Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 30 de Julho de 2007 - Nº 1821 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
"Litoral só depois do pré-olímpico", diz Diogo


Caraguatatuba
Caraguá libera 7 quiosques na Mococa
Polêmicas são frequentes no litoral
Projeto Contos Viajantes estimula o hábito de ouvir histórias nos CEIs de Caraguá
Vereador quer transporte para atender estudantes do Módulo

Ilhabela
Vôos são a nova 'sensação' em Ilhabela
Para secretário, serviço fomenta o turismo
PL visa conter crescimento desordenado em Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião prepara festival gastronômico para setembro
Escolas de São Sebastião realizam replanejamento escolar
Corpo de Bombeiro realiza campanha de doação de sangue em São Sebastião
Prefeitura e Ecobus lançam Projeto Cidadania Consciente


Ubatuba
COMUS e Secretaria de Saúde realizarão V Conferência Municipal de Saúde
Ubatuba realizará em outubro “V Salão Nacional de Belas Artes”
Profissionais de Saúde de Ubatuba realizam capacitação sobre humanização
Ubatuba terá lombadas eletrônicas em duas grandes avenidas da região central
Kaibee disponibiliza e-mail para divulgação de eventos no canal local
Casa do Brinquedo de Ubatuba recebe mais de 2 mil crianças durante as férias
Eduardo Cesar discute projetos turísticos com a ministra Marta Suplicy
Prefeitura de Ubatuba antecipa 13º salário no próximo mês
ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”


Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

"Litoral só depois do pré-olímpico", diz Diogo
Ouro no Pan 2007, lutador afirma que retorna para a região somente depois da preparação em Londres

Litoral Norte - Agnes Arruda Do lutador de taekwondo Diogo Silva, medalhista de ouro no Pan 2007 Idem De dona Maria, avó de Diogo Silva
Ele é caiçara, tem orgulho de dizer isso e foi o primeiro medalhista de ouro para o Brasil no Pan 2007. Depois do feito, o lutador de taekwondo Diogo Silva nem pensa em descansar.
"Há muito caminho pela frente até as Olimpíadas", justifica.
Quem sente falta é a avó, dona Maria, e toda a família que ainda mora em São Sebastião, no Litoral Norte. "Queremos ele aqui, porque ficamos felizes com a vitória, e ver pela televisão não é a mesma coisa que beijar e abraçar para dizer parabéns", disse.
Apesar da puxada de orelha, a cidade onde Diogo nasceu e cresceu não está nos roteiros de viagem para os próximos meses. "Nossa meta são as Olimpíadas", frisou.
"Para isso há toda a preparação do pré-olímpico, que acontece em Londres. Só depois dessa maratona é que poderemos ter uma pausa para o descanso". E são nesses descansos que Diogo aproveita pra voltar às raízes. "São Sebastião foi minha primeira casa", disse. "Sinto-me muito bem na praia, é onde estão meus amigos mais antigos, toda a minha família e, também, onde encontro meu espaço, meu lugar para repousar."
CARREIRA - Os primeiros golpes de Diogo saíram num clube da cidade. "Precisei do esporte para canalizar toda minha energia extra que desperdiçava fazendo bagunça na rua", lembrou.
Ele disse que chegou a praticar natação, mas sempre soube que havia nascido para 'dar pontapés'.
Apesar da predestinação, logo de início ele não se imaginava com tanta projeção. "Isso veio só na adolescência, quando comecei a me aperfeiçoar de verdade e as coisas começaram a acontecer realmente. Tudo com muito treino, garra e perseverança".
Todo esse treinamento levou Diogo às disputas mais importantes do esporte como às semi-finais do Pan de Santo Domingo, em 2003, e das Olimpíadas de Atenas.
PROTESTO - Foi nas Olimpíadas de Atenas que Diogo demonstrou todo seu comprometimento e seriedade. Protestando contra a falta de apoio ao esporte no Brasil, entrou no tatame com luvas pretas dos Black Panthers, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60.
O juiz pediu que o atleta retirasse as luvas, mas os motivos de Diogo continuam vivos. "O Taekwondo fez um bonito papel nesse Pan, teve muita visibilidade e despertou a curiosidade da população por ser uma arte marcial", disse.
"Espero que a situação seja diferente de agora em diante, mesmo tendo que concorrer com todas as outras modalidades que também fizeram muito bonito", completou. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá libera 7 quiosques na Mococa
Oito estabelecimentos ainda continuam fechados por apresentarem problemas que podem prejudicar o meio ambiente

Caraguatatuba - A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba liberou sete dos 15 quiosques interditados na praia da Mococa, na costa norte, no início de junho por apresentarem irregularidades no sistema de abastecimento de água e na rede de esgoto.
A interdição foi feita a pedido do Ministério Público alegando que as fossas poderiam contaminar o lençol freático da região, causando danos ao meio ambiente. O pedido também foi feito por causa do sistema de abastecimento de água nos quiosque inadequado.
Os sete quiosques liberados no início desta semana, ficaram sem atender o público durante 50 dias. Segundo a Associação dos Quiosques de Caraguá, o prejuízo pode ter ultrapassado mais de R$ 20 mil. No local, trabalham cerca de 80 pessoas, entre cozinheiras, garçons e caixas, além dos comerciantes.
"Os atendimentos aos clientes foram suspensos durante quase dois meses porque a Vigilância Sanitária foi pressionada pelo Ministério Público. Tudo bem que os proprietários estavam trabalhando irregularmente, mas a prefeitura deveria ter trabalhado sobre esse assunto bem antes", disse o presidente da associação Renato Ferraz de Melo Lambiasi.
Segundo ele, não era necessário lacrar os quiosques. "Era preciso apenas solicitar as mudanças em um prazo determinado. De tudo isso que aconteceu, a culpa não é só dos comerciantes, e sim da prefeitura e da Vigilância Sanitária que não nos informaram antes sobre os problemas que poderiam ser causados ao meio ambiente."
Cada quiosque sustenta cerca de cinco famílias da costa norte, segundo ele. "Temos cozinheiras, garçons e outros funcionários que sustentam as famílias com os salários ganhos nos quiosques. Para os comerciantes é um prejuízo inesperado", afirmou.
Segundo a responsável pela Vigilância Sanitária, Jorah Maria Happmann, o local precisa de adequação porque a situação em alguns quiosques ainda é precária.
"Parte deles precisa fazer adaptação em saneamento básico até que saia o projeto paisagístico. Lacramos os quiosques no início do mês passado a pedido do Ministério Público que tinha solicitado inspeção e relatório sobre o saneamento básico dos quiosques", disse.
O valeparaibano entrou em contato com o Ministério Público de Caraguá para falar com o promotor ambiental Fábio Rodrigues Franco Lima, mas não o encontrou para comentar o caso à reportagem. (Fonte: ValeParaibano)

Polêmicas são frequentes no litoral

Caraguatatuba - As polêmicas envolvendo quiosques têm se tornado freqüentes nas temporadas de verão do Litoral Norte. Nos últimos dois anos, leis municipais e ações judiciais impostas para limitar a atividade geraram revolta entre comerciantes, que foram obrigados a reduzir o número de mesas e a suspender shows de música ao vivo em seus estabelecimentos.
Em janeiro do ano passado, o Ministério Público proibiu quiosques a manterem mesas e cadeiras nas areias das praias, após receberem a denúncia de que eles estariam cobrando consumação mínima de até R$ 50 dos turistas.
A medida provocou a reação dos proprietários de quiosques, que em maioria negaram que exigiam pagamentos antecipados dos clientes, afirmando que iriam recorrer da decisão, uma vez que ela resultaria em prejuízo para eles. Eles chegaram a recolher 6.000 assinaturas de turistas favoráveis à utilização de espaços na areia.
Na temporada deste ano, a polêmica girou em torno da regulamentação de shows ao vivo em bares e restaurantes da cidade, incluindo quiosques. A confusão teve início quando o prefeito Eduardo César (PL) vetou a lei que disciplinava a atividade -- aprovada em outubro--, gerando conflitos políticos e protestos de músicos e comerciantes. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Contos Viajantes estimula o hábito de ouvir histórias nos CEIs de Caraguá

Caraguatatuba - Com o objetivo de estimular o prazer de ouvir histórias e despertar o interesse das crianças, o Projeto Contos Viajantes passará por todos os Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba até o final do ano.
Os profissionais que atuam no CEI (Centro de Educação Infantil) Profª Regina Célia dos Santos Chapira Blaustein, administrado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria com o Instituto Mamulengo Social, estão promovendo a apresentação do projeto Contos Viajantes, em outras unidades de educação infantil da cidade.
A proposta, de iniciativa do centro de educação do bairro do Travessão, procura estimular nas crianças o gosto por ouvir histórias, através de apresentações que inclui diversos tipos de artes, como o teatro, a música, o circo, entre outras. Ele deverá passar pelas dez unidades, de norte a sul da cidade, até o final do ano.
Conforme explica a coordenadora pedagógica do CEI do Travessão, Janaina Lippe Teixeira, o projeto surgiu pela necessidade que as crianças muitas vezes têm no acesso às histórias. “As crianças precisam ter mais contato com as histórias infantis, os contos, dramatizações. Nosso projeto tem como principal objetivo suprir essa necessidade”, destacou.
Para Janaina, o “Contos Viajantes” é uma maneira inovadora de levar mais e melhores contos às crianças, famílias e até mesmo para os educadores. Com isso, ela acredita que o resultado alcançado é a criatividade, imaginação, socialização, envolvimento comunitário e aprendizagem lúdica.
A coordenadora diz que por meio das apresentações é possível estimular o gosto e prazer pela histórias, fortalecer o vínculo de afetividade entre a criança e a família, estimular a alfabetização naturalmente, entre outros. A expectativa dos responsáveis pelo projeto, é que pelo menos 80% dos envolvidos nesse processo adquiram o gosto e interesse por histórias, músicas, contos e tornem-se também agentes multiplicadores.
Para alcançar a meta proposta, eles realizam apresentações teatrais, roda de conversa, apresentação musical, além de utilizarem recursos como CDs, livros, fantoches, som, acessórios de dramatização e malas decoradas. A primeira apresentação aconteceu no CEI do Perequê Mirim, onde dezenas de crianças tiveram a oportunidade de se divertir e interagir com o mundo da imaginação.
O próximo ponto de encontro do “Contos Viajantes” será o CEI do Travessão II e na seqüência, o CEI do Morro do Algodão. O encerramento do projeto está previsto para a primeira semana de dezembro, numa apresentação na Secretaria da Educação. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador quer transporte para atender estudantes do Módulo

Caraguatatuba - Apesar de estar afastado por problemas de saúde, o vereador Dalton José da Silva (PR) enviou um requerimento ao encarregado administrativo da empresa Litorânea Transportes Coletivos Ltda, Sandro Rogério de Souza, solicitando informações sobre a possibilidade da implantação de horários de ônibus para atender os estudantes do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba.
Dalton explica que nem todos os alunos dispõem de verba para arcar com as despesas do transporte fretado.
“É grande o número de estudantes que moram em São Sebastião e se deslocam diariamente para o campus do centro universitário Módulo, já enviei ofício à empresa e não recebi resposta”, critica.
No requerimento, ele pergunta se existe a possibilidade da implantação dos serviços, se a resposta for positiva, o vereador quer saber quando terá início e se negativa, o motivo da recusa dos trabalhos.
Os estudantes Marilândia Baptista e Edgar Eduardo contam que é grande o sofrimento principalmente nos dias de vento e chuva porque os alunos têm que descer em frente ao Cemitério de Caraguatatuba e ir andando até o Módulo, aproximadamente 25 minutos.
“Muitas vezes no retorno para casa, perdemos o horário do ônibus devido à distância da faculdade até o trevo de Caraguá, aí temos que ficar esperando o próximo circular e com isso vai ficando muito tarde para chegarmos em casa, temos alunos que moram na Costa Sul que precisa chegar em determinado horário na rodoviária para coincidir com o horário do coletivo que vai para aquela região”, desabafa.
Marilândia e Edgar Eduardo explicam que eles e os demais alunos que não têm condições de arcar com as despesas cobradas pela empresa União do Litoral referente ao transporte estão reivindicando a colocação de um ônibus da Litorânea no horário das 18:10 hs para levá-los até o Centro Universitário com retorno as 22:40 em frente à faculdade.
“Os estudantes acreditam que a empresa não terá prejuízo porque há alunos suficiente para lotar o coletivo, visto que isso já existiu em 2001”, informam.
Eles promoveram um abaixo assinado que foi entregue na Câmara Municipal e a mesma enviou ofício à direção da empresa e não recebeu nenhuma resposta. “Estamos lutando por essa conquista desde o início do ano, se não conseguirmos o ônibus iremos continuar sofrendo porque não temos como arcar com as despesas, o que ganhamos dá apenas para pagar o valor do circular e a mensalidade da faculdade, ônibus fretado não condiz com a nossa realidade financeira”, esclarecem. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vôos são a nova 'sensação' em Ilhabela
Passeios aéreos que partem da ilha sobrevoam cidades do Litoral Norte e chegam até Paraty, no Rio

Ilhabela - Ilhabela é conhecida por seus passeios maritmos, por seus festivais de vela e por seus cenários submarinos. Mas, para quem quer ter uma visão panorâmica de todas essas atrações que o arquipélago oferece, um novo serviço aéreo de passeio está sendo oferecido, há três meses, pela iniciativa privada.
A bordo de um bimotor, casais têm aderido à nova opção de lazer da ilha, que inclui passeios ainda mais ousados que o sobrevôo no entorno do arquipélago: se a idéia é dar um pulinho em Paraty, durante o dia, é para lá que o piloto Marcelo Muniz, idealizador do projeto, comanda sua aeronave.
O novo serviço de tour aéreo em Ilhabela foi pensado por Muniz há quatro anos. "Percebi que a cidade não oferecia pista de pouso e, por isso, as pessoas não se interessavam em conhecer a ilha por outro ângulo, que é o aéreo. E é uma vista muito bonita", disse.
Para resolver a falta de espaço adequado para pouso, uma solução simples. O avião utilizado para os passeios é anfíbio, o que permite que ele faça pousos em terra ou em água.
Em Ilhabela, a partida e a chegada do tour são feitas nas águas da praia de Itaquanduba, na Marina Porto Ilhabela--onde a aeronave fica hangarada.
OPINIÃO - A novidade chamou a atenção do empresário Ricardo Cretella, 32 anos, que divide seu tempo entre São Paulo e a ilha.
Quando o serviço foi inaugurado, Cretella foi um dos primeiros a embarcar no passeio, optando por sobrevoar a ilha e parar em Paraty, no litoral fluminense. "É fantástico. A sensação é indescritível, porque é tudo muito bonito de cima. Um passeio diferente que pode ser feito em família, com muita segurança", afirmou.
O passeio como o que ele fez dura aproximadamente duas horas no ar, incluindo um tour aéreo sobre Ubatuba e parada em Paraty.
"Por terra, esse passeio seria inviável. Teria que perder tempo na balsa e enfrentar congestionamentos. De avião, em quatro horas já estava de volta", disse Cretella.
RESULTADOS - Idealizador do projeto em Ilhabela, Muniz diz que já tem alcançado resultados satisfatórios neste pouco tempo em que abriu a sua empresa, a Splasher Turismo.
O piloto, que já soma 13 mil horas de vôo --1.500 só em avião anfíbio-- disse ainda que Paraty não é seu único destino. "A maior procura é por Paraty, mas também faço viagens a Angra dos Reis e Ubatuba. Os que mais me procuram são os casais", disse.
A tendência à atração deste público pode ser explicada pelo fato de que o modelo do avião, um Lake norte-americano, comporta apenas três passageiros.
Os preços dos passeios variam de acordo com as horas de vôo. O mais barato é o de 10 minutos, que é feito de ponta a ponta da ilha e sai a R$ 150 por pessoa. Os vôos com duração de uma hora custa R$ 900 por casal e de duas horas, para Paraty, R$ 1.300 também para duas pessoas.
INFRA-ESTRUTURA - Há três anos prefeituras do Litoral Norte reivindicam investimentos em infra-estrutura para receber aviões. Na região, apenas Ubatuba possui uma pista de pouso para aviões pequenos e particulares.
O secretário de Turismo do município, Ricardo Fazzini, informou que já foi protocolado um pedido na Secretaria Estadual de Turismo, e na Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), para a construção de um aeroporto em Caraguatatuba.
"Essa reivindicação nossa já foi feita há três anos. Mas agora, com a crise aérea, a análise do projeto deve se prolongar por mais tempo."
Os turistas podem contratar vôos panorâmicos sobre Ilhabela e também até as cidades de Ubatuba, Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ). O serviço é oferecido pela empresa Splasher Turismo, na praia de Itaquanduba, telefone (12) 3896-4314. (Fonte: ValeParaibano)

Para secretário, serviço fomenta o turismo

Ilhabela - O secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, disse que o passeio aéreo representa um atrativo turístico a mais para a cidade, principalmente em alta temporada, entre dezembro e fevereiro, quando a cidade chega a receber até 500 mil pessoas.
"Esses passeios panorâmicos são um equipamento a mais para o turismo, porque apresenta ao visitante uma bela vista da ilha, despertando maior interesse por ela", disse.
Segundo Fazzini, durante o verão a ilha tem um fluxo significativo de helicópteros, mas uma empresa aérea já teria demonstrado interesse em criar linhas para a cidade.
"Apresentaram proposta para operar com linhas que saem de São Paulo e do Rio de Janeiro para o Litoral Norte, mas dependem de investidores para implantar o serviço", disse.
Fazzini informou que o modelo utilizado pela empresa seria o hidrofólio Caravan, com espaço para 10 passageiros. A promessa é que as passagens fiquem mais baratas que um transfer São Paulo-Ilhabela, que hoje custa U$ 80 por pessoa.
Ele ressalta que o transporte aéreo seria uma alternativa, também, para redução do número de veículos na ilha, que em algums períodos, com o Réveillon, chega a 5.500 veículos em circulação. (Fonte: ValeParaibano)

PL visa conter crescimento desordenado em Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Beto de Campos (PMN) pretende apresentar um Projeto de Lei, após o recesso parlamentar, que modifica um dos parágrafos do Plano Diretor de Desenvolvimento Socioambiental de Ilhabela.
Conforme a modificação proposta pelo vereador, fica instituído o uso obrigatório do Livro de Obra, que deverá ser implantado em até 15 dias do início da obra, para o registro e acompanhamento, por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, onde também deverá constar, obrigatoriamente, o número da Carteira de Identificação do Trabalhador de Ilhabela (CITI), de todos os empregados contratados para a execução da obra.
O prazo para a implantação do Livro de Obra não era determinado pelo Plano Diretor nem a apresentação do número das CITI dos funcionários da obra.
“O projeto visa assegurar que os postos de trabalho na construção civil sejam ocupados por pessoas residentes na cidade, protegendo a mão-de-obra local. É também uma medida que objetiva conter o crescimento desordenado da população no Município, haja vista que sem a CITI o cidadão terá reduzida a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, fator desestimulante à migração.
Deverá ser lido e encaminhado para as comissões permanentes da Casa de Leis na próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 6 de agosto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião prepara festival gastronômico para setembro

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião reúne amanhã, às 17h00, comerciantes de toda a cidade para definir o formato do Festival Gastronômico que será realizado em setembro. O encontro acontece no pátio da Sectur.
Na ocasião, será apresentado aos proprietários de restaurantes o modelo do festival e de que forma eles podem participar do evento, previsto para acontecer de 6 a 30 de setembro. O secretário de Turismo, Júlio Buzi, explica que todos os comerciantes estão convidados para participar do encontro e também podem já levar uma sugestão de prato que vai oferecer para o festival.
O secretário informou ainda que durante a reunião será sugerido aos comerciantes o sorteio de prêmio entre os consumidores dos pratos integrantes do festival. “É uma forma de incentivar o consumo e a participação da população”, declarou
De acordo com Buzi, a idéia do Festival Gastronômico é aumentar e fomentar o movimento nos restaurantes da cidade. “Essa é uma proposta que vai de encontro às reivindicações do setor.”
A abertura oficial do festival está prevista para o dia 5, com a presença do “Chief Du”, renomado chefe de cozinha da capital paulista e colaborador da página de gastronomia do Imprensa Livre, que fará uma palestra aos participantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas de São Sebastião realizam replanejamento escolar

São Sebastião - As escolas municipais de São Sebastião realizaram entre os dias 26 e 27 de julho (quinta e sexta-feira), em suas unidades, o replanejamento escolar para o segundo semestre letivo de 2007. Uma equipe do Departamento Pedagógico (Depedag), da Secretaria de Educação (Seduc), também visitou as escolas nos dois dias nas costas Norte, Sul e região central.
Na EM Machado Rosa, localizada no bairro da Vila Amélia, discutiu com diretores, vices, coordenadores e professores as ações que serão realizadas a partir de hoje, dia em que os alunos retornam do recesso escolar. “Depois de um semestre esta é a oportunidade em que temos para discutir os eventuais erros para que possamos organizar o que falta. Queremos intensificar as ações de leitura para nossos alunos”, disse a diretora da unidade, Andréia Cristina do Rego.
Além das escolas municipais, as creches também elaboraram seu replanejamento para o próximo semestre, como foi o caso das creches Adriana Vasques, Meire Vasques e São Sebastião.
Segundo a coordenadora pedagógica das unidades, Maria do Carmo Sangiorgi Silva, o objetivo é de que os professores reflitam as ações do primeiro semestre. “O objetivo é sempre proporcionar o melhor aos nossos alunos”, disse Maria.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Imprensa Livre)

Corpo de Bombeiro realiza campanha de doação de sangue em São Sebastião

São Sebastião - O Corpo de Bombeiros de São Sebastião, em prol da campanha “Bombeiro Sangue Bom”, realiza no dia 3 de agosto, a partir das 9h, uma coleta de sangue em parceria com o Hemocentro de Taubaté, órgão responsável em abastecer os hospitais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
O objetivo dos bombeiros é conseguir o maior número de doações voluntárias de sangue, para a campanha que é realizada pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, instituição sem fins lucrativos ligada a Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as pessoas interessadas em participar devem ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não estar tomando medicamentos e não ter sido portador de doença infectocontagiosa.
As doações serão realizadas no Posto de Bombeiros, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 111, das 9 às 16h. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2876 que funciona 24 horas.
Histórico - O projeto “Bombeiro Sangue Bom” começou em 2004 quando os bombeiros tiveram apenas um dia para realizar a doação. E, como muitos não podiam deixar os postos de trabalho, apenas quem estava de folga conseguiu doar. Em função disso, a organização repensou a campanha e, em 2005, estendeu o período para um mês.  (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Ecobus lançam Projeto Cidadania Consciente

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa de transporte coletivo Ecobus e o Ministério Público de São Sebastião, lançou na noite da última quinta-feira (26/7), no Centro Comunitário da Topolândia, o Projeto Cidadania Consciente.
O programa é voltado para os pais e alunos das unidades escolares e busca incentivar valores de solidariedade nas crianças, visando assim, diminuir o índice de agressividade no ambiente escolar e de locomoção.
O projeto piloto será feito com estudantes da Escola Municipal Henrique Botelho. Serão 65 alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
A cerimônia de lançamento teve a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, do promotor da Vara da Infância e Juventude, Fernando Cezar Bourgogne, do gerente geral da empresa Ecobus, Luiz Fernando Corazza Genioli, e o vereador Robson Wilson dos Santos.
O projeto contará com uma capacitação especial aos alunos que acontece nos dias 2 e 3 de agosto na Escola Municipal Henrique Botelho, onde serão abordados temas específicos com auto-estima, valores, regras e limites.
“A empresa tem registrado ocorrências de vandalismo. Não queremos tomar providências drásticas, pois entendemos que com educação poderemos acabar com esses casos”, esclarece o gerente geral da Ecobus, Luiz Fernando Corazza Genioli.
O promotor da Vara da Infância e Juventude, Fernando Cezar Bourgogne, informou que o Ministério Público de São Sebastião dará apoio integral ao projeto. “Nossa preocupação é com a segurança de nossos estudantes. A iniciativa dessa parceria é de se elogiar”, esclarece.
“Parceria, união e respaldo do poder público tem tudo para alavancar esse projeto maravilhoso”, diretora da Escola Municipal Henrique Botelho, Elza da Silva Cavalcante.
Já a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, acredita que a união entre Seduc, empresa, escola, comunidade escolar e família são pontos importantes para a conscientização do patrimônio público.
“Os pais terão um papel fundamental para que o projeto dê certo. Queremos formar bons cidadãos com valores”, explica Marilene.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que a administração assume um compromisso sério de levar os estudantes às escolas com segurança.
“Investimos em transporte escolar R$ 3,5 milhões ao ano para atender sete mil alunos. É um dinheiro bem investido, mas queremos nossos estudantes futuros cidadãos e não cometendo atos de vandalismo”, avalia. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


COMUS e Secretaria de Saúde realizarão V Conferência Municipal de Saúde

Ubatuba - Obedecendo orientação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional e Estadual de Saúde, o COMUS de Ubatuba, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde realizarão a V Conferência Municipal de Saúde, no dia 05 de Agosto de 2007, no Salão da Igreja de São Francisco, das 08:ooh às 18:00h.
O tema da conferência será "Saúde e Qualidade de Vida", dividindo as discussões e propostas em três eixos temáticos, a saber:
Eixo I: Desafios para efetivação do direito humano à saúde no Século XXI - Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento - o objetivo é avaliar a situação da saúde no País, levando em conta os problemas prioritários, as possíveis causas e também as formas de enfrentamento, nos municípios, estados e Distrito Federal, tendo como perspectiva a atuação intersetorial;
Eixo II: Políticas Públicas parra a Saúde e Qualidade de Vida - o SUS na Seguridade Social - tem como meta a defesa do Sistema Único de Saúde como Política de Estado e a afirmação da atenção à saúde como um direito de seguridade social. Outro aspecto importante será a avaliação do processo de consolidação do SUS, considerando seus princípios constitucionais e também as proposições do novo Pacto pela Saúde;
Eixo III: A participação da Sociedade na Efetivação do Direito à Saúde - busca refletir a construção de caminhos para a integração das diversas instâncias de controle social e a formulação de propostas para reorganizar e aprimorar os conselhos e conferências de saúde.
Como Ubatuba realizou a IV Conferência Municipal de Saúde em 2006, e como há a prerrogativa de na fase municipal serem discutidos problemas municipais, o COMUS, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde colocarão como base das discussões as propostas consolidadas na referida IV Conferência Municipal de Saúde, acrescidas de propostas que aprovadas nas discussões da V conferência municipal de Saúde.
Os delegados com direito a voto serão os mesmos escolhidos para a IV conferência Municipal, sendo que toda a população está convidada para as discussões, pois todos têm direito a voz.
Os interessados em conhecer as propostas aprovadas na IV conferência e que servirão de base para as discussões na V conferência podem solicitar cópia por meio eletrônico para mauriciomoromizato@uol.com.br .
A situação da saúde no município, na assistência hospitalar, na saúde bucal, na distribuição de medicamentos, a oferta de exames, a qualidade e a quantidade de assistência médica entre outros, são assuntos importantes e que serão abordados publicamente.
Informações com:
Guaracira Santos (9149-8795)
Maurício Moromizato (9718-4647)

Ubatuba realizará em outubro “V Salão Nacional de Belas Artes”

Ubatuba - Devido ao grande sucesso das edições anteriores, a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), ampliará, neste ano, o Salão de Belas Artes para nível nacional.
O evento ocorre sempre no mês de outubro, como parte das festividades de aniversário da cidade. As inscrições estarão abertas durante todo o mês de setembro. Em sua quinta edição, o Salão será realizado de 26 de outubro a 18 de novembro de 2007, no Salão de Exposições do Sobradão do Porto à Praça Anchieta nº38 - Centro - Ubatuba - São Paulo.
O Salão de Belas Artes de Ubatuba pretende reunir o trabalho de artistas nas mais variadas formas, categorias e cidades de todo o país. O objetivo do evento é promover a educação artística da comunidade, o desenvolvimento e a valorização das Belas Artes. O evento será coordenado pela Associação de Belas Artes de Ubatuba (Abau).
Regulamento - Podem participar do Salão, artistas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Pintura (Acadêmico e Contemporâneo), Desenho e Escultura. As obras devem ser inéditas, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas. As dimensões dos quadros não devem exceder 1,50m X 1,50m incluindo a moldura. No caso das esculturas, elas devem ter, no máximo, 1,50m de altura e 50 kg. Não serão aceitas obras com mais de 2 anos de criação, ou premiadas em outros salões. Os premiados nos salões anteriores com Medalha de Ouro ou Troféu Jean Batiste Debret, participarão sem passar pela seleção. Os detentores do troféu Debret poderão concorrer apenas aos Prêmios Aquisitivos oferecidos no Salão.
Inscrições - As inscrições podem ser feitas de 3 a 30 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cada artista poderá inscrever, no mínimo duas e, no máximo, três obras de cada categoria.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 por obra. As fichas poderão ser retiradas pelos sites: http://www.fundart.com.br / http://www.abau.com.br , ou retiradas diretamente na Fundart. As inscrições deverão ser preenchidas por completo, à máquina e entregues juntamente com as obras, na Sala do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, que fica na Rua Felix Guisard, nº 6 - Centro. Para mais informações, ligue para (12) 3833-7000 e fale com Paulo Alves.
Prêmios - Serão conferidos dois prêmios de aquisição, para melhores obras: Prêmio Prefeitura Municipal de Ubatuba no valor de R$ 4.000,00 e Prêmio Aquisitivo Fundart no valor de R$ 3.000,00. (Fonte: Imprensa Livre)

Profissionais de Saúde de Ubatuba realizam capacitação sobre humanização

Ubatuba - Cerca de 160 profissionais da rede municipal de saúde de Ubatuba, entre funcionários da Santa Casa e do Programa de Saúde de Família passaram por uma capacitação que visa humanizar cada vez mais o atendimento.
O evento aconteceu nesta sexta-feira, 27, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco. Sob o comando do médico do Núcleo de Qualificação e Humanização das Ações de Saúde da DRS 17, Enrico Kanzô Tutihashi, a capacitação foi permeada de dinâmicas, dramatizações e citações de exemplos, por meio da exibição de trechos de filmes e novelas.
O objetivo das atividades foi o de sensibilizar os profissionais para fazê-los entender o conceito da palavra humanização. Segundo Enrico, a intenção do evento é fazer com que os profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher os pacientes, evitando o endurecimento das emoções. “Muitas vezes, o contato diário com a dor das pessoas acaba por fazer com que o senso da vida seja amortecido e a pessoa passe a lidar com os pacientes como se fossem máquinas que precisam de conserto”, afirmou, parafraseando Dalai Lama.
Gentileza e compreensão - Para o secretário de Saúde, Maurício de Oliveira, a intenção é despertar o afeto que existe naturalmente no ser humano, para otimizar o trabalho dentro das unidades de saúde, hospital e qualquer outro lugar onde o munícipe dependa de atendimento. “Nós queremos apenas ressaltar a importância de aplicar os conceitos de gentileza e compreensão às técnicas de eficiência exigidas no trabalho. Desta forma, poderemos acolher as pessoas que, muitas vezes, nos procuram em meio à aflição, dor e doença.” (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba terá lombadas eletrônicas em duas grandes avenidas da região central

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito, está realizando adequações para a instalação de lombadas eletrônicas em duas das maiores avenidas da cidade.
Após estudos técnicos e, atendendo a solicitações dos comerciantes das avenidas Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá e Iperoig, no Centro, a prefeitura iniciou o processo licitatório para que seja implantado o sistema de monitoramento eletrônico, afim de promover maior segurança a motoristas, ciclistas e pedestres.
Inicialmente serão quatro lombadas fixas, sendo duas na Avenida Leovigildo Dias Vieira e duas na Avenida Iperoig, com display indicador de velocidade e radar. A princípio, a velocidade máxima permitida será 40 km/h. Haverá, ainda, a implantação de dois radares móveis.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito, Marlon Lopes, será implantada toda a sinalização determinada pelo Denatran e, até a temporada de verão, os novos sistemas de monitoramento estarão em funcionamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Kaibee disponibiliza e-mail para divulgação de eventos no canal local

Ubatuba - A Kaibee, canal local 4 está disponibilizando um e-mail para que associações de bairro, ong´s e demais entidades possam divulgar seus eventos e programações, numa agenda semanal. As chamadas serão inseridas durante a grade da programação diurna e noturna, entre outras campanhas. Os interessados podem mandar suas sugestões para o e-mail canal.local@hotmail.com. Além dos eventos, o canal também divulga informações de utilidade pública, como telefones úteis, horários de ônibus e distâncias de outras cidades, em relação a Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Casa do Brinquedo de Ubatuba recebe mais de 2 mil crianças durante as férias
Devido ao grande sucesso alcançado pela Casa do Brinquedo, após um ano de existência, o movimento aumentou bastante em relação ao mesmo período do ano passado

Ubatuba - Durante todo o mês de julho, crianças que moram em Ubatuba e também as que vieram visitar a cidade, puderam contar com uma programação especial de férias na Casa do Brinquedo. A Unidade Base adotou horários especiais, funcionando inclusive aos finais de semana. Como resultado, cerca de 2380 crianças passaram pela Casa, com um único objetivo: brincar. Neste ano, as novidades que cativaram as crianças e os pais foram o “Cantinho do Bebê” e o Karaokê.
Devido ao grande sucesso alcançado pela Casa do Brinquedo, após um ano de existência, o movimento aumentou bastante em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins, visitantes de diversas cidades do Litoral e Vale do Paraíba vieram especialmente para conhecer e trazer seus filhos para passarem bons momentos na Casa do Brinquedo.
Eliete, mãe das meninas Renata e Bruna, afirma que ficou encantada com o projeto. “A dedicação dos funcionários, a atenção que eles oferecem às crianças é de excelente qualidade. Os brinquedos são bem conservados e limpos. Além de entreter as crianças, também estimulam a interatividade com outras crianças. Parabenizo à prefeitura pela iniciativa.”
Funcionamento - Passado o mês de férias escolares, a Casa do Brinquedo entra em recesso até o próximo dia 13 de agosto. Após esse período, o funcionamento volta ao normal, com atendimento ao público às segundas-feiras. Nos outros dias, as atividades são voltadas para grupos escolares, mediante agendamento. O horário de funcionamento da Casa do Brinquedo é das 9 às 11:30 e das 14 às 16h.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiverem na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade, além de autorização dos pais ou responsáveis.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para: 3832-1608. (Fonte: ACIU)

Eduardo Cesar discute projetos turísticos com a ministra Marta Suplicy

Ubatuba - Ubatuba pode ser um dos municípios escolhidos para receber projetos do Ministério do Turismo para qualificação profissional; de acordo com o prefeito, a ministra se mostrou disposta a incluir Ubatuba no rol das cidades contempladas pelos projetos do Ministério
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve conversando com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante encontro do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), em Caçapava, na última quinta-feira, 26. O principal assunto discutido foi a possibilidade da inclusão de Ubatuba nos convênios que o Ministério do Turismo pretende desenvolver na região. "A ministra se mostrou muito disposta a incluir Ubatuba nas cidades contempladas pelos projetos do Ministério do Turismo. Acredito que esta conversa tenha sido extremamente positiva, pois abriu as portas para futuras negociações com a ministra Marta Suplicy, que foi tão atenciosa conosco", disse o prefeito.
Escolas de hotelaria e gastronomia - Entre os projetos que o Ministério do Turismo pretende implantar na região, estão três escolas que formarão jovens para o atendimento especializado ao turista. O Ministério do Turismo vai investir R$ 2,4 milhões para a implantação de projetos de profissionalização do atendimento ao turista na região; a primeira escola será implantada em Campos do Jordão e, segundo a ministra Marta Suplicy, o Litoral Norte poderá receber outro empreendimento do mesmo tipo, sendo que Ubatuba pode ser um dos municípios escolhidos.
"Para nós seria um ótimo investimento, pois, com a vinda dos cruzeiros marítimos, vamos precisar ainda mais de mão-de-obra qualificada para atender os turistas. Ubatuba é uma das mais belas cidades do litoral brasileiro e tem vocação para ser um grande pólo de turismo, mas para isso, precisamos profissionalizar cada vez mais o atendimento turístico", completou Eduardo Cesar.
Qualificando jovens para atender os turistas - Cada projeto proposto pelo Ministério de Turismo, no caso a escola técnica de hotelaria e gastronomia, custará R$ 800 mil ao governo federal e depois será mantido pela prefeitura, a ser definida, de acordo com as necessidades dos municípios da região. Segundo a ministra Marta Suplicy, a meta é qualificar jovens e dar a eles a chance de um emprego no ramo de turismo. "As escolas poderão oferecer cursos de seis meses a um ano para cargos em atividades como recepcionista, barista, arrumadeira, doceira, garçom, confeiteira e cozinheiro. O objetivo é qualificar rapidamente o jovem para conseguir um emprego", disse a ministra.
Excelência gastronômica - Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, uma iniciativa como esta da ministra Marta Suplicy traria vários benefícios para a cidade. "Uma escola de hotelaria e gastronomia seria excelente para Ubatuba, já que temos recebido cada vez mais turistas de alto nível, que demandam um atendimento especializado". O secretário de Turismo ressaltou também a questão gastronômica: "Ubatuba concentra hoje a maior diversidade e oferta gastronômica de todo o Litoral Norte em um único trecho (se referindo ao corredor turístico, que abrange a Avernida Leovigildo Dias Vieira, a Rua Guarani e a Avenida Iperoig). Já temos uma associação forte, que é a Areuba e um fortalecimento ainda maior é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Esta iniciativa do Ministério do Turismo une o útil ao agradável e faria com que Ubatuba continuasse caminhando para a excelência em gastronomia", completou Luiz Felipe. (Fonte: ACIU)

Prefeitura de Ubatuba antecipa 13º salário no próximo mês

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba irá antecipar 50% do 13º salário no mês de agosto. A antecipação será creditada na conta dos funcionários no dia 3 de agosto, juntamente com o salário correspondente ao mês de julho. Segundo a secretaria municipal de Fazenda, a segunda parcela do 13º salário será paga aos funcionários até o dia 20 de dezembro. A secretaria ainda informa que dos R$ 4.260.859,52 que a Prefeitura irá pagar no mês de agosto com a folha de pagamento e o 13º salário, uma boa parte deverá ser injetada no comércio de Ubatuba. Para o prefeito Eduardo Cesar, antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário significa proporcionar mais oportunidades aos funcionários, ao mesmo tempo que injeta no comércio local um quantia significativa de recursos. (Fonte: PMU)

ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba está alertando novamente as empresas associadas, sobre a ação ilícita de entidades com nomes assemelhados que insistem em emitir cobrança bancária das taxas associativas, enviando correspondência e dizendo ser representante da classe comercial, oferecendo serviços de consultoria, assistência médica, departamento jurídico, entre outros.
“Na verdade essas associações não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. A entidade que representa o comércio de Ubatuba é a ACIU, então, não pague nada para entidades estranhas, pois você estará jogando dinheiro fora, além de contribuir para a sobrevivência destas associações fantasmas.”, alerta o gerente executivo da ACIU, Célio Moraes Stéfani.
Segundo o gerente, no passado, a Associação Comercial de São Paulo e o Ministério Público cancelaram o nome e o registro da Associação Comercial e Industrial do Estado de São Paulo, que de forma enganosa usava deste expediente para lesar as empresas.
Célio ressalta ainda, que tais fichas de compensação, não podem ser protestadas por não caracterizarem títulos que habilitem o seu emitente a esse ato. “Ninguém poderá ser obrigado a associar-se ou permanecer associado” como consta no texto Constitucional – Artigo 5o – parágrafo XX.
“Portanto, não pague qualquer contribuição a entidades estranhas, redobrem a atenção antes de efetuarem quaisquer pagamentos, confirmando a legitimidade da cobrança”, enfatiza Célio.
Abaixo relacionamos algumas associações que enviam cobrança bancária. Anote e previna-se:
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA UNIFICADO DO COMÉRCIO E INDUSTRIA DO ESTADO SP
(Fonte: ACIU)

CINEMA - SEMANA DE 27/07 A 02/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 15:00 hs -18:00 hs.
"13 HOMENS E UM NOVO SEGREDO"
C/ George Clooney, Brad Pitt, Andy Garcia,Al Pacino.
Às 21:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843(012)
Apenas nos dias 27, 28 e 29/07, pois a partir do dia 30 , o Cine Passeio encerrará suas atividades.
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!
Às 17:00 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Artigo Topo

Dicas de Saúde Com Doutora Nágila

Nesta primeira matéria gostaria de agradecer a Deus e em especial a direção deste conceituado Site por esta oportunidade a mim concedida. Pretendo através deste espaço, poder contribuir a toda a população com dicas de saúde e em especial as mulheres através de minha especialização ginecológica.Para darmos inicio gostaria de orientar a todos em geral sobre a importância que devemos dar ao nosso período de descanso noturno (sono) fundamental para uma vida mais saudável.

Como dormir mais e melhor

Vá para a cama e acorde aproximadamente todos os dias no mesmo horário.
Garanta que suas condições, incluindo sua cama, são tão confortáveis quanto possível.
Vista roupas largas e confortáveis para dormir e mantenha o quarto escuro.
Mantenha o quarto o mais silencioso possível. Se você não conseguir bloquear ruídos externos, abafe-os com um som interno familiar, como o de um ventilador.
Evite deitar com fome. Um lanche leve (por exemplo, leite morno) pode ajudar.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dormir.Quando o álcool é eliminado durante a noite, você poderá sofrer períodos de despertar.
Evite muita estimulação mental durante aproximadamente 1h antes de dormir. Escute música, leia uma leitura leve, não discuta as finanças da família, nem termine seu trabalho de escritório.
Evite usar o seu quarto para trabalhar ou assistir televisão. Aprenda a associar o quarto com o sono.
Se você não consegue adormecer, levante e procure uma atividade relaxante, como ler ou fazer trabalhos manuais, até que você sinta sono.
Evite sonecas diurnas, que tendem a fragmentar o sono noturno.
Evite todas as bebidas que contém cafeína após o meio dia (café, chá preto, refrigerantes)
Tente fazer algum exercício durante o dia, como caminhadas regulares e andar de bicicleta. Evite exercícios vigorosos antes de dormir.
Problemas do sono podem indicar ansiedade, depressão e outros distúrbios clínicos e psicológicos. Diagnóstico e tratamento adequado da causa de base são de importância fundamental.
Medicamentos para dormir devem ser usados com cautela, sempre com indicação médica.
Alguns medicamentos têm efeito prolongado e prejudicam a capacidade para dirigir. Exija orientações claras para o uso adequado.
Medicamentos para dormir devem ser usados apenas durante o tratamento a curto prazo da queixa do sono. O uso crônico (toda noite) geralmente é ineficaz após algum tempo. Não se automedique ou aumente independentemente as doses prescritas. Se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico.
Leitores que queiram encaminhar perguntas podem fazê-lo pelo email acima descrito que terei enorme prazer em responder.

Dra. Nágila Saleh Khanjar
doutoranagila@uol.com.br

Poesia Topo

Cosmogonia

Eu gostaria de escrever
Que o universo
Teve origem no vazio
De um quarto escuro,
Ou entre as órbitas das partículas
Que compõem o átomo,
Ou numa ejeção de matéria
De uma singularidade
Espaço-temporal,
Mas não havia ainda o onde,
Pela inexistência de lugar;
Não havia ainda o quando,
Porque o tempo não existia;
Não havia sequer o vazio,
Pois não havia modo nenhum
De fazer mensuração.
Tudo indica que
Do âmago do oco
Surgiu a energia;
Um coração cheio de amor
Começou a pulsar
E o relógio do tempo
Começou a funcionar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Josué - Em busca da onda perfeita... – I
Uma saga caiçara

A história do surfe, em Ubatuba, guarda segredos que a quase totalidade dos entusiastas desconhece. Uns dizem que o esporte começou a ser praticado na década de 1960, outros arriscam que foi antes, mas o verdadeiro precursor desse esporte, em terras de Coaquira, foi Josué. Aliás, asseveram que o próprio cacique teve algumas aulinhas com Josué que, em pirogas com bordas bem baixas, deslizava pelas ondas.
Nosso amigo Josué sempre foi uma pessoa exigente, mesmo na Capital do Surfe não conseguiu encontrar aquilo que todo surfista busca incessantemente: a onda perfeita!
Aproveitamos que dia 28 de julho foi aniversário de nosso surfista-mor, para lançarmos esta coluna apresentando flagrantes, ainda inéditos, da saga de um caiçara em busca da onda perfeita.
Aloha!
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa  © Emilio Campi

Ponta Grossa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor