Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2007 - Nº 1831 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
‘UNITAU na Praça’ comemora o Dia da Fotografia e o Dia do Artista


Caraguatatuba
Inscrições para 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba seguem até dia 19
Semana da Família propõe reflexão sobre o aborto

Ilhabela
Adiada a votação do PL “Cidade Limpa”
Aprovado PL que obriga a manutenção de aparelho cardioversor nos locais que especifica
Heloiza Lacerda Franco receberá Título de Cidadã Honorária de Ilhabela
Vereadores reprovam 5 pareceres


São Sebastião
São Sebastião termina obras em setembro
Traficantes são flagrados em Maresias
São Sebastião terá 2º Matsuri em outubro
Prefeitura inicia Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha
São Sebastião ganha acesso à banda larga na Rua da Praia
3ª Olimpíada de Matemática começa nesta terça-feira

Ubatuba
Arlindo Chinaglia recebe Carta Compromisso do Litoral Norte
UNITAU lança campanha em defesa da mulher
Festival Gastronômico
Dia dos Pais aquece o comércio em Ubatuba
"Trair e coçar, é só começar"

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

‘UNITAU na Praça’ comemora o Dia da Fotografia e o Dia do Artista

Litoral Norte - O projeto ‘UNITAU na Praça’ comemora, nesta quarta-feira, 15 de agosto, o Dia da Fotografia e o Dia do Artista. O evento, promovido pela Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), é realizado das 9h às 17h, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira.
Em homenagem ao Dia da Fotografia, haverá duas exposições: de fotos do ‘UNITAU na Praça’, das 9h às 17h, e outra, com o tema “Fotografia - o olhar do povo”, das 10h às 14h, realizada pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade.
Já em comemoração ao Dia do Artista, haverá uma exposição de artesanato e artes plásticas, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
As demais atividades culturais artísticas desenvolvidas serão: “Campanha de prevenção à violência contra a mulher”, das 9h ás 17h; oficina de xadrez, das 9h às 12h e das 14h às 16h; contação de história, às 10h30; dança circular, 10h45; exposição da Casa do Figureiro, das 9h às 17h, e apresentação da cantora Eleni Matera, às 16h.
Os serviços oferecidos na área da Saúde abrangem prevenção de saúde bucal, com a Unidade Móvel de Odontologia, das 9h às 11h; aferição de pressão arterial e orientações, realizados pelo Departamento de Enfermagem, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Também haverá orientações sobre plantas medicinais e saúde pela equipe do curso de Agronomia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e orientações nutricionais, elaboradas pelo grupo curso de Nutrição, das 9h às 12h.
As atividades físicas terão uma ampla programação. Haverá avaliação física, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e recreação, das 9h às 17h, desenvolvidos pelo Departamento de Educação Física. Serão promovidos, também, Lien Ch’i, com a monitora Ge, das 9h às 9h15 e das 14h às 14h15, e apresentação da Seleção Brasileira Feminina cadete de Handball, às 10h30.
Mais informações pelo telefone (12) 3625-4227 ou 3625-4208. (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Inscrições para 2º Congresso de Educação de Caraguá seguem até dia 19
Os interessados em participar do 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba têm até o dia 19 de agosto para efetuarem as inscrições, que são gratuitas. O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 e reunirá profissionais renomados, para discutir educação no município

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, está com inscrições abertas para os interessados em participar do 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba, que será realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, no Teatro Mario Covas. O número de vagas é limitado e para participar basta se inscrever gratuitamente pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br, até o próximo dia 19.
O tema do encontro este ano, que deve repetir o sucesso da edição de 2006, é "Educação Pública de Qualidade: a formação do educador em tempos de mudança". A partir dessa linha de discussão, espera-se trazer para o público local assuntos relevantes, que têm ligação direta com as mudanças exigidas pela educação na atualidade, como por exemplo, o ensino de 9 anos.
Palestrantes renomados participarão do congresso. Desta vez, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras, mesas redondas e participar de oficinas temáticas voltadas à educação pública de qualidade. Entre os congressistas estarão: o jornalista Gilberto Dimenstein, os educadores Miguel Arroyo e Vitor Henrique Paro, além do filósofo Mario Sergio Cortella e a psicóloga Marli Barros. Oscar Zabala também irá participar do evento.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar será muito bom para a cidade desenvolver novamente um evento de grandes proporções voltado para a educação, que segundo ele, é a base para toda a sociedade e uma prioridade da administração.
A secretária de educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, tem boas expectativas para o congresso deste ano e espera repetir o sucesso da primeira edição.
O congresso faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Continuado de Caraguatatuba, desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2005. A partir dessa implantação, os professores do Sistema Municipal de Ensino podem participar com freqüência, de diversos cursos e capacitações, que trouxeram o suporte necessário para a otimização do ensino no município. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, no setor de assessoria em projetos e capacitação, pelos telefones (12) 3897-7010, 3897-7011 e 3897-7013 ou ainda pelo e-mail projetos@caraguanet.com.br
A programação: O 2º Congresso de Educação de Caraguatatuba vai movimentar a cidade durante os quatro dias de evento, pois é uma realização que estará aberta também a participantes de outras regiões. A programação foi definida de modo que atinja às necessidades dos professores, principalmente da educação pública nos tempos atuais, onde várias inovações devem acontecer.
A abertura será realizada no dia 21, a partir das 19h30, onde estará em pauta o ensino de nove anos, com suas perspectivas e mudanças. Na ocasião haverá uma mesa redonda sobre esse tema, com dois debatedores: Prof. Dr. Miguel Arroyo e Prof. Dr. Vitor Paro. Arroyo é livre docente da UFMG e Paro, professor titular de Educação na USP. Ambos trazem no currículo a publicação de livros bem conceituados na área educacional brasileira.
No dia 22, a partir das 20h, será a vez do jornalista Gilberto Dimenstein palestrar ao público de Caraguatatuba. Como um dos jornalistas brasileiros de maior renome internacional e uma das maiores autoridades na área de direitos humanos e educação do país, ele abordará nesta edição o tema "Escola sem sala de aula", que mescla um pouco de suas experiências em educação por meio de projetos que realiza em São Paulo e acompanhar em várias regiões.
A consultora Marli Barros será a palestrante do dia 23 de agosto, a partir das 19h30. Com o tema "Educação em movimento: eu quero ser melhor", ela vai mostrar a importância da atuação pessoal no desenvolvimento do trabalho, principalmente na escola.
Haverá uma palestra aberta a todos os participantes, com Oscar Zabala, empresário, palestrante e consultor empresarial com mais de 19 anos de experiência na área comportamental e motivacional.
O encerramento das palestras ficará por conta do palestrante Mário Sérgio Cortella, que volta ao município com uma palestra que vai tratar sobre ética, cujo tema será "Conversando sobre moral e ética: o que podemos ensinar?".
É importante ressaltar que além das palestras, outros eventos irão compor o Congresso de Educação, como exposições, feiras, mini-cursos, além da etapa final do 4º Concurso Internacional Visual Class. (Fonte: PMU)

Semana da Família propõe reflexão sobre o aborto
Diocese lança DVD que fala sobre os perigos do aborto e da descriminalização do ato

Caraguatatuba - Neste dia 12 de agosto a Igreja Católica no Brasil abre a Semana da Família, um tempo dedicado a reflexões e orações pelas famílias, sobretudo sobre os valores que afetam a instituição.
Com o objetivo de contribuir com este momento nacional a Diocese de Caraguatatuba através da Pastoral da Comunicação produziu e lança neste domingo,12, um DVD que trata de uma das questões que atualmente vem preocupando a Igreja: uma possível legalização do aborto. O material contou com o apoio da coordenação diocesana da Pastoral Familiar e assumiu o título de ´Uma Campanha pela Vida´ , somando-se a tantas outras iniciativas da Igreja em todo o Brasil no combate a este mal.
O DVD conta com a participação do bispo diocesano Dom Altieri e de convidados como o Dr Marcelo Ugatti; o casal Diego e Sofia, formados em Direito Constitucional; Pe. Marcos V Rosa coordenador diocesano de pastoral e do casal Degnaldo e Arlene Zapparoli da Pastoral Famíliar. Conta ainda com testemunhos e imagens fortes sobre o tema.
O material será apresentado pela primeira vez hoje aos responsáveis pela sua distribuição no domingo,12,em todas as paróquias da Diocese (16 paróquias). A proposta é que o vídeo seja exibido durante esta mesma semana à comunidade propondo uma profunda reflexão. Ele vai acompanhado de um subsídio que ajuda no debate preparado pela Pastoral Familiar.
A Igreja católica tem se posicionado sobre o assunto, condenado pelo próprio Papa Bento XVI que criticou várias vezes uma possível liberação do ato, durante a sua viagem ao Brasil no mês de maio. Segundo a Igreja não é coerente, ético e humano descartar a vida humana em quaisquer que sejam as condições.
A Pastoral Fé e Política da Diocese estuda a possibilidade de oferecer um exemplar do material para a OAB e aos poderes administrativo, legislativo e judiciário, como forma de oficiar o pensamento da Igreja católica. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Adiada a votação do PL “Cidade Limpa”

Ilhabela - Foi adiada a votação do Projeto de Lei 55/2007 que constava na pauta da ordem do dia da sessão de ontem (13/08).
A pedido do próprio autor, a finalidade do adiamento é realizar uma audiência pública para discutir a proposta.
Batizado de “Cidade Limpa”, o Projeto de Lei a ser apresentado na Câmara pelo vereador José Roberto de Campos, Beto-PMN, dispõe contra a poluição visual em Ilhabela.
O Projeto propõe a “ordenação dos elementos que compõem a paisagem, visíveis a partir de logradouro público no território do município” e pretende impor restrições para os anúncios externos.
O autor do Projeto é contra a publicidade excessiva nas ruas e acredita que, com a decisão, Ilhabela dará um grande passo para um "município ideal" por ser uma cidade turística que se encontra “limpa” e num estágio em que ainda não há exageros na divulgação publicitária. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado PL que obriga a manutenção de aparelho cardioversor nos locais que especifica

Ilhabela - Foi aprovado pelos pares o PL 61/2007, de autoria do Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB), que “dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de aparelho cardioversor externo automático (desfibrilador) nos locais que designa, e dá outras providências”.
De acordo com a proposta, todas as Unidades Básicas de Saúde existentes no Município de Ilhabela, bem como a Secretaria Municipal de Esportes, ficam obrigadas a manter o desfibrilador em suas dependências.
Com a finalidade de estabelecer os parâmetros de conduta a serem seguidos na utilização do desfibrilador, o Poder Executivo deverá promover a capacitação de pessoal em número suficiente ao atendimento da demanda do município.
“No Brasil, segundo dados do Sistema Único de Saúde, por ano mais de trezentas mil pessoas são vítimas de doenças cardiovasculares, sendo que noventa por cento dessas mortes estão relacionadas à fibrilação ou morte súbita cardíaca. Cabe lembrar, ainda, que inúmeros são os casos de atletas que, após uma sessão de intenso treinamento físico, sofrem parada cardiorespiratória que os leva ao óbito também dito morte súbita cardíaca”, justifica o vereador que também é médico. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Heloiza Lacerda Franco receberá Título de Cidadã Honorária de Ilhabela

Ilhabela - Dentre os itens da ordem do dia, o Projeto de Decreto Legislativo 11/2007, de autoria do Presidente da Casa Joadir Capucho (PPS), foi aprovado por unanimidade entre os pares presentes.
“Conceder o título de Cidadã Honorária de Ilhabela à Heloiza Gomes de Lacerda Franco é uma forma deste Legislativo demonstrar o seu reconhecimento pelos relevantes serviços por ela prestados à Ilhabela”, justifica o presidente Capucho.
Com uma vida social e profissional atribulada, sempre percorrendo as quatro cidades do Litoral Norte acompanhando os eventos de destaque, a empresária está a frente de dois dos principais veículos de comunicação da região “O Ancoradouro” e o “Diário do Litoral Norte”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores reprovam 5 pareceres

Ilhabela - Os pares, ainda durante a sessão de ontem, reprovaram cinco pareceres contrários emitidos pela Comissão de Justiça e Redação. A Comissão havia exarado todos os pareceres contrários por se tratarem de matérias inconstitucionais, são eles :
PARECER Nº 234/2007 CONTRÁRIO ao Projeto de Lei nº 67/2007, de autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, que “Exclui os médicos da obrigatoriedade de ingressar na fila da balsa para a realização da travessia do Canal de São Sebastião, e dá outras providências”;
PARECER Nº 235/2007 CONTRÁRIO, ao Projeto de Lei nº 72/2007, de autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, que “Condiciona a execução de obras no setor desportivo à anuência e acompanhamento da Secretaria Municipal de Esportes e dá outras providências”;
PARECER Nº 236/2007 CONTRÁRIO, ao Projeto de Lei nº 73/2007, de autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, que “Condiciona a liberação de recursos para a execução de obras no setor da saúde à anuência das pessoas que especifica, e dá outras providências”;
PARECER Nº 237/2007 CONTRÁRIO, ao Projeto de Lei nº 74/2007, de autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, que “Garante gratuitamente o exame de mamografia para as pessoas que especifica”;
PARECER Nº 238/2007 CONTRÁRIO, ao Projeto de Lei nº 75/2007, de autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, que “Garante gratuitamente o exame antígeno prostático específico para as pessoas que enumera”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Marta Suplicy reafirma verba para saneamento em São Sebastião
Ministra do Turismo participou de seminário sobre o futuro do turismo na Assembléia Legislativa, com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia

São Sebastião - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, reafirmou seu compromisso em liberar cerca de R$ 2 milhões para investimento no saneamento básico do sertão de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, durante o seminário “Futuro do Turismo em São Paulo”, realizado na tarde de segunda-feira (13/8), na Assembléia Legislativa. O evento teve a participação do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos secretários Julio Buzi (Cultura e Turismo) e Thirso Junior (Governo). “Este aporte de verba para as prefeituras tem ajudado muito. Liberamos verba para saneamento básico de Maresias, em São Sebastião. O turismo do futuro está pautado nas belezas naturais, mas temos de investir na qualidade dos serviços e infra-estrutura”, disse Marta Suplicy. O município foi um dos únicos citados no discurso da ministra.
O prefeito Dr. Juan Garcia agradeceu a ministra do Turismo, Marta Suplicy, pela liberação da verba destinada ao saneamento e ressaltou a presença de representantes da comunidade de Maresias no seminário, acompanhados pela vereadora Solange Ramos. São Sebastião foi o único município da região a ter verba liberada pelo Ministério do Turismo e o prefeito Dr. Juan Garcia disse que buscará ainda novos investimentos.
A instalação da rede no sertão de Maresias e a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) será a 1ª fase da obra, orçada em R$ 7 milhões. “Será uma obra nos moldes da que está em andamento na Vila Sahy (antigas vilas Baiana e Mosquito), na Barra do Sahy”. Atualmente, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), e em parceria com a Sociedade Amigos da Barra do Sahy, trabalha na instalação da rede de esgoto nas ruas da Vila Sahy, com investimento de R$ 900 mil.
Ainda no seminário, organizado pelos deputados Donisete Braga e Rui Falcão, a ministra ressaltou a tendência de também se investir em qualificação profissional. No Plano Nacional de Turismo (2007-2010), o Governo Federal pretende gerar cerca de 1,7 milhão de empregos e proporcionar o aumento em 17 milhões de viagens.
Marta Suplicy, por vezes, comentou a escassez de recursos de sua pasta e defendeu que os deputados federais que representam os paulistas apresentem emendas ao Orçamento da União para ampliar este montante. Na opinião da ministra, a aprovação de emendas parlamentares favorece a articulação do turismo como pólo de desenvolvimento. Os reflexos desses investimentos, principalmente na infraestrutura, poderiam ser usados como alavanca para o desenvolvimento das diversas regiões paulistas, inclusive como fonte de geração de emprego e renda. “O Estado de São Paulo é responsável por 35% das viagens do país, sendo que 75% deste montante dentro do próprio Estado, por isso, o esforço do Ministério tem de ser proporcional”, concluiu a ministra. (Fonte: PMSS)

Fundo Social certifica 72 alunos em informática nesta sexta-feira

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião certifica nesta sexta-feira (17/8), a partir das 16h, no Centro Comunitário do Jaraguá, localizado na Costa Norte do município, 73 alunos do curso de informática que teve duração de 32 horas.
Os computadores utilizados têm plataforma Linux com softwares livres e atuais para o perfeito desenvolvimento das atividades. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, as aulas de informática proporcionam educação e contato com a atualidade.
De acordo com uma das professoras do curso, Fabiana Somma, os alunos têm idades entre 8 e 56 anos divididos em 24 turmas e conseguiram aproveitar muito o que foi oferecido. “O desempenho deles foi muito bom. Muitos já conseguiram emprego graças ao curso oferecido no Centro Comunitário do Jaraguá”, destacou Fabiana.
No dia 20 de agosto inicia mais um curso de informática no Centro Comunitário do Jaraguá. Cerca de 120 pessoas serão beneficiadas e o diferencial será a inclusão de duas turmas com portadores de necessidades especiais. Mais informações pelos telefones (12) 3892-4991 ou 3861-2704. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião investe mais de R$ 10 milhões na Saúde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião investiu durante o segundo trimestre de 2007 (abril, maio e junho) mais de R$ 10,2 milhões na Saúde. O valor foi apresentado pela Secretaria da Saúde (Sesau) durante a prestação de contas que aconteceu com o Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião (Comuss) na tarde desta terça-feira (14/8).
De acordo com o relatório da Sesau, o mínimo a ser aplicado com recursos próprios pelo município seria 15%, ou seja, R$ 5.455.394,71. A administração empregou a quantia de R$ 8.391.727,44 mais R$ 1.890.586,56 (18,36%) oriundos de transferências da União para o Sistema Único de Saúde (SUS) e R$ 13.239,76 (0,13%) do Estado para o SUS. O percentual aplicado pela municipalidade foi de 23,07%.
Em relação à despesa, a Prefeitura gastou com pessoal e encargos sociais R$ 4.743.407,87 (46,1%); subvenções sociais R$ 926.398,00 (9%); outras despesas correntes R$ 4.467.684,25 (43,4%); e investimentos R$ 158.063,66 (1,5%). Com relação ao detalhamento das despesas correntes, a Sesau empregou R$ 433.428,30 (9,7%) na área hospitalar; R$ 1.618.366,50 (36,22%) no convênio do Programa Saúde da Família; R$ 683.531,30 (15,30%) em despesas ambulatoriais; R$ 739.557,59 (16,55%) com material de consumo; e R$ 992.800,56 (22,22%) relacionados a serviços de terceiros.
O parecer da comissão de finanças do Comuss foi favorável à prestação de contas, cujos integrantes aprovaram por unanimidade.
“O trabalho da Secretaria da Saúde em parceria com o Comuss tem surtido um bom efeito até porque as prestações de contas vêm sendo aprovadas. Isso é importante porque o Comuss é um órgão fiscalizador. Estamos satisfeitos porque a Saúde está caminhando de maneira transparente em relação aos serviços públicos”, comenta o secretário da Sesau, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho.
Para a presidente do Comuss, Ana Cristina Soares, a prestação de contas foi aprovada porque os conselheiros acreditam na análise da comissão de finanças.
Na próxima quinta-feira (16/8), às 17h, na Câmara Municipal, a Sesau estará apresentando o resumo da execução orçamentária e financeira à comunidade. (Fonte: PMSS)

Site da Prefeitura ganha ferramenta para acompanhar acessos


São Sebastião - Uma ferramenta adotada pelo Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), da Secretaria do Governo (Segov), vai permitir à Prefeitura de São Sebastião fazer um acompanhamento mais profundo sobre os acessos ao site do município. Diariamente, a equipe tem balanço sobre as páginas mais acessadas e também de onde são as entradas.
Somente entre os dias 9 e 13 de agosto foram 2.552 visitas, a maioria de São Sebastião, mas também com acessos dos Estados Unidos, Portugal, Índia, Paquistão, Bahrein, Holanda, Reino Unido, entre outros países.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, na última sexta-feira (10), foram 1.668 visitas à primeira página do site www.saosebastiao.sp.gov.br. “Por meio dessa ferramenta será possível identificar os links mais vistos e até promover mudanças, quando se achar necessário para melhorar o acesso do visitante.” (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para receber a 4ª etapa do Super Surf

São Sebastião - A praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião, recebe entre os dias 12 e 16 de setembro a quarta etapa do Super Surf 2007, o campeonato brasileiro profissional da modalidade. A competição deve reunir os melhores atletas do país e acirrar a disputa pelo título.
O público vai assistir apresentações de surfistas de renome internacional e os campeões das edições anteriores como o paranaense Jihad Kohdr, que lidera a categoria masculina com 2.010 pontos, ao lado do catarinense Marco Polo e do carioca Marcelo Trekinho; o ubatubense Renato Galvão, que está na quarta colocação com 1.860 pontos, e o sebastianense Wagner Pupo, top surfista brasileiro que reside em Cambury, Costa Sul de São Sebastião, e que está no ranking com 1.760 pontos em três etapas disputadas. Além desses atletas, a etapa de São Sebastião também contará com nomes como Peterson Rosa e Fábio Gouveia.
“Maresias é uma etapa muito esperada pelos surfistas, pois as ondas são fortes e tubulares, proporcionando com que os atletas possam realizar o tubo, manobra mais nobre do surfe e que geralmente possibilita com que os surfistas ganhem a nota 10. Uma tarefa muito difícil de conquistar em outras etapas. Sem falar na grande estrutura e grande número de pessoas que assistem ao campeonato”, explica Wagner Pupo.
As mulheres também devem fazer bonito na etapa sebastianense com a presença da cearense Tita Tavares, líder da categoria feminina com 2.720, à frente da ubatubense Suelen Naraisa, que tem 2.590 pontos, e da potiguar Alcione Silva, terceira colocada com 2.340 pontos.
Os vencedores da etapa de Maresias em 2006 foram Jihad Kohdr e a representante do Distrito Federal, Taís de Almeida.
O Super Surf 2007 é organizado pela Editora Abril e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), com patrocínio da Volkswagen e da Nova Skin e tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: PMSS)

Alunos da EM Iraydes aprendem sobre trânsito em mini-cidade

São Sebastião - A EM Iraydes Lobo Viana, localizada no bairro do Itatinga, realizou nesta terça-feira (14/8), pela primeira vez com os alunos da unidade, uma mini-cidade de trânsito com o objetivo de conscientizá-los a obedecerem as regras de sinalização do município e também educar os pais no trânsito.
A ação foi promovida pela escola em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Segurança Urbana (Segur). A escola possui 530 alunos divididos em 20 turmas de 1ª a 4ª séries. Desse número, 10 turmas, o que corresponde a 150 alunos, vão participar e enviar os trabalhos nesta semana ao 7° Prêmio Denatran de Educação no Trânsito.
De acordo com a diretora da unidade, Nathália Delgado Pertusi, na semana passada a Divisão de Tráfego (Ditraf) realizou uma palestra educativa com todos os alunos. “A idéia é de que hoje eles vivenciem a prática de uma mini-cidade. Na comunidade eles andam muito de bicicleta. A partir da palestra e desta oficina eles serão os grandes cidadãos do futuro”, disse Nathália.
Para o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, a iniciativa é importante, pois enquanto crianças, elas entendem os perigos em relação ao trânsito e atuam como multiplicadores do conhecimento que adquirem na escola. “Atualmente estamos com várias ações e entre os dias 3 e 6 de setembro vamos receber o projeto ‘Cidade Portinho’, na quadra de esportes do bairro de São Francisco, que é uma réplica de uma cidade comum”, disse Mota.
A aluna Mirieli Cristina, 8 anos, disse que a mini-cidade foi muito boa e aprendeu várias coisas. “Eu gostaria que esta oficina fosse para outras escolas. Também vou participar do concurso do Denatran pela primeira vez e estou muito animada”, disse. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Arlindo Chinaglia recebe Carta Compromisso do Litoral Norte

Ubatuba - O Presidente da Câmara dos Deputados em Brasília, Deputado Arlindo Chinaglia, encaminhou ao Vereador Charles Medeiros Ofício nº. 2017/07GP a qual registra o recebimento de Oficio CM Nº. 300/2007, onde por conta das discussões frente à implantação da Base de Gás em Caraguatatuba, o Vereador encaminhou a Presidência da Câmara Federal proposta para elaboração de Carta Compromisso por um Plano de Desenvolvimento Regional, objetivando garantir melhorias em infra-estrutura e benfeitorias à qualidade de vida dos moradores e visitantes do litoral norte do Estado de São Paulo.
O Deputado informa ainda que encaminhou a proposta à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara para análise e que informará o vereador dos andamentos da proposta encaminhada.
Para Charles Medeiros, parte dos recursos provenientes da exploração do gás natural da Bacia de Santos dará maior impulso às economias dos municípios do Litoral Norte, para tanto, há que se planejarem ações imediatas para que haja um desenvolvimento socialmente justo e sustentavelmente responsável, tanto em termos humanos e sociais quanto ambientais.
"A idéia é que com os recursos provenientes dos royalties, possa ser efetivada a criação de um fundo que subsidiará um Plano de Desenvolvimento Regional e oferecer a nossa população um crescimento sustentável e planejado", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

UNITAU lança campanha em defesa da mulher

Ubatuba - A Universidade de Taubaté lança Campanha de Prevenção à Violência Contra a Mulher nesta segunda-feira, 13 de agosto, às 8h30, na solenidade de abertura da 30ª Semana Jurídica da UNITAU. A campanha é coordenada pelo prof. Ms. Avelino Alves Barbosa Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas, e foi desenvolvida pelos alunos do quinto ano do curso de Direito da Universidade.
Dentre as ações da campanha, estão o incentivo às mulheres na busca por seus direitos e o trabalho de orientação, realizado pelo grupo de alunos, sobre as formas de se prevenir e agir em casos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Esse serviço de orientação será realizado em um estande, no projeto de extensão “UNITAU na Praça”, realizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, todas as quartas-feiras.
“A intenção é prevenir para que a mulher aja em defesa própria e os índices relativos à violência doméstica diminuam cada vez mais”, explica Barbosa Júnior, que enfatiza a importância do projeto para os alunos e para a comunidade: “essa ação favorece a formação do aluno e presta um serviço importante para a sociedade, procurando solucionar uma questão que deve ser enfrentada pela mulher”.
Com a Lei nº 11.340, também conhecida como “Lei Maria da Penha”, que completou um ano em vigor no dia 7 de agosto de 2007, o índice de denúncias de agressões aumentou. A lei criou mecanismos para prevenir, punir, eliminar a violência doméstica e familiar contra a mulher, e estabeleceu medidas de assistência e proteção às vítimas, além de garantir a prisão em flagrante do agressor.
O tema também será abordado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taubaté por Barbosa Júnior, que ministrará uma palestra no dia 13 de agosto, apresentando a campanha.
SERVIÇO - Mais detalhes sobre a Campanha de Prevenção à Violência Contra a Mulher podem ser obtidos pelo site www.unitau.br ou pelo telefone do Departamento de Ciências Jurídicas (12) 3625-4173. A UNITAU também oferece acompanhamento jurídico para os casos de agressão contra a mulher no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) - (12) 3629-3799 / (12) 3625-4175. (Fonte: UNITAU)

Festival Gastronômico
Programação para esta quarta-feira, dia 15/08.

Ubatuba - Oficinas Gastronômicas
Às 14h00 será realizada a Oficina Gastronômica do Itamanbuca Eco Resort na Unitau. O prato a ser ensinado é o “Lula ao Marinheiro”.
Já as 16h00, é a vez da Oficina do Restaurante Raízes, que ensinará a preparar o prato “Abadejo Raízes”. A oficina também será realizada na Unitau.
Palestra
Walter Mancini, proprietário do restaurante Famíglia Mancini, ministrará a palestra “Se essa rua fosse minha”, às 19h00 no auditório da Unitau.
Os interessados em participar das oficinas e/ou das palestras devem entrar em contato com os telefones 3832 3778 ou 9734 8559. (Fonte: ACIU)

Dia dos Pais aquece o comércio em Ubatuba

Ubatuba - Quem pensa que só o Natal e Dia das Mães aquecem de fato o comércio de Ubatuba, agora pode estar enganado. Segundo vários comerciantes da cidade, o Dia dos Pais está movimentando cada vez mais o comércio do município.
Para o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat as vendas no período do dia 06 ao dia 12 de agosto tiveram aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
“Esse aumento das vendas surpreendeu sim. No decorrer dos anos, geralmente constamos uma movimentação maior do comércio no Dias das Mães, pois aqui em Ubatuba, o mês de agosto é marcado por uma grande queda nas vendas, mas este ano, felizmente a data acabou nos surpreendendo bastante”, diz o presidente da ACIU.
Barakat acrescentou que “o mais importante disso tudo, é que pudemos perceber que tivemos uma melhora na rotatividade do dinheiro na cidade. É muito importante que os consumidores de Ubatuba prestigiem o comércio local. Consumindo aqui, aumentamos a geração de emprego e renda na cidade", concluiu.
A assessora sênior da Loja Pernambucanas, Ana Lúcia Pessoa disse que suas vendas aumentaram entre 5 e 10% em relação ao ano passado. Já o gerente da Casas Bahia, Adilson Inácio não pode precisar o número, mas contou que o movimento foi bem melhor que o ano passado e que surpreendeu bastante.
Aparelhos celulares, artigos de confecção, sapatos, carteiras, cintos e gravatas costumam constar na lista dos presentes mais procurados para homenagear os pais. O que os comerciantes se dizem mais surpresos foi em relação ao almoço de Dia dos Pais. “É difícil se falar em almoço do Dia dos Pais, geralmente o almoço de domingo é marcado para o Dia das Mães. Para o meu estabelecimento, foi o melhor almoço de Dia dos Pais dos últimos 30 anos, teve até fila”, disse entusiasmado o presidente da Associação dos Restaurantes de Ubatuba, João Bianchi.
Bianchi ressalta que o sucesso também se deve aos eventos e promoções que os restaurantes estão realizando devido ao 3º Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba. (Fonte: ACIU)

"Trair e coçar, é só começar"

Única apresentação nesse sábado, dia 18 de agosto, às 21h!
Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba
Valor dos ingressos:
R$ 30,00 (inteira)
R$ 15,00 (meia entrada para estudantes, idosos, aposentados, funcionários públicos)
Informações e DISQUE-INGRESSOS:
COLETIVO DE ARTE FLOR DE NAN
Fernando Moreno & Maria Rita Zahra
(12) 3832-5655 / 8154-1952 / 8113-1008
Litoral Norte de São Paulo
 


CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

"HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX"
Ás 18:10 hs.

"TRANSFORMERS"
Áa 15:30 hs -21:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

No Rio Maranduba

Uma sombra levantou
O lodo da barra,
Tainhas em alvoroço
Saltaram em algazarra,
Barulho de águas espadanadas,
Pios de aves assustadas,
O socó alçou vôo e partiu:
Tem cação bravo no rio.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Itaguá  © Emilio Campi

Praia do Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor