram tiradas na reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 19 de julho, no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O encontro teve a participação do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, do secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, do secretário de Governo, e técnicos da Prefeitura que trabalham na Comissão do Programa de Revitalização das Áreas Históricas do Centro e São Francisco.
De acordo com o secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini, todos os comerciantes necessitam entrar com um processo na Prefeitura com o pedido das mudanças que deseja efetuar no estabelecimento.
“Só terão direito a usar o espaço público quem obtiver o chamado ACP (Atestado de Conformidade com o Programa), após concluídas as intervenções nos imóveis. Em posse do ACP, o interessado poderá requerer as isenções fiscais junto a Prefeitura”, explica.
Ainda no encontro, o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, falou sobre os eventos programados para a cidade e a idéia de se ter a partir da inauguração da revitalização da Rua da Praia um Festival Gastronômico ainda em setembro.
Já o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, informou que a obra continua em ritmo acelerado. Nos próximos será colocado o paisagismo, mobiliários e a fiação para instalação de lampiões.
“Vamos terminar a obra no final de julho e entregarmos na primeira semana de setembro. Estamos investindo pesado na revitalização da Rua da Praia e Centro Histórico. Agora chegou a hora de nosso comércio contribuir. Queremos transformar essa região em um dos locais de convívio mais agradável de nossa cidade”, avalia.
Com investimento de R$ 6,9 milhões, a obra, que vai do Restaurante Tip-Top até a Pizzaria Palhoça receberá mão-dupla na avenida, cabos de energia subterrâneos e sistema de iluminação ornamental, novo calçadão com jardins, bancos, novas luminárias e troca de pavimento. (Fonte: PMSS)

Incêndio provoca queimaduras em duas pessoas em Cambury, na Costa Sul

São Sebastião - Um incêndio ocorrido na manhã desta quinta-feira (19/7), em uma residência localizada no bairro de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, provocou a queimadura de segundo grau em duas pessoas da mesma família. O pai M. S. M., 40 anos, teve 30% do seu corpo queimado e o filho R. C. M., de 14 anos, 40% de queimaduras na face, tórax e membros. Ambos foram encaminhados para o Pronto Socorro Central.
De acordo com a chefe da Divisão de Emergência, Darlete da Cruz Souza, os pacientes passaram por um ato cirúrgico chamado desbridamento, que consiste na retirada da pele de toda área afetada. O menor se encontra entubado por conta da inalação de fumaça. “Isso é uma forma de manter a situação estável. Estamos aguardando a transferência dele para um hospital de queimados. O Serviço Social está tomando as providências”, afirma Darlete. Já o pai aparentemente está bem, mas continua em observação.
A causa do incêndio ainda é desconhecida. De acordo com o sargento Cruz, do Corpo de Bombeiros, houve um comentário de que M.S.M., pelo fato de ter sentido um forte odor de gás no interior da casa, pediu ao filho para desligar os aparelhos da rede elétrica (tomadas). A ação pode ter originado uma faísca que provocou uma explosão. “Mas não sabemos ainda qual a real causa porque não ouvimos as vítimas”, afirma.
O incêndio, que começou por volta das 8h, mobilizou vários homens da Defesa Civil e Divisão de Tráfego (Ditraf), órgãos ligados a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Segur), Corpo de Bombeiros, incluindo o Salvamar de Maresias, Polícia Militar e Pronto-Socorro de Boiçucanga.
Um dos moradores do bairro, Márcio Mariano, 37 anos, que atua como guarda-vida particular, disse que estava passando em frente à casa quando ouviu uma gritaria e um rapaz queimado. “Foi aí que percebi o fogo dentro da casa e um homem pedindo ajuda. Mobilizamos as pessoas, tiramos dois carros e duas motos do jardim, além de algumas cadeiras de plástico que estavam na garagem para não ajudar na propagação do fogo”, relata. Logo depois, segundo ele, a ambulância do Pronto Socorro de Boiçucanga chegou para socorrer as vítimas e, em seguida, as viaturas dos Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. (Fonte: PMSS)

Lei de regulamentação do auxílio SUS é aprovada

São Sebastião - Foi aprovado nesta quinta-feira (19/7) pela Câmara Municipal o projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação do auxílio SUS, de autoria do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. Em meados da década de 80, o município criou a gratificação SUS, cuja finalidade era equiparar os vencimentos de seus servidores aos profissionais de saúde do Governo do Estado de São Paulo. Naquela época, as categorias profissionais de saúde da cidade possuíam remuneração muito abaixo do valor pago pelo mercado de trabalho, de modo que a gratificação tornou estes salários mais atrativos, facilitando a fixação de profissionais.
Contudo, a verba SUS, além de não servir de base de cálculo para aposentadoria, não sofre a revisão anual aplicada aos salários, o que vinha desatualizando-a. Desta maneira, a nova lei aprovada tem como objetivo a regularização do benefício. “Considerando que os valores dessa gratificação são significativos e passaram a compor a renda dos servidores, a sua regularização torna-se imprescindível para que venha ser considerado como base de cálculo de aposentadoria”.
Em 1997, quando era secretário municipal da saúde, Dr. Juan Garcia realizou diversos estudos e pareceres sobre a regulamentação. Conforme o artigo 1º do projeto de lei aprovado nesta quinta, o auxílio SUS passará a integrar o vencimento básico dos servidores municipais, observando-se como limite o valor das referências especificadas. As categorias que recebem o auxílio SUS são: assistente social, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde, biólogo, técnico de raio-x, técnico de banco de sangue, técnico de laboratório e nutricionista. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga ganha espaço em frente à praia para a prática de esportes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Subprefeitura da Costa Sul, ligada a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), iniciou nesta semana, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, a construção de uma área destinada à prática de esportes ao lado da Praça Pôr do Sol, em frente à praia. O local é uma antiga reivindicação da comunidade, que não tinha onde desenvolver algumas modalidades esportivas na areia pelo fato da praia de Boiçucanga ser de tombo e a maré, de vez em quando, também prejudicar a prática.
O terreno pertence à Prefeitura e será todo equipado pela Secretaria de Esportes (Seesp) com a colocação de traves para o futebol, mastros para rede de vôlei, entre outros materiais necessários para o desenvolvimento das modalidades esportivas.
Para adequar a área, funcionários da Sesub retiraram a grama e estão nivelando o terreno. A vegetação será plantada na cabeceira da ponte da Estrada do Cascalho e no Sítio Boa Esperança, um dos núcleos congelados existente no bairro. A iluminação pública também faz parte do novo espaço para que os adeptos do esporte possam utilizar a área durante a noite. “A idéia é aparelhar todo o espaço para atender crianças, jovens e comunidade em geral”, declara o secretário da Sesub, José Carlos Moreno. O local deve ser liberado em breve para o uso dos munícipes e turistas.
Em Boiçucanga, a Prefeitura tem um projeto para ser implantado na orla da praia que ultrapassa a quantia de R$ 3 milhões. Só com a desapropriação da área já foram gastos R$ 800mil. O local passará por intervenções municipais de acordo com a disponibilidade de recursos. A construção de uma pista de skate, dentre outras, é uma das obras que serão executadas pela administração municipal na orla da praia. (Fonte: PMSS)

Sebastianenses disputam final da Copa São Paulo de Mountain Bike

São Sebastião - Os ciclistas sebastianenses têm novo desafio neste fim de semana. A equipe de São Sebastião/Domínio DTVM/Litoral Tintas vai até a cidade de Santa Isabel, para disputar a 4ª e última etapa da Copa São Paulo de Mountain Bike.
Com largada marcada para as 8h30, a prova terá um percurso travado de aproximadamente 40 km marcado pelas fortes subidas. Na prova, a equipe composta pelos ciclistas Ramon Oliveira (pró-expert), Fabrício Borges (pró-expert) e César Risther (pró-master) estará em meio a 350 participantes e terá adversários de peso, como as equipes de Taubaté, Santa Isabel, Itanhandu, Caloi e Sundown.
O competidor sebastianense César Risther, diz que a prova não será tão fácil, porém acredita em um bom desempenho da equipe na última etapa.
“É uma prova curta, mas ao mesmo tempo é complicada devido às subidas do terreno, tornado assim uma prova lenta. No entanto estamos confiantes, vamos com o intuito de figurar pelo menos entre os três primeiros”, explica.
Os sebastianenses tiveram destaque na competição, conquistando na primeira e na terceira etapas também realizadas em Santa Isabel, a primeira colocação com Adolfo José Mariano, a segunda com Ramon Oliveira, a quinta com César Risther e sexta com Jefferson Muller. Já na terceira etapa, São Sebastião conquistou a segunda posição com Carol Cattiuti, da equipe feminina, a terceira, quarta e quinta colocações com Ramon, Fabrício e César, respectivamente. (Fonte: PMSS)

Seduc promove reunião com diretores e coordenadores na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove na próxima terça-feira (24/7), na Escola Municipal Henrique Botelho, das 8 às 17h, uma reunião com diretores e coordenadores das unidades escolares do município.
A Seduc vai realizar este encontro para orientar e falar de assuntos que deverão nortear o período de replanejamento do segundo semestre de 2007, que será nos dias 26 e 27 de julho nas escolas municipais de São Sebastião.
Segundo o Departamento Pedagógico da Seduc, alguns assuntos a serem abordados na reunião são: o estudo da realidade das escolas, que levará a equipe gestora a refletir sobre o planejar e o replanejar como um princípio e uma prática de que todo o trabalho na escola e na sala de aula possui um movimento contínuo e interdependente em que se planeja, se registra e se avalia.
A Prefeitura reafirma o compromisso com a Educação ao promover ações que beneficiem sempre a população. Prova disto é o investimento na utilização do material didático do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (SOME) para a Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental, que reforça o compromisso da Seduc em proporcionar educação de qualidade a todos os estudantes de São Sebastião desde os mais novos.
Além dos alunos, os professores também passam pelo processo de formação continuada com cursos de aprimoramento que proporcionam a atualização dos métodos de ensino do professor na sala de aula. Exemplos como o “Pró-letramento”, “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”, “Gruhbas”, entre outros, mostram o compromisso da Seduc em valorizar também o professor da rede municipal de ensino. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha máquina para sinalização viária

São Sebastião - A partir de agora toda a parte de sinalização viária em São Sebastião será feita por uma máquina sinalizadora adquirida pela Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana. Com isso, serviços de pintura de solo serão realizados com mais rapidez e o custo para o município será menor. O equipamento foi adquirido com recursos provenientes de multas de trânsito.
A sinalização da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, na Costa Sul de Sebastião, será o primeiro serviço onde a máquina será usada. No local serão feitas as pinturas de faixas de pedestre, de divisão de eixo de pista e das lombadas.
De acordo com o diretor da Ditraf, Márcio Nonato, a máquina custou R$ 30 mil. Se fosse alugar um equipamento para a execução do serviço no Cascalho, não sairia por menos de R$ 25 mil. “Como a máquina é do município, ela praticamente se paga já na primeira atividade”, compara.
Ele observa ainda que a questão tempo é outro fator importante. O tempo previsto para a pintura na estrada, entre máquina e manual, era de cinco dias. Agora, esse tempo caiu para dois dias. Ainda de acordo com Nonato, antes do equipamento, eram os funcionários da Ditraf que faziam a maior parte da sinalização viária utilizando rolos. (Fonte: PMSS)

Lombadas eletrônicas começam a ser instaladas em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria da Segurança Urbana (Segur), iniciou nesta quinta-feira os procedimentos para a implantação das lombadas eletrônicas na cidade. Serão quatro, instaladas na Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão e Portal da Olaria. A previsão é que entre em funcionamento em meados de agosto.
Os trabalhos tiverem início na Praia Deserta, próximo à Casa da Vela. Já foram cavados os buracos para a instalação da caixa de fios elétricos. Para quem segue sentido centro bairro, os sensores serão colocados antes da faixa de pedestre. No lado oposto, eles ficarão próximos ao motel.
As lombadas eletrônicas serão coladas em trechos com maior incidência de acidentes. Recentemente, o prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou ser essa uma das prioridades da administração.
De acordo com o diretor da Ditraf, Márcio Nonato, parte do equipamento já chegou e será instalado nos próximos dias. Para a instalação dos sensores nas duas faixas de rolamento será necessário o desvio do trânsito. “Nós informaremos com antecedência e faremos esquema para não prejudicar o fluxo de veículos”, afirma.
O equipamento ostensivo é usado para garantir que os veículos trafeguem dentro do limite de velocidade regulamentado para o trecho da via onde for instalado. Em São Sebastião, o limite estabelecimento para a avenida/rodovia é de 60 km/h, mas próximo às lombadas, de acordo com Nonato, ele será reduzido para 40 km/h.
O redutor de velocidade possui caráter educativo e o totem poderá ser visto a mais de 100 metros. Um display mostra a velocidade em que o veículo está passando pelo local onde está instalado. A tecnologia dos equipamentos instalados na cidade também permitirá classificar o perfil dos veículos que circulam na via entre carro, moto, caminhão e ônibus. Essas informações permitirão uma análise detalhada do fluxo nos locais onde os equipamentos estão instalados e do comportamento dos motoristas de cada tipo de veículo que trafega pelo local.
Conforme o diretor da Ditraf, será possível quantificar o número de veículos que trafegam em um determinado trecho assim como peso e horários de picos. “São dados importantes que vão contribuir para a melhoria do sistema viário da cidade.”
Semáforo - A Ditraf aguarda apenas a liberação da Bandeirante Energia para ligar o semáforo instalado na avenida Guarda Mor Lobo Viana e que vai beneficiar, principalmente, alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, no bairro Porto Grande. (Fonte: PMSS)

Médico faz alerta contra o preconceito no Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata
Grupos de risco serão identificados nas visitas do PSF e pacientes encaminhados para exames

São Sebastião - O Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata, lançado na semana passada pela Secretaria de Saúde de São Sebastião, identificará os pacientes por meio do Programa de Saúde da Família (PSF). Nas visitas dos agentes de saúde, serão identificados os grupos de risco, com o encaminhamento para os exames. Em caso positivo, o paciente já segue para tratamento de urologista/oncologista.
O médico Maurício Iasi, coordenador do Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata, fez um alerta contra o preconceito em entrevista à rádio local, na manhã desta quinta-feira (19/7). “A ciência avançou muito, mas precisamos avançar socialmente. Ou seja, as pessoas têm que entender que ao prevenir, ao ter o diagnóstico precoce, há maior chance de cura da doença”, disse Iasi.
Durante a entrevista, ele salientou que o exame deve ser feito por todos os homens acima de 50 anos. A idade diminui para 40 anos com há casos registrados da doença na família. “Pretendemos envolver toda a população masculina da cidade por meio das visitas do PSF”, frisou.
O programa é baseado nos mais modernos do mundo. Trata-se de um trabalho de prospectiva, ou seja, prevenção e tratamento precoce. Conforme reafirmou, a incidência do câncer de próstata no Estado de São Paulo, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 65,8 por 100 mil habitantes. Em 2006, o câncer de próstata foi o terceiro tipo mais freqüente da doença e as estatísticas mostram que os casos têm aumentado. Cerca de 10% da população masculina sebastianense deve ser beneficiada, aproximadamente 7 mil pessoas.
O atendimento relacionado à prevenção do câncer de próstata já existia, porém, o programa irá intensificar o trabalho. Paralelo ao programa, a Secretaria de Saúde também pretende lançar uma campanha de esclarecimento, com ações nos postos de saúde e divulgação nos meios de comunicação. O exame de sangue, associado ao toque retal podem diagnosticar o câncer de próstata em 90% dos casos, segundo informou o médico Dr. Maurício Iasi.
Para tentar diminuir os riscos, alguns procedimentos podem ser adotados: evitar alimentação rica em gordura; consumir principalmente vegetais frescos e frutas (vitaminas); e fazer atividade física. Qualquer dúvida procure uma unidade PSF ou posto de saúde mais próximo de sua casa. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Festas do Divino e do Camarão encerram comemorações do mês de Julho

Ubatuba - Duas grandes e tradicionais festas prometem fechar com “chave de ouro” o Julho Histórico Cultural, em Ubatuba. A festa do Divino, que acontece há 140 anos na cidade, com uma tradição secular, começou na semana passada e já apresentou diversas atrações musicais, além do bingo e da saborosa tainha assada que está sendo servida nas 11 barracas da feira. A estrutura montada para o evento é muito boa, mas o tempo chuvoso atrapalhou um pouco as festividades neste meio de semana.
No entanto, o Frei Aldo Pietrobom acredita que a chuva vai passar e nos dois principais dias da Festa do Divino, neste sábado e domingo, o tempo estará firme e a Praça da Igreja Matriz, local do evento, ficará lotada. No domingo, a presença em massa é garantida pelos que já compraram antecipadamente a cartela do bingão da Festa do Divino, que irá valer um carro 0 km, além de alguns aparelhos eletrônicos. Após as comemorações religiosas deste final de semana, a região norte de Ubatuba aproveita o embalo e inicia, a partir do dia 26 de julho, o Festival do Camarão.
A décima quarta edição do evento espera atrair mais visitantes e continuar ressaltando o folclore e a cultura do povo ubatubense. Para isso, já está programada as apresentações folclóricas tradicionais, como o fandango caiçara e a quadrilha caipira do Itaguá. Além da questão cultural, o meio ambiente também participa da festa na praia da Almada. Durante o Festival do Camarão, o projeto Tamar irá realizar a soltura de tartarugas e seus filhotes no mar. Apesar de todas as atrações, o próprio nome do Festival já deixa claro quem é o protagonista.
O Camarão. Dezenas de voluntários da Sociedade Amigos da Almada, entidade que organiza o evento com apoio da Prefeitura, irão preparar deliciosos pratos a base do crustáceo. Entretanto, duas opções devem ganhar destaque, o Bobó de Camarão e o Camarão na Moranga. O primeiro é uma receita tradicional e conhecida, mas o segundo, mostra criatividade.
O “Na Moranga”, o camarão cozido é servido dentro de uma abóbora recheada de catupiri. Como o Festival do Camarão vem apresentando cada vez mais visitantes, neste ano para atender as embarcações particulares, a organização irá disponibilizar botes para facilitar a atracagem e locomoção dos turistas que chegarem ao evento pelo mar. (Fonte: Imprensa Livre)

Dicas SCPC- Saiba como registrar os cheques devolvidos

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, através do Departamento de SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), informa aos associados que realizam a manutenção dos registros no banco de dados via internet, que os cheques devolvidos com as alíneas 12, 13 e 14 devem ser inclusos tanto no USECHEQUE- (inclusão-cheque), quanto no banco de dados do SCPC- (inclusão- SCPC).
Este procedimento causa ao consumidor inadimplente o impedimento de realizar operações como abertura de crediário e compras através de boletos bancários ou promissórias.
Vale lembrar que as alíneas 21, 22, 25, 28 e 29 devem ser inclusas somente no sistema de cheque, pois são registros de alerta.
Após a quitação da dívida pelo cliente, o registro deve ser cancelado nos dois bancos de dados. (Fonte: ACIU)

Campo de futebol foi totalmente reformado
Espaço está à disposição do Esporte Clube Maranduba e desportistas da Região Sul

Ubatuba - O campo de futebol da Maranduba foi totalmente reformado para atender aos jogos regionais, bem como aos usuários da região sul. Administrado pelo Esporte Clube Maranduba, o campo foi reformado pela Secretaria de esporte, Administração Regional Sul que implantou alambrado, reformou os vestiário, bem como os bancos de reservas, pintura e conservação do gramado. O campo ganhou ainda traves novas e redes para melhor atender aos atletas dos clubes que utilizam-se do local.
Para Cerol, que é um dos representantes do governo municipal na região, "o governo Eduardo César se preocupa, também e principalmente com o atendimento aos jovens para que, com esse tipo de iniciativa possa promover atividades esportivas, atraindo para a juventude melhores projeções de vida", explicou. " para Moralino, O importante de nossa gestão é que a preocupações de todos os assessores e secretários do prefeito têm preocupações globalizadas e não ficam apenas em um foco para alcançar projeção política. O nosso foco principal é o bem estar da população em geral", concluiu.

Ubatuba participa da Flip 2007, em Paraty

Ubatuba - Ubatuba foi representada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) por um grupo muito divertido. Com o sugestivo nome “Ubaturma”, o grupo foi formado por meio de um projeto de Teatro e Animação de Bonecos, liderado pelo comunicólogo Jorge Lee. Eles se apresentaram logo após a “Ciranda de Autores”, um debate sobre teatro com o escritor e diretor infanto-juvenil Ilo Krugli.
No palco, Jorge Lee, Nelson de Souza e Guilherme Sant’Anna de Souza, de apenas 10 anos, emocionaram crianças e adultos com as “Aventuras de Jimmi, o boneco”, utilizando uma técnica adaptada do Bunrako Japonês. A apresentação foi realizada na Flipinha, uma versão infantil da Festa. Outra casa que recebeu o projeto Ubaturma durante a Flip foi o espaço cultural “O CAFÉ”, por intermédio da artesã Adelaide Quaglio. Num ambiente descontraído e repleto de boa arte, o boneco Jimmi conquistou corações, fazendo amiguinhos e amigões.
O trabalho de Jorge - O trabalho de Jorge Lee em Ubatuba não se resume à animação de bonecos, dizem as diretoras das escolas Tancredo Neves e Objetivo, Rose Barbosa Marangoni e Solange Baldassim. “O universo teatral criado por Jorge Lee para envolver os estudantes é instigante e motivador. Não se trata só de um curso de iniciação às artes cênicas, mas de um processo de conscientização individual sobre potencialidades, talentos e cidadania”, completa.
A diretora Rose Marangoni afirma que Jorge trabalha na cidade há cinco anos. “Jorge Lee vem se dedicando a criar e dirigir projetos culturais e artísticos em Ubatuba para melhorar a vida da nossa gente. Por isso, as escolas onde ele atua prestam esta singela homenagem e agradecem por ele representar nossa querida cidade em eventos de abrangência internacional como a Festa Literária Internacional de Paraty.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Fontes: Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves e Colégio Objetivo. (12) 3832-6221 / 3832-4971. (Fonte: PMU)

Rua Hans Staden será interditada para execução de serviços da Sabesp

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba informa que a Rua Hans Staden, no centro da cidade, estará interditada entre os dias 23, a partir das 7h até o dia 25, às 18h, no trecho compreendido entre as Ruas Dr. Esteves da Silva e Cel. Ernesto de Oliveira. A interdição se deve à realização de serviços da Sabesp. (Fonte: PMU)

Ubatuba atende convocação da Procuradoria do Trabalho para combater trabalho infantil

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba assinou no final do mês passado Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) com a Procuradoria Regional do Trabalho visando o combate ao trabalho infantil no município. De acordo com o termo, a Prefeitura terá de condicionar as permissões, autorizações e outras licenças de funcionamento ou de uso concedidas a comerciantes, inclusive ambulantes, a não estarem empregando menores de 18 anos. Os menores só poderão desempenhar alguma atividade com autorização judicial.
Notificações - Diante disso, a Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura irá notificar todos os concessionários e permissionários de licenças para estarem atentos à legislação em vigor. A partir de agosto, quando os ambulantes e os detentores de licença para feira de artesanato procurarem a Gerência de Tributos para estarem renovando suas licenças, automaticamente eles já serão notificados. Os demais detentores de autorizações e permissões de uso serão notificados pessoalmente por meio de agentes do setor de Fiscalização da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Prefeitura implanta placas indicativas no Ipiranguinha

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria de Trânsito, viabilizou a implantação de duas placas indicativas, com padrão internacional de visualização turística na entrada da Rua da Cascata, no bairro Ipiranguinha. O vereador Claudinho Gulli agradece ao prefeito Eduardo Cesar e à Coordenadoria de Trânsito pela colocação destas placas, que indicam dois pontos turísticos do bairro: a Igreja Nossa Senhora de Fátima e a Cachoeira do Ipiranguinha. (Fonte: PMU)

Projeto Guri fará apresentação na Prefeitura de Ubatuba
Apresentação irá comemorar um ano de fundação do pólo Ubatuba e também integra a Mostra de Inverno do Projeto Guri

Ubatuba - Cerca de 80 alunos do Projeto Guri, Pólo Ubatuba, realizarão nesta sexta-feira, 20, a Mostra de Inverno do Projeto Guri. A apresentação, que também comemora um ano de fundação do Projeto completado no último dia 18, está marcada para às 15h30 na rampa do Paço Municipal. Os alunos mostrarão, por meio de canções como Peixe Vivo, Asa Branca, Colar de Carolina, entre outras, os trabalhos que foram aplicados no primeiro semestre deste ano.
“Os próprios alunos escolheram fazer esta apresentação na Prefeitura como uma forma de agradecer ao prefeito Eduardo Cesar pelo apoio que vem dando ao Projeto”, explicou Rejane Pedra Matos, coordenadora do Pólo Ubatuba.
O Pólo de Ubatuba foi lançado em uma parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri, Prefeitura de Ubatuba e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O pólo conta atualmente com 96 alunos nos cursos Coral, Percussão, Violão e Macheto e funciona às terças e quintas, das 13h30 às 17h30, na Rua Hans Staden, 770, no centro. O telefone de contato é 12 3833-3099.
Projeto Guri - A Associação Amigos do Projeto Guri, uma Organização Social sem fins lucrativos, promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania em crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes.
Atualmente, o Projeto Guri tem 48 mil atendimentos e está presente em 382 pólos, sendo 332 no Estado de São Paulo, um em Maringá, no Paraná, um em Estância Velha, no Rio Grande do Sul e 48 instalados no Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (Fundação CASA - antiga FEBEM).
Há 12 anos, o Projeto Guri surgiu na Secretaria de Estado de Cultura, e em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada em 2004 como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. (Fonte: PMU)

Karatê de Ubatuba é medalha de prata nos 51º Jogos Regionais

Ubatuba - O karateca Sandro Alex de Oliveira Gonçalves, mais conhecido como “Painho”, foi vice-campeão de Ubatuba, levando a medalha de prata na categoria até 65 quilos. Painho passou invicto por quatro competições, vencendo inclusive de um atleta de Guarulhos, considerado forte. São José levou ouro.
Painho nasceu em Ubatuba e foi criado em Rio Claro, onde obteve sua formação de karateca. Ele foi campeão regional paulista por diversas vezes e ficou na quarta colocação do Mundial de Karatê Interestilos, em 98 em São Paulo. Reside em Ubatuba há 12 anos e afirma que foi muito bom poder competir em sua cidade natal. “A sensação de satisfação de competir em casa, com papai e mamãe vendo é muito maior. As competições dos Jogos Regionais estão cada vez mais fortes, comparáveis com os Jogos do Interior.” (Fonte: PMU)

Polícia Militar prende foragido da justiça em Ubatuba

Ubatuba - No dia 18 de julho, às 12h09min, Policiais Militares de Ubatuba, realizavam patrulhamento pela Rua Frei Tarcisio Corrêa, no bairro Ipiranguinha, quando depararam com um infrator da lei em atitude suspeita. Após abordagem e busca pessoal nada foi encontrado, mas ao pesquisar seu antecedente criminal constatou se procurado da justiça pelo crime de Roubo. O infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial onde permaneceu recolhido. (Fonte: 20BPM)

Vítima da dengue suscita manifestação
Manifestação em frente à Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, hoje, às 18 horas.

Ubatuba - Hoje, à tarde, a família e amigos da caiçara ubatubense Carmem Lucia de Oliveira Ramos, que faleceu de dengue, promoveu uma manifestação que percorreu o Centro. Várias pessoas utilizaram um megafone, durante o percurso, para expressarem indignação com as autoridades do município. A carta abaixo, foi distribuída à população juntamente com um apêndice. Luiz Moura/UbaWeb. (Fonte: O Guaruçá)

Carta ao cidadão ubatubense

Nesta carta está registrada uma síntese da vida de Carmem Lucia de Oliveira Ramos, nascida nesta cidade em 19 de julho de 1969, na rua Dona Maria Alves, na antiga Seção de Obras da Prefeitura Municipal, nascida de parto natural pela mão de sua avó Eufrásia.
Era filha caçula de 7 irmãos e de uma família muito humilde de origem caiçara.
Seu pai foi dispensado da Prefeitura e as dificuldades da família aumentaram.
Mesmo sem condições, Carmem correu atrás de seu sonho de ser cabeleireira, trabalhou em vários salões como ajudante, assim aprendendo a profissão, fez um curso em Caraguatatuba, com muita dificuldade e esforço, pois às vezes não tinha dinheiro para pagar a condução.
Mas com todos os obstáculos ela venceu e se tornou uma excelente cabeleireira, conceituada e respeitada na cidade.
Carmem deixa uma grande saudade e um vazio nos corações de sua família e amigos, além de deixar 2 filhos ainda muito jovens e um marido.
Carmem Lucia faleceu vítima dengue, foi tratada com descaso na Santa Casa, por qual muitos de nós, ubatubenses, já passamos e também fomos humilhados e deixados para 2º plano.
Sentimos muita tristeza em saber que somos filhos de Ubatuba e muitas vezes somos deixados de lado.
De que vale toda riqueza que podemos possuir se nossa saúde é deixada de lado, ou é um problema que ninguém quer solucionar?
Esta é uma homenagem e também um protesto da família e amigos de Carmem Lucia.
Obrigada!

Família e Amigos
100% Caiçara

Apêndice

DENGUE MATA!
INCOMPETÊNCIA MATA!
DESCASO NA SAÚDE!
NEGLIGÊNCIA NA SAÚDE!
ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES?
QUEREMOS RESPEITO!
A SAÚDE PEDE SOCORRO!
PERDEMOS A CARMEM!
PERDEMOS A HELENA!
QUANTOS MAIS MORRERÃO?
QUEREMOS JUSTIÇA!
(Fonte: O Guaruçá)



CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - fone : 3833-2066 ( 012 )
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!Ás 17:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Um menino descobre o mundo

Pela primeira vez
O menino acostumado
Com o mar no nascente
E a mata no poente
Viaja para Aparecida do Norte,
Com o coração confrangido
Por descobrir além da Serra,
Os morros pelados
Que expõem as cicatrizes
Das voçorocas
Por onde escorre o sangue
Das rochas oxidadas
E o futuro de penúrias
Das terras lixiviadas.

O tesouro da Serra do Mar

Lusos
Corsários
E grileiros
Pela violência
Tomaram a terra
E tentaram descobrir
O segredo do tesouro
Que só será revelado
Para quem gostar
Dos ruídos e piados
Dos bichos e pássaros,
Do cheiro de mato
E da água cristalina
A murmurar no regato.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Passeata

Senhores, seguem em anexo as fotos da manifestação de ontem conforme solicitado. Abaixo segue um pequeno texto que explica o que aconteceu ontem em complementação ao folheto que lhes dei e tenta reproduzir as opiniões expressas durante o percurso e que são também minha forte convicção pessoal.
Esta manifestação foi organizada pela família da cabeleireira Carmen, falecida em decorrência de dengue hemorrágica há alguns meses, a despeito de sua juventude e boa saúde. A mesma família perdeu há um mês Helena, irmã da Carmen. Em ambos os casos o atendimento da Santa Casa foi flagrantemente incompetente e ineficaz.
A família é humilde, mas guerreira, genuinamente caiçara.
O protesto foi idealizado para acontecer no dia de aniversário da Carmen, como uma homenagem a sua memória e para lembrar as autoridades do acontecido, pois as respostas às questões levantadas pela família ainda não chegaram, com exceção da direção anterior da Santa Casa, que respondeu apenas parcialmente.
Por coincidência, a manifestação acabou acontecendo no momento em que se divulga a crise financeira da Santa Casa e em que acontecem inúmeras demissões no hospital.
Também o Programa da Saúde da Família está em crise, com demissões, falta de médicos e agentes comunitários e remanejamento dos locais de atendimento.
Estas são novas mazelas que, somadas às antigas e sobejamente conhecidas (dificuldades quase intransponíveis para marcar consultas, realizar exames e outros procedimentos), deixam a população de Ubatuba desprotegida. Ficou impossível para um usuário do SUS conseguir socorro nas emergências, assim como no diagnóstico e tratamento nas doenças não tão emergenciais, mas igualmente mortais, como câncer, deficiência renal, problemas cardíacos crônicos, etc.
Assim, a manifestação originalmente centrada no caso da Carmen acabou adquirindo uma abrangência maior. Durante a passeata pudemos sentir o apoio e a solidariedade dos cidadãos que encontrávamos ao longo do caminho.
Acredito que Ubatuba deve se levantar e exigir soluções imediatas para todas essas questões.
Grata

Monica Baptista Ciari
Amiga da família, moradora de Ubatuba, mãe de ubatubense e usuária do SUS

Complementando

Para cidadãos leitores, amantes da Santa Casa e preocupados com o futuro dela, frente à invocação de agruras do passado e transferência de responsabilidades para terceiros, publicadas, na Imprensa Livre, de São Sebastião, de autoria do Sr. Eduardo de Souza César, tentando justificar seus erros, no presente, o artigo: "Gostaríamos Saber". "Novas reflexões sobre a situação atual da Santa Casa", aceita complementação. Eles próprios forneceram os dados. Informaram que o Sr. Prefeito não ouve e não se sensibiliza com os casos horripilantes contados pelos usuários da Santa Casa. Não acredita que faltem materiais necessários, médicos especialistas, pessoas qualificadas para administrar o hospital, e que, os que lá trabalham, estejam penando por não poder aliviar os sofrimentos dos doentes. Só escuta as lisonjas de seus áulicos.
Lamentam também que não preste atenção á voz das ruas, de alguns escribas e assessores, não reflita sobre a passada epidemia da dengue que continua latente e não se informe do que, realmente, se passou, na Santa Casa, durante o período todo de intervenção, o destino que levaram os recursos a ela destinados e a qualidade dos serviços prestados por seus prepostos, no hospital.
Dando-se ao trabalho de examinar o histórico da intervenção, na Santa Casa, dos retrocessos e endividamento progressivo, encontrará um fato revelador. Interessante. Num único dia, (21-06-06), a Prefeitura, conseqüentemente o titular do cargo de prefeito, conveniou, com a Santa Casa, o repasse de R$ 6.504.000,00 (seis milhões e quinhentos e quatro mil reais), assim distribuídos:
- Processo SA/ 2.950/02. Termo aditivo. Prazo 12 (doze) meses. Valor R$ 2.720.000,00. Convênio.
- Termo Aditivo. Prazo 06(seis) meses. Valor R$ 420.000,00 Santa casa. Convênio UNIR.
- Santa Casa. Processo SA/ 2.052. Repasse de verba. Valor R$ 80.000,00.
- Processo SA/ 10.329/98. Termo aditivo. Prazo 06 (seis) meses. Valor R$ 2.184.000,00. Santa Casa. Programa Saúde da Família - PSF.
- Processo SA/ 059/05. Santa Casa. Gestão Plena. Termo aditivo. Valor R$ 100.000,00.
Outros convênios e contratos existiram que não estão aqui relacionados. O rol acima é apenas uma amostragem já documentada.
Não cabe a este escriba emitir juízos de valor. Entretanto, todos os cidadãos conscientes, amantes da Santa Casa, preocupados com seu destino e horrorizados com as notícias que circulam na cidade de Ubatuba, "gostaria de saber", do Sr. Prefeito e dos interventores da instituição, como foi possível faltarem recursos, em dezembro de 2006, para pagar o salário de dezembro e o 13° salário dos funcionários do Programa Saúde da Família, da UNIR, e da Santa Casa?. Onde foram parar esses recursos?. Quem os administrou ou, supostamente, os lapidou?.
Outro questionamento latente é a dívida de mais de vinte milhões de reais. Fontes falam em vinte e um milhões. Na época da intervenção (primeiros dias de novembro de 2005), segundo publicações, a dívida era de oito milhões de reais. Em vinte meses passou, de oito, para vinte e um, ou treze milhões no período. A Santa Casa funcionou, nesse prazo de tempo, precariamente. Como justificar a dívida?. A intervenção, segundo a farta publicidade oficial, visava o "resgate" da honestidade, da transparência e da administração de qualidade. Foi resgatado o "nunca antes" do caos, dos desvios, das ocultações, do empreguismo de amigos, da ineficiência, das demissões injustificadas de funcionários, médicos e enfermeiros. Os Senhores Vereadores não se preocupam com as conseqüências desse rombo?. Não vão tomar providências?.
O Sr. Eduardo de Souza César atribui seu fracasso, na intervenção da Santa Casa, a forças ocultas de políticos de oposição. Tão ocultas que ninguém conhece. Onde se encontram esses poderosos opositores e quais são suas palavras e ações?. Ninguém viu, ninguém ouviu!. Não existem. São elucubrações do burgomestre que só, Segismundo Freud, pode explicar. O Sr. Alcaide, sempre que atropelado ou acuado por seus erros e os de seus assessores, inventa calúnias ao passado, falácias, delírios e teorias conspiratórias de meia dúzia. Esquece que não se reconstrói a Santa Casa com essas lendas e fugindo da realidade. Quando falam os fatos, os acontecimentos, o que é verdadeiro e real só há uma solução. Mudar essa realidade e os incompetentes que a criaram.
É o que todos esperam que faça, na Santa Casa. Cidadãos conscientes exigem, dos Senhores Vereadores, investigar o rombo e processar os responsáveis.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Se Dudu espirrar, saúde!

Ontem (18/07), pudemos assistir a um grande evento político, o encontro de vários partidos dentre eles o PT, PDT, PR, PV, PSDB, PSL, PMN e ainda a presença de políticos importantes como Jairo dos Santos, Edílson Félix, Charles Medeiros, Arimar Vieira, Rogério Frediani, Paulo Ramos, Pedro Tuzino, Wagner, Danilo, Robson, Hugo Gallo e mais de trinta lideranças de nossa cidade.
Pasmem os senhores, havia duas constatações comuns entre esse grupo, a primeira de que do jeito que tá não dá pra ficar, ou seja, EDUARDO NUNCA MAIS. Todos foram unânimes em afirmar que a atual administração traiu o povo de Ubatuba, apagou o brilho e estagnou nossa comunidade, além de passar todas as obras, merenda escolar e outras despesas e investimentos para as mãos de grupos de fora, para ser mais claro pras bandas de Barueri, com isso gerando um grande desemprego e um empobrecimento jamais visto, isto facilmente constatado com os empresários desta cidade que não suportam mais as perseguições e encargos promovidos pela administração municipal e, a segunda, que é necessária e foi estabelecida uma frente e uma única frente a fim de enfrentar essa máfia que está comandando esta cidade.
Efetivamente houve um grande avanço no entendimento desse grupo que aparentemente tão heterogêneo teve a grande sacada de iniciar essa composição. Só por isso dou meus parabéns.
Quero também destacar a humildade e a consciência de Pedro Tuzino e Paulo Ramos que se colocaram como soldados e não como ditadores, admitindo inclusive declinarem de concorrer à chapa majoritária em prol desta frente. Se os dois elefantes da política têm essa sensibilidade acho que a fatura já está resolvida. Se realmente os dois maiores pontuadores das pesquisas eleitorais se unirem, o DUDU vai espirrar e pra ele a população dirá em coro, na eleição de 2008: Dudu, saúde!!! E vai de retro...
Outra novidade nos bastidores da política é que o pré-candidato Tuzino assinou com o PR, segundo apurado, tem como objetivo facilitar as composições com os partidos de oposição, e com isso o caminho está aberto para as articulações.
E por falar em Saúde, esta nunca teve numa situação tão caótica, mas isto é assunto para a próxima edição.
Tenho Dito!
Ou seja,

Benedito Moreira dos Santos (Ditinho)
Ubatuba, SP

Lançamento Livro Cultura Caiçara

Estou lançando meu livro premiado sobre cultura caiçara e te envio sinopse e capa para divulgação no seu Litoral Virtual. Pode-se pautar o livro em si premiado pelo PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura. Ou o lançamento no Sesc-Pompéia (em São Paulo), dia 25 de agosto, e também as oficinas de cultura caiçara para crianças, que farei no Sesc após o lançamento. Além disso, há ainda o enfoque educativo do livro, com proposta pedagógica no apêndice, para se trabalhar com as crianças e pré-adolescentes temas como história tupinambá, ecologia, palavras do português com origem tupi, sexualidade, ética, cidadania etc. Por fim, estou me articulando para emplacar um lançamento em Ubatuba, durante as comemorações do aniversário da cidade. Mas tenho poucos contatos aí, a Fundart, por exemplo, não retorna meus contatos não sei por quê. Seja como for, para você entrar em contato com o material, envio então uma sinopse.

Título do Livro: Pindá, a menina do mar - sonetos para uma infância caiçara
Autor: Lucas Carrasco Prêmio PAC (Secretaria de Estado da Cultura de SP)


SINOPSE DO LIVRO - "Pindá, a menina do mar" é um livro infanto-juvenil de poesia sobre cultura caiçara. A narradora é uma personagem de 12 anos. Como a intenção do projeto é criar empatia com crianças e jovens, seu público-alvo, uma narradora que dialoga com essa faixa etária torna o livro mais acessível.
Filha de Itamambuca, Pindá é uma menina caiçara que nasceu da urgência em resgatar costumes antigos do povo do mar e transmiti-los dialogando com crianças menores e adolescentes maiores, Para isso, Pindá junta o antigo com o novo e, assim, atrai muito mais atenção de seus leitores.
Pindá significa "anzol" em tupi. Ela vive se pendurando em galhos. Mas essa palavra é também a cultura caiçara na pindaíba. E lançando a rede para resgatar o que resta do cardume de sua tradição. Assim, Pindá é uma metáfora com a situação atual da cultura caiçara em geral. A menina do mar foi criada pela avó. E hoje é sua avó quem aprende com ela. Ou seja, é a geração mais antiga que agora vai à fonte da nova geração. É aí que entram os sonetos e as ilustrações.
Tradição mais antiga que sua avó, os sonetos são feitos de um jeito curioso. Seus títulos, por exemplo, foram escolhidos pela origem tupi ou africana da palavra e, às vezes, têm diversos utros sentidos. E assim o vocabulário e o traço de Pindá se enriquecem ao reafirmar sua gênese indígena... africana e européia.
Com este livro os leitores têm a oportunidade de descobrir, de maneira divertida e criativa, as raízes da cultura brasileira e se orgulhar delas. Podem conhecer as manifestações populares de tradição oral do litoral do estado de São Paulo. A poesia popular em forma de oração, pontos de reisado, quadras de cantos devocionais. O ratambufe, um instrumento feito de conchas. O artesanato, a culinária, a dança. As lendas típicas da região. E muito mais.
Assim , com esse enriquecimento cultural, as crianças e os jovens ganham uma alternativa de participação social para então garantir a preservação da sua identidade.
Atenciosamente,

Lucas Carrasco

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Itaguá  © Edson Del Rio

Praia do Itaguá
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor