Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de Agosto de 2007 - Nº 1824 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
SSP divulga estatística de crime regionalizada e não por cidade


Caraguatatuba
Público poderá experimentar pratos do Caraguá A Gosto
Última peneira de futebol de campo acontece no sábado em Caraguá
Caraguatatuba abre inscrição para o II Congresso de Educação
Segundo semestre de 2007 será de muitos eventos esportivas em Caraguá
Sebrae de Caraguá realiza palestras sobre atendimento a clientes e divulgação de empresas
Câmara de Caraguá retoma seus trabalhos
A Câmara e os números de Junho e Julho
PDT amplia bancada em Caraguatatuba

Ilhabela
Moradores da Água Branca reclamam de lama na rua
Vereador cobra mais lombadas
Ilhabela poderá sediar Congresso de Cirurgia Plástica
Prefeitura de Ilhabela capacita funcionários da área de Saúde
Prefeito Manoel Marcos indignado registra sua solidariedade aos velejadores Baby e Bruno


São Sebastião
Petrobras apresenta traçado dos dutos que passarão por São Sebastião
Banda Municipal volta a se apresentar na cidade
Prefeitura recebe Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar
Projeto Cidadania Consciente movimenta alunos da rede municipal
Sebastianense disputa a Copa Internacional de Mountain Bike em Minas Gerais
UNITAU firma convênio com prefeitura de São Sebastião
Nova Rua da Praia tem 75% de aprovação em pesquisa realizada no Arraiá Caiçara
Prefeitura assina convênio para instalar creches em Juquehy e Boracéia
Prefeitura de São Sebastião marca presença em curso do CBH-LN
Comerciantes aprovam realização de Festival Gastronômico

Ubatuba
UNITAU abre Semana de Pedagogia no campus de Ubatuba
UNITAU promove 1° Jogos Universitários de Ubatuba
Inscrições para Mapa Cultural Paulista continuam até o dia 8
Comissão Municipal de Emprego realiza ações para a geração de emprego e renda em Ubatuba
Prefeitura inicia ações em parceria com o Governo Federal para desenvolver a maricultura em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

SSP divulga estatística de crime regionalizada e não por cidade
No Deinter 1, que compreende 34 municípios, os números acompanharam a redução do Estado

Litoral Norte – Diferente do que vêm publicando há anos, em relação aos números dos crimes de cada município do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou ontem os dados por regiões dos Deinters (Departamento do Interior) da Polícia Civil.
A criminalidade do Litoral Norte, que compreende o Deinter 1, está junto com o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, que compreendem 34 cidades, dificultando comparativos, uma vez que a região litorânea é composta somente por quatro municípios.
Segundo a assessoria de imprensa da SSP, a publicação, a primeira deste ano, apenas com resultados do segundo trimestre de 2007, por regiões, é a determinação da lei, que não obriga a divulgação de cada cidade. Conforme o setor, esta informação mais detalhada, ainda será divulgada, com previsão para próxima semana.
A estatística do primeiro trimestre deste ano não foi publicada, em razão de um erro detectado na apuração dos roubos a banco, cujos números diferenciaram da estatística da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Por esta razão, o secretário Ronaldo Marzagão pediu que todos os números dos crimes fossem refeitos, o que gerou a demora e o atraso na divulgação.
Pela estatística atual, os homicídios dolosos caíram em 21,7% no 1º semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a assessoria, as modalidades de crime que não apresentaram redução, mantiveram-se estáveis no comparativo com o ano passado e com o ano de 1999.
Na área do Deinter 1 foram registrados 37.025 boletins de ocorrências e presos 1.875 pessoas. Homicídios dolosos foram 65; culposo, sete, sendo por acidente de trânsito 82. Já no trimestre anterior as regiões tiveram quatro latrocínios, incluindo o duplo, ocorrido em uma loja de ouro no Centro de São Sebastião, cujos autores foram presos e identificados. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Público poderá experimentar pratos do Caraguá A Gosto
Pratos e petiscos que participam da 2ª edição do Caraguá A Gosto estarão disponíveis a partir de amanhã (3), em 20 estabelecimentos da cidade. O concurso segue até o dia 26 de agosto.

Caraguatatuba - Lançada oficialmente na última semana, a 2ª edição do Caraguá A Gosto, maior festival gastronômico do Litoral Norte, estará a todo vapor a partir de amanhã, dia 3 de agosto, data em que o público já poderá experimentar os pratos e petiscos participantes de 2007.
A expectativa é que o evento movimente a cidade durante todo o mês de agosto, por meio dos 20 estabelecimentos credenciados e as inúmeras opções gastronômicas oferecidas. A idéia é atrair durante a baixa temporada, turistas de todas as regiões para saborear o melhor da culinária caiçara.
O concurso é realizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Bohemia e Village Parahybuna Empreendimentos (Costa Nova Massaguaçu).
Bares, pizzarias, restaurantes e quiosques, integram o Caraguá A Gosto, com pratos principais e petiscos que foram elaborados especialmente para o evento e oferecem opções para todos os gostos.
O secretário de Turismo Ricardo Ribeiro fez uma avaliação positiva do festival do ano passado e acredita no sucesso da edição de 2007, que conta com um número maior de estabelecimentos participantes. Já o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), Paulo Bijos, define o "Caraguá A Gosto" como um projeto que deu certo e pode contar com a participação do comércio e da sociedade em geral.
O prefeito José Pereira de Aguilar afirma que a iniciativa foi um meio que a administração encontrou para auxiliar os comerciantes da área gastronômica de Caraguatatuba, devido a sazonalidade da cidade. "O Caraguá A Gosto é uma maneira de colaborar com o comércio local durante a baixa temporada", destacou.
Para saber onde saborear os pratos e petiscos, que estarão disponíveis até o dia 26 de agosto, o público pode consultar ao cardápio do concurso de 2007, por meio de uma revista exclusiva do evento, distribuída nos principais pontos da cidade. Ele também pode ser visto na página principal da Prefeitura de Caraguatatuba, www.caraguatatuba.sp.gov.br.
Durante o concurso, os clientes poderão votar em seis categorias: apresentação do prato, apresentação do petisco, sabor do prato, sabor do petisco, melhor serviço e melhor ambiente. Os mais votados ganharão troféus, além de outros prêmios.
O consumidor que participar também concorrerá a prêmios. Será sorteado 1 notebook para os clientes que consumirem pratos, 1 computador entre clientes que consumirem petiscos e 20 jantares nos estabelecimentos participantes. O sorteio acontecerá no dia do encerramento do "Caraguá A Gosto", no dia 5 de setembro, no Teatro Mario Covas. Na ocasião será conhecido o melhor prato do ano.
Os pratos do "Caraguá A Gosto" são encontrados nos seguintes estabelecimentos: Pizza 1, Restaurante Ostra e Ouriço, Restaurante Mamalu, Pizzaria Neno, Zanfredo, Cachaçaria Água Doce, Al Badah Beach, Parodi Pizza Bar, Bar do Julinho, Quiosque Canto Bravo, Armazém, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Caiçara's Restaurante, Dago Pizzaria, Restaurante Golfinho Azul (Martim de Sá), Quiosque Guaruçá, Restaurante Golfinho (Cocanha), Ilhote Cantina e Pizzaria e Toca da Garoupa. (Fonte: PMC)

Última peneira de futebol de campo acontece no sábado em Caraguá

Caraguatatuba - Esta é a última chance para atletas entre 13 e 15 anos participarem da seleção. Os atletas com melhor desempenho poderão conquistar uma vaga na equipe oficial de futebol de Caraguá
As crianças com idades entre 13 e 15 anos, que gostam de jogar futebol terão a última chance para concorrer a uma vaga na equipe oficial de futebol de Caraguá, que será formada pela Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação.
A peneira, que irá pré-selecionar atletas para concorrer a uma das 30 vagas, acontecerá no dia 4, sábado, das 8h30 às 12h, no Campo de Futebol do bairro Poiares. Podem participar crianças de todo o município.
De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto, todos os pré-selecionados irão treinar durante uma semana, e deste treinamento serão selecionados 30 atletas, que terão todo o apoio da prefeitura, para representar o município em competições na cidade e atuar em jogos oficiais, como por exemplo, os organizados pela Secretaria da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo do Estado. "Já temos 78 atletas pré-selecionados, está é a última chance para os garotos que sonham em jogar futebol no município a conquistar a sua vaga no time", disse.
O secretário informou ainda que a semana de treinamento acontecerá em setembro, no campo de futebol do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, e que para participarem da pré-seleção, os interessados devem comparecer no Campo do Bairro Poiares às 8h30, com calção, meião e chuteira. A seletiva acontecerá até às 12h. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba abre inscrição para o II Congresso de Educação
As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no site oficial da prefeitura a partir do dia 11 de agosto

Caraguatatuba - Com o tema "Educação pública de qualidade: A formação do professor em tempos de mudança" o II Congresso de Educação de Caraguatatuba abre inscrições para educadores de qualquer cidade. A partir do dia 11 de agosto o link estará liberado no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. O evento será realizado de 21 a 24 de agosto, as vagas são limitadas.
A secretária de educação de Caraguatatuba, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, espera repetir o sucesso da primeira edição do evento. "No ano passado cerca de 1300 pessoas participaram do congresso", lembrou Silmara. "Este ano o número deve ultrapassar os 1500 participantes". Em 2006 o tema do congresso foi sobre a tecnologia da educação.
Segundo o responsável pelo setor de projetos da secretaria, Humberto César Bernardo, o tema deste ano foi escolhido por ser mais abrangente. "É necessário que o professor esteja preparado para mudanças como o Ensino Fundamental de nove anos", exemplifica.
O congresso faz parte do programa de aperfeiçoamento profissional continuado de Caraguatatuba, desenvolvido pela Secretaria de Educação desde 2005.
Este programa tem a função de atender os professores da rede municipal, entretanto, as inscrições serão abertas gratuitamente para educadores de outras cidades. "É uma forma de atrair recursos para Caraguá", destaca Humberto. "Comungamos com a política do prefeito Aguilar de movimentar a cidade na baixa temporada", disse.
Um dos destaques da programação do congresso é o IV concurso internacional Visual Class, que atrai participantes de todo Brasil e do exterior, este ano já estão confirmadas 50 cidades. Caraguatatuba é bi-campeão do concurso e se vencer este ano fica com o troféu definitivamente.
No II Congresso de Educação de Caraguatatuba serão realizadas palestras, mesas-redondas e mini-cursos. Entre os convidados estão o Jornalista Gilberto Dimenstein, Miguel Arroyo, Mario Sergio Cortella, Vitor Paro e Marli Barros.
Mais informações na Secretaria Municipal de Educação, no setor de assessoria em projetos e capacitação, nos telefones (12) 3897-7010, 3897-7011 e 3897-7013 ou pelo e-mail projetos@caraguanet.com.br. (Fonte: PMC)

Segundo semestre de 2007 será de muitos eventos esportivas em Caraguá
Atletas de norte a sul do município poderão participar das competições. Toda a população está convidada para prestigiar os eventos, que têm entrada gratuita.

Caraguatatuba - As atividades esportivas em Caraguá continuam a todo vapor durante a segundo semestre de 2007. Diversos campeonatos já estão sendo organizados pela SECER- Secretaria de Esportes da Prefeitura, para atender amantes de esportes de todo o município.
No próximo domingo, dia 5, iniciam as competições do Campeonato da 2ª Divisão de Futebol de Campo da LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol, que conta com a parceria da SECER. Na primeira rodada, que será no campo do E. C. Poiares, às 13h30, o E.C Gaivotas enfrenta o A. A. Riza e às 15h30, E. C. Casa Branca entra em campo contra o E. C. Cruzeiro.
Os confrontos também acontecem no campo do E. C. Brasília, no Porto Novo e iniciam às 13h30h. O E. C. AF Santa Cruz joga com o E. C. Barcelona, em seguida e o União do Litoral enfrenta o E. C. São José.
O campeonato da 1ª Divisão, também organizado pela LICAF e SECER, iniciam as competições no domingo (5). O CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves recebem as equipes. Às 13h30, o Beira Mar Coloniano enfrenta o Jetuba F.C.; às 15h, o C. A. Poiares joga com o Tabajara F. C e às 17h, o Brasileirinho F. C. disputa com o Pedrinho F. C. Os campeões da 1ª e 2ª Divisão disputarão a Copa dos Campeões de 2008.
A Praça Esportiva José Pedro Marsigli (Pepe), no centro da cidade, receberá no dia 18, sábado, às 13h, a 3ª etapa do Campeonato Municipal de Futvôlei. O evento terá entrada gratuita a todos os munícipes e visitantes. Já no dia 19, domingo, enxadristas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba se encontrarão no ginásio Benedito Lippi, no Poiares, para disputarem a 6ª etapa do 7º Circuito Valeparaibano de Xadrez.
Outros eventos esportivos ainda terão inscrições abertas. A 3ª Copa da Criança de Futebol de Campo reunirá diversos atletas que disputarão as categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil; o Campeonato Regional de Futsal, que disputará o campeão do ano com os campeões e vices dos núcleos, terá congresso técnico para definir as chaves no dia 6, às 19h no CEMUG. O Campeonato Municipal de Futsal, categorias Sub-15 e Sub17 e o Festival Esportivo das APAES do Litoral Norte e Vale do Paraíba também prometem agitar as praças esportivas de toda a cidade. Todos os eventos terão inscrições e entradas gratuitas. Participe. (Fonte: PMC)

Sebrae de Caraguá realiza palestras sobre atendimento a clientes e divulgação de empresas
"Atendimento a clientes" é a nova capacitação que o Sebrae está oferecendo em Caraguá na próxima semana. O treinamento acontecerá no Centro Universitário Unimódulo, no dia 7 de agosto

Caraguatatuba - O posto Sebrae de atendimento ao Empreendedor, que funciona com o apoio da Prefeitura de Caraguá, recebeu inscrições durante todo o mês de julho para o workshop "Atendimento a Clientes".
O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 7 de agosto, no Centro Universitário Unimódulo, a partir das 19h e o principal objetivo é levantar questões importantes no que se refere à qualidade e excelência no atendimento a clientes.
Por meio desta capacitação, que será ministrada por Vlamir Bello, os comerciantes presentes poderão perceber as razões pelas quais alguns estabelecimentos perdem clientes e como reverter esse quadro, melhorando o atendimento das empresas. A duração da palestra será de 2horas/aula.
Nova palestra dia 28 de agosto: "Como divulgar sua empresa"
Mais informações ou inscrições no posto do Sebrae de Caraguá, que fica na rua Siqueira Campos, nº 44, junto ao prédio da Secretaria de Administração, da Prefeitura de Caraguá. Telefone: (12)3897-8198. Participe! (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá retoma seus trabalhos
Legislativo reiniciou dia 31 de Julho depois das Férias Coletivas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reiniciou seus trabalhos no dia 31 de Julho para o segundo semestre Legislativo de 2007. O reinício se deu após 15 dias de Férias Coletivas e o Recesso de meio de ano dos Vereadores.
Com base na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno do Parlamento Municipal, os Vereadores tem direito a um Recesso de 30 dias em Julho e outros 30 dias em Janeiro e dentro do plano de ação do Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), as férias dos funcionários e assessores são organizadas durante este período, para centralizar os pagamentos de obrigações trabalhistas e não deixar nenhum setor, Administrativo ou Legislativo, com falta de pessoal.
Mas se administrativamente o segundo semestre do 3º (terceiro) ano da 14ª Legislatura teve início em 31 de Julho, politicamente o mesmo terá início apenas no dia 7 de Agosto, com a Sessão Especial de Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). Esta será a segunda visita do Prefeito este ano, com base em obrigação na Lei Orgânica Municipal. A previsão de término do segundo semestre deverá ser para 21 de Dezembro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Junho e Julho
Para um mês pré-recesso houve uma boa produção

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga a produção do Parlamento Municipal nos meses de Junho e Julho de 2007. Mesmo sendo um mês que antecede o Recesso de meio de ano, a produção Legislativa apresentou bons índices. Durante o Recesso a produção é mínima.
No mês de Junho foram protocolizados 59 documentos, sendo 11 Projetos de Lei, 36 Requerimentos, 7 Indicações, 2 Projetos de Lei Complementar, 2 Moções e 1 Projeto de Decreto Legislativo. Em Julho a produção de documentos foi de apenas 4 unidades, sendo 1 Projeto de Lei e 3 Requerimentos.
Em termos de Atendimento, foram anotadas a audiência de 1161 pessoas em Junho e 330 em Julho. Com referência a Junho, a média foi de 116,1 pessoas/Vereador ou 82,9 pessoas/dia, para um mês com apenas 14 dias úteis. Em Julho, durante o Recesso, a média foi de 33 pessoas/Vereador ou 41,25 pessoas/dia, para um mês com apenas 8 dias úteis.
Quanto as presenças, em Junho o total foi de 80 pessoas, distribuídas por 3 Sessões Ordinárias e 2 Extraordinárias, com uma média de 16 pessoas/sessão. Já em Julho, o total anotado foi de 20 pessoas para apenas uma Sessão Extraordinária.
Os baixos números de dias úteis se explicam devido a uma reforma coincidindo com os feriados de Corpus Christi e do Padroeiro em Junho e os 15 dias de Férias Coletivas em Julho.
Estes índices mantêm as médias registradas nos mesmos meses do ano passado e dos 5 últimos anos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PDT amplia bancada em Caraguatatuba
Adesão de 3 Vereadores torna o partido mais forte na cidade

Caraguatatuba - O PDT (Partido Democrático Trabalhista) - Diretório de Caraguatatuba, ampliou suas bases e horizontes eleitorais com a adesão de 3 Vereadores da Câmara Municipal. A filiação dos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti, Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia, deixa o partido com a maior legenda do Legislativo local, com muitas chances de reeleição para as eleições municipais de 2008.
Os Vereadores, mais o Coordenador Regional do PDT no Litoral Norte e Vale do Paraíba, Ricardo Batista, estiveram reunidos na tarde de segunda-feira - 25 de junho, no Diretório Estadual do PDT em São Paulo, com o Presidente Estadual Interino - José Gaspar, para assinatura e abono das fichas de filiação, bem como para preparar linhas de ação e diretrizes visando a região nas próximas eleições municipais.
Graças a esse novo impulso no partido, motivado pelo Deputado Federal Paulo Pereira da Silva - Paulinho da Força (PDT/SP), o partido abriu frentes nas cidades de Paraibuna, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba.
No encontro entre a Executiva Estadual e os Vereadores de Caraguatatuba, foram discutidas diretrizes, metas e planos, visando não apenas as eleições municipais, mas a próxima eleição para Deputado Estadual em 2010.
O Presidente Estadual elogiou a iniciativa do Coordenador Regional, que trouxe para as fileiras do PDT a maioria da Mesa Diretora da Câmara de Caraguatatuba - Presidente, Vice-Presidente e 1º Secretário, fechando um grupo coeso, forte e com grandes chances de reeleição em 2008.
Para os Vereadores a filiação ao PDT trouxe um novo horizonte político. "Eu nunca me reuni com a Diretoria Estadual do meu partido, muito menos com a municipal, para a discussão de idéias e estratégias políticas", disse Baduca Filho. "Desde o início digo que encontrei no PDT o meu norte e linha de trabalho, que é a de lutar por emprego e pelo social do trabalhador brasileiro", relata Carlinhos da Farmácia. "Encontrei no PDT o elo que faltava para o meu trabalho político visando a melhoria da qualidade de vida da população mais carente", frisou Wilson Gobetti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moradores da Água Branca reclamam de lama na rua

Ilhabela - O Vereador Carlinhos de Oliveira (PMDB) apresentará na primeira sessão ordinária do semestre um requerimento ao Executivo solicitando providências urgentes quanto às atuais condições da Rua João Correa, no Bairro da Água Branca.
“Em períodos de chuvas, os moradores da rua sofrem com o verdadeiro lamaçal que se instala em frente a suas casas. É uma situação insustentável. Há três anos temos pedido várias vezes à Prefeitura que fizessem as obras de melhoria para esta rua e até agora nada foi feito. Os moradores reclamam e com razão”, explica o Vereador Carlinhos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador cobra mais lombadas

Ilhabela - O Vereador José Jorge Pereira (PTB) pretende apresentar, na próxima sessão da Câmara, um requerimento ao Executivo para que a Divisão de Trânsito realize um levantamento dos diversos locais, de norte a sul de Ilhabela, onde são necessários redutores de velocidade, especialmente próximo às escolas e creches.
Além do levantamento destes dados, o vereador também solicita as providências para a instalação dos redutores. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela poderá sediar Congresso de Cirurgia Plástica

Ilhabela - É o que propôs o dr. Wilson Ruzzante em sua visita ao prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira na manhã desta quinta-feira, 02.
Doutor Wilson é titular da especialidade, que concorre com seu grupo aos cargos de direção da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o biênio 2008-2009.
Segundo Ruzzante, escolheu Ilhabela não só pela infra-estrutura hoteleira e belas opções turísticas, mas principalmente pelo vínculo afetivo que mantém com a cidade desde 1966, e a partir de 2005 começou a atuar em conjunto Ilhabela-São Paulo, ocasião que ficou conhecido como “o cirurgião plástico da Ilha”.
O evento que poderá trazer para a Ilha cerca de 150 a 200 cirurgiões com seus familiares e um grande número de expositores da área (materiais cirúrgicos, próteses, equipamentos médicos e outros), será realizado em um final de semana prolongado, de sexta-feira a domingo com data a ser definida para 2008.
O prefeito Manoel Marcos apoiou a idéia e ponderou que entre tantos eventos esportivos e gastronômicos, faltava acontecer um evento científico em Ilhabela. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela capacita funcionários da área de Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu o curso de capacitação aos funcionários auxiliares de serviços gerais que prestam serviços às Unidades Básicas de Saúde, nos dias 30 e 31, segunda e terça-feira, no auditório da Câmara Municipal de Ilhabela.
O curso teve como objetivo, adequar os funcionários às técnicas necessárias para o exercício do trabalho visando a qualidade e segurança.
Os profissionais da Secretaria de Saúde ministraram palestras esclarecedoras, referentes à limpeza nos setores de odontologia, enfermagem e clínica médica e hospitalar.
A coordenadora municipal do P.S.F., Marly Aparecida Fornaziero esclareceu que esta ação se fez necessária para oferecer embasamento à estes profissionais, sobre as técnicas de limpeza na área de saúde, assim como a prevenção de acidentes.
O curso que foi organizado pela equipe da Secretaria de Saúde teve duração de 8 horas e ofereceu certificado aos 35 funcionários participantes. (Fonte: PMI)

Prefeito indignado registra sua solidariedade aos velejadores Baby e Bruno

Ilhabela - A convite do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, estiveram presentes no Paço Municipal, os atletas Bernardo Arndt, o “Baby” e Bruno Oliveira, juntamente com o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, na tarde desta terça-feira, 31.
Inconformado com a desclassificação da dupla de velejadores na competição do Pan-Americano, o prefeito fez questão de pessoalmente, registrar sua solidariedade.
Na ocasião o secretário José Roberto esclareceu, que a dupla foi para o Pan contando com 3 barcos e 5 mastros, portanto, se durante a vistoria os juízes tivessem apontado a irregularidade com a peça que fica instalada no topo do mastro, e impugnado o barco, eles teriam como substituir por outro. “Nenhum juiz falou nada durante a vistoria, esperaram a última regata, depois de acatarem o pedido de protesto feito por atletas representantes da Classe Hobie Cat de 5 países, para aceitarem a acusação e desclassificarem nossos atletas, foi muita injustiça”, declarou o secretário.
Segundo Baby, a dupla já tinha garantido o ouro, de 8 regatas venceram 5, onde resultou somente 11 pontos perdidos. “Com este resultado garantimos o ouro antes da última regata, seria impossível este placar ser revertido pela dupla da Guatemala que venceu a regata e contava com 20 pontos perdidos, esta história não pode acabar assim, vamos entrar com uma apelação junto à ISAF – Federação Internacional de Vela, não queremos deixar nenhuma dúvida quanto a nossa honestidade”, registrou Baby.
O prefeito disse que estará enviando um ofício ao presidente da ISAF pedindo empenho e transparência na apuração do caso, ”pois era um ouro para o Brasil no Brasil”, e aproveitou o momento para aconselhar a dupla que encare este episódio como lição e estimulo para continuarem suas carreiras. “O potencial que vocês têm demonstrado não pode ser ignorado, vocês são um verdadeiro estímulo para nossos futuros atletas, e repito, para nós vocês são ouro” (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Petrobras apresenta traçado dos dutos que passarão por São Sebastião

São Sebastião - Representantes da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos, da Petrobras, apresentaram na manhã desta quinta-feira (2/8), ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o traçado dos dutos que passarão pelo município. Eles serão responsáveis por levar a gasolina natural (C5+) extraída do gás natural do Projeto Mexilhão, processado pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato – Caraguatatuba (UTGCA) e que será levada até o Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar).
Inicialmente, foi solicitado à Prefeitura o uso de uma área no bairro Enseada, na Costa Norte, para a passagem da tubulação, assim como uma alternativa sem utilizar boa parte de terreno municipal. O prefeito Dr Juan Garcia entendeu que a segunda opção é mais viável, desde que a Petrobras não use toda a parte do terreno e deixe passagens de servidão para áreas destinadas a loteamentos. “É preciso evitar o que ocorreu em outras áreas do município, como na Vila Amélia, onde as casas estão grudadas no muro do Tebar e que os bairros fiquem isolados”, disse. Entretanto, antes de aceitar a solicitação da Petrobras, Garcia deixou claro que a empresa deve apresentar todas a licenças ambientais pertinentes.
De acordo com o engenheiro Fabiano Pacheco Cardoso, um dos responsáveis pela implementação da obra, cerca de 19 quilômetros da tubulação passarão pelo município, sendo que pelo menos oito serão por meio de túnel. Por esse trecho estão previstas as passagens da gasolina natural e , futuramente, do álcoolduto. Mas, durante a reunião, Garcia reivindicou a também um braço do gasoduto levando o Gás Natural Veicular (GNV).
“É inconcebível ele sair de Caraguatatuba para retornar ao Litoral Norte em caminhões sendo que temos o Tebar aqui que ainda usa óleo diesel em suas instalações, que é mais agressivo ao meio ambiente.”
A Gasolina Natural (C5+) extraída do gás natural, é uma mistura de hidrocarbonetos que se encontra na fase líquida, em determinadas condições de pressão e temperatura, composta de pentano (C5) e outros hidrocarbonetos pesados. Ela pode ser misturada à gasolina para especificação, reprocessada ou adicionada à corrente do petróleo.
A UTGCA será responsável pela separação do gás, do condensado e a produção do gás liquefeito de petróleo (GLP). O gás natural será transportado por gasoduto até uma estação em Taubaté, que se interliga com o gasoduto Campinas/Rio. A gasolina natural será enviada até o Tebar e o GLP será distribuído para o mercado consumidor.
As propostas com relação ao traçado serão analisadas pela equipe da Petrobras e devem ser apresentadas durante audiência pública prevista para acontecer em São Sebastião no próximo dia 18, a partir das 13h30, no Tebar. A expectativa é reunir cerca de 1 mil pessoas. (Fonte: PMSS)

Banda Municipal volta a se apresentar na cidade

São Sebastião - A partir do próximo dia 12 de agosto, às 19h, a Banda Municipal ‘Maestro Manoel Ladislau de Mato’ volta a se apresentar semanalmente na cidade em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia, no Centro.
A apresentação, que será todos os domingos, só não acontece quando houver algum evento cívico, de acordo com o calendário oficial do município.
A banda possui 34 componentes que tocam marchas e dobradas, ou seja, com característica militar, além de Música Popular Brasileira (MPB), internacional e, às vezes, alguns clássicos.
“Esperamos que tenha um bom público para prestigiar a apresentação da banda”, comenta o maestro Almir Clemente. Mais informações pelo telefone (12) 3892.4722. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recebe Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar

São Sebastião - Após dois anos de estudos e reestruturação, o Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar ficou pronto e foi entregue nesta quinta-feira (2/8) à Prefeitura de São Sebastião. Um CD com todos os dados foi apresentado pelo diretor do Núcleo de São Sebastião, Edson Lobato, o Fredê, ao prefeito Dr. Juan Garcia e ao secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro.
Entre as alterações efetuadas estão a ampliação das trilhas passando de cinco para oito com a inclusão de áreas em Barra do Una e Cambury, ambas na Costa Sul. O plano também trabalha com a visitação ao Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, reconhecido como patrimônio histórico cultural, fortalecendo a necessidade Prefeitura estar junto com o Estado. De acordo com Fredê, esse reconhecimento permitirá a busca pela Parceria Público Privada dentro desse zoneamento.
Ele chama a atenção ainda para a criação da Zona de Uso Conflitante onde estão inseridas todas as grandes intervenções dentro da área do Parque como por exemplo, dutos da Petrobras, antes de telefonia, Sabesp e Cesp. “Essas empresas vão participar da gestão do Parque por meio da implantação de sistema de visitação pública da melhor forma possível.”
O prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou a importância da conclusão do Plano de Manejo e de sua importância para o município que tem 85% de sua área dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Frisou ainda o objetivo da Prefeitura de incentivar o ecoturismo, bem como ser parceira no sentido de fiscalizar as invasões na área protegida. “Sem o Plano de Manejo não se pode desenvolver o ecoturismo, uma das vocações turísticas de São Sebastião.”
Para o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, esse é um marco regulatório para se organizar e planejar a forma de uso dos locais permitidos e definir aqueles que são intangíveis.
Este mês, o Parque Estadual da Serra do Mar completa 30 anos de existência e a comemoração deve ocorrer no Núcleo de Cubatão. (Fonte: PMSS)

Projeto Cidadania Consciente movimenta alunos da rede municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (2/8), o primeiro encontro de capacitação do Projeto Cidadania Consciente, iniciativa desenvolvida em parceria com a empresa Ecobus e o Ministério Público de São Sebastião.
O projeto piloto tem o objetivo de incentivar valores de solidariedade nas crianças, visando assim, diminuir o índice de agressividade no ambiente escolar e de locomoção nos pais e alunos participantes. “O projeto também visa influenciar e conscientizar a necessidade de preservar o meio ambiente desses jovens. Os ônibus são meios de locomoção que também fazem parte do meio deles”, ressaltou a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite.
Os 65 alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Henrique Botelho foram divididos em duas turmas e receberam palestras de orientação ministrada pela psicóloga contratada pela Ecobus, Meire Cecília, que apresentou dinâmicas e atividades focadas na reflexão sobre o vandalismo.
Os alunos participaram ativamente e até mesmo aqueles que não participam do projeto procuraram a organização para fazer parte da capacitação. “Os alunos já estavam familiarizados com a idéia do projeto, pois nós fizemos uma reunião prévia com os pais para apresentação e pedimos para que eles conversassem com os filhos. Apesar de ser o primeiro contato com eles, percebi que se sentiram valorizados, com mais auto-estima”, declarou a psicóloga.
O diretor da Ecobus, Luiz Fernando Corazza Genioli, compareceu ao evento e participou de um bate-papo com os estudantes. “O projeto tem o objetivo de incentivar os jovens a utilizar sua capacidade de liderança para fazer o bem. Atitudes impensadas tomadas na juventude ficam marcadas para toda a vida e no futuro podem pesar na hora de procurar um emprego, por exemplo. Nós estamos aqui para ajudar”, explicou.
A secretária Marilene Ramachotti ressaltou ainda que a repressão como combate à violência e o vandalismo não é solução para resolver o problema. “Nós pretendemos em primeiro lugar fazer com que esses adolescentes e jovens aprendam a usar os bens coletivos sejam eles públicos ou particulares e isso só vai ser possível através da educação”, concluiu.
O segundo encontro, marcado para esta sexta-feira (3/8), foi transferido para a próxima segunda-feira (6/8), às 10h15 e 15h na escola Henrique Botelho. Posteriormente, as reuniões com os estudantes serão realizadas uma vez por mês até dezembro. (Fonte: PMSS)

Sebastianense disputa a Copa Internacional de Mountain Bike em Minas Gerais

São Sebastião - O atleta da Associação de Ciclismo de São Sebastião/Domínio dtvm/Litoral Tintas/Bach Energy/PMSS, Adolfo José Mariano, disputa neste domingo (2/8) em Barbacena (MG) a 3ª Etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. O sebastianense é líder na competição e é um dos grandes favoritos para a etapa que reúne atletas da América do Sul, Canadá, Estados Unidos e Itália.
Adolfo, conhecido como Peninha, disputa a Copa pela categoria sub-50 e participou das duas etapas iniciais, trazendo bons resultados para a cidade. Na primeira etapa, realizada em abril na cidade de Araxá (MG), ele conseguiu a quarta colocação. Já na segunda etapa que ocorreu em junho em Ouro Branco (MG), o ciclista conquistou o primeiro lugar. Com as boas classificações, Peninha conseguiu a primeira colocação na classificação geral do campeonato com 33 pontos, um a mais que o mineiro Dorival Correia, da equipe de Belo Horizente Faz Atleta/Mix Distribuidor.
Peninha tem boa expectativa para a competição com estilo “cross country” que contará com a participação de mais de 500 atletas e que soma pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional). “A prova é bem técnica e deve ser competitiva, mas eu espero que o meu desempenho possa ser o mesmo das etapas anteriores para que possa continuar na liderança e correr em busca do título”, diz o ciclista sebastianense.
Depois dessa prova, Peninha se prepara para participar juntamente com os integrantes da Associação de Ciclismo, que também conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), para o Desafio da Mantiqueira, que acontece no dia 19 de agosto em Campos do Jordão, para o X-Terra, que acontece no dia 25 em Ilhabela e para a quarta e última etapa da Copa Internacional, que acontece na cidade de Congonhas (MG). (Fonte: PMSS)

UNITAU firma convênio com prefeitura de São Sebastião
Município do Litoral Norte é o primeiro a ser atendido pelo grupo de assistentes sociais da Universidade para a implantação do SUAS

São Sebastião - A Universidade de Taubaté (UNITAU) firmou parceria com a prefeitura de São Sebastião para a implantação do Projeto de Assessoria e Supervisão à Implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O município do Litoral Norte será sede do primeiro mapeamento social da região. O início dos trabalhos será nesta sexta-feira, 3 de agosto, em São Sebastião.
A UNITAU é a única instituição de Ensino Superior na região que oferece assessoria aos municípios na implantação do SUAS. O projeto é coordenado pelo Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté e conta com uma equipe de 14 alunos e dois professores, que prestará consultoria ao município no período de implantação do SUAS.
Dentro das atividades do projeto, serão realizados levantamentos e pesquisas sociais e a capacitação da equipe técnica da cidade, quanto à adequação e às normas operacionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, órgão que coordena o SUAS.
No início das atividades desta sexta-feira, a equipe da UNITAU conhecerá as demandas sociais de São Sebastião e os projetos já desenvolvidos sobre o assunto. “O respaldo de uma Universidade para auxiliar na implantação do SUAS é fundamental, visto que nos oferece maior segurança durante o processo”, afirma a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Soares de Araújo Freire, responsável pela gestão de políticas sociais da prefeitura de São Sebastião.
O grupo da UNITAU fará a orientação dos profissionais ligados à área de assistência social do município em encontros quinzenais, que serão realizados até o mês de dezembro. “No período da manhã, trabalharemos os conceitos do SUAS e, à tarde, partiremos para a parte prática, aplicando todos os conceitos discutidos”, explica a profa. Dra. Maria Regina de Ávila Moreira, docente do Departamento de Serviço Social da UNITAU e coordenadora do projeto.
PROJETO FEDERAL – Todas as prefeituras devem implementar o SUAS, aprovado em 2004 pelo Governo Federal, no prazo máximo de 10 anos (até 2014), para que o repasse de verbas destinadas a projetos sociais seja efetivado.
Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), o SUAS irá compor um cadastro social nacional para regulamentar o atendimento público nessa área para cerca de 60 milhões de brasileiros já participantes de programas, como o Bolsa Família.
Todo o controle das informações ficará a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que terá de planejar, junto com as prefeituras, a distribuição de uma verba prevista de R$ 113 milhões para os programas sociais já em andamento e também para novos programas. Caberá às prefeituras diagnosticar a realidade local e definir padrões de assistência social básica e especial de média e alta complexidade.
O lançamento oficial do Projeto de Assessoria e Supervisão à Implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi realizado pela Reitora da UNITAU, profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, na reunião do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), promovida pela Universidade no dia 29 de junho.
SERVIÇO – As prefeituras dos municípios interessados em receber a consultoria da UNITAU para a implantação do SUAS podem entrar em contato com a coordenadoria do projeto por meio do telefone 3625-4240. (Fonte: UNITAU)

Nova Rua da Praia tem 75% de aprovação em pesquisa realizada no Arraiá Caiçara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo(Sectur), divulgou pesquisa realizada durante o 3º Arraiá Caiçara, entre os dias 6 e 22 de julho, na qual 75% dos entrevistados aprovaram e avaliaram como “Ótima” a obra de Revitalização da Rua da Praia e Urbanização do Aterro. A pesquisa questionou ainda qual o principal ponto positivo da obra e 41% apontaram a opção Lazer da Comunidade Local. Em relação a Segurança, 41% das pessoas entrevistadas também classificaram o quesito como “Ótimo”. Os dados foram aplicados e tabulados pelos estagiários do Departamento de Turismo da Sectur entre nos dias 7, 13, 15, 19 e 22 de julho. O departamento entrevistou 176 pessoas entre moradores e turistas.
Além de Lazer para a Comunidade Local, a Revitalização da Rua da Praia foi apontada como um diferencial para o fortalecimento do comércio(36%) e incentivo ao turismo(20%). As perguntas foram incorporadas ao questionário que avaliou a aceitação do 3º Arraiá Caiçara, onde 95% dos entrevistaram classificaram a festa como “Ótimo” e “Bom”. “Nós aproveitamos a oportunidade e decidimos perguntar a opinião dos moradores e visitantes sobre a obra de Revitalização da Rua da Praia, para saber o que eles achavam, qual a importância da obra para o município”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a obra reflete o que a administração tem como conceito para alavancar o turismo e aumentar a auto- estima da comunidade. “A obra valorizou o nosso Centro Histórico da cidade, que estava abandonado. Todas as obras executadas pela administração refletem as reivindicações da comunidade, que sempre é ouvida, visto as mais de cinqüenta reuniões comunitárias, provando ser um governo participativo”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Prefeitura assina convênio para instalar creches em Juquehy e Boracéia
115 novas vagas são abertas. Entrega oficial das unidades será no próximo dia 15 de agosto

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, assinou na manhã desta quinta-feira (2/8), no gabinete, dois convênios que garantem a instalação de mais duas creches municipais, uma em Juquehy e outra em Boracéia, ambas na Costa Sul. Somadas, a Prefeitura passa a atender 115 crianças de um ano e seis meses a três anos. Com isso, a Secretaria de Educação (Seduc), aumentou em 83% o número de vagas em creches no município, comparado ao ano de 2004. Há três anos eram apenas 766 crianças atendidas e até o fim deste ano serão 1.403, já contando com as que serão atendidas na nova Creche de Maresias.
As associações que assinaram o convênio serão responsáveis pela contratação de funcionários, professores, mobiliários e material didático. Já a Prefeitura arcará com alimentação.
Em Juquehy, a Prefeitura de São Sebastião assinou convênio com a Associação Primeiras Letras pelo prazo de seis meses e um valor de R$ 160 mil, pagos em cinco parcelas. A Creche Municipal de Juquehy vai atender 80 crianças do bairro. As inscrições estão ocorrendo nas unidades escolares do bairro.
A Associação Primeiras Letras já é responsável pela administração das Creches de Boiçucanga, Maresias e projetos de informática em escolas da rede municipal. Com a creche, Juquehy passa a ter quatro unidades escolares: EMEI Branca de Neve (Ensino Infantil), EM Juquehy (1ª a 4ª séries) e EM Plínio Gonçalves de Oliveira Santos (5ª a 8ª séries). A Creche de Juquehy vai funcionar na Rua Ataíde Isidoro dos Santos, número 372.
Boracéia - Já em Boracéia, a Prefeitura assinou convênio com a Associação Recreativa e Creche Peraltinha, com valor de R$ 33 mil e prazo de seis meses. Serão oferecidas 35 vagas para crianças de um ano e seis meses a três anos.
A casa onde funcionará a unidade escolar vai funcionar na Alameda Rio Grande da Serra, 1.099. O espaço foi cedido pelo empresário Armando Peralta.
A notícia foi comemorada pelo presidente da Associação Recreativa e Creche Peraltinha, José Reis Jesus Silva. “É um direito garantido a nossas crianças que estamos cumprindo. Isso mostra o compromisso assumido pelo Executivo, realizando o sonho de uma comunidade”.
Ainda segundo Silva, a creche será reativada depois de um ano e meio de paralisação, após problemas detectados nas contas da entidade e que inviabilizaram a assinatura de um convênio com a municipalidade. As aulas em ambas as creches começam na próxima segunda-feira, 6 de agosto.
Avaliação - Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, a administração tem mostrado que é possível com boa vontade administrativa proporcionar educação para diversas faixas etárias. “As crianças nesta idade iniciam a formação do desenvolvimento de suas habilidades. É importante o poder público estar presente”.
Ela informou ainda que pelos menos mais 35 vagas serão abertas para outro bairro da Costa Sul: Cambury. “Antes só havia uma creche em Boiçucanga, na qual aumentamos o número de vagas em 80%. Agora, já abrimos uma creche em Maresias (que em breve funcionará no novo prédio da Escola de Educação Infantil Edileuza Brasil), Juquehy e Boracéia”, explica.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a assinatura dos convênios é mais um compromisso da administração com o ser humano, desde a educação infantil até os idosos, que refletem na qualidade de vida do cidadão. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião marca presença em curso do CBH-LN

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), participou do curso Introdução à Facilitação, promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), realizado na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião, na última terça e quarta-feira (31/7 e 1º/8).
O curso faz parte do cronograma de cursos do CBH-LN e contou com a participação de representantes de três das quatro cidades do Litoral Norte. Os próximos serão sobre Ecologia Costeira, no fim do mês, em Caraguatatuba, e Vazamento de Óleo, previsto para setembro, em local a ser agendado.
Os participantes do curso tiveram acesso a técnicas e estratégias de facilitação na maneira de conduzir grupos de trabalho de maneira a garantir uma boa reunião. Saber como planejar, conduzir e finalizar encontros do tipo. As aulas foram ministradas por Lucila Pinsard Vianna e Carolina Bio Poletto, representantes da Fundação Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O chefe de Divisão de Recursos Hídricos da Semam, Fernando Parodi, classificou sua experiência no curso como extremamente produtiva. “Para mim o curso foi muito produtivo, principalmente para quem lida com reuniões públicas seja na Prefeitura ou no CBH-LN, são ferramentas muito úteis que aumentam a possibilidade de sucesso desses eventos.” (Fonte: PMSS)

Comerciantes aprovam realização de Festival Gastronômico

São Sebastião - Todos os proprietários que participaram da reunião na última terça-feira (31/7), na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), aprovaram a realização do Festival Gastronômico que acontece no final de setembro e outubro em São Sebastião. O evento será organizado pela Prefeitura, com apoio dos proprietários de restaurantes e associações Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), Costa dos Alcatrazes (ACA) e Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Para formatar melhor o festival, os participantes da reunião pediram para que ele ocorre entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro, como forma de aproveitar o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, é que pelo menos 20 comerciantes participem do festival. Pelo menos 13 já confirmaram a adesão.
A proposta do São Sebastião Sabor & Arte, 1º Festival Gastronômico, é fomentar esse setor e permitir que cada estabelecimento coloque um prato especial dentro da campanha. “Não importa se é pizza, risoto ou lanche, mas sim a participação de todos”, disse Buzi.
A comerciante Telma Della Mônica, do Sebastião Restaurante, no Arrastão, se mostrou empolgada com a iniciativa e confirmou sua participação. “É uma forma de melhorar o comércio na cidade.”
Para o empresário Marcos Alvarenga, da ACA, a realização do festival em todo o município serve para fomentar ainda mais o setor.
Pelo formato do Festival, cada restaurante participante terá uma urna onde o consumidor do prato que faz parte do evento poderá depositar um cupom que dará direito ao sorteio de brindes. A ACISS já doou um notebook, assim como a empresa Daei Móbile um aparelho celular. Os estabelecimentos colocarão seus pratos do festival como brinde. “Outras doações também contribuirão ainda mais com o evento”, disse o secretário Júlio Buzi. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


UNITAU abre Semana de Pedagogia no campus de Ubatuba
Programação especial trata sobre os desafios da educação contemporânea

Ubatuba - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a “7ª Semana de Pedagogia”, entre os dias 6 e 11 de agosto, no campus de Ubatuba. Com o tema “Gestão e Docência na Escola Contemporânea”, o evento abordará, por meio de palestras e minicursos, os desafios que o profissional pedagogo deve enfrentar no mercado de trabalho, nos diferentes campos de atuação, tanto na região quanto no país.
As semanas pedagógicas visam apresentar aos alunos temas atuais relacionados ao mercado e à atualização profissional, com atividades dinâmicas que promovem a interação entre os profissionais atuantes, professores e alunos.
As palestras serão ministradas por docentes do próprio curso, que tratarão de assuntos relacionados às possibilidades de atuação nas áreas de educação e gestão, à pesquisa e à iniciação científica. Já os minicursos terão temas que foram sugeridos pelos próprios alunos, direcionados para as práticas pedagógicas sobre gestão e supervisão educacional, oficina de jogos matemáticos e de arte e educação especial.
“A rede municipal de ensino cresceu muito nos últimos anos em Ubatuba, dando mais oportunidades de atuação aos professores e especialistas em educação, por isso é importante tratarmos dos desafios que o profissional vai encontrar”, explica o chefe do Departamento de Pedagogia da UNITAU, prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves.
Atividades culturais também fazem parte da programação. Haverá apresentação de grupos musicais de Ubatuba no segundo dia do evento. A semana será encerrada com ações voltadas para as crianças da rede municipal de ensino, envolvendo oficinas pedagógicas realizadas pelos alunos do curso da UNITAU.
SERVIÇO - Todas as atividades começarão às 19h, exceto no sábado, dia 11, em que as atividades terão início às 8h30.
Os profissionais relacionados à área que estiverem interessados também podem participar da “7ª Semana da Pedagogia” – campus Ubatuba – e se inscrever na secretaria do curso, que fica na Av. Castro Alves, 392 - Itaguá.
A programação completa do evento pode ser encontrada no site da Instituição: www.unitau.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-4066. (Fonte: UNITAU)

UNITAU promove 1° Jogos Universitários de Ubatuba

Ubatuba - Cerca de 150 atletas, entre alunos, funcionários e professores do campus de Ubatuba da Universidade de Taubaté (UNITAU), disputam até o próximo domingo, 5 de agosto, o 1° Jogos Universitários de Ubatuba (JUBA), no Litoral Norte. O objetivo da competição é desenvolver atividades esportivas que propiciem uma maior socialização entre os participantes.
Os atletas competem nas modalidades de vôlei, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, futsal, natação e surfe. As disputas são realizadas na quadra poliesportiva da UNITAU, na Praia Grande e na piscina da Prefeitura.
Todas as modalidades têm equipes masculinas e femininas, formadas de forma mista por alunos dos cursos do campus e funcionários e professores da UNITAU. Nesta quinta-feira, 2 de agosto, foram disputadas as modalidades de vôlei de quadra. Na sexta-feira, 3 de agosto, os atletas participarão da modalidade de Natação, individual e revezamento, na piscina municipal da cidade. No penúltimo dia do evento, sábado, 4 de agosto, é a vez do vôlei de areia e futebol de areia, no Aeroporto. No domingo, 5 de agosto, serão disputadas as provas de surfe, na Praia Grande.
A competição começou na última segunda-feira, 30 de julho. As modalidades de futsal e de basquete já terminaram, e os campeões foram as equipes do 1º ano de Educação Física (“Só Capim Canela”), no futsal masculino; do 2º ano de Educação Física, no futsal feminino; do 3º ano de Educação Física, no basquete masculino; e da Pedagogia, no basquete feminino.
A coordenação do JUBA é do Centro Acadêmico Latitude 23º, que arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis para serem doados a entidades carentes de Ubatuba, como taxa de inscrição das equipes. (Fonte: UNITAU)

Inscrições para Mapa Cultural Paulista continuam até o dia 8

Ubatuba - Até a próxima quarta-feira, 8 de agosto, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) estará aceitando as inscrições dos artistas ubatubenses interessados em participar do Mapa Cultural Paulista 2007. Os artistas poderão se inscrever nas áreas de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia. A fase municipal será realizada no Sobradão do Porto, entre os dias 10 e 26 de agosto.
Para mais informações, os interessados devem ligar para 3833-7000 ou comparecer à sede administrativa da Fundart, localizada à rua Félix Guisard Filho, 6, no centro, em horário comercial. Confira o edital completo no site www.brazilsite.com.br - link “Mapa Cultural Paulista”. (Fonte: PMU)

Comissão Municipal de Emprego realiza ações para a geração de emprego e renda em Ubatuba

Ubatuba - A Comissão Municipal de Emprego de Ubatuba, instituída através do Decreto 2719, de 31 de outubro de 1997, tem realizado uma série de ações a fim de viabilizar vagas de emprego e geração de renda no município. A Comissão, que é constituída por um sistema tripartite e paritário, de caráter permanente deliberativo, com representantes do governo, trabalhadores e empresários (patronal), tem o foco principal nas ações voltadas para o enfrentamento da questão do desemprego em Ubatuba.
Entre as principais estratégias locais de geração de emprego e renda desenvolvidas pela Comissão Municipal de Emprego de Ubatuba, estão o estabelecimento de parcerias para a adequação de cursos e palestras e a participação em vários eventos programados, tais como o Curso do Programa Municipal de Qualificação –PMQ e Programa Nacional de Qualificação-PNQ; curso para qualificação de empregadas domésticas e cursos de administração ao primeiro emprego e motivos para vencer buscando a capacitação.
Uma das parcerias mais importantes foi a atuação junto à Comissão Intermunicipal de Emprego, formada pelos municípios de Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, quando foi solicitada a participação para obtenção de empregos na base de gás da Petrobras, que será instalada em Caraguatatuba.
Outras ações - A Comissão Municipal de Emprego também desenvolve outras ações, tais como: incentivo e adequação da intermediação de mão de obra; ações conjugadas junto ao Balcão de Empregos, Banco do Povo; definição das prioridades de qualificação e requalificação profissional; busca continuada do conhecimento da realidade municipal, envolvendo o mapeamento dos atuais e potenciais problemas do desemprego e a prospecção das possibilidades locais e geração de emprego e renda; busca do envolvimento da sociedade nas discussões da problemática e no encontro de soluções para a empregabilidade; busca na definição de uma estratégia pública de intermediação e recolocação do trabalhador no mercado de trabalho, minimizando assim o desemprego.
Atualmente, a Comissão Municipal de Emprego tem como presidente o Sr.George Friederich Augusto de Azevedo, eleito para o período de Junho/07 a Junho/08, em 13/07/07 e como representante legal, o Sr.Edison Zerbinato, na Secretaria Executiva. Mais informações através do telefone 3832-6414. (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia ações em parceria com o Governo Federal para desenvolver a maricultura em Ubatuba
As ações fazem parte do Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento Responsável, Ordenado e Sustentado da Pesca e da Maricultura em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), vai iniciar as atividades práticas para o desenvolvimento do setor da maricultura no município, em parceria com o Governo Federal, através de convênio firmado com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap). O primeiro passo será dado na próxima segunda-feira, 6 de agosto, em reunião da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), no Instituto de Pesca, às 8h30.
O convênio com a Seap visa o apoio ao projeto de incentivo ao desenvolvimento responsável, ordenado e sustentado da pesca e da maricultura em Ubatuba, coordenado pelo chefe de maricultura da Smapa, Alexandre Novais. De acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o valor repassado pela Seap será utilizado para uma série de iniciativas que devem valorizar a produção e auxiliar os produtores e a prefeitura já adquiriu grande parte do material que será utilizado para desenvolvimento do projeto.
Os maricultores receberão todo o material necessário e terão aulas na Praça Bip durante todo o mês de agosto, com instruções práticas, como a confecção dos próprios coletores. De acordo com a secretária da Smapa, Valéria Gelli, todo este processo é bastante participativo: “os maricultores participam efetivamente de todo o projeto, desde as construções da balsa até a implantação dos coletores e a prefeitura vai realizar o monitoramento mensal nas 16 praias em que os coletores serão implantados”.
“Estimamos que o convênio beneficie diretamente cerca de 53 famílias de pescadores e esperamos aumentar a produção para cerca de 100 toneladas por ano. Nunca tivemos tanto incentivo nesta área, que acreditamos ser uma promissora fonte de desenvolvimento e geração de emprego e renda em Ubatuba”, completouValéria Gelli.
Estaleiro - Outra verba conseguida junto ao Governo Federal servirá para a instalação de um estaleiro para construções e manutenções de embarcações. A prefeitura, através da Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, já tem o projeto pronto e está apenas aguardando a decisão por parte dos pescadores quanto ao melhor local para receber o estaleiro. Segundo o presidente da Colônia Z-10, Joédes Teixeira da Silva, mais conhecido como Chacrinha, esta é uma decisão importante e deve ser muito bem estudada, pois o estaleiro não pode ser instalado em qualquer lugar: “estamos à procura da melhor localização. Nesta semana visitaremos uma área no Saco da Ribeira para vermos se ali pode ser o local a receber o estaleiro. A prefeitura está participando e acompanhando este processo; basta apenas esta decisão por parte dos pescadores, indicando o melhor local, para dar andamento ao projeto”, explicou Chacrinha. (Fonte: PMU)


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Poema, por uma graça alcançada

Quando o Sol surgia
Seu quintal era escolhido
Pela primeira luz que incidia

Seu jardim sempre avisava
Da iminência da primavera
Que atrás do horizonte se aprontava

As avezinhas em migração
Procuravam os telhados
E a bondade de seu coração

Sua paz, um porto seguro,
Clareava e acalmava
Até tormenta sob céu escuro

E tais sinais de santidade,
Fizeram-na ser escolhida,
Maria, Mãe da humanidade.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Santa Casa de Ubatuba Litoral Saúde - Informações

Esclarecemos aos nossos conveniados e a população que o plano médico da nossa Santa Casa de Ubatuba, o "Litoral Saúde" vem sofrendo mudanças para sua revitalização e desta forma, atender cada vez melhor aos nossos associados. Entre as mudanças ocorridas está a transferência do escritório do plano Litoral Saúde para as instalações da Santa Casa, o que além de proporcionar maior comodidade aos usuários, por estar próximo dos recursos do Hospital, está proporcionando assim um melhor atendimento aos conveniados.
E absolutamente necessário que os associados acreditem e confiem no Plano de Saúde da nossa Santa Casa, pois além de buscar sempre melhor atender à comunidade, também é fonte de renda para a Santa Casa, colaborando para a crise pela qual a Santa Casa está passando. Criticas e solicitações de informações são muito importantes para que todos nos colaboremos para melhoria do Plano Litoral Saúde e nossa Santa Casa.

Plano Litoral Saúde - Santa Casa de Ubatuba
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Banditismo e podridão
Ao atacar VEJA, Lula usou adjetivos que seriam mais indicados para qualificar o seu governo

Na semana passada, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desferiu contra VEJA o pior ataque já feito por uma autoridade pública a um órgão de imprensa desde a redemocratização do país. Ao comentar a reportagem da revista sobre o arsenal de informações contra o governo estocado pelo banqueiro Daniel Dantas, Lula atacou o mensageiro e não a mensagem. O presidente disse que: 1) VEJA atingira "o limite da podridão"; 2) o autor do texto era "bandido, mau-caráter, malfeitor, mentiroso"; e 3) na redação da revista não havia ninguém com "10% da dignidade" dele próprio - como se dignidade pudesse ser medida em porcentagem, assim como as propinas dos petistas. Em seguida, Lula afirmou que não havia lido a reportagem contra a qual vociferara. Típico.
Desde 2005, quando VEJA revelou o escândalo da corrupção nos Correios, Lula, seus ministros e aliados se esforçam para negar todas as revelações feitas pela revista. Foi assim com o valerioduto, a empresa de Lulinha, os sacadores do mensalão, os dólares de Cuba, a quebra do sigilo do caseiro, e por aí vai. Nestas páginas, VEJA apresenta uma lista dos principais escândalos da era Lula - escândalos que só vieram à tona graças ao trabalho da imprensa. Chama atenção o fato de que, quando eles eclodiram, o presidente jamais utilizou contra seus protagonistas - estes, sim, malfeitores - os termos empregados em relação à reportagem exemplar de VEJA. Mas os fatos estão aí, ainda que Lula tente ignorá-los. Se ele quiser estender-se sobre "banditismo" e "podridão", é preciso que olhe para seu próprio governo.

CORRUPÇÃO NOS CORREIOS - O banditismo: em maio de 2005, VEJA publicou reportagem sobre Maurício Marinho, um funcionário dos Correios flagrado em vídeo embolsando propina de 3 000 reais. A revista informou que Marinho fazia parte de uma rede de corrupção que arrecadava recursos para o PTB, de Roberto Jefferson, com o aval do PT. Outros órgãos federais, como o IRB, também estavam no esquema.
A podridão: o ex-ministro José Dirceu classificou a reportagem como "golpismo das elites", afirmou que o governo Lula "não rouba nem deixa roubar" e garantiu que a corrupção nos Correios era "um caso isolado". O PT tentou impedir o Congresso de investigar o caso.
O desfecho: funcionários das empresas confirmaram as denúncias. Todos os diretores dos Correios e do IRB foram afastados.

VALERIODUTO - O banditismo: em junho de 2005, VEJA informou que Marcos Valério havia montado um grande esquema de lavagem de dinheiro a pedido do PT. Segundo a reportagem, Valério distribuía dinheiro a políticos de vários partidos para garantir apoio a Lula no Congresso. No mês seguinte, a revista mostrou que Valério e os petistas José Genoino e Delúbio Soares haviam firmado contratos milionários de empréstimos nos bancos Rural e BMG.
A podridão: antes de VEJA publicar cópias de contratos assinados por Valério, Genoino e Delúbio, os três refutaram as afirmações da revista. Valério afirmou que todas as acusações eram mentirosas. Delúbio garantiu que nunca havia transgredido os "limites da ética política". Genoino disse "nunca ter assinado" nenhum empréstimo.
O desfecho: a análise da contabilidade de Valério comprovou todas as denúncias e revelou a existência do mensalão, esquema descrito por Roberto Jefferson em entrevista à Folha de S.Paulo.

LULINHA E A GAMECORP - O banditismo: Fábio Luís da Silva, filho do presidente Lula, montou uma empresa no segundo ano do governo do pai, a Gamecorp. Logo em seguida, ficou sócio da gigante Telemar e levou 5 milhões de reais no negócio. A operação não foi comunicada à Comissão de Valores Mobiliários, como determina a lei. A história foi revelada na edição de VEJA de 13 de julho de 2005.
A podridão: o presidente Lula se recusou a investigar o caso. Em um discurso indignado, disse ser alvo de um "golpe baixo" da imprensa destinado a "invadir sua vida privada.
O desfecho: a reportagem de VEJA foi inteiramente confirmada, mas o governo não tomou nenhuma providência sobre o caso.

DINHEIRO NA CUECA - O banditismo: em julho de 2005, José Adalberto Vieira da Silva foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100 000 dólares e 200 000 reais escondidos na cueca. Ele era assessor do deputado cearense José Nobre Guimarães, irmão de José Genoino, ex-presidente do PT.
A podridão: Adalberto tentou dizer que o dinheiro havia sido obtido com a venda de "legumes e verduras". Genoino não se manifestou sobre o caso. Guimarães foi poupado de dar explicações. Sua única punição foi ser expulso da executiva do partido no Ceará.
O desfecho: apesar de ter sido apanhado em flagrante, José Adalberto teve a prisão relaxada logo em seguida. Ninguém foi preso nem punido pelo episódio.

CASO BOB MARQUES - O banditismo: em 3 de agosto de 2005, VEJA trazia uma informação que afetava diretamente o ex-ministro José Dirceu. A CPI dos Correios havia encontrado uma autorização de saque no valerioduto no valor de 50 000 reais em nome de Roberto Marques, conhecido como Bob, secretário particular de Dirceu.
A podridão: José Dirceu disse que quem aparecia na lista era um homônimo do seu secretário. O ex-ministro se esforçou para esconder o nome de Bob Marques porque sabia que a autorização de saque em nome de seu assessor era a prova cabal de sua ligação com o dinheiro sujo do valerioduto.
O desfecho: apesar de tentar ocultar suas relações com Marcos Valério, Dirceu foi cassado pela Câmara em novembro do ano passado e não poderá se candidatar a nenhum cargo público até 2015.

PALOCCI E OS LOBISTAS - O banditismo: no fim de agosto, a revista informou que Antonio Palocci, então ministro da Fazenda, mantinha perigosas relações com um grupo de lobistas. Na semana seguinte, revelou que eles se encontravam em uma luxuosa mansão no Lago Sul de Brasília.
A podridão: Antonio Palocci convocou uma entrevista coletiva naquele fim de semana para refutar todas as afirmações da revista. Também disse que não se encontrava com os lobistas e que, se tivesse ido à tal casa, deixaria seu cargo no governo.
O desfecho: Palocci foi desmentido por Rogério Buratti, seu ex-assessor, e por Francenildo Costa, o caseiro da mansão.

OS DÓLARES CUBANOS - O banditismo: Vladimir Poleto, ex-assessor de Palocci, transportou dólares vindos de Cuba em um jatinho particular no ano de 2002. Poleto levou o dinheiro de Brasília para um escritório do PT em São Paulo. VEJA revelou os bastidores do transporte de dinheiro em novembro de 2005.
A podridão: o PT pressionou Poleto a desmentir o conteúdo da reportagem durante seu depoimento à CPI dos Bingos. Ele negou ter dado as informações a VEJA e alegou até que, se havia dito alguma coisa, era porque estava alcoolizado.
O desfecho: Poleto saiu da CPI desmoralizado, pois sua entrevista havia sido gravada. E ele estava sóbrio.

MARKETING BANDIDO - O banditismo: em janeiro deste ano, VEJA revelou que Duda Mendonça, ex-marqueteiro de Lula, que já havia admitido ter recebido dinheiro do caixa dois petista nas Bahamas, também tinha outra conta secreta em Miami e estava envolvido com remessas ilegais de dinheiro para o exterior, desvio de verbas de órgãos públicos, sonegação de impostos e crimes eleitorais.
A podridão: Duda atacou duramente a revista em notas publicadas nos maiores jornais do país. Lula, apesar das revelações, permitiu que Duda continuasse sendo o titular da milionária conta publicitária da Petrobras.
O desfecho: as outras contas de Duda no exterior vieram à tona e ele foi citado pela Procuradoria-Geral da República como um dos quarenta membros da "organização criminosa" petista.

O SIGILO DO CASEIRO - O banditismo: em abril, VEJA publicou reportagem em que revelava que o ministro Antonio Palocci havia sido o mandante da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.
A podridão: o governo tentou montar uma farsa para preservar a imagem de Palocci diante da opinião pública. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ajudou na tentativa de criar uma versão que eximisse Palocci de responsabilidade.
O desfecho: o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso confessou ter recebido ordem de Palocci para quebrar o sigilo do caseiro. O ministro foi demitido.

Flavio Antonio Pereira Silva
fsilva@trensurb.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa  © Emilio Campi

Ponta Grossa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor