Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 13 de Agosto de 2007 - Nº 1829 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Litoral Norte tem 29 inscritos para fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2007/2008


Caraguatatuba
Aguilar diz que Antonio Carlos rejeitou seu apoio
Seminário de Direito Agrário-Ambiental de Caraguatatuba acontece na próxima semana
Regional de Futsal inicia na segunda-feira 13 em Caraguá

Ilhabela
Projeto Ilhabela Música está próximo de se tornar realidade
Prefeito de Ilhabela participa do lançamento da campanha do “Dia Mundial Sem Carro”
Vereador apresenta Moção de Apelo cobrando Corpo de Bombeiros para Ilhabela
Ilhabela o ano todo no combate ao mosquito da dengue
Parlamento jovem visita prefeito


São Sebastião
‘Ventos & Velas’ realiza 1a Regata de Revezamento da Classe Holder
Centro Integrado Profissionalizante vai funcionar na Costa Sul
Discussão do Plano Diretor será retomada
Prefeitura prorroga prazo para regularização de micros e pequenas empresas
São Sebastião poderá ganhar Museu Nacional do Mar

Ubatuba
Dengue se combate com prevenção
FATEC em Ubatuba
Pescadores querem área no Saco da Ribeira para construção de estaleiro
Projeto Ubatubense é destaque em Encontro Nacional sobre Meio Ambiente
Prefeitura de Ubatuba abre concurso público
Santa Casa de Ubatuba abre vagas para médicos
Processo IPMU/039/2007 - Edital nº 001/2007 – Concorrência nº 001/2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem 29 inscritos para fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2007/2008

Litoral Norte - As cidades de São Sebastião e Ubatuba receberam 29 inscritos na fase municipal da edição 2007/2008 do Mapa Cultural Paulista.
Em São Sebastião, as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de agosto, pois o município ainda não tinha representantes nas categorias de vídeo e desenho de humor até ontem. O diretor da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Gleivison Gaspar, enfatiza que a prorrogação é para as nove modalidades.
A cidade recebeu 17 inscrições em quatro modalidades. Foram três inscritos em teatro e seis em literatura que é subdividida em conto, poesia e crônica. Além disso, quatro artistas se inscreveram para artes plásticas e o canto coral também tem uma equipe. Em alguns casos, os artistas precisam concluir o processo de inscrição.
O município de Ubatuba terminou a fase das inscrições na última quarta-feira e desde ontem iniciou a exposição para seleção dos melhores trabalhos que representarão a cidade na fase regional. Foram 12 inscrições ao todo nas categorias de desenho de humor(3), artes plásticas(6) e fotografia(3). Estas foram as modalidades que o município se dispôs a participar.
Segundo o presidente da Associação de Belas Artes de Ubatuba, Paulo Alves, o número de inscrições que a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) recebeu não chega nem a 20% se comparado com os eventos dos anos anteriores. “Foi um número bem reduzido”, lamenta.
Alves atribuiu essa redução a pouca informação e ao tempo curto para os artistas realizarem as obras concedido pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, entidade que organiza o evento em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura. “Nós só recebemos um ofício do evento em abril e depois não mandaram mais nada. Antes recebíamos os formulários e as fichas de inscrição na sede da Fundart. Este ano tivemos que buscar tudo na Internet”, critica.
Cada artista teve que inscrever três obras, segundo Alves. Uma comissão julgadora, que ainda não foi definida, selecionará os trabalhos. Entretanto, o presidente da associação disse que “estão de olho” nos comentários que o público irá tecer durante a exposição e, além disso, existe um livro na entrada para as pessoas expressarem a opinião.
Na categoria de desenho de humor, os artistas inscritos foram José Bernardes Almeida Gil, Raphael Retti e Franklin Espíndola de Oliveira. Em artes plásticas, Bruno Pizzutto, Marilene Pinto César, Osvaldo Pires, Nélson Roudão de Freiria, Maria Cecília César, Carlos Alberto de Moraes e Vanda Vilhena. Por último, em fotografia, se inscreveram Dario Eduardo Chiaverini, Vanessa Villac, Flávio Sarlo Pizzutto e Edvaldo Nascimento.
A fase municipal de Ubatuba será realizada no Sobradão do Porto até o dia 26 de agosto. No mesmo local, os visitantes poderão acompanhar também mais duas exposições: uma faz homenagem ao Dia dos Pais e a outra homenageia os 20 anos da Fundart. Em São Sebastião, a escolha dos artistas para a fase regional vai de 21 a 25 de agosto.
Abaçaí - O coordenador do Mapa Cultural Paulista na organização, Cláudio Mendel, explicou que a demora na divulgação do início do evento foi devido à extinção das delegacias regionais 15 dias antes da publicação do edital. Segundo ele, estas delegacias eram responsáveis pela divulgação de todas as informações sobre o Mapa Cultural aos municípios do Estado.
A Abaçaí mandou um comunicado por internet para todos os dirigentes de cultura e gabinetes dos municípios do Estado. Foi o que pudemos fazer neste esquema emergencial. Todos os municípios foram informados ao mesmo tempo”, justifica.
Contudo, Mendel concordou que o tempo dado para os municípios foi curto. Ele disse que o lançamento do evento estava previsto para março, mas a publicação do edital só aconteceu em julho. Alterações no edital e a extinção das delegacias regionais foram os motivos alegados pelo coordenador mais uma vez para o atraso.
Mendel adiantou que há cerca de duas semanas a Secretaria de Estado definiu que as oficinas culturais fariam a interlocução com as cidades. “Como o Litoral Norte e o Vale do Paraíba não possuem oficinas, as regiões continuam sem um responsável”, ressaltou. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aguilar diz que Antonio Carlos rejeitou seu apoio

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba rebateu ontem declarações feitas pelo deputado estadual, que havia dito que Aguilar o traiu e mudou a sua filosofia de trabalho.
“Eu não o traí, gostaria de estar ao lado dele, mas foi ele quem quis assim e rejeitou o meio apoio. Queria fazer um desafio ao Antonio Carlos e quem quiser apontar onde foi a minha traição”, falou o prefeito de Caraguá, que comentou o porquê da relação estremecida entre os dois, que foram companheiros políticos por 12 anos.
“Acredito que ficou esse clima ruim, porque ele queria que eu mantivesse 100% a equipe dele, coisa que eu não fiz, pois tenho opinião própria, mas mesmo assim, não deixei de prestigiar e 70% dos cargos são ocupados por pessoas da época dele, que na época, havia pedido para eu manter a secretária e o motorista, que até hoje estão conosco”, comentou Aguilar, que disse não poder seguir com os pensamentos do ex-prefeito, e que assim, trouxe melhorias para a cidade.
“Com a nova filosofia, vimos melhoras na qualidade de vida, no esporte, limpeza pública, educação e saúde”, destacou Aguilar, que acha não ter tanto reconhecimento como o ex-prefeito, por este ter feito muitas obras. “Eu construo o necessário, para atender as demandas”, completou.
José Pereira de Aguilar diz respeitar muito Antonio Carlos, e até o elogiou, dizendo que por tantos anos de convivência, o deputado foi uma pessoa importante, mas aproveitou para lembrar que também o ajudou. “Meu apoio a ele, foi muito importante, principalmente quando ele chegou à cidade e não conhecia ninguém”, disse o prefeito, que acha que com essa briga, a cidade acaba perdendo.
Aguilar também apontou melhorias na área da saúde, setor muito criticado pelo deputado estadual. “Temos inúmeras coisas hoje que na gestão passada não tinham. Portanto melhoramos muito a saúde. Na época também havia faltas de remédios e médicos.
Hoje temos concursos públicos para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem. Aumentamos o quadro odontológico, colocando mais 11 dentistas. Implantamos consultórios odontológicos e um novo sistema no PSF. Compramos aparelhos para melhorar o atendimento. Um exemplo é o arco cirúrgico, que é um pedido feito por médicos e pela população há mais de 14 anos.
Além do ultra-som, entre outros. Temos que destacar também a ampliação nas salas de fisioterapia, nova salas cirúrgicas, implantamos farmácias, com mais medicamentos”, apontou Aguilar, que ressaltou que quando Antonio Carlos foi prefeito no município, a mortalidade infantil bateu o recorde, e atualmente, Caraguá não está nem entre os 20.
Ainda na saúde, o prefeito falou que na gestão do atual deputado, nenhum secretário de saúde parava na secretaria, que contou com mais de seis profissionais, segundo ele. Uma das conquistas como deputado para a região, o AME (Assistência Médica de Especialidade), Aguilar enfatizou que a vinda da unidade aconteceu com a sua ajuda, pois a prefeitura cedeu o espaço ao Governo. Já na área de assistência social, Aguilar disse que não tem como comparar o investimento feito em sua administração e na de Antonio Carlos. “Investimos 500% mais”, declarou.
O prefeito de Caraguatatuba comentou que se houve aumento na receita do município, isso é graças à criatividade da atual administração. “Nunca cobramos mais tributos, pelo contrário, retiramos várias taxas. Um exemplo disso é o alvará de funcionamento, a tava de lixo e de publicidade”, contou Aguilar que aproveitou para fazer promessas.
“Quando recebermos o recurso da Petrobras, através da base de gás, prometo diminuir consideravelmente o IPTU e aumentar os salários dos funcionários públicos. E lembro, que na gestão anterior, o aumento que houve foi de apenas 1 %. Em dois anos e meio, já chegamos a 17%”, revelou o prefeito, que disse ter sido prejudicado em 14 meses do seu mandato por obras deixadas pela antiga gestão, que precisaram ser reformadas.
Aguilar contou que existem projetos importantes para Caraguatatuba, tendo em vista coisas importantes na área da saúde e social. “Meu maior projeto é deixar a cidade melhor. Temos feitos escolas, cuidado de praças, creches, centros esportivos, iluminação, pavimentação”, ressaltou.
Ao contrário do que disse Antonio Carlos, o prefeito falou que já foi oferecido uma área para a construção do Fórum na cidade, e comentou também sobre um novo lugar para a Fundação Casa.
“Quando percebi que era irreversível, nós oferecemos uma área próxima ao CDP, mas não foi aceita pelo governo, que disse que o local não servia. Continuaremos lutando por uma nova área. No Getuba não vai ser”, falou o prefeito, lembrando da área escolhida pelo estado para a unidade.
Para o futuro, Aguilar disse que hoje é candidato a uma boa administração até o dia 31 de dezembro de 2008. “A reeleição é uma coisa natural”, encerrou Aguilar, que acredita que Antonio Carlos sim, tem denegrido a sua imagem. (Fonte: Imprensa Livre)

Seminário de Direito Agrário-Ambiental de Caraguatatuba acontece na próxima semana
O Teatro Mário Covas sediará no dia 17 de agosto o Seminário Direito Agrário-Ambiental de Caraguatatuba. Durante todo o dia, acontecerão várias discussões, com a participação de especialistas da área. O encontro é promovido pela Escola de Magistrados da Justiça Federal.

Caraguatatuba - A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, em conjunto com o Departamento de Direito Ambiental e de Direito Agrário, realiza no próximo dia 17 de agosto, um evento voltado para discussões sobre um importante tema: o meio ambiente, principalmente sob a ótica jurídica. Trata-se do Seminário "Direito Agrário-Ambiental de Caraguatatuba", que acontece das 8h30 às 18h, no Teatro Mario Covas, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e a AJUFESP (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul).
Conforme explica a juíza federal Carla Abrantkoski Rister, que atua no Litoral Norte, esse encontro é voltado a todas as pessoas interessadas no tema meio ambiente e, importante também para os estudantes e profissionais que atuam na área do Direito. "Vamos fazer palestras acessíveis ao público em geral e não algo específico só para o jurídico, mas tem vários aspectos do direito que poderão ser esclarecidos", destacou. Proteção do meio ambiente e questões relativas ao uso de terra estarão entre os assuntos que serão abordados.
Um dos pontos que deve ser ressaltado é que os temas que entrarão na pauta do encontro terão relação direta com a realidade do Litoral Norte. Aliás, segundo Rister, não foi a toa que o evento será realizado no litoral. Ela conta que as características naturais da região ajudaram para a idealização do seminário. "Estamos numa região com muita riqueza natural, com áreas de proteção ambiental, mata atlântica, ilhas, em que é fundamental difundir a conscientização sobre a proteção do meio ambiente", completou.
Carla Rister afirma que a Escola de Magistrados demonstrou interesse em realizar um encontro para abordar os temas em questão e ela, por ser uma juíza de Caraguatatuba, apoiou a idéia e iniciou sua atuação na coordenação do seminário. As inscrições são limitadas e devem ser feitas com antecedência, somente via internet. O site de acesso é http://www.trf3.gov.br/emag. Para participar, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível, exceto sal, que deverão ser entregues na data do evento, no ato do credenciamento. Todo alimento arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
A programação - O Seminário Direito Agrário-Ambiental de Caraguatatuba terá o credenciamento a partir das 8h30. Ele será dividido no período da manhã e tarde, em seis painéis. O primeiro, as 9h30, será o "Titularidade na faixa litorânea e ilhas", realizado pelo desembargador federal Luiz Stefanini. Às 10h30 o público poderá conferir o painel apresentado pela juíza federal Carla Abrantkoski Rister, cujo tema abordado será "O desenvolvimento regional do Litoral Norte - planejamento e impacto do desenvolvimento industrial".
O terceiro painel, as 11h30, será "Ocupações irregulares em APPs e Resolução 369 do CONAMA", ministrado pelo procurador chefe do IBAMA, Georges Joseph Jazzar. Às 14h30, será a vez do procurador geral da república de São José dos Campos, Ângelo A. Costa apresentar o tema "Ordenação da cidade e meio ambiente: planejamento, cooperação e descentralização".
Seguido dele, o público poderá acompanhar a Procuradora Chefe do INCRA, Maria Cecília Ladeira, que falará sobre "Reciclando a reforma agrária: atividades agro-ambientais em unidades de conservação ambiental". O último painel do encontro acontece às 16h30, com a desembargadora federal Vera Lucia Jucovsky, que vai tratar do assunto "Proteção Ambiental da Mata Atlântica". (Fonte: PMC)

Regional de Futsal inicia na segunda-feira 13 em Caraguá
Todos os jogos iniciam às 20h15 no CEMUG com entrada gratuita

Caraguatatuba - Ser campeão do ano. É com este objetivo que as 16 equipes vencedoras do Campeonato Municipal de Futsal de Núcleos irão entrar em quadra na segunda-feira, dia 13, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, quando inicia o Campeonato Regional de Futsal. O campeão da disputa irá representar o município na Copa Vanguarda de Futsal de 2008, além de levar para a casa o troféu transitório, que está com a equipe Adil Car, vencedora da competição em 2006.
Na segunda-feira, os primeiros jogos acontecem entre os times Camaleão e Juventude às 20h15, em seguida o A.A Corinthians enfrenta o Brasiliense. Na terça-feira, 14, o Amigos enfrenta o força Jovem e o União do Barranco joga com o E. C Santa Cruz. Na quarta-feira, dia 15, o CEMUG recebe os times Vira Copos e H20. Na quinta feira, 16, mais quatro times entram em quadra. O Scorpion's enfrenta o Explosão e o Tabatinga joga com o Naja Futsal. Para fechar a semana de competições, na sexta-feira, 17, o Juventude enfrenta o A.A Corinthians e o União do Morro entra em quadra com o Pousada Portal e Lazer.
As competições continuam no dia 20 de agosto, segunda-feira, com mais uma semana de novas rodadas. Todos os jogos acontecem no CEMUG, a partir das 20h15 com entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Ilhabela Música está próximo de se tornar realidade

Ilhabela - Dando andamento ao Projeto Ilhabela Música, idealizado pelo artista Plástico e embaixador Cultural de Ilhabela, Gilmar Pinna, lançado dia 20 de julho em um evento na Praça Ângelo Fazzinio, o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira juntamente com o secretário de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho e o diretor municipal de Turismo e Fomento, Rafael de Morais, recebeu em seu gabinete a visita dos organizadores do projeto, o empresário Amílcar Schiaveti; o maestro Mario Boffa e o coordenador de produção da Faculdade Livre de Música e produtor cultural da ABCD Eventos, Roberto Dedouch, na última semana.
O objetivo da reunião foi de apresentar o projeto, que já está elaborado, tendo como finalidade transformar a Ilhabela num centro de estudos e pesquisas musicais em benefício da comunidade local, criando condições de oferecer o ensino musical para toda a população, de maneira gratuita, contando com músicos profissionais de alto nível que irão preparar os jovens estudantes para o mercado musical do Brasil.
Segundo Dedouch, o diferencial deste projeto está na maneira como será feito o ensinamento. Os alunos irão se integrar a uma nova maneira de aprendizado com acesso a todo o material didático necessário, tais como: apostilas, livros, partituras e outros, sem qualquer custo para ele ou seus familiares.
Entre os vários objetivos elencados no projeto destacam-se, a formação de cidadãos; aumentar a projeção de Ilhabela no cenário turístico brasileiro; proporcionar lazer a pessoas que possuem residências de veraneio; aumentar a lucratividade do comércio local e trazer novos horizontes para a população jovem e carente do município.
O projeto também prevê um aporte financeiro, no valor de um salário mínimo mensal, aos estudantes mais destacados em seus respectivos cursos e que não possam estudar em função da necessidade do trabalho.
O critério para este aporte será o da necessidade que determinado aluno possa ter em relação à sua condição social e financeira. Este aporte poderá também ser privilégio da iniciativa privada, através de uma campanha feira em conjunto com a organização, do tipo: “Adote um aluno”.
O prefeito Manoel Marcos elogiou a elaboração do projeto, e pediu que seja protocolado o quanto antes, para poder dar início às providências que dizem respeito ao Executivo. O prefeito acredita que por intermédio deste projeto de educação e de entretenimento musical, seja possível melhorar a qualidade de vida da população e principalmente, dar oportunidade aos jovens o conhecimento do universo musical. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito de Ilhabela participa do lançamento da campanha do “Dia Mundial Sem Carro”

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o secretário municipal de Obras, João Marques estiveram presentes no lançamento da campanha do Dia Mundial Sem Carro, nesta quarta-feira, 8, no Espaço Rosa Rosarum em São Paulo.
Este evento foi organizado pelo “Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade”, que busca recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa, com o intuito de dar uma oportunidade para promover a participação ativa e cidadã da população na melhoria da qualidade de vida da cidade a partir do tema transporte e mobilidade viária. O Dia Mundial Sem Carro, data em que todos deverão sair sem carro, será comemorado dia 22 de setembro.
O movimento tem um caráter propositivo, visa estimular a reflexão sobre os impactos negativos gerados pelo uso do carro, busca incentivar mudanças de comportamento da população e organizar o processo participativo na elaboração de políticas de transportes coletivos de boa qualidade, assim como para o uso de modos não motorizados de transporte.
O prefeito Manoel Marcos estará viabilizando a realização desta Campanha em Ilhabela, e para tanto, contará com a organização do Instituto Ilhabela Sustentável.
O evento contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; de secretários Estaduais e dos representantes do Instituto Ilhabela Sustentável George Henry Grego e Jacob Granjev, entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador apresenta Moção de Apelo cobrando Corpo de Bombeiros para Ilhabela

Ilhabela - A implantação de uma base do Corpo de Bombeiros em Ilhabela é um assunto que há muito tempo provoca discussões. O vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) pretende apresentar na próxima sessão uma Moção de Apelo ao governador de São Paulo José Serra (PSDB).
O parlamentar solicita a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros no arquipélago. Para ele, a medida vai melhorar a qualidade de vida e a segurança do município.
Em sua justificativa, Dr. Guilherme enfatiza que o acesso ao município só é possível por meio de travessia marítima, transporte que depende das condições climáticas para ser executado. Esse fator pode causar demora no atendimento a chamados ou até mesmo impossibilitar a ação dos bombeiros, pois a unidade mais próxima está localizada no município vizinho, São Sebastião. “A instalação de uma base do Corpo de Bombeiros no município permitirá pronto atendimento às ocorrências, visando preservação da vida humana e minimizando os impactos ao meio ambiente”, explicou.
O tema já havia sido abordado pelo vereador em seu primeiro ano de mandato por meio de um requerimento e outra moção de apelo pediu informações sobre a possibilidade de construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Na época, Dr. Guilherme recebeu uma resposta do Coronel PM Comandante Interino do Corpo de Bombeiros Antônio dos Santos que explicou que a execução dos serviços de bombeiros é realizada mediante a celebração de um convênio entre o Estado e o respectivo Município, em conformidade com a Lei Estadual 684/75 e o Decreto Estadual 22.171/84, onde estão definidos os encargos de cada partícipe cabendo ao Município, dentre outros, a aquisição de equipamentos, viaturas e a construção, adaptação ou locação dos imóveis necessários aos Postos de Bombeiros.
No mesmo ofício, de 10 de março de 2005, o Comandante afirma que o município de Ilhabela não possui convênio com o Estado, contando com uma população de 7.652 habitantes e território de 182km² sendo atendido pelo Posto Bombeiros de São Sebastião, com tempo-resposta médio de 34,5 minutos e distância percorrida de 5,5 km.
“Hoje a população do município chega a quase 30 mil habitantes. Por se tratar de uma Ilha, e principalmente por haver uma grande reserva de Mata Atlântica, seria realmente necessária a existência do Corpo de Bombeiros em Ilhabela”, diz o vereador.
Em sua visita a Portugal, o vereador Dr. Guilherme conheceu diversas repartições públicas de Lousada, onde teve contato principalmente com os sistemas de pronto-atendimento e resgate. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela o ano todo no combate ao mosquito da dengue
Não basta saber, tem que fazer!

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez alerta à população no que diz respeito ao combate do mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, e quanto aos seus possíveis criadouros.
A equipe do PIACD, continuamente vem realizando várias ações de combate ao vetor, entre elas a fiscalização das denúncias de possíveis criadouros; aplicação de inseticida e nebulização nas áreas com maiores incidências de focos; vistoria permanente nas escolas e comércio para orientação e eliminação de criadouros; monitoramento de armadilha e pontos estratégicos e visita casa a casa entre outras atividades que são exercidas durante o ano todo.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, Ilhabela tem registrado até 31 de julho 4 casos, sendo que desses, 2 são importados (contraídos de outros municípios).
Mesmo considerando que os casos de dengue diminuíram este ano se comparado ao mesmo período de 2006 que registrou 33 casos, o coordenador do PIACD, Mario Otávio de Carvalho alerta a população, principalmente após o período das chuvas, onde ocorre um aumento dos criadouros propiciando a disseminação do mosquito, que observe em suas casas possíveis criadouros como: caixas d`água sem tampa adequada, piscinas sem tratamento, cerca de bambu, pneus, garrafas, pratinhos de vasos de planta, e atenção especial com as bromélias e outras plantas que acumulem água.
O secretário de Saúde Marcio Tenório alerta que a participação da população é de fundamental importância no combate ao vetor. “Somente a equipe municipal não vai resolver o problema da dengue, é preciso que a população faça a sua parte e tenha a sua parcela de responsabilidade, que é não propiciar os criadouros”, esclareceu ainda.
Não basta saber, tem que fazer! (Fonte: PMI)

Parlamento jovem visita prefeito

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu a visita dos vereadores do Parlamento Jovem de Ilhabela, acompanhados do vereador José Roberto de Campos, na tarde desta quinta-feira, 9 em seu gabinete.
Os jovens vereadores colocaram em pauta questionamentos quanto aos serviços da Balsa e do transporte coletivo; o aumento do efetivo de policiais em Ilhabela; a realização de cursos profissionalizantes e de cursinho pré-vestibular; maior apoio ao esporte e elogiaram os serviços oferecidos pela Saúde e a limpeza e manutenção das ruas de Ilhabela.
O prefeito pediu aos jovens que atuassem junto ao Executivo levando as reivindicações da população, e em um breve relato falou de sua trajetória política aconselhando que é extremamente importante o comportamento do homem público no que diz respeito ao cumprimento dos compromissos assumidos perante a população.
O Parlamento jovem de Ilhabela tem a seguinte representação: presidente, Daniel de Souza Costa; vice-presidente, Abraão Lima de Jesus; 1o. secretário, Bem Hur Lima Périco; 2o. secretário, Diego José do Nascimento e Renan Ciryllo, Anísio Antonio de Oliveira Filho, Luiz Paulo Alves da Costa, Gabriel Luiz Navarro Pagliarini de Almeida, Hegon Henrique Bernardo da Silva. Na oportunidade, também estiveram presentes a assistente do grupo Maiara Giacomoni e o secretário do Sindicato dos Servidores Públicos, Ivan. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

‘Ventos & Velas’ realiza 1a Regata de Revezamento da Classe Holder

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do projeto Ventos & Velas, realiza no dia 18 de agosto a 1a Regata de Revezamento em equipes da Classe Holder. O evento será realizado na Praia Deserta, próximo à Casa da Vela.
De acordo com o treinador do projeto, Fernando Freitas, a iniciativa é para aproveitar as boas condições de velejada do local. A expectativa é que participem da competição atletas das cidades de Praia Grande, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Santos e São Vicente.
Cada equipe contará com três velejadores que se revezarão na areia da praia. Os atletas farão o percurso triangular na Baía da Praia Deserta e retorna para o outro tripulante. “O diferencial deste campeonato é que as pessoas poderão presenciar a competição de perto e entender melhor como é uma competição de vela”, afirma Freitas.
São Sebastião participará da competição com duas equipes formadas pelos atletas Pedro Paulo, Johny Atallah, Bruno Silva, Marcus Vinicius, Erik Vasques e Rodrigo Fontana. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2106 ou pelo site www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladevela . (Fonte: Imprensa Livre)

Centro Integrado Profissionalizante vai funcionar na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informa que até o final deste ano o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) estará funcionando no bairro de Boiçucanga para atender os moradores da Costa Sul.
A informação foi transmitida pelo prefeito Juan Garcia durante reunião comunitária realizada na noite da última quinta-feira, na Escola do Sertão do Cacau, localizada no bairro de Cambury. Segundo o prefeito, vários cursos que são ministrados na região Central serão transferidos para o Núcleo de Serviços da Subprefeitura da Costa Sul.
Aproximadamente 150 pessoas compareceram ao encontro, que contou com a presença de todos os secretários municipais, além da vereadora Solange Rodrigues. O prefeito falou sobre as inúmeras ações que vêm sendo aplicadas desde o início da sua gestão visando a melhoria da qualidade de vida da população, além de ouvir os reclamos dos moradores de Cambury.
A comunidade questionou assuntos ligados à saúde, transporte coletivo e escolar, manutenção de ruas, esporte, coleta de lixo e sucata, iluminação pública, entre outros. Um documento foi entregue pela associação do bairro com praticamente todas as reivindicações feitas durante a reunião. “Sabemos dos esforços da administração para atender as necessidades da região.
As melhorias têm vindo aos poucos como a iluminação de algumas ruas, a construção de pontes, a pavimentação, o melhoramento de acesso para deficiente físico, mas faltam outras benfeitorias”, avalia o presidente da entidade, Humberto Eustáquio de Paula.
De acordo com Garcia, a prefeitura está investindo conforme a disponibilidade de recursos em cada bairro. “O abandono da Costa Sul deixou diferenças que estamos tentando solucionar”. Em Cambury, a municipalidade construiu a ponte de concreto, concluiu um trecho de pavimentação, recuperou a escola, decretou como Zeis o núcleo Barreira e logo será o Areião, vai entregar a primeira creche, entre outras melhorias.
Com relação à saúde, a comunidade reivindicou a construção de uma unidade mais próxima dos usuários, pois a existente estaria em local distante.
O prefeito declarou que, em breve, assinará um decreto para desapropriar uma área centralizada onde será construída a escola e uma unidade de saúde. O terreno seria na parte de cima da rodovia Manoel Hipólito do Rego, que é onde está concentrada a maioria da população. “A prefeitura não pode ter um posto de saúde em cada ponto do bairro”, diz.
Uma reunião também deverá acontecer entre a Secretaria da Saúde (Sesau) e a comunidade para debater os problemas existentes. Enquanto isso, os pacientes podem entrar em contato com a Ouvidoria da Sesau pelo 0800.7700029.
Complexo esportivo - O prefeito anunciou ainda que a administração está desenvolvendo estudos para implantação, por exemplo, do Complexo Esportivo da Costa Sul, que será em Cambury. Muitas ruas que não são oficializadas também devem ser regularizadas e, com isso, passarão a receber investimentos públicos como, por exemplo, a iluminação.
Quanto ao transporte coletivo e escolar, o prefeito garantiu que entrará em contato com a empresa responsável, a Ecobus, para debater o assunto. Para a consultora Joyce Raupp, 46 anos, que reside no Sertão do Cacau há 16 anos, o ideal seria a passagem de ônibus menores dentro da região.
O acesso pela rodovia Manoel Hipólito do Rego ao local também foi comentado pelo motorista Hélcio do Carmo Melo, 28 anos, que alegou ser muito perigoso no sentido Bertioga/São Sebastião. “Vamos fazer duas marginais de cada lado para aumentar a segurança e amenizar o risco. Mexer na pista a prefeitura não pode, mas já solicitou providências ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem)”, afirma o prefeito.
Sobre a manutenção das ruas, Garcia disse que pretende pavimentar ao longo da Costa Sul o máximo de vias que puder para acabar com o problema. O serviço vem sendo efetuado aos poucos.
A questão da zoonose também foi levantada pela comunidade. Segundo a Prefeitura, uma campanha maciça será feita no município para castrar os animais (cães e gatos). O início da atividade está dependendo do levantamento do número de animais.
Esta foi a quarta reunião realizada em 2007. Até o final do ano, a administração promoverá mais cinco, sendo nos bairros Pontal da Cruz, Enseada, Maresias, Jaraguá e Juquehy. (Fonte: Imprensa Livre)

Discussão do Plano Diretor será retomada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, concederá na próxima terça-feira (14/8), às 17h, uma entrevista coletiva onde anunciará a retomada dos trabalhos em cima do Plano Diretor do Município.
A Comissão Técnica do Plano Diretor estará presente nessa coletiva, apresentando o cronograma de trabalho e a data das audiências públicas, antes do documento ser enviado à Câmara.
O Plano Diretor será apresentado sem a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que será discutida posteriormente, conforme orientação do Ministério Público e atendendo reivindicações da sociedade civil organizada.
Ainda na coletiva, o prefeito explicará o porquê de a folha de pagamento dos cerca de três mil servidores ter sido transferida para o Banco Santander Banespa. A Prefeitura receberá R$ 9,4 milhões do banco para investimentos em obras de infra-estrutura na Saúde, como a ampliação do Hospital de Clínicas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prorroga prazo para regularização de micros e pequenas empresas

São Sebastião - As Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) estabelecidas em São Sebastião que têm algum tipo de débito com o município ou irregularidades na inscrição municipal têm até o dia 31 de outubro de 2007 para regularizar a situação. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) estendeu o prazo para o pagamento, de acordo com a legislação federal.
O decreto municipal 3857/07, prorrogando o prazo foi assinado nesta sexta-feira (10/8). Para isso, empresas com pendências de tributos devem procurar a Divisão de Dívida Ativa no Paço Municipal, à rua Sebastião Silvestre Neves, 214. Para regularização da inscrição municipal o interessado deve ir a Divisão de Tributação, à rua João Cupertino dos Santos, 48, ambas no Centro.
De acordo com o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, o decreto municipal segue a prorrogação do governo federal. “Para que as empresa continuem com os benefícios do Simples Nacional, não podem ter débito.” Conforme Nossabein, há cerca de sete mil MEs e EPPs no município.
O financiamento dos débitos pode ser feito em até 120 vezes desde que o valor da parcela seja igual ou superior a R$ 100. Aqueles que estiverem irregulares ou com débito a partir do dia 1º de novembro de 2007 vão perder a classificação para se enquadrar no Simples Nacional e terão de pagar impostos sem os benefícios.
Mais informações pelo telefone (12) 3891.2071. (Fonte: PMSS)

São Sebastião poderá ganhar Museu Nacional do Mar

São Sebastião - São Sebastião poderá ganhar um núcleo do Museu Nacional do Mar. A proposta foi feita pelo diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Dalmo Vieira Filho, que se colocou à disposição para auxiliar o município em uma obra de restauro.
O prefeito de São Sebastião, Dr Juan Garcia, participou das solenidades de comemoração dos 20 anos da Cooperação Espanhola no Brasil, na Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Histórico de João Pessoa, na Paraíba. Dr. Juan esteve acompanhado do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e a chefe de Divisão de Patrimônio Histórico, Ana Paula Teston, no encontro realizado entre os dias 6 e 8 de agosto. A comitiva sebastianense realizou ainda uma visita monitorada ao centro histórico de João Pessoa, passando por prédios já restaurados e outros que ainda não foram beneficiados.
O prefeito teve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Oficina Escola de João Pessoa em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), que serviu de modelo e orientação para a implantação da Oficina Escola de Restauro “Deodato Santana”, em São Sebastião.
Dr. Juan expôs o trabalho desenvolvido no município, mostrou os bens tombados, falou sobre a criação da Oficina Escola e solicitou o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, para que haja uma cooperação técnica. O coordenador geral da AECI no Brasil, Pedro Flores, demonstrou interesse na parceria e se comprometeu a conversar com o prefeito nos próximos dias.
O prefeito ressaltou ainda os investimentos e incentivos à preservação do patrimônio histórico do município. “Temos realizado uma série de ações voltadas à preservação de nosso patrimônio histórico, como a obra de revitalização da Rua da Praia e leis de incentivo ao restauro. Também criamos recentemente a Oficina Escola”.
O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, disse que a visita foi muito positiva sob vários aspectos, citando as perspectivas de parceria e cooperação técnica com a AECI e o interesse do IPHAN em participar de obras de obras de restauro em São Sebastião, além da proposta do município receber o Museu Nacional do Mar. “Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer a Oficina Escola de João Pessoa, que serviu de modelo para a nossa Oficina. Foi bem interessante”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Dengue se combate com prevenção

Ubatuba - Preocupado com os prejuízos causados á população de Ubatuba, por conta da epidemia de Dengue que assolou o Município, o vereador Charles Medeiros encaminhou pedido ao Gabinete do Secretario Estadual de Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, solicitando informações sobre o fornecimento à Ubatuba de "kits de triagem de dengue" anunciado em mídia nacional. Através do Oficio G.S. nº 3.912/2007, Nilson Ferraz Paschoa, Chefe de Gabinete do Secretario, informou a vereador de que, segundo a Coordenação dos Institutos de Pesquisas do Serviço de Virologia do Instituto Adolfo Lutz, trata-se de um Kit aprovado pelo Instituto Evandro Chagas-Belém/PA, e já possui registro na ANVISA. Sobre o assunto a Diretora do Serviço de Virologia do Instituto, Luiza Terezinha Madia de Souza, informa ainda que o Ministério da Saúde propôs, para o segundo semestre deste ano, a validação desse e de outros Kits de diagnósticos de Dengue, pelos Laboratórios de Referência do Instituto Evandro Chagas, LACEN de Pernambuco, LACEN de Minas Gerais, Instituto Adolfo Lutz e Fundação Oswaldo Cruz. "Estamos aguardando o protocolo de validação, que deverá ser encaminhado pela Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, após esta validação será orientada a utilização do mesmo nos laboratórios Públicos do País", comenta Terezinha.
"Solicitei informações porque esta tecnologia poderá beneficiar nossa comunidade, pois a instituição do kit em nosso Município, irá diminuir consideravelmente o sofrimento de nossos cidadãos", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

FATEC em Ubatuba

Ubatuba - O Deputado Antonio Carlos PSDB em Audiência com o vice Governador Alberto Goldman propôs a construção de uma Faculdade de Tecnologia (FATEC) em Ubatuba.
O vereador Charles Medeiros PSDB de Ubatuba que enviou a solicitação ao deputado, ficou muito feliz por se tratar de uma luta extremamente importante para os cidadãos de Ubatuba. "A atitude do Deputado Antonio Carlos, em muito valoriza os votos dos eleitores de Ubatuba, confirmando um vinculo com nossa comunidade" Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Pescadores querem área no Saco da Ribeira para construção de estaleiro

Ubatuba - A Colônia Z-10 de pescadores de Ubatuba enviou um documento à Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, solicitando a concessão da área do Peer Estadual do Saco da Ribeira, como local para funcionamento e construção de um novo Estaleiro Público na cidade de Ubatuba, custeado por verbas federais disponíveis na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da União (SEAP).
A escolha feita pela Colônia foi tomada na semana passada, quando um grupo de pescadores , junto com funcionários da prefeitura, visitaram o local para uma análise prévia. A área, onde atualmente funciona uma espécie de Marina do Governo Estadual, agradou os trabalhadores que prontamente já mandaram uma solicitação ao Secretario de Meio Ambiente, Chico Graziano, pedindo uma resposta sobre as possibilidades de liberação do local para o projeto.
A pressa dos pescadores ocorre devido a um comunicado feito pela assessoria do Deputado Ricardo Berzoini, autor da emenda que libera o dinheiro, informando que a verba de 200 mil reais poderia ser cancelada a partir de 12 de agosto, se não fosse escolhido um local para a construção do estaleiro, fato não confirmado pela SEAP.
Os recursos foram liberados há algum tempo, mas não foram utilizados justamente pela falta de um lugar aprovado pelos pescadores. Inicialmente a Colônia Z-10 tinha a pretensão de realizar a obra na Ilha dos Pescadores, no entanto, por a área ser tombada, um impasse ambiental impediu a indicação do local. Desta forma a prefeitura e os trabalhadores acharam como opção o Porto do Saco da Ribeira.
No entanto, a própria Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéra Gelli, explica que a confirmação do lugar não é tão simples assim. “A área pertence ao Governo do Estado e, mesmo se concedida, terá que passar por tramites burocráticos que, certamente, irão adiar um pouco mais a realização da obra”, ressalta a secretária, relatando que enquanto se aguarda essa definição estrutural, os trabalhos podem começar de outra forma.
“Mesmo sem a certeza do peer no saco da Ribeira, deve-se começar com a infra-estrutura de funcionamento, comprando matérias para a operação deste Estaleiro, como carretas e maquinário”. Completa Valéria Gelli, lembrando ainda que as tratativas podem avançar com a visita do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, à Ubatuba na próxima semana, nos dias 14 e 15 de agosto. Na quarta-feira, o ministro vai realizar uma visita à Ilha dos Pescadores, com o objetivo de conhecer o espaço tradicional da pesca artesanal no município. “Claro que, com a presença dele, iremos conversar sobre o estaleiro e outras melhorias para o setor”, destaca a secretária de Pesca Valéria Gelli.
Quem também ficou feliz com a visita federal foi o Prefeito de Ubatuba. “Para nós, recebermos uma autoridade como o Gregolin, além de ser uma honra, é um momento importante para discutirmos as melhorias e o desenvolvimento da pesca e da maricultura, atividades de muito valor para Ubatuba”, completou Eduardo César. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Ubatubense é destaque em Encontro Nacional sobre Meio Ambiente

Ubatuba - Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Meio Ambiente, participou do 17º Encontro da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), que aconteceu no começo do mês, em Recife, Pernambuco. O estande da cidade tinha como principal enfoque um projeto de educação ambiental sobre a vegetação praiana, conhecida como Jundu.
As plantas são tipicamente encontradas na parte final das praias e são consideradas fundamentais para a diminuição da erosão das mesmas, provocadas pelas marés altas. Por ser um tipo rasteiro e agüentar exposição constante ao sol, a vegetação cresce praticamente sobre a areia e tanto na parte superior, como na parte inferior, devido as raízes, consegue evitar que as águas levem a areia do local e provoquem uma espécie de erosão. E é justamente esta importância que o projeto da Prefeitura de Ubatuba, quer passar às crianças da cidade. A iniciativa, que acontece desde o ano passado, tem por base promover visitas em boa parte das escolas públicas da região levando mais informações sobre o assunto.
“O Jundu está presente em quase todo litoral e está se tornando um bom aliado contra os danos causados pelas ressacas e marés altas, cada vez mais comuns, devido ao aumento do nível do mar. “Mostrando isso para as crianças poderemos salvar essa vegetação no futuro”. Ressalta o coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental, da secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Nardy Vasconcellos. Ele lembra que o assunto interessou a muita gente presente noEncontro, que contou com a participação de 700 pessoas, representando mais de 100 cidades de todo o país.
“O projetos, de Recuperação do Jundu e de Observação de Aves, desenvolvidos em Ubatuba, foram selecionados e estavam entre os 13 trabalhos apresentados com destaque no eixo de Educação Ambiental”, comemora Alexandre Nardy, ressaltando a importância do evento para o setor e para a troca de informações com outras regiões.
“Aqui no 17º Encontro da Anamma, vimos no estande do Espírito Santo, um projeto de manejo de árvores não originais da região praiana, porém que acabam prejudicando ou até acabando com a vegetação natural, como os jundus, foco do nosso trabalho”, ressalta o coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental, da secretaria municipal de Meio Ambiente, acrescentando que na parte prática, o município já trabalha com um programa piloto de proteção e acompanhamento de mudas na praia da Lagoinha e que tem recebido apoio da comunidade local. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ubatuba abre concurso público
No total serão oferecidas 191 vagas; salários variam de R$ 535,42 a R$ 2.652,94

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba abriu concurso público para o preenchimento de 191 vagas para os cargos de agente de controle de endemias, agente administrativo, médico veterinário, agente comunitário de saúde, fiscal de tributos e farmacêutico. Para a realização do concurso a Prefeitura contratou a Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino (FADE). As inscrições poderão ser feitas de 13 a 17 de agosto. Os salários variam de R$ 535,42 para agente comunitário de saúde a R$ 2.652,94 para o cargo de médico veterinário. As inscrições podem ser feitas via Internet, no endereço www.fadeararas.org.br. Para mais informações os interessados podem consultar o edital que estará afixado no Paço Municipal e também disponível nos sites www.ubatuba.sp.gov.br e www.fadeararas.org.br., a partir desta segunda-feira, 13.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acredita que o concurso será mais uma oportunidade para aqueles que estão fora do mercado de trabalho. “É uma oportunidade de um emprego seguro para quem está fora do mercado de trabalho e, sem dúvida, quem ganha também é a cidade, pois certamente isso será revertido em qualidade de serviços prestados para o munícipe”, explicou o prefeito. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba abre vagas para médicos

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba abriu 12 vagas para médicos interessados em trabalhar no Ambulatório de Especialidade da entidade. As vagas são disponíveis para as áreas de clínico geral, pediatras, ginecologistas, obstetras, otorrinolaringologistas, dermatologistas, cardiologistas, neurologista, cirurgião pediátrico, cirurgião geral e gastroclínicos. A Santa Casa informa que terão preferência os médicos que residam no Litoral Norte, São José dos Campos, Taubaté e Lorena. Os interessados deverão entrar em contato com a Gerência Comercial da Santa Casa e falar com Rogéria pelos telefones (12) 3832-1211 ou (12) 9174-5414. (Fonte: PMU)

Processo IPMU/039/2007 - Edital nº 001/2007 – Concorrência nº 001/2007

Objeto: Contratação de Instituição Financeira para recebimento de Créditos em Conta dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba.
Data de encerramento: 17/setembro/2007 às 12h - Data de abertura: 17/setembro/2007 às 14h.
O Edital completo estará a disposição dos interessados na sede do IPMU, situada na Av. Dona Maria Alves nº 815 – sala 02 – Edificio Liberal Center – Centro – Ubatuba – São Paulo, .mediante o recolhimento da taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Maiores informações pelo tel/fax (12) 3833 3044 ou email: financaipmu@uol.com.br
Tipo de Licitação: Maior oferta.
Valor do edital: R$ 50,00 (cinquenta reais)
Ubatuba, 10 de agosto de 2007 - Dirceu Sanches
Presidente da Comissão de Licitações do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)
 


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Dia dos pais

Aprendi com meu pai
Que por sua vez
Herdou do pai do pai de seu pai
Que a rama se planta inclinada;
Que é preciso fazer aceiro
Para a coivara
Não se tornar queimada;
Que se esquadreja uma casa
Com a regra de Pitágoras;
Que para consertar canoa
Não se pode usar prego
Ou qualquer remendo de metal;
Que se deve unir três anzóis
Para fazer um garatéia;
Que se arma um mundéu
Com pedaços de pau;
Que se funde o chumbo
Pra munição de espingarda
De carregar pela boca;
Que no cerco de picaré
O calão deve estar rente ao chão;
Que se faz um telhado
Com serrote, martelo e formão;
Que a corda pode ser feita
Com a entrecasca de embaúba
E que para estar juntinho de Deus
Não há melhor lugar que Ubatuba.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Comunicado SAL

A SAL Sociedade Amigos da Praia do Lazaro, vem comunicar à população que as negociações para a reforma da antiga Emei do Saco da Ribeira transformando-a em creche foi resultado de longas conversas entre a Prefeitura da Ubatuba e esta Associação. Desde o primeiro dia do mandato do Sr Eduardo de Souza César, solicitamos a mesma, bem como estamos acompanhando as obras. Esclarecemos que em nenhum momento houve intervenção para sim ou não de nenhum vereador ou qualquer outro político, como em todos os benefícios que estamos conseguindo e lutando para o nosso bairro. Continuamos na nossa linha de não vinculação com qualquer partido político, ou políticos de obras feitas, como sempre, desmentindo as noticias veiculadas na imprensa neste final de semana. Esclarecemos também que a Associação acompanha as obras, sem visitas dos mesmos, e convidamos quem se interessar a conhecer as obras para isso entrar em contato com Maria Luiza pelo fone celular 9732-1158.

Maria Luiza
SAL - Sociedade Amigos da Praia do Lázaro
Ubatuba, SP

Crise na Santa Casa de Ubatuba

Sobre a crise na Santa Casa de Ubatuba, tenho a dizer que, na época da Sra. Tânia, esse hospital funcionava perfeitamente.
Ela sabia administrar muito bem. Não sei o porque de sua saída mas, deixou saudades porque sua administração foi de uma lisura incontestável.
Merece uma reflexão sobre sua volta.

Leitor Ativo
Caraguá

Opinião

Gostaria de esclarecer ao nosso amigo Ednelson Prado que o exercicio da advocacia é privativo dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.
E mais, como diz a denuncia que pede o afastamento do Prefeito a nossa Santa Casa existe a uns 150 anos e no maximo teve divida de 5 milhoes e desde a sua infeliz intervenção este deficit passara a mais de 20 milhoes.
Nao me resta duvida que nosso Prefeito tem responsabilidade direta neste caos e que os senhores vereadores devem respeito a seus eleitores e não ao chefe do executivo como ja divulgava Montesquie a mais de 200 anos.
A questao passa pelo campo politico com certeza pois os nobres edis deverão voltar a casa de seus eleitores e com certeza serão cobrados e avaliados por suas atitudes nesta CEI.
Sem contar que nossos legisladores não estão afastados de precisarem de um primeiro atendimento e este ser o seu ultimo socorro.
Nem o Super Homem esta imune a isto.

Cesar Prates
Estudante de Direito

A situação da Santa Casa e da sáude em Ubatuba - Agosto De 2007

A população de Ubatuba percebe e sente as conseqüências dos enormes e graves problemas de saúde que ocorrem atualmente em Ubatuba. É absolutamente necessário que se tenha conhecimento por que esses sérios problemas existem e por que a situação da saúde no município está muito longe de ser a adequada às necessidades da população.
Com relação à Santa Casa de Ubatuba, o que mais se fala é sobre a gravíssima situação financeira do hospital e os decorrentes e conseqüentes problemas, mas não se procura saber qual a sua razão. Imaginemos que a Santa Casa de Ubatuba recebesse 25 milhões de reais para pagamento de sua dívida, que recebesse 500 mil reais por mês para equilibrar seu orçamento de custeio e recebesse mais dez milhões para investimento em instalações e equipamentos. Mesmo assim, em poucos meses, a situação financeira e de atendimento à população continuaria como está atualmente, a menos que seja feita a completa profissionalização do Hospital. A imagem que serve de exemplo da situação da atual administração da Santa Casa é semelhante à de se abrir a torneira de um tanque sem fechar o seu ralo e esperar, ingenuamente, tolamente ou desonestamente, que o tanque se encha.
A pergunta que se coloca hoje a qualquer pessoa de inteligência normal, de bom senso e honesta, é se aceitaria ser passageira em um avião Airbus A320, com mais outros 180 passageiros, que fosse pilotado por uma pessoa sem qualquer formação e informação profissional, sem qualquer conhecimento ou experiência em pilotagem de qualquer tipo de avião, sem maturidade nem responsabilidade para perceber suas limitações e sem capacidade e nem honestidade de admitir isto?
Esta é a situação atual da administração da Santa Casa de Ubatuba, que, como já foi alertada recentemente a população de Ubatuba sobre a atuação não profissional da direção da Santa Casa de Ubatuba, tendo sido mencionada a decisão de tirar a secretária do Conselho Gestor, sem a devida substituição, com o objetivo de criar obstáculos à atuação do Conselho, que tem a existência prevista na Constituição Federal e na Lei, com a finalidade, dentre outras, de fazer a auditoria da sua gestão e assessorar a administração do Hospital no seu desenvolvimento. O estilo déspota e autoritário de gestão, desvinculado das reais necessidades de atualização da Santa Casa, através de sua profissionalização, é demonstrado claramente na ordem da direção administrativa da retirada do computador da sala do Setor de Captação de Recursos, que foi adquirido por doação captada pela Sra. Eva, em razão de críticas feitas por ela a problemas da instituição, o que foi também confirmado por outra medida absurda e irracional de impedir a entrada no hospital da Sra. Eva dos Santos, voluntária que foi designada oficial e publicamente pela administração anterior para exercer a função de desenvolver e exercer a coordenação do Setor de Captação de Recursos e que já demonstrou sua capacidade para essa função ao celebrar convênio com o Hospital Sírio Libanês de São Paulo, em uma parceria que já resultou na doação de equipamentos hospitalares modernos e de grande necessidade para o Hospital, para os quais a Santa Casa não tinha recursos para adquirir.
Esta é a situação atual da administração da Santa Casa de Ubatuba, cuja direção administrativa não tem qualquer informação sobre administração hospitalar ou de qualquer organização, ignora e nem procura, deliberadamente, qualquer informação ou assessoria, nem aceita qualquer informação ou participação da equipe de administração em formação profissional, que já estava apresentando resultados reais no desenvolvimento, modernização e profissionalização da Santa Casa de Ubatuba.
Já é tempo que a administração pública, que exerce sua atuação por delegação da população e em seu nome e interesse, faça a imediata troca da direção da Santa Casa, antes que o caos em que a entidade está se transformando inviabilize seu funcionamento, mais uma vez, em prejuízo da população.
Não se podem desassociar os problemas da Santa Casa de Ubatuba da situação da saúde publica, que é de responsabilidade direta do Executivo Municipal, pois se trata de um sistema integrado, no qual a Santa Casa de Ubatuba e a Secretaria Municipal de Saúde interagem mutuamente e são interdependentes.
Só não busca a verdade quem não é inteligente, honesto e irresponsável. Imaginemos que o prefeito de Ubatuba tivesse adoecido, apresentando problemas de saúde. Certamente se internaria em um hospital para que os médicos pudessem diagnosticar seus problemas e prescrever profissionalmente as ações para sua cura. Para fazer isto os médicos teriam a necessidade de solicitar de exames de apoio de diagnóstico, para que tivessem as informações das causas dos problemas e assim solucioná-los.
Qualquer pessoa que achar que a realização de uma Comissão Especial de Inquérito a ser feita pela Câmara Municipal é desnecessária, ou está alienada, desligada da realidade da cidade em que vive ou tem outras intenções não honestas e não responsáveis com a população.
Já é tempo que a população de nossa cidade desperte e tome conhecimento de seus direitos e deveres, tendo sempre presente e consciente que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário somente existem por delegação parcial especifica e precária da população, pois, como está claramente declarado em nossa Constituição Federal, o poder emana, SE ORIGINA E PARTE DO POVO. Nunca se dever esquecer que essas FUNÇÕES PÚBLICAS são constituídas de SERVIDORES PÚBLICOS , OU SEJA, DE SERVIDORES DO PÚBLICO, DA POPULAÇÃO, a qual, portanto, tem a responsabilidade de exigir que cumpram o mandato para as funções para as quais foram colocados temporariamente e das quais PODEM SER DESITUIDOS, MESMO PORQUE QUEM PAGA SEUS SALÁRIOS É A POPULAÇÃO ATRAVÈS DOS IMPOSTOS.
A Santa Casa de Ubatuba pertence à Irmandade Senhor das Passos de Ubatuba, que é uma associação beneficente, filantrópica e constituída pela população; mas mesmo que a Santa Casa tivesse sido estatizada, municipalizada, continuaria a pertencer à população, pois a propriedade dos bens públicos é da população. Portanto devem ser dadas informações à população sobre a real situação da administração e situação financeira do Hospital e suas causas. Na administração anterior, profissional, do Sr. Álvaro m Spínola, foi feita prestação de contas mensalmente ao Conselho Gestor da Santa Casa e ao Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba - COMUS UBATUBA, tendo sido a última prestação de contas realizada em 12 de junho de 2007. Por esta razão foi oportuna e adequada a aprovação na V Conferência Municipal de Saúde, que é a instancia máxima no Município em assuntos de saúde, realizada em 5 de agosto de 2007, de deliberação de realização, em 27 de agosto de 2007, de Audiência Pública sobre a atual situação da Santa Casa de Ubatuba, com a participação do Ministério Público, Câmara de Vereadores, Secretaria da Saúde, OAB, COMUS, Conselho Gestor da Santa Casa e a população.
O que já se percebe claramente nesta nossa cidade é que a população já se cansou de ser manipulada e manobrada e já está começando a exercer seu dever e responsabilidade de exigir também a responsabilidade daqueles que a administram em seu nome.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Itaguá  © Emilio Campi

Praia do Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor