Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 31 de Julho de 2007 - Nº 1822 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Ciclone deixa mar agitado e provoca estragos em Caraguatatuba
Pesquisador de Harvard faz palestra na UNITAU


Caraguatatuba
2ª Edição do "Caraguá A Gosto" é aberta oficialmente no município
Agenda 21 promove reunião em Caraguá no próximo dia 3
Roselaine traz mais um ouro para Caraguá
Atletas de Caraguá conquistam medalhas no Mundial de Jiu Jitsu
Rosa de Cabriuna é selecionada para festival de teatro de Santa Bárbara dOeste

Ilhabela
Mar agitado não impede travessia entre São Sebastião e Ilhabela
Recesso legislativo termina hoje


São Sebastião
Prefeitura inicia instalação de sistema “Tagarela” em câmeras
Sectur divulga classificados no processo seletivo do Oficina Escola
Alunos retornam às aulas
Sebastianense fica em 10º na Copa São Paulo de Downhill
Notícias da Polícia Militar

Ubatuba
Ubatuba realiza o 3º Festival Gastronômico e Cultural da cidade
Prefeitura obtém licença prévia para transbordo do lixo
Mais de R$ 1 milhão é repassado à população de Ubatuba em forma de medicamentos
Governo Federal acata reivindicação do setor pesqueiro ubatubense
Notícias da Polícia Militar
Eixos temáticos para propostas à "V Conferência Municipal de Saúde"


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ciclone deixa mar agitado e provoca estragos em Caraguatatuba

Litoral Norte -Um ciclone extratropical provocou ondas de até cinco metros de altura, em Caraguatatuba. A ressaca do mar foi tão forte que arrastou areia pela estrada Rio-Santos.
A ressaca provocou estragos em vários pontos da cidade. A praia da Cocanha, ao lado da Massaguaçu, foi um dos locais mais atingidos de Caraguá. No início da manhã, as ruas estavam inundadas. A água subiu um metro e meio.
Todos os 10 quiosques que ficam na orla da Cocanha ficaram inundados e cheios de areia.
Na praia de Massaguaçu, a situação era parecida. A areia, levada pelas águas do mar, invadiu toda a rodovia Rio-Santos. Nesta manhã, funcionários da prefeitura já estavam trabalhando para retirar o material da pista. Eles colocavam também novas barreiras entre a rodovia e a praia.
Para a Defesa Civil da cidade, ainda existe risco de mais estragos provocados pela ressaca, que deve continuar nesta segunda-feira.
Segundo Cláudia Ruiz, presidente da Defesa Civil, nenhuma família foi removida por causa das ocorrências. “Nós passamos em todos os lugares, juntamente com o Corpo de Bombeiros, para verificar as necessidades de cada morador”, afirma.
Ainda segundo a Defesa Civil, a agitação marítima teve início na noite de sábado para domingo, mas eles só foram acionados no domingo à tarde.
São Sebastião - A Costa Sul de São Sebastião também foi atingida pela ressaca. O mar na praia de Maresias subiu cerca de um metro e meio. A força das águas derrubou muros de casas e também de um hotel.
Ainda em Maresias, dois postos de observação dos bombeiros quase foram derrubados pela água. Um deles está amarrado com cordas para não cair. (Fonte: VNews)

Pesquisador de Harvard faz palestra na UNITAU
Explanação trará os mais recentes avanços no tratamento de doenças na gengiva

Litoral Norte - Um dos maiores especialistas em imunologia da Harvard School, universidade dos Estados Unidos conhecida por formar grandes nomes da pesquisa mundial, estará AMANHÃ, DIA 31 DE JULHO, na Universidade de Taubaté (UNITAU) para ministrar uma palestra sobre os avanços nos tratamentos para doenças periodontais (doenças que acometem as gengivas).
O professor Toshihisa Kawai, que é pesquisador do Departamento de Imunologia do The Forsyth Institute – Harvard Dental and Medical School, que fica em Boston (EUA), trará informações inovadoras para a área da periodontia, como as intervenções para evitar a perda óssea durante o tratamento de doenças periodontais. Até hoje, a forma mais comum de se tratar as doenças que acometem as gengivas são as intervenções que tentam eliminar a bactéria causadora dos males.
A explanação de Kawai é dirigida aos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da área de Odontologia da UNITAU, mas qualquer profissional ou pesquisador da área poderá participar do evento, mediante inscrição prévia.
Este é um dos mais importantes nomes já trazidos neste semestre pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNITAU, que além de coordenar a estrutura curricular dos cursos de pós-graduação, traz palestrantes de referência nacional e internacional para garantir a excelência na formação de seus alunos, seguindo as especificações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade que regulamenta os cursos de especialização no Brasil.
“Garantir este intercâmbio de conhecimento é fundamental para qualificar nossos pós-graduandos com o que há de mais avançado nas pesquisas mundiais”, ressalta o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, prof. Dr. José Roberto Cortelli.
SERVIÇO – A palestra de Toshihisa Kawai será realizada AMANHÃ, 31 DE JULHO, das 8h às 12h, no Salão de Atos da Reitoria da UNITAU, que fica na Rua Quatro de Março, 432, no centro de Taubaté. Os interessados em participar do evento devem entrar em contato pelo telefone (12) 3625-4149.
Currículo resumido - Toshihisa Kawai
Cirurgião-Dentista graduado na Universidade de Odontologia e Medicina de Osaka – Japão.
Pesquisador do Departamento de Imunologia, The Forsyth Institute, Harvard Dental and Medical School – Boston/USA.
Presidente da Associação Internacional de Pesquisa Biológica e Médica.
Membro da Associação Americana de Pesquisa Odontológica (AADR).
Membro do Corpo editorial da revista Oral Microbiology and Immunology.
Possui publicações nas principais revistas da área médica e odontológica. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

2ª Edição do "Caraguá A Gosto" é aberta oficialmente no município
O "Caraguá A Gosto", maior evento gastronômico do Litoral Norte, teve sua abertura oficial na última quinta-feira, no Teatro Mario Covas. Na ocasião, o público presente pôde conhecer um pouco dos participantes da edição 2007.

Caraguatatuba - Pelo segundo ano consecutivo o município de Caraguatatuba será palco para o maior evento gastronômico do Litoral Norte. Trata-se do "Caraguá A Gosto", um festival que promete atrair, durante a baixa temporada, turistas de todas as regiões para saborear o melhor da culinária caiçara. Ele é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae-SP, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Bohemia e Village Parahybuna Empreendimentos (Costa Nova Massaguaçu).
Na edição de 2007, que teve sua abertura oficial no último dia 26, no Teatro Mário Covas, participam 20 estabelecimentos, entre bares, pizzarias, restaurantes e quiosques, com pratos principais e petiscos que foram elaborados especialmente para o evento e oferecem opções para todos os gostos.
Durante a cerimônia de abertura, os participantes puderam acompanhar um vídeo que apontou os resultados positivos da edição passada, em 2006, com o depoimento dos comerciantes que competiram na ocasião. Além disso, também foi apresentado ao público os concorrentes desta edição e os pratos que cada estabelecimento oferecerá.
No concurso anterior, foram eleitos o melhor prato, o melhor petisco, e o melhor atendimento ao público. A escolha foi resultado de uma votação, realizada por meio de urnas instaladas nos comércios. A partir da opinião dos clientes, foi possível apontar o vencedor da disputa, que na ocasião foi o Restaurante Golfinho Azul, com o Abadejo Recheado com Catupiry.
De acordo com a maioria dos participantes da edição passada, foi notório o aumento de clientes durante o festival. Mostra desses bons resultados é o crescimento dos comerciantes que aderiram ao "Caraguá A Gosto" este ano, onde mais quatro estabelecimentos participarão.
O secretário de turismo Ricardo Ribeiro fez uma avaliação positiva do festival. Ele comentou que no ano passado foram preenchidas pelo público 4700 cédulas durante o concurso, com participantes de 76 cidades, além de outros estados e países. "O Caraguá a Gosto foi um sucesso de público e deu retorno para os comerciantes que vêm investindo na cidade", destacou.
O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), Paulo Bijos, afirmou que o "Caraguá A Gosto" é um projeto que deu certo, considerado um sucesso. "É com alegria que vemos a participação do comércio e da sociedade nesse evento. Caraguá é vista hoje com outros olhos, que além de outras atrações, agora também encanta o turista por sua culinária", completou.
O prefeito José Pereira de Aguilar comentou que não é fácil ser comerciante numa cidade com tanta sazonalidade e que a Prefeitura deve fazer algo para auxiliar nesse aspecto. Foi com esse objetivo que surgiu o "Caraguá A Gosto", pois é um meio de colaborar com o comércio local durante a baixa temporada.
Os participantes: O público já pode ter acesso ao cardápio do concurso de 2007, por meio de uma revista exclusiva do evento, distribuída nos principais pontos da cidade. Os pratos e petiscos que concorrem nesta edição estarão disponíveis de 3 a 26 de agosto. O público poderá eleger seis categorias, que ganharão troféus, além de outros prêmios: apresentação do prato, apresentação do petisco, sabor do prato, sabor do petisco, melhor serviço e melhor ambiente.
O cliente que participar também concorrerá a prêmios. Será sorteado 1 notebook para os clientes que consumirem pratos, 1 computador entre clientes que consumirem petiscos e 20 jantares nos estabelecimentos participantes. O sorteio acontecerá no dia do encerramento do "Caraguá A Gosto", no dia 5 de setembro, no Teatro Mario Covas. Na ocasião será conhecido o melhor prato do ano.
O cardápio oficial do evento também pode ser visto na página principal da Prefeitura de Caraguatatuba: www.caraguatatuba.sp.gov.br.
Os pratos do "Caraguá A Gosto" são encontrados nos seguintes estabelecimentos: Pizza 1, Restaurante Ostra e Ouriço, Restaurante Mamalu, Pizzaria Neno, Zanfredo, Cachaçaria Água Doce, Al Badah Beach, Parodi Pizza Bar, Bar do Julinho, Quiosque Canto Bravo, Armazém, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Caiçara's Restaurante, Dago Pizzaria, Restaurante Golfinho Azul (Martim de Sá), Quiosque Guaruçá, Restaurante Golfinho (Cocanha), Ilhote Cantina e Pizzaria e Toca da Garoupa. (Fonte: PMC)

Agenda 21 promove reunião em Caraguá no próximo dia 3

Caraguatatuba - A agenda 21 de Caraguatatuba realizará a reunião mensal na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto. Na ocasião, serão definidas ações do grupo e haverá uma apresentação sobre o histórico da Agenda 21 no Litoral Norte.
A Agenda 21 de Caraguatatuba promove na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, mais uma reunião mensal. O encontro acontece na Videoteca Lúcio Braun, na Praça do Caiçara, das 15 às 17h, e será conduzido pelo engenheiro Wilson Schmidt Cardoso, que é diretor da Secretaria de Meio Ambiente e coordenador da Agenda 21.
A secretaria da reunião será feita por Juliana Carvalho e a moderação, por Alline Machado. Durante o encontro serão discutidos os assuntos definidos na última reunião, para aprovação dos presentes. A pauta também deverá ser definida pelo grupo.
Entre as 15h30 e 16h haverá uma palestra sobre o histórico do processo de construção da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo, que também abordará as questões dos materiais recicláveis no Litoral Norte.
Na seqüência serão propostas oficinas da Agenda 21, com representantes dos bairros divididos por região, como por exemplo, pelos PSFs (Programas de Saúde da Família). A reunião também servirá para sistematizar propostas da Agenda 21 e divulgar ações que estão sendo realizadas. O encontro é aberto a todos os interessados. (Fonte: PMC)

Roselaine traz mais um ouro para Caraguá

Caraguatatuba - A maratonista de Caraguá, Roselaine de Souza Silva, trouxe mais uma medalha de ouro para o município. A atleta esteve no domingo, dia 29, em São Caetano do Sul, onde participou da Corrida de Aniversário dos 130 anos da cidade.
A competidora conquistou o primeiro lugar na categoria 25/29 anos e ficou em 7º lugar no ranking geral. O percurso tinha 10 quilômetros e a prova contou com a participação de cerca de mil atletas.
Segundo Rose, como é conhecida, a maratona contou com as melhores atletas de todo o estado. "Esta foi uma prova muito difícil, pois contou com as melhores maratonistas, porém consegui vencer na minha categoria e ainda conclui o percurso em 36'24", com esse tempo posso competir na categoria Elite, que exige que o atleta tenha um tempo inferior a 37', concluiu Rose. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá conquistam medalhas no Mundial de Jiu Jitsu

Caraguatatuba - Atletas de Caraguatatuba estiveram presentes no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu e trouxeram bons resultados para o município. Com quatro medalhas de bronze e uma de prata os competidores comemoram o bom desempenho na competição, que reuniu os melhores atletas do mundo da modalidade. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Os atletas de Caraguá contaram com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Com a participação de cerca de dois mil atletas de diversos países, os atletas caraguatatubenses não se intimidaram com a participação dos competidores do exterior e conseguiram um lugar no pódio.
Na categoria faixa marrom, o atleta Juliano Mamute ficou com o bronze; na Pesadíssimo, Miguel Victor garantiu o 3º lugar do pódio. Na faixa Azul, Marcos Guerreiro também foi o 3º melhor do mundo e Rafael Gomes, que também disputou a categoria Pesadíssimo, ficou em 6ª lugar.
Na disputa do mundial, as mulheres também tiveram destaques e Caraguá teve duas representantes, que buscaram uma boa colocação na briga, por um lugar ao pódio. A atleta Marcele Souza é a segunda melhor atleta de Jiu Jitsu do mundo, seguida pela sua companheira de equipe Josiane Fernandes, que ficou com a 3ª colocação.
A equipe de Caraguatatuba treinou forte durante três meses para a competição e fez intercâmbio com os atletas de Ilhabela, que também competiram no mundial. "Durante a preparação para o mundial treinamos todos os dias da semana, durante três horas por dia. Fora de preparação geralmente treinamos de segunda a sexta-feira, durante duas horas. Para o mundial tivemos o apoio do Mestre Rezende da equipe Previ, que nos deu todo o apoio necessário para nos preparar e enfrentar os melhores atletas do mundo da modalidade", disse o atleta Rafael Gomes.
O atleta de Jiu Jitsu Juliano Mamute desenvolve um trabalho social com crianças de Caraguatatuba e Ilhabela. Em Caraguá cerca de 20 crianças recebem aulas de Jiu Jitsu totalmente gratuitas. Para que as crianças, de todos os bairros do município, possam participar das aulas é necessário quem tenham bom comportamento e boas notas na escola.
Para participar das aulas, os interessados têm que comparecer no Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais), que fica na Avenida União das Américas, 380, Jardim Aruan, das 19h30 às 21h30. Informações sobre as inscrições também podem ser obtidas no local. (Fonte: PMC)

Rosa de Cabriuna é selecionada para festival de teatro de Santa Bárbara dOeste
É a primeira vez que o grupo de Caraguá participa de uma seleção para Festival. O diretor Adbaílson Cuba concorre no festival de teatro de Santa Bárbara dOeste com dois trabalhos, sendo um da cidade e outro de Pindamonhangaba

Caraguatatuba - O espetáculo teatral "Rosa de Cabriuna", da Cia Teatro de Areia/FUNDACC, com texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Adbaílson Cuba é um dos selecionados para a 4ª edição do Prêmio Manoel Lyra, um festival de teatro realizado pela cidade de Santa Bárbara dOeste, no interior de São Paulo.
Segundo o diretor da peça e coordenador de teatro da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Adbaílson Cuba, esta é a primeira vez que o grupo participa de uma mostra competitiva. "Nosso trabalho amadureceu. Já faz quase um ano que estreamos e pudemos apresentar o espetáculo em cidades como São José dos Campos, e mais recentemente em Paraibuna. Acredito que chegou a hora de colocarmos esse trabalho em avaliação, para nos prepararmos para a fase regional do Mapa Cultural", explicou o diretor, que participa da mostra com mais um trabalho de teatro, além da Rosa, na categoria Teatro de Rua, com a Cia Controvérsias, de Pindamonhangaba: Num meio dia de fim de Primavera.
A Rosa de Cabriuna, que tem um elenco formado por 22 atores, será a atração do próximo sábado, 11 de outubro, às 20h, no Festival de Teatro de Santa Bárbara dOeste. No dia 25 de agosto, o grupo viaja novamente, desta vez a Pindamonhangaba, para encerrar o Festival Estudantil de Teatro, de Pindamonhangaba, também com a peça Rosa de Cabriuna. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Mar agitado não impede travessia entre São Sebastião e Ilhabela

Ilhabela - O mar continua agitado no Litoral Norte. Mesmo assim, a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela não foi interrompida.
De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), das cinco embarcações que operam entre as cidades, quatro fazem o transporte marítimo, pois não há grande movimento.
Segundo a Capitania dos Portos, a previsão para amanhã é de mar aberto com ondas de dois a três metros e possibilidade de ressaca e ventos de leste a nordeste de cinco a 15 nós.
Durante o fim de semana, um ciclone deixou o mar agitado e provocou estragos em Caraguatatuba. (Fonte: VNews)

Recesso legislativo termina hoje

Ilhabela - Desde o dia 1º deste mês, a Câmara Municipal de Ilhabela esteve em recesso, conforme determinou a Portaria nº 017/2007 assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PPS).
Durante o período não aconteceram sessões ordinárias, extraordinárias e nem a apresentação de matérias por parte dos vereadores. No mês de julho, o horário de expediente da Casa também foi reduzido e a Câmara ficou aberta das 9 às 15 horas diariamente.
O recesso legislativo termina hoje (31/07) e a partir da próxima quarta-feira (01/08), o expediente volta ao horário normal: das 9 às 18 horas. A primeira sessão ordinária do segundo semestre está prevista para o dia 6 de agosto (segunda-feira), às 18 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura inicia instalação de sistema “Tagarela” em câmeras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Informática da Secretaria de Governo (Segov), iniciou nesta segunda-feira (30/7) a instalação de alto-falante junto às câmeras de monitoramento. O sistema, batizado de “Câmera Tagarela”, permite uma interação junto a pedestre e motoristas, e até evitar alguns tipos de crime.
Os técnicos da empresa Erione Technologie, de São José dos Campos, já colocaram o amplificador na câmera que fica em frente à Padaria Elite, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, na região central, e principal via de acesso aos bairros e bancos. De acordo o supervisor técnico da empresa, Cleber Aurélio Ganâncio, o alcance do alto-falante é de cerca de 100 metros, ou uma quadra, conforme as condições do vento. “Vamos testar o equipamento com ruídos de veículos leves e pesados para verificar o melhor nível de alcance”.
Além da avenida, um outro sistema será instalado junto à câmera que fica em frente ao prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia, palco de grande concentração de público em dias de grandes eventos e freqüentadores dos parques infantil e da longevidade, além da pista de skate e complexo esportivo com quadras de tênis, futebol de areia e poliesportiva.
De acordo com o diretor do Departamento de Informática, Márcio Jorge, quando todo o sistema estiver em funcionamento, um operador vai chamar a atenção do infrator por meio de mensagens educativas, como, por exemplo, usar a faixa de pedestre para atravessar a rua, utilizar o cinto de segurança, não jogar lixo na rua, entre outras. “Também será uma forma de chamar a atenção no caso de um possível furto”, explica Jorge.
Ainda conforme ele, todo o sistema deve entrar em operação a partir desta quarta-feira (1º/8). De início serão duas câmeras, mas conforme Márcio Jorge, todos os 20 equipamentos instalados na cidade estão prontos para receber os alto-falantes, se houver necessidade, assim como as próximas 10 que serão colocadas nas entradas dos bairros que vão da Praia Deserta ao Canto do Mar, na divisa com a cidade de Caraguatatuba. (Fonte: PMSS)

Sectur divulga classificados no processo seletivo do Oficina Escola

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), divulgou nesta segunda-feira (30/7), no jornal local e no site oficial www.saosebastiao.sp.gov.br , a classificação final do processo seletivo da Fundação Municipal Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico de São Sebastião.
Dos 56 inscritos, 49 fizeram a prova na EM Henrique Botelho, na semana passada. Segundo a Sectur, serão convocadas 20 pessoas para o curso de profissionalização em construção civil com enfoque na restauração e revitalização de patrimônios de valor histórico e cultural. Para implantar o projeto, a Prefeitura de São Sebastião foi buscar uma parceria com o governo da Paraíba, que desenvolve programa semelhante no Nordeste e que é referência nacional, segundo indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Os classificados terão direito a uma bolsa auxílio no valor de R$ 385 e terão de cumprir uma carga horária de 8h/dia. O projeto piloto com os jovens selecionados será feito na sede do antigo Fórum de São Sebastião. O local foi cedido a Prefeitura de São Sebastião e será transformado na nova Biblioteca e Videoteca Municipal.
Os classificados devem aguardar o edital de convocação que será publicado ainda neste mês pela Prefeitura. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620 e no site www.saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

Alunos retornam às aulas

São Sebastião - As escolas municipais de São Sebastião retornaram nesta segunda-feira (30/7) às aulas em suas unidades. Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), mais de 16 mil alunos voltaram à sala de aula, incluindo Educação Infantil, Fundamental, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Seduc, cada escola organizou, dentro de sua realidade, atividades especiais de recepção aos alunos.
“Todos os alunos e pais são bem-vindos em nossas escolas. Queremos proporcionar um mundo de conhecimento e aprendizagem. A população já sente as diferenças para melhor na gestão de nossas escolas”, disse a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
Na Emei Chapeuzinho Vermelho, localizada no bairro de São Francisco, mais importante do que preparar uma recepção especial aos alunos, é atender e utilizar o lado afetivo para receber as crianças com muita alegria. “Demos pirulitos aos nossos alunos, como forma de proporcionar um retorno bem doce”, disse a diretora da unidade, Ana Paula Bertini. (Fonte: PMSS)

Sebastianense fica em 10º na Copa São Paulo de Downhill

São Sebastião - O sebastianense Felipe da Silva Moraes, 18 anos, participou neste domingo (29/7) no Kona Bike Park, na Estância Balneária de São Roque (SP), da 3ª etapa da Copa São Paulo de Downhill. Ele competiu com mais de 150 ciclistas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais e conseguiu um bom resultado para continuar na briga pelo título.
Em um percurso de 1.200 metros, o atleta da categoria junior teve uma boa largada, passando bem pelas fortes curvas, trechos de saltos duplos e “rockgardens”, longos trechos de pedras, que possibilitou que ele ficasse nas primeiras colocações. Uma queda no meio da prova, fez com que Felipe perdesse posições e obrigou com que desse um ritmo maior de corrida ao competidor, que acabou conseguindo ficar na 10ª colocação.
“Eu estava bem concentrado para a prova, realizei uma boa largada, mas um imprevisto prejudicou meu desempenho. Mas estou contente pelo resultado, pois ainda tenho chances dentro da competição”, disse Felipe.
Ele acrescentou ainda que está confiante para a próxima etapa da Copa São Paulo, que acontece nos dias 8 e 9 de setembro, em Bragança Paulista. “Espero que possa corrigir os erros e controlar um pouco a pressão, que sempre existe em uma etapa e que tudo ocorra bem para conseguir uma boa colocação”. (Fonte: PMSS)

Notícias da Polícia Militar

São Sebastião - Na tarde do dia 28 de julho, às 13h05min, Policiais Militares de São Sebastião, realizavam patrulhamento pela Rua Bolívia, no bairro Enseada, quando depararam com o infrator da lei E. S., de 33 anos em atitude suspeita ao ser abordado e feita pesquisa do antecedente criminal foi constatado procurado da justiça pelo crime de Furto. Foi encaminhado ao Distrito Policial ficando recolhido à Cadeia Pública.
Procurado - No dia 29 de julho, às 12h25min, os Policiais Militares de São Sebastião, foram acionados para atendimento de perturbação de sossego, na Av. Itatinga, 20, no bairro Itatinga depararam com vários infratores da lei. Após abordagem e pesquisa dos antecedentes criminais, foi constatado que um dos infratores da lei era procurado da justiça pelo crime de Roubo. Dada voz de prisão ao infrator da lei H. C. S., de 25 anos, que foi conduzido ao Distrito Policial onde ficou recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Ubatuba realiza o 3º Festival Gastronômico e Cultural da cidade
A terceira edição traz o melhor da gastronomia de Ubatuba

Ubatuba - Dos dias 06 à 27 de agosto, será uma verdadeira delícia visitar a cidade de ubatuba.
O município que está localizado no litoral norte paulista, já é um destino turístico muito conhecido por sua extrema beleza. São mais de 80 praias, sendo algumas desertas, ilhas, cachoeiras, hotéis, pousadas e excelentes restaurantes.
A novidade agora é que além de ser um paraíso turístico, ubatuba também se tornará um paraíso gastronômico.
Entre os dias 06 e 27 de agosto, acontece na cidade o 3o Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba, onde os restaurantes irão oferecer receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos.
O evento alia oficinas gastronômicas, palestras, intervenções culturais, degustações e muitas outras atividades de entretenimento.
O Festival trata da união dos principais empresários da gastronomia da cidade que promovem uma série de ações culturais e promocionais para fomentar o turismo local.
Alfredo Luiz Filho que é proprietário do restaurante Senzala, diretor da Associação Comercial de Ubatuba e vice-presidente da Associação de Restaurantes de Ubatuba, diz que o festival é de grande importância para promover a gastronomia do município, pois além de fortalecer o mercado, impulsiona o turismo local. Alfredo acrescentou que Ubatuba já é por vocação uma cidade turística e que agora vão lutar para que o festival passe a fazer parte do calendário da cidade.
Durante todo o festival, Walter Mancini do famoso restaurante Famíglia Mancini, uma equipe de docentes do Centro Universitário SENAC de Campos do Jordão e colaboradores da ABRASEL- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ministrarão palestras durante todo o evento.
Com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura e universidades da região, o Festival vem trazendo um público fiel, com alto poder de compra e formador de opinião para a cidade.
Nestes eventos, a AREUBA - Associação de Restaurantes de Ubatuba vem criando melhorias e benefícios aos estabelecimentos associados, qualificando e capacitando a mão-de-obra, fidelizando clientes, promovendo os próprios restaurantes, marcas participantes e estreitando o relacionamento com os fornecedores.
Ubatuba é uma cidade que vale e muito a pena você visitar.
E o terceiro festival gastronômico tem tudo para ser o melhor já realizado na cidade.
Não perca essa oportunidade tão saborosa! Venha ver, experimentar e se deliciar. (Fonte: ACIU)

Prefeitura obtém licença prévia para transbordo do lixo
Após a obtenção da licença de instalação, será aberto um processo licitatório para a execução da obra que deverá custar em torno de R$ 180 mil

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba conseguiu, no final do mês de junho, uma licença prévia para a construção da infra-estrutura que permitirá realizar o transbordo do lixo produzido no município para um aterro de outra região. O aterro de Ubatuba não comporta mais o depósito diário de lixo do município e a prefeitura vem aguardando o licenciamento para o transbordo desde 2005. O próximo passo será a obtenção da licença de instalação dessa infra-estrutura, que compreende um barracão, uma área de manobras e uma plataforma para o “embarque” do lixo que será levado embora do município.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que, desde que assumiu, tem tomado todas as providências técnicas necessárias para a solução desse problema, que foi herdado de outras gestões. “Infelizmente, quando se fala em questões ambientais, os prazos não correspondem com a urgência do problema. A exportação do nosso lixo é uma situação transitória e emergencial. Estamos buscando novas soluções que reduzam os custos do lixo à nossa população.”
Um longo processo - O processo burocrático para a efetivação do transbordo é lento. Após a obtenção da licença de instalação, será aberto um processo licitatório para a execução da obra que deverá custar em torno de R$ 180 mil, um investimento que já está previsto no plano plurianual do município. Depois que a obra estiver pronta, o transbordo ainda dependerá de uma licença de funcionamento, concedida pela Cetesb. Só então será aberto um processo de licitação, para contratar a empresa que levará o lixo, que deverá ser depositado em um aterro no Vale do Paraíba, com condições técnicas e ambientais comprovadas.
A solução mais viável - O secretário de Obras, João Paulo Rolim, explica que o processo licenciatório para o transbordo do lixo teve início em 2005. “Quando a atual administração assumiu, o aterro já estava no limite de sua vida útil. Então, em fevereiro de 2005, um grupo técnico foi contratado para avaliar a situação do aterro e os procedimentos a serem tomados. O laudo confirmou que ele teria que ser fechado e a solução técnica mais viável seria o transbordo.”
Ainda segundo João Paulo, outras soluções foram estudadas, como o licenciamento de uma outra área, ou a criação de um aterro regional, mas devido à urgência da situação e à demora para o licenciamento de uma possível área junto aos órgãos ambientais, o transbordo passou a ser a única opção. “Para se ter uma idéia, o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) o licenciamento do transbordo foi protocolado junto à Cetesb em 2006 e nós só obtivemos a licença prévia agora. Se fosse uma nova área no município, o tempo para licenciá-la seria maior do que a vida útil do nosso aterro. A hipótese do aterro regional ainda está sendo estudada, mas, infelizmente, não podemos esperar.”
Conscientização urgente - Ubatuba produz uma média de 2 mil toneladas de lixo ao mês. A falta de espaço para dispor o lixo não é um problema só de Ubatuba. Em todo o mundo, discutem-se formas e alternativas para a eliminação dos resíduos gerados pelo ser humano. Por esta razão, a reciclagem de materiais tem sido amplamente difundida, mas ainda muito pouco praticada, principalmente no Brasil.
Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, a coleta seletiva já vem acontecendo em Ubatuba, apesar da tímida adesão dos munícipes. “Agora, com o transbordo, a cidade vai ter que realizar um amplo e constante programa de reciclagem. A comunidade precisa adquirir o hábito de separar o lixo, porque não faz sentido pagar para mandar embora, enquanto poderíamos estar recebendo pela venda desse material.”
Procedimentos em relação ao aterro - Com a desativação do aterro de Ubatuba, a prefeitura terá procedimentos ambientais a cumprir. Uma das maiores preocupações é o tratamento do chorume, que é um líquido escuro gerado pela decomposição do lixo orgânico. Esse líquido carrega uma grande carga de poluentes, que contaminam o solo e o lençol freático e continua sendo produzido por anos após a desativação do aterro. É de responsabilidade da prefeitura também a recomposição vegetal em torno da área do aterro.
A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) já executou a parte civil da Estação de Tratamento de Chorume. A segunda etapa, que trata da captação do chorume em toda área do aterro e condução para estação de tratamento está em processo de licitação. Quando estiver em funcionamento, a Sabesp realizará uma análise do produto final tratado, para saber se ele está apto a ser encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Ipiranguinha. (Fonte: PMU)

Mais de R$ 1 milhão é repassado à população em forma de medicamentos
A intenção é que neste ano a prefeitura ainda invista mais de R$ 500 mil na compra de medicamentos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, juntamente com os governos estadual e federal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribuíram à população, no ano passado, mais de R$ 1 milhão em medicamentos, sendo mais de 8 milhões de unidades de medicamentos entre frascos, comprimidos, bisnagas, etc. Deste montante, mais de R$ 450 mil são referentes a medicamentos do programa Dose Certa, que atende a maioria da população.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2007 são esperados investimentos, com recurso da Prefeitura de Ubatuba, em mais de R$ 500 mil para compra de medicamentos, além dos investimentos dos governos estadual e federal. Estão sendo realizadas concorrências públicas para aquisição de medicamentos, na modalidade de pregões, com o intuito de conseguir menores preços e consequentemente, com essa economia, comprar mais medicamentos para a população.
Estrutura - Ubatuba conta com vinte Unidades de Saúde da Família, uma Unidade do Programa de Saúde Mental, um Centro de Especialidades, do qual fazem parte os Programas de Epidemiologia (entre eles o Programa de DST/AIDS) e um Centro de Assistência Farmacêutica, que além de planejar, controlar e distribuir os medicamentos às Unidades pertencentes ao município, é responsável pelo Programa de Medicamentos Excepcionais, também conhecido como Programa de Alto Custo. Todas as unidades contam com distribuição gratuita de medicamentos.
Farmacêuticos - Atualmente, Ubatuba conta com seis farmacêuticos na Rede Municipal de Saúde. São três farmacêuticos responsáveis pelos Programas de Saúde Mental, Epidemiologias-DST/AIDS e Alto Custo, uma farmacêutica na Unidade Mista da Maranduba, uma farmacêutica na Unidade Mista do Ipiranguinha e outra, que supervisiona as Unidades do Programa de Saúde da Família.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maurício Oliveira Silva, estes profissionais empenham-se em garantir a Assistência Farmacêutica à população, orientando-os corretamente quanto ao uso racional dos medicamentos, posologia correta, interações medicamentosas, efeitos colaterais, entre outros.
Aumento no atendimento - Em 2001, treze pacientes eram atendidos pelo programa de Alto Custo, que hoje atende quase 300 pessoas, nas mais diversas patologias. Alguns dos medicamentos utilizados pelos pacientes têm custo mensal que ultrapassa R$ 2 mil reais/paciente. "Graças ao esforço da Secretaria de Saúde em habilitar o município para gerenciar este programa, os pacientes ficam assistidos. Sem o programa, muitos possivelmente não teriam condições financeiras para arcar com as despesas do tratamento", explica Maurício Oliveira Silva.
Outra conquista foi o cadastramento no Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que oferece Sulfato Ferroso em comprimidos e xarope e comprimidos de ácido fólico, para garantir o perfeito acompanhamento às gestantes e às crianças. As crianças são acompanhadas até os dois anos de idade e as mães, após o parto, pelo período necessário. Além disto, ainda há o Planejamento Familiar, que distribui anticoncepcionais injetáveis, orais, de barreira (D.I.U., preservativos).
Hipertensão e Diabetes - Os pacientes do Programa de Hipertensão e Diabetes são atendidos mensalmente e recebem gratuitamente os medicamentos do programa, que são: Captopril 25mg, Propranolol 40mg, Digoxina 0,25mg, Hidroclorotiazida 25mg, Metildopa 250mg, Glibenclamida 5mg, Clorpropamida 250mg, Metformina 850mg e Insulina Humana. Além dos medicamentos, os pacientes recebem também os Insumos integrantes do Programa, que são as seringas, glicosímetro (aparelho), fitas reagentes para teste de glicemia, lancetas e o lancetador, para que possam realizar o teste em casa e fazer o controle da glicemia.
A Secretaria de Saúde, preocupando-se ainda em facilitar as informações aos pacientes que utilizam seus serviços, disponibilizou a lista dos medicamentos disponíveis na Assistência Farmacêutica, no site oficial da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br). (Fonte: PMU)

Governo Federal acata reivindicação do setor pesqueiro ubatubense
Agora, os pescadores de camarão sete barbas que possuam embarcações com o tamanho de até nove metros e possam comprovar a atividade entre 2005 e 2006 podem ser licenciados

Ubatuba - O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente/Ibama acatou uma das reivindicações que foram entregues pessoalmente ao Ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. O documento foi encaminhado por uma comitiva ubatubense, composta por pescadores e associações, além do prefeito Eduardo Cesar e a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli. Um ano depois, saiu a decisão favorável à regulamentação da pesca artesanal do camarão sete barbas.
Agora, os pescadores destes crustáceos que possuam embarcações com o tamanho de até nove metros e possam comprovar a atividade entre 2005 e 2006 podem ser licenciados. A lei vale para as regiões Sudeste e Sul, que compreendem parte da Bahia até o Chuí.
Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, essa é uma grande oportunidade para que os pescadores regularizem sua situação. “Muitos produtores chegaram a ser presos por não estarem enquadrados na lei, apesar de já exercerem a atividade há muitos anos. A união do setor foi fundamental para essa conquista e para as próximas que certamente virão”, ressaltou.
Os interessados em saber mais informações sobre a Instrução Normativa 164 podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento ou a Colônia Z-10.
Esforço da prefeitura - De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, apesar de não ser da competência do município mudar uma lei federal, a prefeitura se dispôs a estar junto com as entidades, referendando a solicitação do setor produtivo pesqueiro, ajudando no que for possível. “A prefeitura entende a importância da pesca como uma das principais atividades econômicas. Estamos muito preocupados com as questões que envolvem a atividade pesqueira em nosso município e por isso não temos poupado esforços para viabilizar a alteração na legislação federal, adequando-a a realidade e às necessidades de Ubatuba”.
Outras reivindicações - A regulamentação da pesca do camarão sete barbas representa a primeira das reivindicações que foi atendida pelo governo. No documento encaminhado ao Ministro Altemir Gregolin, figuram também solicitações de mudanças na legislação referentes à época do defeso do camarão, pesca de tainha e parati e sementes de mexilhões. As mudanças são requisitadas porque a legislação atual contém itens que não são aplicáveis à realidade local.
O IBAMA se comprometeu a encaminhar o documento às instâncias competentes. (Fonte: PMU)

Notícias da Polícia Militar

Ubatuba - Na noite do dia 27 de julho, às 22h00min, Policiais Militares de Ubatuba receberam informações sobre roubo em residência na Rua Castro Alves, 888, no bairro Itaguá. Ao se deslocarem até o local, depararam com dois adolescentes infratores da lei que ao perceber a presença dos Policiais Militares empreenderam fuga, sendo detidos. Ao serem abordados e feita busca pessoal foi encontrado em poder do adolescente infrator W. J. S., de 17 anos o celular da vítima e com o adolescente infrator J. O. L., de 17 anos foi localizado a carteira da vítima e um revólver calibre 32 com numeração raspada, com 05 munições picotadas. Conduzidos ao Distrito Policial onde ficaram recolhidos à Cadeia Pública.
Furto - No dia 29 de julho, às 20h30min, Policiais Militares de Ubatuba, receberam informações de que um infrator da lei teria cometido furto na Rua Condessa de Vimieiro, no Centro. Ao se deslocarem até o local, depararam com o infrator da lei L. G. D., de 30 anos que foi abordado e feita busca pessoal foi localizado o rádio da vítima A. S. F. Conduzido ao Distrito Policial, o infrator da lei foi autuado em flagrante delito pelo crime de Furto. Ao pesquisar o antecedente criminal foi constatado que o infrator da lei já tinha várias passagens pelo crime de Furto e era procurado da justiça pelo mesmo crime.
Procurado - No dia 27 de julho, às 12h05min, Policiais Militares de Ubatuba, realizavam patrulhamento pela Rua Projetada no bairro Horto, quando depararam com o infrator da lei H. A., de 24 anos em atitude suspeita. Ao ser abordado e feita pesquisa do antecedente criminal, foi constatado procurado da justiça pelo crime de Furto. O infrator da lei foi conduzido ao Distrito Policial e recolhido à Cadeia Pública. (Fonte: 20BPM)

Eixos temáticos para propostas à "V Conferência Municipal de Saúde"
V Conferência Municipal de Saúde - 05 de Agosto de 2007 - 08h às 18h
Salão da Igreja São Francisco - Ubatuba/SP


Eixo I: desafios para efetivação do direito humano à saúde no Século XXI - Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento - o objetivo é avaliar a situação da saúde no País, levando em conta os problemas prioritários, as possíveis causas e também as formas de enfrentamento, nos municípios, estados e Distrito Federal, tendo como perspectiva a atuação intersetorial;

Eixo II: Políticas Públicas parra a Saúde e ]Qualidade de Vidas - o SUS na Seguridade Social - tem como meta a defesa do Sistema Único de Saúde como Política de Estado e a afirmação da atenção à saúde como um direito de seguridade social. Outro aspecto importante será a avaliação do processo de consolidação do SUS, considerando seus princípios constitucionais e também as proposições do novo Pacto pela Saúde;

Eixo III : A participação da Sociedade na Efetivação do Direito à Saúde - busca refletir a construção de caminhos para a integração das diversas instâncias de controle social e a formulação de propostas para reorganizar e aprimorar os conselhos e conferências de saúde.
AS DIRETRIZES APROVADAS

Dentro dessa proposta dos eixos I, II e III, enviamos as propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Saúde, solicitando colaboração de classificação das propostas dentro dos eixos temáticos, bem como de novas propostas, também dentro dos eixos I, II e III da V conferência municipal de saúde
O Envio será em quatro blocos, diários, para que as colaborações possam vir até Sábado, 04 de Agosto, e inseridas nas discussões que ocorrerão, na medida em que sejam pertinentes nos seus objetivos.

Os eixos temáticos escolhidos pelo Comus Ubatuba para a IV CMS foram os seguintes:
" URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
" SAÚDE BUCAL
" INTEGRALIDADE E ACESSO
" ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
" PROTEÇÃO E PROMOÇÃO
" EDUCAÇÃO PERMANENTE
" INTERSETORIALIDADE
" FINANCIAMENTO EM SAÚDE
" PARTICIPAÇÃO E SOCIAL

Embora algumas das diretrizes possam ser entendidas como pertencentes a mais de um eixo pelo seu conteúdo, a opção de agrupá-las desta maneira tem como objetivo a simples organização sem o preciosismo de esgotar esta discussão.
Assim, enviamos hoje para apreciação as diretrizes aprovadas para os temas de "urgência e Emergência" e "Saúde Bucal". Os que decidirem colaborar, pedimos que em primeiro lugar classifiquem as diretrizes abaixo nos três eixos anteriormente descritos, e que em seguida, ainda dentro do tema dos eixos I, II e III, façam suas propostas e sugestões.

1. Urgência e emergência
" Implantar pronto atendimento (PA) na regional norte, e na região do pereque mirim.
" Equipar adequadamente todos os PA para função a que se destinam.
" Implantar serviços de ambulância de urgência / emergência nos PA com transporte seguro.
" Aquisição de ambulâncias adequadas, para atender inclusive pacientes com transtorno mental, nas unidades: PA Ipiranguinha, PA Centro e 02 para serviço de transportes: (transferência para outros municípios, alta hospitalar e encaminhamento para referência).
" Criação de central para o atendimento das solicitações de ambulância com profissional de saúde habilitado para a avaliação e liberação do serviço, bem como, a conscientização dos munícipes para o correto uso do serviço; educação dos motoristas; a conservação e ampliação da frota.
" Implantação de protocolo para uso de ambulância UTI e as de urgência.
" Priorizar implantação do SAMU (serviço de atendimento médico de urgência).
" Criação de um pronto atendimento odontológico de urgência/emergência com plantão diariamente de 24 horas na região central.

2. Saúde bucal
" Implementação de novas equipes de saúde bucal, modalidade tipo II, no Programa Saúde da Família de Ubatuba, com o objetivo de equiparar a proporção entre equipes de saúde bucal e equipes de saúde da família (1:1), de acordo com critérios técnicos e epidemiológicos, na seguinte ordem:
- Poruba e Região Norte;
- Perequê-Açu/Taquaral;
- Sertão da Quina/Araribá/Rio da Prata e Tabatinga;
- Estufa I e II/Sesmarias;
- Rio Escuro/Fortaleza/Praia Dura/Corcovado;
- Perequê-Mirim/Lázaro/Saco da Ribeira;
- Centro e Região; Itaguá; Ipiranguinha.
" Contratação de Profissionais de Odontologia para integrar as equipes do P.S.F. com financiamento de verba federal, estadual e municipal, bem como garantir materiais de consumo.
" Transformar as equipes de saúde bucal dos bairros do Ipiranguinha, Maranduba, Perequê-Açu e Poruba de modalidade tipo I para modalidade tipo II, incluindo a figura do Técnico em Higiene Dental (THD).
" Implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com todas as especialidades previstas no CEO.
" Instalar um Laboratório Regional de Prótese Dentária para atender às demandas de reabilitação oral existentes no município.
" Garantir a realização de campanhas educativas em prol da saúde bucal, tais como a Semana da Saúde Bucal, etc., com o objetivo de promover a facilitação da informação relativa aos cuidados com a saúde bucal, visando a incorporação de hábitos saudáveis.
" Celebrar convênios e parcerias com entidades públicas, filantrópicas e privadas sem fins lucrativos para desenvolver programas relacionados à prevenção e educação em saúde bucal.
Amanhã disponibilizaremos mais propostas para avaliação, classificação e inserção de novas propostas. Nossos agradecimentos antecipados a todos os cidadãos colaboradores.


Maurício Moromizato
Presidente do COMUS e Presidente da V Conferência Municipal de Saúde de Ubatuba
mauriciomoromizato@uol.com.br


CINEMA - SEMANA DE 27/07 A 02/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 15:00 hs -18:00 hs.
"13 HOMENS E UM NOVO SEGREDO"
C/ George Clooney, Brad Pitt, Andy Garcia,Al Pacino.
Às 21:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843(012)
Apenas nos dias 27, 28 e 29/07, pois a partir do dia 30 , o Cine Passeio encerrará suas atividades.
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!
Às 17:00 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Desclassificação da equipe cat de hobie 16, Bruno Reis e Baby

Profundamente indignado e acredito que também este seja o sentimento de todo o povo de Ilhabela, pela desclassificação injusta dos nossos atletas, Baby e Bruno, na competição de vela do Pan-Americano, quero tornar público este desabafo e dizer diretamente à eles que como representantes do Brasil não só elevaram o nome de Ilhabela como também nos encheram de orgulho. Fizeram bonito e foram desclassificados por pura injustiça de alguns juízes e falta de espírito desportivo dos adversários no momento em que já estavam com o ouro nas mãos.
Eu sei que para eles vencer este campeonato seria o resultado mais expressivo de suas carreiras, infelizmente não foi possível por uma injustiça muito grande, alheia a capacidade que tão bem demonstraram ter neste esporte que escolheram para se dedicarem, e que tantos planos fizeram.
Li uma matéria em um site, que Baby anunciou que irá abandonar a classe Hobie Cat 16, e em outra matéria a história do Bruno, relembrando que é uma das histórias mais surpreendentes da equipe brasileira de vela. Peço a Deus que devolva à eles o ânimo perdido, que não se deixem levar por uma injustiça, e que este malfadado resultado não venha fazer parte do destino de uma dupla de atletas, tão bem preparada para as futuras disputas, como por exemplo no Campeonato Mundial da classe Hoby Cat 16, no próximo mês de outubro.
Para nós vocês são ouro.
Parabéns jovens atletas de Ilhabela!
Bons ventos!

Manoel Marcos de Jesus Ferreira
Prefeito de Ilhabela

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa  © Emilio Campi

Ponta Grossa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor