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Segunda-feira, 06 de Agosto de 2007 - Nº 1825 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Especialista avalia o crescimento populacional na região com número de empregos
APAES do Litoral Norte e Vale do Paraíba se preparam para o 5º Festival Esportivo


Caraguatatuba
Médicos do PSF de Caraguá recebem orientação de especialistas em atendimento à família
Mestre do Anglo capacita professores do Colégio Anglo-Módulo

Ilhabela
Ilhabela: altar vip para noivos de SP
Prefeitura investe em divulgação
Casamentos movimentam os hotéis
Ilhabela pode ser denominada Comarca


São Sebastião
Idosos do Lar Vicentino participam do Projeto Beleza Atividade
Prefeitura executa demolições de obras irregulares na Costa Sul de São Sebastião
Prefeitura conclui curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde
Faps de São Sebastião tem diretor interino

Ubatuba
Ubatuba realiza neste mês o III Festival Gastronômico e Cultural
Ubatuba sediará a VI Conferência Regional de CMDCA's
Prefeitura assina convênio com Estado para construção de ponte na Maranduba
Comissão de sistematização acompanhará trabalhos de elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Ubatuba participa de solenidade de encerramento da Campanha do Agasalho
Balcão de Empregos teve aumento de 43% nos atendimentos de julho
Santa Casa de Ubatuba agradece doação da Elektro

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Notícias da Região Topo

Especialista avalia o crescimento populacional na região com número de empregos
Na terceira matéria sobre cenários futuros, o especialista prof. Ricardo Zöllner Holmo, avalia a evolução nos últimos anos do crescimento populacional e do número de empregos no Litoral Norte.

Litoral Norte - Baseado em um modelo de projeção demográfico com os resultados do Censo Demográfico (IBGE) e nos indicadores de crescimento calculados a partir das estatísticas vitais processadas na Fundação SEADE, o prof. Ricardo Zöllner Holmo, especialista em Economia pela USP e Doutorando em Engenharia pelo ITA , apresenta por meio de indicadores, a maior taxa de crescimento populacional em relação à taxa de geração de empregos na região.
Segundo o especialista, entre 1991 e 2005, a população do Litoral Norte aumentou em 123.365 habitantes. No mesmo período, o número de empregos formais registrados cresceu 25.298. Isso significa que, somente no ano de 2005, num grupo de sete habitantes apenas um ocupava uma vaga de emprego formal.
“Para aprofundar esta análise, é importante verificar o total de vínculos empregatícios por setores de atuação”, ressalta Holmo.
Segundo dados da Fundação SEADE, em 2005, o setor de Serviços no Litoral Norte empregava mais de 25 mil profissionais, enquanto que 11.500 vagas formais eram ocupadas no setor do comércio e outros 3.289 tinham vínculos empregatícios, que foram agrupados nos setores da construção civil, indústria e agropecuária. Segundo Holmo, o número de carteiras assinadas nos setores de serviços e comércio tende a crescer nos próximos anos, enquanto permanece uma estagnação nos outros setores econômicos no Litoral Norte.
No ano de 2005, esses dois setores somados representavam 37.754 vagas dos empregos formais ocupados na região. Portanto, é possível afirmar, segundo Holmo, que no Litoral Norte os setores de serviços e comércio continuam sendo os maiores empregadores formais da região, restando apenas 8% para outras atividades.
As variáveis crescimento populacional e vínculo empregatícios são extremante importantes, segundo o prof. Ricardo Holmo, para a geração de riqueza da região por representarem “despesas e receitas, respectivamente, da economia espacial”.
“Quanto maior a população, maior a despesa do município com os fatores de bem estar social: saúde, infra-estrutura urbana: energia, água, coleta de lixo, transporte urbano, pavimentação, entre outros, enquanto que o número de empregos pode representar a geração de receita para a economia espacial por meio de tributos, taxas e impostos”, revela o especialista.
Assim, voltando a análise ao crescimento da população e da geração de empregos ao longo do tempo (identificada na tabela), é possível verificar, por meio de cenários prospectivos, quatro futuros possíveis para o horizonte do Litoral Norte em 2030. Sem o rigor metodológico, o professor apresenta uma análise do futuro destas variáveis na região.
Baseada em metodologia de cunho científico, muito usada por empresas para elaborar estratégias futuras, mas que apenas demonstram prováveis cenários futuros, o Litoral Norte poderá oscilar em diversos níveis quando o assunto é crescimento populacional e geração de empregos. A projeção do especialista apontou nove prováveis situações que passam por crescimento populacional (alto, médio e baixo) e geração de empregos nos três níveis também.
Segundo o prof. Ricardo Zöllner Holmo, os dois cenários que deverão alterar a qualidade de vida da população, de forma mais relevante tanto para melhor quanto para pior, serão os cenários extremos um e nove. O primeiro traz um crescimento populacional alto com baixa geração de emprego e, o último, um crescimento populacional baixo com geração de empregos alta.
No primeiro cenário, esgoto, lixo e linhas telefônicas para cada mil habitantes, serão insuficientes para a população. Assim como a mortalidade infantil e geral por mil habitantes estarão em patamares elevados. Rede de água e leitos hospitalares também estarão em baixa.
“Desta forma, os esforços do poder público de propiciar conforto social à população não são suficientes.
Neste cenário, o caos público se torna iminente e o enfraquecimento do tecido social acarreta novos resultados não desejáveis como o aumento da violência e da corrupção, um nível educacional e poder aquisitivo dentro de um padrão médio e a insuficiência na garantia de moradia, assim como a queda nos setores que alimentariam a qualidade de vida das pessoas”, revela.
Segundo Holmo, os indicadores revelam Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba seriam os municípios mais vulneráveis a esses acontecimentos no futuro.
O que mais deteriora a qualidade de vida da região, segundo ele, será encontrado no horizonte de 2030: um elevado adensamento demográfico e o número de vínculos empregatícios em queda, ou seja, inverso da evolução da população.
Os cenários que se aproximam do ideal, segundo ele, são os que ficam numa linha estável, ou seja, crescimento alto e médio com geração de empregos alta e média, respectivamente.
O cenário positivo ocorrerá somente se houver um crescimento populacional baixo com geração de empregos alta, em que o futuro da região do Litoral Norte se apresenta com uma qualidade de vida melhor e o tecido social bastante fortalecido.
Nesse caso, o Litoral Norte teria um eficiente sistema de água, rede elétrica, esgoto e coleta de lixo. Padrão elevado também para os terminais telefônicos, número de automóveis, número de leitos hospitalares, atendimentos na área de saúde e a preservação de áreas verdes. Nesse cenário, o coeficiente de mortalidade infantil a cada mil nascidos fica no nível de insuficiência.
Os resultados dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, refletem na qualidade de vida e status sócio-econômico da população e do meio ambiente, segundo o especialista.
“Assim, têm-se dois cenários plausíveis para o ano de 2030. Depende do nível de organização social e ações no presente para dirigir o futuro da Região do Litoral Norte. Agentes econômicos, poderes públicos, associações de classe e entidades civis de forma geral, devem contribuir para pavimentar o futuro que se deseja e merece”, conclui Holmo. (Fonte: Imprensa Livre)

APAES do Litoral Norte e Vale do Paraíba se preparam para o 5º Festival Esportivo
O congresso técnico será no dia 10, às 14h, na APAE de Caraguá e os municípios inscritos deverão enviar um representante para confirmar a participação no evento, que acontece de 22 a 25 de agosto, em Caraguá

Litoral Norte - As APAES - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Litoral Norte e Vale do Paraíba estão se preparando para o 5º Festival Esportivo Especial das APAES. O evento, que é organizado pela entidade de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes e Recreação e Educação, acontecerá de 22 a 25 de agosto.
As equipes irão disputar as modalidades de Futsal, nas categorias masculino, A, C e Down Misto e Feminino A e Atletismo, nas categorias masculino e feminino A, B, C e Down, que será dividido nas provas de 50, 100 e 200 metros; arremesso de pelota; arremesso de peso, Salto a Distância, Revezamento 4x50 e 4X100.
A categoria Down será para atleta de qualquer idade; a A será para competidores com idade entre 8 e 14 anos; a B para atletas com idade acima de 15 anos e a C será Livre.
O congresso técnico acontecerá no dia 10, às 14h, na APAE de Caraguá Indaiá e todas as entidades participantes deverão enviar um representante para confirmar a presença no evento. Na ocasião também haverá sorteio das chaves.
A previsão dos organizadores do evento é de que cerca de 11 APAES participem do festival, que até em 2005 era restrito para as cidades do Litoral Norte. No ano passado o Vale do Paraíba foi convidado e 11 cidades trouxeram seus atletas. "Este ano a Serra da Mantiqueira foi convidada para participar, e Lorena, que não participou no ano passado já confirmou presença. A expectativa é que teremos mais entidades participando, mas isso só iremos confirmar no congresso técnico", disse a diretora da APAE de Caraguá, Rosana Fachini.
O Festival Esportivo Especial das APAES reuniu em 2006 mais de 300 competidores e as disputas aconteceram no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves e no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas. "Este ano as competições serão concentradas no CEMUG. As delegações também ficarão alojadas no Centro Municipal e a Secretaria de Educação está nos auxiliando com alimentação e mesmo em aulas irá nos oferecer salas, para que possamos hospedar os nossos visitantes também nas escolas", finalizou Rosana.
A APAE de Caraguá fica na Avenida Bahia, 633, Indaiá, informações no telefone 3882-6778 com Rosana ou na Secretaria de Esportes e Recreação pelo telefone 3888-4110 com o professor Renato. (Fonte: PMC)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Médicos do PSF de Caraguá recebem orientação de especialistas em atendimento à família

Caraguatatuba - A cada 15 dias os profissionais de Saúde do PSF de Caraguá se reúnem com especialistas para discutir os problemas do dia-a-dia. Este trabalho é parte do processo de educação continuada das equipes
Os médicos de diversas especialidades de Caraguatatuba estão recebendo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UNIFESP/SPDM, que administra o PSF - Programa de Saúde da Família, o projeto de preceptoria médica de aperfeiçoamento em suas atividades diárias.
Este trabalho faz parte do processo de educação continuada com as equipes do PSF, com o principal objetivo de levar aos pacientes atendidos nas UBSs- Unidades Básicas de Saúde, mais qualidade no atendimento. "Para atender bem os nossos pacientes precisamos capacitar cada vez mais os nossos profissionais e esse respaldo a UNIFESP tem nos dado, levando especialistas para visitar as unidades de todo o município e orientar os médicos nos casos anormais", disse o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos.
O programa teve início em julho e conta com a colaboração dos médicos Daniel Almeida e Ana Paula Brecheret, especialistas em Saúde da Família e Pediatria, respectivamente. Os médicos do programa de Saúde da Família recebem as visitas na própria unidade, onde discutem os casos anormais. "Trata-se de um importante passo na busca do contínuo aprimoramento de nossos profissionais. Como resultado dessas atividades esperamos um ganho para o profissional, que se sente motivado e valorizado, bem como para a população, que poderá contar com uma atenção cada vez mais qualificada e resolutiva", afirmou o secretário, que informou ainda que a cada 15 dias os médicos, que atendem no PSF se reúnem com especialista da UNIFESP para discutir os problemas do dia a dia. "Este trabalho é contínuo e tem como objetivo discutir caso-a-caso os problemas encontrados pelos profissionais e com isso solucioná-los", finalizou. (Fonte: PMC)

Mestre do Anglo capacita professores do Colégio Anglo-Módulo
Secretaria de Educação de Ilhabela também esteve presente na palestra

Caraguatatuba - Professores do Colégio Anglo-Módulo, de Caraguatatuba, receberam na última quarta-feira, 31, capacitação com o mestre Ricardo Leite. A palestra aconteceu no auditório do campus Centro do UNIMÓDULO e contou ainda com a presença de profissionais da secretaria de Educação de Ilhabela.
Leite falou sobre o papel atual da escola e como unir esforços com os pais de alunos para uma educação mais eficaz. "A escola acontece dentro da sala de aula", disse. "É preciso motivação, organização e disciplina para que a escola seja de excelência e democrática".
Entre as dicas do palestrante, estava inclusive uma lista de características que devem ser inerentes aos professores. "A imagem do professor está ligada à motivação do aluno".
Ricardo Leite - Formado em Letras, com mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP, é professor de Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira há mais de 30 anos. Atuou nos ensinos Fundamental, Médio, Pré-Vestibular e Superior. No Anglo/Campinas foi coordenador de Português e diretor das Unidades Taquaral, Castelo e Indaiatuba. É co-autor dos livros Novas Palavras e Terceirão. Participa da equipe de autores do Sistema Anglo de Ensino, escrevendo o material de Leitura para o Ensino Fundamental II e ministrando palestras e cursos para professores, pais e alunos das escolas conveniadas. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela: altar vip para noivos de SP
Casamentos movimentam a economia da ilha do Litoral Norte e motivam criação de pool de prestadores de serviços

Ilhabela - Não é de hoje que dizem que casar em uma ilha traz sorte ao casal. Por este motivo, ou por desejarem fugir das tradicionais cerimônias de casamento, muitas pessoas têm optado por este cenário paradisíaco para firmarem compromisso. No Litoral Norte, a nova moda entre os casais tem se fortalecido em Ilhabela, movimentando os setores hoteleiro e de serviços da cidade.
Com infra-estrutura suficiente para receber este novo tipo de turistas, e por sua proximidade com a capital paulista, a cidade tem aumentado o seu potencial para casamentos, oferecendo um pool de empresas especializadas em organizar estas cerimônias.
A demanda por uniões à beira-mar tem aumentado nos últimos anos, chegando ao ponto de a cidade servir de altar a três casais em um mesmo dia (como aconteceu em junho deste ano, em praias diferentes).
Os profissionais envolvidos na realização destes casamentos dizem que o aumento da procura por Ilhabela, para estes eventos, está associado ao sonho de muitas pessoas em se casarem na praia, somando-se, a ele, o fato de que a cidade tem apresentado infra-estrutura para acomodar os até 500 convidados que se deslocam para a cidade nestas ocasiões.
Além disso, muitos estrangeiros que se casam com brasileiras optam pelo cenário praiano, como forma de mostrar a seus conterrâneos as belezas naturais que o país reserva. Eles, e os jovens executivos, são os principais adeptos à nova onda de casamentos na ilha.
A assessora de eventos na cidade, Leidy Pereira, 36 anos, promove em média dois casamentos por mês, e diz que dos seis casamentos que já estão marcados para acontecerem na ilha em 2008, por meio de sua empresa, apenas um é de moradores da cidade.
"O período mais procurado é o entre os meses de março e maio, porque é mais fácil conseguir hospedagem para os convidados. Por ser baixa temporada, também, o casamento sai mais barato", disse ela, que nos últimos anos passou a priorizar os casamentos em sua empresa.
CLIMA - A decoradora Maria Josicleide Januário da Silva, 29 anos, disse que os casais que entram no clima da praia optam por casamentos mais rústicos, celebrados em capelas ou em ambientes iluminados por tochas, com flores tropicais. Os preços variam entre R$ 8.000 e R$ 10.000.
"Os estrangeiros, principalmente, preferem um ambiente ao estilo lual, com esteiras na praia", disse ela, que acompanhou o aumento da demanda por este serviço. "Os casamentos na praia começaram aos poucos e têm trazido bastante turistas para a ilha. Isso é bom para todo o comércio local", disse.
Guida Alves Fonseca, 59 anos, sabe bem disso. Há sete anos, ela montou, na ilha, uma filial de seu salão de cabeleireiros e passou a fazer parte do pool de empresas direcionadas a este novo filão de mercado. (veja outras empresas no quadro desta página)
Em dias de casamentos, Guida chega a recrutar sete cabeleireiros para reforçar sua equipe--normalmente formada por três profissionais--, para atender à demanda na ilha. O valor médio de um penteado preso é de R$ 100.
"Nós fechamos o salão aos finais de semana, só para atender a esse público. Parte da equipe fica no salão e a outra vai até os hotéis, para poder atender a todos", disse. "A ilha é muito charmosa e gira em torno do turismo".
FOTOGRAFIAS - A fotógrafa Luciana Cattani, 37 anos, trabalha em casamentos há 10 anos e disse que, até 2005, os casamentos em praias eram esporádicos. De lá para cá, já fotografou cerca de 15 uniões.
"A maior procura tem sido de paulistanos e por Ilhabela, porque a infra lá é melhor. Muitos têm só transferido a cerimônia que fariam na capital, para a praia. Outros já têm maior identidade com a ilha, e optam por um evento mais contextualizado. De qualquer forma, os casamentos na praia têm um clima gostoso, porque as pessoas ficam mais relaxadas e animadas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura investe em divulgação

Ilhabela - O secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini, disse que a cidade tem investido na divulgação de seu potencial para receber mais cerimônias de casamentos, como forma de fortalecer o turismo local.
Para ele, estes eventos são uma boa oportunidade para apresentar a ilha a um novo público, além deles promover maior circulação de capital na cidade.
"O ticket (gasto) médio de um turista na cidade, em um final de semana, costuma ser de R$ 315. Já o ticket de um turista de casamento, no mesmo período, é de R$ 1.200. Ele gasta mais na ilha, utilizando serviços como táxis e cabeleireiros, além de frequentarem restaurantes", disse.
Os gastos dos noivos se estendem à contratação de DJs, manobristas, garçons e outros prestadores de serviços, além das diárias do setor hoteleiro.
Como estratégia para fortalecer este novo segmento turístico, Fazzini informou que tem participado de feiras, como a sofisticada Feira Casar, da Daslu--que teve sua 6ª edição realizada no início de maio, em São Paulo.
"Ilhabela, em geral, sempre foi forte em eventos esportivos, mas estamos investindo em novos segmentos, para ampliar as possibilidades de turismo na cidade", disse o secretário.
Para Fazzini, a participação nos eventos segmentados da área é importante para para divulgar a infra-estrutura da ilha, muitas vezes ignorada pelos promotores de eventos. "As feiras têm sido boas oportunidades para nós apresentarmos às empresas especializadas em casamentos, a nossa estrutura para receber estes turistas", disse.
O secretário afirmou que a infra-estrutura da cidade é a sua maior aliada na promoção de Ilhabela na Feira Casar, além de parcerias com setores relacionados à atividade. (Fonte: ValeParaibano)

Casamentos movimentam os hotéis

Ilhabela - Os freqüentes casamentos em Ilhabela têm movimentado os hotéis e pousadas da cidade, fortalecendo a economia local.
Hoteleiros são especialmente beneficiados pelas cerimônias programadas para o período de baixa temporada, quando a procura por hospedagem tende a diminuir drasticamente nas cidades litorâneas.
A cada casamento, grande número de convidados se deslocam para a ilha, o que exige que os organizadores destes eventos garantam reservas de quartos em mais de um hotel.
O número de convidados varia de uma festa a outra, mas não são raros os casamentos que reúnem mais de 200 pessoas.
Segundo estimativa da prefeitura, a média do setor é de 60 leitos por hotel. Por isso, alguns casamentos conseguem garantir a lotação de pousadas e hotéis em algumas regiões da ilha.
SERVIÇO COMPLETO - No Resort Fazenda Siriúba, que fica na praia de mesmo nome, é oferecida toda a estrutura--inclusive de bufê--para casamentos entre 80 e 500 convidados.
Como o local só dispõe de 64 leitos, a direção do hotel normalmente procura estabelecer parcerias com outros estabelecimentos da região onde ele está instalado.
"Nós começamos a trabalhar com casamentos há sete anos, porque a demanda aumentou muito", afirma Denise Rangel, da área de eventos do Resort.
Desde então, Denise tem registrado um crescimento constante na procura por hospedagem relacioada a este tipo de evento. "Atualmente, recebemos cinco e-mails por dia de pessoas interessadas em casar aqui. Desses, 30% fecham negócio", disse Denise Rangel. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela pode ser denominada Comarca

Ilhabela - O vereador ilhéu Beto Campos (PMN) enviou no último dia 26 dois ofícios aos deputados estaduais Fernando Capez e João Caramez.
Em um dos ofícios Beto solicita que o município de Ilhabela seja denominado Comarca. “Com essa medida Ilhabela poderá receber mais uma Vara Distrital, tendo em vista a grande demanda de processos judiciais em nossa cidade, o que contribui para tornar a justiça ainda mais lenta”, explica.
O parlamentar acrescenta ainda que a nova sede do Fórum, recentemente inaugurada tem disponibilidade de espaço para abrigar uma 2ª Vara Distrital, que poderá contribuir para tornar mais rápido o trâmite de processos e principalmente melhorar o atendimento à população.
Demarcação do Parque - Outra preocupação de Beto é o Parque Estadual de Ilhabela. O vereador acredita que os trabalhos de demarcação precisam ser iniciados e ressalta a grande responsabilidade dos poderes públicos para a promoção de políticas e ações que tenham como objetivo conter a especulação imobiliária e ocupações de áreas irregulares, visando a preservação do meio ambiente. “O Parque Estadual tem uma extensão de 85% do município, além de ser uma das unidades de conservação que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica-PPMA”, argumenta o parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Idosos do Lar Vicentino participam do Projeto Beleza Atividade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, em parceria com o Instituto de Beleza Marconi, realizou nesta sexta-feira (3/8), no Shopping Pierotti, o Projeto “Beleza Atividade”. A ação desenvolvida juntamente com o Lar Vicentino visa promover a qualidade de vida para pessoas da terceira idade.
Quem teve a oportunidade de participar do projeto e ser atendida com o tratamento de beleza, através de um relaxamento capilar e corte de cabelo foi a senhora Beatriz dos Passos, que completa neste sábado (4/8), 63 anos. “Por ser um projeto que valoriza o idoso e ajuda em suas necessidades, eu tenho o maior prazer e a maior alegria em participar e atender essas pessoas. A recompensa é a sensação de contribuir para uma maior qualidade de vida”, destaca Marconi Alves Fonseca, cabeleireiro e proprietário do salão.
A assistente social do Lar Vicentino, Graziela Garredo de Jesus, destaca que a entidade busca fazer o máximo para oferecer atividades que possam satisfazer os idosos. “Atividades como essas são importantes, pois os idosos saem daquela rotina comum, de somente ler ou assistir televisão. A cada mês, idosos participam desse projeto e isso contribui para que eles possam se sentir valorizados e felizes no convívio no Lar Vicentino”.
Ao todo são 19 idosos no Lar Vicentino, que participam do projeto do Beleza Atividade periodicamente e participam de outros, como o Atividade, também desenvolvido pelo Fundo Social. (Fonte: PMSS)

Prefeitura executa demolições de obras irregulares na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), realizou esta semana três demolições de obras irregulares na Costa Sul do município. A ação contou com apoio da Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada à Secretaria das Subprefeituras (Sesub), que cedeu servidores e maquinários, além da Polícia Militar.
Segundo a equipe de fiscalização, não houve resistência por parte dos proprietários. Duas demolições aconteceram na Vila Sahy, em Barra do Sahy, pelo fato de ser uma área congelada e os proprietários não terem autorização da administração municipal para realizar qualquer melhoria. Na primeira, executada na quarta-feira passada (1/8), a Seop demoliu a cobertura de um imóvel onde iria funcionar uma marcenaria clandestina. O local não era habitado e o dono foi notificado em 5 de julho, mas não efetuou a demolição do que vinha construindo na área. O imóvel estava situado na Travessa Paula Gomes.
Já a segunda ocorreu nesta sexta-feira (3/8). A obra estava localizada à rua Manoel Neto, vizinha de uma quitanda. O proprietário recebeu a notificação da fiscalização no dia 6 de março de 2007. Porém, deu continuidade na construção que tinha aproximadamente 40 metros quadrados.
E na última quinta-feira (2/8), a Prefeitura demoliu um barraco desabitado situado no km 161 da rodovia Manoel Hipólito do Rego (na serra entre Boiçucanga e Maresias), atendendo uma ordem judicial. “As obras continuam necessitando de autorização municipal. Aquelas que não tiverem atendendo à legislação vigente, correm o risco de serem demolidas independente de estarem em núcleo congelado”, concluiu a chefe da fiscalização de Obras e Ambiente, Eloísa Conceição de Souza. (Fonte: PMSS)

Prefeitura conclui curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública e a Fundação Osvaldo Cruz, concluiu nesta sexta-feira (3/8) o curso de “Facilitadores de Educação Permanente em Saúde”. Ao todo, 40 pessoas receberam os certificados, entre servidores municipais da área e usuários, na sede da Secretaria de Saúde.
O curso teve duração de um ano e seu objetivo foi proporcionar aos participantes à formação de uma visão crítica sobre o setor. Desta maneira, com a motivação coletiva, funcionários e usuários apontam necessidades, mas também apresentam propostas.
As aulas foram realizadas por meio de sistema de educação à distância e também presencial, tendo como instrutoras as servidoras Maria Aparecida Pinheiro Piedade (assistente social) e Rosalina Baldini (enfermeira), além da orientadora da Escola Nacional de Saúde Pública, Ângela Aparecida Capazzolo.
Para o advogado Antonio Nisoli, funcionário do setor jurídico da Secretaria da Saúde, o curso foi positivo para o setor. “Foi excelente, pois significa cada vez mais a humanização dos serviços”, avaliou.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, destacou a importância do investimento nos cursos de capacitação. “Toda esta iniciativa de promover estes cursos traz sempre fatores positivos para a comunidade. O resultado reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido à população. Além disso, vale ressaltar este envolvimento entre profissionais e usuários do sistema”, enfatizou Dr. Guilherme Duarte. A Secretaria de Saúde tem promovido uma série de cursos para seus funcionários, como por exemplo, a pós-graduação em Programa de Saúde da Família.
São Sebastião foi a terceira cidade no Estado de São Paulo e a quinta no país a aderir ao curso do Ministério da Saúde, que tem a política de educação permanente como uma das estratégias para concretizar os princípios que orientam a criação do Sistema Único de Saúde: descentralização, universalidade e participação popular, e assim tornam-se pessoas mais conscientes para atuar no local de trabalho. (Fonte: PMSS)

Faps de São Sebastião tem diretor interino

São Sebastião  - Desde o início do mês de agosto o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos Municipais (Faps) de São Sebastião passa a ser administrado interinamente pelo diretor da Secretaria de Administração (Secad), Osmar Teodoro. Até então, a instituição era dirigida por Rogester Aleixo Alves, que pediu seu desligamento para voltar à iniciativa privada.
De acordo com o presidente do Faps, o secretário da Administração, Alberto Carlini, mesmo com a mudança, a instituição vai manter o trabalho desenvolvido anteriormente. Só no mês de julho, o órgão recuperou mais de R$ 1,2 milhão do Banco Santos. Esta é mais uma parte dos R$ 20,4 milhões aplicados pela gestão passada. Até agora, R$ 4,5 milhões já foram recuperados.
Na atual administração, o órgão passou a contar com regimento interno, 15 anos após a sua criação. O regimento deixa claro as funções dos próprios conselheiros, presidente e vice-presidente. Entre as competências do FAPS estão: deliberar sobre aplicações financeiras, pedidos de aposentadorias e pensões; zelar pela verificação e acompanhamento dos casos de invalidez e interdição. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Ubatuba realiza neste mês o III Festival Gastronômico e Cultural

Ubatuba - A Associação dos Restaurantes de Ubatuba (Areuba), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, e com o apoio de diversas empresas, realiza, entre os dias 6 e 27 de agosto, o III Festival Gastronômico e Cultural, evento que une os principais empresários do ramo na cidade e alia oficinas gastronômicas, palestras, intervenções culturais, degustações e muitas outras atividades de entretenimento. Os restaurantes oferecerão receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos da culinária caiçara, tais como peixe, camarão, mariscos, gengibre, mandioca, banana e palmito.
O conceituado empresário Walter Mancini, do famoso restaurante Famíglia Mancini, além de uma equipe de docentes do Centro Universitário SENAC de Campos do Jordão e colaboradores da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ministrarão palestras durante todo o evento.
Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, “o principal objetivo do festival é o fortalecimento do segmento gastronômico, que consideramos um dos mais importantes do município”. Confira a programação do III Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba e participe!

· Dia 08/08 - quarta-feira
Oficinas Gastronômicas- Local: Unitau
14h- Restaurante Malibu
Prato - Folia de Peixe
16h- Restaurante O Rei do Peixe
Prato - Abadejo a moda do chef
Palestra
19h - Elaboração de Cardápio - Flávia La Villa (Docente do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão)
Local: Auditório da Unitau

· Dia 09/08 – quinta-feira
Oficinas Gastronômicas - Local: Unitau
14h- Restaurante Senzala
Pratos - Filé de Abadejo à Caiçara /
Camarão à Caiçara
16h - Restaurante Perequim
Pratos - Salada do Léo “Ao Mare” / Filhote à Perequim

· Dia 13/08 – segunda-feira
Palestra
19h- Cultura Caiçara na Gastronomia - Grupos Setoriais Fundart
Local: Auditório da Unitau

· Dia 14/08 - terça-feira
Palestra
19h- Informatização de Restaurantes e Similares - Nélson Millner (Consultor Abrasel)
Local: Auditório da Unitau

· Dia 15/08 - quarta-feira
Oficinas Gastronômicas - Local: Unitau
14h - Itamanbuca Resort
Prato - Lula ao Marinheiro
16h - Restaurante Raízes
Prato - Abadejo Raízes
Palestra
19h- Se essa rua fosse minha - Walter Mancini (empresário do setor - proprietário do restaurante Famíglia Mancini, em São Paulo
Local: Auditório Unitau

· Dia 16/08 - quinta-feira
Oficinas Gastronômicas – Local: Unitau
14h - Restaurante Spaghetto
Prato - Spaghetti con Cernia e Pistache
16h- Restaurante Peixe com Banana
Prato - Comida Caiçara
Palestra
19h- Vinhos Miolo - Somelier Luis Fernando Natale (Consultor Miolo)
Local: Auditório da Unitau

· Dia 17/08 - sexta-feira
Oficina Gastronômica – Local: Restaurante Oásis
16h- Restaurante Oásis
Prato - Camarão Africana
Palestra
19h - História e Perspectivas da Gastronomia Regional - João Luis de Almeida Machado (Docente do Centro Universitário Senac Campus Campos do Jordão)
Local: Auditório Unitau

· Dia 21/08 - terça-feira
Oficinas Gastronômicas – Local: Unitau
14h – Restaurante Rei do Camarão
Prato - Camarão à Francesa
16h - Creperia Mango
Prato - Crepe de Camarão com Shiitake

· Dia 22/08 - quarta-feira
Oficinas Gastronômicas – Local: Unitau
14h- Bucaneiros Pizzaria
Prato - Pizza Caiçara
16h- Tachão de Ubatuba
Pratos - Cocada Queimada / Strudell
Palestra
19h – Qualidade e Segurança Alimentar - Roseli de Sousa Neto (Docente do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão)
Local: Ubatuba Palace Hotel

· Dia 23/08 – quinta-feira
Oficinas Gastronômicas – Local: Unitau
14h- Pizzaria São Paulo
Entrada - Carpaccio de Haddock Defumado, Spaghetti de frutos do mar com açafrão
16h- Restaurante Bardolino
Prato - Risoto de Lagosta com lagosta grelhada
Palestra
19h - O que você precisa para montar uma cozinha profissional de sucesso - Milton
Machado (diretor técnico da Topema - Cozinhas Profissionais)
Local: Ubatuba Palace Hotel

· Dia 24/08 – sexta-feira
Palestra
19h- Vinhos ao nível do Mar - Serviços de Vinho e Harmonização Enogastronômica – Sérgio Donizete da Silva (Docente do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão)
Local: Ubatuba Palace Hotel

Programação Cultural
Dia 07/08 - 19h na Unitau - Grupo Triúba (jazz & mpb)
De 10 a 26/08 no Sobradão do Porto - Exposição Dia dos Pais e Exposição Mapa Cultural Paulista
Dia 11/08 - 20h45 na Pça. Exaltação - Grupo Tupinambrás
Dia 18/08 - 20h no Sobradão do Porto - Sarau Caiçara
Dia 18/08 - 20h45 na Praça Exaltação - Grupo Canoá
Dia 25/08 - 20h no Sobradão do Porto - Serestas e Seresteiros

Praça das Artes (exposição e venda de telas) - Sábados, domingos e feriados, a partir das 15h (Avenida Iperoig e Praça Alberto Santos, no Itaguá)
- Casa do Artesão – (exposição e venda de artesanato de Ubatuba) todos os dias das 9h às 22h (Fundart - ao lado do Casarão do Porto) (Fonte: PMU)

Ubatuba sediará a VI Conferência Regional de CMDCA's
Evento reunirá representantes de 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba; direitos humanos de crianças e adolescentes será o tema da Conferência

Ubatuba - Os representantes de 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte discutirão no próximo dia 10 em Ubatuba, o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo, o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e o Orçamento Criança e Adolescente, que são marcos regulatórios de atendimento e proteção aos direitos dos mais jovens. Essas discussões farão parte da VI Conferência Regional de CMDCA's (Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes), que acontecerá no Salão da Igreja São Francisco a partir das 8 horas.
A conferência terá como objetivo fortalecer a relação entre governo e sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle da política voltada às crianças e adolescente. Silvana Niel, conselheira do CMDCA de Ubatuba e que representa o governo municipal avalia que a Conferência será mais uma oportunidade de estar divulgando os trabalhos do Conselho. "A realização da Conferência em nossa cidade será muito importante para que possamos mostrar o nosso trabalho para a comunidade. Nosso conselho já bastante atuante, mas com o apoio cada vez maior da comunidade poderemos fazer muito mais", destacou a conselheira.
Mudanças de maior impacto - De acordo com Antonio Jorge dos Santos, conselheiro do CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), da divisão regional de São José dos Campos, a Conferência também terá como propósito identificar estratégias mais eficientes e qualificadas de participação da sociedade, capazes de promover mudanças de maior impacto na situação da infância e adolescência. "Estimular a participação dos jovens na formatação de políticas públicas voltadas a eles e dos adultos na fiscalização da aplicação do orçamento voltado a esse público são outros objetivos do encontro. O fortalecimento da família também será um aspecto em destaque na conferência", explicou o conselheiro.
Poderão participar da Conferência delegados adultos e adolescentes, assim como convidados, devidamente credenciados nos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA’s) da região, sendo que somente os primeiros terão direito a voto. A programação incluirá leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno e apresentações diversas, inclusive culturais. (Fonte: PMU)

Prefeitura assina convênio com Estado para construção de ponte na Maranduba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, vai assinar na próxima terça-feira, 7, um convênio com o Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para a construção de uma ponte sobre o Rio Maranduba. A solenidade vai ocorrer na sede da Administração da Regional Sul, às 11h e vai contar com a presença do Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Libório.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a assinatura deste convênio vai ajudar na agilidade do processo para a construção da ponte: “com a participação do Governo do Estado, poderemos concretizar a construção desta ponte tão necessária para a região sul de Ubatuba, o mais breve possível”. (Fonte: PMU)

Comissão de sistematização acompanhará trabalhos de elaboração da nova Lei de Uso do Solo
Comissão vai ajudar a comunidade na preparação dos diagnósticos de cada um dos cinco distritos de Ubatuba

Ubatuba - Uma comissão será formada para acompanhar e ajudar a comunidade dos cinco distritos de Ubatuba na coleta de dados e informações que serão entregues à prefeitura para servirem de base na elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S). A decisão foi tomada durante a 31ª reunião ordinária da coordenação da L.U.O.S, realizada na última quinta-feira, 2.
O principal objetivo desta reunião ordinária, porém, foi a definição de um novo cronograma de atividades, tendo em vista que a lei deve ser entregue à Câmara Municipal até o dia 31 de outubro. Foi estabelecido que a comunidade, que, orientada pelos coordenadores distritais, está realizando o levantamento e o diagnóstico das necessidades de cada região, deverá entregar seus trabalhos encerrados à prefeitura até o dia 29 de setembro. Desta forma, será possível realizar as conferências e audiência pública dentro do prazo estabelecido para o encaminhamento ao Legislativo.
Comissão de sistematização - A comissão que vai acompanhar os trabalhos da comunidade será formada por sete titulares e sete suplentes, sendo dois representantes da prefeitura para titulares e dois para suplentes e um representante de cada distrito para titular e um para suplente. Até o dia 10 de agosto, todos os distritos terão que indicar seus representantes para a comissão, que já realiza sua primeira reunião no próximo dia 14.
Foi criada uma nova agenda de reuniões distritais, que acontecerão semanalmente a partir do dia 20 de agosto até o encerramento dos trabalhos. As reuniões do Distrito Centro acontecem às segundas-feiras; as do Distrito Sul às terças; às quartas-feiras ocorrem as reuniões do Distrito Norte e às sextas é a vez do Distrito Oeste realizar suas reuniões.
Devido ao fato de a comissão, que vai passar a acompanhar todas as reuniões, ser formada por coordenadores distritais, haverá uma maior troca de informações entre eles, sendo que os representantes de cada um dos cinco distritos passarão a conhecer as realidades do município como um todo e aprenderão com os bons exemplos dos demais. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de solenidade de encerramento da Campanha do Agasalho
Este ano a Campanha do Agasalho bateu recorde de arrecadação com 19.770.000 peças, sendo que Ubatuba conseguiu a marca de 33 mil peças arrecadadas

Ubatuba - Nesta quinta-feira, 2, foi encerrada a Campanha do Agasalho 2007 promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de cerca de 500 convidados entre representantes de Fundos Municipais, primeiras damas e coordenadoras da Campanha na Capital e no interior. Os funcionários do Gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Maily Morbim e Jailton de Oliveira Santos estiveram na cerimônia representando a primeira-dama de Ubatuba Denise Cesar, que não compareceu ao evento devido a compromissos já assumidos.
Este ano a Campanha do Agasalho bateu recorde de arrecadação com 19.770.000 peças, sendo que Ubatuba conseguiu a marca de 33 mil peças arrecadadas. A primeira dama do Estado de São Paulo, Monica Serra, destacou que o foco da campanha neste ano foi arrecadar peças em bom estado. “Além de calor, queremos levar dignidade para quem vai receber os agasalhos”, disse.
Em 2006 Ubatuba arrecadou mais de 24 mil peças. "Neste ano conseguimos também superar nossas metas, arrecadando muito mais que no ano anterior. Agradeço mais uma vez a participação de todos, que desde o início da campanha, em maio, se envolveram nesse ato de amor, onde procuramos sempre ajudar os menos favorecidos", avaliou a primeira-dama de Ubatuba.
Todas as peças arrecadadas em Ubatuba já foram distribuídas pela secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social por pessoas que procuraram a secretaria. (Fonte: PMU)

Balcão de Empregos teve aumento de 43% nos atendimentos de julho

Ubatuba - Conforme levantamento efetuado pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, houve um aumento de 43% nos atendimentos realizados em julho pelo Balcão de Empregos, em comparação ao mês anterior. Entre janeiro e julho de 2007, foram realizados 4.109 atendimentos, 1.693 encaminhamentos à empresas e 1.048 cadastros do empregado. Apenas no mês de julho, 552 pessoas foram atendidas pelo Balcão de Empregos.
No que diz respeito às vagas abertas e/ou efetivadas em julho, houve um aumento de 87%, em relação ao mês anterior, com 58 vagas abertas/efetivadas; este número cresce para 496 quando refere-se ao período de janeiro a julho de 2007.
De acordo com o chefe do departamento de Capacitação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Edison Zerbinato, “dentro deste quadro podemos deduzr que para os próximos meses exista uma tendência de boas perspectivas na retomada do emprego, com a abertura de novas vagas pelos empresários. Continuamos, porém, a solicitar que os mesmos disponibilizem suas vagas junto ao Balcão de Empregos”.
O Balcão de Empregos se comprometeu, em médio prazo, a realizar visitas às empresas, melhorando a integração entre as partes envolvidas no procedimento.
O Balcão de Empregos está situado na Rua Paraná, 375 e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h para o “Cadastro do Empregado” e das 14h às 17h para emissão de documentos, certidões e atestados. O telefone para contato é 3833-6038. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba agradece doação da Elektro

Ubatuba- A administração da Santa Casa de Ubatuba agradece a empresa Elektro Eletricidade e Serviços pela doação de materiais elétricos no valor de R$ 40.068,48. A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Cibele Franhani, afirma que a entidade precisa de parceiros como estes, que não medem esforços ajudar a Santa Casa de Ubatuba. “São estes gestos de caráter social que nos impulsionam a continuarmos em nossa caminhada e suavizam os nossos dias”, reiterou a diretora. (Fonte: PMU)


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Poema, por uma graça alcançada

Quando o Sol surgia
Seu quintal era escolhido
Pela primeira luz que incidia

Seu jardim sempre avisava
Da iminência da primavera
Que atrás do horizonte se aprontava

As avezinhas em migração
Procuravam os telhados
E a bondade de seu coração

Sua paz, um porto seguro,
Clareava e acalmava
Até tormenta sob céu escuro

E tais sinais de santidade,
Fizeram-na ser escolhida,
Maria, Mãe da humanidade.

Félix Cabral

Carta do Leitor
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Topo

Vamos comemorar o dia do Folclore no Arraiá do Posto do Jija
“Em Caiçarês – canções, versos e prosas caiçaras”

Em homenagem ao dia do Folclore, vamos comemorar com um bonito ARRAIÁ no Perequê Shopping, posto do Jija com um marcante e inédito espetáculo do dramaturgo, artista e músico de nossa terra Bado Todão. Neste próximo dia 10, sexta-feira, “Em CaIçarês – Canções, versos e prosas Caiçaras “ e “ Canto de Lavadeiras” vamos desfrutar deste delicioso universo, com um jeito descontraído de ouvir as histórias de nossa gente... Além de composições e música de Bado Todão, temos também poesias de Domingos dos Santos, João Barreto, Flávio Girão, Anilade, Pedro Paulo, Chacau e Bandelaire. O espetáculo se inicia às 21h, mas o ARRAIÁ estará para todos a partir das 19h. Quem tiver interesse de colocar barracas de guloseimas, brincadeiras ou expor algum trabalho, é só procurar por Claudia na Pizzaria do Jija, em horário de funcionamento, ou seja, a partir das 19h. Já temos quentão, vinho quente, bolos, pastel e café de garapa! Eitá vai ser bão por de mais!!!!
Obrigada,

Claudia Oliveira
Ubatuba, SP

A preocupação com o futuro da Santa Casa de Ubatuba torna-se maior e mais grave

Imaginemos que uma pessoa sem conhecimentos técnicos, profissionais, sem experiência e sem o perfil adequado, se proponha a realizar uma complexa operação no cérebro de paciente com traumatismo craniano grave, ou que se decida a pilotar um avião Airbus A320 com 180 passageiros a bordo, unicamente por ter assistido um filme ou lido uma revista sobre esses assuntos. Será que qualquer pessoa de bom senso entregaria seus parentes mais queridos como pacientes nessa cirurgia ou para ser passageiro nesse vôo?
É o que está acontecendo na Santa Casa de Ubatuba, que está sendo dirigida por pessoa que ignora completamente o que é administração hospitalar, não tem formação acadêmica ou profissional necessária em gestão hospitalar, ou de qualquer outra instituição significativa, não tem maturidade de vida, não tem qualquer experiência significativa em administração de qualquer instituição de porte ou complexa e se propõe a gerir uma instituição extremamente complexa como é um hospital, e, mais ainda em uma situação tão crítica como a Santa Casa de Ubatuba.
É absurdo que o Sr. Álvaro M Spínola e Dr. Arthur Chioro (empresa Consaúde) tenham sido contratados e, até se tenha insistido que o Sr. Álvaro permanecesse até setembro de 2007, para que? Para se destruir tudo o que vinha sendo realizado com sucesso, na modernização, organização e profissionalização da Santa Casa, que era a condição de sua salvação?
Fica a grande questão para a população refletir, que é: qual é a real intenção da nomeação dessa pessoa, pois certamente não é o desenvolvimento da Santa Casa, sua profissionalização, ou o bem estar e a segurança da população.
Demonstrando por suas ações seus valores e moral, além de não se comunicar e ignorar o Conselho Gestor da Santa Casa, cuja existência é estabelecida em Lei e na obrigatória pela Contratualização, que é o modelo de convênio, determinado pelo SUS, entre a Prefeitura e a Santa Casa de Ubatuba, procura-se criar obstáculos à ação do Conselho Gestor, ao retirar a sua secretária que dá apoio às suas ações, sem substituição, indicando, novamente, os seus valores morais e como são ignoradas e desrespeitadas as obrigações legais para com o Conselho Gestor, sobre as quais tomará conhecimento pela forma menos agradável...
É possível que, a existência de uma administração da Santa Casa com as características acima, possibilite a essa entidade, que teve sua situação de calamidade pública definida por decreto municipal em 2 de novembro de 2005, cuja situação de calamidade se tornou muitíssimo mais grave atualmente, se recuperar financeiramente, administrativamente ou profissionalmente, para oferecer os serviços em assistência hospitalar adequados que a população necessita e exige? Este é um grande alerta às pessoas que interagem com a atual administração e que se proponham a colaborar com seu futuro...
O pior de tudo isto é que quem mais sofre as conseqüências, como sempre, é a população...

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

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