Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de Agosto de 2007 - Nº 1830 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Litoral Norte vira canteiro de obras para a temporada


Caraguatatuba
Caraguá investe em terminal turístico
Centro da cidade receberá vacinação anti-rábica
"Como divulgar sua empresa" será a palestra do dia 29 de agosto para comerciantes de Caraguá
Caraguá sedia a 6ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez
Roselaine traz mais um título para Caraguá
Ciclista que roda a América do Sul em busca do Guiness passa por Caraguá
Voltam as Sessões Ordinárias na Câmara de Caraguá
Baduca Filho quer vagas de estacionamento para idosos

Ilhabela
Ilhabela promove regata em comemoração ao aniversário da cidade
Vereador apresenta Moção de Apelo cobrando Corpo de Bombeiros para cidade
Estaleiro do Futuro promove palestras sobre Sociedades Sustentáveis, Permacultura e Biotecnologia
Campeonato de Futsal chega a última etapa


São Sebastião
São Sebastião termina obras em setembro
Traficantes são flagrados em Maresias
São Sebastião terá 2º Matsuri em outubro
Prefeitura inicia Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha
São Sebastião ganha acesso à banda larga na Rua da Praia
3ª Olimpíada de Matemática começa nesta terça-feira

Ubatuba
Prefeito diz que apóia investigação parlamentar na Santa Casa e pede trégua à “oposição irresponsável”
Criança morre depois de ser atacada por Pit Bulls em Ubatuba
Bombeiros resgatam dupla que estava ilhada em praia de Ubatuba
Detentas de Ubatuba provocam princípio de motim
Ministro de Aqüicultura e Pesca estará em Ubatuba amanhã
Edson Sírio vence a Copa Confederação dos Tamoios de futmesa

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte vira canteiro de obras para a temporada
Cidades investem em melhorias na orla e alternativas para desafogar trânsito

Litoral Norte - Com o término da temporada de inverno, as atenções na região começam a se voltar novamente para o Litoral Norte, que já se prepara para a invasão de turistas no verão. Prefeituras das quatro cidades entregam, nos próximos meses, obras de revitalização de trechos de suas orlas, como forma de incrementar o turismo.
Em parceria com o Estado, que oferece incentivo financeiro às suas estâncias, as cidades do Litoral Norte têm investido anualmente na melhoria de suas orlas para oferecerem melhor infra-estrutura aos visitantes.
Ubatuba é a cidade que concentra os maiores investimentos, com obras previstas para serem entregues ainda este ano. Em Ilhabela, a prioridade agora é desafogar o trânsito nos locais de embarque da balsa. As melhorias viárias também são foco das prefeituras de Caraguatatuba e de São Sebastião (leia textos nesta página).
Em Ubatuba, já foram investidos R$ 6 milhões na revitalização de diferentes trechos da orla da cidade, entre o final do ano passado e este ano.
Com verba aprovada pelo Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), a prefeitura já entregou a primeira fase de algumas obras e deve finalizar outras etapas antes da temporada.
CALÇADAS - Em dois meses, as reformas no Perequê-Açu serão finalizadas, com novas calçadas, iluminação e ciclovia para quem frequenta a praia. No mesmo período, será entregue a segunda fase da reforma da avenida Iperoig, no centro da cidade, para onde está previsto um espaço para eventos.
A primeira etapa da revitalização desta orla foi entregue para a última temporada, com a mudança de mão da via, com o alargamento da calçada do comércio e com a implantação de asfalto.
"A intenção foi desafogar o trânsito local, proporcionando mais conforto para os condutores, com pavimento moderno. Mas sempre priorizando o pedestre e com a preocupação de organizar bicicletas e de construir rampas para deficientes", disse o Secretário de Obras de Ubatuba, João Paulo Rolim.
No Itaguá, o projeto para a revitalização da praça próxima ao Aquário já está em fase de licitação e deve ser concluída na metade do ano que vem. Já está sendo elaborado um projeto para as obras da avenida Leovigildo Dias Vieira e para a rua Capitão Felipe, que também prevêm ciclofaixas. Outro projeto está sendo estudado para a pavimentação da avenida da praia Grande.
ILHABELA - Em Ilhabela, as ações se concentram na entrada da cidade, com obras que visam melhorar as condições de tráfego nas áreas de embarque da balsa.
Nos próximos dias, as obras serão entregues, apresentando aos turistas um novo terminal de passageiros na balsa e o alargamento da avenida de entrada da cidade até a rotatória.
Como primeira fase do projeto, foram feitas reformas no terminal de espera da balsa e a substituição do piso local, além do aumento da largura da saída dos carrros na balsa.
"Nós estamos aguardando há um ano o licenciamento ambiental para outras obras, como a construção de seis novos piers, pelo Estado. Mas esses procedimentos demoram para ser concluídos", disse o secretário de Obras, João Marques da Costa. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá investe em terminal turístico

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba está realizando obras de melhoria no trecho entre a praia das Palmeiras e o terminal turístico, na praia das Flexeiras. De acordo com o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa, até o ano que vem a avenida Geraldo Nogueira da Silva estará duplicada, com novo calçadão, ciclovia e galeria de água pluvial. "Esses investimentos são feitos com auxílio do Dade e visam melhorar o turismo na região sul, que já tem muitas casas de veraneio, além de abrigar muitas colônias de férias", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Centro da cidade receberá vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - Após a Zona Norte de Caraguatatuba ter contado com a vacinação contra a raiva em cães e gatos, a região central do município será beneficiada com o trabalho dos agentes de zoonoses, que estão visitando os bairros do município para aplicar a dose.
As equipes serão distribuídas em diversos bairros do Centro de Caraguá, em diferentes horários, para que todos os animais possam ser vacinados. De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde da Prefeitura), é importante que todos os animais sejam vacinados. O animal infectado com a doença poderá transmitir o vírus ao ser humano, por meio de ferimentos e mucosas de pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.
Hoje, os agentes estarão na Praça do Fórum, Sumaré, das 8h às 11h. No bairro Benfica, os agentes estarão no final da Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, das 13h às 17h; no Jardim Califórnia, a vacinação será na EMEF do bairro das 13h às 17h. No centro da cidade, os agentes estarão na Casa da Agricultura (da Rua Sebastião Mariano Nepomuceno), das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Já amanhã, os moradores do bairro do Estrela Dalva recebem os agentes. A vacinação acontecerá na Praça Esperanto (Praça dos Três Coqueiros), das 8h às 11h e das 13h às 17h; no bairro do Caputera, os animais serão vacinados no final da Rua Irmã São Francisco (Próximo ao tronco da torre), das 8h às 11h e no Jardim Primavera os proprietários de cães e gatos devem levar seus animais no pátio II da Prefeitura, próximo à Delegacia de Polícia.
Na próxima quarta-feira, a vacinação acontecerá no bairro Rio do Ouro. Das 8h às 11h e das 13h às 17h a vacinação será na Avenida Américo T. do Rosário (Capela Nossa Senhora das Graças); das 8h às 11h, uma equipe estará no Horto Florestal (Centro Comunitário) e das 13h às 17h próximo ao Recanto Santa Ana.
Quinta-feira, dia 16, os agentes estarão no bairro Jaraguazinho, das 8h às 11h, na Rua Sebastião M. César, próximo ao Posto de Saúde. Na Ponte Seca, as equipes estarão das 8h às 11h, no Centro Comunitário; no Jardim Jaqueira os animais poderão ser vacinados na praça do Terminal Rodoviário das 13 às 17h e os moradores dos bairros do Indaiá e do Tinga poderão vacinar seus animais no final da Avenida Brasília, na esquina da quadra de esportes das 13h às 17h.
No dia 17, sexta-feira, a vacinação acontecerá no bairro do Indaiá. Os agentes estarão na Secretaria Municipal de Saúde das 8h às 11h e das 13h às 17h; os moradores próximos aos quiosques 32 e 33 (Aruan) poderão vacinar seus animais das 8h às 11h, e para encerrar a semana de vacinação, uma equipe ficará na Diretoria Regional de Ensino (antiga Sudelpa) das 13h às 17h.
A vacinação anti-rábica vai até o dia 3 de setembro. O CCZ alerta a população, que todos os bairros serão visitados pelas equipes e todos os cães e gatos deverão ser vacinados e a vacina não tem contra indicação. (Fonte: Imprensa Livre)

"Como divulgar sua empresa" será a palestra do dia 29 de agosto para comerciantes de Caraguá
A primeira palestra oferecida aos comerciantes esteve relacionada ao atendimento a clientes. Nessa nova fase, os comerciantes participarão do workshop "Como divulgar sua empresa", no dia 29 de agosto, em Caraguá

Caraguatatuba - O posto Sebrae de atendimento ao Empreendedor, que funciona com o apoio da Prefeitura de Caraguá, está com inscrições abertas para uma nova palestra direcionada aos comerciantes da cidade e demais municípios do Litoral Norte. A capacitação será realizada no dia 29 de agosto, às 19h, no auditório das Faculdades Integradas Unimódulo.
"Como divulgar sua empresa" é o tema que será abordado com os empresários locais, que no início de agosto tiveram a oportunidade de participar de um treinamento relacionado ao atendimento a clientes.
O workshop sobre a divulgação de empresas será ministrado pelo consultor João Abdalla Neto. O objetivo do tema é mostrar que a divulgação de uma empresa não se resume em colocar anúncios em jornais, rádios ou mala direta. Ela acontece quando há uma comunicação eficiente e com público-alvo específico, a ponto de atingir o cliente certo.
Para participar da palestra, é necessário que o empreendedor seja cadastrado no Sebrae-SP (unidade de Caraguá). O atendimento do posto é de segunda a sexta-feira, das 8h30 ás 16h30. O Sebrae de Caraguá fica na rua Siqueira Campos, 44, junto ao prédio da Secretaria Municipal de Administração. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12)3897-8198. Participe! (Fonte: PMC)

Caraguá sedia a 6ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez

Caraguatatuba - Enxadristas de toda região têm um encontro marcado no final de semana. Caraguatatuba será sede da 6ª etapa do 8º Circuito Valeparaibano de Xadrez, que acontecerá no dia 19, domingo, a partir das 8h, no Ginásio de Esportes no bairro Poiares.
Os atletas disputarão nas categorias Absoluto, Veterano, Sub-15 e feminino, no sistema suíço de 21 minutos K.O. As rodadas serão de acordo com o número de participantes.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, serão premiados com troféus, do 1º ao 3º colocados das categorias Absoluto e Sub-15; do 1º ao 2º na Feminino e 1º lugar na Absoluto. Receberão medalhas do 4º ao 10º colocados da Absoluto; do 4º ao 15º da Sub-15; do 3º ao 5º no Feminino e 2º e 3º lugares da Veterano.
De acordo com o ranking do site oficial da disputa, Caraguá contará com mais de 30 atletas disputando todas as categorias. Os enxadristas caraguatatubenses têm grandes chances de conquistar troféus para o município.
A competição terá entrada gratuita. Participe. Informações: www.avpxadrez.com  (Fonte: PMC)

Roselaine traz mais um título para Caraguá

Caraguatatuba - No domingo, dia 19, a maratonista irá representar Caraguá na capital mineira. A atleta irá se preparar, por dois meses, em Campos do Jordão, para participar das seletivas para a Corrida de São Silvestre
A maratonista Roselaine de Souza Silva sagrou-se campeã da 3ª Corrida Rústica e Caminhada de Sapucaí Mirim, em Minas Gerais. A prova aconteceu no domingo, dia 12 e contou com a participação de cerca de 400 atletas de São Paulo, Litoral Norte e Sul, Vale do Paraíba, além dos atletas mineiros.
Para a competidora esta foi uma prova difícil, pois contou com a participação de atletas de renome da modalidade. "A segunda colocada foi Maria Helena, de Campinas, ela corre na categoria Elite há muitos anos e é muito boa e a terceira colocada foi uma atleta de Santos que sempre vence as competições", disse.
Rose, como é conhecida, diminuiu o seu tempo, que na última prova que aconteceu no dia 5, no Rio de Janeiro, foi 36 minutos e 28 segundos e conseguiu abaixar a sua marca para 35 minutos e 57 segundos. Tempo em que a atleta almejava para igualar as atletas de nível em maratona. "Diminuí o meu tempo, mas pretendo chegar nos 35 minutos, com esse tempo estarei apta a vencer os competidores de maratona", enfatizou.
A atleta, que conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Fran Games, Brinquedos e Presentes, Madeireira Getuba; Academia Body Fit Sports, Maninho Elétrica e Acessórios, Rádio Oceânica AM e Praia Mar Transportes, elogiou a organização do evento. "A cidade é pequena, porém a organização foi muito boa, os atletas foram muito bem tratados pelo mineiros."
No dia 19, domingo, a atleta participa em Belo Horizonte da 1ª Corrida da Nextel e no dia 26 de agosto, a atleta corre em Campinas nos 10 quilômetros da TV TEM.
Roselaine informou que após essas disputas passará dois meses em Campos do Jordão, onde vai se preparar para a Corrida de São Silvestre, no final do ano. O objetivo da atleta é ficar pelo menos entre as 30 primeiras colocadas. (Fonte: PMC)

Ciclista que roda a América do Sul em busca do Guiness passa por Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá recebeu o mineiro de Juiz de Fora, Eber de Souza Pinto, que está rodando a América do Sul de bicicleta, com o objetivo entrar para o Guiness Book (Livro dos recordes). O aventureiro chegou no município na quinta-feira, dia 09, e seguiu viagem no dia 10, sexta-feira.
Desde 1999, o mineiro saiu de sua cidade natal para percorrer a América do Sul de bike, que segundo ele conta com cerca de 11 mil municípios. Souza Pinto informou que em 2004 já tinha percorrido 5 mil municípios. Ele possui um certificado de comprovação dado pela prefeitura de Tanguá, no Estado do Rio de Janeiro, onde fez a contagem. "No final deste ano eu pretendo fazer uma nova contagem das cidades que já percorri, porém estimo ter passado por cerca de 5.600 municípios", disse, e acrescentou que, "só o Brasil é composto por 5.635 municípios."
O ciclista já percorreu cidades de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Pará, Acre, Rondônia, Manaus, Roraima, Amapá, Venezuela, Honduras, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Chile, Argentina, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, São Paulo. "Teve cidades que percorri duas vezes, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas sempre em uma rota feita por um professor de Geografia de Juiz de Fora, que me ajudou nessa tarefa", enfatizou.
Perguntado sobre a vantagem de largar uma vida para trás e embarcar numa aventura como esta, o mineiro afirmou que só o fato de estar no livro dos recordes entre as pessoas que fizeram coisas diferentes e conseguir um documento do guiness para proferir palestras já é uma grande recompensa.
Para as suas despesas pessoais, o ciclista disse que conta com a ajuda da empresa Monark, que colabora com peças da bicicleta e quanto à alimentação, o mineiro conta com o apoio das Secretarias de Esportes por onde passa. "Não preciso de muito, apenas do mínimo que é o café da manhã e líquido, que faço soro com casca de abacaxi, açúcar e sal para me hidratar, Afirmou.
Em sua passagem por Caraguá, Souza Pinto foi recebido pelo Secretário de Esportes e Recreação, Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, que contribuiu com o sonho do ciclista e ainda lhe entregou uma documento, certificando que o mesmo esteve no município em seu longo trajeto. "Conversei muito com o ciclista, percebi que ele é uma pessoa inteligente e adquiriu muita experiência cultural nesses oito anos de estrada", disse Lelau.
No final de 2007 Souza Pinto pretende contar os estados que já percorreu e em 2009, quando completa 10 anos de estrada, ele pretende encerrar o seu trajeto, mesmo que não esteja concluído dos 11 mil municípios, época em que pretende, junto com uma amigo de Taubaté, no Vale do Paraíba, seguir para África do Sul de bike para assistir a Copa do Mundo em 2010.
A história de Souza Pinto: O mineiro Eber de Souza Pinto ficou viúvo em 1988. Onze anos mais tarde resolveu sair de bicicleta com o objetivo de ganhar espaço no Guines Book (livro dos recordes). Desde então, um amigo professor de geografia de Juiz de Fora, sua cidade natal, fez um roteiro com todas as cidades da América do sul para ajudada-lo em seu longo trajeto. O ciclista disse que acompanha o Guiness desde 1959 e que o livro dos recordes foi fundado em 1951, por dois ingleses, aventureiros e proprietários de uma cervejaria com o nome Guines.
Segundo ele, que atualmente está com 50 anos de idade, a idéia surgiu depois de detectar que ninguém tinha percorrido a América do Sul de Bicicleta. "Estou escrevendo um livro com o nome Brasil Povo Geléia, esse nome é porque o brasileiro é acomodado, se acomoda com qualquer coisa e em qualquer lugar", disse.
O ciclista é pai de dois filhos e avô de dois netos. Durante a sua vida já leu cerca de 200 livros, inclusive auto-ajuda, Paulo Coelho, e a história da América do Sul. Sua espiritualidade e seu físico também foram trabalhados para este objetivo.
Segundo ele, sua filha, que antes era contra a sua aventura, conhece a cultura e história de cidades de onde passou. "Eu faço diários e envio para ela falando da minha experiência e contando sobre a cultura de todas as cidades por onde passo. Procuro cartões postal, e o que for possível, e envio para ela, que já tem uma quantidade considerável de materiais enviados por mim, já meu filho não opina sobre a minha decisão", finalizou o ciclista. (Fonte: PMC)

Voltam as Sessões Ordinárias na Câmara de Caraguá
Esta é a primeira sessão após a Prestação de Contas do Prefeito Aguilar

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 14 de Agosto, a partir das 19h30, a sua primeira Sessão Ordinária após a abertura do Semestre, que teve o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) prestando contas do semestre anterior deste ano. Esta será a 23ª Sessão Ordinária do ano no Parlamento Municipal.
Constam na pauta desta sessão apenas 4 Projetos, sendo 2 (dois) em discussão e votação única e os 2 (dois) restantes em discussão e votação em primeiro e segundo turnos.
Em discussão e votação única estão os projetos dos Vereadores Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que cria no município a Exposição Itinerante de Artes Plásticas e do Vereador Aurimar Mansano, propositura que cria o Serviço de Avaliação do Atendimento Hospitalar, aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Quanto aos projetos em votação em dois turnos, constam o de autoria do Vereador Aurimar Mansano, que altera o artigo 177 da Lei Orgânica Municipal (LOM), sobre a proibição de Usinas Nucleares em Caraguatatuba para votação em segundo turno. Para votação ainda em primeiro turno, o Projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), altera o artigo 4º da Lei Orgânica Municipal sobre os símbolos do município.
Esta será a primeira Sessão Ordinária após o início do Semestre Legislativo, que teve a presença do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), prestando contas do primeiro semestre de 2007.
A Sessão Ordinária tem início às 19h30, com entrada franca e será transmitida ao vivo, pela rádio Oceânica - 670 Khz e pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou ainda, pelo site da emissora na Internet, bastando clicar www.caraguafm.com.br (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho quer vagas de estacionamento para idosos
Projeto do Vereador determina vagas específicas para Terceira Idade

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei autorizando o Poder Executivo a criar vagas exclusivas de estacionamento para idosos na cidade. A propositura visa dar mais benefícios aos membros da Terceira Idade.
Segundo o Projeto de Lei, fica o Executivo de Caraguatatuba autorizado a criar vagas de estacionamento para idosos nas vias públicas do município, com o número de vagas e os locais a serem demarcados, ficando a cargo da Ditran (Divisão Municipal de Trânsito).
A Terceira Idade tem aumentado a sua força nos últimos anos, com a criação de centenas de Associações de Aposentados e Pensionistas, bem de partidos políticos, como o extinto PAN (Partido dos Aposentados do Brasil). A categoria hoje organiza encontros, jogos, torneios e entretenimento, além de cada vez mais lutar pela garantia de seus direitos e o resgate, tanto financeiro como cultural e artístico, de suas obrigações e deveres.
De acordo com o Vereador, o Brasil é um dos países onde o número de idosos mais cresce no mundo, o que alegra o Parlamentar, pois compreende-se que a média de vida da população tem crescido, o que se deve a melhoria na qualidade de vida e os avanços na medicina.
Para Baduca Filho a Terceira Idade tem que ser privilegiada. "Os idosos hoje representam a força de trabalho que no passado tornou este país grande, forte e rico. Nada mais justo do que garantir um pouco de dignidade, dando-lhe benefícios que lhes darão mais alegria e atenção na última fase da vida", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela promove regata em comemoração ao aniversário da cidade

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Escola de Vela BL3 e a Fevesp – Federação de Vela do estado de São Paulo promove nos dias 1 e 2 de setembro a Taça Aniversário da Cidade, regata de vela que acontece em Ilhabela. O evento é um dos atrativos que estão sendo preparados em comemoração ao aniversário do município que no dia 3 de setembro completa 202 anos.
Foram convidadas as classes Hobie Cat 16, Optimist, Holder, Star e 420. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Maiores informações pelo telefones (12) 3896-6737 / 5330. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador apresenta Moção de Apelo cobrando Corpo de Bombeiros para cidade

Ilhabela - A implantação de uma base do Corpo de Bombeiros em Ilhabela é um assunto que há muito tempo provoca discussões.
O vereador Guilherme Maia (PMDB) pretende apresentar na próxima sessão uma Moção de Apelo ao governador de São Paulo José Serra (PSDB). O parlamentar solicita a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros no arquipélago. Para ele, a medida vai melhorar a qualidade de vida e a segurança do município.
Em sua justificativa, Guilherme enfatiza que o acesso ao município só é possível por meio de travessia marítima, transporte que depende das condições climáticas para ser executado. Esse fator pode causar demora no atendimento a chamados ou até mesmo impossibilitar a ação dos bombeiros, pois a unidade mais próxima está localizada no município vizinho, São Sebastião. “A instalação de uma base do Corpo de Bombeiros no município permitirá pronto atendimento às ocorrências, visando preservação da vida humana e minimizando os impactos ao meio ambiente”, explicou.
O tema já havia sido abordado pelo vereador em seu primeiro ano de mandato por meio de um requerimento e outra moção de apelo pediu informações sobre a possibilidade de construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Na época, Guilherme recebeu uma resposta do Coronel PM Comandante Interino do Corpo de Bombeiros Antônio dos Santos que explicou que a execução dos serviços de bombeiros é realizada mediante a celebração de um convênio entre o Estado e o respectivo Município, em conformidade com a Lei Estadual 684/75 e o Decreto Estadual 22.171/84, onde estão definidos os encargos de cada partícipe cabendo ao Município, dentre outros, a aquisição de equipamentos, viaturas e a construção, adaptação ou locação dos imóveis necessários aos Postos de Bombeiros.
No mesmo ofício, de 10 de março de 2005, o Comandante afirma que o município de Ilhabela não possui convênio com o Estado, contando com uma população de 7.652 habitantes e território de 182km² sendo atendido pelo Posto Bombeiros de São Sebastião, com tempo-resposta médio de 34,5 minutos e distância percorrida de 5,5 km.
“Hoje a população do município chega a quase 30 mil habitantes. Por se tratar de uma Ilha, e principalmente por haver uma grande reserva de Mata Atlântica, seria realmente necessária a existência do Corpo de Bombeiros em Ilhabela”, diz o vereador.
Em sua visita a Portugal, o vereador Guilherme conheceu diversas repartições públicas de Lousada, onde teve contato principalmente com os sistemas de pronto-atendimento e resgate. (Fonte: Imprensa Livre)

Estaleiro do Futuro promove palestras sobre Sociedades Sustentáveis, Permacultura e Biotecnologia

Ilhabela - O espaço cultural Azimuth - Estaleiro do Futuro em Ilhabela, promove durante este mês uma série de palestras com temas voltados para a construção de Sociedades Sustentáveis, Permacultura e Biotecnologia . Todos os eventos têm entrada gratuita.
Na quarta feira 15, as 19:30h, será apresentado e discutido o planejamento das ações pelo Dia mundial de limpeza das Praias, organizado pela Associação Sementes do Futuro, o objetivo é mobilizar a população para participar deste dia de conscientização mundial.
Na quinta-feira, 16, às 16:30h, o tema será o Uso de Produtos Biotecnológicos, usados nos sistemas de tratamento de efluentes ( caixas de gordura, fossas sépticas). O palestrante, Luiz Aun, é representante da empresa Superbac Proteção Ambiental e vai falar sobre a tecnologia desenvolvida para o controle microbiológico de ambientes internos.
Na sexta-feira, 24, as 18:00 hs será a vez de Marcelo Bueno falar sobre Habitações Sustentáveis e Planejamento em Permacultura. Esta palestra oferece um despertar para práticas simples de planejamento onde você possa utilizar em sua casa, na sua vida e começar a caminhar em busca da sustentabilidade ecológica. O palestrante é fundador do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), e trabalha com projetos de construções ecológicas e sistemas de reciclagem e re-uso de águas servidas.
Na sexta-feira, seguinte, 31, às 19h, a palestrante Malu Moreira, organizadora do evento Terra Deusa 2007 ( reflexões, práticas e ações por uma sociedade sustentável), vai contar sua experiência sobre o evento que foi realizado entre os dias 20 e 29 de julho passados na praia de Boiçucanga em São Sebastião. O evento de ecologia pessoal e socioambiental foi uma opção de atrativo turístico fora da temporada e ofereceu várias atrações gratuitas entre palestras, vivências, oficinas de ecologia pessoal e consciência socioambiental, além de manifestações culturais e artísticas.
O espaço cultural Azimuth - Estaleiro do Futuro fica na rua Dr. Carvalho, 184 A no Centro de Ilhabela. Mais informações podem ser obtidas pelo número (12) 38965997.
Contamos com a sua presença!

Campeonato de Futsal chega a última etapa


Ilhabela - O presidente da Câmara ilhabelense professor Joadir Capucho (PPS) prestigiou a final do Campeonato Municipal de Futsal. A disputa foi realizada no Ginásio de Esportes Gilson Gomes Pinna, localizado no Itaquanduba, no último sábado. Também estiveram presentes os secretários das pastas de Administração e Esportes, Luiz Lobo e Beto de Mazinho respectivamente.
Um dos jogos que se destacou foi o da categoria infanto-juvenil, disputado pelos times Força Jovem e Praia Grande Futebol Clube. Os meninos do sul da ilha levaram a melhor em um placar de 5x1, além de conquistarem os títulos de goleiro menos vazado e artilheiro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião termina obras em setembro

São Sebastião - O município está finalizando as obras de revitalização da avenida da praia (Doutor Altino Arantes), para serem entregues no dia 7 de setembro. Já foram concluídas as fases de pavimentação e de iluminação --que passou a ser com fiação subterrânea. "Agora faltam os últimos detalhes paisagísticos, como bancos e floreiras", disse o Secretário de Obras e Planejamento, Thales Guilherme Carlini. Segundo ele, foram investidos cerca de R$ 6 milhões com recursos da prefeitura. No ano passado, o aterro da praia foi urbanizado com áreas de lazer, em um investimento de R$ 7 milhões. Novos projetos estão sendo estudados, segundo a prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Traficantes são flagrados em Maresias

São Sebastião - Policiais militares apreenderam, na manhã do último sábado, drogas que estavam escondidas numa sacola colocada atrás da geladeira de uma residência na Rua Colombo, em Maresias, Costa Sul de São Sebastião. Foram detidos em flagrante J.R.J., de 32 anos, de São Sebastião, A.D.M., de 44 anos, de Santos, e o menor C.A.S., de 15 anos, de Caçapava.
No total foram encontradas 144 pedras de crack, equivalente a 80 gramas; 14 papelotes de cocaína; e 65 gramas de maconha. Também foram apreendidos com os traficantes 11 carregadores de celular e o documento de um veículo Astra em nome de uma mulher. A polícia investiga a possibilidade do veículo ter sido furtado.
Os detidos ainda portavam uma caderneta com anotações de telefones e valores, que seria usada para controle do tráfico, além de comprovantes de depósitos bancários. A polícia chegou aos traficantes através de uma denúncia de que estariam armados no local. J.R.J. e A.D.M. responderão por tráfico de entorpecentes. A ocorrência foi registrada no 2º DP, em Boiçucanga. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião terá 2º Matsuri em outubro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o Clube Atlântico e a Associação Miyagui Kenjinkay do Brasil, organizam em outubro, a segunda edição do “São Sebastião Matsuri” – a festa japonesa que reúne imigrantes, descendentes além de brasileiros em terras caiçaras.
A primeira reunião dos organizadores aconteceu na última sexta-feira (10/8). Eles realizaram uma visita técnica na área da Rua da Praia, local que vai sediar o evento. Após o sucesso do ano passado, a festa japonesa tem novidades como a ampliação em um dia. “Teremos 22 barracas com o bazar além de 14 na praça de alimentação em uma área coberta. É a oportunidade em que temos de proporcionar uma atração gratuita, mesclando as culturas orientais e brasileiras”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi.
O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de outubro (quinta-feira à sábado). A idéia é também promover oficinas de origami, além intensificar o turismo. “Queremos trazer dois ônibus com turistas da colônia japonesa para conhecer o município e participar da festa. Em 2006 foi um sucesso e acredito que neste ano também terá uma boa aceitação do público”, finalizou Buzi. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Administração (Secad) e Meio Ambiente (Semam), iniciou nesta semana mais uma das propostas do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Urbanos: o manejo dos materiais contaminados no município, como por exemplo, o óleo de cozinha.
Através de um termo de compromisso ambiental, 17 estabelecimentos comerciais do Centro da cidade firmaram uma parceria com a administração e vão dispensar em coleta específica para esse fim, todo óleo de cozinha utilizado.
O projeto é piloto e, posteriormente, deverá se estender a domicílios e escolas. “Nós continuamos realizando o cadastramento de outros comércios”, informa o diretor da Secad, Osmar Teodoro Alves.
A coleta será feita por uma empresa, em parceria com a Prefeitura, todas às quintas-feiras sem custos para o município. Os estabelecimentos já receberam os galões para armazenar o produto. “Parte do óleo coletado será usado pelo Fundo Social de Solidariedade na fabricação de sabão artesanal. O restante será encaminhado a destinação ambiental correta”, explica Osmar.
O programa atende as determinações da Lei Estadual 12.047/2005, que dispõe sobre o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de origem Vegetal, Animal e Uso Culinário.
“É fato que um litro de óleo contamina um milhão de m³ de água. Pensando nisso é que a Prefeitura de São Sebastião, quando vai efetuar uma medida visando o equilíbrio ambiental do manejo de resíduos, procura fazer com que essa ação ocorra dentro do conceito de sustentabilidade ambiental e econômica”, conclui Letícia Theotônio, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Semam. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha acesso à banda larga na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) da Secretaria de Governo, vai colocar antenas de wirelless em vários pontos da Rua da Praia. A iniciativa vai beneficiar cidadãos que possuem computadores de mão (notebook, palm, hand) que utilizam esse tipo de tecnologia. O novo serviço deve ser liberado no dia 7 de Setembro, quando será entrega a segunda fase da revitalização da Rua da Praia.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, a colocação das antenas faz parte de um projeto piloto solicitado pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que entende a medida como uma forma de atender moradores, turistas e mesmo empresários que chegam a São Sebastião e precisam usar seus equipamentos. “O acesso será exclusivos àqueles que têm um computador de mão e querem acompanhar os filhos, por exemplo, que brincam no parquinho, ou precisam transmitir dados de serviços.”
Ainda conforme Jorge, qualquer equipamento que tiver a configuração padrão de wirelless terá acesso à internet banda larga. Posteriormente, a meta é disponibilizar o serviço para todo o município, atendendo, inclusive, o turista que estiver na praia e precisar de acesso à rede mundial de computadores. (Fonte: PMSS)

3ª Olimpíada de Matemática começa nesta terça-feira

São Sebastião - Nesta terça-feira (14/8), será realizada nas Escolas Municipais e Estaduais de São Sebastião a primeira fase da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A realização do evento é do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Entre as escolas municipais de 5ª a 8ª séries, a estimativa é de que mais de 3.500 alunos da rede participem da competição. A EM Henrique Botelho é a unidade que terá maior participação dos alunos: 1.380 do Ensino Regular e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As provas serão aplicadas no horário normal das aulas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Prefeito diz que apóia investigação parlamentar na Santa Casa e pede trégua à “oposição irresponsável”

Ubatuba - Em entrevista exclusiva ao Jornal Imprensa Livre o prefeito de Ubatuba surpreendeu e disse que é a favor da criação de uma Comissão Especial de Investigação, no legislativo, com o objetivo de apurar denúncias e outros problemas dentro do único hospital da cidade, que atualmente está sob intervenção da prefeitura.
A declaração de Eduardo César, certamente irá acalmar os ânimos da oposição, em relação à validade da última sessão da Câmara Municipal. Durante a votação, na terça-feira passada, um parecer jurídico da casa, indicando a criação de uma CEI na área da Saúde, foi aprovado.
No entanto, o texto só passou por uma desatenção dos vereadores da base governista. Ao serem informados pelo primeiro secretário, Charles Medeiros, que o documento aprovado criava uma Comissão Especial de Investigação da Santa Casa, uma grande confusão começou e todos os seis vereadores da base de sustentação do prefeito abandonaram a bancada.
Por falta de quorum, a sessão foi então suspensa, causando o temor na oposição, de que alguma manobra seria feita para melar a votação. Entretanto, em conversa com o Imprensa Livre, o Prefeito Eduardo César garantiu que a base governista não irá entrar com qualquer tipo de recurso invalidando a aprovação e a criação da CEI.
“É extremamente necessário que seja feito realmente um raio-x da Santa Casa, e qualquer ação de transparência administrativa será apoiada por mim”, ressaltou Eduardo César, cobrando ainda a participação de toda a sociedade no processo.
“Os trabalhos precisam ser feitos de forma profissional, com a participação de gente da área e inclusive do Conselho Municipal de Saúde”, cobrou o Prefeito de Ubatuba. Eduardo César relatou ainda que o problema da saúde pública é nacional e que a Santa Casa da cidade já viveu momentos bem piores, inclusive com o risco de fechamento. Na verdade, o prefeito tem uma boa dose de razão, tendo em vista que, nessa semana, um grupo de autoridades da área da saúde de todo país pretende fazer uma visita ao Presidente Lula cobrando mais recursos e atenção aos hospitais municipais do Brasil.
O prefeito Eduardo César encerrou a questão convidando o Jornal Imprensa Livre a fazer uma visita surpresa no hospital, com o objetivo de verificar a real situação do dia a dia da Santa Casa.
“Oposição irresponsável” - Um fato inusitado vem chamando à atenção de todos que passam pelos corredores da Câmara Municipal de Ubatuba. Após votações polêmicas, que geralmente acabam favoráveis aos interesses do executivo, devido à maioria governista na casa, o quadro do Prefeito Eduardo César, enquanto vereador na cidade, tem sido virado de cabeça para baixo.
A imagem faz parte da galeria dos ex-presidentes da Câmara, que conta com nomes históricos de políticos ubatubenses, como Leovigildo Dias Vieira. Para o prefeito, este tipo de atitude, mostra a pequenez da oposição e chega a ser desrespeitosa.
“Isso certamente partiu de um homem público que recebe dinheiro do povo, não podemos aceitar atitudes tão baixas que ofendem a própria cidade e aproveito para pedir uma trégua a essa oposição pessoal e irresponsável”, relata Eduardo César, ressaltando que: “Os autores podem conseguir virar um quadro, porém não conseguirão virar a imagem do prefeito com mais realizações na história de Ubatuba”, completa o otimista candidato a reeleição, Eduardo César.
Obras na Orla Central - Dentro da questão, chamada pelo próprio prefeito, de “oposição irresponsável”, o líder do executivo também apontou mais denúncias que, segundo ele, não teriam fundamento.
”Agora eles estão falando que estamos usando máquinas da prefeitura em obra licitada na orla da praia, mas o que ocorre ali é que, devido à reforma, tivemos que realocar a feirinha de artesanato e precisávamos pelo menos nivelar a área provisória para as barracas”, explica o Prefeito, lamentando que a oposição pareça estar preocupada em atravancar o desenvolvimento da cidade. No entanto, o vereador Charles Medeiros do PSDB, garante que o orçamento previsto das obras no Centro, já estourou em quase meio milhão de reais. Devido à edição de segunda-feira ser produzida no final de semana, não conseguimos a confirmação deste suposto excedente com a Secretaria de Obras do Município. (Fonte: Imprensa Livre)

Criança morre depois de ser atacada por Pit Bulls em Ubatuba

Ubatuba - Uma menina de quatro anos morreu essa madrugada, depois de ter sido atacada por dois cães em Ubatuba.
De acordo com a Polícia Civil, Tainá Figueiredo dos Santos foi almoçar na casa da vizinha por volta das 12h30 de ontem (12), no bairro Mato Dentro. A criança estava acostumada a ir ao local, mas assim que entrou na casa, dois cachorros da raça Pit Bull atacaram Tainá e a vizinha.
Minutos depois, outro vizinho entrou na casa e retirou a menina do local com mordidas em todo o corpo. Tainá foi levada para a Santa Casa da cidade e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nessa madrugada.
De acordo com a Vigilância Sanitária de Ubatuba, os donos dos cachorros providenciaram a eutanásia dos animais para ainda hoje. Os proprietários serão indiciados por homicídio culposo (sem intenção de matar).
Tainá está sendo velada no Velório da Litorânea e deve ser sepultada amanhã. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal, a criança morreu por insuficiência respiratória e traumatismo medular. (Fonte: VNews)

Bombeiros resgatam dupla que estava ilhada em praia de Ubatuba

Ubatuba - Duas pessoas foram resgatadas pelos bombeiros nesta segunda-feira na Praia do Alto, em Ubatuba. Segundo os bombeiros, elas estavam entre as pedras quando a maré subiu e acabaram ficando ilhadas no local.
O Corpo de Bombeiros foi notificado sobre o caso no domingo, por volta das 23h, mas por medida de segurança, a equipe foi resgatar as vítimas somente hoje quando a maré baixou.
Os bombeiros não souberam informar se as pessoas eram turistas ou moradores. (Fonte: VNews)

Detentas de Ubatuba provocam princípio de motim

Ubatuba - A morte de uma detenta da Cadeia Feminina de Ubatuba no Pronto-Socorro da cidade, provocou um princípio de motim entre as outras mulheres detidas no local.
Segundo a Polícia Militar, a confusão começou nesta madrugada, por volta das 2h, e terminou duas horas depois.
Não houve registro de feridos ou danos materiais na cadeia. (Fonte: VNews)

Ministro de Aqüicultura e Pesca estará em Ubatuba amanhã

Ubatuba - Nesta terça-feira, 14, o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Altemir Gregolin, estará em Ubatuba. O ministro chegará no município à noite. Na quarta-feira,15, logo cedo, Altemir Gregolin visitará à Ilha dos Pescadores com o objetivo de conhecer o espaço tradicional da pesca artesanal em Ubatuba. Em seguida, às 9h, o ministro participa de um evento promovido pela Prefeitura de Ubatuba e pela Colônia Z-10, no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco, onde serão abordados o lançamento do Programa de Recadastramento das Embarcações com Permissão de Captura do Camarão 7 Barbas; o Programa de Subsídio ao Óleo Diesel para a Pesca Artesanal; a entrega de carteiras de pescadores e pescadoras e a posse do Comitê Litoral Norte do Plano de Desenvolvimento da Maricultura no Estado de São Paulo. (Fonte: PMU)

Edson Sírio vence a Copa Confederação dos Tamoios de futmesa

Ubatuba - Foi disputada neste Sábado, 11 de Agosto, a Fase Final da Copa Confederação dos Tamoios, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Esquina das Modas, Madeireiro e Secretaria de Esportes de Ubatuba.
O torneio foi considerado o melhor de 2007 até o momento, contando com 12 participantes, e foi vencido por Edson Sírio, atual "Palheta de Ouro" (prêmio dado ao melhor botonista do ano) de Ubatuba.
Na finalíssima, depois de passar apertos nas fases anteriores, Sírio venceu André Rafael, líder do ranking local, por 4x1 e 5x6, e ficou com o título, que em 2006 havia ficado com o rival da final.
Após as disputas da Fase Classificatória, na semana passada, o torneio recomeçou nas Quartas-de-Finais. Jean Felipe venceu Luiz Maciel (3x0 e 3x0), Ralph Solera passou por Pedro Nícolas (2x1 e 3x3), André Rafael eliminou Paulinho Garcia (4x4 e 3x2) e Edson Sírio venceu Vicente Muratore (4x3 e 4x3).
Nas Semi-Finais, André virou o confronto contra Solera, quando perdeu o jogo de ida por 3x2 mas venceu o de volta por 4x2, em jogo decidido nos últimos instantes. Na outra chave, Sírio empatou o primeiro jogo contra Jean por 4x4 mas venceu o segundo por 6x3.
Na decisão de 5o Lugar, Pedro venceu Vicente (4x4 e 4x2) em dois jogos muito equilibrados. Na decisão de 3o Lugar, o jovem Jean, a "sensação do evento, empatou os dois jogos com Solera (3x3 e 2x2) e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira, pois jogava pela igualdade. Na grande final, Sírio goleou André no jogo de ida (4x1), o que lhe permitiu perder o jogo de volta (5x6) e mesmo assim sagrar-se campeão do torneio.
Este foi o 9° título de torneio interno conquistado por Sírio (que tem outros 8 títulos de Grand Slam) e foi o pódio número 50 na carreira de André, o segundo botonista da AUFM que mais recebeu premiações (atrás apenas de Solera, que subiu ao pódio 78 vezes). Veja a tabela completa do torneio no site da AUFM ( www.futmesaubatuba.com.br ).
Infanto/Juvenil: No Torneio Infantil, classificaram-se para as Semi-Finais: Daniel Garcia (campeão da 1a Fase), Yuri Fonseca, Vinícius Muratore e Afonso Henrique, o atual campeão. No Torneio Juvenil, classificaram-se: Juan Santos (campeão da 1a Fase), Kleiton Batista, Daniel Munhoz e André Motta. Os torneios Infantil e Juvenil terminam no próximo Sábado, em rodadas que terão início às 13:00h na sala de eventos da FUNDAC. (Fonte: AUFM)


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

O marinheiro Benedito

O barco balança
O horizonte balança
Benedito balança
Vinte e um dias por mês
E quando põe o pé no porto
Ataca a saudade do mar
E então
Benedito fundeia em um bar
E bebe até o mundo
Voltar a balançar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Irônico...

Ao ler a matéria veiculada no Litoral Virtual: “Projeto Ubatubense é destaque em Encontro Nacional sobre Meio Ambiente: Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Meio Ambiente, participou do 17º Encontro da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), que aconteceu no começo do mês, em Recife, Pernambuco. O estande da cidade tinha como principal enfoque um projeto de educação ambiental sobre a vegetação praiana, conhecida como Jundu. (grifos meus).
As plantas são tipicamente encontradas na parte final das praias e são consideradas fundamentais para a diminuição da erosão das mesmas, provocadas pelas marés altas. Por ser um tipo rasteiro e agüentar exposição constante ao sol, a vegetação cresce praticamente sobre a areia e tanto na parte superior, como na parte inferior, devido as raízes, consegue evitar que as águas levem a areia do local e provoquem uma espécie de erosão. E é justamente esta importância que o projeto da Prefeitura de Ubatuba, quer passar às crianças da cidade.”..., vejo desarticulação e ironia.
Há cerca de um mês, flagramos a equipe da Prefeitura devastando o jundu da Praia do Itaguá – jundu, este, já resultado de projeto ambiental e plantio dos alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba. Talvez um projeto de educação ambiental interno, na PMU, fosse mais proveitoso.

Abigail Costa
Ubatuba, SP

Apoio ao Leitor Ativo de Caraguá

Concordo plenamente com a opinião do Leitor Ativo de Caraguá, sobre a situação da Santa Casa de Ubatuba no periodo da administração da Tânia. Realmente ele está com razão em dizer que no periodo dela o hospital funcionava muito bem. Parabéns Tânia, com todas as dificuldades que encontrou, você conseguiu fazer um bom trabalho.

Maria Aparecida de Oliveira Campos Cascardi
via e-mail

Imprensa Livre, Povo Livre = Controle Social da Saúde

Há pessoas que não acreditam no ideal de um povo com cidadania, julgando que se trata de uma utopia. Há quem afirme que o ideal expresso em nossa Constituição Federal em seu artigo 198, que determina que o sistema integrado de saúde somente exista com a participação popular, é um ideal inalcançável. Entretanto tivemos hoje, 13 de agosto de 2007, uma prova concreta e real de que esse ideal não é uma utopia, com a efetiva associação de uma imprensa autenticamente livre e comprometida com o propósito de divulgar informação a uma população, que, amadurecidamente, tem consciência de seu papel, de seus direitos e responsabilidades, e, portanto, age de acordo com essa convicção. Foi publicada, nesta data, sob o título "SITUAÇÃO DA SANTA CASA E DA SAÚDE EM UBATUBA", matéria informando à população a gravidade da situação da saúde em UBATUBA e na Santa Casa por falta de administração profissional e idônea, tanto no Executivo e como no Hospital e incitando-a a assumir o seu real papel e participar do processo do controle social da gestão da saúde no Município e na nossa Santa Casa. Em resposta a essa matéria, a presidente da Associação dos Moradores da Maranduba, Maria Chagas Cancillier, imediatamente enviou e-mail ao autor da divulgação, indagando se poderia também usar a matéria e participar na luta pela moralização, profissionalização da gestão
da nossa Santa Casa e da saúde na nossa cidade, a qual, por nascimento ou por opção, escolheu para viver e tornar-se parte da comunidade, que, efetivamente, dá vida e significado à cidade que temos o privilégio de morar. Cabe lembrar que um graveto se quebra facilmente, mas é impossível se quebrar um maço de gravetos juntos:

Referência:
A situação da Santa Casa e da Saúde em Ubatuba (13/08/2007 - 10h12)
Em nome de minha associação e outras que quizerem, poderíamos usar este seu material para entregar em mãos dos srs. vereadores, endossando seu artigo e exigindo as providências aqui expostas, igualmente de nossa parte? Abraços, Maria
maria chagas cancellier (maria cruz)"

Resposta:
"Ola Maria,
Sem dúvida, a matéria é pública e foi divulgada para que a população tome conhecimento da situação da nossa Santa Casa, e participem da luta para sua salvação e desenvolvimento. Sugiro quer a fonte seja mencionada, para não ficar denúncia anônima.
Fico feliz com a adesão e esta foi a intenção da publicação da matéria. Espero que o exemplo de vocês se multiplique,
Muito Obrigado
Abraço
Elias


Estarmos juntos, em resposta a expectativa daqueles que dependem de nós, os quais temos o dever de defender e proteger, por sua idade, condições físicas ou sociais, pois estaremos protegendo e defendendo o futuro de nossa Cidade, de nosso Estado, de nosso Planeta e de nossa humanidade. Continuemos, pois, LIVRES, imprensa e população, para cumprimos nossa missão, que é a razão de existirmos...

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Lista das tendências da política de Ubatuba

Através da sugestão de um leitor, tomamos a iniciativa de mapear todas as tendências políticas para as próximas eleições em Ubatuba. Para isso estaremos publicando uma lista com as tendências sugeridas, e abrimos aos nossos leitores para que possam envias suas contribuições. Esperamos que essa iniciativa possa mostrar quais as opções que o eleitor poderá encontrar no próximo pleito.

Tendências políticas já catalogadas para a próxima eleição em Ubatuba:

- Meia dúzia de descontentes
- Meia dúzia de gatos pingados
- Oposição irresponsável
- Turma do desgoverno
- Turma do "Nunca antes" (de novo jamais)
- Frente "Desgaste do Resgate"
- Ditinho é o cara
- Mineiros em "Virgilia"


Se você souber de mais alguma tendência e quiser colaborar com a lista, envie um e-mail para a redação deste informativo: comentário@litoralvirtual.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Itaguá  © Emilio Campi

Praia do Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor