Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 22 de Agosto de 2007 - Nº 1834 Edições Anteriores

Restaurante Tropical Terra Caiçara

Região
DEPRN muda postura e pode proibir novas construções em diversas áreas do litoral
Base de Gás Grupo pede laboratório para água
Semana Elpídio dos Santos 2007


Caraguatatuba
Supereco faz oficina para futuros parceiros
CEI do Ipiranga realiza passeata pela paz
Canoagem de Caraguá conquista 20 medalhas em Angra dos Reis
Prefeito de Caraguá reivindica Portal Turístico para Ministra
Caraguá recebeu mais de 130 enxadristas no final de semana
Mais de 300 comparecem à convenção municipal do PSDB de Caraguá

Ilhabela
Ilhabela conquista título de regata em São Sebastião
Homem é preso por violência doméstica e porte ilegal de arma na Barra Velha
Professor Joadir pede que bolsão de embarque da balsa seja monitorado por câmeras


São Sebastião
Promotoria propõe ação civil pública contra o pagamento da taxa de bombeiros
Programa de conscientização de uso racional de energia está no município
Vivação Cidadania supera 2500 atendimentos
Terceira Conferência Municipal da Cidade de São Sebastião acontece na próxima sexta-feira
Sectur adia fase municipal do Mapa Cultural Paulista
São Sebastião desenvolve ações para o cumprimento dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Veículos de São Sebastião passam por teste para controle de emissão de gases poluentes
Prefeitura assume Hospital de Clínicas nesta sexta

Ubatuba
Ana Barone leva pré-candidatos do PR para encontro nacional em Brasília
PM prende homens por porte ilegal de arma no Centro e Itaguá
Lavrador morre em acidente de trânsito na rodovia Rio/Santos
Pessoas da comunidade serão treinadas para atuar no controle da dengue
UNITAU promove Semana da Educação Física em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

DEPRN muda postura e pode proibir novas construções em diversas áreas do litoral

Litoral Norte - O Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais-7 (DEPRN), órgão da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, está, desde o inicio deste ano, responsável por dar a anuência à qualquer projeto que envolva questões ambientais da região (a não ser quando se tratar de uma Unidade de Conservação Federal).
Antes de 2007, este trabalho era feito pelo Ibama. No entanto, o Instituto, em seus pareceres, não adotava como base algumas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Uma das normativas não seguidas, até o ano passado, pelo Ibama, é a 369 de 28 de março de 2006, que orienta o impedimento de qualquer intervenção ou supressão de vegetação de nível médio e avançado em áreas consideradas de Preservação Permanente, como as restingas das praias paulistas (vegetação rasteira presente após a areia). Neste ano, as autorizações ambientais saíram da alçada federal e passaram a ser feitas totalmente pelo DEPRN.
Por ser uma atribuição nova, o departamento e outras autoridades do setor, começaram a se reunir no primeiro semestre, para saber qual será a postura adotada pelo órgão estadual em relação aos futuros pareceres. Na tarde desta segunda feira, o diretor regional do DEPRN-7, que abranje Vale do Paraíba e Litoral Norte, se encontrou com os funcionários da região para estabelecer que, a partir de agora as resoluções do Conama servirão de base para a análise de projetos de construção civil em todas as áreas do Litoral Norte.
O diretor regional do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, Danilo Angelucci, ressalta que o todo processo que passar pelo órgão terá que vir muito bem fundamentado e documentado. “Cada caso será um caso, e para isso vamos cobrar toda a documentação necessária, inclusive um detalhamento maior do tipo de vegetação presente na área a ser analisada” relata Danilo Angelucci.
O DEPRN-7 esteve neste início de ano se reunindo com outras autoridades ambientais, como a Promotora de Justiça Elaine Taborda. Ela foi uma das responsáveis por alertar os órgãos regulamentadores para o cumprimento das resoluções federais sobre o setor.
A promotora regional de meio ambiente, habitação e urbanismo do Litoral Norte, Elaine Taborda, afirma que está na hora da região fazer uma opção. “O aquecimento global está aí e a vegetação de restinga que está quase extinta na região, (foto), seria uma das principais ferramentas contra o avanço do mar. Temos que fazer uma escolha e realmente mudarmos nossa forma de preservação ambiental”, explica a promotora, esperando que, após os encontros, as autoridades cumpram as determinações e analisem com mais cautela a situação dos recursos naturais no Litoral Norte.
Apesar de ressaltar a importância da nova postura em relação ao meio ambiente, a promotora Elaine Taborda admite que, uma maior restrição ao direito à propriedade, certamente irá trazer complicações econômicas para os municípios, mas, segundo ela, não tão graves como as conseqüências do desmatamento ao meio ambiente. Uma das áreas que certamente irá ter o trâmite mais complicado para a construção é o condomínio de Itamambuca em Ubatuba. A praia de Ubatuba ainda apresenta vegetação rasteira após a areia e boa parte da flora já esta em nível médio ou avançado.
Como o Conama considera área de preservação permanente toda a faixa de 300 metros após as praias, muitos terrenos deste e outros condomínios semelhantes não poderão receber novas construções. O ambientalista Hugo Gallo não concorda com mais uma regulamentação proibitiva sem a criação de uma estrutura eficiente de fiscalização.
“Não adianta o DEPRN proibir um cidadão de construir algo em um terreno que ele comprou legalmente, se nas periferias de Ubatuba e de todo litoral, há milhares de ocupações irregulares em rios, nascentes e no próprio Parque Estadual da Serra do Mar” ressalta o ambientalista e dono do aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, cobrando um maior acompanhamento das autoridades nas áreas periféricas, onde o crescimento populacional é realmente significativo e desordenado. (Fonte: Imprensa Livre)

Base de Gás Grupo pede laboratório para água

Litoral Norte - Maricultores do Litoral Norte reivindicaram ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a implantação, pela Petrobras, de um laboratório de análise para monitorar a qualidade da água e a toxidade das algas, como contrapartida à implantação do complexo de exploração de gás na região.
A reivindicação foi apresentada na audiência pública promovida pelo Ibama no último sábado, em São Sebastião, para a discussão do projeto de exploração de gás do Campo de Mexilhão.
A audiência tratou da parte marítima do projeto, que é a plataforma e o gasoduto que serão construídos.
A implantação do laboratório estaria incluída nas medidas de compensação ambiental que a Petrobras terá que assumir como contrapartida para implantar o projeto.
"O laboratório ajudaria a monitorar a qualidade dos mariscos produzios pelos 120 maricultores da região", disse Alexandre Gomes Novaes, chefe do Departamento de Fomento à Maricultura da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba.
O Ibama informou ontem que está analisando as sugestões recolhidas na audiência pública e que não há prazo para se manifestar. (Fonte: ValeParaibano)

Semana Elpídio dos Santos 2007

Região - A Semana Elpídio dos Santos é realizada anualmente no pequeno município de São Luiz do Paraitinga que fica situado no interior do Estado de São Paulo, à beira da rodovia Osvaldo Cruz, entre Taubaté e Ubatuba, na região do Vale do Paraíba.
A cidade, de cerca de dez mil habitantes vem se firmando como destino turístico, devido ao seu importante conjunto arquitetônico do século XIX e também por suas numerosas manifestações populares, em especial as festas religiosas, como a do Divino Espírito Santo, além do Carnaval e da Festa do Saci.
A musicalidade é uma das características da cidade. Ela se expressa através da banda - Corporação Munical São Luiz de Tolosa, de duas fanfarras com prêmios regionais e estaduais, de grupos musicais, entre eles o grupo Paranga coordenado por Negão Santos, filho de Elpídio que vem divulgando a música da região em shows, rádio e TV desde os anos 70.
É nesse contexto que surgiu a Semana Elpídio dos Santos, instituída através de Projeto de Lei pela Câmara Municipal e organizada pelo Instituto Elpídio dos Santos, ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar as obras musicais da região do Vale do Paraíba, em especial a produção artística de Elpídio dos Santos.
A Semana conta com o apoio da Prefeitura Municipal e, em 2007 ganhou o apoio muito representativo da classe dos músicos locais que participaram ativamente da programação do evento.
Para quem quiser conferir a musicalidade de São Luiz do Paratinga e conhecer um pouco mais sobre Elpídio dos Santos é só acompanhar a nossa programação que é gratuita e acontece em locais públicos:

Programação

Dia 31 de Agosto
Apresentação da Fanfarra Municipal Monsenhor Ignácio Gioia abrindo a Semana
19h - em frente à casa de D. Cinira
Apresentação do Grupo de Seresta de São Luiz do Paraitinga
A partir das 22h o grupo sairá da Praça da Matriz percorrendo as ruas da cidade

Dia 01 de Setembro
Apresentação de obras de Elpídio por três grupos locais - homenagem da classe dos músicos da cidade: Grupo de Violonistas Sta Cecília, Grupo "Os Salgados" e Dupla "Juca e Jonca".
20h30min - Coreto Elpídio dos Santos - Praça da Matriz
Show do Grupo Paranga
22h - Coreto Elpídio dos Santos - Praça da Matriz

Dia 02 de Setembro
Retreta com a Corporação Musical São Luiz de Tolosa (banda)
11h - Coreto Elpídio dos Santos - Praça da Matriz

Dia 03 de Setembro
Missa com a participação do Coral Municipal de São Luiz do Paraitinga.
19h - Igreja Matriz


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Supereco faz oficina para futuros parceiros

Caraguatatuba - Ainda em fase de diagnóstico, a ONG realizou ontem no Unimódulo em Caraguatatuba, uma oficina com representantes de diversas áreas para construir uma metodologia do projeto “Água de beber, de comer, de usar e conservar... ciclos contínuos” em conjunto.
O Instituto Supereco criou uma avaliação para conhecer a percepção ambiental dos envolvidos no projeto, também querendo colher dados para o trabalho que será realizado no rio Juqueriquerê.
Durante o encontro, a gestora social da entidade, Cristina Filizzola, disse que cada pessoa que colaborar, será uma gota de água do rio.
Paulo André ressaltou que o Juqueriquerê é usado para o consumo, lazer, paisagem e navegação, e por isso, precisa ser preservado. “Precisamos sensibilizar as pessoas, para colocar para fora a consciência de cada um. Faze-las entender a importância de preservar”, falou Paulo André, coordenador do projeto e presidente da ONG Onda Verde.
O objetivo do Supereco é fazer com que a sociedade use racionalmente os recursos hídricos, além de promover a manutenção e a recuperação das paisagens, visando o equilíbrio do ciclo hidrológico e cuidar das espécies ameaçadas e conservar os ambientes marinhos em perigo.
A ONG, que opera há 13 anos, sempre voltados à educação ambiental no Brasil, também promoverá oficinas com as comunidades próximas ao rio, para que possam adquirir novos voluntários.
A escolha de desenvolver o projeto na região do Porto Novo, se deu por estar inserido e integrado à Mata Atlântica, além de pertencer a um local prioritário de conservação do Estado de São Paulo (Corredor de Biodiversidade Serra do Mar).
O Instituto também repensou o fato do bairro constituir uma região estratégica na importante bacia do Rio Juqueriquerê, pensou em poder potencializar a tradição histórica e cultural caiçara, ser constituído de bolsões de pobreza e por ser responsável, entre outros lugares, pelo elevado potencial de contaminação do rio.
O projeto “Água de beber” traz dois eixos principais de trabalho: Educomunicação socioambiental e Geração de Trabalho e Renda e tem a Educação socioambiental como linha transversal.
A parte de Geração de Trabalho e Renda está sob a responsabilidade de Cristina Filizzola. Esse eixo vai estimular a comunidade da região de Porto Novo a perceber formas de ampliar e diversificar a fonte de renda.
“Descobrimos, via pesquisas, que os moradores da região, em sua grande maioria, vivem da pesca artesanal, da pesca comercial e das atividades decorrentes do turismo.
Então, programamos trabalhar, inicialmente, com 18 famílias no eixo Geração de Trabalho e Renda. Vamos identificar, por exemplo, as habilidades manuais dessas pessoas e só depois as capacitaremos nas questões ambientais e nas questões comerciais de compra e venda. Além disso, elas receberão informações sobre gestão de negócios sustentáveis além, é claro, de serem aperfeiçoadas suas habilidades manuais para a produção de uma linha de ecoprodutos.
Tudo isso será feito por meio de oficinas específicas. Por exemplo, o grupo será estimulado a trabalhar de forma cooperativa ou associada, a fim de garantir sua emancipação e sustentabilidade após o término do projeto”, disse Rosi Cheque, assessora da ONG.
A chamada Economia Solidária (Ecosol) é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centralizada na valorização do ser humano.
Esta pode ser associativista e cooperativista e envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Esse tipo de economia não substitui o Estado no que tange as obrigações legais. É um modo específico de organização de atividades econômicas caracterizado pela autogestão e pela igualdade entre os membros. Isso significa que todos os associados são donos do empreendimento e a administração é coletiva e democrática.
A Ecosol no Brasil vem crescendo por conta de vários fatores.
Um deles é o desemprego urbano e desocupação rural resultantes da expansão agressiva de uma globalização que torna mais e mais pessoas totalmente descartáveis para o funcionamento da máquina de produção e consumo. Hoje, o modelo cooperativista é reconhecido legalmente no mundo inteiro como forma de organização. Até a segunda metade do século XX predominaram as cooperativas ligadas à agricultura. Só nos Estados Unidos há mais 150 milhões de pessoas que participam de cooperativas. Isso representa 60% da população.
Na Alemanha 80% dos agricultores e 75% dos comerciantes estão organizados dessa forma.
No Brasil, existem 2300 organizações que geram aproximadamente 115 mil empregos e possuem cerca de 2 milhões de associados. O cooperativismo chama a atenção para o fato de ser aplicável a qualquer área.
Este novo trabalho é resultado do programa de educação ambiental “Planejando a nossa paisagem: Corredor de Biodiversidade Serra do Mar - porção Litoral Norte de São Paulo”, desenvolvido ao longo de dois anos nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O programa foi tão bem-sucedido que passou a ser material de leitura obrigatória em concursos públicos na região. (Fonte: Imprensa Livre)

CEI do Ipiranga realiza passeata pela paz
Com o tema "o que tem valor é a paz e o amor", um grupo de crianças do CEI Messias Mendes de Souza, do Ipiranga, realizou uma passeata pelas ruas bairro.

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) Messias Mendes de Souza, administrado pela parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Mamulengo Social, realizou na última semana uma passeata pela paz.
Localizada no bairro Ipiranga, a unidade saiu pelas ruas do bairro numa iniciativa para conscientizar as pessoas sobre a importância de praticar atos simples, como respeitar o próximo.
Essa atividade é uma das ações que integra o projeto "O que tem valor é a paz e o amor", um dos participantes da edição 2007 do Prêmio Destaque, promovido pelo Instituto e que vai apontar no final do ano o melhor projeto, por faixa etária, da educação infantil de Caraguatatuba.
A proposta é realizada pela coordenadora Rosana Borges. Ela conta que iniciou este trabalho após receber uma visita da coordenadora técnica do Mamulengo, Irlândia Ramos.
"A coordenadora, em uma de suas visitas ao nosso CEI, disse que era importante que trabalhássemos alguns conceitos para que as crianças respeitassem mais uns aos outros, e desenvolvessem bons relacionamentos com os amigos e familiares. Foi a partir dessa proposta que iniciamos o projeto", destacou Rosana.
Para a diretora da unidade, Silvina Maria Rodrigues Silva, a passeata foi bem importante porque envolveu não só as crianças, mas também os familiares e a comunidade, atingindo plenamente o objetivo do projeto. Participaram dessa iniciativa, as crianças de 0 a 3 anos atendidas pelo CEI do Ipiranga.
"Nosso objetivo principal é combater a violência e fazer com que cada criança se reconheça como um agente transformador, capaz de lutar e conseguir um mundo com mais paz e justiça", finalizou Silvina. (Fonte: PMC)

Canoagem de Caraguá conquista 20 medalhas em Angra dos Reis
A equipe de Caraguá conta com o apoio da Prefeitura e iniciativa privada para que sua participação seja possível nos campeonatos fora do município. A escolinha de evento acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras

Caraguatatuba - A equipe ACALINO (Associação de Canoagem do Litoral Norte) esteve em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde participou, com 24 canoístas, da 2ª etapa da Copa Brasil de Canoagem. A equipe foi convidada para a etapa festiva, que acontece todos os anos na Escola Naval e contou com cerca de 90 atletas vindos de diversos estados do país.
O evento, organizado pelo Colégio Naval, aconteceu no sábado, 18, e a equipe caraguatatubense conquistou 20 medalhas, sendo 9 de ouro, 6 de prata e 5 de bronze. O percurso foi de 13 quilômetros, porém, a classificação por equipe só acontecerá na próxima etapa da competição, que será em novembro, ainda sem data definida.
Na Classe I Júnior, Edivan Vieira sagrou-se campeão, o segundo lugar do pódio foi ocupado pelo também caraguatatubense Luiz Fernando. Na Classe I Sênior, Pedro Paulo foi o campeão e Fernando Lima o Vice; Na Classe I Máster, Edneder Soares e Humberto Santana foram os 1º e 2º colocados respectivamente; na Classe I Super-Masters, Antônio Cortez foi o campeão e Ari (Ilhabela) ficou com a 3ª posição. Na Classe I Duplo Masters, a dupla Edmar Soares e Edvaldo Soares ficou com o 4º lugar e na Classe II Júnior, Eric Inácio também ficou na 4ª posição.
Na categoria Classe II Júnior, os três lugares ao pódio foram conquistados pelos atletas da ACALINO. Valdir de Carvalho, Taffarel da Costa e Rafael Carvalho foram os 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente; na classe II Júnior, Jhoni Cleiton sagrou-se campeão, Rogério ficou em 3º lugar e Anderson em 4º; na Classe III Sênior, Antônio Silva foi o campeão e João Paulo o 3º colocado.
As mulheres da equipe também tiveram bons resultados na competição e mostraram garra e coragem para enfrentar as águas cariocas. Na Classe III Feminino Junior, as meninas caiçaras ocuparam os três lugares do pódio. Vitória de Oliveira foi a campeã, Geane Mendes a vice e Bianca Sarzi a 3º colocada; na Classe III Feminino Sênior, Ellen Fernandes sagrou-se campeã e Juliana Vieira a vice.
Para esta etapa, a equipe caraguatatubense contou com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Nice Calçados, Litoral Tintas, Quiosque do Nelsinho, Econorte Ford, Construção Yume e AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura.
No dia 16 de setembro, a equipe volta para o Rio de Janeiro, onde participará, na Praia do Anil, do Campeonato Brasileiro com percurso de 30 quilômetros. Para o professor de Canoagem e também atleta da ACALINO, Edivaldo Fernandes Soares, a expectativa é boa para essa prova, pois a equipe conta com novos caiaques para a disputa. "Nossa equipe foi vice campeã no ano passado e iremos com cerca de 25 atletas federados", disse.
Para Soares a maior dificuldade da equipe é o baixo número de atletas em relação às outras cidades. "A média das outras equipes é de 12 atletas por modalidades e o número nosso é bem menor. Temos qualidade técnica, mas não ficamos com o primeiro lugar o ano passado devido a quantidade de atletas, pois a classificação é feita de acordo com a colocação de cada competidor. Quanto mais atleta a equipe levar, melhor é a classificação geral", acrescentou. Ele disse ainda que os alunos da escolinha de Canoagem também são selecionados para participar das competições.
A Escolinha de Vela, formada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura e a AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura, tem aulas todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h, na praia da Pedra da Freira, no Camaroeiro. Os interessados devem ter idade a partir dos 10 anos, ir até o local das aulas. As inscrições e as aulas são gratuitas. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá reivindica Portal Turístico para Ministra
O encontro com Marta Suplicy aconteceu na tarde de ontem em São Paulo

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar esteve nesta segunda-feira, 20 de agosto, em uma reunião da Associação de Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), realizada na Capital, e que contou com a presença da ministra do Turismo Marta Suplicy.
Acompanhado do secretário de turismo Ricardo Ribeiro e do vereador Aurimar Mansano, Aguilar entregou um ofício à ministra, onde Carguatatuba reinvindica a construção de um Portal de entrada do Litoral Norte.
Em sua manifestação, Aguilar agradeceu ao governo atual a atenção dada ao município. "Até hoje todos os projetos enviados ao governo Federal pela nossa cidade foram contemplados" enfatizou Aguilar. Tenho certeza de que este projeto também será atendido pois é um sonho, não só da população de Caraguatatuba mas de toda a região.
Aguilar aproveitou para reforçar o pedido do prefeito de São Sebastião Juan Pons Garcia, para a instalação de um restaurante-escola no município de São Sebastião, que atenderá às quatro cidades. (Fonte: PMC)

Caraguá recebeu mais de 130 enxadristas no final de semana
A Secretaria de Esportes de Caraguá oferece aulas gratuitas todas as segunda, quartas e sextas-feiras, das 17h às 20h no CEMUG

Caraguatatuba -Caraguá sediou no domingo, dia 19 de agosto, a 6ª etapa do 8º Circuito Valeparaibano de Xadrez. O evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, no Poiares, contou com a participação de 132 enxadristas representando os municípios de São Sebastião, Ubatuba, São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Tremembé, Pindamonhangaba, Lorena e São Paulo.
A etapa do circuito foi organizada pela prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e pelo professor da modalidade Marco Artago e promovida pela AVP - Associação Valeparaibana de Xadrez.
Na categoria Absoluto, Francisco Medeiros, de Pindamonhangaba, sagrou-se campeão, o segundo e o terceiro lugares foram conquistados pelos caraguatatubenses Carlos Eduardo e Fernando Barbosa respectivamente. Na Feminino, Ana Vitória, de Caraguá foi a campeã, o segundo lugar ficou com Ana Carla, de Jacareí e a 3ª posição foi conquistada por Érica Asato, também de Caraguá. Na categoria Sub-15, Alberto Becker, de São José dos Campos, sagrou-se campeão, seguido por Vinícius Minoru, de São Paulo, em segundo, e Alessandro Ribeiro de São Sebastião o 3º e na Veterano, o sebastianense José Benedito foi o 1º, José Jesuel, de Jacareí em 2º e José Fernando de São Sebastião o 3º.
A SECER oferece aulas gratuitas de Xadrez a todos os munícipes que queiram praticar a modalidade. As aulas são oferecidas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 20 no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Os interessados devem procurar o Professor Marco Artagno ou a Secretaria de Esportes pelo telefone 3887-1165. A SECER fica abrigada no CEMUG, na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. (Fonte: PMC)

Mais de 300 comparecem à convenção municipal do PSDB de Caraguá
Número superou as expectativas da organização, que precisava de apenas 30 filiados na votação

Caraguatatuba - Mais de 300 pessoas passaram pelo prédio Julieta Cabral nesse domingo, 19, para a Convenção Municipal do PSDB de Caraguatatuba. O número superou as expectativas dos organizadores do evento, que precisavam apenas de 10% de quorum entre os 800 inscritos na cidade.
Os convencionais decidiram quem são os integrantes do diretório tucano de Caraguá, que garantirá as vagas dos candidatos a vereador e a prefeito das eleições de 2008.
O vice-prefeito de Caraguá, Lúcio Fernandes, explica o porquê do interesse tão grande entre os filiados. "A força política do deputado Antonio Carlos é muito grande e ela atraiu muitos para essas eleições".
O voto nessa convenção foi secreto e, segundo Fernandes, serviu também para aguçar os sentidos políticos da população de Caraguá. "É de extrema importância a participação dos filiados nesse evento, que foi também uma confraternização entre os tucanos da cidade".

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela conquista título de regata em São Sebastião

Ilhabela - Bons ventos atraíram 27 velejadores do litoral paulista à baía da praia Deserta, neste sábado, em São Sebastião. Com nove embarcações participantes foi realizada a 1ª Regata de Revezamento em Equipes da Classe Holder.
A competição proporcionou aos expectadores do evento muita emoção e grande competividade entre os representantes das cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Praia Grande, São Vicente e Santos, que realizaram 10 voltas em uma raia triangular marcada por bóias, onde os atletas mostraram a qualidade da prova.
Durante todo o percurso, os velejadores fizeram um jogo de equipes aplicado, evitando o máximo de erros nas transições dos integrantes das equipes.
Nas três horas de prova, a embarcação de Ilhabela ficou na dianteira a maior parte do tempo, enquanto os atletas de São Sebastião, Praia Grande e a segunda equipe de Ilhabela brigavam pela vice-liderança. No entanto, na última volta, enquanto a equipe principal de Ilhabela e Praia Grande estavam na liderança, o barco sebastianense se complicou no revezamento permitindo que a equipe secundária de Ilhabela tomasse a terceira colocação.
Os atletas João Paulo da Silva e Mariana Matheu, de Ilhabela, e Max Gordo, de Praia Grande, venceram na categoria individual. Na disputa por equipes, Ilhabela conquistou o título, seguida por Praia Grande, em segundo, e São Sebastião, na terceira colocação. Os alunos do projeto Ventos & Velas, Samuel Solano, Sivaldo Batista e Felipe John ficaram com o oitavo lugar.
Após prestigiar a regata, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, enfatizou a vocação da cidade para competições de alto nível. “A cidade tem uma qualidade natural muito boa, possibilitando que várias modalidades esportivas possam ser oferecidas para a população. Essa regata só confirma o potencial de São Sebastião para os esportes náuticos”.
“O campeonato foi muito importante devido ao fato de ser bem técnico e de contribuir para a integração entre todos nós velejadores”, destacou Pedro Paulo Grangeiro, da equipe de São Sebastião.
A 1ª Regata de Revezamento em Equipes da Classe Holder foi realizada pela Prefeitura de São Sebastião, com apoio da ALNorte, Nautos, OctopuSolution, Fevesp e Corpo de Bombeiros. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é preso por violência doméstica e porte ilegal de arma na Barra Velha

Ilhabela - A Polícia Militar atendeu na noite da última sexta-feira mais uma ocorrência de violência doméstica. A vítima D.P.C., 30 anos, que residente na rua do Zabumba, no bairro Barra Velha, declarou que seu amásio C.M.S.F., 36 anos, a agrediu com uma espingarda. Na abordagem realizada dentro da residência, os policiais encontraram o agressor e apreenderam a espingarda calibre 28 com cinco cartuchos deflagrados.
De acordo com a PM, C. foi levado para o distrito policial e autuado pelo crime de porte ilegal de arma, além de violência doméstica. A vítima foi encaminhada para o pronto-socorro, mas passa bem, segundo a polícia.
Com a entrada em vigor da Lei Maria da Penha há um ano, a mulher que é vítima de violência familiar ou doméstica passou a receber atenção diferenciada do sistema jurídico brasileiro. Sem a aprovação desta lei, talvez esta agressão de Ilhabela ficasse impune.
Entre as inovações mais importantes estão a interrupção das multas ou sanções que envolvem dinheiro e cestas básicas concedidas pelo agressor e a criação das varas especializadas (ainda devem ser criadas) - que podem dar rapidez aos processos movidos contra os agressores.
Além de uma revolução, que deu às agressões o status de crime e garante que as mulheres não sejam obrigadas a sair de seu ambiente familiar com suas crianças para fugir do agressor, agora ele é obrigado a deixar a residência. Muitas mulheres desconhecem os itens citados e acabam caindo na cultura da agressão silenciosa, ou seja, a não denúncia.
Outro ponto é que a mulher só pode desistir da denúncia em audiência com o juiz e, quando houver risco à integridade da mulher, a prisão do agressor poderá ser decretada. (Fonte: Imprensa Livre)

Professor Joadir pede que bolsão de embarque da balsa seja monitorado por câmeras

Ilhabela - O presidente do Legislativo ilhéu, Professor Joadir Capucho (PPS), apresentou uma indicação ao Executivo, na última sessão ordinária, pedindo a instalação de câmeras de vigilância no bolsão de embarque da balsa.
Preocupado com a segurança da população que tem a balsa como principal alternativa de entrar e sair de Ilhabela, Joadir afirma que até o momento nenhuma medida sobre o assunto foi adotada.
A idéia é monitorar o movimento de embarque e desembarque da balsa com a instalação de câmeras em pontos estratégicos. “A vigilância nas proximidades da balsa favoreceria a paz pública”, explicou. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Promotoria propõe ação civil pública contra o pagamento da taxa de bombeiros

São Sebastião - Aproximadamente 30 mil carnês para pagamento da Taxa de Serviços de Bombeiros chegaram às residências dos moradores de São Sebastião na semana passada. Amparada em uma lei municipal, a prefeitura está cobrando uma taxa do serviço de bombeiros, que é de responsabilidade do estado e não do município, segundo informações da Promotoria da Cidadania de São Sebastião.
De acordo com a prefeitura, a partir desse ano, a taxa será computada junto ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e poderá ser paga em 12 vezes. A primeira parcela para quem optou pelo pagamento dividido venceu ontem, dia 20 de agosto.
A cobrança, segundo informações da prefeitura, é feita com base na Lei Complementar 79/2006, elaborada a partir de um pedido da Corporação que atende São Sebastião. O recurso arrecadado com a taxa vai direto para a manutenção do Corpo de Bombeiros na cidade, conforme determina a Lei municipal 1832/2006, que criou o Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de São Sebastião. A verba, segundo a prefeitura, será usada para uso exclusivo da corporação.
Apesar dos argumentos, na sexta-feira passada, dia 17, uma cópia da lei foi encaminhada para o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, para propor eventual ação declaratória de inconstitucionalidade, já que cabe ao Ministério Público defender direitos constitucionais dos cidadãos.
“A prefeitura está cobrando por um serviço que sequer é de responsabilidade do município.
O cidadão não agüenta mais pagar tributos e o Brasil tem uma carga tributária próxima a da Suécia, mas com a qualidade da prestação de serviço similar à de Gana, na África”, declara o Promotor da Cidadania, Dr. Luiz Fernando Marques Guedes.
Na última sexta-feira, também foi movida uma ação civil pública – ferramenta utilizada pelo Ministério Público para defender o interesse da coletividade, quando considerado violado. No texto original da ação, consta o pedido de ressarcimento das pessoas que já pagaram a primeira parcela da taxa proposta.
“ Estamos aconselhando as pessoas que nos procuram, que não paguem a taxa e entrem com mandado de segurança, porque se o pagamento ocorrer será difícil receber o dinheiro de volta”, afirma o promotor. Segundo ele, como a ação se refere a um mesmo motivo, um grupo de pessoas também pode procurar um advogado para um mandado de segurança coletivo.
O juiz de São Sebastião e a Procuradoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo estão analisando os documentos, que estabelece, em lei municipal a cobrança dos serviços dos bombeiros.
No cálculo para a cobrança, a média será de R$ 0,15 para cada metro quadrado de área edificada e R$ 0,04 para terrenos. Segundo informações contidas no site da prefeitura, na semana passada, em reunião com a comunidade do bairro do Pontal da Cruz, o prefeito junto com seu secretariado, teria explicado que a Segurança Pública é uma obrigação do Estado, mas que se não houver parceria, muitos serviços desse setor não seriam realizados ou não existiriam no município.
Ele teria ressaltado ainda, que a taxa vai servir para custear a corporação que tem problemas com viaturas sucateadas e também recebe ajuda para alimentação, combustível, transportes e mesmo equipamentos que o Estado não repassa. Desta forma, teria replicado o prefeito, não seria possível investir em material e mesmo a instalação de uma base na Costa Sul. Esta última, seria uma antiga reivindicação da comunidade.
O Estado participa com o pagamento do salário dos funcionários e envio de viaturas, o que não ocorre desde a implantação da unidade sebastianense há cerca de sete anos. Anualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 400 mil, em média, com a corporação. Esse valor aumenta na alta temporada, com o reforço de outros profissionais, segundo informações da prefeitura.
A taxa de bombeiros é uma novidade para São Sebastião, mas é cobrada em alguns municípios brasileiros.
No litoral paulista, por exemplo, o imposto é usado em Ubatuba e nenhum morador contesta a taxa. Já em Bertioga, no início desse mês, a própria Câmara Municipal moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade promovida pela mesa diretiva da Casa, apoiada pelos demais vereadores e acabou conquistando a liminar que suspende a cobrança da taxa de bombeiros no município. Enquanto a decisão do poder judiciário não chega, a população tem o direito de optar pela decisão favorável ou não da taxa implantada esta semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa de conscientização de uso racional de energia está no município

São Sebastião - O Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e Gás Natural), desenvolvido pela Petrobras, está em São Sebastião. A prefeitura firmou parceria com o projeto e até quarta-feira, dia 22, alunos de escolas da rede municipal de 5ª a 8ª séries e motoristas de veículos movidos a diesel vão conhecer o programa de conscientização sobre a emissão de gases e fumaça na atmosfera e o uso racional de energia.
São Sebastião é a oitava cidade do País a ser visitada pelo projeto. O Conpet/Petrobras trouxe um caminhão, que está estacionado na Rua da Praia, onde as crianças assistem ao show de energia, com apresentações práticas de física.
“De uma forma lúdica, os professores da Unesp mostram experiências de energia. Os alunos podem ver a parte prática de uma aula de física. Eles são muitos receptivos e saem com os olhos brilhantes”, disse o coordenador do projeto e técnico de administração e controle da Petrobras, Victor Gomes.
Ontem passaram pelo caminhão 400 crianças. Depois de se divertirem com o show de energia, elas ainda assistiram um vídeo do projeto com aula de economia e explicações sobre o petróleo e a Petrobras.
“Eu achei muito legal. Eu gostei das experiências que eles fizeram”, disse a estudante da 8ª série, que assistiu ao show de energia, Thais Matos, de 14.
As exibições acontecem às 8h30, 10h30, 13h30 e 15h30 e são abertas ao público. Segundo o departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, cada escola é responsável pela escolha dos estudantes que vão comparecer ao programa. A partir de hoje, agentes de trânsito da Ditraf (Divisão de Tráfego) e a equipe técnica devem estar na avenida Antônio Goulart de Marmo, no Centro, das 9h às 17h, para verificar a emissão de diesel no ar.
De acordo com o técnico do Programa Economizar da Petrobras, João Carlos Sanches Pereira, o índice de opacidade veicular para estar em conformidade ambiental deve ser de 1,69 ou abaixo.
“Carros acima do ano de 1995 atendem ao índice de emissão veicula. O nosso trabalho é educativo e orientador, e não tem caráter de punição, o motorista é convidado.
Caso esteja acima do índice, ele é orientado a fazer a manutenção corretiva do veículo na parte mecânica”, explicou Pereira. Cada motorista deve receber uma ficha de avaliação do veículo.
O coordenador do projeto, Victor Gomes, disse que as frotas da prefeitura e da empresa de transporte coletivo, Ecobus, serão verificadas quanto à emissão de fumaça preta. Está não é a primeira vez que o Conpet vem para o Litoral Norte. Em 2005, a cidade de Ilhabela foi visitada e em 2006, foi a vez de Ubatuba.
“Foi um sucesso muito grande e positivo a visita nestas cidades. Em Ilhabela, todos os veículos verificados estavam em conformidade ambiental e em Ubatuba, 80% estavam em conformidade. Se o diesel do veículo não queimou, há gasto com o dinheiro, por outro lado se estiver tudo certo, o meio ambiente é preservado”, disse Gomes.
“O nosso objetivo é divulgar para a população de São Sebastião o projeto Conpet e trazer a conscientização do uso racional de energia”, explicou Gomes.
O projeto - O projeto Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia coordenado por representantes de órgãos do Governo Federal e da iniciativa privada (Grupo Coordenador do Conpet). Com o apoio da Petrobras, estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos.
As ações do programa para racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural, contribuem na articulação de estratégias econômicas, ambientais e institucionais.
Cabe à Petrobras fornecer recursos técnicos, administrativos e financeiros ao programa.
O projeto foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. (Fonte: Imprensa Livre)

Vivação Cidadania supera 2500 atendimentos

São Sebastião - A 5ª edição do Vivação Cidadania, realizada no último domingo (19/8), na EM “Henrique Tavares de Jesus”, no bairro Barra do Sahy, superou a marca dos 2.500 atendimentos. O público participante classificou as ações e serviços oferecidos pelo programa em sua maioria, (72% dos entrevistados) como ótimo. Os dados são do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que divide a organização do projeto com a Prefeitura de São Sebastião.
Dentre os serviços oferecidos pelo mutirão que envolveu todas as secretarias da Administração, os que registraram o maior número de atendimento foram os da secretaria de Saúde, com aferição da pressão arterial e índice de massa corpórea, exame preliminar de acuidade visual, atendimento do programa Bebê Clinica, PSF da Barra do Sahy, Centro de Icentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) e combate a Dengue, seguidos da emissão de documentos como RG e título de eleitor, corte de cabelo e oficinas recreativas da Secretaria de Esportes (Seesp), que atenderam cerca de 500 crianças.
A ação contou ainda com orientações sobre Bolsa Família, fotografia 3x4, xerox, inscrição para CPF, denúncia para fiscalização ambiental, informática, Banco do Povo, orientação da Justiça Federal, Procon, Ouvidoria, entre outros.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o Vivação é um programa que beneficia a comunidade e a idéia é leva-lo para outros bairros. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, disse que é importante essa identificação dos moradores com o programa que é feito para atende-los. (Fonte: PMSS)

Terceira Conferência Municipal da Cidade de São Sebastião acontece na próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza na próxima sexta-feira (24/7), a partir das 8h, no Porto Grande Hotel, no Centro, a 3ª Conferência Municipal da Cidade para definir propostas que serão levadas à Conferência Estadual que acontece em São Paulo nos dias 22 e 23 de setembro. O principal objetivo do evento é discutir a implantação da política urbana para todo o país.
Durante o encontro, dois grupos de trabalhos coordenados pela comissão preparatória vão discutir os temas: ‘A Política de desenvolvimento urbano e as intervenções nas cidades’ e ‘Capacidade e forma de gestão das cidades’.
No primeiro assunto vai se discutir a eficácia das políticas e investimentos nos vários níveis de governo para combater a lógica da desigualdade e da exclusão territorial, reverter a fragmentação das cidades e a desarticulação das intervenções setoriais. Já no segundo tema, busca-se entender em que medida os governos estão estruturados para enfrentar os desafios nas várias instâncias, as fragilidades do poder público no planejamento do desenvolvimento e nas ações, sua integração e a participação da sociedade. Após o debate e definição das quatro propostas, seis delegados serão eleitos pelos participantes. As sugestões serão levadas ao Conselho Estadual pelos delegados escolhidos.
As inscrições ainda podem ser feitas na Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), situada na rua Amazonas, 13, até o dia 23 de agosto. Na data do evento, a inscrição ocorre entre às 8h e 9h no local da conferência.
Mais informações pelos telefones (12) 3862.6568 ou 3893.1278. (Fonte: PMSS)

Sectur adia fase municipal do Mapa Cultural Paulista

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informa que foi adiada a realização da fase municipal do Mapa Cultural Paulista para a próxima semana, nos mesmos locais informados anteriormente.
A seleção dos trabalhos para a fase regional vai acontecer na sala de exposições da Sectur, localizada na Rua da Praia, para as modalidades de Artes Visuais e Literatura, no dia 30, a partir das 17h. Já na sexta-feira (31/8), às 11h, a EM Henrique Botelho, localizada no Porto Grande, recebe o evento nas modalidades de Teatro e Dança. Segundo a Sectur, os resultados para a próxima fase são divulgados no mesmo dia.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

São Sebastião desenvolve ações para o cumprimento dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente

São Sebastião - Após a comemoração dos 17 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no dia 13 de julho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e o Conselho Tutelar continuam a desenvolver ações que promovam o cumprimento dos Artigos do ECA, instituído pela Lei 8.069/1990 em todo o município.
A Prefeitura concede atendimento prioritário às famílias inseridas em programas de transferência de renda dos governos Federal e Estadual, além dos projetos sociais garantindo o acesso e privilegiando a convivência familiar e comunitária. A administração também tem ampliado o investimento no processo de capacitação dos jovens.
Atualmente, a Setradh desenvolve três projetos no município: o Cidadão Criança, que é desenvolvido no bairro São Francisco e Morro do Abrigo e que atende 80 crianças da localidade; o Projeto Garoça, que envolve cerca de 120 pessoas dos bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, e o projeto Viração, que abrange mais de 300 crianças dos bairros Olaria, Itatinga e Topolândia. Todas as atividades utilizam como instrumentos os artigos do ECA, que promovem a sócio-educação.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, diz que os direitos da criança e do adolescente ainda não são uma realidade em nosso país. “Nós precisamos efetivar a implantação da rede de direitos à proteção integral da criança e do adolescente”, explica.
Já o Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, também efetua na cidade um trabalho referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A instituição realiza durante o mês de agosto uma ação itinerante nas escolas municipais, estaduais e particulares, através de palestras ministradas pelos conselheiros do órgão em que o principal foco é apresentar aos pais e responsáveis dos alunos matriculados nas instituições de ensino os direitos e deveres das crianças e dos jovens na sociedade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892.4857 / 3893.1508 (das 9h às 17h) e (12) 9707-3133 (plantão 24h). (Fonte: PMSS)

Veículos de São Sebastião passam por teste para controle de emissão de gases poluentes

São Sebastião - Veículos sebastianenses movidos a óleo diesel começaram a ter o nível de emissão de gases ou ‘fumaça preta’ medidos pela equipe do Programa Economizar, dentro das atividades do Compet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural), coordenado e executado pela Petrobras, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião por meio das secretarias de Meio Ambiente (Seman) e Cultura e Turismo (Sectur), na manhã desta terça-feira (21/8).
A análise ocorre até a próxima sexta-feira (24/8) na frota da Prefeitura, ônibus da empresa de transporte coletivo do município, a Ecobus, e para caminhões particulares interessados. A medição pode é feita na avenida Antônio Goulart de Marmo, no Centro, perto da Divisão de Tráfego (Ditraf), das 9h às 16h.
Segundo informações da chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seman, Christiane Cruz Silva de Moraes, a participação de todos é muito importante para que os proprietários saibam se o seu veículo está ou não adequado aos índices aceitáveis de emissão de gases para realizar, quando necessário, a manutenção deste automóvel. “É importante destacar que essa aferição tem caráter de orientação e não punitivo”, frisa.
O motorista Antônio Pádua Ferreira, 43 anos, foi um dos primeiros a apresentar um dos caminhões da frota da Prefeitura para realizar a verificação. “Acho essa medida muito importante, estamos vendo aí o que está acontecendo com o clima e o que nós pudermos fazer para favorecer o planeta, temos que cooperar”.
Como funciona - A aferição dos veículos é feita a partir de um ‘opacímetro’, que é regulado com o índice aceitável de emissão de gases, adotado pela Petrobras, de 1,69. A partir de 7 a 10 amostragens da leitura com aceleração livre do veículo é possível chegar ao coeficiente médio de intensidade dos gases emitidos. “Geralmente, nas três primeiras amostras o aparelho age descontaminando os gases e a partir da 4ª leitura ele começa a buscar o coeficiente médio. Se a média final for igual ou menor do que a exigida, é sinal de que o veículo encontra-se em conformidade com o programa”, explica o técnico responsável do Programa Economizar, José Carlos Sanches Pereira.
Ele informa ainda que quando é constatado um nível acima do índice aceitável, o condutor é orientado através de materiais emitidos pelo Compet, com formas corretas a serem adotadas para a manutenção do veículo. (Fonte: PMSS)

Prefeitura assume Hospital de Clínicas nesta sexta

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai assumir o Hospital de Clínicas Irmandade Coração de Jesus na próxima sexta-feira, 24 de agosto, em cerimônia que acontece às 9h30, na sede administrativa da instituição. O evento será aberto à imprensa.
O decreto de intervenção será publicado nesta quarta-feira (22/8), depois de a Prefeitura ter ultimado os estudos, levantamentos técnicos e financeiros, através de uma comissão multidisciplinar.
Conforme lei municipal, a Prefeitura repassa mensalmente R$ 200 mil para manutenção do Hospital. Contudo, os valores são insuficientes em razão do montante de dívidas acumuladas ao longo dos anos, cerca de R$ 14 milhões.
Em aproximadamente 15 dias, será apresentada a OS (Organização Social) que fará a co-gestão do Hospital de Clínicas. Propostas de algumas empresas vêm sendo estudadas pelo Executivo. Para que uma OS assuma o Hospital, o Executivo conseguiu aprovar um projeto de lei na Câmara em julho deste ano.
O Hospital de Clínicas é o único equipamento hospitalar do Município, sendo responsável por todos os atendimentos públicos e particulares.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a intervenção objetiva garantir o restabelecimento adequado dos serviços de saúde da entidade, bem como a eficiência desejável na prestação dos demais serviços hospitalares.
“Temos de recuperar a credibilidade do hospital e dar um serviço de qualidade a nossa população. Vamos efetuar uma transição pacífica sem prejuízos aos atendimentos e aos funcionários”, explica.
Ainda de acordo com o prefeito, nos próximos dias uma assembléia com todos os servidores do Hospital será marcada para discutir as questões operacionais e trabalhistas.
Para o secretário de Saúde de São Sebastião, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, a atitude da Prefeitura em pleitear o único hospital da cidade é um grande passo e um grande desafio. “Era necessário que alguém tomasse a iniciativa de encarar esta situação que se arrasta há anos. Chegamos a um ponto que não podemos permitir que munícipes sofram as conseqüências”, avaliou o secretário, que será o interventor do Hospital.
Caberá ao interventor, entre outras funções, gerir todos os recursos destinados à administração do Hospital de Clínicas.
A autorização - A Prefeitura foi autorizada a assumir o Hospital em dezembro do ano passado, depois de uma assembléia realizada pela Irmandade Coração de Jesus. A autorização foi aprovada com 29 votos favoráveis dos 31 membros que compareceram ao encontro.
Na época, o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia Sagrado Coração de Jesus, Décio Moreira Galvão, informou que há muito tempo o que se arrecada no Hospital não dá para pagar as dívidas.
“Não vimos outra alternativa senão procurar a Prefeitura para buscarmos uma solução. A Irmandade estava sempre na dependência do repasse defasado do SUS, do aumento do número de pacientes conveniados e da subvenção pré-estipulada por lei, mas tudo isso era insuficiente”, avalia. “Para a administração pública fica muito mais fácil e a Prefeitura está com vontade de fazer”, finaliza. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Ana Barone leva pré-candidatos do PR para encontro nacional em Brasília

Ubatuba - A presidente do Partido da República Ana Barone Clarassoti, acaba de chegar de Brasília, onde esteve participando do Primeiro Encontro Nacional da legenda. De sábado até ontem (20.08) o partido reuniu cerca de 5.000 pessoas de todo o Brasil, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. Ana Barone, levou para a capital federal os filiados ao PR no município Fabiano Teixeira, o Bibi do Ipiranguinha, Maria do Carmo do Rio da Prata e o professor Joaquim de Paula Neto do Sertão da Quina.
Para a presidente que já esteve em Brasília quatro vezes desde que assumiu o partido em 2001, "cada oportunidade dessa é muito importante, não apenas para nós do PR mas também para o município, que através das pessoas que nos acompanham traz para Ubatuba uma série de informações e conhecimentos firmados através de importantes contatos de vários segmentos no mundo político nacional". A presidente ressaltou ainda que está formando um grupo de pré-candidatos para disputar as eleições proporcionais de 2008, visando compor uma frente em defesa do desenvolvimento do município. "Nós estamos trabalhando para que nas próximas eleições possamos trabalhar com propostas concretas e projetos importantes para a nossa querida Ubatuba. O nosso objetivo é não atacar quem fez ou deixou de fazer alguma coisa, mas sim apresentar soluções para que a cidade possa viver melhor e a sua população tenha uma boa qualidade de vida".
O vereador Edílson Félix, mais novo filiado do PR em Ubatuba, endossou a opinião da presidente, ressaltando: "temos que formar uma união de forças que possa integrar pessoas de diversos segmentos sociais, para que, sem interesses pessoais, buscarmos um caminho progressista para o desenvolvimento efetivo e concreto para nossa cidade", completou.
DA ASSESSORIA DO PARTIDO DA REPÚBLICA
O Presidente do Partido da República, Sergio Tamer, encerrou o encontro nacional do PR em Brasília.
O pronunciamento do presidente da legenda foi antecedido pelo discurso do Líder do PR no Senado, Senador João Ribeiro.
O evento obedeceu a uma intensa programação de palestras e reflexões sobre temas como impostos, meio ambiente, emprego, infra-estrutura, reforma política e desenvolvimento dos municípios.
Entre os palestrantes as palavras do Ministro Alfredo Nascimento, do Governador Blairo Maggi, do economista Marcos Cintra e do Líder do PR na Câmara, Luciano Castro, foram apontadas como destaque.
A palestra do Líder do PR na Câmara dos Deputados, deputado Luciano de Castro (Roraima), provocou entusiasmadas reações no auditório Nereu Ramos da Câmara dos deputados na tarde desta segunda-feira. Previsto pela programação do evento como a exposição de maior teor esclarecedor para os dirigentes partidários, a palestra de Castro surpreendeu pela adesão do púbico presente.
O líder republicano ganhou a adesão de todos os presentes sobretudo depois que sustentou a tese da coincidência de mandatos. "Com a proposta, teríamos, então, mandato de 10 anos para o Senado.
Eleições a cada 5 anos para renovação de 1/3 ou 2/3 do Senado e geral para todos os níveis legislativos e executivos", antecipou o parlamentar de Roraima que ainda ressaltou a necessidade da coincidência como fator de agilidade para a administração pública. "No sistema atual, a administração pública fica paralisada por um bom período, além da impossibilidade de repasse de recursos.
Eleições de dois em dois anos obrigam todos os ocupantes de cargos públicos a jamais descerem do palanque".
Mas foi a defesa da tese da fidelidade partidária que mais conquistou adeptos entre os participantes do evento. "Não cabe ao TSE ditar as regras do jogo político. Se faz isso, é porque age na esteira da inércia do Parlamento.", disparou o parlamentar republicano.
Que lembra um episódio recente para sustentar seu ponto de vista. "O ministro Celso de Mello negou liminar pedida pelo PSDB para afastar os parlamentares que trocaram o partido por outra legenda. Na decisão, Celso de Mello reconhece a importância da fidelidade partidária e reitera que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos."ressaltou o parlamentar que é autor do Projeto que, aprovado pela Câmara dos Deputados, regulamentou a fidelidade partidária.

PM prende homens por porte ilegal de arma no Centro e Itaguá

Ubatuba – Na madrugada do último dia 20 um homem foi preso porte ilegal de arma na praça Exaltação a Santa Cruz, no Centro.
Os policiais estavam fazendo patrulhamento pelo local quando ouviram disparos de arma de fogo e avistaram I.M.S., 19 anos, que fugiu, mas foi detido. Na revista pessoal, a polícia encontrou um revólver calibre 38 com três cartuchos intactos. Ele foi levado para o distrito policial, onde ficou recolhido.
Já na sexta-feira, a PM prendeu um outro homem que estava foragido da justiça por porte ilegal de arma de fogo. A polícia recebeu uma denúncia de violência doméstica e seguiu para a rua Gonçalves Dias, no bairro Itaguá. Chegando ao local os policiais encontraram a ex-amásia de J.C.G., 45 anos.
Ela declarou que ele entrou em sua residência e os dois discutiram. Na abordagem, os policiais pesquisaram os antecedentes criminais de J. e descobriram que era procurado pela justiça por porte ilegal de arma. Diante disto, a PM o levou para o DP, onde ele permaneceu detido. (Fonte: Imprensa Livre)

Lavrador morre em acidente de trânsito na rodovia Rio/Santos

Ubatuba – O lavrador Ciro Serafim Ferraz, de 46 anos, morreu na manhã de ontem, na Santa Casa, onde estava desde a noite anterior, quando sofreu um acidente de trânsito na rodovia Rio/Santos, bairro Poruba.
Segundo a polícia, Ferraz conduzia uma moto, quando teria perdido o controle devido ao farol de um carro, vindo a bater na guia e cair. Ele foi levado ao hospital, aonde morreu horas depois.
Foi um agente funerário que registrou o acidente na delegacia, que até então não tinha conhecimento do fato. O setor irá apurar porque não foi comunicado antes pela pessoa que socorreu ou por funcionários do hospital. (Fonte: PMU)

Pessoas da comunidade serão treinadas para atuar no controle da dengue
O objetivo é formar brigadas voltadas ao controle da dengue em todas as áreas e bairros do município

Ubatuba - O Comitê Permanente de Combate à Dengue, criado pela Prefeitura de Ubatuba, voltou a se reunir na última sexta-feira, 17, na Secretaria de Educação. O biólogo e Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira de Lima, fez uma explanação sobre a atual situação da dengue no país, no Estado de São Paulo e em Ubatuba, no primeiro semestre de 2007 e abriu espaço para que os presentes pudessem tirar suas dúvidas. Durante a reunião, ainda foram repassadas outras informações sobre a situação da dengue no município e sobre a importância de intensificar a conscientização aos munícipes para que mantenham a manutenção constante em seus imóveis, conservando, assim, os baixos níveis de infestação do mosquito e conseqüentemente os baixos números de casos suspeitos hoje observados. Outro assunto abordado foi o concurso público que está em andamento para Agente de Controle de Endemias, que vai contratar 30 agentes para dar maior ritmo aos trabalhos em andamento.
Treinamentos - A partir do dia 22 de agosto, inicia-se a fase de treinamentos, quando se pretende ter pessoas da comunidade ligadas a diversas atividades, treinadas para o controle do mosquito transmissor da dengue em suas áreas de residência e de trabalho. No dia 22, o treinamento será realizado no Condomínio Pedra Verde, no Lázaro e no Condomínio Domingas Dias. Já no dia 24, os funcionários do Hotel Recanto das Toninhas receberão o treinamento. Os próximos treinamentos ocorrerão em datas a serem programadas junto às associações de bairros, funcionários ligados à limpeza pública e coleta de lixo, empresas de reciclagem e responsáveis pelas marinas e garagens náuticas de Ubatuba.
De acordo com o Coordenador do Controle de Endemias em Ubatuba, Antenor Ricardo Benetti, a idéia principal é ter brigadas voltadas ao controle da dengue em todas as áreas e bairros.
Cronograma de trabalho - A Coordenadora de Educação e Controle da Dengue, Denize Terra Fernandes, apresentou o cronograma de trabalho do Controle de Endemias para o segundo semestre de 2007 e para o projeto Verão 2008. A próxima reunião do Comitê Permanente de Combate à Dengue acontece no dia 9 de setembro, às 18h, em local a ser definido e divulgado antecipadamente. Para esta reunião, os temas propostos são: encaminhamentos legais para formação do Comitê, elaboração de regimento interno e apresentação da proposta da Associação Comercial de Ubatuba.
Estiveram presentes diversas entidades, tais como o Projeto Tamar, a Unitau, a Fundart, Agenda 21, Areuba, representantes do bairro do Promirim, do Lázaro, da Caçandoca, da empresa Entomom de controle de pragas, e o representante da ZK Comunicações.
Representando a prefeitura de Ubatuba, além do biólogo Neilton Nogueira, compareceram o coordenador do Controle de Endemias, Antenor Ricardo Benetti, a coordenadora do IEC de Ubatuba, Denize Terra Fernandes, Monica D. Moreira, do Centro de Controle de Zoonoses e o assessor de Planejamento e Desenvolvimento, René Nakaya. (Fonte: PMU)

UNITAU promove Semana da Educação Física em Ubatuba

Ubatuba - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza a Semana Pedagógica da Educação Física, de 22 a 25 de agosto, no Campus de Ubatuba. O evento deste ano tem como tema “Políticas públicas esportivas: uma ação social”.
A abertura oficial da Semana será dia 22, às 19h, no auditório do campus.. Logo após, às 19h30, haverá uma apresentação da Operação Jogos Regionais. A palestra “Políticas públicas: uma ação social” será ministrada às 20h, pelo técnico do Sesc, prof. Marcos Antonio Scaranci.
No dia 23, a professora Marselle Rodrigues Bevilacqua ministrará palestra sobre a nutrição esportiva, às 19h. Na seqüência, às 21h, o professor Marcelo Gonçalves Mora abordará o tema “Administração esportiva” em sua palestra.
Na sexta-feira, dia 24, haverá palestras do prof. Rodney B. Hoffmann sobre metodologia de treinamento, às 19h, e do prof. Rubens Gomes sobre musculação, às 21h.
“Lazer e recreação” (19h) e “Ginástica em Academia” (21h) serão os temas abordados nas palestras dos professores Antonio José Rodrigues Ferreira e das professoras Valéria Felipe e Fabiana Braga, respectivamente, no último dia do evento, 25. Além das palestras, também haverá aulas práticas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Departamento de Educação Física, no campus da UNITAU em Ubatuba, que fica na Avenida Castro Alves, 392, Itaguá.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-1750. (Fonte: UNITAU)

CINEMA - SEMANA DE 03 A 09/08/2007

CINE PORTO - fone :3833-2066(012)

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!
"OS SIMPSONS-O FILME"
Dublado!!!!!!!!!
Ás 15:00 hs - 16:45 hs - 18:30 hs - 20:15 hs - 22:00 hs.

O CINE PASSEIO ENCERROU SUAS ATIVIDADES NO DIA 29/07/07.

cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Crônica de família

A gripe espanhola
Desembarcou no porto de Ubatuba
No ano de 1918
E matou meus bisavós
Francisco Félix
E Ana Maria Amorim
E deixou órfão meu avô
Ai dele, ai de mim.
Vinte e cinco anos
Depois de morta,
Minha bisavó,
Ana Maria Amorim,
Com seus olhos azuis do céu,
Ai dela, ai de mim,
Apareceu ao menino
Antonio Félix,
Seu neto,
E pediu uma missa
Que, tão logo foi celebrada,
Entre as trombetas do Serafim
Deu entrada no céu
Minha bisavó, Ana Maria Amorim.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Taxa de Bombeiros

Não se trata aqui de ser a favor ou contra a taxa de bombeiros, sabemos que esta corporação de extrema utilidade para a população e sempre presta bons serviços, com risco da própria vida.
Ocorre que a responsabilidade para a manutenção e dos equipamentos para essa corporação não é da prefeitura, é do estado, como esta escrito na Constituição, artigo 144.
Se a prefeitura assumiu essa responsabilidade que é do estado, não pode agora querer passar para os munícipes mais essa carga de imposto, ela que fique com o ônus.
No município de Santos a taxa não é compulsória, paga quem quer, em Bertioga está suspensa a taxa por decisão judicial, outros municípios seguem o mesmo caminho.
Antes de pagar a taxa temos que pensar, porque sempre temos que assumir as deficiências do estado ? será que não é melhor brigar pelos nossos direitos invés de sempre abaixar a cabeça e aceitar tudo que nos nos é imposto ?
Antes de pagar, vamos cobrar o MP para ver a legalidade dessa lei municipal.
Abraços aos amigos.

Francisco Marsiglia
Praia de Boissucanga

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ruínas da Lagoa  © Emilio Campi

Ruínas da Lagoa
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor