Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 27 de Julho de 2007 - Nº 1820 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Vento volta a derrubar árvores em Ubatuba e São Sebastião


Caraguatatuba
Alagamento em rua revolta moradores na cidade
Prefeitura de Caraguá promove oficina de pregão eletrônico a servidores
Letras de Luz encena "A Nova Califórnia" na praia do Camaroeiro em Caraguá
Bandeira da Cultura e da Paz é hasteada em Caraguá

Ilhabela
Lei que aumenta Licença Maternidade de servidoras públicas para seis meses é contestada pela prefeitura
Vereador pede para que Executivo estenda Licença Maternidade para 150 dias
Ilhabela pode ter novas creches
Vereador quer investimento em centros culturais
Medidas previstas em emendas à LDO podem melhorar o serviço de Saúde do município


São Sebastião
São Sebastião terá R$ 1,9 mi para obra
Município pode abrigar Unidade de Quimioterapia do Litoral Norte
São Sebastião participa da 2a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
Centro Paula Souza inicia montagem de grade curricular para Fatec
Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Contra Raiva em todo o Município
Prefeitura reforma diversas pontes na Costa Sul de São Sebastião
Malha de São Sebastião disputa mais uma rodada do Campeonato Paulista


Ubatuba
Cidade é sede de torneio de táticas da Polícia Militar
Câmara dos vereadores abre concurso público para tentar reduzir nepotismo
Projeto Resgatando a Cidadania promove seu primeiro evento esportivo no Lázaro
Como saber se seu nome está no SCPC?
Jogos Regionais de Ubatuba repercutem positivamente no Litoral Sul do Estado
2º Festival de Inverno “Beira Mar” termina neste final de semana, na Maranduba
Prefeitura muda local de ponto de ônibus na Pedreira
Vacinação anti-rábica continua nesta semana


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vento volta a derrubar árvores em Ubatuba e São Sebastião

Litoral Norte - O vento e a chuva voltaram a atingir parte do Litoral Norte na tarde e madrugada de anteontem. Assim como no começo desta semana, houve queda de árvores e na Costa Sul de São Sebastião e em Ubatuba.
A Defesa Civil informou que não solicitou a medição da velocidade do vento nesta madrugada. Na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência. Na casa estavam seis pessoas, entre elas, duas crianças. De acordo com a Defesa Civil, ninguém se feriu.
Em Maresias, na rua Guanabara, uma árvore caiu sobre um muro e parte de uma residência. Na rua Iguaçu, a árvore caiu sobre o canil que estava vazio. Na queda não houve feridos.
Já na rua da Sudelpa, as árvores caíram em terrenos baldios, próximos às residências. De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, as quedas de árvores acontecem porque há ocupação irregular em áreas da Mata Atlântica. “As árvores que caem geralmente são centenárias, as raízes já estão superficiais por causa da compactação do solo e o corte que houve para a ocupação irregular. Elas têm em média de 25 a 30 metros de altura e o sistema radicular já está comprometido”, explicou Galeano.
Em Ubatuba, também houve quedas de árvores ao longo do município. No bairro Rio Escuro, uma de médio porte caiu sobre uma residência. Não houve vítimas. Em Itamambuca, uma árvore caiu próxima a uma casa e no Perequê Mirim, uma chegou a ficar p
endurada sobre o muro e precisou ser retirada pela Defesa Civil.
Já na estrada que liga as praias de Fortaleza e Vermelha, uma árvore com cerca de quatro metros de comprimento caiu e interditou a pista. No entorno há diversas casas de veraneio.
Diferentemente do que acontece na Costa Sul de São Sebastião, em Ubatuba, o problema de queda de árvore não está ligado à ocupação irregular em áreas de Mata Atlântica. “Muitas pessoas em Ubatuba plantam árvores em terrenos e não sabem a dimensão que ela vai atingir. As árvores estão em áreas residenciais e todas dentro de terrenos”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ubatuba.
A presidente da Defesa Civil de Caraguatatuba, Claudia Ruiz, disse que desta vez não houve queda de árvores e ocorrências na cidade. “O que aconteceu foi que choveu a noite inteira. Mas como a chuva foi contínua, nós consideramos que é razoável (30,5mm). Se tivesse chovido em um espaço de duas horas seria preocupante, mas como foi a noite toda está na média”, disse.
Já em Ilhabela, a Defesa Civil informou que não houve ocorrências.
A previsão do tempo para hoje, de acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é de chuvas isoladas. O céu deve ter muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas. A temperatura mínima deve ser de 14° e a máxima deve estar em torno de 18°.
Vento forte - Na madrugada de domingo para segunda-feira, o vento de 55 km/h também derrubara árvores no litoral. As cidades de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião foram atingidas. Na Costa Sul, uma telha voou e acertou a cabeça de um homem, que fora levado no Pronto Socorro. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Alagamento em rua revolta moradores na cidade
A população está preocupada com a possibilidade de contrair doenças. A prefeitura prometeu que vai resolver o problema

Caraguatatuba - Uma das principais vias de acesso do bairro, a rua Marechal Deodoro da Fonseca, sofre há 10 anos com alagamentos quando chove, dificultando a passagem de carros, pedestres e ciclistas pelo local, além de colocar em risco a saúde das pessoas. Ciente do problema, a prefeitura de Caraguatatuba se reuniu com moradores e já está tomando providências.
O principal causador do acúmulo de água são os bueiros entupidos, não permitindo o escoamento necessário. Segundo a assessoria da prefeitura, o problema ocorre porque a água não consegue chegar ao Rio da Paca, que possui muitas plantas que prejudicam o escoamento necessário da água para o mar, e acaba voltando.
Porém, nenhuma medida pode ser tomada, até que a promotoria ambiental conceda uma licença ambiental. Além disso, a tubulação do bairro passa por baixo das casas, o que impossibilita a prefeitura de mexer no local.
Ao saber do contratempo, que atinge a comunidade do Tinga, os responsáveis pelo serviço público do município foram até a rua Marechal Deodoro da Fonseca desentupir parte dos bueiros.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o prefeito José Pereira de Aguilar esteve com moradores e comerciantes do bairro e iniciou as medidas cabíveis para a resolução do problema. Foram feitas a topografia e a medição do local, para que possam ser comprados os tubos adequados para a troca de toda a canalização que liga o Tinga ao Jardim Jaqueira.
Alguns moradores do bairro se mostraram revoltados com o problema. O comerciante Roberto Santos Siqueira de Prado, que tem um bar em frente ao local mais crítico de alagamento, disse que esse contratempo é velho e que nenhuma medida até então foi tomada.
“É sempre assim, já fizemos o pedido para resolver isso aqui para vários vereadores, mas só ficam na promessa. Nós pagamos todo mês a taxa de lixo e outros impostos, mas ninguém resolve nada para a gente”, esbravejou. Roberto, que é proprietário do estabelecimento há 12 anos. Ele lembrou também que basta chover em pouca quantidade, que às águas voltam a subir.
Uma das ruas mais movimentadas do bairro do Tinga recebe constantemente crianças e idosos transitando pelo local. “Faz dois anos que moro aqui, é um desrespeito das autoridades. Uma vergonha”, disse a autônoma Ilzabete Silva Barbosa.
Moradores contaram que recentemente uma mulher de bicicleta não teve força para passar pela água e caiu, ficando impedida de dar aula, já que é professora. Carros passam pela rua com dificuldades, alguns pedestres se espremem sobre o muro ao lado da calçada, enquanto alguns se arriscam no meio da enchente.
“Imagina uma senhora atravessando isso aqui, crianças andado. Quantas doenças não devem ter?” comentou Marcio Rodrigues Ferreira. O médico Wilson Nepomuceno Carvalho Junior falou que ao andar pela água, as pessoas precisam se prevenir com botas, já que muitas doenças podem ser contraídas, tendo a leptospirose como a de maior risco, já que nos bueiros, é freqüente a presença de ratos, e a urina do roedor se espalha pela água. É grande o risco de pegar a doença, se uma pessoa sem o calçamento adequado tiver uma porta de entrada na pele, como mucosa aberta ou corte.
“A leptospirose causa problemas sérios. Começa com um quadro febril, com dores na panturrilha, podendo chegar ao quadro hemorrágico, podendo até matar”, afirmou Wilson Junior, lembrando que também existe o velho risco da Dengue, entre outras doenças.
O secretario da saúde de Caraguatatuba, Olegário Alves dos Santos, se mostrou preocupado com o problema, e também apontou a leptospirose como o maior risco de doenças que podem ser contraídas com a água da chuva. Além disso, Olegário ressaltou que a população deve evitar andar pelo local, para evitar o contágio de micoses e verminoses. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Caraguá promove oficina de pregão eletrônico a servidores
Com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar o trabalho dos servidores das áreas de licitação, compras e contratos, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, promoveu uma oficina de pregão eletrônico.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, promoveu nos dias 24 e 25 uma oficina de pregão eletrônico, presencial e registro de preços, destinada a todos os funcionários que atuam nas áreas de licitações, compras e contratos do município.
O encontro aconteceu no CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e, totalizou 14h30 de curso, distribuídos nos dois dias. Além de cerca de 20 funcionários de Caraguá, também participaram do curso representantes das prefeituras de Paraibuna, Ubatuba e Monte Mor, que resultou numa boa troca de experiências entre os presentes.
Os participantes não receberam apenas conteúdo teórico, uma vez que também houve momentos práticos para que todos tivessem um melhor aproveitamento dos conceitos ministrados.
O principal objetivo do curso foi aperfeiçoar e atualizar os servidores, a partir do desenvolvimento de uma abordagem ampla e prática, sobre os procedimentos relativos ao pregão eletrônico, presencial e também o registro de preços. Para atingir essa meta, são utilizados casos do dia-a-dia, assim como soluções exemplificadas.
O setor de treinamento e desenvolvimento humano da Secretaria de Administração buscou a parceria com o Gepam (Gestão Pública, Assessoria Contábil, Auditoria e Assessoria em Administração Municipal S/S Ltda), para trazer o curso gratuitamente a Caraguatatuba.
Entre os conceitos ensinados pelos palestrantes Antonio Francisco Moreno e Patrícia Gaspar Cardoso, estão: as novas alterações do Decreto 5.450 e 5.504/2005, referentes ao Pregão Eletrônico; quais as vantagens desse tipo de pregão; como comprar com preços justos sem perder a qualidade; como é o processo de montagem do Pregão Eletrônico, entre outros.
Também foram abordados diversos temas sobre o Pregão Presencial, como leis e decretos, sua fase preparatória, o recebimento das propostas, a etapa de negociação e as peças desse processo. A aplicabilidade e procedimentos do registro de preços foram outros assuntos em destaque. A parte prática do curso aconteceu com a simulação de um pregão eletrônico.
Os participantes puderam acompanhar outros pregões em tempo real e receberam informações que serão bem úteis não só nesse momento, mas futuramente. Isso porque os palestrantes já adiantaram temas referentes ao pregão e as perspectivas de mudança nesse processo, que passará a ser obrigatório por lei nos municípios. Em Caraguatatuba, ele já é aplicado desde 2005. (Fonte: PMC)

Letras de Luz encena "A Nova Califórnia" na praia do Camaroeiro
Este é o terceiro trabalho realizado pela Cia Caraguatá de Teatro, por meio do projeto de incentivo à leitura Letras de Luz, da Energias do Brasil e Fundação Victor Civita. O conto "A Nova Califórnia", de Lima Barreto, será encenado na Praia do Camaroeiro, com duas únicas sessões no dia 9 de agosto

Caraguatatuba - O projeto de incentivo à leitura "Letras de Luz", realizado por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil, a Fundação Victor Civita, além do incentivo da Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e prefeituras municipais, terá uma nova apresentação no mês de agosto.
O Pólo de Caraguatatuba, representado pela Cia Caraguatá de Teatro, apresentará o terceiro conto do projeto Letras de Luz no dia 9 de agosto, às 20h, na Praia do Camaroeiro. O conto que será encenado pelos atores é "A Nova Califórnia", de Lima Barreto, que narra fatos esquisitos que começam a acontecer após a chegada do misterioso forasteiro Raimundo Flamel à pacata cidade de Tubiacanga. Na década de 90, a Rede Globo exibiu uma novela baseada neste conto de Lima Barreto (Fera Ferida), atualmente pouco difundido entre os jovens em período escolar.
"A Nova Califórnia" será apresentada somente no dia 9 de agosto, em duas sessões, sendo a primeira às 20h. Haverá isolamento no espaço de encenação e o acesso ao local será feito por meio de ingressos, que já podem ser adquiridos na FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Desde o início do ano, os atores da Cia Caraguatá de Teatro vêm participando do projeto Letras de Luz com grande sucesso, em trabalhos como A Cartomante (Machado de Assis) e Apólogo Brasileiro Sem Véu de Alegoria (Alcântara Machado). Este último foi apresentado também na Estação da Luz, em São Paulo, a convite da Secretaria de Estado da Cultura. Estão previstos mais dois contos até o final do ano.
"A Nova Califórnia", tem a direção de Ângelo Pereira e conta com o apoio da FUNDACC e da Prefeitura Municipal. Informações na FUNDACC, pelos telefones (12)38837555 e 38833737. Prestigie! (Fonte: PMC)

Bandeira da Cultura e da Paz é hasteada em Caraguá

Caraguatatuba - A cerimônia de hasteamento da bandeira da Cultura e da Paz aconteceu na quarta-feira, 25, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos em Caraguá e reuniu autoridades e a população, em comemoração ao Dia Municipal da Cultura e Paz, instituído pela Lei 1.435, de 28 de junho de 2007 do Executivo com aprovação da Câmara.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito José Pereira de Aguilar; o presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, José Ricardo Gaspar; do vigário Geral de Caraguá, Padre Dislau, que no momento representou o Bispo Dom Altieri; a Irmã Maria do Carmo, da IPMMI - Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (Santa Casa).
A cerimônia iniciou com a apresentação de um grupo de voluntários do Movimento do Calendário da Paz, que interpretou o hino da paz. Em seguida as autoridades hastearam as bandeiras do Município, do Brasil, do Estado e da Paz.
Para o Padre Dislau a data é muito importante para todos, "juntos devemos lutar e buscar a paz, mas primeiramente em nossos corações". Já para Ricardo Gaspar o dia é muito especial pois é o primeiro passo na busca da Paz entre nós. "Hoje é necessário buscar a Paz em primeiro lugar em nossos corações, para que possamos semeá-la ao nosso redor e que glorifiquemos com ela em todos os dias do ano", enfatizou.
Laeth Queiroz, integrante do Movimento do Dia da Paz, que trabalha com o Calendário Maia, disse que é uma satisfação muito grande ter esse dia incluso no calendário oficial do município, dia em que o mundo inteiro comemora desde 1933. "Aqui nós plantamos uma semente que vamos cultivar o ano inteiro e colher muitos frutos, para que a paz da comunidade seja planetária. Agradeço ao prefeito pela iniciativa", disse.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar o Dia Municipal da Cultura e da Paz é muito significativo, pois todos os dias desejamos a paz para a família, para a natureza e também pela coragem de impor a paz em todos os dias da vida. "Que esta iniciativa seja um exemplo para todos, pois Caraguá tem um dia especial para a Cultura e Paz. Aqui na cidade já temos um bonito trabalho cultural e promover a paz será de extrema importância para vivermos sempre melhor. Se todos tivermos a paz no dia-a-dia teremos um mundo muito melhor", finalizou o prefeito. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos toma posse no CRH

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela,Manoel Marcos e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do LN tomou posse ontem no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, presidente do CRH. O prefeito, eleito para representar os 43 municípios da região, que inclui o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, declarou seu total compromisso com a política que o Governo do Estado vem implantando, destacando-se as ações voltadas ao meio ambiente.
Na oportunidade, foi eleito ainda como um dos quatro representantes no Conselho de Orientação do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O Fundo, responsável pela implementação de ações na região, cujo montante de recursos já atinge a quantia de 8 milhões, através de financiamentos para cerca de 50 projetos e obras, através do CBH-LN, é regido pelas regras ditadas pelo Conselho de Orientação. Este é integrado por 4 representantes de cada um dos segmentos, ou seja, municípios, estado e sociedade civil.
Durante a abertura da reunião, o secretário Xico Graziano destacou a adesão de grande parte dos municípios ao Projeto Município Verde que, através de um “Protocolo de Intenções” estabelece uma parceria entre Governo do Estado e Municípios que prevê uma série de ações para melhoria da qualidade ambiental, resultando em um Índice de Avaliação Ambiental que pontuará o município a partir da avaliação da efetividade de suas ações. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela pede municipalização de rodovia

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos Ferreira (PTB), propôs ao governo estadual a municipalização da rodovia SP-131, que corta todo o município entre os bairros de Canas, na costa norte, até Borrufos, na costa sul.
Com aproximadamente 35 quilômetros de extensão, a rodovia é a mais utilizada pelos motoristas da ilha.
Antes da municipalização, o chefe do Executivo espera que a Secretaria de Estado dos Transportes faça o recapeamento da rodovia, obra orçada em aproximadamente R$ 8 milhões.
Na última semana, o prefeito se encontrou com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, para solicitar a mudança.
"Com a medida, espero aumentar a segurança da rodovia, implantando radares para fiscalizar a velocidade dos motoristas. Hoje, é muito alto o índice de acidentes registrados no trecho. E a prefeitura não tem amparo legal para realizar a fiscalização", afirmou o prefeito de Ilhabela.
MANUTENÇÃO - Segundo ele, após a mudança, além de maior segurança, a prefeitura irá promover manutenções constantes na rodovia, aumentando a qualidade da sua conservação.
"O recapeamento, que pelo projeto deve ser feito pelo Estado, deve oferecer uma garantia de cinco a dez anos para que não seja necessário tão cedo realizar outras obras no local", disse Manoel Marcos.
Segundo o prefeito, a resposta do governo estadual em relação à solicitação foi positiva. "O secretário afirmou que a obra na rodovia está dentro do cronograma e que é possível municipalizar o trecho", disse.
OBRA - A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes não retornou ontem para comentar o assunto e não informou se há prazo para a execução da obra. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador pede asfalto até Jabaquara

Ilhabela - O Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, se reuniu com o Deputado João Caramez e o secretário estadual dos Transportes Mauro Arce para solicitar o recapeamento do lado norte da SP 131.
Segundo o Vice-presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Jadiel Vieira (PV), o Keko, o recapeamento reivindicado pelo Executivo chegaria até a Ponta das Canas.
Para que o benefício se estenda até o bairro do Jabaquara, mais ao norte da Ilha, o Vereador Keko pretende enviar um ofício ao deputado Caramez solicitando seu empenho junto à Secretaria Estadual dos Transportes. “O Jabaquara é uma das mais belas praias de Ilhabela, o recapeamento até o local é de extrema importância não só para os moradores da região como para os turistas”, explica Keko.
O ofício deverá ser assinado por todos os pares da Casa.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Mais lombadas para região sul de Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Keko também solicitou ao Diretor da 6ª Divisão Regional de Taubaté, Engenheiro Fernando José Pires de Oliveira, para que sejam construídas duas lombadas na SP 131, sendo uma entre os números 1196 e 1374, e outra em frente à Ilha das Cabras, entre o Hotel Colonial e o Bar do Pescador.
A medida, de acordo com o vereador, visa reduzir o risco de acidentes proporcionando maior segurança aos pedestres, uma vez que é grande o número de pessoas que circulam nestes pontos, em especial no trecho que dá acesso à praia da Ilha das Cabras.
O vereador, que é vice-presidente do Legislativo, substituirá o presidente Joadir Capucho (PPS) durante sua ausência nos próximos dias. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião terá R$ 1,9 mi para obra
Ministério libera verba para investimento em saneamento em Maresias; pasta analisa mais 18 projetos

São Sebastião - O Ministério do Turismo liberou uma verba de R$ 1,95 milhão para a construção de rede e estação de tratamento de esgoto no sertão de Maresias, na costa sul de São Sebastião.
A iniciativa do governo federal se encaixa em um programa do ministério destinado para a recuperação e valorização de áreas de interesse turístico localizadas em todo o país.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, a rede coletora e de tratamento de esgoto beneficiará mais de 500 famílias do bairro da costa sul e será implantada, nesta primeira etapa, em parceria com a administração municipal.
"O projeto total da obra está orçado em R$ 7 milhões e será realizado em três etapas. Na primeira etapa, com valor estimado em R$ 2,5 milhões, será utilizado esse recurso do governo federal e cerca de R$ 520 mil da prefeitura. Para as outras etapas, vamos reivindicar a verba quando finalizarmos a primeira etapa", afirmou o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS).
Segundo ele, a primeira etapa da obra de construção da rede coletora e de tratamento deve começar ainda neste ano e terminar depois de seis meses.
ENCONTRO - A oficialização do repasse da verba foi feita na última segunda-feira quando a ministra do Turismo, Marta Suplicy, se encontrou com o prefeito de São Sebastião, acompanhado dos secretários de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e de Governo, Thirso Silveira Júnior, no gabinete da Presidência da República, em São Paulo.
"A administração está feliz pois significa uma conquista, mas ainda estamos preocupados com o trabalho que será para conquistar o restante da verba e consideramos que essa obra é de responsabilidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)", afirmou o chefe do Executivo.
Segundo ele, a Sabesp, apesar de constar no contrado a obra, informou que não possui recursos suficientes para a execução do projeto em Maresias. Garcia afirmou também que o saneamento é, junto com a segurança, prioridade de sua gestão.
"É uma reivindicação antiga dos moradores de Maresias, praia que tem um grande interesse turístico na cidade", disse o prefeito.
OBRAS - No encontro com a ministra Marta Suplicy, o prefeito Juan Pons Garcia e os secretários municipais aproveitaram para apresentar outros 18 projetos do Executivo que visam incrementar o turismo da cidade.
Entre os projetos apresentados, dois, segundo a administração municipal, já ganharam prévia autorização da ministra Marta Suplicy --de reestruturação e sinalização do Sítio Arqueológico de São Francisco e a sinalização turística na rodovia Rio-Santos, com seus pontos turísticos, praias e igrejas localizados em sua extensão.
"Temos os maiores sítios arqueológicos do país, com uma área de 1,5 milhão de metros quadrados que estamos realizando um grande esforço para recuperar e melhorar a estrutura do local, que oferece um interesse turístico e cultural fantástico as visitantes da cidade", disse o prefeito.
A primeira etapa da obra deverá começar ainda neste ano, mas não há mês definido. (Fonte: ValeParaibano)

Município pode abrigar Unidade de Quimioterapia do Litoral Norte

São Sebastião - O município de São Sebastião poderá abrigar uma unidade de quimioterapia para atender todo o Litoral Norte. Esta é a proposta da prefeitura da cidade, que busca uma extensão da unidade de assistência de alta complexidade em oncologia já credenciada na região, com sede em Jacareí/SP.
O ofício assinado pelo prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, foi entregue pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, à diretora do Departamento Regional de Saúde, Sandra Maria Carneiro Tutihashi. Ela participou de uma reunião com secretários municipais de Saúde, na última segunda-feira, em Ilhabela.
De acordo com o secretário, a intenção de abrigar esta unidade leva em consideração diretrizes como: a Política Nacional de Humanização na Assistência à Saúde e as características geográficas peculiares da região, que dificultam o acesso da população aos serviços regionais existentes.
Dr. Guilherme Duarte salienta que o município já iniciou contato com o Gestor Municipal de Serviço Regional de Oncologia Clínica, o município de Jacareí, e o prestador filantrópico que executa o trabalho, o Hospital São Francisco de Assis, para viabilizar o interesse manifestado.
Nesta proposta, a prefeitura ofereceria área hospitalar e médico oncologista para prestar assistência. A Prefeitura de São Sebastião aguarda agora o parecer da Secretaria Estadual de Saúde, no intuito de dar continuidade ao processo de implantação deste serviço que muito beneficiará a população do Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião participa da 2a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

São Sebastião - O Conselho Municipal da Condição Feminina, órgão ligado a Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de São Sebastião, terá duas representantes na 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que se realizará na cidade de Brasília entre os dias (18 e 20 de agosto).
Durante a etapa estadual da conferência, que aconteceu no início do mês na cidade de São Paulo, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Tânia Regina Sarak, e a jornalista e articuladora da Pastoral da Mulher Marginalizada, Priscila Siqueira, foram eleitas para representar o litoral norte na etapa nacional.
No evento elas apresentaram as propostas do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, elaboradas na 1a Conferencia Municipal, que aconteceu no mês de maio, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
Entre as propostas apresentadas estavam a estruturação da Delegacia Especializada à Mulher e a garantia de serviços médicos de alta complexidade.
"A política nacional para as mulheres tem como fundamento à igualdade e o respeito à diversidade, universalidade das políticas, tendo acesso aos direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais”, declara a presidente do Conselho da Condição Feminina, Tânia Regina Sarak.
A II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada sob a coordenação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, em Brasília, e terá como objetivos analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovadas na 1a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. (Fonte: PMSS)

Centro Paula Souza inicia montagem de grade curricular para Fatec

São Sebastião - Técnicos do Centro Paula Souza iniciaram nesta semana a montagem da grade curricular dos cursos para formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás natural, pioneiro no Brasil. Os cursos serão oferecidos na primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) do Litoral Norte, que começa a funcionar em 2008 em São Sebastião.
A informação foi confirmada pela diretora-superintentende do Centro Paula Souza, Laura Laganá, em reunião com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na última quarta-feira, 25 de julho, em São Paulo.
De acordo com o prefeito, nos próximos meses técnicos da Fatec farão uma vistoria no prédio que deverá abrigar a instituição. Trata-se do imóvel onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, na Vila Amélia, região central da cidade.
“O curso de petróleo e gás deverá ter a parceria da Transpetro/Petrobras. Temos o maior terminal marítimo de petróleo do hemisfério sul. Até 2008 teremos o álcoolduto. Temos ainda a ampliação do Porto anunciada pelo Governo do Estado e a exploração do gás. Desta maneira, a formação de profissionais nesta área é fundamental”, enfatizou o prefeito Dr. Juan Garcia.
No ano passado, o prefeito Dr. Juan Garcia já havia conseguido a vinda de três cursos técnicos do Centro Paula Souza: “Monitor em Turismo Ecológico”, “Recreacionista” e “Logística”. Em março deste ano, 45 pessoas se formaram nos dois primeiros cursos.
O Centro Paula Souza administra 108 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 20 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. As ETEs atendem mais de 90 mil estudantes nos níveis de ensino médio e técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, em cerca de 50 habilitações. Nas Fatecs, mais de 15 mil alunos estão distribuídos em 20 cursos superiores de graduação. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Contra Raiva em todo o Município

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia no próximo dia 6 de agosto a Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, em postos fixos e volantes. O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 14 mil animais.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Carolina Kakimoto Capitani, a vacinação é gratuita e não apresenta efeito colateral. “Qualquer cão e gato com mais de três meses deve tomar a vacina, inclusive cadelas que estejam prenhas podem ser vacinadas.”
A expectativa é que este ano a campanha supere 2006, quando foram imunizados 8.474 cães e 1.028 gatos. Um total de 9.512 animais.
A raiva é uma doença letal, transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou até mesmo através da saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas). É causada por um vírus (Rhabdovirus) que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado. O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por 10 dias, para que sejam procurados sintomas da doença.

Confira o local e horário da campanha:

6 –Boracéia - Escola, 8 às 17hs
7 – Juréia - Condomínio, 8 às 12hs
8 – Sitio Velho, 8 às 17h
8 – Barra do Una – Posto de gasolina, 8 às 12hs
8 –Barra do Una - Escola, 13 às 17hs
9 – Abras do Una – QG, 8 às 12hs
9 –Abras do Una - Escola, 13 às 17hs
10 - Juquehy - PSF, 8 às17hs
13 –Cambury - Praça, 8 às 17hs
14 – Sertão do Cambury-Cacau, 8 às 12h
14 – Sertão do Cambury-Piavú, 13 às 17hs
15 – Vila Baiana – Entre rua 1 e 2, 8 às 12hs
15 – Barra do Sahy - Escola, 13 às 17hs
16 –Boiçucanga - Sub-Prefeitura, 8 às17hs
17 – Boiçucanga – Beira Rio, 8 às12hs
20 – Maresias – Rua do Forno, 8 às 17hs
21 – Maresias – Posto dos Bombeiros, 8 ás 17hs
22 – Paúba – Escola, 8 às 12hs
22 – Santiago e Calhetas, 13 às 17hs
23 – Toque Toque Pequeno, 8 às 12hs
23 – Toque Toque Grande, 13 às 17hs
24 – Guaecá – Posto Policial, 8 ás 12hs
24 – Pitangueiras, 13 às 17hs
27 – Barequeçaba, 8hs às 17hs
28 – Varadouro – Posto de Gasolina, 8 às 17hs
29 – Topolândia – Praça da Bíblia, 8 às 17hs
30 – Topolândia – Praça da Bíblia, 8 às 17hs
31 – Itatinga – Mercado Danju, 8 às 17hs
3/9 – Vila Amélia - Praça, 8 às 17h
4/9 – Centro – Praça do Coreto, 8 às 17h
5/9 – Porto Grande, 8 às 17h
6/9 – Praia Deserta, 8 às 12h
6/9 – Pontal da Cruz - Igreja, 13 às 17h
10/9 – Arrastão, 8 às 12h
10/9 – Portal da Olaria, 13 às 17h
11/9 – Morro do Abrigo - PSF, 8 às 17h
12/9 – São Francisco - Convento, 8 às 17h
13/9 – São Francisco - Convento, 8 às 12h
14/9 – Cigarras, 13 às 17h
17/9 – Enseada - Praça, 8 às 17h
18/9 – Jaraguá – Área de Lazer, 8 às 17h
19/9 – Jaraguá - Escolinha, 8 às 17h
20/9 – Canto do Mar, 8 às 17h -  (Fonte: PMSS)

Prefeitura reforma diversas pontes na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), vem realizando desde o início da atual administração inúmeras obras de recuperação nas pontes existentes na Costa Sul do município. Todo o serviço foi executado pela Subprefeitura da Costa Sul, que logo depois das férias de julho vai iniciar a reforma da ponte localizada no bairro de Paúba. Em seguida, será a vez da ponte da Barrinha, situada em Juquehy, cujo material já foi requisitado pela Prefeitura.
Recentemente, a Sesub entregou a ponte da Estrada do Cascalho, que tem 43 metros de extensão. A estrutura foi reforçada com a colocação de mais duas vigas longitudinais, possibilitando o aumento da largura da ponte de quatro para seis metros, o que permitiu a construção de uma pista principal e duas passarelas para pedestres. A capacidade de carga também foi elevada para viabilizar o trânsito de ônibus e caminhões de até 15 toneladas. Para isso, foi preciso cravar mais quatro pilares. Alem disso, todo o madeiramento da ponte foi trocado e reforçado.
Com a recuperação da ponte, estabelecimentos comerciais e moradores, situados na Estrada Beira Rio, foram beneficiados. O comércio era prejudicado porque a mercadoria não chegava ao local, já que alguns motoristas dos fornecedores desconheciam um outro acesso (a Estrada Beira Rio), que começa na subida da serra entre Boiçucanga e Maresias pela Rodovia Manoel Hipólito do Rego. Antes da nova ponte, os veículos atravessavam o rio Boiçucanga pela água. Entretanto, a entrega ficava comprometida quando chovia forte porque o volume de água aumentava muito.
“Muitas vezes, nós ficávamos sem mercadoria pelo fato do rio estar cheio devido as fortes chuvas, o que impedia a travessia dos caminhões”, lembra a comerciante Michele da Silva Ferreira, 23 anos. Segundo alguns moradores, a ponte também melhorou para pedestres, ciclistas e motociclistas, que viviam caindo em função das velhas madeiras.
Pontes - As comunidades de Barra do Sahy e Baleia foram outras beneficiadas com a reforma da ponte, que tem 30 metros de comprimento por seis de largura. A Sesub reforçou as vigas metálicas da estrutura longitudinal e os pilares de sustentação, além de trocar todo o madeiramento. No local, o peso permitido também é de até 15 toneladas.
Em Maresias, a ponte sobre o córrego Ipiranga foi recuperada em parceria com empresários locais, que forneceram o material necessário e a Sesub entrou com a mão-de-obra, por meio da Regional de Maresias. Os vigamentos longitudinais, que eram de concreto, foram aproveitados e o madeiramento substituído por placas de concreto. A ponte tem 12 metros de extensão por 6,6 metros de largura.
Na praia de Juquehy, a Sesub executou duas obras. Uma na velha ponte, de 60 metros de comprimento por seis de largura, localizada na avenida Mãe Bernarda, onde houve a cravação de novas estacas de madeira e a troca de todo o madeiramento. A ponte, que é liberada só para veículos leves, também ganhou passarelas para pedestres e iluminação. O outro serviço foi executado na ponte situada na Estrada do Sertãozinho, que foi desmanchada para recuperação e reforço nas cabeceiras. Além disso, as placas de concreto foram fortalecidas com a colocação de concreto armado no piso.
Já em Barra do Una, a Prefeitura construiu uma nova ponte de madeira sobre o Rio Una. No local, a Regional de Juquehy realizou a cravação de pilares com eucaliptos tratados, sendo que 34 foram doados por empresários da região, e a troca de todo o madeiramento. Assim como em Juquehy, o tráfego na ponte de Barra do Una, que tem 60 metros de comprimento por seis de largura, também só é permitido para veículos leves. A Prefeitura pretende implantar no bairro uma ponte de concreto em arco, mas depende de parcerias para a obtenção de verbas. Já há, inclusive, um projeto na Secretaria de Obras e Planejamento (Seop).
E, por fim, no bairro de Cambury, a administração municipal, por meio da Seop, substituiu a velha ponte de madeira por uma estrutura de concreto, com mão dupla, possibilitando a passagem de dois veículos ao mesmo tempo, além de oferecer maior segurança aos pedestres e ciclistas. Ao todo a ponte, que está situada na Estrada do Cambury, tem 35 metros de comprimento por 10,50 metros de largura. O investimento, que girou em torno de R$833mil, cessou o congestionamento de veículos que acontecia durante os finais de semana, feriados e temporada de verão, uma vez que Cambury possui casas noturnas e diversos restaurantes.
A Prefeitura também executou a recuperação e construção de pontes na Costa Norte do município. Além disso, reformou e construiu várias passarelas. (Fonte: PMSS)

Malha de São Sebastião disputa mais uma rodada do Campeonato Paulista

São Sebastião - A equipe de malha de São Sebastião prossegue na disputa do Campeonato Paulista neste domingo (29/7), às 9h, no Cube Amigos da Malha localizado no Porto Grande, contra o time do Água Preta, de Pindamonhangaba. O grupo formado pelos atletas Felipe Gonzalez, Fabrício Roberto, Eduardo Castilho, Marcelo Jorge e Rafael Mendes está embalado pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Regionais.
O campeonato, que é dividido em 8 regiões, conta com a participação de 42 equipes de todo o Estado e vale vaga para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
O técnico José Francisco da Silva, o Seu Zico, diz que pela grande quantidade de equipes participantes, a competição se torna mais difícil a cada ano. “É um campeonato muito complicado, pois todos querem ganhar a única vaga paulista para o brasileiro”.
Seu Zico acredita o grupo fará uma boa atuação contra o Água Preta, pois os jogadores se animaram com a conquista da medalha de bronze nos Regionais. “Os jogadores estão animados com essa partida, pois a vitória em casa é muito importante para a nossa classificação para a próxima fase”.
Até o momento, a equipe que é apoiada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), está empatada na primeira posição na 3ª região do campeonato com 13 pontos, ao lado do Água Preta e Galo Branco, de São José dos Campos e à frente do São Benedito, de Jacareí. O próximo desafio da equipe sebastianense está marcado para o dia 5 agosto, em São José, contra o Galo Branco. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Cidade é sede de torneio de táticas da Polícia Militar

Ubatuba - A Polícia Militar realiza hoje, a partir das 9h, mais um Torneio de Táticas entre os batalhões de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Neste ano, a competição será feita em Ubatuba e receberá mais de 20 policiais, que disputará o Troféu, divididos em sete equipes. Os times, contendo três integrantes, representam os Batalhões de cada região do Estado integrada ao CPI de São José dos Campos.
O 20º BTMI, que abrange todo Litoral Norte, já está preparado para disputar por Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba, o Torneio de Táticas. A competição tem por base testar a reação dos militares em simulações. O capitão Ivo Lopes, que coordena o evento, explica que serão montadas quatro bases de ocorrências rotineiras.
”São quatro simulações, uma de roubo de carro, um artefato suspeito, denúncia de tráfico de entorpecestes e seqüestro relâmpago, são as situações que mais a Polícia Militar combate hoje em dia”, ressalta o capitão, acrescentando que, o torneio irá testar o procedimento dos policiais em casos que acontecem constantemente. “Os juízes, que são da capital, vão observar a atuação dos PMs e, a cada erro, os pontos vão sendo reduzidos.
Quem tiver mais ponto no final ganha” relata o capitão Ivo Lopes. O Torneio de Táticas da Polícia Militar será realizado nesta quinta-feira, na sede da Terceira Companhia de Ubatuba. Os testes irão contar com viaturas e armamentos reais, porém sem munição. A equipe vencedora além de ganhar as medalhas de ouro, poderá levar pra casa o Troféu, no entanto, por apenas um ano, já que a taça é de posse transitória. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara dos vereadores abre concurso público para tentar reduzir nepotismo

Ubatuba - A Câmara dos Vereadores de Ubatuba abriu, nesta quarta-feira, as inscrições para um concurso público que irá selecionar novos funcionários para preencher 23 vagas, que foram abertas após uma reestruturação administrativa orientada pela Promotoria da cidade. As mudanças têm, principalmente, o objetivo de reduzir os cargos de confiança e criar um Plano de Carreira no Legislativo.
Sem contar os assessores dos vereadores, a Câmara atualmente emprega mais de 20 funcionários por livre indicação, ou seja, não concursados, dando chance para a existência de nepotismo na Casa. Com a reestruturação, estas funções serão extintas e ocupadas pelos selecionados neste Concurso Publico, garantindo uma qualidade maior nos serviços, que serão realizados por gente especializada.
São diversas áreas dentro da Câmara que irão abrir oportunidades, contratando, desde auxiliar de iluminação, até Procurador Jurídico. A exigência de estudo também varia de acordo com os setores, são seis vagas, pedindo no mínimo, o Ensino Fundamental, 11 vagas o Ensino Médio e outros seis cargos que exigem nível superior.
As inscrições ficam abertas até 9 de agosto e podem ser feitas ao lado da sede da Câmara Municipal, na Rua Salvador Correa, 46, no centro de Ubatuba.
As taxas cobradas pela inscrição para as provas chegam até R$ 45,00 e a remuneração oferecida pelos cargos vai de R$ 590,00, para auxiliares administrativos, até R$ 3.254,45, salário do contratado para exercer a função de Secretário de Gestão e Controle do Legislativo Municipal.
Apesar de a remuneração ser considerada boa, em relação à média salarial da cidade, o movimento foi normal na Câmara, sem problemas de filas ou longa espera.
O Diretor Geral da Câmara, Rodrigo de Oliveira Alksnins, ressalta que, a maior parte dos aprovados, deve ser chamada logo após a conclusão do concurso. No entanto, ele lembra que as vagas referentes a TV Câmara não devem ser preenchidas de imediato. “Como a TV Câmara ainda é uma iniciativa nova e está crescendo, acredito que as funções para este setor devam esperar mais um pouco”, completa Rodrigo de Oliveira Alksnins, acreditando que, até novembro, boa parte dos concursados já estejam trabalhando na Câmara Municipal de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Resgatando a Cidadania promove seu primeiro evento esportivo no Lázaro

Ubatuba - Mais uma vez a SASSARI surpreendeu as comunidades do Lázaro, Saco da Ribeira e região, ao realizar o primeiro evento através do Projeto Resgatando a Cidadania, criado para alavancar a integração entre os moradores da região, turistas e comunidades visitantes do município.
Durante os dias 21, 22 e 23 de julho, foram realizados torneios de vôlei de praia, resgata monotipo, recreação e aeróbica.
O evento veio restaurar a identidade das pessoas com o bairro que há muito tempo não apresentava qualquer tipo de atividade que pudesse levar à todos alegria e divertimento.
Para Vanderlei Graça, esse foi um evento que deverá marcar por muito tempo a harmonia e a integração que tanto defendemos. "O evento foi coroado de êxito, mas poderia ter sido melhor, pelo fato de não ter sido patrocinado por qualquer tipo de segmento, mas tivemos apoios de grande importância de pessoas que sempre acreditaram em nosso trabalho. Portanto, quero nesta oportunidade agradecer à prefeitura municipal e os seguintes apoios: Trópico Imóveis, Big Lanches, Mane Motores, Lanchonete do Leme, Rose´s Bar, Supermercado Paulista, Quiosque Pantanal, Padaria Lázaro, Enseada Maré Eco Resort, Mercado Santa Rita, Restaurante 100 Miséria, Quitanda do Daúca, Casa de Carnes Maranduba, Restaurante Alecrim e Esquina das Modas. Somente com o apoio desses comerciantes conseguimos atingir este objetivo e esperamos que mais pessoas se sensibilizem com esse tipo de trabalho que somente vem trazer progresso e bem estar "as crianças, adolescentes e outras faixas estaria, disse Vanderlei, contente com o resultado positivo do evento. (Fonte: SASSARI)

Como saber se seu nome está no SCPC?

Ubatuba - A primeira coisa a saber, e a mais importante, é que o SCPC não disponibiliza as informações de cadastros publicamente.
Portanto, preste bastante atenção:
- NÃO há como saber se existem cadastros em seu nome através de telefones, sites ou e-mail!
Têm acesso a estes dados apenas empresas conveniadas e que pagam mensalidades ou valores por consulta, como por exemplo, bancos, associações comerciais, supermercados e lojas.
Algumas empresas anunciam na internet que fazem estas consultas, mas cobram "antecipado" por este serviço, em média entre R$ 15,00 e R$ 30,00 por consulta, e não há como ter certeza que o serviço será prestado, se será prestado com qualidade ou se é um golpe.
Portanto, para saber se seu nome está incluído no SCPC e quem é o responsável pelo registro negativo, a forma mais correta e segura é você comparecer pessoalmente a uma central de atendimento destes bancos de dados com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF.
Se você não puder ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, esta pessoa deverá levar o seu documento de identidade com o CPF e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações nos cadastros de SCPC.
O ponto de atendimento do SCPC em Ubatuba é a Associação Comercial de Ubatuba – ACIU, sediada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. (Fonte: ACIU)

Jogos Regionais repercutem positivamente no Litoral Sul do Estado

Ubatuba - Por causa da organização bem sucedida dos 51º Jogos Regionais, Ubatuba entrou definitivamente no mapa dos esportes.
O secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr. esteve em Guarujá, juntamente com membros do Comitê Organizador dos Jogos, no último sábado, dia 21, reunido com o secretário guarujaense de Esportes, Adilson Xavier. O objetivo do encontro foi uma troca amigável de experiências. Guarujá é cidade-sede dos Jogos na 1ª Região Esportiva.
Durante o encontro, Bittencurt mostrou alguns diferenciais que contribuíram para o sucesso do evento em Ubatuba. “Colocamos um responsável por cada local de competição. Se houvesse qualquer obstáculo, esse funcionário seria capaz de resolver. Com essa iniciativa, ganhamos muitos pontos junto ao Comitê Dirigente e às cidades. Por causa da organização bem sucedida dos 51º Jogos Regionais, Ubatuba entrou definitivamente no mapa dos esportes”, frisou Bittencurt.
Xavier elogiou a estrutura montada pela Prefeitura de Ubatuba para receber os Jogos Regionais: “Só ouvi elogios acerca dos Jogos Regionais de Ubatuba. Aqui, o comentário geral é que tudo foi muito organizado lá.”
Visitas aos pólos esportivos - A comitiva de Ubatuba, formada pelo coordenador de alojamentos, Richard Ricardo do Santos, e o tesoureiro, Fabrício do Nascimento Alvernaz, além do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Regionais Ubatuba-2007, Bittencourt Jr., ficou impressionada com o tamanho de um dos ginásios do Guarujá, o Guaibê.
“É um ginásio com capacidade pra cinco mil pessoas e muito bonito. O Guarujá está de parabéns”, elogiou Bittencurt. A comitiva visitou ainda outros três ginásios, a arena de vôlei de praia, o espaço montado para as artes marciais e a piscina de biribol. Além do atletismo, outras três modalidades foram realizadas fora do Guarujá: ginástica artística, ciclismo e natação, todas em Santos.
Atletismo - Como o Guarujá ainda não tem uma pista de atletismo oficial, a competição da modalidade foi disputada em São Caetano. Parte do material utilizado foi emprestada pela Prefeitura de Ubatuba. “Antes dos Regionais, Ubatuba precisava pegar tudo emprestado. Agora, os papéis se inverteram. Sinal dos tempos”, disse, com bom-humor, Bittencurt. (Fonte: PMU)

2º Festival de Inverno “Beira Mar” termina neste final de semana

Ubatuba - Após um mês de agitação, muita música e gastronomia, o 2º Festival de Inverno “Beira Mar”, realizado na Maranduba chega ao fim neste final de semana, dias 27 e 28. O evento está acontecendo na Praça de Eventos da Maranduba, que fica no KM 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba, em uma estrutura especialmente montada para a festa, pertinho da orla da praia.
O 2º Festival de Inverno “Beira-Mar” é um grande evento cultural, turístico e gastronômico, promovido pela Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba (Abamvitur), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart. Ele tem acontecido durante todos os finais de semana, das 20 às 24 horas.
Fomento ao turismo e opção de lazer - A coordenadora de eventos da Abamvitur, Eliane Pereira, afirma que o Festival de Inverno e outros eventos realizados em parceria com a prefeitura têm representado uma opção de divertimento sadio para a população, principalmente para os jovens. “Antes, os jovens não tinham o que fazer na região e eram obrigados a sair para outros lugares. Hoje, eles têm diversão garantida nestes eventos. Isso é resultado de uma iniciativa da comunidade, de fazer um trabalho voltado para a coletividade, fomentando o turismo e gerando emprego”, conclui.
Confira a programação do último final de semana da festa e participe!!
Dia 27/07/07 – Sexta-feira
Banda SOS
Grupo de Dança Swing Ubatuba
Grupo de Dança Ubá - Mar
Dia 28/07/07 – Sábado
Banda Versão Brasileira
Grupo de Dança conexão Brasil (Fonte: PMU)

Prefeitura muda local de ponto de ônibus na Pedreira

Ubatuba - Por solicitação dos moradores do bairro da Pedreira baixa, a Prefeitura de Ubatuba, nesta semana, transferiu de local o ponto de ônibus existente na entrada principal do bairro. Segundo Welson Nunes Clarindo Paraíba, coordenador de Manutenção de Obras Públicas da Prefeitura de Ubatuba, os moradores queriam a mudança do ponto devido aos acidentes e transtornos que ocorriam no local. A mudança teve autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) e o ponto foi instalado a cerca de 50 metros da entrada do bairro, às margens da rodovia e em trecho de jurisdição do Departamento. O ponto de ônibus, além de nova localização, também ganhou assentos e nova cobertura. (Fonte: PMU)

Vacinação anti-rábica continua nesta semana
Durante a primeira semana, foram vacinados 1.105 animais, entre cães e gatos. A meta é atingir 13 mil cães e 4 mil gatos

Ubatuba - A Campanha Anual de Vacinação Anti-Rábica Animal entra na sua segunda semana, de 31 de julho a 4 de agosto, com postos fixos e volantes. A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, está acontecendo em toda a extensão do município, até o próximo dia 18 de agosto. Durante a primeira semana, foram vacinados 1.105 animais, entre cães e gatos. A meta é atingir 13 mil cães e 4 mil gatos.
Devido às fortes chuvas que aconteceram na semana passada, a vacinação foi adiada em alguns bairros. São eles: Camburi, Picinguaba, Almada, Aldeia Boa Vista, Praia da Fazenda, Fazenda da Caixa e Vila Sumaré. Em breve, serão agendadas novas datas para esses bairros.
A raiva - “A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses.
Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Indicações - Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por adulto. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.
Confira a programação da primeira semana de vacinação. Se você mora em alguns desses bairros, não deixe de levar seu bichinho de estimação para ser vacinado. A vacina é gratuita! (Fonte: PMU)


CINEMA - SEMANA DE 27/07 A 02/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 15:00 hs -18:00 hs.
"13 HOMENS E UM NOVO SEGREDO"
C/ George Clooney, Brad Pitt, Andy Garcia,Al Pacino.
Às 21:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843(012)
Apenas nos dias 27, 28 e 29/07, pois a partir do dia 30 , o Cine Passeio encerrará suas atividades.
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!
Às 17:00 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Evoluções no trapézio

Do coqueiro jerivá
um caxinguelê atirou um coquinho
querendo me acertar
O bichinho ao ser notado
olhou o ingazeiro ao lado
e veloz como o pensamento
me encheu de admiração
ao dar um salto radical
sem rede de proteção
Por último, como ato final,
deu uma risada de caxinguelê
e entre galhos e folhas
foi se esconder.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Monturo e chorume
Prefeitura Municipal de Ubatuba responde por dano ao meio ambiente

O Instituto de Defesa da Cidadania - IDC, sociedade civil sem fins lucrativos, representado por seu presidente Vicente Malta Pagliuso, propôs Ação Civil Pública de Responsabilidade por Dano Causado ao Meio Ambiente, com pedido liminar, em razão da poluição gerada pelos desserviços prestados no “aterro sanitário” que contamina o rio Grande de Ubatuba, atravessa o centro da cidade, o Mercado de Peixe e deságua no mar. Além da ação proposta foi requerida a intervenção do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na salvaguarda dos interesses da população.
“Nesta gestão, marcada pela incompetência, imoralidade, hipocrisia, molecagem, tráfico de influência, indícios de crime organizado, superfaturamentos como nunca visto neste rincão, a manipulação do lixo é realizada por firma fruto de uma licitação duvidosa, onde o lixo permanece muito mais de 24 horas exposto, gerando todos os tipos de males. O chorume escoa a céu aberto, passando por vegetação de preservação permanente e sem qualquer filtragem ou decantação; finalmente, o chorume, despeja-se no referido rio, causando poluição e danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde pública.” (Trecho da Ação Civil Pública Ambiental proposta pelo IDC.) Clique aqui para fazer o download e ler a proposta completa. O arquivo, no formato Adobe PDF, ocupará 204 kb para ser armazenado. (Fonte: O Guaruçá)

Vicente Malta Pagliuso
IDC - Instituto de Defesa da Cidadania
Ubatuba. SP

Ação Civil Pública propõe afastamento do prefeito

A Associação em Defesa do Povo Caiçara - ADPC e o Instituto de Defesa da Cidadania - IDC, representados por seus presidentes, Amarildo Cesário do Prado e Vicente Malta Pagliuso, propuseram Ação Civil Pública questionando as construções das escolas “1 - Horto Florestal, 2 - Ipiranguinha e 3 - reforma da Emei do Centro (Thomaz Galhardo com Paraná). Três obras que escandalizaram a comunidade, pelo seu incontestável superfaturamento, em torno de mais de 100%.” sic.
As entidades pleiteiam a condenação do prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César, com conseqüente perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Clique aqui para fazer o download e ler a proposta completa (53 páginas). O arquivo, que ocupará 332 kb para ser armazenado, está no formato Adobe PDF. (Fonte: O Guaruçá)

Vicente Malta Pagliuso
IDC - Instituto de Defesa da Cidadania
Ubatuba. SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Cruzeiro  © Mario Trindade

Praia do Cruzeiro
©Mario Trindade

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor