Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de Agosto de 2007 - Nº 1833 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
Ibama realiza audiência pública para discussão do estudo e elaboração de impacto ambiental do Projeto Mexilhão da Petrobras
Prazo de inscrição para exames supletivos termina dia 31
Litoral Norte poderá ter cursos de especialização em segurança do trabalho


Caraguatatuba
Sebrae realiza curso gratuito em Caraguá
Seminário de Direito Agrário-Ambiental reúne centenas de pessoas em Caraguá
Caraguá promove curso de Saúde Bucal
Câmara vota nova rodada de proibição a Febem

Ilhabela
Moradores de Ilhabela e São Sebastião poderão ter prioridade na fila da balsa
Ilhabela comemora 202º aniversario de Emancipação Político- Administrativa


São Sebastião
Moradores de São Sebastião têm que pagar novo imposto: a taxa dos bombeiros
Convenções partidárias agitam final de semana político
DER atende pedido da Prefeitura e implanta redutores de velocidade em Boiçucanga

Ubatuba
Baleias são atração em Ubatuba
Ubatuba ganha ciclovias
Ubatuba confirma participação na Adventure Sports Fair
Segunda etapa da vacinação contra poliomielite é antecipada em Ubatuba
ACIU em guerra com o comércio informal
Alunos mais próximos de Moradores Tradicionais
Fundo Para o Desenvolvimento Regional
Abertas as inscrições para concursos de conto, teatro e poesia na Fundart

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ibama realiza audiência pública para discussão do estudo e elaboração de impacto ambiental do Projeto Mexilhão da Petrobras

Litoral Norte - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) promoveu na tarde de sábado, no ginásio do Tebar, em São Sebastião, audiência pública para discussão do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) para o licenciamento do sistema de produção de gás e condensado no campo de Mexilhão, trecho marítimo, Bacia de Santos.
Mais de 500 pessoas e entidades ambientalistas estiveram presentes para conhecer e tirar dúvidas quanto ao projeto da Petrobras no trecho entre a plataforma fixa de Mexilhão e o gasoduto que interligará a plataforma à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato – UTGCA, em Caraguatatuba. Além do promotor de Justiça do Meio Ambiente do Litoral Norte, Fábio Rodrigues Franco Lima e demais autoridades da região e de cidades do litoral do Rio de Janeiro também estiveram presentes.
“As dúvidas e sugestões que a população tiver serão protocoladas e entregues ao Ibama e juntadas ao processo de licenciamento ambiental”, disse o analista ambiental do Ibama, Anderson de Souza Vicente.
Foram expostos riscos e impactos ambientais, sócio-econômicos desde a criação da expectativa de emprego na população até alterações no cotidiano da comunidade e medidas mitigadoras que o Ibama tem estudado para o empreendimento. “No rio Camburi, localizado dentro da Fazenda Serramar, a medida que o duto atravessasse o córrego, poderia gerar turvidez na água.
Nós propusemos que fosse feito monitoramento e reflorestamento de áreas atingidas e na mata do entorno do rio”, explicou a bióloga marinha do Ibama, Viviane Severino, sobre um dos impactos ambientais e a medida mitigadora. Ainda foi mostrado para o público uma situação hipotética de acidente envolvendo vazamento de gás ou do compensado, o que poderia acontecer e como combater. O gerente do ativo de Produção Norte da Unidade de Negócio da Bacia de Santos da Petrobras, Mauro Mendes, explicou sobre o programa de gerenciamento de riscos e de emergência em caso de acidente.
A coordenadora substituta geral de Petróleo e Gás do Ibama, Ângela Maia, disse que o Rima (Relatório de Impacto Ambiental) já foi aprovado. “Nós viemos apresentar à comunidade o projeto no trecho marítimo, os riscos e impactos da obra. Mas qualquer empreendimento que envolva gás e petróleo causa um impacto potencialmente poluidor”, afirmou Maia.
Muitos pescadores da região estiveram presentes e se mostraram preocupados quanto ao exercício da atividade pesqueira enquanto os dutos e a plataforma estiverem sendo construídos. O pescador e maricultor Alexandre Marcos Líbano de Oliveira em Toque Toque Pequeno, na Costa Sul, temia que uma possível poluição prejudicasse a qualidade dos mexilhões. “A gente está preocupado e não quer uma coisa que polua ainda mais e prejudique nossas famílias e trabalho”, expôs.
A bióloga marinha do Ibama, Viviane Severino, explicou que as Ilhas de Búzios e Vitória, pertencentes ao arquipélago de Ilhabela estão distantes cerca de quatro quilômetros da área de instalação do duto. “Em um raio de dois quilômetros, no entorno da balsa que instala o duto vai ser interditado. Mas o tempo em que não será possível a atividade pesqueira é de meio dia apenas, que é um aspecto importante. A pesca vai poder voltar ao normal, de um dia para o outro”, explicou Severino.
Já a outra analista ambiental do Ibama, Tatiana Malter, disse aos pescadores que será elaborado um plano de compensação da atividade pesqueira.
“O Ibama estará apresentando uma análise sobre o estudo de impacto ambiental e o plano de compensação da atividade pesqueira, que seja elaborado junto com os pescadores”, garantiu Malter.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente do Litoral Norte, Fábio Rodrigues Franco Lima, disse que há um inquérito civil instaurado para acompanhar o empreendimento da Petrobras. “Nós estamos acompanhando.
Neste momento atual o corpo técnico do Ministério Público analisa as questões e os levantamentos da obra”, explicou Lima.
O promotor disse que o direito ambiental e urbanístico está em jogo no empreendimento. “Algumas repercussões sob o prisma ambiental e urbanístico diante desta série de empreendimentos e impactos serão certeiras. O CDP, a duplicação da Tamoios e agora a Base de Gás, será que os municípios estão preparados no planejamento para as agressões ao meio ambiente? A cidade mais atingida será Caraguá, mas o meio ambiente, a postura e a invasão se existe este risco hoje o que vai acontecer depois com a qualidade de vida em todo o litoral? Os royalties não são garantia de que haverá investimentos”, avaliou o promotor.
O gerente do ativo de Produção Norte da Unidade de Negócio da Bacia de Santos, Mauro Mendes, afirmou que a expectativa da Petrobras é que num prazo de até dois meses a estatal receba o estudo de viabilidade ambiental. “Nós estamos seguindo o rito legal, está dentro do prazo. O nosso objetivo é esclarecer o máximo possível à população e esperamos que haja o pronunciamento do Ibama em relação ao estudo de viabilidade ambiental entre 45 e 60 dias”.
O Projeto - O projeto Mexilhão é um empreendimento da Petrobras, na Bacia de Santos para o suprimento do mercado brasileiro de gás, além de promover a redução da dependência do país à importação do produto. O pólo de produção do Campo de Mexilhão servirá como apoio à expansão de outras áreas produtivas da bacia. Para a produção deste gás será instalada no mar uma estrutura fixa, a Plataforma de Mexilhão (PMXL-1), composta por uma jaqueta de dois grandes módulos: um para utilidades, acomodação e heliponto e outro para processo, geração e tratamento.
O produto que será extraído do reservatório de gás é uma mistura de gás e condensado que seguirá para uma plataforma marítima fixa (PMXL-1), instalada a 172 metros de profundidade, onde o gás é processado.
Ao sair da plataforma, o gás e o condensado serão enviados por um gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba (UTGCA). Na unidade haverá a separação do gás, do condensado e produção de gás liquefeito de petróleo (GLP). O gás natural será transportado por um gasoduto até uma estação em Taubaté e em seguida, se interligará ao gasoduto Campinas-Rio, parte integrante da malha sudeste de transporte de gás natural.
O condensado de gás natural, conhecido como gasolina natural, segundo a Petrobras, será enviado até o Tebar, em São Sebastião, no Litoral Norte.
O GLP, segundo a Petrobras, será distribuído para o mercado consumidor. (Fonte: Imprensa Livre)

Prazo de inscrição para exames supletivos termina dia 31

Litoral Norte - O período de inscrição para os Exames Supletivos 2007 destinados a quem não teve acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental ou médio e deseja concluí-los vai até o dia 31 de agosto.
Portanto, os candidatos podem se inscrever para as provas até dia 31 deste mês pela internet na página da Secretaria de Educação ( www.educacao.sp.gov.br ) no link Exames Supletivos 2007. A inscrição também poderá ser feita nos infocentros do Programa Acessa São Paulo ou nas Diretorias de Ensino e escolas da região. No Litoral Norte, os interessados devem procurar a Diretoria Regional de Ensino, em Caraguatatuba.
Para se inscrever é preciso preencher o formulário de inscrição, e se responsabilizar por todas as informações prestadas. As provas referentes aos ensinos fundamental e médio serão realizadas em um único dia. Por isso, cada candidato poderá se inscrever em apenas um nível de ensino.
A correção dos dados cadastrais (dados do candidato, troca de município ou distrito, troca de ensino e de área de conhecimento) poderá ser feita somente pelo próprio interessado durante o período de inscrição. Para acessar a página de correção de dados deverá informar o nº de inscrição e o nº do RG (ou no local em que a inscrição foi efetuada).
Requisitos - Para fazer as provas referentes ao ensino fundamental o candidato deverá ter idade mínima de 15 anos completos ou a completá-los até o último dia de inscrição; e para o ensino médio, idade mínima de 18 anos completos ou a completar até o último dia de inscrição.
A comprovação do requisito mínimo de idade exigida será efetuada no dia de realização das provas, mediante a apresentação do original de um dos seguintes documentos de identificação: carteiras ou cédulas de identidade, expedidas pelos órgãos competentes - que, por força de Lei Federal, valem como documento de identificação - a saber: Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, cédula de identidade para estrangeiros, expedida pelo Ministério das Relações Exteriores, Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia).
Conteúdo - As provas das áreas de conhecimento do ensino fundamental abordarão temas como: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Inglês e Educação Artística); Ciências da Natureza e Matemática (Ciências Físicas e Biológicas e Matemática); e Ciências Humanas (História e Geografia).
No caso do ensino médio, os temas presentes nas provas incluem Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Física, Química, Biologia e Matemática; Ciências Humanas e suas Tecnologias - História e Geografia.
O candidato que já tenha eliminado área(s) de conhecimento por meio de exames/cursos supletivos poderá efetuar sua inscrição apenas na(s) área(s) necessária(s) para a conclusão do ensino fundamental ou médio. A relação do conteúdo poderá ser acessada no site no site www.educacao.sp.gov.br  no link Exames Supletivos 2007. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte poderá ter cursos de especialização em segurança do trabalho

Litoral Norte - O Litoral Norte poderá ter cursos de especialização em segurança do trabalho, hoje oferecidos apenas nas cidades de Santos, São José dos Campos e São Paulo.
A empresa de consultoria e assessoria em segurança, medicina e saúde do trabalho, Segmest, vai fazer um levantamento da quantidade de técnicos em segurança do trabalho na região interessados em fazer especialização na área. O levantamento será entregue ao Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo), que deverá avaliar a demanda e estudar a possibilidade de aplicar os cursos de especialização na área no Litoral Norte.
Segundo o sócio-proprietário, Mario Macedo, existem hoje na região no mínimo 200 técnicos. Macedo acredita que em 60 dias o levantamento deva estar concluído. “Hoje cursos na área portuária, construção civil e saúde, somente são oferecidos fora do Litoral Norte.
Muitas vezes o profissional não consegue fazer a especialização por causa da distância”, avaliou o diretor presidente do Sintesp, Armando Henrique.
Os cursos de especialização nos segmentos de segurança de trabalho são concluídos após 240 horas aula. “Através da indicação da necessidade da especialização, traremos a nossa estrutura para aplicarmos o curso. Este será o nosso comprometimento”, garantiu Henrique.
O diretor presidente da Sintesp afirmou que 4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional são gastos com vítimas de acidentes de trabalho por ano. “Cerca de R$ 32 milhões são enterrados em acidentes de trabalho. Este quadro poderia ser evitado, se houvesse a segurança de trabalho”, avaliou Henrique. Para o diretor presidente do Sintesp, grande parte dos aposentados que vivem no Litoral Norte “carregam seqüelas do trabalho”.
O sócio-proprietário da Segmest, Mario Macedo, foi quem convidou o Sintesp para uma visita a São Sebastião. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento entre a parte empresarial e os técnicos. São Sebastião está desfocado no meio nacional no sentido de segurança e saúde do trabalho”, disse o presidente do Sintesp.
Macedo explicou que a empresa de consultoria e assessoria em segurança do trabalho elabora um programa de prevenção de riscos ambientais e um programa de controle de medicina e saúde ocupacional para os clientes atendidos.
“Fazemos um raio X da empresa no sentido de que ela adote medidas para minimizar impactos ou acabar com os mesmos. Já o médico ocupacional dá a solução e adota medidas científicas para melhorar a qualidade de vida do empregado no trabalho e fora dele”, explicou Macedo.
“Toda e qualquer atividade economicamente ativa que tenha pelo menos um funcionário registrado precisa de segurança no trabalho”, afirmou Macedo.
No Litoral Norte, segundo o sócio-proprietário da Segmest, existem quatro empresas de consultoria em medicina e segurança do trabalho. “Não é preciso nem ir às frentes de trabalho, existe uma legislação a ser cumprida. A oferta de mão de obra especializada na região em segurança do trabalho é grande. São necessárias ações do Ministério do Trabalho e políticas públicas para incentivar o setor”, disse Henrique, presidente do Sintesp. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Sebrae realiza curso gratuito em Caraguá

Caraguatatuba - O Posto Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está com inscrições abertas para o curso Aprender a Empreender, que será realizado em Caraguatatuba, de 27 a 31 de agosto.
O curso será aplicado a duas turmas, uma no período noturno e outra no período da manhã, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e tem duração de 24 horas.
Dentro da programação, os participantes terão noções sobre empreendedorismo, mercados e números da empresa. O objetivo do curso é fornecer subsídios para melhorar os negócios de micro e pequenos empresários de Caraguá.
O público-alvo dessa capacitação inclui donos de negócio formal ou informal, futuros empreendedores, profissionais liberais e participantes de cooperativas.
Para participar do curso é necessário ter idade acima de 18 anos, apresentar CPF e RG e ter concluído Ensino Fundamental completo.
As inscrições podem ser feitas no posto de atendimento do Sebrae de Caraguá, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Rua Siqueira Campos nº 44.
Outras informações pelo telefone (12)3897-8198. (Fonte: VNews)

Seminário de Direito Agrário-Ambiental reúne centenas de pessoas em Caraguá
Promovido com a proposta de promover discussões sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente sobre o aspecto jurídico, o evento reuniu centenas de pessoas durante todo o dia.

Caraguatatuba - O 1º Seminário de Direito Agrário Ambiental de Caraguatatuba, realizado na semana passada, no Teatro Mario Covas reuniu cerca de 400 pessoas durante todo o dia, em discussões que envolveram questões voltadas não só para o Direito Ambiental, mas também para a realidade do Litoral Norte e as perspectivas da região para os próximos anos.
O evento foi realizado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, em conjunto com o Departamento de Direito Ambiental e de Direito Agrário, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e a AJUFESP (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul). Além do público em geral, o encontro recebeu estudantes de Direito do Centro Universitário Unimódulo e das Faculdades São Sebastião.
Participaram da cerimônia de abertura, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Marques Ferreira, o desembargador federal Luiz Stefanini, desembargadora federal Vera Lucia Jucovsky, a juíza federal Carla Abrantkoski Rister, o prefeito José Pereira de Aguilar, além de outras autoridades locais.
A presidente do Tribunal Regional comentou que a realização do evento surgiu devido a realidade da região e pela preocupação da Escola de Magistrados para evitar as agressões à natureza. “Nosso tribunal tem grande feição por essa matéria, pois trata diretamente da qualidade de vida da presente e futuras gerações”, destacou.
Marli ainda afirmou que foi a primeira vez que participou de um congresso cuja temática fosse tão específica com a realidade de onde foi realizado. “Esse encontro é muito específico e com isso, também muito interessante. Acredito que as pessoas sairão dele engrandecidos de novos conhecimentos”, destacou.
Stefanini, que também foi o coordenador geral do encontro, disse que não esperava algo em tamanha proporção quando teve a idéia inicial, porém, ficou bem satisfeito com os resultados. “Foi uma surpresa ver a participação que tivemos, mas espero que possamos contribuir com nossos conhecimentos para essas pessoas”, completou.
A primeira palestrante do dia, Vera Jucovisky, fez um panorama sobre as leis do país ligadas a preservação do meio ambiente. Para que os participantes pudessem entender todo esse processo, ela pontuou desde as primeiras leis que tratavam da importância da preservação, até a lei de 2006, que trata sobre a preservação da Mata Atlântica.
Um dos pontos que ela apresentou foram os diversos princípios da prevenção e precaução, que devem estar claros quando se trata de leis ligadas ao meio ambiente. Ela comentou que no país não há falta de leis, mas sim de efetividade. “Somos bem avançados e estamos na frente de muitos países com as nossas leis, mas o problema é que falta fiscalização e temos problemas de corrupção que impedem que as leis sejam de fato praticadas”, completou.
Vera ainda citou que a Mata Atlântica é considerada hoje um patrimônio nacional, ou seja, um bem comum do povo e por isso tem que ser preservada, já que restam apenas 7% em todo país.
Para a juíza federal Carla Abrantkoski Rister, que coordenou o encontro e foi uma das palestrantes, é importante que as pessoas tenham consciência de seu papel nesse processo de preservação. Ela fez um breve resumo na situação atual do Litoral Norte e, principalmente Caraguatatuba, em meio a tantas mudanças. Carla afirmou que é importante que o Poder Público tenha um planejamento do impacto que a região vai passar nesse período de mudanças, onde vários projetos serão efetivados.
Ela citou o exemplo da Fazenda de Mexilhões, CDP (Centro de Detenção Provisória), corredor de importações de São Sebastião, entre outros, que trarão a sustentabilidade para o Litoral Norte, mas se não for organizada, pode também resultar em vários prejuízos.
Outros temas ainda foram discutidos durante o dia, como “Titularidade na faixa litorânea e ilhas”, “Ocupações irregulares em APPs e Resolução 369 do CONAMA”, ministrado pelo procurador chefe do IBAMA, Georges Joseph Jazzar, “Ordenação da cidade e meio ambiente: planejamento, cooperação e descentralização”, com o procurador geral da república de São José dos Campos, Ângelo A. Costa.
O público também pôde acompanhar a procuradora chefe do INCRA, Maria Cecília Ladeira, que falou sobre “Reciclando a reforma agrária: atividades agro-ambientais em unidades de conservação ambiental”. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá promove curso de Saúde Bucal

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba promoveu na última semana um curso para dentistas da rede municipal. O evento foi realizado no salão térreo da secretaria de educação.
O curso foi dividido em dois módulos. O primeiro contou com o tema “Endodontia”. A capacitação foi ministrada pelo professor da Universidade de Odontologia de Mogi das Cruzes e da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), Regional de São José dos Campos, Marcelo Cicchi. O também professor da Universidade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, Eduardo Dias de Andrade, comentou para os profissionais sobre o tema “Anestesiologia e Terapêutica”.
Segundo a diretora da Divisão de Saúde Bucal, Maria Aparecida essa foi uma oportunidade para que os profissionais buscassem a valorização profissional, dentro do aprimoramento científico, voltado para o conteúdo das ciências básicas e clínicas que poderá ser aplicado no contexto clínico, no dia-a-dia do consultório. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara vota nova rodada de proibição a Febem
Projeto em votação altera a Lei de Zoneamento

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza a partir das 19h30 desta terça-feira - 21 de agosto, a sua 24ª Sessão Ordinária semanal, com transmissão ao vivo pelas rádios locais. Destaque da sessão fica para mais uma proposta que tenta barrar a vinda de uma Unidade Regional da Fundação Casa (Febem), no município.
Na Ordem do Dia, que tem início por volta das 22h15, apenas 3 (três) projetos, todos de autoria dos Vereadores, sendo um (hum) com votação em 2 (dois) turnos e o restante em discussão e votação únicas.
Com votação em 2 (dois) turnos, Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelom), de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera o artigo 4º da Lei Orgânica Municipal (LOM), sobre os símbolos do município. De acordo com a lei, caso seja aprovada, as cores oficiais do município serão o azul e o branco, constantes na bandeira e o Executivo terá que usar apenas estas cores nas viaturas, prédios públicos, cartazes e maquinário oficial, não podendo modificar em hipótese alguma.
De autoria do Vereador Omar Kazon (PR), Projeto de Decreto Legislativo concede ao Delegado de Polícia Civil, responsável pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) na cidade, Orley Siqueira, o Título de Cidadão Caraguatatubense.
Destaque na sessão para o Projeto de Lei de autoria do Vereador Aurimar Mansano, que altera a Lei de Zoneamento - Lei 200/92 e Uso do Solo, proibindo na região a instalação de estabelecimentos de ressocialização de jovens e adultos. Esta propositura faz parte da campanha para proibir a vinda de uma Unidade Regional da Fundação Casa no município, que já teve um pedido de Plebiscito e uma alteração na Lei Orgânica Municipal.
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba é transmitida ao vivo pelas rádios Oceânica - 670 Khz e Caraguá FM - 89,5 Mhz, ou ainda pelo seu site na Internet, bastando clicar apenas www.caraguafm.com.br . (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moradores de Ilhabela e São Sebastião poderão ter prioridade na fila da balsa

Ilhabela - Ilhabela é um município arquipélago e tem uma população que gira em torno dos 30 mil habitantes. A principal via de acesso à cidade é o transporte marítimo, sendo que a maior parte dos munícipes depende de balsas para chegar ao continente.
Tramita na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de uma via de acesso exclusiva para a travessia Ilhabela-São Sebastião. O projeto nasceu de um pedido do vereador ilhéu Beto Campos (PMN) ao deputado estadual Fernando Capez (PSDB) que o apresentou na última terça-feira, dia 14.
De acordo com o texto do documento, os veículos licenciados em qualquer um dos dois municípios terão acesso à travessia por meio de via exclusiva que deverá funcionar seguindo as mesmas disposições, horários e modo de operação que as filas de hora marcada. O desrespeito à Lei implicará em multas que variam de 100 à 1000 UFESPS (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo).
Na justificativa, o deputado deixa claro que essa norma legal não visa ferir o princípio da igualdade, pelo contrário, tem a finalidade de impor igualdade dentre os munícipes. Isso porque os moradores das cidades de Ilhabela e São Sebastião acabam sendo prejudicados pelos turistas de um dia, na medida em que ficam horas esperando para poder fazer a travessia. “Com a possibilidade de haver uma fila específica para os moradores de Ilhabela será instaurado um sistema protetivo dos princípios constitucionais, visto que passará a existir uma proteção aos princípios da igualdade e do direito de ir e vir”, explicou Fernando Capez. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela comemora 202º aniversario de Emancipação Político- Administrativa

Ilhabela - No dia 03 de setembro Ilhabela comemora 202 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data a Prefeitura de Ilhabela organizou uma extensa programação com eventos esportivos; inaugurações; salão de artes plásticas Waldemar Belisário; culto evangélico; missa; baile da cidade; shows musicais e pirotécnico; apresentação de teatro; desfiles militar, cívico e estudantil; concurso de poesia e outros.

Programação

De 22 a 31/8
18:00 - 22:30h: Copa Beach Soccer "Ilhabela 202 Anos" Feminino, Principal e Veterano
Local: Campo de Aviação

Dia 24/8- sexta-feira
20:00h: Abertura da 1ª Feira do Livro de Ilhabela
Local: Praça das Bandeiras

Dia 25/8- sábado
09:00h: Copa Vôlei de Praia "Ilhabela 202 Anos" Livre - Masculino e Feminino
Local: Campo de Aviação

Dias 25 e 26/8
09:00 - 17:00h: Copa Beach Soccer "Ilhabela 202 Anos" Infantil
Local: Campo de Aviação

Dia 26/8 - Domingo
9:00 - 16:00h: 1ª Ação pela Cidadania de Ilhabela
Local: Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira e ACRII "Terezinha de Jesus Ferreira"
08:00h: Copa Fut-Vôlei - Ilhabela 202 anos
Local: Campo de Aviação
09:00h: Torneio de Malha e Bocha "Ilhabela 202 Anos"
Local: Praça de Esportes "Décio Dias"

Dia 30/8 - Quinta-feira
10:00h - Inauguração da Reforma e Ampliação da E.M. Praia Mansa e nova denominação: E.M. Prof. João Antonio César
19:00h - Culto Evangélico
Local: Igreja Assembléia de Deus do Ministério de Santos - Bairro Itaguassú

Dia 31/8 - Sexta-feira
20:00h: Abertura Oficial do XXX Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário
Local: Secretaria Municipal da Cultura - Centro
22:00h: Baile da Cidade
Local: Esporte Clube Ilhabela

Dia 1/9 - Sábado
08:00h - Hasteamento do Pavilhão Nacional
Participação da BAMMIB - Banda Marcial Municipal de Ilhabela
Local: Morro do Engenho D'Agua
09:00h: Copa Jiu-Jitsu "Ilhabela 202 Anos"
Local: Vila
09:00h: Regata Aniversário da Cidade - Categorias: Hobbie Cat / Optimist / 420 / Star/ Holder
Local: Campo de Aviação
15:00h - Amistoso de Beach Soccer "Ilhabela 202 Anos" Feminino - Ilhabela X Lorena
16:00h - Amistoso de Beach Soccer "Ilhabela 202 Anos" Principal - Ilhabela X Natividade da Serra
17:00h - Amistoso de Beach Soccer "Ilhabela 202 Anos" Veterano - Ilhabela X São Sebastião
Local: Campo de Aviação
18:00h - XXXI Prova Pedestre Cidade de Ilhabela
Local: Largada Barra Velha
21:00h: I Festival “Ilhabela em Canto” Encontro de Corais
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda e Bonsucesso
22:00h: Show Musical com Frank Aguiar
Local: Campo do Centro Comunitário - Barra Velha

Dia 2/9 - Domingo
09:00h - Regata Aniversário da Cidade - Categorias: Hobbie Cat / Optimist / 420 / Star/ Holder
Local: Campo de Aviação
10:00h - XIX Prova da Canoa Caiçara "Antônio Carlos dos Reis"
Local: Barraca do Samba - Vila
10:30h - Vôlei - Infantil - Ilhabela X Tebar
15:00h - Vôlei - Adulto Masculino - Ilhabela X Convidado
Local: Ginásio Municipal de Esportes - Itaguassú
15:00h - Amistoso Futebol de Campo Veterano - Ilhabela X Convidado
Local: Estádio Municipal "Ferreirão"
18:00h - Basquete Adulto - Ilhabela X Convidado
Local: Ginásio Municipal de Esportes
21:00h - Apresentação da Peça "O Rombo" - Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI
Local: Praça das Bandeiras - Centro
22:00h - Show Musical com o Grupo Sem Compromisso
Local: Campo do Centro Comunitário - Barra Velha

Dia 3/9 - Segunda-feira
08:00h - Hasteamento das Bandeiras
Local: Praça das Bandeiras - Vila
09:00h - Desfile Militar, Cívico e Estudantil
Local: Rua Doutor Carvalho - Centro
16:00h - Abertura do Campeonato Municipal de Futebol - 1ª Divisão
Local: Estádio Municipal "Ferreirão"
19:00h - Sessão Solene de Câmara - Participação do Coral Municipal "Celina Pellizzari"
Local: Câmara Municipal de Ilhabela - Centro
21:00h - Show Musical com o Grupo Revelação
23:00h - Show Pirotécnico
Local: Campo do Centro Comunitário - Barra Velha

Dia 4/9 - Terça-feira
15:00h - Inauguração da área de lazer do Bairro Bexiga
17:00h - Inauguração da área de lazer do Bairro Portinho
19:30h - Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda e Bonsucesso

Dia 5/9 - Quarta-feira
19:00h - Premiação do IV Concurso de Poesia da Biblioteca Pública Municipal "Dr. Renato Lopes Corrêa" Sarau Poético: Literatura, Música e Teatro
Local: Esporte Clube Ilhabela

Dia 6/9 - Quinta-feira
17:00h - Inauguração do Espaço "Cleide Barbato de Souza Garcêz" (salas de CPD, Rack do Servidor de Rede e Central Telefônica, e PABX da Secretaria da Educação)
21:00h - Apresentação do Grupo "Dança de Rua é Arte" da FUNDACI
Local: Praça das Bandeiras - Vila
Dia 7/9 - Sexta-feira
22:00h - Ilhabela "Uma História de Humor" - Espetáculo com Vallério Wiz
Local: Praça das Bandeiras - Vila

Dia 8/9 - Sábado
09:00h - Entrega da obra de reforma e adequação da E.M. Profª. Mércia do Nascimento Dias - Bairro Saco da Capela.
22:00h - Ilhabela "Uma História de Humor" - Espetáculo com Vallério Wiz
Local: Praça das Bandeiras - Vila

Dia 9/9 - Domingo
10:00h - Inauguração da ampliação, reforma e adequação da E.M. Prof. José Benedito de Moraes - Bairro Reino  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Moradores de São Sebastião têm que pagar novo imposto: a taxa dos bombeiros

São Sebastião - Os moradores de São Sebastião começaram, nesta segunda-feira (20), a pagar um novo imposto. A taxa vai arrecadar dinheiro para o Corpo de Bombeiros.
Recentemente, um carro do Corpo de Bombeiros foi aposentado por tempo de uso. Menos um, numa frota bem reduzida e com veículos antigos. O caminhão tanque é de 1986 e a viatura de resgate é utilizada há quinze anos.
Outro ponto negativo é que a corporação tem apenas 3 equipamentos de respiração, sendo que o necessário seria um equipamento para cada bombeiro.
Para tentar acabar com essas deficiências, os moradores de São Sebastião terão que pagar uma taxa anual, que varia de acordo com o tamanho do imóvel, segundo lei municipal.
De acordo com os cálculos da prefeitura, o valor cobrado será, em média, de quinze centavos por metro quadrado de área construída. Nesse caso, uma casa com cem metros quadrados pagaria R$ 15.
A taxa pode ser parcelada em até quatro vezes e a prefeitura espera arrecadar R$ 2 milhões. O fundo será administrado por um conselho formado pelo prefeito ou alguém nomeado por ele e representantes do Corpo de Bombeiros e da comunidade.
— O Estado não dá total suporte para essa área. Hoje, a prefeitura paga combustível, manutenção dos equipamentos e veículos e tudo mais – explicou Amin Nossabein, Secretário da Fazenda.
Mônica Ciappini, dona-de-casa, diz que foi pega de surpresa com a chegada do carnê de pagamento. E reprovou a iniciativa.
— Eu acho errado, porque a gente já paga muita taxa e isso aí tinha que ser do poder público – reclamou Mônica.
Já para outros moradores a medida é válida.
— Concordo com esta taxa, desde que não seja abusiva. Um dia eu mesmo posso precisar usar o serviço deles – disse Marcelo Rosendo, comerciante.
As opiniões se dividem, mas não diminuem a esperança dos bombeiros de poder prestar um serviço melhor com a colaboração da população.
— Essa taxa vai nos ajudar a comprar equipamentos e a renovar nossa frota na manutenção. Serão melhorias gerais nas condições de atendimento à população – afirmou José Eduardo de Aquino, capitão do Corpo de Bombeiros. (Fonte: VNews)

Convenções partidárias agitam final de semana político

São Sebastião - O final de semana foi de convenções partidárias em várias cidades da região. Em São Sebastião convencionais do PSDB, PSB e PSC foram as urnas em situações diferentes. Nos encontros do PSB e PSC reinou a harmonia política, com apenas uma chapa concorrendo ao diretório. Já no PSDB a movimentação era intensa e uma disputa acirrada entre as chapas “Renovação Já”, encabeçada, entre outros, pelos suplentes de vereador Coutinho e Marcos Fuly e a “Força Tucana”, composta por aliados do ex-prefeito Paulo Julião.
A primeira convenção ocorreu sábado e foi a do Partido Social Cristão. Em clima de confraternização os integrantes do PSC apenas ratificaram a chapa única concorrente comandada pelo comerciante Ernane Primazzi, virtual candidato do partido a prefeito nas eleições do próximo ano.
O plenário da Câmara ficou lotado de simpatizantes da candidatura e a convenção foi prestigiada por dois deputados estaduais do PSC, Said Murad e Lélis Trajano. O presidente estadual do partido e deputado federal, Régis de Oliveira também compareceu ao encontro político.
O pré-candidato a prefeito Ernane Primazzi disse que o PSC “vai mudar a história de São Sebastião”.
Depois de fazer críticas a problemas básicos da administração, enfatizando a saúde e educação (pedindo inclusive apoio dos deputados para “salvar a Santa Casa da cidade), Primazzi afirmou que o PSC vai fazer uma “campanha limpa” no próximo ano. Sobre a escolha do candidato a vice na chapa, o comerciante afirmou que ainda é cedo para divulgar nomes e que “há muitos interessados” em acompanhá-lo. Declarou que “n~/ao necessariamente”, mas, seu candidato a vice pode sair da Costa Sul, a exemplo da eleição municipal passada.
Outra convenção absolutamente tranqüila foi a do PSB, que ocorreu ontem, no prédio anexo da Câmara, no prédio que abrigava o Arquivo Histórico Municipal. O partido vai mesmo continuar sendo controlado por aliados do prefeito municipal Juan Garcia. Cerca de 80 filiados estavam aptos para votar na convenção e o número mínimo para ratificar a chapa era de pouco menos de 20 votantes. Por volta do meio-dia cerca de 60 convencionais registraram voto.
Por aclamação já foi definida a nova diretoria do partido na cidade assim composta: O advogado Paulo Roberto de Jesus é o presidente; o secretário municipal de Governo, Thirso Júnior, ficou com a vice-presidência e o secretário municipal da fazenda, Amin Nossabein é o novo secretário-geral do PSB. Paulo e Thirso foram eleitos também delegados junto ao Congresso Estadual do partido.
A nova direção do PSB se preocupará agora em definir os nomes que possam ser candidatos a vereador pelo partido e se preocupará também em dar apoio à estruturação da campanha pela reeleição do prefeito Juan Garcia.
A convenção do PSDB, como esperado, foi bastante movimentada com as duas chapas disputando o voto de cada membro do partido que aparecia na Câmara Municipal.
Os tucanos tentaram manter um clima cordial, mas, por vezes, os ânimos ficaram acirrados. As duas chapas montaram uma espécie de “corredor polonês” para recepcionar os votantes (simpatizantes de Paulo Julião se postaram na entrada do prédio do Legislativo e os integrantes de oposição à entrada do Plenário). Do lado de fora do prédio havia queixa que um lado havia retirado determinada faixa de outro.
Cerca de 1.100 tucanos estavam aptos a participar da convenção. Compareceram às urnas 227 peesedebistas sebastianenses. No final do encontro, a apuração registrou 116 votos para a chapa “Força Tucana” e 111 votos para a chapa “Renovação Já”.
Pelos critérios do estatuto tucano ocorreu um “empate técnico” na convenção, ou seja, as duas chapas terão mesmo número de representantes no Diretório Municipal.
Pouco mais de 40 votos na convenção, por serem de recém-filiados ao partido estão sub-júdice.
Ainda na noite de ontem, os componentes das duas chapas se reuniram em uma das salas da Câmara Municipal para tentar desde já uma composição visando estabelecer os nomes que irão comandar o partido daqui para frente. A legislação ainda dá prazo de cinco dias para esta definição. Os tucanos decidiram voltar ao assunto amanhã. (Fonte: Imprensa Livre)

DER atende pedido da Prefeitura e implanta redutores de velocidade em Boiçucanga

São Sebastião - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), de Cubatão, atendendo a uma reivindicação da Prefeitura de São Sebastião implantou redutores de velocidade na avenida Walkir Vergani, em Boiçucanga, na última quinta-feira (16/8).
Os redutores foram instalados em frente à sede da Suprefeitura da Costa Sul, Núcleos de Serviços e 3° Pelotão da Polícia Militar com objetivo de oferecer segurança aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Baleias são atração em Ubatuba

Ubatuba - Três baleias que apareceram na praia da Almada, costa norte de Ubatuba, estão sendo a atração de moradores e turistas.
Duas baleias da espécie franca --mãe e filhote-- e uma que ainda não foi identificada estão na cidade desde o dia 10 e percorreram as praias Vermelha do Norte e Félix. Elas chegaram à praia da Almada na última quinta-feira.
As mais novas 'celebridades' de Ubatuba estão ameaçadas de extinção, segundo biólogos e vieram do litoral de Santa Catarina, onde se reproduzem, para fugir do frio --o último registro do aparecimento dessa espécie em Ubatuba foi em 2002.
"Não é todo dia que se pode ver uma baleia. Alguns moradores usaram até caiaque para tentar chegar mais perto. Elas são lindas", afirmou o pescador e morador da Almada, Jaime Florindo, 48 anos.
"Acho que elas gostam daqui porque o mar é calmo, com poucas embarcações. Estou vigiando para ver se elas chegam mais perto, quero tirar fotos", disse o comerciante Fernando de Souza, 33 anos, de Ubatuba.
As baleias-francas fêmeas podem chegar a até 18 metros e pesar 45 toneladas. Os machos são menores, com no máximo 17 metros. A espécie tem o corpo negro, com uma mancha branca na barriga e nadadeiras curtas.
"Vamos monitorar para certificar de que elas não sofreram nenhum risco. Estamos fiscalizando as embarcações e redes da praia. Segundo relato de pescadores, o filhote está em período de amamentação", afirmou a bióloga do Aquário de Ubatuba, Carla Beatriz Barbosa. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba ganha ciclovias
Ampliação do sistema vira necessidade onde há uma bicicleta por habitante

Ubatuba - Em uma cidade como Ubatuba, em que há uma bicicleta por habitante, a construção de novos trechos de ciclovias e ciclofaixas tornou-se uma das prioridades do cronograma de obras da prefeitura.
Atualmente com 30 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas, a cidade reduziu em até 95% o número de acidentes com ciclistas desde o início de 2006, segundo a Secretaria de Trânsito.
Como parte do planejamento, a construção de uma nova ciclofaixa na avenida Rio Grande do Sul --que liga a rodovia Rio-Santos ao centro da cidade-- já está em fase de licitação.
O coordenador do setor, Marlon Lopes de Moraes, disse que a ampliação da malha cicloviária foi intensificada no início de 2006. Segundo ele, até então, o número de acidentes com ciclistas atingia a média de 10 por semana.
Em razão destes números, foi implantado um programa no Pronto-Socorro da Santa Casa específico para estes atendimentos. No entanto, este ano, a Secretaria da Saúde desativou o serviço.
"Houve uma queda radical no número de acidentes. Agora, estamos fazendo ações educativas", disse Moraes.
FISCALIZAÇÃO - A fiscalização das ciclofaixas é feita diariamente pela Secretaria de Segurança. No começo do ano, ela foi iniciada com o intuito de orientar os ciclistas mas, em março, assumiu uma postura punitiva.
Em dois meses, apreendeu 120 bicicletas. Elas podiam ser retiradas mediante o pagamento de uma taxa de R$ 5. As bicicletas que não foram resgatadas no prazo de 90 dias iriam a leilão, mas não houve interesse.
Após um tempo sem fiscalização, a prefeitura retomou as atividades, novamente com caráter educativo. "A nossa intenção é voltar a punir os ciclistas porque desta forma eles passam a abusar menos", disse Moraes.
Nesta semana, serão implantadas 16 novas placas de regulamentação em dois trechos. Outras 28 placas orientativas estão previstas para serem implantadas.
A estimativa da prefeitura é que existam 70 mil bicicletas na cidade. Destas, calcula-se que 40 mil circulem diariamente. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba confirma participação na Adventure Sports Fair
A Adventure Sports Fair é um dos eventos mais importantes do calendário de feiras da América Latina e acontece em São Paulo de 22 a 26 de agosto

Ubatuba - Graças à uma saudável parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial de Ubatuba (Aciu), foi confirmada a participação do município na Adventure Sports Fair, um dos mais importantes eventos do calendário de feiras da América Latina.
Segundo o secretário de turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, a participação de Ubatuba será de grande valia para a divulgação de nossa cidade, pois a Adventure é uma das principais oportunidades para o amadurecimento de nossa destinação: “é muito importante ressaltar que a Secretaria de Turismo tem como missão básica o fomento e a profissionalização do turismo municipal. Muito já foi feito, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Participar de uma feira deste porte nos permite aparecer e aprender com outras cidades mais evoluídas no quesito turismo”, diz o secretário.
Para Ahmad Khalil Barakat, presidente da Aciu, Ubatuba está sendo muito bem vista pelo mercado e a hora é de ação: “os empresários de nossa cidade precisam ter consciência de que a participação é a chave do negócio. De nada adianta reclamar sem tomar atitudes. Sem participação, não cabe reclamação, e é exatamente o que a Associação está fazendo, ou seja, fomentando o turismo municipal”, afirma Ahmad.
Ecoturismo - O enfoque principal deste ano na Adventure Sports Fair será o ecoturismo e para tanto foram convidadas as duas unidades de conservação do município: o Núcleo Picinguaba e a Ilha Anchieta. Um folder exclusivo foi criado para o evento, onde há a apresentação das principais atrações ecoturísticas de nosso município. Além disso, o Projeto Tamar estará com um stand maior do que os outros anos, visando ressaltar a importância do segmento em Ubatuba.
A Adventure Sports Fair acontece de 22 a 26 de agosto em São Paulo, no Pavilhão do Ibirapuera. Mais informações podem ser obtidas na Setur, através do fone 12 3833-9007, no setor de ecoturismo, com Rodrigo.
Avanço do turismo - De acordo com o secretário de Turismo, “o turismo municipal está avançando significativamente na sua estruturação e a cidade precisa estar preparada para os novos tempos. Esta é a visão do prefeito Eduardo Cesar, que acredita em um futuro muito promissor em curto prazo”.
“A Secretaria de Turismo já implantou o Circuito Litoral Norte Paulista, o Conselho Muncipal de Turismo, trabalhou de modo efetivo para que o segmento fosse elencado como o principal vetor de desenvolvimento municipal no Plano Diretor, fundou o Convention Bureaux do Litoral Norte, está desenvolvendo o Plano Municipal de Turismo e contribui para que a Lei de Uso e Ocupação do Solo enfoque o mapeamento das zonas de interesse turístico. E agora temos que estar prontos para uma maior profissionalização do turismo municipal”, diz o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: Imprensa Livre)

Segunda etapa da vacinação contra poliomielite é antecipada em Ubatuba
De 20 a 24 de agosto a vacinação acontecerá nos bairros mais distantes

Ubatuba - A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba irá antecipar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De 20 a 24 de agosto as crianças de 0 a 5 anos que residem nos bairros mais afastados já começarão a ser vacinadas. No dia nacional da segunda etapa, 25 de agosto, das 8 às 17 horas, a vacinação acontece nos principais postos de saúde da cidade e as crianças devem retornar aos postos para receber a segunda dose e garantir a imunidade contra a poliomielite. Ainda neste dia, também estarão disponíveis nos Postos de Saúde as demais vacinas que compõem o calendário básico de vacinação. Portanto, os pais ou responsáveis podem aproveitar o sábado para atualizar o cartão de vacinas das crianças.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.” (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU em guerra com o comércio informal

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU tem recebido várias reclamações de consumidores em geral e de empresas associadas em virtude dos ambulantes irregulares que ficam diariamente no calçadão.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, esses ambulantes irregulares prejudicam o comércio, a geração de empregos e a renda da cidade.
Barakat explicou que a entidade tem total conhecimento de toda a dificuldade que o empresário encontra para manter seu estabelecimento aberto legalmente, e aponta que uma delas é que a própria fiscalização da Prefeitura coloca muitos empecilhos para a obtenção de alvarás. "Constantemente vários empresários nos procuram para mostrar sua indignação por verem ambulantes irregulares no calçadão não sendo fiscalizados, enquanto eles que procuram a legalização não conseguem alvarás", diz consternado.
"Nós estamos indignados com a falta de fiscalização da Prefeitura. Como exemplo de uso indevido de licença, cito a venda de ervas na frente da Casas Bahia, no calçadão, que, segundo apuramos, a licença foi concedida a um Índio, que tem todo o direito de vender seus produtos ali, mas quem trabalha no local é outra pessoa, como se fosse "empregado" desse ambulante, o que não é permitido pela Lei Municipal", diz Barakat.
Outra atividade que está crescendo sem a devida fiscalização é a distribuição de panfletos em vias públicas. "Essa prática atrapalha o trânsito, expõe pessoas ao risco de acidentes, pois ficam entre veículos em circulação e, principalmente, suja a cidade, uma vez que o material distribuído acaba sendo jogado nas ruas e calçadas, provocando um acúmulo de lixo, causando grande poluição, deixando a região com aspecto negativo para todos que por lá circulam", acrescentou Barakat.
Um comerciante do calçadão que preferiu não se identificar, apontou também outros graves problemas no calçadão: a venda de cds e dvds piratas e a comercialização de alimentos sem o mínimo de higiene. "A gente vê pessoas vendendo no calçadão cds e dvds piratas sem o menor problema. Guardas municipais vêem e não fazem nada. Outra coisa é a venda de alimentos como a maçã-do-amor, por exemplo. Aquilo fica totalmente exposto ao sol, não tem sequer uma proteção, enfim, zero em higiene", diz o comerciante.
Quando a reportagem da ACIU estava fotografando uma ambulante que vendia cintos em uma "arara", uma pessoa abordou a repórter e perguntou o porque de ela tirar as fotos. A repórter respondeu que era por causa da matéria e a pessoa logo disse: "É isso aí, tem que denunciar mesmo, porque esse calçadão tá parecendo um camelódromo".
"Esperamos por parte da Prefeitura uma fiscalização rigorosa e atuante nestes comércios oportunistas, que servem apenas para prejudicar a nossa cidade", concluiu o presidente da ACIU. (Fonte: ACIU)

Alunos mais próximos de Moradores Tradicionais

Ubatuba - No último dia 16, alunos e professores da Escola Municipal Anativa Fernandes Faria do Sertão da Quina, foram a campo em visita a moradores tradicionais buscando um maior contato com a comunidade, a aproximação colaborou em muito para mostrar aos alunos um pouco da vida, história, arte e cultura de moradores da região.
A iniciativa faz parte do "Projeto Ubatuba, O Lugar Em Que Vivemos, Sua História, Arte e Cultura" da Secretaria Municipal da Educação, que está realizando várias ações sobre o projeto.
No trajeto foram abordados assuntos sobre a localização das primeiras casas da região, os primeiros moradores, suas origens, o porquê do nome do bairro, os caminhos antigos, a forma de vida, o sistema de manuseio da mata, das roças e da pesca, noções sobre agrofloresta e pousio.
O ponto de maior interesse foi à visita à casa da artesã Aparecida Maria Silva Amorim, especialista em cestaria de palha e taquara. Dona Cida como é carinhosamente conhecida, já foi instrutora de artesanato, participou de programa de TV e teve seus trabalhos expostos em vários locais. Atenciosa como sempre, a artesã mostrou todas as etapas de seu trabalho, foram explicadas ainda a forma de como é retirado à matéria-prima na natureza e os cuidados necessários para seu manuseio de forma a não agredir o meio onde vivem. Assim como muitos moradores, Dona Cida se mostrou satisfeita com a visita e aguarda mais alunos para a uma visita bem proveitosa. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Fundo Para o Desenvolvimento Regional

Ubatuba - O Vereador Charles Medeiros esteve na cidade de São Sebastião, no último dia 18, em Audiência Pública realizada pelo IBAMA sobre o Projeto Mexilhão.
O tema principal foi referente à implantação do Sistema de Produção e Escoamento de Gás Natural e Condensado no Campo de Mexilhão, na BS1. Várias foram às dúvidas em relação à possibilidade de ocorrer vazamento e outros acidentes, os presentes observaram questões relacionadas à prevenção e posterior indenização a pescadores, maricultores e comunidade prejudicada por possíveis vazamentos.
Os temas segurança, saúde e meio ambiente, foram á tônica da discussão. Oportunamente o vereador Charles Medeiros distribuiu cópia da proposta de um Fundo Para o Desenvolvimento Regional através da Criação de uma Carta Compromisso para orientar as ações de melhorias tanto ambientais quanto sociais a população do Litoral Norte. A idéia, segundo Charles Medeiros é que haja planejamento e aplicação responsável aos investimentos a serem recebidos e que isto não acarrete prejuízos .
"A cidade de Macaé-RJ, por exemplo, não estava preparada para receber os recursos, isto causou vários problemas sócio-ambientais. Vimos de um lado muita riqueza e do outro, muita miséria, e não é isto que planejamos para nossas comunidades. Temos que pensar em oferecer propostas de qualidade e não de quantidade a moradores, visitantes e turistas de nosso litoral", afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Abertas as inscrições para concursos de conto, teatro e poesia na Fundart

Ubatuba - A partir desta segunda-feira, 20, estão abertas na Fundart as inscrições para três concursos simultâneos nas modalidades de conto, teatro e poesia. No ano em que completa 20 anos de criação, a Fundação promove as edições do XX Concurso de Poesia “Idalina Graça”; XIV Concurso de Contos “Washington de Oliveira” e VI Concurso de Texto de Teatro Infantil “Tia Helô”, como mais um evento para marcar a o aniversário da Fundação.
Os interessados terão até o dia 21 de setembro para confirmar a participação e terão direito a premiações, tais como cursos realizados na própria Fundação, inglês e informática em escolas especializadas, além de livros e o direito de publicar os trabalhos premiados em antologia específica sobre o concurso. Haverá também brinquedos como premiação para os trabalhos infantis. O concurso é retomado este ano, após ter sido interrompido em 2006. “É uma forma de envolver a comunidade, despertar vocações e homenagear gente que fez e faz a história de nossa cidade”, afirma Pedro Paulo T. Pinto, presidente da Fundart.
Estes concursos já se tornaram uma tradição na história da Fundart e têm revelado respeitados autores que abordam os mais variados temas com muita criatividade. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Fundart, à Praça Anchieta, 38 a partir desta segunda-feira, 20. A entrega dos prêmios será no dia 24 de novembro, na Escola Tancredo de Almeida Neves, às 20 horas. (Fonte: PMU)

CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!
"OS SIMPSONS-O FILME"
Dublado!!!!!!!!!
Ás 15:00 hs - 16:45 hs - 18:30 hs - 20:15 hs - 22:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Vida caiçara

A história de quem nasce aqui
começa com o pé no mar
até tomar intimidades
e pular nas ondas
e mergulhar no mar
e beber água do mar.
E conforme cresce
em idade e experiência
ao mesmo tempo
vai tomando ciência
em manejar o remo
em costurar a rede.
E adquire a sabedoria
dos nomes dos peixes
da força dos ventos
dos humores do mar
dos sinais dos tempos
até merecer a distinção mais cara
para ser no trabalho e na cultura
mestre em tradição caiçara.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento

O Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB de Ubatuba vem a público agradecer aos filiados e simpatizantes, assim como à imprensa e aos dirigentes dos demais partidos políticos que prestigiaram, com sua honrosa presença, a Convenção Municipal realizada ontem no recinto da Câmara Municipal de Ubatuba, que elegeu seu novo Diretório Municipal e sua nova Comissão Executiva, que tem como Presidente o Sr. Rogério Frediani.
A eleição de chapa única para o Diretório Municipal é, para nós, muito mais significativa do que a disputa interna havida para a Executiva Municipal, e demonstra, com muito mais propriedade, nossa disposição de somar esforços, multiplicar adesões e seguir unidos para a conquista de melhores dias para nossa cidade e nossa população.
Hoje podemos afirmar, com grande satisfação, que possuímos em nossos quadros várias lideranças devidamente qualificadas e à altura dos anseios da população para ocupar os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador. Dentre estas, pretendemos escolher e colocar à disposição da população como respeitáveis opções de voto nas próximas eleições municipais, aquelas que demonstrarem maior competência e empenho em lutar pela causa pública, expressas em propostas de trabalho e planos de governo devidamente sintonizados com a realidade sócio-econômica e ambiental do município e as expectativas de sua gente.
A todos que, de forma solidária, nos têm incentivado nessa luta por um futuro melhor para nossa cidade e seus cidadãos, o nosso abraço e o nosso melhor agradecimento!
Atenciosamente,

Gilmar Rocha
Secretário Municipal do PSDB em Ubatuba

Obra na orla do Perequê Acu

Nós moradores da Rua Taquaral no bairro Perequê-Açú, rua esta que termina na Avenida DA Praia (Abreu Sodré), já há algum tempo temos, como cidadãos, ocupado uma lacuna deixada pelo Poder Público MUnicipal, uma vez que limpamos nosso espaço de Praia e nossa rua, inclusive terreno baldio que não há limpeza nem pelo proprietário e sequer pela Secretaria correspondente , mesmo já havendo várias reclamações. Há uns três anos confeccionamos uma mesa de alvenaria com bancos de Madeira debaixo de uma castanheira (chapéu de Praia) existente na beira DA Praia, no cruzamento DA rua Taquaral com Av. Governador Abreu Sodré, e o resultado foi o esperado pois OS meliantes que faziam trafico de entorpecente no local e OS desocupados dream lugar a famílias que passaram a frequentar o local, por ter sombra e bancos para sentarem, bem como desfrutar de "jogos de dama" e "jogo DA velha" pois o próprio revestimento DA mesa eram OS tabuleiros dos jogos, e, hoje no acompanhando a obra na orla DA Praia nos entristecemos vendo que foi tirado a mesa e bancos, que segundo o feitor não será reposta no lugar , nem confeccionado outra.
Se isso realmente acontecer estaremos andando de marcha-a-ré, pois as famílias não mais frequentarão aquele espaço e OS meliantes retornarão para reocupar o espaço deixado, pois como bem sabemos um cruzamento com sombra é o lugar ideal para venda de drogas e planejar delitos, pois se pode observar a chegada DA polícia de longe.
Acrescido a esse fato nota-se que a distância entre as luminárias que ESTão sendo colocadas é de aproximadamente 12 metros, em média, no local de que estamos falando não foi colocado luminárias, ficando uma antes, no sentido de quem vem DA cidade e outra após uns 32 metros.
O interessante que no quiosque mais próximo há quatro luminárias iluminando o telhado do quiosque (devido a proximidade), talvez seja esse o motivo de haverem deixado um espaço tão Grande entre uma e outra justamente nesse ponto. Apesar de que basta caminhar pela calçada que observa-se quatro luminárias contornando OS quiosques, sempre numa distância aproximada, nunca menos que três metros, algumas até rente o telhado do quiosque.
Gostaríamos de que fosse mantido no local mesa e bancos bem como fosse redistribuídos as luminárias ou colocasse duas, que levando em conta a metragem é o mínimo que falta.
Nesta oportunidade estamos só querendo que o Prefeito Municipal fiscalize a obra para que haja as devidas correções pois ainda há tempo pois a obra ESTá em andamento, depois só nos restará ELOGIAR OU REPUDIAR o serviço se esse não for feito em detrimento DA segurança e lazer dos cidadãos e sim para uns poucos.

Gumercindo Domingues Aquila
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ruínas da Lagoa  © Emilio Campi

Ruínas da Lagoa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor