Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 24 de Julho de 2007 - Nº 1817 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Banco do Brasil realiza concurso para preencher vagas no Vale e Litoral
Secretários de Saúde do Litoral Norte discutem Plano Estadual


Caraguatatuba
Vem aí mais um Pró-Vocação
Secretaria da Educação apresenta projeto básico da Teia do Saber
1º Congresso Jovem arrecada cerca de 300 quilos de alimentos
B.A. Oliveira traz mais um título para Caraguá

Ilhabela
Prefeitura lança projeto “Ilhabela Música”
Vereadora Nanci apresenta emenda à LDO que dispõe sobre criação do Corpo de Bombeiros em Ilhabela
Vereadora propõe projetos voltados a adolescentes
Projeto “Ilhabela Música”


São Sebastião
Leonardo leva 50 mil pessoas à Rua da Praia no encerramento do 3º Arraiá Caiçara
Defesa Civil registra queda de árvores em residências da Costa Sul
Prefeitura participa de evento internacional de Yoga em Maresias
Ciclismo de São Sebastião é campeão da Copa São Paulo de Mountain Bike
Ditraf orienta alunos da EM Henrique Botelho sobre uso de semáforo
Prefeitura realiza processo seletivo para Programa Oficina Escola
Fundo Social recebe alimentos das inscrições do Oficina Escola
Boracéia vende mais de 200 kg de tainha durante a 29ª Festa
Seduc e Ecobus apresentam projeto “Cidadania Consciente”
Terra Deusa prossegue até domingo com reflexões sobre a ecologia pessoal e a busca por um mundo melhor
Prefeitura participa do Festival de Ecoturismo de Boiçucanga
Campeonato de Futebol no Canto do Mar já tem finalistas definidos
Sectur realiza 2° Festival de Choro de São Sebastião


Ubatuba
Moradores reclamam da falta de médicos na Santa Casa de Ubatuba
Ubatuba forma rede de entidades ambientais e sociais
Prefeitura faz evento para homenagear atletas e agradecer funcionários


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Banco do Brasil realiza concurso para preencher vagas no Vale e Litoral

Litoral Norte - O Banco do Brasil abre hoje as inscrições para o concurso público, no Vale do Paraíba e Litoral Norte. As vagas oferecidas são para o cargo de escriturário e o salário chega a R$ 1.613.
O cargo é destinado a candidatos que possuem o ensino médio completo. Os aprovados podem trabalhar nas agências de Guaratinguetá, Cruzeiro, Pindamonhangaba, Lorena, Campos do Jordão, Aparecida, Bananal, Cunha, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga e Cachoeira Paulista, entre outras do Vale e Litoral.
Os interessados devem se inscrever pela internet entre os dias 23 de julho e 14 de agosto. A taxa de inscrição é R$ 38, que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 15 de agosto.
As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 16 de setembro. Serão avaliados conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Atualidades e Raciocínio Lógico.
Os locais e o horário de realização das provas serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no site do CESPE/UnB, a partir do dia 4 de setembro.
Os candidatos aprovados devem cumprir uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. O emprego ainda oferece possibilidade de ascensão na empresa, desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados e assistência previdenciária complementar. (Fonte: VNews)

Secretários de Saúde do Litoral Norte discutem Plano Estadual

Litoral Norte - Os secretários de Saúde das Prefeituras do Litoral Norte se reuniram nesta segunda-feira, dia 23, em Ilhabela, para discutirem o Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos. Também estiveram presentes no encontro dois técnicos da área de cada município, além da representante do Estado, Sandra Tuthirashi, da DSR 17 de Taubaté, referência dos municípios litorâneos, acompanhada de técnicos.
De acordo com o Secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, o grupo irá discutir nove eixos prioritários na saúde do Litoral Norte. "Todo o estado estará discutindo esses mesmos eixos, que serão levados para o Governo do Estado", disse.
Os assuntos em pautas foram a ampliação do acesso da população com a redução de desigualdade regional e aperfeiçoamento da qualidade das ações e serviços de saúde; fortalecimento e aperfeiçoamento da capacidade de gestão estadual; gestão de educação e do trabalho do SUS - Sistema Único de Saúde; redução da mortalidade infantil e materna; controle de risco de doenças e agravos prioritários no Estado de São Paulo; desenvolvimento de serviços e ações de saúde para segmentos da população mais vulnerável dos riscos de doenças ou com necessidades específicas; incentivo ao desenvolvimento de ações de promoção em saúde com o SUS; fortalecimento da participação da comunidade e do controle social em gestão do SUS, e ciência, tecnologia e inovação em saúde.
As preocupações e propostas das prefeituras do litoral serão levadas para a Secretaria Estadual da Saúde, para conhecimento e providências dos problemas de cada município. (Fonte: PMC)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Vem aí mais um Pró-Vocação
Faltam poucos dias para um dos eventos mais alegres da Diocese de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O evento diocesano Pro-vocaçao vem marcando a história da Diocese de Caraguatatuba. Iniciado ha 6 anos tem como proposta reunir a juventude e agora ta,mbém as famílias, num dia especial de relexão sobre as vocações religiosas e para a vida humana. Desde o ano passado,2006, o pró-Vocação tomou outros ares e passou a ser realizado fora das dependência da igreja, acontecendo na Praça de Esportes e Eventos de Caraguatatuba, na avenida da Praia.
A Pastoral Vocacional com o apoio de outras pastorais entre elas da Pastoral Familiar e da Equipe para o Esporte realizam diversas atividades, motivando a participação da juventude nas oficinas culturais e esportivas.
O evento acontece no ´róximo dia 20 de agosto e começa, este ano, com a Missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom Altieri, às 10 horas, seguindo por toda a tarde com uma extensa programação.
O início das atividades começa às 9h com o cadastramento da juventude nas oficinas culturais e de esportes. Neste dia também acontece o encerramento do festival de Música que aconteceu nas paróquias com a escolha das 3 bandas, uma de casa setor pastoral, a ser escolhida o vencedora.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através da Secetaria de Esportes oferecendo a estrutura e monitores. Haverá tendas com venda de produtos vocacionais e promoção das viversas congregações presentes na Diocese. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Secretaria da Educação apresenta projeto básico da Teia do Saber

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado da Educação está concentrando esforços para oferecer à população uma escola pública de qualidade, que receba e mantenha sob seus cuidados todas as crianças e jovens, que favoreça o acesso à cultura, à arte, à ciência, ao mundo do trabalho, que eduque para o convívio social e solidário, o aprimoramento social, enfim para a valorização da vida. Por essa razão, está priorizando, entre suas ações, a formação dos professores que atuam na Rede Estadual de Ensino. Assim, o gestor da Rede do Saber no Litoral Norte, professor Fabrício Panichi Néia juntamente com a supervisora Maria Margareti Cordioli foram convocados para uma reunião em São Paulo na última semana onde foram apresentados o Projeto Básico e Aspectos Pedagógicos e Técnicos da Teia do Saber-2007.
Este projeto prevê a participação de instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, contratadas para realização de cursos de formação continuada e aprimoramento dos professores. Esses cursos deverão organizar-se por nível de ensino, área de conhecimento ou disciplina, divididos conforme os Eixos Temáticos do Ministério da Educação. Os eixos serão divididos em três grupos e os professores po derão escolher um deles.
Os cursos serão oferecidos com carga horária de 64 horas, em dois módulos de 32 horas cada e serão ministrados aos sábados.
O período de inscrição será de 30/07/2007 a 09/08/2007. A inscrição será on-line no Site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No ato da inscrição o professor deverá escolher um dos três eixos temáticos da área correspondente à sua disciplina ou os cursos do Ler para Aprender.
O início dos cursos está previsto para o próximo mês de setembro
Instituições de Ensino Superior na região do Litoral Norte- com possibilidades de estarem participando do pregão: FASS-São Sebastião; UNIMÓDULO-Caraguatatuba; UNITAU-Ubatuba.

1º Congresso Jovem arrecada cerca de 300 quilos de alimentos

Caraguatatuba - Mais de 300 quilos de alimentos não-perecíveis foram arrecadados no 1º Congresso Jovem, organizado pela Igreja Adventista do 7º Dia, com apoio da Prefeitura de Caraguá. O evento aconteceu no sábado, dia 21, no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas.
Parte dos alimentos arrecadados foi doada para o Fundo Social de Solidariedade. "Dividimos os alimentos em duas partes. Com uma parte fizemos 50 cestas básicas e a assistência social da igreja distribuiu para famílias carentes e a outra parte entregamos para o Fundo Social de Solidariedade, para que eles possam ajudar as pessoas carentes do município", disse o coordenador do evento e diretor de Jovens e Comunicação da igreja, Flávio Cardoso.
O congresso contou com as atrações musicais Quarteto Átrios, Compasso e Cia, além da cantora Iveline. Também estiveram presentes o pastor Paulo Camacho e autoridades locais.
Jovens de São Paulo, Paraibuna, Santos, Taubaté e todo o Litoral Norte estiveram no encontro que reuniu cerca de 600 pessoas. "O evento foi muito bom. No final do ano iremos organizar um outro encontro e esperamos atrair um número maior de pessoas e também de alimentos", disse Cardoso. O coordenador do evento agradeceu o apoio da Prefeitura e a direção do CIASE, que colaboraram para o sucesso do congresso. (Fonte: PMC)

B.A. Oliveira traz mais um título para Caraguá

Caraguatatuba - Mais uma vez o atleta Caraguatatubense B.A Oliveira, da modalidade de Supino, mostrou força e garra. O competidor participou no sábado, dia 21, em Porto Seguro, na Bahia, da 1ª Copa do Imperador de Supino (CNF/FIB/CONBRAFA Porto Seguro/BA) e sagrou-se campeão na categoria até 85 quilos com marca de 190 quilos.
O atleta foi o único representante do Estado de São Paulo na competição e enfrentou adversários do Sul da Bahia. O objetivo da prova foi o de homenagear o atleta da modalidade Paulo César (Paulão), por suas vitórias na modalidade.
Para B.A Oliveira, esta Copa foi importante por ter quebrado seu próprio recorde que era de 188 kg, conquistando a nova marca de 190 kg. "Agradeço ao apoio recebido em Porto Seguro do Jornal do Sol, Academias Art e Força e Gold Gym, Use Mel, Unimódulo, Rádio 88 FM, Associação dos Veteranos e Gilberto Sapoti, além da Prefeitura de Caraguá e o Unimódulo.
Em janeiro, B.A Oliveira também esteve cidade baiana em uma competição e também trouxe o título de campeão em sua categoria. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Leonardo leva 50 mil pessoas à Rua da Praia no encerramento do 3º Arraiá Caiçara

São Sebastião - O show do cantor Leonardo levou mais de 50 mil pessoas à Praça de Eventos da Rua da Praia, na noite de sábado (21/7), no encerramento do 3º Arraiá Caiçara. Na turnê “Cada vez mais perto de você”, ele relembrou as canções que o consagraram ao lado do irmão Leandro, como “Pensa em mim” e “Não aprendiz dizer Adeus”, além de músicas de seu mais novo CD intitulado “De corpo e alma”. O número de pessoas no show igualou ao público do cantor Netinho, na Festa de São Sebastião, realizada no início do ano.
Antes da apresentação, Leonardo foi recebido pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e do secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi. “Já conhecia São Sebastião, mas esta foi a primeira vez que fiz um show na cidade. Fiquei até surpreso com a quantidade de pessoas”, disse o cantor. No palco, uma superprodução, unindo tecnologia de som e imagem com a performance de músicos e dançarinos.
Para a estudante Rebeca Gomes Oliveira, 24 anos, de São Paulo, esta foi a melhor festa que já participou no litoral. “Sempre venho para São Sebastião e nunca tinha visto uma estrutura como esta. O show foi maravilhoso. A Rua da Praia está linda e oferece conforto e segurança aos visitantes”, declarou Rebeca.
Para o office-boy Carlos Henrique de Souza, 19 anos, morador do bairro Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, o Arraiá Caiçara já ficou marcado na história da cidade. “Realmente a cidade mudou. Temos orgulho hoje em vir para a Rua da Praia. Além de ser uma opção de lazer para o povo, esta festa ainda ajuda muitas entidades”.
O 3º Arraiá Caiçara é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria das Subprefeituras. Ao todo, 50 barracas foram destinadas às principais instituições assistenciais, sociedades amigos de bairro, clubes esportivos e agremiações carnavalescas da cidade. “A gente faz um balanço muito positivo desta terceira edição, pois atingimos o objetivo de cada vez mais proporcionar uma melhor qualidade ao evento, tendo a receptividade do público. Além disso, esta festa também ajuda muitas entidades sebastianenses”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, salientou que hoje a Prefeitura promove uma série de eventos na baixa temporada e no verão, mas sem deixar de investir nos demais setores, como infra-estrutura urbana, saúde, educação, meio ambiente, entre outros. Ele também frisou que os eventos também são descentralizados, incluindo diversas atividades na Costa Sul e Costa Norte.
Depois de 17 dias seguidos, a festa na Rua da Praia terminou na noite de domingo (22/7) com os shows sertanejos de Denis e Roger, com participação especial de Vera Lu, e da dupla Paulo e Rafa, dentro da proposta de valorização dos artistas locais.

Defesa Civil registra queda de árvores em residências da Costa Sul

São Sebastião - A Defesa Civil, ligada a Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, registrou durante esta segunda-feira (23/7), 12 ocorrências em relação à chuva e o vendaval que atingiu a cidade.
As mais graves referem-se à queda de árvores em residências, duas em Maresias (Rua Caraguatá e Travessa Laudino) e uma na Vila Tropicanga, em Boiçucanga. No momento da queda, havia duas crianças e dois adultos na moradia. Entretanto, ninguém ficou ferido. O barraco tinha aproximadamente 12 metros quadrados.
As árvores nativas, todas com aproximadamente 30 metros de altura, não resistiram ao vento forte que chegou a 60km/h, segundo dados fornecidos pelo Píer Norte, da Petrobras, atingindo o telhado das residências.
Os moradores foram encaminhados para casa de parentes e a Defesa Civil, até o final da tarde desta segunda-feira, ainda trabalhava na retirada das árvores. (Fonte: PMSS)

Prefeitura participa de evento internacional de Yoga em Maresias

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, recebe entre os dias 26 e 29 de julho, o evento internacional Bhakti, Simplesmente Amor. O encontro promove a reunião de três gerações de grandes devotos da Yoga: Krishna Das, Marco Schultz e Professor Hermógenes.
Nesse cenário, a Prefeitura participará com a apresentação de programas desenvolvidos pelas secretarias do Meio Ambiente (Semam), Esporte (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur), além do Fundo Social de Solidariedade.
Nos quatro dias de evento será montado um espaço dentro do Hotel Tambayba com a exposição e explicação de alguns dos programas realizados no município.
Na área ambiental destaque para a implantação das Zonas de Especial Interesse Social (Zeis), desativação do Aterro da Baleia, Programa de Reflorestamento.
Pelo Esporte, as próprias aulas de Yoga, gratuitas, oferecidas nos Centros de Apoio Educacional da Vila Amélia e do Pontal da Cruz, além da Costa Sul. O Fundo Social vai levar camisetas do “Peixinho” e outros objetos símbolos do município.
Já o Turismo vai apresentar o que o Município tem a oferecer aos turistas nos seus mais de 100 quilômetros de extensão. “É importante ressaltar que a Costa Sul faz parte de São Sebastião e não é uma cidade isolada como algumas pessoas e mídia apresenta”, disse o assessor da Semam, Luís Filipe Rodrigues.
O secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, disse que essa participação é importante para mostrar aos participantes a postura do município em relação à responsabilidade social, sustentabilidade do meio ambiente, além do projeto de Yoga para toda a comunidade.
A professora de Yoga e coordenadora da Prefeitura no evento, Ciça Nogueira, a presença desses ícones na cidade vem atestar as boas práticas da Yoga para a saúde. Segundo ela, mas de 300 pessoas já freqüentam a atividade nos centros educacionais e a tendência é pelo crescimento.
Bhakti - Esse retiro com os mestres Krishna Das, Marco Schultz e Professor Hermógenes é considerado um dos mais importantes para os praticantes da Yoga.
De acordo com a coordenação do encontro, Bhakti, Simplesmente Amor, está aberto a todos os interessados em compartilhar uma programação de prática de Yoga, palestras, meditação, mantras e kirtans, praia e natureza, muita tranqüilidade e paz, tudo voltado ao propósito de inspirar o resgate e a vivência da saudosa e potencial relação com o Sagrado, o Yoga em seu sentido mais profundo. (Fonte: PMSS)

Ciclismo de São Sebastião é campeão da Copa São Paulo de Mountain Bike

São Sebastião - A equipe de ciclismo de São Sebastião/Domínio dtvm/Litoral Tintas/Beach Energy/PMSS tem mais um título no currículo. O time de ciclistas sebastianenses foi no domingo (22/7) até a cidade de Santa Isabel (SP) e trouxe para casa o caneco da quarta e última etapa da Copa São Paulo de Mountain Bike.
A última etapa da Copa São Paulo contou com a participação de 350 atletas e teve um percurso de 40 km. Logo no início, a equipe do litoral já brigava pela ponta do pelotão, no entanto, contratempos com bicicletas e dificuldades do terreno atrapalharam o desempenho dos competidores. Contudo, os sebastianenses continuaram com uma bela corrida.
São Sebastião conseguiu a segunda e quinta posições com Ramon Oliveira e Fabrício Borges na categoria pró-expert e o quinto lugar na categoria pró-master com o atleta César Risther. O resultado possibilitou com que os ciclistas vencessem fortes equipes como Caloi, Hardtrack e Sundown, sagrando-se campeã da Copa São Paulo de Mountain Bike.
O ciclista César Risther diz que os resultados demonstram a qualidade da equipe e, principalmente, o esforço de cada um dos atletas da cidade. “Esses resultados são fruto de um longo trabalho que realizamos. Em todas as provas conseguimos manter regularidade, que possibilitou que conquistássemos o campeonato”, destaca.
A equipe que faturou o vice-campeonato da Copa Vale Paraibana de Mountain Bike no dia 15 de julho terá novos desafios no mês de agosto: a Copa Internacional de Mountain Bike, que acontece no dia 5 em Barbacena (MG); o Desafio da Mantiqueira; no dia 19; em Campos do Jordão; e o X-Terra que acontece no dia 25, em Ilhabela. (Fonte: PMSS)

Ditraf orienta alunos da EM Henrique Botelho sobre uso de semáforo

São Sebastião - A equipe da Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), da Prefeitura de São Sebastião, realiza na próxima segunda-feira (30/7), na Escola Municipal Henrique Botelho, uma palestra dirigida aos alunos da unidade escolar com orientações sobre a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.
Além disso, na primeira semana de aulas, agentes da Ditraf estarão próximos ao novo semáforo, instalado na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, na altura da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no bairro do Porto Grande, para orientar os ciclistas que passam pelo local para descer e empurrar a bicicleta até o outro lado da rua com segurança, na faixa de pedestres.
Com o semáforo, os veículos que trafegam na Rua Ítalo Nascimento, sentido Avenida Guarda Mor, vão contar com um "laço indutivo", um mecanismo colocado no solo, que aciona o sistema eletrônico do semáforo para que os carros da avenida parem e eles possam seguir com segurança.
A Ditraf estima que até a próxima segunda-feira o novo semáforo seja ligado pela Bandeirante Energia. Para a orientação dos alunos com as palestras na EM Henrique Botelho, a Segur conta com a parceria da Secretaria de Educação (Seduc). Mais informações pelo telefone (12) 3892-1540. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza processo seletivo para Programa Oficina Escola

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizou na tarde desta segunda-feira (23/7), na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande em São Sebastião, o processo seletivo da Fundação Municipal Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico Deodato Santana. A Sectur recebeu 56 inscrições.
O gabarito está previsto para sair no site da Prefeitura ( www.saosebastiao.sp.gov.br ) nesta quarta-feira (25/7). Já os vão sair no dia 30 de julho no jornal local e no site da Prefeitura. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Fundo Social recebe alimentos das inscrições do Oficina Escola

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, entregou ao Fundo Social a doação de alimentos arrecadados junto aos inscritos do processo seletivo da Fundação Municipal Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico Deodato Santana. Foram repassados cerca de 50kg de alimentos, entre feijão, arroz, açúcar, macarrão, entre outros. O Fundo Social realizará a distribuição dos alimentos arrecadados entre famílias carentes do município e entidades sociais. (Fonte: PMSS)

Boracéia vende mais de 200 kg de tainha durante a 29ª Festa

São Sebastião - Cerca de 120 tainhas pesando entre 1,8 e 2kg foram vendidas durante os três dias da 29ª Festa da Tainha, que aconteceu em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião. A recheada com camarão foi a mais pedida pelos freqüentadores.
Para quem não come peixe, a organização disponibilizou algumas barracas para vender salgados e doces. O público foi animado pelo músico ‘Jorjão’, de São Sebastião, que tocou vários estilos musicais. Na sexta-feira (20/7) e no sábado (21/7) à noite, os visitantes aproveitaram para dançar bastante.
“A festa foi muito boa, houve muita confraternização, que é o mais importante. As pessoas mais antigas do bairro compareceram para prestigiar o evento. Boracéia não perdeu a tradição”, comenta a presidente da Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião (Sabss), Wilma Aparecida de Almeida Ribas, responsável pela organização da festa, que contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
“O peixe é excelente e bem servido. A praia é maravilhosa e a receptividade foi ótima”, disse Marlene Corel, 62 anos, funcionária pública aposentada de São José dos Campos, que não conhecia Boracéia e compareceu ao evento no domingo à tarde para almoçar junto com seus familiares.
Todo o dinheiro arrecadado será revertido em melhorias para a entidade e comunidade. Em 2006, por exemplo, a Sabss adquiriu mais de 20 tubos, que foram instalados ao longo da praia para servirem de lixeira.
Histórico - A primeira festa da tainha foi idealizada pelo caiçara e morador de Boracéia, Francisco dos Passos Bitencourt, 79 anos. “A intenção da festa foi incentivar o turismo no município, ter um atrativo na região”, lembra Bitencourt, que na época atuava como comerciante.
Toda a tainha consumida durante o evento foi pescada em Boracéia, por meio de picaré – uma forma de pescaria com rede. Segundo ele, a Prefeitura colaborou iluminando a área da festa. Depois da primeira edição, o evento passou a ser realizado pelos comerciantes do bairro, com apoio da Sabss e Prefeitura, até 2004. Em 2005, a Sabss se tornou a responsável pela promoção da Festa da Tainha. (Fonte: PMSS)

Seduc e Ecobus apresentam projeto “Cidadania Consciente”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e parceria com a empresa de transporte coletivo Ecobus e Promotoria Pública, apresenta nesta quinta-feira (26/7) às 18h30, no Centro Comunitário da Topolândia, o projeto “Cidadania Consciente”.O projeto é voltado para os pais e alunos da unidade escolar e busca incentivar valores de solidariedade as crianças, visando assim, diminuir o índice de agressividade no ambiente escolar e de locomoção.
Serão 65 alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental que participarão do projeto durante seis meses a partir da data de apresentação que contará diversas atividades, tais como palestras e debates.
A secretaria de Educação Marilene Ramachoti Leite acredita que a união entre Seduc, empresa, escola, comunidade escolar e família são pontos importantes para a conscientização do patrimônio público.
“Os profissionais de educação serão parceiros no projeto e o envolvimento entre professores e alunos propiciará em uma educação diferenciada, ou seja, a escola assumirá o papel de transformadora de postura à respeito do transporte escolar e preservação patrimonial”, explica Marilene.
O projeto contará ainda com uma capacitação especial aos alunos que acontece nos dias 2 e 3 de agosto na Escola Municipal Henrique Botelho, onde serão abordados temas específicos com auto-estima, valores, regras e limites. (Fonte: PMSS)

Terra Deusa prossegue até domingo com reflexões sobre a ecologia pessoal e a busca por um mundo melhor

São Sebastião - A Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, recebe até o próximo domingo (29/7) a 3ª edição do Terra Deusa – Encontro de Ecologia Pessoal e Consciência Sócio Ambiental - com uma série de palestras e oficinas gratuitas que tem por objetivo oferecer a qualidade de vida de turistas e a população sebastianense.
Na noite da última sexta-feira (20/07), a abertura contou com um coquetel para convidados e moradores da Costa Sul. Logo após, a organizadora do evento, Malu Moreira, destacou o apoio que recebeu de parceiros e colaboradores como a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Governo (Segov), Agenda 21 e Costa dos Alcatrazes. “Estou muito contente porque pela terceira vez estamos com o Terra Deusa neste maravilhoso lugar. Quero que todos aproveitem as atrações e busquem a paz interior”, disse a organizadora.
A palestra da noite foi com Malu Gandra e Elizabeth Santana, membros do Comitê Paulista para a Cultura de Paz. O órgão visa oferecer soluções para a redução da violência entre as nações e povos do mundo como um chamado de tolerância reduzindo os conflitos. “O Terra Deusa vai de encontro com a necessidade em que a sociedade tem de promover a cultura de paz entre os povos para desenvolver a generosidade e a solidariedade”, explicou Malu.
Mais informações sobre evento pelo telefone (12) 3865-4335. A programação completa está disponível no site www.costadosalcatrazes.com.br/eventos/terradeusa . Outras informações pelo site www.saosebastiao.sp.gov.br .

Prefeitura participa do Festival de Ecoturismo de Boiçucanga

São Sebastião - O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, realizou na última sexta-feira (20/7), no Shopping Beira Praia, localizado em Boiçucanga, na Costa Sul, uma palestra sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) no município. Participaram do evento cerca de 20 pessoas dos segmentos turismo e meio ambiente.
Balieiro citou os programas promovidos pela Prefeitura como o controle da ocupação desordenada com a criação das Zonas de Especial Interesse Social (Zeis), o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião (Press), Parque de Valorização dos Resíduos Sólidos, Operação Caça-Esgoto, entre outros.
O secretário disse que com as ações realizadas pela Semam, foi possível o avanço no segmento turismo. “Uma bandeira vermelha na praia já prejudica de alguma forma o turismo. Na última temporada de verão, não tivemos praias poluídas na Costa Sul graças à Operação Caça-Esgoto. Outra ação efetiva desta administração foi a recuperação do passivo ambiental do lixão da Baleia”, disse Téo Balieiro.
Além disso, o secretário citou a implantação do sistema de esgoto na Vila Sahy (antigas Vila Baiana e Mosquito), de Barra do Sahy e Tropicanga, de Boiçucanga. “Propomos também a municipalização dos serviços de água e esgoto para que o poder municipal tenha mais autonomia para operar nestas áreas”, finalizou Balieiro.
De acordo com um dos organizadores do Festival de Ecoturismo, José Antônio Gonçalves Duarte, a palestra foi muito boa para que os participantes fiquem por dentro das ações da Semam. “Pelas informações que o secretário nos passou, vemos que a administração municipal tem um compromisso muito positivo com o meio ambiente”, disse Duarte.
Festival de Ecoturismo - O evento segue até o próximo dia 29 de julho com atividades em vários locais à medida que as pessoas se inscrevem para roteiros turísticos que visem o aproveitamento dos recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente. Mais informações pelo telefone (12) 3865-3242. (Fonte: PMSS)

Campeonato de Futebol no Canto do Mar já tem finalistas definidos

São Sebastião - O “Campeonato de Futebol Society Inverno Quente”, realizado pela Escola de Samba X-9, do Canto do Mar, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) chega na sua grande final. Em partidas realizadas no sábado (21/7) no campo de futebol de areia do Canto do Mar, as equipes do Manchester United e Barcelona Junior da categoria sub-13 e Canto do Mar e Esporte Clube Mirim na categoria sub-17 se deram melhor em seus confrontos e garantiram vaga na grande decisão das suas respectivas categorias.
Na partida entre Manchester United e Mancha Tricolor, os expectadores puderam conferir um show de bola por parte das crianças. Com uma bela disputa entre as duas equipes, a partida se encerrou com um placar de 4 a 3 para o time do Manchester, com destaque para os artilheiros Peterson e Gabriel, com um gol cada e Rafael, que fez dois.
No jogo seguinte, a equipe do Barcelona Junior encarou o time do Esporte Clube Mirim. Em toda a partida, as crianças do Barcelona demonstraram superioridade em campo, deixando o marcador em 4 a 1, com gols de Alef, Rafael e Lucas, que deixou duas bolas na rede da equipe do Mirim. Os resultados colocaram Manchester United e Barcelona Junior na final da categoria. As equipe derrotadas decidem a terceira colocação.
Pela categoria sub-17 ocorreram jogos entre Canto do Mar e Westhan e Sombra Negra e Esporte Clube Mirim. O primeiro jogo foi marcado pela superioridade do time do Canto do Mar que venceu o time do Westhan por 7 a 1, com destaque para os goleadores Diego, Gilberto e Robson.
A segunda partida não foi diferente. Com um melhor aproveitamento em campo, o Esporte Clube Mirim fez três gols na equipe do Sombra Negra e se credenciou na disputa contra o time do Canto do Mar na final. Westhan e Sombra Negra decidem o terceiro lugar da categoria sub-17.
A presidente da Escola de Samba X-9 e organizadora da competição, Nanci Riucem Rett, explica que o intuito do campeonato é integrar as crianças e passar valores que auxiliaram no desenvolvimento das crianças. “Nosso objetivo é aproximar todas as crianças, adolescentes e jovens da região e possibilitar com que essas pessoas tenham uma base de educação e cidadania, através do companheirismo, respeito e da união entre as pessoas”.
“Mesmo quando perdemos, nos sentimos bem em estar participando, porque o campeonato permite que todas as crianças tenham uma opção de divertimento. Sem falar de várias pessoas que participam dos jogos e que tem um futuro promissor no esporte”, diz Alan Ivo de Souza, 14 anos, zagueiro do time do Westhan.
No domingo (22/7) aconteceu uma partida isolada da fase classificatória da categoria livre entre os times do Serrano e Galles, que venceu por 1 a 0.
As finais das categorias sub-13 e sub-17 acontecem neste sábado (28/7), a partir das 12h, no campo de areia do Canto do Mar. (Fonte: PMSS)

Sectur realiza 2° Festival de Choro de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza a partir desta sexta-feira (27/7) até o dia 29 de julho, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), localizada na região central, o 2° Festival de Choro de São Sebastião com a participação de grupos musicais do Vale do Paraíba e São Paulo.
O evento tem o apoio do Sesc de São José dos Campos e a Universidade Livre de Música Tom Jobim. Na sexta-feira (27/7), a partir das 20h30, a apresentação será do grupo Boêmios, diretamente de Pindamonhangaba. Já no sábado (28/7), no mesmo horário, a atração será do grupo Pixinguinha, de São José dos Campos. No último dia, às 21h, o encerramento será do “Quinteto Chorado”, da Universidade Livre de Música Tom Jobim.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o evento já está no calendário do município e é muito bom para gerar movimento na baixa temporada e ao mesmo tempo encerrar a programação de inverno em grande estilo. “Queremos diversificar os eventos com atrações que atraiam todos os tipos de público em São Sebastião”, disse Buzi. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Moradores reclamam da falta de médicos na Santa Casa de Ubatuba

Ubatuba - Não é de hoje que os moradores de Ubatuba reclamam dos problemas na Santa Casa da cidade. Entre as reclamações estão: falta de médicos e estrutura precária para atender à população.
— Não tem roupa para cirurgia. Estamos numa situação desesperadora e estamos pedindo socorro - criticou Maria Aparecida de Oliveira Santos.
Mas para tentar reverter esse quadro, a administração da entidade enfrenta um outro desafio: encontrar profissionais que queiram integrar a equipe médica.
A administração da Santa Casa reconhece o problema: o prédio é velho, os equipamentos antigos, faltam médicos. Tudo isso somado a uma dívida que chega aos R$ 17 milhões.
— Administrativamente o que nós podemos fazer é não aumentar a dívida. Trabalhar dentro de um orçamento viável - disse Eduardo Carvalho de Ferraz, diretor técnico da Santa Casa.
Há quatro meses, o diretor técnico começou um trabalho de reestruturação no local. A idéia é terceirizar os serviços, como foi feito com o Pronto Socorro.
— A proposta nossa é a seguinte: uma equipe de pediatras para se responsabilizar pela criança no hospital. E a proposta é R$ 60 mil por mês – explicou o diretor técnico da Santa Casa.
Segundo o administrador, já foram contratados ou estão em fase final de negociação, equipes médicas especializadas em: anestesia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e ortopedia. A dificuldade é encontrar pediatra para cuidar das crianças na Santa Casa e no Pronto Socorro.
Os médicos que tiverem interesse em assumir o setor de pediatria da Santa Casa de Ubatuba, devem procurar a diretoria da entidade. A instituição está sob intervenção da prefeitura desde novembro de 2005. (Fonte: VNews)

Ubatuba forma rede de entidades ambientais e sociais

Ubatuba - A Fundação Alavanca de Ubatuba promoveu, no último dia 17, um encontro de Ong’s e Conselhos Municipais, com o objetivo de discutir a formação da rede de entidades. A reunião contou com a presença de 32 representantes de entidades.
A instituidora da Fundação Alavanca de Ubatuba, Sra. Heloísa Vicari, iniciou o evento falando da importância da formação desta rede para o fortalecimento das entidades e democratização de informações. É necessário que as entidades se organizem, para que um diagnóstico real seja feito e que cada entidade possa realmente planejar e executar suas ações isoladas ou em conjunto.”
Após a apresentação de todos, foi feita uma exposição das propostas de formação da rede, apoiada pelos presentes. Na ocasião, uma comissão que fará os levantamentos preliminares de todas as entidades existentes no município foi formada. Essa comissão fará também um diagnóstico preliminar da situação real do município para o Fórum da Agenda 21, que será realizado no dia 20 do próximo mês, em que será feito um planejamento estratégico das ações a serem realizadas em conjunto. (Fonte: PMU)

Prefeitura faz evento para homenagear atletas e agradecer funcionários

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba irá realizar na próxima quinta-feira, dia 26, a partir das 19 horas, no auditório da Unitau, uma solenidade de encerramento com homenagens aos atletas que competiram nos Jogos Regionais e agradecimentos a todos que trabalharam na realização do evento.
O evento, que contará com a participação do prefeito Eduardo Cesar e dos funcionários da Prefeitura que durante um ano estiveram envolvidos na organização e realização dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba, também receberá os atletas e familiares que participaram da competição. "Será um evento também para prestarmos contas dos investimentos aplicados na infra-estrutura, agradecermos as diversas parcerias envolvidas na realização dos Jogos e também prestarmos as justas homenagens aos nossos atletas e fazermos os devidos agradecimentos aos nossos incansáveis servidores que muito trabalharam para o sucesso do evento", reforça o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)


CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - fone : 3833-2066 ( 012 )
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!Ás 17:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

São Pedro, me dê

Uma mulher de gênio bom
que cuide do feijão e arroz
e deixe comigo o pirão,
uma roça de mandioca
pra ter sempre
farinha na barrica,
uma rede de tresmalho,
uma canoa caiçara,
um pesqueiro secreto,
uma viola pra pontear
e sua bênção, São Pedro,
para poder viver do mar.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pré-canditato Sr. Clodovil Hernandes

Finalmente após longos anos talvez vamos ter um candidato que tenha uma visão que poderá transformar Ubatuba na capital do turismo. Precisamos de um prefeito que pense grande, que faça obras modernas como fez o ex-prefeito Antonio Carlos, que transformou Caraguatatuba com obras modernas, belas praças e asfalto com qualidade.
Quando o atual prefeito assumiu, acreditei que algo pudesse mudar, entretanto continuamos com as obras de mau gosto, asfalto com péssima qualidade e até parece que o prefeito anterior continuou no cargo. Precisamos de um prefeito que acompanhe as obras. O que ficar mau feito, tem que ser refeito sem custo. Precisamos de um prefeito que faça obras para durar 100 anos. Se o próximo prefeito tiver como prioridade Saúde, Meio Ambiente, Turismo e Segurança creio que Ubatuba estará no caminho certo, vou ate dar algumas idéias:
Saúde: Deve ser a prioridade de qualquer governo se Ubatuba fortalecer o turismo onde o turista tem prazer de visitar uma cidade com infra-estrutura, porque não estabelecer uma taxa de turismo como fazem outras cidades, porque não destinar uma parte do valor arrecadado com os estacionamentos das praias para a Santa Casa?
Meio ambiente: A preservação da Mata Atlântica deve ser a segunda preocupação do prefeito. Porque não fazer o mesmo que fez Campos do Jordão limitando o numero de terrenos a venda, o que tem para vender se vende e quando acabar não se permite mais a criação de novos loteamentos, diminuir a porcentagem de desmatamento nos terrenos existentes?
Turismo: O turista gosta de ver a cidade arborizada, ruas bem asfaltadas e limpas, praças bem feitas, floridas e limpas, infra-estrutura de hotéis e restaurantes que nesse quesito estamos bem. Se cada vereador tirar de sua verba de representação e contratar um jardineiro teríamos 9 jardineiros trabalhando em tempo integral na limpeza e manutenção dos jardins da cidade, neste caso a prefeitura deve fornecer o caminhão para esse fim.
Segurança: Onde for possível criar condomínios fechados permitindo os moradores instalem cancelas restringindo o acesso ao bairro de forma controlada, os custos de implantação desse sistema ficaria por conta dos moradores do local.
Quem quer que seja o próximo prefeito espero que pense grande, que pense 100 anos a frente e que faça de Ubatuba um grande pólo turístico moderno e preservado.

Pascoal Spinelli
Ubatuba, SP

Vaia Presidencial

Considero as vaias no Maracanã ao Lula, a melhor e mais correta pesquisa de opinião já feita no Brasil, desde a eleição de 2002. Foram 80.000 os pesquisados, e não 2000 ou 3000 indivíduos espalhados por 158 municípios brasileiros. Estes 80.000 estavam concentrados e livres para declarar sua opção.E a opção, foi a vaia.
Lembro--me de 1970, antes do embarque da seleção brasileira para o México, onde conquistaria o tri-campeonato. O Presidente Médici chegava ao Estádio, sem alarde, sem grandes comitivas, apenas alguns assessores, seu 'radio de pilha' ao pé do ouvido. De repente o 'povão' percebeu sem que alto-falante algum anunciasse, que o Presidente Médici estava no Estádio. Começaram os aplausos, que foram engrossando, até que
todo o Maracanã estava batendo palmas, com o povo todo em pé. Nunca me esqueci dessa cena. Outros, como eu, devem ter participado dessa cena histórica e lembrar-se como ocorreu.
Hoje, vi o lado oposto. Após a terceira menção ao seu nome Lula , o falastrão, não sabia o que fazia. Foram 3 três vaias.
As câmeras de TV não mais focalizaram a tribuna de honra. De repente, após a fala do mexicano Presidente da ODEPA, Nuzmann pede o microfone e "declara abertos os Jogos Pan-americanos". Destruiu-se uma tradição de 14 Jogos Pan-americanos. Tudo porque Lula foi vaiado. Todo indivíduo autoritário não suporta ser questionado. Sendo um ser medíocre e iletrado, aí é que não agüenta.
O que aconteceu no Maracanã foi a suprema humilhação para este que "NUNCA DANTES NESTE PAÍS" levou tal paulada. O povo tarda mas não falha.
Já se disse que no Maracanã apenas o Papa João Paulo II, o Presidente Médici, Frank Sinatra e Pelé nunca foram vaiados. Lula teve o que merece, ha muito tempo. Ele pensa que engana a todos todo o tempo. Agora viu que não é bem assim.

Marco Aurélio Garcia e Marisa Letícia
Presentes na Abertura do Pan Rio 2007

Vamos Comemorar!

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa Ubatuba  © Emilio Campi

Ponta Grossa - Ubatuba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor