Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de Julho de 2007 - Nº 1818 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Cantor Moacyr Franco é a próxima atração do "Teatro para Todos" em Caraguá
Voluntário de Caraguá que participou do Pan elogia organização do evento
Maratonistas de Caraguá ficam entre as primeiras colocadas em São José dos Campos

Ilhabela
Caramez e Manoel Marcos são recebidos por Mauro Arce
Vereador e ouvidor da Ilha visitam ouvidoria da Câmara de SS
Lei 455/2007 institui Diploma de Reconhecimento à Representatividade Econômica
Lei 461/2007 concede auxílio universitário a concursados


São Sebastião
São Sebastião confirma 117 casos de dengue no ano
Aymará apresenta “Cidade Educadora” nesta quarta-feira
Prefeitura oficia Cetesb para fiscalizar operações com barrilha no Porto
PAT de São Sebastião divulga 27 novas vagas de emprego
Seduc discute replanejamento escolar com diretores e coordenadores
Ministério do Turismo dá sinal verde para liberar verbas para São Sebastião
Rua da Praia recebe a 2ª Etapa do Circuito Sebastianense de Skate
Prefeitura terá ecoagentes para educação ambiental em núcleos congelados
Comdurb escolhe nesta quinta-feira os representantes da sociedade civil
Conseg do Centro se reúne para recadastrar membros
Reunião do Comtur avalia pesquisa na área do Centro Histórico


Ubatuba
Presidente da Câmara faz alerta sobre situação da Santa Casa e cobra soluções
Guias de Turismo são convocados para reunião ordinária
Ubatuba sedia Torneio de Táticas Policiais Militares
Prefeitura apresenta projeto para construção de ponte no Bairro da Ressaca
Datas comemorativas sempre estimulam o mercado
W.O. dá título a Matheus Toledo


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Cantor Moacyr Franco é a próxima atração do "Teatro para Todos"
Considerado um dos artistas mais completos do cenário nacional, o cantor Moacyr Franco será a próxima atração do projeto "Teatro Para Todos", com duas apresentações em Caraguá, nos dias 3 e 4 de agosto

Caraguatatuba - O projeto "Teatro Para Todos", da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que tem como principal objetivo popularizar o Espaço Mario Covas, oferece uma vez por mês uma boa atração na área de dança, teatro e música, com preços acessíveis à população.
Na terceira edição do "Teatro Para Todos", a FUNDACC e a Prefeitura de Caraguá trazem uma atração que promete agradar a Melhor Idade, provando que não é à toa que esta é a cidade amiga do Idoso.
O Teatro Mario Covas apresenta nos dias 3 e 4 de agosto, sexta-feira e sábado, um show com o cantor Moacyr Franco, considerado um dos artistas mais completos do cenário nacional.
Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do TMC, antecipadamente, por R$ 20,00(inteira) e R$ 10,00(meia-entrada). De acordo com o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, "esta é uma forma de mostrar ao idoso que temos atrações para todos os gostos e idades. O Teatro tem que ser um espaço acessível para todos e queremos contemplar também a melhor idade, trazendo essa grande atração", destacou.
O cantor Moacyr Franco é uma atração que agrada a família toda, possuindo um repertório conhecido em que todos cantam acompanhando seus grandes sucessos.
Sua trajetória acumula grandes sucessos gravados por ele, Rita Lee, Chitãozinho e Xororó, Daniel, João Mineiro e Marciano, Bruno e Marrone, Rionegro & Solimões e tantos outros. Além de uma carreira construída com seu próprio talento, Moacyr Franco é conhecido também por sua atuação em programas televisivos. Ao longo de sua trajetória no meio artístico, conquistou muitos prêmios e honrarias, incluindo os Troféus Roquete Pinto e Chico Viola, Globo de Ouro, e foi campeão em vendagem de discos, garantindo 40 Discos de Ouro.
Atualmente, além de trabalhar com seu novo show, o cantor participa de dois programas de TV, ambos do SBT, entre eles "A Praça é Nossa" e "Meu Cunhado", mostrando toda a sua versatilidade como ator e humorista.
Moacyr Franco vem à cidade por meio de uma parceria entre a FUNDACC e a Prefeitura de Caraguá, no projeto Teatro Para Todos, com seu novo show, que faz uma retrospectiva de toda sai carreira.
Uma atração que agrada a família toda, possuindo um repertório conhecido em que todos cantam acompanhando seus grandes sucessos. Público garantido que abrange todas as idades e acerta em cheio o gosto popular, o novo show de Moacyr é realmente inesquecível! Mais informações sobre ingressos poderão ser obtidas no Teatro Mario Covas, pelo telefone (12)38812623. Prestigie! Vá ao Teatro!  (Fonte: PMC)

Voluntário de Caraguá que participou do Pan elogia organização do evento

Caraguatatuba - O supervisor de ensino Edvaldo Ormindo, que foi voluntário dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, elogiou a organização do evento e a estrutura, durante o período que acompanhou as competições.
O município de Caraguatatuba teve um representante atuando como voluntário dos Jogos Pan Americanos, que é realizado desde o dia 13 de julho no Rio de Janeiro. O supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, que também é responsável pela educação física no Sistema Municipal de Ensino, ficou durante uma semana auxiliando na equipe que fez o transporte dos atletas do baseball.
Ormindo foi um dos 13 mil voluntários selecionados entre 70 mil de todo o Brasil, para participar das competições no Rio. Ele ficou na equipe que coordenou o transporte dos atletas, autoridades e outros participantes dos jogos, na cidade do Rock. Ele comenta que a estrutura do evento foi muito bem planejada, assim como a organização.
A chuva durante a semana chegou a atrapalhar as competições, segundo Ormindo, que tiveram que ser adiadas. Por esse motivo, durante sua estadia de uma semana nos jogos, ele também teve a oportunidade de acompanhar outras modalidade.
No trabalho que desenvolveu no Pan, Edvaldo comenta que o fluxo era bem grande antes das competições, já que era preciso coordenar a entrada e saída dos locais dos jogos. Além disso, o esquema de segurança foi bem rigoroso e a cada disputa, era preciso que uma equipe checasse o interior dos veículos que fariam o transporte dos atletas. Após essa verificação, o veículo era lacrado até o termino do jogo.
A participação de Edvaldo Ormindo nos Jogos Pan Americanos encerrou na última sexta-feira, pois foi o dia em que a modalidade de baseball terminou. Ele conta que nesses dias teve boas experiências, que fizeram valer a pena sua participação. Segundo conta, será possível aproveitar até mesmo em Caraguá algumas situações que vivenciou, principalmente relacionadas a organização de eventos esportivos. O supervisor, que participou dos dois Jogos Regionais realizados no município, acredita poder contribuir também com essa nova experiência na organização da próxima edição dos Jogos, que volta para Caraguatatuba em 2008.  (Fonte: PMC)

Maratonistas de Caraguá ficam entre as primeiras colocadas em São José dos Campos

Caraguatatuba - Os atletas de atletismo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba estiveram em São José dos Campos no domingo, dia 22, onde participaram da Corrida Pedestre em comemoração ao aniversário da cidade.
Duas das competidoras caraguatatubenses conquistaram boas colocações na prova. Na categoria geral, a atleta Roselaine de Souza Silva foi a 7ª colocada, o evento premiou com troféus e dinheiro as 10 melhores na geral. Na categoria 18/25 anos a atleta Damiana Coimbra, que treina com a equipe "Filhos do Vento", com orientação do professor Adão Dias Durval, foi a 4ª colocada.
A competição reuniu cerca mais de 900 pessoas e os atletas correram 10 quilômetros e foi dividida em 12 categorias. "Esta foi uma prova muito difícil, pois reuniu os melhores competidores da região e até mesmo de outros estados, porém fiz uma boa prova, deixando muitos atletas de "ponta" para trás" afirmou roselaine, que tem sido destaque em competições de todo o estado.
No próximo domingo, dia 29, Rose, como é conhecida, participará da Corrida Flex Pé de 15 quilômetros em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Caramez e Manoel Marcos são recebidos por Mauro Arce

Ilhabela - Na manhã do dia 10/7, o deputado estadual João Caramez e o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, foram recebidos pelo secretário estadual dos Transportes Mauro Arce, na sede da secretaria. Na ocasião, o prefeito solicitou ao secretário o recapeamento do lado norte da SP 131, única rodovia que corta a ilha.
O prefeito explicou ao secretário que a estrada já recebeu obras de melhorias, como restauração e troca de pavimento, no lado sul, mas o lado norte não. “Agora estamos numa situação delicada, porque a população do lado norte da estrada que não passou por melhorias está reclamando e sentindo-se abandonada”.
O deputado João Caramez confirmou o fato e acrescentou que a parte que necessita de recapeamento tem uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros. “A obra é tão necessária que o prefeito e os vereadores estão pensando, inclusive, em fazer uma lei, com autorização do Estado, que passe a responsabilidade desta estrada para o município”, explicou o deputado.
O secretário afirmou que essa mudança é possível desde se enquadre nas normas jurídicas e que tenha o aval dos vereadores. “Com relação às obras de recapeamento, vamos incluí-las no cronograma”.
Balsa - Além da solicitação da recuperação da SP-131, o prefeito aproveitou a audiência para falar dos problemas enfrentados pela população com os serviços de balsas que fazem a ligação entre São Sebastião e Ilhabela, administradas pelo Dersa. “Já tomamos conhecimento deste problema e estamos estudando algumas soluções para resolver definitivamente essa questão”, prometeu Arce. (Fonte: PMI)

Vereador e ouvidor da Ilha visitam ouvidoria da Câmara de SS

Ilhabela - O Vereador Beto de Campos (PMN) juntamente com o recém-contratado ouvidor da Prefeitura de Ilhabela, Davi Guerra, estiveram reunidos com o ouvidor Marquinho Souza, da Câmara Municipal de São Sebastião, e o vereador sebastianense Luiz Antônio Santana Barroso, o "Coringa" (DEM).
O encontro aconteceu durante a manhã de hoje (24/07) e, segundo o Vereador Beto, o motivo da visita é levantar experiências juntamente com o ouvidor do Legislativo Sebastianense.
“Estamos buscando experiências tanto na esfera política quanto na esfera técnica para que a ouvidoria do nosso município consiga exercer o máximo de sua eficiência, já que este órgão recém-criado em muito pode beneficiar a população”, explica o vereador Beto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Lei 455/2007 institui Diploma de Reconhecimento à Representatividade Econômica

Ilhabela - A Lei nº 455/2007, de autoria do vereador licenciado Luiz Antonio dos Santos, foi sancionada no final do mês de fevereiro e dispõe sobre a instituição do Diploma de Reconhecimento à Representatividade Econômica no desenvolvimento do Município da Estância Balneária de Ilhabela.
O diploma deverá ser outorgado à pessoa jurídica, legalmente constituída, que gere emprego para, no mínimo, 50 pessoas, e atue com responsabilidade social, visando à melhoria da qualidade de vida no município.
Para a concessão da homenagem, cada vereador em exercício poderá indicar, anualmente, dois estabelecimentos comerciais.
A entrega do diploma ocorrerá em sessão solene a ser realizada por ocasião da comemoração do aniversário de emancipação político administrativa do município. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Lei 461/2007 concede auxílio universitário a concursados

Ilhabela - De autoria do Vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, a Lei 461/2007 modifica o artigo 3º da Lei nº 079/2001 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio universitário a funcionários públicos municipais.
Com a nova lei, os funcionários públicos concursados terão direito a auxílio universitário. “A redação do artigo modificado gerou o entendimento de que os funcionários concursados que estejam ocupando cargo de confiança ou em comissão, sem terem concluído o prazo de dois anos no cargo, não são considerados funcionários do quadro permanente, não tendo, portanto, direito ao auxílio universitário”, explicou o vereador em sua justificativa na ocasião da votação do então projeto de lei pela Câmara Municipal.
Segundo o vereador Keko, muitos servidores, embora concursados há muito tempo, não recebem o auxílio universitário, por se encontrarem exercendo cargo de confiança ou em comissão e a modificação proposta visa beneficiar todos os funcionários concursados, independentemente do tempo que possuam no cargo para o qual foram contratados. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião confirma 117 casos de dengue no ano

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde (Sesau), confirmou nesta terça-feira (24/7) mais um caso de dengue, elevando para 117 o número de pessoas que contraíram a doença desde o início do ano no município.
Os bairros da Costa Sul do município foram os que registraram maior número de casos, sendo 58 em Boiçucanga e 22 casos em Maresias.
Também têm registros da dengue os bairros Morro do Abrigo (10), Centro (6), Topolândia (4), Enseada (3), Topo varadouro (3), Cambury (2), Pontal da Cruz (2), Juquehy (1), Bairro São Francisco (1), Boracéia (1), Toque Toque Pequeno (1), Porto Grande (1), Jaraguá (1) e Barequeçaba (1).
Dos 314 casos suspeitos, 117 foram confirmados, 127 negativados e 70 aguardam resultado.
A Secretaria de Saúde de São Sebastião intensifica as ações nos bairros com maior índice de infestação. Se houver necessidade, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, haverá nebulização nesses locais. (Fonte: PMSS)

Aymará apresenta “Cidade Educadora” nesta quarta-feira

São Sebastião - A editora Aymará vai apresentar nos dias 25 e 26 de julho (quarta e quinta-feira), na sala de reuniões da Secretaria de Educação (Seduc), localizada no bairro da Vila Amélia, em São Sebastião, a partir das 8h, o programa "Cidade Educadora" para quatro escolas da rede municipal de ensino.
Participam dos encontros, a equipe gestora que envolve diretores e coordenadores nesta quarta-feira e professores da 2ª série do Ensino Fundamental das EMs Guiomar Aparecida, de Boiçucanga, Verena de Oliveira Dória, da Topolândia, Machado Rosa, da Vila Amélia e Canto do Mar, na quinta-feira, totalizando 30 pessoas.
Os participantes vão trabalhar dentro do tema "Um lugar para todo mundo", que aborda os sub-temas "Ética", "Meio Ambiente" e "Pluralidade Cultural". Após a apresentação do projeto, com carga horária de 8 horas, os professores e a equipe gestora vão aplicar o programa para os alunos num período de um mês em média como experiência. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Prefeitura oficia Cetesb para fiscalizar operações com barrilha no Porto

São Sebastião - A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião enviou esta semana um ofício à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para averiguar a atual situação das atividades referentes ao descarregamento de barrilha/sulfato no Porto de São Sebastião.
A medida se faz necessária visto que durante as atividades da Fiscalização Ambiental em áreas na proximidade do Porto de São Sebastião, verificou-se visualmente uma emissão anômala de material particulado em suspensão durante as operações na noite do último dia 19 de julho de 2007.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, a fiscalização da Prefeitura presta um auxílio à Cetesb. “Nós fazemos um acompanhamento dos caminhões que são carregados para que o produto não seja derrubado na pista”, explica o secretário. “O órgão responsável por vistoriar e licenciar as operações do Porto de São Sebastião é a Cetesb”. (Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião divulga 27 novas vagas de emprego

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) informa que tem 27 vagas de emprego nesta semana. Os interessados devem procurar o PAT que fica na região central e no bairro de Boiçucanga.
Segundo o PAT, existem 16 vagas que precisam ser preenchidas nesta semana nas áreas de manutenção de computadores, auxiliar de mecânico de autos diesel, motorista de caminhão betoneira, técnico de laboratório de análises clínicas, marmorista, sorveteiro (ambulante), fonoaudiologo, nutricionista, cozinheira, motoboy com moto, balconista de açougue, desenhista cadista, vendedor externo, soldador RX/TIG, caldereiro de manutenção, maçariqueiro e montador de andaime.
Os interessados devem comparecer ao PAT da região central, localizado na Rua João Cupertino dos Santos, 245, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. O telefone de contato é o (12) 3892-4606. O PAT de Boiçucanga fica na Avenida Walkir Vergani, 70 e o telefone é o (12) 3865-4340.
Outras informações pelo e-mail pat@saosebastiao.sp.gov.br  ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br 

Seduc discute replanejamento escolar com diretores e coordenadores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira (24/7), uma reunião com os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino para orientar e falar de assuntos pertinentes ao replanejamento escolar do segundo semestre de 2007, que será realizado nos dias 26 e 27 de julho (quinta e sexta-feira) em todas as unidades de São Sebastião.
A abertura foi realizada pela secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, que agradeceu a presença de todos e destacou os investimentos da Prefeitura, que objetivam a melhoria do ensino. “Estamos no nosso terceiro ano de administração e muito já mudou para melhor. Já temos o nosso Plano Municipal de Educação e a Proposta Pedagógica. Os resultados já são visíveis e a Seduc está muito satisfeita com o trabalho da rede municipal de ensino”, destacou Marilene.
Após a abertura, foi realizada uma dinâmica com ginástica laboral e em seguida foram discutidos o estudo da realidade das escolas, que levou a equipe gestora a refletir sobre o planejar e o replanejar como um princípio e uma prática de que todo o trabalho na escola e na sala de aula possui um movimento contínuo e interdependente em que se planeja, se registra e se avalia. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Ministério do Turismo dá sinal verde para liberar verbas para São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos secretários de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e de Governo, Thirso Silveira Júnior, se encontrou na última segunda-feira (23/7), no gabinete da Presidência da República em São Paulo, com a ministra do Turismo, Marta Suplicy.
O convite, feito pela própria ministra, foi para tratar de assuntos para construção da rede e estação de tratamento de esgoto no sertão de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, além de projetos voltados ao Turismo, como a estruturação da trilha de acesso e sinalização do Sítio Arqueológico de São Francisco, sinalização turística na Rodovia Rio-Santos, reestruturação de todas as trilhas na cidade, projeto do roteiro de capelas, portal de entrada da cidade, construção da nova Praça do Arrastão, entre outros.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, as obras para construção da rede e estação de tratamento de esgoto no sertão de Maresias devem começar neste segundo semestre. O Ministério do Turismo liberou R$ 1,95 milhão.
“O Ministério do Turismo conta com verbas para recuperação e valorização de áreas de interesse turístico. Temos um relacionamento muito bom com a ministra, que vê com bons olhos os projetos de São Sebastião”, explica o prefeito.
Em relação aos projetos mais específicos da área de Turismo, o secretário Júlio Buzi disse que a ministra se encantou com a proposta de reestruturação e sinalização do Sítio Arqueológico de São Francisco.
“Ela (Marta) se encantou com o projeto e disse que será uma das prioridades do Ministério para liberação de verba, assim como a sinalização turística ao longo da Rodovia Rio-Santos”, avaliou. (Fonte: PMSS)

Rua da Praia recebe a 2ª Etapa do Circuito Sebastianense de Skate

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realiza neste sábado (28/7), a partir das 10h, na pista da Rua da Praia, a 2ª etapa do 1º Circuito Sebastianense de Skate. O campeonato será realizado em uma das melhores pistas da modalidade do Estado de São Paulo e tem como objetivo incentivar a prática do esporte por meio de competições e contribuir para o aprimoramento técnico dos esportistas.
Os atletas disputarão as categorias iniciantes, mirim, amador, estreantes, best trick e feminino. As inscrições serão realizadas no dia e local do evento a partir das 8h, sendo que os competidores, menores de 18 anos, deverão comparecer com seus responsáveis para a assinatura do termo de responsabilidade.
A competição também tem caráter social, pois o valor das inscrições será a doação de 1kg de alimento não-perecível, exceto sal, que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade do município. No evento, o atleta deverá levar o skate e próprio material de proteção. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e kits.
Na primeira etapa, realizada no dia 10 de fevereiro, cerca de 60 skatistas demonstraram suas habilidades em cima das quatro rodinhas. Os vencedores foram Iago Cosmos, de São José dos Campos, na categoria mirim, Felipe Belineti, de São Paulo, na iniciante, e na categoria amador a vitória foi de Filipe Ferreira, também da capital.
O 1º Circuito Sebastianense de Skate conta com o apoio das lojas Cameracar-Infra, Espaço Tebar, 100% Skate & Surf e Tattooing Skate & Surf e terá ainda mais uma etapa, que definirá o ranking de atletas que representarão a cidade em campeonatos regionais, estaduais e nacionais. (Fonte: PMSS)

Prefeitura terá ecoagentes para educação ambiental em núcleos congelados

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meios das secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e Meio Ambiente (Semam), e convênio com a Oscip ALNorte vai abrir processo seletivo para a contração de 15 ecoagentes, profissionais que vão trabalhar a educação ambiental nos núcleos congelados e áreas já decretadas ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social).
Entre as atribuições dos agentes está a explicação sobre a regularização de moradias, preservação da área onde residem, a importância do Parque Estadual da Serra do Mar e até mesmo a forma correta de separar e acondicionar lixos e sucata.
Também caberá ao ecoagente fazer o levantamento sócio-econômico dos moradoresque residem em núcleos congelados. “Será um trabalho de porta-a-porta, onde o monitor ambiental vai identificar as dúvidas dos moradores e encaminhar para os departamentos competentes”, explica Teo Balieiro, secretário do Meio Ambiente.
Como exemplo ele cita as leis aprovadas recentemente como a lei das ZEIS, do Fundo Municipal da Habitação de Interesse Social e Planta Popular, além do Código Florestal e s lei de crimes ambientais.
Os termos do convênio com a ALNorte foram definidos nesta segunda-feira e assinatura será nos próximos dias. De acordo com o secretário da Seop, Thales Carlini, só após a consolidação do convênio será realizado o processo seletivo para a contratação dos ecoagentes. Serão 11 monitores, um coordenador, um responsável financeiro e mais dois auxiliares administrativos. O quesito para o ecoagente é ter, pelo menos o ensino médio e alguma experiência na área ambiental. Os participantes passarão por treinamento com representantes da Fundação Florestal e da Polícia Ambiental, além da equipe técnica da Comissão das ZEIS. (Fonte: PMSS)

Comdurb escolhe nesta quinta-feira os representantes da sociedade civil

São Sebastião - A eleição dos representantes da Sociedade Civil que vão compor o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdurb) será realizada nesta quinta-feira (26/7), às 19h, na Secretaria da Educação. Cada segmento que tiver mais de um interessado poderá fazer a escolha no dia.
De acordo com a Lei do Comdurb, (1.860/07), a sociedade civil terá um representante de ONG ambientalista; um de instituição de ensino, pesquisa e extensão, um de instituição dos setores de comércio, industriais e serviços; dois de associações de classes ou profissionais; dois de federações de associações de moradores de bairro e um dos sindicatos de trabalhadores, todos estabelecidos em São Sebastião.
Esses oito integrantes farão parte do Comdurb em conjunto com outros oito membros indicados pelo prefeito Dr. Juan Garcia e que devem pertencer, além da Semam, às Secretarias de Planejamento e Obras (Seop), Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Cultura e Turismo (Sectur), Subprefeituras (Sesub) e Procuradoria Ambiental e de Obras da Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sajur).
O secretário da Secretaria do Meio Ambiente, Teo Balieiro, ressalta que os membros do Comdurb serão responsáveis por analisar e votar os projetos ambientais que pleitearem recursos junto ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Fumdurb).
Entre as atribuições do Comdurb estão: propor diretrizes para a política municipal de desenvolvimento urbano e meio ambiente; colaborar nos estudos e elaboração dos planos e programas de expansão e desenvolvimento municipal, mediante recomendações referentes à preservação, proteção e recuperação do meio ambiente urbano e cultural; participar da elaboração do plano Diretor e Planos municipais de desenvolvimento de dos programas e projetos dele decorrentes; participar da discussão de projetos de impacto urbano e ambiental, bem como examinar atuações das entidades municipais gestoras de serviços públicos e equipamentos urbanos e comunitários; manter intercâmbio com as entidades oficiais e privadas de pesquisas e de atividades, universidades ligadas à defesa do meio ambiente e o desenvolvimento urbano; elaborar e aprovar regulamentação do Fumdurb, deliberar sobre a aplicação dos recursos do Fundo, exercer a fiscalização de sua movimentação orçamentária e apreciar a prestação de contas anual apresentada por seus gestores, entre outros.
A Secretaria da Educação fica na rua Agripino José do Nascimento, 166, na Vila Amélia. Mais informações sobre o Comdurb pelo telefone (12) 3892.6000. (Fonte: PMSS)

Conseg do Centro se reúne para recadastrar membros

São Sebastião - O recadastramento de todos os membros do Conselho de Segurança do Centro (Conseg) será uma das ações da reunião que acontece na noite desta quarta-feira (25/7), na sede da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), com primeira chamada às 18h30.
De acordo com o presidente da entidade, Flávio dos Santos Pereira, essa é uma exigência da Secretaria Estadual de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria dos Consegs. Ainda na reunião, também será feito o cadastramento de novos membros e discussão de assuntos relacionados à segurança da região central, que engloba do Guaecá até o bairro São Francisco.
A Sampoc fica localizada na rua São Nicolau, 625, no bairro Pontal da Cruz. (Fonte: PMSS)

Reunião do Comtur avalia pesquisa na área do Centro Histórico

São Sebastião - Os membros do Conselho Municipal Turismo (Comtur) se reúnem nesta quarta-feira (25/7), no Hotel Maresias Praia, na Costa Sul de São Sebastião, a partir das 18h. Na ocasião serão indicados os vice-presidente, 1º e 2º secretários da entidade, por meio de nomeação do presidente Eduardo Cimino, empossado na reunião anterior.
Ainda durante o encontro será apresentada uma pesquisa realizada por alunos do curso de Turismo da Unimodulo, de Caraguatatuba, no Centro Histórico de São Sebastião. Também será apresentado o logo do Comtur e a indicação dos novos membros, conforme prevê o regimento interno, além da formação de grupos de trabalho.
O Hotel Maresias Praia fica na avenida Francisco Loup, 1210, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. A primeira chamada da reunião será às 18h e a segunda e última às 18h15.
Também foi confirmado para o dia 2 de agosto, no mesmo horário, uma reunião extraordinária para definir a formatação de roteiros turísticos junto à Ecobus, empresa responsável pelo transporte urbano na cidade. O encontro será na sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss). (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Presidente da Câmara faz alerta sobre situação da Santa Casa e cobra soluções

Ubatuba - Após uma declaração de Elias Guerra, coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa, em que admitiu a possibilidade de fechamento do hospital, em curto prazo, uma crise foi vista na entidade.
Funcionários e médicos foram afastados e materiais cirúrgicos começaram a faltar, impossibilitando a realização de algumas cirurgias. Com isso, alguns pacientes ficaram sem atendimento, aguardando até 10 dias para a transferência. De acordo com o médico da Santa Casa e vereador Ricardo Cortes, os problemas continuam.
O presidente da Câmara Municipal afirma que a crise financeira do hospital é muito grande e que os recursos repassados pela prefeitura e Governo Federal não são suficientes para o atendimento adequado da população. O vereador Ricardo Cortes relata que existe um paciente que não pode ser operado e está há 10 dias aguardando o atendimento em algum outro hospital da região, ou mesmo da Grande São Paulo.
O Presidente da Câmara considera fundamental e emergencial o aumento de investimentos públicos na Santa Casa de Ubatuba, mas afirma que o hospital precisa também de um melhor gerenciamento. “Está errado demitir médicos e contratar empresas terceirizadas que não são capazes de atender a demanda de pacientes” completa o vereador Ricardo Cortes que desacreditou na promessa do deputado Clodovil Hernandes em liberar uma verba federal para melhorias na Entidade. “Desde quando foi criada, os políticos falam em repasse de recursos à Santa Casa, mas acho que nunca nenhum se confirmou”.
Em relação à gestão da Santa Casa, o Diretor Técnico, Eduardo de Carvalho Ferraz discorda da posição do Presidente da Câmara e médico Ricardo Cortes. Ele admite que desde Janeiro o hospital tenta se recuperar de um quadro financeiro insustentável com um déficit mensal, de em média, 300 mil reais.
Ele lembra que os problemas econômicos forçaram a administração a readequar os custos da área médica para que a Santa Casa não fechasse as portas. O Diretor Técnico da Entidade ressalta que, apenas neste mês, o orçamento não deve estourar e este é único tipo de administração viável, no momento. No entanto, para a redução dos gastos, o hospital teve que diminuir o efetivo e atender apenas as necessidades básicas.
“Para podermos realizar um atendimento adequado nas grandes áreas, temos que deixar de fazer, por exemplo, cirurgias de alta complexidade e consequentemente não comprando mais os materiais necessários para estas operações”, argumenta Eduardo de Carvalho Ferraz, que aproveita para cobrar, do médico Ricardo Cortes, maior empenho pessoal nos casos em que os pacientes necessitem de transferência. De 0 a 10, o Diretor Técnico deu nota 7 para o atendimento do hospital e aponta, a pediatria, como única área com problemas na Santa Casa. (Fonte: Imprensa Livre)

Guias de Turismo são convocados para reunião ordinária

Ubatuba - A Associação Ubatubense de Guias de Turismo, Grupo Tapeyara, convoca todos os Guias de Turismo de Ubatuba, alunos e ex-alunos do curso de Turismo da Escola Tancredo (turmas de 2003 a 2007) para reunião ordinária, que acontece na próxima sexta-feira, 27, às 18h, no Auditório da Escola Tancredo de Almeida Neves.
Na pauta da reunião estão: a discussão do Projeto de Lei Guias de Turismo, ações coletivas, tabela de preço 2007/2008 e ocorrências em nosso município. Compareça, sua presença é muito importante! (Fonte: VNews)

Ubatuba sedia Torneio de Táticas Policiais Militares

Ubatuba - O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior realiza nessa quinta-feira (26), em Ubatuba, o Torneio de Táticas Policiais Militares, que é disputado entre os seis batalhões de nossa região.
Cerca de 120 participantes, entre competidores e organizadores do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, estão envolvidos no evento.
De acordo com a assessoria do 20º Batalhão, a realização de torneios internos visa complementar os estudos de metodologia operacional na PM, implementando a instrução e treinamento do efetivo.
Um dos objetivos é difundir a aplicação de leis, normas e procedimento padrão atualizado, além de motivar o policial militar, para que se dedique causa pública.
O evento também terá o Desfile de Policiais Militares com apresentação da Banda Regimental do CPI-1.
A apresentação será aberta ao público, a partir das 9h, na Rua Maria Regina, nº 1, bairro Itaguá. (Fonte: VNews)

Prefeitura apresenta projeto para construção de ponte no Bairro da Ressaca
A nova ponte terá 30 m de comprimento e 9,8 m de largura, com duas calçadas laterais de 85cm de largura cada uma. O peso do projeto será de 35 toneladas e haverá seis postes de iluminação

Ubatuba - Cerca de 30 moradores do Bairro Sítio da Ressaca estiveram reunidos com o secretário de Obras da prefeitura, João Paulo Rolim, na última sexta-feira, 20. O objetivo do encontro foi discutir sobre a implantação de uma ponte na entrada do bairro. O engenheiro Ricardo Yazigi, autor do projeto da ponte, esteve presente para mostrá-lo à comunidade interessada. A segunda fase para a construção da ponte já está em andamento e trata-se da liberação por parte dos órgãos ambientais. Depois, será aberta licitação para contratação da empreiteira que deverá executar a obra.
A antiga ponte que ligava o bairro à Estrada BR-101 não resistiu a uma tempestade que aconteceu em 2005 e foi levada pelas águas do Rio Grande que, na ocasião, teve uma das maiores vazões da história do bairro, subindo um nível de 5 m. Antes disso, em 2001, a ponte já havia sido interditada para trânsito de carros, devido às suas condições precárias. Para que o bairro não ficasse isolado, a prefeitura, na época administrada por Paulo Ramos, abriu um acesso alternativo em área de preservação permanente. Esse procedimento gerou um processo ambiental, movido pelo Ministério Público, no qual a prefeitura é ré. Diante da existência de um processo em trâmite, a via de acesso não pode receber melhorias, como iluminação, o que acabou propiciando a ocorrência de crimes na região. Com a construção da nova ponte, a área deverá ser reflorestada, como determina a lei e o acesso desativado.
Características da nova ponte - As fortes chuvas que causaram a ruína da ponte também aumentaram o vão do rio de 15 para 30 metros, portanto, a nova ponte terá o dobro do comprimento da antiga. Sua largura total será de 9,8m, com duas calçadas laterais de 85cm de largura cada uma. O peso do projeto será de 35 toneladas e haverá seis postes de iluminação. A ponte anterior era feita de ferro. A nova ponte será feita de concreto pré-moldado.
Uma praça para o bairro - Durante a mesma reunião, os presentes também puderam tirar dúvidas e saber mais sobre a praça que está sendo construída no bairro, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a comunidade. A área de lazer terá formato circular, com pavimento de paralelepípedo, playground, bancos, área de esportes, jardins, árvores nativas e iluminação. Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a construção da praça na avenida central, a reforma de uma outra, na entrada do bairro, e agora a construção da ponte fazem parte do programa de melhorias nos bairros que a atual administração vem realizando em todo o município. “Temos mais de 60 bairros em Ubatuba e em todos eles, nestes dois anos e meio, a prefeitura já realizou diversos serviços, visando sempre a melhoria na qualidade de vida da nossa população”, reforçou. (Fonte: PMU)

Datas comemorativas sempre estimulam o mercado

Ubatuba - O mês de agosto já é uma referência no calendário nacional do comércio pela comemoração do Dia dos Pais. Você está se preparando para esse dia?
Explorar épocas festivas para vender mais é uma ótima oportunidade para alavancar os negócios. Mas para explorar bem esses momentos é fundamental estar bem preparado: equipe de vendas treinada para oferecer opções afinadas ao gosto e à necessidade do cliente, vitrine sugestiva e atraente, opções de pagamento, agregar valor aos presentes, como cartões, flores, bombons, serviços de mensagens, entre outros diferenciais que podem ser ofertados como resultado de parcerias.
A Associação Comercial de Ubatuba informa que para o próximo Dia dos Pais, o Sebrae-SP, em parceria com a Fecomércio, está oferecendo uma série de oficinas para ajudá-lo a aproveitar a data para vender mais e conquistar novos clientes. Agende-se, as vagas são limitadas.
Fique atento, prepare-se, planeje as suas ações e boas vendas!
Entre em contato com o Sebrae através do site- www.sebraesp.com.br ou pelo telefone (12) 3922 2977. (Fonte: ACIU)

W.O. dá título a Matheus Toledo

Ubatuba - O último dia do 30º Circuito Ubatuba de Surf foi abençoado com um dia ensolarado e com uma ondulação um pouco mais forte, proporcionando séries perfeitas durante todo o dia de competições.
A semifinal da categoria profissional masculino marcou o início da manhã com dois bons duelos. Edgley Santos fez o primeiro confronto ao enfrentar Hizunomê Bettero. Hizunomê começou a bateria com um 6.75 aplicando boas batidas em uma pequena direita. Hizú não quis saber de esperar de e mandou outro score para garantir sua vaga na final.
Edgley ainda tentou esboçar reação, mas não conseguiu encontrar uma onda que lhe proporcionasse 8.00, nota que ficou precisando para reverter o resultado.
A segunda semi foi a vez de Saulo Junior pegar o embalado Matheus Toledo e uma de suas primeiras estréias como profissional.
Matheus começou a bateria nos seus instantes iniciais e mandou um 7.5 na sua primeira onda. Na seqüência, se posicionou próximo ao Baguari para pegar uma boa esquerda que lhe rendeu um 7.00, após finalizar a onda com um belo aério.
Saulo não conseguiu entrar em sintonia com o mar e ficou precisando de um 9.15 para ameaçar Matheus. Matheus venceu por 14.50 x 9.85 de Saulo Junior.
A grande final profissional foi marcada pela ausência de Hizunomê Bettero, que abandonou o campeonato para embarcar para a Califórnia, onde vai participar do U.S. Open of Surfing, evento nível 6 estrelas do WQS.
Com a ausência de Hizú, Matheus nem precisou entrar na água e se sagrou o campeão da categoria profissional, primeira vitória como profissional.
Na Profissional Feminino, Camila Cássia não te dificuldades para vencer Nathali Paola, que não manifestou nenhuma ameaça durante toda a final.
Após não ter fito uma boa apresentação na categoria Mirim, Geovani Ferreira não tomou conhecimento dos seus adversários e venceu a categoria Junior ao somar um 8 e um 7, mostrando um bom surf.
Na categoria Feminino Iniciante, Vitória Pereira confirmou o favoritismo e venceu com facilidade.
A categoria Feminino Open foi quase um replay da Profissional, Camila Cássia venceu novamente deixando Nathali Paola com o vice.
Com surf de gente grande, Filipe Toledo venceu a Iniciante de forma espetacular e deixou todos os demais atletas precisando de uma combinação de notas para vencer.
Filipe ainda repetiu a dose ao vencer a categoria Estreante, repetindo a mesma atuação da categoria Iniciante. Wesley Dantas encontrou as melhores ondas da final e venceu, deixando o atual campeão, Alex Sandro Santos com o vice da etapa.
Lucas Santos mostrou estar em boa sintonia com o mar e venceu a final Mirim mostrando um surf bem fluído.
Emerson Santos, que havia batido na trave ao ficar com o vice na categoria Junior, desta vez não hesitou e levou o título da categoria Open para casa.
Ricardo Toledo venceu a categoria Máster e de quebra ainda levou o título da Long Open e Long Máster, mostrando que ainda tem muito gás pela frente.
A Gran Máster foi vencida por Carlinhos Roberto, que andou bem e venceu de forma confortável a final.
Na categoria Veteranos, Mixirica mostrou porque é o atual campeão da categoria e deu um show de surf na grande final.
Mixirica aplicou uma boa rasgada e um forte re-entry para ser premiado com um 9.75, maior nota do evento.
Agradecimentos a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Patrocíninadores Long Island, Marmot e Pico do Surf; Co-Patrocinadores Maraberto, UbatubaSurfCam e Itamambuca Eco Resort; Apoiadores SuperFibra, Zecão, Rest. Perequim, Up Drop Wax, Craft Fin, Motta SurfShop, Beach Company, Sorvetes Rochinha, Wave Star SurfB, Modena Fiat, Adriano Art, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Associação Sócio Ambiental Somos Ubatuba, Guarda Municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros; Divulgação: Radio BeiraMar FM e SuperSession; Supervisão: Federação Paulista de Surf.

Resultado

Profissional
1- Matheus Toledo
2- Hizunomê Bettero
3- Saulo Junior
4- Edgley Santos

Feminino Inciante
1- Vitória Pereira
2- Letícia Freitas
3- Talita Melitan
4- Rosangela Fernandes

Iniciante
1- Felipe Toledo
2- Lucas Santos
3- Arthur Aguiar
4- Alex Sandro Santos

Petit
1- Wesley Dantas
2- Alex Sandro Santos
3- David Toledo
4- Gabriel Medeiros

Mirim
1- Lucas Santos
2- Marco Aurélio
3- José Lucas
4- Pedro Aguiar

Estreante
1- Felipe Toledo
2- Philipe Chagas
3- Gabriel Gomes
4- Alex Sandro Santos

Pro Feminino
1- Camila Cássia
2- Nathalie Paola
3- Luana Prado
3- Lívia Lopes

Open
1- Emerson Santos
2- Tamae Bettero
3- Cleiton Felix
4- Fabio Batata

Junior
1- Geovane Ferreira
2- Emerson Santos
3- Felipe Toledo
4- Partick Olinto

Feminino Open
1- Camila Cássia
2- Nathalie Paola
3- Samira Amaral
4- Maria Luiza

Long
1- Ricardo Toledo
2- Maike Finesse
3- Cesar Augusto
4- Matheus Prado

Máster
1- Ricardo Toledo
2- Paulo Maetini
3- Alexandre Miranda
4- Eduardo Reco

Long Máster
1- Ricardo Toledo
2- Rogério Alemão
3- Carlinhos Roberto
4- Alexandre Miranda

Gran Máster
1- Carlinhos Roberto
2- Luiz Abud
3- Zecão
4- Ernesto Nenê

Long Veteranos
1- Mixirica
2- Luiz Daniel
3- Dhu Newmann
4- Pepe
5- Dr Carmargo
6- José Dantas



CINEMA - SEMANA DE 13/07 A 19/07/07

CINE PORTO - fone : 3833-2066 ( 012 )
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 14:00 hs - 16:40 hs -19:20 hs -22:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843 ( 012 )
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!!Ás 17:00 hs -21:00 hs.
cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

São Pedro, me dê

Uma mulher de gênio bom
que cuide do feijão e arroz
e deixe comigo o pirão,
uma roça de mandioca
pra ter sempre
farinha na barrica,
uma rede de tresmalho,
uma canoa caiçara,
um pesqueiro secreto,
uma viola pra pontear
e sua bênção, São Pedro,
para poder viver do mar.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Santa Casa de Ubatuba

Estranho muito os administradores da Santa Casa estarem tentando terceirizar a Pediatria, como a administração municipal ja fez com a merenda escolar.
Ja sabemos que no caso da merenda a terceirização foi feita para pagar compromisso de campanha e os recursos foram remetidos lá para as bandas de Barueri. E no caso da Santa Casa a população corre o risco de que seja passada a responsabilidade de nossa saúde para pessoas tão somente preocupadas com o resultado financeiro do negócio, pouco se importando com as necessidades de nosso povo.
Se esse é o RESGATE prometido, estou fora.

José Benedito da Silva Rodrigues
Ubatuba, SP

E o Oscar vai para... o eleitor!

Em 2008 estaremos novamente às voltas com as eleições municipais. Como membro do PTB, faço uma análise simples do que está por vir: haverá muito mais candidatos a vereador para poucas cadeiras, enquanto que para prefeito e vice, as opções serão bem menores. A falta de opções confiáveis na política brasileira, ano após ano, se dá pela pouca vergonha por parte de alguns que fazem do cargo público um balcão de negócios particulares.
Sendo otimista, a Câmara Municipal de Ubatuba será novamente renovada, talvez em 50%. Isso indica que uma parte continuará intacta, para não dizer "a mesma coisa"; mas não significa que não existam políticos bem intencionados em nossa cidade. O Partido Trabalhista Brasileiro traz novos nomes e um projeto de gestão consistente para o município. A população, que já aprendeu a votar, terá a oportunidade de conhecer e comparar nossas propostas.
É preocupante que o eleitor brasileiro ainda troque quatro anos de sua vida por uma cesta básica, um atestado médico. É triste assistir à TV e ouvir um eleitor dizer, por exemplo, que votará no Dr. Fulano, porque não quer ser maltratado ou até morto no hospital da cidade. Não menos prejudiciais são os esquemas montados por alguns políticos que se eternizam no poder e sentam em suas cadeiras como verdadeiros pilotos de mesa.
Que nenhum eleitor esqueça: "A liberdade de expressão de um cidadão de bem também passa pelo voto".
É por essas e outras que o PTB entrega o Oscar de melhor ator ao eleitor, nesse longa metragem que é a política. É o eleitor quem realmente vive o personagem da esperança, da solidariedade, da boa fé, do pagador de impostos, do trabalhador incansável.
O PTB tem o trabalho em sua sigla e é a oportunidade de trabalho que vai devolver à nossa gente uma vida digna, culturalmente rica e grandiosamente produtiva.

Jorge Lee
Ubatuba, SP

Excursão Cultural

Comédia "Humor de Quinta", com Sérgio Rabello, Ângela Dip e Octávio Mendes, os fundadores do "Terça Insana". Neste sábado, dia 28 no Teatro Mário Covas - Caraguatatuba. Interia = R$ 70,00 e meia = R$ 50,00 (maiores de 60 anos, professores da rede estadual, funcionários públicos e estudantes).
RESERVAS COM GIASONE OU LILI: (12) 3832.1746 - 3833.2866 - 9723.1281 - VAN, confortável, viaje com BIRAVAN.

Giasone Rebuá
giarebua@ig.com.br 

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Cedrinho  © Emilio Campi

Praia do Cedrinho
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor