Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 01 de Agosto de 2007 - Nº 1823 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Ciclone provoca estragos no litoral
Região registra menores temperaturas do ano
Agenda 21 do Litoral Norte distribui cartilhas às Secretarias de Educação
UNIMÓDULO tem Campeão Mundial de Jiu-Jitsu


Caraguatatuba
Caraguá terá pente-fino em contas
Prefeitura busca verba para obras
1º Campeonato de Skate do Massaguaçu reúne cerca de 20 atletas e arrecada alimentos para o Fundo Social de Caraguá
Ciclistas de Caraguá conquistam medalhas na Baixada Santista
Associação de Moradores do Morro do Algodão forma turma de manicures
Caraguá emprega mais professores de 1ª a 4ª para a volta às aulas

Ilhabela
Hoteleiros discutem turismo receptivo durante encontro na cidade
“Bikers da Colina” vencem 3ª etapa do Desafio Bike Park – DH 2007
Emenda à LDO 2008 propõe reformulação da Secretaria de Meio Ambiente
Obras, Assuntos Jurídicos e Fundaci
Campanha do Agasalho 2007


São Sebastião
São Sebastião tem 5º melhor porto do país
Relógio digital começa a funcionar em São Sebastião
Sectur continua com inscrições para Mapa Cultural Paulista
Creches e Emei’s de São Sebastião recebem parques infantis
Jaraguá recebe “Mutirão da Cidadania” nesta quarta-feira
Governador confirma investimentos para São Sebastião
Prefeitura abre inscrições para entidades participarem da 3ª Conferência Municipal Cidade de São Sebastião
Barra do Una propõe implantação de lixeiras residenciais fechadas
Prefeitura e ALnorte promovem workshop para DJ neste mês
Defesa Civil realiza monitoramento em áreas invadidas pelo mar em Maresias
Surfistas de São Sebastião fazem boas apresentações no Okdok Paulista de Surf
Alunos voltam a discutir DST/AIDS nesta quarta-feira
Pobreza é um dos maiores problemas ambientais de São Sebastião

Ubatuba
Prefeitura a parcela débitos municipais
Prefeito leva boa notícia e esclarece dúvidas no Sertão da Quina
Prefeitura abre vagas para barracas na Feira Livre
Prefeitura no Bairro lotou escola do bairro Marafunda
Encerrada mais uma edição de sucesso do tradicional Festival do Camarão da Almada
Pescador pode perder verba da construção do estaleiro
Dois menores são presos por roubo no Itaguá


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ciclone provoca estragos no litoral
Ondas de 5 metros de altura derruba quiosques, alaga 100 casas e causa queda de muros em Caraguá e S. Sebastião

Litoral Norte - O ciclone extratropical que atingiu na tarde de anteontem as cidades o Litoral Norte derrubou quiosques nas praias, deixou cerca de 100 casas alagadas e causou a queda de muros.
Em Caraguá, a mais prejudicada com o mar agitado, o ciclone provocou ondas de até cinco metros de altura e arrastou a areia para a rodovia Rio-Santos, na altura da praia Massaguaçu, na costa norte.
Na tarde de ontem, equipes do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) trabalhavam na limpeza da pista retirando areia e liberando os acessos às ruas do bairro.
Na praia da Mococa, as ondas levaram três quiosques e causaram prejuízos a outros cinco comerciantes que tiveram os muros e estruturas dos quiosques comprometidos. Os ventos também arrancaram galhos das árvores.
Segundo a presidente da Defesa Civil de Caraguá, Cláudia Ruiz, ninguém ficou ferido durante o ciclone extratropical, mas deixou muitos moradores das praias Massaguaçu, Cocanha e Tabatinga 'ilhados'.
Um bote do Corpo de Bombeiros percorreu as áreas, mas nenhuma família quis ser removida. A Defesa Civil informou que na manhã de ontem o nível da água nas ruas alagadas já havia baixado.
ALAGAMENTOS - Estima-se que cerca de 100 famílias dos quatro bairros foram prejudicadas com o temporal. Na Massaguaçu, a água nas ruas Manoel Paixão e José Vicente Leal, além das transversais, atingiu um metro e meio de altura.
"Percorremos todas as áreas para socorrer moradores com o 'botinho' do Corpo de Bombeiros. Na praia da Cocanha, a água cobriu um metro e meio as ruas e causou perda de materiais e produtos alimentícios em 10 quiosques."
Segundo Cláudia, na praia Tabatinga quatro quiosques tiveram seus muros derrubados pelo forte vento e pelas ondas que atingiram as estruturas durante o ciclone.
"A chuva começou na madrugada de sábado e domingo, mas somente na tarde de anteontem foi que o vento provocou as ondas gigantes. Já previamos a ressaca porque é comum entre os meses de junho e agosto por causa da baixa temperatura."
REAÇÃO - O presidente da Associação dos Quiosques de Caraguá, Renato Ferraz de Melo Lambiari, disse que a ressaca bloqueou a saída do rio Cocanha, que também deságua na praia Massaguaçu, e contribuiu para o alagamento de ruas e avenidas dos bairros.
"É um prejuízo incalculável. Agora vamos cobrar dos órgãos competentes melhorias nas áreas e também buscar a revitalização das praias Massaguaçu, Tabatinga, Mococa e Coconha", disse.
Segundo Lambiari, os comerciantes da região estão desesperados. "Alguns deles perderam tudo o que tinham", disse. Cada quiosque custa, em média, cerca de R$ 50 mil.
Em Ubatuba, um barco ficou encalhado na praia Perequê-Açu e o forte vento provocou quedas de árvores.
SÃO SEBASTIÃO - A costa sul de São Sebastião também foi atingida pela ressaca provocada pelo ciclone. Em Maresias, o nível da água subiu um metro e meio e derrubou muros de casas e de um hotel. (Fonte: ValeParaibano)

Saiba mais

O ciclone extratropical
- O ciclone extratropical está associado ao tempo nublado, chuva e vento forte a centros de baixas pressões
- A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água
- O fenômeno acontece geralmente no inverno e por causa da massa de ar frio
- O extratropical ocorreu devido a baixa pressão do ar, associada a passagem de frente fria, que forma núcleo com ventos fortes
- Os ventos forte formam grandes ondas que chegam mais altas na praia (Fonte: ValeParaibano)

Região registra menores temperaturas do ano
Segunda-feira foi o dia mais frio dos últimos sete anos em Ubatuba, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Litoral Norte - A temperatura mínima registrada chegou a 6,6ºC (graus Celsius), enquanto que em julho de 2000, a mínima registrada foi de 5,7ºC. Embora não exista uma estatística oficial sobre as outras três cidades do Litoral Norte, já que a única estação da região fica em Ubatuba, o meteorologista do Inmet declarou que é quase certo que as temperaturas mínimas também bateram recorde nestes municípios.
As temperaturas máximas também apresentaram uma queda. No sábado, a máxima registrada chegou a 16,2º e no domingo, 19,5ºC.
A causa, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), foi uma frente fria que veio do Sul do país.
O conjunto de fatores, como o aumento na umidade relativa do ar, as chuvas e o vento, que estiveram presentes durante este fim de semana na região, são o que provocaram a sensação térmica de mais frio nas pessoas.
Mesmo com o sol tímido aparecendo, poucas pessoas que andavam pelas ruas do Centro de São Sebastião na tarde de ontem arriscavam ficar sem agasalho.
A professora Valéria Noronha Lopes disse que saiu de casa com quatro blusas e mesmo quando o sol saiu, só retirou uma. “Há muito tempo que não vejo um frio assim. Saí de Caraguá às 5h30 para pegar a balsa das 6h30, pois trabalho na Ilha”, declara.
Maria Rosalina Lima Adão, que também leciona em Ilhabela, relatou que se pudesse optar por uma estação do ano, ficaria com a “meia estação”. “No frio, dá uma preguiça para levantar. Mas, no calor eu passo mal”, justifica.
Quem também não pára de trabalhar, independente do tempo, são os agentes de trânsito. O turno de Sueli Furtado de Oliveira é das 13h às 22h e a agente da Divisão de Tráfego (Ditraf) de São Sebastião revelou que está muito “complicado” trabalhar neste frio. “Eu sinto o efeito do frio no corpo quando vou dormir. Temos que ficar mesmo em dias de chuva”. Ela disse que reza para que não aconteça nenhum acidente ou falha em algum semáforo para não ficar exposta à ação do clima.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o aumento de vendas devido ao frio em uma loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos da cidade não foi de aquecedores. A vendedora Rosana de Souza Lima Silva afirmou que foi a procura por secadores de cabelo que aumentou. “O comentário das clientes é que não dá para dormir com cabelo molhado”, diz.
A queda das temperaturas máximas não foi uma realidade somente do Litoral Norte. De acordo com o CPTEC, a capital paulista registrou neste fim de semana 11,8ºC. Desde 1991, a cidade não havia tido uma queda tão brusca, quando registrou 11,9ºC.
De acordo com a previsão do tempo do CPTEC, nas quatro cidades do litoral o céu estará parcialmente nublado até amanhã com predomínio de sol a partir da quinta-feira.
O frio e a saúde - Mesmo nos dias em que as temperaturas estão baixas, é bom deixar a preguiça de lado e fazer exercícios físicos. “Mexer o corpo” afasta moléstias comuns desta época do ano, como dores nos ossos e nas articulações, além de problemas respiratórios.
“Com o frio, as pessoas costumam permanecer encolhidas para se proteger. Ainda há a diminuição natural da circulação sanguínea devido à redução do calibre dos vasos sanguíneos, propiciando lesões que podem acentuar desvios posturais, bem como causar atritos articulares por encurtamento no comprimento das fibras musculares”, explica Marcel Silva, coordenador de ginástica de uma academia em São Paulo.
Especialmente quem é acometido por males na coluna ou doenças reumáticas deve alternar exercícios aeróbicos – para melhorar a circulação sanguínea – com exercícios de fortalecimento da musculatura – como musculação ou pilates. O ideal é praticar atividades cerca de três vezes por semana.
No inverno, distúrbios respiratórios também são corriqueiros. Respirar errado gera tensões, problemas posturais, cãibras ou lesões musculares. “O segredo é movimentar-se, pois previne a rigidez e o encurtamento das fibras musculares, além de melhorar o sistema respiratório. O organismo fortalecido pela atividade física é sempre mais resistente a doenças”, lembra Silva.
Quem não tem tempo de freqüentar academia ou resiste à idéia de praticar atividade física três vezes por semana, tem a ótima alternativa de espreguiçar-se.
“É uma bela maneira de realizar um pequeno alongamento. Fazer pausas durante o dia para alongar pescoço, costas, mãos, peitoral e outras musculaturas tensas devido a posturas mantidas por muito tempo”, recomenda o coordenador. Alguns procedimentos saudáveis também podem entrar na rotina, como substituir o elevador pela escada, realizar pequenas caminhadas (visitando lojas durante o almoço ou parando o carro mais distante), jogar futebol com os amigos ou passear no parque com as crianças.
Alimentação e hidratação no inverno - Cuidar da alimentação e hidratação é fundamental nesta estação. A teoria de que no frio pode comer alimentos mais gordurosos porque o corpo queima mais calorias para manter a temperatura não é verdade. Tanto que ao término desse período é normal as pessoas ganharem alguns quilinhos. Quando a temperatura estiver baixa, é importante dar preferência a pratos quentes, que oferecem maior sensação de saciedade.
Assim como no verão, não se pode descuidar da ingestão de água, já que no inverno urinamos com maior freqüência e o organismo leva mais tempo para acusar a falta de água. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda 21 do Litoral Norte distribui cartilhas às Secretarias de Educação

Litoral Norte - A Coordenação da Agenda 21 Litoral Norte distribuirá aos representantes das Secretarias Municipais de Educação de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, exemplares de uma cartilha que ensina passo a passo como construir a Agenda 21 nas escolas. O material será distribuído durante o Fórum Regional da Agenda 21 em São Sebastião, que acontecerá no próximo dia 10.
A cartilha leva o nome “Com Vida”, que é uma abreviação de “Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, que é a própria Agenda 21 Escolar. O material foi produzido pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação Ambiental.
A distribuição das apostilas é decorrente de uma oficina de apoio à execução do projeto de Agenda 21 na escola – COM-VIDA, dada aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas dos quatro municípios do Litoral Norte. A oficina foi ministrada por Daisy Elisabete Cordeiro, Consultora do Programa Agenda 21 Brasileira e representante do Ministério do Meio Ambiente.
O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas e foi realizado no mês de setembro de 2006. As Cartilhas da COM-VIDA foram enviadas pelo Ministério da Educação e as Secretarias de Educação irão distribuir às escolas participantes. (Fonte: PMU)

UNIMÓDULO tem Campeão Mundial de Jiu-Jitsu
Competição contou com quase dois mil atletas de vários países

Litoral Norte - Os atletas de Jiu-Jitsu do UNIMÓDULO fizeram bonito e conquistaram nesse final de semana medalhas no pódio do Campeonato Mundial da modalidade. O evento aconteceu de 27 a 29 de julho no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Quase dois mil atletas do mundo todo compareceram para a competição. Osieo Hecher, do UNIMÓDULO, conquistou o título de Campeão Mundial na categoria acima de 100Kg e a 3ª colocação na categoria absoluto.
O também atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO Rafael Rosendo subiu ao pódio na categoria super pesado. "Agradeço a todos pelo apoio", disse Hecher. (Fonte: Módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá terá pente-fino em contas
CGU sorteia cidade do litoral para passar por auditoria em programa federal

Caraguatatuba - A CGU (Coordenadoria-Geral da União) fará uma varredura nas contas da Prefeitura de Caraguatatuba, uma das 60 cidades sorteadas para ser auditada pelo Programa de Avaliação da Execução de Programas de Governo, mantido pela União.
O sorteio dos municípios ocorreu no dia 24 de julho, em Brasília. Ontem, a Prefeitura de Caraguá informou que o órgão já fez contato com a administração e solicitou uma série de documentos para preparar a auditoria.
Segundo a Secretaria da Fazenda de Caraguá, a inspeção será local e está prevista para ocorrer em agosto.
O secretário José Edvaldo Del Vale disse, por intermédio de sua assessoria, que considera normal o procedimento da CGU e que o município 'sempre recebe auditores do Tribunal de Contas do Estado'.
Em Caraguá, os fiscais irão vistoriar obras, projetos e a aplicação dos recursos federais repassados ao município. Por ter mais de 20 mil habitantes, as áreas que serão auditadas são educação, saúde, assistência social, habitação, saneamento e urbanismo.
A assessoria da CGU informa que a comunidade pode colaborar com os fiscais e eventuais reclamações, colaborações e até denúncias podem ser enviadas ao órgão pelo endereço na Internet (www.cgu.gov.br).
OUTRAS CIDADES - Desde que o programa de fiscalização das verbas e projetos federais nos estados e municípios foi lançado em 2003, os fiscais da CGU já procederam 1.221 inspeções municipais, segundo a assessoria do órgão.
No Vale do Paraíba, passaram pelo crivo da inspeção federal os municípios de Ilhabela, Igaratá, Roseira, Paraibuna, Taubaté e Arapeí.
Em Taubaté, última cidade fiscalizada pela CGU, em março do ano, os auditores fiscalizaram um total de R$ 10 milhões aplicados pelo governo federal no município.
Foram constatadas irregularidades em diversos programas mantidos com dinheiro da União nas áreas de saúe e educação. No PSF (Programa de Saúde da Família), por exemplo, os fiscais identificaram subdmensionamento das equipes, estrutura deficiente e falhas no controle do estoque dos medicamentos da farmácia básica.
O total de verbas repassadas pela União auditadas nos seis municípios inspecionados soma cerca de R$ 16,5 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura busca verba para obras

Caraguatatuba - O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, disse, por meio de assessoria de imprensa, que a prefeitura busca parceria com o governo do Estado para fazer a obra de contenção e incentivar estudos do nível do oceano e corrente marítima. As medidas visam evitar ressacas que prejudiquem a costa.
Segundo a prefeitura, nenhuma obra de revitalização das praias Tabatinga, Massaguaçu, Mococa e Cocanha, está prevista no Orçamento do Município.
Para a meteorologista Alana Pontes, do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, o ciclone extratropical acontece geralmente no inverno por causa da massa de ar frio.
O ciclone extratropical ocorreu devido a baixa pressão do ar, associada a passagem de frente fria, que formou um núcleo com ventos fortes na superfície próxima às praias da costa norte.
"Com os ventos fortes, geralmente no litoral paulista e sul do Brasil, sobre os oceanos, formam-se ondas que chegam mais altas na praia e causam danos no que está no mesmo nível", disse. (Fonte: ValeParaibano)

1º Campeonato de Skate do Massaguaçu reúne cerca de 20 atletas e arrecada alimentos para o Fundo Social de Caraguá

Caraguatatuba - A Pista de Skate da Praça José Marcos de Melo, no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, recebeu no domingo, dia 29, o primeiro Campeonato de Skate. Os atletas participantes doaram dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os mantimentos arrecadados foram repassados ao Fundo Social de Solidariedade nesta terça-feira, dia 31.
O 1º campeonato de Skate Park Massagua's foi organizado por Paulo César Melo (Paulinho Paraty) e José Pessoto Neto, com apoio da Prefeitura Municipal e reuniu cerca de 20 atletas de todo o Litoral Norte, que disputaram as categorias Street Mirim, Street Iniciantes e Mini-Ramp Livre.
A competição contou com os juízes Marcos Olli (Head Judge-Juiz Líder), da Secretaria de Esporte; o Phil, como 1º juiz e Rodolfo Leske, o 2º juiz. O campeonato contou com o patrocínio da Company Surf Shop e Quake Skate Board e foi co-patrocinado pela Redon, Top Mix Surf Wear, Pró-Imagem, Anderson Tatto e pelo Vereador Celso Pareira.
Para realizar o evento, os organizadores contaram também com a colaboração da Marina Vitória, Salles Jornais e Revistas, Restaurante Guaruça, Net Work, Torak Nova Copia, Dj Edson Squash, Restaurante Caiçaras, Alemão Graffit e Comércios locais.
Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Os 1º e 2º lugares receberam troféus e os 3º colocados foram premiados com kits doados pelos patrocinadores, co-patrocinadores e colaboradores do evento.

Confira os primeiros colocados de cada categoria:

Street
Categoria: Mirim
1º Vitor Joaquim (Ubatuba)
2º Islan Soares (Maranduba-Ubatuba)
3º Gustavo de Jesus (Massaguaçú-Caraguatatuba)

Street
Categoria: Iniciante
1º Heltinho Herreiras (Centro-Ubatuba)
2º Walfrido Bob (Sumaré-Caraguatatuba)
3º Renan Flavio (Estufa I -Ubatuba)

Mine-ramp
Categoria : Livre
1° Vitor Joaquim (Ubatuba)
2º Douglas Fabrício (Morro do Algodão-Caraguatatuba)
3º Rodrigo Ribeiro (Rio do Ouro-Caraguatatuba) (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá conquistam medalhas na Baixada Santista

Caraguatatuba - O final de semana foi de vitórias para a equipe de Ciclismo da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá. Dois atletas estiveram no dia 28, sábado, em Santos, na Baixada Santista, para participarem da 3ª etapa do Campeonato Colegial. A competição contou com a presença de cerca de 200 competidores, e foi exclusiva para jovens com idade entre 9 e 16 anos e que freqüentam escola. Os atletas caraguatatubenses voltaram para casa como vitoriosos.
Em um circuito oval com cerca de 800 metros, o vento forte e o frio que faziam no dia da competição castigaram os bikes. Apenas os mais preparados resistiram ao clima e se destacaram na prova.
Na categoria Infantil, Rafael Alves, da E.E Alcides de Castro Galvão, após 6 voltas numa disputada chegada, sagrou-se bi-campeão da competição. Na Infanto-Juvenil, Thiago Alves, da E.E Thomaz Ribeiro de Lima, após 12 voltas e uma chegada muito disputada para conseguir uma melhor posição, conquistou sua primeira vitória no campeonato.
A equipe de Caraguá, que tem o apoio da prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Lojas J.Bike e Bit Company, Farmácia de Manipulação Geomater, Café Eletrônico, Beach Energy e Forma Atlética Academia, estará no próximo domingo, dia 5 de agosto, em São José dos Campos, onde participará do GP Salvador de Abreu. A prova contará pontos para o ranking Brasileiro e deverá contar com a participação de diversos atletas de todo o país. (Fonte: PMC)

Associação de Moradores do Morro do Algodão forma turma de manicures

Caraguatatuba - Uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Diretoria de Desenvolvimento Social e a AMMA - Associação de Moradores do Morro do Algodão, possibilitou a realização de diversos cursos profissionalizantes no bairro. Mais uma turma de manicures recebeu certificado. No total foram 10 formandas em um curso que teve duração de 4 meses.
A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu no domingo, dia 22, e contou com a presença da presidente da AMMA, Carolina Viana dos Santos e a da secretária, Valdirene Marcos, além de familiares e amigos das alunas.
"Foi uma festa muito bonita, com esses certificados as manicures podem complementar suas rendas, trabalhando em casa ou em salões. Aproveitamos para agradecer ao prefeito José Pereira de Aguilar, à Secretária de Assistência Social, Antônia Marcelino e também à diretora de Desenvolvimento Social, Vera Peixoto, por nos apoiar e ajudar a realizar esse trabalho e o sonho de muitas pessoas em ter uma profissão, que trará renda para os participantes", disse Valdirene.
As pessoas que tiverem interesse em participar dos cursos, oferecidos pela Associação de Moradores do Morro do Algodão, devem comparecer na avenida Guilherme de Almeida, 862, das 9h às 12h e das 14h às 18h e falar com Valdirene. "No dia 7 de agosto iniciarão os cursos de Podologia, unhas artísticas, cabeleireiro e a 6ª turma de manicure e ainda temos vagas para todos os cursos", finalizou Valdirene. (Fonte: PMC)

Caraguá emprega mais professores de 1ª a 4ª para a volta às aulas

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba empregou mais 54 professores para atuar no ensino fundamental regular (1ª a 4ª séries). A atribuição foi feita na manhã desta segunda-feira, dia 30, na Secretaria de Educação.
Desde o resultado do concurso, em fevereiro deste ano, já foram chamados 79 professores, deste número 67 foram efetivados. Com a construção de mais três escolas, em andamento, a previsão é que até 2008 mais professores sejam contratados.
Segundo a Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, as contratações completam o quadro de professores da rede. "O objetivo é garantir o direito a educação de todas as crianças", explicou. "Assim nenhum aluno ficará sem aula".
E Secretaria de Educação possui 220 professores para atender 7.401 alunos do ensino fundamental divididos em 258 salas de 23 escolas.
Os novos professores prometem trabalhar com afinco. "Não vejo a hora de assumir, a ansiedade é muito grande", confessou a professora Gilceli Maria Lourenço Ferreira. "Vou dar o melhor de mim para que as crianças tenham uma educação de qualidade", disse.
Para Myrella Fernandes, que trabalha há dez anos na rede, esta conquista é fruto de muito trabalho. "É a realização de um sonho, eu almejei e consegui por meio de muito estudo, agora sou efetiva do município", orgulha-se.
A professora Adir da Silva Ferreira disse que esta contratação é um momento único em sua vida. "É para isso que a gente estuda tanto, só tenho a agradecer a oportunidade".
Para garantir as aulas das crianças, a secretaria conta ainda com um quadro de 173 professores adjuntos que trabalham na substituição de professores nas escolas, eles cumprem a carga horária de dez horas semanais.
Segundo a responsável pelo setor de demanda da Secretaria de Educação, Denise Rosa da Silva, a função do professor adjunto é substituir eventuais faltas dos professores efetivos. "Todos são concursados para esta função, desta maneira temos uma margem segura para nenhuma criança ficar sem aulas", concluiu. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Hoteleiros discutem turismo receptivo durante encontro na cidade

Ilhabela - Cerca de 15 empresários do ramo da hotelaria discutiram no último final de semana, entre outros assuntos, a reativação de um programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo. O encontro aconteceu na ocasião do Fórum de palestras, promovido pela Abih-SP (Associação Brasileira de Hotéis) em Ilhabela.
Além dos hoteleiros da cidade sede do evento, o Fórum teve a presença do presidente do Convention Visitors Bureau do Litoral Norte, Eduardo Cimino, dono de hotel em São Sebastião.
Na ocasião, membros da Abih divulgaram projetos de capacitação profissional, com cursos tecnológicos considerados de ensino superior pelo Ministério da Educação, com duração de dois anos.
O objetivo foi atrair mais associados na região e, desta forma, conquistar maior representatividade no mercado. Com o evento, os hoteleiros tiveram oportunidade de aprimorar os negócios.
Segundo o presidente da Associação de Hotéis de Ilhabela, Werner Hefler Benz, no primeiro dia o evento contou com palestras voltada para os hoteleiros. No dia seguinte, houve o fórum de debates direcionado aos donos de hotéis de pequeno porte.
Benz explicou que foi estipulada uma ação de cooperação entre assessorias de imprensas de entidades e prefeituras para divulgação do turismo na região. “Pensamos em aproveitar o momento do crescimento do turismo rodoviário”, disse, se referindo ao problema aéreo, que registra queda de movimento.
A médio prazo, explicou o empresário, faremos um calendário de eventos para 2008 e a longo prazo a reativação do programa de desenvolvimento do turismo receptivo.
Para Benz, é preciso fazer um turismo sustentável com a economia atual, buscando ainda modernidade. Conforme Benz, no encontro ficou definido um envolvimento maior entre os hoteleiros. IMP

“Bikers da Colina” vencem 3ª etapa do Desafio Bike Park – DH 2007

Ilhabela - A equipe “Bikers da Colina” participou no último domingo, dia 29, da 3ª etapa do Desafio Bike Park – DH 2007, que aconteceu na cidade de São Roque–SP.
Os atletas competiram em duas categorias e foram destaque entre os primeiros colocados. Na categoria Rígida Júnior Rafael Dias ficou com o 1° lugar, Luiz Augusto chegou em 3° e a 5ª posição ficou com Alex Oliveira. Já na Rígida Sênior, Altemir Martins se classificou em 5° lugar.
Os Bikers da Colina contaram com o apoio do vereador Beto de Campos (PMN), que disponibilizou o transporte dos ciclistas até o município de São Roque.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Emenda à LDO 2008 propõe reformulação da Secretaria de Meio Ambiente

Ilhabela - Dentre as emendas apresentadas pelo Vereador Beto de Campos (PMN), a Emenda nº 042/2007 acrescenta à LDO 2008, a reformulação da estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dotá-la de profissionais que possibilitem o desenvolvimento das ações.
Dentre os objetivos apresentados para o setor, o Vereador Beto aponta a criação de cargos e concurso público, a contratação de Assessor Jurídico, contratação de Engenheiro Ambiental e a contratação de profissional técnico responsável pelo licenciamento ambiental.
“Grande parte do território que compõe este município é área de preservação ambiental, é relevante se dar destaque às necessidades desta área, que é de importância tanto para o desenvolvimento das atividades turísticas em Ilhabela como para o equilíbrio ecológico do planeta”, comenta o parlamentar.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Obras, Assuntos Jurídicos e Fundaci

Ilhabela - Em sua Emenda 43/2007, Beto ainda propõe para a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, a criação, construção, readequação e manutenção de equipamentos urbanos e a padronização dos pontos de ônibus.
De acordo com a Emenda, a estrutura administrativa da pasta ainda deverá contratar arquitetos, engenheiros e um assessor jurídico. Quanto às obras viárias, o vereador propõe a conclusão do calçamento na Barra Velha e a continuidade das obras de revitalização da entrada da cidade, incluindo a reforma do atracadouro da balsa.
No setor de transportes coletivos, a emenda cita a promoção de certame licitatório visando a criação de novas linhas de ônibus.
Ainda para a mesma pasta, Beto propõe a construção de praças públicas na Barra Velha, Água Branca, Reino e Green Park, a execução do Projeto Orla e a implantação do sistema de hidrovias.
Já a Emenda 44/2007, do mesmo vereador, dispõe sobre a contratação de advogados previamente aprovados em concurso público específico a ser realizado pela Prefeitura a fim de proporcionar melhor desenvolvimento dos trabalhos dentro da Secretaria de Assuntos Jurídicos, com profissionais qualificados, estrutura administrativa e excelência na execução e prestação dos serviços.
E a última, das 12 emendas apresentadas pelo parlamentar, reivindica a concessão de aumento salarial para professores e monitores Fundação Arte e Cultura de Ilhabela a fim de valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores e possibilitar melhores condições aos mesmos.
Todas as emendas do vereador foram aprovadas por unanimidade entre os pares, na última sessão extraordinária realizada no final de junho.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Campanha do Agasalho 2007

Ilhabela - Na manhã desta teça-feira, 31, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Celia H. Reale Ferreira recebeu a doação de aproximadamente 18.758 peças de roupa arrecadadas na Campanha do Agasalho 2007 realizada pela SABESP.
Segundo o técnico de Saneamento da SABESP, Benedito Carlos, este ano a Campanha superou a meta de número de agasalhos doados, em relação a 2006.
A presidente Célia esclareceu que inúmeras famílias serão beneficiadas, principalmente as que residem nas Comunidades Tradicionais da Ilha. (Fonte: PMI).

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião tem 5º melhor porto do país
É o que revela pesquisa elaborada pela UFRJ que avaliou 18 terminais

São Sebastião - Uma pesquisa da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) classificou o Porto de São Sebastião como o 5º melhor do país em um ranking de 18 portos brasileiros. A pesquisa foi feita com 300 empresas exportadoras, armadores e agências marítimas.
O trabalho analisou fatores como acesso rodoviário, profundidade do calado e infra-estrutura de armazenagem.
O Porto de São Sebastião obteve nota 7,5. A liderança do ranking ficou com o terminal marítimo Ponta da Madeira, no Maranhão, da Companhia Vale do Rio Doce, com nota 9,3. O porto é o único brasileiro capaz de carregar totalmente o maior graneleiro do mundo, o Berge Stahl, de bandeira norueguesa.
A menor classificação, de 5,1, ficou para o Porto de Salvador (BA). Já o Porto de Santos, maior da América Latina e responsável por 26% do comércio exterior do país, ficou em 15º lugar, com nota 5,7.
LOCALIZAÇÃO - O gerente do Porto de São Sebastião, Paulo Rogério de Souza, disse que umas das vantagens do terminal é a sua localização estratégica.
"O Porto de São Sebastião é privilegiado estrategicamente e, após a ampliação, terá sua capacidade de calado aumentada de 8,5 metros para 17 metros", afirmou Souza, referindo-se aos investimentos previstos após a troca de comando no terminal.
A administração do Porto de São Sebastião está sendo transferida do governo federal, por meio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), para o governo paulista.
O acordo entre os governos, assinado no mês passado, prevê a criação de uma nova empresa chamada Companhia Docas de São Sebastião, que terá a concessão do porto por 25 anos, podendo renovar por igual período. (Fonte: ValeParaibano)

Relógio digital começa a funcionar em São Sebastião

São Sebastião - O relógio digital instalado na avenida Antônio Januário do Nascimento (avenida da balsa), na região central de São Sebastião, começou a funcionar esta semana. Agora é possível saber as horas, temperatura e também receber mensagens informativas.
Trazendo estampado o tradicional “Peixinho”, símbolo turístico do município, o relógio será abastecido pelos departamentos de Comunicação (Depcom) e Tecnologia e Informática (DTI), ligados à Secretaria de Governo (Segov). De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, as mensagens podem ser trocadas em segundos, através de equipamento apropriado e a antena de recepção. (Fonte: PMSS)

Sectur continua com inscrições para Mapa Cultural Paulista

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), informa que continua com inscrições abertas até o dia 10 de agosto para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista nas modalidades de Artes Visuais (artes plásticas, fotografia e desenho de humor), Dança, Teatro, Vídeo, Canto Coral, Conto e Poesia.
As inscrições podem ser feitas na Sectur, que fica na Rua da Praia, na região central de São Sebastião. O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. No biênio 2005-2006 mobilizou 322 municípios com 1.902 inscrições.
A seleção de trabalhos para a próxima fase vai acontecer no Teatro Municipal, entre os dias 21 e 25 de agosto. A fase regional acontecerá de forma descentralizada e acontecerá em vários municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Já a fase estadual será realizada em São Paulo. A Prefeitura cobre todos os custos dos sebastianenses classificados para as outras etapas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Mapa Cultural Paulista - A principal meta do projeto é percorrer o Estado de São Paulo, conhecer o artista e sua forma de atuação, ampliando os espaços culturais e incentivando a produção artística.
O projeto promove o intercâmbio regional, o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária àqueles que merecem o reconhecimento, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em suas expressões artísticas.
A iniciativa do Governo de São Paulo, com o incentivo e a parceria das Prefeituras, tem sido uma poderosa alavanca para o desenvolvimento cultural no Estado de São Paulo. (Fonte: PMSS)

Creches e Emei’s de São Sebastião recebem parques infantis

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), pretende implantar novos parques escolares nas creches e Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs). São escorregadores e balanços, entre outros brinquedos que serão usados pelas crianças.
Em 2006 foram entregues os parquinhos da E.M. Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, e Emei Reino da Alegria, na Topolândia, que recebeu os brinquedos reformados e pintados do Aterro da Rua da Praia. Neste ano foram instalados os parques da Emei Sementinha, de Cambury, e Creche São Sebastião. Além dessas instituições, as creches de Barequeçaba, Meire Vasques dos Santos (Itatinga), Adriana Vasques Fernandes (Topolândia), Diva Bernardino (Canto do Mar), Semírames Tavolaro Passos (Pontal da Cruz), Maria Leonarda da Costa (Enseada) e Dona Laurinda (Morro do Abrigo) e emei’s Alegria das Crianças (Boiçucanga), Algodão Doce (Pontal), Bolinha de Sabão (Paúba), Branca de Neve (Juquehy), Cavalinho de Pau (Sertão do Cambury), Emília Pinder – Peteleco (Vila Amélia/Centro), Arco Íris (Barequeçaba), Mundo Encantado (Canto do Mar), Chapeuzinho Vermelho (São Francisco), Peixinho Dourado (Maresias), Pingo de Gente (Morro do Abrigo), Pirlim-Pim-Pim (Barra do Una), Pônei Azul (Enseada) e Sonho de Criança (Barra do Sahy) também receberão os parques escolares este ano.
A secretária da Educação, Marilene Ramachotti, explicou que além de atender à comunidade os parquinhos fazem parte do trabalho pedagógico, pois através das cores dos equipamentos as crianças desenvolvem técnicas de aprendizado. (Fonte: PMSS)

Jaraguá recebe “Mutirão da Cidadania” nesta quarta-feira

São Sebastião - Os moradores Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião recebem nesta quarta-feira (1º/8)
o “Mutirão da Cidadania”. Equipes da Prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Semam), Administração (Secad), Subprefeituras (Sesub), Obras e Planejamento (Seop) e Fazenda (Sefaz) estarão no bairro para realizar ações de limpeza e educação ambiental e fiscal.
A partir das 8h o grupo se reúne da Subprefeitura da Costa Norte de onde sai para a limpeza nas ruas que vão desde a linha da torre (rua Machado de Assis) até a avenida Dario Leite Carrijo. Em locais onde foram encontrados podas ou lixo, os moradores também serão notificados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, essa ação estava prevista para o dia 16 de julho, mas devido às constantes chuvas precisou ser adiada. “Como o tempo melhorou e a previsão é de sol, vamos fazer o trabalho no bairro.”
Ainda de acordo com Balieiro, o objetivo da ação é conscientizar a população para não deixar lixo em qualquer local, ficar atento aos dias da coleta de lixo e sucata e também cuidar do seu bairro. “É uma ação que quer e precisa da participação da comunidade”, disse Balieiro.
Junto com a limpeza, uma equipe da Sefaz entregará aos moradores folhetos do projeto de educação fiscal que trabalha no combate à pirataria de DVDs e CDS, além de orientar sobre a necessidade da população exigir nota fiscal no ato da compra.
O presidente da Associação Amigos do Bairro do Jaraguá (Asabaja), Jair Pires, observou que esse tipo de ação é importante e a participação do poder público também ajuda. “É importante ressaltar que o bairro tem recebido total apoio da Regional Costa Norte”, disse Pires.
A primeira ação do mutirão foi realizada no início do mês em Boiçucanga, na Costa Sul. Conforme Teo Balieiro, a idéia é levar a outros bairros. “Basta os representantes dos moradores nos ligarem para que possamos agendar um dia”. O mutirão será realizado das 8 às 17h.
O próximo mutirão acontece no bairro do Itatinga, na região central em data a ser confirmada. Mais informações pelo telefone da Semam (12) 3892.6000. (Fonte: PMSS)

Governador confirma investimentos para São Sebastião
Porto é prioridade para o Governo do Estado

São Sebastião - Em entrevista concedida ao Programa Papo Vanguarda, da Rede Vanguarda TV, o governador de São Paulo, José Serra, confirmou que São Sebastião terá grandes investimentos por conta da ampliação de seu Porto.
Na entrevista, o governador informou que o Brasil e o Estado necessitam do Porto de São Sebastião, por conta da saturação da unidade portuária de Santos. “O Governo do Estado está investindo na ampliação do Porto de São Sebastião, com novos berços para atracação de navios e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros”, esclarece. “Além disso, vamos investir nas vias de acesso ao Porto, iniciando já este ano a duplicação da Rodovia dos Tamoios e o contorno atrás de Caraguatatuba”.
Com a ampliação, o Porto de São Sebastião, que movimenta cerca de 400 mil toneladas de cargas anuais, poderá ter sua capacidade ampliada para 3 milhões de toneladas anuais até 2010.
“Esse porto tem futuro promissor e esperamos realizar os investimentos necessários para que ele fique a disposição do País, beneficiando São Paulo e a atividade econômica nacional”, declarou Serra.
Além disso, o governador informou ainda que a partir de setembro, o Estado assume o Porto, através da criação da Companhia Docas de São Sebastião. A União delegou ao Estado a administração e a exploração do Porto por 25 anos.
A Companhia terá uma vaga fixa destinada ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, dentro do Conselho Fiscal. “Sempre houve um isolamento da administração portuária, até porque a Dersa não era específica sobre portos e tem sede na capital. Com a criação da Companhia Docas, que terá sede em São Sebastião, o município estará presente na administração. Travamos esta luta pela participação do município desde 2005 e temos a certeza de um grande futuro para o nosso porto”, comemorou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
O Porto de São Sebastião movimenta atualmente cerca de 480 mil toneladas/ano. Por ele passam produtos como malte, cevada, barrilha, sulfato de sódio e enxofre, além de automóveis, açúcar e animais vivos.
5º melhor do País - Uma pesquisa divulgada no último mês pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) classificou o Porto de São Sebastião como o 5º melhor do país em um ranking de 18 portos brasileiros. A pesquisa foi feita com 300 empresas exportadoras, armadores e agências marítimas.
O trabalho analisou fatores como acesso rodoviário, profundidade do calado e infra-estrutura de armazenagem.
O Porto de São Sebastião obteve nota 7,5. A liderança do ranking ficou com o terminal marítimo Ponta da Madeira, no Maranhão, da Companhia Vale do Rio Doce, com nota 9,3.
São Sebastião ficou à frente do Porto de Santos, o maior da América Latina e responsável por 26% do comércio exterior do País, que ficou em 15º lugar, com nota 5,7.
Faculdade de Tecnologia - Ainda na entrevista para o Programa Papo Vanguarda, o governador de São Paulo, José Serra, confirmou a notícia de que a região do Vale e Litoral receberá duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs): uma em Taubaté e outra em São Sebastião. “Em São Sebastião, teremos cursos inéditos para atender a crescente demanda energética do País”, explica Serra.
Técnicos do Centro Paula Souza já iniciaram a montagem da grade curricular dos cursos para formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás natural, pioneiro no Brasil.
“O curso de petróleo e gás deverá ter a parceria da Transpetro/Petrobras. Temos o maior terminal marítimo de petróleo do hemisfério sul. Até 2008 teremos o álcoolduto. Temos ainda a ampliação do Porto anunciada pelo Governo do Estado e a exploração do gás. Desta maneira, a formação de profissionais nesta área é fundamental”, enfatizou o prefeito Dr. Juan Garcia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para entidades participarem da 3ª Conferência Municipal Cidade de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas de 1º a 7 de agosto para as entidades representativas devidamente legalizadas participarem da 3ª Conferência Municipal da Cidade de São Sebastião, que será realizada no dia 24 de agosto. Estão convidadas as instituições nos seguintes segmentos: gestores, administradores públicos e Legislativo Municipal; movimentos sociais e populares; trabalhadores por meio de suas entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; conselhos profissionais; e ONGs com atuação na área.
A inscrição pode ser feita das 13h às 17h na Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), que fica na rua Antonio Januário do Nascimento, 213, no Centro de São Sebastião. Esta é a fase municipal da 3ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal.
A realização da Conferência das Cidades é amplamente reconhecida como um avanço da sociedade brasileira na busca por uma gestão democrática da política urbana. O encontro possibilita o debate e a indicação de prioridades em todos os níveis da federação.
O lema é “Avançando na gestão democrática das cidades”, tendo como tema principal “Desenvolvimento Urbano com participação popular e justiça social”. O município irá definir duas propostas que serão encaminhadas aos governos Estadual e Federal. A cidade também irá eleger seis delegados para a Conferência Estadual. (Fonte: PMSS)

Barra do Una propõe implantação de lixeiras residenciais fechadas

São Sebastião - A Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu), durante reunião para discutir a situação do lixo com representantes da Prefeitura, por meio das Secretarias de Administração (Secad) e de Meio Ambiente (Semam), junto com a Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão ligado a Secretaria de Segurança Urbana (Segur), propôs a implantação de lixeiras residenciais fechadas no bairro.
“Verificamos que o nosso maior problema, sem dúvida, são os urubus, cães, gatos e até cavalos que encontram facilidade de acesso ao lixo que é colocado em lixeiras feitas de maneira incorreta”, alega o presidente da Sabu, Raoul Cardinali Junior.
De acordo com a Sabu, em casas onde há lixeira fechada o problema não acontece porque os animais ficam impedidos de alcançar o seu objetivo. Apenas 10% das 500 residências do bairro possuem lixeiras fechadas, no restante delas o lixo fica espalhado pelas ruas. Para a entidade, a medida também pode contribuir para que os coletores possam efetuar o seu trabalho sem perder tanto tempo recolhendo o lixo jogado pelo chão. “Chegou a hora de dar um basta na situação. Podemos solucionar rapidamente a questão se houver união”, declara a diretora executiva, Rosana Lobo.
O projeto foi enviado à Secad e Semam para que possa ser analisado e, conseqüentemente, aprovado pela Prefeitura.
Na reunião também foram discutidos outros assuntos como a implantação de uma lixeira comunitária para atender os ambulantes, análise da água do rio Una, limpeza de barcos nas marinas, disposição de podas e entulhos, estacionamento de veículos, situação do píer dos pescadores, entre outros.
Segundo Letícia Theotonio, chefe de Divisão de Resíduos Sólidos, a lixeira comunitária será compartimentada para receber lixo orgânico e sucata, conforme estabelece a legislação municipal. O investimento, na ordem de R$ 2mil, será realizado em terreno próximo ao cemitério do bairro. “A lixeira comunitária só será colocada nos lugares onde o caminhão da coleta não tem acesso”, acrescenta o assessor da Secad, Fabrício João dos Santos.
Sobre a questão da poda, Letícia falou que o município ainda não tem uma área licenciada para depositar o que é gerado pela população. “Quando o acúmulo começa a afetar a saúde pública, a Prefeitura faz a coleta, que não é obrigação dela”, avisa. A administração está aguardando a licença de instalação do Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, cuja área fica no bairro Topovaradouro. “O edital de licitação já está pronto”, informa Letícia. A partir do momento em que o parque estiver funcionando serão implementados ao longo do município ecopontos para receber, inclusive, resíduos volumosos como sofá, eletrodomésticos, dentre outros. “Isso é uma solução e não uma medida paliativa”, garante. Em Barra do Una, há um diferencial porque existe um local particular que a Prefeitura está utilizando mediante pagamento.
Com relação a análise da água, ela disse que vai tentar incorporar o estudo em uma campanha que acontecerá no mês de agosto para, após o resultado, ver qual providência será tomada pela Prefeitura. Quanto ao píer, a reclamação será repassada ao Departamento de Pesca para averiguar a situação.
Já com relação a limpeza dos barcos, o chefe de Divisão de Agressões Ambientais, Jehovan Maria de Jesus, declarou que a Prefeitura notifica o local somente quando ocorre incidência de poluição. “A responsabilidade dos resíduos das marinas é da União”, acrescenta Letícia.
Varrição - Um dos membros da Sabu, Belmiro dos Santos Rodrigues, agradeceu a Prefeitura pelo fato das ruas estarem sendo varridas logo depois que ocorreu a primeira reunião entre a Secad e a Semam com a associação. O problema, segundo ele, é que o lixo fica acumulado em determinados locais aguardando a máquina retirar em outro dia. “Isso é um problema de logística. É fazer com que a máquina esteja no local no mesmo dia da varrição. Vou encaminhar o caso para a Subprefeitura”, disse Letícia.
Uma outra moradora do bairro, Viviane Moura, quis saber se deve existir recuo para a instalação de lixeira nas residências e sugeriu a colocação de lixeiras nos pontos de ônibus.
De acordo com Jehovan, a lixeira deve ser instalada no limite da propriedade. “Pela lei de acessibilidade, 1,20 metro da calçada precisa ser livre”, afirma. “A Secad vai providenciar a doação de uma lixeira seletiva para ser colocada em ponto de ônibus”, completa Fabrício. Além disso, há empresas interessadas em explorar os locais em troca de publicidade.
Quanto ao estacionamento irregular, a representante da Ditraf afirmou que a única ação prevista é a autuação do veículo porque não há sistema de guincho no município. O órgão ficou de realizar uma visita nos locais para estudar a medida necessária.
Durante o encontro, a Secad informou que está fechando um convênio com empresa terceirizada, que atua no ramo de limpeza doméstica, para fazer a coleta de óleo em estabelecimentos comerciais. “De cada 50 litros recolhidos, a firma vai fornecer 20 produtos de limpeza (detergente, água sanitária, etc), que serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade”, conta o assessor da Secad. Uma parte do óleo, segundo Fabrício, também será doada ao Fundo Social para a fabricação de sabão. Todos os produtos serão entregues a famílias carentes. No Centro da cidade, já há 10 estabelecimentos cadastrados.
A Secad também informou que em agosto será realizado um mutirão, em Barra do Una, com o objetivo de colher dados sobre a coleta de lixo e conscientizar os moradores em relação a manutenção da limpeza no bairro. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e ALnorte promovem workshop para DJ neste mês

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e a ONG ALNorte, promove nos dias 11 e 18 de agosto, um workshop que vai oferecer noções básicas de discotecagem para cerca de 20 alunos das Escolas Municipais da Enseada, Canto do Mar, Iraydes Lobo Viana e 20 da EM Verena de Oliveira Dória.
A seleção dos alunos, que devem ter idade a partir de 10 anos, será feita pelos DJ’s Marcos e André, que vão ministrar o curso e visitar as escolas participantes. A Prefeitura agendou para o dia 25 de julho uma grande comemoração com o “Universo do Hip Hop”, na quadra de esportes da Enseada, com a entrega de certificados aos partcipantes.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, neste ano a Prefeitura vai melhorar a estrutura do workshop para ensinar aos participantes as melhores técnicas de mixagem. “Além de valorizarmos o trabalho dos DJ’s que são sebastianenses, esta é a oportunidade que eles têm para multiplicar os conhecimentos com os jovens”, disse Gaspar.
O workshop do dia 11 (sábado) será realizado no Centro Comunitário do Jaraguá, a partir das 14h. Já no dia 18 (sábado), será no mesmo horário, no Centro Comunitário da Topolândia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil realiza monitoramento em áreas invadidas pelo mar em Maresias

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião, órgão ligado a Secretaria de Segurança Urbana (Segur), está monitorando os terrenos que foram invadidos pelo mar em Maresias, na Costa Sul do município. A maré alta provocou a derrubada de muros e árvores em pelo menos seis propriedades, sendo um hotel e uma pousada.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, nenhuma residência foi atingida com a ressaca. “Os proprietários estão perdendo terra devido à força da maré”, declara. Ele explica que de acordo com a tábua da maré, a previsão é de que até meados de agosto, em alguns locais, o mar chegue a altura de 1,4 metro podendo ocorrer estragos se tiver ondulações fortes. “Hoje chegou a 1,2 metro”, informa.
Ele também afirma que o risco de alagamento no bairro está descartado, uma vez que não se está no período de chuva, favorecendo a vazão das águas pluviais.
Em todo o município, Galeano informa que os locais de risco estão na Praça Internacional do Surf, em Maresias, no bairro Canto do Mar (Costa Norte) e na praia do Tebar (Centro), onde o mar está avançando.
Na semana passada, parte de um deck localizado na Praça Internacional do Surf foi destruída com a força das ondas. A Secretaria das Subprefeituras (Sesub), por meio da Subprefeitura da Costa Sul, chegou a iniciar a colocação de pedras sob o restante para evitar maiores danos. Entretanto, o serviço foi interrompido e a Sesub está aguardando a situação melhorar para estudar o caso e tomar as devidas providências. (Fonte: PMSS)

Surfistas de São Sebastião fazem boas apresentações no Okdok Paulista de Surf

São Sebastião - Surfistas de São Sebastião participaram no último final de semana (28 e 29/7) da 2ª etapa da Okdok Paulista de Surf Amador, realizado na Praia de Pitangueiras, na cidade de Guarujá. Mesmo com as oscilações do mar, os sebastianenses realizaram boas apresentações e tiveram destaque em meio a 144 competidores.
No sábado, os atletas da categoria Open, Adriano Camargo, Alessandro Bonguinha e Marcio Oliveira e da Longboard, Jefferson Silva, o “Jeje”, entraram na água e demonstram muita habilidade com a prancha, com boas classificações até as quartas de finais. Já as garotas da categoria feminina Cacá Freitas, Maria Teresa e Julieta Fialho não tiveram tanta sorte em meio à maré seca e ondas de apenas meio metro e não passaram para as fases finais.
As previsões de ondas fortes no domingo se confirmaram e o que seria bom para a disputa das fases finais da competição e da categoria máster se tornou um problema. Os representantes sebastianenses da categoria máster Carlos Nonato e Adriano Garcia foram impossibilitados de entrar no mar pelas ondas de um metro e meio, que chegaram a invadir o palanque da organização montado na praia. Com isso, as finais das categorias Open, Longboard e feminino e o início da disputa da máster foram transferidas para a terceira etapa.
No entanto, o técnico da equipe de surfe de São Sebastião, Isley Calogero, disse que as apresentações dos atletas apoiados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), foram boas e que os erros das fases inicias do campeonato serão corrigidos em treinamentos que serão feitos nas praias de Maresias, Guaecá, Baleia, Praia Brava, Juquehy e Cambury, visando a complementação da segunda etapa e disputa da terceira em Ubatuba.
“Gostei do que vi, acho que os atletas se esforçaram e fizeram o melhor, o grande problema foi a variação do mar, que atrapalhou o restante dos competidores. Agora, vamos fazer um treinamento pesado nas praias da cidade para que todos possam estar prontos para as disputas do Okdok”, explicou Calogero.
O Okdok Paulista de Surf Amador é organizado pela Federação Paulista de Surf e conta com a participação de atletas das cidades de Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Guarujá, São Sebastião, Praia Grande, São Vicente, Peruíbe e São Paulo. A terceira e última etapa do campeonato acontece nos dias 20 e 21 de outubro na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. (Fonte: PMSS)

Alunos voltam a discutir DST/AIDS nesta quarta-feira

São Sebastião - Após o recesso escolar, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) retoma o projeto “Saúde e Prevenção nas escolas”, voltado aos alunos de 5ª a 8ª séries da rede municipal objetivando a compreensão de assuntos relacionados a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e HIV/Aids.
Seguindo com as atividades do 2° semestre, a Prefeitura promove nesta quarta-feira (1°/8), a partir das 9h, na EM Henrique Botelho, aos participantes do projeto, uma palestra com o médico infectologista Carlos Mello de Capitani e a coordenadora do Centro Municipal de Infectologia, Leda Nicolau Correa.
O grupo se reúne para promover o diálogo e o compartilhamento de experiências, discutir as transformações físicas, emocionais e sociais dos adolescentes, ampliar a participação dos alunos, da escola e dos profissionais de saúde nas questões relativas à sexualidade e saúde dos adolescentes, entre outros assuntos. A meta é atingir todos os alunos de 5ª a 8ª séries das unidades escolares, reduzir a incidência de DST's e Aids na população adolescente, reduzir índices de gravidez não planejada na adolescência e aumentar o papel democrático da escola.
Neste propósito, segundo informações da Seduc, a sexualidade é algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. O papel social do homem e da mulher, o respeito por si e pelo outro, as discriminações e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos, o avanço da AIDS e da gravidez indesejada na adolescência, entre outros, são problemas atuais e preocupantes.
Outras informações podem ser obtidas na Seduc no telefone (12) 3892-4717 ou e-mail seduc@saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

Pobreza é um dos maiores problemas ambientais de São Sebastião

São Sebastião - Durante encontro realizado em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, no último sábado (28/7), o secretário de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura, Teo Balieiro, afirmou que um dos maiores problemas ambientais é a questão da pobreza no município.
“Hoje temos mais de 22 mil pessoas vivendo em favelas, áreas precárias. Se queremos ajudar na sustentabilidade devemos, além de trabalhar na preservação do meio ambiente, saber como se organizar para incluir essas pessoas na sociedade”, declarou Balieiro. Para ele, as discussões econômicas não devem ser tratadas de forma dual, quer dizer, é necessário atuar de maneira integrada para absorver o problema que faz parte do sistema capitalista. “Só vamos ter desenvolvimento sustentável se houver incremento social”, reforça.
O representante da Agenda 21 em São Sebastião, Carlos Aymar, concorda com a opinião do secretário da Semam. “O ponto fundamental é a inclusão de todos. Não há sustentabilidade sem a participação de todos”, acredita.
Balieiro também acha que muita coisa melhorou na cidade e região devido à boa relação institucional existente entre os segmentos da sociedade civil organizada.
A reunião aconteceu dentro da programação do evento ‘Terra Deusa’, organizado por Malu Moreira, e que terminou no último domingo (29/7), visando a reflexão sobre a construção de uma sociedade sustentável, cujos temas abordados envolveram situação das áreas protegidas, economia solidária, arquitetura, educação integral, dentre outros.
O encontro também contou com a presença do diretor do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) em São Sebastião, Edson Lobato, o Fredê, entre outras pessoas ligadas aos temas debatidos. Um dos pontos questionados por Fredê se refere ao programa de ecoturismo, que não estaria sendo explorado de forma sustentável apesar de todas riquezas da região como a Mata Atlântica, o PESM e a Zona Costeira. “Por que esse mercado não se implanta com todo esse potencial? Qual é o motivo? Onde estão as falhas? Por que não se avança?”, pergunta.
Para ele, o crescimento econômico da região está pautado na especulação imobiliária, o que traz graves conseqüências à região. “O modelo de crescimento está em rota de colisão”, acredita.
O evento pode ser assistido no próximo sábado (4/8), às 11h30, no programa Zoom Litoral, cujo comando é da dupla Neto Mala e Camila Toca. A transmissão é pelo canal 52 (UHF), uma emissora afiliada a Rede TV. No domingo (5/8), a reprise é veiculada às 14h30. Mais informações pelo site www.zoomlitoral.com.br   (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Prefeitura de Ubatuba parcela débitos municipais
Contribuinte poderá parcelar dívidas com a prefeitura em até 36 vezes; porém, para usufruir do benefício, deverá estar em dia com os tributos de 2007

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está parcelando os débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa ou ajuizados. Para ter direito ao benefício o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano. O contribuinte que estiver em atraso com os tributos poderá optar pelo parcelamento em até 36 vezes, com multa e sem incidência de juros, ou à vista sem qualquer taxa. Para o parcelamento o valor das parcelas não poderá ser inferior a R$ 100,00 e será reajustado anualmente pelo IGPM-FGV. Quem também optar pelo parcelamento deverá comprovar a condição de proprietário do imóvel ou nomear um procurador. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esta lei de parcelamento oferece mais uma oportunidade, para quem está em débito, de colocar as finanças em dia com a Prefeitura. "Sabemos que muitas pessoas deixam de pagar os impostos por realmente não possuírem condições financeiras. Sendo assim, procuramos mais uma vez oferecer essa facilidade até o final de outubro", enfatizou.
Outros parcelamentos - Para quem já se beneficiou de outros parcelamentos, e que por qualquer motivo deixou de cumprir o acordo, só poderá obter novo benefício mediante o pagamento de 20% do total do débito atualizado, quando for solicitar o novo parcelamento. Esta lei de parcelamento estará em vigor até o dia 28 de outubro. (Fonte: PMU)

Prefeito leva boa notícia e esclarece dúvidas no Sertão da Quina
A Rua Benedito Antonio Eloi, rota que leva a trilhas e cachoeiras na região sul do município, será pavimentada pela prefeitura; os serviços devem começar na próxima semana

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido, nesta segunda-feira, 30, com cerca de trinta pessoas da comunidade do bairro Sertão da Quina e adjacências. O principal objetivo da reunião foi levar aos moradores a boa notícia da pavimentação da Rua Benedito Antonio Eloi, importante via de acesso para o turismo, já que conduz a algumas das mais belas cachoeiras da região sul de Ubatuba.
A reunião, organizada pela vereadora Luciana Machado, contou também com a presença do administrador da Regional Sul, Moralino Valim Coelho, que ajudou a esclarecer as dúvidas dos presentes, principalmente no que se referia a obras naquela região. "Trouxemos o prefeito para nos dar esta ótima notícia, não só para a comunidade, mas para o turismo de Ubatuba, que é o asfalto nesta rota de cachoeiras e trilhas. Quero agradecer o prefeito pela presença, e pela quadra, o ginásio e a piscina que foram construídos aqui. Mesmo que eu não vença as próximas eleições, quero que o Eduardo Cesar ganhe para dar continuidade a estes trabalhos tão importantes para a comunidade", disse a vereadora ao iniciar a reunião.
O prefeito falou sobre as obras realizadas na região sul e sobre as principais ações que estão em andamento na administração, como as reurbanizações na região central e a vinda de cruzeiros marítimos, entre outras. Depois, o prefeito se colocou a disposição para esclarecer dúvidas e ouvir críticas e sugestões.
Região Sul recebendo a devida atenção - Os munícipes presentes na reunião tiveram a oportunidade de realizar perguntas sobre os mais diversos assuntos. O administrador da Regional Sul explicou que a pavimentação na Rua Benedito Antonio Eloi será realizada em duas etapas e elogiou o novo ginásio, construído no Sertão da Quina. "Todos os eventos que antes precisavam ser deslocados para o Tubão, agora podem ser realizados aqui. Ficou ótimo, até mesmo maior que o Tubão", disse Moralino.
Vários moradores disseram ter ouvido muitos elogios de turistas nesta temporada de julho, principalmente pela realização de festas naquela região, como foi o caso do Festival de Inverno da Maranduba. "Estes eventos que estamos realizando na região sul, além de encantar os turistas, estão gerando empregos, pois estamos contratando serviços daqui, ao invés de trazermos de fora", disse a vereadora Luciana Machado.
Diversas pessoas elogiaram a atual administração pela atenção que vem sendo dada àquela região de Ubatuba. "O prefeito está de parabéns e vem nos surpreendendo positivamente. Ele está sendo maravilhoso para nossa região, que está sendo vista e trabalhada como eu nunca tinha visto antes", disse Sonia Maria Barbosa Dourado, comerciante que reside há cerca de 30 anos no bairro Sapê.
A presidente da Sociedade Unida do Sertão da Quina (Susq), Conceição Maria de Oliveira Santos, concorda: "nossa associação tem tido muita assistência para os trabalhos daqui. Esta reunião foi muito importante para que as pessoas daqui sintam de perto o quanto ele é coerente. Eu sempre briguei por áreas de lazer e agora vemos estas obras concretizadas. Muitas melhorias estão vindo para nós, coisas que antes não víamos".
Representando outra associação de moradores da região sul, Adriana Grammont, da Amai (Associação dos Moradores e Amigos do Ingá), também deu sua opinião: "o trabalho que esta administração está fazendo com a comunidade está sendo ótimo. A região sul nunca foi vista e trabalhada desta maneira e a tendência é melhorar ainda mais. Ouvindo a comunidade, como em reuniões como esta, o prefeito conhece a realidade do bairro e consegue resolver os problemas do local", disse Adriana. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre vagas para barracas na Feira Livre

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, abriu 13 vagas para a venda de hortaliças na Feira Livre Municipal, que acontece aos sábados na Praça BIP. As vagas são preferencialmente destinadas a produtores rurais do município e têm como objetivo principal o escoamento da produção local e a geração de renda de famílias ubatubenses.
As inscrições ficarão abertas até o dia 30 de outubro, depois, só voltarão a serem abertas em março de 2008. Os interessados devem procurar a Gerência de Expediente de Documentação e Protocolo, que fica no Paço da Prefeitura, até as 16h, com os seguintes documentos: xerox do CPF, RG, Título de Eleitor com comprovante da última eleição, carteira de vacinação e comprovante de residência. Mais informações, pelo telefone 3833-3500. (Fonte: PMU)

Prefeitura no Bairro lotou escola do bairro Marafunda
Lazer, orientações, prestação de serviços e apresentações musicais aproximaram comunidade e prefeitura em um evento de sucesso

Ubatuba - No último sábado, dia 28 de julho, foi a vez da Escola Municipal Silvino Teixeira Leite, no bairro Marafunda, receber o Projeto Prefeitura no Bairro, quando são levados serviços e atividades de lazer e recreação às comunidades de diferentes bairros de Ubatuba. Organizado pela Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, o projeto Prefeitura no Bairro, envolve diversas secretarias municipais, no intuito de aproximar as pessoas das ações que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura.
Quem compareceu a esta edição do evento, pôde se beneficiar de diversos serviços, como o recadastramento no Programa Bolsa Família, Ouvidoria, Procon e Banco do Povo, enquanto as crianças brincavam à vontade na Casa do Brinquedo e na sala da Secretaria de Esporte e Lazer, que disponibilizou atividades de recreação com jogos de mesa.
Além dos serviços prestados, havia exposição e venda de trabalhos artesanais da Fundac, do Projeto de Geração de Renda da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e bazar com produtos do Fundo Social de Solidariedade. As secretarias de Saúde; Agricultura, Pesca e Abastecimento; Turismo; Meio Ambiente, entre outras, também prestaram serviços, tais como aferição de temperatura e pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, posse responsável de cães e gatos, controle da dengue, exposição de hortas suspensas e distribuição de mudas de árvores, banner, folders e panfletos.
Mais uma edição de sucesso - As crianças da Escola Prefeito Silvino realizaram uma apresentação de música e dança que encantou os presentes, inclusive o prefeito Eduardo Cesar, que compareceu acompanhado pela primeira-dama, Denise Cesar. Diversos secretários municipais também estiveram no evento, colaborando e prestando orientações e serviços à comunidade, que lotou a escola. "Esta edição da Prefeitura no Bairro foi mais um grande sucesso. Houve um aumento no número de secretarias participantes e, desta vez, a novidade de haver apresentações das crianças foi muito importante para divulgar o trabalho desenvolvido pela escola. A população compareceu e pôde conhecer de perto os serviços prestados pela prefeitura", disse Silvana Niel, assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários.
O prefeito Eduardo Cesar também ficou bastante satisfeito com o resultado desta edição do projeto: "pudemos levar à comunidade muitos serviços e assim, aproximamos a população da prefeitura. Tive a oportunidade de conversar com moradores e prestigiar as apresentações das crianças; esta proximidade é muito importante para que o munícipe se sinta à vontade e saiba que a prefeitura trabalha para a população".
O evento foi encerrado com uma bela apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. O projeto Prefeitura no Bairro terá continuidade e, até o fim do ano, deve percorrer diversos outros bairros de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Encerrada mais uma edição do Festival do Camarão da Almada
Cerca de 6 mil pessoas compareceram à festa, que neste ano comercializou aproximadamente 900 quilos de camarão, nos mais diversos tipos de pratos

Ubatuba - Terminou no último domingo, dia 29, o 14º Festival do Camarão, que acontece tradicionalmente nas férias de julho, na belíssima praia da Almada, em Ubatuba. Neste ano, o evento atraiu cerca de 6 mil pessoas, durante os quatro dias de festa, que além das delícias elaboradas à base de camarão, contou com diversas atrações culturais e musicais. De acordo com o presidente da Sociedade Amigos do Bairro da Almada (SABA), Jaime Florindo de Souza, mais conhecido como "Russo", foram vendidos cerca de 900 quilos de camarão, utilizados em todo o tipo de pratos, tais como bobó, pastéis, estrogonofe, risoto, moqueca, cuzcuz, camarão na moranga, espetinhos e porções.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, prestigiou o evento na noite de sábado, 28, acompanhado pela primeira-dama, Denise Cesar, pelos secretários de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, e de Administração, Silvio Bonfiglioli, além do administrador da Regional Norte, José Roberto Junior. "Esta é uma festa que eu, particularmente, adoro. Os pratos estavam excelentes e a cada ano, percebemos que a qualidade só aumenta", disse o prefeito, que saboreou um delicioso camarão na moranga, ao som da banda Suel da Picinguaba.
Um dos principais eventos desta época do ano - O mês de julho é perfeito para a realização do evento, pois além de ser temporada aberta para pesca do camarão, é um mês em que a cidade recebe bastante turismo, impulsionado pela realização de festas como esta, que reúnem música ao vivo, apresentações culturais tradicionais (como foi o caso do fandango caiçara, da quadrilha caipira e da congada) e degustação dos mais saborosos pratos feitos com camarão fresquinho e de ótima qualidade.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, também elogiou o festival: "eu costumo vir todos os anos aqui na Almada para prestigiar esta festa. Neste ano, o Festival do Camarão fez parte do "Julho Histórico-Cultural", uma programação desenvolvida pela Secretaria de Turismo especialmente para a temporada de inverno, com eventos que movimentaram Ubatuba durante todo o mês. Este é um dos principais eventos desta época em nosso município e tem crescido a cada ano em qualidade e em movimento", disse Luiz Felipe.
De acordo com o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, uma das novidades deste ano foi a cobertura da praça de alimentação. "A cobertura da área de alimentação ajudou bastante a mantermos o movimento, pois mesmo com o frio e a chuva, a festa atraiu muita gente. Com certeza esta edição serviu também como aprendizado, neste sentido, para os próximos anos".
Na sexta-feira e no domingo, houve também solturas de tartarugas marinhas realizadas pelo Projeto Tamar, conscientizando os pescadores, a comunidade e os visitantes sobre a necessidade da preservação da espécie.
O 14º Festival do Camarão da Almada foi promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Administração Regional Norte. (Fonte: PMU)

Pescador pode perder verba da construção do estaleiro

Ubatuba - Ter um local para a manutenção e construção de embarcações de ate 25 metros sempre foi o sonho dos pescadores de Ubatuba. Foi pensando nisso que a Ong Cidade Cidadão e Colônia dos Pescadores elaboraram uma reivindicação, encaminharam e foi atendida pelo Deputado Federal Ricardo Berzoini - PT que fez uma emenda no valor de R$ 200.000,00 ainda no orçamento do ano passado.
O Estaleiro visa atender todos os pescadores de pequeno, médio e grande porte em todo o Litoral Norte do Estado de São Paulo, tendo em vista que o mais próximo esta localizado em Mangaratiba, há 50 Km do Rio de Janeiro e o outro em Santos, Litoral Sul de São Paulo. O projeto poderia servir como mais uma base econômica do município de Ubatuba, tornando a cidade como um centro de pesca, somando-se ao escoamento e abastecimento da produção pesqueira que já é tradição na cidade.
O fato é que tudo isso corre o risco de inviabilizar, pois a Prefeitura até o momento não fez o projeto e o prazo esta prescrevendo em 12 de agosto próximo. Não foi por falta de avisar, pois não teve um foro ou qualquer reunião dos pescadores em que eu não alertei sobre a questão do estaleiro dos pescadores. Foram varias reuniões com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e Colônia dos Pescadores. A assessoria do Deputado através da Sra. Elaine Teixeira também não se cansa de alertar, sempre em contato com Ubatuba cobrando uma resposta da Prefeitura sobre a elaboração do projeto, comenta Gerson Florindo, do Sindicato dos Bancários e da Ong Cidade Cidadão que também faz parte da sustentação do mandato do Deputado Berzoini.
É um pena, pois dá a impressão que a falta de vontade e postura política do Prefeito Eduardo César é resistir a repasses de verbas federais para o município, isso também acontece em outras areas. Ocorre que se dependesse do governo do estado, a pesca em Ubatuba já poderia ter fechado. Como podemos lidar com situações em que o prefeito com base na sua picuinha venha prejudicar o município e toda uma categoria de pescadores que busca se auto sustentar?, acrescenta Gerson Florindo.

Dois menores são presos por roubo no Itaguá

Ubatuba - Dois menores foram presos por roubo a uma residência na noite da última sexta-feira na rua Castro Alves, no Itaguá.
A Polícia Militar foi até o local depois de uma denúncia e se deparou com W.J.S. e J.O.L., ambos com 17 anos. Na abordagem, os policiais encontraram um celular e uma carteira da vítima. De acordo com a PM, foi apreendido com os adolescentes um revólver calibre 32 com a numeração raspada e cinco munições picotadas. Os dois foram conduzidos ao Distrito Policial e recolhidos à cadeia pública. (Fonte: Imprensa Livre)
 


CINEMA - SEMANA DE 27/07 A 02/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)
"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 15:00 hs -18:00 hs.
"13 HOMENS E UM NOVO SEGREDO"
C/ George Clooney, Brad Pitt, Andy Garcia,Al Pacino.
Às 21:00 hs.

CINE PASSEIO - fone :3832-2843(012)
Apenas nos dias 27, 28 e 29/07, pois a partir do dia 30 , o Cine Passeio encerrará suas atividades.
"SHREK TERCEIRO"
Dublado!!!!!
Ás 15:00 hs -19:00 hs.
"QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO"
Dublado!!!!
Às 17:00 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Tempo frio

Porque lá fora está muito frio
Evito a vertente noruega
Que algumas pessoas têm,
Tomo um cálice de conhaque,
Fujo de vento encanado,
Faço doação à campanha do agasalho,
E visito quem está esquecido
Só pra manter o coração bem aquecido.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Desclassificação da equipe cat de hobie 16, Bruno Reis e Baby

Profundamente indignado e acredito que também este seja o sentimento de todo o povo de Ilhabela, pela desclassificação injusta dos nossos atletas, Baby e Bruno, na competição de vela do Pan-Americano, quero tornar público este desabafo e dizer diretamente à eles que como representantes do Brasil não só elevaram o nome de Ilhabela como também nos encheram de orgulho. Fizeram bonito e foram desclassificados por pura injustiça de alguns juízes e falta de espírito desportivo dos adversários no momento em que já estavam com o ouro nas mãos.
Eu sei que para eles vencer este campeonato seria o resultado mais expressivo de suas carreiras, infelizmente não foi possível por uma injustiça muito grande, alheia a capacidade que tão bem demonstraram ter neste esporte que escolheram para se dedicarem, e que tantos planos fizeram.
Li uma matéria em um site, que Baby anunciou que irá abandonar a classe Hobie Cat 16, e em outra matéria a história do Bruno, relembrando que é uma das histórias mais surpreendentes da equipe brasileira de vela. Peço a Deus que devolva à eles o ânimo perdido, que não se deixem levar por uma injustiça, e que este malfadado resultado não venha fazer parte do destino de uma dupla de atletas, tão bem preparada para as futuras disputas, como por exemplo no Campeonato Mundial da classe Hoby Cat 16, no próximo mês de outubro.
Para nós vocês são ouro.
Parabéns jovens atletas de Ilhabela!
Bons ventos!

Manoel Marcos de Jesus Ferreira
Prefeito de Ilhabela

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa  © Emilio Campi

Ponta Grossa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor