Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 09 de Agosto de 2007 - Nº 1827 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
-


Caraguatatuba
Delegação de Caraguá que participou dos Jogos Regionais será homenageada
Cada atleta e técnico receberá um certificado pela participação nos Jogos Regionais de Ubatuba, como uma forma de agradecimento da administração municipal
Caraguá teve fim-de-semana com atividades esportivas
Prefeito de Caraguá presta contas do primeiro semestre de 2007 em sessão na Câmara
Moacyr Franco é sucesso de público no Teatro Mario Covas em Caraguá
Palestrantes renomados participam de 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba em agosto

Ilhabela
Ilhabela atrai turistas com o Festival de Gastronomia 2007
Projeto Ilhabela Música está próximo de se tornar realidade
Colônia dos Pescadores pode ter reservatório de combustível


São Sebastião
São Sebastião é apontada como uma das cidades que mais gerou emprego no Estado de São Paulo
Festival Gastronômico de São Sebastião tem 27 restaurantes confirmados
Prefeitura executa demolição de barraco na Costa Sul de São Sebastião
Barra do Una ganhará moderno complexo esportivo com pista de skate, quadra coberta e centro comunitário
Prefeitura e Sabs querem ETE Vila Sahy em operação até dezembro
Parceria entre Prefeitura e comunidade traz mais uma melhoria para Juquehy
São Sebastião investe mais de R$ 30 milhões em obras em três anos

Ubatuba
Tributo á Poetiza Idalina do Amaral Graça

Cidade terá programa em tevês a cabo do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Prefeitura de Ubatuba assina convênio com o Estado para construção de ponte na Região Sul
Prefeito Eduardo Cesar se reúne com comunidade do bairro Sesmarias
Prefeitura e associação de moradores realizam pintura em quadra do Jardim Ubatuba
ACIU 24 horas no ar

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Delegação de Caraguá que participou dos Jogos Regionais será homenageada
Equipe da Controladoria Geral da União chega à Caraguá para realizar programa de fiscalização
Uma equipe de fiscalização da Controladoria Geral da União chegou ontem, dia 6 de agosto, ao município para fazer colocar em prática o programa de fiscalização a partir de sorteios públicos. Caraguatatuba ficou entre as 60 cidades do Brasil que receberão o programa pelo 24º sorteio.


Caraguatatuba - Uma equipe composta por sete profissionais que atuam na CGU (Controladoria Geral da União) chegou nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, em Caraguatatuba, colocarem em prática o Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos. É que Caraguá está entre as 60 cidades brasileiras e as cinco do estado de São Paulo, escolhidas pelo 24º sorteio para receber esse trabalho de fiscalização. A proposta é verificar como o município vem empregando os recursos recebidos pelo Governo Federal e a sua aplicação.
Deste modo, o grupo fará o levantamento por meio de documentos da Prefeitura, de aplicações feitas nas seguintes áreas: educação, saúde, assistência social, habitação, saneamento e urbanismo. Esses segmentos foram apontados pelo fato de Caraguatatuba ter menos de 100 mil habitantes.
Conforme explica Daniel Camargo de Carvalho, trata-se de um programa de fiscalização e não denuncia. "Essa fiscalização é um programa do Governo Federal que contempla 60 cidades a cada sorteio. É preciso fazer por etapas e não é possível atuar em mais municípios, pois somos responsáveis pela auditoria e controladoria do Governo e em outras épocas do ano estamos trabalhando com o executivo", apontou.
Carvalho diz que após o sorteio uma equipe vai para a cidade para realizar a fiscalização. Essa equipe varia de acordo com o tamanho do município e, vai atuar com base nos recursos federais aplicados. Em alguns casos também poderão ser analisadas de forma totalitária, ações feitas com parceria entre o Governo Federal e o município.
Entre os objetivos dessa fiscalização, estão: garantir a observância do princípio constitucional da impessoalidade; conscientizar e estimular a sociedade para o controle dos gastos públicos; inibir e dissuadir a corrupção; e coletar dados que indiquem tendências a respeito da execução dos programas de governo.
A princípio, o grupo que está em Caraguatatuba deve permanecer no município pelo período de uma semana. Caso haja necessidade, esse período pode ser estendido por mais uma semana. Após coletarem todas as informações, eles devolveram em até 15 dias, um relatório para a Prefeitura, que poderá fazer as justificativas se forem detectados problemas.
Essa justificativa da Prefeitura será analisada pela comissão. Caso o problema seja de fato justificável, ele não entrará no relatório final. Ao contrário, se a equipe achar que a justificativa não esclarece completamente a situação encontrada, aparecerá no relatório o problema e a justificativa emitida pelo município.
O coordenador da equipe ressalta que esse grupo tem apenas poder de fiscalizar e não penalizar a administração municipal. "Nós apenas fiscalizamos. Muitas vezes encontramos erros que acontecem por falta da devida informação. Além disso, não temos o poder de emitir multas ou qualquer outra penalidade mediante erros. Nós apenas o apontamos e divulgamos, para que os órgãos competentes dêem prosseguimento na ação", finalizou.
Em Caraguatatuba, o Programa Bolsa Família é um dos exemplos de repasse federal que receberá a fiscalização. A equipe da Controladoria também visitará os conselhos municipais responsáveis pela fiscalização dos recursos na cidade. Após participar dessa edição do programa de fiscalização, Caraguatatuba não entrará nos próximos 12 sorteios da CGU. (Fonte: PMC)

Cada atleta e técnico receberá um certificado pela participação nos Jogos Regionais de Ubatuba, como uma forma de agradecimento da administração municipal

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação irá prestar uma homenagem à delegação, com 330 pessoas, entre atletas e técnico, que esteve na 51ª Edição dos Jogos Regionais de Ubatuba, no mês de julho. O evento acontecerá no dia 14 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Mario Covas.
Os atletas e técnicos irão receber um certificado de participação nos jogos, como forma de agradecimento pelo esforço e dedicação que participaram das disputas. No hall do teatro, o professor Gerson estará cantando para os homenageados, conforme informou o secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto, mais conhecido como Lelau.
Estarão presentes no evento, presidentes de clubes esportivo; patrocinadores; técnicos; equipes esportivas, mesmo de modalidades que não participam dos Regionais, associações esportivas e autoridades. "Queremos apenas dizer aos atletas e técnicos muito obrigado por representar com brilhantismo, responsabilidade e disciplina o nosso município, para que eles sintam-se valorizados e também incentivá-los a continuar fazendo do esporte uma das prioridades de suas vidas", disse Lelau.
Lelau acrescentou que "não poderíamos deixar passar em branco, pois cada participante dos Regionais tem seu valor. Na ocasião cada atleta poderá levar dois dos seus familiares. Queremos que eles sintam-se prestigiados", concluiu o secretário. (Fonte: PMC)

Caraguá teve fim-de-semana com atividades esportivas

Caraguatatuba - As atividades esportivas foram as principais atrações de Caraguatatuba no final de semana. Os atletas do município disputaram os primeiros jogos do Campeonato de Futebol da 1ª e 2ª Divisão. A Copa Máster de Futebol também teve disputas da fase semifinal. O Futvôlei, esporte que está crescendo no município, foi destaque em Ubatuba.
Dos 4 confrontos da 2ª Divisão, dois jogos aconteceram no campo do E. C Indaiá. A equipe A.E. Gaivotas enfrentou o A.A Riza e perdeu de zero a 3; o E.C Casa Branca venceu o E. C Cruzeiro de 3 a 1. Os outros dois jogos foram disputados no E.C Brasília, no Porto Novo, o E. C. AF Santa Cruz entrou em campo com o E. C Barcelona e venceu de goleada, 5 a zero; e o União do Litoral E.C venceu o E.C São José de 3 a 1.
Os jogos da 1ª divisão aconteceram no CEMUG - Centro Municipal Ubaldo Gonçalves. O primeiro confronto foi entre os times Beira Mar Coloniano e Jetuba F.C. A competição esteve equilibrada em todo o tempo de jogo, mas os atletas do Beira Mar não deram chances para os adversários e venceram de 4 a 3; em seguida o C.A Poiares enfrentou o Tabajara F. C e venceu de 2 a zero. No último jogo do dia, o Brasileirinho E. C perdeu para o Pedrinho E.C de zero a 3.
Na semifinal da 12ª Copa Máster de Futebol, a equipe E. C Primavera empatou com o E.C. Indaiá B de 2 a 2. A disputa foi para os pênaltis e o time Primavera venceu de 4 a 3, já o E. C Indaiá A venceu o E. C Tabatinga de 1 a zero. No dia 19, domingo, às 9h30, as equipes E. C Indaiá B e E. C Tabatinga entram em campo para disputar o 3ª lugar da Copa e às 11h, os times E.C Indaiá A enfrenta o E. C Primavera em busca do título. Os jogos acontecerão no campo do E. C Indaiá e terá entrada gratuita. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas.
O destaque desta semana vai para a dupla Edno e Thiago. Os atletas de Futvôlei disputaram, em Ubatuba, a 3ª etapa do Circuito Esquina das Modas de Futvôlei e sagraram-se campeões. Eles dividiram o pódio com os companheiros Xandão e Carioca, também de Caraguá, que ficaram com a 3ª colocação na disputa. Ficou com o segundo lugar, a dupla de São Sebastião, Guariba e Guaribinha.
As competições de Futebol são organizadas pela Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol. Os atletas de Futvôlei, que disputaram em Ubatuba, fazem parte dos atletas da SECER. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá presta contas do primeiro semestre de 2007 em sessão na Câmara
Durante sessão realizada na Câmara Municipal, o prefeito fez um balanço do trabalho executado pela administração no primeiro semestre de 2007. Além de apontar os investimentos realizados, a ocasião também permitiu que Aguilar respondesse a todos os questionamentos feitos pelo Legislativo.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, participou na noite desta terça-feira, dia 7 de agosto, de uma sessão na Câmara Municipal, onde realizou a prestação de contas do primeiro semestre de 2007. Com a presença de dezenas de munícipes, o prefeito apontou os investimentos realizados pela administração e também aproveitou a ocasião para responder a questionamentos feitos pelos vereadores.
A sessão marcou o retorno das atividades do Legislativo, já que é uma ação que deve ser realizada semestralmente, sempre na primeira sessão após o recesso. Trata-se de uma oportunidade para que a população e o Legislativo recebam as informações do Poder Executivo, sobre aplicações de verbas públicas realizadas em prol da cidade.
Para o prefeito Aguilar esta sessão é de extrema importância e deve ser encarada com muita responsabilidade. "É nosso dever fazer a prestação de contas, pois fazemos uma administração transparente e as todas as pessoas têm o direito de saber onde estamos atuando", destacou.
Na última prestação de contas, realizada no início do ano, Aguilar falou sobre as realizações do 2º semestre de 2006. Na ocasião foi apresentada uma mini-novela para ilustrar todos os investimentos do Executivo nas diversas áreas, como as prioritárias: saúde, social e educação. Dessa vez, o prefeito optou por fazer a explanação de cada ação promovida em 2007.
No inicio da sessão a AMBAP (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Pegorelli), fez uma homenagem em reconhecimento ao trabalho promovido pela administração municipal. O presidente da entidade, Alex Sandro Santos, em nome dos moradores do bairro, agradeceu as melhorias recebidas da Prefeitura, elencando as realizações.
Entre as ações, Santos citou a construção do Galpão do Conjunto Habitacional; a sala de informática na escola; a rotatória e sinalizações nas avenidas; reformas na escola do bairro; atendimento pela Secretaria de Assistência Social aos moradores do Pegorelli; além dos projetos da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e da Secretaria de Esportes, desenvolvidas com as crianças da região. "Muitas obras sociais são desenvolvidas em nossa comunidade, o que vem desenvolvendo a dignidade e a valorização do ser humano à essas pessoas. Isso acaba sendo muito mais importante do que grandes obras de cimento e tijolos", apontou Alex Santos.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, o vereador Wilson Agnaldo Gobetti, que posteriormente passou o tempo ao prefeito para sua apresentação. Na seqüência, cada um dos dez vereadores pôde fazer uma pergunta a Aguilar ou comentários a respeito da administração. Em todos os casos, houve tempo para réplica e tréplica. A sessão foi tranqüila e não ocorreram embates, discussões ou questionamentos políticos. Os vereadores concentraram as questões principalmente à respostas sobre requerimentos enviados ao executivo e/ou outras melhorias que a cidade ainda precisa.
Aguilar comentou que muito ainda precisa ser feito, mas ressaltou que a administração não vem medindo esforços para executar ações que vão ao encontro das necessidades dos munícipes. Ele falou das ações promovidas em todas as secretarias, incluindo a Fundacc.
As ações de 2007 - Entre as ações de 2007 apontadas por Aguilar, está o trabalho da Secretaria de Turismo. Somente neste ano foram realizados mais de 30 shows musicais, incluindo a apresentação de bandas de renome que foram proporcionadas gratuitamente a moradores e turistas. Além disso aconteceram eventos importantes como o Caraguá Tuning Show, o Mês de Santo Antonio. A cidade também participou em feiras em outras regiões do Brasil.
As oficinas culturais da Fundacc atenderam centenas de pessoas em diversos cursos como artesanato, artes cênicas, artes plásticas, danças, música, entre outros. A Banda Municipal Carlos Gomes ganhou uma sede própria para os ensaios e uma van para locomoção. Já o "Cinema dos bairros" atendeu um público de mais de 2,2 mil pessoas. A Fundação também movimentou centenas de pessoas no Festival do Camarão, Teatro para Todos e o Litoral em Dança.
No Social, Caraguatatuba fez mais de 17 mil atendimentos nos bairros Casa Branca e Jardim Califórnia pelo projeto Multi-Ação. Também ofereceu apoio a APONEC (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba) e continua realizando reuniões sócio-educativas para as pessoas pertencentes ao programa Bolsa Família. O Projeto de Geração de Renda também continuou a todo vapor e atendeu 360 famílias nesse período.
Por meio da Secretaria da Educação, diversas ações foram realizadas, incluindo a entrega de mais uma unidade escolar para o bairro Perequê Mirim. Mensalmente, mais de três mil alunos foram beneficiados pelo passe escolar. A Rede também serviu mais de 63 mil merendas. O Bolsa Escola abrangeu mais de 3660 famílias. Nesse primeiro semestre foram iniciadas as construções de três novas escolas e uma creche, além da criação do espaço Equoterapia.
Pela Secretaria de Administração foi gerada uma economia de dois milhões aos cofres públicos e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) inseriu no mercado quase 600 profissionais. O Banco do Povo disponibilizou R$ 85 mil para o auxilio a abertura de novos empreendimentos. A SECAD proporcionou a reformulação do estatuto do servidor, a reforma e ampliação do terminal rodoviário e do cemitério municipal.
A Saúde também teve diversos investimentos, como a aquisição de um eletroencefalograma e ultrasson. O Programa de Saúde da Família realizou mais de 38 mil consultas, além de milhares de atendimentos especializados.
Na área esportiva Caraguatatuba proporcionou a participação de atletas da cidade em vários jogos intermunicipais, de quase todas as modalidades. Também foram inauguradas duas quadras de beach soccer e uma de futevôlei. Os bairros Jaraguazinho e Ipiranga receberam campos, assim como houve a reforma dos campos já existentes no Morro do Algodão e no Tinga. Duas pistas de Skate também foram inauguradas no primeiro semestre.
A cidade recebeu inúmeras obras e reformas, como pavimentações de ruas, reurbanização de praças, reformas de escolas, implantação de guias e sarjetas, assentamento de bloquetes, construção de águas pluviais, entre outros. (Fonte: PMC)

Moacyr Franco é sucesso de público no Teatro Mario Covas em Caraguá
O cantor encantou a platéia nos dois shows realizados em Caraguá, pelo projeto Teatro Para Todos, na última sexta-feira e sábado. Um público total de 1200 pessoas esteve presente no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O projeto Teatro Para Todos, que vem acontecendo no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, desde o mês de maio, foi mais uma vez um grande sucesso de público.
Com a proposta de trazer lazer e entretenimento para todas as idades a preços acessíveis, desta vez, a Prefeitura de Caraguatatuba e a FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba trouxeram o cantor Moacyr Franco, em homenagem à Terceira Idade.
Com um nome consagrado no cenário artístico nacional, Moacyr Franco fez dois shows no Teatro Mario Covas, nos dias 3 e 4 de agosto, sexta-feira e sábado, respectivamente, com a casa lotada e ingressos esgotados antes mesmo das apresentações.
O Teatro Mario Covas tem capacidade para 600 pessoas e esgotou os ingressos para o show acústico, com sucessos que marcam toda sua trajetória ao longo das décadas.
O prefeito José Pereira de Aguilar esteve presente e subiu ao palco para agradecer o carinho do cantor, que durante o dia, aproveitou para visitar os idosos que moram no asilo Instituto Pró + Vida.
O público foi de 1200 pessoas, que cantaram os maiores sucessos em coro junto com Moacyr Franco. Além da música, o artista dedica-se também à televisão, onde participa com seus personagens cômicos, de programas do SBT. Franco aproveitou a oportunidade para brincar com a platéia, interpretando uma de suas personagens, entre uma música e outra.
O prefeito Aguilar ficou bastante satisfeito com o sucesso de público. "O Teatro Mario Covas é um espaço aberto e queremos dar oportunidade para que todos deixem a cultura fazer parte de suas vidas. A proposta da Administração é ter atrações com preços acessíveis, incentivando os moradores a freqüentarem o teatro. Nos próximos meses traremos outras atrações como Moacyr Franco, além de peças de teatro, e outras apresentações para a população toda", finalizou. (Fonte: PMC)

Palestrantes renomados participam de 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba em agosto
Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, promoverá um congresso destinado exclusivamente às discussões sobre educação. Nesta edição o tema em pauta será a educação pública de qualidade, que trará grandes congressistas ao município

Caraguatatuba - A educação será um assunto bem discutido durante esse mês em Caraguatatuba. É que entre os dias 21 e 25 de agosto será realizado o 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba, que abordará o tema "Educação Pública de Qualidade: a formação do educador em tempos de mudança". O evento, que será realizado no Teatro Mario Covas, é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação.
Para que os assuntos sejam tratados de forma séria e inovadora, os educadores de Caraguatatuba e também de outras cidades da região, poderão participar gratuitamente de palestras com grandes nomes da educação, que virão à cidade especificamente para participar do encontro.
A expectativa da organização é de que o Congresso desse ano repita o sucesso da edição passada. Na ocasião, houve a participação de cerca de 1300 pessoas para os debates sobre tecnologia e comunicação na educação.
Desta vez, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras, mesas redondas e participar de oficinas temáticas voltadas à educação pública de qualidade. Entre os congressistas estarão: o jornalista Gilberto Dimenstein, os educadores Miguel Arroyo e Vitor Henrique Paro, além do filósofo Mario Sergio Cortella e a psicóloga Marli Barros.
Caraguatatuba também irá sediar o 4º Concurso Internacional Visual Class. Ele será realizado durante o Congresso de Educação e receberá participantes de diversas regiões do Brasil e exterior. O objetivo da disputa será apontar o melhor trabalho realizado por alunos que utilizam o software Visual Class para a criação de aulas multimídias. Uma equipe de Caraguá participará em busca de mais um título para a cidade e a conquista definitiva de um troféu, que é entregue à cidade que acumule três vitórias.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar será muito bom para a cidade desenvolver novamente um evento de grandes proporções voltado para a educação, que segundo ele, é a base para toda a sociedade e uma prioridade da administração.
A secretária de educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, tem boas expectativas para o evento deste ano e espera repetir o sucesso da primeira edição. "Esperamos receber mais de 1500 participantes e nossa equipe está empenhada para oferecer uma excelente estrutura e organização a essas pessoas, para que alcancemos o foco principal do congresso, que é trazer novos diálogos e um novo olhar aos nossos educadores, para que exerçam de fato a educação de qualidade em Caraguatatuba", destacou.
Segundo o responsável pelo setor de projetos da Seduc, Humberto César Bernardo, o tema deste ano foi escolhido por ser mais abrangente e ir ao encontro com as necessidades dos professores. "O congresso é uma boa oportunidade de aprendizado e reciclagem para os educadores, por isso buscamos temas atuais e abrangentes. Isso possibilita que eles estejam bem atualizados e não precisem se descolar da cidade para ter acesso às novas tendências na área da educação", completou.
O congresso faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado de Caraguatatuba, desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2005. A partir dessa implantação, os professores do Sistema Municipal de Ensino podem participar com freqüência de diversos cursos e capacitações que trouxeram o suporte necessário para a otimização do ensino no município.
As inscrições para o Congresso são limitadas e estarão disponíveis no site www.caraguatatuba.sp.gov.br a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de agosto. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, no setor de assessoria em projetos e capacitação, pelos telefones (12) 3897-7010, 3897-7011 e 3897-7013 ou ainda pelo e-mail projetos@caraguanet.com.br  (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela na organização do Carnaval 2008

Ilhabela - A Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela estará recebendo as inscrições das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos que estiverem interessados em participar do Carnaval 2008 a partir desta data, até o próximo dia 10 de setembro.
A agremiação que tiver nova diretoria, terá que apresentar a ata da última eleição.
A presidente da LECI, Noemi Petarnella esclarece, que a agremiação que não fizer a inscrição na data prevista será considerada como desistente.
Local das inscrições: sede provisória – Brigadeiro faria Lima, 280 – Perequê, no horário das 10 às 17 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pede reabertura do Cemitério do São Pedro

Ilhabela- O Vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro, vem apresentando requerimentos desde o início de sua legislatura para que seja reativado o Cemitério do Bairro São Pedro, ao sul do arquipélago. Zeca pretende apresentar novamente um requerimento solicitando a reabertura do cemitério.
De acordo com informações do vereador, o Cemitério localizado na Vila já está superlotado e sem estrutura para se construir mais gavetas fúnebres. Ele afirma que o fechamento do cemitério no São Pedro ocorreu por conta de um acordo entre a Administração da ex-prefeita Nilce Signorini e o proprietário do terreno ao lado do cemitério. Ainda segundo o vereador, este proprietário, na ocasião, comprometeu-se a doar uma outra área na cidade para esse fim.
“No entanto, como até agora nada foi feito, a população reivindica a reabertura do cemitério do Bairro do São Pedro”, afirma o parlamentar. O vereador também solicita a construção de gavetas fúnebres e ossário no local.
De acordo com informações enviadas pela Prefeitura, existe uma série de normas técnicas determinadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para a implantação de cemitérios, pois estes envolvem questões de saúde pública e qualidade ambiental, dado o comprometimento potencial a que estão sujeitos os solos e as águas que podem ser contaminados com o necrochorume – líquido resultante da decomposição de cadáveres.
O requerimento deverá ser apresentado na próxima sessão ordinária (13/08) e submetido à aprovação dos demais pares. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara realiza duas sessões extraordinárias

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realizou nesta terça (07/08) duas sessões extraordinárias. A primeira extraordinária teve em sua pauta 5 PLs do Executivo que foram aprovados por unanimidade entre os pares presentes. São eles:
O Projeto de Lei nº 83/2007 que altera a redação da Lei nº 699 de 30 de dezembro de 1997. Conforme a propositura, onde constar Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), na Lei 699 de 30 de dezembro de 1997. O projeto visa atender as exigências do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), com a finalidade de firmar convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Projeto de Lei Complementar nº 84/2007 altera a Lei 204/2003 e 887/2000, cria, amplia, extingue, altera a Referência Salarial e Jornada Semanal dos Cargos do Quadro de Pessoal da Parte Permanente da Prefeitura Municipal de Ilhabela e dá outras providências. As modificações introduzidas com o Projeto objetivam atender o exigido pela Emenda Constitucional 51 e da Lei Federal 11.350/06, onde os Agentes Comunitários de Saúde deverão manter vínculo obrigacional perene com Administração Pública, pois o Programa de Saúde da Família (PSF) é de natureza permanente.
O Projeto de Lei n° 91/2007 autoriza o Poder Executivo a vender bens e materiais inservíveis. Reveladores, filmes radiológicos e sucatas em geral são inutilizados mensalmente pelo Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior junto aos serviços de Raio X. Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, a edição da lei específica para sua alienação visa dar destinação correta dos materiais a empresa especializada em tratamento de efluentes, atendendo a legislaçao ambiental.
O Projeto de Lei nº 92/2007 “autoriza o Poder Executivo a vender bens e materiais inservíveis”. Restos de materiais de ferro, caçambas coletoras de lixo e veículos antigos da frota municipal encontram-se sucateados. As vendas deste tipo de material serão precedidas de procedimento licitatório, mediante parecer fundamentado da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, que analisará a necessidade de adoção de leilão respaldada pela Lei Federal nº 8.666/93.
O Projeto de Lei n° 94/2007 dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. O Fundo, criado pela Emenda Constitucional nº 53, regulamentada em dezembro do ano passado substituirá o Fundef e atenderá os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação de jovens e adultos. De acordo com o Executivo, para a operacionalização do Fundeb, cabe aos municípios editar a legislação específica para a instituição dos Conselhos e Acompanhamento e Controle Social do Fundo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Segunda sessão extraordinária aprova dois PLs do Executivo

Ilhabela - A segunda sessão extraordinária realizada pela Câmara Ilhabelense, na tarde de hoje, aprovou mais dois Projetos de Lei de autoria do Executivo.
O Projeto de Lei nº 93/2007 institui no município de Ilhabela a contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública prevista no artigo 149-a da Constituição Federal.
De acordo com a justificativa, o projeto de lei é “fruto de intenso debate envolvendo diversas entidades representativas do município em nível nacional e regional, capitaneadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). É portanto proposta consensual podendo ser rotulada de proposta de Estado, e não de Governo”.
A proposta contém a criação do Fundo Municipal de Iluminação Pública a ser administrado pela Secretaria Municipal da Fazenda, para onde deverão ser carreados todos os recursos decorrentes da arrecadação da nova contribuição.
O Projeto de Lei nº 95/2007 altera a Lei 318/2004, extingue a secretaria de governo, reestrutura as secretarias, cria e reclassifica cargos de provimento em comissão e dá outras providências.
Conforme a justificativa, a proposta busca adequar a legislação às necessidades apresentadas pelas Secretarias, acrescendo às pastas atribuições atualmente desenvolvidas porém, ausentes do texto da Lei. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião é apontada como uma das cidades que mais gerou emprego no Estado de São Paulo
Foram criados cerca de 4,8 mil postos de trabalho, segundo o Posto de Atendimento ao Trabalhador

São Sebastião - São Sebastião é indicada como uma das cidades do Estado de São Paulo que mais gerou emprego nos últimos 12 meses. No geral, o crescimento foi de 2,70%. Deste índice, 4,84% voltado ao comércio e 4% ligados a serviços. Trata-se de uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregos e Desligamentos (Caged), do Ministério do Trabalho, que detém os dados estatísticos de todas as empresas que contratam formalmente, ou seja, com carteira assinada. “Isso é fruto do planejamento e investimento que estão sendo feitos na cidade”, diz a secretária da Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Humano (Setradh), Ana Margarida Freire.
De acordo com a diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Elizete Duarte Nossabein, foram criados cerca de 4,8 mil postos de trabalho nas áreas de comércio e serviços (restaurantes, pousadas, hotéis, entre outros). É um campo em crescimento porque a admissão, explica Elizete, não estacionou. “O PAT de São Sebastião está sendo um dos melhores em termos de planejamento e técnica porque tem recursos próprios, ou seja, investimento do município, além de ter profissionais qualificados. Estamos criando uma agenda para receber, inclusive, unidades de outras cidades com o objetivo de auxiliá-las em seus problemas”, destaca a diretora.
A indicação por parte do Caged gerou um convite ao prefeito Dr. Juan Garcia para participar do I Encontro Nacional de Empregabilidade, que acontece nos próximos dias 16 e 17 de agosto, em Curitiba, onde serão homenageados representantes dos principais municípios geradores de emprego do Brasil. Durante o evento, que conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Petrobras, haverá diversas palestras abordando assuntos em como dinamizar políticas públicas municipais de geração de emprego e renda. (Fonte: PMSS)

Festival Gastronômico de São Sebastião tem 27 restaurantes confirmados
Proposta é fomentar o setor no período considerado de baixa temporada

São Sebastião - O 1º Festival Gastronômico de São Sebastião terá a participação de 27 estabelecimentos do setor alimentício. São restaurantes, pizzarias e sorveterias que vão apresentar um prato especial durante o período de 14 de setembro a 14 de outubro, quando ocorre o São Sebastião Sabor & Arte. Comerciantes apontam a iniciativa como importante para fomentar a área na baixa e média temporadas. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio da Secretaria de Governo (Segov).
Para o secretário de Turismo, Júlio Buzi, a adesão dos comerciantes foi melhor do que o esperado e dá forças para que o Festival Gastronômico tenha uma continuidade. “Os comerciantes estão entusiasmados com o evento.”
Para o consumidor, opções não vão faltar para degustar durante o feriado. A Pizzaria da Vila colocou para o Festival a Pizza de Sorvete, uma delícia para as noites mais quentes e mesmo frescas. Tradicional na cozinha japonesa, o Sebastião Restaurante apresenta o Linguado Oriental, enquanto o Restaurante Atena entra com o Mussaka, uma delícia típica grega.
Várias outras opções farão parte do cardápio que vai agitar o Festival Gastronômico que envolve estabelecimentos de todo o município. Na Costa Sul, o Restaurante La Trattoria, de Maresias, confirmou o Fettucine aos frutos do mar, enquanto o Spazio de Paolo, em Boiçucanga, entra com o Macalu, risóles também à base de frutos do mar.
Para essa edição, cada consumidor dos pratos participantes do festival receberá um cupom que dará direito ao sorteio de um notebook, oferecido pela Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), assim como a empresa Daei Móbile que ofereceu um aparelho celular.
O evento conta ainda com apoio do Jornal Imprensa Livre, que durante a abertura do Festival trará o Chef Du, consultor gastronômico, professor de gastronomia da Universidade Metodista e Universidade Paulista e crítico gastronômico, para fazer uma palestra aos participantes. Ele é responsável pela página de gastronomia Imprensa Livre, publicada aos sábados.
Confira abaixo a relação dos comércios e bairros participantes
Sebastião Restaurante - Arrastão
Baraboo Bar e Pizzaria - Arrastão
Restaurante Sem Compromisso - Pontal da Cruz
Pizzaria da Vila - Porto Grande
Casa do Mel – Centro Histórico
Restaurante Atena – Rua da Praia - Centro
Restaurante Pachecão - Rua da Praia - Centro
Restaurante Canoa – Rua da Praia - Centro
Província Pizzaria – Rua da Praia – Centro
Sorveteria Rocha I - Rua da Praia - Centro
Sorveteria Rocha II - Rua da Praia - Centro
Açaí Rocha - Rua da Praia - Centro
Pizzaria A Palhoça - Rua da Praia - Centro
Restaurante Ilha de Toque-Toque - Toque-Toque Grande
Barracuda Beach - Toque-Toque Pequeno
Restaurante e Boliche Piraquaras - Paúba
Restaurante Moroco - Maresias
Sushi Jungle - Maresias
Restaurante La Trattoria - Maresias
Restaurante Terral Maresias
Restaurante Spazio di Paolo - Boiçucanga
Restaurante Piracaê - Boiçucanga
Restaurante Caravella - Boiçucanga
Empório da Pizza – Boiçucanga
Restaurante Tié - Cambury
Restaurante As Ilhas - Praia Preta
Restaurante Cia das Índias – Boracéia (Fonte: PMSS)

Prefeitura executa demolição de barraco na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), executou mais uma demolição na Costa Sul do município. Segundo a Divisão de Obras e Ambiente, a ação ocorreu nesta terça-feira (7/8), em Juquehy, e teve o apoio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), por meio da Subprefeitura da Costa Sul, e Polícia Militar.
De acordo com a Seop, o barraco demolido estava em mau estado de conservação, abandonado, e em área congelada. O imóvel ficava no km 178 da rodovia Manoel Hipólito do Rego e não houve resistência porque o dono não apareceu no local.
Já na última segunda-feira (6/8), a fiscalização realizou a apreensão de mourões, tubos de concreto armado, brita e areia em diversas áreas que foram desmatadas na Baleia Verde, localizada no bairro Baleia. “Existe uma pressão forte de invasão. Há corte de vegetação porque estão tentando fazer um loteamento clandestino”, relata a fiscalização. Os responsáveis pela ação não foram identificados pela Prefeitura. Uma pessoa teria sido abordada pela Polícia Ambiental com relação ao caso. Na semana passada, a Prefeitura executou três demolições de obras irregulares na Costa Sul. Duas na Vila Sahy e uma na serra entre Boiçucanga e Maresias. (Fonte: PMSS)

Barra do Una ganhará moderno complexo esportivo com pista de skate, quadra coberta e centro comunitário

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, trabalha na construção de um moderno complexo esportivo no bairro Barra do Una, na Costa Sul. Além de um centro comunitário para reuniões e eventos da comunidade, o local contará com quadra coberta e uma pista de skate.
A obra encontra-se em fase estrutural, mas já é possível ver o traçado da pista de skate, por exemplo, os mesmo toda a estrutura metálica da cobertura da quadra poliesportiva. O investimento da Prefeitura de São Sebastião é de R$ 1.024.688,96.
Segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, a idéia é oferecer toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do esporte no município. “Estamos tirando um atraso de 20 anos sem investimento em infra-estrutura, e no esporte não é diferente. São Sebastião ganhará este ano, por incrível que pareça, sua primeira piscina pública, no Pontal da Cruz”, frisou Dr. Juan. A piscina faz parte da ampliação do Centro de Apoio Educacional do Pontal, que também ganhará pista de skate e uma área coberta para eventos. 0
Até 2004, por exemplo, o município não contava com nenhuma pista de skate. A primeira construída foi na Praça Internacional do Surf, inaugurada em 2005 na praia de Maresias. No ano passado, a maior pista de skate do país foi entregue na 1ª fase de Urbanização do Aterro da Rua da Praia. Agora, a construção de mais duas pistas já foram iniciadas (Barra do Una e Pontal da Cruz) e outras duas já estão previstas, Barequeçaba e Praia da Aventura (Praia Grande).
Atualmente, a Prefeitura de São Sebastião tem mais de R$ 19 milhões aplicados nas obras em andamento, entre elas: rede e estação de tratamento de esgoto da Vila Sahy; a ampliação do CAE de Barra do Una, pavimentação em Cambury; Escola de Boiçucanga; iluminação, vestiários e alambrados do campo de Boracéia; ponte no Jaraguá; pavimentação de ruas no São Francisco; revitalização da Rua da Praia; UBS da Topolândia; Centro de Convenções e Praia da Aventura. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Sabs querem ETE Vila Sahy em operação até dezembro

São Sebastião - Representantes da Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e Meio Ambiente (Semam), e da Sociedade Amigos de Barra do Sahy, vistoriam nesta quarta-feira (8/8) o local onde será instalada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Sahy, localizada na Costa Sul. Também foi apresentado o modelo da estação que deve entrar em operação até dezembro.
Durante a visita, foi explicado que é necessária a conclusão da implantação da rede coletora no bairro, que vai atender cerca de 400 moradias, para fazer a interligação com a ETE. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, essa ligação é fundamental para a garantir o saneamento básico do bairro e garantir a balneabilidade da praia. “Hoje conhecemos como será o funcionamento da estação a ser implantada e também verificamos o andamento dos trabalhos da rede coletora”, explicou. Segundo ele, é importante contabilizar o cronograma das duas empresas para que a estação possa operar
De acordo com o engenheiro da construtora responsável, Emílio Iarussi, a implantação da rede deve se encerrar até meados de setembro. Segundo ele, na maioria das residências o sistema de ligação do esgoto chega até o quintal. “Facilitamos ao máximo para garantir que o morador fará a ligação”, disse.
Em contrapartida, a colocação da Estação de Tratamento de Esgoto deve levar cerca de dois meses, segundo o técnico da empresa, Juliano Vargas Galhardo. A ETE Vila Sahy será composta por quatro módulos e terá tratamento pelo sistema de lodo misto (aeróbico e anaeróbico). No local, a Prefeitura ficará responsável por deixar o espaço em ordem até mesmo com entrada para o veículo que vai buscar o resíduo no dia de limpeza. Essa parte será executada pela Secretaria das Subprefeituras.
O investimento na Estação de Tratamento de Esgoto é de R$ 940 mil e ela será construída após parceria entre a Prefeitura e a Sabs, onde o município entra com aproximadamente R$ 670 mil para implantar a rede e a Sociedade Amigos de Barra do Sahy com cerca de R$ 270 mil para construir a ETE. (Fonte: PMSS)

Parceria entre Prefeitura e comunidade traz mais uma melhoria para Juquehy
Depois da praça à beira-mar, bairro ganha agora a pavimentação da rua Simião, num trabalho conjunto entre sociedade e poder público

São Sebastião - A parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a comunidade traz mais uma melhoria para Juquehy, na Costa Sul. Desta vez, o trabalho conjunto entre sociedade e poder público resultará na pavimentação da rua Simião, logo na seqüência do calçamento da rua Gerôncio Bento Pereira, cuja obra foi entregue no ano passado pela administração municipal.
Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, esta nova obra é resultado da parceria com o morador Armando Santamaria. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Subprefeitura Costa Sul, fornece o maquinário, areia para o assentamento do bloquete e toda a fiscalização dos serviços. O morador entrou com a doação dos bloquetes e a mão-de-obra. A área total a ser executada é de 250 metros quadrados.
No ano passado, por meio de uma parceria com o empresário Jacques Feller e mais três proprietários de imóveis de seu condomínio, a Prefeitura entregou à comunidade a praça à beira-mar “Antonia Demertide de Jesus”, que foi uma antiga moradora do bairro. A Prefeitura destinou o terreno e os empresários executaram a obra. A praça fica na Avenida Mãe Bernarda, na altura do número 1.600, e possui cerca de 1,5 mil m². O piso sinalizado está adequado às normas da Lei de Acessibilidade.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Moreno, a iniciativa destes moradores é um ato nobre e deve ser seguido por quem tem condições. “Estas atitudes caracterizam o espírito coletivo, visando não só o seu bem-estar, mas de toda uma comunidade”. (Fonte: PMSS)

São Sebastião investe mais de R$ 30 milhões em obras em três anos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião investiu quase R$ 30 milhões em obras públicas em toda a extensão do município entre os anos de 2005 e 2007. Até o final do ano, esse valor deve chegar a quase R$ 80 milhões, com obras já em andamento, como a Praia da Aventura, revitalização da Rua da Praia, Centro de Esportes e Lazer do Itatinga, Escola de Boiçucanga, Centro de Saúde da Topolândia, além de outras já orçadas, como a urbanização da Rua Ilhabela, na Vila Amélia, a revitalização das orlas de Boiçucanga e Arrastão, a construção do Museu do Mar na Rua da Praia, a construção da nova Praça Almirante Tamandaré, no centro da cidade, uma praça na Vila Sahy, Escola da Enseada, Centro de Apoio Educacional do Porto Grande, o prédio das Secretarias Municipais, entre outras.
O projeto arquitetônico dessas e de outras futuras obras estão a disposição no site oficial da Prefeitura de São Sebastião, www.saosebastiao.sp.gov.br.
Regiões - Na Costa Norte, o investimento da Prefeitura chega a R$ 2.626.051,08, e na Costa Sul, a Prefeitura investiu R$ 10.086.357,90, enquanto a região central recebeu R$ 15.749.608,27 em obras. Até o final do mandato estão previstas novas obras visando mais qualidade de vida para a população sebastianense e os turistas que visitam a cidade.
A região da Costa Norte recebeu entre outras obras pavimentação nas ruas Penélope e Odisseu, no Canto do Mar, iluminação do canteiro central do bairro da Enseada, no valor de R$ 177.352,72 e a construção do Centro de Controle de Zoonoses, no Jaraguá, que custou R$ 458.112,94.
A iluminação da Praia de Boiçucanga, no valor de R$ 147.279,20, realizada no ano passado é uma das obras realizada na Costa Sul. Esse ano, o bairro já recebeu um investimento de R$ 1.260.121,19 com o recapeamento e pavimentação da Estrada do Cascalho. Ainda nesta região, a Prefeitura realizou a construção da ponte de Cambury, reforma da Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy, num total de R$ 138.894,32.
Na região central foram mais de R$ 15 milhões em investimento. Na obra de urbanização da Rua da Praia, com a construção da Praça de Eventos foram investidos R$ 5.810,308,63. Vale ressaltar que em pesquisa feita pelo Departamento de Turismo da Secretaria de
Cultura e Turismo (Sectur) durante a realização do 3º Arraiá Caiçara, a obra recebeu 75% de aprovação dos entrevistados.
O bairro da Topolândia, região central de São Sebastião, foi um dos mais valorizados nos últimos anos e já recebeu em 2006 e 2007 mais de R$ 1 milhão em obras. A construção do Galpão na rua Antônio Pereira da Silva ampliou o Centro Integrado Profissionalizante (CIP), que futuramente irá abrigar o curso de petróleo e gás natural, em uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, a Transpetro e o Senai. A obra custou R$ 120.120,00.
Ainda na região Central, a Prefeitura realizou um investimento de mais R$ 1,03 na construção da primeira fase do Centro de Convenções da Praia Grande. A primeira fase da construção da obra já foi concluída e a segunda fase já está sendo licitada.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, as obras refletem na melhoria da qualidade de vida do povo sebastianense.
Grande parte das obras, explica o prefeito, são reivindicações da comunidade de anos e atendidas em menos de três anos. “Sempre primamos por uma administração participativa. Por isso realizamos as inúmeras reuniões comunitárias. Nossa idéia é investir pelo menos 50% do nosso Orçamento em obras”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Tributo á Poetiza Idalina do Amaral Graça

Ubatuba - O Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba Eng. Mauro Bezerra, em companhia do Arquiteto e Urbanista Sidney Girald e do Vereador Charles Medeiros estiveram nas dependências do Cemitério Santa Cruz, a fim de começar os estudos para a edificação do Monumento á Poetiza Idalina do Amaral Graça, conforme Lei nº 2962 de 12 de julho do corrente. “Os amigos Sidney e Mauro são profissionais competentes, isto nos da convicção de este monumento á Idalina, será um marco no reconhecimento e valorização dos cidadãos participe da historia de Ubatuba”. Afirma Charles Medeiros autor da Lei. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Cidade terá programa em tevês a cabo do Vale do Paraíba e Litoral Norte


Ubatuba - Um grupo da iniciativa privada de Ubatuba realizou um projeto ambicioso para divulgar a cidade em outras regiões do Estado. A partir desta semana, entra no ar o programa televisivo Maré Legal pelo canal 10 da Vivax de São José dos Campos e Jacareí, em Caraguatatuba, no canal 4 dos assinantes da NET e, em Ubatuba, na Kaybee, número 71. A atração terá o objetivo de mostrar as atividades menos conhecidas no municipio, no entanto, que apresentam grande potencial para trazer um turismo de alto nível para a cidade.
O produtor, diretor e editor do programa, Emilio Campi, ressalta que Ubatuba é muito mais que sua beleza natural. “Nós temos estrutura e atrações para incentivar a vinda de turistas e até estrangeiros para a nossa região”, relata o jornalista, acrescentando que a cidade apresenta pontos fortes em áreas ainda não exploradas.
Um exemplo disso, está no programa de estréia do Maré Legal, que mostra uma matéria sobre o Boulder, um esporte de escalada natural, geralmente de no máximo 5 metros de altura, onde o único equipamento de segurança é um colchão para aliviar uma possível queda. “A nossa cidade vai realizar pela quinta vez, ou seja, um evento já tradicional, o Ubatuboulder, uma espécie de campeonato da modalidade e pra todo mundo que eu falo do Bolder a resposta é: O que é isso?”, completa o jornalista Emilio Campi. Além disso, o produtor do programa pretende divulgar principalmente o alto nível de estrutura em alguns setores da cidade.
Emilio Campi destaca a gastronomia, hotelaria e náutica como áreas que poderiam ser mais exploradas no sentido de atração ao visitante. “Nossa produção foi de baixo orçamento, porém, conseguiremos divulgar o trabalho até em São José dos Campos e quem sabe no futuro até para o exterior”, destaca o Jornalista Emilio Campi. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ubatuba assina convênio com o Estado para construção de ponte na Região Sul
O convênio, de R$ 310 mil, visa a construção desta ponte, que é uma antiga reivindicação dos moradores

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou nesta terça-feira, 7, convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para a construção de uma ponte de concreto armado com estrutura metálica sobre o Rio Maranduba, na região sul do município.
Estiveram presentes à solenidade as seguintes autoridades: o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. PM Miguel Libório Cavalcante Neto, representando o Governador José Serra; o diretor do Departamento de Defesa Civil, Major Jefferson de Almeida, a coordenadora de Relações Institucionais, Cap PM Fem Daniela Breches, os vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza, além de vários secretários municipais.
Os convênios celebrados pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, oscilam entre R$ 30 mil e R$ 320 mil, variando de acordo com a necessidade e o porte da obra conveniada. O convênio para a construção da ponte sobre o Rio Maranduba é de R$ 310 mil, sendo, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o segundo maior valor repassado a um município, até então. Após a assinatura do convênio, inicia-se o processo licitatório para a execução da obra.
Atendendo as expectativas da população - O Cel Libório ressaltou a importância desta parceria, que demonstra a responsabilidade do Poder Público Executivo Estadual e Municipal em promover melhorias aos municípios que são atingidos por fortes chuvas no início do ano. “É sempre um prazer estar em Ubatuba, onde tenho um histórico que conto com muito orgulho”, disse o Cel Libório que começou a trabalhar na Defesa Civil, como primeiro-tenente, em Ubatuba. “Estamos aqui hoje para atender as expectativas e os anseios da população desta cidade e com certeza ainda teremos muitos bons momentos com a atual administração municipal”, completou o Secretário Chefe da Casa Militar.
O prefeito Eduardo Cesar falou sobre a cordialidade com que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil sempre o atendeu: “fico feliz em saber que existe mais esta pessoa que quer muito bem a nossa cidade. Sabemos da importância do cargo do Cel Libório e mesmo assim ele sempre teve boa vontade e presteza em nos atender”, disse o prefeito, que ressaltou também o trabalho dos dois vereadores presentes.
O vereador Osmar de Souza lembrou de sua luta para a conquista da ponte: “para mim o fato de o prefeito estar assinando este convênio hoje é a realização de um sonho. Nestes oito anos que estou na política tenho lutado muito por esta ponte, que é tão necessária para a região sul”. A vereadora Luciana Machado parabenizou a comunidade “por estar recebendo esta grandiosa obra, que tanto lutamos para conquistar”. (Fonte: PMU)

Prefeito Eduardo Cesar se reúne com comunidade do bairro Sesmarias
O prefeito levou as boas notícias da chegada do asfalto até a frente da Escola Municipal João Alexandre e da construção de uma nova quadra para o bairro

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em mais uma reunião comunitária, na noite desta segunda-feira, 6. Desta vez, a reunião aconteceu no bairro Sesmarias, um dos mais carentes do município. O prefeito foi levar a notícia da chegada do asfalto até a Escola Municipal João Alexandre, onde aconteceu a reunião, que contou com as presenças dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim; Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e do vereador Claudinho Gulli.
Os moradores presentes à reunião receberam também a notícia da construção de uma nova quadra no bairro e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas aos mais variados assuntos.
Bairro de famílias sérias e trabalhadoras - A diretora da E.M João Alexandre, Sara Alves de Souza, abriu a reunião, agradecendo a presença do prefeito, dos secretários e do vereador. O prefeito Eduardo Cesar ouviu críticas e reivindicações: "todos os bairros merecem a mesma atenção por parte da prefeitura. Minha história com o Sesmarias é antiga, pois durante os doze anos que fui vereador, realizamos um trabalho intenso com este bairro. Agora precisamos unir forças para melhorar as condições daqui". O vereador Claudinho Gulli completou: "as coisas estão realmente acontecendo nesta administração e agora chegou a hora do Sesmarias".
O coordenador de Materiais e Patrimônio da Prefeitura de Ubatuba, José Pinto Americano, também participou da reunião: "o Sesmarias não está esquecido e não é um lugar violento, e sim um bairro de famílias sérias e trabalhadoras", ressaltou Americano, que lembrou a luta para a conquista do asfalto e da nova quadra. "Podem ter certeza que muitas outras coisas boas virão na administração do prefeito Eduardo Cesar", completou.
Regularização, água tratada e energia elétrica - A moradora Diva Lopes aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na comunidade com aulas de futebol para crianças, adolescentes e meninas. "Aqui temos muitas crianças precisando de ajuda. Quando elas estão no campo, não estão nas esquinas; o futebol é uma opção para tirar as crianças das ruas", disse a moradora. Outro morador que ficou animado com a presença do prefeito foi o conhecido "Risadinha": "com esta quadra vamos realizar vários torneios e eventos, levando esta criançada para frente e mostrando que o Sesmarias não é este bairro violento que as pessoas acreditam ser".
O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, levou à comunidade informações sobre regularização fundiária, água tratada e energia elétrica. O vice-presidente do Núcleo Associado do Sesmarias, Manoel Francisco Reis, levou as reivindicações da comunidade, as quais os representantes da prefeitura ficaram de avaliar e atender de acordo com as possibilidades. O presidente da associação de bairro, Amado Conceição dos Santos, chegou ao fim da reunião, mas a tempo de agradecer a presença do prefeito: “Hoje o Sesmarias está em festa com a presença do prefeito Eduardo Cesar!”. (Fonte: PMU)

Prefeitura e associação de moradores realizam pintura em quadra do Jardim Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Ubatuba (AMJU), realizou nova pintura em toda a quadra existente no bairro. Além deste trabalho, esta parceria vai render outros frutos: a iluminação da praça, localizada ao lado da quadra e um mutirão de limpeza, que, em duas semanas vai realizar serviços como limpeza de ruas, valas, canteiros e capinação, deixando o bairro Jardim Ubatuba muito mais bonito e agradável.
"Estamos muito satisfeitos com estas parcerias. Isto mostra que quando se tem uma associação e uma administração municipal que trabalham juntas, as coisas andam muito mais. Agradecemos ao prefeito Eduardo Cesar, à Secretaria de Obras, ao Adilson Lopes e toda a equipe da Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários", disse o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Ubatuba, Adriano Alves. (Fonte: PMU)

ACIU 24 horas no ar

Ubatuba - Todos os associados da Associação Comercial de Ubatuba contam com uma ampla gama de serviços que a entidade coloca à sua disposição.
Dentre elas está o sistema de consultas, via telefone ou internet, que atende 24 horas por dia, com a vantagem do associado poder obter qualquer informação sem sair de seu comércio.
Confira os serviços disponíveis na ACIU:
Consulta a Rede de Informação e Proteção ao Crédito (SCPC nacional)- banco de dados composto de informações por títulos protestados e registros de devedores oriundos de todos os seguimentos empresariais, tais como Comércio, Indústria, P. de Serviços e Instituições Financeiras. O sistema informa também o nome, CPF, data de nascimento, título de eleitor e nome da mãe, confirmação do endereço a partir do fornecimento do no do telefone (quando disponível), alerta sobre documentos roubados e extraviados e quantidade de consultas feitas ao CPF/RG indicado nos últimos 90 dias. Abrangência: Nacional, exceto títulos protestados.
SEGAM (Serviço de Garantia ao Crédito Mercantil de Serviços) - Consulta de Pessoa Física contendo a síntese cadastral da pessoa consultada, registro de débitos do SCPC, títulos protestados, cheques sem fundos, cheques sustados alínea 21, alerta sobre documentos roubados ou extraviados, ações cíveis no Estado de São Paulo, consultas anteriores com indicação da finalidade da consulta e informações que previnem a ação de fraudadores. Abrangência: Estadual.
SEGAM Nacional - Consulta de Pessoa Física contendo as mesmas informações da consulta SEGAM. Abrangência: Nacional.
USECHEQUE - Consulta o banco de dados da Associação Comercial de São Paulo, com informação se o nome do cliente consta do cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF), se há cheques devolvidos ou sustados, confirmação do nome para o CPF consultado, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor constante do cadastro oficial de CPF, confirmação do telefone por endereço, consultas para o mesmo CPF/CNPJ nos últimos 15 dias e, no caso de pessoa jurídica, confirmação de Razão Social, Nome Fantasia e condição do CNPJ (ativo ou cancelado). Abrangência: Nacional.
AC-CHEQUE - Consulta o banco de dados da SERASA, com informação se o nome do cliente consta do cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF), se há cheques devolvidos ou sustados, confirmação do nome para o CPF consultado e situação do CPF .
ACSP + USECHEQUE - Consulta simultânea do banco de dados da ACSP e do USECHEQUE.
ACSP + AC-CHEQUE - Consulta simultânea do banco de dados da ACSP e do SERASA.
SCPCE (Serviço Central de Proteção ao Crédito Empresarial) - Consulta de Pessoa Jurídica contendo razão social e endereço da empresa consultada, nome fantasia, data da fundação, natureza jurídica, condição do CNPJ no cadastro oficial, registros de débitos, caso existam, informando a quantidade, tipo, no dos documentos, data do vencimento e razão social dos credores, títulos protestados no Estado de São Paulo, consultas anteriores, alerta sobre empresas com tendência para atuação fraudulenta e permite o registro de dívidas. Abrangência: Nacional, exceto títulos protestados.
PACE (Pesquisa Auxiliar ao Crédito Estadual) - Consulta de Pessoa Jurídica contendo Razão Social e endereço da empresa consultada, nome fantasia, registro de débito do SCPC-E, natureza jurídica, condição do CNPJ no cadastro oficial, títulos protestados, falências e concordatas, cheques sem fundos, cheques sustados alínea 21, ações cíveis, consultas anteriores e alerta sobre empresas com tendência para atuação fraudulenta. Abrangência: Estadual.
PACN (Pesquisa Auxiliar ao Crédito Nacional) - Consulta Nacional de Pessoa Jurídica contendo as mesmas informações da consulta PACE. Abrangência: Nacional.
ACE (Alerta Cadastral Estadual) - Consulta de Pessoa Jurídica contendo, razão social e endereço da empresa consultada, nome fantasia, capital social, ramo de atividade, nome da antecessora, indicação de quem assina pela empresa, nome e documento dos sócios (PF ou PJ), condição do CNPJ no cadastro oficial, falências e concordatas, ações cíveis, empresas coligadas e distribuição do capital acionário, cheques sustados e cheques sem fundos. Abrangência: Estadual.
ACN (Alerta Cadastral Nacional) - Consulta de Pessoa Jurídica contendo as mesmas informações da consulta ACE. Abrangência: Nacional.
SÍNTESE CADASTRAL - Consulta de Pessoa Jurídica com o CNPJ ou a Razão Social contendo razão social confirmada pelo CNPJ fornecido, CNPJ confirmado pela razão social fornecida, nome fantasia, endereço completo, no telefone, natureza jurídica e condição do CNPJ no cadastro oficial. Abrangência: Nacional.
CONCENTRE - Consulta o banco de dados da SERASA, com informações sobre restrições de Pessoas Físicas e Jurídicas, tais como registro de falência e concordata, devolução de cheques (CCF), débitos com os Bancos, registro de ações de execuções, protestos em cartório e consultas efetuadas por Bancos e Empresas. Abrangência: Nacional.
USEFONE - Com o UseFone, nossos associados poderão confirmar dados cadastrais de seus clientes, obter número de telefone para contato e verificar o endereço de instalação do telefone apresentado. Informando apenas o CPF, obtenha a síntese cadastral e até 3 telefones vinculados ao CPF, indicando o endereço de instalação. Informando apenas o telefone, obtenha o endereço de instalação. Informando o CPF + telefone, obtenha síntese cadastral, até 3 telefones vinculados ao CPF, indicando o endereço de instalação e o endereço de instalação do próprio telefone. Informando o CPF + telefone + CEP, obtenha a síntese cadastral, até 3 telefones vinculados ao CPF, indicando o endereço de instalação, endereço de instalação do próprio telefone, endereço do CEP informado pelo Correio. Abrangência: Nacional.
RENAVAM - Indicando qualquer um dos dados, placa, chassis, número do motor, código do RENAVAM ou documento do proprietário, obtenha as informações sobre a marca, modelo, cor, potência e tração de veículos automotores, além de restrições, alienação ou arrendamento, alerta de roubo ou furto, data e município da ocorrência, débito de multas e IPVA.
MEIOS DE ACESSO:
Internet: www.aciubatuba.com.br, 24 horas, todos os dias, inclusive feriados.
URA (Unidade de Resposta Audível): telefone 3833 3322, 24 horas, todos os dias, inclusive feriados.
Atendente: telefone 3834.1449 (Fonte: ACIU)


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Artigo Topo

Dicas de Saúde Com Doutora Nágila

TPM - Conviva bem com este mal

Seus nervos estão à flor da pele. Você está mais ansiosa do que o normal, além de chorar por qualquer coisa. Aposto que já sabe o que está acontecendo? É isso mesmo, provavelmente você está no seu período pré-menstrual e os primeiros sintomas da famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM), começam a aparecer.
Mas afinal de contas o que é a tensão pré-menstrual? É uma disfunção hormonal que antecede a menstruação e, por causa desse desarranjo, há um desequilíbrio no comportamento da mulher. "Os sintomas como irritabilidade, ansiedade, entre outros, podem variar de intensidade de um mês para o outro, de acordo com o estado emocional de cada mulher".Com o passar dos anos os sintomas da TPM ficam mais intensos, principalmente entre os 45 e 50 anos, quando as mulheres estão próximas da menopausa, período em que o organismo encerra a menstruação, pois os ovários param de funcionar. Mas existem diversas teorias que tentam explicar as várias causas da TPM. Uma delas revela que é por causa das alterações nos níveis de serotonina, substância responsável por nosso humor e apetite.

Saiba se você tem TPM
É muito simples descobrir se você sofre de tensão pré-menstrual. Basta anotar, todos os dias em um calendário, tudo o que você está sentindo durante o dia. É importante que isso seja feito por dois meses seguidos, anotando inclusive os dias de menstruação. Não esqueça de ressaltar os sintomas que mais incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc.
Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for esta, você sofre mesmo de TPM. Fique atenta e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados, nesses casos só um especialista poderá ajudar.

Características e sintomas da TPM
" Depressão;
" Irritabilidade;
" Fome em excesso ou falta de apetite;
" Falta de sono;
" Inchaços;
" Agressividade;
" Ansiedade;
" Cefaléia (dor de cabeça);
" Mastalgia (dor na mama);

Como aliviar a TPM
" Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e melhorar a auto-estima;
" Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
" Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua auto-estima;
" Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas.
" Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
" Prefira alimentos diuréticos que ajudam na eliminação de água, como: agrião, morangos, melancia etc.
" Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.
" Procure seu médico para melhor diagnóstico e tratamento.

Perguntas para doutoranagila@uol.com.br
 

Dra. Nágila Saleh Khanjar
doutoranagila@uol.com.br

Poesia Topo

A pedra do sino

Na praia da Santa Rita
Entre as pedras da costeira
Tem uma pedra peculiar
Que ao ser golpeada
Põe-se, como sino, a soar

Outrora, dizem os mais velhos,
Em uma ressaca desmedida
A pedra soou por si só
E salvou muita vida

A pedra é de Santa Rita
Eu sou de São Tomé
Malhei pedra com pedra
E mesmo com pouca fé
Ouvi o sino badalar
E firmo os presentes versos
Como testemunha auricular.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resposta a carta do Dr. Ricardo Cortes

Estamos encaminhando, a pedido do Dr. Eduardo de Carvalho Ferraz, Diretor Técnico da Santa Casa de Ubatuba, carta que responde as acusações feitas pelo dr. Ricardo Cortes, em carta aberta enviada à imprensa em 20 de julho último.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ubatuba
Ubatuba, SP

Ubatuba, 02 de Agosto de 2007.
Ofício n° 026/2007 - DT
Referência: Carta de 20/07/2007 - Dr. Ricardo.

Ilmo. Sr.
Dr. Ricardo Cortes
Médico Ortopedista – CRM 39.100

Prezado Senhor:

Em atenção ao manifesto de Vossa Senhoria, venho através dessa informar:
Em relação aos materiais permanentes citados por V. Sa. anexo o Memorando 25 que contradiz sua afirmação.
Quanto ao material de ortese, informo que já foi solucionado antes de sua manifestação.
Os materiais de prótese não se aplicam a este hospital por não sermos credenciados para tais procedimentos perante aos SUS e ao bom senso por não recebermos ressarcimento desses materiais como V. Sa. afirmou.
Se ocorreram “gambiarras” neste hospital, essas foram efetuadas por V. Sa. ao atender pacientes sob sua responsabilidade.
Cirurgias eletivas não estão sendo realizadas rotineiramente neste hospital, já há mais de seis meses em todas as áreas, não só na ortopedia. Assim sendo é uma falta total de responsabilidade internar pacientes para esses procedimentos sem autorização da Direção do Hospital, principalmente quando se trata de cirurgias que não estamos credenciados a realizar ou mesmo condições adequadas de fazê-las colocando em risco o paciente.
Aproveito a ocasião para completar as correções necessárias para adequar de maneira definitiva a assistência ortopédica nesta Santa Casa:
Torno a solicitar de V. Sa. que nos forneça com urgência seu “título de ortopedista” como é exigido nos Estatutos dessa Irmandade, assim como sua “certidão de quitação com o CRM” e os demais documentos solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos.
Reitero a solicitação de elaborar a rotina e os Protocolos da ortopedia.
Reitero a solicitação de que preencha adequadamente os documentos pertinentes ao prontuário do paciente (Resolução 70/90 CRM).
Solicito que estabeleça e cumpra rotinas e horários do ambulatório de ortopedia sob sua responsabilidade, além da elaboração de prontuário dos pacientes atendidos.
Solicito também que nos seja fornecido o “título de especialidade em radiologia” para poder continuar respondendo pelo Serviço de Radiologia do Hospital.
Sem mais para o momento.

Dr. Eduardo de Carvalho Ferraz
Diretor Técnico – CREMESP 39887
CPF 975.427.768-00

C/C Para:
Presidente da República
Governo do Estado de São Paulo
Prefeito Municipal de Ubatuba
Ministério da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Ministério Público
Imprensa Local
Conselho Regional de Medicina
Conselho de Ética Médica da Santa Casa de Ubatuba
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba
COMUS

Administração não profissional da Santa Casa de Ubatuba ameaça a instituição

A população de Ubatuba já foi alertada, recentemente, sobre a administração não profissional da direção da Santa Casa de Ubatuba, tendo sido mencionada a decisão de tirar a secretária do Conselho Gestor, sem a devida substituição, com o objetivo de criar obstáculos à atuação do Conselho, que tem a existência prevista na Constituição Federal e na Lei, com a finalidade de assessorar a administração do Hospital e fazer a auditoria da sua gestão. O estilo déspota e autoritário de gestão, desvinculado das reais necessidades do desenvolvimento da Santa Casa, através de sua profissionalização, foi confirmado por ordem da direção administrativa de ser impedida a entrada no Hospital da Sra. Eva dos Santos, voluntária e coordenadora do Setor de Captação da Santa Casa e a retirada do computador da sala desse setor, que foi adquirido por doação captada pela Sra. Eva, em razão de críticas por ela feitas a problemas da instituição.
Já é tempo que a administração pública, que exerce sua atuação por delegação da população e em seu nome e interesse, faça a imediata troca da direção da Santa Casa.
Antes que o caos em que a entidade está se transformando inviabilize seu funcionamento e, mais uma vez, em prejuízo da população.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Para nossa reflexão...

Domingo, dia 05 de agosto p.p., tivemos uma amostra de quanto somos insensíveis às coisas que acontecem no dia a dia; houve a Conferência Municipal de Saúde com a presença de pouquíssimas pessoas que lá foram reivindicar os seus direitos, mas dentre essas pessoas uma me levou a meditar (apesar de ser minha amiga) a Dinorah, uma pessoa portadora da síndrome de Dow, participando do seu jeito, se interessando, votando (claro, o seu voto não foi contado), mas cobrando quando percebia que o seu voto não foi contado. Quantas pessoas normais optaram por ficar em casa assistindo a uma televisão ou outras coisas, depois ficam criticando, cobrando as ações da Saúde. Precisamos fazer como a Dinorah, participar de todos os momentos, nos inteirarmos dos acontecimentos.
Quero neste momento parabenizar a família de Dinorah pelo tratamento a ela dispensado e a APAE, escola que ela freqüenta, a qual estimula o seu interesse, a sua participação na sociedade. Parabéns em especial para Dinorah, minha amiga especial.

Guaracira Santos
Ubatuba, SP

O amor é real!

Mia lutou bravamente contra o câncer, doença que não roubava sua força de viver, não diminuía sua garra e sua esperança em trabalhar para atenuar o sofrimento alheio. Era presidente da APAE de Ubatuba e foi vereadora neste município, onde exerceu a política com ética e honestidade.
Membro da Igreja Ágape, ela punha em ação, como rio de águas vivas, o amor ágape (amor de Deus em grego). Eu tive o privilégio de beber dessa água quando fui apresentada por ela à pessoa mais importante para mim: Jesus Cristo.
Na despedida, no Cemitério do Morumbi em São Paulo, eu olhava seu semblante tranqüilo de dever cumprido e pensava o que teria sido de mim se ela não tivesse me falado de Jesus, o autor da vida.
Gostaria de honrá-la imitando seu exemplo de ousadia, alegria, amor em ação e de agradecê-la, para sempre, por não ter deixado de me contar a verdade!
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Denise Fonseca
Jornalista

O descanso da guerreira Mia

"É com grande pesar que nos manifestamos nesta nota pelo falecimento de Dona Mia Mafalda Niedheidt. Uma grande mulher que sempre lutou por seus ideais e sempre quis o melhor para nossa cidade. Dona Mia, como era carinhosamente chamada por todos que a conheceram, deixará com certeza muitas saudades, mas acima de tudo será lembrada principalmente por seus atos seja na Câmara enquanto vereadora, seja na Região Sul quando liderança, na APAE, uma batalhadora incansável e em sua família como a grande mãe. Que nesta hora o Senhor possa estar confortando os seus familiares e proporcionando o descanso eterno da nossa querida Mia ao seu lado".
"Aquele que habita na proteção do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Salmo 91)

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ubatuba
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ponta Grossa  © Emilio Campi

Ponta Grossa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor